Atila, sou aluno de biologia e uso todo o material que aprendo com você em palestras e movimentos educacionais aqui na minha cidade na Ilha do Marajó. Seu trabalho é incrível e necessário, faço o possível pra levar ele para bem além das telinhas, entre rios e igarapés. Agradeço por tudo!
1:15 Só uma correção: o mutum-do-nordeste não é o único animal brasileiro considerado extinto na natureza! Só entre as aves, por exemplo, tem o caburé-do-pernambuco (Glaucidium mooreorum), gritador-do-nordeste (Gichlocolaptes mazarbarnetti) e limpa-folha-do-nordeste (Philydor novaesi), oficialmente extintos na natureza, de acordo com a mesma lista do MMA mencionada no vídeo. Há ainda outras aves, como a arara-azul-pequena (Anadorhynchus glaucus), Calyptura cristata, Myrmotherula fluminensis, que possivelmente estão extintas, classificadas como CR (PEX). No mais, parabéns pelo excelente vídeo!!! 👏👏
"O homem é a mais insana das espécies. Adora um Deus invisível e mata a Natureza visível... sem perceber que o que ele mata é o Deus invisível que adora." Hubert Reeves, astrofísico canadense.
Átila, a agrofloresta é a solução para preservação das espécies, melhoria do solo, restabelecimento das nascentes, alimentos sem veneno, melhoria da alimentação, preservação das comunidades e saberes e dignidade para o agricultor. Conheça Antônio Gomides e Ernst Goeth. Faça um vídeo com eles.
Vamos torcer para que os próximos governantes tomem atitudes mais corretas visando a preservação do meio ambiente no Brasil, já que os atuais deixaram claro que não ligam a mínima.
Não tem cara que vão mudar nada. É só associar a promessa da picanha com o fato da pecuária ser um dos maiores responsáveis pelo desmatamento no Brasil, e pronto, vc percebe que é disso pra pior.
É até pior que não ligar, é incentivar a destruição e acabar com a fiscalização, além dos armamentos. Vai ser difícil reverter essa situação, a milícia está na floresta
No Brasil há um caso muito interessante sobre espécies ameaçadas. Três categorias de ameaças são conhecidas, como Criticamente em Perigo, Em Perigo e Vulnerável. Aqui no país, as espécies dentro da categoria de ameaças considerada Vulnerável, são passíveis de exploração. Um absurdo!
Infelizmente, os últimos quatro anos foram perversos para os ecossistemas brasileiros. Vamos torcer para que venham tempos melhores daqui para a frente ou o futuro da humanidade também pode ser a extinção.😢
Excelente vídeo! É muito triste pensar que perdemos uma gigantesca biblioteca genética que mal conhecemos e que tem enorme potencial para nos ajudar resolver problemas em tantos campos de conhecimento que nem sabemos dar valor a isso. Preferimos preficiar informações de humanos em uma rede social, se você gosta mais de gatinho ou de cachorro, se é ecologista ou negacionista, se gosta mais de amarelo ou vermelho, se é carnívoro ou vegetariano. O big data dizem, é o petróleo do futuro... mas a pandemia mostrou que nem controlamos a big datsa do material genético das milhares de espécies que podem desenvolver uma zoonose, imagina descifrar todo o potencial da biodiversidade. E não estou falando apenas da busca do conhecimento, mas da aplicação comercial dessas descobertas, pela indústria. Às vezes parece que nos esquecemos que a ciência nasce do ato de observar a natureza.
Eu assisto os vídeos do Atila e fico feliz por ter alguém compartilhando conhecimento desse nível de forma gratuita no RUclips, mas ao mesmo tempo fico triste, pensando que as coisas no nosso Brasil estão bem ruins e em saber que muito pouco pode ser feito por mim para que isso mude. 😢 Obrigada Atila! Você é fera. ❤
Ótimo vídeo. Atila, se possível gostaria de um vídeo falando sobre cogumelos, no geral, comestíveis a medicinais, substitutos de matérias primas etc. No que eles podem ajudar, seja a tratar doenças graves ou preveni-las, até o quão eficiente é na substituição de proteínas animais, seja na textura, sabor muitas vezes, a construção, substituição de matérias primas... Além de mencionar a rápida produção em massa desses alimentos e medicamentos, em plantações verticais (estantes por exemplo), economizando com pesticidas e agrotóxicos (o que tbm existe cogumelos que combatem pragas, como o cordyceps) mas por ser plantações verticais, poderia ser realizado em ambientes pequenos e controlados, espalhados em cidades para evitar o consumo exagerado de combustível para a distribuição, e podendo alimentar, medicar de forma muito mais eficiente a população do que o modelo que usamos atualmente. (Além de que pra matar o gado, carne que comemos, eles tem que transportar o animal pra um estado onde somente é possível mata-los, gastando combustível a mais). Mas sabe né, maldita indústria da carne, tbm a cultura de consumi-la, oq dificulta a substituição por alternativos, mas e se o substituto desse os mesmos nutrientes e tivessem bônus na saúde e custo mais baixo, mais acessível? Além da farmacêutica que não quer tratar a raiz do problema ou prevenir, ambos pois por serem eficientes lucrariam menos... existem modelos muito mais eficientes que abririam possibilidades para usarmos os recursos e terras que temos. Lucraria menos em um lado mas pouparia muito dinheiro mais a longo prazo. Pequenas mudanças nos costumes, hábitos, seja 0.5% por dia, levando em conta prazo de anos, a mudança é drasticamente positiva. A gente tem que saber trabalhar de forma inteligente, não na força bruta.
Quem sabe utilizando um modelo mais para esse lado, os campos de pastagem de gado de monoculturas, poderiam ser substituídos por plantações de arvores nativas do território, arvores essas que poderiam ter finalidade alimentícia, grãos, frutas, nozes, seja o que for. Transformados Substituindo agrotóxicos pelo cogumelo mencionado, controlando pragas, mas tendo que ter cuidado, como todo tipo de inseticida. Da mesma forma que povos nativos de regiões florestadas, vivem da extração de recursos como castanhas e alimentos que possuem custo alto no mercado devido a acessibilidade. Teria muito mais lucro a longo prazo. Materiais poderiam ser industrializados, seja sucos ou barras, alimentos preparados pra exportação entre outros, óleos para indústria de beleza e outra infinidade de aplicações. E utilizar os espaços restantes para construção de galpões de cultivo vertical, seja de cogumelos ou n, dando para produzir em grande escala substitutos de concreto, couro e uma infinidade de outras coisas, como medicamentos tbm. Enfim, sei que é um cenário utópico, mas se nos prendermos ao pessimismo apenas, o futuro vai ser tão drástico quanto o presente ou passado foi, achando que n da pra mudar. É bom ser 70% otimista 30% pessimista. Procurar soluções e outras alternativas com o que temos em mãos. Pequenas mudanças nos costumes, a longo prazo são grandes mudanças.
Ótimo vídeo! Só achei que faltou citar sobre a importância dos povos indígenas na preservaçao da biodiversidade. Aqui no Brasil eles têm um papel importante nesse processo.
O mais triste é que mesmo sendo um tema tão importante e que deveria preocupar a todos, muitos ainda preferem fazer de conta que nada esta acontecendo e que a humanidade não corre risco de perecer com o avanço das mudanças climáticas causadas pela ação humana.
Tem um pequeno erro na parte sobre o coral-sol. Ele não veio junto com plataformas de petróleo, até porque as plataformas são fixas, não se movem, rsrs. O que aconteceu foi que o primeiro registro do coral-sol na costa brasileira foi em plataformas de petroleo no RJ. Mas o coral-sol chegou aqui na nossa costa provavelmente aderido em cascos de navios.
Uma errata - Em 2019 três casais de mutuns-de-alagoas (Pauxi mitu) foram reintroduzidos em setembro numa área de 980 hectares de Mata Atlântica em Alagoas. Depois de três décadas extinta na natureza, vitimada pela caça e pelo desmatamento, a ave voltou a ocupar seu habitat.
vai melhorar com o lulalá, ja foi convidado para ir ao egito pela onu e falar sobre essas questões (sim, mesmo no governo do excrementíssimo, o convidado foi o ex metalurgico)
11:15, incrível, isso da espécie implantada artificialmente tomar o lugar da espécie nativa caiu no ENEM desse ano kkkkk, como é bom gostar de estudar ((eu errei essa, mas abafa
No caso da mandioca, um professor da UnB, Nagib Nassar, coletou várias espécies na natureza e as plantou na Estação Experimental de Biologia. Aí ele faz cruzamentos com as plantas
12:45 essa questao ai n poderia ser resolvida em laboratorio? no sentido de achar plantas mais resistentes e produtivas com aquele role todo de alimentos transgenicos? no caso isso seria um argumento a favor daqueles que pregam a destruiçao de areas como o cerrado, por exemplo, pra fins de agricultura e etc. video muito bom btw!!
Eu estava pensando nisso, e fiquei me perguntando se não seria interessante o governo exigir q 10% das terras de grandes fazendeiros fossem usadas para plantar especies nativas, e para incentivar isso investir em pesquisa sobre frutos e plantas nativas para consumo e assim comprar para merendas escolares
Olá, isso que mencionou já é previsto no código florestal brasileiro, é lei, desde 2012. Dependendo do local (bioma) que a prioridade está inserida, o dono da terra é o obrigado a preservar até 80% de vegetação nativa. Entretanto, tem sido uma guerra política, econômica, social aplicar a lei e fazê-la ser cumprida.
Átila. Na nova legislação florestal as propriedades agrícolas são obrigadas a ter uma porcentagem da área destinada a APP's e RL, aqui no Paraná por exemplo é 20% da propriedade, no ponto de vista de biológo você acha que esse fator influenciaria em ajuda pra essas espécies animais, ou a porcentagem teria que ser maior ? Por exemplo no estado do Amazonas essa porcentagem é 80%.
normalmente a extinção nesses casos são minoria (o que não as fazem menos importantes), a maioria das extinções ocorrem por mudanças climáticas ou expansão humana que tristemente são coisas que não dá pra parar ou não de maneira simples
Pergunta Polêmica; Qual o real impacto que Ararinha azul ou um Urso Panda tem no nosso planeta? Não tem uma alta chance de que salvar essas espécies seja algo simplesmente fazemos para saciar o ego humano?
Não só tem alta chance como é verdade. Espécies mais "icônicas" recebem sempre mais ajuda, não as que mais têm impacto MAS, tem algumas organizações que defendem várias espécies incluindo desconhecidas. Eu gosto do Mossy Earth, eles tem canal redes sociais e website vc pode checar. Desde plantar algas a ajudar caracóis, aranhas, e até recriar ecossistemas inteiros. É sensacional
São espécies ícones, através deles é feita a consciência sobre a preservação da natureza quem última instância é a preservação da nossa própria espécie. Pense no seguinte, a natureza não está nem aí pras espécies que atualmente vivem no planeta, a natureza muda e sempre vai continuar mudando, o que nós temos que lutar é que a natureza fique da forma como está pois essa forma que permitiu a nossa existência.
Os colegas já fizeram ótimas contribuições falando sobre espécies-icônicas para conservação. Queria contribuir em outro sentido, toda espécie possui um valor intrínseco para o funcionamento de diversos ecossistemas, devido a funções ralizadas não vista pelos olhos humanos. Por exemplo, grandes mamíferos como a anta (espécie ameaçada) é responsável pela dispersão de diversas sementes de árvores nativas, garantindo sua sobrevivência, as antas são especialistas nesse tipo de função. Existem outros milhares desses exemplos ..
Poderia ser liberado a criação de alguns animais por criadores, como é feito com cães e gatos, gostando ou não o mercado é o que mais preserva seu produtos, vide as vaquinhas.
Muitos espécies somem por si só sem ação direta ou indireta do Homem, isso se chama teoria de Darwin. No vídeo seja honesto e faça essa distinção pra não espalhar desinformação.
Mas espécies, principalmente nos últimos anos, estão desaparecendo em ritmo muito mais acelerado do q era antes, é negacionismo achar q a maioria delas desaparecem "naturalmente" e Não pela destruição do homem
@@geovanagomesbarros2416 Eu disse fazer a distinção das que somem e as que não somem por ação direta e ou indiretamente pela ação do homem, isso é método! Se você não conhece
Ele mencionou que espécies serem extintas é natural E a teoria de Darwin não é sobre extinção, é sobre evolução Talvez vc devesse assistir o vídeo e estudar um pouco antes de espalhar desinformação ;)
Atila, sou aluno de biologia e uso todo o material que aprendo com você em palestras e movimentos educacionais aqui na minha cidade na Ilha do Marajó. Seu trabalho é incrível e necessário, faço o possível pra levar ele para bem além das telinhas, entre rios e igarapés. Agradeço por tudo!
Há estudos sobre os impactos na biodiversidade depois da introdução dos búfalos em Marajó?
karalho.. Tu é igualzinho ao salsicha do scoobydoo
Parabéns amigo pelo trabalho
1:15 Só uma correção: o mutum-do-nordeste não é o único animal brasileiro considerado extinto na natureza! Só entre as aves, por exemplo, tem o caburé-do-pernambuco (Glaucidium mooreorum), gritador-do-nordeste (Gichlocolaptes mazarbarnetti) e limpa-folha-do-nordeste (Philydor novaesi), oficialmente extintos na natureza, de acordo com a mesma lista do MMA mencionada no vídeo. Há ainda outras aves, como a arara-azul-pequena (Anadorhynchus glaucus), Calyptura cristata, Myrmotherula fluminensis, que possivelmente estão extintas, classificadas como CR (PEX). No mais, parabéns pelo excelente vídeo!!! 👏👏
Detalhe que o mutum-do-nordeste foi recentemente reintroduzido na Mata Atlântica alagoana!
A maioria foram extintas no período colonial? Te assisti lá no Blablalogia. Você tem algum vídeo de aves invasoras?
@@andrediego1142 a maioria foram extintas nas últimas decadas. Sobre aves invasoras, sim, tem no canal sim 😁
E também existem plantas que foram extintas como a Campomanesia lundiana
"O homem é a mais insana das espécies. Adora um Deus invisível e mata a Natureza visível... sem perceber que o que ele mata é o Deus invisível que adora." Hubert Reeves, astrofísico canadense.
O deus dessas pessoas gananciosas é o dinheiro.
Destrói o que Deus criou por pura ganância sem se importar com quem sofrerá as consequências
Átila, a agrofloresta é a solução para preservação das espécies, melhoria do solo, restabelecimento das nascentes, alimentos sem veneno, melhoria da alimentação, preservação das comunidades e saberes e dignidade para o agricultor.
Conheça Antônio Gomides e Ernst Goeth. Faça um vídeo com eles.
Nossa quero muito um vídeo do Átila sobre isso! História maravilhosa do Ernest e pouquíssimo conhecida! Um herói da ciência.
Vamos torcer para que os próximos governantes tomem atitudes mais corretas visando a preservação do meio ambiente no Brasil, já que os atuais deixaram claro que não ligam a mínima.
Não tem cara que vão mudar nada. É só associar a promessa da picanha com o fato da pecuária ser um dos maiores responsáveis pelo desmatamento no Brasil, e pronto, vc percebe que é disso pra pior.
É até pior que não ligar, é incentivar a destruição e acabar com a fiscalização, além dos armamentos. Vai ser difícil reverter essa situação, a milícia está na floresta
A humanidade mudam radicalmente,a natureza da terra,por causa da ganância humana, respeito social justiça social okjs.
No Brasil há um caso muito interessante sobre espécies ameaçadas. Três categorias de ameaças são conhecidas, como Criticamente em Perigo, Em Perigo e Vulnerável. Aqui no país, as espécies dentro da categoria de ameaças considerada Vulnerável, são passíveis de exploração. Um absurdo!
o livro A sexta grande extinção fala mto sobre isso. Muito bom, recomendo.
Bom dia, Biodiversidade conhecimento que liberta, Odair js SP gratidão sempre ouser educar sempre okjs.
Agricultura sintrópica que propõe Ernest Gotsch é um modus operandi incontornável para preservação de biomas e produção de alimentos!!!
Infelizmente, os últimos quatro anos foram perversos para os ecossistemas brasileiros. Vamos torcer para que venham tempos melhores daqui para a frente ou o futuro da humanidade também pode ser a extinção.😢
Impressionante a capacidade desse professor de reter a nossa atenção 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾💚🌳
Átila, poderia falar sobre a hidroponia? É um sistema que tem crescido bastante nos países desenvolvidos.
Parabéns Átila e grata pelas informações.
Excelente vídeo! É muito triste pensar que perdemos uma gigantesca biblioteca genética que mal conhecemos e que tem enorme potencial para nos ajudar resolver problemas em tantos campos de conhecimento que nem sabemos dar valor a isso. Preferimos preficiar informações de humanos em uma rede social, se você gosta mais de gatinho ou de cachorro, se é ecologista ou negacionista, se gosta mais de amarelo ou vermelho, se é carnívoro ou vegetariano. O big data dizem, é o petróleo do futuro... mas a pandemia mostrou que nem controlamos a big datsa do material genético das milhares de espécies que podem desenvolver uma zoonose, imagina descifrar todo o potencial da biodiversidade. E não estou falando apenas da busca do conhecimento, mas da aplicação comercial dessas descobertas, pela indústria. Às vezes parece que nos esquecemos que a ciência nasce do ato de observar a natureza.
Eu assisto os vídeos do Atila e fico feliz por ter alguém compartilhando conhecimento desse nível de forma gratuita no RUclips, mas ao mesmo tempo fico triste, pensando que as coisas no nosso Brasil estão bem ruins e em saber que muito pouco pode ser feito por mim para que isso mude. 😢
Obrigada Atila! Você é fera. ❤
Há um ditado que diz: '' Deus perdoa sempre, o homem perdoa às vezes, a Natureza não perdoa nunca!''
Ótimo vídeo. Atila, se possível gostaria de um vídeo falando sobre cogumelos, no geral, comestíveis a medicinais, substitutos de matérias primas etc.
No que eles podem ajudar, seja a tratar doenças graves ou preveni-las, até o quão eficiente é na substituição de proteínas animais, seja na textura, sabor muitas vezes, a construção, substituição de matérias primas...
Além de mencionar a rápida produção em massa desses alimentos e medicamentos, em plantações verticais (estantes por exemplo), economizando com pesticidas e agrotóxicos (o que tbm existe cogumelos que combatem pragas, como o cordyceps) mas por ser plantações verticais, poderia ser realizado em ambientes pequenos e controlados, espalhados em cidades para evitar o consumo exagerado de combustível para a distribuição, e podendo alimentar, medicar de forma muito mais eficiente a população do que o modelo que usamos atualmente. (Além de que pra matar o gado, carne que comemos, eles tem que transportar o animal pra um estado onde somente é possível mata-los, gastando combustível a mais).
Mas sabe né, maldita indústria da carne, tbm a cultura de consumi-la, oq dificulta a substituição por alternativos, mas e se o substituto desse os mesmos nutrientes e tivessem bônus na saúde e custo mais baixo, mais acessível? Além da farmacêutica que não quer tratar a raiz do problema ou prevenir, ambos pois por serem eficientes lucrariam menos... existem modelos muito mais eficientes que abririam possibilidades para usarmos os recursos e terras que temos. Lucraria menos em um lado mas pouparia muito dinheiro mais a longo prazo.
Pequenas mudanças nos costumes, hábitos, seja 0.5% por dia, levando em conta prazo de anos, a mudança é drasticamente positiva. A gente tem que saber trabalhar de forma inteligente, não na força bruta.
Quem sabe utilizando um modelo mais para esse lado, os campos de pastagem de gado de monoculturas, poderiam ser substituídos por plantações de arvores nativas do território, arvores essas que poderiam ter finalidade alimentícia, grãos, frutas, nozes, seja o que for. Transformados Substituindo agrotóxicos pelo cogumelo mencionado, controlando pragas, mas tendo que ter cuidado, como todo tipo de inseticida. Da mesma forma que povos nativos de regiões florestadas, vivem da extração de recursos como castanhas e alimentos que possuem custo alto no mercado devido a acessibilidade.
Teria muito mais lucro a longo prazo. Materiais poderiam ser industrializados, seja sucos ou barras, alimentos preparados pra exportação entre outros, óleos para indústria de beleza e outra infinidade de aplicações. E utilizar os espaços restantes para construção de galpões de cultivo vertical, seja de cogumelos ou n, dando para produzir em grande escala substitutos de concreto, couro e uma infinidade de outras coisas, como medicamentos tbm.
Enfim, sei que é um cenário utópico, mas se nos prendermos ao pessimismo apenas, o futuro vai ser tão drástico quanto o presente ou passado foi, achando que n da pra mudar. É bom ser 70% otimista 30% pessimista. Procurar soluções e outras alternativas com o que temos em mãos. Pequenas mudanças nos costumes, a longo prazo são grandes mudanças.
Demorei pra ler td mas valeu a pena 👏👏👏
Átila sempre com bons temas.
Amo a didática do Atila
Ótimo vídeo! Só achei que faltou citar sobre a importância dos povos indígenas na preservaçao da biodiversidade. Aqui no Brasil eles têm um papel importante nesse processo.
Que vídeo rico de informação, ótimo trabalho!
Tem um roedor extinto que vivia em Fernando de Noronha: Noronhomys vespuccii
Bom demais!Especialmente para todas as mães do mundo!
Possível tema da redação do Enem?
Átila parabens sempre pela brilhante e didática explanação.
Que triste. Muito obrigada pelas informações.
Fantástica... produção muito rica em formação.
O mais triste é que mesmo sendo um tema tão importante e que deveria preocupar a todos, muitos ainda preferem fazer de conta que nada esta acontecendo e que a humanidade não corre risco de perecer com o avanço das mudanças climáticas causadas pela ação humana.
Até na licença saúde pensando que esse vídeo é importante passar na escola e fomentar o debate, seja para professores quanto alunos.
ótimo vídeo Átila 💖
Parabéns Átila 👏👏👏👏
Muito obrigada pela disponibilidade de nos manter atualizados sobre assuntos que realmente importa.
Muito bom! Adoraria ver um desse sobre a geodiversidade
Agroecologia é top, é massa, é foda, é a solução.
Tem um pequeno erro na parte sobre o coral-sol. Ele não veio junto com plataformas de petróleo, até porque as plataformas são fixas, não se movem, rsrs. O que aconteceu foi que o primeiro registro do coral-sol na costa brasileira foi em plataformas de petroleo no RJ. Mas o coral-sol chegou aqui na nossa costa provavelmente aderido em cascos de navios.
Uma errata -
Em 2019 três casais de mutuns-de-alagoas (Pauxi mitu) foram reintroduzidos em setembro numa área de 980 hectares de Mata Atlântica em Alagoas. Depois de três décadas extinta na natureza, vitimada pela caça e pelo desmatamento, a ave voltou a ocupar seu habitat.
Por mais vídeo assim, Átila!!
Parabéns!! Ótimo material de apoio para aulas!
Professor excelente!
Todo tipo de "ser" e importante
Excelente video.
vai melhorar com o lulalá, ja foi convidado para ir ao egito pela onu e falar sobre essas questões (sim, mesmo no governo do excrementíssimo, o convidado foi o ex metalurgico)
concordo
Foda.
Parabéns Átila, conteúdo muito bom e muito completo.
Átila, parabéns pelo excelente video! Dá uma corrigida aí porque você não citou a arara-azul pequena que está extinta há várias décadas
Que conteúdo maravilhoso 😍 Gratidão
11:15, incrível, isso da espécie implantada artificialmente tomar o lugar da espécie nativa caiu no ENEM desse ano kkkkk, como é bom gostar de estudar ((eu errei essa, mas abafa
No caso da mandioca, um professor da UnB, Nagib Nassar, coletou várias espécies na natureza e as plantou na Estação Experimental de Biologia. Aí ele faz cruzamentos com as plantas
Ótimo trabalho, como sempre
Excelente Análise !!!
Felicitações !!
Que aula!!! Parabéns Átila!!
12:45 essa questao ai n poderia ser resolvida em laboratorio? no sentido de achar plantas mais resistentes e produtivas com aquele role todo de alimentos transgenicos?
no caso isso seria um argumento a favor daqueles que pregam a destruiçao de areas como o cerrado, por exemplo, pra fins de agricultura e etc.
video muito bom btw!!
Na teoria sim, mas se a espécie já existir fica mais barato que criar em laboratório
Depende da situação
Muito bom, continue pfr
Ótimo vídeo, Átila!
Excelente!
Eu estava pensando nisso, e fiquei me perguntando se não seria interessante o governo exigir q 10% das terras de grandes fazendeiros fossem usadas para plantar especies nativas, e para incentivar isso investir em pesquisa sobre frutos e plantas nativas para consumo e assim comprar para merendas escolares
Melhor plantar no sistema de agrofloresta.
Olá, isso que mencionou já é previsto no código florestal brasileiro, é lei, desde 2012. Dependendo do local (bioma) que a prioridade está inserida, o dono da terra é o obrigado a preservar até 80% de vegetação nativa. Entretanto, tem sido uma guerra política, econômica, social aplicar a lei e fazê-la ser cumprida.
Excelente canal
Bom dia, Átila. Parabéns pelo vídeo mais uma vez!
Trabalho no IBGE e fiquei com uma curiosidade. O Censo já passou por aí esse ano?
Átila. Na nova legislação florestal as propriedades agrícolas são obrigadas a ter uma porcentagem da área destinada a APP's e RL, aqui no Paraná por exemplo é 20% da propriedade, no ponto de vista de biológo você acha que esse fator influenciaria em ajuda pra essas espécies animais, ou a porcentagem teria que ser maior ? Por exemplo no estado do Amazonas essa porcentagem é 80%.
Essas extinções são muito tristes, por que os caçadores cação ou matam os animais e vendem para ganhar grana.
normalmente a extinção nesses casos são minoria (o que não as fazem menos importantes), a maioria das extinções ocorrem por mudanças climáticas ou expansão humana que tristemente são coisas que não dá pra parar ou não de maneira simples
Meu avô nadava ,percava no Rio Tietê, perto da Ponte da vila Guilherme...
Excelente video, muito bom, parabéns.
A abertura desses vídeos lembra tema de algum seriado, alguém consegue lembrar de qual, ou com qual parece?
Medmen?
Boa tarde, dr. Átila, fala da volta dos que não foram, ou seja, da covid.
Valeu!
Ótimo vídeo!
Agro é pop, agro é tech, agro é tudo... não pera.
Tem um pouco de MadMen nessa abertura
Muito importante
muito bom...
excelente
Parabéns pelo trabalho! Que tipo de programa você utiliza para produzir esses slides dinâmicos com pequenos vídeos exibidos em círculos, etc?
Top
Excelente !!
Estudando muito amanhã prova de biologia matemática e inglês: matemática e inglês ou prova dos inferno mais se Deus quiser vou ficar na média
É, rapaz. Complicado.
SOS precisamos de um vídeo novo sobre a Covid, por favooor!
parabens
a solução para uma população global humana tão grande ser sustentável seria se todos se alimentassem apenas de comidas feitas de planta.
Go vegan 🌻
Muito bom !!
a natureza desus perdoa sim
Up
Lula13
up
Agro é morte!
Pergunta Polêmica;
Qual o real impacto que Ararinha azul ou um Urso Panda tem no nosso planeta? Não tem uma alta chance de que salvar essas espécies seja algo simplesmente fazemos para saciar o ego humano?
Não só tem alta chance como é verdade. Espécies mais "icônicas" recebem sempre mais ajuda, não as que mais têm impacto
MAS, tem algumas organizações que defendem várias espécies incluindo desconhecidas. Eu gosto do Mossy Earth, eles tem canal redes sociais e website vc pode checar. Desde plantar algas a ajudar caracóis, aranhas, e até recriar ecossistemas inteiros. É sensacional
São espécies ícones, através deles é feita a consciência sobre a preservação da natureza quem última instância é a preservação da nossa própria espécie. Pense no seguinte, a natureza não está nem aí pras espécies que atualmente vivem no planeta, a natureza muda e sempre vai continuar mudando, o que nós temos que lutar é que a natureza fique da forma como está pois essa forma que permitiu a nossa existência.
Os colegas já fizeram ótimas contribuições falando sobre espécies-icônicas para conservação. Queria contribuir em outro sentido, toda espécie possui um valor intrínseco para o funcionamento de diversos ecossistemas, devido a funções ralizadas não vista pelos olhos humanos. Por exemplo, grandes mamíferos como a anta (espécie ameaçada) é responsável pela dispersão de diversas sementes de árvores nativas, garantindo sua sobrevivência, as antas são especialistas nesse tipo de função. Existem outros milhares desses exemplos ..
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
> 😏 Talvez Somos A 1ª Banda Espirita De Pop-Metal Ou Rock Desse Mundo...
> Mas Nao Reparem Muito No Nosso Ingles Neanderthal, kkk ❤ kkk
Vídeo triste e assustador.
bliu
Poderia ser liberado a criação de alguns animais por criadores, como é feito com cães e gatos, gostando ou não o mercado é o que mais preserva seu produtos, vide as vaquinhas.
Não é tão fácil criar animais selvagens, precisa de muito mais preparo.
O Brasil possui a Maior biodiversidade do planeta Terra !
Muitos espécies somem por si só sem ação direta ou indireta do Homem, isso se chama teoria de Darwin. No vídeo seja honesto e faça essa distinção pra não espalhar desinformação.
Realmente Cristiano, você é um profundo conhecedor da biologia. O seu canal mostra isso.
Mas espécies, principalmente nos últimos anos, estão desaparecendo em ritmo muito mais acelerado do q era antes, é negacionismo achar q a maioria delas desaparecem "naturalmente" e Não pela destruição do homem
@@geovanagomesbarros2416 Eu disse fazer a distinção das que somem e as que não somem por ação direta e ou indiretamente pela ação do homem, isso é método! Se você não conhece
@Alan Eu acho que você, fake, que deve estudar e interpretar textos melhor e sim não perdi tempo assistindo video desse cara
Ele mencionou que espécies serem extintas é natural
E a teoria de Darwin não é sobre extinção, é sobre evolução
Talvez vc devesse assistir o vídeo e estudar um pouco antes de espalhar desinformação ;)
Essa coisa de Amazônia tá muito longe de SP!!! Aqui também AINDA temos bio- diversidade à se preservar!!!!
Valeu!
Valeu!