Vídeo monstro. Sempre fiquei encasquetado em como faltava, nos quadros marxistas brasileiros, um quadro capaz de manter um discurso ao mesmo tempo acadêmico, não vulgar, não simplificacionista, e facilmente compreensível pra quem tenha vontade de ouvir. Acompanho seu trabalho desde o blog porque sempre vi em você este tipo de quadro, que eu to ligado que o partidão tem buscado formar. Parabéns. Se possível, Jones, pense num formato de vídeo mais curto, com "tópicos" do vídeo que poderiam ser compartilhados em Whatsapp e afins, como um chamariz pro seu material aqui no RUclips.
@@JonesManoel não em detrimento ao sensacional trabalho já em curso, acho que as sugestões do companheiro podem estender o alcance dos videos. Parabéns e bora pro próximo, que mal posso esperar.
Sim. Este papel que devia ser feito pela Universidade mas ela está muito preocupada com seus signos e suas insígnias. Inclusive na esquerda. Estou feliz demais com a existência desses moços que divulgam o pensamento marxista, em particular com o Jones que é, na minha opinião, o mais apaixonante, além de lúcido. Sem lucidez a gente vai na direção errada, sem paixão a gente morre. Valeu, camarada.
Certamente esse cara não esse Jones, segundo Marx no socialismo os meios de produção estão sobre os domínios do proletariado, eliminando assim a possibilidade de o burguês se apropriar do excesso de produtos. Na China os meios de produção estão em mãos privadas, e a mais valia fica com o dono da fábrica. A China é uma máquina que produz bilionários.
@@joaocherini9364bem no meio do video ele explica como o partido chinês e os sindicatos tem um papel de regulaçao, além de que parte da economia é diretamente relacionada com o estado, este que monopoliza o poder político (mesmo que a burguesia tenha uma presença substancial) e tenta tocar o processo de transição socialista
Jones Manoel, bom ouvi-lo. Realmente, o período da Europa colonizadora coincidiu com seu período de força náutica. Recolheram tanta riqueza que até hoje são poderosos. Mas a maré é rainha; vai e volta.
Rapaz estou ti vendo e ouvindo hoje pela primeira vez olha camarada depois de muito tempo ouvindo alguém com paixão pelo que faz mais de uma maneira inteligente e inteligível, parabéns vou vê tudo o que vc já tem e mandar para amigos, parabéns pela paixão sem paixões.
Aula magistral! Você é um grande professor. A academia - desde os anos fhc (com minúsculas) - despreza a docência em proveito da "pesquisa" (entre aspas, porque não pode haver docência sem pesquisa, agora sem aspas), o que faz que seus professores, via de regra, ponham a docência e, consequentemente, os alunos, num plano secundário. É o modelo da "produtividade" (de boçais, eu acrescento). Espero que você, com sua capacidade de exposição e admirável fundamentação teórica, ingresse numa universidade: fará a diferença, tenho certeza.
É tão satisfatório alguém produzindo pensamentos complexos e refutando premissas infundadas. É muito intelectualmente estimulante. Não canso dos seus vídeos 🙏🏼👏👏
Camarada, você poderia fazer um vídeo (ou texto) analisando o socialismo no Vietnã? Acredito que a situação no Vietnã seja bem semelhante à da China, mas existem pouquíssimos materiais bem feitos sobre o assunto, ainda mais em português, então só podemos fazer suposições por enquanto. As suas análises sobre União Soviética, China e Coréia tem sido de grande contribuição para desmistificar as baboseiras imperialistas que se fala comumente sobre esses países, mas ainda falta uma análise sobre o Vietnã
Olá, assisti recente um vídeo de uma vietnamita que trás um pouco da história do país, e com isso, ela explica o cenário político e social atual. É interessante, e pelo que me parece ela é militante comunista. Na verdade, o canal dela dela de uma forma geral, que se chama "Luna oi!", trás muitos conteúdos sobre o Vietnã. Link do vídeo que me referi: ruclips.net/video/mMubOw5H-yo/видео.html
É simplório afirmar que é o Anti-Petismo que alimenta o bolsonarismo. Fascismo é ódio, é filho do MEDO. O MEDO sim, é a grande ferramenta de controle social. Medo de que? Hipótese: a TV Globo, criada com dinheiro do grupo Times-Life (e independentemente de haver ou não financiamento do governo americano nisso, é fato: essa TV é instrumento do imperialismo; vide law-fare da Lava Jato e por aí afora), promove o MEDO em toda a sociedade por meio de um tripé: violência urbana, corrupção e identitarismo. Corrupção é tema já bastante debatido, e todos achamos que essa seja a grande questão do "Anti-petismo". Não é! Bonner com suas expressões típicas apresentando, de um lado, a bestialidade da violência (sei que as outras TVs exploram muito mais o sangue, mas quem dá a pauta é a Globo) e, de outro lado, a corrupção e os abusos policiais, é o que deixa os pais de família "setados" para o fascismo. A dramaturgia dessa TV, de outro lado, cria um mundo de Quixote lutando contra os moinhos da hipocrisia: os pais de família são os hipócritas, e os outros são santos (preciso dizer que não faltam pais de família hipócritas? Mas todos, é muito ... Isso assusta muitos, e incomoda outros e, explorado pelas redes de fake-news, "seta" boa parte da sociedade para o anti-esquerdismo. O ponto que vejo inédito é a discussão sobre o caráter proposital disso. Agrada as esquerdas identitárias, acredito, e justamente aí faz parecer que isso seja esquerda: apenas identitarismo. Se vocês pensarem sobre isso já será ótimo, pois pensarão melhor que eu, que ouso sugerir: A esquerda deve: 1 - Abraçar a causa da segurança pública. Abraçar os policiais (que são mortos cotidianamente, o que é inaceitável!). Abraçar um revolução nacional pela PAZ, pelo resgate dos jovens, de um lado, mas pelo combate ao crime com a intensidade necessária diante do quadro em que essa violência é dos principais fatores que impede o crescimento da economia (que, sabemos, tirará muitos da violência); 2 - Levantar a bandeira da defesa da maior minoria desse país: os TRABALHADORES. Mulheres, negros, lgbts, intelectuais, todas essas outras "minorias" (enquanto pouco representados no poder) se encontram aqui: todos são TRABALHADORES, e isso é uma dignidade abençoada!
Excelente análise ! Parabéns Jones Manoel pelo inteligente e solidário trabalho de difusão do pensamento de Domenico Losurdo. Conheci Losurdo pessoalmente, em um evento realizado pelo grupo de pesquisa GSERMS que participo na UFMA que contou com a presença desse grande intelectual gramsciano. Foi um momento de grande riqueza para nossa formação e atuação acadêmica e política na vida social .
E já tem um PIB per Capita superior ao Brasileiro!!! Está prestes a ultrapassar o PIB per capita de muitos países da Europa, incluindo o meu, Portugal.
É um crescimento espantoso, sem sombra de dúvida, mas isso não significa que seja um país socialista. A Coreia do Sul também cresceu muito e superou o subdesenvolvimento sendo um país capitalista. De todo modo, esses países do sudeste asiático mostram que é possível superar a condição de país dependente (mas que seria possível um mundo sem a dicotomia imperialismo/dependência? Sem superar o capitalismo? Ou isso já seria um passo na direção da superação do capitalismo?)
Jones, o que pensa do filme "American Factory"? Me intrigou nesse filme como o papel parece se inverter quando uma multinacional chinesa abre fábrica nos EUA: os trabalhadores americanos querem se sindicalizar contra forte campanha pela administração da empresa. Os trabalhadores americanos buscam defender sua jornada 8h/5 dias semana contra o aparente padrão 12h/6-7 dias semana dos trabalhadores chineses, sem falar nas condições de segurança no trabalho.
A questão trabalhista na China (e no mundo) deve ser estudada, conhecida e constantemente modificada sempre em prol dos trabalhadores. Porém, ao pensar nesse filme, não podemos nunca esquecer que é da produtora dos Obama - e o primeiro, chegando pra levar "quebrar tudo" no ocidente, levar Oscar e os escambau.
mesmo 2 anos depois, comentando pra dar aquela força no algoritimo - e pra "conversar" tbm: o socialismo com características chinesas (pra usar o termo usado no próprio país) e o sucesso do PCCh tem sido meu tema de maior interesse no momento. a leitura de Arrighi sobre a questão econômica e geopolítica é irretocável até hj. As leituras do Elias sobre a dinâmica econômica e geopolítica atual tbm são brilhantes. Porém, é muito dificil achar teorias e analises concisas sobre a formação social dessa experiência. O mais complicado é que quem mais teoriza sobre isso na atualidade, ironicamente, é o próprio Xi Jinping - que sem dúvida é um intelectual, mas obviamente sua leitura se confunde com plano de governo e a visão q o comitê central do partido tem de si mesmo. abs, camarada, nos vemos nas lutas
Jones, vc é um tremendo professor, muito bem preparado e fala com muita didática. Eu adoro as suas análises, e a sua ótica é límpida como o cristal bem polido. Mas - POHAN! - arranja um microfone melhor!!!! PLEASE!!!!
Sempre comento isso em suas publicações e vim fazer o mesmo VIVA MEMÓRIA E OBRA DE DOMENICO LOSURDO !!!! Maior escritor dos séc.xx e xxi. Quem discorda não leu
Alguém ai assistiu "Indústria Americana"? Através do ponto de vista do doc, que deixo claro, foi produzido no império e requer ressalvas em sua análise, fica ao meu ver bem estabelecido que a participação do PCC dentro das empresas ocorre principalmente em função da regulação e fiscalização em torno de diretrizes de produção que atendam ao plano de desenvolvimento nacional estratégico chinês.
A sua análise é muito esclarecedora. Temos um grande desconhecimento da China, claro que há pontos em aberto e a sua análise foi coerente. Quanto ao exercício do poder por parte da burguesia chinesa também tenho dúvidas, geradas pelo desconhecimento. Tenho lido alguns jornais chineses. Vi vídeos de brasileiros que viajaram para a China e, em particular tenho um amigo que visita o pais com frequência, que me reportam um crescimento da qualidade de vida do povo chinês. Lembremos que sob a dominação colonialista, a China vivia longos períodos de fome, de doenças -- coisas pouco conhecidas aqui no Brasil, principalmente agora, quiando assistimos ao desmonte de uma tentativa bastante débil de um estado social. A revolução socialista, e isto é de máxima importância de ser ressaltado, foi a causa principal do formidável crescimento da República Popular da China. Mas concordo contigo, há inúmeros pontos em aberto. A propósito, o jornalista brasileiro, Pepe Escobar tem falado muito sobre a estratégia econômica da RPC, costumo ler e assistir são muito ilustrativos, trata-se de uma competição com o mundo imperialista, que a RPC tem assumido a hegemonia e, acredito que em uma década o panorama terá mudado. Em resumo, ainda que tenhamos dúvidas de como é a RPC, uma coisa é certa, sem a revolução socialista, a China estaria ainda como um país subjugado e governado por capachos do imperialismo.
Jones, eu gosto muito como vc sempre é muito coerente e apresenta todos os pontos sem malícia ou de modo tendensioso. Acho legal sua posição humilde de afirmar que não tem opinião formada de um assunto, sendo que com ctz vc ja pesquisou muito sobre, muito mais que a maioria da glr pro ou contra a China. Seu trabalho é incrível, obrigada por ser uma fonte de informacao responsavel no meio de olavos de carvalhos e guga chacras. Muita força, vc me motiva a ser mudanca no mundo.
mto bom! sobre o poder político: 1 a cada 10 chineses integram o partido. O número por si só não diz nada, mas pode apresentar uma ampla integração das pessoas ao partido
Além de crescimento do PIB per capita a China ultimamente vem caindo o GINI também. Ele ainda é um pouco alto por causa da desigualdade brutal entre campo e cidade. Mas olhando o GINI separado de cada um já vem a patamares bem mais razoáveis.
Jones, de acordo com a temporalidade chinesa o processo de transição socialista é extremamente factível. Não é só sobre o futuro. É sobre o passado, presente e futuro desse processo. E uma nota sobre "moderadamente próspera": lembre, isto é uma tradução. "xiaokang" tem um profundo significado para a civilização chinesa, relacionado à valores de humanidade, que não podem ser interpretados com a visão técnica da palavra [latina] "moderadamente".
Jones, se me permite. Acho q essa dicotomia Forças Produtivas x Relações de Produção não é tão polêmica quanto parece. Acredito que Marx tenha resolvido essa questão em a Ideologia Alemã e, pelo que ja li a respeito, na Crítica ao Programa de Gotha. O que ocorre é que as relações de produção só podem caminhar em direção ao socialismo/comunismo se houver forças produtivas capazes de gerar abundancia de riqueza. A máxima da sociedade comunista "de cada um conforme suas capacidades, a cada um conforme suas necessidades" só pode ocorrer fora do "reino da escassez" capitalista. Portanto, me parece que a relação Forças Produtivas x Relações de Produção é mais ou menos assim: o desenvolvimento das forças produtivas devem estar POLITICAMENTE comprometidas com a promoção de relações de produção socialistas em direção ao comunismo. Minha opinião. E pra mim, outra questão importante pra considerar ou nao a China socialista, além do ponto q vc tocou do poder político, seria sobre o imperialismo. Se o Estado Chines tiver propensões de hegemonia e subjugação acho q nao poderia ser classificado como socialista, nao nos termos marxistas-leninistas. O que acha?
Excelente vídeo, Jones. Tornei-me mais simpático ao marxismo ("socialismo autoritário", como chamam as pessoas de minha antiga posição, tsc) durante essa crise global. Acho seu conteúdo fantástico e tenho uma dúvida, só assisti esse vídeo agora e não sei como está sua posição sobre a China atualmente, também. Citas no vídeo uma distinção entre correntes que priorizam o desenvolvimento das forças produtivas (Losurdo, como exemplo) e correntes que priorizam a derrubada das estruturas sociais burguesas como a propriedade (Althusser, como exemplo). Quais outrs autors (suprimo os artigos como alternativa neutralizante) marxistas estariam em cada um desses campos? Se alguém souber responder, seria de grande auxílio. Abraço a(o)s camarads desse planeta.
Esse tipo de vídeo é importantíssimo para desconstruir a imagem que a propaganda anticomunista passa da China no ocidente. Até pouco tempo eu acreditava em tudo, ainda bem que me libertei dessas mentiras, vou ler os textos linkados com certeza Valeu
Jones, estou adorando conhecer as suas ideias... Já entendi um pouco delas e já incorporei o que pude... Mas o documentário francês chamado "o mundo segundo Jin Ping" ainda me faz pensar na China como o grande perigo para o futuro da democracia... Você já viu? Adoraria saber o que você acha.🙏✊
Caro Jones, aprecio muito o teu trabalho. Ma o David Harley em seu livro sobre “ A breve história do neoliberalismo “ considera a China essencialmente capitalista! Gostaria que vc lesse esta fonte e comentasse a respeito. Abraço
Haaa, mais uma vez você me ganhou no detalhe, estava assistindo o vídeo com profundo ceticismo, vendo falar sobre como o partido comunista chinês representa os trabalhadores, e que a burguesia não possuí poder político na China, mas no minuto 14 do vídeo você mostra que realmente está atento ao fato de que o capital sempre terá algum nível de influencia.
Excelente vídeo camarada. Recentemente um trotsko, do canal Orientação Marxista fez um vídeo sobre o Stálin, e eu tenho que admitir, que bem elaborado. Creio que seja necessário não só debater com os anticomunistas, mas também com aqueles marxistas "autofóbicos", afinal é sempre bom lembrar que grandes revolucionários como Lênin, Mao, e até mesmo Marx sempre criticaram as vertentes oportunistas do movimento operário. Será que rola um vídeo-resposta ?
@@jblp92 viva o sistema colonial. O Brasil exporta produtos primarios e importa produtos manufacturados, tecnología e capital. E acabou nossas florestas e s biodiverdidade .
@@jblp92 você poderia apresentar as provas desse apoio? E como isso se relaciona com o fato da China ter reflorestado uma Amazônia inteira nos últimos 10 anos?
Jones Manoel; a classe trabalhadora [e quem não trabalha; ainda mais nesses tempos de novos conceitos de trabalho?] será respeitada e confiante em si mesma quando se democratizar a renda social ou renda cidadã. Um básico, evidentemente indexado ao Tesouro Nacional, que permita as pessoas se ligarem ao destino do país.
Estou disposto a fazer o debate sobre a China. O problema é extremamente complexo e pouco conhecido entre nós. Penso que uma análise do conceito de "forças produtivas" em Deng Chiao Ping seria um bom ponto de partida. Como pensar por exemplo a relação entre o crescimento da produtividade e a questão ambiental?
Era um vídeo desse que eu queria ver! Os outros vídeos sobre China, me parece, tinham mais o objetivo de contrapor a propaganda imperialista, mas ficou faltando a crítica pela esquerda ao comunismo chinês.
Vídeo monstro.
Sempre fiquei encasquetado em como faltava, nos quadros marxistas brasileiros, um quadro capaz de manter um discurso ao mesmo tempo acadêmico, não vulgar, não simplificacionista, e facilmente compreensível pra quem tenha vontade de ouvir. Acompanho seu trabalho desde o blog porque sempre vi em você este tipo de quadro, que eu to ligado que o partidão tem buscado formar. Parabéns.
Se possível, Jones, pense num formato de vídeo mais curto, com "tópicos" do vídeo que poderiam ser compartilhados em Whatsapp e afins, como um chamariz pro seu material aqui no RUclips.
Boa sugestão, camarada. Vou pensar nisso
@@JonesManoel não em detrimento ao sensacional trabalho já em curso, acho que as sugestões do companheiro podem estender o alcance dos videos. Parabéns e bora pro próximo, que mal posso esperar.
Sim. Este papel que devia ser feito pela Universidade mas ela está muito preocupada com seus signos e suas insígnias. Inclusive na esquerda. Estou feliz demais com a existência desses moços que divulgam o pensamento marxista, em particular com o Jones que é, na minha opinião, o mais apaixonante, além de lúcido. Sem lucidez a gente vai na direção errada, sem paixão a gente morre. Valeu, camarada.
Certamente esse cara não esse Jones, segundo Marx no socialismo os meios de produção estão sobre os domínios do proletariado, eliminando assim a possibilidade de o burguês se apropriar do excesso de produtos. Na China os meios de produção estão em mãos privadas, e a mais valia fica com o dono da fábrica. A China é uma máquina que produz bilionários.
@@joaocherini9364bem no meio do video ele explica como o partido chinês e os sindicatos tem um papel de regulaçao, além de que parte da economia é diretamente relacionada com o estado, este que monopoliza o poder político (mesmo que a burguesia tenha uma presença substancial) e tenta tocar o processo de transição socialista
Me chamaram esses dias de Jonesminion, fiquei orgulhoso 🥰
Rsrsrs, nem sabia que isso existia
Kkkkkkkkkkk
To quase uma jonesquete
Marxismo-jonesnismo
Jonezete ficaria melhor!
Jones Manoel, bom ouvi-lo.
Realmente, o período da Europa colonizadora coincidiu com seu período de força náutica.
Recolheram tanta riqueza que até hoje são poderosos.
Mas a maré é rainha; vai e volta.
Prezado. Você é fantástico. Me orgulho de sua clareza, cultura e juventude revolucionária. Muito obrigado. Fraterno abraço!✊👊
Obrigada, Jones.
Excelente vídeo, camarada. Tem feito um ótimo trabalho de divulgação do marxismo-leninismo, e um combate efetivo ao anticomunismo e à autofobia.
É quente. Vamos simbora
Meu camarada, voce está responsável pelo meu retorno ao PCB. Estou refletindo bastante sobre isso. parabéns pelo trabalho.
Que bom ter conhecido vc, Jones.
Rapaz estou ti vendo e ouvindo hoje pela primeira vez olha camarada depois de muito tempo ouvindo alguém com paixão pelo que faz mais de uma maneira inteligente e inteligível, parabéns vou vê tudo o que vc já tem e mandar para amigos, parabéns pela paixão sem paixões.
Você é show Jones Manoel.
Muito Obrigado, camarada Jones! Eu aproveito bastante os seus vídeos para continuar me atualizando...
Sempre muito bem colocado os teus pontos!
Que pena que não vai rolar esse encontro jones e losurdo, seria demais!
Excelente vídeo. Parabéns, Jones e muito obrigado pela aula.
Parabéns, Jones.
conversei com meus alunos de cursinho popular sobre essa questão da China e recomendei seus videos para aprofundamento
Esse é o tema que vejo bastante confusão...
Sintetizou meu cerebro vendo esse video kkkkkk
Aula magistral! Você é um grande professor. A academia - desde os anos fhc (com minúsculas) - despreza a docência em proveito da "pesquisa" (entre aspas, porque não pode haver docência sem pesquisa, agora sem aspas), o que faz que seus professores, via de regra, ponham a docência e, consequentemente, os alunos, num plano secundário. É o modelo da "produtividade" (de boçais, eu acrescento). Espero que você, com sua capacidade de exposição e admirável fundamentação teórica, ingresse numa universidade: fará a diferença, tenho certeza.
Excelente debate Jonas.
Losurdo tá na minha listinha de autores que preciso ler pra ontem.
Obrigada Jones!
Sensacional. Obrigada Jones. Aprendi bastante como sempre.
Alimentando o algoritmo, parabéns Jones
Valeu, camarada. Não esquece de compartilhar, favor
Grande Jones! EXCELENTE video! Ja compartilhando.
Quê aula!!! Palavrões brotam da minha boca!!!
Que canal, meus amigos! As informações que o Jones traz são muito importantes.
Valeu, camarada. Não esquece de compartilhar, favor
Fala Jones, não rola um vídeo sobre a concepção marxista da educação ou como a educação nos países socialistas se estruturam?
Apóio
ô loko! baita tema! daria pra fazer ate um bate papo com outros educadores/pesquisadores da educação hein
Muito bom 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Muito bom! Parabéns Jonas!
É tão satisfatório alguém produzindo pensamentos complexos e refutando premissas infundadas. É muito intelectualmente estimulante. Não canso dos seus vídeos 🙏🏼👏👏
Show de aula
Muito bom Jones.
Acabei de me tornar apoiadora do canal!!
Vídeo necessário. Comentando pra aumentar o engajamento.
Camarada, você poderia fazer um vídeo (ou texto) analisando o socialismo no Vietnã? Acredito que a situação no Vietnã seja bem semelhante à da China, mas existem pouquíssimos materiais bem feitos sobre o assunto, ainda mais em português, então só podemos fazer suposições por enquanto. As suas análises sobre União Soviética, China e Coréia tem sido de grande contribuição para desmistificar as baboseiras imperialistas que se fala comumente sobre esses países, mas ainda falta uma análise sobre o Vietnã
Vai rolar ano que vem
@@JonesManoel Seria bom uma série sobre países socialistas.
Boa Artur Cruvinel
Olá, assisti recente um vídeo de uma vietnamita que trás um pouco da história do país, e com isso, ela explica o cenário político e social atual. É interessante, e pelo que me parece ela é militante comunista. Na verdade, o canal dela dela de uma forma geral, que se chama "Luna oi!", trás muitos conteúdos sobre o Vietnã. Link do vídeo que me referi: ruclips.net/video/mMubOw5H-yo/видео.html
É simplório afirmar que é o Anti-Petismo que alimenta o bolsonarismo.
Fascismo é ódio, é filho do MEDO.
O MEDO sim, é a grande ferramenta de controle social.
Medo de que? Hipótese: a TV Globo, criada com dinheiro do grupo Times-Life (e independentemente de haver ou não financiamento do governo americano nisso, é fato: essa TV é instrumento do imperialismo; vide law-fare da Lava Jato e por aí afora), promove o MEDO em toda a sociedade por meio de um tripé: violência urbana, corrupção e identitarismo.
Corrupção é tema já bastante debatido, e todos achamos que essa seja a grande questão do "Anti-petismo". Não é!
Bonner com suas expressões típicas apresentando, de um lado, a bestialidade da violência (sei que as outras TVs exploram muito mais o sangue, mas quem dá a pauta é a Globo) e, de outro lado, a corrupção e os abusos policiais, é o que deixa os pais de família "setados" para o fascismo.
A dramaturgia dessa TV, de outro lado, cria um mundo de Quixote lutando contra os moinhos da hipocrisia: os pais de família são os hipócritas, e os outros são santos (preciso dizer que não faltam pais de família hipócritas? Mas todos, é muito ... Isso assusta muitos, e incomoda outros e, explorado pelas redes de fake-news, "seta" boa parte da sociedade para o anti-esquerdismo.
O ponto que vejo inédito é a discussão sobre o caráter proposital disso. Agrada as esquerdas identitárias, acredito, e justamente aí faz parecer que isso seja esquerda: apenas identitarismo.
Se vocês pensarem sobre isso já será ótimo, pois pensarão melhor que eu, que ouso sugerir:
A esquerda deve:
1 - Abraçar a causa da segurança pública. Abraçar os policiais (que são mortos cotidianamente, o que é inaceitável!). Abraçar um revolução nacional pela PAZ, pelo resgate dos jovens, de um lado, mas pelo combate ao crime com a intensidade necessária diante do quadro em que essa violência é dos principais fatores que impede o crescimento da economia (que, sabemos, tirará muitos da violência);
2 - Levantar a bandeira da defesa da maior minoria desse país: os TRABALHADORES. Mulheres, negros, lgbts, intelectuais, todas essas outras "minorias" (enquanto pouco representados no poder) se encontram aqui: todos são TRABALHADORES, e isso é uma dignidade abençoada!
Excelente análise ! Parabéns Jones Manoel pelo inteligente e solidário trabalho de difusão do pensamento de Domenico Losurdo.
Conheci Losurdo pessoalmente, em um evento realizado pelo grupo de pesquisa GSERMS que participo na UFMA que contou com a presença desse grande intelectual gramsciano. Foi um momento de grande riqueza para nossa formação e atuação acadêmica e política na vida social .
Grande!
Muito bom. Compreender o Oriente é importante.
Fé em 2050! Hehe
Obrigado professor Jones! Vídeo necessário demais!
Tamo junto demais.
Excelente!
Monstro! Me sinto insignificante diante de tanto conhecimento, mas regozijada por isso mesmo
"Pequeno burguês, que faz cosplay de pobre" - a melhor! Kkkkkkkk
isso é um vídeo serio!!!!! manda ver no trampo jones
Também não tenho posição fechada, Jones. Complexo...
2020 eu quero ter a força e resistência dessa camisa do Jones.
quem sabe 2021...
Os vídeos estão cada vez melhores, camarada!
Em 1980 o PIB da China era metade do PIB brasileiro, hoje o PIB chinês é quase oito vezes maior e a China continua crescendo mais de 6% ao ano.
E já tem um PIB per Capita superior ao Brasileiro!!! Está prestes a ultrapassar o PIB per capita de muitos países da Europa, incluindo o meu, Portugal.
Sim, mas esse dado, por si só, não fala nada sobre o caráter da formação social
É um crescimento espantoso, sem sombra de dúvida, mas isso não significa que seja um país socialista. A Coreia do Sul também cresceu muito e superou o subdesenvolvimento sendo um país capitalista. De todo modo, esses países do sudeste asiático mostram que é possível superar a condição de país dependente (mas que seria possível um mundo sem a dicotomia imperialismo/dependência? Sem superar o capitalismo? Ou isso já seria um passo na direção da superação do capitalismo?)
@@portuguesecommunist5511 e a economia chinesa já é a primeira do mundo no índice PPC (poder de paridade de compra)
@@dsgarroux mas a Coreia do Sul não teve muito grande injeção de dinheiro do estados unidos?
Jones, o que pensa do filme "American Factory"? Me intrigou nesse filme como o papel parece se inverter quando uma multinacional chinesa abre fábrica nos EUA: os trabalhadores americanos querem se sindicalizar contra forte campanha pela administração da empresa. Os trabalhadores americanos buscam defender sua jornada 8h/5 dias semana contra o aparente padrão 12h/6-7 dias semana dos trabalhadores chineses, sem falar nas condições de segurança no trabalho.
Esse filme tb me chamou atenção nesse aspecto!
Aguardo resposta tbm
A questão trabalhista na China (e no mundo) deve ser estudada, conhecida e constantemente modificada sempre em prol dos trabalhadores.
Porém, ao pensar nesse filme, não podemos nunca esquecer que é da produtora dos Obama - e o primeiro, chegando pra levar "quebrar tudo" no ocidente, levar Oscar e os escambau.
Ótimo! Estava esperando por esse vídeo.
mesmo 2 anos depois, comentando pra dar aquela força no algoritimo - e pra "conversar" tbm: o socialismo com características chinesas (pra usar o termo usado no próprio país) e o sucesso do PCCh tem sido meu tema de maior interesse no momento. a leitura de Arrighi sobre a questão econômica e geopolítica é irretocável até hj. As leituras do Elias sobre a dinâmica econômica e geopolítica atual tbm são brilhantes.
Porém, é muito dificil achar teorias e analises concisas sobre a formação social dessa experiência. O mais complicado é que quem mais teoriza sobre isso na atualidade, ironicamente, é o próprio Xi Jinping - que sem dúvida é um intelectual, mas obviamente sua leitura se confunde com plano de governo e a visão q o comitê central do partido tem de si mesmo.
abs, camarada, nos vemos nas lutas
Cara, muito boa sua análise. Estou estudando e já, já leio esse Losurdo.
Vamos pra cima Jones
Jones parabéns pelo canal. Tente só melhorar um pouco o áudio. Muito agudo.
Jones, vc é um tremendo professor, muito bem preparado e fala com muita didática. Eu adoro as suas análises, e a sua ótica é límpida como o cristal bem polido.
Mas - POHAN! - arranja um microfone melhor!!!! PLEASE!!!!
Excelente.
Sempre comento isso em suas publicações e vim fazer o mesmo VIVA MEMÓRIA E OBRA DE DOMENICO LOSURDO !!!! Maior escritor dos séc.xx e xxi. Quem discorda não leu
Ou é vc quem não leu outros...
@@carloseduardolima9843 tô procurando entre outros. So nao encontrei mesmo. Se tiver sugestão ..
Muito interessante análise. Obrigada!
Tem que aumentar um pouco o som, por favor. Eu acho o máximo seus vídeos.
Alguém ai assistiu "Indústria Americana"? Através do ponto de vista do doc, que deixo claro, foi produzido no império e requer ressalvas em sua análise, fica ao meu ver bem estabelecido que a participação do PCC dentro das empresas ocorre principalmente em função da regulação e fiscalização em torno de diretrizes de produção que atendam ao plano de desenvolvimento nacional estratégico chinês.
Estudar pra passar em estágio e apoiar o canal do Jones
Muito bom
A sua análise é muito esclarecedora. Temos um grande desconhecimento da China, claro que há pontos em aberto e a sua análise foi coerente. Quanto ao exercício do poder por parte da burguesia chinesa também tenho dúvidas, geradas pelo desconhecimento. Tenho lido alguns jornais chineses. Vi vídeos de brasileiros que viajaram para a China e, em particular tenho um amigo que visita o pais com frequência, que me reportam um crescimento da qualidade de vida do povo chinês. Lembremos que sob a dominação colonialista, a China vivia longos períodos de fome, de doenças -- coisas pouco conhecidas aqui no Brasil, principalmente agora, quiando assistimos ao desmonte de uma tentativa bastante débil de um estado social. A revolução socialista, e isto é de máxima importância de ser ressaltado, foi a causa principal do formidável crescimento da República Popular da China. Mas concordo contigo, há inúmeros pontos em aberto.
A propósito, o jornalista brasileiro, Pepe Escobar tem falado muito sobre a estratégia econômica da RPC, costumo ler e assistir são muito ilustrativos, trata-se de uma competição com o mundo imperialista, que a RPC tem assumido a hegemonia e, acredito que em uma década o panorama terá mudado. Em resumo, ainda que tenhamos dúvidas de como é a RPC, uma coisa é certa, sem a revolução socialista, a China estaria ainda como um país subjugado e governado por capachos do imperialismo.
Valeu, camarada. Se puder, compartilha o vídeo, favor
Parabéns camaradas ótima síntese, bem fiel. Ficam em suspenso realmente esses pontos para debate.
Jones, eu gosto muito como vc sempre é muito coerente e apresenta todos os pontos sem malícia ou de modo tendensioso. Acho legal sua posição humilde de afirmar que não tem opinião formada de um assunto, sendo que com ctz vc ja pesquisou muito sobre, muito mais que a maioria da glr pro ou contra a China. Seu trabalho é incrível, obrigada por ser uma fonte de informacao responsavel no meio de olavos de carvalhos e guga chacras. Muita força, vc me motiva a ser mudanca no mundo.
bom demaaais
Boa Jonão
mto bom! sobre o poder político: 1 a cada 10 chineses integram o partido. O número por si só não diz nada, mas pode apresentar uma ampla integração das pessoas ao partido
Além de crescimento do PIB per capita a China ultimamente vem caindo o GINI também. Ele ainda é um pouco alto por causa da desigualdade brutal entre campo e cidade. Mas olhando o GINI separado de cada um já vem a patamares bem mais razoáveis.
Salve, guerreiro!
Vídeo necessário. Pouco material sobre.
Boa análise. To te conhecendo hoje!
Jones, de acordo com a temporalidade chinesa o processo de transição socialista é extremamente factível. Não é só sobre o futuro. É sobre o passado, presente e futuro desse processo. E uma nota sobre "moderadamente próspera": lembre, isto é uma tradução. "xiaokang" tem um profundo significado para a civilização chinesa, relacionado à valores de humanidade, que não podem ser interpretados com a visão técnica da palavra [latina] "moderadamente".
Muito interessante a análise.
Bom demais
Jones, se me permite. Acho q essa dicotomia Forças Produtivas x Relações de Produção não é tão polêmica quanto parece. Acredito que Marx tenha resolvido essa questão em a Ideologia Alemã e, pelo que ja li a respeito, na Crítica ao Programa de Gotha. O que ocorre é que as relações de produção só podem caminhar em direção ao socialismo/comunismo se houver forças produtivas capazes de gerar abundancia de riqueza. A máxima da sociedade comunista "de cada um conforme suas capacidades, a cada um conforme suas necessidades" só pode ocorrer fora do "reino da escassez" capitalista. Portanto, me parece que a relação Forças Produtivas x Relações de Produção é mais ou menos assim: o desenvolvimento das forças produtivas devem estar POLITICAMENTE comprometidas com a promoção de relações de produção socialistas em direção ao comunismo. Minha opinião.
E pra mim, outra questão importante pra considerar ou nao a China socialista, além do ponto q vc tocou do poder político, seria sobre o imperialismo. Se o Estado Chines tiver propensões de hegemonia e subjugação acho q nao poderia ser classificado como socialista, nao nos termos marxistas-leninistas. O que acha?
ótima contribuição, camarada
@@JonesManoel tamo junto!
Amo quando a galera acha que o Jones tem que saber de tudo! Kakakakakakaka ❤
muito bom, camarada.
Gostei!
Mt bom
Excelente vídeo, Jones. Tornei-me mais simpático ao marxismo ("socialismo autoritário", como chamam as pessoas de minha antiga posição, tsc) durante essa crise global. Acho seu conteúdo fantástico e tenho uma dúvida, só assisti esse vídeo agora e não sei como está sua posição sobre a China atualmente, também. Citas no vídeo uma distinção entre correntes que priorizam o desenvolvimento das forças produtivas (Losurdo, como exemplo) e correntes que priorizam a derrubada das estruturas sociais burguesas como a propriedade (Althusser, como exemplo). Quais outrs autors (suprimo os artigos como alternativa neutralizante) marxistas estariam em cada um desses campos?
Se alguém souber responder, seria de grande auxílio.
Abraço a(o)s camarads desse planeta.
Perfeito!
Esse tipo de vídeo é importantíssimo para desconstruir a imagem que a propaganda anticomunista passa da China no ocidente. Até pouco tempo eu acreditava em tudo, ainda bem que me libertei dessas mentiras, vou ler os textos linkados com certeza
Valeu
Jones, estou adorando conhecer as suas ideias... Já entendi um pouco delas e já incorporei o que pude... Mas o documentário francês chamado "o mundo segundo Jin Ping" ainda me faz pensar na China como o grande perigo para o futuro da democracia... Você já viu? Adoraria saber o que você acha.🙏✊
Excelente vídeo Jones!!
Vi 4 fotos de Franz Fannon ali !
Caro Jones, aprecio muito o teu trabalho. Ma o David Harley em seu livro sobre “ A breve história do neoliberalismo “ considera a China essencialmente capitalista! Gostaria que vc lesse esta fonte e comentasse a respeito. Abraço
Professor Jones, você está a par do grande processo revolucionário que vem acontecendo na Índia?
Haaa, mais uma vez você me ganhou no detalhe, estava assistindo o vídeo com profundo ceticismo, vendo falar sobre como o partido comunista chinês representa os trabalhadores, e que a burguesia não possuí poder político na China, mas no minuto 14 do vídeo você mostra que realmente está atento ao fato de que o capital sempre terá algum nível de influencia.
Excelente vídeo camarada. Recentemente um trotsko, do canal Orientação Marxista fez um vídeo sobre o Stálin, e eu tenho que admitir, que bem elaborado.
Creio que seja necessário não só debater com os anticomunistas, mas também com aqueles marxistas "autofóbicos", afinal é sempre bom lembrar que grandes revolucionários como Lênin, Mao, e até mesmo Marx sempre criticaram as vertentes oportunistas do movimento operário.
Será que rola um vídeo-resposta ?
Não, camarada. Rola não.Mas em breve faço um vídeo sobre o tema, mas sem qualquer caráter de vídeo resposta.
Foda! Muito bom vídeo, camarada.
Baita video
Sempre defendo a China de propaganda anticomunista e ocidental mas compartilho da mesma opinião que você, camarada
É isso. E não esquece de compartilhar o vídeo, favor
Propaganda anti comunista? a China é grande aliada do nosso agronegócio e apoiou o Brasil no episódio da queima da Amazônia, acorda para a realidade.
@@jblp92 viva o sistema colonial. O Brasil exporta produtos primarios e importa produtos manufacturados, tecnología e capital.
E acabou nossas florestas e s biodiverdidade .
@@jblp92 Apoiou?
@@jblp92 você poderia apresentar as provas desse apoio? E como isso se relaciona com o fato da China ter reflorestado uma Amazônia inteira nos últimos 10 anos?
queria muito conseguir a versão física de adam smith em pequim. não encontrei ainda
Jones Manoel; a classe trabalhadora [e quem não trabalha; ainda mais nesses tempos de novos conceitos de trabalho?] será respeitada e
confiante em si mesma quando se democratizar a renda social ou renda cidadã. Um básico, evidentemente indexado ao Tesouro Nacional, que permita as pessoas se ligarem ao destino do país.
Estou disposto a fazer o debate sobre a China. O problema é extremamente complexo e pouco conhecido entre nós. Penso que uma análise do conceito de "forças produtivas" em Deng Chiao Ping seria um bom ponto de partida. Como pensar por exemplo a relação entre o crescimento da produtividade e a questão ambiental?
Melhora sua posição em relação ao microfone pq o som fica distante é fazendo ressonância no ambiente
Lindo demais
Pó mano, falta da citação de Trosky para dá aquela mediada !!!! rsrsrrs
Viva a revolução
Era um vídeo desse que eu queria ver! Os outros vídeos sobre China, me parece, tinham mais o objetivo de contrapor a propaganda imperialista, mas ficou faltando a crítica pela esquerda ao comunismo chinês.
Em breve terá um sobre a questão se existe ou não imperialismo chinês
Muito bom. O áudio tem eco, seria massa um microfone talvez. Valeu