Excelente "Mestre", muito bem esposto o que no real, acontece internamente nos reguladores, independente da arquitetura de cada um. Parabéns! Obrigado.
Professor Oliveira parabéns, nos cursos de elétrica de moto não fala nada sobre isso sensacional, Deus o abençoe e vc deveria cobrar por seus seus conhecimentos. Venda pela Hotmart vc merece.
Show! Que video satisfatório. Estou tentando resolver o problema de carga da minha moto, honda 150 geração 2004 a 2008, minha conclusão é de que o retificador/regulador de fabrica não manda tensão suficiente para a bateria.
@@AparecidoOliveira Sim, eu vi 2 possíveis soluções, trocar o estator/alternador pelo da 2009, que é o que já fazem pois vi que ele tem mais polos. Mas estou me aprofundando mais no funcionamento desse componente (Retific. meia onda), e como poderia aperfeiçoar ele trocando algum desses componentes. Neste caso o fator de "disparo" do diodo é o que estipula qual valor de corrente continua o regulador vai liberar na saída, certo?
@@AparecidoOliveira seria interessante você fazer do retificador da 150 injetada o de 6 pinos entra so uma fase e essa mesma fase distribui Para a bateria e o farol
Aparecido parabens, excelente vídeo, daria para recriar um retificador com os componentes melhorados, eu no passado anos 80, tive motocicletas que nunca queimaram o retificador controlador de tensão, lógico eram motocicletas japonesas, hoje tenho uma Yamaha Fazer 250 que queimou o retificador com 46.000 Km, acredito que eles projetem com componentes muito no limite, daí a vida util diminue, seria como os eletronicos da antiga fabricante "CCE", gostaria que nos desse uma noção para melhorar estes componentes! Abraço. (Paulo Rio Claro / SP)
Boa tarde amigão eu q o seu comentário foi mais sobre o disparo mais não captei o corte pq esse elemento ele tem q manter uma estabilidade na voltagem ou seja como q ele faz o corte do exesso.
@@AparecidoOliveira mais não é esse mesmo do comentário eu vi esse do começo ao fim. Ou é outro?, eu muito grato pelo seu retorno desejo tudo de bom pra vc.
Bom dia amigo! Você esclareceu muitas dúvidas minha e de muita gente. Valeu pelo vídeo, bela explicação. Gostaria de fazer uma pergunta, você saberia dizer como são entreligados por dentro o scr e o diodo naquele esquema que você postou no vídeo? um abraço....
Daria para fazer um bloqueador com um tiristor? Exemplo na bomba de combustível ou bobina de ingniçao? nao conheçia esse componente eletrônico um pouco pareçido com um relé
Olá professor Aparecido Oliveira bom dia, mais uma excelente apresentação ficamos gratos, recentemente minha moto queimou algumas lâmpadas do farol então percebi que o retificador só estava retificando e não regulava então já substituí o mesmo, posso adicionar uma lâmpada extra no painel seguindo a exemplo do vídeo para quando ultrapassar os 15v eu então perceber por antecipação o problema? Obrigado pela dedicação em compartilhar conhecimentos tão refinados desde já agradeço...
Roberto, uma simples lâmpada não dá certo. Melhor usar um voltímetro comum ou do tipo bargraf (LEDS de cores diferentes) como estes de aparelhos de som.
Ola. Como eu poderia colocar 2 reguladores em um mesmo estator, o casp é que é uma shadow de 2 pistões cuja o regulador original é muito caro e difícil de achar o original conseguia carregar a bateria de 12A ao mesmo tempo que alimentava o resto da moto incluindo farois auxiliares e com a substituição de um regulador de 150 nao aguenta carregar junto com os farois auxiliares, a moto sao 2 pistões de 150cc cada. A pergunta é como eu poderia reutilizar 2 reguladpres de 150 q tenho guardado aq, no caso 1 reguladpr iria alimentar toda a iluminação da moto e o outro para a bateria. Obs: o regulador padrao da moto manda 14,3v e os atuas mandam 13,5, quando liga os faróis a uma queda para 11,8v com isso a bateria acaba sendo descarregada ao invés de carregar
@Aparecido Oliveira o disparo do SCR é enviado pra bateria ou para curto circuito no chassi? A impressao que tenho é que pra funcionar legal passou de 15V poe em curto com chassi, abaixou pra menos de 15 deveria voltar a conduzir, assim a regulagem ficaria mais estabilizada. Parabens pelo video
Boa noite, gostaria de saber se tem como reduzir a voltagem que chega na bateria, na minha moto em alta ta chegando 16,5 acho que vai estragar a bateria
entendo sua preocupação! É sim possível que influencie na durabilidade da bateria. Acontece que a corrente efetiva é menor, pois neste caso é um sistema de carga de meia onda. A forma de onda é distorcida pelo controle do regulador e a indicação do multímetro nem sempre é real. De qualquer maneira o pico de tensão é alto. Veja as imagens de osciloscópio: é bem maior do que mede o multímetro. Entretanto, reduzir piora muito a carga da bateria. Muitos tentam aumentar mais ainda, coisa que também não vejo com tranquilidade.
O que acontece se eu ligar o fio responsavel por receber a energia do estator, na tomada 110v? Funciona? Vais sair os 14v na saida ou queima o retificador?
Esse reguladores são colocados em motores 2t para funcionar lâmpadas de leds sem baterias através do magneto com 2 bobinas uma de energia e outra para luz...no caso mobiletes...mas pelo que vi a regulagem de fato só entra em ação acima de 16v...para ser este carregar a bateria...para estas lâmpadas manter somente os 12v indicado como poderia ligar esse regulador para retificar a corrente para isso?
olá meu querido, tenho uma duvida. poderia usar retificador de moto injetada em uma carburada? minha duvida nisso é pelo fato q estou tentando usar uma placa iot (esp32) e ela esta louca com oscilação na tensão, e sei q o retificar da injetada foi feita para que a central da moto não receba tanta informação oscilantes e descontroladas... meu projeto é para ler o rpm da moto, mas do jeito q esta não funciona limpo, mal uso o pino que seria especifico para leitura do rpm. só de estar ligado a moto ele já lê, porem todo errado. obrigado desde então!
@@AparecidoOliveira eu assisti o video todo!! eu gostaria de sabe o codigo de indentificação do diodo scr que vc uso no video? Preciso de 12 ou 14v com 5A.
porfessor a minha tdm 225 ta com falha de faisca ela da poucas faiscas e para e dai dou partida dnovo e peresiste o defeito o que pode ser.valeeuuu sou seu fã
O original usado na Yamaha e o original usado na Honda, apesar de serem fabricados pelo mesmo fornecedor, o Yamaha carrega melhor em baixa rotação do motor e a tensão chega a ser maior também para carregar a bateria. A pinagem de ambas são iguais, Titan 150 e YBR. Não sei o motivo, talvez imposição da Honda ou da Yamaha. Acho estranho, o sistema de regulação principalmente no trifásico, do sistema onde ao passar de certa tensão, o estator é curto circuitado para regular a tensão de carga da bateria. Acho isso meio complicado para o estator, vida útil do mesmo, visto que alguns reguladores quando dão defeito não saí nada na saída e curto circuita o estator, danificando o mesmo. Abraços e obrigado pela aula.
Estou gostando dos comentários! não vi ninguém se aprofundar no conhecimento destes reguladores no Brasil. Uma pena! O problema da carga ou disponibilidade de tensão tem relação com o estator, quantidade de polos e força do ímã do magneto. Como pode ver a tensão de corte é igual. O sistema de regulagem shunt que curto circuita o estator é "dragoniano" e além de queimar estator e regulador com frequência ele tira muita potência do motor e aumenta o consumo de combustível. É como regular a velocidade de um carro pisando no freio com o acelerador no máximo. Sistemas de maior potência ou tem um alternador como os de carro ou possui um regulador mais sofisticado.
@@AparecidoOliveira tem alguns que no sistema trifásico, em vez de usar seis diodos, usa três diodos e três SCR para fazer a retificação. Já analisou um destes??? Abraços e obrigado.
O da minha biz 100, ano 2005, tá dando 585 na escala de diodo, além disso não tá passando apenas os 14 volts, se acelerar muito chega até 18 volts, isso é normal nesse tipo de retificador? porque comprei outro paralelo e dá a mesma coisa.
Legal. Mas faltou dar mais explicação do teste do diodo. No meu caso o retificador está funcionando, porem no teste do diodo com multimetro ele não conduz. E testando com uma lampada em serie com a fonte ele conduz. Não entendo o porque.
Moco..uma dúvida..eu comprei um regulador da magnetron pra minha moto.uma Titan 150. Aí fui fazer o teste no multímetro, aquele que tem que dar algum número lá, quando coloco as pontas de prova em determinados polos.e ele não dá. Aí fui e troquei por outro da magnetron e fizemos teste em outro da magnetron TB , e ele não dá nada no multímetro..pq? Ele recarrega a bateria normal, parece funciona certinho, só não sei pq no multímetro ele não apresenta neda no teste , não sai do número 1
mto bom conteúdo, parabéns. explicou oq mtos quem explicar mas nao sabem como. sabe se o método de bloqueio da tensão é o mesmo usado nos controladores de energia solar?
de cabeça não tenho todas as aplicações, mas se for como este conector é igual, só observando-se a ligação. Outros modelos é parecido também porém pode haver conexão interna dos dois circuitos ou referência de tensão em pino separado a partir da saída Dc.
Bom dia. Parabéns pelos vídeos cinco estrelas. Desmontei um regulador igual, para ver todos os componentes, se interessar para aprofundar sua explicação posso enviar fotos, made me o Mail ou telm.para enviar por whatsap. Um abraço muita saúde.
Uso direto no meu carregador, 20 amperes o trafo 18 vac na saída do mesmo, uso oito reguladores de Titan 2000, Titan 150 ou YBR, só uso a parte retificadora que carrega a bateria e uso uma lâmpada de farol em série para limitar a corrente, caso alguém ligue na bateria com a polaridade invertida, aí só queima lâmpada e não o regulador, uso a mais ou menos 20 anos, sem problemas. E a lâmpada em série serve também para indicar que a bateria carregou, ao chegar a tensão de 14,3 volts a lâmpada apaga a corrente é tão baixa que ela fica apagada indicando que a bateria carregou totalmente. Abraços.
Boa noite, você acha interessante fazer um retificador controlado com scr ? Que ao invés de curto-circuitar o gerador deixa ele em aberto ? Será que a tensão no enrolamento subiria muito e daria problema de isolação ? Acredito que ser for possível fazer desta forma ficaria mais leve para o motor da moto.
No meu caso a energia da bateria fica retornando pelo regulador e indo ate a bobinha de carga. isso e normal ? como resolvo isso? sendo que ja troquei o regulador.
@@AparecidoOliveira pq eu coloquei o cabo de prova positivo do multimetro no fio da bobina e o negativo no chassi e com moto desligado tava marcando 12v e dando cheiro de queimado que vinha da bobina
@@maksuelsantos8468Vc sabe que tem dois modelos deste regulador, né? muda a ligação. Ja fiz vídeo mostrando os dois. testou o diodo? se não é o regulador só pode estar ligado errado ou curto na sua fiação.
@@AparecidoOliveira dois modelos ? Como assim?se for os locais dos plugs eu tô sabendo que varia de regulador , creio eu que fiz a ligação correta pois fiz os testes com multimetro, encontrei o Polo que vem da bobina e o Polo que vai pra bateria oS outros eu não uso.
Dificilmente aparece uma moto que usa esse tipo de retificador gerando mais que 16v. A maioria é de reficador que não esta mandando tensão para a bateria.
veja o vídeo anterior. Na moto limita o pico de Corrente alternada. da semionda negativa. A voltagem média é mais baixa para os faróis alimentados com corrente alternada, dando a sensação de farol fraco em baixa rotação. A bateria usa o retificador de meia-onda (o diodo) somente para o semionda positiva. Dá uma carga baixa e demorada e se ligar algo na bateria vai ver uma voltagem média muita baixa a ponto de descarregar a bateria. É preciso estudar este funcionamento com mais profundidade para entender bem o que acontece.
Olá Caro Aparecido, gostaria de verificar contigo se posso validar este teste em uma giga, ainda é necessário verificar se o regulador está fornecendo corrente e se está retificando. Gostaria de um comentário seu sobre uma giga de teste universal e completa. Muito obrigado.
Essas conexões para testar o retificador seria mais didática se o sr pudesse repassar ou fazer um vídeo com todas conexões passo a passo. Ex: quem alimenta esse teste? Corrente é contínua ou alternada? Qual pino do retificador seve ser feito o teste pra saber se o Retificador/regulador está em perfeitas condições?
tudo que vc reclamou tem em vídeos, neste tópico eu abordo o funcionamento do SCR, dig-se de passagem de uma forma bem didática e prática. Há pelo menos 3 vídeos onde eu abordo ligação e suas variantes, teste com CA e teste com CC, teste com magneto e com multímetro, explicação da eletrônica interna, etc, Esta é a minha didática: cada vídeo eu abordo um aspecto do regulador para compor todo o conhecimento do assunto. Explore mais o meu canal que vc vai me compreender melhor. Não dá para fazer um único vídeo de algo que eu posso falar por dias se eu quiser. Tento compactar as partes chaves para que qualquer pessoa possa entender. Vá a lista de vídeos, em MOTOS terá toda a lista do que foi publicado. Só se chega ao telhado degrau a degrau! esta é a didática. Entenda o que é corrente e tensão, diferença entre corrente CC e CA, funcionamento de resistores, capacitores, semicondutores, etc. com isso iria ver que neste vídeo foi feito teste com CC e em outros eu uso transformador, CA e por fui variando para esclarecer o máximo, bem além do que vc poderia ver em um treinamento presencial.
Boa noite professor, fiz esse mesmo teste no regulador da moto aqui e ele veio conduzir acima de 17.5 volts é normal ou estaria alterado conduzindo com essa tensão.
Na moto limita o pico de Corrente alternada. da semionda negativa. A voltagem média ou eficaz é mais baixa. Nem todo multímetro mede Volts rms. (eficaz)
Que isso professor vc está trazendo aula que ninguém da de graça .show
Teus vídeos são os mais completos do RUclips, muita técnica de forma simples. Parabéns 👏👏👏
Muito obrigado
Excelente "Mestre", muito bem esposto o que no real, acontece internamente nos reguladores, independente da arquitetura de cada um.
Parabéns! Obrigado.
Professor Oliveira parabéns, nos cursos de elétrica de moto não fala nada sobre isso sensacional, Deus o abençoe e vc deveria cobrar por seus seus conhecimentos.
Venda pela Hotmart vc merece.
Muito obrigado
Show! Que video satisfatório. Estou tentando resolver o problema de carga da minha moto, honda 150 geração 2004 a 2008, minha conclusão é de que o retificador/regulador de fabrica não manda tensão suficiente para a bateria.
🤔 vc viu o vídeo sobre como funciona o regulador?
@@AparecidoOliveira Sim, eu vi 2 possíveis soluções, trocar o estator/alternador pelo da 2009, que é o que já fazem pois vi que ele tem mais polos. Mas estou me aprofundando mais no funcionamento desse componente (Retific. meia onda), e como poderia aperfeiçoar ele trocando algum desses componentes. Neste caso o fator de "disparo" do diodo é o que estipula qual valor de corrente continua o regulador vai liberar na saída, certo?
@@LucasSilva-jx5slsim, tente usar diodo em série com o terminal de referência.
Conhecimento aí é mato KKKkk valeu Aparecido parabéns !👏👏👏
Excelente aula,agora sim alguém explicou de verdade
Espero ter ajudado
Excelente conteúdo. Feliz por existir seu canal. Parabéns!!!
Gosto muito dos seus vídeos lado muito tecnicos das coisas bem explicado
Parabéns pelo video ótima aula
Muito obrigado
Esse scr seria a parte do farol a saida fica entre 13 e 14 volts nao sabia desse disparo sensacional
bela aula professor
Parabéns pelo trabalho.
Você matou minha curiosidade
Estava esperando por esse vedeo nao tem no RUclips trabahoo com mecanica de moto muito ultio esse vedeo👍 sempre tive cureosidade como era por dentro
Valeu obrigado. Tem vários modelos de reguladores, mas neste é assim. Sempre que eu puder e tiver apoio dos inscritos vou fazendo de outros modelos.
@@AparecidoOliveira seria interessante você fazer do retificador da 150 injetada o de 6 pinos entra so uma fase e essa mesma fase distribui Para a bateria e o farol
Professor, mostra como montar um retificador caseiro completo. Faz mais vídeos explicando como funciona os principais componentes da moto. Obrigado
Farei em breve
@@AparecidoOliveira quero aprender também.
@@AparecidoOliveira eu também quero aprender .
Entendi agora, esse diodo zener é quem faz a moto para de gerar quando a bateria tá ruim, abriu a minha mente professor
Aparecido parabens, excelente vídeo, daria para recriar um retificador com os componentes melhorados, eu no passado anos 80, tive motocicletas que nunca queimaram o retificador controlador de tensão, lógico eram motocicletas japonesas, hoje tenho uma Yamaha Fazer 250 que queimou o retificador com 46.000 Km, acredito que eles projetem com componentes muito no limite, daí a vida util diminue, seria como os eletronicos da antiga fabricante "CCE", gostaria que nos desse uma noção para melhorar estes componentes! Abraço. (Paulo Rio Claro / SP)
Muito boa demonstração amigo, obrigado
Salve aparecido. Bom trabalho 👏🏻
Esse Aparecido é fera
Vídeo incrível! Parabéns
Muito obrigado 😁
Aparecido como vão as coisas
Excelente aula! Obrigado
Boa tarde amigão eu q o seu comentário foi mais sobre o disparo mais não captei o corte pq esse elemento ele tem q manter uma estabilidade na voltagem ou seja como q ele faz o corte do exesso.
veja o video do teste na bancada
@@AparecidoOliveira mais não é esse mesmo do comentário eu vi esse do começo ao fim. Ou é outro?, eu muito grato pelo seu retorno desejo tudo de bom pra vc.
@@eletronica4.297 tem pelo menos mais 3 vídeos
@@AparecidoOliveira blz então amigo eu vou dá uma busca pra me informar mais sobre está questão valeu.
Bom dia amigo! Você esclareceu muitas dúvidas minha e de muita gente. Valeu pelo vídeo, bela explicação. Gostaria de fazer uma pergunta, você saberia dizer como são entreligados por dentro o scr e o diodo naquele esquema que você postou no vídeo? um abraço....
tem outros vídeos com mais detalhes.
Excelente explicações
Parabéns pelo vídeo!
Daria para fazer um bloqueador com um tiristor? Exemplo na bomba de combustível ou bobina de ingniçao? nao conheçia esse componente eletrônico um pouco pareçido com um relé
sim, é possível.
Muito bom. Parabéns🎉🎉🎉
Muito obrigado 😁
Olá professor Aparecido Oliveira bom dia, mais uma excelente apresentação ficamos gratos, recentemente minha moto queimou algumas lâmpadas do farol então percebi que o retificador só estava retificando e não regulava então já substituí o mesmo, posso adicionar uma lâmpada extra no painel seguindo a exemplo do vídeo para quando ultrapassar os 15v eu então perceber por antecipação o problema? Obrigado pela dedicação em compartilhar conhecimentos tão refinados desde já agradeço...
Roberto, uma simples lâmpada não dá certo. Melhor usar um voltímetro comum ou do tipo bargraf (LEDS de cores diferentes) como estes de aparelhos de som.
Aulão top 🎉🎉🎉🎉🎉
Muito boa aula ! Parabéns
Obrigado 😃
Ola. Como eu poderia colocar 2 reguladores em um mesmo estator, o casp é que é uma shadow de 2 pistões cuja o regulador original é muito caro e difícil de achar o original conseguia carregar a bateria de 12A ao mesmo tempo que alimentava o resto da moto incluindo farois auxiliares e com a substituição de um regulador de 150 nao aguenta carregar junto com os farois auxiliares, a moto sao 2 pistões de 150cc cada. A pergunta é como eu poderia reutilizar 2 reguladpres de 150 q tenho guardado aq, no caso 1 reguladpr iria alimentar toda a iluminação da moto e o outro para a bateria. Obs: o regulador padrao da moto manda 14,3v e os atuas mandam 13,5, quando liga os faróis a uma queda para 11,8v com isso a bateria acaba sendo descarregada ao invés de carregar
@Aparecido Oliveira o disparo do SCR é enviado pra bateria ou para curto circuito no chassi? A impressao que tenho é que pra funcionar legal passou de 15V poe em curto com chassi, abaixou pra menos de 15 deveria voltar a conduzir, assim a regulagem ficaria mais estabilizada.
Parabens pelo video
Boa noite, gostaria de saber se tem como reduzir a voltagem que chega na bateria, na minha moto em alta ta chegando 16,5 acho que vai estragar a bateria
entendo sua preocupação! É sim possível que influencie na durabilidade da bateria. Acontece que a corrente efetiva é menor, pois neste caso é um sistema de carga de meia onda. A forma de onda é distorcida pelo controle do regulador e a indicação do multímetro nem sempre é real. De qualquer maneira o pico de tensão é alto. Veja as imagens de osciloscópio: é bem maior do que mede o multímetro. Entretanto, reduzir piora muito a carga da bateria. Muitos tentam aumentar mais ainda, coisa que também não vejo com tranquilidade.
O que acontece se eu ligar o fio responsavel por receber a energia do estator, na tomada 110v? Funciona? Vais sair os 14v na saida ou queima o retificador?
Professor me ajude ,tenho um retificador da biz 100cc e nao sei como descobrir a sequencia de fios,me ajuda ai
é só seguir o vídeo, tem mais vídeos que mostra outros detalhes.
Esse reguladores são colocados em motores 2t para funcionar lâmpadas de leds sem baterias através do magneto com 2 bobinas uma de energia e outra para luz...no caso mobiletes...mas pelo que vi a regulagem de fato só entra em ação acima de 16v...para ser este carregar a bateria...para estas lâmpadas manter somente os 12v indicado como poderia ligar esse regulador para retificar a corrente para isso?
olá meu querido, tenho uma duvida. poderia usar retificador de moto injetada em uma carburada?
minha duvida nisso é pelo fato q estou tentando usar uma placa iot (esp32) e ela esta louca com oscilação na tensão, e sei q o retificar da injetada foi feita para que a central da moto não receba tanta informação oscilantes e descontroladas...
meu projeto é para ler o rpm da moto, mas do jeito q esta não funciona limpo, mal uso o pino que seria especifico para leitura do rpm. só de estar ligado a moto ele já lê, porem todo errado. obrigado desde então!
carburada ou injetada nada a ver. Retificador tem a ver com gerador. gerador diferente, retificador diferente.
@@AparecidoOliveira entendo, achei q os geradores poderiam ser iguais.. obrigado pela atenção.
Qual código do transistor controlado para eu poder comprar ? Por favor!!
Preciso de 12 ou 14v com 5A.
veja video do esquema e funcionamento do regulador.
@@AparecidoOliveira eu assisti o video todo!! eu gostaria de sabe o codigo de indentificação do diodo scr que vc uso no video? Preciso de 12 ou 14v com 5A.
ruclips.net/video/XDc4cW612Mw/видео.html&feature=shared
porfessor a minha tdm 225 ta com falha de faisca ela da poucas faiscas e para e dai dou partida dnovo e peresiste o defeito o que pode ser.valeeuuu sou seu fã
ruclips.net/video/Cb5WG1JTdKQ/видео.htmlsi=gtEGS94w8MdOgyg8
@@AparecidoOliveiraobrigado forte abraço
Muito boa explicação
Que bom que gostou
O original usado na Yamaha e o original usado na Honda, apesar de serem fabricados pelo mesmo fornecedor, o Yamaha carrega melhor em baixa rotação do motor e a tensão chega a ser maior também para carregar a bateria. A pinagem de ambas são iguais, Titan 150 e YBR. Não sei o motivo, talvez imposição da Honda ou da Yamaha. Acho estranho, o sistema de regulação principalmente no trifásico, do sistema onde ao passar de certa tensão, o estator é curto circuitado para regular a tensão de carga da bateria. Acho isso meio complicado para o estator, vida útil do mesmo, visto que alguns reguladores quando dão defeito não saí nada na saída e curto circuita o estator, danificando o mesmo. Abraços e obrigado pela aula.
Olha nesse vídeo ele explica
ruclips.net/video/SefFptwt1sY/видео.html
Outro monstro aí também!👆👆👆
Parabéns!
Estou gostando dos comentários! não vi ninguém se aprofundar no conhecimento destes reguladores no Brasil. Uma pena! O problema da carga ou disponibilidade de tensão tem relação com o estator, quantidade de polos e força do ímã do magneto. Como pode ver a tensão de corte é igual. O sistema de regulagem shunt que curto circuita o estator é "dragoniano" e além de queimar estator e regulador com frequência ele tira muita potência do motor e aumenta o consumo de combustível. É como regular a velocidade de um carro pisando no freio com o acelerador no máximo. Sistemas de maior potência ou tem um alternador como os de carro ou possui um regulador mais sofisticado.
@@AparecidoOliveira tem alguns que no sistema trifásico, em vez de usar seis diodos, usa três diodos e três SCR para fazer a retificação. Já analisou um destes??? Abraços e obrigado.
Super aula. God bless you
Aparecido, teria alguma ideia de como adaptar o módulo 142 no lugar do módulo tfi???
nenhuma.
O da minha biz 100, ano 2005, tá dando 585 na escala de diodo, além disso não tá passando apenas os 14 volts, se acelerar muito chega até 18 volts, isso é normal nesse tipo de retificador? porque comprei outro paralelo e dá a mesma coisa.
é isto mesmo. Veja outros videos de teste que eu falo sobre isto.
Legal. Mas faltou dar mais explicação do teste do diodo. No meu caso o retificador está funcionando, porem no teste do diodo com multimetro ele não conduz. E testando com uma lampada em serie com a fonte ele conduz. Não entendo o porque.
veja o vídeo do teste dos diodos do regulador.
Moco..uma dúvida..eu comprei um regulador da magnetron pra minha moto.uma Titan 150.
Aí fui fazer o teste no multímetro, aquele que tem que dar algum número lá, quando coloco as pontas de prova em determinados polos.e ele não dá. Aí fui e troquei por outro da magnetron e fizemos teste em outro da magnetron TB , e ele não dá nada no multímetro..pq? Ele recarrega a bateria normal, parece funciona certinho, só não sei pq no multímetro ele não apresenta neda no teste , não sai do número 1
Supondo que está testando da maneira correta, ou está testando na escala errada ou seu multímetro está com defeito.
mto bom conteúdo, parabéns. explicou oq mtos quem explicar mas nao sabem como. sabe se o método de bloqueio da tensão é o mesmo usado nos controladores de energia solar?
Não sei como é, mas não me parece adequado para célula solar que já tem limites pré definidos.
Show. O retificador da titan 150 do modelo maior funciona igualmente?
de cabeça não tenho todas as aplicações, mas se for como este conector é igual, só observando-se a ligação. Outros modelos é parecido também porém pode haver conexão interna dos dois circuitos ou referência de tensão em pino separado a partir da saída Dc.
Bom dia.
Parabéns pelos vídeos cinco estrelas.
Desmontei um regulador igual, para ver todos os componentes, se interessar para aprofundar sua explicação posso enviar fotos, made me o Mail ou telm.para enviar por whatsap.
Um abraço muita saúde.
obrigado, é bom! Poderia subir no drive e me deixar um link de acesso?
Show!!! 👏👏👏
Mostra como montar um retificador trifásico, bifásico e monofásico.
vou postar!
Boa noite Aparecido, será que esse regulador de titan 150 serviria para usar com um trafo para carregar baterias?
Não serve. Veja outros vídeos do regulador, vai notar que ele curto circuita o gerador. Assim ele queima o transformador.
Uso direto no meu carregador, 20 amperes o trafo 18 vac na saída do mesmo, uso oito reguladores de Titan 2000, Titan 150 ou YBR, só uso a parte retificadora que carrega a bateria e uso uma lâmpada de farol em série para limitar a corrente, caso alguém ligue na bateria com a polaridade invertida, aí só queima lâmpada e não o regulador, uso a mais ou menos 20 anos, sem problemas. E a lâmpada em série serve também para indicar que a bateria carregou, ao chegar a tensão de 14,3 volts a lâmpada apaga a corrente é tão baixa que ela fica apagada indicando que a bateria carregou totalmente. Abraços.
Abre um deles?
Mas esse valor máximo não é pra corte de tensão?
sim, como mostrei no vídeo de teste no magneto.
Boa noite, você acha interessante fazer um retificador controlado com scr ? Que ao invés de curto-circuitar o gerador deixa ele em aberto ? Será que a tensão no enrolamento subiria muito e daria problema de isolação ? Acredito que ser for possível fazer desta forma ficaria mais leve para o motor da moto.
Eder, não é possível, por isso que nenhum fabricante o faz.
No meu caso a energia da bateria fica retornando pelo regulador e indo ate a bobinha de carga. isso e normal ? como resolvo isso? sendo que ja troquei o regulador.
como chegou a esta conclusão? está ligado certo?
@@AparecidoOliveira pq eu coloquei o cabo de prova positivo do multimetro no fio da bobina e o negativo no chassi e com moto desligado tava marcando 12v e dando cheiro de queimado que vinha da bobina
@@maksuelsantos8468Vc sabe que tem dois modelos deste regulador, né? muda a ligação. Ja fiz vídeo mostrando os dois. testou o diodo? se não é o regulador só pode estar ligado errado ou curto na sua fiação.
@@AparecidoOliveira dois modelos ? Como assim?se for os locais dos plugs eu tô sabendo que varia de regulador , creio eu que fiz a ligação correta pois fiz os testes com multimetro, encontrei o Polo que vem da bobina e o Polo que vai pra bateria oS outros eu não uso.
Dificilmente aparece uma moto que usa esse tipo de retificador gerando mais que 16v. A maioria é de reficador que não esta mandando tensão para a bateria.
veja o vídeo anterior. Na moto limita o pico de Corrente alternada. da semionda negativa. A voltagem média é mais baixa para os faróis alimentados com corrente alternada, dando a sensação de farol fraco em baixa rotação. A bateria usa o retificador de meia-onda (o diodo) somente para o semionda positiva. Dá uma carga baixa e demorada e se ligar algo na bateria vai ver uma voltagem média muita baixa a ponto de descarregar a bateria. É preciso estudar este funcionamento com mais profundidade para entender bem o que acontece.
Olá Caro Aparecido, gostaria de verificar contigo se posso validar este teste em uma giga, ainda é necessário verificar se o regulador está fornecendo corrente e se está retificando.
Gostaria de um comentário seu sobre uma giga de teste universal e completa.
Muito obrigado.
vc já viu os outros vídeos sobre o regulador?
O senhor tem um curso de elétrica de motos?
lamento, não tenho.
Essas conexões para testar o retificador seria mais didática se o sr pudesse repassar ou fazer um vídeo com todas conexões passo a passo. Ex: quem alimenta esse teste? Corrente é contínua ou alternada? Qual pino do retificador seve ser feito o teste pra saber se o Retificador/regulador está em perfeitas condições?
tudo que vc reclamou tem em vídeos, neste tópico eu abordo o funcionamento do SCR, dig-se de passagem de uma forma bem didática e prática. Há pelo menos 3 vídeos onde eu abordo ligação e suas variantes, teste com CA e teste com CC, teste com magneto e com multímetro, explicação da eletrônica interna, etc, Esta é a minha didática: cada vídeo eu abordo um aspecto do regulador para compor todo o conhecimento do assunto. Explore mais o meu canal que vc vai me compreender melhor. Não dá para fazer um único vídeo de algo que eu posso falar por dias se eu quiser. Tento compactar as partes chaves para que qualquer pessoa possa entender. Vá a lista de vídeos, em MOTOS terá toda a lista do que foi publicado. Só se chega ao telhado degrau a degrau! esta é a didática. Entenda o que é corrente e tensão, diferença entre corrente CC e CA, funcionamento de resistores, capacitores, semicondutores, etc. com isso iria ver que neste vídeo foi feito teste com CC e em outros eu uso transformador, CA e por fui variando para esclarecer o máximo, bem além do que vc poderia ver em um treinamento presencial.
O único que entende de elétrica de motocicletas está aqui. 👊🏻🇧🇷
Alguém sabe quantos amperes ele aguenta ?
Boa noite professor, fiz esse mesmo teste no regulador da moto aqui e ele veio conduzir acima de 17.5 volts é normal ou estaria alterado conduzindo com essa tensão.
É normal
O desparo é com 16 volts mas a saida seria 13 volts?
Na moto limita o pico de Corrente alternada. da semionda negativa. A voltagem média ou eficaz é mais baixa. Nem todo multímetro mede Volts rms. (eficaz)
Pq o da Yamaha 125 não apresenta nenhum valor
por isso minha moto nao carrega bateria se a bateria fica fraca ela nao liga hora que carrega a bateria ela liga top
Era pra abri o componente pra gente ver o que tem dentro😊😊😅
quer ver o que tem dentro? é só ver os outros vídeos do canal, pode até montar um.
Nossa!! Essa peça da cb 250 Twister custa mais de 300 r$... 🤦🤦🤦
Da twister é trifásico. Ai o negócio é mais moderno. Mais mesmo assim não justifica esse valor.