Harry Potter #7: a redenção do Snape | Especial HP | Vevsvaladares
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Playlist do especial HP: • Cadê minha carta de Ho...
Playlist com todos os especiais: • Playlist
___
Twitter: @Veevss
Facebook: / vevsvaladares
Blog/tumblr: / vevsvaladares
Snapchat: Vevsvaladares
___
Música:
"Musique a La Carte 05" - John Åhlin
(via EpidemicSound)
Acho que metade dos problemas que apareceram na história de Harry Potter teriam sido resolvidos se Hogwarts tivesse um psicólogo de plantão.
concordo
SIM
Como uma escola daquelas, com todo tipo de problema, não tem psicólogo? Fica a dúvida
Bernardo Cunha melhor comentário ever!
Uma escola que coloca alunos para jogarem jogos mortais nunca se preocuparia em ter um psicólogo de plantão mesmo. Hehehe!
Eu como pessoa obsessiva (eu até tomo remédio pra isso) vejo claramente o Snape como alguém com uma obsessão DOENTIA pela Lily.
Como a maioria dos meus próprios relacionamentos, começou com o amor normal e depois virou algo possessivo e abusivo.
Eu acredito na redenção do Snape, PORÉM, ENTRETANTO, TODAVIA, pelos motivos errados.
Tudo o que o Severo queria mesmo era se livrar da culpa de indiretamente ter matado a mulher amada. Ele só faz coisas boas, não por ser exatamente bom por si só, mas por culpa. Esse é quem o Snape realmente é, uma criança amargurada que não cresceu o suficiente emocionalmente pra aguentar uma rejeição.
IGNOREM TODO O VÍDEO E APENAS LEIAM ESSE COMENTÁRIO!!
E vc trouxe uma outra facetas dos arcos de redenção: quando a pessoa se redime pelos motivos errados. Aos olhos do Harry, foi exatamente isso que aconteceu, né?
Você abordou tudo o que penso sobre a redenção do Snape. O always nunca me convenceu, sempre achei o amor dele pela Lily algo assustador e que eu nunca desejaria para mim. Pior é a galera que culpa a Lily por ñ ter ficado com ele, como se ela fosse obrigada a isso pelo simples fato de ele gostar dela. (Amores, ela não gostava dele.)E pra mim aquele capítulo no último livro da saga nunca conseguiu apagar todas as coisas que ele fez com os alunos de Hogwarts, fico só imaginando quantos adolescentes tiveram problemas intensos de confiança graças as coisas que o Snape fazia em sala. O fato de ele ser o "espião" do Dumbleadore ñ faz com que o tratamento dele com os alunos seja justificado, ele ja era adulto e supostamente arrependido.A posição que JK toma em relação a ele me deixa na bad. Enfim,termino de ver esse especial te aplaudindo de pé,parabéns pelo excelente trabalho!
PS: Me deixa pasma q a Gina deixou aquela homenagem no nome do filho. As coisas q ele falava sobre a família dela..
concordo plenamente!
nunca tinha pensado por esse angulo ... mas uma coisa é certa pessoas que crescem em ambientes abusivos transformam-se em pessoas estranhas...
Isabela Araujo Você disse tudo! Pra mim a JK só pecou nessa historia nessa questão dos nomes mesmo. Eu consigo ver o Harry perdoando o Snape depois de tudo o que ele descobriu, mas esquecendo o tanto que ele sofreu na mão daquele seboso a ponto de nomear o próprio filho? Acho difícil. Além disso, porquê que só o Harry escolheu nome pras crianças?? A Gina também perdeu um irmão na guerra sabe.... (Sim, eu sei que o George tem um filho chamado Fred, mas mesmo assim.)
Vevs, achava que era a única (vanguardista, inovadora, barroca) que pensava dessa forma do Snape. Principalmente do rolo dele ser um professor autoritário e abusivo e do "amor" pela mãe do Harry ser bem psicótico. Obrigada por me fazer ver que eu não estava louca por pensar assim. E por ser mais uma que não enxergava o amorzinho dele pelo trio principal.
Miga me abraça que eu também achava que tava sozinha nessa.
Hahahah! Pra mim Snape é o melhor personagem, justamente por perceber quão quebrado e contraditório que ele é.
Nunca encarei o final dele como uma redenção, mas como um sacrifício e um senso de dever para com Lilly. Eu acredito que ele amava ela, sim, e apesar de ser de uma forma nada nada saudável. Por isso, e esta sou eu especulando, ela foi para ele a primeira - e única - pessoa que tentou compreendê-lo durante seu crescimento e isso acabou criando um vínculo que pra ele foi fundamental e difícil de desassociar.
Não to querendo defender ele, ou diminuir as merdas que ele fez, mas eu realmente acho que ele tinha uma ideia maluca que se Lilly fosse salva só porque ele pediu a Voldemort para não matá-la, que ia ficar tudo bem. Depois que tudo aconteceu, no entanto, acho que ele teve um estalo e percebeu que Voldemort era só mais um bully que também só queria usar ele para alcançar os próprios objetivos. E aí ele resolveu que ia honrar pelo menos o sacrifício de Lilly, se sacrificando também.
Pode ter sido só pra aliviar um pouco a consciência dele? Pode sim. E eu acredito que tenha sido isso mesmo, até porque eu sou um pouco cética e não acredito em altruísmo pleno. Mas ao mesmo tempo ainda acho que mesmo quando alguém faz algo bom só para se sentir melhor consigo mesmo, ainda assim foi algo bom e digno de respeito.
Always~~ (AND IIIIIIIIII BE THEEEEERE, FOREVER AND A DAY~~~ AAAAAAAALLLLLLLLWAAAAAAAYYSSSS) \o\/o/ KKKK
Adorei o vídeo! Segura meu joinha.
*dá joinha ao fim do video, porque concordo com você sobre o Snape estar apenas querendo fazer uma média com a própria consciência e não porque queria ajudar o menino de fato
Adoro quando aparece comentário que resume tudo o que tentei falar em 10 minutos de vídeo! :DD
É sobre isso que me referia quando perguntei se ele não estava tentando compensar os erros.
Então, acho que quando se trata do Snape essa linha que separa o "bom" do "mau" se torna extremamente transparente e até sensível em várias partes. Vejo quase todos os personagens que a J.K. criou como multi-facetados, todos eles brincam com essa sutileza tão inerente humana entre o que é ruim e o que não é, mas o Snape é de longe o mais complexo quando a gente fala disso, não é a toa que ele gera até hoje após anos de término da saga inúmeras e inúmeras discussões entre os fãs, e na minha opinião enquanto as pessoas continuarem lendo HP ele vai sempre se manter como essa figura tão polêmica e complicada construída pela J.K. e por todos os seus leitores.
A história de HP na minha opinião carrega muito isso de culpa, remorso, arrependimento, ambiguidade, e esse tipo de coisa. No último capítulo, o Harry, um pouco depois de contar a história do Snape pro Voldemort e pra todo o resto que tava na batalha, chega a dizer que ainda não é tão tarde pro Voldemort sentir remorso (e ele simplesmente responde com "o que é isso?"). Então eu gosto de fazer esse constraste entre o Snape e o próprio Voldemort. Eles são muito parecidos em diversos aspectos, principalmente na questão de escolhas erradas e atração pela arte das trevas, mas a diferença principal está justamente no fato do Snape ser capaz de nutrir sentimentos sinceros por outra pessoa, de ser capaz de amar, de poder se sentir culpado, de se arrepender e de conseguir mudar de lado.
Eu acho que quando as pessoas tendem a valorizar os sentimentos do Snape pela Lily elas não estão querendo romantizar essa parte do amor obsessivo e nocivo, mas sim essa certa lealdade e principalmente o fato de que até um cara totalmente amargo, infantil, orgulhoso, tóxico e cheio de escolhas erradas no passado ser capaz de uma atitude tão louvável como salvar o Mundo Bruxo inteiro, catalizado por esse sentimento intenso. E honestamente acredito que a principal questão que a J.K. queria com Snape não era construir uma redenção definitiva, mas sim isso.
Então, eu acredito na redenção do Snape? Mais ou menos. A questão principal é que não vejo ele como sendo um lixo humano e que depois virou um completo herói, acho que ele tá mais pra mostrar que dá pra ser as duas coisas quando vistas em diferentes pontos de vistas Acho que ele realmente foi capaz de repensar a lealdade e a inclinação doente que ele tinha pelas artes das trevas, ele pôde se arrepender de suas escolhas passadas, por elas o terem feito perder a Lily antes mesmo dela morrer. Ele já havia a perdido lá em Hogwarts por conta da sua inclinação pelas trevas, mas acredito que ele só percebeu isso e foi repensar essa lealdade depois de ter levado o choque de realidade da perda definifiva dela causada de novo por outras escolhas horríveis dele. Acredito que a mudança de lado dele foi catalisada pelo remorso pela Lily, sim, mas o fato dele ter continuado ao lado do Dumbledore, decidido se opor contra o Voldemort e "proteger" o Harry não se deve exclusivamente ao amor pela Lily (e MUITO mas MUITO menos por um suposto "apego" pelo Harry). Acho que ele não tava ali daquele lado só por causa desse amor ou por culpa, mas porque ele percebeu que era o certo a se fazer mesmo. Infelizmente tudo o que o amor pela Lilian o fez perceber foi a escolha do lado errado, mas ele não foi capaz de deixar de ser essa pessoa amarga, infantil e tóxica no cotidiano, o que torna a "redenção" difícil de se engolir. Por isso tenho pra mim que, enfim, não vale a pena tentar categorizar o Snape em bom ou mau, ele tem muitas dimensões pelas quais a gente pode enxergar, e acho que a maior graça do personagem vai ser sempre essa.
Tem um filme fan-made aqui no RUclips, "Snape and the Marauders", que retrata justamente o Snape como um grande injustiçado - um monstro criado por quatro monstros piores, os Marotos. Sim, alguns fãs realmente ignoram a personalidade do personagem (o que é estranho, uma vez que convivemos com ela ao longo de sete livros!) e idealizam um Snape que nunca existiu. O fanatismo realmente coloca uma venda nos olhos das pessoas haha.
Excelente vídeo! Amo esse canal de paixão!
Diego Borges de Oliveira o filme é ótimo, mas injustiça mto o Tiago e coloca Snape como uma pobre alma perseguida. Sendo q na época em q o filme se passa, Tiago já havia abandonado suas atitudes porcas. Aí o povo leva isso para a história original.
O problema que eu vejo no fandom é que as pessoas que gostam do Snape colocam uma venda nos olhos e justificam tudo que ele fez baseado em amor e redenção, colocando o James como o grande vilão da história. Ou pior, tem o pessoal que é fissurado por Jily e ignora que o James também falhou e era um idiota e pintam o Snape como a reencarnação do demônio. Essa polaridade é irritante.
Inclusive aqui nos comentários HAHAHAHAHAHAHA
Eu acho que a JK deveria ter mostrado a mudança do James, em vez de só relatar. A partir daí, o leitor poderia escolher com base em fatos que ele mesmo julgou.
Obrigado Vevs! Também não sei o que as pessoas viram no Snape, sério.
Melhor especial da vida! Vou ficar com sdd! Foda-se o Snape a melhor pessoa e vc Verônica! hahahahah
Melhor video! Sério, amo quando vc fala a vdd sem dó nem piedade.Apesar de não gostar muito de pensar no Snape assim, vc disse coisas que não da pra negar. E a coisa que eu mais gosto sobre um personagem controverso é que a gente vê nele o que a gente quer ver.
a galera tá começando a projetar as fanfics que tem snape como figura paterna na história original...
concordo que ele não se redimiu hahahah tudo pela lilian, somente
o especial foi ótimo, Vevs :)))
João Gabriel qndo vc falou sobre as fanfics falou a coisa mais certa!
Por incrível que pareça, esse foi o vídeo do especial que eu mais concordei com a sua opinião
"(...) Como se ele fosse a melhor pessoa que pisou na terra, desde os Ursinhos Carinhosos." Vevs sambando na cara do Snape!
Concordo com você. Lembro que quando li a parte da morte do Snape fiquei bastante "surpresa" com o destino que a Rowling deu para o personagem, mas depois de pensar bastante sobre tudo, cheguei a conclusão que o Snape jamais se arrependeu de verdade. Ele agiu muito por culpa. Apesar da relação dele com a Lilian ser abusiva, acho que algum dia na vida e em algum lugar naquele coração de gelo, ele a amou. E saber que ele foi o responsável indireto por sua morte, acabou completamente com a cabeça dele. Dumbledore, inteligente que era, o pegou em sua fraqueza, usou a culpa do Snape pra fazer com que ele canalizasse todo aquele mal pra fazer o bem. Snape nunca se afeiçoou ao Harry e companhia. Ele era perverso, continuava do mal, mas a culpa redirecionou suas ações e só. PS.: as pessoas me "odeiam" tbm quando falo que o Snape de bom não tinha nada kķk
Ameeeeeeeeei o vídeo
Depois de assistir os vídeos especiais da Vevs, comecei a ver HP de uma forma totalmente diferente... Como sempre arrasa nos vídeos linda ♥
kkkkkkkkkkkkkkkkkk "Damires, você não fez mais que a sua obrigação"
Vevs, que bom que você citou o Zuko. Eu acho que ele é o melhor personagem de Avatar. Faz um video sobre avatar? Seria MUITO legal.
Eu também não acho que o Snape se redimiu.
prefiro o tio dele.
Melhor especial :D Assisti tudinho um atrás do outro.
Eu gosto do Snape como personagem e, independente da redenção, achei ele muito bem construído.
Vevs, adorei o especial, viu? Assistia aos vídeos e ficava "o que? acabou?" hahahahaha! Espero sim que possamos sempre discutir sobre literatura e as complexidades dos personagens, e quando voce ler o roteiro Cursed Child, sugiro um vídeo para discutir sobre ele também! ❤️
o neville é outra personagem q merecia mta análise né... não lembrava dessa faceta.
justice for nevinho
Comendo o pão que o Salazar Slytherin amassou 3 vezes por dia, não vou mentir adoro
Vevs adorei o especial Harry Potter, assim como os outros. Você me fez refletir sobre outros pontos de vista, alguns inclusive que nem tinham passado pela minha cabeça quando li os livros. E os li várias vezes. Por isso, gostaria de te agradecer por esses vídeos e dizer que são maravilhosos, por favor, continua com os especiais...rsrsrs
Quanto ao Snape, eu vejo todos esses 'problemas' que você apontou no vídeo e algumas pessoas nos comentários, mas eu acho que ao dar a sua vida para que o Harry pudesse vencer o Voldemort ele se redimiu, não com o mundo, com o Harry ou com a Lilian, mas com ele mesmo e isso fez toda a diferença. Não apaga todas as coisas terríveis que ele fez em vários níveis, mas mostra que nossas escolhas fazem diferença para o bem e para o mal. Sem contar que é Voldemort que resolve matá-lo, não por ter sido espião ou qualquer tipo de traição, mas por ser um meio do Voldemort conseguir mais poder, com a varinha das varinhas, e é nessa hora que confirmamos que ele fez todas as escolhas erradas possíveis e passou boa parte da sua vida sendo insignificante para Voldemort, que considerava todos insignificantes, e outra parte participando das manipulações de Dumbledore, para morrer no fim por um conjunto de ações e decisões dos dois. Enfim, é um assunto que rende..rsrsrsrs
Olá Vevs seus vídeos e os suas análisess são ótimas sempre instiga à discussão e reflexão Achei interessante o que falou sobre catarse,. Lembro que quando eu ló o capítulo 33 (nunca esqueci o número do cap. rsrs) de Relíuias, o que mais me pegou com relação a Snape e Lilian foi o fato deles terem sido amigos de infância desde antes de Hogwarts. Até então nós só tinhamos infrmações sobre os país de Harry, sdo ponto de vista dos amigos do pai dele (e algumas outras pessoas). E quando descobrimos que Snape era melhor amiga de Snape, o cara que aprendemos a odiar durante 6 livros, foi meio chocante, e foi justamente do ponto de vista dele que descobrimos isso. Então, eu não vejo como "a maior história de amor de todos os tempos". E sim como uma história mais sobre lealdade.
E sim, concordo plenamente que Snape era uma pessoa intragável (Estou relendo os livros como maratona para The Cursed Child) e meu deus, é uma lição para qualquer docente, de como não ser um professor e não destruir a autoestima de seus alunos). E ele descontava muito em Harry. Só que o Harry no decorrer da série, foi aprendendo coisas sobre o pai e o Snape e também nunca dava o braço a torcer, (num primeiro momento com razão) Harry tbm tinha preconceitos que , sim se justificavam por causa de tudo que foi acontecendo, mas mesmo quando Dumbledore dizia que Snape era uma pessoa leal etc Harry não considerava, até ver as lembranças. Ainda não cheguei no último livro, então não lembro dos detalhes, mas sim Snape "deu vários closes errados com relação a Lilian, no fundo houve um arrependimento (com parecela de culpa??, sim), mas o rancor e as magoas do passado se sobrepunham, e ele teve que mascarar muita coisa.Uma pena não termos um ponto de vista do Snape, pra saber como ele sesentia tendo que passar por Comensal da Morte de novo e agir friamente diante de Voldemort.
Dizer que ele se afeiçoou ao trio também acho viagem. Acho que pessoal tira isso um pouco pela cena das lembranças no filme sei lá. Mas pelo Harry talvez o que fez ele nunca ter jogado todo o plano do Dumbledore pro alto e tudo mais, porém é mais provável,por lealdade ao diretor.
Enfim redimido ou não Snape foi leal ao Dumbledore, Lilian e Dumbledore. E entendo que pra muitos isso remeta à máxima "os fins justificam os meios" (o que até pra mim soa contraditório, pois não concordo com essel tipo de pensamento), mas creio que no fundo ele não agiu apenas por egoísmo Deve ter passado por muitos conflitos internos e mascarar a sua lealdade, e sentimentos e a forma como ele seria visto e acho que isso que Harry se deu conta, que ele também (dadas as devidas proporções) sofreu assim como ele. Concordo que não apaga todos os erros, etc., Enfim desculpa, pelo textão rsrs.
Amei o especial! Não acredito que acabou.
ahahahahaha, concordo muito vevs, snape nunca me convenceu, parece que todo mundo vira santo depois que morre.
Adorei seu vídeo! Acho tão bacana que Harry Potter (a série que gera tanta discussão sobre se é literatura ou não) abra tanta margem para interpretações diferentes. O Snape pode ou não ter se redimido e isso, como você falou, vai de cada um. Mas ninguém pode negar que ele é um dos personagens mais ricos dessa história e é permitido gostar dele mesmo se você achar que ele é uma pessoa horrível (meu caso). você arrasou nesse especial, Vevs ;)
Obrigada, Júlia
Sensacional, simplesmente sensacional !! A série e seus vídeos!!!
Nossa, excelente vídeo! Eu fui um dos que não respondeu a enquete, mas porque realmente não sei decidir se ele se redimiu ou não -- e acho que o vídeo mostrou bem que não é só uma questão de indecisão minha. Quando li o sétimo livro, não dei muita bola pro Snape (apesar de ter ficado #xatiado com sua morte), o problema mesmo surgiu depois que "Always" virou um mantra e me fez parar pra pensar se ele merecia essa comoção toda... (claro que a cena da morte, no cinema, com o Alan Rickman, foi majestosa) Conforme você explicava as etapas da redenção, também não soube responder se tinha havido arrependimento -- e logo em seguida vi que não fui o único. A meu ver, parece que sim, mas certeza nós nunca teremos. Mas acho também que o fato de ele maltratar o Harry (e seus amigos) é visto depois não só como crueldade, porque a gente acaba aprendendo, dos filmes hollywoodianos, que quando alguém parece nutrir um profundo ódio e desprezo pelo outro, no final isso vai significar no mínimo uma grande afeição... Vai entender!
Sobre o especial como um todo, só sigo que adorei, e que já sabia, desde o começo. que você não iria decepcionar. Foi um vídeo melhor que o outro, mas impossível escolher entre eles. Obrigado por nos trazer vídeos como esses e resgatar um pouco essa história maravilhosa (aproveitando que CC está trazendo o hype de volta. Valeu a pena esperar! E que venham os próximos!!
P.S.: Ainda não terminei CC, mas acho que você deveria dar uma chance, sim. Não é nível "Harry Potter", mas compensa nem que seja pra revisitar os personagens.
P.S.2: Fechar o vídeo com uma blusa da cor de Corvinal pode não ter sido proposital, mas foi mais que adequado o/
P.S.3: Joinha pelo BigMac com picles!
Tbm amo o nome Lilian!!! Adorei o especial, dps de terminar esse vídeo eu revi todo o especial de novo, inclusive, comentei no do sexto livro sobre uma sub-história q ocorre e q acho q merecia mais atenção pois se trata da evolução de uns dos personagens mais bem construídos e bem desenvolvidos da franquia, adoraria q vc lesse, mas não sei se vc ve os novos comentários nos videos anteriores, então, kk. Se puder olhar eu ficaria MT FELIZ! Te adoro.
Acho que preciso reler mais uma vez para tirar conclusões definitivas, mas acho que posso dizer no geral que ele se arrependeu(apelando, na minha opinião, para o lado psicológico), mas não foi algo que o tornou bonzinho, muito pelo contrário rsrsrsrs
Apesar de tudo que ele continuou fazendo, acho que a redenção dele foi real, principalmente analisando todas as consequências do que ele fez.
Enfim, muito obrigado por esse ótimo especial Vevs; sério, foi o melhor que já vi. Vlw!!
Oi Vevs, concordo com tudo o que você disse, as pessoas geralmente esquecem as besteiras que ele fez no seis primeiros livros e só lembram do "always", no fundo creio que ele sentiu foi remorso e não arrependimento .
Gostei de como você terminou o vídeo. Não gosto da ideia de ter que encarar o Snape como um santo após as revelações do último livro, como se isso fosse necessário para gostar do personagem. E acontece muito, esse lance de guardar só as informações recentes e esquecer de analisar a história como um todo. Se ele se redimiu ou não, só tenho fascínio pelo personagem. Ele é certamente um dos mais intrigantes da saga.
Amei o especial, Vevs.
Parabéns pelo especial !!! Ótimo trabalho Vevs
Concordo plenamente com você Vevs. Acho que os fãs usam o argumento do "always" como porção do esquecimento para tudo que ele faz. Nos livros fica muito mais evidente o quão ruim são as atitudes do Snape, nos filmes acho bem mais branda a interpretação das situações. O fato dele ter ajudado Harry não justifica o fato dele ser ruim com os outros, 'menos com Liliam', e o fato de sofrer na vida não justifica o fato de ter de tornado uma pessoa egoísta, porque até ele saber que Liliam poderia ser o alvo com suas atitudes pra ele estava tudo bem. E também sou do tipo que acha que ele tinha uma obsessão por Liliam do que a amava. Adorei seus vídeos sobre Harry Potter.
Chorando muuuito por ser o último video. Quero todo ano #vevesrainha dona do meu coração.
O Snape é, para mim, um dos personagens mais incríveis e complexos de HP - se não for o próprio. Porém nunca achei que ele se redimiu de fato e você praticamente me descreveu lendo a morte dele. Como eu li depois de adulta (sem ter visto os filmes), eu já tinha passado por diversos gifs, memes da morte e da palavra "always" - com direito a fãs chorando por ele; quando li os livros busquei os motivos disso e no fim acabei não entendendo o alarde hahahaha
É claro que sou capaz de entender tudo o que levou Snape a ser quem ele é, tudo o que ele sofreu. Mas não creio que o sofrimento justifique nada - serve para entender, não para redimir. Sou do time que acredita que Snape se sacrificou não porque ele reconhece que tudo o que ele fez no passado foi errado, mas porque tudo isso custou a vida da pessoa que ele amava. Aquilo que ele fez foi muito mais por sentir que devia algo à Lilian do que pela salvação do mundo bruxo. Tanto, que Dumbledore sabia que Snape não daria para trás por esse amor à Lilian. Ele se arrepende de ter causado a morte dela, não ter ido para "o lado negro da força" HAHAHA. A redenção de Snape não é uma redenção para com o mundo bruxo, mas uma redenção para com Lilian.
Vevs, você já viu a discussão disso no twitter e o que a própria JK falou a respeito?
Tudo tudo tudo que eu queria falar! Obrigada por essa série!
vevs, você é maravilhosa!! sempre tive preconceito com harry potter, mas depois de ver seus vídeos estou com uma vontade louca de ler os livros e terminar os filmes. rs muito obrigado!
Já to preparando o coraçãozinho pro arco de redenção do Jaime D:
Valonqar is coming!
(Imagina a angústia que eu sinto pelo Theon)
Não é por nada não, mas o Snape é um ~belo exemplo de capricorniano kkkk
Adorei o especial, Vevs! Espero por outros *-- (e pela resenha de Cursed Child).
Parabéns Vevs, amei acompanhar o especial!!!!!
Maratonando seus vídeos, pq minha nossa que mulher inteligente ♡
Vevs, excelente especial!!! Suas análises são sempre muito boas e eu adoro ouvi-las. Acho que o Snape é um dos personagens mais bem construídos da série e a atuação do Alan Rickman nos filmes é um complemento ótimo pra complexidade do personagem! Amei todos os vídeos!! :)
Concordo muito. Se não fosse o Rickman nesse papel... sei não. E também acho que todos os flashbacks snaperianos servem mais pra dar profundidade e complexidade do que justificar comportamentos.
Sim! (Só espero que não tenha me expressado errado: acho que a construção literária do personagem é muito boa e basta por si só. A atuação do Rickman é um "testamento" da qualidade da complexidade.) hahaha ;)
Ah, sim, eu entendi. Quis dizer que, justamente pela construção do personagem ser rica, pôr um ator meia boca pra fazer daria ruim.
Concordo com tudo que você disse. Descreveu exatamente o que eu penso!
Arrasou! Vídeo maravilhoso pra terminar o especial :)
Gosto muito do Snape como personagem e tal, mas como foi bom ver esse vídeo e ler os comentários e descobrir que não estou sozinha no mundo! Nunca vi essa redenção de que tanto falam, mais por não ter perdoado ele pelo modo de agir como professor e por só querer a Lílian viva. (Sim também amo esse nome
gente 84 anos depois achei esse vídeo! Quando eu li rdm pela primeira vez a morte do Snape eu quase morri junto (vide que eu era uma criança que não conseguia criticar "coisas amadas") mas como com o tempo todo Pokémon evolui eu fui vendo que ele não é esse herói que todos falam e muito menos esse ideal romântico e esse vídeo resume muito bem o que hoje sinto pelo Snape, fez algumas coisas legais mas por culpa (e não fez mais que a obrigação mesmo). Hoje quando passo pela morte dele fico nhé. ótimo vídeo ;)
"Redenção", no sentido de se tornar bom, realmente não rolou com ele, mas o Snape é o meu personagem favorito pela complexidade que ele apresenta. Este personagem sofre desde a infância na família, quando entrou em Hogwarts e no amor. Quando ele pensa que o sofrimento dele poderia se amenizar, surge um garoto imensamente parecido com seu algoz e ele, apesar de odiá-lo muito, ele tem que o proteger pq ele sofre de remorso pela merdas que ele fez que culminaram com a morte de seu grande amor. Fora isto, este mesmo rapaz se une a uma bruxa de cabelos castanhos, inteligentíssima, filha de trouxas e que lembra muitíssimo sua amada. É de matar! Ele não era bom, mas ele tinha o que Voldemort ou outros comensais não tinham: paixão. E foi esta paixão a sua desgraça e não sua redenção. Gosto do personagem pq ele, apesar de egoísta, ciumento e vingativo, através da paixão pela Lily, ele contrariou o próprio ego para proteger um rapaz que só lembrava o que ele mais odiava na vida. É um grande personagem. De início, plano, mas psicologicamente, se transforma em esférico, pois seu conceito de mau por ser mau se modifica. Ele é paixão, solidão, ressentimento, amargura, fracasso (por não conseguir realizar verdadeiras artes das trevas), tristeza, ciúme, inveja, ódio, rancor, tudo em um homem. E ainda guarda tudo em si. Como ser um professor sorridente se ele não soube o que é felicidade, muito menos realização como o grande bruxo que era? Ele não é redenção, ele é complexidade pura, e é o que mais representa o ser humano.
Os vídeos estão cada dia melhores e maiores
Vevs é oficial, TE LOVE, TÁ! SUA LINDA! Always! múltiplos coraçõezinhos pra você
Chocado em R'hllor c esse vídeo. fico imaginando como deve ser conviver com vc hahaadorei o especial vevs, já quero spoiler sobre qual vai ser o prox.bjo!!
Vou sentir falta do seu especial de HP
Ou seja, pessoal do insta é o mais good vibes.
Vevs, a cada video que passa eu te amo mais criatura, aceita ser minha amiga? hahahahahaha
Eu não acredito na redenção do Snape, acho que quando ele era criança ele até tinha uma paixãozinha pela Lily, mas quando viu que estava a perdendo esse sentimento se tornou uma obsessão, tanto que entregou a profecia pro Voldemort e depois foi chorar pro Dumbledore. E eu acredito que ele só mostrou tudo pro Harry, pra justificar a morte do Dumbledore da qual ele realmente se arrepende, e deixar o recado de que o Harry tinha que morrer.
O amorzinho pelo trio também é mais uma das vendas que os fãs de Snape usam, ele odiava o Harry por ser uma lembrança viva de que ele perdeu a Lily, e ainda é a cara do homem que a conquistou. A Hermione é uma nascida trouxa, e ele não tem respeito nenhum por ela justamente por isso, é nítido o desrespeito dele por nascidos trouxa quando chamou até a Lily de Sangue Ruim. E os Weasley são traidores do sangue, odiá-los é requisito básico pra marca negra permanecer na pele rsrsrs
James podia não ser o herói que o Harry acreditava que fosse e que o Lupin e o Sirius pintaram pra ele. James foi bem arrogante e babaca com o Snape, mas ele fez o caminho inverso em relação a Lily. Eu vejo que a principio ele a via como uma conquista, por ser a mais inteligente da sala, e com o passar do tempo ele se apaixonou por ela, a ponto de enfrentar o Voldemort sem varinha para salvar a ela e ao filho.
(me empolguei de novo, sorry)
Eu gosto do Snape justamente por isso, por ele ser complexo. Na vida real vemos mais as pessoas agindo por motivos passionais e traumáticos do que meramente por um motivo "nobre" como sempre apresentam um personagem. Se você analisar além do rancor em relação ao pai do Harry o fato dele se demonstrar áspero em relação ao Harry durante o enredo e nass aula foi o que permitiu que ele protegesse melhor o Harry do que qualquer um. Por ser um protetor insuspeito, o que não deixou de ser estratégico apesar do rancor também associado. Quantas pessoas não juram proteger outro ser em nome a outra pessoa que tenha morrido, independente da afeição com a criança em si, em cero grau até o Sirius mesmo tendo se apegado ao Harry o protegeu em nome do amigo morto. O que é mais importante aquele pai que é super afetuoso e tece elogio ao filho, ou aquele que trabalha, dá a vida pelo filho mesmo com os recalques ou aspectos rudes? É complexo, mas é isso.
Mostrar menos
Sim, concordo completamente. Não consigo encarar esse sentimento do Snape pela Lilian como amor, de forma alguma. É muito menos vi arrependimento do Snape pelas coisas que fez, ele só queria diminuir o peso na consciência pela Lilian ter morrido no meio das decisões erradas dele. O especial foi ótimo!
Que triste acabar esse especial, eu adorei ♥
Acho que a maioria das pessoas que acredita na redenção do Snape + desenvolvimento de afeto por Harry, Ronny e Hermione se baseia mais nos filmes, que mostram uma interação menos... hostil, talvez?
Mesmo o Snape ficando surpreso com as intenções do Dumbledore de sacrificar o Harry, não acho que isso seja só pela tal da afeição, afinal, o Harry seria o que restou de seu ~amor~ pela Lilian.
Enfim, ótimo especial (:
Acho que cada um reflete seus próprios sentimentos sobre a história do Snape, e por isso acho ele um dos melhores personagens da série. Se cada um escrever sua "impressão" da história dele. Vão ser centenas de histórias diferentes!
Eu por exemplo acho que ele só se arrependeu de contar sobre a profecia por que isso mexeu com ele, acho sim o amor que ele sente pela Lilian verdadeiro, mas bem contaminado pelo rancor que o cerca, pela própria infância e por Thiago. Quando ela morre ele meio que se pune, e ele nunca se perdoa. Ele é rancoroso, é preconceituoso, ele não finge um personagem nos primeiros livros, sempre que ele salva Harry é pela memória da Lilian ou por Dumbledore. Ele é cruel com os alunos sim porque quer, talvez pra descontar o que ele mesmo sofreu. Ele vê muito mais Thiago do que Lilian em Harry. Contrapondo isso, ele viu de camarote tudo que Voldemort é capaz, e até ele mesmo ser um alvo indireto e do terror que o Lord é capaz de fazer ele estava de bem com isso. Acho que ele se pune por sentir culpa pela morte da Lilian, ele se pune se tornando um homem de Dumbledore, pela causa em que ela acreditava. No fim, ele ainda é apaixonado por ela, ainda se culpa pela morte dela. Então sim há o "Always", e é realmente trágico. Ele perdeu a melhor amiga e a mulher por quem ele sempre foi apaixonado quando a chamou de sangue ruim. Ele viu ela se apaixonar, se casar e ser feliz com a pessoa que ele mais odeia. Ele foi o culpado da morte dela e nunca esqueceu isso.
É Um fator redentor do personagem aos olhos do leitor, esse amor/culpa explica toda o sobe e desce bom/mal durante a história, mas não é como se de repente ele fosse só arco íris e unicórnios nos pensamentos o tempo todo e só uma capa malvada.
bom pra mim é isso, desculpa o textão, não sei fazer resumos. Ótimos vídeos, to relendo a série completa e vendo tantos temas de discussão que anos atrás não tinha percebido? e a história só se torna mais complicada, com mais espaço pra interpretação, teorias, é uma história incrível.
Talvez eu não seja a pessoa mais preparada para defender o Snape, mas vamos lá ....Assisti todos os filmes, mas não li todos os livros. Li o livro em que o Snape morreu...e me emocionei, muito. Pêra aí hahah eu sou canceriana, pra mim, o que sinto é o que vale hahah sinto, logo existo. Pra mim houve redenção, senti dessa forma, pq ele encontrou, em um caminho tortuoso, a paz. Cara, ele matou a única pessoa que acreditava nele...o Dumbledore (foi um pedido bem ousado)... Snape conheceu o afeto e a lealdade através do Dumbledore e teve que matar o único amigo...ele foi negligenciado na infância, vítima de humilhação na escola.... trajeto tortuoso...nem acho que a redenção dele foi o amor pela mãe do Harry, pra mim foi pela amizade e lealdade a Dumbledore.
ahhh...e dei like no vídeo ;)
muito bom os videos!
sobre a pesquisa, o Harry acreditou na redenção do Snape. Falo isso pela homenagem de um dos filhos do Harry chamar Alvo Severo, ou Albus Severus :)
bjus
Um especial, ou ao menos um video, sobre Desventuras em Serie, please!!
7:45 Damires Snape, você não fez mais que a sua obrigação
Gostei da sua visão, mas eu sou daquele com o mesmo sentimento do Harry, colocando o nome do Snape no nome do meu filho. Mas foi ótimo sua análise, na perspectiva do não arrependimento do Snape. Li todos os livros em um pouco menos de 2 meses. É melhor do que os filmes.
Eu acho que o Snape se arrependeu... Mas em partes rsrs. Acho que ele aprendeu a ser uma pessoa melhor, até por toda a sequência dos flashbacks que vemos dele: é possível perceber um certo amadurecimento do personagem, tanto que em um dado momento o próprio Dumbledore pontua, sutilmente, esta mudança para ele. Por outro lado, não acredito que o Snape tenha se arrependido de tudo de ruim que ele fez: por exemplo a morte do Thiago ou atazanar os alunos haha. Acho que certas coisas da essência da pessoa, ela nunca perde, mesmo quando busca de redimir ... Particularmente, não acho que seja possível uma redenção completa, pq tem como alguém mudar totalmente seu jeito. Mas dentro desta perspectiva, acho que o Snape realmente tentou não fazer mais nenhuma cagada, por ter percebido que tinha passado demais da conta - acho que a Lilian foi o principal motivo, mas depois de um tempo não foi o único.
Snape passou a viver uma nova vida com novas pessoas. Acho que no fim ele ja nao se identificava realmente com o que o levou a ser um comensal. Acho que a morte da Lilian serviu como um chacoalhao que desencadeou um processo de mudança, ainda que sutil, no personagem.
Agora quanto ao amor dele pela Lilian, acho que ele e amava sim. Porém da única forma que ele aprendeu: daquele jeito deturpado que ele vivenciou com os pais dele. Acho que pela falta de referencial, tanto na família quanto entre os amigos (futuros comensais) o Snape amava a Lily daquele jeito meio pertubado... Ela era o mais próximo que ele tinha de uma relação "normal". Ele vivia quase isolado. E triste, mas no fundo acho que o Snape nunca aprendeu a amar de verdade ... O sentimento pela Lily foi o mais próximo disto.
melhor comentário ♡
Vevs, que saudades de vc 🖤🖤🖤
Enfim alguém que disse oque eu senti.... passei por relíquias da morte como se não fosse nada de mais... valeu pelo vídeo
Eu acredito na redenção do Snape, ENTRETANTO, seria ser cego negar que foi por motivos tortuosos e que sua postura durante toda a saga de Harry Potter foi totalmente condenável. Ele cresceu como uma pessoa amargurada, uma grande camada de amargura e isso pra mim é triste. Ser um espião da Ordem lava todos os seus "pecados"? Não. Mas pelo menos nos mostra que ele não é todo preto, ele é cinza.
FINALMENTE alguém que concorda comigo! Yaaaaaay
Já fui chamada de poser por não acreditar na redenção do Snape.
Poxa, difícil pensar sobre isso mesmo. Na época, quando li, logo acreditei nessa redenção. Mas uma coisa que impede compreender até onde essa redenção ocorreu foi a morte do personagem. Queria saber como o Snape agiria em relação ao Harry posteriormente a queda definitiva do Voldemort, ou seja, o grande perigo que assolava o garoto não existiria mais. Não sinto que o professor sentiu um sentimento tão bom pelo Harry durante a história -- tudo parte dessa obsessão pela Lilian. Isso é tão forte que proteger o menino parece um grande fardo ao Snape, algo que ele tem que cumprir, pois deve isso a mulher que amou. Só que ao mesmo tempo não tem como negar que o Snape tomou a decisão certa em pegar essa função de protetor. Ele poderia ter agido de forma bem negativa, se afundado cada vez mais nas artes das trevas, mas ele pegou esse novo ideal e levou até o fim.... Ainda preciso pensar pra realmente dar uma resposta a sua questão. Mas obrigada pela discussão!
Essa é a minha maior "birra" com arcos de redenção: 99% dos casos, segundo o Instituto de Estatística Vevsvaladares, acabam em morte. Pra alguns personagens até faz sentido, mas quanto mais esse desfecho é usado, mais eu fui pensando que era um saída fácil. Como você disse, a gente nunca sabe as consequências dessa redenção porque o personagem morre. E taí mais um motivo pro arco do Zuko, que eu citei no começo, ser tão excepcional, a gente tem um bocado de tempo pra ver as atitudes dele "pós-redenção".
Ca-ra-ca! Que vídeo incrível!
fofa
Quando se trata de Harry Potter, as pessoas tentam sempre colocar as pessoas no lado dos bons e dos maus, com uma enorme divisória. Contrariamente a isso, a J.K. Rowling em todos os seus livros (especialmente nos finais) tenta sempre provar-nos que as pessoas não são absolutamente uma coisa ou outra, que o bem e o mal existem dentro de nós e isso é que o que interessa é o lado que escolhemos, como o escolhemos e como lidamos com as consequências dele.
Os Marauders, que enquanto jovens eram arrogantes e parvalhões, transformaram-se adultos íntegros e corajosos, embora com ainda réstias de sacanice dentro deles.
Os Malfoy não se tornaram bonzinhos só porque à última hora preferiram salvaguardar a família em detrimento de uma seita suicida, o Dumbledore tornou-se completamente o anti-herói ao preparar o Harry para o matadouro desde que o conheceu. Ainda que do ponto de vista lógico até fosse a única solução, emocionalmente eu não quereria dar ao meu filho o nome do meu carrasco, por muito que ele me tivesse ensinado muita coisa ao longo desses anos todos. E ainda assim, todos os ensinamentos e gestos de bondade que ele teve para com o Harry não foram falsos, ainda que da primeira vez os considerei como leitora, os tenha visto dessa forma.
O Snape entra nessa categoria de dilema com o mau e o bem, sempre que ele maioritarimente escolheu o mal. Na prática, ele teve sempre tudo do seu lado a puxá-lo para as trevas, mas ele também se sentia impelido para elas e daí ter cedido quando o tempo chegou, ou ter criado aquele feitiço horrível escrito no caderno do Princípe Misterioso. Ainda assim, não podemos negar que o facto de ser vítima de bullying na escola e ser colocado de parte, especialmente também porque ele era introvertido, a juntar a tudo o resto não facilitou que ele criasse aprendizagens sobre e para o lado do bem.
Não vejo obcessão para com a Lily no sentido puro de amor obsessivo. Acho que ela foi a única que viu nele uma réstia de luz que se ainda podia salvar, que ele em parte também queria encontrar em si, e que por esse motivo, se foi agarrando a ela e objectificando a redenção na sua pessoa.
Até porque vejamos, até o Dumbledore o desprezava e usava um bocado como capacho. O senhor bonzinho que acreditava em segundas oportunidades foi só extremamente calculista para o manter debaixo de olho e obrigá-lo a assumir responsabilidades difíceis de suportar, para além de o obrigar a relembrar e a suportar a culpa dos seus actos todos os dias. Tivesse ele ido para um local qualquer distante, seria sempre uma pessoa perturbada e emocionalmente danificada (e ainda mázinha), mas não ao nível que foi ali criado.
Isso não o torna uma pessoa menos rancorosa para com quem lhe fez mal, naturalmente. Como bem dizes, ele só está preocupado em salvar a Lily. Talvez ela tendo-se casado com um desconhecido, ele ainda que não gostando, poderia ter estado inconscientemente mais aberto a salvar a família toda, mas aqui já entramos em especulações.
Acho que a relação dele para com o Harry sempre foi de ódio/remorso, por ter de se relembrar constantemente que aquele rapaz era fruto da mulher que amou, e que tinha uma dívida para com ela que ia além da profecia, mas que passava sim pelo facto de ter lhe provar que o bom que ela tinha visto nele estava ali, e a maneira de o provar seria de alguma forma contribuir para que o Harry se safasse. Aposto também que quando o miúdo se feria ele olharia para ele vendo o James, e ficasse a sentir-se revigorado, sentido-se depois mortificado ao lembrar-se quem efectivamente estava à sua frente.
No fim de contas, esta foi uma personagem sempre em conflito interno e enorme sobre si mesmo. E ainda assim, acredito mesmo que ele quis ajudar e salvar o Harry depois. Não porque se tenha tornado bonzinho logo de seguida, mas porque já não havia mais ninguém para o fazer.
Tivesse o Dumbledore sobrevivido, ele ter-se-ia querido envolver o menos possível, mas até ele já estava morto, ele assumiu aquela responsabilidade como missão final. E acho que com a morte, mais do que a sua redenção pessoal, veio um alivio enorme de que o seu calvário estava a terminar. E para isso, ele precisava de deitar para fora o que andava a engolir há anos. E por isso mesmo a cedência de memórias ao Harry.
Depois, há também a promessa que ele fez com a Narcisa, e que demonstra que não é assim alguém tão alheio ao outros.
Se estes pequenos gestos o tornam mais amoroso e desculpável? Não, o homem era execrável, mas muito contribuiu para esse processo. Se isso o torna maldoso em todas as fibras do seu ser? Também não. Pegando no que disse no início, ele teve outras hipóteses, e escolheu o mal em detrimento do bem em muitas vezes, foi uma escolha pessoal, não fica isento dela, mas isso também não anula outras positivas que ele tenha tomado.
Oq eu acho legal dessa redenção (ou não) do Snape é que torna ele mais real. Ele deixa de ser só um professor escroto e passa a ser um ser humano que faz escrotice, mas que faz coisas boas, que tenta acertar na vida e faz umas merdas no caminho, que faz coisas boas mas às vezes com motivações um pouco estranhas... passei a enxergá-lo como um personagem mais completo
E Vevs, parabéns pelos vídeos! Ficaram ótimos!
Estou louca para saber depois o que vc achou do "oitavo" livro. Vi uns spoilers e lembrei mto de vc: que fanfic foi esta que este povo fez? Haha. Bjs e parabéns pelo canal ;)
Vevs, você é sensacional!
Que vontade de te conhecer e conversar hooras sobre livros contigo :D
Vida longa ao teu canal! bjos
E eu achando que era a única pessoa que não acreditava na Redenção do Snape
Eu votei que acreditava na redenção do Snape, mas na real, eu fiquei MUITO dividida, pq ele ter ajudado o Harry não anula de forma alguma a forma monstruosa como ele tratava os alunos. Outro dia eu tava conversando com uns amigos fãs de Hp e chegamos ao assunto "Snape", e foi unanime entre eles que o Snape era o melhor personagem da série, chegaram até a falar que o que o Snape fazia com os alunos não era "nada demais", eu fiquei embasbacada, tentei argumentar contra ele mas foi tudo em vão :(
Nunca vou conseguir sentir esse amor todos que algumas pessoas sentem pelo Snape, no máximo uma admiração pelo "sacrifício" dele.
E fico me perguntando pq o Dumbledore não deu um basta nisso? As vezes eu tenho a impressão de que ele temia o Snape.
Esperei o final da serie para falar que amo de paixão os seus videos, mas sou aquele inscrito fantasma, que assiste e não fala nada por vergoinha, mas enfim, admiro muito seu canal
Deixa de ser besta e comenta mais! :DD Podemos rir juntos da Damires!
Snape é um dos meus personagens favoritos
Mas eu não sou daqueles que so gosta do personagem se ele for justo, ter se sacrificado...
Uma das coisas que eu GOSTO no Snape é que ele ERROU, que ele ERRA que ele morre com todos os pesos da sua vida, e que também afeta os outros, é isso que eu gosto na história dele, ele é um *humano* ou seja ele erra, tenta se redimir, nao merece tanta glória (dos PERSONAGENS da trama, pq os fãs adoram o Snape)
Eu tenho uma opnião meio bagunçada sobre a redenção do Snape, mas vou tentar explicar. (Aviso que posso estar falando uma grande besteira, porém foi oq ue eu tirei ao ler a saga)
Pra mim o Snape se redimiu.
Talvez não considerando os quesitos pra criar um arco de rendenção, ou pela opnião do público, mas se redimiu... Do ponto de vista DELE.
Pensem comigo: Se a Lilian tivesse sobrevivido, onde estaria o Snape?
Do lado dela chorando a morte da familia da coitada? Ou sendo um comensal da morte bem trevoso?
Eu sinceramente acredito que ele continuaria como comensal (e n só por ele, mas sim pensando na Lilian que n ia querer nem chegar perto, n é msm?).
Levando isso em consideração, o único fator que faz o Snape ser fiel ao Dumbledore (alem de todas as implicações vigentes à ter ido pedir pela ajuda dele) é que havia uma dívida com a Lilian (ou com ele mesmo sobre isso). E a forma de pagar essa dívida é justamente ajudar o Dumbledor e/ou o Harry a caminhar contra Voldemort. (Ou simplesmente proteger o Harry)
O arrependimento do Snape existiu de certa forma, assim como sua redenção. Ele morre pagando sua dívida com a Lilian e isso é a redenção pra ele.
Eu gosto muito do Snape pq acho um personagem interessantíssimo de analisar. E eu, como escritora (de garagem) que sou, fico maluca com esse tipo de persogem justamente por ele não precisar se redimir ao público, ou aos outros personagens, mas sim à ele mesmo ou até mesmo à uma terceira pessoa específica idealizada de alguma forma por ele.
Aliás, muita gente fala q ele n é preto nem branco, é cinza. Concordo, mas quero comentar sobre o fato das pessoas mudarem de tonalidades durante sua vida. Acredito que o Snape mais jovemzinho possa ter chagado a ser tão branco quanto se é póssivel, e as dificuldades familiares, o bullyng dos marotos foram pintando ele de cinza até chegar ao ponto dele ir se escurecendo sozinho. Porém, nunca chegou ao tão preto quanto possível justamente pelo arrependimento por algo. Estancou num cinza escuro mesmo.
Amo o Snape e não irei defende-lo pq n é necessário.
*pelamor, antes que interpretem q eu romantizo o Snape por causa de frases como "amo o snape", entendam que eu estou falando da construção do personagem ok?
Adoro o Snape como personagem, mas ele teve o que buscou no fim. E eu acho é pouco.
Sobre a redenção do Snape, bem... Não vejo como redenção. Enxergo Snape como um personagem muito complexo que, em relação ao Harry, tinha uma mistura de vários sentimentos conflitantes. Por um lado, enquanto o Harry era filho da Lílian, a mulher que ele sempre amou (podendo ser obsessivo ou não), por outro lado ele é fruto do relacionamento dela com o cara que sempre praticou bullying com ele e que ele sempre o odiou. O James ter mudado não anula o que ele fez com o Snape, e o Snape nunca esqueceu ou perdoou o James. Então não acho que o Snape tenha se redimido no sentido completo da palavra porque o Harry sempre foi uma confusão pra ele, mas o interessante é que no fim o Snape conseguiu suprimir em alguns momentos todos os sentimentos ruins que o Harry despertava nele e conseguiu ajudar o Harry e "cuidar" dele em algumas ocasiões. A complexidade do Snape é o que faz com que eu goste tanto dele. Não, ele não é uma flor que se cheire, não mesmo, mas também não é um vaso totalmente ruim, afinal ele quebrou.
Nem acredito nessa redenção, o que ele sente o tempo todo é culpa, fica tão atolado na m#@%@ que fez que nem sobra espaço pra se arrepender...
Eu até me questiono se a culpa que ele sente não é só pelo fato da Lílian ter morrido. Tipo, pra que pensar nas outras consequências?~~
+Vevsvaladares Justamente, até pq se ele tivesse a oportunidade de salvar somente ela é provável que ele escolhesse esse caminho, "cuidar" do Harry foi só consequência da oportunidade perdida. Ainda mais considerando que o Dumbledore tb não dava a mínima pro garoto, ele era só a arma para a destruição do Voldemort e o Snape sempre soube disso.
É isso que acho interessante no Snape. Não, ele não é um mocinho, ele até foi um mas se tornou amargo e de certa forma um vilão com o passar do tempo. E ele tinha todos os motivos pra odiar o Harry e não dar a mínima pra ele. Em muitos momentos o Snape é terrível com o Harry, assim como em outros momentos ele ajudou o Harry, e esses momentos em que ele ajudou o Harry são incríveis, porque são pelo fato de o Harry lembrar a Lílian, a mulher que ele amou (obsessivamente ou não). E tendo ajudado o Harry por culpa ou não, essa culpa só veio porque foi a mulher por quem um dia ele sentiu algo que se foi e deixou um filho, e esse filho faz ele lembrar dela, e ele faz algo ao invés de ignorar o Harry por ele ser filho de outro homem que tomou a mulher que ele amava (de forma certa ou errada), esse homem o mesmo que praticou bullying e humilhou o Snape, o homem de quem o Snape lembra quando olha pro Harry. Essa complexidade do Snape que faz eu gostar tanto dele. Não, não houve uma completa redenção, mas houve aquela luzinha de bondade nele.
+Ivan Tostes concordo com você em relação ao Snape, mas já o Dumbledore creio que ele amou o Harry como se fosse um filho.
+Ivan Tostes primeiramente Harry sempre considerou Dumbledore como um grande amigo, e da para perceber nos filmes e livros que Dumbledore sempre se preocupou com Harry tanto q foi ele junto com a minérva Hagrid que pegaram Harry quando os pais deles morreram Dumbledore amava Harry como um filho.
Sei que é meio tarde pra comentar (um ano de atraso pra ser exato), mas mesmo tendo lido os livros depois de saber o final do Snape eu não consegui gostar do personagem nem um pouco, gosto do personagem um pouco mais no filme, parte disso por causa da atuação do grande Alan Rickman (que soube o final do personagem pela J.K.) Ele conseguiu ser menos intragável que o Snape do livro.
A grande questão é: se Lilian não tivesse morrido, ele teria se arrependido dos closes errados da vida? Ele faz coisas boas, mas não isso não quer dizer que tenha virado santo.
não lembro tanto dos livros quanto vc, fazem quase 10 anos, mas um exemplo do filme: no 3, assim q Snape vê Sirius/Lupin, ele automaticamente se coloca na frente de Harry/Rony/Hermione. protegeu os 3 sem nem titubear.
não sei se ele se arrependeu ou não, mas acho q como leitora, tenho mt a coisa de me colocar no lugar de td mundo.
então:
não deve ser fácil ter q lidar com o filho do amor da sua vida com outro cara, ainda mais com esse filho lembrando tanto o pai q vc detesta. É a mesma coisa de quem julga a Catelyn com o Jon. não é legal, mas se coloca na situação dela.
James mudou? sim, mas será q mudou com o Snape? eles não devem ter tido mt contato depois do colégio num geral, então como saber? deve ser mais fácil mudar tendo apoio, mas quando cê não tem complica, né.
e no final, ele deu a vida. é algo bem grande.
acho que era aqueles amor torto, q eu chamo carinhosamente de amor de mula.
(queria q vc falasse do sirius tb... é meu fave mas outro boy-problema)
tentei falar um bando de coisa pq né, sou de humanas, mas não dava e tive q ir apagando. então nem sei se fiz sentido, mas oq quis dizer é: vejo seu lado e tento ver o do gótik trevosa tb.
já tô sentindo falta desses vídeos
Pois é, eu enxergo tudo isso que você comentou (e essa comparação com a Cat foi especial pra mim, né? HAHAHAHA). Não sei se esse meu posicionamento ficou confuso no vídeo, mas concordo que ele tinha razões pra ser como era. Mas continuo com meu questionamento: ele se arrependeu ou era apenas culpa porque a Lílian morreu? E a gente não pode esquecer que ele sabia dos planos do Dumbledore e o Dumbledore, aquele manipulador, bem esperava que o Snape ajudasse a proteger o Harry.
Quanto ao Sirius, acabou que nem tive oportunidade de falar sobre ele, mas gosto de compará-lo ao Regulus. Cada um foi pra um lado, no final, Regulus volta atrás e quem fica com fama de bruxão trevoso é o Sirius.
"Arcos de redenção acabam 90% das vezes em morte" Nossa Zuko, escapou por pouco hein! Hahah
Não acho q o Snape teve lá uma redenção de fato (não como o nosso Príncipe do Fogo maravilhoso) mas acho q ele deu uma compensada, pelo menos ele não vai tão fundo no inferno
Ursinhos carinhosos não são pessoas, são ursos.
Só eu que nunca engoli o quadro do Snape na sala do diretor?
Eu tenho um relacionamento complicado com o Relíquias da Morte. Não que eu não tenha lido vorazmente, me emocionado. Até caíram ciscos em meus olhos (ininterruptamente, durante os quatro últimos capítulos)! Era o "fechamento" da minha infância. Mas eu acho o livro (e eu tinha essa sensação enquanto lia) muito... anticlimático. Principalmente depois daquilo que havia sendo construído no Enigma. Faz sentido? Jogar essas "relíquias" no meio da Quest pelas Horcruxes não casou muito bem pra mim não.
Quanto ao Snape: Também duvido desse... amor. Acho que muito da sensação de "redenção" vem do filtro do Harry (e Harry quebra a cara toda a hora).
Resumiu meu sentimento com o Relíquias da Morte. Com a diferença que eu não chorei, mas revirei bastante os olhos.
Eu venho falando desde sempre, a busca pelas horcruxes foi a coisa mais anticlimática EVER. No 6º livro, a gente tem aquele capítulo frenético na caverna, chega no 7º, as horcruxes ~aparecem. Lembra o que eu falei do acaso? Mas teve bastante tempo pra falar do Dumbledore e incluir o plot das relíquias na última hora.
E, sim, pro Harry, o Snape se redimiu. Mas nós não somos o Harry (ainda bem).
O Snape pode até ter se redimido, mas colocar o nome do filho do Harry como Severo? SENTIDO NENHUM TINHA TANTA GENTE PRA SER HOMENAGEADA
MORTO com a Damires
A redenção da Carminha é melhor que a do Snape
Ai vevs, vamos discutir aqui. eu também não acredito na redenção do Snape. Pra mim não adianta: ele nunca amou a Lilian (sim, também acho Lilian muito mais lindo que Lily), o que ele sentia por ela era uma obsessão mesmo. Eu imagino que se os dois chegassem a ter algo, seria um relacionamento mega abusivo. Ele nunca a respeitou enquanto bruxa (isso se reforça quando ele a chama de sangue ruim) e nunca aceitou que ela tivesse amizade com outras pessoas que não fossem ele. Se isso não são vestígios de relacionamento abusivo, eu nao sei o que é
Sei que faz tempo, mas quero deixar aqui minha opinião:
Eu acredito na redenção de Snape!
Para mim Snape é a figura simbólica usada por JK Rowling de que o amor é maior e sempre vencerá o ódio. Por ex: Snape amava incondicionalmente Lilian mas odiava incondicionalmente James tbm. Harry era o fruto do seu grande amor com o seu maior ódio (James), mas no fim foi seu amor por Lilian que o fez se sacrificar por Harry. Não acho que ele tenha amolecido seu coração em relação ao trio de personagens, mas ele se afeiçoou a Harry, visto que ficou indignado com a revelação de Dumbledore de que Harry era simplificando um porco criado pro abate.