Sou mecânico e gosto muito desse canal, porque além de ter um conteúdo técnico muito competente, eles também entendem de chão de oficina e sabem que muitas vezes, temos que fazer paleativos devido a baixa condição financeira do cliente e a respeito desses paleativos, ele dá a mesma atenção e explicação técnica. Eu como mecânico, iria fica muito satisfeito se pudesse fazer o serviço perfeito todas as vezes, mas a realidade é outra e muitas vezes, falta recursos financeiros ou de ferramental, seja por parte do profissional, ou por parte do cliente, mas mesmo assim, procuro fazer o serviço da melhor forma possível!
Fiz sempre sempre as trocas de oléo e filtros em dia do meu motor fire 1.0 8v e então depois de 180 mil km e 16 anos de uso ele aumentou o consumo de combustíveis e óleo porém não batido ou rajava então desmontamos o motor lavamos tudo e bora medir tudo e fazer uma checagem completa dos componentes e então revisei o cabeçote, troquei todas as juntas do motor e sensores tipo de temperatura, válvula termostática, velas, cabos, bobina, correias, fluido do radiador e ao tirar as medidas notou se que o bloco só precisava de um brunimento leve, e médiante as medidas de interferência consegui fazer uma troca de todos os anéis e por precaução poli o virabrequim, e troquei as bronzinas todas e também a embreagem . E novamente óleo da melhor especificação e bora ser feliz pois a interferência do meu motor ficou em 4,5 sentimos de milímetro e isso tudo porque eu sempre troquei óleo, filtro de óleo e de ar toda vez que era feita a troca a cada 5 mil km o óleo e um semi sintético de boa qualidade como diz o manual do carro 15w40 sm Veja muitas pessoas não trocam filtro de ar com frequência e o de óleo mas sempre troco não importa se o filtro não está tão sujo eu troco a cada 5mil e isso me poupou uma troca de pisões que tá caro e esse cuidados me ajudaram agora porque basicamente foi uma baita descarbonização de todas as borrado motor bora rodar mais um longo tempo pois o carro e do meu dia a dia a detalhe fiquei acompanhando todo o procedimento de perto e junto ali mão na massa pra não deichar passar nada e se vc for fazer isso que eu fiz esteja preparado pra isso com grana, conhecimento, pessoas capacitadas, e faça sempre o correto não invente pois vc é que vai pagar sempre pela coisa
O trabalho do mecânico tem obrigação de resultado. Se não quiser correr risco, sendo uma pedida paliativa, tem de colher por escrito a conivência do cliente.
Muito comum motor ap com pressão de oleo alta alem do normal , provavelmente a um problema na valvula de alivio em que ela estar travada fechada impedindo o alívio da pressão do oleo , em algums caso estoura até o filtro lubrificante
tenho um Santana 1.8 ano 86 . Está saindo óleo pelo respiro do motor bem no anti chamas . se eu acelerar forte sai uma fumaça branca no escapamento . me disseram pra trocar o retentor de válvulas , como posso saber se é o retentor de válvulas ou anéis ?
Tenho um carro da Ford ano 2003. A cada 2.000 km precisei repor 1lt de óleo. Meu mecânico de confiança, falou que em motor de outra marca, trocou somente os o retentores de válvulas, resolvendo totalmente o consumo de óleo. Obs: estes motores estão com 180.000km com manutenção preventiva anual.
O vídeo estará em breve no nosso canal. A matéria já saiu na revista e está aqui: omecanico.com.br/diagnostico-basico-dos-injetores-no-volkswagen-up-tsi/
@@miguelcavalcantelopesjunio5145 Meu pai tem um Palio Fire 2004 com 230 mil kms rodados que nunca foi aberto o motor e nos 12 anos que ele tem o carro, o Palinho não apresentou nenhum problema grave. Só que agora o nível de óleo está descendo rápido, acho que chegou o dia dele deixar uma bela grana na oficina, kkk.
Vídeo muito bacana msm . Parabéns ao canal !! Ver vídeos de quem realmente entende e outro nivel 👏👏. Meu Palio fire 1.0 8 v ano 2004 está queimando óleo não sempre as vezes percebo e pouco mas queima e as velas estão secas oque pode ser ?
Como você não informou a quilometragem, há possibilidades de ser pelo retentor de válvulas ou pelos anéis. Leve o veículo a uma oficina e solicite a medição da compressão do motor.
Antigamente os motores eram outros e de outras tecnologias e com frequência se fazia trocas de anéis e hoje se vc não for negligente com revisões vc também por ventura poderá fazer, tudo vai de como estão os componentes do motor e qual a vontade do mecânico em fazer isso pois muitos não o querem fazer pois o costume é retifica tudo hoje mas, vc que é dono do veículo pode polpar, coisas desnecessária e seu motor vai ter vida muito longa
Tenho um Siena 1.4 fire. Gasta um absurdo de óleo. Em média 1 litro a cada mil km. Sem vazamentos e a gente não vê fumaça também não. Porém a ponta do escapamento está bastante carbonizada.
Dúvida: Foi feita a troca do kit embreagem em uma Kangoo, com a caixa de câmbio desmontada não foi identificado nenhum defeito, inclusive no retentor do eixo piloto. Porém algum tempo depois, o carro voltou sem embreagem em alta rotação. Desmontado a caixa e constatado que o retentor do eixo piloto vazou e o óleo condenou a embreagem. Agora o cliente quer garantia tanto da peça quanto mão de obra. Como proceder? Afinal de contas nesse caso o mecânico não teve culpa, nem a peça (embreagem) e nem o cliente.
Tenho um Palio 2002. 287mil km. Somente em alta rotação está fumando branco. Baixa óleo de acordo com o tanto que rodar, em uso severo chega a baixar 1lt/semana. O que tenho feito é completar o óleo 15w40 e trocar a cada 10 mil. Não bate, não raja, não perde força, não baixa água, só está queimando óleo. Vou ver até onde vai dar, porque abrir só pra trocar anel não compensa, e não tenho dinheiro agora para fazer o motor completo.
Idêntica a minha situação mesmo carro com 290 000 km, passei a usar óleo 20w50 mineral com trocas a cada 5000km e adiciono o bardahl Prolonga, melhorou 100%
Jornal pra medir folga??? . Depois vou colocar pasta de dente no meu processador pra ver se melhora a condutividade térmica, pois ele anda meio esquentado... Pelo menos cárie o processador não vai ter rs.
Qual o risco na substituição de cavaletes de arrefecimento originalmente de material plástico, como no JAC J3, Zetec Rocam ou até mesmo nós motores EA-111, por componentes de liga de alumínio? Pergunto sobre riscos além da questão de medidas, pois muitos destes não tem a mesma dimensão do original.
Questão complexa. Com relação ao material em si, quando há opções de mercado em alumínio e plástico de engenharia, a opinião entre as principais fabricantes dessas peças pode variar. Existem empresas que fabricam ambas as opções e defendem que a carcaça (ou cavalete) de alumínio é mais segura e resistente contra vazamentos. Já outras empresas alegam que a carcaça de plástico (que geralmente, nesse tipo de situação, é o material da peça original) pode servir como uma espécie de "fusível" do sistema, ou seja: se a carcaça de plástico sofrer uma deformação que leve ao vazamento de líquido, significa que o sistema de arrefecimento está comprometido e o veículo precisa de reparo - um problema que a carcaça de alumínio iria "mascarar" pela própria resistência à deformação. Procuraremos falar sobre o tema em breve.
Boa noite! O motor após ser montado, tem um limite de velocidade até a primeira troca de óleo para amaciar as peças. Se esse processo não for feito o motor corre risco de travar antes da primeira troca?
As montadoras pré amaciam o motor na bancada de testes. Por essa razão não solicitam esse cuidado. Amaciar o motor reformado, principalmente se o mesmo não for previamente testado em bancada, é uma boa pratica. Sim, o atrito das camisas recém brunidas com os anéis e pistões novos, é um pouco maior. Promover um assentamento das peças, não abusando da potência (uso normal) aumentará a vida útil do motor. Mas existe uma diferença entre utilizar normalmente e forçar no limite ou além. O risco de acidentes internos aumenta. Mas não quer dizer que necessariamente ocorrerão.
Pressão de óleo excessiva prejudica o que no motor, retentores e mais o que. Minha pajero diesel está com 2 bar em marcha lenta com motor quente, frio fica em 4 bar e vai a té 5bar qdo acelero.
E quem disse que está excessiva? O que diz a Mitsubishi a respeito? Quais as pressões recomendadas? À medida que o motor esquenta, as folgas aumentam e a viscosidade do lubrificante cai. Logo, a pressão do sistema tende a cair em marcha lenta. Mas existem valores mínimos determinados pelo fabricante. Alguns manuais do proprietário trazem esses valores.
Obrigado.. A pressão.esta dentro do especificado. Min marcha lenta é 0.9 bar. A do motor esta dentro. Perguntei o que acontece no motor se a pressão.for muito alta, alem do 6 bar que é omrecomendado pra válvula de alivio abrir. Obrigado amigo.
Minha dúvida é em relação a troca de óleo do câmbio manual. No meu caso, possuo um PSA (pug 307) e a fábrica diz que não troca. Trocar ou não trocar ? Desde já obrigado !
Realmente existem casos em que a montadora afirma que o fluido tem validade para toda a vida útil do veículo. No entanto, o chão de oficina mostra que a troca periódica, mesmo nesses casos, melhora o funcionamento do componente. Se utilizado o lubrificante correto e feito o procedimento adequado, mal não faz.
Tenho um corolla 2003 e quando ligo frio ele faz um barulho tipo tec tec,não muito alto, mas quando o motor esquenta atinje a temperatura de trabalho o barulho some, e o motor fica lisinho. O q será q pode ser?
Pode ser tuchos cansados, provavelmente estão perdendo a capacidade de ficar com pressão de óleo, mas e bom analisar com mais detalhes. É possível fazer somente troca dos tuchos, se for isso.
Eu acredito que quando o carro está frio (1 partida do dia) as peças não estão lubrificaras já que o óleo está no cárter então gera esse barulho pelo atrito até o óleo lubrificar todas as peças e ficar reloginho como deve ser
Ele usa tuchos hidráulicos? Se sim, pode ser isso, leva um tempo até o óleo sair do Carter e subir até chegar na parte de cima pra encher os tuchos. Faz sentido pela descrição que você fez.
tenho um gol g3 motor ap ele usa oleo 15w40 sendo que o recomendado é o 5w30 ja peguei o carro assim gostaria de saber se seria melhor manter o oleo 15w40 ou volto para o 5w30 o carro esta com 130 mil km
Amigo,se não estou enganado, o seu veículo não utiliza o óleo 5w30. A volkswagen trabalha com a especificação 5w40(sintético);porém,não posso afirmar que seria esse o específico para o seu carro. O motor AP,dependendo do ano do veículo,utiliza o 15w40 também.
Pode voltar pro 5w40 simm, o original dele, atente-se a especificação 502 00, o óleo 5w circula mais rápido no motor na partida fria, e o 100% sintético tem maior poder lubrificante, agora o 5w30 não sei onde viu, não tem no manual de nenhum Ap, e não vai ter uma pressão de óleo suficiente quando quente, não use não
Neste seu caso pode ser retentores de válvula. De um dia para outro ele vai acumulando (deixando passar óleo pelas válvulas) e quando vc dá a partida, queima o óleo que passou fazendo fumaça. Depois disso, a quantidade que passa nas válvulas trabalhando nem aparece. Parou o motor por um tempo, faz novamente. Troque os retentores que vai resolver! 👍🏻
Meu motor nem chegou a fundir e a oficina fez a usinagem completa com especificação do manual e foi colocado tudo novo de boa qualidade. Mas nossa gasolina destruiu todo esse belo trabalho, pois com apenas 20 mil km já está fumando 😔
Olá. Tem uma questão que eu gostaria de saber. sempre fiz errado, até descobrir que estava errado, mas não sei qual o problema poderia existir nesta ação que eu sempre fiz errado. É O SEGUINTE: Quando eu aprendia sobre motores, numa certa literatura que eu tenho, dizia que a configuração da ordem de ignição dos motores, começava pelo cilindro mais proximo do volante do motor. Ok. Então, sempre que eu regulava um motor (carburador) e montava no lugar os cabos de vela, e depois o ajusto do ponto de ignição, Eu colocava os cabos na ordem 1 3 4 2,. MÁÁÁÁÁÁÁSSS sempre começando pelo cilindro próximo do volante do motor. SÓ RECENTEMENTE foi que descobri que poucos motores ou apenas o CHT é que tem como considerado o primeiro cilindro, o que fica do lado do volante do motor. Todos os outros, são o contrario, ou seja, começa do lado da ventoinha. MINHA PERGUNTA É: QUAL o problema em aplicar a ordem de ignição da maneira que citei acima? VEJAM BEM: estou falando de motores carburados, onde o mecanico pode adequar o distribuidor e o cabo de vela, em função de qual cilindro ele colocar no PMS. Ou seja, o que fica do lado da ventoinha, ou o ultimo do outro lado.
Na configuração descrita, os êmbolos 1 e 4 são chamados gêmeos: se encontram na mesma posição porém em tempos motores diferentes. Ou seja, quando o cilindro 1 está em ignição (PMS final do tempo da compressão) o 4 está em PMS final do tempo de escapamento. E vice-versa. Se o motor pegou, você utilizou a referência correta. Na pior das hipóteses, a lâmpada de ponto não vai achar a marca zero na polia ou volante. Daí é só inverter.
3:04 resposta da pergunta
Sou mecânico e gosto muito desse canal, porque além de ter um conteúdo técnico muito competente, eles também entendem de chão de oficina e sabem que muitas vezes, temos que fazer paleativos devido a baixa condição financeira do cliente e a respeito desses paleativos, ele dá a mesma atenção e explicação técnica. Eu como mecânico, iria fica muito satisfeito se pudesse fazer o serviço perfeito todas as vezes, mas a realidade é outra e muitas vezes, falta recursos financeiros ou de ferramental, seja por parte do profissional, ou por parte do cliente, mas mesmo assim, procuro fazer o serviço da melhor forma possível!
Rodei 50 mil km num motor Vhce 1.0 em aplicativo que foi feito somente a troca de anéis vendi o carro e continua show , só botar peça de qualidade
Eu troquei os anéis de uma combi é já rodei mais de 40mil agora que parei pr mexer nos cabeçotes
@@ovelhanegra8612mais começou a fumar denovo?
Quanto gastou mano?
Quanto custa mais ou menos?
Fiz sempre sempre as trocas de oléo e filtros em dia do meu motor fire 1.0 8v e então depois de 180 mil km e 16 anos de uso ele aumentou o consumo de combustíveis e óleo porém não batido ou rajava então desmontamos o motor lavamos tudo e bora medir tudo e fazer uma checagem completa dos componentes e então revisei o cabeçote, troquei todas as juntas do motor e sensores tipo de temperatura, válvula termostática, velas, cabos, bobina, correias, fluido do radiador e ao tirar as medidas notou se que o bloco só precisava de um brunimento leve, e médiante as medidas de interferência consegui fazer uma troca de todos os anéis e por precaução poli o virabrequim, e troquei as bronzinas todas e também a embreagem .
E novamente óleo da melhor especificação e bora ser feliz pois a interferência do meu motor ficou em 4,5 sentimos de milímetro e isso tudo porque eu sempre troquei óleo, filtro de óleo e de ar toda vez que era feita a troca a cada 5 mil km o óleo e um semi sintético de boa qualidade como diz o manual do carro 15w40 sm
Veja muitas pessoas não trocam filtro de ar com frequência e o de óleo mas sempre troco não importa se o filtro não está tão sujo eu troco a cada 5mil e isso me poupou uma troca de pisões que tá caro e esse cuidados me ajudaram agora porque basicamente foi uma baita descarbonização de todas as borrado motor bora rodar mais um longo tempo pois o carro e do meu dia a dia a detalhe fiquei acompanhando todo o procedimento de perto e junto ali mão na massa pra não deichar passar nada e se vc for fazer isso que eu fiz esteja preparado pra isso com grana, conhecimento, pessoas capacitadas, e faça sempre o correto não invente pois vc é que vai pagar sempre pela coisa
Se eu colocar o motor em funcionamento, fora do ponto, o motor trava?
Esses homens eu tiro o chapéu... parabéns mestres. Ótimo vídeo.
Bom de mais esse professor é fera, passa bastante confiança.
professor sou mecanico... o senhor e bom e sincero em... gostei da sua explicacao vou dar like...
Top demais. Quanto ensinamento e muita honestidade. Virei fã.
Incrível professor , admiro muito seu conhecimento.
O trabalho do mecânico tem obrigação de resultado. Se não quiser correr risco, sendo uma pedida paliativa, tem de colher por escrito a conivência do cliente.
Década 90 tínhamos Suzuki Swift que era 3 cilindros e andava bem.
Os vídeos são excelentes com o Professor. Toda equipe e muito bons
Parabéns pela explicação,de tirar o chapeu ,pra tudo isso,show.
Muito bom .estou sempre com vocês.
Muito comum motor ap com pressão de oleo alta alem do normal , provavelmente a um problema na valvula de alivio em que ela estar travada fechada impedindo o alívio da pressão do oleo , em algums caso estoura até o filtro lubrificante
tenho um Santana 1.8 ano 86 . Está saindo óleo pelo respiro do motor bem no anti chamas . se eu acelerar forte sai uma fumaça branca no escapamento .
me disseram pra trocar o retentor de válvulas , como posso saber se é o retentor de válvulas ou anéis ?
essa pra mim é novidade, usar folha de jornal para medir folga, que doideira.
Parabéns pelo profissionalismo.
Vou dizer mais uma vez o melhor canal do RUclips.
Bom começo de ano pra vocês 👏👍
Tenho um carro da Ford ano 2003.
A cada 2.000 km precisei repor 1lt de óleo. Meu mecânico de confiança, falou que em motor de outra marca, trocou somente os o retentores de válvulas, resolvendo totalmente o consumo de óleo.
Obs: estes motores estão com 180.000km com manutenção preventiva anual.
Eu ja fis este procedimento mas texei bem claro para o meu cliente ate deu garantia de 3 mês
Sim, pois se o cilindro estiver muito desgastado , apenas trocar os anéis não vai resolver
Acabou de ganhar mais um inscrito!!!
Vídeo show de bola, parabéns a essa dupla. Quando sai o vídeo falando sobre Injeção direta + Etanol?
O vídeo estará em breve no nosso canal. A matéria já saiu na revista e está aqui: omecanico.com.br/diagnostico-basico-dos-injetores-no-volkswagen-up-tsi/
Já troquei só anéis e bronzinas moveis e rodei 86.000 km sem baixa de óleo e batidas no motor e dava pra rodar mais.
Motor de concepção antiga, tenta fazer isso num ae111, ou num Fire.
@@miguelcavalcantelopesjunio5145 fire trava tudo , agora vhce pode fazer e rodar mais 100 mil sem problemas
@@miguelcavalcantelopesjunio5145 Meu pai tem um Palio Fire 2004 com 230 mil kms rodados que nunca foi aberto o motor e nos 12 anos que ele tem o carro, o Palinho não apresentou nenhum problema grave. Só que agora o nível de óleo está descendo rápido, acho que chegou o dia dele deixar uma bela grana na oficina, kkk.
@@miguelcavalcantelopesjunio5145 fiz troca de anel no ela 111 1.6 e rodei 10 mil km e n baixou oleo
Vídeo muito bacana msm . Parabéns ao canal !! Ver vídeos de quem realmente entende e outro nivel 👏👏. Meu Palio fire 1.0 8 v ano 2004 está queimando óleo não sempre as vezes percebo e pouco mas queima e as velas estão secas oque pode ser ?
Como você não informou a quilometragem, há possibilidades de ser pelo retentor de válvulas ou pelos anéis. Leve o veículo a uma oficina e solicite a medição da compressão do motor.
Muito bom parabéns tirei minhas dúvidas
Perfeito muito bem explicado ... Showww
Bom dia , qual é melhor : fazer o motor por completo ou comprar um motor parcial ?
Top demais 👏, parabéns dr, muito bom
Motor 1.8 ap...a bronzina mancal vazada vai no mancal próximo a bomba óleo. C instalar em outro local vai ter excesso pressão óleo.
Excelente apresentação! Parabéns pelo canal! Abraço!
Temos um alto problema com as retíficas normalmente.
Elas não fazem um serviço com precisão.
Antigamente os motores eram outros e de outras tecnologias e com frequência se fazia trocas de anéis e hoje se vc não for negligente com revisões vc também por ventura poderá fazer, tudo vai de como estão os componentes do motor e qual a vontade do mecânico em fazer isso pois muitos não o querem fazer pois o costume é retifica tudo hoje mas, vc que é dono do veículo pode polpar, coisas desnecessária e seu motor vai ter vida muito longa
Parabéns pelo vídeo
Eu fiz isso no meu.... já rodei 70mil kms...ficou top...foi em 2014.👍
Bom saber , 70 mil km é bastante, valeu a pena
@@teedtiago8188 fiz quando o hodômetro marcava 160.000 rodados...hoje tá com 230 mil...👍👍👍👍
Troquei os anéis gastos por novos na mesma medida....STD...ficou 👍...
O pessoal começa a ver vídeo e já quer sair montando motor. Pelo menos estude e como o professor disse, tenha ferramentas 👍🏻
Eu fiz isso na minha Spin e resolveu troquei os anéis e bronzinas e um brunimento no cilindro e resolveu. Estava baixando quase 1 litro a cada 500 km.
Tenho um Siena 1.4 fire.
Gasta um absurdo de óleo.
Em média 1 litro a cada mil km.
Sem vazamentos e a gente não vê fumaça também não.
Porém a ponta do escapamento está bastante carbonizada.
Gastou quanto pra fazer esse serviço?
@@dilceuferreira9991 faz a troca de aneis fica top amigo. E uma leve brunida também.
Show
O professor aí entende muito!
Muito bom, ótimas respostas!
Dúvida: Foi feita a troca do kit embreagem em uma Kangoo, com a caixa de câmbio desmontada não foi identificado nenhum defeito, inclusive no retentor do eixo piloto. Porém algum tempo depois, o carro voltou sem embreagem em alta rotação. Desmontado a caixa e constatado que o retentor do eixo piloto vazou e o óleo condenou a embreagem. Agora o cliente quer garantia tanto da peça quanto mão de obra. Como proceder? Afinal de contas nesse caso o mecânico não teve culpa, nem a peça (embreagem) e nem o cliente.
Bom dia eu gostaria de saber se quando você troca os anéis o ponto do motor Muda
Muito bom!!
Show de explicação 👏👏👏👏
Será que é possível ter no veículo sensor de temperatura sonoro , para quando o veículo superaquecer?
Sim... Não só é possível, como alguns modelos equipados com computador de bordo possuem esse recurso.
A Parati 1.8 , não pode estar com o respiro entupido?
Tenho um Palio 2002. 287mil km. Somente em alta rotação está fumando branco. Baixa óleo de acordo com o tanto que rodar, em uso severo chega a baixar 1lt/semana. O que tenho feito é completar o óleo 15w40 e trocar a cada 10 mil.
Não bate, não raja, não perde força, não baixa água, só está queimando óleo. Vou ver até onde vai dar, porque abrir só pra trocar anel não compensa, e não tenho dinheiro agora para fazer o motor completo.
Idêntica a minha situação mesmo carro com 290 000 km, passei a usar óleo 20w50 mineral com trocas a cada 5000km e adiciono o bardahl Prolonga, melhorou 100%
Jornal pra medir folga??? . Depois vou colocar pasta de dente no meu processador pra ver se melhora a condutividade térmica, pois ele anda meio esquentado...
Pelo menos cárie o processador não vai ter rs.
Os Motores 3 cilindro é um problemão para a oficina e para o dono dos carros...
Um otimo video porem estao usando muito termos técnicos
Qual o risco na substituição de cavaletes de arrefecimento originalmente de material plástico, como no JAC J3, Zetec Rocam ou até mesmo nós motores EA-111, por componentes de liga de alumínio?
Pergunto sobre riscos além da questão de medidas, pois muitos destes não tem a mesma dimensão do original.
Questão complexa. Com relação ao material em si, quando há opções de mercado em alumínio e plástico de engenharia, a opinião entre as principais fabricantes dessas peças pode variar. Existem empresas que fabricam ambas as opções e defendem que a carcaça (ou cavalete) de alumínio é mais segura e resistente contra vazamentos. Já outras empresas alegam que a carcaça de plástico (que geralmente, nesse tipo de situação, é o material da peça original) pode servir como uma espécie de "fusível" do sistema, ou seja: se a carcaça de plástico sofrer uma deformação que leve ao vazamento de líquido, significa que o sistema de arrefecimento está comprometido e o veículo precisa de reparo - um problema que a carcaça de alumínio iria "mascarar" pela própria resistência à deformação. Procuraremos falar sobre o tema em breve.
Mais uma vez, muito obrigado equipe @@OMecaniconline !
excelente dicas
Boa noite! O motor após ser montado, tem um limite de velocidade até a primeira troca de óleo para amaciar as peças. Se esse processo não for feito o motor corre risco de travar antes da primeira troca?
As montadoras pré amaciam o motor na bancada de testes. Por essa razão não solicitam esse cuidado. Amaciar o motor reformado, principalmente se o mesmo não for previamente testado em bancada, é uma boa pratica. Sim, o atrito das camisas recém brunidas com os anéis e pistões novos, é um pouco maior. Promover um assentamento das peças, não abusando da potência (uso normal) aumentará a vida útil do motor. Mas existe uma diferença entre utilizar normalmente e forçar no limite ou além. O risco de acidentes internos aumenta. Mas não quer dizer que necessariamente ocorrerão.
QUE BOM UM EDUCADOR NA FMU
FAÇO BIOMEDICINA LA..
Eu posso trocar somente o jogo de aneis do motor EA111?
Qual óleo correto que devo usar no Fiat uno fire gasolina ano 2003
O lubrificante correto para usar ni Fiat Uno, é o 05W30 sintético.
Pressão de óleo excessiva prejudica o que no motor, retentores e mais o que. Minha pajero diesel está com 2 bar em marcha lenta com motor quente, frio fica em 4 bar e vai a té 5bar qdo acelero.
E quem disse que está excessiva? O que diz a Mitsubishi a respeito? Quais as pressões recomendadas? À medida que o motor esquenta, as folgas aumentam e a viscosidade do lubrificante cai. Logo, a pressão do sistema tende a cair em marcha lenta. Mas existem valores mínimos determinados pelo fabricante. Alguns manuais do proprietário trazem esses valores.
Obrigado.. A pressão.esta dentro do especificado. Min marcha lenta é 0.9 bar. A do motor esta dentro. Perguntei o que acontece no motor se a pressão.for muito alta, alem do 6 bar que é omrecomendado pra válvula de alivio abrir. Obrigado amigo.
Minha dúvida é em relação a troca de óleo do câmbio manual. No meu caso, possuo um PSA (pug 307) e a fábrica diz que não troca. Trocar ou não trocar ? Desde já obrigado !
Realmente existem casos em que a montadora afirma que o fluido tem validade para toda a vida útil do veículo. No entanto, o chão de oficina mostra que a troca periódica, mesmo nesses casos, melhora o funcionamento do componente. Se utilizado o lubrificante correto e feito o procedimento adequado, mal não faz.
Tenho um corolla 2003 e quando ligo frio ele faz um barulho tipo tec tec,não muito alto, mas quando o motor esquenta atinje a temperatura de trabalho o barulho some, e o motor fica lisinho. O q será q pode ser?
O meu Ka Zetec também. Uns 3 segundos de tec tec. Acredito que sejam as válvulas, já que na primeira ligada, o óleo está quase todo no cárter
Pode ser tuchos cansados, provavelmente estão perdendo a capacidade de ficar com pressão de óleo, mas e bom analisar com mais detalhes. É possível fazer somente troca dos tuchos, se for isso.
Eu acredito que quando o carro está frio (1 partida do dia) as peças não estão lubrificaras já que o óleo está no cárter então gera esse barulho pelo atrito até o óleo lubrificar todas as peças e ficar reloginho como deve ser
Ele usa tuchos hidráulicos? Se sim, pode ser isso, leva um tempo até o óleo sair do Carter e subir até chegar na parte de cima pra encher os tuchos. Faz sentido pela descrição que você fez.
deve ser barulho de tucho de válvula, quando é lubrificado totalmente para o barulho, pode olhar se a bomba de oleo está com algum entupimento
Boa noite.
Estou com um SUBARU LEGACI 2.0 GL 1995, com problema no conta giro o que pode ser ?
muito bom
Tenho um gol bola 99 tá fumando muito .não tenho dinheiro pra ajeitar quanto tempo dá pra rodar.com ele
Tenho um palio weekend 1.5 8v fiasa fumando muito,troquei o cabeçote completo e mandei brunir o blocos e troquei os aneis e correto
Conte como ficou
Itamar de Caxias do Maranhão porque o motor do Corolla 2.0 2012 flex não presta fazer reparo depois de super aquecimento?
tenho um gol g3 motor ap ele usa oleo 15w40 sendo que o recomendado é o 5w30 ja peguei o carro assim gostaria de saber se seria melhor manter o oleo 15w40 ou volto para o 5w30 o carro esta com 130 mil km
Amigo,se não estou enganado, o seu veículo não utiliza o óleo 5w30. A volkswagen trabalha com a especificação 5w40(sintético);porém,não posso afirmar que seria esse o específico para o seu carro. O motor AP,dependendo do ano do veículo,utiliza o 15w40 também.
Pode voltar pro 5w40 simm, o original dele, atente-se a especificação 502 00, o óleo 5w circula mais rápido no motor na partida fria, e o 100% sintético tem maior poder lubrificante, agora o 5w30 não sei onde viu, não tem no manual de nenhum Ap, e não vai ter uma pressão de óleo suficiente quando quente, não use não
Não precisa voltar não.
Óleo correto linha VW é 5w40
Qual modelo e ano?
Eu tenho uma daster e ela pela manhe fumaçeia um pouco depois normaliza o gue pode ser
Neste seu caso pode ser retentores de válvula. De um dia para outro ele vai acumulando (deixando passar óleo pelas válvulas) e quando vc dá a partida, queima o óleo que passou fazendo fumaça. Depois disso, a quantidade que passa nas válvulas trabalhando nem aparece. Parou o motor por um tempo, faz novamente. Troque os retentores que vai resolver! 👍🏻
Meu motor nem chegou a fundir e a oficina fez a usinagem completa com especificação do manual e foi colocado tudo novo de boa qualidade. Mas nossa gasolina destruiu todo esse belo trabalho, pois com apenas 20 mil km já está fumando 😔
Olá. Tem uma questão que eu gostaria de saber. sempre fiz errado, até descobrir que estava errado, mas não sei qual o problema poderia existir nesta ação que eu sempre fiz errado. É O SEGUINTE: Quando eu aprendia sobre motores, numa certa literatura que eu tenho, dizia que a configuração da ordem de ignição dos motores, começava pelo cilindro mais proximo do volante do motor. Ok. Então, sempre que eu regulava um motor (carburador) e montava no lugar os cabos de vela, e depois o ajusto do ponto de ignição, Eu colocava os cabos na ordem 1 3 4 2,. MÁÁÁÁÁÁÁSSS sempre começando pelo cilindro próximo do volante do motor. SÓ RECENTEMENTE foi que descobri que poucos motores ou apenas o CHT é que tem como considerado o primeiro cilindro, o que fica do lado do volante do motor. Todos os outros, são o contrario, ou seja, começa do lado da ventoinha.
MINHA PERGUNTA É: QUAL o problema em aplicar a ordem de ignição da maneira que citei acima?
VEJAM BEM: estou falando de motores carburados, onde o mecanico pode adequar o distribuidor e o cabo de vela, em função de qual cilindro ele colocar no PMS. Ou seja, o que fica do lado da ventoinha, ou o ultimo do outro lado.
Na configuração descrita, os êmbolos 1 e 4 são chamados gêmeos: se encontram na mesma posição porém em tempos motores diferentes. Ou seja, quando o cilindro 1 está em ignição (PMS final do tempo da compressão) o 4 está em PMS final do tempo de escapamento. E vice-versa. Se o motor pegou, você utilizou a referência correta. Na pior das hipóteses, a lâmpada de ponto não vai achar a marca zero na polia ou volante. Daí é só inverter.
Eu quero sabe se.eu troca os aneis precisa da passe no cabeçote
O motor nuca foi aberto é estande o carro é uno feire
Inspeção (dimensões, estanqueidade, etc.): sim.
Revisão das válvulas e troca de retentores: sim.
Usinagem da face: apenas se for necessário.
Professor, já q falou em troca de aneis, oq vc diz sobre (meia sola) troca de aneis e bronzinas em motores já muito rodados cansados
Depende do projeto
Troca de anéis não é o serviço correto. É preciso avaliar bém para valer a pena e não deixar o do mecânico na reta!
Como faço entrar mecânico pro
Olá, por favor, acesse o site: mecanicopro.com.br/
Eu estava pensando isso agora mesmo kkkkkkk
Que medo
Será que um dia ainda vai voltar os carburadores kkkkk
JÁ OUVI FALAR TAMBÉM DA ""MEIA SOLA"" PARCIAL E DA ""MEIA SOLA"" TOTAL KKKKKKKKK
👏🏻
👏👏👏👏👏👏
Like 👍
Fala para esse motor parar de fumar porque faz mal pra saude. kkkkkkk