@@ogabrielalbar a mim não afasta. Como escritora não tenho muito do que reclamar, como pessoa, não conheço, tenho problema é com o twitter dela, que pra mim, não devia existir... Twitter no geral é um problema que a humanidade arrumou pra si...
@@lucasmesmo Justo. Bom, para mim, como escritora, há bastante coisa que me afasta, o que é resumido a uma transfobia disfarçada de cuidado com mulheres, e que está sendo usada para escrever, seja no artigo ou no último livro do Robert Gailbrath. Cada pessoa vai interagir com a JK e a obra dela de um jeito, e para mim as atitudes dela são o suficiente para me afastar, ou pelo menos causar incomodo em consumir algo de alguém que diretamente causa dano à um grupo minoritário muito próximo de mim.
E um adendo: Não acho JK Rowling uma pessoa ruim, não acho a obra dela ruim, na real acho a obra dela excelente. E NÃO PEÇO O CANCELAMENTO DELA, PORQUE CANCELAR É BABACA NA MAIOR PARTE DOS CASOS! Porém, mesmo não podendo julgar o caráter dela, e mesmo achando que ela não age necessariamente por maldade, como uma pessoa LGBTQIA+ sinto-me machucado por falas recentes, e isso afetou o consumo das obras dela, mesmo amando HP.
Uma das coisas mais legais de Harry Potter são suas metáforas. Não sei se todas elas foram planejadas, mas há tanta coisa no subtexto nessa obra que dava pra fazer um vídeo de duas horas só elencando todas elas. Harry Potter é muito mais do que uma simples saga de fantasia infanto-juvenil, é uma aula de construção e desenvolvimento de personagem. E eu AMEI quando a Vevs elogiou a personalidade repelente do Harry, porque eu sempre vi isso como um traço que o torna muito mais humano. Muitos fãs adoram criticar o Harry, desmerecê-lo e dizer que a Hermione ou outro personagem deveriam ser os protagonistas, mas se esquecem de que nenhum outro passou por tudo que o Harry passou. Pra mim, a aborrecência e a imperfeição dele é o que o torna um excelente protagonista.
Concordo 10000000% E é incrível como essas camadas vão se revelando com as releituras. Tinha vezes que parecia que eu nunca tinha lido esses livros! E, sim, a personalidade repelente do Harry o torna tão mais complexo, mais humano e resiliente.
Só entre nós: adolescentes + magia + hormônios + criaturas mágicas e locais mágicos e NENHUM psicólogo / psicanalista ali naquele castelo é um negócio MUITO estranho no plano educacional mágico.
apenas uma pessoa é capaz de me fazer engajar em um vídeo sobre harry potter em 2021, e essa pessoa é vevs valadares. deu até saudade de quando era inocente e usava sonserina pra definir minha personalidade
Casa de Hogwarts é o signo da nossa geração (diz a pessoa que coloca bem linda lá na bio a PORCENTAGEM de cada casa hahahahaha) E nem me relembre de meu sonho de uma série sobre o primeiro grande herói dessa história: Regulus Black. Quer dizer... sobre os Marotos...
totalll, tenho um pouco de preguiça quando n é a vevs falando de harry potter! sdds da grifinoria conseguir abarcar todas as partes da minha personalidade rsrsrs
O Prisioneiro de Azkaban nunca saiu do 1o lugar da minha lista, JAMAIS! Esse livro deixou no chinelo as melhores histórias da Ágata Christie. Se J.K. Rowling tivesse escrito E Não sobrou Nenhum ela teria inventado uma motivação melhor para o assassino e, assim, a trama seria perfeita. Eu comecei a chorar desde o momento em que Harry esperançoso percebeu que o pai dele, realmente, não existia mais e que ele tinha visto a si mesmo, e não parei mais. Era muita injustiça. O Lupin era o meu crush; como alguém podia ser tão bondoso já tendo sofrido tanto? Pra mim o vira-tempo salvou o dia e o livro de virar uma tragédia pior do que o final de O Enigma do Príncipe. Às vezes o leitor precisa ter sua fé recompensada.
Depois de reler já com meus vinte e poucos e sob o olhar de um ~adulto responsável~ eu passei de uma pessoa que espera a sua carta de Hogwarts para alguém que morre de medo de ter um filho e ele receber a carta. Minha ansiedade não suportaria um ano letivo.
HAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA E não tem uma reunião de pais naquela escola. Seu filho podia tá morrendo lá (grandes chances), e você não ia saber!
Sim, os professores decidem colocar um cachorro de três cabeças gigante na escola .Tem.uma cobra assassina que pasmem, já matou uma aluna antes. E ninguém faz nada kkkk.E ainda dizem que Hogwarts é o lugar mais seguro da Inglaterra kkk.Fico imaginando o mais perigoso.
@@vitorguerreiro3902 foi uma alfinetada ns Crônicas de Gelo e Fogo... Em que o primeiro livro é o melhor... Só que depois tem mais umas 3 mil páginas para terminar a saga que já foi escrita, sendo que faltam dois livros.
É sempre um prazer 😉 você é sempre tão amigavel , cativante , acessível e educada . Vira e mexe eu faço maratona do canal . Quanto a Harry Potter , eu não sou da Geração ( tenho 21 anos ) mais com certeza existe na minha vida de leitora um antes e um depois de Harry Potter. Bjs Vevs , continue sempre 💖
Vevs, gostei muito de você ter falado sobre a importância do luto em a Ordem da Fênix. Eu acho que toda a série é atravessada pelo luto de alguma forma por conta de tudo que o Harry viveu e, olhando pra trás, esse foi um dos aspectos que mais me saltou aos olhos quando li pela primeira vez. Eu passei por processos muito difíceis de luto na adolescência, que coincidiram com a época em que li os livros, então hoje eu percebo como me apoiei na resiliência do Harry e de como, mesmo com toda a dor e traumas, ele conseguia dar a volta por cima e resolver os problemas que caíam no colo dele. A Ordem da Fênix é o meu terceiro livro favorito (perde somente pro Cálice de Fogo e Prisioneiro de Azkaban), porque lendo ele eu pude compartilhar toda a raiva, tristeza e frustração que eu tinha na minha vida real, com o Harry na sua vida fictícia. Por essas e outras que sempre vou defender que HP jamais vai ser só um livro de fantasia, a autora realmente soube trabalhar o luto com a seriedade e o peso que merece.
TÔ AQUI SUPER SUPRESOOOOO... AO ASSISTIR ESSE VÍDEO EU SENTI NOSTALGIA E DIVERSÃO, SARCASMO e INTRETENIMENTO... TUDO QUE UM VÍDEO SOBRE HP DEVERIA SER... NÃO SEI PQ PASSEI TANTO TEMPO SEM SABER DA EXISTÊNCIA DESSE CANAL... 💆🏻♂️ MAS AGORA VAMOS 🎈
Eu me identifiquei com quase tudo o que você falou/sentiu nessa releitura. O que eu mudaria seria trocar a posição do ordem da fênix pelo enigma do príncipe , eu prefiro o Enigma. E não compartilho também desse carinho todo pelo Remo... Eu criei um ranço dele nas últimas releituras, ele sempre foi tão bondoso e sensato desde novo, era quem pelo menos -tentava- controlar o Tiago e o Sirius e um dos melhores personagens no terceiro livro. (Que também é o meu preferido, de filme também) E mais tarde, depois de conhecer a Tonks, ele ficou tão emburrado e inconsequente (tanto que só não abandonou a Tonks grávida porque o Harry deu um esporro nele) que eu não consigo mais gostar tanto dele assim. Mas fora isso eu fiquei concordando com a cabeça e sorrindo durante seu vídeo inteiro. Haha muito bom! Obrigada pelo vídeo ♥
Uma das coisas que me incomodou quando li pela primeira vez e creio que vai me incomodar novamente... (Exceto pelo banho com o ovo dourado)... O POVO BRUXO NÃO TOMA BANHO? Penso que seria tão mais fácil fazer qualquer magia estando de banho tomado! Brincadeiras a parte... Excelente vídeo! Decidi ler novamente os livros (a última vez que li foi há vários anos). Sucesso sempre no canal!
Por onde começar a comentar esse vídeo que, mesmo antes de assistir, eu já considerava pacas? Vevs, como sempre você arrasou! Você levantou diversos pontos que eu não poderia concordar mais (tipo deixar o recadinho no canto do espelho quantos trata de algumas interpretações), mas tem um ponto, em específico, que eu só quis levantar e bater palma quando eu ouvi você dizer: que HP nunca pareceu menos uma série de fantasia como dessa vez em que você releu. Ao longo de vááários momentos da minha vida de pesquisa, sempre fui muito questionada sobre o motivo de não analisar HP à luz das teorias de fantasia todas (acho que foram esses questionamentos que me levaram a estudar mais a fantasia esse ano). Pra mim, o entorno “humano/realista” da série (e aqui nem falo de construção de espaço/ perspectivas sócio-político-históricas, mas sim dos personagens e suas complexidades) sempre me saltaram mais aos olhos do que a fantasia em si - mesmo ela sendo ultra importante pra história e tudo mais. Enfim, falei, falei e não falei nada, hahahahaha. Só queria concluir dizendo que o vídeo ficou incrível, que aguardo as cenas dos próximos capítulos das suas análises de HP e que é sempre uma honra poder trocar ideias sobre esse assunto com você ❤️
Melhor vídeo de HP! Eu também reli há pouco a saga depois de 10 fucking anos, e é incrível como você vê tudo diferente. De fato, HP nunca esteve tão atual, é uma história extremamente profunda e que sempre será lembrada. Não conhecia o canal, amei e já me inscrevi.
Vevs falando de HP é sempre um acontecimento! feliz demais com a aclamação de Prisioneiro de Azkaban, meu livro preferido (até agora.. esse vídeo me deixou com a necessidade de reler) e do melhor personagem de todos, Remo Lupin💛
Algum dia você fará um vídeo sobre os aspectos literários dela que você pescou / sacou mais nessa releitura? Amei o vídeo de hoje e a live sobre HP e o cristianismo.
Sim, pretendo fazer alguns vídeos aí no decorrer do ano sobre outros aspectos da obra. Estou bem empolgada com isso, pra falar a verdade hihihi E fico tão feliz que tenha gostado da live! A gente preparou com muito cuidado, então é ótimo saber o feedback. Obrigada (:
Ainda não reli mas depois desse vídeo, Vevs, quero reler a saga inteira pra ontem! Lembro que tive problemas com esse afastamento do "HARRY EM CAPS LOCK" no 5º livro (o que também me deixou anestesiado com o Sirius pós-véu) e que também gostei muuuuito de "Meu padrinho quer me matar, só que não". Esses temas que citou, realmente, valem uma releitura com um olhar mais atento á estrutura, a história todos conhecemos, mas muita coisa passa batida. Sensacional! Detalhe pro Harry no livro 6 parodiando Aaron Burr, (sir) com "The Room where It happens" hahahahahahahaha #HarryHamilton digo #HarryPotter \o/
"Meu padrinho quer me matar, só que não" HAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAH Olha, quando você reler, vai ser um tsunami de temas que a gente não tinha ideia! Vai por mim...
Mulher de Deus arrepiei só de ver o seu vídeo. Esse ano quero ver se releio HP, só que dessa vez em inglês, acho que vai ser bacana revisitar o mundo da magia depois de uma graduação. E sobre você comentar sobre um dos grandes temas da série ser a vida e a morte, seus limites e onde se encontram, acho que isso é o que mais me fascina nessa história. Tanto que a minha frase preferida de HP é de Dumbledore no último livro: "Não tenha pena dos mortos. Tenha pena dos vivos, e acima de tudo, daqueles que vivem sem amor."
Quem arrepiou agora fui eu! Eu tinha zero maturidade pra apreciar isso quando li da primeira vez, mas agora veio com tudo! E já me programei aqui que, quando reler mais uma vez, vou ler em inglês também.
Gente, essa menina é maravilhosa. O vídeo é gostoso de ver e ouvir, não vemos o tempo passar. Parabéns!!! Eu ainda vou ler Harry graças a Vevs e a Bia.
Reli Harry Potter nessa quarentena e concordo muito com a sua análise. Minha última releitura tinha sido em 2015, e nos últimos anos com tudo que aconteceu, todas as polêmicas da Rowling, os filmes de Harry Potter que não tem Harry Potter, que eu não curti e Criança Amaldiçoada que foi um horror, tava um pouco enjoada da série, refletindo se não tinha sido tudo um delírio coletivo de uma geração que levou livros infantis a sério demais... Mas essa releitura foi mágica, emocionante, maravilhosa! E agora, com quase 30 anos, psicóloga pós graduada, esquerdinha, tive uma visão completamente diferente dos livros! Realmente, o sexto livro perde bastante a graça quando a gente já sabe a real sobre o Malfoy e o Snape. E dá uma certa preguiça do Torneio Tribuxo, e vergonha alheia do Baile de Inverno. Mas fiquei impressionada em ver a profundida com que aparecem temas como morte, luto, melancolia, fidelidade, etc, são tratados. O quinto livro e o sétimo livro são meus preferidos, nessa ordem, justamente por isso, ver os sentimentos do Harry, os pensamentos dele tentando aceitar tudo que aconteceu e está acontecendo. O capítulo do sétimo livro em que ele atravessa o castelo, invisível, para ir se entregar para o Voldemort, passando por vários cenários importantes, passando por outros personagens, os pensamentos dele, aquilo ali é lindo demais! Extremamente sensível! E ver o crescimento do Neville, que passa a ser bom em magia quando decide que vai vingar a situação atual dos pais, e para de temer seus próprios poderes. O Rony que vai embora do acampamento, mas consegue voltar e é aceito de volta. E o que você falou dos acasos, isso vai para outro nível, quando a gente vê, que no final, o Harry virou o senhor das varinhas por um acaso máximo, que ninguém poderia ter previsto! Nem mesmo o Dumbledore, que era o mestre das marionetes! E também fiz as pazes com o Snape, continuo achando ele um cara sem caráter, mas reconheço sua inteligência e sua coragem extrema. E a relação dele com o Dumbledore também é algo genial! O Dumbledore jamais duvidou do Snape nem por um segundo, porque ele sabia que ele jamais iria para o lado que matou o Lily! Não era que o Snape era fiel ao lado dele, é que ele era terrivelmente contra o outro lado, e ele não ligava para o que acontecesse, desde que o assassino da Lily fosse vingado. E gostei do que você falou sobre ele amar a ideia da Lily, não ela em si, concordo totalmente. E meu deus do céu, não acredito que digitei um bíblia em 5 minutos no celular! Mas isso, Harry Potter segue na lista de melhores livros da vida! E merece continuar como um clássico de nossos tempos! PS: Adorei sua participação no podcast do Potterish!
Legal! O Prisioneiro de Azkaban foi o único que eu reli. Achei o melhor também!! Interessante os comentários sobre a Ordem da Fênix e as Relíquias da Morte (que por enquanto eu colocaria em último numa lista), acho que vou reler esses 3 pelo menos heheh Valeu
Vevs terminei minha releitura anual hoje! Hahahaha e sim, minha ordem de preferência mudou, e eu notei muito essas migalhas deixadas a cada livro sobre o que acontece nos livros posteriores! Hahah
Caraca, caí de paraquedas nesse vídeo e simplesmente adorei!! A forma que vc abordou as questões dos livros, as camadas, nuances, dualidades dos personagens, foi excelente! Concordo em muita coisa! Aliado à opinião, a edição, o texto e a simpatia, foram características muito bacanas desse vídeo! Ganhou um novo seguidor com toda certeza!! Parabens!!
Estou lendo HP pela primeira vez na minha vida e tenho 27 anos, isso mesmo !! Nos anos 2000 assisti os filmes na ordem errada e nem prestei muita atenção a nada, esse ano assisti a todos novamente na ordem certa, anoitei todas as minhas dúvidas surgidas em um papel para ir desvendando ao longo dos livros. Os filmes foram um tapa na minha cara, prestei bastante atenção, pra mim trata-se de circunstâncias reais da nossa vida, do nosso dia dia, tratando temas profundos e importantes de uma forma mágica, onde me fez ver que os B.Os da vida tem q ser transformados no doce que vc mais gosta. (Isso foi oq senti com os filmes, imagina oq sentirei com os livros .... Ainda estou em A Pedra Filosofal. ⚡Muito feliz por estar lendo agora com 27 anos, acredito que se fosse anos e anos atrás não iria conseguir absorver. E estou ansiosa pra chegar no livro 3 e 5, muito curiosa.) Seguirei em doses homeopaticas, sendo que estou lendo junto com as Crônicas Vampirescas da Anne Rice. Amei o vídeo 💜
Que aventura, hein, Danyela?! Se você já teve toda essa percepção vendo os filmes, os livros serão incríveis! Depois, em conte o que achou!!!! (eu li as Crônicas Vampirescas há trocentos mil anos... taí outra série que eu deveria reler)
@@Vevsvaladares terminei hoje a Pedra Filosofal, estou muito encantada, um maravilhoso livro de introdução, estou louca para ler a história dos marotos, e aquela politicagem em a Ordem da Fênix, mas ainda vai demorar um pouquinho RS. Ahh e só pra constar amei o seu vídeo falando da cronologia dos livros góticos. As crônicas são tudo de bom ♥️💜
impossível não rever o ranking depois do seu vídeo. queremos análise da série como sátira? precisamos! aguardando novas discussões sobre HP sempre. e parabéns por mais um vídeo brilhante!
Olá, Veronica. Uau, a melhor interpretação que eu vi sobre essa série. Obrigado por nos apresentar suas percepções. Forte abraço e muita luz no seu caminho. Shalom. ⭐⭐⭐⭐⭐✝️💜
Vevs, eu, quando criança, era encantada com o Tom, e não conseguia simpatizar com o Voldemort. Me parece só a maldade pela maldade, ele não chega a ter uma personalidade. Hoje em dia, eu vejo que a J. K. pode ter feito isso de maneira proposital: ao destruir a própria alma tantas vezes, o Riddle acabou virando uma casca tão vazia, que nem pra vilão servia. Ele era oco. Daí ser um vilão tão unidimensional.
concordo plenamente! o tom riddle é um personagem q me desperta vários sentimentos, tenho pena, tenho raiva, me sinto atraída, o voldemort é só o vilão da história, n é mais uma pessoa, tanto q os comensais da morte ainda tem várias facetas.
O Prisioneiro de Azkaban sempre foi meu livro preferido e acho que é bem esse momento de virada de chavinha mesmo, entre os dois primeiros livros e os que estão por vir.
Que vídeo incrivel! Bem feliz que o youtube tenha me recomendado. Se eu puder recomendar algo, já que gosta dos marotos e possilvemente de ter o coração dilacerado, leia All the Young Dudes. Uma fanfic pelo ponto de vista do Remus de toda a época de escola e primeira guerra. Agora irei reler Harry Potter. hahah
ah, HP e o Prisioneiro... sempre nos meus favoritos... além de tudo que você falou, é um page Turner de primeira, minha Nossa! As Relíquias vem em segundo também, acho que tenho que reler a série pra avaliar o ranking... que vídeo prazeroso de assistir! faz tempo que não releio HP, deu vontade demais de reler!
Adorei, Vevs! Muito interessante ver as mudanças que a maturidade trouxe. Realmente, é uma leitura bastante diferente agora. Eu pretendo um dia reler também, deve ser uma experiência incrível. E ao contrário da maioria, eu sempre preferi Ordem da Fênix a Cálice de Fogo, acho que porque CdF destoa demais dos outros, enquanto OdF, além de ser enorme, ainda tem vários mistérios também, tomadas fora da escola e a conversa final, que esclarece muita coisa. Então você pode imaginar o quanto concordei com seus comentários e gostei do seu ranking. Embora nunca tenha pensado em um próprio, acho que não seria tão diferente (talvez tiraria PF do último lugar, porque apesar de ser realmente mais infantil, acho redondinho demais).
PQP, adorei o visual, vc esta incrível, e este vídeo foi espetacular, adorei, nem vi passar. Esta sua 1º colocação foi surpreendente, peculiar eu diria, mas totalmente plausível. Vou reler a saga para ver minhas colocações, ainda este ano.
Vídeo maravilhoso! Fiquei com muita vontade de reler!!! HP e o Prisioneiro de Azkaban sempre foi meu favorito desde a primeira leitura, hj acho que já reli esse livro três ou quatro vezes!
O que sempre me chamou atenção em O Prisioneiro de Azkaban, foi o tal Vira-Tempo; e nos filmes (graças a Deus) ele é bem contado - com toda aquela atmosfera de transição e evolução que (pelo menos eu) senti. Hoje, lendo os livros, percebi o quanto o livro consegue (majestosamente) ser melhor. Os livros estão realmente me surpreendendo nesse quesito e, infelizmente, demorei (muito) para compreender isso.
Otimo vídeo! O prisioneiro de Askaban sempre foi o meu favorito, tanto o filme quanto o livro. Não sei se já te falaram, mas você é bem parecida com a atriz Cristin Milioti. Pelo menos eu te achei bem parecida com ela haha.
Mais um vídeo impecável, Vevs! Tô acompanhando o podcast e é sempre maravilhoso ver seus comentários, sério! Os paralelos entre Câmara Secreta e Enigma do Príncipe é algo que eu jamais tinha me tocado, haha! Eu SEMPRE preferi o Tom Riddle enquanto vilão também kkkkk o Voldemort fragmentado se desfez enquanto complexidade. Meu ranking só mudaria em grandes dados com o seu em relação a Enigma do Príncipe mesmo kkkkk não apenas pq eu AMOOO romance adolescente, mas pq a Gina é minha personagem feminina favorita dos livros e eu concretizo minha paixão por ela nesse livro KKKK sou totalmente não imparcial quanto ao livro justamente por ela. Eu gosto muito de Relíquias da Morte também, todos os momentos anteriores a batalha, os conflitos com Rony, o Harry vendo o túmulo dos pais, ele e a Hermione, ele vendo Gina, Neville e os Weasleys quando tá indo pra floresta e etc, tudo isso é essencial pra Batalha ter o peso que tem, fora pro final. Eu gosto muito, as poucas coisas que não gosto é a redenção - não consigo gostar, snape, tente na próxima vez KKKKKKK - e o epílogo ter sido meio rápido. Prisioneiro de Azkaban em primeiro tal como pediram os justos KAMQSID brincadeiras a parte, também amo demais esse livro e entendo muito seu interesse pela geração dos marotos (a plena consciência de um grupo quase de sociedade secreta é boa demais pra minha veia fã de sociedade dos poetas mortos e a história secreta ignorar, sou incapaz de resistir)! Que vídeo, Vevs, parabéns mais uma vez pelo seu conteúdo sensacional!
Amo seus vídeos, Vevs. Acompanho seu canal há tantos anos que sou da época que vc lançou aquele primeiro especial sobre os livros. Então, foi interessante assistir a redenção de Relíquias, com este 2º lugar. haha Ele sempre foi meu favorito, junto com Pedra Filosofal. Tem anos que não releio, preciso fazer como você, talvez o ranking mude.
Harry Potter sempre será os livros da minha vida! Eu já li e reli várias vezes mas p mim nunca acaba o encanto, muito pelo contrário, fica ainda mais encantadora. Eu amo os seus vídeos e este não fica atrás!
Eu to fazendo releitura da serie apos 10 anos.Naquela época eu era a adolescente chata, mas que já enxergava coisas extraordinárias nos livros. Hoje, eu me senti tocada por coisas tão pequenas e que agora fazem todo o sentid. Como o fato do Harry ter vivido 10 anos da sua vida sem amigos, sozinho, em um lugar que as pessoas não queriam ele por perto. Como ele suportou? Ou quando em O Prisioneiro que ele descobre que existe alguem que o quer bem, que faz parte da sua vida e como isso o enche de esperança. Agora, o que me fez chorar muito, até agora, foi a cena das varinhas, quando o Harry e o Voldy lutam no cemitério. E eu me acabei de chorar com a cena na qual todas as vitimas do Voldemort aparecem, mostrando que há vida após a vida e que mesmo em espirito existe essa conexão eterna. E a ideia do Harry ter visto seus pais tão nitidamente, podendo guardar uma imagem "real"deles, ajudando-o e protegendo, meu Deus, tanta coisa passou pela minha cabeça! Sobretudo, como eu gostaria de poder rever quem desse mundo já partiu, nem que fosse por 10 segundos. Estou lendo a Ordem. Assustada demais em ver como tudo se tornou tão atual. Amigos brigando por conta de noticias falsas, ou querer dizer que um está com a razão e vice e versa. Como a midia é manipulável quando o assunto é encobrir coisas ou quando querem muito prejudicar pessoas que estragam o esquema corrupto. E desta vez o F.A.L.E. não está me incomodando tanto. Tenho refletido sobre a postura da Hermione de querer igualar as camadas sociais, mas como para isso a pessoa, ou as pessoas, precisam querer ser ajudadas e libertas. Semelhança com a vida real? Demais. Mas te digo que continuo fiel à minha casa Sonserina, meu amor pelo Snape, Bellatrix e Voldemort ainda gritam dentro de mim.
Eu acompanhei um pouco a sua releitura pelo Instagram, e acho muito interessante ter alguém com quem conversar sobre hp. O que mais me encanta na série não é a história em si, mas os personagens e acho que a série é muito mais sobre o que as pessoas fazem em relação as situações as quais são colocadas do que qualquer outra coisa. Por isso eu acho toda a história do Dumbledore no último livro fundamental, uma pessoa que tinha a inteligência e habilidade, mas que nunca soube lidar com o poder, se colocando acima de tudo em função das próprias noções de certo e errado. Assim como o Harry, que era só uma criança que não sabia de nada e não queria nada, mas que colocada diante das situações mais extremas reagia de peito aberto pro que acreditava, e o leitor sempre deu as atitudes de Harry como garantidas, como se fosse a obrigação dele "fazer o bem", e justamente por isso o leitor reagia mal quando o Harry se questionava ou se "rebelava", como aconteceu em ordem da Fênix, no qual ele não passava de um adolescente lidando com traumas profundos e rodeado por pessoas que não faziam a menor ideia de como era estar no lugar dele. Eu poderia falar das escolhas do Snape, do Sirius, do Regulus, do Tom Riddle, do Draco, do Rony, enfim, são dezenas de personagens a se analisar. Esse vídeo me fez refletir como o olhar adulto e atento muda completamente a nossa percepção da história (tipo Hogwarts, que hoje acho a pior escola com a qual já tive contato depois da escola da Matilda) e eu desejaria que as pessoas parassem de ver Harry Potter como uma mera história de fantasia para crianças.
Cheguei atrasada só uns três meses no vídeo (me perdoa!!) Primeiramente: O prisioneiro de Azkaban sempre foi meu livro preferido, eu simplesmente amo que não tem o Voldemort. Vevs, vem cá, amiga, deixa eu te dar um abraço. 🤧💜💜💜 Seguindo... eu releio um livrinho da série por ano e isso causa uma mudança de opinião de ranking. Meu tombo é desgarrar do Enigma do príncipe, que no meu coraçãozinho sempre esteve no segundo lugar, e compreender o Cálice de fogo (eu simplesmente morri aqui 10:42 kkkkkkkkkk Amei!!) tem muitos méritos. Na época eu li fiquei fora dos grupinhos por gostar do livro 'sem graça' e ter birra com o preferido da maioria. Hoje eu acho que é porque eu vi quase todos os filmes antes de ler (desde antes de falarem de spoiler eu já não me importava kkkkk) e isso mudou minhas expectativas com a história em mãos. E devo confessar aqui que a minha maior mudança de percepção foi com A ordem da fênix. Não que eu coloque ele no meu pódio, mas eu aprendi a ver os méritos da história contada. Prezados leitores de comentários e Vevs, não se ofendam, só que a grande verdade é que quando eu peguei o livro pra ler pela primeira vez eu abandonei (vergonhoso, mas verdade). E nem foi no início, nem pelo protagonista com sua crise de adolescente que vinha desde de O cálice que eu não tinha paciência aos 12 anos, mas foi (pasmem) por causa do Dumbledore. 🙀🙀🙀🙀 Quando faltava um capítulo e meio para terminar e ele começou a explicar as coisas pro Harry no escritório dele e eu, na minha mente de pré-adolescente, só pensava "que velho mais mesquinho, uma ova que vou ler sobre ele falando m3$d@ de profecia". Larguei o livro lá pelas últimas 20 páginas e fui ler o Enigma do príncipe. Desde então eu tenho um pé atrás nunca curado com o personagem e (preparem as tochas) nunca chorei a morte dele. A releitura ao menos me fez lembrar que como bruxo ele é foda, além de se um ótimo articulador político e eu o respeito por isso. Consigo até perceber um padrão nos meus livros queridinhos. Eram aqueles que mudavam o que era padrão até então. Azkaban: em uma série com um mega vilão e ele não aparece e nem faz falta, as intrigas acontecem por divergências entre pessoas bem intencionadas (Lupin, Sirius e Snape), a pessoa mais sem talento e inteligência passa a perna em todo mundo... O enigma: eu achado que todo mundo era o príncipe do título (até o Draco eu achava desculpas pra ser kkkkkk), a Hermione tendo que lidar com a frustação do ego ferido, o Harry (que conseguiu tudo de mão beijada no Cálice de fogo) se mostrando tooop, o protagonista ser frustrado com a idealização que fez do pais e os amigos dele, o ninja nível Hashirama de habilidade ser morto pela cara que ele defendia mais que tudo..... Antes, eu não conseguia ver os reais méritos da história, mas hoje, mesmo mantendo O prisioneiro no topo, eu consigo analisar o que estou lendo. O que mudou de posição teve motivo, e o que manteve ficou ainda melhor.
na minha última releitura do RdM eu fiquei bastante com literalmente a trama principal da série: a proteção sacrificial que o Harry recebeu, e depois replicou em outros moldes no final. Eu entendo que é super plausível de se explicar pelo que se explica nos livros, mas também muitas perguntas acerca de tudo isso me impediram de comprar tanto essa ideia: 1. por que os Potter (ou pelo menos a Lilian com o menino) não fugiram ou sequer tentaram fugir, sendo que a aparatação é tão rápida e a Lilian sempre foi descrita como talentosa e etc; além disso, eu entendo que os Potter estavam em uma noite familiar normal, mas nenhum deles estar portando uma varinha sabendo que alguém tinha entrado na casa é esquisita pra mim. 2. a questão do feitiço Fidelius é estranha porque aparentemente sempre era preciso uma terceira parte, mas no RdM parece que o Arthur e o Gui são os fiéis do segredo das próprias casas; então por que o Tiago ou a Lilian não assumiram o próprio segredo? (eu sei da teoria que talvez o corpo deles eram o Segredo, e por isso eles precisavam ter uma terceira pessoa para não sumirem pra sempre etc, mas se não me engano, nesse livro fica explícito que o segredo era na casa). 3. entendo a Lilian ter protegido o filho ~ao acaso~ com uma magia ancestral e impenetrável por ter escolhido morrer quando podia ter se livrado da morte, mas quando o Harry replica a proteção sacrificial na floresta proibida sobre os combatentes de Hogwarts, a lógica falha, porque o amor do Harry por cada uma daquelas pessoas não é incondicional. ele aceita a morte quando poderia ter escolhido não ir à floresta, mas ele não tem um amor profundo como a Lilian tinha por ele pra poder protegê-los de ter morrido. desculpem o textão e se eu errei em alguma premissa, corrige sem dó. no mais, mudem minha ideia rs :)
amei o arco de redenção das relíquias da morte! muito bom o vídeo meu ranking sofre porque não sei se em primeiro lugar fica a ordem ou azkaban (não é coincidência que são os livros que mais falam dos marotos, rs). eu tinha um medo enorme de odiar a ordem, mas eu acho um retrato de luto tão bem feito, e que sinto que passa batido por muita gente porque o harry está chato. mas nossa, quem não estaria? ele quebrando a sala do dumbledore foi uma experiência tão catártica hahahaha. as relíquias tá no meu 3 lugar e eu acho muito bom também, principalmente naquelas partes em que a gente descobre como o mundo da magia está lidando com a situação (lee jordan fazendo sua rádio ilegal é tudo pra mim) e também em como o trio amadurece. o cálice é ótimo porque expande o mundo, mostra mais das políticas e maquinações. eu gosto bastante dos dois primeiros, são bem gostosinhos de ler. agora o enigma do príncipe é, de certa forma, um enigma pra mim. de todos eles, esse me incomoda pela forma como o harry quase matou o coleguinha e só ganhou detenção (e o fato de que o dumbledore sabia de tudo e não tentou ajudar o draco etc que professor maravilhoso né). se hogwarts é o lugar mais seguro do mundo da magia, imagina como deve ser lá fora acho que matricularia meus filhos na beauxbatons mesmo, viu.
adoreiii o vídeo, achei muito legal rever suas opiniões sobre os livros. Talvez eu fuja um pouco do assunto agora... mas gostaria de te recomendar uma serie de livros de literatura chamada mistborn, estou terminando a primeira trilogia e fiquei encantado com o universo e escrita do autor (podemos resumir como uma historia medieval, distópica e pós apocalíptica). Gostaria muito de ouvir suas colocações sobre essa série. Caso aceite minha recomendação e leia, espero ansioso pelo vídeo ❤️
Eu comecei a releitura ano passado e a Ordem da Fênix me venceu Não consegui passar dele Livro denso demais, você sente a angústia do Harry, sente o aperto no coração Essa série fez e ainda faz parte da minha vida ❤️❤️
Eu terminei esse livro com o choro preso na garganta real oficial. Fiquei completamente exausta emocionalmente, até dei uma pausa depois. Mas dizem que é só uma seriezinha pra crianças, pipipi popopó............................................
Deu até vontade de reler Vevs 🥺😭 off: CHOCADO que você tirou meu fav de HP do seu top 1, tenho medo de reler e acabar trocando tbm. Remo e Neville reizinhos da saga
Então, eu também acho! Até disse que ele é meu personagem favorito em HP (; Mas eu só consegui percebi isso quando coloquei Tom Riddle e Voldemort no mesmo contínuo. Quando eu via o Voldemort isoladamente (e o Riddle sendo só quem ele era no passado), ele virava um Dark Lordzão comum. Mas, hoje, analisando melhor e compreendendo melhor os temas, acho excelente (talvez isso não tenha ficado claro na minha fala...).
"Ele afasta os amigos, ele afasta as pessoas que o acolheram como família e ele afasta o leitor" Chega arrepiei.
É uma pena isso não ser só aplicável ao quinto livro, mas também à carreira de JK no momento hehehehe
@@ogabrielalbar a mim não afasta. Como escritora não tenho muito do que reclamar, como pessoa, não conheço, tenho problema é com o twitter dela, que pra mim, não devia existir... Twitter no geral é um problema que a humanidade arrumou pra si...
@@lucasmesmo Justo. Bom, para mim, como escritora, há bastante coisa que me afasta, o que é resumido a uma transfobia disfarçada de cuidado com mulheres, e que está sendo usada para escrever, seja no artigo ou no último livro do Robert Gailbrath. Cada pessoa vai interagir com a JK e a obra dela de um jeito, e para mim as atitudes dela são o suficiente para me afastar, ou pelo menos causar incomodo em consumir algo de alguém que diretamente causa dano à um grupo minoritário muito próximo de mim.
E um adendo: Não acho JK Rowling uma pessoa ruim, não acho a obra dela ruim, na real acho a obra dela excelente. E NÃO PEÇO O CANCELAMENTO DELA, PORQUE CANCELAR É BABACA NA MAIOR PARTE DOS CASOS! Porém, mesmo não podendo julgar o caráter dela, e mesmo achando que ela não age necessariamente por maldade, como uma pessoa LGBTQIA+ sinto-me machucado por falas recentes, e isso afetou o consumo das obras dela, mesmo amando HP.
@@ogabrielalbar Super entendo.
Uma das coisas mais legais de Harry Potter são suas metáforas. Não sei se todas elas foram planejadas, mas há tanta coisa no subtexto nessa obra que dava pra fazer um vídeo de duas horas só elencando todas elas.
Harry Potter é muito mais do que uma simples saga de fantasia infanto-juvenil, é uma aula de construção e desenvolvimento de personagem. E eu AMEI quando a Vevs elogiou a personalidade repelente do Harry, porque eu sempre vi isso como um traço que o torna muito mais humano. Muitos fãs adoram criticar o Harry, desmerecê-lo e dizer que a Hermione ou outro personagem deveriam ser os protagonistas, mas se esquecem de que nenhum outro passou por tudo que o Harry passou. Pra mim, a aborrecência e a imperfeição dele é o que o torna um excelente protagonista.
Concordo 10000000%
E é incrível como essas camadas vão se revelando com as releituras. Tinha vezes que parecia que eu nunca tinha lido esses livros!
E, sim, a personalidade repelente do Harry o torna tão mais complexo, mais humano e resiliente.
Só entre nós: adolescentes + magia + hormônios + criaturas mágicas e locais mágicos e NENHUM psicólogo / psicanalista ali naquele castelo é um negócio MUITO estranho no plano educacional mágico.
A pergunta é: que plano educacional? HAHAHAHAAHAH
Dumbledore comanda aquele lugar na base do "chegando lá, a gente vê"
É uma verdade universalmente reconhecida que prisioneiro de Azkaban é o melhor da série. hahaha Ainda estou esperando um livro especial dos marotos 🥺
Menina, todos nós...
apenas uma pessoa é capaz de me fazer engajar em um vídeo sobre harry potter em 2021, e essa pessoa é vevs valadares. deu até saudade de quando era inocente e usava sonserina pra definir minha personalidade
Sim uma série dos marotos meu sonho 😍
Casa de Hogwarts é o signo da nossa geração (diz a pessoa que coloca bem linda lá na bio a PORCENTAGEM de cada casa hahahahaha)
E nem me relembre de meu sonho de uma série sobre o primeiro grande herói dessa história: Regulus Black. Quer dizer... sobre os Marotos...
totalll, tenho um pouco de preguiça quando n é a vevs falando de harry potter! sdds da grifinoria conseguir abarcar todas as partes da minha personalidade rsrsrs
O Prisioneiro de Azkaban nunca saiu do 1o lugar da minha lista, JAMAIS! Esse livro deixou no chinelo as melhores histórias da Ágata Christie. Se J.K. Rowling tivesse escrito E Não sobrou Nenhum ela teria inventado uma motivação melhor para o assassino e, assim, a trama seria perfeita. Eu comecei a chorar desde o momento em que Harry esperançoso percebeu que o pai dele, realmente, não existia mais e que ele tinha visto a si mesmo, e não parei mais. Era muita injustiça. O Lupin era o meu crush; como alguém podia ser tão bondoso já tendo sofrido tanto? Pra mim o vira-tempo salvou o dia e o livro de virar uma tragédia pior do que o final de O Enigma do Príncipe. Às vezes o leitor precisa ter sua fé recompensada.
Falou tudo o que eu não tinha percebido sobre o Prisioneiro nas primeiras leituras.
Como eu pude ignorar esse livrão por tanto tempo??????
Depois de reler já com meus vinte e poucos e sob o olhar de um ~adulto responsável~ eu passei de uma pessoa que espera a sua carta de Hogwarts para alguém que morre de medo de ter um filho e ele receber a carta. Minha ansiedade não suportaria um ano letivo.
HAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA E não tem uma reunião de pais naquela escola.
Seu filho podia tá morrendo lá (grandes chances), e você não ia saber!
Sim, os professores decidem colocar um cachorro de três cabeças gigante na escola .Tem.uma cobra assassina que pasmem, já matou uma aluna antes. E ninguém faz nada kkkk.E ainda dizem que Hogwarts é o lugar mais seguro da Inglaterra kkk.Fico imaginando o mais perigoso.
Vim do Tumba! Você não tem a cara que eu imaginava kkkkkkk mas to adorando o canal!
A alma do Relíquias da Morte FOI LAVADA, BRASEEEEL!
Tô meio abalada até agora!!!
EU GRITEI COM O "imagina o primeiro livro da série ser o melhor"
*tenho nada a ver com isso*
hihihihi
@@vitorguerreiro3902 foi uma alfinetada ns Crônicas de Gelo e Fogo... Em que o primeiro livro é o melhor... Só que depois tem mais umas 3 mil páginas para terminar a saga que já foi escrita, sendo que faltam dois livros.
É sempre um prazer 😉 você é sempre tão amigavel , cativante , acessível e educada . Vira e mexe eu faço maratona do canal . Quanto a Harry Potter , eu não sou da Geração ( tenho 21 anos ) mais com certeza existe na minha vida de leitora um antes e um depois de Harry Potter. Bjs Vevs , continue sempre 💖
Vevs, gostei muito de você ter falado sobre a importância do luto em a Ordem da Fênix. Eu acho que toda a série é atravessada pelo luto de alguma forma por conta de tudo que o Harry viveu e, olhando pra trás, esse foi um dos aspectos que mais me saltou aos olhos quando li pela primeira vez. Eu passei por processos muito difíceis de luto na adolescência, que coincidiram com a época em que li os livros, então hoje eu percebo como me apoiei na resiliência do Harry e de como, mesmo com toda a dor e traumas, ele conseguia dar a volta por cima e resolver os problemas que caíam no colo dele. A Ordem da Fênix é o meu terceiro livro favorito (perde somente pro Cálice de Fogo e Prisioneiro de Azkaban), porque lendo ele eu pude compartilhar toda a raiva, tristeza e frustração que eu tinha na minha vida real, com o Harry na sua vida fictícia. Por essas e outras que sempre vou defender que HP jamais vai ser só um livro de fantasia, a autora realmente soube trabalhar o luto com a seriedade e o peso que merece.
"I wanna be in the room when it happens" Aaaaaaa Saindo do video e indo, reler HP e re-assistir Hamilton
TÔ AQUI SUPER SUPRESOOOOO...
AO ASSISTIR ESSE VÍDEO EU SENTI NOSTALGIA E DIVERSÃO, SARCASMO e INTRETENIMENTO... TUDO QUE UM VÍDEO SOBRE HP DEVERIA SER... NÃO SEI PQ PASSEI TANTO TEMPO SEM SABER DA EXISTÊNCIA DESSE CANAL... 💆🏻♂️ MAS AGORA VAMOS 🎈
bem-vinda ao time Prisioneiro de Azkaban é o melhor livro!
Demorei, mas cheguei!
O carinho que a Vevs tem pelos " Hp tudo" é contagiante. 😍
Eu me identifiquei com quase tudo o que você falou/sentiu nessa releitura. O que eu mudaria seria trocar a posição do ordem da fênix pelo enigma do príncipe , eu prefiro o Enigma. E não compartilho também desse carinho todo pelo Remo... Eu criei um ranço dele nas últimas releituras, ele sempre foi tão bondoso e sensato desde novo, era quem pelo menos -tentava- controlar o Tiago e o Sirius e um dos melhores personagens no terceiro livro. (Que também é o meu preferido, de filme também) E mais tarde, depois de conhecer a Tonks, ele ficou tão emburrado e inconsequente (tanto que só não abandonou a Tonks grávida porque o Harry deu um esporro nele) que eu não consigo mais gostar tanto dele assim. Mas fora isso eu fiquei concordando com a cabeça e sorrindo durante seu vídeo inteiro. Haha muito bom! Obrigada pelo vídeo ♥
Uma das coisas que me incomodou quando li pela primeira vez e creio que vai me incomodar novamente... (Exceto pelo banho com o ovo dourado)... O POVO BRUXO NÃO TOMA BANHO? Penso que seria tão mais fácil fazer qualquer magia estando de banho tomado!
Brincadeiras a parte... Excelente vídeo! Decidi ler novamente os livros (a última vez que li foi há vários anos). Sucesso sempre no canal!
Por onde começar a comentar esse vídeo que, mesmo antes de assistir, eu já considerava pacas?
Vevs, como sempre você arrasou! Você levantou diversos pontos que eu não poderia concordar mais (tipo deixar o recadinho no canto do espelho quantos trata de algumas interpretações), mas tem um ponto, em específico, que eu só quis levantar e bater palma quando eu ouvi você dizer: que HP nunca pareceu menos uma série de fantasia como dessa vez em que você releu.
Ao longo de vááários momentos da minha vida de pesquisa, sempre fui muito questionada sobre o motivo de não analisar HP à luz das teorias de fantasia todas (acho que foram esses questionamentos que me levaram a estudar mais a fantasia esse ano). Pra mim, o entorno “humano/realista” da série (e aqui nem falo de construção de espaço/ perspectivas sócio-político-históricas, mas sim dos personagens e suas complexidades) sempre me saltaram mais aos olhos do que a fantasia em si - mesmo ela sendo ultra importante pra história e tudo mais.
Enfim, falei, falei e não falei nada, hahahahaha. Só queria concluir dizendo que o vídeo ficou incrível, que aguardo as cenas dos próximos capítulos das suas análises de HP e que é sempre uma honra poder trocar ideias sobre esse assunto com você ❤️
Melhor vídeo de HP! Eu também reli há pouco a saga depois de 10 fucking anos, e é incrível como você vê tudo diferente. De fato, HP nunca esteve tão atual, é uma história extremamente profunda e que sempre será lembrada. Não conhecia o canal, amei e já me inscrevi.
Vevs falando de HP é sempre um acontecimento! feliz demais com a aclamação de Prisioneiro de Azkaban, meu livro preferido (até agora.. esse vídeo me deixou com a necessidade de reler) e do melhor personagem de todos, Remo Lupin💛
Foi experiência tão incrível revisitar esses livros, que eu precisava compartilhar!!!!!
Algum dia você fará um vídeo sobre os aspectos literários dela que você pescou / sacou mais nessa releitura?
Amei o vídeo de hoje e a live sobre HP e o cristianismo.
Sim, pretendo fazer alguns vídeos aí no decorrer do ano sobre outros aspectos da obra. Estou bem empolgada com isso, pra falar a verdade hihihi
E fico tão feliz que tenha gostado da live! A gente preparou com muito cuidado, então é ótimo saber o feedback. Obrigada (:
Ainda não reli mas depois desse vídeo, Vevs, quero reler a saga inteira pra ontem! Lembro que tive problemas com esse afastamento do "HARRY EM CAPS LOCK" no 5º livro (o que também me deixou anestesiado com o Sirius pós-véu) e que também gostei muuuuito de "Meu padrinho quer me matar, só que não". Esses temas que citou, realmente, valem uma releitura com um olhar mais atento á estrutura, a história todos conhecemos, mas muita coisa passa batida. Sensacional! Detalhe pro Harry no livro 6 parodiando Aaron Burr, (sir) com "The Room where It happens" hahahahahahahaha #HarryHamilton digo #HarryPotter \o/
"Meu padrinho quer me matar, só que não" HAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAH
Olha, quando você reler, vai ser um tsunami de temas que a gente não tinha ideia! Vai por mim...
Mulher de Deus arrepiei só de ver o seu vídeo. Esse ano quero ver se releio HP, só que dessa vez em inglês, acho que vai ser bacana revisitar o mundo da magia depois de uma graduação. E sobre você comentar sobre um dos grandes temas da série ser a vida e a morte, seus limites e onde se encontram, acho que isso é o que mais me fascina nessa história. Tanto que a minha frase preferida de HP é de Dumbledore no último livro: "Não tenha pena dos mortos. Tenha pena dos vivos, e acima de tudo, daqueles que vivem sem amor."
Quem arrepiou agora fui eu!
Eu tinha zero maturidade pra apreciar isso quando li da primeira vez, mas agora veio com tudo!
E já me programei aqui que, quando reler mais uma vez, vou ler em inglês também.
Gente, essa menina é maravilhosa. O vídeo é gostoso de ver e ouvir, não vemos o tempo passar. Parabéns!!!
Eu ainda vou ler Harry graças a Vevs e a Bia.
Menina tu é tão franca que eu adorei ! Parece comigo ! Me inscrevi no canal já . Amei
Reli Harry Potter nessa quarentena e concordo muito com a sua análise. Minha última releitura tinha sido em 2015, e nos últimos anos com tudo que aconteceu, todas as polêmicas da Rowling, os filmes de Harry Potter que não tem Harry Potter, que eu não curti e Criança Amaldiçoada que foi um horror, tava um pouco enjoada da série, refletindo se não tinha sido tudo um delírio coletivo de uma geração que levou livros infantis a sério demais... Mas essa releitura foi mágica, emocionante, maravilhosa! E agora, com quase 30 anos, psicóloga pós graduada, esquerdinha, tive uma visão completamente diferente dos livros! Realmente, o sexto livro perde bastante a graça quando a gente já sabe a real sobre o Malfoy e o Snape. E dá uma certa preguiça do Torneio Tribuxo, e vergonha alheia do Baile de Inverno. Mas fiquei impressionada em ver a profundida com que aparecem temas como morte, luto, melancolia, fidelidade, etc, são tratados. O quinto livro e o sétimo livro são meus preferidos, nessa ordem, justamente por isso, ver os sentimentos do Harry, os pensamentos dele tentando aceitar tudo que aconteceu e está acontecendo. O capítulo do sétimo livro em que ele atravessa o castelo, invisível, para ir se entregar para o Voldemort, passando por vários cenários importantes, passando por outros personagens, os pensamentos dele, aquilo ali é lindo demais! Extremamente sensível! E ver o crescimento do Neville, que passa a ser bom em magia quando decide que vai vingar a situação atual dos pais, e para de temer seus próprios poderes. O Rony que vai embora do acampamento, mas consegue voltar e é aceito de volta. E o que você falou dos acasos, isso vai para outro nível, quando a gente vê, que no final, o Harry virou o senhor das varinhas por um acaso máximo, que ninguém poderia ter previsto! Nem mesmo o Dumbledore, que era o mestre das marionetes! E também fiz as pazes com o Snape, continuo achando ele um cara sem caráter, mas reconheço sua inteligência e sua coragem extrema. E a relação dele com o Dumbledore também é algo genial! O Dumbledore jamais duvidou do Snape nem por um segundo, porque ele sabia que ele jamais iria para o lado que matou o Lily! Não era que o Snape era fiel ao lado dele, é que ele era terrivelmente contra o outro lado, e ele não ligava para o que acontecesse, desde que o assassino da Lily fosse vingado. E gostei do que você falou sobre ele amar a ideia da Lily, não ela em si, concordo totalmente. E meu deus do céu, não acredito que digitei um bíblia em 5 minutos no celular! Mas isso, Harry Potter segue na lista de melhores livros da vida! E merece continuar como um clássico de nossos tempos!
PS: Adorei sua participação no podcast do Potterish!
Mano, você é muito legal
Btw: amei o "Room Where it Happens"
Click, boom.
Referência obrigatória a Hamilton!
Obrigada! (:
Legal!
O Prisioneiro de Azkaban foi o único que eu reli. Achei o melhor também!!
Interessante os comentários sobre a Ordem da Fênix e as Relíquias da Morte (que por enquanto eu colocaria em último numa lista), acho que vou reler esses 3 pelo menos heheh
Valeu
Vevs terminei minha releitura anual hoje! Hahahaha e sim, minha ordem de preferência mudou, e eu notei muito essas migalhas deixadas a cada livro sobre o que acontece nos livros posteriores! Hahah
Menina, me conte como ficou agora!
Caraca, caí de paraquedas nesse vídeo e simplesmente adorei!! A forma que vc abordou as questões dos livros, as camadas, nuances, dualidades dos personagens, foi excelente! Concordo em muita coisa! Aliado à opinião, a edição, o texto e a simpatia, foram características muito bacanas desse vídeo! Ganhou um novo seguidor com toda certeza!! Parabens!!
sua visão sobre os livros é totalmente genial, eu AMEI
Estou lendo HP pela primeira vez na minha vida e tenho 27 anos, isso mesmo !! Nos anos 2000 assisti os filmes na ordem errada e nem prestei muita atenção a nada, esse ano assisti a todos novamente na ordem certa, anoitei todas as minhas dúvidas surgidas em um papel para ir desvendando ao longo dos livros. Os filmes foram um tapa na minha cara, prestei bastante atenção, pra mim trata-se de circunstâncias reais da nossa vida, do nosso dia dia, tratando temas profundos e importantes de uma forma mágica, onde me fez ver que os B.Os da vida tem q ser transformados no doce que vc mais gosta. (Isso foi oq senti com os filmes, imagina oq sentirei com os livros .... Ainda estou em A Pedra Filosofal. ⚡Muito feliz por estar lendo agora com 27 anos, acredito que se fosse anos e anos atrás não iria conseguir absorver. E estou ansiosa pra chegar no livro 3 e 5, muito curiosa.)
Seguirei em doses homeopaticas, sendo que estou lendo junto com as Crônicas Vampirescas da Anne Rice. Amei o vídeo 💜
Que aventura, hein, Danyela?!
Se você já teve toda essa percepção vendo os filmes, os livros serão incríveis!
Depois, em conte o que achou!!!!
(eu li as Crônicas Vampirescas há trocentos mil anos... taí outra série que eu deveria reler)
@@Vevsvaladares terminei hoje a Pedra Filosofal, estou muito encantada, um maravilhoso livro de introdução, estou louca para ler a história dos marotos, e aquela politicagem em a Ordem da Fênix, mas ainda vai demorar um pouquinho RS. Ahh e só pra constar amei o seu vídeo falando da cronologia dos livros góticos. As crônicas são tudo de bom ♥️💜
Amei o vídeo e vc é maravilhosa Vevs 💜
Obrigada pelo carinho
impossível não rever o ranking depois do seu vídeo. queremos análise da série como sátira? precisamos! aguardando novas discussões sobre HP sempre. e parabéns por mais um vídeo brilhante!
Mais um vídeo maravilhoso. Obrigada!
Ora, eu que agradeço 🥰
A montagem "Law & Order" foi fantástico.
O tanto que eu era viciada nessa série (todas as versões hahahaha)!
Olá, Veronica. Uau, a melhor interpretação que eu vi sobre essa série. Obrigado por nos apresentar suas percepções. Forte abraço e muita luz no seu caminho. Shalom. ⭐⭐⭐⭐⭐✝️💜
Vevs, eu, quando criança, era encantada com o Tom, e não conseguia simpatizar com o Voldemort. Me parece só a maldade pela maldade, ele não chega a ter uma personalidade. Hoje em dia, eu vejo que a J. K. pode ter feito isso de maneira proposital: ao destruir a própria alma tantas vezes, o Riddle acabou virando uma casca tão vazia, que nem pra vilão servia. Ele era oco. Daí ser um vilão tão unidimensional.
concordo plenamente! o tom riddle é um personagem q me desperta vários sentimentos, tenho pena, tenho raiva, me sinto atraída, o voldemort é só o vilão da história, n é mais uma pessoa, tanto q os comensais da morte ainda tem várias facetas.
O Prisioneiro de Azkaban sempre foi meu livro preferido e acho que é bem esse momento de virada de chavinha mesmo, entre os dois primeiros livros e os que estão por vir.
meu deus, você é MUITO legal, tipo, MUITO, ser sua amiga deve ser bom demais
Hahahahahaha que inusitado! Obrigada! Por aqui, nos comentários, somos todos amiguíneos. Só vem!
Que vídeo incrivel! Bem feliz que o youtube tenha me recomendado. Se eu puder recomendar algo, já que gosta dos marotos e possilvemente de ter o coração dilacerado, leia All the Young Dudes. Uma fanfic pelo ponto de vista do Remus de toda a época de escola e primeira guerra.
Agora irei reler Harry Potter. hahah
ah, HP e o Prisioneiro... sempre nos meus favoritos... além de tudo que você falou, é um page Turner de primeira, minha Nossa! As Relíquias vem em segundo também, acho que tenho que reler a série pra avaliar o ranking... que vídeo prazeroso de assistir! faz tempo que não releio HP, deu vontade demais de reler!
Adorei, Vevs! Muito interessante ver as mudanças que a maturidade trouxe. Realmente, é uma leitura bastante diferente agora. Eu pretendo um dia reler também, deve ser uma experiência incrível.
E ao contrário da maioria, eu sempre preferi Ordem da Fênix a Cálice de Fogo, acho que porque CdF destoa demais dos outros, enquanto OdF, além de ser enorme, ainda tem vários mistérios também, tomadas fora da escola e a conversa final, que esclarece muita coisa. Então você pode imaginar o quanto concordei com seus comentários e gostei do seu ranking. Embora nunca tenha pensado em um próprio, acho que não seria tão diferente (talvez tiraria PF do último lugar, porque apesar de ser realmente mais infantil, acho redondinho demais).
Ai Verônica, seu canal é o meu preferido de anos. Sempre bom ouvir suas impressões, obrigado!
1-enigma do principe
2-prisioneiro de askaban
3-reliquias da morte
4-ordem da fenix
5-calice de fogo
6-camera secreta
7-pedra filosofal
PQP, adorei o visual, vc esta incrível, e este vídeo foi espetacular, adorei, nem vi passar. Esta sua 1º colocação foi surpreendente, peculiar eu diria, mas totalmente plausível. Vou reler a saga para ver minhas colocações, ainda este ano.
Tava aqui só atualizando minha tl esperando esse vídeo 😋😋
E o susto que eu levei achando que não tinha programado na hora certa?
Eu amo essa mulher, socorro
Vídeo maravilhoso! Fiquei com muita vontade de reler!!! HP e o Prisioneiro de Azkaban sempre foi meu favorito desde a primeira leitura, hj acho que já reli esse livro três ou quatro vezes!
Vevs cada dia mais linda 😻
Que gentileza a sua! Obrigada (:
Que vídeo incrível. Estou no último livro da série (lendo pela primeira vez) achei suas impressões brilhantes.
Meu amei essa resenha !! Hahahha era o que eu precisava hahaha muitooooo bom
O que sempre me chamou atenção em O Prisioneiro de Azkaban, foi o tal Vira-Tempo; e nos filmes (graças a Deus) ele é bem contado - com toda aquela atmosfera de transição e evolução que (pelo menos eu) senti. Hoje, lendo os livros, percebi o quanto o livro consegue (majestosamente) ser melhor. Os livros estão realmente me surpreendendo nesse quesito e, infelizmente, demorei (muito) para compreender isso.
Obrigada por isso!
Otimo vídeo! O prisioneiro de Askaban sempre foi o meu favorito, tanto o filme quanto o livro. Não sei se já te falaram, mas você é bem parecida com a atriz Cristin Milioti. Pelo menos eu te achei bem parecida com ela haha.
o 3 e o 6 são meus favoritos
PS: nunca reli 😳, mas gostaria (só reli o primeiro há uns 2 anos)
Mais um vídeo impecável, Vevs! Tô acompanhando o podcast e é sempre maravilhoso ver seus comentários, sério! Os paralelos entre Câmara Secreta e Enigma do Príncipe é algo que eu jamais tinha me tocado, haha! Eu SEMPRE preferi o Tom Riddle enquanto vilão também kkkkk o Voldemort fragmentado se desfez enquanto complexidade. Meu ranking só mudaria em grandes dados com o seu em relação a Enigma do Príncipe mesmo kkkkk não apenas pq eu AMOOO romance adolescente, mas pq a Gina é minha personagem feminina favorita dos livros e eu concretizo minha paixão por ela nesse livro KKKK sou totalmente não imparcial quanto ao livro justamente por ela. Eu gosto muito de Relíquias da Morte também, todos os momentos anteriores a batalha, os conflitos com Rony, o Harry vendo o túmulo dos pais, ele e a Hermione, ele vendo Gina, Neville e os Weasleys quando tá indo pra floresta e etc, tudo isso é essencial pra Batalha ter o peso que tem, fora pro final. Eu gosto muito, as poucas coisas que não gosto é a redenção - não consigo gostar, snape, tente na próxima vez KKKKKKK - e o epílogo ter sido meio rápido. Prisioneiro de Azkaban em primeiro tal como pediram os justos KAMQSID brincadeiras a parte, também amo demais esse livro e entendo muito seu interesse pela geração dos marotos (a plena consciência de um grupo quase de sociedade secreta é boa demais pra minha veia fã de sociedade dos poetas mortos e a história secreta ignorar, sou incapaz de resistir)! Que vídeo, Vevs, parabéns mais uma vez pelo seu conteúdo sensacional!
Veves + HP = BEST THING EVER!!!!
Amo seus vídeos, Vevs. Acompanho seu canal há tantos anos que sou da época que vc lançou aquele primeiro especial sobre os livros. Então, foi interessante assistir a redenção de Relíquias, com este 2º lugar. haha Ele sempre foi meu favorito, junto com Pedra Filosofal. Tem anos que não releio, preciso fazer como você, talvez o ranking mude.
Caraca vevs, adorei. S2
Por que esse canal não tem 1 milhão de inscritos, pelo menos?
Minha releitura 'tá tão espaçada entre um e o outro que antes de chegar no último já estou pensando que vou ter que reler tudo.
Adorei, Vevs.
Meu favorito sempre foi a Ordem da Fênix.
Vevs, seu cabelo ta particulamente lindo nesse vídeo!
🤩 Obrigaaaada!
(passei uma raiva, porque não conseguia fazer nada nele no dia...)
Harry Potter sempre será os livros da minha vida! Eu já li e reli várias vezes mas p mim nunca acaba o encanto, muito pelo contrário, fica ainda mais encantadora.
Eu amo os seus vídeos e este não fica atrás!
Vou maravilhoso revistar esses livros, e, sim, ficou ainda mais encantador. Preciso fazer isso mais vezes!
Obrigada
Vevs você é maravilhosa!.
a GARGALHADA que eu dei com a parte do Voldemort Vintage ™ não é fácil de descrever
Não existe outro nome possível. Quer disser que sim, está mentindo!
já tô ansiosa esperando pelos próximos vídeos!
26 minutos que passaram voando!! Me convenceu a reler toda a série nas próximas férias!
Amo tnt esse canal
Eu to fazendo releitura da serie apos 10 anos.Naquela época eu era a adolescente chata, mas que já enxergava coisas extraordinárias nos livros. Hoje, eu me senti tocada por coisas tão pequenas e que agora fazem todo o sentid. Como o fato do Harry ter vivido 10 anos da sua vida sem amigos, sozinho, em um lugar que as pessoas não queriam ele por perto. Como ele suportou? Ou quando em O Prisioneiro que ele descobre que existe alguem que o quer bem, que faz parte da sua vida e como isso o enche de esperança. Agora, o que me fez chorar muito, até agora, foi a cena das varinhas, quando o Harry e o Voldy lutam no cemitério. E eu me acabei de chorar com a cena na qual todas as vitimas do Voldemort aparecem, mostrando que há vida após a vida e que mesmo em espirito existe essa conexão eterna. E a ideia do Harry ter visto seus pais tão nitidamente, podendo guardar uma imagem "real"deles, ajudando-o e protegendo, meu Deus, tanta coisa passou pela minha cabeça! Sobretudo, como eu gostaria de poder rever quem desse mundo já partiu, nem que fosse por 10 segundos.
Estou lendo a Ordem. Assustada demais em ver como tudo se tornou tão atual. Amigos brigando por conta de noticias falsas, ou querer dizer que um está com a razão e vice e versa. Como a midia é manipulável quando o assunto é encobrir coisas ou quando querem muito prejudicar pessoas que estragam o esquema corrupto. E desta vez o F.A.L.E. não está me incomodando tanto. Tenho refletido sobre a postura da Hermione de querer igualar as camadas sociais, mas como para isso a pessoa, ou as pessoas, precisam querer ser ajudadas e libertas. Semelhança com a vida real? Demais.
Mas te digo que continuo fiel à minha casa Sonserina, meu amor pelo Snape, Bellatrix e Voldemort ainda gritam dentro de mim.
Que massa, deu vontade de reler. Valeu!
Eu acompanhei um pouco a sua releitura pelo Instagram, e acho muito interessante ter alguém com quem conversar sobre hp. O que mais me encanta na série não é a história em si, mas os personagens e acho que a série é muito mais sobre o que as pessoas fazem em relação as situações as quais são colocadas do que qualquer outra coisa. Por isso eu acho toda a história do Dumbledore no último livro fundamental, uma pessoa que tinha a inteligência e habilidade, mas que nunca soube lidar com o poder, se colocando acima de tudo em função das próprias noções de certo e errado. Assim como o Harry, que era só uma criança que não sabia de nada e não queria nada, mas que colocada diante das situações mais extremas reagia de peito aberto pro que acreditava, e o leitor sempre deu as atitudes de Harry como garantidas, como se fosse a obrigação dele "fazer o bem", e justamente por isso o leitor reagia mal quando o Harry se questionava ou se "rebelava", como aconteceu em ordem da Fênix, no qual ele não passava de um adolescente lidando com traumas profundos e rodeado por pessoas que não faziam a menor ideia de como era estar no lugar dele. Eu poderia falar das escolhas do Snape, do Sirius, do Regulus, do Tom Riddle, do Draco, do Rony, enfim, são dezenas de personagens a se analisar. Esse vídeo me fez refletir como o olhar adulto e atento muda completamente a nossa percepção da história (tipo Hogwarts, que hoje acho a pior escola com a qual já tive contato depois da escola da Matilda) e eu desejaria que as pessoas parassem de ver Harry Potter como uma mera história de fantasia para crianças.
Cheguei atrasada só uns três meses no vídeo (me perdoa!!)
Primeiramente: O prisioneiro de Azkaban sempre foi meu livro preferido, eu simplesmente amo que não tem o Voldemort. Vevs, vem cá, amiga, deixa eu te dar um abraço. 🤧💜💜💜
Seguindo... eu releio um livrinho da série por ano e isso causa uma mudança de opinião de ranking. Meu tombo é desgarrar do Enigma do príncipe, que no meu coraçãozinho sempre esteve no segundo lugar, e compreender o Cálice de fogo (eu simplesmente morri aqui 10:42 kkkkkkkkkk Amei!!) tem muitos méritos.
Na época eu li fiquei fora dos grupinhos por gostar do livro 'sem graça' e ter birra com o preferido da maioria. Hoje eu acho que é porque eu vi quase todos os filmes antes de ler (desde antes de falarem de spoiler eu já não me importava kkkkk) e isso mudou minhas expectativas com a história em mãos.
E devo confessar aqui que a minha maior mudança de percepção foi com A ordem da fênix. Não que eu coloque ele no meu pódio, mas eu aprendi a ver os méritos da história contada.
Prezados leitores de comentários e Vevs, não se ofendam, só que a grande verdade é que quando eu peguei o livro pra ler pela primeira vez eu abandonei (vergonhoso, mas verdade). E nem foi no início, nem pelo protagonista com sua crise de adolescente que vinha desde de O cálice que eu não tinha paciência aos 12 anos, mas foi (pasmem) por causa do Dumbledore. 🙀🙀🙀🙀
Quando faltava um capítulo e meio para terminar e ele começou a explicar as coisas pro Harry no escritório dele e eu, na minha mente de pré-adolescente, só pensava "que velho mais mesquinho, uma ova que vou ler sobre ele falando m3$d@ de profecia". Larguei o livro lá pelas últimas 20 páginas e fui ler o Enigma do príncipe. Desde então eu tenho um pé atrás nunca curado com o personagem e (preparem as tochas) nunca chorei a morte dele.
A releitura ao menos me fez lembrar que como bruxo ele é foda, além de se um ótimo articulador político e eu o respeito por isso.
Consigo até perceber um padrão nos meus livros queridinhos. Eram aqueles que mudavam o que era padrão até então.
Azkaban: em uma série com um mega vilão e ele não aparece e nem faz falta, as intrigas acontecem por divergências entre pessoas bem intencionadas (Lupin, Sirius e Snape), a pessoa mais sem talento e inteligência passa a perna em todo mundo...
O enigma: eu achado que todo mundo era o príncipe do título (até o Draco eu achava desculpas pra ser kkkkkk), a Hermione tendo que lidar com a frustação do ego ferido, o Harry (que conseguiu tudo de mão beijada no Cálice de fogo) se mostrando tooop, o protagonista ser frustrado com a idealização que fez do pais e os amigos dele, o ninja nível Hashirama de habilidade ser morto pela cara que ele defendia mais que tudo.....
Antes, eu não conseguia ver os reais méritos da história, mas hoje, mesmo mantendo O prisioneiro no topo, eu consigo analisar o que estou lendo. O que mudou de posição teve motivo, e o que manteve ficou ainda melhor.
Prisioneiro de Azkaban tomando o lugar que é de direito. XD
Demorou, mas foi devidamente restituído!
Que saudadeeeeeee de você.
Não tinha visto os seus vídeos recentes.
@@imersaoliterariaidrrichard1129 Agora você tem aí mais de um ano de vídeo pra maratonar (;
fiquei com vontade de reler toda a saga 😍
na minha última releitura do RdM eu fiquei bastante com literalmente a trama principal da série: a proteção sacrificial que o Harry recebeu, e depois replicou em outros moldes no final. Eu entendo que é super plausível de se explicar pelo que se explica nos livros, mas também muitas perguntas acerca de tudo isso me impediram de comprar tanto essa ideia:
1. por que os Potter (ou pelo menos a Lilian com o menino) não fugiram ou sequer tentaram fugir, sendo que a aparatação é tão rápida e a Lilian sempre foi descrita como talentosa e etc; além disso, eu entendo que os Potter estavam em uma noite familiar normal, mas nenhum deles estar portando uma varinha sabendo que alguém tinha entrado na casa é esquisita pra mim.
2. a questão do feitiço Fidelius é estranha porque aparentemente sempre era preciso uma terceira parte, mas no RdM parece que o Arthur e o Gui são os fiéis do segredo das próprias casas; então por que o Tiago ou a Lilian não assumiram o próprio segredo? (eu sei da teoria que talvez o corpo deles eram o Segredo, e por isso eles precisavam ter uma terceira pessoa para não sumirem pra sempre etc, mas se não me engano, nesse livro fica explícito que o segredo era na casa).
3. entendo a Lilian ter protegido o filho ~ao acaso~ com uma magia ancestral e impenetrável por ter escolhido morrer quando podia ter se livrado da morte, mas quando o Harry replica a proteção sacrificial na floresta proibida sobre os combatentes de Hogwarts, a lógica falha, porque o amor do Harry por cada uma daquelas pessoas não é incondicional. ele aceita a morte quando poderia ter escolhido não ir à floresta, mas ele não tem um amor profundo como a Lilian tinha por ele pra poder protegê-los de ter morrido.
desculpem o textão e se eu errei em alguma premissa, corrige sem dó. no mais, mudem minha ideia rs :)
Moça eu nn sei responder pra vc, mas se vc assistir Caldeirão Furado vc vai saber é só procurar.
Queria que você falasse dos personagens, um vídeo de alguns deles. Gostaria da sua opinião sobre Snape e o amor dele por Lilian Potter.
Aí Vevs, você falando do Neville dá um calorzinho no core. Neville é o tipo de pessoa que eu queria guardar num potinho.
Gente, vevs está linda demais! Mesmo, mesmo
Ai que vídeo maravilhoso! Amo o seu canal!
Vevsssss, pra sua próxima releitura recomendo escutar os audiobooks em inglês narrados pelo Stephen Fry! São sensacionais.
Você não tem IDEIA de como eu estou com vontade de ouvir os audiobooks!
Ganhei a coleção do Harry Potter esses dias, mergulhando nessa literatura top !
E eu que comecei o primeiro em 2011 e terminei o último HOJE?
Meu ritmo de leitura, exatamente haahahaha
Já peguei a série pra ler novamente depois desse vídeo. É isso meu povo❤️❤️😂
QUE VÍDEO MARAVILHOSO ❤️
Vevs fala mais sobre o motivo de voldemort te decepcionar por favor!!!!
"Não sei lidar com uma história que se passa depois do meu nascimento" 🗣️
O tipo de coisa que vocês são obrigados a ouvir aqui nesse canal... hahahahaha
estou viciada nos seus videos kkkk so isso mesmo
Gente amei essa mulher
amei o arco de redenção das relíquias da morte! muito bom o vídeo
meu ranking sofre porque não sei se em primeiro lugar fica a ordem ou azkaban (não é coincidência que são os livros que mais falam dos marotos, rs). eu tinha um medo enorme de odiar a ordem, mas eu acho um retrato de luto tão bem feito, e que sinto que passa batido por muita gente porque o harry está chato. mas nossa, quem não estaria? ele quebrando a sala do dumbledore foi uma experiência tão catártica hahahaha. as relíquias tá no meu 3 lugar e eu acho muito bom também, principalmente naquelas partes em que a gente descobre como o mundo da magia está lidando com a situação (lee jordan fazendo sua rádio ilegal é tudo pra mim) e também em como o trio amadurece. o cálice é ótimo porque expande o mundo, mostra mais das políticas e maquinações. eu gosto bastante dos dois primeiros, são bem gostosinhos de ler. agora o enigma do príncipe é, de certa forma, um enigma pra mim. de todos eles, esse me incomoda pela forma como o harry quase matou o coleguinha e só ganhou detenção (e o fato de que o dumbledore sabia de tudo e não tentou ajudar o draco etc que professor maravilhoso né). se hogwarts é o lugar mais seguro do mundo da magia, imagina como deve ser lá fora
acho que matricularia meus filhos na beauxbatons mesmo, viu.
adoreiii o vídeo, achei muito legal rever suas opiniões sobre os livros.
Talvez eu fuja um pouco do assunto agora... mas gostaria de te recomendar uma serie de livros de literatura chamada mistborn, estou terminando a primeira trilogia e fiquei encantado com o universo e escrita do autor (podemos resumir como uma historia medieval, distópica e pós apocalíptica). Gostaria muito de ouvir suas colocações sobre essa série. Caso aceite minha recomendação e leia, espero ansioso pelo vídeo ❤️
Eu comecei a releitura ano passado e a Ordem da Fênix me venceu
Não consegui passar dele
Livro denso demais, você sente a angústia do Harry, sente o aperto no coração
Essa série fez e ainda faz parte da minha vida ❤️❤️
Eu terminei esse livro com o choro preso na garganta real oficial. Fiquei completamente exausta emocionalmente, até dei uma pausa depois.
Mas dizem que é só uma seriezinha pra crianças, pipipi popopó............................................
"O que é imortal não morre no final, e morreu" kkkkkk, morri (de rir ok)
Deu até vontade de reler Vevs 🥺😭 off: CHOCADO que você tirou meu fav de HP do seu top 1, tenho medo de reler e acabar trocando tbm. Remo e Neville reizinhos da saga
Agora pronto, vevs tô com vontade de reler Harry Potter
* GUILTY *
Valdemort é um vilão com uma construção belíssima
Então, eu também acho! Até disse que ele é meu personagem favorito em HP (;
Mas eu só consegui percebi isso quando coloquei Tom Riddle e Voldemort no mesmo contínuo. Quando eu via o Voldemort isoladamente (e o Riddle sendo só quem ele era no passado), ele virava um Dark Lordzão comum. Mas, hoje, analisando melhor e compreendendo melhor os temas, acho excelente (talvez isso não tenha ficado claro na minha fala...).
Está na hora de eu reler a serie também.