Gostei do Pirulla aí, isso sim é um debate. A gente tem que ouvir o contraditório e ele é um cara moderado, inteligente, consegue fazer as perguntas que muita gente teria vontade de fazer. Esquerda que não quer conversar com o outro lado, só serve pra atender a própria bolha e não convence ninguém mais além desta.
@@gustavolam3 responderam, que não existe uma solução a curto modo. Estamos deste sempre testando soluções a curto modo e nunca funcionou e cada ano piora e em nenhum outro país soluções de curto modo funcionaram, mas as de longo sim. Se a 50 anos atrás tivéssemos começado um programa sério, de longo modo, hoje estaríamos colhendo esse fruto. Mas por que não começamos a 50 anos atrás? Da mesma forma como não fazemos hoje, porque a violência é programa. Até o Pirula, pessoa sensata e estudada acredita que temos que pensar em solução de curto modo, quem dirá o povo comum :/
A visão do Pirula é muito importante, pois precisamos engajar no curto prazo também, não milagrosamente resolver, mas dar o primeiro passo, educar a população q não vai resolver de um dia pra noite, focar só na revolução q nunca vem, sem dominar a política local, educando direito as futuras gerações, vai só jogar os jovens pra direita e nunca resultará em mudança nenhuma
É o cenário que temos e não dá pra fugir disso. O ponto de Pirula é bastante válido e a solução apresentada tbm, porém precisa de uma meio do caminho pra lidar com o curto prazo.
Trazer o Pirula é uma forma bem legal de apresentar ideias a uma pessoa que tem conhecimento mais raso delas, ele conhece o "Grosso" do movimento comunista, mas não conhece as minucias, e respeita o desenvolvimento da ideia na hora de conhecer porque não é da area Isso é algo que é dificil
@@speed4br1 sim, discutir com o pirula faz sentido pq ela nao quer vencer o debate, ele quer solucao, entao quando ele argumenta e a gente responde a gente avança a discussão
Só uma observação As perguntas que o Pirula fez/faz nunca seriam feitas pelo Átila. Átila concordaria com os 2, só não vai assumir publicamente seu posicionamento político de esquerda, ainda mais comunista. Mas é só ver os vídeos dele, principalmente do "não é ficção" que vc vai perceber o tipo de pensamento. Talvez não seja a favor da luta armada. Mas que o CapEtalismo deu muito errado e é muito perverso, com certeza, só pelas pautas do podcast dele a gente nota perfeitamente. Ao contrário do Pirula que é uma mula empacada teimosa.
O cidadão médio usa ônibus, é assaltado e morto por um celular, e depois os parentes veem esse bandido em menos de 10 anos na rua, isso gera revolta entre seus pares. Precisamos rever as leis também, juntamente com desigualdades sociais.
Cara, não existe uma solução a curto prazo e não existe solução neste sistema, pois quem domina a política é a burguesia. A única chance para mudarmos é a revolução.
@@camaradapidgeot8681 o problema é que se a gente olhar o pós revolução Francesa, a gente percebe o que aconteceu, a violência política virou arma de poder
A esquerda brasileira tá mole para o lumpem proletáriado. O próprio Marx falou, não existe solução para o lupem. Lá na China ninguem tá mole pra lumpem. Paplo Escobar não era Cubano.
@@camaradapidgeot8681 Existe muita coisa que se pode fazer a curto prazo e que daria resultado. A esquerda é uma piada em segurança pública. Gosto do Ian mas o discurso dele é uma lastima nesse video.
Excelente posicionamento do Pirulla. Não é bom apenas vislumbrar o ideal e omitir-se de agir na realidade. Em resumo, a posição mais inteligente seria, para um comunista estratégico qualquer: "vamos ensinar a população que a solução é a revolução, e ao mesmo tempo, vamos sim apresentar uma solução paliativa, vamos sim ocupar os maiores cargos do legislativo, executivo e judiciário que pudermos, mesmo que o sistema favoreça a burguesia e seus investimentos sejam esmagadores, ainda podemos! Vamos pressionar os governos e nos mobilizar de todas as formas e em todas as esferas possíveis sim". A ideia de "não existe solução agora, vamos esperar a revolução" soa muito PARECIDA com a ideia neoliberal de "não podemos ajudar vocês pobres agora, vamos primeiro fazer crescer o bolo pra depois dividir". Além de demonstrar uma preguiça tanto intelectual teórica quanto prática e material da esquerda radical. Dizer pra alguém que vive em contexto de criminalidade que não tem nada que se possa fazer AGORA por ela é literalmente fazer ela votar na oposição. Não importa se são apenas medidas aparentes. O cidadão que SOFRE a violência, PRECISA de algo AGORA. Admitir isso, fazer essa autocrítica e propor soluções para já, para ontem, não deveria ser tão difícil para os comunistas.
O comunismo é um projeto de alteração da estrutura da sociedade. Não tem como isso ser de curto prazo. É uma mudança de paradigma que precisa da conscientização e da organização do povo. Isso leva anos, muito mais porque a ideologia neoliberal foi absorvida pela mentalidade da grande maioria dos trabalhadores. Jesse de Souza disse que ela permeia até as relações mais íntimas e afetivas. Então, é um trabalho árduo e de longo prazo. Eu não vou tá aqui pra ver com certeza, já que sou idosa, kkkk.
Há o que se possa fazer agora, investir em estrutura urbana, revisão da legislação, coisas similares as propostas em um governo de esquerda a questão é: solucionar essas mazelas não é possível ser feito em um Estado capitalista. Por isso revolucionários não procuram maneiras de convencer a população que podem ocupar essas cadeiras de políticos, passamos tempo mostrando como a revolução é a solução.
Pois é, Ian fica até perdido quando o Pirula pergunta então " o que fazer agora, ou quando seria essa tal revolução". Parece só discurso repetido sem raciocinar muito sobre o fato. Fora que não sei de onde tiraram que o aumento de policiamento na rua não resolve a violência, sendo que a cada ano, o efetivo da polícia só aumenta e os dados mostram uma queda na violência. Só que os caras ficam com a impressão que não está resolvendo porque só lê capa de manchete que a polícia fez algo truculento. Enquanto na prática mesmo, o morador da favela, da graças a Deus quando a polícia acaba com o tráfico perto da casa dele
Nessa eu tô com o Pirula. Essa pauta é urgente pra população comum, nossos líderes precisam ter boas propostas pra quando questionados sobre segurança pública.
Sim, e só leva as pessoas pra direita pq vê a esquerda querendo que nd seja feito por n ter uma solução concreta. Enquanto isso o trabalhador tá sendo assaltado e morto no ponto do ônibus, tá tendo seu carro sendo assaltado. Acho que eu tbm me agarraria a qualquer lado político que mostrasse vontade em tentar uma solução, ainda que n seja a ideal.
É oq todos queremos, mas simplesmente n tem, e quem vende isso é pq ta mentindo, simples assim. Segurança publica n é algo q se resolve da noite pro dia, e nem em 4 anos de governo, isso levando em conta a situação q o Brasil se encontra.
@@jollyrogers258Então por exemplo a legalização da maconha, que tiraria da mão do tráfico o monopólio do mercado reduzindo seu poder e influência, além de diminuir o número de encarcerados, não ajudaria a reduzir a criminalidade?
@@GianCarlosB Boa pergunta e proposta, a pratica será o criterio da verdade! porem a criminalidade é gerada pela desigualdade social, e isso não é possivel eliminar dentro desse sistema, alias, que ao contrario tende a aumentar é a triste realidade provavelmente no numero de encarcerados seria dados por outros n motivos (olhar torto, vadiagem ou seila, motivos eles inventam qaulquer um, não precisa da maconha pra encarcerar alguem na rua)
@@Modesto.tattoo Tudo bem irmão, nós já entendemos. Mas algo tem que ser feito pelo menos pro agora, igual foi com as saidinhas. Pq vc acha que a população mais pobre comemorou o fim das saidinhas? Esse é o ponto, algo pro agora tem que ser feito também. Não pra solucionar, mas pra ao menos diminuir essa sensação de insegurança.
Dessa vez eu achei o Pirulla mais sólido nos argumentos, existe um descolamento da realidade do Ian, pq quando ele fala que não há solução no curto prazo é muito cômodo pra ele em certa parte, já que ele não sofre da ameaça de violência cotidiana como boa parte das pessoas, alguém que anda de ônibus e é assediado, sofre constantes abordagens da polícia, teve seus bens furtados ou roubados jamais diria que não tem solução no curto prazo, você não resolve a curto prazo, mas é um processo que traz retornos no curto, médio e longo prazo. Uma fala dessas como a do Ian na disputa político-ideológica é um tiro no pé pq a forma como ele explica é equivocada, dá a sensação de impotência pra pessoas que querem desfrutar dos resultados dessa política o quanto antes. Nesses momentos podemos ver que muitos comunistas não são tão arrojados nos argumentos e precisam dialogar com outros setores.
a lógica dos caras: se no curto prazo não tem solução via "eleições burguesas". a solução é se "organizando" (comprando os livrinhos deles, os cursinhos deles, financiando as palestrinhas deles, fazendo o pix pra conta deles etc.) para uma revolução. eles ganham dinheiro vendendo esse discurso delirante e não propõem absolutamente nada de concreto. não produzem nada. não oferecem nada. é só ideologia, e saibam: sou progressista, votei no Lula e tenho horror a extrema-direita, mas esse papinho de propaganda comunista não dá. é inacreditável ouvir isso em pleno 2024. sabem que não vai ter revolução pooouuuurrrrra nenhuma, mas condicionam a solução dos problema a essa utópica revolução. e vcs já pararam para pensar em como se daria uma revolução nos dias atuais? quem é trabalhador? quem é burguês? e a massa de bandidos (estupradores, homicidas, latrocidas etc.) que já perdeu a humanidade há tempos entra onde nessa revolução? vao de um dia pro outro se tornar soldadinhos do bem? os "camaradas" vão desmilitarizar a tropa de ex-latrocidas?
ian é classe media, vive numa bolha idealista, não sabe o que é a vida do povão, não soh ele como boa parte da esquerda tem essa visão de mundo e querem cagar regras do mundo ideal, por isso a extrema direita passa o rodo nos votos da população.
Só lembrando que em Cuba há pena de morte pra traficante. Estive em Cuba recentemente e lá eu andei com celular caro exposto no meio da rua e absolutamente ninguém olhou pro que eu estava na mão. Enquanto estive em bares pra beber, os gringos deixavam eletrônicos caros em cima da mesa pra ir dançar e ninguém mexia. Tem que ver essa pauta aí a partir da realidade brasileira.
@@caiocastro6374 desculpa mais vc olhou para o lado errado kkkkkk! Lá é igualmente miserável, mais ninguém rouba por que sabe que vai apodrecer na cadeia se roubar um celular! E se na rua já é ruim de viver imagine na cadeia de Cuba kkkkk
Sou GCM em Olinda. É uma cidade que foi governada pelo PCDOB nos anos noventa e dois mil. E nossa GCM é muito aberta. A liderança é progressista, há pequenos núcleos Bozo. Mas se houvesse programa de segurança na esquerda, teríamos uma vida mais fácil. Acho que esse pensamento dos parceiros é simplista e preguiçoso.
Galera, sobre a questão à curto prazo, é importante lembrar da cifra oculta da criminalidade: se alguém comete um crime, não necessariamente vai ser preso. A porcetagem de crimes que não se sabe que ocorreu é gigante, e a porcetagem de crimes que ocorreram, mas não há responsabilização penal, é muito alta. No Brasil só se solucionam 1/3 dos homicídios. Assim, pra curto prazo, a solução é realocamento de recursos: parar de gastar dinheiro com crimes idiotas (tráfico de drogas, crimes sem violência ou grave ameaça, etc) e investir na investigação e responsabilização de crimes sérios que afligem a população. Também é necessário regular os programas sensacionalistas, que distorcem a percepção sobre crimes e segurança publica (como faz o Uruguai). Por fim, transitar para uma justiça criminal restaurativa e outras alternativas extrapenais que tentam lidar com essa situação conflitiva. Isso sem esquecer de medidas de medio e longo prazo
E o que se vê é melhoria das condições de trabalho e benefícios diversos para as PMs que fazem o trabalho ostensivo e vemos a piora das condições de trabalho e sucateamento das Polícias Civis que fazem o trabalho investigativo... Por um lado basta pensar: os governadores vão investir na PM, que protege eles ou na Polícia Civil que investiga eles?
Fui em cuba em abril do ano passado e o único momento que vi policia na rua foi quando teve um acidente se trânsito e a policial tava lá intermediando os envolvidos. A ditadura com a menor quantidade de militares do mundo
Sim, agora pega a taxa de encarceramento em Cuba, comete um crime lá e vê quanto tempo pega de cadeia. O problema é que coisas que são toleradas em Cuba pela esquerda, não são aceitas aqui. Tenta aumentar a pena para roubo aqui no BR, o PSOL vai dar um chilique homérico.
1. A taxa de homicídios aumentou na década de 2000, de 45 pra 53 mil, taxa por 100 mil habitantes de 26 pra 27, e atingiu seu auge em 2017, com 63 mil homicídios. 2. Segundo relatório do Conselho de Segurança da ONU, todo país deveria ter 1 policial de rua para cada 250 habitantes. Sendo assim, o Brasil deveria ter 840 mil policiais de rua, mas tem apenas 530 mil somando as polícias militares e guardas municipais. A questão não é se o policiamento de rua resolve a segurança pública, a questão é que há defasagem de profissionais da área, e os que operam acabam sendo sobrecarregados.
Eu entrei no vídeo achando que iria ter uma boa ideia para a violência atual. Resumo do vídeo: "Trabalhador foi assaltado? Só uma ultrarrevolução socialista para lidar com esse problema, se não for isso, o trabalhador que continue se ferrando"
A solução é acabar com a PM q é a pior facção criminosa do Brasil. Ter policías de verdade com verdadeiros policiais, pessoas q sejam treinadas para proteger o povo e não para matar. E legalizar as drogas. Esse é o caminho
@@praisethesun7198 não. bolsonaro e seus seguidores falavam sempre em "militares no poder", tanto que tentaram um golpe. as leis precisam sim, urgentemente, ser revistas no sentido de torna-las mais rígidas para os crimes violentos (estupro, homicidio, latrocinio), e eu votei no Lula. o máximo que o governo miliciano fez foi com aquele ex-juiz idiota propondo um "pacote anti-crime". de resto? eras "militares no poder" e "armar a população", duas ideias absolutamente atrozes e, não menos, ineficazes.
Não precisa de ultra revolução socialista, só diminuir a desigualdade, alimentação, moradia, lazer, cultura, esportes, EDUCAÇÃO, saneamento básico. Aquelas coisas que dizem ser direitos básicos.
Se a esquerda continuar com esse pensamento de que "não existe solução para a violência a curto prazo" infelizmente a extrema direita vai deitar e rolar sobre o tema da violência.... 🫤🫤 Obviamente que a solução realmente eficaz e duradoura é diminuir drasticamente as desigualdades sociais e oferecer para as pessoas mais pobres condições dignas de moradia, de educação, de saúde, de alimentação, de diversão, etc. Mas abrir mão do debate importantíssimo de se buscar soluções para a violência que já existente e é muitíssimo palpável do dia a dia das pessoas, é ser imensamente tolo.... Quem sofre um roubo, um estupro, a perda de alguém querido morto em um assalto, não quer saber de. "vamos trabalhar para diminuir drasticamente a desigualdade social nos próximos anos" ... Isso é um fato... Não tem como fugir disso.... E o Pirula tentou mostrar essa realidade dentro desse debate.
Vejo dessa forma também. A extrema direita enche de policial, prende em massa, entope de presídio e a criminalidade diminui. Essa solução é uma bosta já que prende indevidamente uma porrada de gente e de regra os mais vulneráveis e eu jamais apoiaria algo assim, mas é uma resposta no curto prazo que diminui a criminalidade e no vídeo pessoal fincou o pé que não se diminui a criminalidade assim. Diminui sim, a gente questiona e não aceita o preço que ela cobra. A gente precisa de uma resposta pro curto prazo.
o problema é que infelizmente é a realidade. nao existe solução à curto prazo e dizer que tem é desonestidade. e o Ian nesse corte está deixando óbvio que nao estamos abrindo mão do debate, pois nosso debate é espalhar informação sobre isso
@@Solid--Snake a extrema direita tem resposta a curto prazo e que diminui a criminalidade. A gente pode achar uma bosta, e eu com certeza acho uma bosta, mas negar a realidade é dar munição pra extrema direita.
@@RafaelLinoDG10 anos atras eu pensava igual o pirula "se elegermos as pessoas certas um dia resolvemos os problemas", mas ai basta meio mandato de um cara que não foi eleito pra desfazer tudo, ai eu pergunto adianta focar em eleicao ? tem que fazer pressao popular independente de quem está eleito, pq quem manda no pais ta contando que a gente so vai agir durante 2 domingos a cada 2 anos e passar o resto do ano sonhando com o pais do futuro que eles prometem
@@Sauvva_ _"adianta focar em eleicao ? "_ Adianta. Se Bolsonaro tivesse ganhado o pobre estaria muito mais f*dido e teria mais trabalhador morrendo de fome. E talvez comunistas até nem pudessem ter canal de RUclips. A revolução tão esperando desde o século passado e ainda teve zero impacto na vida dos trabalhadores, pois ela nunca ocorreu (e tem chances de nunca ocorrer). O fato é que eleição pode trazer materialmente (pequenas) melhoras, já revolução por enquanto no Brasil é só teoria e sonho. E sendo o pensamento comunista materialista, deveria defender sim a promoção de candidatos mais próximos ideologicamente (nem que minimamente), pois facilita até mesmo a organização do próprio movimento. Ser perseguido por um governo autoritário, e ter uma classe trabalhadora incapaz de se organizar pois sofre de inanição, seria bem pior. De qualquer forma, uma coisa não anula a outra. E o menos pior é trabalhar visando tanto a eleição (melhoria de curto prazo) quanto a conscientização de classe (melhoria de longo prazo).
@@pedroviana9366 Responderam que não tem solução, no esquerdismo mais infantil possível. Não responderam a questão de se estamos no sistema vigente , algo tem que ser feito ao menos para atender o possível que a população quer. E TEM o que fazer.
A direita realmente delira no debate sobre segurança pública. Porém, a esquerda não apresenta nada de concreto. Dizer que a redução da desigualdade social reduz a violência é muito vago.
Não já absolutamente nenhuma fonte de corrobore isso, fontes verdadeiras e imparciais é claro, porque se eu abrir um artigo a respeito do tema em um “instituto sou da paz”, “fundação rockfeller” ou “Oxfam” eu já até imagino o teor do textinho progressista
A esquerda como sempre tendo dificuldade de lidar com o tema da segurança pública. Isso precisa evoluir, porque o discurso está péssimo, péssimo mesmo.
Nao, nao. Nao existe dificuldade sobre o tema da segurança publica, o que acontece é que quem quer questionar nao alisa a si mesmo e entende que um castelo complexo criado pela burguesia só vai cair quando voce entender qual a real maneira de desconstruir ele, porque pegar o martelo e querer derruba-lo nao funciona. Até porque quem vai de vender o martelo para voce vive dentro do castelo e jamais vai querer vende-lo a ti para que seu reinado tenha fim.
A solução é acabar com a PM q é a pior facção criminosa do Brasil. Ter policías de verdade com verdadeiros policiais, pessoas q sejam treinadas para proteger o povo e não para matar. E legalizar as drogas. Esse é o caminho
@@simoneazevedo8732esses caras sao o ideas radicais ao avesso pqp, eh mta idealização e pouco mundo real, querem falar essas abobrinhas pro brasileiro medio e achar q vao convencer uns leigos q n sabem nem interpretar um texto de enem
Outra contradição é acreditar que pode politizar a população para se erguer para uma guerra civil revolucionária, mas achar impossível politizar a população a votar melhor e de forma mais consciente.
É q ao meu entendimento o ponto não é esse, a ideia na real é que o sistema em si é corrompido pela ideia do lucro a cima de tudo, então mesmo se a população votar em alguém "bom" (entre parênteses pq isso pode significar mtas coisas) muito pouco mudaria na realidade do país, então 1 representante bom meio q não importa mto quando tu tem uma bancada da bíblia, do boi e da bala. E pelo que eu entendo, tirá-los de lá seria meio que impossível nessa mesma lógica, pois o que os mantém lá não é apenas um apoio popular sem pensamento, mas algo coordenado para manter sempre os mesmos no poder. Eu entendo teu ponto, mas acho q fica bem claro a lógica do pq votar bem é mais difícil que ter uma revolução, talvez os 2 sejam impossíveis na real, nesse momento estamos mais perto da 3ª guerra mundial do que de qualquer um desses 2. Então sei lá, acreditamos no q acreditamos
a lógica dos caras: se no curto prazo não tem solução via "eleições burguesas". a solução é se "organizando" (comprando os livrinhos deles, os cursinhos deles, financiando as palestrinhas deles, fazendo o pix pra conta deles etc.) para uma revolução. eles ganham dinheiro vendendo esse discurso delirante e não propõem absolutamente nada de concreto. não produzem nada. não oferecem nada. é só ideologia, e saibam: sou progressista, votei no Lula e tenho horror a extrema-direita, mas esse papinho de propaganda comunista não dá.
Eu me considero um cidadão progressista e acredito que a esquerda dificulta à rigidez do sistema penal! Esse papo de educação é a longo prazo, a curto precisamos sim endurecer a penas e acabar com as saidinhas.
Gente, me perdoem, mas não dá pra ganhar a adesão do público dizendo que não se pode fazer nada agora e só no futuro, acabando com a desigualdade social... Porque tem gente morrendo AGORA. Acho que tá mais do que claro que o problema é a desigualdade social, acredito que poucos discordam disso, mas não podemos cair nesse discurso de que nada pode ser feito agora e é isso aí... Tem que ter algo a curto prazo SIM, mesmo que não resolva 100%, mas que ajude de alguma forma a minimizar um pouco e não deixe o crime organizado se alastrar cada vez mais, porque o objetivo é a expansão. As pessoas não sabem se vão estar vivas amanhã e a gente falando de algo que só se resolve com muito tempo de luta (se é que vai resolver)
Exatamente meu caro, Falar que não existem medidas a curto prazo é burrice total, mesmo sabendo que essas medidas não serão a solução definitiva, já é um caminho para reduzir a criminalidade.
Política não é pra idealistas é para estratégistas. Os políticos sabem que para se eleger tem que falar o que o povo quer ouvir e não o que deve ser feito, um exemplo foi o lula se considerar totalmente contra o aborto.
Exatamente, em qualquer sociedade (mesmo as socialistas) irá existir criminalidade e violência urbana. O grande X da questão é como diminuí-la no curto prazo. Por exemplo: quais medidas podem ser tomadas para diminuir os crimes violentos pela metade em 4 anos? E sim, diminuir a desigualdade é a medida de longo prazo. Mas vamos supor que temos 40 milhões de pessoas muito pobres no Brasil. Temos 40 milhões de criminosos? Óbvio que não. E nós temos países mais pobres e mais desiguais que o Brasil (Índia por exemplo) onde a criminalidade per capita é bem menor.
Não existe trade off entre curto e longo prazo, o pirula não está errado em insistir em soluções pra amanhã e a solucao real é sim a longo prazo (como os outros 2 falaram), mas existem medidas paliativas q não as da extrema direita etc, gente séria como a antropóloga Jacqueline Muniz por ex tem muito a contribuir sobre isso, sendo q cada tipo de violência possui medidas específicas possiveis
Por isso vocês estão tão longe da realidade e não elegem ninguém. O cidadão médio se sente mais seguro com policiamento na rua. Fora que a maioria das polícias do Brasil trabalham com baixo efetivo. Pode procurar
eu tambem, so consegui recuperar meu celular pq instalei um app que deu a localizacao e tirou a foto dos bandidos, o delegado tava cagando pro caso mas um dos policiais se interessou quando falei do app e repasssei os dados pra ele
Se a violência é fruto da desigualdade, porque no BR m@t@n-se mais pessoas por ano do que outros países onde a desigualdade é muito maior??? Uma parente, estudante de direito, veio com esse discurso e eu lhe lembrei da parte da família que veio do nordeste pra Natal achar a vida honestamente em São Paulo nos anos 90 e lhe perguntei se ela achava que a gente tava errado em não delinqüir, já que a pobreza dos anos daquele tempo era bem pior que a de hoje… A verdade é que o menino da periferia só se encanta com o crime pq vê os criminosos andando de “nave” e vestindo uns “panos da hora”. Se todo vagau voltasse pra quebrada com um olho furado ou uma perna amputada ninguém ia querer seguir o mesmo caminho. Esse papo de usar a pobreza para justificar a criminalidade é um tapa na cara da galera que não tem coragem de roubar, ainda que passe fome! Lembro da minha infância em que um menino da minha rua as vezes aparecia com um cheiro de margarina nas mãos e eu pensava que aquilo era coisa de rico, pq na minha casa a gente comia pão poucas vezes no mês e margarina nem aparecia por lá… quer dizer então que eu sou otario pq não virei vagabundo…
A esquerda tem que começar a falar um pouco mais o que o povo quer ouvir e principalmente parar de bater tanto em policiais e passar a tentar trazer pro nosso lado.
eles nao batem em policiais, batem na policia como organizacao, e nao da pra trazer a organizacao pro nosso lado, eles falam que a policia militar eh ruim pros policiais, e os policiais militares partem de todos os buracos pra defender a organizacao, mas nenhum aparece concordar pq sabe que perde o emprego se fizer
Não dá pra falar o que o povo quer ouvir por que "o povo" foi e é alienado pela classe dominante a muito tempo, então as respostas esperadas não são as que vão ser benéficas pra classe trabalhadora
@@Sauvva_ Por que então ao invés de cair em cima da políca militar a esquerda não busca fazer o contrário e levantar a bola da polícia civil ? Boa parte das soluções de curto prazo que se mostram efetivas para a criminalidade passam por melhor organizar e preparar a polícia civil, principalmente departamentos de inteligência e investigação.
Sempre adorei o Pirulla; ainda gosto e acompanho todo seu trabalho. Esse episódio deixou claro os limites de uma visão positivista das coisas, seja no ponto de vista de um biólogo, de um sociólogo ou de um cidadão.
Será que é tão impossivel assim dar ao povo o que eles querem? Coloca o policiamento e ponto, e vai investido na educação e no desemprego aos poucos (até pq é uma solução que vai demorar mesmo). Concordo com o Ian, mas se esquerda continuar com esse discurso, as pessoas vão votar em peso na direita. Eu sei q a solução não é eleitoral, mas a gente vai deixar eles ganharem todas as eleições até chegar o dia da revolução? Duvida genuína.
Vão votar não, já estão votando. A esquerda prefere defender bandido e dar o país de bandeja para a extrema direita do que fazer uma auto crítica e perceber o quanto isso é distante dos anseios do trabalhador comum
Eu sinceramente não consigo entender a dificuldade de falar: "O cara que bota o cano na cabeça do trabalhador, tem que ser punido e pronto". É por isso que a direita surfa nessa área, é muito não me toque
O Ian é uma das figuras que mais respeito por sua honestidade intelectual e conhecimento. Mas nós da esquerda radical não podemos cair nessa armadilha de que a única forma de mitigarmos a violência é através da revolução e no longo prazo. Não vamos resolver, mas podemos mitigar. Porque um trabalhador que sofre uma violência voltando do expediente, pode morrer hoje ou amanhã. Igualmente a fome, tem-se fome hoje, não dá pra olharmos pros nossos e falar que em décadas ele não vai mais passar fome.
Hoje o bandido faz mil reais por roubo e esse pessoal acha que esse mesmo homem vai aceitar um trabalho CLT, segunda a sexta, que pague 3k/mês, tendo que seguir regras.
@@guernica5413Países socialista, comunista de esquerda, na China , Cuba, Coreia do Norte, com sua visão telúrica, vc pega prisão perpétua, lá assassinos estuprador, ladrão, não tem vez, e é o mundo ideal que vc defende..acorda pra vida camarada rs😊
Resumindo: para um curto prazo não tem solução. Sou de esquerda, mas a gente não consegue dar uma resposta para a populacão pobre, que mais sofre com assaltos diariamente, homicídios, que inclusive nem são investigados. Burrice nossa não apresentar um projeto para melhorar a vida donpovo ttabalhador.
tem solução sim, e é só uma: construir mais presídios para aliviar o problema da superlotação (e aqui tem que ficar de olho pra não virar um negócio lucrativo e lotar de novo) e aumentar a pena para os crimes violentos, tipo homicidio, latrocinio, estupro etc. o problema é que essas soluções são vistas como medidas "autoritárias" por essa turma delirante que diz que só a revolução salva. estupro, homicidio, latrocínio, e mesmo o roubo por conta da violência/grave ameaça precisam ter suas penas aumentadas para muito, muito mais. outro dia prenderam um estuprador em Natal que vitimou uma criança de 10 anos no banheiro do shopping. o cara já tinha duas passagens pelo mesmíssimo crime. assaltante tb, ameaça, rouba, mete revolver na cabeça das vítimas e não pega nada. e quando pega, sai logo. a população criminosa brasileira subiu demais. é criminoso demais. é gente perversa demais.tentar passar, ainda que nas entrelinhas, que o criminoso padrão é predominantemente um criminoso que comete crime pra sobreviver, e que uma vez melhoradas as condições de sobrevivência ele milagrosamente vai sair do crime, seria de uma estupidez sem limites. Digo seria pq não é estupidez. é desonestidade. esses caras ai ditos "comunistas" sabem que isso não é verdade, mas repetem esse discurso para vender o peixe deles. vão mais longe: dizem, com todas as letras, que não existe solução imediata outra que não passe pela tal revolução comunista. a lógica dos caras: se no curto prazo não tem solução via "eleições burguesas". a solução é se "organizando" (comprando os livrinhos deles, os cursinhos deles, financiando as palestrinhas deles, fazendo o pix pra conta deles etc.) para uma revolução. eles ganham dinheiro vendendo esse discurso delirante e não propõem absolutamente nada de concreto. não produzem nada. não oferecem nada. é só ideologia, e saibam: sou progressista, votei no Lula e tenho horror a extrema-direita, mas esse papinho de propaganda comunista não dá. é inacreditável ouvir isso em pleno 2024. sabem que não vai ter revolução pooouuuurrrrra nenhuma, mas condicionam a solução dos problema a essa utópica revolução. e vcs já pararam para pensar em como se daria uma revolução nos dias atuais? quem é trabalhador? quem é burguês? e a massa de bandidos (estupradores, homicidas, latrocidas etc.) que já perdeu a humanidade há tempos entra onde nessa revolução? vao de um dia pro outro se tornar soldadinhos do bem? os "camaradas" vão desmilitarizar a tropa de ex-latrocidas?
Se 50% da população adulta fosse de policiais, ainda existiria criminalidade pq criminalidade é culpa da justiça e não da polícia. Quer acabar com a criminalidade? Faça-se cumprir as penas na integra, sem falhar um dia, sem saidinhas, sem visita(não é hotel), sem progressão de pena, sem condicional. Faça o preso trabalhar na cadeia e não por um dia de a menos na pena, mas para ressarcir a sociedade e diminuír oa custos da estadia dele. Ai quero ver quem não vai ter medo de cadeia. Na minha cidade foi preso um criminoso com 37 passagens pela polícia, por crimes que dariam mais de 200 anos de cadeia, e tava na rua, com aval da "justiça ". Foi preso por mais um homicídio, a morte de um policial após um assalto.
A solução é acabar com a PM q é a pior facção criminosa do Brasil. Ter policías de verdade com verdadeiros policiais, pessoas q sejam treinadas para proteger o povo e não para matar. E legalizar as drogas. Esse é o caminho
Inteligente ? Você já procurou ir atrás de artigos ? Fontes primárias ? Especialistas de fato no assunto ? Ou se reduz a “aprender” com militante de RUclips ?
decepcionado que não respoderam o Pirula, no fim falaram que não tem solução e a pm tem que acabar. Quem sai da faculdade ou do trabalho de noite e precisa pegar um ônibus não vai concordar com esse discurso daí nunca
Sim, no final o Pirula pareceu o mais consciente querendo uma resposta ao alívio imediato que não seja via violência. Tipo oq impede o estado chegar por projetos sócias? Sim, projetos sócias com: cultura,lazer, educação técnica(alí no ambiente de convívio periférico).
É vendo um vídeo desse que eu descubro que não sou de esquerda. Que eu não era de direita, eu já sabia também. Acho que precisa de uma solução urgente e para já para a segurança pública e a desigualdade vai sendo diminuída aumentando investimentos em coisas básicas, como moradia, saneamento, educação e saúde. Só de oferecer uma renda básica a jovens que façam ensino profissionalizante e aumentando a oferta desses cursos absurdamente, já observaríamos uma diminuição da violência, uma vez que os homens jovens de 16 a 25 anos que não estudam e não trabalham são a maioria dos presidiários no país. Dar uma outra opção à essas pessoas pode ser um caminho
Qualquer solução para a segurança pública a partir da esquerda precisa passar pela universalização da escola de tempo integral! O crime é, quase todo ele, infanto-juvenil! Não resolveremos a questão da violência, deixando nossas crianças, 6 horas por dia, ao Deus dará!
Que papo é esse de que aumentar policiamento não ajuda em nada? É óbvio que não é uma medida que ataca a causa fundamental da violência, mas certamente ajuda a reduzir a violência nos bairros em que o maior policiamento é empregado. Qualquer viatura parada na esquina já representa uma maior sensação de segurança na população. O problema é que não existe governo com recursos suficientes para entupir a cidade de viaturas fazendo ronda 24 horas por dia, então é necessário, aliado ao aumento do policiamento, propor as políticas públicas capazes de solucionar o problema no longo prazo. Dizer que a polícia é completamente inútil é papo de esquerdista delirante.
exato, ajuda *nos bairros em que o maior policiamento é empregado*, eh varrer pra debaixo do tapete, se pegar os países socialistas E os capitalistas com menos crimes, eles também tem menos policia nas ruas e as policias tem menos armamentos, pq empurrar os bandidos de uma área pra outra não reduz o numero de bandidos
Pois é. Infelizmente essa bolha da esquerda da internet pega muito discurso pronto da bolha ao lado, as esquerdas universitárias dos DCEs da vida, e repetem sem análise nenhuma. Os caras tem ranço de polícia por que levam revista de PM enquanto porta maconha, é tradição já. É óbvio que maior policiamento aumenta a segurança a curto prazo, mesmo que de forma paliativa. Eles pegaram o discurso anti guerra às drogas (onde proibir e punir realmente não vai diminuir o tráfico, já que o que gera o tráfico é a demanda) e aplicam pra uma situação completamente diversa. A própria China, Coréia Popular, URSS, Vietnam têm penas pesadíssimas pra crimes violentos, mas os caras vão ignorar.
Ter uma viatura perto de você pode te trazer paz se você é branco. Eu sou branca então nem tenho experiência nisso, mas foi algo que um amigo me abriu os olhos. Segurança pública é feita com diminuição da desigualdade social, investimento na estrutura dos centros urbanos, revisão da legislação e afins
@@LucasCAPS pra pobre tmb. exemplo. minha amiga foi roubada no centro do rio, (levaram o celular dela).. ela conseguiu rapidamente achar uns policiais que conseguiram achar os caras.. pegaram eles EM FLAGRANTE.. e adivinha.. todos tinham no minimo 5 passagens pela policia.. um deles o policial ja conhecia, e disse que ja tinha detido ele mais de uma vez.. se isso não é impunidade não sei mais o que é
A questão do Pirulla é que precisamos ser pragmáticos. Sabemos que não resolveremos segurança pública com mais repressão, ok. Mas se vamos participar das eleições burguesas, então que façamos o jogo deles. Custa o que falar que tem que punir bandido? Pode até reverter o jogo. Falar que o crime não diminui porque a polícia só bate em pobre. Se for eleito vai fazer a polícia cancelar cnpj, de todo empresário corrupto.
O Ian não participa de eleição, nem está num partido político. Ele até pode falar isso, mas vai reverter voto pra quem se ele não está na política partidária? A ideia do Ian é mais de conscientização da realidade do sistema, com intuito de incentivar a organização da classe, não de gerar eleitores de esquerda.
Exato!! Eu sempre pego o exemplo daquela empresária que foi condenada a pena de morte no Vietnã, até a direita brasileira pegou aquilo e deu ênfase. Eles nem se ligaram que usaram o exemplo de um país socialista. É tão difícil dizer o que o povo quer ouvir?
@@Bombax277 e quando você lembra que foi em um pais socialista eles ainda concordam com a ideia ? pq quando a china ameaca de prender bilionario a direita fica apontando pra ditadura, eles concordarem com pena de morte e concordarem com punir ricasso sao duas coisas distintas
Eu como policial discordo em partes do Ian, realmente a gente resolve o problema da segurança pública resolvendo o problema da desigualdade social, no entanto a atividade policial com mais eficiência também diminui a criminalidade, um estuprador que faz 1 vitima por mês, se através da atividade policial conseguir manter ele 7 anos presos, é só fazer a conta de quantos estupros está se evitando
Eles simplesmente dizem "não existem estudos que mostrem relação entre punição e criminalidade" e pronto, não precisam provar. Fiz uma pesquisa de um minuto e já achei estudos que mostram a relação. Eis o trecho de um deles: "Our results show that the criminal justice system exerts a large influence on crime activity. Increasing the risk of apprehension and conviction is more influential in reducing crime than raising the expected severity of punishment." Bun et al., "Crime, deterrence and punishment revisited"
Você aceitaria que o Lula começasse a tomar decisões arbitrárias de desrespeito à constituição e aos direitos humanos, ignorando todos requisitos legais para a restrição de direitos individuais de pessoas, onde você pode se tornar vítima disso? E se o Lula ou o Bolsonaro ou quem quer que seja usar esse regime ditatorial para agravar a opressão estatal contra a população em favor de um pequeno grupo de pessoas beneficiárias do estado? Em El Salvador existem milhares de inocentes presos, que assim como você são trabalhadores, mas estão sem o seu direito de defesa. Se você fosse preso injustamente num regime desse, você aceitaria sua prisão em nome da diminuição dos índices de violência?
O cara acaba de falar que na Finlândia a violência é baixíssima por n motivos e em seguida conclui que é impossível diminuir a violência nesse sistema... No mínimo incongruente
Nessa o Pirula tá correto, as condições atuais são as que estão dadas, a gente tem que ter um projeto real sobre segurançca pra classe trabalhadora. Pra hoje.
"Não tem solução a curto prazo" kkkkkkkkkkk, e...?! O pobre que tem revolver apontado na cara enquanto volta do trabalho HOJE não vai esperar que a educação de qualidade tire a criança que tem 8 anos hoje da vida do crime no futuro. Tem que REPRIMIR a bandidagem HOJE.
@@pedroh.pereira8292 Isso aí é demagogia de militante de DCE, e é um desserviço pra discussão sobre o assunto, por que pro povão que lê isso tu tá equiparando bandido com pobre.
A solução é acabar com a PM q é a pior facção criminosa do Brasil. Ter policías de verdade com verdadeiros policiais, pessoas q sejam treinadas para proteger o povo e não para matar. E legalizar as drogas. Esse é o caminho
Essa é a parte que sempre me distanciou da esquerda, esse discurso de querer justificar o roubo através da desigualdade, o pobre que se esforça em ser honesto e escuta um discurso desse não aceita isso!
nao eh justificar, eh reconhecer o obvio, quando trabalho nao recompenca, burro eh quem nao vira bandido, eu sou um desses burros que fecho o olho pro patrão cometendo crimes pra nao perder o emprego, enquanto esse mesmo patrao fala que politico eh tudo ladrao, alguns com mais coragem que eu percebem que se for trabalhar pra bandido melhor ganhar bem pra isso
@@Thiagooluigi não, cara. O seu é que não faz. Se houver UM pobre cooptado pelo crime, o argumento de que caráter é a única medida cai por terra. E no caso, tem milhares, potencialmente milhões, já que os crimes são sub notificados. Você inverteu o argumento sem pensar 1 segundo sobre ele.
@@Thiagooluigi Voce consegue passar pela mesma provação do seu igual? Todo mundo sofre nesse Brasil, mas uns sofrem mais que outros, voce conseguiria passar pela provação de cada pessoa desse Brasil e continuar idôneo? Se tu responder sim, posso te considerar o novo Jesus Cristo.
Antes de fazer a revolução, que não vai acontecer (podem me cobrar) em 2024, nem em 2025, 2026, 2027, 2028, 2029, 2030, tem que ter uma demonstração aplicada dos resultados que podem ser obtidos pelo conjunto de políticas econômicas, sociais e de segurança pública em determinados locais escolhidos. Deveriam concentrar todo esforço em determinado estado ou cidade, para mostrar como deve ser feito, dando um aperitivo do que se pode conseguir. Isso é melhor que falar que só dá pra fazer quando tiver revolução. É como meu professor diz, entre o 0% e o 100% de fazer ou não aplicar uma política de governança, por exemplo, existe o 12%, o 47%, 61%, 85%, etc. Não é tudo ou nada. Não é necessário ter todos os instrumentos e elementos na mão para fazer alguma coisa bem proveitosa. Até porque quando a revolução chega, ainda não se tem todos os instrumentos e condições na mão (aí entram as discussões das tarefas do pós revolução, que geram tantas disputas políticas entre políticos revolucionários)
Infelizmente camaradas, esse papo não cola com a população. O povo quer segurança hoje, não daqui 20 anos. Tem que haver um jeito de pelo menos mitigar, diminuir, sei lá.
Calma, vamos dar educação de qualidade, a criança de hoje se Deus quiser não entrará na vida do crime e em 2045 você poderá andar com o seu iphone 35 na mão sem problemas.
É exatamente isso. As pessoas estão sendo assassinadas agora. Os trabalhadores estão sendo assaltados agora, na porta de casa, nas paradas de ônibus. A gente não consegue dar uma resposta a isso. Aí é só o que os fascistóides querem.
A solução é acabar com a PM q é a pior facção criminosa do Brasil. Ter policías de verdade com verdadeiros policiais, pessoas q sejam treinadas para proteger o povo e não para matar. E legalizar as drogas. Esse é o caminho
Ta, ok . Mas como vai resolver meu problema amanhã? Q não posso voltar de noite pra casa com medo? Falar em longo prazo só é fácil quando vc não tá no risco
A solução é acabar com a PM q é a pior facção criminosa do Brasil. Ter policías de verdade com verdadeiros policiais, pessoas q sejam treinadas para proteger o povo e não para matar. E legalizar as drogas. Esse é o caminho
Então a esquerda vai ter que liberar as armas para que eu possa me defender. Se eles não vão pois supostamente não tem solução, beleza, mas o cara que vier me assaltar não levará as minhas coisas facilmente. A solução é de longo prazo e estamos no meio da guerra. Infelizmente, ele foi vítima, mas não serei mais uma vítima do sistema.
Desse jeito, sendo de esquerda, vou ter que votar na centro-direita. Trabalhador não assalta, esses dois xaropes acreditam que os bandidos do passado sao o mesmo de hoje, que pintam e bordam com o trabalhador...
Esse vídeo é essencial para entender o pq a esquerda apanha da direita nas urnas nesse tema. Um bando de moleque branco que não pisa na rua. Falta rua e entendimento comum pra esquerda
@@Binho_DBZ continua com esse papinho de neném que verás Bolsonaro retornar ao poder. É isso o que vc e essas crianças comunistas fazem com comentários desse tipo.
@@simoneazevedo8732o que cê aprontou não contribui em nada, nmrl que bom que ele precisou uma época e a mãe pôde ajudar, eu desejo isso a todas as famílias. Pior seria se fosse o contrário, não? Mas o que o camarada do comentário disse entra muito no lance da interpretação, esse tema dá a entender isso de fato mesmo que a gente saiba que não é
Falar que o problema da violência no Brasil é culpa exclusivamente da Desigualdade Social é chamar o Pobre de bandido, meus país e avós sempre foram pobres mas nem por isso foram pro crime
"Falar que o problema da violência no Brasil é culpa exclusivamente da desigualdade social é chamar o pobre de bandido" Deve ser cria do mbl, especialista em criar espantalho argumentativo tosco contra quem discorda, típico de vcs.
Nem toda pessoa passando por necessidades pensa igual seus avos ou eu, larga de ser tapado. A desigualdade é sim o único fator que motiva uma pessoa sem consenso ético de que ir para o lado do crime é a solução para ela conseguir viver.
Cara, desculpa, isso está completamente descolado da realidade, é mto papo de quem não faz nem ideia da realidade em uma “quebrada”, eu cresci ouvindo homens adultos dizendo “eu trabalho pq tem cadeia”. Amigo, eu não voto no cara da direita pq eu sei o câncer que esse cara é, e eu não voto no da esquerda pq eh tenho certeza absoluta que ele não vai conseguir mudar a desigualdade social, mas ele vai deixa a deseja e muito na segurança. Eu moro perto de uma estação, os assaltos eram constantes, a população reclamou, fez tanta pressão, que hoje fica uma van da polícia militar, eles podem estar encostado na vanzinha jogando candy crush, mas só por eles estarem lá, ACABOU O PROBLEMA COM ASSALTOS NO BAIRRO, claro que eles continuam assaltando em outro ponto da cidade, não é como se isso fosse uma solução definitiva, mas eu te garanto que pra mim é qualquer um dos meus vizinhos ao redor da estação, você vai ouvir que foi um jeito e resolveu.
Entao a solução é colocar um policial a cada esquina. Ja pode se preparar pra fazer filho, uns 10 de preferencia e ainda vai ter que derrubar a austeridade fiscal desse país ja que vai precisar de mais concurso, ou seja, solução falsa. Pra voces desse bairro foi uma maravilha pro bairro vizinho foi uma pesadelo.
Existem regiões dentro da cidade de São Paulo que são mais seguras que outras. A desigualdade é a única explicação? Além disso, o que o Emílio falou sobre UPP está totalmente errado, 100% do que ele falou (desde justificativa até o desfecho).
Perfeito argumento. Lugares mais ricas, policiadas e com turistas, tem taxas de criminalidade muito menor. E teoricamente, é o lugar onde a "desigualdade" é maior, já que os ricos frequentam, e os pobres trabalham no mesmo local.
respondendo o questionamento do Pirula (e discordando um pouco do Ian), o que abaixaria a criminalidade a curto prazo não é a dureza da punição, mas sim a certeza. Em um país que 90% dos homicidios não sao resolvidos o bandido não só nao vai, como nem pensa em cadeia. Mas um trabalho eficiente de inteligencia com investimento em logistica e tecnologia torna o país mais efetivo em resolver crimes e punir o criminoso, agora, vai zerar a criminalidade? não, não vai. Nao tinhamos no Brasil nem um banco integrado de DNA com cruzamento de dados por exemplo até decada passada (pqp, isso é medieval, 4ss4ss1n4at0 e 3stupr0 eram resolvidos na base do tarot até uns 10 anos atras, e não precisa ser de esquerda ou de direita pra achar isso uma desgraça). Citando um exemplo que li no jornal uma vez uns 10 atras: uma mulher foi 3stupr4d4 na Alemanha dentro de um carro no meio do mato, portanto sem testemunhas ou cameras, mas com a coleta do DNA, impressoes digitais e 3sp3rm4 do criminoso e com o banco de dados pegaram ele em poquissimo tempo, coisa de umas 48 horas se não me engano (alguem vê isso acontecendo aqui?), mas aí teria um outro problema que é o sobrecarregarremento do judiciario (milhares de presos aguardando julgamento em um sistema prisional lotao). concluindo que para responder o problema que o Pirula colocou só mesmo investimento pesado, mas não vejo isso sendo feito também, e nem sei se isso reduzirá a criminalidade, mas pelo menos reduziria a impunidade
Gostei do seu ponto. Não vi eles falando do crime organizado, que hoje não atua só com drogas e contrabando. Não vejo que essa visão do Ian e do Emílio funciona sem um órgão de polícia que esteja na rua.
Sim, quem estuda criminologia sabe que a certeza de ser pego é mais eficiente, mas tem Contrapontos, obviamente, questões como perda de liberdade civil, risco de abuso de poder por parte da polícia, mais mortes nas favelas.
@@dosantosrod sobre a certeza da pena ser mais efetiva que a duração: isso é aula 1 de criminologia, é praticamente conhecimento pacificado na academia e se encontra facilmente em varios artigos academicos, pra citar um exemplo tem o Daniel Nagin
Sim, a mudança acintece de acordo com a diminuição da desigualdade, mas é papo de id10t4 negar a necessidade de uma segurança pública enquanto isso não acontecer
A solução é acabar com a PM q é a pior facção criminosa do Brasil. Ter policías de verdade com verdadeiros policiais, pessoas q sejam treinadas para proteger o povo e não para matar. E legalizar as drogas. Esse é o caminho
Nós temos a esquerda que a direita adora. Esse discurso sobre segurança pública não é real. Acredito também que esses mesmos que estão argumentando sobre o tema não são moradores de favela. E, provavelmente, eles não são afetados diretamente como eu e uma esmagadora maioria da sociedade. Essa retórica da década de 1970, constituida em lados, negligencia o mundo lá fora. Até por isso não faz sentido.
Misericórdia 🤦🏽♂️🤦🏽♂️🤦🏽♂️, morei 8 anos em favela no RJ, e posso afirmar, mais de 90% da população de lá é trabalhador, meu Deus que vergonha desses rapazes 🤦🏽♂️
Medidas de curto prazo: Condições melhores para os policiais ( Carro, moto, equipamentos etc) * Melhoraria dos sistemas de monitoramento ( câmeras em locais estratégicos com monitoramento simultâneo) * Aumento da pena para crimes como roubo a mão armada e receptação. * O preso deverá cumprir a pena total, sem possibilidade de sair antes do prazo estabelecido por lei. * Transformar a GCM em policial Municipal.
A solução é acabar com a PM q é a pior facção criminosa do Brasil. Ter policías de verdade com verdadeiros policiais, pessoas q sejam treinadas para proteger o povo e não para matar. E legalizar as drogas. Esse é o caminho
Cara. Sigo o Ian e me baseio muito no que ele fala. Mas tenho que reconhecer que o Pirula foi o mais sensato nessa conversa. Ele faz um apontamento objetivo, enquanto os outros ficam dando uma resposta verdadeira, óbvio, mas não concreta. Acaba parecendo que o comunismo é somente utópico, ou que fica aguardando que o sistema atual atinja um ponto de ruptura e chegue um colapso pra haver mudança.
Maravilhoso ouvi-los! ❤🙏 Só uma observação: -" A população não entende que o problema é de desigualdade social,porque nota que nas classes A,B,C D,E há indivíduos que cometem crimes e há aqueles que jamais cometem. 🤔🤔🤔 Pirula tem pés no chão. Achava que educar e conscientizar era solução. 4 quatro homens armados,esmurrando meu carro para me assaltar e levar,frente túnel Enseada,Guarujá SP, imaginem se não bati palmas para esse carioca quando colocou a polícia no Guarujá/SP.
Eu trabalho na engenharia e mano se eu disser que sou de esquerda o povo de ignora, me isola mesmo já passei por isso em uma empresa na época da eleição do BURROnero e chegou ao ponto deu pedir a conta para mudar de empresa e nesta eu nem falo nada 😢
Sou engenheiro e trabalho como profissional autonomo, prestando serviços pra algumas empresas. Não vejo uma predominancia da direita no campo, vejo um cenário bem dividido, poucos extremistas. Esquerdistas revolucionários como o Ian, Nenhum.
@@efraimalmeida6459 um cenário bem divido, onde todo mundo eh de centro... ate que se prove o contrario imagina se tu tivesse comentado isso embaixo de alguem falando que tem que fingir que não eh de esquerda pra não ser escanteado
A questão da escola civico militar, na minha cidade funcionou muito bem. Sumiram os traficantes da escola, as notas melhoraram, os professores estão trabalhando melhor pois agora são respeitados, os alunos são responsáveis pela horta da escola e tem aulas de música, os pais estão satisfeitos com o resultado escolar, era a pior escola da cidade, (meu filho já estudou nesta escola) antes era o que sobrava, agora tem fila de espera. Não é escola militar, eles estão lá só para dar segurança e não dão pitaco em alunos nem no conteúdo ensinado, ate onde sei o salário médio é 3.5 mil reais. Garanto que não sou de direita, muito menos Bolsonarista. Não julgo quem concebeu o projeto, mas sim o resultado, isso é o que interessa a sociedade. Não confiem em mim, pesquisem e formem a sua própria opinião. EEB Joaquim Ramos, em Criciúma. Quanto a questão global da violência, é óbvio que a diminuição da pobreza será a melhor política pública. Mesmo assim sempre existirão bandidos, então gostaria de ver a polícia bem preparada e armada.
Funcionou pq teve investimento. Foi proposital os sucateamento anteriores. E em outras escolas cívico militar há uma certa discriminação/exclusão de alunos pobres. Jogue no RUclips Daniel cara grande pesquisador
@@1692lop Sucateamento por parte de quem então? Os gestores são os pedagogos concursados, professores, etc. Será que o que deu resultado foi pararem com a ideia de ficar passando a mão na cabeça de tudo de errado que alguns "alunos" fazem dentro de sala?
Vcs discutem isso como se fosse melhora da desigualdade OU aumento policial. Não há essa dicotomia. Essas.coisas podem andar juntas e sim, melhoram a questão da segurança tanto no médio quanto a longo prazo. Foi assim na China, em Detroit e Nova Iorque.
15:00 Emílio: "A solução que o trabalhador tem é violenta" (olha pra cara séria do Pirula) Emílio: (cara de incômodo) "É uma solução social... é que você não tá pensando... Você tá pensando no trabalhador e (...)" Pirula: "É, sua frase ficou estranha..." Emílio: (visivelmente incomodado) "Não, não ficou estranha!" Amigos, cuidado com a bolha. Pensem que pessoas mais vulneráveis e novas nesse debate podem estar assistindo a isso. Você realmente quer passar a impressão que passou, Emílio? Se você entende o que o Pirula está trazendo, abra-se ao debate, permita que esse assunto também permeie o que vocês estão conversando.
Negativo. Os pobres são forçados a isso. Mas o problema principal é que os maiores bandidos não são punidos porque são ricos e giram o ciclo de violência onde só o pobre irá preso.
Para mim o que derruba esse argumento é o fato de ter tanto crime de colarinho branco. Se a desigualdade fosse o principal problema, quem é mais rico não teria que roubar, pois não é afetado pelos problemas da desigualdade. Porém entre o ladrão de celular e o político corrupto, o fator comum é a impunidade
Concordo com tudo que foi dito sobre a solução a longo prazo ser a redução da desigualdade. Mas a curto prazo, defender o uso correto (por exemplo com gravação ininterrupta) de câmeras corporais por policiais não poderia ser uma pauta "mais concreta" de segurança pública a curto-prazo benéfica à esquerda? Existem estatísticas de que se reduziram tanto o número de mortes de policiais quanto de mortes decorrentes por abordagens. Vemos hoje em SP os bolsonaristas Tarcísio e o Derrite atuando por um desmonte dessa infraestrutura.
TA, mas a população no geral não está preocupada com mortes por abordagens policiais, mas sim mortes por criminosos, em assaltos e tal. Se a esquerda só ficar falando de cameras em policiais, o cidadão médio vai ver e pensar: é a esquerda querendo punir policiais e nada mais
Um cara sai do seu bairro e sem querer entra em outro, os "desafortunados" do outro o pegam, o esquartejam, cortam seus pedaços e colocam em sacos de lixo na estrada, motivo: porque sim. Como a desigualdade social explica gente que mata só porque sim? Então vamos recorrer á banalidade do mal apresentada por Arendt para explicar o jovem desafortunado que corta e atira em pessoas inocentes porque sim. Não é espantalho, aconteceu em salvador, bahia semana passada.
Existe uma geração que nem com EMPREGO, renda média pra ser um cidadão 'comum', iria querer ter essa vida 'normal'. O mundo ficou diferente, a internet derreteu a mente dos jovens, sei lá... algo aconteceu, em São Paulo jovens MATAM pessoas para roubar a moto, curtir no funk fim de semana e depois descartam, quebram, tiram peças, e fica por isso mesmo. Não é só por causa da desigualdade.
Cara, seria necessário olhar essa situação mais a fundo. Não me cai que alguém simplesmente matou sem motivo nenhum (há algum, seja social, econômico ou até psicológico). E se esse for o caso, isso torna isso uma excessão e não regra, até pq o debate é sobre a ocorrência do crime de forma sistemática/ estrutural. Vc pode me passar algum link sobre essa notícia? Não sabia sobre.
@@anaraiz7513 Esquartejamento de corpos realizado por facções não é exceção não, amigo, é tão comum que o termo se tornou "mexicanização dos corpos", e não precisa pesquisar muito para ver assassinatos em massa de gente inocente "porque sim", gente que entra em favela e é destruída "porque sim". Mas no seguinte caso que você pede, pesquise: "conheça jovem encontrado esquartejado em Salvador ", junto a essa notícia vai aparecer na pesquisa várias notícias do mesmo caso, depois vai aparecer notícias de outros casos em outros estados. Enfim, segue sua resposta., espero que ache fácil o resultado na sua busca, aqui foi de primeira.
@@carloslecker6674 Tu acha que facção é essa bagunça? Eles esperam alguem de outro bairro pra matar porque sim? Que um cara entra em uma escola e mata um monte porque sim? Visão de mundo mais simples não existe. Claro q existe maluco no mundo, mas ai tu ta simplificando de um jeito que n da nem pra conversar.
Achei a resposta incompleta, no final das contas o que o Pirula tava perguntando era “quais seriam as propostas de um comunista para a segurança pública nas eleições de AGORA”, e só dizer que não existem soluções definitivas no capitalismo é pouco. Pode não existir a solução definitiva, mas existem propostas pra nossa realidade ser menos pior ou para que a gente construa o caminho até a revolução. Nós, como comunistas, temos que dominar o conhecimento de Brasil e ter propostas na ponta da língua que não vão resolver, mas que comece a colocar a revolução no horizonte.
Pegar a década de 2000 como exemplo é complicado, porque de 2003 (data em que foi promulgada a lei de drogas) pra cá a população carcerária aumentou quase que em 5 vezes. Concordo plenamente que mais punitivismo não resolve a questão, mas o exemplo é infeliz.
@@SamuelFerreira-gc9zbolha concordo q mais polícia nao resolve,porem a questão sa violência nao desigualdade e sim a glamourização do crime,pq e legal ser bandido, sou da favela e a maioria das pessoas q viraram criminosos foi por status social
E não sei aonde esse pessoal mora, mas aqui amigo, jorra emprego e a galera mesmo assim quer estar no mundo do crime... O brasil é um pais GIGANTE, com várias formas de pensar e ver o mundo. Você falou tudo que penso, tipo, cara como você chega pro seu zé que foi roubado e que só trabalha para um salário mínimo, qe a solução dos problemas é ele sentar e esperar a desigualdade acabar... se a desigualdade acabar hoje, ainda hoje terá assaltado amigo... por que no brasil poucos assaltam para sobreviver... eles assaltam por que a empresa deles (facção) ordena
Pra angústia do Pirula, de pensar o que a esquerda pode se propor a ter uma solução de curto prazo (aliás, é bom definir o que se entende por curto, médio e longo prazo) penso no rolé de Medellin dos centros sociais enormes no meio de áreas de vulnerabilidade social (e de criminalidade). Não sei muito, mas a ideia é da instalação desses centros de milhões de serviços públicos dentro ou nas redondezas dos territórios sociovulneráveis. Acho que é uma ideia de deixar claro a presença do Estado no local, usar de dissuasão. Ser uma opção que se contrapõe ao crime, que parece ser a única opção viável. Será? É curto prazo?
tao fazendo isso no Para, chamam de uzinas da paz, eh um centro comunitário que da cursos, tem eventos todo mês, atendimento medico e delegacia, mas tem muito poucos pq a manutencao eh cara, as vagas de cursos acabam no mesmo dia que sao ofertadas, eh viavel quando pregam austeridade fiscal ? quando vamos saber se eh efetivo ? daqui a uns 10 anos? da pra manter isso por 10 anos quando tem limite de reeleicao ? e da pra dizer que fazer isso nao eh trabalhar na reducao de desigualdade ? pq isso esta dando acesso a coisas que nao seriam disponiveis nessas areas sem investimento do governo, o governador que fez isso foi o Helder barbalho que foi apoiado pelo PT que nao tinha candidato a governador
Eu moro numa vila que a solução paliativa ocorreu em dois momentos distintos, uma upp que ficou presente 4 anos, e trafico de pó pesado por um ano e meio, nessas duas épocas não tinha violência no bairro, hoje em dia que não tem nem um nem outro impossível andar na rua a noite.
Policiamento ostensivo de fato não funciona pra isso (e sim pra repressão), mas propostas que envolvam investir e fortalecer a parte investigativa da polícia, especialmente direcionadas a encontrar e prender a origem do crime organizado que todos sabem que não está na favela, mas em condomínios de luxo, podem ser mais efetivos como proposta política eleitoral, teria alguma efetividade se fosse colocada em prática de verdade, e poderia ser um canal importante para politizar o debate da segurança pública explicitando que até nas atividades capitalistas ilegais tem exploração e burgueses, conseguindo inclusive aumentar o parco (mas sempre existente) apoio a esquerda nas forças de segurança, ajudando a acirrar a luta de classes ou mostrar essa luta acontecendo inclusive no crime orgnizado. Tbm esse tipo de proposta pode contribuir para o debate sobre a questão da austeridade e do gasto público.
Discordo totalmente que não tem solução a curto prazo. Os lugares que conseguiram reduzir a criminalidade a curto prazo alinharam a repressão a políticas sociais. Colômbia, Alguns países da Europa e até alguns estados do Brasil, como o Espírito Santo, que inclusive o governador é de centro esquerda.
A solução é acabar com a PM q é a pior facção criminosa do Brasil. Ter policías de verdade com verdadeiros policiais, pessoas q sejam treinadas para proteger o povo e não para matar. E legalizar as drogas. Esse é o caminho
"vc resolve mostrando pra população que a solução não é colocar mais polícia na rua". Isso é o que chamamos de "bolha", o influenciador de esquerda acha q pq alcançou seu público, vai alcançar a grande massa com essa ideia maravilhosa
É muito engraçado kkkkk, nem sou comunistas mas assisto canais comunistas diariamente, o delírio de algo que não vai chegar a lugar nenhum é uma delícia.
O problema da segurança pública não é 100% desigualdade social. O cara que rouba comida, que rouba algo para sobreviver diante do desespero, esse crime sim é fruto da desigualdade social. Mas vamos lá, e o estelionato, roubo de carga, tráfico, estupr0, feminicidi0, roubo de carros, contrabando, falcificação, sequestr0 e muitos outros tipos de crime que atentam contra a vida e dignidade humana, isso não tem nada haver com desigualdade. Isso é fruto de pessoas ruins, de mal carater e que precisam ser afastadas da sociedade! O problema do Brasil, no que se diz respeito a segurança pública é que o estado perdeu o controle de tudo, especialmente do sistema prisional. Precisamos de leis mais duras, leis exemplares e de um sistema prisional e de justiça robusto, que não seja leniente com crimes violentos e cruéis. Precisamos de punições altas e severas para acabar com essa sensação de impunidade que paira no Brasil inteiro. Quem rouba, mata, estupr@, pratica estelionato e coisas do tipo não quer um emprego, fazer faculdade e ser um cidadão, esse tipo de gente é cruel, vil e muitos tem traços de psicopatia, não é justiça social o problema ai, não podemos ser levianos, até porque isso está em todas as classes sociais.
Não tem nada a ver com alguma característica psicológica inerente nesses bandidos violentos. Não tem nada a ver com uma patologia específica, como psicopatia. Se você voltar no tempo vai ver que esses bandidos tiveram uma educação da família de m****, escola de m**** e amizades de m*****. Tiveram uma cultura de influências m**** em suma. Psicopatia num sentido biológico você encontra em pessoas morais em sociedades saudáveis, felizes e fraternas. A manifestação violenta ou danosa de comportamentos, quando não é residual e inevitável da complexidade e tendências do organismo humano, é sinal de que é a cultura e a materialidade que gera esses monstros cretinos
Não po. Aumentar o policiamento não adianta nada no curto prazo. Por isso El Salvador é hoje o país mais seguro da América Latina. E não, ninguém está defendendo que essa seja a solução no longo prazo.
Acho que o Pirulla se expresou errado falando de "solução a curto prazo" O que eu percebo que ele quis expresar é "aliviante a curto prazo" ou alguma estratégia pra ganhar tempo enquanto os planos mais a futuro ganham força.
Fim da Saída Temporária, Diminuição da Maioridade Penal, fim da Progressão de Regime, Fim da Audiência de Custódia! ISSO SIM DÁ RESULTADO NA SEGURANÇA PÚBLICA🎉
Só se for para aumentar ainda mais a população carcerária e gerar novos tipos de facções, ae o próximo passo é implementar a "câmara de gás" e obliterar toda essa população -- teremos vários Carandirus. Porque resolver o problema não resolve, só joga em baixo do tapete onde já está acumulado de falsas soluções.
Gostei do Pirulla aí, isso sim é um debate. A gente tem que ouvir o contraditório e ele é um cara moderado, inteligente, consegue fazer as perguntas que muita gente teria vontade de fazer. Esquerda que não quer conversar com o outro lado, só serve pra atender a própria bolha e não convence ninguém mais além desta.
Achei genial a forma que o pirula discorda, genial esse debate.
Concordo muito contigo
@@gustavolam3 verdade, usaram a pergunta pra reafirmar as suas teses.
@@AraclionA resposta foi: não existe solução a curto prazo
@@gustavolam3 responderam, que não existe uma solução a curto modo. Estamos deste sempre testando soluções a curto modo e nunca funcionou e cada ano piora e em nenhum outro país soluções de curto modo funcionaram, mas as de longo sim. Se a 50 anos atrás tivéssemos começado um programa sério, de longo modo, hoje estaríamos colhendo esse fruto. Mas por que não começamos a 50 anos atrás? Da mesma forma como não fazemos hoje, porque a violência é programa. Até o Pirula, pessoa sensata e estudada acredita que temos que pensar em solução de curto modo, quem dirá o povo comum :/
A visão do Pirula é muito importante, pois precisamos engajar no curto prazo também, não milagrosamente resolver, mas dar o primeiro passo, educar a população q não vai resolver de um dia pra noite, focar só na revolução q nunca vem, sem dominar a política local, educando direito as futuras gerações, vai só jogar os jovens pra direita e nunca resultará em mudança nenhuma
Sim, não adianta nada fazer um plano nacional de diminuição da desigualdade social, mas o cara que roubou meu celular ontem tá livre por aí
É o cenário que temos e não dá pra fugir disso. O ponto de Pirula é bastante válido e a solução apresentada tbm, porém precisa de uma meio do caminho pra lidar com o curto prazo.
É isso.
Trazer o Pirula é uma forma bem legal de apresentar ideias a uma pessoa que tem conhecimento mais raso delas, ele conhece o "Grosso" do movimento comunista, mas não conhece as minucias, e respeita o desenvolvimento da ideia na hora de conhecer porque não é da area
Isso é algo que é dificil
@@speed4br1 sim, discutir com o pirula faz sentido pq ela nao quer vencer o debate, ele quer solucao, entao quando ele argumenta e a gente responde a gente avança a discussão
Pirula na porta do gol é muito necessário. Ele faz os questionamentos que todo mundo minimamente sincero tem sobre a esquerda radical...
Exatamente
O Pirula e o Atila tão quaaaase se radicalizando
O triste é que a resposta para o questionamento dele foi muito fraca e joga a população que mais sofre com a insegurança no colo da direita.
Só uma observação As perguntas que o Pirula fez/faz nunca seriam feitas pelo Átila.
Átila concordaria com os 2, só não vai assumir publicamente seu posicionamento político de esquerda, ainda mais comunista.
Mas é só ver os vídeos dele, principalmente do "não é ficção" que vc vai perceber o tipo de pensamento.
Talvez não seja a favor da luta armada.
Mas que o CapEtalismo deu muito errado e é muito perverso, com certeza, só pelas pautas do podcast dele a gente nota perfeitamente.
Ao contrário do Pirula que é uma mula empacada teimosa.
Pirulla é muito sensato mas cético, é uma ótima combinação pra evoluir o debate
O cidadão médio usa ônibus, é assaltado e morto por um celular, e depois os parentes veem esse bandido em menos de 10 anos na rua, isso gera revolta entre seus pares. Precisamos rever as leis também, juntamente com desigualdades sociais.
Cara, não existe uma solução a curto prazo e não existe solução neste sistema, pois quem domina a política é a burguesia.
A única chance para mudarmos é a revolução.
@@camaradapidgeot8681 o problema é que se a gente olhar o pós revolução Francesa, a gente percebe o que aconteceu, a violência política virou arma de poder
A esquerda brasileira tá mole para o lumpem proletáriado. O próprio Marx falou, não existe solução para o lupem. Lá na China ninguem tá mole pra lumpem. Paplo Escobar não era Cubano.
@@camaradapidgeot8681 Existe muita coisa que se pode fazer a curto prazo e que daria resultado. A esquerda é uma piada em segurança pública. Gosto do Ian mas o discurso dele é uma lastima nesse video.
@@camaradapidgeot8681 Existe um monte coisas que poderia ser feito a curto prazo e que trariam resultado.
Excelente posicionamento do Pirulla.
Não é bom apenas vislumbrar o ideal e omitir-se de agir na realidade. Em resumo, a posição mais inteligente seria, para um comunista estratégico qualquer: "vamos ensinar a população que a solução é a revolução, e ao mesmo tempo, vamos sim apresentar uma solução paliativa, vamos sim ocupar os maiores cargos do legislativo, executivo e judiciário que pudermos, mesmo que o sistema favoreça a burguesia e seus investimentos sejam esmagadores, ainda podemos! Vamos pressionar os governos e nos mobilizar de todas as formas e em todas as esferas possíveis sim".
A ideia de "não existe solução agora, vamos esperar a revolução" soa muito PARECIDA com a ideia neoliberal de "não podemos ajudar vocês pobres agora, vamos primeiro fazer crescer o bolo pra depois dividir". Além de demonstrar uma preguiça tanto intelectual teórica quanto prática e material da esquerda radical.
Dizer pra alguém que vive em contexto de criminalidade que não tem nada que se possa fazer AGORA por ela é literalmente fazer ela votar na oposição.
Não importa se são apenas medidas aparentes. O cidadão que SOFRE a violência, PRECISA de algo AGORA. Admitir isso, fazer essa autocrítica e propor soluções para já, para ontem, não deveria ser tão difícil para os comunistas.
Concordo plenamente
O comunismo é um projeto de alteração da estrutura da sociedade.
Não tem como isso ser de curto prazo. É uma mudança de paradigma que precisa da conscientização e da organização do povo. Isso leva anos, muito mais porque a ideologia neoliberal foi absorvida pela mentalidade da grande maioria dos trabalhadores.
Jesse de Souza disse que ela permeia até as relações mais íntimas e afetivas. Então, é um trabalho árduo e de longo prazo. Eu não vou tá aqui pra ver com certeza, já que sou idosa, kkkk.
Há o que se possa fazer agora, investir em estrutura urbana, revisão da legislação, coisas similares as propostas em um governo de esquerda a questão é: solucionar essas mazelas não é possível ser feito em um Estado capitalista. Por isso revolucionários não procuram maneiras de convencer a população que podem ocupar essas cadeiras de políticos, passamos tempo mostrando como a revolução é a solução.
A solução passa pelo fim da PM, por ter policiais de verdade q não possam cometer crimes contra o povo, e também passa pela legalização das drogas
Pois é, Ian fica até perdido quando o Pirula pergunta então " o que fazer agora, ou quando seria essa tal revolução".
Parece só discurso repetido sem raciocinar muito sobre o fato.
Fora que não sei de onde tiraram que o aumento de policiamento na rua não resolve a violência, sendo que a cada ano, o efetivo da polícia só aumenta e os dados mostram uma queda na violência.
Só que os caras ficam com a impressão que não está resolvendo porque só lê capa de manchete que a polícia fez algo truculento.
Enquanto na prática mesmo, o morador da favela, da graças a Deus quando a polícia acaba com o tráfico perto da casa dele
Nessa eu tô com o Pirula. Essa pauta é urgente pra população comum, nossos líderes precisam ter boas propostas pra quando questionados sobre segurança pública.
Sim, e só leva as pessoas pra direita pq vê a esquerda querendo que nd seja feito por n ter uma solução concreta. Enquanto isso o trabalhador tá sendo assaltado e morto no ponto do ônibus, tá tendo seu carro sendo assaltado. Acho que eu tbm me agarraria a qualquer lado político que mostrasse vontade em tentar uma solução, ainda que n seja a ideal.
Dentro das eleições burguesas, não existe solução rápida, e os que prometerem qualquer coisa diferente disso estão te enganando
É oq todos queremos, mas simplesmente n tem, e quem vende isso é pq ta mentindo, simples assim. Segurança publica n é algo q se resolve da noite pro dia, e nem em 4 anos de governo, isso levando em conta a situação q o Brasil se encontra.
@@jollyrogers258Então por exemplo a legalização da maconha, que tiraria da mão do tráfico o monopólio do mercado reduzindo seu poder e influência, além de diminuir o número de encarcerados, não ajudaria a reduzir a criminalidade?
@@GianCarlosB Boa pergunta e proposta, a pratica será o criterio da verdade!
porem a criminalidade é gerada pela desigualdade social, e isso não é possivel eliminar dentro desse sistema, alias, que ao contrario tende a aumentar
é a triste realidade
provavelmente no numero de encarcerados seria dados por outros n motivos (olhar torto, vadiagem ou seila, motivos eles inventam qaulquer um, não precisa da maconha pra encarcerar alguem na rua)
Essa discussão é essecial para parar com papo de "esquerda ama bandido, quer levar pra casa"
Não pedir pena de morte e execução sumária = ama bandido
É a ''lógica'' da direita.
Essencial, mas não trouxe nada de novo que mudasse esse pensamento
Sim, mas não trouxe nada de novo. Basicamente a dúvida do Pirulla não foi respondida
@@Bombax277 Foi respondida:
não existe solução rápida.
@@Modesto.tattoo Tudo bem irmão, nós já entendemos. Mas algo tem que ser feito pelo menos pro agora, igual foi com as saidinhas. Pq vc acha que a população mais pobre comemorou o fim das saidinhas? Esse é o ponto, algo pro agora tem que ser feito também. Não pra solucionar, mas pra ao menos diminuir essa sensação de insegurança.
Dessa vez eu achei o Pirulla mais sólido nos argumentos, existe um descolamento da realidade do Ian, pq quando ele fala que não há solução no curto prazo é muito cômodo pra ele em certa parte, já que ele não sofre da ameaça de violência cotidiana como boa parte das pessoas, alguém que anda de ônibus e é assediado, sofre constantes abordagens da polícia, teve seus bens furtados ou roubados jamais diria que não tem solução no curto prazo, você não resolve a curto prazo, mas é um processo que traz retornos no curto, médio e longo prazo. Uma fala dessas como a do Ian na disputa político-ideológica é um tiro no pé pq a forma como ele explica é equivocada, dá a sensação de impotência pra pessoas que querem desfrutar dos resultados dessa política o quanto antes. Nesses momentos podemos ver que muitos comunistas não são tão arrojados nos argumentos e precisam dialogar com outros setores.
a lógica dos caras: se no curto prazo não tem solução via "eleições burguesas". a solução é se "organizando" (comprando os livrinhos deles, os cursinhos deles, financiando as palestrinhas deles, fazendo o pix pra conta deles etc.) para uma revolução. eles ganham dinheiro vendendo esse discurso delirante e não propõem absolutamente nada de concreto. não produzem nada. não oferecem nada. é só ideologia, e saibam: sou progressista, votei no Lula e tenho horror a extrema-direita, mas esse papinho de propaganda comunista não dá.
é inacreditável ouvir isso em pleno 2024. sabem que não vai ter revolução pooouuuurrrrra nenhuma, mas condicionam a solução dos problema a essa utópica revolução. e vcs já pararam para pensar em como se daria uma revolução nos dias atuais? quem é trabalhador? quem é burguês? e a massa de bandidos (estupradores, homicidas, latrocidas etc.) que já perdeu a humanidade há tempos entra onde nessa revolução? vao de um dia pro outro se tornar soldadinhos do bem? os "camaradas" vão desmilitarizar a tropa de ex-latrocidas?
O que você sugeriria?
ian é classe media, vive numa bolha idealista, não sabe o que é a vida do povão, não soh ele como boa parte da esquerda tem essa visão de mundo e querem cagar regras do mundo ideal, por isso a extrema direita passa o rodo nos votos da população.
Só lembrando que em Cuba há pena de morte pra traficante. Estive em Cuba recentemente e lá eu andei com celular caro exposto no meio da rua e absolutamente ninguém olhou pro que eu estava na mão. Enquanto estive em bares pra beber, os gringos deixavam eletrônicos caros em cima da mesa pra ir dançar e ninguém mexia.
Tem que ver essa pauta aí a partir da realidade brasileira.
Mano se consegue me provar essa viagem? Kkk é estanho mas tem como?
Sim. Lá é outro mundo, literalmente.
Procura por Gen. Arnaldo T. Ochoa Sanchez
Isso só corrobora a fala do Ian Neves. Cuba é um país pobre, mas infinitamente menos desigual (e com menos policiamento) que o Brasil
@@caiocastro6374 desculpa mais vc olhou para o lado errado kkkkkk! Lá é igualmente miserável, mais ninguém rouba por que sabe que vai apodrecer na cadeia se roubar um celular! E se na rua já é ruim de viver imagine na cadeia de Cuba kkkkk
Sou GCM em Olinda. É uma cidade que foi governada pelo PCDOB nos anos noventa e dois mil. E nossa GCM é muito aberta. A liderança é progressista, há pequenos núcleos Bozo. Mas se houvesse programa de segurança na esquerda, teríamos uma vida mais fácil. Acho que esse pensamento dos parceiros é simplista e preguiçoso.
Justamente. A esquerda tem uma visão muito passiva da segurança pública.
@@NAUS são trabalhadores ué. Melhor eles colaborando e não atrapalhando.
@@NAUSos caras reclamam de polícia militar, mas aí tem GCM os caras zombam… pqp kkkkk
GCM kkksksksksksksksk
Ou seja, vc faz parte de uma facção criminosa do estado q serve para oprimir o povo
Galera, sobre a questão à curto prazo, é importante lembrar da cifra oculta da criminalidade: se alguém comete um crime, não necessariamente vai ser preso. A porcetagem de crimes que não se sabe que ocorreu é gigante, e a porcetagem de crimes que ocorreram, mas não há responsabilização penal, é muito alta. No Brasil só se solucionam 1/3 dos homicídios. Assim, pra curto prazo, a solução é realocamento de recursos: parar de gastar dinheiro com crimes idiotas (tráfico de drogas, crimes sem violência ou grave ameaça, etc) e investir na investigação e responsabilização de crimes sérios que afligem a população. Também é necessário regular os programas sensacionalistas, que distorcem a percepção sobre crimes e segurança publica (como faz o Uruguai). Por fim, transitar para uma justiça criminal restaurativa e outras alternativas extrapenais que tentam lidar com essa situação conflitiva. Isso sem esquecer de medidas de medio e longo prazo
Esse tipo de discussão lúcida sobre o presente é muito bem vinda, interessantes propostas
E o que se vê é melhoria das condições de trabalho e benefícios diversos para as PMs que fazem o trabalho ostensivo e vemos a piora das condições de trabalho e sucateamento das Polícias Civis que fazem o trabalho investigativo... Por um lado basta pensar: os governadores vão investir na PM, que protege eles ou na Polícia Civil que investiga eles?
"regular os programas sensacionalistas" kkkkkk é inacreditável a alienação
@@MrTaandreoessa galera quer regular tudo. A sanha pela censura não tem fim.
@@_van_essa_oxi, tem que censurar mesmo.
Fui em cuba em abril do ano passado e o único momento que vi policia na rua foi quando teve um acidente se trânsito e a policial tava lá intermediando os envolvidos. A ditadura com a menor quantidade de militares do mundo
Foi como turista?
Sim, agora pega a taxa de encarceramento em Cuba, comete um crime lá e vê quanto tempo pega de cadeia. O problema é que coisas que são toleradas em Cuba pela esquerda, não são aceitas aqui. Tenta aumentar a pena para roubo aqui no BR, o PSOL vai dar um chilique homérico.
@@Uniao1 se fosse violento lá as melhores vítimas seriam turistas e nas areas movimentadas
Lógico lá se fazer merda vai para el paredon some a polícia passa o cerol
@@Uniao1 em países violentos e cheios de crime, as primeiras vítimas são os turistas
Esse podcast com o pirulla é importantíssimo de verdade, o cara que discorda mas é qualificado para poder gerar um espaço que se possa construir
1. A taxa de homicídios aumentou na década de 2000, de 45 pra 53 mil, taxa por 100 mil habitantes de 26 pra 27, e atingiu seu auge em 2017, com 63 mil homicídios.
2. Segundo relatório do Conselho de Segurança da ONU, todo país deveria ter 1 policial de rua para cada 250 habitantes. Sendo assim, o Brasil deveria ter 840 mil policiais de rua, mas tem apenas 530 mil somando as polícias militares e guardas municipais. A questão não é se o policiamento de rua resolve a segurança pública, a questão é que há defasagem de profissionais da área, e os que operam acabam sendo sobrecarregados.
Eu entrei no vídeo achando que iria ter uma boa ideia para a violência atual. Resumo do vídeo: "Trabalhador foi assaltado? Só uma ultrarrevolução socialista para lidar com esse problema, se não for isso, o trabalhador que continue se ferrando"
Tipo os bolsonaristas: a solução é os militares tomarem o poder 🤷♀️🤷♀️🤷♀️
A solução é acabar com a PM q é a pior facção criminosa do Brasil. Ter policías de verdade com verdadeiros policiais, pessoas q sejam treinadas para proteger o povo e não para matar. E legalizar as drogas. Esse é o caminho
@@paulaqueirosz Não seja desonesta, a principal solução da direita para a violência é aumentar a rigidez das leis.
@@praisethesun7198 não. bolsonaro e seus seguidores falavam sempre em "militares no poder", tanto que tentaram um golpe.
as leis precisam sim, urgentemente, ser revistas no sentido de torna-las mais rígidas para os crimes violentos (estupro, homicidio, latrocinio), e eu votei no Lula. o máximo que o governo miliciano fez foi com aquele ex-juiz idiota propondo um "pacote anti-crime". de resto? eras "militares no poder" e "armar a população", duas ideias absolutamente atrozes e, não menos, ineficazes.
Não precisa de ultra revolução socialista, só diminuir a desigualdade, alimentação, moradia, lazer, cultura, esportes, EDUCAÇÃO, saneamento básico. Aquelas coisas que dizem ser direitos básicos.
Se a esquerda continuar com esse pensamento de que "não existe solução para a violência a curto prazo" infelizmente a extrema direita vai deitar e rolar sobre o tema da violência.... 🫤🫤
Obviamente que a solução realmente eficaz e duradoura é diminuir drasticamente as desigualdades sociais e oferecer para as pessoas mais pobres condições dignas de moradia, de educação, de saúde, de alimentação, de diversão, etc. Mas abrir mão do debate importantíssimo de se buscar soluções para a violência que já existente e é muitíssimo palpável do dia a dia das pessoas, é ser imensamente tolo.... Quem sofre um roubo, um estupro, a perda de alguém querido morto em um assalto, não quer saber de. "vamos trabalhar para diminuir drasticamente a desigualdade social nos próximos anos" ... Isso é um fato... Não tem como fugir disso.... E o Pirula tentou mostrar essa realidade dentro desse debate.
Vejo dessa forma também. A extrema direita enche de policial, prende em massa, entope de presídio e a criminalidade diminui. Essa solução é uma bosta já que prende indevidamente uma porrada de gente e de regra os mais vulneráveis e eu jamais apoiaria algo assim, mas é uma resposta no curto prazo que diminui a criminalidade e no vídeo pessoal fincou o pé que não se diminui a criminalidade assim. Diminui sim, a gente questiona e não aceita o preço que ela cobra. A gente precisa de uma resposta pro curto prazo.
o problema é que infelizmente é a realidade. nao existe solução à curto prazo e dizer que tem é desonestidade. e o Ian nesse corte está deixando óbvio que nao estamos abrindo mão do debate, pois nosso debate é espalhar informação sobre isso
@@Solid--Snake a extrema direita tem resposta a curto prazo e que diminui a criminalidade. A gente pode achar uma bosta, e eu com certeza acho uma bosta, mas negar a realidade é dar munição pra extrema direita.
Então, qual a sua sugestão pra solucionar o problema da violência a curto prazo?
mano, mas é fato de que nao tem o que fazer a curto prazo, simplesmente não tem
Conversa muito importante, entendo total os pontos do Pirula
É porque ele está correto e os dois não responderam.
@@RafaelLinoDG10 anos atras eu pensava igual o pirula "se elegermos as pessoas certas um dia resolvemos os problemas", mas ai basta meio mandato de um cara que não foi eleito pra desfazer tudo, ai eu pergunto adianta focar em eleicao ? tem que fazer pressao popular independente de quem está eleito, pq quem manda no pais ta contando que a gente so vai agir durante 2 domingos a cada 2 anos e passar o resto do ano sonhando com o pais do futuro que eles prometem
@@Sauvva_ _"adianta focar em eleicao ? "_
Adianta. Se Bolsonaro tivesse ganhado o pobre estaria muito mais f*dido e teria mais trabalhador morrendo de fome. E talvez comunistas até nem pudessem ter canal de RUclips.
A revolução tão esperando desde o século passado e ainda teve zero impacto na vida dos trabalhadores, pois ela nunca ocorreu (e tem chances de nunca ocorrer). O fato é que eleição pode trazer materialmente (pequenas) melhoras, já revolução por enquanto no Brasil é só teoria e sonho. E sendo o pensamento comunista materialista, deveria defender sim a promoção de candidatos mais próximos ideologicamente (nem que minimamente), pois facilita até mesmo a organização do próprio movimento. Ser perseguido por um governo autoritário, e ter uma classe trabalhadora incapaz de se organizar pois sofre de inanição, seria bem pior.
De qualquer forma, uma coisa não anula a outra. E o menos pior é trabalhar visando tanto a eleição (melhoria de curto prazo) quanto a conscientização de classe (melhoria de longo prazo).
@@RafaelLinoDG os caras responderam
@@pedroviana9366 Responderam que não tem solução, no esquerdismo mais infantil possível. Não responderam a questão de se estamos no sistema vigente , algo tem que ser feito ao menos para atender o possível que a população quer. E TEM o que fazer.
A direita realmente delira no debate sobre segurança pública. Porém, a esquerda não apresenta nada de concreto. Dizer que a redução da desigualdade social reduz a violência é muito vago.
Não já absolutamente nenhuma fonte de corrobore isso, fontes verdadeiras e imparciais é claro, porque se eu abrir um artigo a respeito do tema em um “instituto sou da paz”, “fundação rockfeller” ou “Oxfam” eu já até imagino o teor do textinho progressista
@@Davidsilva-id1wh Nenhuma fonte que corrobore com o que foi dito na entrevista ou ao que eu escrevi?
@@Davidsilva-id1wh mostra pra nós as fontes que dizem que policiamento resolve...
El Salvador, Japão, Coreia do Sul, aí estão tem 3 países com muita desigualdade e pouco crime.
@@nathanberner4963e muita repressão trabalhista e altos índices de suicídio.
A esquerda como sempre tendo dificuldade de lidar com o tema da segurança pública. Isso precisa evoluir, porque o discurso está péssimo, péssimo mesmo.
São muito Idealistas as vezes.
O Pirulla é um cientista lida com o MUNDO REAL.
kkkkkkkkkkk que burro
Nao, nao. Nao existe dificuldade sobre o tema da segurança publica, o que acontece é que quem quer questionar nao alisa a si mesmo e entende que um castelo complexo criado pela burguesia só vai cair quando voce entender qual a real maneira de desconstruir ele, porque pegar o martelo e querer derruba-lo nao funciona. Até porque quem vai de vender o martelo para voce vive dentro do castelo e jamais vai querer vende-lo a ti para que seu reinado tenha fim.
A solução é acabar com a PM q é a pior facção criminosa do Brasil. Ter policías de verdade com verdadeiros policiais, pessoas q sejam treinadas para proteger o povo e não para matar. E legalizar as drogas. Esse é o caminho
@@simoneazevedo8732esses caras sao o ideas radicais ao avesso pqp, eh mta idealização e pouco mundo real, querem falar essas abobrinhas pro brasileiro medio e achar q vao convencer uns leigos q n sabem nem interpretar um texto de enem
Outra contradição é acreditar que pode politizar a população para se erguer para uma guerra civil revolucionária, mas achar impossível politizar a população a votar melhor e de forma mais consciente.
Né?
Tentou-se: Salvador Allende. Não deu certo.
É q ao meu entendimento o ponto não é esse, a ideia na real é que o sistema em si é corrompido pela ideia do lucro a cima de tudo, então mesmo se a população votar em alguém "bom" (entre parênteses pq isso pode significar mtas coisas) muito pouco mudaria na realidade do país, então 1 representante bom meio q não importa mto quando tu tem uma bancada da bíblia, do boi e da bala. E pelo que eu entendo, tirá-los de lá seria meio que impossível nessa mesma lógica, pois o que os mantém lá não é apenas um apoio popular sem pensamento, mas algo coordenado para manter sempre os mesmos no poder. Eu entendo teu ponto, mas acho q fica bem claro a lógica do pq votar bem é mais difícil que ter uma revolução, talvez os 2 sejam impossíveis na real, nesse momento estamos mais perto da 3ª guerra mundial do que de qualquer um desses 2. Então sei lá, acreditamos no q acreditamos
@@Jader-ng9yg Po, amigo, se tu usar essa logica, também temos que parar de tentar a revoluçao armada porque a URSS tbm caiu.
a lógica dos caras: se no curto prazo não tem solução via "eleições burguesas". a solução é se "organizando" (comprando os livrinhos deles, os cursinhos deles, financiando as palestrinhas deles, fazendo o pix pra conta deles etc.) para uma revolução. eles ganham dinheiro vendendo esse discurso delirante e não propõem absolutamente nada de concreto. não produzem nada. não oferecem nada. é só ideologia, e saibam: sou progressista, votei no Lula e tenho horror a extrema-direita, mas esse papinho de propaganda comunista não dá.
Eu me considero um cidadão progressista e acredito que a esquerda dificulta à rigidez do sistema penal! Esse papo de educação é a longo prazo, a curto precisamos sim endurecer a penas e acabar com as saidinhas.
Baseado em?
@@ananavarro7474 baseado na realidade. varios dos principais procurados do meu Estado (MG) so estão na rua por causa das saidinhas
Vc tá mais pra fascista
@@ananavarro7474 oxi, sou obrigado a dar satisfação pra vc sobre meu comentário ?
@@Binho_DBZ o kakaroto vc nem o que é fascimo...
Gente, me perdoem, mas não dá pra ganhar a adesão do público dizendo que não se pode fazer nada agora e só no futuro, acabando com a desigualdade social... Porque tem gente morrendo AGORA. Acho que tá mais do que claro que o problema é a desigualdade social, acredito que poucos discordam disso, mas não podemos cair nesse discurso de que nada pode ser feito agora e é isso aí... Tem que ter algo a curto prazo SIM, mesmo que não resolva 100%, mas que ajude de alguma forma a minimizar um pouco e não deixe o crime organizado se alastrar cada vez mais, porque o objetivo é a expansão. As pessoas não sabem se vão estar vivas amanhã e a gente falando de algo que só se resolve com muito tempo de luta (se é que vai resolver)
Exatamente meu caro, Falar que não existem medidas a curto prazo é burrice total, mesmo sabendo que essas medidas não serão a solução definitiva, já é um caminho para reduzir a criminalidade.
Política não é pra idealistas é para estratégistas. Os políticos sabem que para se eleger tem que falar o que o povo quer ouvir e não o que deve ser feito, um exemplo foi o lula se considerar totalmente contra o aborto.
Entao repita comigo "Eu quero ser enganado e quero ouvir mentiras"
Exatamente, em qualquer sociedade (mesmo as socialistas) irá existir criminalidade e violência urbana.
O grande X da questão é como diminuí-la no curto prazo. Por exemplo: quais medidas podem ser tomadas para diminuir os crimes violentos pela metade em 4 anos?
E sim, diminuir a desigualdade é a medida de longo prazo. Mas vamos supor que temos 40 milhões de pessoas muito pobres no Brasil. Temos 40 milhões de criminosos? Óbvio que não.
E nós temos países mais pobres e mais desiguais que o Brasil (Índia por exemplo) onde a criminalidade per capita é bem menor.
Não existe trade off entre curto e longo prazo, o pirula não está errado em insistir em soluções pra amanhã e a solucao real é sim a longo prazo (como os outros 2 falaram), mas existem medidas paliativas q não as da extrema direita etc, gente séria como a antropóloga Jacqueline Muniz por ex tem muito a contribuir sobre isso, sendo q cada tipo de violência possui medidas específicas possiveis
"A resposta é mais policiamento" Eu que fui assaltado a 200 metros de um posto policial -___-
Por isso vocês estão tão longe da realidade e não elegem ninguém. O cidadão médio se sente mais seguro com policiamento na rua. Fora que a maioria das polícias do Brasil trabalham com baixo efetivo. Pode procurar
Deixa continuar, esse papo da esquerda contra a polícia só os afunda. Isso me tira sinceras risadas .@@Thiagooluigi
eu tambem, so consegui recuperar meu celular pq instalei um app que deu a localizacao e tirou a foto dos bandidos, o delegado tava cagando pro caso mas um dos policiais se interessou quando falei do app e repasssei os dados pra ele
E a mina que foi abusada por policiais momentos depois de ter sido assaltada .....foda mano
em 2022, aqui onde eu moro eu presenciei um assalto a mão armada às 11:30 da manhã na porta de uma corregedoria da PM
Se a violência é fruto da desigualdade, porque no BR m@t@n-se mais pessoas por ano do que outros países onde a desigualdade é muito maior???
Uma parente, estudante de direito, veio com esse discurso e eu lhe lembrei da parte da família que veio do nordeste pra Natal achar a vida honestamente em São Paulo nos anos 90 e lhe perguntei se ela achava que a gente tava errado em não delinqüir, já que a pobreza dos anos daquele tempo era bem pior que a de hoje…
A verdade é que o menino da periferia só se encanta com o crime pq vê os criminosos andando de “nave” e vestindo uns “panos da hora”. Se todo vagau voltasse pra quebrada com um olho furado ou uma perna amputada ninguém ia querer seguir o mesmo caminho.
Esse papo de usar a pobreza para justificar a criminalidade é um tapa na cara da galera que não tem coragem de roubar, ainda que passe fome!
Lembro da minha infância em que um menino da minha rua as vezes aparecia com um cheiro de margarina nas mãos e eu pensava que aquilo era coisa de rico, pq na minha casa a gente comia pão poucas vezes no mês e margarina nem aparecia por lá… quer dizer então que eu sou otario pq não virei vagabundo…
Coitado do Pirula, tentando conversar com esses caras que usam capacete de papel alumínio. Imagino a indignação dele.
A esquerda tem que começar a falar um pouco mais o que o povo quer ouvir e principalmente parar de bater tanto em policiais e passar a tentar trazer pro nosso lado.
eles nao batem em policiais, batem na policia como organizacao, e nao da pra trazer a organizacao pro nosso lado, eles falam que a policia militar eh ruim pros policiais, e os policiais militares partem de todos os buracos pra defender a organizacao, mas nenhum aparece concordar pq sabe que perde o emprego se fizer
Primeiro a polícia tem que parar de fazer merda
Não dá pra falar o que o povo quer ouvir por que "o povo" foi e é alienado pela classe dominante a muito tempo, então as respostas esperadas não são as que vão ser benéficas pra classe trabalhadora
Mas aí estaríamos sendo desonestos. E comunista não se pode dar ao luxo de serem desonestos. Pq isso dá munição para a direita
@@Sauvva_
Por que então ao invés de cair em cima da políca militar a esquerda não busca fazer o contrário e levantar a bola da polícia civil ? Boa parte das soluções de curto prazo que se mostram efetivas para a criminalidade passam por melhor organizar e preparar a polícia civil, principalmente departamentos de inteligência e investigação.
Sempre adorei o Pirulla; ainda gosto e acompanho todo seu trabalho. Esse episódio deixou claro os limites de uma visão positivista das coisas, seja no ponto de vista de um biólogo, de um sociólogo ou de um cidadão.
Máximo respeito ao Pirulla porque seus questionamentos são ótimos e agregam bastante.
Podcast de altíssimo nível. Gostei muito das análises!
Muito bom! A lucidez é sempre bem vinda!
Será que é tão impossivel assim dar ao povo o que eles querem? Coloca o policiamento e ponto, e vai investido na educação e no desemprego aos poucos (até pq é uma solução que vai demorar mesmo). Concordo com o Ian, mas se esquerda continuar com esse discurso, as pessoas vão votar em peso na direita. Eu sei q a solução não é eleitoral, mas a gente vai deixar eles ganharem todas as eleições até chegar o dia da revolução? Duvida genuína.
A solução do desemprego não é lenta, pode ser rápida, mas não no sistema capitalista
Vão votar não, já estão votando. A esquerda prefere defender bandido e dar o país de bandeja para a extrema direita do que fazer uma auto crítica e perceber o quanto isso é distante dos anseios do trabalhador comum
resumindo, revolução nunca vai chegar, ninguém do povão quer uma revolução
Eu sinceramente não consigo entender a dificuldade de falar: "O cara que bota o cano na cabeça do trabalhador, tem que ser punido e pronto". É por isso que a direita surfa nessa área, é muito não me toque
Verdade, com esse papo aí a direita acaba nadando de braçada.
O Ian é uma das figuras que mais respeito por sua honestidade intelectual e conhecimento. Mas nós da esquerda radical não podemos cair nessa armadilha de que a única forma de mitigarmos a violência é através da revolução e no longo prazo. Não vamos resolver, mas podemos mitigar. Porque um trabalhador que sofre uma violência voltando do expediente, pode morrer hoje ou amanhã. Igualmente a fome, tem-se fome hoje, não dá pra olharmos pros nossos e falar que em décadas ele não vai mais passar fome.
Hoje o bandido faz mil reais por roubo e esse pessoal acha que esse mesmo homem vai aceitar um trabalho CLT, segunda a sexta, que pague 3k/mês, tendo que seguir regras.
Esse comentário prova que combater a desigualdade social é forma mais efetiva de diminuir a criminalidade
@@guernica5413Países socialista, comunista de esquerda, na China , Cuba, Coreia do Norte, com sua visão telúrica, vc pega prisão perpétua, lá assassinos estuprador, ladrão, não tem vez, e é o mundo ideal que vc defende..acorda pra vida camarada rs😊
Então não seria melhor justamente VALORIZAR O TRABALHO, os salários, o poder de barganha do tal trabalhador CLT?
@@matheuscompdentro desse sistema a desigualdade é gerada
Não tem trabalho CLT sobrando pra quem quer, imagina pra quem não quer.
Resumindo: para um curto prazo não tem solução. Sou de esquerda, mas a gente não consegue dar uma resposta para a populacão pobre, que mais sofre com assaltos diariamente, homicídios, que inclusive nem são investigados. Burrice nossa não apresentar um projeto para melhorar a vida donpovo ttabalhador.
tem solução sim, e é só uma: construir mais presídios para aliviar o problema da superlotação (e aqui tem que ficar de olho pra não virar um negócio lucrativo e lotar de novo) e aumentar a pena para os crimes violentos, tipo homicidio, latrocinio, estupro etc. o problema é que essas soluções são vistas como medidas "autoritárias" por essa turma delirante que diz que só a revolução salva.
estupro, homicidio, latrocínio, e mesmo o roubo por conta da violência/grave ameaça precisam ter suas penas aumentadas para muito, muito mais. outro dia prenderam um estuprador em Natal que vitimou uma criança de 10 anos no banheiro do shopping. o cara já tinha duas passagens pelo mesmíssimo crime. assaltante tb, ameaça, rouba, mete revolver na cabeça das vítimas e não pega nada. e quando pega, sai logo.
a população criminosa brasileira subiu demais. é criminoso demais. é gente perversa demais.tentar passar, ainda que nas entrelinhas, que o criminoso padrão é predominantemente um criminoso que comete crime pra sobreviver, e que uma vez melhoradas as condições de sobrevivência ele milagrosamente vai sair do crime, seria de uma estupidez sem limites. Digo seria pq não é estupidez. é desonestidade. esses caras ai ditos "comunistas" sabem que isso não é verdade, mas repetem esse discurso para vender o peixe deles. vão mais longe: dizem, com todas as letras, que não existe solução imediata outra que não passe pela tal revolução comunista.
a lógica dos caras: se no curto prazo não tem solução via "eleições burguesas". a solução é se "organizando" (comprando os livrinhos deles, os cursinhos deles, financiando as palestrinhas deles, fazendo o pix pra conta deles etc.) para uma revolução. eles ganham dinheiro vendendo esse discurso delirante e não propõem absolutamente nada de concreto. não produzem nada. não oferecem nada. é só ideologia, e saibam: sou progressista, votei no Lula e tenho horror a extrema-direita, mas esse papinho de propaganda comunista não dá.
é inacreditável ouvir isso em pleno 2024. sabem que não vai ter revolução pooouuuurrrrra nenhuma, mas condicionam a solução dos problema a essa utópica revolução. e vcs já pararam para pensar em como se daria uma revolução nos dias atuais? quem é trabalhador? quem é burguês? e a massa de bandidos (estupradores, homicidas, latrocidas etc.) que já perdeu a humanidade há tempos entra onde nessa revolução? vao de um dia pro outro se tornar soldadinhos do bem? os "camaradas" vão desmilitarizar a tropa de ex-latrocidas?
Se 50% da população adulta fosse de policiais, ainda existiria criminalidade pq criminalidade é culpa da justiça e não da polícia.
Quer acabar com a criminalidade?
Faça-se cumprir as penas na integra, sem falhar um dia, sem saidinhas, sem visita(não é hotel), sem progressão de pena, sem condicional.
Faça o preso trabalhar na cadeia e não por um dia de a menos na pena, mas para ressarcir a sociedade e diminuír oa custos da estadia dele.
Ai quero ver quem não vai ter medo de cadeia.
Na minha cidade foi preso um criminoso com 37 passagens pela polícia, por crimes que dariam mais de 200 anos de cadeia, e tava na rua, com aval da "justiça ".
Foi preso por mais um homicídio, a morte de um policial após um assalto.
A solução é acabar com a PM q é a pior facção criminosa do Brasil. Ter policías de verdade com verdadeiros policiais, pessoas q sejam treinadas para proteger o povo e não para matar. E legalizar as drogas. Esse é o caminho
Ian é bem inteligente, espero que ele sempre esteja nas redes sociais. Não concordo sempre, mas sei o quanto ele é necessário.
Inteligente ? Você já procurou ir atrás de artigos ? Fontes primárias ? Especialistas de fato no assunto ? Ou se reduz a “aprender” com militante de RUclips ?
Eu já fui e na maioria das vezes ele tá certo, seus argumentos tem base acadêmica @@Davidsilva-id1wh
"militante do RUclips" gente nem responde, não conhece nada a respeito do trabalho do Ian e muito menos da soberana, não percam tempo.
Ele é inteligente mas no assunto da segurança pública ele foi uma lástima.
Se vc acha o Ian inteligente tenho uma péssima notícia...
É incrível o tamanho da honestidade intelectual nesse debate, parabéns 👏👏👏👏👏
só faltou a intelectualidade, a desigualdade social aumentou nos ultimos anos, não caiu
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
A revolução nunca ocorrerá seus fraquinhos, nunca terão forças.
@@marcosbenfica2731 pode ser mesmo que nunca aconteça, os idiotas são muitos, eles ganham em quantidade.
@@sism0 chora KKkKKakakakaka nunca ocorrerá
decepcionado que não respoderam o Pirula, no fim falaram que não tem solução e a pm tem que acabar. Quem sai da faculdade ou do trabalho de noite e precisa pegar um ônibus não vai concordar com esse discurso daí nunca
vc sabe que querer o fim da pm não é o mesmo que o fim da polícia, né?
@@marceloavila786 sei, Marcelo
@@HUGOVvvvvvvvvvvvvdesculpa a pergunta, é que muita gente não sabe disso.
Sim, no final o Pirula pareceu o mais consciente querendo uma resposta ao alívio imediato que não seja via violência. Tipo oq impede o estado chegar por projetos sócias? Sim, projetos sócias com: cultura,lazer, educação técnica(alí no ambiente de convívio periférico).
@@HUGOVvvvvvvvvvvvv
A PM é a pior facção criminosa do Brasil. Só serve para oprimir e matar o povo. É lógico q tem q acabar
É vendo um vídeo desse que eu descubro que não sou de esquerda. Que eu não era de direita, eu já sabia também. Acho que precisa de uma solução urgente e para já para a segurança pública e a desigualdade vai sendo diminuída aumentando investimentos em coisas básicas, como moradia, saneamento, educação e saúde. Só de oferecer uma renda básica a jovens que façam ensino profissionalizante e aumentando a oferta desses cursos absurdamente, já observaríamos uma diminuição da violência, uma vez que os homens jovens de 16 a 25 anos que não estudam e não trabalham são a maioria dos presidiários no país. Dar uma outra opção à essas pessoas pode ser um caminho
Qualquer solução para a segurança pública a partir da esquerda precisa passar pela universalização da escola de tempo integral!
O crime é, quase todo ele, infanto-juvenil!
Não resolveremos a questão da violência, deixando nossas crianças, 6 horas por dia, ao Deus dará!
Que papo é esse de que aumentar policiamento não ajuda em nada? É óbvio que não é uma medida que ataca a causa fundamental da violência, mas certamente ajuda a reduzir a violência nos bairros em que o maior policiamento é empregado. Qualquer viatura parada na esquina já representa uma maior sensação de segurança na população. O problema é que não existe governo com recursos suficientes para entupir a cidade de viaturas fazendo ronda 24 horas por dia, então é necessário, aliado ao aumento do policiamento, propor as políticas públicas capazes de solucionar o problema no longo prazo.
Dizer que a polícia é completamente inútil é papo de esquerdista delirante.
exato, ajuda *nos bairros em que o maior policiamento é empregado*, eh varrer pra debaixo do tapete, se pegar os países socialistas E os capitalistas com menos crimes, eles também tem menos policia nas ruas e as policias tem menos armamentos, pq empurrar os bandidos de uma área pra outra não reduz o numero de bandidos
Cidade limpa, bem cuidada e iluminada... também diminui.
Pois é. Infelizmente essa bolha da esquerda da internet pega muito discurso pronto da bolha ao lado, as esquerdas universitárias dos DCEs da vida, e repetem sem análise nenhuma. Os caras tem ranço de polícia por que levam revista de PM enquanto porta maconha, é tradição já.
É óbvio que maior policiamento aumenta a segurança a curto prazo, mesmo que de forma paliativa. Eles pegaram o discurso anti guerra às drogas (onde proibir e punir realmente não vai diminuir o tráfico, já que o que gera o tráfico é a demanda) e aplicam pra uma situação completamente diversa.
A própria China, Coréia Popular, URSS, Vietnam têm penas pesadíssimas pra crimes violentos, mas os caras vão ignorar.
@@tmliborio Bem lembrado, cara! Isso também ajuda muito.
Ter uma viatura perto de você pode te trazer paz se você é branco. Eu sou branca então nem tenho experiência nisso, mas foi algo que um amigo me abriu os olhos. Segurança pública é feita com diminuição da desigualdade social, investimento na estrutura dos centros urbanos, revisão da legislação e afins
não é só redução de desigualdade..
a punição tmb é fundamental
sensação de impunidade é o que faz muita gente fazer merda
Só olhar o que a China faz com seus n44rc0 cr11mminosos, naquele pique que os b00llsonaristas sonham.
Punição principalmente pros bandidos fardados. A todo momento PMs invadem a favela pra matar o povo e nada acontece
A esquerda chega treme depois que lê isso
Pois sim, pra combater a sensação, é preciso divulgar quanto pobre é preso por nada. A impunidade brasileira é real, mas é pra rico.
@@LucasCAPS pra pobre tmb.
exemplo.
minha amiga foi roubada no centro do rio, (levaram o celular dela).. ela conseguiu rapidamente achar uns policiais que conseguiram achar os caras.. pegaram eles EM FLAGRANTE.. e adivinha.. todos tinham no minimo 5 passagens pela policia.. um deles o policial ja conhecia, e disse que ja tinha detido ele mais de uma vez.. se isso não é impunidade não sei mais o que é
A questão do Pirulla é que precisamos ser pragmáticos. Sabemos que não resolveremos segurança pública com mais repressão, ok. Mas se vamos participar das eleições burguesas, então que façamos o jogo deles. Custa o que falar que tem que punir bandido? Pode até reverter o jogo. Falar que o crime não diminui porque a polícia só bate em pobre. Se for eleito vai fazer a polícia cancelar cnpj, de todo empresário corrupto.
O Ian não participa de eleição, nem está num partido político. Ele até pode falar isso, mas vai reverter voto pra quem se ele não está na política partidária?
A ideia do Ian é mais de conscientização da realidade do sistema, com intuito de incentivar a organização da classe, não de gerar eleitores de esquerda.
Exato!! Eu sempre pego o exemplo daquela empresária que foi condenada a pena de morte no Vietnã, até a direita brasileira pegou aquilo e deu ênfase. Eles nem se ligaram que usaram o exemplo de um país socialista. É tão difícil dizer o que o povo quer ouvir?
mas vai falar e nao fazer ? depois que ganhar e nao fizer o que falou acontece o que ?
@@Bombax277 e quando você lembra que foi em um pais socialista eles ainda concordam com a ideia ? pq quando a china ameaca de prender bilionario a direita fica apontando pra ditadura, eles concordarem com pena de morte e concordarem com punir ricasso sao duas coisas distintas
Repressão não resolve? Em que mundo? Pega a Lei Seca como exemplo… mais repressão não resolveu?
Eu como policial discordo em partes do Ian, realmente a gente resolve o problema da segurança pública resolvendo o problema da desigualdade social, no entanto a atividade policial com mais eficiência também diminui a criminalidade, um estuprador que faz 1 vitima por mês, se através da atividade policial conseguir manter ele 7 anos presos, é só fazer a conta de quantos estupros está se evitando
Não temos solução a curto prazo. El Salvador: eu sou uma piada para você.
Eles simplesmente dizem "não existem estudos que mostrem relação entre punição e criminalidade" e pronto, não precisam provar. Fiz uma pesquisa de um minuto e já achei estudos que mostram a relação.
Eis o trecho de um deles:
"Our results show that the criminal justice system exerts a large influence on crime activity. Increasing the risk of apprehension and conviction is more influential in reducing crime than raising the expected severity of punishment."
Bun et al., "Crime, deterrence and punishment revisited"
Mostraram que aumentar o risco de punição diminui a criminalidade, embora aumentar a severidade das penas tenha efeito menor.
Vaza fascista
os números mostram uma diminuição, mas assassinato de pessoas de forma galopante e prisões absurdas. Inúmeras pessoas inocentes pagando o preço.
Você aceitaria que o Lula começasse a tomar decisões arbitrárias de desrespeito à constituição e aos direitos humanos, ignorando todos requisitos legais para a restrição de direitos individuais de pessoas, onde você pode se tornar vítima disso? E se o Lula ou o Bolsonaro ou quem quer que seja usar esse regime ditatorial para agravar a opressão estatal contra a população em favor de um pequeno grupo de pessoas beneficiárias do estado? Em El Salvador existem milhares de inocentes presos, que assim como você são trabalhadores, mas estão sem o seu direito de defesa. Se você fosse preso injustamente num regime desse, você aceitaria sua prisão em nome da diminuição dos índices de violência?
O cara acaba de falar que na Finlândia a violência é baixíssima por n motivos e em seguida conclui que é impossível diminuir a violência nesse sistema... No mínimo incongruente
fora o fato de la ter uns 2 pessoas por metro²
Galera tem que parar de tentar usar países minúsculos como exemplo pro Brasil..
Nessa o Pirula tá correto, as condições atuais são as que estão dadas, a gente tem que ter um projeto real sobre segurançca pra classe trabalhadora. Pra hoje.
"Não tem solução a curto prazo" kkkkkkkkkkk, e...?! O pobre que tem revolver apontado na cara enquanto volta do trabalho HOJE não vai esperar que a educação de qualidade tire a criança que tem 8 anos hoje da vida do crime no futuro. Tem que REPRIMIR a bandidagem HOJE.
Mas a polícia não reprime bandidagem, reprime pobre.
@@pedroh.pereira8292 tá bom
@@pedroh.pereira8292 Isso aí é demagogia de militante de DCE, e é um desserviço pra discussão sobre o assunto, por que pro povão que lê isso tu tá equiparando bandido com pobre.
@@pedroh.pereira8292Se o bandido for pobre então tem q continuar reprimindo.
A solução é acabar com a PM q é a pior facção criminosa do Brasil. Ter policías de verdade com verdadeiros policiais, pessoas q sejam treinadas para proteger o povo e não para matar. E legalizar as drogas. Esse é o caminho
Essa é a parte que sempre me distanciou da esquerda, esse discurso de querer justificar o roubo através da desigualdade, o pobre que se esforça em ser honesto e escuta um discurso desse não aceita isso!
nao eh justificar, eh reconhecer o obvio, quando trabalho nao recompenca, burro eh quem nao vira bandido, eu sou um desses burros que fecho o olho pro patrão cometendo crimes pra nao perder o emprego, enquanto esse mesmo patrao fala que politico eh tudo ladrao, alguns com mais coragem que eu percebem que se for trabalhar pra bandido melhor ganhar bem pra isso
@@Sauvva_ enquanto existir pessoas pobres e honestas seu argumento não fará sentido.
@@Thiagooluigi não, cara. O seu é que não faz. Se houver UM pobre cooptado pelo crime, o argumento de que caráter é a única medida cai por terra. E no caso, tem milhares, potencialmente milhões, já que os crimes são sub notificados. Você inverteu o argumento sem pensar 1 segundo sobre ele.
@@Thiagooluigi Voce consegue passar pela mesma provação do seu igual? Todo mundo sofre nesse Brasil, mas uns sofrem mais que outros, voce conseguiria passar pela provação de cada pessoa desse Brasil e continuar idôneo? Se tu responder sim, posso te considerar o novo Jesus Cristo.
@@Sauvva_ bоiоlа
Antes de fazer a revolução, que não vai acontecer (podem me cobrar) em 2024, nem em 2025, 2026, 2027, 2028, 2029, 2030, tem que ter uma demonstração aplicada dos resultados que podem ser obtidos pelo conjunto de políticas econômicas, sociais e de segurança pública em determinados locais escolhidos. Deveriam concentrar todo esforço em determinado estado ou cidade, para mostrar como deve ser feito, dando um aperitivo do que se pode conseguir. Isso é melhor que falar que só dá pra fazer quando tiver revolução. É como meu professor diz, entre o 0% e o 100% de fazer ou não aplicar uma política de governança, por exemplo, existe o 12%, o 47%, 61%, 85%, etc. Não é tudo ou nada. Não é necessário ter todos os instrumentos e elementos na mão para fazer alguma coisa bem proveitosa. Até porque quando a revolução chega, ainda não se tem todos os instrumentos e condições na mão (aí entram as discussões das tarefas do pós revolução, que geram tantas disputas políticas entre políticos revolucionários)
Infelizmente camaradas, esse papo não cola com a população. O povo quer segurança hoje, não daqui 20 anos. Tem que haver um jeito de pelo menos mitigar, diminuir, sei lá.
Calma, vamos dar educação de qualidade, a criança de hoje se Deus quiser não entrará na vida do crime e em 2045 você poderá andar com o seu iphone 35 na mão sem problemas.
Esses caras estão a espera da revolução, que nunca vai existir para reparar isso kkkkkk delírio de comunista
É exatamente isso. As pessoas estão sendo assassinadas agora. Os trabalhadores estão sendo assaltados agora, na porta de casa, nas paradas de ônibus. A gente não consegue dar uma resposta a isso. Aí é só o que os fascistóides querem.
seguindo o que vc falou não vamos ter segurança hoje e nem daqui a 20 anos
A solução é acabar com a PM q é a pior facção criminosa do Brasil. Ter policías de verdade com verdadeiros policiais, pessoas q sejam treinadas para proteger o povo e não para matar. E legalizar as drogas. Esse é o caminho
Ta, ok . Mas como vai resolver meu problema amanhã? Q não posso voltar de noite pra casa com medo? Falar em longo prazo só é fácil quando vc não tá no risco
não existe atalho. Tudo leva seu tempo, sejam 10 ou 100 anos, o tempo vai passar de qualquer forma.
Pra educação INVENTAM soluções a curto prazo.
A solução é acabar com a PM q é a pior facção criminosa do Brasil. Ter policías de verdade com verdadeiros policiais, pessoas q sejam treinadas para proteger o povo e não para matar. E legalizar as drogas. Esse é o caminho
Então a esquerda vai ter que liberar as armas para que eu possa me defender. Se eles não vão pois supostamente não tem solução, beleza, mas o cara que vier me assaltar não levará as minhas coisas facilmente. A solução é de longo prazo e estamos no meio da guerra. Infelizmente, ele foi vítima, mas não serei mais uma vítima do sistema.
Esse discurso não “convence” nem uma pessoa tão moderada, bem intencionada e inteligente quanto o Pirula! Kkkk
Desse jeito, sendo de esquerda, vou ter que votar na centro-direita. Trabalhador não assalta, esses dois xaropes acreditam que os bandidos do passado sao o mesmo de hoje, que pintam e bordam com o trabalhador...
Esse vídeo é essencial para entender o pq a esquerda apanha da direita nas urnas nesse tema. Um bando de moleque branco que não pisa na rua. Falta rua e entendimento comum pra esquerda
Exato.. O próprio Ian disse uma vez, que ficou sendo sustentado pela mãe um tempo.....
Falou o fascista q eu aposto q deve ser defensor da PM
@@Binho_DBZ continua com esse papinho de neném que verás Bolsonaro retornar ao poder. É isso o que vc e essas crianças comunistas fazem com comentários desse tipo.
@@simoneazevedo8732o que cê aprontou não contribui em nada, nmrl que bom que ele precisou uma época e a mãe pôde ajudar, eu desejo isso a todas as famílias. Pior seria se fosse o contrário, não? Mas o que o camarada do comentário disse entra muito no lance da interpretação, esse tema dá a entender isso de fato mesmo que a gente saiba que não é
Aqui no Sul hoje,um homem entrou em uma loja de celulares p roubar.O dono da loja meteu bala.Foi lindo ♥️
Falar que o problema da violência no Brasil é culpa exclusivamente da Desigualdade Social é chamar o Pobre de bandido, meus país e avós sempre foram pobres mas nem por isso foram pro crime
"Falar que o problema da violência no Brasil é culpa exclusivamente da desigualdade social é chamar o pobre de bandido"
Deve ser cria do mbl, especialista em criar espantalho argumentativo tosco contra quem discorda, típico de vcs.
Nem toda pessoa passando por necessidades pensa igual seus avos ou eu, larga de ser tapado. A desigualdade é sim o único fator que motiva uma pessoa sem consenso ético de que ir para o lado do crime é a solução para ela conseguir viver.
Cara, desculpa, isso está completamente descolado da realidade, é mto papo de quem não faz nem ideia da realidade em uma “quebrada”, eu cresci ouvindo homens adultos dizendo “eu trabalho pq tem cadeia”.
Amigo, eu não voto no cara da direita pq eu sei o câncer que esse cara é, e eu não voto no da esquerda pq eh tenho certeza absoluta que ele não vai conseguir mudar a desigualdade social, mas ele vai deixa a deseja e muito na segurança.
Eu moro perto de uma estação, os assaltos eram constantes, a população reclamou, fez tanta pressão, que hoje fica uma van da polícia militar, eles podem estar encostado na vanzinha jogando candy crush, mas só por eles estarem lá, ACABOU O PROBLEMA COM ASSALTOS NO BAIRRO, claro que eles continuam assaltando em outro ponto da cidade, não é como se isso fosse uma solução definitiva, mas eu te garanto que pra mim é qualquer um dos meus vizinhos ao redor da estação, você vai ouvir que foi um jeito e resolveu.
A esquerda iria argumentar que a violencia foi para outro lugar.
Sinceramente
E a esquerda diz que policiamento piora a violencia. A maioria da esquerda é playboy que mora em condominio que não sabe como funciona a realidade.
@@nicolasluna6752 e foi, ou vc acha que o ladrão se desintegrou no ar?
Entao a solução é colocar um policial a cada esquina. Ja pode se preparar pra fazer filho, uns 10 de preferencia e ainda vai ter que derrubar a austeridade fiscal desse país ja que vai precisar de mais concurso, ou seja, solução falsa. Pra voces desse bairro foi uma maravilha pro bairro vizinho foi uma pesadelo.
comentário perfeito! Mas os pseudo intelectuais esquerdistas adoram dar murro em ponta de faca.
Também não voto mais em esquerda pelo mesmo motivo.
Existem regiões dentro da cidade de São Paulo que são mais seguras que outras. A desigualdade é a única explicação? Além disso, o que o Emílio falou sobre UPP está totalmente errado, 100% do que ele falou (desde justificativa até o desfecho).
Verdade..
Perfeito argumento. Lugares mais ricas, policiadas e com turistas, tem taxas de criminalidade muito menor. E teoricamente, é o lugar onde a "desigualdade" é maior, já que os ricos frequentam, e os pobres trabalham no mesmo local.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK meu deus, policial maxista, que piada kkkkkkkkkk
respondendo o questionamento do Pirula (e discordando um pouco do Ian), o que abaixaria a criminalidade a curto prazo não é a dureza da punição, mas sim a certeza. Em um país que 90% dos homicidios não sao resolvidos o bandido não só nao vai, como nem pensa em cadeia. Mas um trabalho eficiente de inteligencia com investimento em logistica e tecnologia torna o país mais efetivo em resolver crimes e punir o criminoso, agora, vai zerar a criminalidade? não, não vai. Nao tinhamos no Brasil nem um banco integrado de DNA com cruzamento de dados por exemplo até decada passada (pqp, isso é medieval, 4ss4ss1n4at0 e 3stupr0 eram resolvidos na base do tarot até uns 10 anos atras, e não precisa ser de esquerda ou de direita pra achar isso uma desgraça). Citando um exemplo que li no jornal uma vez uns 10 atras: uma mulher foi 3stupr4d4 na Alemanha dentro de um carro no meio do mato, portanto sem testemunhas ou cameras, mas com a coleta do DNA, impressoes digitais e 3sp3rm4 do criminoso e com o banco de dados pegaram ele em poquissimo tempo, coisa de umas 48 horas se não me engano (alguem vê isso acontecendo aqui?), mas aí teria um outro problema que é o sobrecarregarremento do judiciario (milhares de presos aguardando julgamento em um sistema prisional lotao). concluindo que para responder o problema que o Pirula colocou só mesmo investimento pesado, mas não vejo isso sendo feito também, e nem sei se isso reduzirá a criminalidade, mas pelo menos reduziria a impunidade
Gostei do seu ponto. Não vi eles falando do crime organizado, que hoje não atua só com drogas e contrabando. Não vejo que essa visão do Ian e do Emílio funciona sem um órgão de polícia que esteja na rua.
Sim, quem estuda criminologia sabe que a certeza de ser pego é mais eficiente, mas tem Contrapontos, obviamente, questões como perda de liberdade civil, risco de abuso de poder por parte da polícia, mais mortes nas favelas.
Quais livros você leu para tal conhecimento?
@@dosantosrod sobre a certeza da pena ser mais efetiva que a duração: isso é aula 1 de criminologia, é praticamente conhecimento pacificado na academia e se encontra facilmente em varios artigos academicos, pra citar um exemplo tem o Daniel Nagin
@@abnerbarboza6158 o negocio dos comunoinfluencers é só esperar a poha da revolução e qualquer outra coisa não serve, ou é neoliberalismo
Sim, a mudança acintece de acordo com a diminuição da desigualdade, mas é papo de id10t4 negar a necessidade de uma segurança pública enquanto isso não acontecer
A solução é acabar com a PM q é a pior facção criminosa do Brasil. Ter policías de verdade com verdadeiros policiais, pessoas q sejam treinadas para proteger o povo e não para matar. E legalizar as drogas. Esse é o caminho
Nós temos a esquerda que a direita adora. Esse discurso sobre segurança pública não é real. Acredito também que esses mesmos que estão argumentando sobre o tema não são moradores de favela. E, provavelmente, eles não são afetados diretamente como eu e uma esmagadora maioria da sociedade. Essa retórica da década de 1970, constituida em lados, negligencia o mundo lá fora. Até por isso não faz sentido.
finalmente um podcast à altura do ian🙌🙌🙌🙌
Misericórdia 🤦🏽♂️🤦🏽♂️🤦🏽♂️, morei 8 anos em favela no RJ, e posso afirmar, mais de 90% da população de lá é trabalhador, meu Deus que vergonha desses rapazes 🤦🏽♂️
Medidas de curto prazo:
Condições melhores para os policiais ( Carro, moto, equipamentos etc)
* Melhoraria dos sistemas de monitoramento ( câmeras em locais estratégicos com monitoramento simultâneo)
* Aumento da pena para crimes como roubo a mão armada e receptação.
* O preso deverá cumprir a pena total, sem possibilidade de sair antes do prazo estabelecido por lei.
* Transformar a GCM em policial Municipal.
Além disso podemos colocar em áreas que tem maior histórico de violência
A solução é acabar com a PM q é a pior facção criminosa do Brasil. Ter policías de verdade com verdadeiros policiais, pessoas q sejam treinadas para proteger o povo e não para matar. E legalizar as drogas. Esse é o caminho
Cara. Sigo o Ian e me baseio muito no que ele fala. Mas tenho que reconhecer que o Pirula foi o mais sensato nessa conversa. Ele faz um apontamento objetivo, enquanto os outros ficam dando uma resposta verdadeira, óbvio, mas não concreta. Acaba parecendo que o comunismo é somente utópico, ou que fica aguardando que o sistema atual atinja um ponto de ruptura e chegue um colapso pra haver mudança.
"quem paga a banda escolhe a música"
bah nem sempre né, a banda já tem setlist fixo.
muito bem-vinda a presença do pirulla, esse contraponto honesto é muito importante.
Do RJ. Vou assistir pela TV. Grande IAN NEVES !!!
Maravilhoso ouvi-los! ❤🙏
Só uma observação:
-" A população não entende que o problema é de desigualdade social,porque nota que nas classes A,B,C D,E há indivíduos que cometem crimes e há aqueles que jamais cometem. 🤔🤔🤔
Pirula tem pés no chão. Achava que educar e conscientizar era solução. 4 quatro homens armados,esmurrando meu carro para me assaltar e levar,frente túnel Enseada,Guarujá SP, imaginem se não bati palmas para esse carioca quando colocou a polícia no Guarujá/SP.
Né
E sobre as pessoas q sofrem violência policial? Vc só pensa em vc?
Eu trabalho na engenharia e mano se eu disser que sou de esquerda o povo de ignora, me isola mesmo já passei por isso em uma empresa na época da eleição do BURROnero e chegou ao ponto deu pedir a conta para mudar de empresa e nesta eu nem falo nada 😢
Eu trabalho em quartel e me sinto um ET.
mas é burrice mesmo
Sou engenheiro e trabalho como profissional autonomo, prestando serviços pra algumas empresas. Não vejo uma predominancia da direita no campo, vejo um cenário bem dividido, poucos extremistas. Esquerdistas revolucionários como o Ian, Nenhum.
@@efraimalmeida6459 um cenário bem divido, onde todo mundo eh de centro... ate que se prove o contrario
imagina se tu tivesse comentado isso embaixo de alguem falando que tem que fingir que não eh de esquerda pra não ser escanteado
@@Sauvva_ sim, a maioria é de centro, os extremistas são poucos. Ou você acha que a maioria é comunista planejando a revolução secretamente ?
A questão da escola civico militar, na minha cidade funcionou muito bem. Sumiram os traficantes da escola, as notas melhoraram, os professores estão trabalhando melhor pois agora são respeitados, os alunos são responsáveis pela horta da escola e tem aulas de música, os pais estão satisfeitos com o resultado escolar, era a pior escola da cidade, (meu filho já estudou nesta escola) antes era o que sobrava, agora tem fila de espera.
Não é escola militar, eles estão lá só para dar segurança e não dão pitaco em alunos nem no conteúdo ensinado, ate onde sei o salário médio é 3.5 mil reais.
Garanto que não sou de direita, muito menos Bolsonarista.
Não julgo quem concebeu o projeto, mas sim o resultado, isso é o que interessa a sociedade.
Não confiem em mim, pesquisem e formem a sua própria opinião.
EEB Joaquim Ramos, em Criciúma.
Quanto a questão global da violência, é óbvio que a diminuição da pobreza será a melhor política pública.
Mesmo assim sempre existirão bandidos, então gostaria de ver a polícia bem preparada e armada.
Funcionou pq teve investimento. Foi proposital os sucateamento anteriores.
E em outras escolas cívico militar há uma certa discriminação/exclusão de alunos pobres.
Jogue no RUclips Daniel cara grande pesquisador
Com investimento e interesse do estado da para fazer isso em qualquer escola comum, não precisa desviar o militar de sua função
@@1692lop Sucateamento por parte de quem então? Os gestores são os pedagogos concursados, professores, etc. Será que o que deu resultado foi pararem com a ideia de ficar passando a mão na cabeça de tudo de errado que alguns "alunos" fazem dentro de sala?
@@diegoherzog8740os gestores, professores seguem leis impostas pelo governador ou seja, eles são funcionários.
Falou o fascista
Vcs discutem isso como se fosse melhora da desigualdade OU aumento policial. Não há essa dicotomia. Essas.coisas podem andar juntas e sim, melhoram a questão da segurança tanto no médio quanto a longo prazo.
Foi assim na China, em Detroit e Nova Iorque.
Que eu saiba, na China nem se vê muita polícia na rua
@@redcityyy experimente dar um tiro em alguem na China.
15:00
Emílio: "A solução que o trabalhador tem é violenta"
(olha pra cara séria do Pirula)
Emílio: (cara de incômodo) "É uma solução social... é que você não tá pensando... Você tá pensando no trabalhador e (...)"
Pirula: "É, sua frase ficou estranha..."
Emílio: (visivelmente incomodado) "Não, não ficou estranha!"
Amigos, cuidado com a bolha. Pensem que pessoas mais vulneráveis e novas nesse debate podem estar assistindo a isso. Você realmente quer passar a impressão que passou, Emílio? Se você entende o que o Pirula está trazendo, abra-se ao debate, permita que esse assunto também permeie o que vocês estão conversando.
E muito fácil tirar essas falas de contexto para dizerem que os porbres cometem crimes porque são pobres.
Principal fator da violência é desigualdade social... Ou seja: pobre é violento
Negativo. Os pobres são forçados a isso. Mas o problema principal é que os maiores bandidos não são punidos porque são ricos e giram o ciclo de violência onde só o pobre irá preso.
@@dion5804 pobres são forçados a serem violentos. É isso que você disse?
Não temos ricos ou classe média cometendo crimes e nem pobres honestos
@@paulaqueirosz estou tirando a conclusão da frase do cara no vídeo
Não disse que eu concordo
Para mim o que derruba esse argumento é o fato de ter tanto crime de colarinho branco. Se a desigualdade fosse o principal problema, quem é mais rico não teria que roubar, pois não é afetado pelos problemas da desigualdade. Porém entre o ladrão de celular e o político corrupto, o fator comum é a impunidade
O Crime aqui em Goiás diminuiu pra cacete depois que o Caiado aumentou o policiamento.
Concordo com tudo que foi dito sobre a solução a longo prazo ser a redução da desigualdade. Mas a curto prazo, defender o uso correto (por exemplo com gravação ininterrupta) de câmeras corporais por policiais não poderia ser uma pauta "mais concreta" de segurança pública a curto-prazo benéfica à esquerda? Existem estatísticas de que se reduziram tanto o número de mortes de policiais quanto de mortes decorrentes por abordagens. Vemos hoje em SP os bolsonaristas Tarcísio e o Derrite atuando por um desmonte dessa infraestrutura.
TA, mas a população no geral não está preocupada com mortes por abordagens policiais, mas sim mortes por criminosos, em assaltos e tal. Se a esquerda só ficar falando de cameras em policiais, o cidadão médio vai ver e pensar: é a esquerda querendo punir policiais e nada mais
GOSTEI DA RESPOSTA SOBRE NÍVEL DE EDUCAÇÃO IAN, VOCÊ CONQUISTOU A CONFIANÇA DESTE CIDADÃO AQUI.
SANTOS, RECIFE.
📚⚖️🖋️
Um cara sai do seu bairro e sem querer entra em outro, os "desafortunados" do outro o pegam, o esquartejam, cortam seus pedaços e colocam em sacos de lixo na estrada, motivo: porque sim. Como a desigualdade social explica gente que mata só porque sim? Então vamos recorrer á banalidade do mal apresentada por Arendt para explicar o jovem desafortunado que corta e atira em pessoas inocentes porque sim. Não é espantalho, aconteceu em salvador, bahia semana passada.
Existe uma geração que nem com EMPREGO, renda média pra ser um cidadão 'comum', iria querer ter essa vida 'normal'. O mundo ficou diferente, a internet derreteu a mente dos jovens, sei lá... algo aconteceu, em São Paulo jovens MATAM pessoas para roubar a moto, curtir no funk fim de semana e depois descartam, quebram, tiram peças, e fica por isso mesmo. Não é só por causa da desigualdade.
Cara, seria necessário olhar essa situação mais a fundo. Não me cai que alguém simplesmente matou sem motivo nenhum (há algum, seja social, econômico ou até psicológico).
E se esse for o caso, isso torna isso uma excessão e não regra, até pq o debate é sobre a ocorrência do crime de forma sistemática/ estrutural.
Vc pode me passar algum link sobre essa notícia? Não sabia sobre.
@@anaraiz7513 Esquartejamento de corpos realizado por facções não é exceção não, amigo, é tão comum que o termo se tornou "mexicanização dos corpos", e não precisa pesquisar muito para ver assassinatos em massa de gente inocente "porque sim", gente que entra em favela e é destruída "porque sim". Mas no seguinte caso que você pede, pesquise: "conheça jovem encontrado esquartejado em Salvador ", junto a essa notícia vai aparecer na pesquisa várias notícias do mesmo caso, depois vai aparecer notícias de outros casos em outros estados. Enfim, segue sua resposta., espero que ache fácil o resultado na sua busca, aqui foi de primeira.
@@carloslecker6674 Tu acha que facção é essa bagunça? Eles esperam alguem de outro bairro pra matar porque sim? Que um cara entra em uma escola e mata um monte porque sim? Visão de mundo mais simples não existe. Claro q existe maluco no mundo, mas ai tu ta simplificando de um jeito que n da nem pra conversar.
@@anaraiz7513 cara, tem varios casos desses acontencendo no Brasil, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e etc.
Achei a resposta incompleta, no final das contas o que o Pirula tava perguntando era “quais seriam as propostas de um comunista para a segurança pública nas eleições de AGORA”, e só dizer que não existem soluções definitivas no capitalismo é pouco. Pode não existir a solução definitiva, mas existem propostas pra nossa realidade ser menos pior ou para que a gente construa o caminho até a revolução. Nós, como comunistas, temos que dominar o conhecimento de Brasil e ter propostas na ponta da língua que não vão resolver, mas que comece a colocar a revolução no horizonte.
Pegar a década de 2000 como exemplo é complicado, porque de 2003 (data em que foi promulgada a lei de drogas) pra cá a população carcerária aumentou quase que em 5 vezes.
Concordo plenamente que mais punitivismo não resolve a questão, mas o exemplo é infeliz.
Isso, me confundi com data!
@@SamuelFerreira-gc9zbolha concordo q mais polícia nao resolve,porem a questão sa violência nao desigualdade e sim a glamourização do crime,pq e legal ser bandido, sou da favela e a maioria das pessoas q viraram criminosos foi por status social
Conhecia o Pirula só com os reacts do Humberto. Mas achei ele muito necessário nesse podcast. Questões muito inteligentes.
Inteligente? Maioria dos cidadãos médios possuem essas ideias. Os comunistas que estão fora da realidade
👏👏👏👏 ótimo papo, camaradas. Vamos lutar
E não sei aonde esse pessoal mora, mas aqui amigo, jorra emprego e a galera mesmo assim quer estar no mundo do crime... O brasil é um pais GIGANTE, com várias formas de pensar e ver o mundo. Você falou tudo que penso, tipo, cara como você chega pro seu zé que foi roubado e que só trabalha para um salário mínimo, qe a solução dos problemas é ele sentar e esperar a desigualdade acabar... se a desigualdade acabar hoje, ainda hoje terá assaltado amigo... por que no brasil poucos assaltam para sobreviver... eles assaltam por que a empresa deles (facção) ordena
Pra angústia do Pirula, de pensar o que a esquerda pode se propor a ter uma solução de curto prazo (aliás, é bom definir o que se entende por curto, médio e longo prazo) penso no rolé de Medellin dos centros sociais enormes no meio de áreas de vulnerabilidade social (e de criminalidade). Não sei muito, mas a ideia é da instalação desses centros de milhões de serviços públicos dentro ou nas redondezas dos territórios sociovulneráveis. Acho que é uma ideia de deixar claro a presença do Estado no local, usar de dissuasão. Ser uma opção que se contrapõe ao crime, que parece ser a única opção viável. Será? É curto prazo?
tao fazendo isso no Para, chamam de uzinas da paz, eh um centro comunitário que da cursos, tem eventos todo mês, atendimento medico e delegacia, mas tem muito poucos pq a manutencao eh cara, as vagas de cursos acabam no mesmo dia que sao ofertadas, eh viavel quando pregam austeridade fiscal ? quando vamos saber se eh efetivo ? daqui a uns 10 anos? da pra manter isso por 10 anos quando tem limite de reeleicao ? e da pra dizer que fazer isso nao eh trabalhar na reducao de desigualdade ? pq isso esta dando acesso a coisas que nao seriam disponiveis nessas areas sem investimento do governo, o governador que fez isso foi o Helder barbalho que foi apoiado pelo PT que nao tinha candidato a governador
Eu moro numa vila que a solução paliativa ocorreu em dois momentos distintos, uma upp que ficou presente 4 anos, e trafico de pó pesado por um ano e meio, nessas duas épocas não tinha violência no bairro, hoje em dia que não tem nem um nem outro impossível andar na rua a noite.
Policiamento ostensivo de fato não funciona pra isso (e sim pra repressão), mas propostas que envolvam investir e fortalecer a parte investigativa da polícia, especialmente direcionadas a encontrar e prender a origem do crime organizado que todos sabem que não está na favela, mas em condomínios de luxo, podem ser mais efetivos como proposta política eleitoral, teria alguma efetividade se fosse colocada em prática de verdade, e poderia ser um canal importante para politizar o debate da segurança pública explicitando que até nas atividades capitalistas ilegais tem exploração e burgueses, conseguindo inclusive aumentar o parco (mas sempre existente) apoio a esquerda nas forças de segurança, ajudando a acirrar a luta de classes ou mostrar essa luta acontecendo inclusive no crime orgnizado. Tbm esse tipo de proposta pode contribuir para o debate sobre a questão da austeridade e do gasto público.
El salvador tem militar saindo até de bueiro agora, e se tornou o país mais seguro do mundo
ÓBVIO, QUE ALMEIJO UMA SOCIEDADE COM EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA. MAS ISSO NÃO BASTA. A EDUCAÇÃO POLÍTICA É INDISPENSÁVEL.
SANTOS, RECIFE
📚⚖️🖋️
Discordo totalmente que não tem solução a curto prazo. Os lugares que conseguiram reduzir a criminalidade a curto prazo alinharam a repressão a políticas sociais. Colômbia, Alguns países da Europa e até alguns estados do Brasil, como o Espírito Santo, que inclusive o governador é de centro esquerda.
A solução é acabar com a PM q é a pior facção criminosa do Brasil. Ter policías de verdade com verdadeiros policiais, pessoas q sejam treinadas para proteger o povo e não para matar. E legalizar as drogas. Esse é o caminho
"vc resolve mostrando pra população que a solução não é colocar mais polícia na rua". Isso é o que chamamos de "bolha", o influenciador de esquerda acha q pq alcançou seu público, vai alcançar a grande massa com essa ideia maravilhosa
são muito prepotentes, e acham que qualquer um cai no Papinho deles.
É muito engraçado kkkkk, nem sou comunistas mas assisto canais comunistas diariamente, o delírio de algo que não vai chegar a lugar nenhum é uma delícia.
E os donos do canal ainda são contra debates com opiniões divergentes... aí dá nisso..
Vc acha q todo mundo é playboy fascista q nem vc e gosta dos bandidos fardados? A "polícia" pro povo significa violência
@@RNvideosedits
Falou o playboy
O problema da segurança pública não é 100% desigualdade social. O cara que rouba comida, que rouba algo para sobreviver diante do desespero, esse crime sim é fruto da desigualdade social. Mas vamos lá, e o estelionato, roubo de carga, tráfico, estupr0, feminicidi0, roubo de carros, contrabando, falcificação, sequestr0 e muitos outros tipos de crime que atentam contra a vida e dignidade humana, isso não tem nada haver com desigualdade. Isso é fruto de pessoas ruins, de mal carater e que precisam ser afastadas da sociedade! O problema do Brasil, no que se diz respeito a segurança pública é que o estado perdeu o controle de tudo, especialmente do sistema prisional. Precisamos de leis mais duras, leis exemplares e de um sistema prisional e de justiça robusto, que não seja leniente com crimes violentos e cruéis. Precisamos de punições altas e severas para acabar com essa sensação de impunidade que paira no Brasil inteiro.
Quem rouba, mata, estupr@, pratica estelionato e coisas do tipo não quer um emprego, fazer faculdade e ser um cidadão, esse tipo de gente é cruel, vil e muitos tem traços de psicopatia, não é justiça social o problema ai, não podemos ser levianos, até porque isso está em todas as classes sociais.
Não tem nada a ver com alguma característica psicológica inerente nesses bandidos violentos. Não tem nada a ver com uma patologia específica, como psicopatia. Se você voltar no tempo vai ver que esses bandidos tiveram uma educação da família de m****, escola de m**** e amizades de m*****. Tiveram uma cultura de influências m**** em suma. Psicopatia num sentido biológico você encontra em pessoas morais em sociedades saudáveis, felizes e fraternas. A manifestação violenta ou danosa de comportamentos, quando não é residual e inevitável da complexidade e tendências do organismo humano, é sinal de que é a cultura e a materialidade que gera esses monstros cretinos
Não po. Aumentar o policiamento não adianta nada no curto prazo. Por isso El Salvador é hoje o país mais seguro da América Latina.
E não, ninguém está defendendo que essa seja a solução no longo prazo.
Mt descolado da realidade. Enquanto mais ouço esses caras da "esquerda radical" mais de centro esquerda me posiciono. Falta pragmatismo nesses caras.
Qualquer pessoa que escuta o Ian Neves e concorda com o que ele diz, tem que ser internado! Me admira alguém em 2024 concordar com Ian e Pirula.
Fazendo o q aqui fascista?
@@Binho_DBZ Stalin, Lula e Fidel Castro teriam vergonha desse Ian Neves
@@LucreziaCacciatore
Falou o comedor de capim
@@Binho_DBZ volta pro quartel pra cantar pro seu mito
@@LucreziaCacciatore
O gado é vc
Acho que o Pirulla se expresou errado falando de "solução a curto prazo" O que eu percebo que ele quis expresar é "aliviante a curto prazo" ou alguma estratégia pra ganhar tempo enquanto os planos mais a futuro ganham força.
Presidente de El Salvador tem colocado em prática o sonho de toda extrema direita!
Assim como o Presidente de Nicarágua colocou em prática o sonho de toda Extrema Esquerda.
@@RNvideosedits
Fascistas são de extrema direita
@@Binho_DBZ dane-se oque tu pensa Anarco-Com.
@@RNvideosedits
Volte pro pasto, gado
Fim da Saída Temporária, Diminuição da Maioridade Penal, fim da Progressão de Regime, Fim da Audiência de Custódia! ISSO SIM DÁ RESULTADO NA SEGURANÇA PÚBLICA🎉
Só se for para aumentar ainda mais a população carcerária e gerar novos tipos de facções, ae o próximo passo é implementar a "câmara de gás" e obliterar toda essa população -- teremos vários Carandirus. Porque resolver o problema não resolve, só joga em baixo do tapete onde já está acumulado de falsas soluções.
Esse garoto e muito bom.