Quando eu fiz 18 anos, trabalhei em uma indústria de granito, e passei por uma situação peculiar onde o Presidente, "O Pika da hierarquia", "O dito cujo", "O Patrão Master" da empresa me deu esporro por eu estar mandando as chapas de granito com a borda mal lixada (sempre se manda a chapa para o cliente final com uns 2 cm sem lixar perfeitamente, porque se aplica desconto no produto, é impossível lixar a chapa por completo). E quando eu disse que se aplicava desconto na chapa o velho endoidou, dizendo que ia doer no bolso dele. O comentário do Ian sobre o Patrão não saber sobre os processos da produção está completamente certo. O Patrão realmente não sabe de porra nenhuma, e se dói no bolso dele ele reclama igual uma puta na chuva.
@@mbp6385 Garotinho da bochecha rosada suja de biscoito, que se denomina Ancap Brasileiro (cringe) deixa eu te explicar: É padrão da empresa mandar com 2 cm de borda sem lixar perfeitamente, porque se aplica DESCONTO no PRODUTO FINAL, o Presidente que não sabia do processo, logo a frase do Ian está correta.
Provavelmente ele também deve exercer funções e tomar decisões que os demais empregados não fazem ideia de como funcionam. Logo, se ele não sabe como apertar a porca de algum parafuso, é porque ele diariamente toma decisões e participa de negociações que os empregados também não saberiam conduzir. Experimenta tacar o foda-se para a contabilidade da empresa por uma semana pra ver o caos que isso vira. Agora se o burguês não faz isso, provavelmente a empresa dele não irá longe. Aliás, herdeiros costumam dormir em berço esplêndido quando assumem o negócio e, via de regra, tomam no cu.
E o patrão só fica atrás da mesa mesmo. Se o patrão morresse hoje, sabe quando perceberiam isso dentro da empresa caso não contassem pros trabalhadores? NUNCA. Porque a cadeia produtiva, bem como a venda dos produtos, NÃO DEPENDE DO PATRÃO.
@@luiz11116 Depende, sim. Ele que empregou o capital, e essa é a própria essência do sistema: a informação é descentralizada, fazemos parte de uma conexão, ninguém sabe de tudo; menos ainda ninguém é um completo energúmeno pelo simples fato de ser burguês. O próprio vídeo prova a ingenuidade de muitos socialistas ao apontar que nenhum valor de produção pode ser calculado por um comitê de gestão - um comitê bonito que sabe mais do que o patrão (sabe como? se os preços não existem numa sociedade se não a capitalista?) -, levando qualquer um a suspeitar que o modelo capitalista, apesar de inerentes distorções e contradições, é o único possível, uma vez que o respeito às leis econômicas é-lhe uma característica inseparável..
Parabéns Yan ! Para leigos como eu, vc explica muito; eu entendo ! Obrigado!Alguém tinha que fazer isso e vc faz muito bem, na minha umilde modéstia mas com muita gratidão ♡ viva a dignidade!!!
Um exemplo muito bom pra debater isso é o Acampamento Quilombo Campo Grande, na cidade de Campo do Meio (MG), em uma fazenda onde funcionava uma usina de cana que faliu. Os proprietários largaram não só a fazenda abandonada como também deixaram os trabalhadores sem pagamento e tem ainda uma dívida milionário com a União, em impostos e encargos trabalhistas. O MST entrou com centenas de famílias, junto com os trabalhadores que tomaram calote, e em 10 anos esses trabalhadores transformaram a fazenda falida em uma fazenda lucrativa de café, que produzia toneladas e tinha a sua própria marca (de alcance regional, se não me engano). Além disso, produziam toneladas de leite, tinham uma produção de comida que garantia a subsistência das centenas de pessoas que moravam no acampamento e ainda gerava excedente, um pomar, reflorestaram parte da propriedade, recuperando uma terra degradada pela monocultura, abriram uma escola que servia não apenas aos sem-terrinha como também a outras crianças da área rural e geraram novos empregos na cidade pra dar conta do processamento e transporte do café produzido. Até o pastor da Assembleia de Deus apoiava o acampamento, porque ele trouxe centenas de novos fiéis pra igreja dele. Esse é um exemplo muito bom, não só pelo seu sucesso, mas também pela forma como terminou. Os proprietários da massa falida pediram a reintegração de posse e, a despeito das dívidas milionárias que eles acumularam, a despeito das centenas de pessoas que moravam e tiravam sua sobrevivência da terra, a despeito de existir ali uma empresa lucrativa, a despeito da dependência econômica da cidade com o acampamento e a despeito de estarmos NO AUGE DA PANDEMIA, a justiça burguesa concedeu a reintegração e entregou a fazenda, agora lucrativa, ao burgueses que tinham-na levado à falência. No processo, a polícia demoliu a escola.
isso é um problema da justiça falha do Brasil ,não do capitalismo além de macarthismo dos donos e acionistas, o ser humano é ruim não podemos partir do pressuposto que ele é bom, se fosse o mundo era bom. Uma empresa não quebra do nada devem ter sumido com algum dinheiro.
Vi alguém comentar isso uma vez e achei interessante a reflexão: A maioria das pessoas critica o comunismo pensando o capitalismo, e idealiza o capitalismo pensando o comunismo.
Não, o atual socialismo cria condições para que o trabakahdor não se torne empresário. No Brasil o socialismo é simples: o estado regula a economia via salários mínimos, regulações, imposições, impsotos absurdo, leis trabalhistas etc. Isso diminue a produtividade, o incentivo de trabalahar e de empreender.
É verdade, qdo trabalhei numa fábrica o dono nunca aparecia, mas qdo aparecia ia na linha de produção e atrpalhava todo o trabalho. Ficava dando palpite idiota, falava um monte de groselha, nem sabia como as coisas funcionavam, era horrível.
@@CharlesSilva-xh2pm E como ele conseguiu esse dinheiro de investimento aí rapá? É mt engraçado esses mlk que realmente acreditam que o milagroso Deus-Empresário Fornecedor de empregos conseguiu juntar capital sendo um assalariado comum.
Sou servidor público e adoro meu serviço. Não existe patrão! Minha esposa já trabalha no setor privado e vemos as diferenças grotescas em todos os aspectos com o trabalhador. Mas o pior é ver os próprios servidores públicos onde trabalho defenderem capitalismo, privatização e Bolsonaro. É uma droga muito forte que devem utilizar. Só encontro essa explicação.
São palavras como: família, pátria, ideais, ensinamentos, preceitos, etc + a demonização dos "outros" que faz os seus colegas votarem no Bolso. Tenho alguns amigos que votavam/votam no Bolso por ideias vazias e medo do Lula/PT, principalmente quando envolve fechar igrejas
EM DISCURSO FILHO DO BOZO FALOU DOS PLANOS DE ACABAR COM FUNCIONALISMO PÚBLICO. COM A CÂMARA E SENADO FAVORÁVEL AO BOZO O POVO PODE DAR ADEUS AO SISTEMA PÚBLICO, OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS AOS SEUS EMPREGOS E O BRASIL A DEMOCRACIA. MAS OS IMPOSTOS E SALÁRIOS VÃO CONTINUAR A MANEIRA BRASILEIRA.
Eu recupero empresas, na verdade só foram fábricas, e inconscientemente, mas naturalmente, a melhor forma sempre foi fazer os trabalhadores participarem dos processos decisivos e entender a situação da empresa, vira praticamente uma cooperativa.
"Quem melhor sabe o que precisa ser feito na fábrica é o trabalhador" Isso sempre me deixou muito frustrado na vida profissional. Na minha cabeça, o "dono", o "chefe", era pra ser a pessoa que mais entende daquele assunto. Assim como antes tinha o alfaiate cabuloso, que ia ter o próprio atelier, e contratava o pessoal menos experiente. Hoje só chega uma pessoa que nunca costurou um bolso furado e compra todos os ateliês do bairro. Eu ficava bem triste de que acima de mim não tinha ninguém mais experiente na minha área, preu aprender junto. Só gestores de pessoal que não faziam idéia de como executávamos nosso trabalho, cobrando resultados, e ignorando nossos pedidos de mais pessoal ou ferramentas
Quando fui pra Russia em 2011, a guia me contou isso. Que na Uniao Sovietica todo mundo tinha casa e nao tinha fome. Agora as ruas cheia de idosos, no frio.
Vi na Itália uma história parecida com essa que você mencionou. Com a crise mundial de 2008, muitas empresas quebraram na Europa. Uma dessas empresas que estava tão quebrada que arriscava de não conseguir pagar a recisão dos funcionários, que ficariam desempregados e sem reserva. Esses trabalhadores fizeram um acordo. Ao invés da recisão, eles assumiram a empresa. Salvaram os empregos, salvaram a empresa. Fizeram uma cooperativa e superaram a crise mundial. Estão todos bem.
@@dferraz882 ali foi um projetista f0da q fez um carro f0da, e se nao me.engano uma.mudança de regulamento nos carris, onde esse projetista f0da se adaptou melhor, teve nada a ver com.cris, alias maia uma prova da blz do capitalismo, a capacidade humana e a criatividade a liberdade tbm tem seu valor,. ao e so q qtd de capital!
$im mas a cooperativa é capitalista tbm, essa é a beleza do capitalismo e da liberdade, desde que funcione pode se micro empresa, mega empresa, capital aberto, capital fechado, cooperativa, mei, profissional autônomo, vendedor ambulante sem.registro de nada, ta tudo dentro do sistema capitalista de livre mercado.. As distorções e empecilhos ao livre mercado são todas causadas ou legitimadas pelo governo q a parte socialista q ainda existe no capitalismo e q será reduzida e eliminada aos poucos conforme a humanidade caminha para o libertarianismo!
Na China, por exemplo, não tem patrão. Os chineses trabalham muito porque gostam de trabalhar...HAHAHAHAHA. ...assim funciona o socialismo. Tem otário pra acreditar nisso....HAHAHAHAHA. ... E os caras dando corda pro professor maluco descrever o socialismo. Isso devia ser um quadro do Zorra Total.
Tem um caso engraçado sobre o Steve Jobs. Ele deu um baita prejuízo na Apple por exigir que os engenheiros melhorassem a estética de uma placa mãe que pra ele tinha ficado muito feia. Os engenheiros explicaram que o layout das peças devia ser aquele pra que tudo funcionasse bem. Ele não quis nem saber. Queria que a placa fosse bonita e pronto. Resultado: matou um monte de peça, perdeu um monte de tempo e no fim teve que dar razão aos engenheiros. E mesmo assim quem é considerado o grande gênio da Apple???
@@gabrielalves3901 e o Elon Musk tá "criando" um foguete, né?! Kkkk Proletário cria e proprietário leva os méritos, esse é o ponto. A própria Apple chegou a demitir o Jobs e continuou numa boa. Ele não era tão indispensável quanto o ego dele fazia parecer.
@@deouro4808 Quero saber, caso a empresa de prejuízo ou acabe falindo. As dívidas serão repartidas entre todos os PROLETARIADO, ou voces só são comunista na hora do lucro.
@@gabrielalves3901 recontrataram uma década depois quando ele decidiu deixar de ser palhaço e trabalhar. O ponto é que ele contribuiu muito mais como proletário. Vc sabe que Ceo é proletário tbm, né?!
Fico hipnotizado e inspirado ouvindo o Ian falar, é tão bom saber que o problema não somos nós os trabalhadores, mas sim o sistema em que vivemos. Somos bombardeados com tanta informação individualista liberal de que "você precisa atingir seus sonhos", "só depende de você", "você isso e aquilo" e por causa disso tudo colocamos uma pressão surreal em cima de nós mesmos, os índices de doenças mentais só sobem e são a prova de tudo isso. Cada vez mais entendo a importância de me radicalizar e de me organizar pra que num futuro (talvez não na minha geração) consigamos viver sob a lógica socialista e sair dessa estagnação que vivemos hoje.
@@E77-zf4xz é facil chamar os outros de fracassado quando você é filinho de papai, caso não seja, você também vai ser um fracassado... caso você entre no seleto grupo dos burgueses, o quão egoista o cara tem que ser de nascer pobre e ficar rico e esquecer de sua origem. enfim, os monopolio está ai boa sorte em concorrer com as grandes empresas NANOempreendedor.
@@MrRafinha50 falou, falou, e você continua um fracassado, seja no capitalismo ou se fosse no socialismo. Uma vez fracassado, sempre fracassado. Não é o sistema que vai mudar esse teu pensamento de fracassado.
@@mbp6385 na teoria apenas faliu, do mesmo modo de que as primeiras nações mercantilistas faliram na Itália, não significou que o feudalismo era superior, do mesmo modo que o socialismo falhando na URSS não demonstra a superioridade do capitalismo. Relembrando que a Rússia e os estados satélites ainda assim eram controlados por um regime não totalmente socialista ja que a únião soviética variava muito em seus meios de produção e de adquirir dinheiro. Alias, o socialismo nunca era para ter surgido na China ou Russia czarista. Para um socialismo sugir ele necessita de um território útil para industrias e já bem industrializado. Entretanto, ate numa nação pobre que era a Russia czarista, a URSS avançou e ficou muito poderosa em comparacao com as outras nações
Ian, muito obrigado por esse debate e aula. Sou formado em física e professor do estado, e inúmeras vezes vi colegas de profissão utilizando o mesmo argumento que o Carlos Ruas utilizou sobre um experimento hipotético a respeito do socialismo, e hoje, graças a este vídeo, sei como debater e argumentar utilizando fatos históricos a favor dos meus ideais. Realmente muito obrigado e continue com o excelente trabalho!
Na pratica n funciona, tanto q a uniao sovietica caiu oque movimenta a economia de um pais sao as empresas privadas que traz ideias inovadoras e oferta e demanda, essa ideia socialista nunca funcionou em lugar nenhum do mundo
esse é o canal de corte secundario, o principal tem 150 mil, tem comunista vacilando, o tio joão e o humberto, tem canais entre 100 mil seguidores,e o de cortes de 4 mil apenas, tem entender o algoritmo, o joão pelo jeito começou a mudar a forma de trabalho, vai focar nos reacts para crescer mais, tem liberal que está maluco com ian neves, estão fazendo reacts para não perderem o "caminho" estão tentando "difamalo, dizer q ele é charlatão", o ian já botou terror no liberais, estão se revirando.
esse negocio de grupo de trabalhadores apontar o dedo e dizer que fulano não está trampando não vai dar certo, o que mais tem é panelinha para prejudicar fulano
Eis uma história parecida com esse exemplo tosco que falam do professor que distribui nota por média: Eu estudo farmácia e a gente tem essa matéria chamada "química analítica experimental". Nessa matéria a gente aprende como faz os experimentos mais básicos, tanto os quantitativos quanto os qualitativos, e o grau de precisão é muito grande, tão grande que apesar dos resultados estarem dentro de uma faixa aceitável, é simplesmente impossível dois grupos de alunos terem os mesmos resultados (por fatores como operadores, equipamento usado, alíquotas e preparação de amostra etc). Por isso a professora decidiu dar as notas se baseando numa curva gaussiana onde a sua nota seria dada considerando o quanto o resultado da média da sua triplicata se aproxima do pico da curva. O negócio é que se um aluno tem um resultado muito discrepante, ele manda o erro da curva pra puta que pariu e acaba prejudicando todo mundo. O resultado desse rolê é que a gente percebeu que ou todo mundo passava, ou todo mundo se fodia, sem meio termo, e por isso a gente começou a monitorar o trabalho e os resultados uns dos outros. No fim das contas todo mundo passou porque a gente sempre buscava ter resultados próximos. Sempre que alguém fala esse exemplo de professor da "nota socialista" eu lembro disso.
Namoral, que delícia finalizar um domingo em que eu já estava deprimida por ter de ir trabalhar amanhã, que delícia que é finalizar o dia pensando com vocês e refletindo sobre as questões de trabalho
@@sergiomonteiro9338 Mas claro que é possivel, só precisamos de tempo, estudo, organização para chegarmos em mais pessoas, e socialismo ir expandindo, não exíste respostas faceis, agora fica mais evidente com quem nós conseguimos conversar para expandir a teoria social marxista.
Resposta a anedota do Prof. CAPITALISMO BEM EXPLICADO Numa discussão entre um professor de sociologia com um grupo de professores da pós-graduação economia da Universidade do Texas, os professores de economia diziam que o capitalismo e neo-liberalismo são as formas mais corretas de funcionar a sociedade e que o comunismo e o socialismo conforme seu pensamento e experiência, não funcionam, pois um deles até tinha feito um experimento em sala de aula e demonstrou isso. O professor de sociologia argumentou que o grande problema os mesmos avaliavam estas questões de forma muito simplista, e que mesmo a queda de alguns países comunistas não se deve a conceitos do socialismo que visam uma sociedade justa, pois as organizações sociais e económicas são muito mais complexas do que usar uma ideia simples de modelo económico. Os professores de economia insistiam em sua visão devido ao experimento realizado. Então o professor de sociologia propôs também fazer um experimento para ser realizado no bem conceituado curso de pós-graduação em economia, onde ele aplicaria os conceitos capitalistas e neo-liberais. Todos professores de economia de prontidão aceitaram. Pelo acordo, o sociologo iria participar também do experimento na qualidade de orientador a apto a ser coordenador do curso. Pelo experimento, desde a seleção dos candidatos, distribuição de recursos físicos e econômicos seriam feitos pelos critérios capitalistas e neoliberais. Todos os alunos selecionados também viveriam nos alojamento do campus e usariam os recursos disponíveis de acordo com os mesmos critérios capitalistas e neoliberais. - Para a seleção das 10 vagas, haveria avaliação por prova de conhecimento com peso 20% (A), nível da instituição de origem 20% (B), produção ciêntífica 60% (C), mas de acordo com os princípios capitalistas. Todos os professores ficaram entusiasmados. Como de costume, os candidatos deviam nomear o orientador na inscrição, e as vagas seriam divididas pela classificação. - Houveram 30 inscritos para as 10 vagas. 25 tinham formação em economia e escolheram os professores de economia para orientação e os outros 5 vindos de outras áreas escolheram o professor de sociologia. Quando chegou na avaliação de pontos, o Sociólogo começou a pontuar seus pretendentes de acordo com o Capitalismo. a) Os 5 de outras áreas foram muito mal nas provas, o que deixou os economistas felizes. b) Os 5 vinham de universidades de mais alto nível no país e ganharam pontuação máxima. c) Os 5 eram filhos de famílias de grandes pesquisadores, sendo que 2 deles eram filhos de ganhadores do premio Nobel dentre outras diversas premiações. Assim como no Capitalismo, os mesmos herdaram as pontuações de suas famílias. Ao apresentar o resultado, os economistas ficaram indignados, mas não podiam fazer nada, pois estava dentro da lógica capitalista. O professor de Sociologia, pediu a palavra e dispôs sobre o que viria a seguir continuando a lógica capitalista. - Alem das 5 vagas ficarem com ele, os 2 de maiores índices ficariam com 50% das bolsas, seus outros 3 com os 45% das bolsas, e os outros 5 restante ficariam com 5%, além disso ficariam com 95% dos dormitórios, que naturalmente os 5 teriam de pagar aluguel. Os 5 teriam acesso a 95% da biblioteca e 95% do tempo de uso dos computadores. Poderiam usar seu dinheiro extra, recursos de moradia e serviços para negociar com os outros para que estes fizessem seus trabalhos e artigos para publicar (aumentando assim ainda mais seus índices) como forma de pagar pela moradia e uso de recursos de internet e biblioteca. A continuar um ou outro poderia melhorar seu índice por ser um gênio ou por sorte casar com uma filha de prêmio Nobel, mas teriam muito dificuldades ou mesmo jamais defenderiam suas teses, pois estariam trabalhando apenas para pagar suas moradias, comida e acesso a serviços de biblioteca, internet, água, energia etc.
O melhor exemplo desse debate de trabalho são os pedreiros, tem vários memes na net, quando eles recebem por diária, trabalham enrolando o máximo possível pra aumentar a quantidade de diárias, já quando recebem por produção, trabalham bem mais rápido para receber mais dinheiro em uma quantidade menor de tempo. Já vivi isso na pele, trabalhei de servente de pedreiro e isso não é meme, é realidade kkkkkkk
Vai lá Ian, mete juízo no Pirula, queremos Pirula leninista, queremos que o Átila caia em si e PARE de falar aquelas asneiras de meritocracia, o Hugo Fernandes já tá expandindo o horizonte (seria muito bom conversar com ele), o Lucas Zanandrez do canal Olá Ciência, bora trazer essa galera pro nosso lado! Sou biólogo, marxista-leninista e não aguento mais ver no meu campo o tanto de defesa abstrata da Ciência com terraplanismo político!
@@rael5926 A gente tenta, né camarada. Pirula é trabalhador, é um bom pesquisador, um excelente divulgador científico, um cara inteligente. Ele pode até parecer entediado e talvez meio confuso nesses papos com o Gustavo e o Ian, mas a semente do questionamento foi plantada. É aquela história, a gente conversa, mostra nosso projeto, mostra a ciência por trás do marxismo, mas não dá pra abrir a cabeça do cara e enfiar O Capital lá dentro hehehe
esse negocio de grupo de trabalhadores apontar o dedo e dizer que fulano não está trampando não vai dar certo, o que mais tem é panelinha para prejudicar fulano
É lindo na teoria, mas na pratica isso não funciona, todo mundo sabe disso cara, a própria União Soviética que ele ta citando como exemplo foi um fracasso, a China era extremamente pobre até virar capitalista, hoje é um país líder em tecnologia e desenvolvimento. O modelo ideal é o capitalismo, isso é claro, o que deve existir é uma maior conscientização sobre a jornada de trabalho, 8 horas é muito tempo, diminuindo a quantidade de horas trabalhadas as pessoas teriam mais tempo para lazer, mais tempo para se dedicarem aos estudos e eventualmente, quem sabe, abrirem sua própria empresa e empregar outras pessoas.
@@luisfabions a China é uma aberração dos dias modernos, é um país culturalmente socialista, porém economicamente capitalista selvagem. Com a observação que a cultura socialista está sumindo e não aos poucos.
Me considero socialista, mas não tenho muita paciência de ouvir mais as pessoas dos canais de esquerda. É tanta viagem, coisas que não tem a ver com o cotidiano do povo... E aí eu vejo um corte desse, falando sobre produtividade, empresas, infra-estrutura, mundo real. Você ganhou um inscrito meu caro. Comunista raiz é outro nível.
Concordo esses merdas de hj em dia só quer postar video e ganhar like. Pega na arma e ir tomar o pode ninguém vai né. Pra esse Boy aí ser um comunista raiz tem que nascer umas 10 .
Pesquisa no RUclips um documentário chamado “intervenção” sobre a fábrica flasko, pra vc entender melhor sobre o assunto. O Ian inclusive reagiu a esse doc, tem por aí no RUclips
Ian parabéns pelos 100mil inscritos nesse canal também! Vai colecionar plaquinha agora, feliz de mais por ti. Foi você quem me radicalizou de vez e lhe agradeço demais, é um professor incrível
@@mbp6385 tentar adivinhar quem defendeu a democracia japonesa e italiana por muitos anos, os grupos comunistas. Tanto que a esquerda japonesa era bem conhecida de querer desafiar os EUA mas sem reiniciar o estado falido japonês que clamava por um império
Na China, por exemplo, não tem patrão. Os chineses trabalham muito porque gostam de trabalhar...HAHAHAHAHA. ...assim funciona o socialismo. Tem otário pra acreditar nisso....HAHAHAHAHA. ... E os caras dando corda pro professor maluco descrever o socialismo. Isso devia ser um quadro do Zorra Total.
Sou programador de sistemas e a empresa que trabalho é pequena, é uma plataforma de ecommerce para pequenos lojistas da região. Acontece que o meu chefe vive tendo que se virar para conseguir clientes para a plataforma sendo que seus clientes estão quebrados por causa de grandes lojas como amazon. Infelizmente ele é de direita e eu queria ter coragem de enviar esse video pra ele, que sente na peles os efeitos da Amazon.
@@dokewb Estudei o básico para ver se era realmente o que eu queria. Vi que gostava, entrei numa faculdade EAD pra conseguir estágio e foi isso... Ah e não se iluda com os supostos salarios altos, até mês passado eu ganhava 1600 reais trabalhando 8h por dia com 2 anos de experiência. A maioria ganha nessa faixa.
as pessoas ja nascem condicionadas a imaginar que nao existe outras formas de organização do trabalho, apenas conseguem imaginar mais exploração encima do trabalhador pra gerar mais lucro, apenas sabem que precisam "trabalhar" mais e mais para conseguir algum retorno e na gigantesca maioria das vezes não ve o retorno. Por isso é importante conseguir esses espaços e mostrar que a classe trabalhadora deve se unir e se organizar
Ian! O que acha de fazer um vídeo refutando os sensos comuns dos capitalistas? Tipo “a burguesia que gera emprego”, “vcs comunistas vivem de utopia”, “comunista de iPhone”, e outras que vc deve ouvir direto. Abraço!!!
A live foi maravilhosa. Adorei ver Ian + pirula. Seria legal se o Ian ficasse fixo nas lives do blablalogia pra comentar outros temas com os 3 e tal ahaha
Como eu tô feliz em ver o Pirulla tendo contato com esse pensamento de forma tão eloquente e embasada. Adoro o Pirulla, e cheguei já ficar irritado em como ele foi levado a um pensamento liberal democrático, mas o erro foi muito mais meu do que dele em minha irritação, dada a posição que ele ocupa na divisão social do trabalho, um cientista que é educador por amor, o cara é maravilhoso, e precisa ter contato com o pensamento crítico marxista por parte de pessoas que são educadoras assim como ele é na biologia.
Eu moro a alguns quarteirões da Flasko, lembro de quando ocorreu a falência e a briga que aconteceu pra os funcionários conseguirem manter as máquinas, negociar dividas, etc... ninguém acreditava que iria dar certo, mas deu MUITO certo.
Tem vários exemplos disso no Brasil! Existe um movimento que cresce mais a cada dia chamado de ECONÔMIA SOLIDÁRIA ou ECONÔMIA POPULAR E SOLIDÁRIA ✊️❤️🔥
mds o pirullaaaaaaaa comecei a assistir seu canal por conta do meu namorado e amei que no PRIMEIRO VÍDEO que eu vejo, tá a lenda do Pirulla aqui com outras lendas, amo
Criados na era PT com Lula. Pe Julio Lanceloti postou vídeo. Quando os reguladores foram convidados pelo Lula com o BNDS pra financiar. No final da explicaçáo. Lula perguntou. Vcs entenderam? Não. Explica de novo pediu para responsável do BNDS
Ian, sou estudante de medicina e sou fã do seu canal de longa data. Gostaria de saber mais como as experiências socialistas lidam com o sistema de saúde e a “classe médica” que é conhecida como elitizada na nossa sociedade
Sistema de saúde creio que públicos (embora eu vi que na China só os mais básicos que são, por mais que há que não a considere socialista), e a classe média já são trabalhadores e continuariam sendo. Mas creio que você gostaria de mais detalhes sobre coisas mais específicaa, né? Aí acho que eu não saberia responder :/
não ícaro, os médicos nesse sistema não seria tratados como "semi-deuses" no capitalismo que ninguém os ver como passiveis de erro, seriam trabalhadores e haveria mais médicos por mais oportunidade de estudo
O socialismo ainda existe, Cuba é socialista, Vietnã é socialista, Coréia Popular é socialista e a China também é socialista, em todos esses países existem empresas. O socialismo não morreu junto com a URSS.
Na China, por exemplo, não tem patrão. Os chineses trabalham muito porque gostam de trabalhar...HAHAHAHAHA. ...assim funciona o socialismo. Tem otário pra acreditar nisso....HAHAHAHAHA. ... E os caras dando corda pro professor maluco descrever o socialismo. Isso devia ser um quadro do Zorra Total.
Marx previu isso direitinho no manifesto, dizendo q o caminho do capitalismo era a monopolização de grandes marcas voltando aos princípios do feudalismo
A remuneração individual depende de alguns fatores que, mesmo com a abolição da propriedade privada dos meios de produção, permaneceriam existindo: A) complexidade das tarefas (cuja variável pode ser o tempo de formação necessária para a função) B) tempo de experiência na função C) responsabilidade e risco (uma decisão equivocada de um médico pode levar pessoas à morte, e esse necessário risco de responsabilização pessoal precisa ser compensado por um proporcional estímulo material) D) raridade X disponibilidade (oferta e demanda pelo cargo dentre as pessoas aptas a trabalhar) Negar isso é reforçar uma compreensão ingênua, infantil e utópica sobre o socialismo, o que só reforça as falácias liberais.
Além do termo "classe parasita" é importante o conceito "classe ociosa", de Thorstein Veblen", cunhada na sua obra magna, tão importante em nossos tempos .
Quanto mais você trabalhar, mais você ganha. Simples. É um absurdo imaginar que alguém queira trabalhar MAIS e ganhar o MESMO, como acontece no sistema vigente
Mano!!!!! Que assunto Top, gostaria de saber também como ia ser a questão do "governo" como seria gerido, e também em questão de capital, como um exemplo uma crise causada por uma pandemia, como o governo iria lhe da com isso! Seria assuntos também muito interessantes!
Seria gerido pelos burocratas do tal partido comunista que também não iriam saber nada sobre o processo produtivo. Os trabalhadores também não seriam proprietários de nada.
Camarada, atente-se as respostas dadas à esta pergunta, pois liberais irão dizer que seria como o que as pessoas chamam de "Holodomor", visto que houve surtos de doenças no período. Os surtos de doenças na Ucrânia soviética entre 1933 - 1934 é um caso extremamente específico e não lidariam da forma como lidaram.
Esse video foi muito esclarecedor 🙏 fui discutir com capitalista e ele usou o exemplo da sala de aula, sabia que estava errado mas não sabia como explicar
@@srsacavem mas cuba é pobre por outros motivos geopolíticos, não por causa do sistema socioeconômico, lembre-se q a união soviética saiu de carroças pra foguetes no espaço em 30 anos...
Sou formado em administração e tenho MBA em gestão empresarial. É um ambiente ocupado, em sua maioria, por empresários (ou filhos de). Um conto que já ouvi, durante todo esse período de estudo, em diversas aulas, tanto na faculdade quanto na pós, é aquele famoso sobre a indústria que tinha um sistema automatizado que toda vez que uma caixa chegava vazia, ele sentia o peso e parava a produção até que alguém fosse lá remover a caixa vazia do processo e reiniciasse a produção, isso acontecia frequentemente até que deixou de acontecer e o gestor, surpreso, foi ver o motivo de não acontecer mais isso, aí viu que as pessoas estavam tão cansadas de parar a produção e reiniciar a produção que colocaram um ventilador que empurrava as caixas vazias para fora do processo antes mesmo do sistema interromper a produção. Esse conto é usado para fazer com que o empreendedor tenha "mente aberta", "pense fora da caixa", traga soluções simples para problemas conhecidos, etc... Mas ele encaixa também, muito bem, com o que foi dito aqui, quem conhece melhor sobre a produção e sobre o negócio, é quem tá lá todo o dia. O patrão contratou um sistema pensando em evitar erros na distribuição, pagou pra isso, mas ele não estava convivendo na fábrica, ele não sabia o que causava atrasos realmente, não sabia a incomodação que os funcionários passavam com esse sistema, pra ele importava o resultado final de que os produtos eram entregues, mas os funcionários sabiam exatamente o que eles precisavam pra fazer uma entrega melhor, mais rápida e menos "chata".
imagino que isso se dê em todo o mundo, camarada. a cada dia, os burgueses se distanciam mais e mais da classe operária. na época de marx, o burguês era o dono da fábrica que eventualmente aparecia pra xingar algum funcionário, hoje, os burgueses tem propriedades tão imensas e que geram tanto valor ao ponto de ser possível que eles simplesmente sumam da sociedade
Gente, pergunta sincera (sou nova aqui no canal) Se uma pessoa faz concurso pra ser juíza, passa, ganha muito dinheiro e fica rica, ela é burguesa? Ou é rica, mas não burguesa?
@@maria.escura se alguém recebe salário, independente do valor, e o salário é a principal forma de subsistência dessa pessoa, ela não é burguesa. o burguês não recebe salário, pois as pessoas vendem a mão de obra pra ele. você poderia ser uma médica muito renomada que ganhasse R$100 mil por mês, mas ainda assim estaria vendendo sua força de trabalho e, portanto, ainda seria proletária.
@@maria.escura boa noite. Eu também sou leiga. Mas acredito, que se você recebe um salário pelo seu trabalho, você é classe trabalhadora. Mas se você, perder este cargo, mesmo tendo acumulado algum dinheiro. Certamente, não irá conseguir manter por muito tempo esta acumulação. Então, certamente estará mais próximo de se tornar pobre do que estar na posição do Elon Musk.
Ouvir o Ian falar, é lindo. Mas a pergunta que fica é: Pq as pessoas arriscam a vida para pular um muro, e fugir deste paraíso? Alguma coisa não se encaixa
Só ouço merdas. Um bando de mimadao usando dos meios capitalistas como computador, internet, roupas e principalmente liberdade para dizer tantas coisas lindas dessas merdas de países. E o pior, como tem comentário a favor dizendo que é lindo o que eles acabam de descobrir. Kkkk
Os atuais administradores da Flaskô, erdardaram todas as dividas. Já foram visitados com inúmeros oficiais de justiça, para penhorar seus bens. Hoje, 2023, estão prestes a fecharem as portas. Esse negócio de reduzir carga horário, mantendo o mesmo salário, é uma das maiores idiotices que se pode fazer em uma empresa. Quando a prioridade é a redução das horas trabalhadas em detrimento ao faturamento e lucro, nenhuma empresa ficará aberta.
Não seria legal criar um cooperativa produtiva, até para a gente ter uma base de como seria esse modelo de gestão? Acho que isso seria interessante pra gente se unir para forma algo, para ter uma base de apoio até financeiro para o sistema!!
O MST tem varias cooperativas espalhadas pelo Brasil porém bem reduzidas em tamanho. Mas acredito que criar uma cooperativa do tamanho de um latifundio seria barrado pela bancada do boi, ja tentaram antes e rolou um puta massacre que deu origem a formação da LCP (Liga dos Camponeses Pobres).
@@renatomism sim!! + Eu estou falando de se unir para criar uma para fazer estudos+ profundos dentro da cooperativa!! Acho que seria legal até para servir como uma forma de chamar as pessoas e dizer que e possível!!
É engraçado q na empresa q eu trabalhava eles tinham um sistema de UGB, Unidade de Gestão Básica, isso é basicamente criar times dentro da produção para q as pessoas criem um sentimento de coletividade contra os outros times e lutem para colocar seu time a frente, cria-se a ideia de coletividade e de ajudar o funcionário q tem dificuldade porque quanto mais todo mundo trabalhar isso colabora para que o time vença, isso é basicamente o q o comunismo faz, com a diferença de q esse pessoal ganha uma viajem no final do ano e não divisão dos lucros que eles mesmos produzem...
Também existem cargos de gestão no sentido de melhoria da produtividade, tanto de medição da produção quanto da qualidade de vida dos trabalhadores. Isso tudo com base científica e totalmente passível de ser calculado. Contabilidade, Psicologia Organizacional (vejam os estudos dessa área), Administração etc.
@@user-fr2zt5xd3u Será mesmo? Se olhar nos comentários a maioria sempre é em apoio ao cara. A direita tá aos poucos degredindo na internet enquanto a esquerda está aumentando, é a realidade.
@@fabiorodrigo8215 a direita é uma.piada nao tem base filosofica alguma se apega a um liderzinho mediocre e covarde, e faz disso sua.luta, quer o que né
Gente, em Cuba, qualquer pessoa pode transformar a sua casa num restaurante (paladar) ou numa hospedaria. Isso não é propriedade privada, é propriedade particular e não gera desigualdade social, no máximo uma desigualdade econômica.
@@therenatodamado esse "pequeno empresário" jamais vai ficar grande, porque ele nunca vai conseguir expandir o seu negocio e criar uma franquia, no caso de restaurantes. Não existe propriedade privada, e sem propriedade privada, não a capital.
Não explique Se seus familiares tiverem conta no RUclips, acesse as contas, desative o histórico e comece a assistir conteúdo comuna Uma hora vão ficar curiosos e irão assistir. Depois disso é só esperar a roda girar.
20:12, cara amo esse trecho, "ela não tem nenhuma função", algo que sempre acertou eu na cabeça mas é tão difícil encontrar pessoa pra ter a mesma critica, em breve vai ter mais e mais organização e acabar com esse sistema destruidor sem noção
A questão mais importante a se perguntar para entender a União Soviética é: quem decidia o quê e como lá? Nas fábricas, quem decidia praticamente tudo não eram os trabalhadores, os operários, eram os gerentes, os burocratas da administração nomeados para a fábrica pelo regime e nunca eleitos pelos operários, então os operários podiam até ser donos da fábrica teoricamente, no papel, mas na prática não mandavam em nada e não decidiam, apenas executavam os decisões dos quadros administrativos burocráticos, que eram os que decidiam e eram impostos, indicados, nomeados pelo regime. Logo, se tratava claramente de uma sociedade exploratória de classes ainda que na ficção das leis se decretasse socialista.
@@glaupes2111 Fonte: livros dos próprios Lenin e Trotsky, biografias deles por Service, biografia de Stalin por Service e Radzinsky e muitas outras fontes, que eu pelo menos de fato li, ao passo que outras pessoas não lêem nada de significativo sobre o assunto, às vezes nem mesmo um simples livro de história do ensino médio, mas ficam porraí exigindo dos outros as fontes que eles próprios não têm porque não foram atrás.
Essa história está estranhamente parecida com a da empresa júnior que eu participei (todo mundo estava cooperando) E realmente a empresa funciona tão bem que eu MORRO de medo de trabalhar em outra empresa e não ser do mesmo jeito
@@MarinaDestro Foi o seguinte: em 2020 teve uma gestão que não sabia direito o que estava fazendo, e a empresa júnior estava simplesmente largada às traças. Então, eles fizeram um processo seletivo e trocaram TODOS os participantes da empresa, e todo mundo ficou muito perdido sem saber o que fazer e sem nenhuma orientação de como gerir a empresa. Então todo mundo se uniu pra descobrir como funciona uma empresa júnior, fazer um CNPJ, se federar, legalizar, criar uma conta PJ no banco etc. E nesse primeiro momento, apesar de cada um ter seu cargo, na prática a gente não estava fazendo exatamente a nossa função justamente pq estava todo mundo com esse mesmo objetivo: fazer a empresa, de fato, existir Depois de tudo isso é que a gente começou a procurar clientes e fazer nossos projetos (é uma empresa júnior de design, a Keréus). E, mesmo que tenha presidente, vice presidente, diretor de projetos, diretor comercial, projetistas e "marketeiros", não são apenas os projetistas que projetam: TODOS projetam. Porque todo mundo está ali pra se preparar para ser um designer futuramente em uma empresa sênior. Então, na prática, a presidente, mesmo tendo o cargo mais alto da empresa, nunca foi uma chefe chata que manda no pessoal e não faz nada. Ela foi ESCOLHIDA por unanimidade como presidente justamente porque é a que mais gosta de participar dos projetos e a que se comunica melhor (tanto com as pessoas da empresa, quanto com clientes, com o professor orientador e com os outros alunos do curso). Então, a gente sente que todos estamos em pé de igualdade porque todo mundo projeta, e também porque, quando alguém está com dificuldade para fazer o seu trabalho, sempre tem alguém para ensinar e ajudar. E quando alguém está muito atarefado com a faculdade ou doente, todos compreendem que é importante pegar mais leve com ela ou deixar ela descansar por um tempo. Fora isso, as pessoas foram fazendo amizade entre si, e o clima amigável deixa tudo mais tranquilo e, consequentemente, mais produtivo. E, por incrível que pareça, por mais que a gente não receba NADA em dinheiro por isso, (todo o dinheiro fica na conta da empresa júnior) apenas conhecimento e horas complementares, ninguém é folgado, todos cooperam e simplesmente viram fãs da empresa. Além disso, a gente conquistou a admiração de outras empresas juniores que foram nossas clientes e ganhamos prêmios em eventos justamente por bater nossas metas, mesmo sendo uma empresa pequena. E justamente por ver tantas pessoas em empresas sênior se sentindo desanimados com as condições de trabalho, com o chefe, com colegas, burnout e transporte (mesmo tendo o salário, que a empresa júnior não tem), eu comecei a sentir muito medo de passar pelo mesmo, e comecei a falar para o pessoal: "gente, quando a gente sair da faculdade, temos que criar a Keréus design sênior". E felizmente eles gostaram da ideia. E torço muito para isso acontecer futuramente
Quando eu fiz 18 anos, trabalhei em uma indústria de granito, e passei por uma situação peculiar onde o Presidente, "O Pika da hierarquia", "O dito cujo", "O Patrão Master" da empresa me deu esporro por eu estar mandando as chapas de granito com a borda mal lixada (sempre se manda a chapa para o cliente final com uns 2 cm sem lixar perfeitamente, porque se aplica desconto no produto, é impossível lixar a chapa por completo).
E quando eu disse que se aplicava desconto na chapa o velho endoidou, dizendo que ia doer no bolso dele.
O comentário do Ian sobre o Patrão não saber sobre os processos da produção está completamente certo.
O Patrão realmente não sabe de porra nenhuma, e se dói no bolso dele ele reclama igual uma puta na chuva.
@@mbp6385 Garotinho da bochecha rosada suja de biscoito, que se denomina Ancap Brasileiro (cringe) deixa eu te explicar:
É padrão da empresa mandar com 2 cm de borda sem lixar perfeitamente, porque se aplica DESCONTO no PRODUTO FINAL, o Presidente que não sabia do processo, logo a frase do Ian está correta.
@@SombraIluminada esse aí é lambe bola de patrão, nem tenta
Provavelmente ele também deve exercer funções e tomar decisões que os demais empregados não fazem ideia de como funcionam. Logo, se ele não sabe como apertar a porca de algum parafuso, é porque ele diariamente toma decisões e participa de negociações que os empregados também não saberiam conduzir. Experimenta tacar o foda-se para a contabilidade da empresa por uma semana pra ver o caos que isso vira.
Agora se o burguês não faz isso, provavelmente a empresa dele não irá longe. Aliás, herdeiros costumam dormir em berço esplêndido quando assumem o negócio e, via de regra, tomam no cu.
E o patrão só fica atrás da mesa mesmo. Se o patrão morresse hoje, sabe quando perceberiam isso dentro da empresa caso não contassem pros trabalhadores? NUNCA. Porque a cadeia produtiva, bem como a venda dos produtos, NÃO DEPENDE DO PATRÃO.
@@luiz11116 Depende, sim. Ele que empregou o capital, e essa é a própria essência do sistema: a informação é descentralizada, fazemos parte de uma conexão, ninguém sabe de tudo; menos ainda ninguém é um completo energúmeno pelo simples fato de ser burguês. O próprio vídeo prova a ingenuidade de muitos socialistas ao apontar que nenhum valor de produção pode ser calculado por um comitê de gestão - um comitê bonito que sabe mais do que o patrão (sabe como? se os preços não existem numa sociedade se não a capitalista?) -, levando qualquer um a suspeitar que o modelo capitalista, apesar de inerentes distorções e contradições, é o único possível, uma vez que o respeito às leis econômicas é-lhe uma característica inseparável..
“Trabalharei a vida toda e nunca terei uma casa”. Depois que você entende o que isso significa de fato, não tem como não se radicalizar
Na urss, pegariam a sua casa e colocariam outras famílias junto com vc, animal.
A Solução é roubar.
pq as pessoas se incomodam tanto com a ideia de todos ou pelo menos a maioria ter uma condição digna de vida?
Mas casa é propriedade privada? Kkkkk
@@mtbrust Es propiedad personal
Parabéns Yan ! Para leigos como eu, vc explica muito; eu entendo ! Obrigado!Alguém tinha que fazer isso e vc faz muito bem, na minha umilde modéstia mas com muita gratidão ♡ viva a dignidade!!!
Um exemplo muito bom pra debater isso é o Acampamento Quilombo Campo Grande, na cidade de Campo do Meio (MG), em uma fazenda onde funcionava uma usina de cana que faliu. Os proprietários largaram não só a fazenda abandonada como também deixaram os trabalhadores sem pagamento e tem ainda uma dívida milionário com a União, em impostos e encargos trabalhistas.
O MST entrou com centenas de famílias, junto com os trabalhadores que tomaram calote, e em 10 anos esses trabalhadores transformaram a fazenda falida em uma fazenda lucrativa de café, que produzia toneladas e tinha a sua própria marca (de alcance regional, se não me engano). Além disso, produziam toneladas de leite, tinham uma produção de comida que garantia a subsistência das centenas de pessoas que moravam no acampamento e ainda gerava excedente, um pomar, reflorestaram parte da propriedade, recuperando uma terra degradada pela monocultura, abriram uma escola que servia não apenas aos sem-terrinha como também a outras crianças da área rural e geraram novos empregos na cidade pra dar conta do processamento e transporte do café produzido. Até o pastor da Assembleia de Deus apoiava o acampamento, porque ele trouxe centenas de novos fiéis pra igreja dele.
Esse é um exemplo muito bom, não só pelo seu sucesso, mas também pela forma como terminou.
Os proprietários da massa falida pediram a reintegração de posse e, a despeito das dívidas milionárias que eles acumularam, a despeito das centenas de pessoas que moravam e tiravam sua sobrevivência da terra, a despeito de existir ali uma empresa lucrativa, a despeito da dependência econômica da cidade com o acampamento e a despeito de estarmos NO AUGE DA PANDEMIA, a justiça burguesa concedeu a reintegração e entregou a fazenda, agora lucrativa, ao burgueses que tinham-na levado à falência.
No processo, a polícia demoliu a escola.
A justiça brasileira que vocês tanto amam
Que triste!
MDS inacreditável viu, inacreditável ! 🤦🏽♀️🤦🏽♀️🤦🏽♀️🤦🏽♀️, onde posso ler mais sobre isso ?, que injustiça.
@@euatraidotudodebom2324Tentei colocar os links mas o ytb bloqueou o comentário 😑
Vou voltar aqui com os títulos das matérias. Peraí
isso é um problema da justiça falha do Brasil ,não do capitalismo além de macarthismo dos donos e acionistas, o ser humano é ruim não podemos partir do pressuposto que ele é bom, se fosse o mundo era bom. Uma empresa não quebra do nada devem ter sumido com algum dinheiro.
Vi alguém comentar isso uma vez e achei interessante a reflexão: A maioria das pessoas critica o comunismo pensando o capitalismo, e idealiza o capitalismo pensando o comunismo.
O contrário também é verdadeiro rs
@@Sofiaperennis exemplo?
@@ie-qt1gg como se isso nunca aconteceu?
Nenhum sistema político totalmente puro funciona bem, exemplo a China só virou grande potencia se tornando mais capitalista do que nunca.
@@TDAH125 a crítica é à ideia, não ao ato.
O trabalhador vive uma ilusão de um dia ser burguês ou ao menos uma pequena aparência. Nós nascemos na caixinha e nos tiram a noção de olhar pra fora.
Não, o atual socialismo cria condições para que o trabakahdor não se torne empresário. No Brasil o socialismo é simples: o estado regula a economia via salários mínimos, regulações, imposições, impsotos absurdo, leis trabalhistas etc. Isso diminue a produtividade, o incentivo de trabalahar e de empreender.
@@lucasdelimasantos7454 KKKKKKKKKKKKKK, socialismo no Brasil KKKKKKKKKK, vai estudar!
Pobres com síndrome de D Florinda.
@@lucasdelimasantos7454socialismo no brasil, existe outro pais com nome de brasil e eu não sabia?
Não vc precisa nascer com herança
É verdade, qdo trabalhei numa fábrica o dono nunca aparecia, mas qdo aparecia ia na linha de produção e atrpalhava todo o trabalho. Ficava dando palpite idiota, falava um monte de groselha, nem sabia como as coisas funcionavam, era horrível.
Mesma coisa quando trabalhei numa rádio. O dono chegava só pra encher o saco da galera e atrapalhar o trabalho que estava sendo feito.
ué? mas tudo ali é investimento dele.
@@CharlesSilva-xh2pm e só. Ele literalmente só serve pra isso. E dá pra substituí-lo ainda, pra vc ver o quão inútil ele é.
@@CharlesSilva-xh2pm E como ele conseguiu esse dinheiro de investimento aí rapá? É mt engraçado esses mlk que realmente acreditam que o milagroso Deus-Empresário Fornecedor de empregos conseguiu juntar capital sendo um assalariado comum.
@@Hugo-br3fl Tá insinuando que todo empresário conseguiu capital para investir roubando? É isso?
Sou servidor público e adoro meu serviço. Não existe patrão!
Minha esposa já trabalha no setor privado e vemos as diferenças grotescas em todos os aspectos com o trabalhador.
Mas o pior é ver os próprios servidores públicos onde trabalho defenderem capitalismo, privatização e Bolsonaro.
É uma droga muito forte que devem utilizar. Só encontro essa explicação.
São palavras como: família, pátria, ideais, ensinamentos, preceitos, etc + a demonização dos "outros" que faz os seus colegas votarem no Bolso. Tenho alguns amigos que votavam/votam no Bolso por ideias vazias e medo do Lula/PT, principalmente quando envolve fechar igrejas
O colega do meu marido na empresa onde trabalham é sindicalista, mas é contra o sindicato.
@@andreateia5126 talvez ele seja contra a chapa do sindicato
EM DISCURSO FILHO DO BOZO FALOU DOS PLANOS DE ACABAR COM FUNCIONALISMO PÚBLICO. COM A CÂMARA E SENADO FAVORÁVEL AO BOZO O POVO PODE DAR ADEUS AO SISTEMA PÚBLICO, OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS AOS SEUS EMPREGOS E O BRASIL A DEMOCRACIA. MAS OS IMPOSTOS E SALÁRIOS VÃO CONTINUAR A MANEIRA BRASILEIRA.
@@andreateia5126 kkkkk meu deus do céu
Eu recupero empresas, na verdade só foram fábricas, e inconscientemente, mas naturalmente, a melhor forma sempre foi fazer os trabalhadores participarem dos processos decisivos e entender a situação da empresa, vira praticamente uma cooperativa.
Parece que cresce..
Conversa com os gigantes!! Pirula das antigas, melhor live!
"Quem melhor sabe o que precisa ser feito na fábrica é o trabalhador"
Isso sempre me deixou muito frustrado na vida profissional. Na minha cabeça, o "dono", o "chefe", era pra ser a pessoa que mais entende daquele assunto. Assim como antes tinha o alfaiate cabuloso, que ia ter o próprio atelier, e contratava o pessoal menos experiente. Hoje só chega uma pessoa que nunca costurou um bolso furado e compra todos os ateliês do bairro.
Eu ficava bem triste de que acima de mim não tinha ninguém mais experiente na minha área, preu aprender junto. Só gestores de pessoal que não faziam idéia de como executávamos nosso trabalho, cobrando resultados, e ignorando nossos pedidos de mais pessoal ou ferramentas
comece a seguir os RUclipsrs socialistas. Vc vai enrender o que fazer com essa frustração
O dono paga alguém pra saber mais que ele
@@johlsiqueira562 isso só mostra que o dono é um mero intermediário, um detentor do dinheiro que é dispensável ao funcionamento do negócio.
@@Guilherme-nv5wq vocês falam é muita merda.
@@Guilherme-nv5wq O fato do patrão contratar alguém são por diversos motivos, entre eles "sobrecarga".
Quando fui pra Russia em 2011, a guia me contou isso. Que na Uniao Sovietica todo mundo tinha casa e nao tinha fome. Agora as ruas cheia de idosos, no frio.
kkkkk
Aquele jogar do flamengo russo, diz a mesma coisa
Tu acreditou nisso?? E o Holodomor?
Vi na Itália uma história parecida com essa que você mencionou. Com a crise mundial de 2008, muitas empresas quebraram na Europa. Uma dessas empresas que estava tão quebrada que arriscava de não conseguir pagar a recisão dos funcionários, que ficariam desempregados e sem reserva. Esses trabalhadores fizeram um acordo. Ao invés da recisão, eles assumiram a empresa. Salvaram os empregos, salvaram a empresa. Fizeram uma cooperativa e superaram a crise mundial. Estão todos bem.
Na mesma época aconteceu isso até na F-1, resultado? A equipe foi campeã (Brawn GP).
@@dferraz882 muito interessante essa história da Brawn GP, não virou uma cooperativa, mas é bem legal
@@dferraz882 ali foi um projetista f0da q fez um carro f0da, e se nao me.engano uma.mudança de regulamento nos carris, onde esse projetista f0da se adaptou melhor, teve nada a ver com.cris, alias maia uma prova da blz do capitalismo, a capacidade humana e a criatividade a liberdade tbm tem seu valor,. ao e so q qtd de capital!
$im mas a cooperativa é capitalista tbm, essa é a beleza do capitalismo e da liberdade, desde que funcione pode se micro empresa, mega empresa, capital aberto, capital fechado, cooperativa, mei, profissional autônomo, vendedor ambulante sem.registro de nada, ta tudo dentro do sistema capitalista de livre mercado..
As distorções e empecilhos ao livre mercado são todas causadas ou legitimadas pelo governo q a parte socialista q ainda existe no capitalismo e q será reduzida e eliminada aos poucos conforme a humanidade caminha para o libertarianismo!
Na China, por exemplo, não tem patrão. Os chineses trabalham muito porque gostam de trabalhar...HAHAHAHAHA. ...assim funciona o socialismo. Tem otário pra acreditar nisso....HAHAHAHAHA. ... E os caras dando corda pro professor maluco descrever o socialismo. Isso devia ser um quadro do Zorra Total.
Tem um caso engraçado sobre o Steve Jobs. Ele deu um baita prejuízo na Apple por exigir que os engenheiros melhorassem a estética de uma placa mãe que pra ele tinha ficado muito feia. Os engenheiros explicaram que o layout das peças devia ser aquele pra que tudo funcionasse bem. Ele não quis nem saber. Queria que a placa fosse bonita e pronto. Resultado: matou um monte de peça, perdeu um monte de tempo e no fim teve que dar razão aos engenheiros.
E mesmo assim quem é considerado o grande gênio da Apple???
Ele só criou o maior empresa do planeta mas ok né.
@@gabrielalves3901 e o Elon Musk tá "criando" um foguete, né?! Kkkk
Proletário cria e proprietário leva os méritos, esse é o ponto. A própria Apple chegou a demitir o Jobs e continuou numa boa. Ele não era tão indispensável quanto o ego dele fazia parecer.
@@deouro4808 Se a apple tava indo 'numa boa' porque teve que recontrar ele com ceo da empresa.
@@deouro4808 Quero saber, caso a empresa de prejuízo ou acabe falindo. As dívidas serão repartidas entre todos os PROLETARIADO, ou voces só são comunista na hora do lucro.
@@gabrielalves3901 recontrataram uma década depois quando ele decidiu deixar de ser palhaço e trabalhar. O ponto é que ele contribuiu muito mais como proletário. Vc sabe que Ceo é proletário tbm, né?!
Eu simplesmente AMEI esse vídeo ! Igual à uma aula 😊
Fico hipnotizado e inspirado ouvindo o Ian falar, é tão bom saber que o problema não somos nós os trabalhadores, mas sim o sistema em que vivemos. Somos bombardeados com tanta informação individualista liberal de que "você precisa atingir seus sonhos", "só depende de você", "você isso e aquilo" e por causa disso tudo colocamos uma pressão surreal em cima de nós mesmos, os índices de doenças mentais só sobem e são a prova de tudo isso. Cada vez mais entendo a importância de me radicalizar e de me organizar pra que num futuro (talvez não na minha geração) consigamos viver sob a lógica socialista e sair dessa estagnação que vivemos hoje.
@@mbp6385 aonde tu viu isso?
O Socialismo na sua essência é Ditador, jamais dará certo. A história prova isso.
No caso, ser miserável junto com os outros!? É, é melhor ser fracassado em conjunto do que sozinho kkk
@@E77-zf4xz é facil chamar os outros de fracassado quando você é filinho de papai, caso não seja, você também vai ser um fracassado... caso você entre no seleto grupo dos burgueses, o quão egoista o cara tem que ser de nascer pobre e ficar rico e esquecer de sua origem. enfim, os monopolio está ai boa sorte em concorrer com as grandes empresas NANOempreendedor.
@@MrRafinha50 falou, falou, e você continua um fracassado, seja no capitalismo ou se fosse no socialismo. Uma vez fracassado, sempre fracassado. Não é o sistema que vai mudar esse teu pensamento de fracassado.
Ian, você poderia fazer um vídeo sobre a gastronomia em experiências socialistas, como na União Soviética, por favor?
É algo social/cultural, acredito que cada uma tem suas particularidades
Sou cozinheiro, ia curtir ver as reflexoes do camarada
Ian, eh uma boa ouvir sobre isso aqui. Se nao rolar video indica a leitura na moral!
@@rres_ Obrigado, camarada!
@@natureza6589 Claro, cada cultura tem sua cozinha, mas existiam restaurantes? Qual era a dinâmica da comida?
Salve Ian, parabéns pelo trabalho muito esclarecedor, agradeço imensamente por tamanha contribuição pela causa. Tmj
Cara, o que esse Ian é cabuloso não é pouco. Ele é brabo.
@@mbp6385 na teoria apenas faliu, do mesmo modo de que as primeiras nações mercantilistas faliram na Itália, não significou que o feudalismo era superior, do mesmo modo que o socialismo falhando na URSS não demonstra a superioridade do capitalismo.
Relembrando que a Rússia e os estados satélites ainda assim eram controlados por um regime não totalmente socialista ja que a únião soviética variava muito em seus meios de produção e de adquirir dinheiro.
Alias, o socialismo nunca era para ter surgido na China ou Russia czarista.
Para um socialismo sugir ele necessita de um território útil para industrias e já bem industrializado.
Entretanto, ate numa nação pobre que era a Russia czarista, a URSS avançou e ficou muito poderosa em comparacao com as outras nações
passa pano pra muita coisa, ele só fala bem, pq no geral ele só fala merd
Vc acha isso mesmo vc já reparou que ele só fala da UNSV
@@edson40 talvez pq foi o maior meio socialista? kkkkk
O filho que todos queriam ter??
Ian, muito obrigado por esse debate e aula. Sou formado em física e professor do estado, e inúmeras vezes vi colegas de profissão utilizando o mesmo argumento que o Carlos Ruas utilizou sobre um experimento hipotético a respeito do socialismo, e hoje, graças a este vídeo, sei como debater e argumentar utilizando fatos históricos a favor dos meus ideais.
Realmente muito obrigado e continue com o excelente trabalho!
09:00 voltei 1000x aqui pra assistir denovo!!! rsrsrsrsrsrsrs... desculpa 'marcar o tempo' meu camarada!.. mas essa vc MATOU-A-PAU!!! 👊
Uma das melhores ideias que o Ian teve foi essa, esses caras são inteligentíssimos e fazem perguntas excelentes. Puta merda, que deleite
@@mbp6385 sim amigo, agora vai la assistir os vídeos do ancapsu
Na pratica n funciona, tanto q a uniao sovietica caiu oque movimenta a economia de um pais sao as empresas privadas que traz ideias inovadoras e oferta e demanda, essa ideia socialista nunca funcionou em lugar nenhum do mundo
Quase 100 mil hein. História Pública conquistando marcas em mais de um canal.
100 mil agr
esse é o canal de corte secundario, o principal tem 150 mil, tem comunista vacilando, o tio joão e o humberto, tem canais entre 100 mil seguidores,e o de cortes de 4 mil apenas, tem entender o algoritmo, o joão pelo jeito começou a mudar a forma de trabalho, vai focar nos reacts para crescer mais, tem liberal que está maluco com ian neves, estão fazendo reacts para não perderem o "caminho" estão tentando "difamalo, dizer q ele é charlatão", o ian já botou terror no liberais, estão se revirando.
@@bernardreis8384 finalmente botamos os meios que estão contra nós para trabalhar a nosso favor
esse negocio de grupo de trabalhadores apontar o dedo e dizer que fulano não está trampando não vai dar certo, o que mais tem é panelinha para prejudicar fulano
@@tr-kr8wo o Ian literalmente dando um exemplo de cooperativas e o cara me fala "que não vai dar certo".
Ian você é muito especial pra nós.
Eis uma história parecida com esse exemplo tosco que falam do professor que distribui nota por média:
Eu estudo farmácia e a gente tem essa matéria chamada "química analítica experimental". Nessa matéria a gente aprende como faz os experimentos mais básicos, tanto os quantitativos quanto os qualitativos, e o grau de precisão é muito grande, tão grande que apesar dos resultados estarem dentro de uma faixa aceitável, é simplesmente impossível dois grupos de alunos terem os mesmos resultados (por fatores como operadores, equipamento usado, alíquotas e preparação de amostra etc). Por isso a professora decidiu dar as notas se baseando numa curva gaussiana onde a sua nota seria dada considerando o quanto o resultado da média da sua triplicata se aproxima do pico da curva. O negócio é que se um aluno tem um resultado muito discrepante, ele manda o erro da curva pra puta que pariu e acaba prejudicando todo mundo. O resultado desse rolê é que a gente percebeu que ou todo mundo passava, ou todo mundo se fodia, sem meio termo, e por isso a gente começou a monitorar o trabalho e os resultados uns dos outros. No fim das contas todo mundo passou porque a gente sempre buscava ter resultados próximos. Sempre que alguém fala esse exemplo de professor da "nota socialista" eu lembro disso.
Namoral, que delícia finalizar um domingo em que eu já estava deprimida por ter de ir trabalhar amanhã, que delícia que é finalizar o dia pensando com vocês e refletindo sobre as questões de trabalho
@@Scott....... com a consciência de classe é possível, não acha?
Ian falando salva domingos 🙏🏻
@@sergiomonteiro9338 Mas claro que é possivel, só precisamos de tempo, estudo, organização para chegarmos em mais pessoas, e socialismo ir expandindo, não exíste respostas faceis, agora fica mais evidente com quem nós conseguimos conversar para expandir a teoria social marxista.
@@Scott....... com consciência de classe e trabalhos de base é sim possível.
@@Scott....... Roma não foi construída em uma noite , e a União Soviética também não.
Resposta a anedota do Prof.
CAPITALISMO BEM EXPLICADO
Numa discussão entre um professor de sociologia com um grupo de professores da pós-graduação economia da Universidade do Texas, os professores de economia diziam que o capitalismo e neo-liberalismo são as formas mais corretas de funcionar a sociedade e que o comunismo e o socialismo conforme seu pensamento e experiência, não funcionam, pois um deles até tinha feito um experimento em sala de aula e demonstrou isso.
O professor de sociologia argumentou que o grande problema os mesmos avaliavam estas questões de forma muito simplista, e que mesmo a queda de alguns países comunistas não se deve a conceitos do socialismo que visam uma sociedade justa, pois as organizações sociais e económicas são muito mais complexas do que usar uma ideia simples de modelo económico.
Os professores de economia insistiam em sua visão devido ao experimento realizado.
Então o professor de sociologia propôs também fazer um experimento para ser realizado no bem conceituado curso de pós-graduação em economia,
onde ele aplicaria os conceitos capitalistas e neo-liberais. Todos professores de economia de prontidão aceitaram.
Pelo acordo, o sociologo iria participar também do experimento na qualidade de orientador a apto a ser coordenador do curso.
Pelo experimento, desde a seleção dos candidatos, distribuição de recursos físicos e econômicos seriam feitos pelos critérios capitalistas e neoliberais. Todos os alunos selecionados também viveriam nos alojamento do campus e usariam os recursos disponíveis de acordo com os mesmos critérios capitalistas e neoliberais.
- Para a seleção das 10 vagas, haveria avaliação por prova de conhecimento com peso 20% (A), nível da instituição de origem 20% (B), produção ciêntífica 60% (C), mas de acordo com os princípios capitalistas. Todos os professores ficaram entusiasmados. Como de costume, os candidatos deviam nomear o orientador na inscrição, e as vagas seriam divididas pela classificação.
- Houveram 30 inscritos para as 10 vagas.
25 tinham formação em economia e escolheram os professores de economia para orientação e os outros 5 vindos de outras áreas escolheram o professor de sociologia.
Quando chegou na avaliação de pontos, o Sociólogo começou a
pontuar seus pretendentes de acordo com o Capitalismo.
a) Os 5 de outras áreas foram muito mal nas provas, o que deixou os economistas felizes.
b) Os 5 vinham de universidades de mais alto nível no país e ganharam pontuação máxima.
c) Os 5 eram filhos de famílias de grandes pesquisadores, sendo que 2 deles eram filhos de ganhadores do premio Nobel dentre outras diversas premiações. Assim como no Capitalismo, os mesmos herdaram as pontuações de suas famílias.
Ao apresentar o resultado, os economistas ficaram indignados, mas não podiam fazer nada, pois estava dentro da lógica capitalista. O professor de Sociologia, pediu a palavra e dispôs sobre o que viria a seguir continuando a lógica capitalista.
- Alem das 5 vagas ficarem com ele, os 2 de maiores índices ficariam com 50% das bolsas, seus outros 3 com os 45% das bolsas, e os outros 5 restante ficariam com 5%, além disso ficariam com 95% dos dormitórios, que naturalmente os 5 teriam de pagar aluguel. Os 5 teriam acesso a 95% da biblioteca e 95% do tempo de uso dos computadores. Poderiam usar seu dinheiro extra, recursos de moradia e serviços para negociar com os outros para que estes fizessem seus trabalhos e artigos para publicar (aumentando assim ainda mais seus índices) como forma de pagar pela moradia e uso de recursos de internet e biblioteca. A continuar um ou outro poderia melhorar seu índice por ser um gênio ou por sorte casar com uma filha de prêmio Nobel, mas teriam muito dificuldades ou mesmo jamais defenderiam suas teses, pois estariam trabalhando apenas para pagar suas moradias, comida e acesso a serviços de biblioteca, internet, água, energia etc.
O melhor exemplo desse debate de trabalho são os pedreiros, tem vários memes na net, quando eles recebem por diária, trabalham enrolando o máximo possível pra aumentar a quantidade de diárias, já quando recebem por produção, trabalham bem mais rápido para receber mais dinheiro em uma quantidade menor de tempo. Já vivi isso na pele, trabalhei de servente de pedreiro e isso não é meme, é realidade kkkkkkk
Já trabalhei de servente nas duas posições trabalhei do mesmo jeito
@@edson40 parabéns
@@edson40aham..sei
Vai lá Ian, mete juízo no Pirula, queremos Pirula leninista, queremos que o Átila caia em si e PARE de falar aquelas asneiras de meritocracia, o Hugo Fernandes já tá expandindo o horizonte (seria muito bom conversar com ele), o Lucas Zanandrez do canal Olá Ciência, bora trazer essa galera pro nosso lado! Sou biólogo, marxista-leninista e não aguento mais ver no meu campo o tanto de defesa abstrata da Ciência com terraplanismo político!
Pirula vai continuar experimentando agrotóxico com o MBL.
👏👏👏👏🚩
"nunca li sobre comunismo, nem sei o que é, só sei dizer que não funciona"- Pirula em entrevista a Arthur do varal no MBL.
Queremos ver o Atila Yamarov e Pirulisk!
@@rael5926 A gente tenta, né camarada. Pirula é trabalhador, é um bom pesquisador, um excelente divulgador científico, um cara inteligente. Ele pode até parecer entediado e talvez meio confuso nesses papos com o Gustavo e o Ian, mas a semente do questionamento foi plantada. É aquela história, a gente conversa, mostra nosso projeto, mostra a ciência por trás do marxismo, mas não dá pra abrir a cabeça do cara e enfiar O Capital lá dentro hehehe
esse Milio é muito carismatico, gostei muito, inclusive vou ver o podcast inteiro agora mesmo
Vim depois de assistir o podcast do Petry. O Ian é um bom comunicador. Ele devia participar de mais podcast para furar bolhas
Ian, usa a diferença entre líder e patrão pra mostrar que um mundo sem patrão não significa um mundo sem líderes.
esse negocio de grupo de trabalhadores apontar o dedo e dizer que fulano não está trampando não vai dar certo, o que mais tem é panelinha para prejudicar fulano
@@tr-kr8wo No vídeo ele literalmente diz que não é na base da confiança, é só ter um cargo de supervisão que a analisa a produção dos trabalhadores.
É lindo na teoria, mas na pratica isso não funciona, todo mundo sabe disso cara, a própria União Soviética que ele ta citando como exemplo foi um fracasso, a China era extremamente pobre até virar capitalista, hoje é um país líder em tecnologia e desenvolvimento. O modelo ideal é o capitalismo, isso é claro, o que deve existir é uma maior conscientização sobre a jornada de trabalho, 8 horas é muito tempo, diminuindo a quantidade de horas trabalhadas as pessoas teriam mais tempo para lazer, mais tempo para se dedicarem aos estudos e eventualmente, quem sabe, abrirem sua própria empresa e empregar outras pessoas.
@@F44KER a china é capitalista?
@@luisfabions a China é uma aberração dos dias modernos, é um país culturalmente socialista, porém economicamente capitalista selvagem. Com a observação que a cultura socialista está sumindo e não aos poucos.
Espetacular! É impressionante o poder de articulação, assertividade e conteúdo do Ian Neves! Acabei de me inscrever!
Me considero socialista, mas não tenho muita paciência de ouvir mais as pessoas dos canais de esquerda. É tanta viagem, coisas que não tem a ver com o cotidiano do povo... E aí eu vejo um corte desse, falando sobre produtividade, empresas, infra-estrutura, mundo real.
Você ganhou um inscrito meu caro. Comunista raiz é outro nível.
A esquerda diluíu. Corromperam muitos
Concordo esses merdas de hj em dia só quer postar video e ganhar like. Pega na arma e ir tomar o pode ninguém vai né. Pra esse Boy aí ser um comunista raiz tem que nascer umas 10 .
Te considero um louco kkk
@@flaviin_Fg vdd kkkk
Foda se , ninguém liga !@@flaviin_Fg
Essa era uma dúvida real que eu tinha. Que bom que estão tratando desse assunto!
Pesquisa no RUclips um documentário chamado “intervenção” sobre a fábrica flasko, pra vc entender melhor sobre o assunto.
O Ian inclusive reagiu a esse doc, tem por aí no RUclips
Ian, tu é muito foda. Não consigo parar de assistir aos seus vídeos! Parabéns!
Ian parabéns pelos 100mil inscritos nesse canal também! Vai colecionar plaquinha agora, feliz de mais por ti. Foi você quem me radicalizou de vez e lhe agradeço demais, é um professor incrível
@@mbp6385 Desculpa amigo mas você chegou no ponto de colocar ancap no nome, qualquer coisa que você fale vai ser automaticamente invalidado
@@mbp6385 qual democracia?
Alias, voce diz isso mas ignora que maioria das reformas democraticas e sociais foram feitas pelos comunas né?
@@mbp6385 tente adivinhar quem mais lutou contra Vargas e a Ditadura
@@mbp6385 tentar adivinhar quem defendeu a democracia japonesa e italiana por muitos anos, os grupos comunistas. Tanto que a esquerda japonesa era bem conhecida de querer desafiar os EUA mas sem reiniciar o estado falido japonês que clamava por um império
Essa live foi absurda de boa
Cadê o link da live?
@@dietadeworms ruclips.net/video/hOF_FXRsOn8/видео.html
@@dietadeworms o link tá na descrição
O Pirulla ainda acho que não ficou convencido como pequeno burguês extrair mais valia.
Na China, por exemplo, não tem patrão. Os chineses trabalham muito porque gostam de trabalhar...HAHAHAHAHA. ...assim funciona o socialismo. Tem otário pra acreditar nisso....HAHAHAHAHA. ... E os caras dando corda pro professor maluco descrever o socialismo. Isso devia ser um quadro do Zorra Total.
Parabéns pelo seu trabalho, Ian!
Maratonando!
Não canso de ouvir o Ian Neves falar é MUITO incrível
O cara defende a sua pobreza e vc acha lindo isso ? Casa com ele carai
@@flaviin_Fg mostre onde ou cale-se
Kkkkkkkkkkk vai trabalhar cara de bolacha
@@guilhermemeneghel2234 quem?
Sou programador de sistemas e a empresa que trabalho é pequena, é uma plataforma de ecommerce para pequenos lojistas da região. Acontece que o meu chefe vive tendo que se virar para conseguir clientes para a plataforma sendo que seus clientes estão quebrados por causa de grandes lojas como amazon. Infelizmente ele é de direita e eu queria ter coragem de enviar esse video pra ele, que sente na peles os efeitos da Amazon.
Você é programador e tem chefe ? Ta na hora de criar asas e voar sozinho...
Acho quem quebra ele são empresas como Shopee e Aliexpress.
Tem gente de direita que defende empresas sem donos. Eu conheço. O que eles não defendem é revolução e acha comunismo inalcançável
também quero ser programador, como é? Como você se tornou?
@@dokewb Estudei o básico para ver se era realmente o que eu queria. Vi que gostava, entrei numa faculdade EAD pra conseguir estágio e foi isso... Ah e não se iluda com os supostos salarios altos, até mês passado eu ganhava 1600 reais trabalhando 8h por dia com 2 anos de experiência. A maioria ganha nessa faixa.
Vamos divulgar esse conteúdo gente
as pessoas ja nascem condicionadas a imaginar que nao existe outras formas de organização do trabalho, apenas conseguem imaginar mais exploração encima do trabalhador pra gerar mais lucro, apenas sabem que precisam "trabalhar" mais e mais para conseguir algum retorno e na gigantesca maioria das vezes não ve o retorno. Por isso é importante conseguir esses espaços e mostrar que a classe trabalhadora deve se unir e se organizar
Ja nascem 😂😂😂😂😂😂 pqp
Ian! O que acha de fazer um vídeo refutando os sensos comuns dos capitalistas? Tipo “a burguesia que gera emprego”, “vcs comunistas vivem de utopia”, “comunista de iPhone”, e outras que vc deve ouvir direto. Abraço!!!
Ele refuta sempre esses. Em todo vídeo, basicamente. Mas seria bom, um ótimo chamariz pro canal
@@shamaraaraujo3204 exato
Não tem como refutar a realidade 😂😂😂😂
O melhor é o pirula q pensa em refutar mas ver q não vale a pena de tao estupida que são as ideias desses caras😂😂😂
Refutar o ue? Quer refutar a realidade?
A Coreia do norte é tão a frente do tempo que, vira e mexe, alguém morre tentando fugir de lá.
Fonte: ovo do teu macho
A live foi maravilhosa. Adorei ver Ian + pirula. Seria legal se o Ian ficasse fixo nas lives do blablalogia pra comentar outros temas com os 3 e tal ahaha
NAAAAAO, PSEUDO CIÊNCIA NAO PODE!
Como eu tô feliz em ver o Pirulla tendo contato com esse pensamento de forma tão eloquente e embasada. Adoro o Pirulla, e cheguei já ficar irritado em como ele foi levado a um pensamento liberal democrático, mas o erro foi muito mais meu do que dele em minha irritação, dada a posição que ele ocupa na divisão social do trabalho, um cientista que é educador por amor, o cara é maravilhoso, e precisa ter contato com o pensamento crítico marxista por parte de pessoas que são educadoras assim como ele é na biologia.
Fiz algo semelhante e foi uma experiência bacana. Não existe injustiça no pagamento porque há cobrança entre si. Funciona bem com pequenos grupos.
Eu moro a alguns quarteirões da Flasko, lembro de quando ocorreu a falência e a briga que aconteceu pra os funcionários conseguirem manter as máquinas, negociar dividas, etc...
ninguém acreditava que iria dar certo, mas deu MUITO certo.
Tem vários exemplos disso no Brasil! Existe um movimento que cresce mais a cada dia chamado de ECONÔMIA SOLIDÁRIA ou ECONÔMIA POPULAR E SOLIDÁRIA ✊️❤️🔥
mds o pirullaaaaaaaa comecei a assistir seu canal por conta do meu namorado e amei que no PRIMEIRO VÍDEO que eu vejo, tá a lenda do Pirulla aqui com outras lendas, amo
Sou de Paulínia e não sabia da existência dessa cooperativa de catadores, fiquei mt feliz em saber
Eu conheço a cooperativa, queria saber quem é o cara daqui!
Eu tbm sou hehe tbm não sabia
Criados na era PT com Lula. Pe Julio Lanceloti postou vídeo. Quando os reguladores foram convidados pelo Lula com o BNDS pra financiar. No final da explicaçáo. Lula perguntou. Vcs entenderam? Não. Explica de novo pediu para responsável do BNDS
Ian, sou estudante de medicina e sou fã do seu canal de longa data.
Gostaria de saber mais como as experiências socialistas lidam com o sistema de saúde e a “classe médica” que é conhecida como elitizada na nossa sociedade
Super apoio!!!
Sistema de saúde creio que públicos (embora eu vi que na China só os mais básicos que são, por mais que há que não a considere socialista), e a classe média já são trabalhadores e continuariam sendo.
Mas creio que você gostaria de mais detalhes sobre coisas mais específicaa, né? Aí acho que eu não saberia responder :/
não ícaro, os médicos nesse sistema não seria tratados como "semi-deuses" no capitalismo que ninguém os ver como passiveis de erro, seriam trabalhadores e haveria mais médicos por mais oportunidade de estudo
Ganhariam o msm q um pedreiro
@@yurirrguedes não irmão
Que aula maravilhosa, meu Deus. Ian ❤️
sugestão alternativa de redação do título: "como eram as empresas no socialismo"
sim!!!!
Boa indicação!
Como são né, porque na Coreia é.
O socialismo ainda existe, Cuba é socialista, Vietnã é socialista, Coréia Popular é socialista e a China também é socialista, em todos esses países existem empresas.
O socialismo não morreu junto com a URSS.
Na China, por exemplo, não tem patrão. Os chineses trabalham muito porque gostam de trabalhar...HAHAHAHAHA. ...assim funciona o socialismo. Tem otário pra acreditar nisso....HAHAHAHAHA. ... E os caras dando corda pro professor maluco descrever o socialismo. Isso devia ser um quadro do Zorra Total.
Tenho a impressão que no futuro esses grandes monopólios vão dominar todas médias empresas, se não também as pequenas.
marx falava disso no manifesto
Ja estao fazendo, comprando todas as marcas
Marx já falava isso, o que estamos vendo e a conclusão do que foi dito.
Já dominam,isso q é foda
Marx previu isso direitinho no manifesto, dizendo q o caminho do capitalismo era a monopolização de grandes marcas voltando aos princípios do feudalismo
A remuneração individual depende de alguns fatores que, mesmo com a abolição da propriedade privada dos meios de produção, permaneceriam existindo:
A) complexidade das tarefas (cuja variável pode ser o tempo de formação necessária para a função)
B) tempo de experiência na função
C) responsabilidade e risco (uma decisão equivocada de um médico pode levar pessoas à morte, e esse necessário risco de responsabilização pessoal precisa ser compensado por um proporcional estímulo material)
D) raridade X disponibilidade (oferta e demanda pelo cargo dentre as pessoas aptas a trabalhar)
Negar isso é reforçar uma compreensão ingênua, infantil e utópica sobre o socialismo, o que só reforça as falácias liberais.
FINALMENTE 100 MIL INSCRITOS!! PARABÉNS IAN!!! RUMO AOS 200 MIL!!! 🚩🚩🚩
Esse corte foi sensacional pqp. Conversas desse nipe são necessárias!
Além do termo "classe parasita" é importante o conceito "classe ociosa", de Thorstein Veblen", cunhada na sua obra magna, tão importante em nossos tempos .
Quanto mais você trabalhar, mais você ganha. Simples. É um absurdo imaginar que alguém queira trabalhar MAIS e ganhar o MESMO, como acontece no sistema vigente
Mano!!!!! Que assunto Top, gostaria de saber também como ia ser a questão do "governo" como seria gerido, e também em questão de capital, como um exemplo uma crise causada por uma pandemia, como o governo iria lhe da com isso! Seria assuntos também muito interessantes!
Seria gerido pelos burocratas do tal partido comunista que também não iriam saber nada sobre o processo produtivo. Os trabalhadores também não seriam proprietários de nada.
Camarada, atente-se as respostas dadas à esta pergunta, pois liberais irão dizer que seria como o que as pessoas chamam de "Holodomor", visto que houve surtos de doenças no período.
Os surtos de doenças na Ucrânia soviética entre 1933 - 1934 é um caso extremamente específico e não lidariam da forma como lidaram.
Esse video foi muito esclarecedor 🙏 fui discutir com capitalista e ele usou o exemplo da sala de aula, sabia que estava errado mas não sabia como explicar
O Ian é o Lenin brasileiro e irá nos conduzir à liberdade kkkk
Em partes está correto. Mas Cuba não é assim. É um país de gente super pobre. É complicado esse negócio.
@@srsacavem mas cuba é pobre por outros motivos geopolíticos, não por causa do sistema socioeconômico, lembre-se q a união soviética saiu de carroças pra foguetes no espaço em 30 anos...
@@srsacavemjulgar uma experiência socialista como um socialismo é argumento de liberal
@@thiagoleandroyt92Você escreve isso como se a União Soviética ainda existisse, mas falou.
Ian é sinistro. Melhor brasileiro!
Vídeo maravilhoso, sou um pouco leiga e esse vídeo trouxe muita clareza sobre essa dúvida que eu tinha, conteúdo BOM PA CAR41
Pesquisem sobre a cooperativa Mondragón da Espanha. É a maior cooperativa do mundo! Eles tem até universidade e banco próprios
Valeu.
Varig era assim
A maior cooperativa do mundo não deveria estar num país socialista ou comunista?
@@marcosoliveira-h2d varias é muito melhor que uma só. Pra sobreviver num pais capitalista, ele precisa ser grande
Sempre me alegra quando tem vídeo novo do Ian
Sou formado em administração e tenho MBA em gestão empresarial.
É um ambiente ocupado, em sua maioria, por empresários (ou filhos de).
Um conto que já ouvi, durante todo esse período de estudo, em diversas aulas, tanto na faculdade quanto na pós, é aquele famoso sobre a indústria que tinha um sistema automatizado que toda vez que uma caixa chegava vazia, ele sentia o peso e parava a produção até que alguém fosse lá remover a caixa vazia do processo e reiniciasse a produção, isso acontecia frequentemente até que deixou de acontecer e o gestor, surpreso, foi ver o motivo de não acontecer mais isso, aí viu que as pessoas estavam tão cansadas de parar a produção e reiniciar a produção que colocaram um ventilador que empurrava as caixas vazias para fora do processo antes mesmo do sistema interromper a produção.
Esse conto é usado para fazer com que o empreendedor tenha "mente aberta", "pense fora da caixa", traga soluções simples para problemas conhecidos, etc...
Mas ele encaixa também, muito bem, com o que foi dito aqui, quem conhece melhor sobre a produção e sobre o negócio, é quem tá lá todo o dia. O patrão contratou um sistema pensando em evitar erros na distribuição, pagou pra isso, mas ele não estava convivendo na fábrica, ele não sabia o que causava atrasos realmente, não sabia a incomodação que os funcionários passavam com esse sistema, pra ele importava o resultado final de que os produtos eram entregues, mas os funcionários sabiam exatamente o que eles precisavam pra fazer uma entrega melhor, mais rápida e menos "chata".
Assisti a live completa.
Ian como sempre muito sucinto.
Mas percebi, que ainda existe a dificuldade de entender o que é ser burguês no Brasil.
imagino que isso se dê em todo o mundo, camarada.
a cada dia, os burgueses se distanciam mais e mais da classe operária. na época de marx, o burguês era o dono da fábrica que eventualmente aparecia pra xingar algum funcionário, hoje, os burgueses tem propriedades tão imensas e que geram tanto valor ao ponto de ser possível que eles simplesmente sumam da sociedade
@@p1949__ verdade.
Gente, pergunta sincera (sou nova aqui no canal)
Se uma pessoa faz concurso pra ser juíza, passa, ganha muito dinheiro e fica rica, ela é burguesa? Ou é rica, mas não burguesa?
@@maria.escura se alguém recebe salário, independente do valor, e o salário é a principal forma de subsistência dessa pessoa, ela não é burguesa.
o burguês não recebe salário, pois as pessoas vendem a mão de obra pra ele.
você poderia ser uma médica muito renomada que ganhasse R$100 mil por mês, mas ainda assim estaria vendendo sua força de trabalho e, portanto, ainda seria proletária.
@@maria.escura boa noite.
Eu também sou leiga.
Mas acredito, que se você recebe um salário pelo seu trabalho, você é classe trabalhadora.
Mas se você, perder este cargo, mesmo tendo acumulado algum dinheiro. Certamente, não irá conseguir manter por muito tempo esta acumulação.
Então, certamente estará mais próximo de se tornar pobre do que estar na posição do Elon Musk.
Bom demais!!!! A gente precisa exercitar o ato de visualizar uma sociedade sem propriedade privada e sem patrão.
Não precisamos visualizar o inferno na terra.
Ouvir o Ian falar, é lindo.
Mas a pergunta que fica é:
Pq as pessoas arriscam a vida para pular um muro, e fugir deste paraíso?
Alguma coisa não se encaixa
Isso acontece até no capitalismo, tem pessoas fugindo do mexico e da america latina par pular o muro para os estados unidos
A culpa é dos EUA! rs
Só ouço merdas. Um bando de mimadao usando dos meios capitalistas como computador, internet, roupas e principalmente liberdade para dizer tantas coisas lindas dessas merdas de países. E o pior, como tem comentário a favor dizendo que é lindo o que eles acabam de descobrir. Kkkk
@@Yuri-zj7jjkkkkkk é sim confia
Penso o mesmo
Quase 100mil vamos lá ✊🤟👏👏
Nunca imaginei vc conversando com o grande Pirula. Cada crossover incrível bixo
Os atuais administradores da Flaskô, erdardaram todas as dividas. Já foram visitados com inúmeros oficiais de justiça, para penhorar seus bens. Hoje, 2023, estão prestes a fecharem as portas.
Esse negócio de reduzir carga horário, mantendo o mesmo salário, é uma das maiores idiotices que se pode fazer em uma empresa.
Quando a prioridade é a redução das horas trabalhadas em detrimento ao faturamento e lucro, nenhuma empresa ficará aberta.
Foi com essa ladainha que o agro passou a ser indenizado pelo Estado até hoje. qdo perdeu os escravos quem foi indenizado foi o fazendeiro 🖕🏽🤡🖕🏽
Amei a participação do Pirula, meu biólogo do coração.....Apesar dele ser "liberal"...KKKKKK!! Amos vcs!!
Assisti a Live inteira e tô assistindo de novo os cortes. Tenho esperança no Pirula.
@@luci_lene tem aqui no RUclips: ruclips.net/video/hOF_FXRsOn8/видео.html&ab_channel=BlaBlaLogia
Eu alteraria o título para "Como serão as empresas no socialismo?" porque, como diz João Carvalho, não é questão de se, mas de quando.
Tens minha concordância.
Como quando?
Não seria legal criar um cooperativa produtiva, até para a gente ter uma base de como seria esse modelo de gestão?
Acho que isso seria interessante pra gente se unir para forma algo, para ter uma base de apoio até financeiro para o sistema!!
O MST tem varias cooperativas espalhadas pelo Brasil porém bem reduzidas em tamanho. Mas acredito que criar uma cooperativa do tamanho de um latifundio seria barrado pela bancada do boi, ja tentaram antes e rolou um puta massacre que deu origem a formação da LCP (Liga dos Camponeses Pobres).
Ele usou como exemplo uma que existe no Brasil
@@renatomism sim!! + Eu estou falando de se unir para criar uma para fazer estudos+ profundos dentro da cooperativa!!
Acho que seria legal até para servir como uma forma de chamar as pessoas e dizer que e possível!!
@@renatomism não funcionou
o MST tem, não tem?
Amo esses argumentos como o do Pirula: Eu tinha lido algo assim.... [Insira alguma informação mentirosa e não checada]
Muito bom esse Ian.
Um comunista que sabe o que diz, adoro.....
"PAREM DE MOSTRAR QUE VOCES ESTAO CERTOS. JA CANSEI DE CADA VIDEO ASSISTIDO PERCEBER Q SOU COMUNISTA"
É engraçado q na empresa q eu trabalhava eles tinham um sistema de UGB, Unidade de Gestão Básica, isso é basicamente criar times dentro da produção para q as pessoas criem um sentimento de coletividade contra os outros times e lutem para colocar seu time a frente, cria-se a ideia de coletividade e de ajudar o funcionário q tem dificuldade porque quanto mais todo mundo trabalhar isso colabora para que o time vença, isso é basicamente o q o comunismo faz, com a diferença de q esse pessoal ganha uma viajem no final do ano e não divisão dos lucros que eles mesmos produzem...
Também existem cargos de gestão no sentido de melhoria da produtividade, tanto de medição da produção quanto da qualidade de vida dos trabalhadores. Isso tudo com base científica e totalmente passível de ser calculado. Contabilidade, Psicologia Organizacional (vejam os estudos dessa área), Administração etc.
Conheci esse canal a 2 meses é o canal tinha 25k inscritos e agora já chegou a 100k, a palavra do comunismo tá se espalhando rápido.
Acho que as eleições ajudaram muito nisso, rolou uma divulgação pela Sofia Manzano , vera Lúcia e Léo Pericles dessas pautas.
Para fins de dar risadas
@@user-fr2zt5xd3u Será mesmo? Se olhar nos comentários a maioria sempre é em apoio ao cara. A direita tá aos poucos degredindo na internet enquanto a esquerda está aumentando, é a realidade.
@@fabiorodrigo8215 a direita é uma.piada nao tem base filosofica alguma se apega a um liderzinho mediocre e covarde, e faz disso sua.luta, quer o que né
Gente, em Cuba, qualquer pessoa pode transformar a sua casa num restaurante (paladar) ou numa hospedaria. Isso não é propriedade privada, é propriedade particular e não gera desigualdade social, no máximo uma desigualdade econômica.
correto
Todo pequeno empresário quer se tornar grande
@@therenatodamado esse "pequeno empresário" jamais vai ficar grande, porque ele nunca vai conseguir expandir o seu negocio e criar uma franquia, no caso de restaurantes. Não existe propriedade privada, e sem propriedade privada, não a capital.
@@eduardmauzolff6344 Discordo. Há sim muitas pequenas empresas que se tornam grandes.
@@therenatodamado cite exemplos
Ian amassando em tds os debates akakakak pft
Tô aprendendo muito aqui. Obrigado!!!
amei essa colab podia rolar mais vezes os comunas e cientistas
Conheci você em canal pod cast gostei muito da sua ideologia já estou inscrito no seu canal e acompanhando os seus vídeos .
Poxa Ian to virando comunista por sua causa mds, o pior é que não sei explicar isso pra minha familia!!
Te entendo amigo😕
Não explique
Se seus familiares tiverem conta no RUclips, acesse as contas, desative o histórico e comece a assistir conteúdo comuna
Uma hora vão ficar curiosos e irão assistir. Depois disso é só esperar a roda girar.
@@trollconfiavel kkkkk boa
@@trollconfiavel adultos que pagam conta, não são burros.
@@lmtdois quase 100% dos adultos brasileiros pagam conta. Que critério merda é esse?
Além desse exemplo da Flasko, tem as cooperativas do MST
20:12, cara amo esse trecho, "ela não tem nenhuma função", algo que sempre acertou eu na cabeça mas é tão difícil encontrar pessoa pra ter a mesma critica, em breve vai ter mais e mais organização e acabar com esse sistema destruidor sem noção
interessante olhar por esse ângulo, valeu Ian
O negócio das castas q o Pirula tava falando é na corea do sul kkkkkkkkk
A questão mais importante a se perguntar para entender a União Soviética é: quem decidia o quê e como lá? Nas fábricas, quem decidia praticamente tudo não eram os trabalhadores, os operários, eram os gerentes, os burocratas da administração nomeados para a fábrica pelo regime e nunca eleitos pelos operários, então os operários podiam até ser donos da fábrica teoricamente, no papel, mas na prática não mandavam em nada e não decidiam, apenas executavam os decisões dos quadros administrativos burocráticos, que eram os que decidiam e eram impostos, indicados, nomeados pelo regime. Logo, se tratava claramente de uma sociedade exploratória de classes ainda que na ficção das leis se decretasse socialista.
Fonte: águas de Lindóia
Fonte: ovo do macho
@@glaupes2111 Fonte: livros dos próprios Lenin e Trotsky, biografias deles por Service, biografia de Stalin por Service e Radzinsky e muitas outras fontes, que eu pelo menos de fato li, ao passo que outras pessoas não lêem nada de significativo sobre o assunto, às vezes nem mesmo um simples livro de história do ensino médio, mas ficam porraí exigindo dos outros as fontes que eles próprios não têm porque não foram atrás.
Gostaria de uma Live com a diretoria da Flasko
Muito interessante o tema e a história!
Parabéns pelas análise!!! 🎉
Essa história está estranhamente parecida com a da empresa júnior que eu participei (todo mundo estava cooperando)
E realmente a empresa funciona tão bem que eu MORRO de medo de trabalhar em outra empresa e não ser do mesmo jeito
me conte mais, quero saber a respeito
@@MarinaDestro
Foi o seguinte: em 2020 teve uma gestão que não sabia direito o que estava fazendo, e a empresa júnior estava simplesmente largada às traças. Então, eles fizeram um processo seletivo e trocaram TODOS os participantes da empresa, e todo mundo ficou muito perdido sem saber o que fazer e sem nenhuma orientação de como gerir a empresa. Então todo mundo se uniu pra descobrir como funciona uma empresa júnior, fazer um CNPJ, se federar, legalizar, criar uma conta PJ no banco etc. E nesse primeiro momento, apesar de cada um ter seu cargo, na prática a gente não estava fazendo exatamente a nossa função justamente pq estava todo mundo com esse mesmo objetivo: fazer a empresa, de fato, existir
Depois de tudo isso é que a gente começou a procurar clientes e fazer nossos projetos (é uma empresa júnior de design, a Keréus). E, mesmo que tenha presidente, vice presidente, diretor de projetos, diretor comercial, projetistas e "marketeiros", não são apenas os projetistas que projetam: TODOS projetam. Porque todo mundo está ali pra se preparar para ser um designer futuramente em uma empresa sênior. Então, na prática, a presidente, mesmo tendo o cargo mais alto da empresa, nunca foi uma chefe chata que manda no pessoal e não faz nada. Ela foi ESCOLHIDA por unanimidade como presidente justamente porque é a que mais gosta de participar dos projetos e a que se comunica melhor (tanto com as pessoas da empresa, quanto com clientes, com o professor orientador e com os outros alunos do curso). Então, a gente sente que todos estamos em pé de igualdade porque todo mundo projeta, e também porque, quando alguém está com dificuldade para fazer o seu trabalho, sempre tem alguém para ensinar e ajudar. E quando alguém está muito atarefado com a faculdade ou doente, todos compreendem que é importante pegar mais leve com ela ou deixar ela descansar por um tempo. Fora isso, as pessoas foram fazendo amizade entre si, e o clima amigável deixa tudo mais tranquilo e, consequentemente, mais produtivo.
E, por incrível que pareça, por mais que a gente não receba NADA em dinheiro por isso, (todo o dinheiro fica na conta da empresa júnior) apenas conhecimento e horas complementares, ninguém é folgado, todos cooperam e simplesmente viram fãs da empresa. Além disso, a gente conquistou a admiração de outras empresas juniores que foram nossas clientes e ganhamos prêmios em eventos justamente por bater nossas metas, mesmo sendo uma empresa pequena.
E justamente por ver tantas pessoas em empresas sênior se sentindo desanimados com as condições de trabalho, com o chefe, com colegas, burnout e transporte (mesmo tendo o salário, que a empresa júnior não tem), eu comecei a sentir muito medo de passar pelo mesmo, e comecei a falar para o pessoal: "gente, quando a gente sair da faculdade, temos que criar a Keréus design sênior". E felizmente eles gostaram da ideia. E torço muito para isso acontecer futuramente