O Poder da Expectativa nos Estudos | Efeito Pigmaleão

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 14 окт 2024
  • Conheça o método Sniper de Questões: www.sniperdequ...
    #sniperdequestoes
    ______________________
    Aumente suas chances de passar no vestibular, conheça o 1Pause:
    www.1pause.com...
    ______________________
    Ouça também no Spotify: open.spotify.c...
    O Sniper de Questões é um método comprovado, que aprova nas faculdades mais concorridas do Brasil.
    Comece 2023 com o método Sniper de Questões!
    ​www.sniperdequ...
    _______________________________________
    Blog: www.resumov.co...
    Instagram: / susaneribeiro
    Curso ​www.sniperdequ...

Комментарии • 19

  • @manasseslemos
    @manasseslemos Год назад +18

    A psicóloga dos vestibulandos

  • @marianaoliveira-og2pn
    @marianaoliveira-og2pn Год назад

    Vc é um ser evoluído! Gratidão pelas palavras!

  • @henryfreitas4165
    @henryfreitas4165 9 месяцев назад

    Fenomenal. Encontrei esse vídeo por acaso!

  • @naralopes-jf9wk
    @naralopes-jf9wk Год назад +10

    Eu acabei de perceber que vivi esse efeito por 4 anos.
    Eu sou de periferia, estudei em uma das piores escolas públicas da minha região e quando eu estava no nono ano, resolvi prestar a prova de seleção para ingressar no instituto federal da minha cidade. E para a surpresa de todos, só eu e mais uma amiga passamos nessa prova, naquele ano duas pessoas de um bairro de mais de 20mil pessoas iriam estudar no instituto federal da cidade, isso foi estrondoso aqui no meu bairro, todos os conhecidos nos parabenizaram, comemoravam juntos. Até aí, ok. A minha primeira aula foi dia 09/04/2015, e foi de matemática. A professora chegou, perguntou o nome de todos, idade (eu tinha acabado de completar 14 anos) e de qual escola víamos e qual o nome da nossa professora de matemática da antiga escola. Ao chegar a minha vez de me apresentar, eu falei o meu nome, a minha idade e ao falar a escola que eu estava vindo, essa professora fez uma expressão muito feia, muito muito discriminatória (na época, eu não tinha dimensão desse grande problema). Eu fiquei com muito medo e com muita vergonha de onde eu vim, todos na sala ficaram em silêncio ao perceber a reação dela, nesse exato momento, um problemão foi traçado em minha vida: ninguém queria fazer nada comigo, estudar nada, fazer amizades, etc, tudo porque ficou subentendido que por eu vir de uma escola de uma péssima qualidade (meus colegas de classe tirou essas conclusões por conta do jeito que a professora de matemática me tratou), eu era "burra". Os dias foram passando e as outras pessoas que também vieram de uma escola não tão boa, mas tb não tão ruim como a minha, foram fazendo elos. Fomos nos unindo, fazendo os trabalhos e seguindo a vida. Uma observação: nessa época, o instituto federal da minha cidade era tomado de pessoas de classe média alta, por ter um ensino muito muito bom, esse pessoal tomava conta do IF.
    Mas e aí, Nara, o que resultou tudo isso?
    Eu criei um bloqueio muito grande em matemática, eu reprovei em matemática todos os anos do meu ensino médio e em todos os semestres. Não porque eu era burra, e sim pq eu criei um bloqueio enorme com essa professora. Eu só chorava, eu morria de medo dela, quando eu a via, eu começava a tremer, a voz falhar, eu gaguejava, ela também me perseguia e por mais que eu tentava manter a cabeça no lugar, eu não conseguia, eu passava mal ao entrar na sala para assistir as aulas dela. Ah, e fora os episódios de humilhação que essa querida fez eu passar na frente de todos da classe. Ao longo dos meus anos no IF, eu criei uma amizade muito grande com o atual diretor da instituição (alô Gustavo Quirino, abraços!) e ele queria muito que eu abrisse um processo contra ela, fez das tripas corações, mas mesmo assim, eu não quis, eu sabia que eu ia vencer e ia sair dali de cabeça erguida.
    Na época que eu entrei, eram 4 anos de curso. Eu fiquei 5 anos lá. Reprovei no segundo ano. Os outros 4 anos, eu passei, mas todos eu passei por conselho de classe, meus professores me aprovavam porque viam que já era perseguição, todos sabiam o que estava acontecendo.
    Concluí em 2019. Comecei a estudar para o vestibular em agosto de 2021. Estou há mais ou menos 1 ano e 6 meses estudando para o Enem, minha média já evoluiu mais de 130 pontos em 1,5 anos. Esse ano eu consigo a minha tão sonhada vaga em medicina.
    Meus amigos, não desistam dos seus sonhos! Eu sou a prova viva de que estou contrariando todas as estatísticas. Corram atrás, não deixe NINGUÉM te limitar.
    É isso, beijos.

  • @matheusrsoares
    @matheusrsoares Год назад +9

    Vídeo mega necessário 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 e não só no âmbito de vestibulares, mas educacional em geral

  • @chatbresilien
    @chatbresilien Год назад

    Eu amei esse seu vídeo e foi muito importante pra mim assisti-lo hj.

  • @thaisps9321
    @thaisps9321 Год назад

    Obrigada pelo vídeo, Suzane ❤

  • @KaioRosa
    @KaioRosa Год назад +4

    Adoro seu canal e agora estou aqui ouvindo o podcast e levo para minha vida a sua frase, "o mundo precisa da habilidade que só você tem" !!

  • @mdferi4027
    @mdferi4027 Год назад +3

    Até agora eu só tive influências negativas, na escola os professores desanimavam em casa a família também (cresci com meu irmão me chamando de burra, inteligente era só ele), tanto que eu só fui aprender matemática (tinha um bloqueio imenso, por causa de uma professora que tive no pré e na primeira série) fui aprender a divisão depois de dois anos que tinha saído da escola, não passei em psicólogo pois não tinha dinheiro, então resolvi sentar e estudar assuntos básicos, mesmo lembrando que muita gente durante toda minha vida só sabia me desanimar. Evolui muito em matemática, aprendi muitos assuntos que não fazia nem ideia durante a escola.... Realmente isso é verdade.
    Quando eu estava no terceiro ano uma professora de português passou um trabalho, eu me esforcei muito, ela foi fazer um "elogio" na frente da sala e acabou me constrangendo, dizendo que uma outra aluna poderia estudar sozinha por que ela era mais inteligente e que eu ainda precisava da ajuda dela, uma mulher ridícula e frustrada, hoje sei que não preciso de ninguém pra nada, me viro e aprendo muito melhor sozinha, e estudar mesmo, estudar de verdade é estudar sozinho, e tem muita gente que não sabe disso, por isso vivem escorados em professor, em fulano ou em ciclano.

  • @emanuelly3
    @emanuelly3 Год назад +3

    Até me emocionei! Já passei por isso... excelente trabalho Susa❤

  • @beatrizbrandao9938
    @beatrizbrandao9938 Год назад +1

    Susane você é o professor Afonso da minha vida ❤

    • @resumov
      @resumov  Год назад

      Own Beatriz 🥹❤️

  • @jeanjordao4008
    @jeanjordao4008 Год назад +2

    Você é nortista ❤

  • @marllust.menezes2224
    @marllust.menezes2224 Год назад +1

    diva que inspira!!!

  • @leonardosouza6680
    @leonardosouza6680 Год назад

    Estava precisando de motivação hoje, está sendo um dia difícil de concentrar é esse vídeo me deu uma motivação extra.

  • @nogueira5768
    @nogueira5768 Год назад

    que legal! Meu Deus... A qualidade esta tão boa, fico impressionado com o nível do seu conteúdo, Su. Parabéns!

  • @jovanaxavier6423
    @jovanaxavier6423 Год назад

    Voce simplemente se tornou uma das pessoas que eu mais admiro! uma inspiração em pessoa, voce é demais, Su❤

  • @erlancarvalho-dailyvlogs7385
    @erlancarvalho-dailyvlogs7385 Год назад

    Muito obrigado por esse video! Eu precisa ouvir isso, de verdade su❤

  • @CarlosEduardo-lr5xn
    @CarlosEduardo-lr5xn Год назад +1

    Nossa que vídeo incrível 😍🥰