Mês passado ak na Itália, un trabalhador estrangeiro trabalhando sem contrato, perdeu o braço arrancado por uma máquina do campo onde ele recolhia tomate. O Patrão era um dos mais ricos da Toscana uma das famílias mais antigas da Itália. O trabalhador morreu pq não podia chamar ninguém para não ser deportado, é isso oq acontece em qualquer lugar do mundo seja no centro ou na periferia do capital!
Isso acontece aqui no Japão tb. E a pessoa nem precisa estar irregular... basta ser estrangeiro... o governo tem muito pouco poder de regulamentação sobre as empresas. Muitas coisas bizarras que o Ian diz sobre o capitalismo tardio aqui é o normal.
0:50 - "A Chevette" e coisas antigas 4:19 - Obsolescência programa e Capitalismo 8:40 - Consumismo estrutural 9:30 - Eco-Ansiedade das gerações 12:50 - O problema não é individual 14:40 - Catástrofe no Sul 15:42 - O Capital predatório irracional 18:11 - Desperdício e Escassez Artificial 21:45 e 23:53 - É o instinto/natureza humana? 26:20 - Por que o Capitalismo expandiu? 29:05 - Poder econômico é politico 30:45 - A fórmula do Capitalismo 35:10 - Surgimento da sociedade de classes 41:18 - O que comunistas querem? 42:57 - Acesso ao que se produz 44:20 - Lenin, o que fazer? 47:35 - Os trabalhadores não se revoltam? 50:00 - Pq o salário é injusto 51:42 - Moradia, Mercadoria e Engels 56:50 - Cracolandia e especulação imobiliária 58:12 - O que é Ideologia? 1:01:44 - Excesso de empregos 1:03:00 - Qualidade de vida e consumo 1:04:00 - Pobreza é necessária no Capitalismo 1:04:30 - Ódio a Imigrantes 1:07:06 - Capitalismo tá ganhando 1:08:20 - Socialismo real e Desigualdade 1:09:30 - Sentimento de Realismo Capitalista 1:10:57 - Despedida?
20:10 atuei em um ponto de coleta de doações para o Rio Grande do Sul e a gente via pessoas doando roupas novas, impecáveis! Mas, por outro lado, a gente jogou muita roupa que não dava pra ser usada no lixo. Sapatos sem sola, roupas mofadas etc. Tinha sacola que a gente abria, sentia o cheiro e descartava. Tava podre! Mas, felizmente, a grande maioria das peças dava até gosto de mandar para as pessoas do Sul. ❤
Sim , mas ao mesmo tempo prova como somos colaborativos, não é possível que tenhamos criado algo tão auto-destrutivo sendo ao mesmo tempo tão empáticos, sempre vai ter os egoístas mas o que o sistema privilegia são esses, hoje vi a notícia do Nego Di, é nojento mas não perdi a fé na humanidade... perdi a fé no Capitalismo
Nao perder uma oportunidade para pisar no capitalismo nao é disco arranhado, é Necessário. Valeu Ian Snow pela militância constante.. Salve tb o coletivo Soberana e o partido UP Unidade Popular
A mais valia éuma teoria superada depois que surgiu a linha de producao. Explico: Um funcionario que tem o trabalho de parafusar roda na linha de producao deve ter um salario diferente de se ele trabalha na montadora do fusca ou da ferrari? Pronto. Cabô.
Eu entrei pra saber mais sobre a pessoa Ian. No começo fiquei meio frustrado por ouvir "a mesma conversa de sempre" (digo dessa forma por já seguir comunistas e o Ian), mas esse foi um dos melhores resumos em formato podcast para refletir sobre nossa realidade. Ótimo vídeo pra mandar pra galera que precisa ouvir todas essas ideias em apenas 1h.
O Ian é uma pessoa reservada, além disso, essas participações dele em podcasts tem objetivo de espalhar e desmistificar o comunismo. Acho que ele não tem interesse de ser uma sub celebridade ou blogueiro que só fala sobre si. (Confesso que amaria também ele participar de novo de algo na vibe do Tiago André Show e falar mais sobre ele)
Eu tenho esse sentimento, de estar se repetindo. Mas eu vejo que o trabalho que o Ian tá fazendo é trazer as pessoas pro comunismo, um trabalho inicial, uma "propaganda" digamos. Aí pra quem já maratonou canal do Ian e de outros comunistas, a gente pensa "Caralho de novo pessoal falando que não pode cortar cabelo na Coreia". São temas básicos pra iniciar no comunismo, aí a gente que já tem o conhecimento básico, tem que ir mais à fundo, lendo e estudando.
cara, eu sempre penso nisso com várias pessoas que sigo, as vezes enjoa de ouvir sempre a mesma coisa, e as vezes nem assisto mesmo. mas é muito importante que eles falem incansavelmente e em todos os lugares possíveis. sempre tem alguém pra ouvir pela primeira vez.
@@caduzilla Quem escolhe líder só por popularidade não é a gente. Pra você bastou arminha com os dedos e um grito de imbrochável, pra nós precisa de um pouco mais que isso.
@@andersonrosa6645 a diferença é que o palhaço bozo até convence um trouxa ou outro a pegar em armas, agora o ian neves nao convence nem a mãe dele que o trabalho dele é sério kkkkkkkkkkk
Mano, meu sogro tem uma corcel 1 ano 75, impecável! Você bate na partida e pega na hora, sem choro! Coisa linda! Unica coisa que fico triste é que é muito pequeno o local da direção, aí como eu sou alto, é quase que impossível dirigir ali... mas maravilhoso!
So nao entendo uma coisa . A mais valia éuma teoria superada depois que surgiu a linha de producao. Explico: Um funcionario que tem o trabalho de parafusar roda na linha de producao deve ter um salario diferente de se ele trabalha na montadora do fusca ou da ferrari? Pronto. Cabô.
@@Rob-h3w Seria diferente sim. Porque a ideia é a pessoa receber de acordo com o trabalho que ela empregou no carro. Esse valor de trabalho é calculado pelo valor de venda. Então se um Ferrari, no comunismo, for vendida mais caro que um fusca, o ganho por "parafuso apertado" é maior. Porém teria muito mais fuscas sendo fabricados do que Ferraris né. Então à depender a quantidade de Ferraris produzidas naquele mês, o salário poderia ser menor sim do que quem monta fusca. Ou seja, essa isonomia salarial que existe hoje, de você saber quanto ganhará todos os meses, poderia sumir. Seria mais próximo ao serviço terceirizado, onde você recebe por serviço, à depender da produção. No Capitalismo, é possível garantir esses salários, porque há uma margem de lucro na empresa que pode segurar um pouco os salários nos meses que a venda é menor. Porém mesmo no capitalismo, onde não tem como você reduzir o salário de acordo com a venda, você pode simplesmente demitir o trabalhador. É bem complexo isso.
@@Rob-h3w o cubo da roda do fusca não é o mesmo cubo da roda da ferrari nem de longe, parafusar uma roda requer o torque correto, especialmente se for uma roda de trava central como na laferrari, roda de fusca não se parafusa com ferramentas elétricas ou de torque, pois corre risco de quebra dos parafusos ou problemas no cubo da roda, especialmente nos fuscas mais antigos com furação 5x205.
So nao consegue explicar isso A mais valia éuma teoria superada depois que surgiu a linha de producao. Explico: Um funcionario que tem o trabalho de parafusar roda na linha de producao deve ter um salario diferente de se ele trabalha na montadora do fusca ou da ferrari? Pronto. Cabô.
@@alanrafael7536 Mas esse nao é o ponto. O que eu pergunto é: como dizer que um trabalhor sempre é explorado pois nao fica com o produto do seu trabalho, qyando uma ferrari é vendida por 1 milhao e um fusca por 10 mil, e o trabalho de parafusar uma roda é o mesmo?
Quero fazer 2 agradecimentos. O primeiro ao Luide, por ter liberado o Ian do porão, pra ter esse papo sensacional. O segundo por terem citado Zé Geraldo nesse episódio, sou fã demais.
acabei de assistir ao vídeo do Srta Bira: "É o nosso fim" e saí devastated. Após já emendei esse e foi um bálsamo pra eu não sucumbir ao pessimismo. As coisas estão extremamente desfavoráveis para o proletariado, mas sem esperança não tem como lutar. Valeu Ian e Patrick ❤
Eu recomendo ver a Rita Von Hunty no “Desce a Letra Show” ela começa os primeiros 10 min falando sobre o pessimismo e o derrotismo, talvez ajude a melhorar um pouco essa sensação ruim.
@@karolgatti Karoool, assisti à parte que vc indicou e foi mais um ponto de vista que contribuiu pra fortalecer a esperança - de esperançar, como ela disse :) vou lá terminar de ver, adoro a Rita! Agradeço pela indicação!
@@MrJairorate Concordo, Jairo. Embora eu respeite o trabalho por oferecer um conteúdo pouco falado e que no mínimo gera reflexão. Vou dar uma polemizada, ein: Será que ele não é burguês? Algumas vezes comentou do poder aquisitivo da família, pipipipopopo inclusive, falou dos imóveis que poderia herdar pra viver de aluguel, coisa que o Ian falou que era uma dos aparatos capitalistas, enfim, joguei essa aqui... Criar essa figura anticapitalista, porém a intenção é disseminar argumentos que enfraqueçam a luta seria perverso, espero que eu esteja errada!
As falas da Sra. Bira são muito boas, ela fala coisas que o Ian fala, como não vamos derrotar o capitalismo com política, entre outras coisas, o fato dela dizer o óbvio que o capitalismo tá acabando com a gente e é preciso se organizar
@@TedBona acho que ele é um comunicador nato, com a didática excelente, assisti a todos os vídeos do canal e fui cativada por ele (to usando esse pronome pq ele se refere a si no masculino). Posso estar enganada, mas nos vídeos ele nunca definiu a ideologia política (comunista, por ex) e tb não me lembro dele apresentar soluções ou chamar pra se organizar.
Patrick é muito bom nisso né ? o Maluco se coloca numa posição de orelha parecendo até mais ignorante do que é nos assuntos só pra levantar as bolas certas pra manter o entrevistador falando, é de uma habilidade absurda como entrevistador.
@@carlaoavila286pra falar com pessoas ignorantes, desprovidas de conhecimento e nem suscetíveis a abrir sua mente sem nenhum viés, vai perder tempo! Não faz sentido.
Ontem passou uma chevette aqui na frente e eu pensei a mesma coisa: CARALH0, COMO ESSA POHA TA FUNCIONANDO A 50 ANOS? 😮😂. Eu nasci em 92 e esse carro ja tinha histórias pra contar.
Isso tinha que ser gravado num estúdio com uma tela verde de fundo e umas animações muito maneiras de background passando nas janelas do carro como se o Chevette tivesse viajando enquanto o papo rola.
39:08 o "pleno emprego" poderia ser o passo inicial crucial pra essa superação do Capitalismo❓Ironicamente alguns países da Europa parecem já estar vivendo o além desse processo produtivo, enquanto uns europeus não fazem determinados trabalhos e "sobra pro imigrante" outros europeus acusam imigrantes de "roubarem seus trabalhos"... pq depois do pleno emprego precisamos enfrentar a justiça na "mobilidade social", como a necessidade de dar ganho de escala pra nossa "régua civilizatoria"❗
Eu tenho uma empresa, trabalho pintando fachadas de prédios e agora tô inquieto com tudo que ouvi aqui, como vou continuar empreendendo sabendo de tudo isso? Alguma dica de canal que fala de empresas sem foco no lucro?
Então… não existe empresa sem foco no lucro… a solução não é individual… se vc fechar a sua empresa não vai mudar o capitalismo… e tem uma outra questão, ser empreendedor não te faz ser da classe burguesa, na verdade você é um trabalhador como todos nós. Você precisa trabalhar pra se sustentar, não se sinta culpado por isso…. talvez o que você possa fazer é tratar os funcionários dignamente, com todos os direitos e tal, e se realmente está inquieto e quer fazer algo, se organizar politicamente como ele falou.
não se sinta culpado, comunistas não devem fazer juízo de valor individual, não existe contradição entre você ser empreendedor e concordar com essas ideias
Cara, se organize, tu tem teus corre e abandonar isso não vai mudar o sistema querendo ou não. O melhor é se organizar em partidos populares (como a up) movimentos como o MBL, MBC, movimento olga... pq isso realmente pode mudar a realidade. Ai tu continua teu corre pq todos nós temos que sobreviver nesse sistema fodido. Tem uma camarada meu no partido que trabalha no RH de uma empresa, ela fica bem mal demitindo gente, mas ela sabe que se ela sair, outra pessoa vai fazer isso e o melhor que ela pode fazer é se organizar e tentar ser pelo menos uma pessoa maneira de ter perto no trabalho
Que isso, cara... Parece um filme. Parabéns a quem posicionou as câmeras, que fizeram cortes em forma de takes mesmo; tratamento de imagem e a escolha da chevettona, que parece fazer um efeito divã, de papo, não entrevista fria. E, que papo fod@ com o Ian! Muito sincero
Papo massa, Patrick. Muito bom quando há interesse genuíno em trocar a ideia, aprender, colocar em exemplos da própria vida. E Ian é ótimo pra isso. Tudo nosso, nada deles, venceremos!
espetacular, e parabéns ao Patrick por ser um excelente "converseiro de chevette". O Ian é didático e o Patrick faz ótimos questionamentos, 1h de vídeo passaram em 5min.
Sobre isso que falaram, da doação de roupas e pessoas mal intencionadas usarem como descarte, é muito grave e acontece, de fato. Tem um doc no Netflix, meio antiguinho, já, que fala sobre Fast Fashion e mostra como os EUA descartam roupas indesejadas enviadas como doação, especialmente para a ásia. Containers e containers de roupas
camarada, sem personalismo, a revolução teve milhares de camaradas no Brasil pelo menos desde Prestes mas eu diria desde Palmares, então se for fazer uma estátua pra cada um, é melhor não ter nenhuma e derrubar as que tem, ninguém é melhor que ninguém, memorial é ter nome nos livros de história
@@leonardoemanoel8408 tem que ser evitável, porque a união soviética dependeu de Stalin e quando o camarada morreu o Krushev fez questão de destruir todos os avanços
Nem senti o tempo passando...a conversa foi muito importante e esclarecedora. O assunto é espinhoso mas a abordagem foi leve , didática, ágil. Ficaria mais tempo escutando essa dupla. Parabéns ao Ian Neves, excelente professor. Valeu, Patrick! ❤❤❤
Chegando no canal por conta desse vídeo, o Ian é incrível, ele me abriu a mente pra muitas coisas nos ultimos anos! Ótima idéia e ótima entrevista! Já tem uma com o João Gordo? Na verdade gostaria de ver uma entrevista com a esposa dele, Vivi Torrico, que faz um trabalho social incrível e que salvou o nosso Gordão! Abraço, vou maratonar agora!
Bom papo O Ian fala muito bem e o Patrick conduziu bem, de modo que foi realmente um bate papo, com perguntas perspicazes pra quem não havia tido contato com o tema
Que vídeo sensacional, Ian Neves assertivo e com uma didática maravilhosa! A qualidade do vídeo então, sem palavras. Imagino que a estrutura para gravação em movimento é mais complexa, mas seria sensacional! Gostaria apenas de acrescentar mais um comentário sobre a questão do veganismo. Nós veganos mencionamos com frequencia sobre os benefícios que o veganismo traria ao planeta por reduzir os impactos ambientais de pastagens e monocultura. Obviamente, o efeito não é individual, impactos funcionam apenas no coletivo. Somos apenas ativistas divulgando tais beneficios e gostariamos que o mundo se tornasse vegano. No entanto, fazer o pejorativo de que veganos "pensam" que terão impacto nas mudanças climáticas em sua escolha individual e apenas no corte de cabelo (suposta franja) é deboche a uma causa nobre. Novamente, sabemos que é preciso o coletivo, assim como na luta de classes. O mais importante mesmo é que evitamos, na medida do possível e praticável, financiar e pagar pela vida cruel, repleta de tortura, medo e dor durante toda a vida dos animais não humanos! Por um mundo com verdadeira paz a todos os seres! Com todo carinho e respeito!
o papo tava tão bom q eu nem me incomodei de estar amarrado no porta-malas
KKKKKKK VTNC EU RI EM VOZ ALTA E EU AINDA NEM ASSISTI ESSA MERDA. venceremos, camarada
Meu Deus
😂
eu estava amordaçado no porta-luvas e posso confirmar que foi bastante agradável.
KKKKKK
O carro do engajamento passando na sua porta! Ian é brabo demais
“ carro do engajamento “ hahah mt bom!
Sempre muito didático!
o cara q paga pau pra um comuna de apartamento sustentado pela mãe é alguem q se identifica com esse estilo
Ksksksksks
Mês passado ak na Itália, un trabalhador estrangeiro trabalhando sem contrato, perdeu o braço arrancado por uma máquina do campo onde ele recolhia tomate. O Patrão era um dos mais ricos da Toscana uma das famílias mais antigas da Itália. O trabalhador morreu pq não podia chamar ninguém para não ser deportado, é isso oq acontece em qualquer lugar do mundo seja no centro ou na periferia do capital!
So corrige o texto ai pra 'deportado' camarada, exportação é outra coisa
@@kinguiz obrigada camarada
Caramba parece até episódio de the boys
que coisa horrivel !
Isso acontece aqui no Japão tb. E a pessoa nem precisa estar irregular... basta ser estrangeiro... o governo tem muito pouco poder de regulamentação sobre as empresas. Muitas coisas bizarras que o Ian diz sobre o capitalismo tardio aqui é o normal.
0:50 - "A Chevette" e coisas antigas
4:19 - Obsolescência programa e Capitalismo
8:40 - Consumismo estrutural
9:30 - Eco-Ansiedade das gerações
12:50 - O problema não é individual
14:40 - Catástrofe no Sul
15:42 - O Capital predatório irracional
18:11 - Desperdício e Escassez Artificial
21:45 e 23:53 - É o instinto/natureza humana?
26:20 - Por que o Capitalismo expandiu?
29:05 - Poder econômico é politico
30:45 - A fórmula do Capitalismo
35:10 - Surgimento da sociedade de classes
41:18 - O que comunistas querem?
42:57 - Acesso ao que se produz
44:20 - Lenin, o que fazer?
47:35 - Os trabalhadores não se revoltam?
50:00 - Pq o salário é injusto
51:42 - Moradia, Mercadoria e Engels
56:50 - Cracolandia e especulação imobiliária
58:12 - O que é Ideologia?
1:01:44 - Excesso de empregos
1:03:00 - Qualidade de vida e consumo
1:04:00 - Pobreza é necessária no Capitalismo
1:04:30 - Ódio a Imigrantes
1:07:06 - Capitalismo tá ganhando
1:08:20 - Socialismo real e Desigualdade
1:09:30 - Sentimento de Realismo Capitalista
1:10:57 - Despedida?
Ótima marcação
Muito obrigado
Incrível
Muito bom! Valeu brother!
O cara é brabo demais.
20:10 atuei em um ponto de coleta de doações para o Rio Grande do Sul e a gente via pessoas doando roupas novas, impecáveis! Mas, por outro lado, a gente jogou muita roupa que não dava pra ser usada no lixo. Sapatos sem sola, roupas mofadas etc.
Tinha sacola que a gente abria, sentia o cheiro e descartava. Tava podre!
Mas, felizmente, a grande maioria das peças dava até gosto de mandar para as pessoas do Sul. ❤
pois é, tem gente que confunde doação com descarte
Sim , mas ao mesmo tempo prova como somos colaborativos, não é possível que tenhamos criado algo tão auto-destrutivo sendo ao mesmo tempo tão empáticos, sempre vai ter os egoístas mas o que o sistema privilegia são esses, hoje vi a notícia do Nego Di, é nojento mas não perdi a fé na humanidade... perdi a fé no Capitalismo
Nao perder uma oportunidade para pisar no capitalismo nao é disco arranhado, é Necessário. Valeu Ian Snow pela militância constante.. Salve tb o coletivo Soberana e o partido UP Unidade Popular
up!!
HAHAHAHAHAHAHAHAHAAH
É isso
Kkk pisou muito
A mais valia éuma teoria superada depois que surgiu a linha de producao.
Explico:
Um funcionario que tem o trabalho de parafusar roda na linha de producao deve ter um salario diferente de se ele trabalha na montadora do fusca ou da ferrari?
Pronto. Cabô.
eu tenho pelo Ian o mesmo sentimento que a gente nutre por aqueles professores favoritos do ensino médio
Eu sinto o mesmo, aquele cara gente boa que você sente que de fato ESTÁ APRENDENDO algo. Bota a cabeça pra pensar.
Tesão?
Ian e tio juão
Sim, cara! Grande professora Stella!
Eu entrei pra saber mais sobre a pessoa Ian. No começo fiquei meio frustrado por ouvir "a mesma conversa de sempre" (digo dessa forma por já seguir comunistas e o Ian), mas esse foi um dos melhores resumos em formato podcast para refletir sobre nossa realidade. Ótimo vídeo pra mandar pra galera que precisa ouvir todas essas ideias em apenas 1h.
precisamos de vídeos esclarecedores e sucintos
O Ian é uma pessoa reservada, além disso, essas participações dele em podcasts tem objetivo de espalhar e desmistificar o comunismo. Acho que ele não tem interesse de ser uma sub celebridade ou blogueiro que só fala sobre si. (Confesso que amaria também ele participar de novo de algo na vibe do Tiago André Show e falar mais sobre ele)
PENSEI A MESMA COISA
Eu tenho esse sentimento, de estar se repetindo. Mas eu vejo que o trabalho que o Ian tá fazendo é trazer as pessoas pro comunismo, um trabalho inicial, uma "propaganda" digamos. Aí pra quem já maratonou canal do Ian e de outros comunistas, a gente pensa "Caralho de novo pessoal falando que não pode cortar cabelo na Coreia".
São temas básicos pra iniciar no comunismo, aí a gente que já tem o conhecimento básico, tem que ir mais à fundo, lendo e estudando.
cara, eu sempre penso nisso com várias pessoas que sigo, as vezes enjoa de ouvir sempre a mesma coisa, e as vezes nem assisto mesmo. mas é muito importante que eles falem incansavelmente e em todos os lugares possíveis. sempre tem alguém pra ouvir pela primeira vez.
Dê a ordem, camarada Patrick.
o dia q IAN NEVES e PATRICK MAIA forem lideres da revolução armada kkkkkkkk vai ser muito bom por pra dormir... e facil tb
@@caduzillaui, q perigoso 😂
@@caduzilla Quem escolhe líder só por popularidade não é a gente. Pra você bastou arminha com os dedos e um grito de imbrochável, pra nós precisa de um pouco mais que isso.
@@caduzilla e se for o João Pitilo?
@@andersonrosa6645 a diferença é que o palhaço bozo até convence um trouxa ou outro a pegar em armas, agora o ian neves nao convence nem a mãe dele que o trabalho dele é sério kkkkkkkkkkk
O Ian tem uma oratória muito boa. Dá pra entender tudo oq ele quer transmitir.
Um jumento
Mano, meu sogro tem uma corcel 1 ano 75, impecável! Você bate na partida e pega na hora, sem choro! Coisa linda! Unica coisa que fico triste é que é muito pequeno o local da direção, aí como eu sou alto, é quase que impossível dirigir ali... mas maravilhoso!
So nao entendo uma coisa . A mais valia éuma teoria superada depois que surgiu a linha de producao.
Explico:
Um funcionario que tem o trabalho de parafusar roda na linha de producao deve ter um salario diferente de se ele trabalha na montadora do fusca ou da ferrari?
Pronto. Cabô.
@@Rob-h3w Seria diferente sim. Porque a ideia é a pessoa receber de acordo com o trabalho que ela empregou no carro. Esse valor de trabalho é calculado pelo valor de venda.
Então se um Ferrari, no comunismo, for vendida mais caro que um fusca, o ganho por "parafuso apertado" é maior. Porém teria muito mais fuscas sendo fabricados do que Ferraris né. Então à depender a quantidade de Ferraris produzidas naquele mês, o salário poderia ser menor sim do que quem monta fusca.
Ou seja, essa isonomia salarial que existe hoje, de você saber quanto ganhará todos os meses, poderia sumir.
Seria mais próximo ao serviço terceirizado, onde você recebe por serviço, à depender da produção.
No Capitalismo, é possível garantir esses salários, porque há uma margem de lucro na empresa que pode segurar um pouco os salários nos meses que a venda é menor.
Porém mesmo no capitalismo, onde não tem como você reduzir o salário de acordo com a venda, você pode simplesmente demitir o trabalhador.
É bem complexo isso.
@@Rob-h3w o cubo da roda do fusca não é o mesmo cubo da roda da ferrari nem de longe, parafusar uma roda requer o torque correto, especialmente se for uma roda de trava central como na laferrari, roda de fusca não se parafusa com ferramentas elétricas ou de torque, pois corre risco de quebra dos parafusos ou problemas no cubo da roda, especialmente nos fuscas mais antigos com furação 5x205.
"O desemprego é o maior fator disciplinador do capitalismo".
Ian Neves
Maria da Conceição Tavares citada. Ganhou meu like.
A braba ❤
nossa, em que parte? não vi...
Lenda, maximo respeito!
@@henriqueabreu4436 minuto 5:55
Primeira vez que vejo o Ian em tão alta definição. Kkkk Parabéns ao Patrick pelo investimento na câmera kkkk
Vim pra ver dois caba conversando num carro e assisti uma aula sem nem perceber
10/10 recomendo
O Ian domina a arte de ensinar. É impressionante como ele consegue fazer analogias de forma eficiente e elaborada, e que qualquer pessoa entende.
So nao consegue explicar isso
A mais valia éuma teoria superada depois que surgiu a linha de producao.
Explico:
Um funcionario que tem o trabalho de parafusar roda na linha de producao deve ter um salario diferente de se ele trabalha na montadora do fusca ou da ferrari?
Pronto. Cabô.
@@Rob-h3w O que isso tem a ver com mais valia?
@@Rob-h3wo cara que aperta parafusos foi substituido por uma máquina a tempos
@@Rob-h3wa Ferrari é mais valorizada por causa da escaces ué ouviu o podcast com a bunda?
@@alanrafael7536 Mas esse nao é o ponto. O que eu pergunto é: como dizer que um trabalhor sempre é explorado pois nao fica com o produto do seu trabalho, qyando uma ferrari é vendida por 1 milhao e um fusca por 10 mil, e o trabalho de parafusar uma roda é o mesmo?
Quero fazer 2 agradecimentos. O primeiro ao Luide, por ter liberado o Ian do porão, pra ter esse papo sensacional. O segundo por terem citado Zé Geraldo nesse episódio, sou fã demais.
acabei de assistir ao vídeo do Srta Bira: "É o nosso fim" e saí devastated. Após já emendei esse e foi um bálsamo pra eu não sucumbir ao pessimismo. As coisas estão extremamente desfavoráveis para o proletariado, mas sem esperança não tem como lutar. Valeu Ian e Patrick ❤
Eu recomendo ver a Rita Von Hunty no “Desce a Letra Show” ela começa os primeiros 10 min falando sobre o pessimismo e o derrotismo, talvez ajude a melhorar um pouco essa sensação ruim.
@@karolgatti
Karoool, assisti à parte que vc indicou e foi mais um ponto de vista que contribuiu pra fortalecer a esperança - de esperançar, como ela disse :) vou lá terminar de ver, adoro a Rita!
Agradeço pela indicação!
@@MrJairorate
Concordo, Jairo.
Embora eu respeite o trabalho por oferecer um conteúdo pouco falado e que no mínimo gera reflexão.
Vou dar uma polemizada, ein:
Será que ele não é burguês?
Algumas vezes comentou do poder aquisitivo da família, pipipipopopo
inclusive, falou dos imóveis que poderia herdar pra viver de aluguel, coisa que o Ian falou que era uma dos aparatos capitalistas, enfim, joguei essa aqui...
Criar essa figura anticapitalista, porém a intenção é disseminar argumentos que enfraqueçam a luta seria perverso, espero que eu esteja errada!
As falas da Sra. Bira são muito boas, ela fala coisas que o Ian fala, como não vamos derrotar o capitalismo com política, entre outras coisas, o fato dela dizer o óbvio que o capitalismo tá acabando com a gente e é preciso se organizar
@@TedBona acho que ele é um comunicador nato, com a didática excelente, assisti a todos os vídeos do canal e fui cativada por ele (to usando esse pronome pq ele se refere a si no masculino).
Posso estar enganada, mas nos vídeos ele nunca definiu a ideologia política (comunista, por ex) e tb não me lembro dele apresentar soluções ou chamar pra se organizar.
Patrick apontando pra camera e o Ian aperta a mão kkkkkkkk parece a cena do homem de ferro com o homem aranha no carro kkkkk
Não julgo pois eu faria o mesmo kkkkkkk😂
lkkkkkkkk manooo, parecia um dejavu , igualzinho a cena
ian parker e patrick stark dos camaradas
Me lembrou do Load apertando a mão do Santineli no inicio do podcast. Kkkkkkkkk
caraca a gente ta tao interligados com o sistema que eu mesmo nunca tinha pensado sobre algo tao obvio
a ideologia é foda! busque se organizar pra lutar contra esse sistema
bem vindo camarada
os ladrões de joia piram
😂boa
O fd é que as pessoas que idolatram o Mula são iguais as que idolatram o bozo, ambos são iguais
Mano na moral, assisto o Ian nos podcast e nesse aí a abordagem foi foda demais.. Patrick leva a conversa num ritmo da hr..
Patrick é muito bom nisso né ? o Maluco se coloca numa posição de orelha parecendo até mais ignorante do que é nos assuntos só pra levantar as bolas certas pra manter o entrevistador falando, é de uma habilidade absurda como entrevistador.
60 episódios trazendo gente foda. Continue assim Patrick
Esse Ian Neves é muito inteligente, e fala de assuntos complexos de maneira fácil de entender. E ainda joga ioiô
Então por que que ele não aceita participar de um debate ?
@@carlaoavila286pra falar com pessoas ignorantes, desprovidas de conhecimento e nem suscetíveis a abrir sua mente sem nenhum viés, vai perder tempo! Não faz sentido.
@@zumbikoreano6506 kkkkkkkk desculpas, desculpas e mais desculpas
@@carlaoavila286 Porque ele não tem 12 anos de idade mental.
@@carlaoavila286??? é pq vc seria uma dessas pessoas burras e q n abre a mente
Um dos melhores convidados que você já trouxe. Lúcido demais! Traga mais camaradas da Soberana, não vai se arrepender ❤️
Que surpresa boa ver o Ian por aqui. Gostei muito.
A Chevette é aulas e cursos! 🔥💨
Uma coisa não dá pra negar, a didática e a persistência do Ian são louváveis.
“nao venham pro meu twitter pelo amor de deus” HAHAAHA
Engajando em todo lugar que o Ianzinho aparece❤️
Ontem passou uma chevette aqui na frente e eu pensei a mesma coisa: CARALH0, COMO ESSA POHA TA FUNCIONANDO A 50 ANOS? 😮😂. Eu nasci em 92 e esse carro ja tinha histórias pra contar.
Tu tirou essa foto quando tu tava no caps ?
Sempre muito bom ter uma aula com nosso digníssimo prof. Ian Neves e continuar tendo a certeza que estamos do lado certo! ❤
Por favor convida mais comuna Patrick! Programa sensacional demais, parabéns pelo trabalho!
Up
Caramba, a comunada tá em todo lugar kkkkk. Venceremos camaradas!
Isso tinha que ser gravado num estúdio com uma tela verde de fundo e umas animações muito maneiras de background passando nas janelas do carro como se o Chevette tivesse viajando enquanto o papo rola.
Mas aí tiraria a essência da parada. “Assim como o carro, o papo não vai a lugar nenhum”.
Faz isso com o editor não bro 😂😂😂😂
ideia ruim
eu curti a ideia. Lembra daqueles programas da MTV com os cromaquis bem toscos?! Isso que era o charme. E outra, dá pra admirar mais a Chevettona!
@@gustavoaleff13 o carro continua parado bro
Ótimo convidado Patrick
O Patrick mandou muito nesse convite, porque que aula!!! Sou fã demais do Ian! O cara é uma máquina de didática e conhecimento!
39:08 o "pleno emprego" poderia ser o passo inicial crucial pra essa superação do Capitalismo❓Ironicamente alguns países da Europa parecem já estar vivendo o além desse processo produtivo, enquanto uns europeus não fazem determinados trabalhos e "sobra pro imigrante" outros europeus acusam imigrantes de "roubarem seus trabalhos"... pq depois do pleno emprego precisamos enfrentar a justiça na "mobilidade social", como a necessidade de dar ganho de escala pra nossa "régua civilizatoria"❗
Adoro a paciência didática do Ian em explicar os conceitos ❤ mto professor
Eu tenho uma empresa, trabalho pintando fachadas de prédios e agora tô inquieto com tudo que ouvi aqui, como vou continuar empreendendo sabendo de tudo isso? Alguma dica de canal que fala de empresas sem foco no lucro?
Então… não existe empresa sem foco no lucro… a solução não é individual… se vc fechar a sua empresa não vai mudar o capitalismo… e tem uma outra questão, ser empreendedor não te faz ser da classe burguesa, na verdade você é um trabalhador como todos nós. Você precisa trabalhar pra se sustentar, não se sinta culpado por isso…. talvez o que você possa fazer é tratar os funcionários dignamente, com todos os direitos e tal, e se realmente está inquieto e quer fazer algo, se organizar politicamente como ele falou.
não se sinta culpado, comunistas não devem fazer juízo de valor individual, não existe contradição entre você ser empreendedor e concordar com essas ideias
Cara, se organize, tu tem teus corre e abandonar isso não vai mudar o sistema querendo ou não. O melhor é se organizar em partidos populares (como a up) movimentos como o MBL, MBC, movimento olga... pq isso realmente pode mudar a realidade. Ai tu continua teu corre pq todos nós temos que sobreviver nesse sistema fodido.
Tem uma camarada meu no partido que trabalha no RH de uma empresa, ela fica bem mal demitindo gente, mas ela sabe que se ela sair, outra pessoa vai fazer isso e o melhor que ela pode fazer é se organizar e tentar ser pelo menos uma pessoa maneira de ter perto no trabalho
@@karolgatti legal! Tô realmente me sentindo mal já tem um tempo, gosto de fazer isso, dar cada vez mais dignidade pros meus funcionários
@@kiraa780 sim! Uma forma de fazer minha parte é tratar tão bem para que os outros tbm obrigue seus patrões a dar o mesmo tratamento
Camarada Patrick! Hahaha aumentou a admiração
No comunismo, o convidado entrevista VOCÊ!
Massa demais. Muita informação.
inversao de hierarquias na caruda.. se um nao está para explorar o outro, entao nao há problema em inverter funçoes : )
Reversal Russa sobre entrevista - sdds desciclopédia
Isso não é na Reversal Russa não?
Melhor comentário
melhor participação patrick
Que isso, cara... Parece um filme. Parabéns a quem posicionou as câmeras, que fizeram cortes em forma de takes mesmo; tratamento de imagem e a escolha da chevettona, que parece fazer um efeito divã, de papo, não entrevista fria. E, que papo fod@ com o Ian! Muito sincero
Um dos melhores convidados… uma aula de consciência de classe !!!
Papo massa, Patrick. Muito bom quando há interesse genuíno em trocar a ideia, aprender, colocar em exemplos da própria vida.
E Ian é ótimo pra isso.
Tudo nosso, nada deles, venceremos!
Se o Ian está de um lado eu estou também ❤❤❤❤
Se ele senta no banco do carro, eu sento no colo dele kk
espetacular, e parabéns ao Patrick por ser um excelente "converseiro de chevette". O Ian é didático e o Patrick faz ótimos questionamentos, 1h de vídeo passaram em 5min.
Grande entrevista! Ian Neves sempre preciso e didático! Longa vida ao Coletivo Soberana!
Sobre isso que falaram, da doação de roupas e pessoas mal intencionadas usarem como descarte, é muito grave e acontece, de fato. Tem um doc no Netflix, meio antiguinho, já, que fala sobre Fast Fashion e mostra como os EUA descartam roupas indesejadas enviadas como doação, especialmente para a ásia. Containers e containers de roupas
Parabéns, Patrick! O papo foi muito foda!!
Se o Brasil virar comunista, precisaremos de uma estátua do Ian, o trabalho dele sem duvida é importantíssimo.
camarada, sem personalismo, a revolução teve milhares de camaradas no Brasil pelo menos desde Prestes mas eu diria desde Palmares, então se for fazer uma estátua pra cada um, é melhor não ter nenhuma e derrubar as que tem, ninguém é melhor que ninguém, memorial é ter nome nos livros de história
@@nuelmc1502 personalismo é inevitável, o importante é não depender de um indivíduo pro sistema funcionar.
@@leonardoemanoel8408 tem que ser evitável, porque a união soviética dependeu de Stalin e quando o camarada morreu o Krushev fez questão de destruir todos os avanços
Mariguella também 😊
Só se for com um iô-iô. Se não não quero.
Nem senti o tempo passando...a conversa foi muito importante e esclarecedora.
O assunto é espinhoso mas a abordagem foi leve , didática, ágil.
Ficaria mais tempo escutando essa dupla.
Parabéns ao Ian Neves, excelente professor.
Valeu, Patrick! ❤❤❤
Esse é o Podcast que eu mais assisto hoje em dia... tu é foda patrick
Oloko!!! Aí sim, grande Ian Neves!!!
O melhor!!!
Papo bom demais ❤️
A esperança de um novo mundo é possível e segue viva!!!!
Se tem Ian tem like❤
Muito bom!! Faz um episódio com a rota von hunty e o Ian juntos, usa o banco de trás da Chevette kkkk
Dê a ordem, camarada Chevette 🫡
Po ainda não conhecia o Patrick, o papo foi daora de mais
Uau!!, que aula de história!!!
Enquadramentos ótimos, iluminação belíssima, colorização impecável, parabéns a todos os trabalhadores que estão por traz
Eu coloco um tempo de uso para o RUclips, mas com esses episódios super interessantes acabo tendo que adicionar mais tempo
Seu tempo de uso é menos que uma hora?
@@raianeferreira5342 1 hora e meia
Mesmo parado esse papo foi longe. Ótima conversa.
Eu gosto da Marajó.
2 min de programa, já meti o dedo no like! Ian já começa entrevistando Patrick kkkkkkkk
Cada vídeo do Ian é uma aula,aprendo demais..... continue
Uhuuuuuuuuuuuuu! finalmente saiu!
A minha esperança é que o Patrick contagie o sócio a ponto de que o mesmo possa vir a repensar o mundo em que vive. 🙌🏽✊🏽
Nao tava esperando essa participacao mas adorei
Tem que chamar o camarada Carro de Review pra esse papo
Nuuu, papo reto.
Up
Por favor siiiimmmm
Up
up
Krl, esse é o formato de podcast mais original e foda que já vi
Conheci Zé Ramalho graças a esse episódo. Gradecido!
que crossover fodaaaaaaaaaaaaaaa
Chegando no canal por conta desse vídeo, o Ian é incrível, ele me abriu a mente pra muitas coisas nos ultimos anos! Ótima idéia e ótima entrevista! Já tem uma com o João Gordo? Na verdade gostaria de ver uma entrevista com a esposa dele, Vivi Torrico, que faz um trabalho social incrível e que salvou o nosso Gordão! Abraço, vou maratonar agora!
Muito boa a conversa. Ian é brabo, e a dinâmica foi muito boa. Patrick é um ótimo entrevistador.
Que papo maravilhosooooooo!!! Queria tanto que todo mundo tivesse acesso à esse tipo de conversa, de debate, de CLARIFICAÇÃO!!! Meudeeeeeeuuuus
O papo foi de 0 a 80 km/h em 10 segundos. A Chevette é braba demais.
Mano, melhor idéia de podcast, pqp que formato legal
Massa....sou fã do Ian ❤
incrível como as dúvidas sugiram naturalmente e a conversa fluir tão bem
Papo muito bom. Super esclarecedor.
fenomenal essa conversa, superar o capital é uma necessidade dessa geração, não há mais tempo
Ian Neves, O MAIOR
Tem que ter a parte 2 seloko
Patrick conduziu bem demais e com dúvidas bem genuínas
Comentario pra aumentar engajamento
Bom papo
O Ian fala muito bem e o Patrick conduziu bem, de modo que foi realmente um bate papo, com perguntas perspicazes pra quem não havia tido contato com o tema
Isso que o Ian falou sobre grupos mais produtivos dominando grupos menos produtivos e menores é muito Assisins's Creed Vahalla.
conheci hj esse canal brabo pelo tiktok, parabens patrick e parabens por ter trago o ian tmb
Linda demais essa Chevette.
É animador ver comediantes politizando a própria comedia, e se posicionando mesmo que de forma velada. Parabéns Patrick, vc é foda!
Papo foda! Deem a ordem camaradas!
A qualidade de vídeo e áudio tá impecável, além do conteúdo supimpa!
Traz o "Assim disse João" o João da UDR que da bom tbm
Up
Só não vai poder fumar!
O melhor Chevetalks até hoje! Sempre é uma aula ouvir o Ian.
O Ian é baita professor!
Melhor podcast que assisti nos últimos tempos. Qualidade e um bom tempo. Nem muito longo nem muito curto
Que maravilha esse EP ❤
Que vídeo sensacional, Ian Neves assertivo e com uma didática maravilhosa! A qualidade do vídeo então, sem palavras. Imagino que a estrutura para gravação em movimento é mais complexa, mas seria sensacional!
Gostaria apenas de acrescentar mais um comentário sobre a questão do veganismo. Nós veganos mencionamos com frequencia sobre os benefícios que o veganismo traria ao planeta por reduzir os impactos ambientais de pastagens e monocultura. Obviamente, o efeito não é individual, impactos funcionam apenas no coletivo. Somos apenas ativistas divulgando tais beneficios e gostariamos que o mundo se tornasse vegano. No entanto, fazer o pejorativo de que veganos "pensam" que terão impacto nas mudanças climáticas em sua escolha individual e apenas no corte de cabelo (suposta franja) é deboche a uma causa nobre. Novamente, sabemos que é preciso o coletivo, assim como na luta de classes. O mais importante mesmo é que evitamos, na medida do possível e praticável, financiar e pagar pela vida cruel, repleta de tortura, medo e dor durante toda a vida dos animais não humanos! Por um mundo com verdadeira paz a todos os seres! Com todo carinho e respeito!
5:35 previsível? sim. mentira? não. DÊ A ORDEM, CAMARADA MOTOQUEIRO NO GRAU
parte 18392728 de: conhecendo um podcast novo por causa do ian.
com certeza vou acompanhar, adorei a proposta, tudo de bom aí