Acho estranhíssimo encontrar nos hortifrutis e supermercados frutas e legumes orgânicos em bandejas de isopor e encapados com plástico além de uma baita etiqueta.
As redes de pesca industrial são os plásticos mais encontradas nos oceanos. Tb é importante pontuarmos q a mudança deve ser na estrutura do sistema de produção e consumo,mesmo q a mudança comece individualmente,se a lógica de produção não mudar,infelizmente reciclagem nenhuma vai dar conta disso :/
No primeiro dia que foi proibido no canudo plástico aqui no Rio de Janeiro. Fui comprar um refrigerante em lata, em seguida pedi um canudo. Vendedora explicou a lei e me deu um copo plástico. Indaguei: -Se é pra diminuir o plástico. Como pode ainda ser permitido copo plástico. Ela confusa respondeu: -Não sou eu que faço a lei, apenas cumpro.
E há quem me critique por não querer descendentes. O futuro das novas gerações é nada promissor. Ótimo conteúdo Atila. Vídeos assim que deveriam viralizar.
Essa série de vídeos é muito necessária! Cada episódio é uma aula de que somos parte de um todo, e o quanto cada forma de vida impacta em outras e no planeta.
Atila, acho que seria interessante que nessa série sobre ecologia, você abordasse os efeitos econômicos, com valores ou com a ordem de grandeza desses valores, para que o prejuízo financeiro fique mais evidente. Infelizmente, as pessoas e Estados que têm poder para salvar o planeta e toda a vida que o habita, são movidos pelo lucro e não pela preservação da natureza e da vida humana.
É desesperador perceber a complexidade e a dimensão do estrago que estamos fazendo no planeta. Já seria difícil consertar tudo se tivéssemos vontade para isso. Mas além das proporções e consequências catastróficas, o problema encontra o empecilho da falta de escrúpulo de quem detém o poder na Terra. Ou seja, além de serem os grandes responsáveis, não há da parte de quem produz essas catástrofes - governos e grandes corporações - absolutamente nenhuma vontade de consertar tais estragos.
Vídeo incrível e de imensa importância! Conseguiu sintetizar os impactos mais severos que acometem o oceano! Genial! Átila! Que este vídeo alcance muitas pessoas!
Seaspiracy. Documentário mostrando todo esse problema no mar. POR FAVOR, PESQUISEM MAIS SOBRE, a série é sim parcial, tem seus problemas, mas dá pra ter uma noção do problema.
A única tristeza que eu tenho com o RUclips é que aqui, estamos pregando pra convertido. Quem precisa dessa aula não vai assistir, muito triste. Grande abraço e muito obrigado por manter assuntos como esses em relevância.
mas engajando, ou seja, comentando bastante nos vídeos que falam de ecologia, respondendo comentários, dando like e compartilhando são formas de fazer o youtube recomendar o vídeo pra mais pessoas, então talvez alguém que precisa se torne um "convertido"
@@evertonmartins6396 realmente, o sistema de produção é terrível nesse sentido, tem que ter mudanças, mas como que o povo se impõe ao governo e superar a força dele? acho quase impossivel, ainda mais que só poucos se importam real com isso
Na UE já é proibido o plástico de uso único. Isso deveria ser mundial. Óbvio q não resolve o problema, mas ajuda a diminuir. E em breve, alimentos não poderão ser vendidos embalados em plásticos. Uma coisa q tem cada vez mais gnt falando aqui em Portugal é só o uso de água do mar pra consumo devido às questões de seca q tem sido cada vez piores. Inclusive, já foi divulgado q se parasse de chover hj, só teria água pra consumo pelos próximos 2 anos. Na Itália esse ano já houve restrições do uso da água durante o verão, proibindo vários usos supérfluos, como lavar cabelo em salão de beleza, encher piscina, etc... E as pessoas ainda acham estranho protestos de ambientalistas... 🤨
@@user-vp7rw3zk7n de forma alguma, já há o papel super duro que é mais barato que o plástico considerando a reciclagem, sendo biodegradável. O problema é, empresário nenhum tá pensando em bem estar, é lucro! Enquanto o lucro for determinante, nunca haverá preservação verdadeira.
@@user-vp7rw3zk7n Não, imensas empresas estão movendo além do plástico e se aguentam bastante bem. Sumol + compal, empresa portuguesa de refrigerantes e sumo que utiliza maioritariamente garrafas de vidro (quase sempre reutilizada) além de latas de metal leve, pacotes de cartão, e também reciclando boa parte do plástico que ainda usam. Banir itens de plástico com aviso prévio leva á adoção de outros tipos de pacotes e embalagens, á base de cartão, algas, vidro ou até cogumelos. As soluções existem, só temos de implementar E não, privatizar praias e mares n é solução. Em primeiro lugar a maioria do lixo acaba nos mares, mas n é deitado fora lá diretamente. Em segundo lugar, as fiscalização seria tão difícil que qualquer tentativa de processar seria impossível
A organização Canadian Wildlife Health Cooperative realizou uma autópsia em uma baleia cachalote que foi encontrada morta nos últimos dias na costa da Nova Escócia, no Canadá, e 150 quilos de redes de pesca, cordas, luvas e vários itens feitos de plástico foram encontrados no estômago do animal.há 2 dias
Não sei se já chegou na mídia nacional, mas aqui na Bahia já temos novas manchas de dejetos gerando vários problemas de saúde nas populações ribeirinhas, no mês de novembro. À primeira análise, a exemplo do óleo, seria uma reprodução desenfreada de algas. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos
Fui questionar um pai sobre ele estar lavando a calçada com a mangueira, ele disse que a filha dele ia ser rica e não ia passar sede. A mentalidade é ... Eu nem tenho palavras pra descrever.
@@Culteafins E eu que já ouvi de um cara que é pai e avô "Problema deles. Eu herdei problemas dos meus pais, eles vão ter fazer o mesmo. É a vida. " O egoísmo do ser humano é sem limites. Pra quê ter filho se é pra ser desse jeito? Não tem sentido. É só instinto animal reprodutor funcionando e nada mais. E se dizem serem animais racionais e superiores kkkkkkk
uma vez meu pai tava falando de um monte de assunto se achando o fodão ensinando n sei oq pra minha tia, até que ele meteu uma tipo: "ain, falam de aquecimento global mas sempre existiu" nesse momento me deu uma raiva, então fui depois falar com o meu pai por vontade própria, mostrando argumentos que aprovam o aquecimento... e advinha meu pai é tão mente aberta que se passar um fio de informação não entra, ou seja, ele nao aceitou e ficou com papo de "ai que os vulcões num sei oq q é mais forte q nós", e ainda meteu papo de illuminati KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Outro assunto interessante. A reciclagem de plásticos para construção de objetos e construções de Longo Prazo. Pois, é possível fazer a reciclagem do plástico e transformá-lo em produtos para construção de longo prazo como: tijolos, madeira plástica, janelas e tijolos de calçada. Esses são produtos que utilizam o plástico para se construírem casas, escolas, prédios, ruas, etc. e não apenas simples copinhos, pratos e canudinhos reciclados. Esse produtos de curtíssimo prazo de descartáveis vão voltar para lixões ou serem jogados no mar. Só é necessário trocá-los se houverem avarias sérias. Nesse caso, já estão construindo casas e escolas inteiras utilizando essa simples e eficiente tecnologia na Ásia (Tailândia) e na África (Costa do Marfim, Quênia e Nigéria). Na Costa do Marfim não existe nem coleta de lixo e por isso as pessoas descartam o lixo plástico a céu aberto. A empresa colombiana Conceptos Plasticos está produzindo junto com a UNICEF escolas e casas na África. Os tijolos de plástico feito com material reciclado é mais resistente que o convencional. Tem vários documentários da BBC, Deutsche Welle, Business Insider, New York Times, etc. mencionando que a reciclagem é um mito. Em certa parte é sim, porém depende o que estamos fazendo com os materiais recicláveis. Logo, usar plástico biodegradável no futuro é uma necessidade e reciclar o já existente é um dever.
O ser humano é uma praga mesmo! O planeta estaria muito melhor sem a gente. Pra que serve racionalidade, consciência e habilidade criativa se não conseguimos fazer as coisas de uma forma não destrutiva?
isso meio que mexe no nosso senso de bondade e maldade, falar que a outra pessoa é uma pessoa boa, mas ela foi a causa de matar muitas formas de vida, que convenhamos, são tão especiais quanto nós, INCLUINDO a mim e a você
O mais importante foi dito. Ten que ir na FONTE de todo esse mal. Não adianta termos embalagens plásticas de refrigerante escrito: "recicle-me". Isso são as grandes corporações transferindo a responsabilidade que é delas para o consumidor. Somente a proibição do plástico vai amenizar consideravelmente esse problema.
Por isso vivo da forma mais vegana possível. Mas precisamos de soluções coletivas e não só individuais. E já temos centenas! Mas falta organização. Obrigado Atila pelo vídeo. Quem se interessar assista Seaspiracy excelente doc sobre como alguns seres humanos estão destruindo a vida pela destruição dos oceanos
Sem dúvidas o melhor divulgador científico da Internet ! É impressionante como você consegue explicar sobre os mais variados assuntos, de forma tão fácil e compreensível.
Se não tivermos políticas públicas eficazes nunca vamos resolver certos problemas. O plástico, por exemplo, tem que ter a sua produção proibida. Pq a população não tem consciência ambiental suficiente para boicotar ou não tem alternativa viável. Infelizmente.
Eu reduzi o uso de sacolas plásticas em quase 100%, leva um tempinho pra acostumar a carregar sempre, mas se alguém quiser tentar, experimenta deixar uma ecobag na maçaneta de casa no começo, pode não parecer tanta diferença, mas quando penso há quanto tempo parei de usar, com certeza economizei centenas, talvez milhares de sacolinhas plásticas.
Mas eu pergunto: eles por acaso pararam de fazer sacolas plásticas? Não importa o que nós fazemos, é necessário não apenas não usar sacolas plásticas, é necessário diminuir ou até mesmo parar com a fabricação das mesmas, vc pode não usar, mas as empresas usam, se não pros produtos, para o lixo, e eles não estão nem aí para o meio ambiente Ps: não é uma crítica ok? Admiro que vc tenha conseguido se livrar do uso delas, mas o problema é muito mais profundo do que fazem parecer, é uma questão estrutural
@@pablovasconcelos4337 Essa é uma ótima questão, e tem que ir testando pra o dia-a-dia de cada um, mas alguns pontos são: - ainda pegamos/usamos algumas sacolinhas aqui em casa no lixo do banheiro e cozinha, mas reduzimos muito porque pegar menos sacolinhas faz você automaticamente usar menos sacolinhas - muitos lugares dão aquelas sacolinhas minúsculas e ruins (farmácia, loja de roupa e feira, por exemplo) e elas não podem ser encaixadas em nenhum lixo, então recuso ela 100% das vezes - se algum item é úmido e pode sujar a sacola reutilizável eu pego a sacola plástica e essa vai para os lixos - alguns lugares colocam 2 sacolas para itens que não precisam de nenhuma sacola, também recuso as duas - Se algum lugar vai dar uma sacola grande e eu sei que preciso dela eu aceito (o que é uma situação menos frequente) - a reciclagem geralmente é descida em caixa de papelão (que são super úteis) - e o lixo maior é com sacola biodegradável (o que não resolve totalmente o problema, mas é melhor) como eu disse isso varia muito pra cada pessoa/ família, aqui em casa somos em 3 e só 1 pessoa não tem hábito de usar ecobag, então toda semana temos mais sacolinhas plásticas, mas completamente diferente se 3 pessoas pegassem em toda compra, antes chegava em um ponto que sacolinhas ocupavam tanto espaço aqui que jogávamos no lixo, agora isso não acontece mais, sempre tem algumas sobrando, mas nunca acontece de ter dezenas ou de faltar então eu diria que eu posso ter reduzido quase em 100%, mas aqui em casa reduzimos 66% (o que já é bastante) Eu tenho usado canudo e copo reutilizável também, por exemplo, não conheço ninguém que aderiu a isso, mas é uma redução grande quando eu penso em quantas vezes deixa de usar essas coisas por 2 minutos e depois jogar fora, demorei bastante pra pegar esse hábito e não acho que muitas outras pessoas vão começar tão cedo, mas vamos indo aos poucos. Então eu diria que pra começar: - comece bem pequeno com algo que dê para manter - não pegue sacolinhas sem um uso claro (sacolinhas muito ruins ou muito pequenas) - use caixas de papelão para a maioria das compras - use caixa de papelão para descarte - se esquecer a ecobag as vezes é só tentar de novo - se você reduzir 30% do consumo, imagina a diferença que isso não faz em longo tempo. Eu prometo que não vai faltar sacolinhas para o lixo do banheiro ou cozinha. *tem mais vídeos no youtube especificamente sobre isso e redução de plástico em geral ^^
@@rebecaarmus Muuuito obrigado pela resposta super completinha Rebeca, com certeza vou tentar colocar em prática suas dicas, começando a deixar minhas ecobags mais próximas do lugares por onde passo ao ir no supermercado e tentar tornar isso um habito, eu devo ter sacolinha de plástico para 1 ano de lixo em casa, isso porque eu moro sozinho e sempre esqueço de levar sacola de pano quando vou no supermercado. 😘😘😘😘
@@malkaviian eu entendo sua frustração Malkaviian, mas é importante termos a consciência do impacto disso tudo e principalmente começarmos uma mudança por mais que pequena dentro de cada atitude que tomamos em nossa vida, se começarmos a parar, olhar e pensar as coisas em nossa volta com certeza estaremos contribuindo a longo prazo, a mudança precisa começar em algum lugar, certo?
Átila, existem várias iniciaticas que deveríamos copiar aqui no BR ao invéis de ficar discutindo quem ganhou eleição! Uma, interessante, dal qual fui vítima (rsrsrs), foi na Alemanha lá por 2013. Lá toda garrafa PET (água mineral no meu caso) tem um txa/multa de retorno. €0,80 ... eu fui vítima pois não sabia. Joguei a garrafinha no lixo, me afastei e uma senhora, bem vestida, foi lá e pegou. Estranho. Só mais tarde comentei com alemães e me disseram sobre essa taxa/multa ... Resumindo: se o cara devolve no balcão, €0,80 no bolso ou usa pra comprar uma nova ... achei interessante pois não tem garrafa PET rolando pelos gramados, rios e oceânos. Vai que copiamos👍
Átila ótimo vídeo! Sem contar que uma certa porcentagem do plástico acumulado no oceano vem do descarte indevido de redes de pesca! E que várias populações de espécies marinhas que tem diminuído por serem “by catch” de navios pesqueiros!
Considerando o fato de que temos uma grande resistência a mudanças, com sua aula, chego a conclusão que a espécie humana está se encaminhando para o seu fim. Lamentável.
Os últimos estudam tbm mostram que um dos itens mais encontrados no oceanos e em animais marinhos são redes de pesca. A pesca predatória é um inimigo real!! Que tal as pessoas, entre outras atitudes, considerarem o veganismo??
@@tuca2006 Que as próprias indústrias jogaram nos oceanos 🤭🤭 Ser humano se auto destruindo. Nem vou falar dos micro e nanoplásticos que fodem a nossa saúde e a de outros animais.
Atila boa tarde , gostaria que você falasse das minas d'água que estão secando , eu ouvi falar de um vizinho ele disse assim , "Ah antigamente quando o pessoal cortava as árvores as águas escorriam pelos campos , mas agora que a área foi reflorestada as águas estão sumindo" nisso ele quis dizer que plantar árvores em áreas que foram desmatadas estão sugando as fontes e secando elas , eu não penso assim ! Mas infelizmente tem gente que sim , e não é só ele .🤷
Na verdade as plantas protegem o solo e mantem o bioma propicio para a manutençao e ciclo da água, claro que em uma grande quantidade. Vai achando que sem arvore vai ter água de boas, é o contrário disso
Eu gostaria muito de que se debatesse, na comunidade científica, o falseamento técnico da "degradação" do plástico, sabemos muito bem que o plástico NUNCA deixará de ser plástico! 400 anos é uma falácia perigosa!
@@DanielFerreira-qj7ss Não. E não adianta esconder isso. A nossa espécie é assim. No fundo, você provavelmente entende disso - ou vai entender um dia. Mas, mesmo com aquilo, ainda há gente que tenta fazer com que a humanidade vá pra frente. Mas, são poucos que fazem isso - poucos enfrentam esse inferno.
@@wesley27973 isso não é um problema da espécie, é um problema causado pelo imperialismo e pelo capitalismo. Por exemplo, os povos indígenas viveram por milhares de anos protegendo e contribuindo com o meio ambiente nesse território que hoje chamamos de Brasil. Temos que resgatar isso. O futuro é ancestral.
Infelizmente as necessidades humanas e natureza não andam de mãos dadas. Talvez algum dia, ao achar/criar materiais substitutos para os atualmente usados, etc.
@@ciclistadometro temos materiais substitutos caros ou com alguma característica pior, algum dia teremos mais baratos e eficientes, além de ecológicos.
@@cauamachado51 Algum dia não. Já existe plástico dentro do corpo humano (microplástico), e além de mudar o DNA, este pode levar consigo as substâncias tóxicas da qual o plástico foi feito e prejudicar as nossas células. Já existem inúmeros estudos sobre isso.
A Revolução Industrial e suas conseqüências foram um desastre para a raça humana. Aumentou enormemente a expectativa de vida daqueles que vivem em países «avançados», mas desestabilizou a sociedade, tornou a vida um inferno, submeteu seres humanos a indignidades, provocou sofrimento psicológico (no terceiro mundo sofrimento físico) e infligiu um dano severo ao mundo natural. O contínuo desenvolvimento da tecnologia piorará a situação. Certamente submeterá os seres humanos a grandes indignidades e infligirá maior dano ao mundo natural.
Cara, cuidar do meio ambiente podia ser uma solução para unir o mundo novamente, se todos entrassem de cabeça nisso, como se fosse uma missão mundial onde todos participam, podem ter certeza seriamos mais felizes, e quem sabe, as guerras seriam contra aqueles que insistem em destruir nosso mundo.
"Unir o mundo novamente" Mas o mundo nunca foi unido! Por um bom tempo um povo nem sabia da existência de outro, e quando soubemos, teve escravidão, guerras, mesmo em tempos sem guerras um presidente dá uma alfinetada no outro, muitos europeus têm preconceitos com pessoas de outros continentes e pessoas e outros continentes tem preconceitos com europeus pois acham que todos são preconceituosos. E não vai dar reggae, as nações, especialmente as grandes potências só querem algo: Dinheiro e isso não é possível visando o bem ambiental, pode até valer a pena, mas depois de anos e nesse tempo muito dinheiro já foi perdido, e alguns países iriam concordar mas não iriam comprir como já acontece e outros nem participar iriam, e não seria viável ter guerras por isso, guerras acabam com vidas de pessoas, não vale a pena, não a esse custo, e mesmo se fizéssemos alguma pressão internacional tipo como tão fazendo com a Rússia pode não funcionar pois os países em questão, assim como a Rússia, podem não ser muito prejudicados e ter cartas na manga e esses países que fazem pressão internacional podem ser prejudicados, como acontece na Europa onde o povo tá passando frio.
Agora imagina você, que tenho meu quarto de frente em uma rua estreita e, diariamente fico estressada com os barulhos de vários... eu disse vários.... caminhões de coletas de lixos, tanto da Prefeitura quanto de terceirizados contratados pelo Estado, que passam a madrugada inteira estacionados, infernizando minha vida e logicamente dos demais moradores. Estou também, mudando de assunto, pensando nos aquários públicos e nos estresses dos peixes lá existentes... Obrigada.
Infelizmente presenciei um sofá flutuando em alto mar, na costa de Santa Catarina em 2008. Provavelmente foi levado pelo rio Itajaí-Açu na enchente de Santa Catarina daquele ano. Lamentável!
E por falar em explosões causados por buscas de petróleo, lembrei também e gostaria de saber sobre os danos causados não só aos oceanos mas a atmosfera, das explosões dos testes de mísseis nucleares e sobre as explosões das Usinas Nucleares. Isso se não apagarem novamente minha pergunta. Obrigada.
Esses barulhos que afetam até baleias a longas distâncias, podem também afetar nossas imunidades?? (Fiquei apavorada, minhas sobrinhas quando pequenas me chamavam de baleiorca..)
cara, vai chegar, se é q nao ja esta chegando, q a solução pra ser sustentável será simplesmente desligar tudo e pagar o preço ate a natureza um dia se regenerar
uma vez meu pai tava falando de um monte de assunto se achando o fodão ensinando n sei oq pra minha tia, até que ele meteu uma tipo: "ain, falam de aquecimento global mas sempre existiu" nesse momento me deu uma raiva, então fui depois falar com o meu pai por vontade própria, mostrando argumentos que aprovam o aquecimento... e advinha meu pai é tão mente aberta que se passar um fio de informação não entra, ou seja, ele nao aceitou e ficou com papo de "ai que os vulcões num sei oq q é mais forte q nós", e ainda meteu papo de illuminati KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Não acho que esse tipo de mudança faça efeito, é que nem os canudos, é mudança grande no marketing, mas na pratica é uma parcela muito pequena, o grosso é como embalamos produtos, tinha que inventar um material mais degradavel e que fosse mais barato
@@RoyMatzem Isso é basicamente impossível, o custo baixo do plástico é fruto justamente dele ser um subproduto da produção de derivados de petróleo (gasolina, diesel, asfalto, etc). O plástico vem basicamente "de graça" no refino dos combustíveis.
Átila, o plástico tem a produção muito barata, em relação a outros produtos ou é desinteresse da indústria, pela necessidade de investimento incial? Já vi algumas reportagens sobre bioplástico, não seria uma (das) saída(s)? Imagino que a ciência já tenha dado algumas opções... Problema é que a gene caminha a passos muitos lentos e com políticas ineficazes pra "consertar". Essa espiral é crescente, me doeu muito aqui.
Bem tem empresas que realmente querem mudar isso, mas mais na Europa (apesar de toda a hipocrisia). Portugal é grande exemplo de evitar uso de plástico
Veganismo? Não sei se vc sabe mas é muito mais difícil manter uma dieta saudável vegana. Não só isso, mas a falta do sabor da carne desagrada a maioria das pessoas e saíram estudos mostrando que as carnes sintéticas produzidas a partir de plantas em laboratório emitem muito mais carbono no seu processo de produção do que os puns de animais como a vaca, ou seja, a ideia do veganismo já se torno inviável.
esse planeta so um milagre..... mas há quem diga que ja era....que é questao de tempo . ninguem ta nem ai...pra meio ambiente. esse planeta vai estar coberto de lixo em breve, os mares vao virar um lixao.... esse planeta ta com os dias contados. é melhor desistir dessa estoria de meio ambiente. meio ambiente ja era.
Lastros dos navios são lançados indiscriminadamente com substâncias de seres invasivos como coral sol um deles toda a água que entra para refrigerar os motores de qualquer embarcação sai totalmente morta😮
Atila, gostaria de dizer que o termo metais pesados não são comumentes empregados na Metalurgia. E usa-lo como conceito não é tão certo assim, pois o q vem a ser um metal pesado? Um metal com alta densidade?
Acho estranhíssimo encontrar nos hortifrutis e supermercados frutas e legumes orgânicos em bandejas de isopor e encapados com plástico além de uma baita etiqueta.
Carai
Conservação mecânica, é pela grana, se perder rápido da preju. Lamentável
Concordo. Por isso temos que agir. Eu não compro nenhum tipo de legume, verdura ou frutas que venha embalado.
As redes de pesca industrial são os plásticos mais encontradas nos oceanos. Tb é importante pontuarmos q a mudança deve ser na estrutura do sistema de produção e consumo,mesmo q a mudança comece individualmente,se a lógica de produção não mudar,infelizmente reciclagem nenhuma vai dar conta disso :/
No primeiro dia que foi proibido no canudo plástico aqui no Rio de Janeiro.
Fui comprar um refrigerante em lata, em seguida pedi um canudo. Vendedora explicou a lei e me deu um copo plástico.
Indaguei:
-Se é pra diminuir o plástico. Como pode ainda ser permitido copo plástico.
Ela confusa respondeu:
-Não sou eu que faço a lei, apenas cumpro.
E há quem me critique por não querer descendentes. O futuro das novas gerações é nada promissor. Ótimo conteúdo Atila. Vídeos assim que deveriam viralizar.
sim, todos os mecanismos "apocalípticos" seguem avançando...
@@vaniam8468 querendo ou não acreditar, os seres humanos é isso -> mecanismo apocalíptico
entendo seu ponto, espero que o problema diminua com o tempo
Amo esta serie mas me deixa triste.
Vídeo extremamente nobre e importante. Nossa agressão ao ecossistema marinho nas últimas décadas é apavorante.
Essa série de vídeos é muito necessária! Cada episódio é uma aula de que somos parte de um todo, e o quanto cada forma de vida impacta em outras e no planeta.
Atila, acho que seria interessante que nessa série sobre ecologia, você abordasse os efeitos econômicos, com valores ou com a ordem de grandeza desses valores, para que o prejuízo financeiro fique mais evidente. Infelizmente, as pessoas e Estados que têm poder para salvar o planeta e toda a vida que o habita, são movidos pelo lucro e não pela preservação da natureza e da vida humana.
"Ecologia sem luta de classes é jardinagem" Chico Mendes!
realmente
É desesperador perceber a complexidade e a dimensão do estrago que estamos fazendo no planeta. Já seria difícil consertar tudo se tivéssemos vontade para isso. Mas além das proporções e consequências catastróficas, o problema encontra o empecilho da falta de escrúpulo de quem detém o poder na Terra. Ou seja, além de serem os grandes responsáveis, não há da parte de quem produz essas catástrofes - governos e grandes corporações - absolutamente nenhuma vontade de consertar tais estragos.
é definitivamente triste
vale lembrar que o ex-ministro da Pesca que mencionou que peixe tem GPS pra óleo, foi a escolha para SENADOR do povo de Santa Catarina.
Vídeo incrível e de imensa importância! Conseguiu sintetizar os impactos mais severos que acometem o oceano! Genial! Átila! Que este vídeo alcance muitas pessoas!
Sou muito fã do trabalho de vocês, vocês são incríveis.
Meu TCC foi sobre a produção de plástico e seu impacto no meio ambiente. A diminuição desse problema é a abolição do plástico de uso único.
Parabéns!
Ou que esse plástico fosse incinerado, seja como fazem em Singapura, ou para voltar ao ponto líquido de produzir novos plásticos.
Seaspiracy. Documentário mostrando todo esse problema no mar.
POR FAVOR, PESQUISEM MAIS SOBRE, a série é sim parcial, tem seus problemas, mas dá pra ter uma noção do problema.
A única tristeza que eu tenho com o RUclips é que aqui, estamos pregando pra convertido.
Quem precisa dessa aula não vai assistir, muito triste.
Grande abraço e muito obrigado por manter assuntos como esses em relevância.
O problema é o sistema de produção atual.
poisé, isso é um problema terrível
mas engajando, ou seja, comentando bastante nos vídeos que falam de ecologia, respondendo comentários, dando like e compartilhando são formas de fazer o youtube recomendar o vídeo pra mais pessoas, então talvez alguém que precisa se torne um "convertido"
@@evertonmartins6396 realmente, o sistema de produção é terrível nesse sentido, tem que ter mudanças, mas como que o povo se impõe ao governo e superar a força dele? acho quase impossivel, ainda mais que só poucos se importam real com isso
Aquele desgosto quando você passa pela orla de Maceió e vê aquele esgoto sendo derramado no mar, horrível.
Na UE já é proibido o plástico de uso único. Isso deveria ser mundial. Óbvio q não resolve o problema, mas ajuda a diminuir. E em breve, alimentos não poderão ser vendidos embalados em plásticos.
Uma coisa q tem cada vez mais gnt falando aqui em Portugal é só o uso de água do mar pra consumo devido às questões de seca q tem sido cada vez piores. Inclusive, já foi divulgado q se parasse de chover hj, só teria água pra consumo pelos próximos 2 anos. Na Itália esse ano já houve restrições do uso da água durante o verão, proibindo vários usos supérfluos, como lavar cabelo em salão de beleza, encher piscina, etc... E as pessoas ainda acham estranho protestos de ambientalistas... 🤨
@@user-vp7rw3zk7n o problema é a dificuldade em reciclar o plástico e a degradação hiper longa
@@user-vp7rw3zk7n você está falando de privatizar praias e mares?!
@@user-vp7rw3zk7n primeiro acha-se um substituto biodegradável e depois proíbe-se, ninguém fala de proibição nua e crua
@@user-vp7rw3zk7n de forma alguma, já há o papel super duro que é mais barato que o plástico considerando a reciclagem, sendo biodegradável. O problema é, empresário nenhum tá pensando em bem estar, é lucro! Enquanto o lucro for determinante, nunca haverá preservação verdadeira.
@@user-vp7rw3zk7n Não, imensas empresas estão movendo além do plástico e se aguentam bastante bem. Sumol + compal, empresa portuguesa de refrigerantes e sumo que utiliza maioritariamente garrafas de vidro (quase sempre reutilizada) além de latas de metal leve, pacotes de cartão, e também reciclando boa parte do plástico que ainda usam. Banir itens de plástico com aviso prévio leva á adoção de outros tipos de pacotes e embalagens, á base de cartão, algas, vidro ou até cogumelos. As soluções existem, só temos de implementar
E não, privatizar praias e mares n é solução. Em primeiro lugar a maioria do lixo acaba nos mares, mas n é deitado fora lá diretamente. Em segundo lugar, as fiscalização seria tão difícil que qualquer tentativa de processar seria impossível
A organização Canadian Wildlife Health Cooperative realizou uma autópsia em uma baleia cachalote que foi encontrada morta nos últimos dias na costa da Nova Escócia, no Canadá, e 150 quilos de redes de pesca, cordas, luvas e vários itens feitos de plástico foram encontrados no estômago do animal.há 2 dias
Que triste e horroroso isso!
Pobrezinho.
Não sei se já chegou na mídia nacional, mas aqui na Bahia já temos novas manchas de dejetos gerando vários problemas de saúde nas populações ribeirinhas, no mês de novembro. À primeira análise, a exemplo do óleo, seria uma reprodução desenfreada de algas. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos
"Não herdamos de nossos pais, emprestamos de nossos filhos." Problemão pras futuras gerações. Pessoal que tem filho nem pensa nisso.
Exato!! Conheço váriossss....Só vão se preocupar quando forem atingidos diretamente!
Feliz de já ter deixado de comer carne "terrestre" e marinha!
Fui questionar um pai sobre ele estar lavando a calçada com a mangueira, ele disse que a filha dele ia ser rica e não ia passar sede. A mentalidade é ... Eu nem tenho palavras pra descrever.
@@Culteafins E eu que já ouvi de um cara que é pai e avô "Problema deles. Eu herdei problemas dos meus pais, eles vão ter fazer o mesmo. É a vida. " O egoísmo do ser humano é sem limites. Pra quê ter filho se é pra ser desse jeito? Não tem sentido. É só instinto animal reprodutor funcionando e nada mais. E se dizem serem animais racionais e superiores kkkkkkk
@@Culteafins jesus amado...
uma vez meu pai tava falando de um monte de assunto se achando o fodão ensinando n sei oq pra minha tia, até que ele meteu uma tipo: "ain, falam de aquecimento global mas sempre existiu"
nesse momento me deu uma raiva, então fui depois falar com o meu pai por vontade própria, mostrando argumentos que aprovam o aquecimento... e advinha
meu pai é tão mente aberta que se passar um fio de informação não entra, ou seja, ele nao aceitou e ficou com papo de "ai que os vulcões num sei oq q é mais forte q nós", e ainda meteu papo de illuminati KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Outro assunto interessante. A reciclagem de plásticos para construção de objetos e construções de Longo Prazo. Pois, é possível fazer a reciclagem do plástico e transformá-lo em produtos para construção de longo prazo como: tijolos, madeira plástica, janelas e tijolos de calçada. Esses são produtos que utilizam o plástico para se construírem casas, escolas, prédios, ruas, etc. e não apenas simples copinhos, pratos e canudinhos reciclados. Esse produtos de curtíssimo prazo de descartáveis vão voltar para lixões ou serem jogados no mar.
Só é necessário trocá-los se houverem avarias sérias. Nesse caso, já estão construindo casas e escolas inteiras utilizando essa simples e eficiente tecnologia na Ásia (Tailândia) e na África (Costa do Marfim, Quênia e Nigéria). Na Costa do Marfim não existe nem coleta de lixo e por isso as pessoas descartam o lixo plástico a céu aberto. A empresa colombiana Conceptos Plasticos está produzindo junto com a UNICEF escolas e casas na África. Os tijolos de plástico feito com material reciclado é mais resistente que o convencional.
Tem vários documentários da BBC, Deutsche Welle, Business Insider, New York Times, etc. mencionando que a reciclagem é um mito. Em certa parte é sim, porém depende o que estamos fazendo com os materiais recicláveis. Logo, usar plástico biodegradável no futuro é uma necessidade e reciclar o já existente é um dever.
O ser humano é uma praga mesmo! O planeta estaria muito melhor sem a gente. Pra que serve racionalidade, consciência e habilidade criativa se não conseguimos fazer as coisas de uma forma não destrutiva?
isso meio que mexe no nosso senso de bondade e maldade, falar que a outra pessoa é uma pessoa boa, mas ela foi a causa de matar muitas formas de vida, que convenhamos, são tão especiais quanto nós, INCLUINDO a mim e a você
Como sempre, informação de qualidade e conscientização. Excelente Átila.
Plástico foi um grande problema que criamos😢
Que aula maravilhosa ! Parabéns!!!!
O mais importante foi dito. Ten que ir na FONTE de todo esse mal. Não adianta termos embalagens plásticas de refrigerante escrito: "recicle-me". Isso são as grandes corporações transferindo a responsabilidade que é delas para o consumidor. Somente a proibição do plástico vai amenizar consideravelmente esse problema.
Perfeito comentário!
Perfeito
sim, infelizmente
Por isso vivo da forma mais vegana possível. Mas precisamos de soluções coletivas e não só individuais. E já temos centenas! Mas falta organização. Obrigado Atila pelo vídeo. Quem se interessar assista Seaspiracy excelente doc sobre como alguns seres humanos estão destruindo a vida pela destruição dos oceanos
real, não é só escolhas individuais q mudam a parada. mas man, ce poderia me explicar como seria essa organização?
Ótimo trabalho Átila, Parabéns e Obrigado!!!
Ai, ai... Que vergonha da minha espécie que esta destruindo o planeta. Espero que a gente evolua para diminuição desse impacto. Muito triste isso.
O planeta vai aguentar, quem vai ser destruído somos nós mesmos
Sem dúvidas o melhor divulgador científico da Internet ! É impressionante como você consegue explicar sobre os mais variados assuntos, de forma tão fácil e compreensível.
Muito triste a nossa ação no mundo
Você é necessário e inspirador!
Se não tivermos políticas públicas eficazes nunca vamos resolver certos problemas. O plástico, por exemplo, tem que ter a sua produção proibida. Pq a população não tem consciência ambiental suficiente para boicotar ou não tem alternativa viável. Infelizmente.
Nos causa tristeza e medo do futuro
Estamos no ponto de "não retorno". Já decretamos a finitude da espécie humana. O calor e a falta de água potável nos levará à instinção.
Eu reduzi o uso de sacolas plásticas em quase 100%, leva um tempinho pra acostumar a carregar sempre, mas se alguém quiser tentar, experimenta deixar uma ecobag na maçaneta de casa no começo, pode não parecer tanta diferença, mas quando penso há quanto tempo parei de usar, com certeza economizei centenas, talvez milhares de sacolinhas plásticas.
e como você faz com o lixo?
Mas eu pergunto: eles por acaso pararam de fazer sacolas plásticas?
Não importa o que nós fazemos, é necessário não apenas não usar sacolas plásticas, é necessário diminuir ou até mesmo parar com a fabricação das mesmas, vc pode não usar, mas as empresas usam, se não pros produtos, para o lixo, e eles não estão nem aí para o meio ambiente
Ps: não é uma crítica ok? Admiro que vc tenha conseguido se livrar do uso delas, mas o problema é muito mais profundo do que fazem parecer, é uma questão estrutural
@@pablovasconcelos4337 Essa é uma ótima questão, e tem que ir testando pra o dia-a-dia de cada um, mas alguns pontos são:
- ainda pegamos/usamos algumas sacolinhas aqui em casa no lixo do banheiro e cozinha, mas reduzimos muito porque pegar menos sacolinhas faz você automaticamente usar menos sacolinhas
- muitos lugares dão aquelas sacolinhas minúsculas e ruins (farmácia, loja de roupa e feira, por exemplo) e elas não podem ser encaixadas em nenhum lixo, então recuso ela 100% das vezes
- se algum item é úmido e pode sujar a sacola reutilizável eu pego a sacola plástica e essa vai para os lixos
- alguns lugares colocam 2 sacolas para itens que não precisam de nenhuma sacola, também recuso as duas
- Se algum lugar vai dar uma sacola grande e eu sei que preciso dela eu aceito (o que é uma situação menos frequente)
- a reciclagem geralmente é descida em caixa de papelão (que são super úteis)
- e o lixo maior é com sacola biodegradável (o que não resolve totalmente o problema, mas é melhor)
como eu disse isso varia muito pra cada pessoa/ família, aqui em casa somos em 3 e só 1 pessoa não tem hábito de usar ecobag, então toda semana temos mais sacolinhas plásticas, mas completamente diferente se 3 pessoas pegassem em toda compra, antes chegava em um ponto que sacolinhas ocupavam tanto espaço aqui que jogávamos no lixo, agora isso não acontece mais, sempre tem algumas sobrando, mas nunca acontece de ter dezenas ou de faltar
então eu diria que eu posso ter reduzido quase em 100%, mas aqui em casa reduzimos 66% (o que já é bastante)
Eu tenho usado canudo e copo reutilizável também, por exemplo, não conheço ninguém que aderiu a isso, mas é uma redução grande quando eu penso em quantas vezes deixa de usar essas coisas por 2 minutos e depois jogar fora, demorei bastante pra pegar esse hábito e não acho que muitas outras pessoas vão começar tão cedo, mas vamos indo aos poucos.
Então eu diria que pra começar:
- comece bem pequeno com algo que dê para manter
- não pegue sacolinhas sem um uso claro (sacolinhas muito ruins ou muito pequenas)
- use caixas de papelão para a maioria das compras
- use caixa de papelão para descarte
- se esquecer a ecobag as vezes é só tentar de novo
- se você reduzir 30% do consumo, imagina a diferença que isso não faz em longo tempo.
Eu prometo que não vai faltar sacolinhas para o lixo do banheiro ou cozinha.
*tem mais vídeos no youtube especificamente sobre isso e redução de plástico em geral ^^
@@rebecaarmus Muuuito obrigado pela resposta super completinha Rebeca, com certeza vou tentar colocar em prática suas dicas, começando a deixar minhas ecobags mais próximas do lugares por onde passo ao ir no supermercado e tentar tornar isso um habito, eu devo ter sacolinha de plástico para 1 ano de lixo em casa, isso porque eu moro sozinho e sempre esqueço de levar sacola de pano quando vou no supermercado. 😘😘😘😘
@@malkaviian eu entendo sua frustração Malkaviian, mas é importante termos a consciência do impacto disso tudo e principalmente começarmos uma mudança por mais que pequena dentro de cada atitude que tomamos em nossa vida, se começarmos a parar, olhar e pensar as coisas em nossa volta com certeza estaremos contribuindo a longo prazo, a mudança precisa começar em algum lugar, certo?
Átila, existem várias iniciaticas que deveríamos copiar aqui no BR ao invéis de ficar discutindo quem ganhou eleição!
Uma, interessante, dal qual fui vítima (rsrsrs), foi na Alemanha lá por 2013. Lá toda garrafa PET (água mineral no meu caso) tem um txa/multa de retorno. €0,80 ... eu fui vítima pois não sabia. Joguei a garrafinha no lixo, me afastei e uma senhora, bem vestida, foi lá e pegou. Estranho. Só mais tarde comentei com alemães e me disseram sobre essa taxa/multa ...
Resumindo: se o cara devolve no balcão, €0,80 no bolso ou usa pra comprar uma nova ... achei interessante pois não tem garrafa PET rolando pelos gramados, rios e oceânos.
Vai que copiamos👍
Átila ótimo vídeo! Sem contar que uma certa porcentagem do plástico acumulado no oceano vem do descarte indevido de redes de pesca! E que várias populações de espécies marinhas que tem diminuído por serem “by catch” de navios pesqueiros!
Eu fui pra Bombinhas SC quando só tinham algumas casas de veraneio. Tinha umas manchas pretas na areia. Pensando bem, era piche.
Parabéns meu querido
Considerando o fato de que temos uma grande resistência a mudanças, com sua aula, chego a conclusão que a espécie humana está se encaminhando para o seu fim. Lamentável.
Como acabar com a fabricação de plásticos das grandes indústrias e fábricas? Eles não querem contribuir com isso!
Talvez isso só será possível com o fim do capitalismo.
Isso mesmo e espero que esse sistema não exista mais. A desculpa é o orgulho besta.@@09designgrafico20
Os últimos estudam tbm mostram que um dos itens mais encontrados no oceanos e em animais marinhos são redes de pesca. A pesca predatória é um inimigo real!! Que tal as pessoas, entre outras atitudes, considerarem o veganismo??
É isso!!
Exato. E tem outra: peixes são reservatórios de metais pesados e poluentes.
@@tuca2006
Que as próprias indústrias jogaram nos oceanos 🤭🤭
Ser humano se auto destruindo. Nem vou falar dos micro e nanoplásticos que fodem a nossa saúde e a de outros animais.
só referencia de peso pro vídeo, brigada Atila, me ajudando muito nessa minha pós grad
Atila boa tarde , gostaria que você falasse das minas d'água que estão secando , eu ouvi falar de um vizinho ele disse assim , "Ah antigamente quando o pessoal cortava as árvores as águas escorriam pelos campos , mas agora que a área foi reflorestada as águas estão sumindo" nisso ele quis dizer que plantar árvores em áreas que foram desmatadas estão sugando as fontes e secando elas , eu não penso assim ! Mas infelizmente tem gente que sim , e não é só ele .🤷
Arvores recentes podem em bastantes casos diminuir os niveis de água, depende da espécie, idade e se é nativa ou não, além do uso da sua plantação
Na verdade as plantas protegem o solo e mantem o bioma propicio para a manutençao e ciclo da água, claro que em uma grande quantidade. Vai achando que sem arvore vai ter água de boas, é o contrário disso
meu Deus, é totalmente o contrário, as arvores transpiram e mantém o regime de chuvas funcionando
Nossa... Que assustador!
Muito obrigado!
Ótimo vídeo, muito obrigado
Valeu!
Qual é pior? O microplástico cru, cozido ou frito? A gente cozinha os peixes. Então, cozinhados os microplásticos também.
Gostei muito bem didático❤ problema da acústica no mar é muito sério criar uma verdadeira confusão
Eu gostaria muito de que se debatesse, na comunidade científica, o falseamento técnico da "degradação" do plástico, sabemos muito bem que o plástico NUNCA deixará de ser plástico! 400 anos é uma falácia perigosa!
Sim. Vira microplástico, depois nano…a coisa só piora.
Nem em 400 nem em 600….
Excelente video, parabéns.
"peixe é um bicho inteligente" acho que ele não entendeu o ministério que ele lidera.
Foda kkk
Nesse governo, basicamente a escolha de ministros foi assim: "Quem é o pior pra essa pasta? Fulano? Então vai ele"
É que o homem - esse animal - se destrói. E isso se aplica à natureza também. A nossa espécie é miserável. Infelizmente.
Cala a boca cara
@@DanielFerreira-qj7ss Não. E não adianta esconder isso. A nossa espécie é assim. No fundo, você provavelmente entende disso - ou vai entender um dia.
Mas, mesmo com aquilo, ainda há gente que tenta fazer com que a humanidade vá pra frente. Mas, são poucos que fazem isso - poucos enfrentam esse inferno.
@@wesley27973 isso não é um problema da espécie, é um problema causado pelo imperialismo e pelo capitalismo.
Por exemplo, os povos indígenas viveram por milhares de anos protegendo e contribuindo com o meio ambiente nesse território que hoje chamamos de Brasil. Temos que resgatar isso. O futuro é ancestral.
@@gnuns Certo.
Excelente conteúdo 👍🏻
E esse discurso de conclusão, hein? Nossa... me arrepiei
Professor, a que você atribuiria o descaso com o garimpo e suas derivadas contaminações, por parte de uma grande parcela da população brasileira??
Infelizmente as necessidades humanas e natureza não andam de mãos dadas. Talvez algum dia, ao achar/criar materiais substitutos para os atualmente usados, etc.
É isto um sonho!!!
Ja temos muito materias, mas o lucro grita muito mais alto pra industrias.
@@ciclistadometro temos materiais substitutos caros ou com alguma característica pior, algum dia teremos mais baratos e eficientes, além de ecológicos.
@@cauamachado51 temos materiais mais baratos e biodegradaveis ja. Como o papel.
@@cauamachado51
Algum dia não.
Já existe plástico dentro do corpo humano (microplástico), e além de mudar o DNA, este pode levar consigo as substâncias tóxicas da qual o plástico foi feito e prejudicar as nossas células. Já existem inúmeros estudos sobre isso.
A Revolução Industrial e suas conseqüências foram um desastre para a raça humana. Aumentou enormemente a expectativa de vida daqueles que vivem em países «avançados», mas desestabilizou a sociedade, tornou a vida um inferno, submeteu seres humanos a indignidades, provocou sofrimento psicológico (no terceiro mundo sofrimento físico) e infligiu um dano severo ao mundo natural. O contínuo desenvolvimento da tecnologia piorará a situação. Certamente submeterá os seres humanos a grandes indignidades e infligirá maior dano ao mundo natural.
Bju no jacarezinho!
A natureza do ser humano é o caos... Que tristeza ver tanta destruição do ecossistema.
Stefani, pq a natureza do ser humano é o caos?
@@allansouza35 pq eles só sabem fazer falso moralismo, naturwza do humano é comer, dormir, cagar e as vezes transar
Ocean Conservation Namibia.
Vale dar um apoio para esses caras.....
Cara, cuidar do meio ambiente podia ser uma solução para unir o mundo novamente, se todos entrassem de cabeça nisso, como se fosse uma missão mundial onde todos participam, podem ter certeza seriamos mais felizes, e quem sabe, as guerras seriam contra aqueles que insistem em destruir nosso mundo.
Lucas, cuida do meio ambiente seria tipo a COPA do mundo!
Acho que isso vai acontecer... porém só quando for tarde demais
"Unir o mundo novamente"
Mas o mundo nunca foi unido! Por um bom tempo um povo nem sabia da existência de outro, e quando soubemos, teve escravidão, guerras, mesmo em tempos sem guerras um presidente dá uma alfinetada no outro, muitos europeus têm preconceitos com pessoas de outros continentes e pessoas e outros continentes tem preconceitos com europeus pois acham que todos são preconceituosos. E não vai dar reggae, as nações, especialmente as grandes potências só querem algo: Dinheiro e isso não é possível visando o bem ambiental, pode até valer a pena, mas depois de anos e nesse tempo muito dinheiro já foi perdido, e alguns países iriam concordar mas não iriam comprir como já acontece e outros nem participar iriam, e não seria viável ter guerras por isso, guerras acabam com vidas de pessoas, não vale a pena, não a esse custo, e mesmo se fizéssemos alguma pressão internacional tipo como tão fazendo com a Rússia pode não funcionar pois os países em questão, assim como a Rússia, podem não ser muito prejudicados e ter cartas na manga e esses países que fazem pressão internacional podem ser prejudicados, como acontece na Europa onde o povo tá passando frio.
Agora imagina você, que tenho meu quarto de frente em uma rua estreita e, diariamente fico estressada com os barulhos de vários... eu disse vários.... caminhões de coletas de lixos, tanto da Prefeitura quanto de terceirizados contratados pelo Estado, que passam a madrugada inteira estacionados, infernizando minha vida e logicamente dos demais moradores. Estou também, mudando de assunto, pensando nos aquários públicos e nos estresses dos peixes lá existentes... Obrigada.
Vi um cara dizendo q se fosse por ele, a amazônia toda poderia ser desmatada. Olha o nível q chegou as coisas...
Muito bom!! Átila.
Thanks!
Cada vez mais nos aproximamos de Wall E
Eu assistindo esse vídeo enquanto como peixe 🤡
Gente. O ser humano não dá paz nem para os animais embaixo da água . 🤦🤦🤦🤦
Infelizmente presenciei um sofá flutuando em alto mar, na costa de Santa Catarina em 2008. Provavelmente foi levado pelo rio Itajaí-Açu na enchente de Santa Catarina daquele ano. Lamentável!
Aliás, já estamos violando o mar a partir do momento em que naturalizamos a PESCA.
E em escala industrial pra servir mais de 8 bilhões de humanos e animais de abate.
E por falar em explosões causados por buscas de petróleo, lembrei também e gostaria de saber sobre os danos causados não só aos oceanos mas a atmosfera, das explosões dos testes de mísseis nucleares e sobre as explosões das Usinas Nucleares. Isso se não apagarem novamente minha pergunta. Obrigada.
Esses barulhos que afetam até baleias a longas distâncias, podem também afetar nossas imunidades?? (Fiquei apavorada, minhas sobrinhas quando pequenas me chamavam de baleiorca..)
cara, vai chegar, se é q nao ja esta chegando, q a solução pra ser sustentável será simplesmente desligar tudo e pagar o preço ate a natureza um dia se regenerar
Já chegou: se chama anarco primitivismo
"É mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo."
@@09designgrafico20 quero nem saber vai tudo lixos e construções e animais aquáticos para cima de nós, imaginei aqui!!!
lembrando q nesse ponto a gente ja tá eh respirando microplasticos, então nem adianta parar d comer peixe...
E a água então…vixeeee
Cada vídeo melhor
uma vez meu pai tava falando de um monte de assunto se achando o fodão ensinando n sei oq pra minha tia, até que ele meteu uma tipo: "ain, falam de aquecimento global mas sempre existiu"
nesse momento me deu uma raiva, então fui depois falar com o meu pai por vontade própria, mostrando argumentos que aprovam o aquecimento... e advinha
meu pai é tão mente aberta que se passar um fio de informação não entra, ou seja, ele nao aceitou e ficou com papo de "ai que os vulcões num sei oq q é mais forte q nós", e ainda meteu papo de illuminati KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ele tem que cair na real, a situação tá feia, pode ficar ainda mais
@@davitucsonn2243 o problema é que essa alienação tem origem política 😭
Agora vamos protestar nos quarteis pro exercito limpar os oceanos kkkkkkkk
Mano tô chocado 😰
Parabéns...!...
achei esse video muito bom pra educar
po a introdução ficou bem legal
Literalmente temos um país q é um lixo mds
O pecado apagou o amor dos homens, até pela própria terra que lhes deu a vida .
A marca no nariz do uso de máscara pff2
Confiar que Deus não,causa os nossos,problemas.;
Tiago 1:13
Você acha q se os talheres fossem feitos de madeira como os hashis, seria melhor? Tipo por madeira ser organico e tal
Não acho que esse tipo de mudança faça efeito, é que nem os canudos, é mudança grande no marketing, mas na pratica é uma parcela muito pequena, o grosso é como embalamos produtos, tinha que inventar um material mais degradavel e que fosse mais barato
@@RoyMatzem Isso é basicamente impossível, o custo baixo do plástico é fruto justamente dele ser um subproduto da produção de derivados de petróleo (gasolina, diesel, asfalto, etc). O plástico vem basicamente "de graça" no refino dos combustíveis.
Átila, o plástico tem a produção muito barata, em relação a outros produtos ou é desinteresse da indústria, pela necessidade de investimento incial? Já vi algumas reportagens sobre bioplástico, não seria uma (das) saída(s)? Imagino que a ciência já tenha dado algumas opções...
Problema é que a gene caminha a passos muitos lentos e com políticas ineficazes pra "consertar". Essa espiral é crescente, me doeu muito aqui.
Bem tem empresas que realmente querem mudar isso, mas mais na Europa (apesar de toda a hipocrisia). Portugal é grande exemplo de evitar uso de plástico
@@joaquimbarbosa896 interessante
🙏
Veganismo e consumo consciente urgentemente!
vegano é gayzão mano
bruh KKKKKKKKKK
Veganismo? Não sei se vc sabe mas é muito mais difícil manter uma dieta saudável vegana. Não só isso, mas a falta do sabor da carne desagrada a maioria das pessoas e saíram estudos mostrando que as carnes sintéticas produzidas a partir de plantas em laboratório emitem muito mais carbono no seu processo de produção do que os puns de animais como a vaca, ou seja, a ideia do veganismo já se torno inviável.
esse planeta so um milagre..... mas há quem diga que ja era....que é questao de tempo . ninguem ta nem ai...pra meio ambiente. esse planeta vai estar coberto de lixo em breve, os mares vao virar um lixao.... esse planeta ta com os dias contados. é melhor desistir dessa estoria de meio ambiente. meio ambiente ja era.
@@alexleiathee.t.612 porque desistir? ainda dá tempo de salvar a terra
Bota absurdo nisso! ..... Aguardando a mãe natureza providenciar outra espécie pra comandar esse planeta. Essa a qual pertencemos é inviável.
Lastros dos navios são lançados indiscriminadamente com substâncias de seres invasivos como coral sol um deles toda a água que entra para refrigerar os motores de qualquer embarcação sai totalmente morta😮
Oi Atila
que depressao
Vídeo Ótimo
Atila, gostaria de dizer que o termo metais pesados não são comumentes empregados na Metalurgia. E usa-lo como conceito não é tão certo assim, pois o q vem a ser um metal pesado? Um metal com alta densidade?
Se pensar bem...o termo "emissario submarino" eh um absurdo...O que fazer com o plastico?😥😥😥😥😥
A mesma pergunta q os dinossauros perguntaram: oq faremos com esse meteoro? Kkkkk