Finalmente, um iluminado para me ensinar a afiar minha navalha La Cabeza, que adquiri há uns 10 anos e nunca usei, por não saber amolá-la. Até comprei uma Shapton Kuromaku amarilinha 12000 há uns 5 - 6 anos mas nunca a utilizei. Custou 300 pilas na época. Valeu Leônidas Malta !
Vou mergulhar de cabeça. Desde a época do meu pai me lembro que queria usar navalha para me barbear. O tempo passou e há uns 15 anos passei a procurar uma navalha para comprar, não encontrei, mas quem iria me ensinar os segredos? Agora vejo que é questão de tempo o meu ingresso nesse mundo. Obrigado pelo vídeo. Vou assistir aos seus vídeos para conhecer quais são as lâminas adequadas e quais equipamentos devo adquirir e partir para a compra da minha primeira navalha. Deus Vult. Obrigado, Leônidas.
Opa! Usar navalha de fato é uma outra "vibe" 😌 Sugiro ao amigo dar uma olhadinha em dois canais: O Barba Tradicional onde vc encontrará bastante material pro barbear. Uma boa nesse momento é adquirir um navalhete bem simples e uma boa lâmina (eu recomendo a Astra Platinum) pra ir treinando 🤭 E o do Renato Sales. Esse é cuteleiro restaurador e afiador de navalhas. Pode conversar com ele q consegue todo material "operacional" 😎 Abraço!
Obrigado pela resposta.Uso o navalhete. Já são raros os cortes. Quando bem jovem, cortei bastante as mãos ao tirar uma navalha aberta do bolso. Meu pai contava muitas histórias dos antigos malandros do Rio de Janeiro. Hoje, conhecimento perdido!
Creio que não há comparação entre o barbear com a navalha e o navalhete. Como disse: é outra vibe! Seguirei seus conselhos. Mais uma vez, muitíssimo obrigado!
@@newtonpaesbarretto7143 eita! É o famoso talho feio 😅 Sim... considerando umas "giletes" muito mal afiadas, a navalha com o fio bem feitinho se sai muito melhor 😎 Abraço!
@@Joseigor-om4qx vc pode recorrer às pedras naturais. Uma ardósia bem fininha seguido pelo strop podem fazer um fio funcional na navalha. Tem q procurar um pouco em alguma "marmoaria" ou lojas q vendem pedras pra construção.
Legal, demorou heimm. Kkkkkk. Essa marca de navalha realmente é um desafio afiar, eu tenho pedras até 20 mil, e concordo acima da pedra 12 mil, muda muito pouco. Também tentei algumas pastas para finalizar é nada supera a verde e isso senti na pele, rsrsrs. Não afio circulando, vai e vem apenas nas pedras iniciais, e concordo totalmente o pulo do gato e sentir a navalha na pedra, quando começar a pegar é a hora certa de mudar, nunca contei passagem. Uma dica legal é para guardar, secar bem e passar uma película de óleo mineral. Sobre Renato Sales, o cara é o mestre, sabe muito esse senhor. Ótimo vídeo, grande abraço.
Feitooo!!! kkk ah... lembro-me q o Sr. é um dos "solicitantes" hehe. Solicitação atendida! Eu lembro q quando a turma começou a me pedir isso eu já tinha feito um ciclo na 12k... eu ih... vídeo de navalha só daqui a uns 2 anos. kkk Rapaz... essas "Edel Solingen" são um inferno! 😤Tem umas q só fazendo micro-fio... se não não segura a afiação... ou use ela no grit 400 😂 Pois é. Nas imagens do "scienceofsharp" ele mostra bem essa progressão. A partir da 12.000 a crista do fio praticamente sempre se mantém com 0,1 microns de espessura, o q em termos técnicos não mudaria a potência de corte. O q muda é o padrão micro serrilhado da base do fio. Ele se torna mais comprimido e, consequentemente, mais suave... só q vc pode fazer essa suavização num strop seco ou recorrer a pastas como os óxidos de cromo, ferro ou cério (não muito comum mas tem o mesmo efeito de suavização). hehe... testar fio da navalha é a pior parte... mas agora cê tem "a manha"! É isso aí mesmo. Vale pra qualquer lâmina... sentiu q colou... mais umas passadinhas e tá feito o serviço! 😎 Boa dica! No fim nem falei sobre conservação da navalha, 😅bem lembrado! Incentivo o amigo postar vídeos aí de afiação. Vc disse q trabalha com lâminas de enxerto não é? Tá aí uma boa produção. Nunca vi vídeo sobre essas lâminas e, vindo do amigo q entende bastante de afiação será um conteúdo enriquecedor! 🤠 Valeu meu velho, abraço!
@@leonidasmalta realmente tenho algumas de enxerto em minha pequena coleção de canivetes, cara fazer vídeos, não tenho talento para isso, mas vejo que os amigos já fazem ótimos vídeos sobre o assunto, não esqueça da pasta preta, tá devendo um vídeo também, acho que a rosa também. Rsrsrs. Abraço e sucesso.
@@flaviop14 A preta quem tem é o Thiago Assumpção. Ele já fez um vídeo com ela. Bateu o mertelo no grit 1.500. Rapaz a rosa apareceram umas novidades. Um amigo aqui do canal disse q a rosa dele era mais agressiva. Ele fez alguns testes e pelo visto a rosa q ele usa retorna um abrasivo no tamanha de 1,5 microns... q seria igual aí a uma pedra 10k. A q ele usa é a nº23. Eu achava q a minha rosa era essa 23 mas pelo tamanho do abrasivo não bate... a minha é só de 0,1 micron... agora eu nem sei se essa pasta rosa q eu tenho é original ou uma boa Jacaré falsificada. haha Então agora pelo visto a Jacaré tem 3 pastas rosas: A n° 14 q é pra madeira e essa eu desconheço completamente o grit A n° 23 q é uma tal pasta rosa "mais abrasiva para ourives" (partícula 1,5 microns) Essa minha rosa q é vendida com a frase: "Pasta de ultra brilho" (partícula 0,1 micron) Fora a "Rouge" q no caso é "avermelhada" tb de 0,1 micron porém o abrasivo é essencialmente óx de Fe. Se aparecer outra rosa por aí eu já não sei de mais nada! kkk Abraço!
Excelente vídeo, muito didático, parabéns. Estou tentando começar com o barbear de navalha, possuo uma Gold Dollar só pra começar, mas ainda não possuo as pedras e nem o strope, onde posso comprar um material bacana pra afiar essa navalha?
Opa! Obrigado! Gold Dollar é a famosa boa e barata. Só terá um trabalhinho pra fazer o 1° fio mas depois fica excelente. O Renato Sales, além de ser um baita afiador de navalhas, tb vende material pra afiação. Segue o link do canal do homi aê: www.youtube.com/@rsca_cutelaria Fora isso vc pode comprar as pedras pelo Mercado Livre ou no Rei da Cutelaria. A única atenção "exclusiva" é pra última pedra. Prefira uma pedra definidora de superfície rígida como a Shapton Kuromaku (8.000 ou a 12.000) ou a linha "S" da Naniwa (8.000 ou a 10.000). As "anteriores" (tipo grão 1.000 - 4.000) podem ser as "Tradicionais" sem problemas. E o strop (se for usar com pasta de polimento) eu recomendaria o de madeira balsa. No ML vendem um desse tipo. Aí com esse kit fica fácil de fazer a brincadeira. 😎Abraço!
Excelente vídeo. Me recomenda uma navalha custo beneficio para entrar nesse mundo. Já uso navalhete há uns anos, mas irrita um pouco na área do pescoço.
Obrigado! Se for uma 8.000 padrão JIS é o mesmo resultado dessa minha Shapton 12.000. As pedras que seguem o padrão JIS são as da marcas Naniwa, Suehiro, King e Carborundum. Dá pra usar pedras de grits menores, mas aí vc precisa fazer uma gambiarra no final da afiação. Em vez de finalizar em leading vc faz a finalização em trailing. Umas 2 a no máximo 6 passadas bem de leve vão simular o poder de corte de uma pedra mais alta. Abraço!
Boa noite! Sabe se a pedra 2000/5000 da Tramontina é boa pra afiar navalha? Ou talvez a King 1000/6000. Já tenho strop de couro (sintético) e pasta verde Jacaré. A navalha é exatamente a mesma que a sua. Já quebrei minha cabeça tentando afiar ela em uma pedra 3000/8000 chinesa e consegui quase nada. Até consegui fazer a barba uma vez, mas acho que foi o barbear mais doloroso que já tive na minha vida, pois estava puxando bastante. Depois fui passar mais vezes na pedra e perdeu o fio. Qual pedra eu compro?
Boa noite! Vamos por partes 😅 Nunca usei essa linha da Tramontina. O q sei por terceiros é q ela é uma pedra um pouco parecida com as chinesas então não arriscaria em adquiri-las. A King 1000/6000 é uma boa pedra pra afiar facas. Na navalha tem algum problema com a 6.000 q acaba danificando o fio (apesar de q algumas pessoas conseguem fazer bons fios com ela). Pelo o q eu entendi, com o passar do tempo, o lado 6.000 começa a micro fraturar e essas rachaduras impactam negativamente no fio. As melhores pedras sintéticas pra definir um bom fio na navalha seria a linha S da Naniwa ou a Shapton Kuromaku. Mas antes de investir nas pedras... eu sugiro q troque de navalha. Essa navalha é um desafio pra afiar e muitas delas nem tem como vc estruturar o fio do "jeito normal" (com a espinha em contato com a pedra). 💣 Muitas precisam de microfio na última pedra. Experimente algo primeiro... quando chegar na última pedra aumente o ângulo de afiação. Se não tiver muito controle a mão livre vc pode recorrer a alguma gambiarra pra aumentar o volume na espinha e deixá-la mais alta. Pode colocar um papelão grosso no dorso dela com fita adesiva. Experimenta pelo menos aumentar uns 5 mm. Se isso funcionar pode ter certeza q o tratamento térmico da navalha tá ruinzinho e infelizmente ela só vai funcionar desse jeito. Abraço!
@@Merkhalita dá uma olhada no vídeo do Thiago: ruclips.net/video/S8eZsFkZSxQ/видео.html Ele comprou umas pedras naturais e gostou do resultado. Pode ser uma alternativa pro amigo. Mas como falei... antes de comprar as pedras testa aumentar o ângulo de fio dessa navalha pra ver se ajuda.
Leônidas antes de mais nada muito obrigado por compartilhar seu conhecimento! Aprendi finalmente a afiar graças aos seus videos. Estou mergulhando nessa "nova" de navalha. Vc acha possível afiar elas apenas com pedra nacionais e chinas ? ( baixo custo) Sei que as melhores sao japonesas. Mas para quem recebe pouco se torna inviável. Caso vc achar que é possível . qual seria as pedras q vc recomendaria pra conseguir de fazer a barba ? No mais muito obrigado pelos seus videos , sao de extrema valia ! Forte abraço e q nosso Senhor Jesus Cristo te guarde !
Q boa notícia! Seja bem vindo à turma dos afiadinhos. 😎 Possível é... pra vc ter uma ideia eu já testei uma afiação somente com a pedra Carborundum 400 + strop de couro seco e sim... fiz a barba, porém... o pós barba foi estilo dessas navalhas descartáveis (irritação extrema). 😅 Mas não precisa ficar nessa neura. Vc pode utilizar a Vonder 2000 + um strop de madeira balsa com pasta diamantada de 1 micron (ou a pasta branca Jacaré) e finalizar com o strop clássico da raspa do couro com a pasta verde e o couro liso seco. Retorna um fio bem interessante... ele não chega a ter o mesmo nível de corte dessa afiação tradicional mas dá pra fazer a barba sem ter a pele irritada demais. Diria q ficaria no mesmo patamar dessas lâminas descartáveis mais caras (aquelas com a caixinha custando 40 Reais). Dessas pedras chinesas eu não tenho conhecimento mas vou encaminhar o amigo para o canal do Thiago Assumpção. Ele testou algumas pedras chinesas (principalmente as naturais) e teve bons resultados fazendo fio navalha. Segue o link: ruclips.net/video/S8eZsFkZSxQ/видео.html Pode trocar uma ideia tranquilo com ele lá. Se estiver atrás só do fio das pedras certamente ele vai te orientar melhor no quesito dessas chinesas. Q a graça de Cristo esteja conosco! Abraço!!!
Mais uma duvida. Passo na pasta marrom, branca e verde sentido contrário ao corte da navalha né ? Sentido Espinha pro fio. E passo a pasta direto na madeira ? ( ja encomendei a balsa e a vonder 2000 (mas minha lamina é maior q a pedra . vou sofrer um pouco kkkk)) E por ultimo termina direto no couro liso ou na balsa com pasta verde. Desculpa tantas dúvidas mas é tao difícil achar pessoas que realmente compartilham conhecimento que temos. q extrair o maximo rsrsr Forte abraço abençoado !
@@maleo77 Isso, mas eu aconselho a sair da Vonder 2000 e ir direto pra branca, sem passar na marrom. A pasta marrom ela é muito "inconsistente" e apresenta partículas grossas no início do uso. Então pra evitar isso e não perder tempo "preparando" ela (pq aí vai ter de solubilizar e aplicar num strop de raspa ou espuma, na madeira fica ruim) vá direto pra branca e depois a verde. Quanto a pasta branca pode aplicar direto na madeira. Se ela estiver muito seca vc pode tentar alguns métodos pra ajudar. O mais fácil é usar um secador de cabelo e apontá-lo pra pasta pra aquecer. Se isso aí não resolver aí tem q ir pra Aguarrás ou Querosene. Corte a pasta em cubinhos, coloque num recipiente e cubra com aguarrás. Daí é só esperar uns 3 dias q ela vira água. Use um pincel para aplicar a pasta. E teria uma 3° alternativa q seria derreter em banho maria. Mas aí logo em seguida a pasta seca e forma "relevos" q precisam ser retirados pra não dar problema durante a afiação... pra assentar a pasta vc pode raspar a superfície com algum objeto reto até deixar a superfície bem planinha. No mais é isso... escolha um desses métodos e manda brasa! É em pedra pequena vc precisa usar movimentos em "X" q aí cobre toda a área, mas vai de boas. Sem problemas, pode ir perguntando. O canal está aqui para trocar conhecimento. Abraço!
Lêonidas, qual sua opinião sobre a 'Pedra de Afiar Dupla Face #400/#1000 Whetstones' que vende no Rei da Cutelaria? Seria uma boa opção para usar somente ela? (R$119) Ou seria melhor uma Carborundum 108 120/320 em conjunto com uma Tramontina Profio 800? (total R$125) Além disso, seria interessante agregar um strop de couro ao kit? Tendo em mente o melhor custo benefício. Seria para uso geral em poucas lâminas, algumas facas de cozinha comuns e um canivete, de preferência com uma boa retenção de fio e desempenho na dinâmica de corte. Muito obrigado pela atenção e pelos seus vídeos que me ajudaram muito.
Salve Lucas blz? Rapaz... posso te dizer pelo q vi 😅(pq nunca tive essas pedras em mãos): No caso eu vi q o Romeu fez um bom fio com ela... a princípio cumpre o seu propósito de pedra combinada (desbaste/média) porém, eu não sei sobre a sua durabilidade... Vi q o amigo colocou como "uso casual" e esse é o ponto de escolha! Nessa dúvida q levantou te guia pela quantindade de serviço q vc fará. Quantas lâminas vc possui? Se tem poucas (e vai trabalhar pouco nelas tb na parte da afiação) essa 400/1000 vai te atender. Se tem muitas facas e canivetes aí é mais vantagem a 2° opção... se não vc pode "evaporar" com essa 400/1000 em dois toques. A Profio 800 sei q ela é mais resistente e vai te dar um bom fio de uso geral. E a diferença do grit 800 pro 1000 no uso prático é praticamente imperceptível... vc só notará diferença se ficar cortando quilômetros de papel. E... caso no futuro queira dar um "gás" nessa afiação mantendo o baixo custo pode fazer um strop simples com alguma pasta diamantada. Pode pegar uma madeirinha bem comum (MDF, compensado, "mata-junta", enfim...) desde q seja uma superfície plana e lisa e aplicar uma pasta D3 (diamantada 4-2 microns) q terá um grau de polimento semelhante a essa pedra da Suehiro 5000 por 20-30 Reais. 😂 No mais pergunte ao Romeu sobre a "consistência" dessa pedra 400/1000. Se ele garantir a sua durabilidade pode ser a melhor escolha de compra. 😎 Abraço!
@@leonidasmalta Então, no caso são poucas (umas 2 ou 3) lâminas de cozinha comuns e apenas um canivete a princípio. Eu já havia feito o pedido da 400/1000 do Rei da Cutelaria, então acredito que vou ficar com ela, tem a vantagem de ser apenas uma pedra dupla (mais fácil para armazenar). Desde que não haja muita perca no desempenho da dinâmica do corte em relação ao outro kit, acredito que estarei bem servido. Sobre o strop, eu havia comprado um kit strop de couro + pasta verde Jacaré por 55 reais. Estava pensando em devolvê-lo, pois vendo seus vídeos vi que não teria muito vantagem no desempenho fazer o polimento com a pasta verde. Outra opção é ficar com o strop, já que não foi muito caro, e utilizá-lo sem a pasta para quando houver necessidade de assentar a lâmina. Abraço Lêonidas, muito obrigado desde já!
@@LucasMattesco Opa! Tá show! Essa combinada vai te suprir tranquilão. Rapaz... devolve não! 😅kkk Tem uso pra ele sim! 1° tá certinho essa opção de usá-lo como assentador. Principalmente nessas facas de cozinha q orbitam entre 54-58 HRC o couro liso funciona q é uma maravilha pra dar manutenção em fio rolado e... 2° vc pode aplicar a pasta verde na raspa do couro e usá-la pós afiação na pedra 1000 em uma... ou duas, máximo três passadas alternadas pra eventualmente remover qualquer rebarba q possa ter ficado e ganhar um pouquinho de potência de corte sem matar demais o padrão micro serrilhado da pedra 1000. Agora não caia na pegadinha do corte do papel... se "encebar" demais a lâmina na pasta verde vai suavizar bem o fio e vc vai sentir q "corta mais" no papel... porém isso é uma pegadinha... na hora de ir pra cozinha essa faca ficará uma maravilha pra cortar carne crua... agora vegetais mais fibrosos ela vai fazer feio... pra esse tipo de alimento vale mais a pena ter bons dentinhos. hehe De nada velho! Qualquer coisa estamos aí, abraço!
Olha... a princípio a regra seria entre 25° a 45°... mas cada um tem seu jeito de usar. O certo é ir devagar pegando o jeito aos poucos. Eu uso ela numa angulação próximo dos 30° e tô satisfeito!
Salve meu velho! Érrr... depende. É pra afiar faca ou navalha? Se for numa faca tá tranquilo, agora pra navalha não é uma boa. Entenda q strop não faz fio, ele dá polimento. Quem confecciona geometria de fio é abrasivo "no estado sólido". Algo q esteja rígido e q não se desprenda com facilidade e nem q sofra muita deformação de superfície. Mas numa faca vc conseguiria o mesmo polimento dado pelas lixas com essa pasta (pelo menos é o esperado na teoria). E na navalha é bom utilizar a lixa até a última q vc tiver. Pra depois sim finalizar com alguma pasta. Abraço!
Fala Leonidas, e aí meu amigo. Tudo certo? Cara, eu tenho um pedido para você, tem como fazer um vídeo sobre afiação de lâmina serrilhada? Tem como fazer essa afiação com pedra convencional?
Opa! Fala aê meu velho tranquilo? Rapaz... até tem. Não é um dos jeitos mais fáceis mas tem como afiar usando a quina da pedra... e haja paciência né? Pq tem q fazer voltinha por voltinha da serrilha até a última 😅 O jeito mais fácil é usar aqueles afiadores cônicos, hastes cerâmicas ou limas redondas e passar na curvinha da serrilha. Outra forma, q é uma gambiarra, é enrolar uma lixinha num espetinho de churrasco e passar da mesma forma. 🤣 Até pq desse jeito vc consegue recompor o arco e a ponta do serrilhado caso precise. Dependendo do estado da faca ela pode até ter perdido as pontas e ficar arredondada... daí fazer isso na quina da pedra é um esforço desnecessário 😅 E depois matar a rebarba do outro lado q tá feito! 😎 Mas posso fazer um vídeo aqui... eu não tenho nenhuma faca de fio serrilhado bom. Só essas q devem ser até de inox 430 q nem tem condições de suportar afiação. kkk mas vou deixar aqui na lista das dívidas... uma hora eu pago! 🤭
@@leonidasmalta Show, muito obrigado pelas explicações! Estou perguntando isso porque estou querendo comprar o Victorinox Soldier, de 111mm. Eu ouvi falar bem daquela lâmina serrilhada dele, mas eu fico na dúvido sobre o uso dela a longo prazo. Caso o fio serrilhado fique ruim eu posso desbastar e transformar ela num lâmina lisa também né? Caso eu não goste do resultado eu mando pra assitência e eles colocam uma novinha. 🙂 Você tem algum Vic de 111mm com essa lâmina serrilhada? Tem uma opinião sobre ela?
@@jpmab De nada! Poder pode... só q aí não era melhor ter comprado um de lâmina lisa logo? rsrs Além do mais, ao matar a serrilha, vc vai jogar o desbaste bem pra cima da lâmina onde ela já está mais gordinha... vai ter q dar uma afinada no flat da lâmina pra compensar essa perda... é um trabalhinho xarope de se fazer. Mas tem isso, pelo menos tem o respaldo da assistência 😅 Rapaz não tenho nenhum Vic de 111 pq não curti aquela folga q a lâmina possui na trava. Os Vics q eu tenho são só os xaverinhos de 58mm, 1 de 84mm e os demais são de 91mm. Mas tirando essa folguinha chatinha aí é uma excelente lâmina. Na real é uma das poucas lâminas serrilhadas úteis nos canivetes, pois o serrilhado está na ponta e não na base do fio. É uma ótima lâmina a ser promovida para restaurante! hehe
@@leonidasmalta Estou pensando ainda, tenho dois modelos em mente: - Soldier - Trailmaster/Trekker No Soldier eu tenho a opção apenas da lâmina serrilhada, já no Trailmaster, eu tenho a opção da lâmina serrilhada com abertura de uma mão, ou a lâmina lisa sem abertura de uma mão (esse modelo parece ser mais dificil de encontrar aqui no Brasil -- eu não consegui encontrar). Você acha que essa lâmina serrilhada trabalha de boa com comida também? Para limpar carne e cortar uns legumes. Acha que vale a pena transformar a parte lisa "chisel" em normal? Vi isso num vídeo do Cabral. Eu gosta da ideia do serrilhado e da maior durabilidade do fio, mas a manutenção quando precisa é chata.
@@jpmab Trabalha bem! Tem q levar em consideração se o amigo é acostumado com "push cut" e aí pode estranhar. Lâmina serrilhada trabalha com eficiência total só no "slice cut" q é o corte cortado e não simplesmente empurrado de forma reta. Mas dá conta de cortar tudo! No uso só em alimentos não vejo muita necessidade nessa alteração da geometria de fio. O aço aguenta esse chiesel tranquilo pra essa atividade. É... tem esse detalhe q segue a regra do: quanto mais tempo leva pra afiar, mais dura o fio... e vice versa 😅 Troca umas ideias com o João do EDC Brasil... ele sempre acha uma oferta de Victorinox kkk: ruclips.net/video/d4R33R3vEYE/видео.html
@@joeliosilva2644 vc encontra todas na Japan Store. Aliás... a Naniwa 1500 e a Suehiro 5000 comprei com eles. A Kuromaku 12000 eles tem tb, mas na época eu comprei do Ebay de uma loja japonesa.
Boa noite Antonio! Muitas coisas: nagura q geralmente vem com algumas pedras, uma pedra de grão mais grosso (tipo o lado fino de uma Carborundum), lixa ou uma simples borracha escolar. Tudo isso aí serve pra limpar as pedras.
Então meu caro, dando sequencia aqui às "experiências" rsrs. A navalha CV Hejelstrand que comprei no leilão finalmente chegou, a lâmina está integra (até onde eu conheço...) e não estava cega não, estava "rapando pelo" até. Levei numa Naniwa combinada 1000/3000 (não é splash and go) e umas passadas no strop pasta branca e pasta verde. Chegou num N1 (violin), não passou disso. Mas também não fiquei lá dando aquele trato nas pedras, foi tipo "vídeo pulado" rsrsrs. Acho que vou ter que me esforçar e caprichar mais... A pedra mais fina que tenho por enquanto é esta 3000, dá para melhorar né?
@@edsonmenini dá pra melhorar. Pelo menos um N3 pra começar a brincadeira 🤭 Experimenta sair da 3000 e passar no couro liso sem pasta. Ela tem q estar N3 nesse estágio. O strop será pra incrementar a suavidade.
Boa tarde Rafael! Pra afiar bem uma navalha o recomendado é um set completo de pedras (de preferência de superfície rígida). Eu recomendaria duas marcas: Shapton Kuromaku e a Naniwa Specialty. A Shapton vc pode pegar os grits 1.000, 5.000 e 12.000 e a Naniwa os grits 1.000, 5.000 e 8.000.
De navalhas norte americanas eu não sou conhecedor. Conheço mesmo as europeias q são excelentes, dentre elas tem a espanhola Filarmônica, as alemãs da DOVO e BÖKER, e as francesas Thiers. Agora lá no EUA tem as lojas onde vc compra fácil todas essas aí já citadas. DOVO então vc consegue pelo preço de fábrica. Vale a pena visitar as lojas q certamente comprará uma na mão e por um preço bem em conta! 😎
Tenho uma navalha solingen de mais de 30 anos, e uma pedra tão antiga quanto, quase nunca usada, estou aprendendo a usá-la, mas tenho medo de desbasta-la demais e estragar a relíquia
@@kaiqueshirakawa1853 rapaz... é uma bomba! 💣 Pelos comentários q vejo o pessoal reclama demais. E de fato... é uma das mais difíceis de dar um bom fio. Muitas delas precisam de correção na espinha pq vem torta de fábrica (a minha veio assim). E outras não pegam fio de jeito nenhum, ou se pegam perde rápido (isso é uma inconsistência no tratamento térmico). Infelizmente uma navalha boa é algo q vc não tem pra onde correr e é sempre caro.
@@kaiqueshirakawa1853 no site da shaveplace eles vendem... apesar de q no momento todos os lotes foram vendidos e precisa de reposição 😅 No ML é possivel encontrar desde navalhas novas às antigas restauradas. Ou importar pelo ebay... só q aí o imposto vai moer! E tem a opção de pedir a um cuteleiro q tenha experiência na confecção delas pra fazer.
Bom dia! Não mas o Renato Sales sim. Deixei o email dele na descrição do vídeo (se colocar aqui o YT bloqueia 😅). Pode entrar em contato com ele q o homem vai deixar sua navalha no padrão! 😎 Abraço!
Boa tarde Alex! Valeu meu velho! Rapaz... eu sou apenas hobbysta 🤭 e ensino a galera a dar um grau em suas lâminas. Se de fato precisar de um bom profissional pra afiar uma navalha eu indico o Renato Salles. O veterano é bom na afiação. Segue o link do canal dele: www.youtube.com/@raqsalles Abraço!
@@alexjr498 Opa! Vou escrever o email dele aqui de um jeito q o YT aceite 😅 Troque as "aspas" pelo seu caractere equivalente 🤭 taoofshaving "arroba" gmail "ponto" com Sim! Se eu não me engano ele está em São Pedro do Sul. O homi é bom no serviço. Se precisar além da afiação ele tb restaura, conserta geometria, ajusta eixo, troca talas e te consegue bons strops. 😎
Bacana tchê! Valeu pela ajuda… uma dúvida no video, quando tu vai pro strop, tu menciona cromo na raspa do couro, mas teria muita diferença passar o cromo na parte lisa? Vejo que alguns dizem ser melhor na parte lisa. Ou seja, Pedra, cromo no couro liso e por ultimo couro liso limpo em outro strop. Consegue me dar uma luz? Obrigado!
@@alexjr498 Tem diferença... e essa diferença está muito ligada com a sua "perícia" no uso do strop. Se não for muito acostumado ao usar o strop vc pode ter dois problemas nos dois lados. 😅No lado liso vc desenvolve um tipo específico de rebarba chama de "rebarba folheada" e do outro lado, "arredonda" o fio... nos dois casos vc acaba com a sua afiação precisando voltar pra pedra e corrigir isso. 💣 O ideal é usar a pasta no lado grosso e passar com pouquíssima pressão, deixando o lado liso seco só para manutenção. Melhor ainda se vc tiver um strop de madeira balsa. Ele atende muito bem no polimento da navalha. Agora... caso não queira se complicar demais, recomendo usar um strop de jeans. Tem um vídeo no canal do Thiago sobre ele, lá vc poderá ver como é esse esquema de rebarba folheada e o resultado de um fio feito nele: ruclips.net/video/wqn6ZmTLjAE/видео.html A vantagem desse strop é q não requer nenhuma perícia de uso. Só esticar bem e passar a lâmina de forma alternada quantas vezes achar necessário sem se preocupar com possíveis deformações no fio. E depois ter um strop de couro liso só para dar manutenção periódica no fio 😎
@@DiormisonSantosAndrade a marrom é a Naniwa 1.500, a branca é a Suehiro Rika 5.000 e a creme é a Shapton Kuromaku 12.000. Tem review de cada uma em separado aqui no canal. Abraço!
Opa, olha eu fazendo outra pergunta, na vdd 2 em 1 kkk. Uma navalha q eu nuca usei, sempre foi gilette(s), pode oferecer um corte mais suave, vale a pena o investimento? Outra pergunta é eh de um amigo, ele esta fazedo facas cortando aço em lixadeira e usa no caso por exemplo facão em carbono, por conta da dureza ja que é pensado em impacto, falo pra ele que deve sair um aço mais macio que as peixerinhas, tem uma opiniao sobre isso tbm?
Opa! Salve meu velho! Então... vamos ver se eu entendi essas 2 perguntas em 1! 🤭 Uma navalha q sempre foi gilette? 🤔Por acaso está a falar dos navalhetes com a lâmina descartável? Se for isso é possível. Nunca parei pra testar uma afiação nessas "giletes" mas dá pra melhorar certamente. O simples fato de passá-la num strop já ajuda muito (claro, caso seja de uso particular). 2° pergunta: se ele está fazendo faca de um facão recortado sem perder a têmpera a dureza é praticamente igual às peixerinhas... se bem q depende... Esses facões no mercado nacional orbitam na faixa dos 51-55 HRC e as peixerinhas tb. A full-flat é algo por volta dos 54-55 e a hollow é por volta dos 50 HRC. Do q eu tenho conhecimento os facões da Tramontina giram em torno de 52-54 e os da Corneta 53-55. Os demais eu desconheço mas já ouvi relatos de facões feitos em 1045/1055 com 45-48 HRC de dureza... o q pra facão tá tranquilo mas pra uma faca de corte já está muito abaixo do q deveria ser ideal... Se vc for considerar q uma faca Tramontina "açogueira" tem entre 54-56HRC e ainda é inox, fazer uma faca de aço 1075 com 51HRC é desperdício de aço. A retenção de fio vai lá pra baixo tanto no fator de rolamento como pela oxidação q já o natural da perda. 😅 O jogo do aço carbono pra facas em excelência de corte é deixá-lo na faixa de dureza dos primeiros ciclos de revenido (a faixa q vai de 180°C a 200°C). Dessa forma vc faz uma faca de 5160 ou 1075 com 58-60 HRC q terá um excelente desempenho no corte. Abaixo disso é desperdiçar aço. 🧐
@@leonidasmalta top demais. As gilettes que uso são as convencionais de cartucho. Vendo sua navalha cortando, me pareceu ser mais suave. Por isso pensei em comprar uma navalha convencional, mas não eh barata, por isso perguntei do custo benefício de quem usa. Kkkk
@@eduardoferreiralelis Pois é velho... infelizmente navalha boa não é barata... a mais baratinha q achei foi uma de entrada da DOVO e mesmo assim custa 90 dólares 💰 Quem sabe um dia eu tome vergonha na cara e compre uma boa. Fora ela tem as chinesas... acredito q as melhores custam na casa dos 20-30 dólares... eu só não me arrisco a comprar as Gold Dolar por 5 pilas pq aí será igual a essa q tenho aqui. 🤣 Mas uma boa navalha fixa corta melhor do q essas descartáveis... e o fio tende a durar mais tb. Vale a pena investir nelas mas no momento estou sem coragem. 😅
@@eduardoferreiralelis Então... é justamente uma dessas q estou de olho 🤣 Elas custam entre 14 a 22 dólares (varia pelo pacote pq vem a lâmina com strop e mais uns itens...) Mas do q eu já vi pelo YT em alguns vídeos de russos usando ela me parece ser boa. Tem as Kurenais q são mais caras mas já li relatos em q algumas pessoas pegaram elas com trincas e rachaduras nas lâminas... Então pelo visto essa Titan deve ser o melhor custo x benefício 🤭
Boa tarde Antonio! Duas indicações certeiras pra navalhas: - A 12.000 da Shapton Kuromaku ou - A 8.000 da Naniwa linha "Specialty" (A chamada linha "S"). Ambas fornecem o mesmo fio e são excelentes pedras finalizadoras para navalha 😎
@@antoniocarlosfracalossi6683 De nada Antonio! No site da "japanstore" tem essas pedras só q a preço brasileiro 😅 Pelo ebay vc consegue elas mais barato exceto se tiver taxa de transporte e escapar da tributação... se não, olha... sinceramente... é melhor comprar aqui no Brasil mesmo.
Aqui no BR tem a shaveplace. Se vc não achar navalha lá pode entrar em contato com eles q há chance de importação direta. Fora isso é garimpar no ML ou ir pra loja exclusiva da marca q vc quer. 🧐
@@leonidasmaltaDevem ser usadas exclusivamente pra afiar navalhas ou posso afiar a navalha com qualquer pedra de amolar ?? Pergunto isso porque sou novato nesse assunto. Obrigado por me responder.
@@Diovane-xg2gr De nada meu velho! Então... "tecnicamente" qualquer pedra afia uma navalha de forma adequada... o problema está na "facilidade" de fazer isso. Com essas pedras q mencionei a tarefa fica extremamente simples. É basicamente fazer o q fiz no vídeo e sua navalha já sai pokando pelo pra tudo quanto é lado. Agora, se vc pegar outras pedras terá q saber como elas funcionam e como é a sua superfície. Infelizmente pedras de superfície macia e q soltam muitas partículas abrasivas costumar dar uma boa dor de cabeça pra afiar a navalha pq ela tende a romper a crista do fio... dificultando em criar a agudez necessária pra cortar o pelo. Do contrário, pedras de superfície rígida e q soltam poucos abrasivos, tendem a formarem um fio com a crista extremamente aguda com facilidade. Então sim... vc pode usar outras pedras mas precisará de um aprendizado extra até acertar o fio. O mesmo vale pro strop. Dependendo do strop q escolher e qual pasta usar vai ter q pegar o jeito dele. Afiação de navalha leva um tempinho pra pegar a manha mas tb não é nada absurdo. Com um pouco de treino e testes uma hora vc acerta!
Pra navalha meu velho? Olha... cê é corajoso heim? 😅 Bom... no caso eu recomendaria a menor q vc achar. Uma aí na casa dos 0,25 ou 0,1 microns. A 0,5 microns até dá pra usar mas vc "frita" o rosto no pós barba e a de 1 micron nem pensar... parece q jogaram um gato do mato na cara do boneco! 🤣 A menos q vc goste de fio "agressivo" na navalha. Ele tem a vantagem de "travar" legal no rosto e te dá o controle total do deslize dela mas... o pós barba (pelo menos pra quem tem pele sensível) é bem irritante. No Mercado Livre vc encontra as pastas de 0,25 microns a partir de 20 Reais... E o ideal é vc utilizá-la num strop de madeira ou de espuma EVA. Evite colocar no lado liso do couro pq ela produz rebarba no fio. E uma navalha com rebarba agride a pele e te corta com mais frequência. E óbvio... depois de sair do diamante pode passar aí umas 60-80 vezes no couro liso sem pasta pra brunir legal esse polimento. 😎
@@leonidasmalta não é pra navalha não kkkk, é para facas mesmo, estava olhando algumas para comprar, porém fiquei com pé atrás justamente pela falta de padrão no tamanho dos grãos. Muito obrigado pelas dicas!
@@MeuE.D.C Ah tranquilo... pra faca pode comprar as maiores. Se quiser dê uma olhada nesse meu vídeo aqui: ruclips.net/video/y8NepH1TYpk/видео.html No minuto 2:03 eu passo umas dicas sobre elas. No ML vc encontra de boas essas pastas e o grão bate certinho. A única coisa q varia é a concentração do diamante. As mais baratinhas terão menos e as mais caras tem mais. 🤭 Então se vc quiser um strop diamantado bem furioso q trabalhe rapidão compre as mais "salgadinhas". Agora, se tempo de polimento não for questão pode ir nas baratinhas q fazem a mesma função... só leva mais tempo. 🧐
@@leonidasmalta deixa ru te perguntar, tenho um afiador guiado porém as pedras uma variedade de grãos limitadas, estava pensando em colocar uma fita crepe nas pedras que são de metal e aplicar a pasta na fita, será que funciona?
É uma boa forma de desbastar a linha de fio. Geralmente movimentos curtos e contínuos configuram uma linha de desbaste mais sólida e consistente do q movimentos longos e muito abertos q costumam dar uma variadinha 😅
Se eu usasse essas navalhas ia ser cena de filme de terror, ia sair todo fatiado. 🤕 Mas é bom pra ver a técnica e aprender alguma coisa, tipo essa afiacao em circulos. Também que pra cortar cabelo tem uns truques (molhar o fio)... mas nem assim consegui desfiar ou cortar cabelo "solto", dei trocentas passadas no cromo e nada de podar cabelo ...
hehe rapaz... pior q agora eu me corto mais é com esses "G2" da vida aê. 🤭 Hummm... vc não está tendo a agudez necessária pra esse corte. O fio navalha ele é diferente de um fio q "só" rapa pelo. Quando passa ele por cima dos pelos vc sente a lâmina "fisgando"... como se tivesse puxando com uma pinça. O ideal é q vc faça esse tipo de afiação na pedra e depois potencialize no strop com o maior cuidado do mundo. É chatinho de fazer esse fio mas vá praticando aos poucos q chega lá! 😎
@@leonidasmalta Opaopa, fiz aqueles estropes com pasta aplicada direto na madeira que você me falou. Com eles na pasta branca e d1 consegui fio que fisga e até "desfia" cabelo em alguns pontos da faca! Mais um degrau avançado graças a tua ajuda. Valeu! 🤗
Leonidas, muito legal sua expliacao. Estou querendo virar adepto mas ainda tenho umas duvidas em relacao ao modelo de navalha, Indicaria 3 marcas de navalha para se comprar
Obrigado! 3 navalhas q eu indico são: Dovo e Böker (ambas alemãs) e a Thiers (francesa). São navalhas muito boas, bem feitas, com um bom controle de qualidade, já vem afiadas de fábrica, mas custam um preço salgadinho 😅 Fora essas tem as chinesas. A Gold Dollar é relativamente ok, porém depende um pouco de sorte de conseguir uma bem boa e vai precisar afiá-la.
@@edilsonlima8216 acredito q sim. Não conheço a pedra mas, sendo uma boa 8.000, já está no jogo! Na real vc pode fazer a barba até com uma pedra 400. O problema é o quanto confortável será o barbear 😅 Esse é um dos motivos de subir bem o polimento da afiação. Se vc achar q o fio está agressivo demais saindo dessa 8.000 vc pode tentar uma técnica q requer um pouco de prática. Quando finalizar a afiação dê de 2 a no máximo 4 passadas em "edge trailing" na pedra usando só o peso da navalha. E depois finalize no strop com pasta verde. Fazendo essa finalização de maneira correta vc tem um ganho na agudez do fio fazendo com q a navalha corte mais. 😎
Bom dia amigo! Eu não trabalho com afiações. Meu canal é destinado a passar o pouco de conhecimento q tenho para os amigos afiarem suas lâminas por conta própria. Mas se precisar de um serviço profissional nas navalhas eu indico o Mestre Renato Sales. Na descrição tem o contato do canal dele. Abraço!
Buenas meu amigo leonidas, comprei uma navalha daquelas importadas em aço damasco, peça artesanal mas não pega fio de jeito nenhum, já tentei de tudo. Gostaria de saber se voce poderia afiar ela para mim ou quanto voce cobra para analisar se vale a pena tentar afiar ela, abraço, me passa seu Whats app, abraço.
Acho que fizeram uma navalha artesanal mas meio que não fabricaram ela pensando em partir fio ao meio, então ela fica tipo um canivete super afiado kkkk. Abraço, paguei 300 conto e queria cortar barba, não gostaria de jogar o dinheiro fora kkk.
@@domnusexperience Opa! Boa noite! Ela veio afiada ou estava cega? 🤔 Pq se não está segurando fio ou nem afiando tá com cara de ser erro no tratamento térmico. Daí o aço não tem condições de apresentar estabilidade de fio no ângulo em q foi projetada. Vc pode descobrir isso fazendo um microfio. Se tiver habilidade na afiação à mão livre é só levantar um pouco a espinha da pedra e afiar como se fosse uma faca. Se não, vai precisar recorrer a uma gambiarra pra aumentar a altura fornecida por ela. Pode utilizar papelão ou uns palitinhos pra aumentar a altura da espinha e definir um novo ângulo de afiação. Só cubra eles com fita isolante pq se não a pedra vai desbastá-los. 😅 Se segurar o fio desse jeito... aí teremos certeza q o grão do aço está crescido e foi erro de TT. O Renato é mais indicado pra esse serviço. Ele é cuteleiro profissional e especialista em afiações e restaurações de navalhas. O brabo é entrar em contato com o homi mesmo. Atualizei a descrição do vídeo e coloquei o email dele lá. Eu sou amador e só passo dicas pra gurizada se garantir por conta própria. Mas vamos descobrir qual o pepino dela. Na pior das hipóteses é utilizá-la como vc mesmo falou... vai virar um canivete bem afiado. 😎 Abraço!
@@leonidasmalta Muito obrigado pelo atendimento, abraço! Excelente dia! O fio até que segura, não não corta pelo e muito menos chega a partir fios do braço, parece uma lixa, e o fio fica bem alinhado e polido. Coisa bem estranha, estou afiando já na pedra lisa praticamente e deixo o fio polido passando na madeira ou couro da cinta kkkk. Tentarei isso do micro fio, parece que o aço é bem duro, abraço.
@@leonidasmalta Parece que o fio está bem pequeno, quando passo o dedo ele dá aqueçe barulhinho de tilintada " TRIMMMM", dando a entender que talvez esteja próximo ao ponto, mas parece que está longe ainda de cortar pelos e muito mais longe de partir o fio apenas encostando. Será que erguer bem a lâmina e passar em pedra fina resolve? O aço aparenta ser bem duro, qual angulação me recomenda, abraço! Essa navalha artesanal é diferente dessas industriais, meio que ela é grossa, ai vai afinando e do nada tem um fio na ponta kkkk, ao invés de ser tipo essas modernas que parece que a lâmina é uma folha extremamente fina estilo um papel.
Finalmente, um iluminado para me ensinar a afiar minha navalha La Cabeza, que adquiri há uns 10 anos e nunca usei, por não saber amolá-la. Até comprei uma Shapton Kuromaku amarilinha 12000 há uns 5 - 6 anos mas nunca a utilizei. Custou 300 pilas na época. Valeu Leônidas Malta !
hehe... bora deixar essa lâmina um veneno! Cheque os outros links na descrição meu velho... tem vídeo extra ali do Euclides afiando uma navalha tb...
@@leonidasmalta Já me assanhei todo para aplicar o doce veneno na bicha ! Ehe ! Valeu, brow !
Vou mergulhar de cabeça.
Desde a época do meu pai me lembro que queria usar navalha para me barbear. O tempo passou e há uns 15 anos passei a procurar uma navalha para comprar, não encontrei, mas quem iria me ensinar os segredos? Agora vejo que é questão de tempo o meu ingresso nesse mundo. Obrigado pelo vídeo.
Vou assistir aos seus vídeos para conhecer quais são as lâminas adequadas e quais equipamentos devo adquirir e partir para a compra da minha primeira navalha. Deus Vult.
Obrigado, Leônidas.
Opa! Usar navalha de fato é uma outra "vibe" 😌
Sugiro ao amigo dar uma olhadinha em dois canais: O Barba Tradicional onde vc encontrará bastante material pro barbear. Uma boa nesse momento é adquirir um navalhete bem simples e uma boa lâmina (eu recomendo a Astra Platinum) pra ir treinando 🤭
E o do Renato Sales. Esse é cuteleiro restaurador e afiador de navalhas. Pode conversar com ele q consegue todo material "operacional" 😎
Abraço!
Obrigado pela resposta.Uso o navalhete. Já são raros os cortes.
Quando bem jovem, cortei bastante as mãos ao tirar uma navalha aberta do bolso. Meu pai contava muitas histórias dos antigos malandros do Rio de Janeiro. Hoje, conhecimento perdido!
Creio que não há comparação entre o barbear com a navalha e o navalhete. Como disse: é outra vibe!
Seguirei seus conselhos. Mais uma vez, muitíssimo obrigado!
@@newtonpaesbarretto7143 eita! É o famoso talho feio 😅 Sim... considerando umas "giletes" muito mal afiadas, a navalha com o fio bem feitinho se sai muito melhor 😎 Abraço!
Palavras de um barbudo que pretende continuar cultivando pelos na cara: muito bom!!
Valeu, Leônidas!
hehe pelo menos pode usar pra dar uma aparadinha na base do pescoço e na bochecha pra definir bem a linha de barba! 😎
Valeu Raimundo! Abraço!
@@leonidasmalta
Lá vou eu me enveredar no mundo das navalhas!
Para alguém que já colocou fio até em régua escolar...🤔
Abc, Leônidas!🔪🗡⚔
@@raimundomartinsdeloiolafil7879 haha aí sim! O homi é bom! 😎
@@leonidasmaltapode me dizer onde em provizar um pedra sem ser esa
@@Joseigor-om4qx vc pode recorrer às pedras naturais. Uma ardósia bem fininha seguido pelo strop podem fazer um fio funcional na navalha.
Tem q procurar um pouco em alguma "marmoaria" ou lojas q vendem pedras pra construção.
Como sempre bastante simples e didático pros noobs que nem eu não tee dúvida! Hahaha
Obrigado pelo vídeo!
Opa! valeu meu velho!
É sempre bom matar as dúvidas! E se aparecem mais a gente dá um jeito de exterminá-las! hehe
Leônidas bom tarde.. excelente trabalho de afiação.. faço assim nas facas fica lambendo..corta mesmo..chaira Lisa..fica cortando muito.
Opa! Valeu meu velho! Eita! Fazer isso aí na faca é garantia q vai cortar tudo pela frente! 😎 Show!
Excelente vídeo! O melhor que encontrei aqui, para novatos e experts.
👏🏻
Obrigado! 🙂
Parabéns! Estou no wet shaving há muitos anos. Excelente vídeo.
Opa! Obrigado meu velho! Seja bem vindo a turma dos poda pelo! 😅
Legal, demorou heimm. Kkkkkk. Essa marca de navalha realmente é um desafio afiar, eu tenho pedras até 20 mil, e concordo acima da pedra 12 mil, muda muito pouco. Também tentei algumas pastas para finalizar é nada supera a verde e isso senti na pele, rsrsrs. Não afio circulando, vai e vem apenas nas pedras iniciais, e concordo totalmente o pulo do gato e sentir a navalha na pedra, quando começar a pegar é a hora certa de mudar, nunca contei passagem. Uma dica legal é para guardar, secar bem e passar uma película de óleo mineral.
Sobre Renato Sales, o cara é o mestre, sabe muito esse senhor. Ótimo vídeo, grande abraço.
Feitooo!!! kkk ah... lembro-me q o Sr. é um dos "solicitantes" hehe. Solicitação atendida! Eu lembro q quando a turma começou a me pedir isso eu já tinha feito um ciclo na 12k... eu ih... vídeo de navalha só daqui a uns 2 anos. kkk
Rapaz... essas "Edel Solingen" são um inferno! 😤Tem umas q só fazendo micro-fio... se não não segura a afiação... ou use ela no grit 400 😂
Pois é. Nas imagens do "scienceofsharp" ele mostra bem essa progressão. A partir da 12.000 a crista do fio praticamente sempre se mantém com 0,1 microns de espessura, o q em termos técnicos não mudaria a potência de corte. O q muda é o padrão micro serrilhado da base do fio. Ele se torna mais comprimido e, consequentemente, mais suave... só q vc pode fazer essa suavização num strop seco ou recorrer a pastas como os óxidos de cromo, ferro ou cério (não muito comum mas tem o mesmo efeito de suavização).
hehe... testar fio da navalha é a pior parte... mas agora cê tem "a manha"! É isso aí mesmo. Vale pra qualquer lâmina... sentiu q colou... mais umas passadinhas e tá feito o serviço! 😎
Boa dica! No fim nem falei sobre conservação da navalha, 😅bem lembrado!
Incentivo o amigo postar vídeos aí de afiação. Vc disse q trabalha com lâminas de enxerto não é? Tá aí uma boa produção. Nunca vi vídeo sobre essas lâminas e, vindo do amigo q entende bastante de afiação será um conteúdo enriquecedor! 🤠
Valeu meu velho, abraço!
@@leonidasmalta realmente tenho algumas de enxerto em minha pequena coleção de canivetes, cara fazer vídeos, não tenho talento para isso, mas vejo que os amigos já fazem ótimos vídeos sobre o assunto, não esqueça da pasta preta, tá devendo um vídeo também, acho que a rosa também. Rsrsrs. Abraço e sucesso.
@@flaviop14 A preta quem tem é o Thiago Assumpção. Ele já fez um vídeo com ela. Bateu o mertelo no grit 1.500.
Rapaz a rosa apareceram umas novidades. Um amigo aqui do canal disse q a rosa dele era mais agressiva. Ele fez alguns testes e pelo visto a rosa q ele usa retorna um abrasivo no tamanha de 1,5 microns... q seria igual aí a uma pedra 10k. A q ele usa é a nº23.
Eu achava q a minha rosa era essa 23 mas pelo tamanho do abrasivo não bate... a minha é só de 0,1 micron... agora eu nem sei se essa pasta rosa q eu tenho é original ou uma boa Jacaré falsificada. haha
Então agora pelo visto a Jacaré tem 3 pastas rosas:
A n° 14 q é pra madeira e essa eu desconheço completamente o grit
A n° 23 q é uma tal pasta rosa "mais abrasiva para ourives" (partícula 1,5 microns)
Essa minha rosa q é vendida com a frase: "Pasta de ultra brilho" (partícula 0,1 micron)
Fora a "Rouge" q no caso é "avermelhada" tb de 0,1 micron porém o abrasivo é essencialmente óx de Fe.
Se aparecer outra rosa por aí eu já não sei de mais nada! kkk
Abraço!
Ótima aula! 👏👏👏
Excelente vídeo, muito didático, parabéns. Estou tentando começar com o barbear de navalha, possuo uma Gold Dollar só pra começar, mas ainda não possuo as pedras e nem o strope, onde posso comprar um material bacana pra afiar essa navalha?
Opa! Obrigado! Gold Dollar é a famosa boa e barata. Só terá um trabalhinho pra fazer o 1° fio mas depois fica excelente.
O Renato Sales, além de ser um baita afiador de navalhas, tb vende material pra afiação. Segue o link do canal do homi aê: www.youtube.com/@rsca_cutelaria
Fora isso vc pode comprar as pedras pelo Mercado Livre ou no Rei da Cutelaria.
A única atenção "exclusiva" é pra última pedra. Prefira uma pedra definidora de superfície rígida como a Shapton Kuromaku (8.000 ou a 12.000) ou a linha "S" da Naniwa (8.000 ou a 10.000). As "anteriores" (tipo grão 1.000 - 4.000) podem ser as "Tradicionais" sem problemas.
E o strop (se for usar com pasta de polimento) eu recomendaria o de madeira balsa. No ML vendem um desse tipo.
Aí com esse kit fica fácil de fazer a brincadeira. 😎Abraço!
Excelente vídeo. Me recomenda uma navalha custo beneficio para entrar nesse mundo. Já uso navalhete há uns anos, mas irrita um pouco na área do pescoço.
Obrigado! Vc pode pegar uma Gold Dolar. É barata e dizem q é muito boa depois de afiada. 😎
Boa Noite!
Ganhei uma navalha igual essa, tenho pedra de 400 Grão e de 1000 grão.E tentei afiar, mais não ficou bom. Tem alguma dica?
É q 1000 é um grit muito baixo pra navalha. Dá pra usar, mas ela "puxa" demais no rosto. O bom é ter pelo menos uma pedra de polimento.
Olá, muito obrigado por esse vídeo informativo, vc acha que saindo de uma pedra 8000 e indo pro strop com pasta verde já consigo um bom barbear ??
Obrigado! Se for uma 8.000 padrão JIS é o mesmo resultado dessa minha Shapton 12.000. As pedras que seguem o padrão JIS são as da marcas Naniwa, Suehiro, King e Carborundum.
Dá pra usar pedras de grits menores, mas aí vc precisa fazer uma gambiarra no final da afiação. Em vez de finalizar em leading vc faz a finalização em trailing. Umas 2 a no máximo 6 passadas bem de leve vão simular o poder de corte de uma pedra mais alta.
Abraço!
Boa noite! Sabe se a pedra 2000/5000 da Tramontina é boa pra afiar navalha? Ou talvez a King 1000/6000. Já tenho strop de couro (sintético) e pasta verde Jacaré. A navalha é exatamente a mesma que a sua.
Já quebrei minha cabeça tentando afiar ela em uma pedra 3000/8000 chinesa e consegui quase nada. Até consegui fazer a barba uma vez, mas acho que foi o barbear mais doloroso que já tive na minha vida, pois estava puxando bastante. Depois fui passar mais vezes na pedra e perdeu o fio. Qual pedra eu compro?
Boa noite! Vamos por partes 😅
Nunca usei essa linha da Tramontina. O q sei por terceiros é q ela é uma pedra um pouco parecida com as chinesas então não arriscaria em adquiri-las.
A King 1000/6000 é uma boa pedra pra afiar facas. Na navalha tem algum problema com a 6.000 q acaba danificando o fio (apesar de q algumas pessoas conseguem fazer bons fios com ela). Pelo o q eu entendi, com o passar do tempo, o lado 6.000 começa a micro fraturar e essas rachaduras impactam negativamente no fio.
As melhores pedras sintéticas pra definir um bom fio na navalha seria a linha S da Naniwa ou a Shapton Kuromaku.
Mas antes de investir nas pedras... eu sugiro q troque de navalha. Essa navalha é um desafio pra afiar e muitas delas nem tem como vc estruturar o fio do "jeito normal" (com a espinha em contato com a pedra). 💣
Muitas precisam de microfio na última pedra. Experimente algo primeiro... quando chegar na última pedra aumente o ângulo de afiação. Se não tiver muito controle a mão livre vc pode recorrer a alguma gambiarra pra aumentar o volume na espinha e deixá-la mais alta.
Pode colocar um papelão grosso no dorso dela com fita adesiva. Experimenta pelo menos aumentar uns 5 mm. Se isso funcionar pode ter certeza q o tratamento térmico da navalha tá ruinzinho e infelizmente ela só vai funcionar desse jeito.
Abraço!
@@leonidasmalta essas pedras são caras demais pro meu orçamento. Tem outras sugestões?
@@Merkhalita dá uma olhada no vídeo do Thiago: ruclips.net/video/S8eZsFkZSxQ/видео.html
Ele comprou umas pedras naturais e gostou do resultado. Pode ser uma alternativa pro amigo.
Mas como falei... antes de comprar as pedras testa aumentar o ângulo de fio dessa navalha pra ver se ajuda.
Leônidas antes de mais nada muito obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Aprendi finalmente a afiar graças aos seus videos.
Estou mergulhando nessa "nova" de navalha. Vc acha possível afiar elas apenas com pedra nacionais e chinas ? ( baixo custo)
Sei que as melhores sao japonesas. Mas para quem recebe pouco se torna inviável.
Caso vc achar que é possível . qual seria as pedras q vc recomendaria pra conseguir de fazer a barba ?
No mais muito obrigado pelos seus videos , sao de extrema valia !
Forte abraço e q nosso Senhor Jesus Cristo te guarde !
Q boa notícia! Seja bem vindo à turma dos afiadinhos. 😎
Possível é... pra vc ter uma ideia eu já testei uma afiação somente com a pedra Carborundum 400 + strop de couro seco e sim... fiz a barba, porém... o pós barba foi estilo dessas navalhas descartáveis (irritação extrema). 😅
Mas não precisa ficar nessa neura. Vc pode utilizar a Vonder 2000 + um strop de madeira balsa com pasta diamantada de 1 micron (ou a pasta branca Jacaré) e finalizar com o strop clássico da raspa do couro com a pasta verde e o couro liso seco.
Retorna um fio bem interessante... ele não chega a ter o mesmo nível de corte dessa afiação tradicional mas dá pra fazer a barba sem ter a pele irritada demais. Diria q ficaria no mesmo patamar dessas lâminas descartáveis mais caras (aquelas com a caixinha custando 40 Reais).
Dessas pedras chinesas eu não tenho conhecimento mas vou encaminhar o amigo para o canal do Thiago Assumpção. Ele testou algumas pedras chinesas (principalmente as naturais) e teve bons resultados fazendo fio navalha. Segue o link:
ruclips.net/video/S8eZsFkZSxQ/видео.html
Pode trocar uma ideia tranquilo com ele lá. Se estiver atrás só do fio das pedras certamente ele vai te orientar melhor no quesito dessas chinesas.
Q a graça de Cristo esteja conosco! Abraço!!!
Mais uma duvida.
Passo na pasta marrom, branca e verde sentido contrário ao corte da navalha né ? Sentido Espinha pro fio.
E passo a pasta direto na madeira ? ( ja encomendei a balsa e a vonder 2000 (mas minha lamina é maior q a pedra . vou sofrer um pouco kkkk))
E por ultimo termina direto no couro liso ou na balsa com pasta verde.
Desculpa tantas dúvidas mas é tao difícil achar pessoas que realmente compartilham conhecimento que temos. q extrair o maximo rsrsr
Forte abraço abençoado !
@@maleo77 Isso, mas eu aconselho a sair da Vonder 2000 e ir direto pra branca, sem passar na marrom. A pasta marrom ela é muito "inconsistente" e apresenta partículas grossas no início do uso. Então pra evitar isso e não perder tempo "preparando" ela (pq aí vai ter de solubilizar e aplicar num strop de raspa ou espuma, na madeira fica ruim) vá direto pra branca e depois a verde.
Quanto a pasta branca pode aplicar direto na madeira. Se ela estiver muito seca vc pode tentar alguns métodos pra ajudar. O mais fácil é usar um secador de cabelo e apontá-lo pra pasta pra aquecer. Se isso aí não resolver aí tem q ir pra Aguarrás ou Querosene. Corte a pasta em cubinhos, coloque num recipiente e cubra com aguarrás. Daí é só esperar uns 3 dias q ela vira água. Use um pincel para aplicar a pasta.
E teria uma 3° alternativa q seria derreter em banho maria. Mas aí logo em seguida a pasta seca e forma "relevos" q precisam ser retirados pra não dar problema durante a afiação... pra assentar a pasta vc pode raspar a superfície com algum objeto reto até deixar a superfície bem planinha. No mais é isso... escolha um desses métodos e manda brasa!
É em pedra pequena vc precisa usar movimentos em "X" q aí cobre toda a área, mas vai de boas.
Sem problemas, pode ir perguntando. O canal está aqui para trocar conhecimento.
Abraço!
Lêonidas, qual sua opinião sobre a 'Pedra de Afiar Dupla Face #400/#1000 Whetstones' que vende no Rei da Cutelaria? Seria uma boa opção para usar somente ela? (R$119)
Ou seria melhor uma Carborundum 108 120/320 em conjunto com uma Tramontina Profio 800? (total R$125)
Além disso, seria interessante agregar um strop de couro ao kit?
Tendo em mente o melhor custo benefício. Seria para uso geral em poucas lâminas, algumas facas de cozinha comuns e um canivete, de preferência com uma boa retenção de fio e desempenho na dinâmica de corte.
Muito obrigado pela atenção e pelos seus vídeos que me ajudaram muito.
Salve Lucas blz? Rapaz... posso te dizer pelo q vi 😅(pq nunca tive essas pedras em mãos):
No caso eu vi q o Romeu fez um bom fio com ela... a princípio cumpre o seu propósito de pedra combinada (desbaste/média) porém, eu não sei sobre a sua durabilidade...
Vi q o amigo colocou como "uso casual" e esse é o ponto de escolha! Nessa dúvida q levantou te guia pela quantindade de serviço q vc fará. Quantas lâminas vc possui? Se tem poucas (e vai trabalhar pouco nelas tb na parte da afiação) essa 400/1000 vai te atender. Se tem muitas facas e canivetes aí é mais vantagem a 2° opção... se não vc pode "evaporar" com essa 400/1000 em dois toques.
A Profio 800 sei q ela é mais resistente e vai te dar um bom fio de uso geral. E a diferença do grit 800 pro 1000 no uso prático é praticamente imperceptível... vc só notará diferença se ficar cortando quilômetros de papel.
E... caso no futuro queira dar um "gás" nessa afiação mantendo o baixo custo pode fazer um strop simples com alguma pasta diamantada. Pode pegar uma madeirinha bem comum (MDF, compensado, "mata-junta", enfim...) desde q seja uma superfície plana e lisa e aplicar uma pasta D3 (diamantada 4-2 microns) q terá um grau de polimento semelhante a essa pedra da Suehiro 5000 por 20-30 Reais. 😂
No mais pergunte ao Romeu sobre a "consistência" dessa pedra 400/1000. Se ele garantir a sua durabilidade pode ser a melhor escolha de compra. 😎
Abraço!
@@leonidasmalta Então, no caso são poucas (umas 2 ou 3) lâminas de cozinha comuns e apenas um canivete a princípio. Eu já havia feito o pedido da 400/1000 do Rei da Cutelaria, então acredito que vou ficar com ela, tem a vantagem de ser apenas uma pedra dupla (mais fácil para armazenar). Desde que não haja muita perca no desempenho da dinâmica do corte em relação ao outro kit, acredito que estarei bem servido.
Sobre o strop, eu havia comprado um kit strop de couro + pasta verde Jacaré por 55 reais. Estava pensando em devolvê-lo, pois vendo seus vídeos vi que não teria muito vantagem no desempenho fazer o polimento com a pasta verde. Outra opção é ficar com o strop, já que não foi muito caro, e utilizá-lo sem a pasta para quando houver necessidade de assentar a lâmina.
Abraço Lêonidas, muito obrigado desde já!
@@LucasMattesco Opa! Tá show! Essa combinada vai te suprir tranquilão.
Rapaz... devolve não! 😅kkk Tem uso pra ele sim!
1° tá certinho essa opção de usá-lo como assentador. Principalmente nessas facas de cozinha q orbitam entre 54-58 HRC o couro liso funciona q é uma maravilha pra dar manutenção em fio rolado e...
2° vc pode aplicar a pasta verde na raspa do couro e usá-la pós afiação na pedra 1000 em uma... ou duas, máximo três passadas alternadas pra eventualmente remover qualquer rebarba q possa ter ficado e ganhar um pouquinho de potência de corte sem matar demais o padrão micro serrilhado da pedra 1000.
Agora não caia na pegadinha do corte do papel... se "encebar" demais a lâmina na pasta verde vai suavizar bem o fio e vc vai sentir q "corta mais" no papel... porém isso é uma pegadinha... na hora de ir pra cozinha essa faca ficará uma maravilha pra cortar carne crua... agora vegetais mais fibrosos ela vai fazer feio... pra esse tipo de alimento vale mais a pena ter bons dentinhos. hehe
De nada velho! Qualquer coisa estamos aí, abraço!
@Leônidas Malta, Saudações, caro amigo. Qual é o ângulo com o qual se passa a navalha na cara, para se barbear ?
Olha... a princípio a regra seria entre 25° a 45°... mas cada um tem seu jeito de usar. O certo é ir devagar pegando o jeito aos poucos. Eu uso ela numa angulação próximo dos 30° e tô satisfeito!
Poderia trocar a lixa 600 e a 1200 por pasta jacaré preta número 12 ?
Salve meu velho! Érrr... depende. É pra afiar faca ou navalha?
Se for numa faca tá tranquilo, agora pra navalha não é uma boa.
Entenda q strop não faz fio, ele dá polimento. Quem confecciona geometria de fio é abrasivo "no estado sólido". Algo q esteja rígido e q não se desprenda com facilidade e nem q sofra muita deformação de superfície.
Mas numa faca vc conseguiria o mesmo polimento dado pelas lixas com essa pasta (pelo menos é o esperado na teoria).
E na navalha é bom utilizar a lixa até a última q vc tiver. Pra depois sim finalizar com alguma pasta.
Abraço!
Excelente contúdo!!
Fala Leonidas, e aí meu amigo. Tudo certo? Cara, eu tenho um pedido para você, tem como fazer um vídeo sobre afiação de lâmina serrilhada? Tem como fazer essa afiação com pedra convencional?
Opa! Fala aê meu velho tranquilo?
Rapaz... até tem. Não é um dos jeitos mais fáceis mas tem como afiar usando a quina da pedra... e haja paciência né? Pq tem q fazer voltinha por voltinha da serrilha até a última 😅
O jeito mais fácil é usar aqueles afiadores cônicos, hastes cerâmicas ou limas redondas e passar na curvinha da serrilha. Outra forma, q é uma gambiarra, é enrolar uma lixinha num espetinho de churrasco e passar da mesma forma. 🤣
Até pq desse jeito vc consegue recompor o arco e a ponta do serrilhado caso precise. Dependendo do estado da faca ela pode até ter perdido as pontas e ficar arredondada... daí fazer isso na quina da pedra é um esforço desnecessário 😅
E depois matar a rebarba do outro lado q tá feito! 😎
Mas posso fazer um vídeo aqui... eu não tenho nenhuma faca de fio serrilhado bom. Só essas q devem ser até de inox 430 q nem tem condições de suportar afiação. kkk mas vou deixar aqui na lista das dívidas... uma hora eu pago! 🤭
@@leonidasmalta Show, muito obrigado pelas explicações! Estou perguntando isso porque estou querendo comprar o Victorinox Soldier, de 111mm. Eu ouvi falar bem daquela lâmina serrilhada dele, mas eu fico na dúvido sobre o uso dela a longo prazo. Caso o fio serrilhado fique ruim eu posso desbastar e transformar ela num lâmina lisa também né? Caso eu não goste do resultado eu mando pra assitência e eles colocam uma novinha. 🙂
Você tem algum Vic de 111mm com essa lâmina serrilhada? Tem uma opinião sobre ela?
@@jpmab De nada! Poder pode... só q aí não era melhor ter comprado um de lâmina lisa logo? rsrs Além do mais, ao matar a serrilha, vc vai jogar o desbaste bem pra cima da lâmina onde ela já está mais gordinha... vai ter q dar uma afinada no flat da lâmina pra compensar essa perda... é um trabalhinho xarope de se fazer. Mas tem isso, pelo menos tem o respaldo da assistência 😅
Rapaz não tenho nenhum Vic de 111 pq não curti aquela folga q a lâmina possui na trava. Os Vics q eu tenho são só os xaverinhos de 58mm, 1 de 84mm e os demais são de 91mm.
Mas tirando essa folguinha chatinha aí é uma excelente lâmina. Na real é uma das poucas lâminas serrilhadas úteis nos canivetes, pois o serrilhado está na ponta e não na base do fio. É uma ótima lâmina a ser promovida para restaurante! hehe
@@leonidasmalta Estou pensando ainda, tenho dois modelos em mente:
- Soldier
- Trailmaster/Trekker
No Soldier eu tenho a opção apenas da lâmina serrilhada, já no Trailmaster, eu tenho a opção da lâmina serrilhada com abertura de uma mão, ou a lâmina lisa sem abertura de uma mão (esse modelo parece ser mais dificil de encontrar aqui no Brasil -- eu não consegui encontrar).
Você acha que essa lâmina serrilhada trabalha de boa com comida também? Para limpar carne e cortar uns legumes.
Acha que vale a pena transformar a parte lisa "chisel" em normal? Vi isso num vídeo do Cabral.
Eu gosta da ideia do serrilhado e da maior durabilidade do fio, mas a manutenção quando precisa é chata.
@@jpmab Trabalha bem! Tem q levar em consideração se o amigo é acostumado com "push cut" e aí pode estranhar. Lâmina serrilhada trabalha com eficiência total só no "slice cut" q é o corte cortado e não simplesmente empurrado de forma reta. Mas dá conta de cortar tudo!
No uso só em alimentos não vejo muita necessidade nessa alteração da geometria de fio. O aço aguenta esse chiesel tranquilo pra essa atividade.
É... tem esse detalhe q segue a regra do: quanto mais tempo leva pra afiar, mais dura o fio... e vice versa 😅
Troca umas ideias com o João do EDC Brasil... ele sempre acha uma oferta de Victorinox kkk:
ruclips.net/video/d4R33R3vEYE/видео.html
Onde eu compro esse kit de pedras?
@@joeliosilva2644 vc encontra todas na Japan Store. Aliás... a Naniwa 1500 e a Suehiro 5000 comprei com eles. A Kuromaku 12000 eles tem tb, mas na época eu comprei do Ebay de uma loja japonesa.
Boa noite, para limpar a pedra , o que, posso usar ?!?
Boa noite Antonio!
Muitas coisas: nagura q geralmente vem com algumas pedras, uma pedra de grão mais grosso (tipo o lado fino de uma Carborundum), lixa ou uma simples borracha escolar.
Tudo isso aí serve pra limpar as pedras.
Então meu caro, dando sequencia aqui às "experiências" rsrs. A navalha CV Hejelstrand que comprei no leilão finalmente chegou, a lâmina está integra (até onde eu conheço...) e não estava cega não, estava "rapando pelo" até. Levei numa Naniwa combinada 1000/3000 (não é splash and go) e umas passadas no strop pasta branca e pasta verde. Chegou num N1 (violin), não passou disso. Mas também não fiquei lá dando aquele trato nas pedras, foi tipo "vídeo pulado" rsrsrs. Acho que vou ter que me esforçar e caprichar mais... A pedra mais fina que tenho por enquanto é esta 3000, dá para melhorar né?
@@edsonmenini dá pra melhorar. Pelo menos um N3 pra começar a brincadeira 🤭
Experimenta sair da 3000 e passar no couro liso sem pasta. Ela tem q estar N3 nesse estágio.
O strop será pra incrementar a suavidade.
@@leonidasmalta Valeu, no fds vou fazer isso, e se não melhorar volto na 1000 novamente! Abs
Boa tarde poderia me dizer qual marca comprar e as gramaturas pra poder iniciar na afiação
Boa tarde Rafael!
Pra afiar bem uma navalha o recomendado é um set completo de pedras (de preferência de superfície rígida). Eu recomendaria duas marcas: Shapton Kuromaku e a Naniwa Specialty.
A Shapton vc pode pegar os grits 1.000, 5.000 e 12.000 e a Naniwa os grits 1.000, 5.000 e 8.000.
Boa noite Leônidas , tem um amigo no USA… tem alguma navalha que presta la ?!?
De navalhas norte americanas eu não sou conhecedor. Conheço mesmo as europeias q são excelentes, dentre elas tem a espanhola Filarmônica, as alemãs da DOVO e BÖKER, e as francesas Thiers.
Agora lá no EUA tem as lojas onde vc compra fácil todas essas aí já citadas. DOVO então vc consegue pelo preço de fábrica.
Vale a pena visitar as lojas q certamente comprará uma na mão e por um preço bem em conta! 😎
Onde compra essas pedras
@@felipnalesso91 uma loja q tem todas é a Japan Store, mas vc pode comprar tb pelo ML.
Tenho uma navalha solingen de mais de 30 anos, e uma pedra tão antiga quanto, quase nunca usada, estou aprendendo a usá-la, mas tenho medo de desbasta-la demais e estragar a relíquia
@@Mrcounterterrorists pode comprar uma navalha genérica baratinha pra praticar e depois sim dar um trato na original. 😎
Ah, saiu o video de navalha! Nem avisa kkk
🤭
Vídeo lá e aqui.
Jeito bom de começar a semana.
Leondas esa navalha que vc utiliza e boa?
@@kaiqueshirakawa1853 rapaz... é uma bomba! 💣 Pelos comentários q vejo o pessoal reclama demais. E de fato... é uma das mais difíceis de dar um bom fio. Muitas delas precisam de correção na espinha pq vem torta de fábrica (a minha veio assim). E outras não pegam fio de jeito nenhum, ou se pegam perde rápido (isso é uma inconsistência no tratamento térmico).
Infelizmente uma navalha boa é algo q vc não tem pra onde correr e é sempre caro.
Entendo
Onde eu consigo comprar navalhas boas?
@@kaiqueshirakawa1853 no site da shaveplace eles vendem... apesar de q no momento todos os lotes foram vendidos e precisa de reposição 😅
No ML é possivel encontrar desde navalhas novas às antigas restauradas. Ou importar pelo ebay... só q aí o imposto vai moer!
E tem a opção de pedir a um cuteleiro q tenha experiência na confecção delas pra fazer.
@@leonidasmalta entendi muito obrigado
Por gentileza, o senhor afia navalha como profissão? Tenho uma, porém não consigo afiar.
Bom dia! Não mas o Renato Sales sim. Deixei o email dele na descrição do vídeo (se colocar aqui o YT bloqueia 😅).
Pode entrar em contato com ele q o homem vai deixar sua navalha no padrão! 😎
Abraço!
@@leonidasmalta muito obrigado!
Ola Leônidas! Tu faz afiação de navalha profissionalmente, ou seja, para clientes? Grande abraço e ótimo video!
Boa tarde Alex! Valeu meu velho!
Rapaz... eu sou apenas hobbysta 🤭 e ensino a galera a dar um grau em suas lâminas.
Se de fato precisar de um bom profissional pra afiar uma navalha eu indico o Renato Salles. O veterano é bom na afiação. Segue o link do canal dele:
www.youtube.com/@raqsalles
Abraço!
@@leonidasmalta opa legal! Como consigo o contato dele? Não achei ali no canal…. Ele mora no RS?
Grande abraço!
@@alexjr498 Opa! Vou escrever o email dele aqui de um jeito q o YT aceite 😅
Troque as "aspas" pelo seu caractere equivalente 🤭
taoofshaving "arroba" gmail "ponto" com
Sim! Se eu não me engano ele está em São Pedro do Sul.
O homi é bom no serviço. Se precisar além da afiação ele tb restaura, conserta geometria, ajusta eixo, troca talas e te consegue bons strops. 😎
Bacana tchê! Valeu pela ajuda… uma dúvida no video, quando tu vai pro strop, tu menciona cromo na raspa do couro, mas teria muita diferença passar o cromo na parte lisa? Vejo que alguns dizem ser melhor na parte lisa. Ou seja, Pedra, cromo no couro liso e por ultimo couro liso limpo em outro strop. Consegue me dar uma luz? Obrigado!
@@alexjr498 Tem diferença... e essa diferença está muito ligada com a sua "perícia" no uso do strop.
Se não for muito acostumado ao usar o strop vc pode ter dois problemas nos dois lados. 😅No lado liso vc desenvolve um tipo específico de rebarba chama de "rebarba folheada" e do outro lado, "arredonda" o fio... nos dois casos vc acaba com a sua afiação precisando voltar pra pedra e corrigir isso. 💣
O ideal é usar a pasta no lado grosso e passar com pouquíssima pressão, deixando o lado liso seco só para manutenção. Melhor ainda se vc tiver um strop de madeira balsa. Ele atende muito bem no polimento da navalha.
Agora... caso não queira se complicar demais, recomendo usar um strop de jeans. Tem um vídeo no canal do Thiago sobre ele, lá vc poderá ver como é esse esquema de rebarba folheada e o resultado de um fio feito nele:
ruclips.net/video/wqn6ZmTLjAE/видео.html
A vantagem desse strop é q não requer nenhuma perícia de uso. Só esticar bem e passar a lâmina de forma alternada quantas vezes achar necessário sem se preocupar com possíveis deformações no fio. E depois ter um strop de couro liso só para dar manutenção periódica no fio 😎
Como que é o nome das Pedras?
@@DiormisonSantosAndrade a marrom é a Naniwa 1.500, a branca é a Suehiro Rika 5.000 e a creme é a Shapton Kuromaku 12.000.
Tem review de cada uma em separado aqui no canal.
Abraço!
Opa, olha eu fazendo outra pergunta, na vdd 2 em 1 kkk. Uma navalha q eu nuca usei, sempre foi gilette(s), pode oferecer um corte mais suave, vale a pena o investimento? Outra pergunta é eh de um amigo, ele esta fazedo facas cortando aço em lixadeira e usa no caso por exemplo facão em carbono, por conta da dureza ja que é pensado em impacto, falo pra ele que deve sair um aço mais macio que as peixerinhas, tem uma opiniao sobre isso tbm?
Opa! Salve meu velho! Então... vamos ver se eu entendi essas 2 perguntas em 1! 🤭
Uma navalha q sempre foi gilette? 🤔Por acaso está a falar dos navalhetes com a lâmina descartável? Se for isso é possível. Nunca parei pra testar uma afiação nessas "giletes" mas dá pra melhorar certamente. O simples fato de passá-la num strop já ajuda muito (claro, caso seja de uso particular).
2° pergunta: se ele está fazendo faca de um facão recortado sem perder a têmpera a dureza é praticamente igual às peixerinhas... se bem q depende... Esses facões no mercado nacional orbitam na faixa dos 51-55 HRC e as peixerinhas tb. A full-flat é algo por volta dos 54-55 e a hollow é por volta dos 50 HRC.
Do q eu tenho conhecimento os facões da Tramontina giram em torno de 52-54 e os da Corneta 53-55. Os demais eu desconheço mas já ouvi relatos de facões feitos em 1045/1055 com 45-48 HRC de dureza... o q pra facão tá tranquilo mas pra uma faca de corte já está muito abaixo do q deveria ser ideal...
Se vc for considerar q uma faca Tramontina "açogueira" tem entre 54-56HRC e ainda é inox, fazer uma faca de aço 1075 com 51HRC é desperdício de aço. A retenção de fio vai lá pra baixo tanto no fator de rolamento como pela oxidação q já o natural da perda. 😅
O jogo do aço carbono pra facas em excelência de corte é deixá-lo na faixa de dureza dos primeiros ciclos de revenido (a faixa q vai de 180°C a 200°C). Dessa forma vc faz uma faca de 5160 ou 1075 com 58-60 HRC q terá um excelente desempenho no corte. Abaixo disso é desperdiçar aço. 🧐
@@leonidasmalta top demais. As gilettes que uso são as convencionais de cartucho. Vendo sua navalha cortando, me pareceu ser mais suave. Por isso pensei em comprar uma navalha convencional, mas não eh barata, por isso perguntei do custo benefício de quem usa. Kkkk
@@eduardoferreiralelis Pois é velho... infelizmente navalha boa não é barata... a mais baratinha q achei foi uma de entrada da DOVO e mesmo assim custa 90 dólares 💰
Quem sabe um dia eu tome vergonha na cara e compre uma boa.
Fora ela tem as chinesas... acredito q as melhores custam na casa dos 20-30 dólares... eu só não me arrisco a comprar as Gold Dolar por 5 pilas pq aí será igual a essa q tenho aqui. 🤣
Mas uma boa navalha fixa corta melhor do q essas descartáveis... e o fio tende a durar mais tb. Vale a pena investir nelas mas no momento estou sem coragem. 😅
@@leonidasmalta estava olhando uma no AliExpress da marca Titan, diz que é 61-65 hrc. Rs
@@eduardoferreiralelis Então... é justamente uma dessas q estou de olho 🤣 Elas custam entre 14 a 22 dólares (varia pelo pacote pq vem a lâmina com strop e mais uns itens...)
Mas do q eu já vi pelo YT em alguns vídeos de russos usando ela me parece ser boa.
Tem as Kurenais q são mais caras mas já li relatos em q algumas pessoas pegaram elas com trincas e rachaduras nas lâminas...
Então pelo visto essa Titan deve ser o melhor custo x benefício 🤭
Boa tarde professor, estou com intenção de adquirir um pedra de, 12000 grão… qual que tem custo benefício e atende ?!?
Boa tarde Antonio!
Duas indicações certeiras pra navalhas:
- A 12.000 da Shapton Kuromaku ou
- A 8.000 da Naniwa linha "Specialty" (A chamada linha "S").
Ambas fornecem o mesmo fio e são excelentes pedras finalizadoras para navalha 😎
Obrigado, bom domingo… vou pesquisar , fico feliz em ter pessoas como você para interagir !!!
@@antoniocarlosfracalossi6683 De nada Antonio!
No site da "japanstore" tem essas pedras só q a preço brasileiro 😅
Pelo ebay vc consegue elas mais barato exceto se tiver taxa de transporte e escapar da tributação... se não, olha... sinceramente... é melhor comprar aqui no Brasil mesmo.
Em qual site consigo comprar uma navalha hoje em dia?
Aqui no BR tem a shaveplace. Se vc não achar navalha lá pode entrar em contato com eles q há chance de importação direta. Fora isso é garimpar no ML ou ir pra loja exclusiva da marca q vc quer. 🧐
@@leonidasmalta Vlw!
Onde posso encontrar essas pedras pra afiar ???
Opa! Bom dia! Todas elas são vendidas na "japanstore". Tem outras pedras lá. As melhores pra navalha são as Shaptons Kuromaku e a linha S da Naniwa.
@@leonidasmaltaDevem ser usadas exclusivamente pra afiar navalhas ou posso afiar a navalha com qualquer pedra de amolar ??
Pergunto isso porque sou novato nesse assunto.
Obrigado por me responder.
@@Diovane-xg2gr De nada meu velho! Então... "tecnicamente" qualquer pedra afia uma navalha de forma adequada... o problema está na "facilidade" de fazer isso.
Com essas pedras q mencionei a tarefa fica extremamente simples. É basicamente fazer o q fiz no vídeo e sua navalha já sai pokando pelo pra tudo quanto é lado.
Agora, se vc pegar outras pedras terá q saber como elas funcionam e como é a sua superfície. Infelizmente pedras de superfície macia e q soltam muitas partículas abrasivas costumar dar uma boa dor de cabeça pra afiar a navalha pq ela tende a romper a crista do fio... dificultando em criar a agudez necessária pra cortar o pelo.
Do contrário, pedras de superfície rígida e q soltam poucos abrasivos, tendem a formarem um fio com a crista extremamente aguda com facilidade.
Então sim... vc pode usar outras pedras mas precisará de um aprendizado extra até acertar o fio.
O mesmo vale pro strop. Dependendo do strop q escolher e qual pasta usar vai ter q pegar o jeito dele.
Afiação de navalha leva um tempinho pra pegar a manha mas tb não é nada absurdo. Com um pouco de treino e testes uma hora vc acerta!
Muito obrigado!
Você tem alguma pasta diamantada para recomendar?
Pra navalha meu velho? Olha... cê é corajoso heim? 😅
Bom... no caso eu recomendaria a menor q vc achar. Uma aí na casa dos 0,25 ou 0,1 microns.
A 0,5 microns até dá pra usar mas vc "frita" o rosto no pós barba e a de 1 micron nem pensar... parece q jogaram um gato do mato na cara do boneco! 🤣
A menos q vc goste de fio "agressivo" na navalha. Ele tem a vantagem de "travar" legal no rosto e te dá o controle total do deslize dela mas... o pós barba (pelo menos pra quem tem pele sensível) é bem irritante.
No Mercado Livre vc encontra as pastas de 0,25 microns a partir de 20 Reais...
E o ideal é vc utilizá-la num strop de madeira ou de espuma EVA. Evite colocar no lado liso do couro pq ela produz rebarba no fio. E uma navalha com rebarba agride a pele e te corta com mais frequência.
E óbvio... depois de sair do diamante pode passar aí umas 60-80 vezes no couro liso sem pasta pra brunir legal esse polimento. 😎
@@leonidasmalta não é pra navalha não kkkk, é para facas mesmo, estava olhando algumas para comprar, porém fiquei com pé atrás justamente pela falta de padrão no tamanho dos grãos.
Muito obrigado pelas dicas!
@@MeuE.D.C Ah tranquilo... pra faca pode comprar as maiores. Se quiser dê uma olhada nesse meu vídeo aqui: ruclips.net/video/y8NepH1TYpk/видео.html
No minuto 2:03 eu passo umas dicas sobre elas.
No ML vc encontra de boas essas pastas e o grão bate certinho. A única coisa q varia é a concentração do diamante. As mais baratinhas terão menos e as mais caras tem mais. 🤭
Então se vc quiser um strop diamantado bem furioso q trabalhe rapidão compre as mais "salgadinhas". Agora, se tempo de polimento não for questão pode ir nas baratinhas q fazem a mesma função... só leva mais tempo. 🧐
@@leonidasmalta muito obrigado pela respostas e pelo conhecimento compartilhado!
@@leonidasmalta deixa ru te perguntar, tenho um afiador guiado porém as pedras uma variedade de grãos limitadas, estava pensando em colocar uma fita crepe nas pedras que são de metal e aplicar a pasta na fita, será que funciona?
Melhor vídeo do RUclips!
Obrigado!
Agradeço a gentileza do amigo. Abraço!
Gosto de amolar facas , dessa forma, circulando os movimentos. É dessa forma que obtenho mas sucesso.
É uma boa forma de desbastar a linha de fio. Geralmente movimentos curtos e contínuos configuram uma linha de desbaste mais sólida e consistente do q movimentos longos e muito abertos q costumam dar uma variadinha 😅
Se eu usasse essas navalhas ia ser cena de filme de terror, ia sair todo fatiado. 🤕
Mas é bom pra ver a técnica e aprender alguma coisa, tipo essa afiacao em circulos. Também que pra cortar cabelo tem uns truques (molhar o fio)... mas nem assim consegui desfiar ou cortar cabelo "solto", dei trocentas passadas no cromo e nada de podar cabelo ...
hehe rapaz... pior q agora eu me corto mais é com esses "G2" da vida aê. 🤭
Hummm... vc não está tendo a agudez necessária pra esse corte. O fio navalha ele é diferente de um fio q "só" rapa pelo. Quando passa ele por cima dos pelos vc sente a lâmina "fisgando"... como se tivesse puxando com uma pinça.
O ideal é q vc faça esse tipo de afiação na pedra e depois potencialize no strop com o maior cuidado do mundo.
É chatinho de fazer esse fio mas vá praticando aos poucos q chega lá! 😎
@@leonidasmalta
Opaopa, fiz aqueles estropes com pasta aplicada direto na madeira que você me falou. Com eles na pasta branca e d1 consegui fio que fisga e até "desfia" cabelo em alguns pontos da faca!
Mais um degrau avançado graças a tua ajuda. Valeu! 🤗
@@marchrt9559 Mas arh excelente meu velho! 😎 Mais um da turma das lâminas envenenadas! hehe
Leonidas, muito legal sua expliacao. Estou querendo virar adepto mas ainda tenho umas duvidas em relacao ao modelo de navalha, Indicaria 3 marcas de navalha para se comprar
Obrigado! 3 navalhas q eu indico são: Dovo e Böker (ambas alemãs) e a Thiers (francesa). São navalhas muito boas, bem feitas, com um bom controle de qualidade, já vem afiadas de fábrica, mas custam um preço salgadinho 😅
Fora essas tem as chinesas. A Gold Dollar é relativamente ok, porém depende um pouco de sorte de conseguir uma bem boa e vai precisar afiá-la.
@@leonidasmalta Obrigado pelo retorno!! \ o /
Quanto custa essa pedra 12.000
Essa pedrinha aí hj em dia anda bem salgada... na casa dos 1.000 Reais 💰
Leônidas eu tenho uma pedra 8.000 da Walter Stone
Servi né
@@edilsonlima8216 acredito q sim. Não conheço a pedra mas, sendo uma boa 8.000, já está no jogo!
Na real vc pode fazer a barba até com uma pedra 400. O problema é o quanto confortável será o barbear 😅 Esse é um dos motivos de subir bem o polimento da afiação.
Se vc achar q o fio está agressivo demais saindo dessa 8.000 vc pode tentar uma técnica q requer um pouco de prática. Quando finalizar a afiação dê de 2 a no máximo 4 passadas em "edge trailing" na pedra usando só o peso da navalha. E depois finalize no strop com pasta verde.
Fazendo essa finalização de maneira correta vc tem um ganho na agudez do fio fazendo com q a navalha corte mais. 😎
Também tenho strop
Contato por favor
Bom dia amigo! Eu não trabalho com afiações. Meu canal é destinado a passar o pouco de conhecimento q tenho para os amigos afiarem suas lâminas por conta própria.
Mas se precisar de um serviço profissional nas navalhas eu indico o Mestre Renato Sales. Na descrição tem o contato do canal dele.
Abraço!
Buenas meu amigo leonidas, comprei uma navalha daquelas importadas em aço damasco, peça artesanal mas não pega fio de jeito nenhum, já tentei de tudo. Gostaria de saber se voce poderia afiar ela para mim ou quanto voce cobra para analisar se vale a pena tentar afiar ela, abraço, me passa seu Whats app, abraço.
Acho que fizeram uma navalha artesanal mas meio que não fabricaram ela pensando em partir fio ao meio, então ela fica tipo um canivete super afiado kkkk. Abraço, paguei 300 conto e queria cortar barba, não gostaria de jogar o dinheiro fora kkk.
Pelo que vi não achei o contato do Renato Sallles, o insta dele é privado, o canal dele esta meio off e não acho ninguem para fazer esse serviço.
@@domnusexperience Opa! Boa noite!
Ela veio afiada ou estava cega? 🤔 Pq se não está segurando fio ou nem afiando tá com cara de ser erro no tratamento térmico. Daí o aço não tem condições de apresentar estabilidade de fio no ângulo em q foi projetada.
Vc pode descobrir isso fazendo um microfio. Se tiver habilidade na afiação à mão livre é só levantar um pouco a espinha da pedra e afiar como se fosse uma faca. Se não, vai precisar recorrer a uma gambiarra pra aumentar a altura fornecida por ela. Pode utilizar papelão ou uns palitinhos pra aumentar a altura da espinha e definir um novo ângulo de afiação. Só cubra eles com fita isolante pq se não a pedra vai desbastá-los. 😅
Se segurar o fio desse jeito... aí teremos certeza q o grão do aço está crescido e foi erro de TT.
O Renato é mais indicado pra esse serviço. Ele é cuteleiro profissional e especialista em afiações e restaurações de navalhas. O brabo é entrar em contato com o homi mesmo. Atualizei a descrição do vídeo e coloquei o email dele lá.
Eu sou amador e só passo dicas pra gurizada se garantir por conta própria. Mas vamos descobrir qual o pepino dela. Na pior das hipóteses é utilizá-la como vc mesmo falou... vai virar um canivete bem afiado. 😎
Abraço!
@@leonidasmalta Muito obrigado pelo atendimento, abraço! Excelente dia! O fio até que segura, não não corta pelo e muito menos chega a partir fios do braço, parece uma lixa, e o fio fica bem alinhado e polido. Coisa bem estranha, estou afiando já na pedra lisa praticamente e deixo o fio polido passando na madeira ou couro da cinta kkkk. Tentarei isso do micro fio, parece que o aço é bem duro, abraço.
@@leonidasmalta Parece que o fio está bem pequeno, quando passo o dedo ele dá aqueçe barulhinho de tilintada " TRIMMMM", dando a entender que talvez esteja próximo ao ponto, mas parece que está longe ainda de cortar pelos e muito mais longe de partir o fio apenas encostando. Será que erguer bem a lâmina e passar em pedra fina resolve? O aço aparenta ser bem duro, qual angulação me recomenda, abraço! Essa navalha artesanal é diferente dessas industriais, meio que ela é grossa, ai vai afinando e do nada tem um fio na ponta kkkk, ao invés de ser tipo essas modernas que parece que a lâmina é uma folha extremamente fina estilo um papel.