Analisando Harry Potter (feat. Beatriz Masson) | Vevsvaladares

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 фев 2025

Комментарии • 215

  • @Vevsvaladares
    @Vevsvaladares  4 года назад +57

    Marcação de tempo:
    Estrutura: 6:05
    Temas: 16:22
    Personagens-chave: 55:05
    Autoria: 1:33:10
    Lembrando que todas as referências citadas (e outras mais) estão na descrição do vídeo.
    Divirtam-se!

    • @italohispanico8074
      @italohispanico8074 4 года назад

      Amei Vevs, podcast é teu forte

    •  4 года назад +2

      Vevs, se vc colocar essas marcas de tempo na descrição o youtube vai fragmentar a barra de tempo do vídeo, facilitando o uso dos timestamps, se vc já sabia disso ignore, mas eu gostei tanto de fazer nos meus vídeos, HAHAH, ai eu quis compartilhar.

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +7

      @ Estou chorando de emoção! Eu tinha tentado fazer isso no vídeo com a Cris sobre Tolkien e não consegui, mas agora deu certo. MUITÍSSIMO obrigada!

    • @arikavieira5855
      @arikavieira5855 4 года назад +1

      Vídeo perfeito, quase assistindo/escutando de novo. ♥️

  • @lucasmesmo
    @lucasmesmo 4 года назад +39

    O Rony ir atrás das aranhas mesmo morrenso de medo de aranhas por causa da amizade pelo Harry é algo que me arrepia. É muito lindo.

  • @tamarasoares8967
    @tamarasoares8967 4 года назад +16

    Meu deus esse vídeo foi tão bom! Como leitora recente de HP (eu li a série de maio a junho desse ano, amém quarentena) eu super achava que as polêmicas da JKR iriam me afastar muito da obra, principalmente porque eu já tinha um pé atrás em relação ao próprio Harry (por causa dos filmes). Qual foi minha surpresa quando não só eu me apaixonei pelo livro, como consegui enxergar tanta coisa nos livros que eu jamais imaginaria ser capaz. Acho esse um mérito muito grande da própria obra e da própria infeliz da autora, porque mesmo com todos os meus pré-conceitos, ela conseguiu fazer com que eu realmente entrasse de cabeça naquele mundo e enxergasse a mensagem do livro, que é essa mensagem de tolerância e respeito.
    Tiveram vários pontos incríveis que vocês tocaram, como o papel das mães na história (e eu acho curioso, porque embora exista pouco a respeito da Narcisa e da Lily, elas são tão importantes pra história que é como se eu as conhecesse.). Eu já to com vontade de rever esse vídeo e anotar o que vocês disseram para poder escrever um comentário melhor, viu!
    Fiquei tão feliz quando você citou o Regulus, porque pra mim ele é um dos personagens mais injustiçados de todos (pelo fandom, o Lupin eu acho injustiçado pela obra e aquele romance forçadíssimo). Regulus fez tanto, não só percebendo que a ideologia que ele cresceu ouvindo ser ótima era na verdade terrível, como ativamente tentando mudar aquilo. Ele não precisou se apaixonar por alguém pra perceber que o que o Voldemort queria era errado, ele viu em primeira mão e pensou "pera lá". Depois do Harry e da Hermione, ele é o único personagem que demonstra empatia em relação aos elfos domésticos. [Posso entrar numa tangente aqui dizendo que Hermione defende os elfos-domésticos porque ela sempre luta pelo que é certo, enquanto o Harry os trata bem porque o Harry não necessariamente tem/precisa desse conhecimento de mundo pra tratar alguém bem, mas enfim!]. O Regulus tem a melhor redenção da série inteira, e só de pensar nisso me faz querer morrer com o nome do 2nd filho do Harry.
    Outro ponto que achei incrível: Draco. Concordo super com você quando diz que ele não teve escolha a respeito da família, mas que em determinado momento ele poderia ter mudado. Eu super acho que ele muda, viu? Ignoro veemente a peça, mas gosto de imaginar que ele busca essa redenção pra si mesmo após os eventos do livro 7. Um dos meus maiores motivos para detestar o Dumbledore é que ele assiste a essas crianças passando por situações horríveis e não faz nada. A gente sempre pensa em como ele preparou o Harry para ser um porco pro abate, mas ele sabia que o Draco precisava matá-lo, e nunca ofereceu uma ajuda. Na hora em que finalmente estendeu a mão, foi porque seu "plano" estava no caminho certo, então não é nem uma ajuda real.
    Me deixa tão revoltada pensar nisso, porque não só ele era um professor, como era visto como o melhor/mais justo bruxo de todos, só que não. Ele deixou Sirius apodrecer em azkaban [TWELVE YEARS], quando ele tinha 21 anos! Ele demorou mais 12 anos para oferecer um emprego pra o Lupin, também. Mas se eu passar o comentário inteiro detonando o Dumbledore, ficaria até amanhã.
    Também sou muito apegada aos Marotos, e acho que é porque eu mesma adoro uma coisa meio trágica, e meu senhor, como eles são trágicos. Eu discordo plenamente de quem diz que eles nunca foram amigos, gente, o tipo de pessoa que treina anos para ser Animago (ilegalmente) para ajudar na transformação do colega de quarto? Isso pra mim é uma das maiores provas de amizade da série (junto com Ron gritando na cama no livro 3, e a Luna, Neville e Gina indo pra o Ministério com o trio). E eu fico tão desolada quando penso que se não fosse o Pettigrew, nada disso teria acontecido. Ele quem traiu os Potter, e foi ele quem trouxe o Voldemort de volta a vida. Duas vezes ele acabou com a vida do Harry, duas vezes o Harry perdeu parte da família porque o Peter era um covarde. Eu tenho minha lista de personagens que mais odeio, Dumbledore, Peter e Dolores estão no topo junto com Snape.
    Porque assim, entendo muito a Bia ter dificuldade em separar as coisas em se tratando dele, porque olha! é difícil. Que professor mais detestável, que ser humano horrível e mesquinho. Eu só consigo sentir simpatia por ele quando penso no quanto o Dumbledore o manipulou para fazer o bem, e nisso concordo contigo sobre essa ideologia do bem maior não ter deixado muito o Dumbledore. Acho que os filmes fazem a gente esquecer o quão jovens todos eles eram, mas o Snape tinha 21 anos também quando o Dumbledore o fez virar um duplo espião, usando a maior fraqueza dele contra ele, que era o amor pela Lily. Quando eu penso nisso eu consigo entender porque alguém que já era sozinho, complexado e cheio de ódio no coração (porque ninguém vira comensal da morte pelo amor, né) se tornou ainda pior após aquilo. Pra mim é tão triste que 17 anos depois ele ainda gostava da Lily, não consigo nem achar assustador, porque acho que encaixa perfeitamente com um personagem que sempre foi tão solitário. Ainda odeio ele com todas as minhas forças, entretanto.
    É engraçado porque eu particularmente tenho uma visão diferente do Sirius, eu não acho ele tão inconsequente e infantil como as pessoas acham, pra mim ele é uma das poucas pessoas que tratam o Harry como uma pessoa capaz de tomar suas decisões. Diferente do Dumbledore que não dá nem a vara nem o peixe nem o rio, mas quer que o menino pesque, o Sirius, pra mim, parecia um mentor que quando chegava no momento crucial deixava que o Harry tomasse suas decisões. Ele não duvidava da capacidade do afilhado, e eu acho que isso acontecia porque, em grande parte, ele foi um jovem adulto que precisou lutar uma guerra também. Não só isso, mas ele saiu de casa ainda menor de idade, e sempre foi tão independente, que pra mim é natural que ele enxergasse essa capacidade no Harry também. Acho que, pra ele, guiar o Harry era mais do que dizer o que é certo e o que é errado, ou simplesmente manipular a situação. O Sirius foi um dos poucos adultos que ouviu o Harry de verdade. O outro pra mim é, obviamente o Lupin, o melhor personagem de todos (grandemente injustiçado pelo livro 7).
    Claro que o Sirius tem seus defeitos, ser esquentado, impulsivo, muito imaturo em certas partes. Mas poxa [TWELVE YEARS], ele perdeu toda a juventude, acho compreensível.
    Uma das maiores provas de amizade pra mim dos Marotos é quando o Lupin descobre que o Sirius escapou e não conta pra ninguém que ele é um animago. Nem antes, quando o amigo vai preso, nem depois. E é um sentimento tão conflitante, porque não tinha motivo algum para ele acreditar no Sirius antes de ver o Peter no mapa, mas mesmo assim ele não conseguia contar aquilo pro Dumbledore. Como as pessoas ousam dizer que eles nunca foram amigos quando ele tem a oportunidade de contar a verdade para salvar uma criança! e não consegue. Por isso acho os Marotos tão intrigantes e penso que se a infeliz autora usasse o talento dela para algo além de tuítes, ela poderia criar coisas maravilhosas a respeito deles. Até mesmo o Peter é super intrigante, toda sua construção é incrível. Ele era aquela pessoa que se juntava com os mais fortes para não sofrer, e quando chegou no "mundo real" percebeu que os Marotos não forneciam essa segurança, então partiu para o Voldemort. Peter pra mim não tem cara de que virou comensal pela ideologia, mas para "sobreviver", o que eu acho ainda pior, por sinal.
    Acho que HP tem personagens tão interessantes de ser analisados que se eu continuar eu escrevo o novo testamento, então melhor parar!
    Mas meu deus, como eu precisava desse vídeo! Pra mim foi muito difícil conciliar meu novo amor pela obra com o fato de que eu quero estrangular a autora, e se não tivesse sido presente de amigos, jamais teria começado a ler. Mas ouvir uma discussão tão gostosa e rica sobre o enredo e sobre tudo aquilo que me fez ficar apaixonada pelo livro foi maravilhoso, e se vocês quisessem falar por mais 3 horas eu com certeza assistiria!
    Inclusive, ansiosa pra saber do seu novo rank de livros (eu poderia escrever outro testamento em defesa do 5 livro, por sinal).
    Lupin é realmente o melhor personagem (O Harry tbm!).
    Enfim, maravilhoso esse vídeo!

    • @tamarasoares8967
      @tamarasoares8967 4 года назад +3

      já peço perdão pra pobre alma que tentar ler isso!

    • @lumasouza3467
      @lumasouza3467 4 года назад +3

      Meu Deus! Eu apenas A M E I seu comentário! Discordo de várias coisas, mas com muito respeito e entendendo a argumentação. Complemento incrível a um vídeo incrível!

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +4

      @@tamarasoares8967 Eu não só li como vou responder ponto por ponto (;

    • @beatrizmassonfrancisco7305
      @beatrizmassonfrancisco7305 4 года назад +1

      Menina, li seu comentário há dias e há dias estou pensando em como responder com a altura que ele merece. Queria eu ter tido toda essa percepção quando li HP pela primeira vez - mas acho que eu era muito criança e não conseguia ter essa visão. Entendo totalmente seus argumentos a respeito do Sirius! E concordo totalmente com o que você disse sobre os personagens de HP: eles são extremamente bem construídos. Ouso dizer que eles são a melhor parte da série inteira. Com um texto desse, já te faço até uma recomendação: não quer ajudar nossa área de estudos acadêmicos em HP, não? :D

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +10

      Demorei, mas cheguei! Copiei o comentário todinho no Word pra poder comentar direitinho hihihi
      1. Vamos começar por nosso reizinho Regulus Black. Sabe que eu até gosto de ele passar despercebido? É bem realista. Quantas pessoas não fizeram/estão fazendo coisas maravilhosas e que nunca saberemos? E existe uma qualidade ainda mais trágica pra vida dos irmãos Black se a gente pensar que o Sirius morreu sem saber o que o irmão fez... É isso, me fiz ficar triste agora, satisfeita? E amei demais isso que você disse de que ele não precisou de um sub-enredo amoroso ou algo do tipo; aparentemente, Regulus foi 100% seguindo a própria consciência. Isso que é redenção, senhores!
      2. “Hermione defende os elfos-domésticos porque ela sempre luta pelo que é certo, enquanto o Harry os trata bem porque o Harry não necessariamente tem/precisa desse conhecimento de mundo pra tratar alguém bem”. Isso é TÃO SENSACIONAL! E explica tanta coisa! Muita gente fala do Harry como se ele mesmo estivesse escravizando os elfos pq não apoia o F.A.L.E, mas, pra ele, não era um movimento (importante, mas mal pensado) que ditaria como tratá-los, isso já era dele muito antes.
      3. Sim, Sirius e seus [TWELVE YEARS] em Azkaban e como esquecemos o quão jovens todos eles eram. Gente, os 20 anos são muito mais formadores que a adolescência; agora imagina passar essa década num lugar que não permite seu desenvolvimento emocional, muito pelo contrário. Pra todos os efeitos, no Ordem da Fênix, pra ele é como se tivesse 20 e tantos, não 30 e poucos. Mas, por outro lado, você falou algo que eu super esqueci de comentar: ele é o ÚNICO adulto a realmente escutar o Harry e valorizar o que ele fala e sente (talvez, como vc disse, por ele mesmo se sentir mais próximo da idade do afilhado do que da do Lupin - super injustiçado -, por exemplo). E ele escuta tanto o Harry que quase descobre o plot de Cálice de Fogo inteirinho só de conversar com o menino hahahaha
      4. Concordo 100% com tudo o que você disse sobre o Pettigrew. Acho, inclusive, que é por isso que ele foi pra Grifinória. Contraditório, não? Mas tenho pra mim (e isso é total impressão minha, sem base textual) que ele pediu pra ir pra Grifinória porque valorizava a coragem que não tinha. Pena que não aprendeu com os amigos, né, fofo? Taí um personagem que deteeeesto até mais que o Snape...
      5. ...e o Dumbledore. A Bia achou estranho eu ter colocado o Dumbledore por último, depois dos complicados e do vilão. Mas eu realmente o vejo como o grande manipulador dos eventos. Com boas intenções, sim, mas maquiavélico e utilitarista. Pensa que não só ele podia ter ajudado o Draco, como vc disse, como podia ter impedido que outros estudantes quase morressem durante o ano!
      Não sei se consegui abordar tudo, mas reitero o comentário da Bia: não tá a fim de entrar nos estudos acadêmicos de HP, não? Fiquei impressionadíssima com o tanto que você assimilou de uma vez só. Eu comecei a ler HP bem novinha, então tem coisa aí que só foi cair a ficha na terceira releitura hahahahaha MUITO OBRIGADA pelo comentário!

  • @lukamaru
    @lukamaru 4 года назад +13

    Eu ouvi tudo sem saber a duração, fiquei surpreso com o quão fluida foi a conversa. Adorei!

  • @lucasmesmo
    @lucasmesmo 4 года назад +22

    Sobre se distanciar dos livros 'É o que eu sempre penso principalmente quando se trata de falar do Snape... eu vejo um pessoal ai comentando sobre o Snape e eu penso - li o livro errado, não é possível - e eu tenho pensado que talvez as pessoas tenham começado confundir o Snape dos livros com o Snape dos Filmes que é muito mais simpático (Allan Rickman maravilhoso. R.I.P :( ) ... não sei

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +8

      100%
      Acho que o carinho que muitos têm pelo Snape, em grande parte, é pelo Alan Rickman, que fez um personagem todo dele e de forma fenomenal! Até eu gosto daquele Snape hahahahaha
      Soma-se a isso o fato de os roteiros retirarem os piores momentos do personagem e incluírem outros mais amenos, digamos.

  • @stephaniemoura3214
    @stephaniemoura3214 3 года назад +1

    35:24 Narcisa está no meu coração. Sim, ela faz coisas erradas, mas aquilo que ela faz é pra proteger sua família, o que é muito louvável.

  • @PalomaLima
    @PalomaLima 4 года назад +2

    AH, MEU DEUS

    • @PalomaLima
      @PalomaLima 4 года назад

      Outra coisa: estou relendo a série agora e amando ainda mais porque ano passado li David Copperfield e descobri de onde veio boa parte da inspiração da JK! Acho os títulos dos capítulos de HP muito Dickens - dono dos melhores títulos de capítulos, na minha opinião.

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +1

      @@PalomaLima AAAAH nunca tinha reparado nos títulos dos capítulos, mas estou morrendo de amores agora. Aliás, nem sabia que vc estava relendo hihihi

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад

      Menina, é tão bom isso de poder sentir ranço de um personagem e mesmo assim reconhecer que é bem escrito, né? Inclusive, acho primordial com HP, porque não tem ninguém muito bonzinho ali, não!
      Eu também acho muito interessante a relação da Bellatrix com o Voldemort, porque entre num terreno de motivação pessoal de alguns dos seguidores dele. A gente tem isso com o Bartô Crouch Jr., que enxerga nele uma figura paterna (o horror! o horror!) e também na Bellatrix, que traz essa coisa meio... como é mesmo o nome daquelas pessoas que mandam cartinha pra serial killer? E, sim, a Helena Bonham Carter é mmmmaravilhosa!
      Respondendo as perguntas:
      Personagem favorito (depois do Lupin hahaha): Tom Riddle. E eu faço uma pequena diferenciação, porque, pra mim, Voldemort é a persona que ele criou como ~lord das trevas, Tom Riddle é a "pessoa" por trás; é isso que eu acho fascinante no personagem, e aí entra a questão da desumanização, etc.
      Livro que eu deixaria de fora: desculpa, Pedra Filosofal...
      E os seus? Agora fiquei curiosa!

  • @Aline9738
    @Aline9738 4 года назад +8

    Começando a assistir agora, mas precisava comentar "esse momento é meu". Ai que emoção.

  • @vitorfernandesa
    @vitorfernandesa 4 года назад +8

    que discussão maravilhosa! pode fazer uma dessas sobre ASOIAF se quiser tb, vevs hahahaha

    • @higormartell
      @higormartell 4 года назад

      Meu sonho uma discussão da vevs com a Ana Carol Alves do gelo e fogo

  • @GuilhermeMarangone
    @GuilhermeMarangone 3 года назад +1

    Minha nossa, eu tirei minha pausa de 5m da escrita do meu tcc pra dar uma olhadinha no vídeo, no fim se passaram 1h40m e minha escrita de hoje ficou Deus e eu nem percebi. QUE VÍDEO INCRÍVEL!
    Deveria ser um link obrigatório para todo mundo que tem, ou teve, algum contato emocional acessar e tirar um tempo pra refletir.
    Obrigado Vevs, Obrigado Bea.
    Por favor, quando publicada essa pesquisa de doutorado, no avise. Vou passar um dia inteiro lendo sem parar

  • @biancaribeiro1995
    @biancaribeiro1995 4 года назад +9

    Que arraso de bate papo! Tava super ansiosa e não me decepcionei. Eu realmente tenho dificuldade de expressar de forma mais bem argumentada porque Harry Potter é uma obra maravilhosa e complexa, mas esse vídeo trouxe highlights super interessantes. Parabéns meninas!

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +1

      É difícil, né? Tipo, a gente sabe, mas na hora de explicar não consegue. E, infelizmente, o campo de estudos de Harry Potter ainda está engatinhando em muitos aspectos, fora os que torcem o nariz... Mas, por outro lado, é maravilhoso descobrir tanta coisa na obra!

    • @biancaribeiro1995
      @biancaribeiro1995 4 года назад +1

      @@Vevsvaladares Fico cansada de ouvir que Harry Potter é uma obra pra crianças. É uma obra que marcou uma geração de crianças, mas que é incrível em vários aspectos.

  • @franciscofranca1428
    @franciscofranca1428 4 года назад +52

    Esse palestra conta horas complementares???

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +16

      HAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAH
      Todo mundo passando com SS aqui.

    • @GuilhermeMarangone
      @GuilhermeMarangone 3 года назад +4

      Deveria ser parte do estágio obrigatório

  • @dryka1401
    @dryka1401 4 года назад +4

    Espero que essas "lives" sejam recorrentes, Vevs! Tanto a anterior qto essa o tempo passou que nem percebi 😍!!! Show!
    Deu uma vontade de reler a série e rever certos pontos da narrativa...
    A Beatriz fala de um jeito tão gostoso de ouvir... Aliás, vcs duas são d+++! Bjs, meninas. 😘

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +2

      Siiiiim, é ótimo ouvia Bia falando! Eu ficava até com dó de editar hahahahaha
      E, olha, eu mesma estou relendo os livros, imagina se eu vou te dizer pra não reler!
      Bjs

    • @dryka1401
      @dryka1401 4 года назад

      @@Vevsvaladares E por falar em editar vídeos kkkk... Fiquei imaginando o trabalhão que deu para que fosse possível essa live acontecer até subí-lo para o RUclips 😳😰! Só o amor por aquilo que se faz, vence o cansaço e os contratempos... 💖
      Só posso dizer... Valeu, Vevs! Aproveitei cada segundo... fiz minhas anotações e certamente a releitura trará outra experiência enriquecedora! E detalhe... eu faço inúmeras anotações à lápis com data e tudo! ;-)
      Caracas!! Daqui a pouco teremos Especial de Natal 🎄🎁🕯️.
      Bjs, Vevs

    • @beatrizmassonfrancisco7305
      @beatrizmassonfrancisco7305 4 года назад

      Aaah, agradeço demais pelo feedback tão querido! Releia os livros! Releia com a gente no clube Seção Reservada (momento Jequiti!)

  • @fakesacer
    @fakesacer 4 года назад +4

    Que discursão maravilhosa sobre a literatura em Harry Potter. Parabéns!
    Vevs poderia fazer uma discursão sobre a temática "Dissociação entre autor e obra literária" junto com Beatriz e Tati Feltrin aqui no youtube. Podendo abordar autores como Rowling, Lewis Caroll, Marion Zimmer Bradley entre outros. Pois vejo isso nos booktubers atuais, promovendo a não leitura de tais obras por causa dessas polêmicas sobre opiniões e o passado do autor, muitas vezes deixando de promover a literatura por questões de militância.

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +4

      Agradeço as palavras e a sugestão :D
      Infelizmente, já percebi que essa discussão é um tanto improdutiva, porque depende muito mais da visão do leitor do que da qualidade da obra em si. Há pessoas que conseguem fazer melhor essa dissociação (e é algo que, como falamos, a faculdade de Letras nos ensina desde o primeiro dia), mas outras realmente sentem um incômodo muito grande e que é legítimo.
      Eu respeito ambas as posturas, sabe... O que me incomoda, no caso, é quando, como a Bia falou, joga fora a obra junto com o autor. É perfeitamente possível reconhecer a qualidade de um, ainda assim, não concordar com a postura do outro e, se for o caso, usar o próprio texto pra mostrar essa incongruência.

    • @giovannayamaniha7114
      @giovannayamaniha7114 3 года назад

      Acho inclusive que seria ideal que a própria Rowling revesse umas falas da vida pública dela que geraram polêmicas e percebesse o quanto iam contra toda a mensagem de tolerância e respeito que Harry Potter trouxe. As vezes vendo umas declarações dela nem parece que é a mesma pessoa que criou esse universo. De certa forma me identifico com a Bia (dizendo que queria estudar um autor morto), que no meu caso seria ler com a mesma abordagem de um autor morto, até pq sou muito parcial às pautas que ela twita (demite quem apresentou a JK Rowling para o Twitter, pelo amor!)

  • @lucasmesmo
    @lucasmesmo 4 года назад +18

    Sobre o Snape 'Personagem maravilhoso, amo, indispensável. Pessoa detestável.'

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +7

      E é perfeitamente possível pensar as duas coisas, né?

  • @lucasmesmo
    @lucasmesmo 4 года назад +15

    Sonho da minha vida é um dia ver um fã de Harry Potter perguntar alguma coisa sobre Harry Potter pra Rowling e ela responder 'I don't know' , 'Não sei, amado'.

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +10

      Chega arrepiei! HAHAHAHAHA
      Mas é sério, eu amo quando perguntam algo pra algum autor e ele responde: "imaginem como quiserem".

    • @a_skywalker
      @a_skywalker 4 года назад +8

      Mas pelo q já vimos da autora, ela NUNCA vai fazer isso. Acho até q se alguém perguntar "JK, é verdade q Harry se cadastrou pra participar do programa da NASA da colonização de Marte?" Ela com certeza iria responder e criar toda uma fanfic sobre isso, ia dizer q com certeza existem bruxos indo pra Marte e q usarão magia pra colonizar Marte, etc, ou que já existem bruxos vivendo lá.

    • @beatrizmassonfrancisco7305
      @beatrizmassonfrancisco7305 4 года назад +2

      HAHAHAHAHAHAHA AMEI

  • @sergiobatista7
    @sergiobatista7 4 года назад +5

    Que encontro MARAVILHOSO! Minhas percepções sobre Harry Potter e a "Turma da Magia" foram atualizadas (E com muito sucesso!) Amei essa visão da estruturação em formato de espelho - sendo o 4º livro o ponto de virada - e dos 3 modos de divisão da narrativa! Sempre vi os livros como "A história original". E depois de assistir aos filmes é inevitável que inicialmente, ao retornar para os livros, as imagens de uma Hermione na roupagem de um Emma Watson, por exemplo, não surja, mas as peculiaridades que são colocadas através de como os personagens são descritos e suas atitudes vão muito além disso então elas para por aí! Os filmes, talvez pela memória fotográfica, realmente são os que mais são chamados para as rodas de conversa de churrasco mas, não traduzem - e isso seria impossível - para a tela a magnitude de cada tema abordado; os livros são sim, espetaculares) Todo o permeio da Morte através da percepção de cada extremo de personagem, assim como abordaram, seja o Voldemort tentando evitá-la, o Harry aceitando-a e os estudantes de Hogwarts (Oi Murta que Geme, Pirraça, Dama Cinzenta, Basilisco, Profº Quirell, Lockhart e cia!) tendo que conviver com ela é incrivelmente construído e caracteriza como um bom enredo pode ser enganosamente simples, quando na verdade é incrível! Obrigado Verônica e Beatriz! (E as duas merecem o "Prêmio Referência Espontânea" - categoria que acabei de inventar - quando apontaram que, sem querer, acabaram fazendo alusão á Sonserina e Umbridge pelas cores das camisas que usaram! \o/) #HarryPotter

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +2

      FALOU TUDO!
      Eu tento não ter birra com os filmes, acho que são bem feitos e divertidos, mas me incomodam demais essa descaracterização sutil que fizeram dos personagens e, infelizmente, é o que aparece na hora de debater Harry Potter. Ok se a intenção for falar dos filmes, mas quando começa a misturar... Mas, claro, isso dava um estudo por si só!
      E o tema da Morte em Harry Potter é um dos que mais me fascina. Como você disse, parece simples, mas é tão mais complexo e acho que foi trabalho de forma muito delicada na obra.
      E vou aceitar esse prêmio hahahahaha Você precisava ver nossa reação quando começamos a gravação e uma olhou pra roupa da outra!

    • @beatrizmassonfrancisco7305
      @beatrizmassonfrancisco7305 4 года назад +1

      Assino embaixo! Inclusive, acho que vou começar uma petição chamada OS PERSONAGENS DOS FILMES DE HARRY POTTER SÃO PERSONAGENS DO FILME, E OS DOS LIVROS SÃO COMPLETAMENTE DIFERENTES (ok, talvez seja um nome gigantesco pra uma petição) só pra chamar a atenção das pessoas que a gente se confunde muito com essas duas mídias e, por consequência, acabamos sendo injustos em interpretações a respeito de alguns personagens (tipo o Harry). E espero que o prêmio da referência espontânea chegue em breve, por Sedex hahaha

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +1

      A gente faz uma sigla, Bia, pode deixar.

    • @sergiobatista7
      @sergiobatista7 4 года назад

      @@beatrizmassonfrancisco7305 Seria tipo a "FALE" então: "PFHPPFLCD" assino em baixo! E quanto ao prêmio, tô tentando arrumar uma coruja mas tenho medo, vai que é justo a Pichi (Pichitinho - essa só quem leu os livros hein). Edwiges é fotogênica demais, chama muito atenção (nos filmes) hahahaha. Sedex é o meio trouxa mais seguro que existe!!! ;)

    • @sergiobatista7
      @sergiobatista7 4 года назад

      @@Vevsvaladares a Hermione do Livro "O Cálice de Fogo" com seus dentes semi-concertados propositalmente depois do Bullying do Malfoy (e do próprio Snape - segundo ele "Não vejo diferença alguma" na cena em que a pobre têm os dentes da frente, que já eram maiores, num crescimento assustador) estaria orgulhosa!!!!!

  • @JonathasGoncalvesSilva
    @JonathasGoncalvesSilva 4 года назад +5

    VAI TER JEQUITI AQUI KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Amei! Amei muito.

  •  4 года назад +4

    Vevs, adorei demais esse vídeo! Eu sempre senti essa diferença na estrutura, mas não conseguia justificar, elaborar bem e agora entendi tudinho, hehe

  • @luishenrique7602
    @luishenrique7602 3 года назад +1

    Que SHOW!!! Amei tudo o aue vcs falaram! Obrigado pela sensatez ao tratar os temas da série com tanto carinho, respeito e maturidade! Perfeitooooooo! 😍

  • @lira_...
    @lira_... 4 года назад +4

    Eu li Harry Potter na época da adolescência e, agora que sou adulta, vou reler pois sei que minha visão em relação ao mundo e a obra mudaram.

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +1

      Olha, a minha mudou um bocada! Tanto que meu ranking já bagunçou todo e estou no quarto livro ainda! hahahahahaha

  • @lvcassaza2776
    @lvcassaza2776 3 года назад

    1:38:30 Perfeita colocação, só acho que existiria praticamente um mundo, una segunda terra de coisas que iriamos perder se não conseguíssemos separar o autor da obra, hoje em dia está difícil, o pessoal não consegue entender que o mundo não é preto no branco, é cinzas gente, é CINZA.

  • @DanielAlmeida72
    @DanielAlmeida72 4 года назад +2

    OBRIGADO por esse vídeo i n c r í v e l Vevs e Beatriz!!!!!
    Creio que se tivesse que escolher somente 1 tema favorito de HP seria a Morte. As reflexões sobre este tema são tão amplas e profundas pra uma obra "infanto-juvenil" que nunca me deixam de surpreender.
    Amo o paralelo que vcs fizeram com Voldemort e Harry no momento de encarar a Morte.
    Acho que ao colocar este tema na vida de um menino de 11 anos ajudou a desmistificar um tabu que muitos tem até hj, que é o medo de pensar abertamente sobre o fim da vida, mas que ao final, não existe algo mais normal para nós (bruxos ou trouxas).
    P.S: já tô separando os livros aqui pra reler... 😎
    P.P.S: gostaria de contratar a advogada Vevs Valadares em favor de uma causa de "calúnia contra os Lufanianos" e bullying institucional. 🥺

    • @beatrizmassonfrancisco7305
      @beatrizmassonfrancisco7305 4 года назад

      Daniel, vem pro nosso clube do livro Seção Reservada pra fazer essa releitura! Garanto que as discussões são ótimas e que lá tem ótimos advogados pra causa lufana!

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад

      Nós que agradecemos, Daniel!

  • @Centuriesfilm
    @Centuriesfilm 3 года назад +1

    Que SUPER AULA, muito boa abordagem, análise muito completa hahaha faça mais vídeos assim Ves! Parabéns as duas!

  • @moniquefonseca
    @moniquefonseca 2 года назад

    1:28:24 concordo plenamente acho que em A Ordem da Fênix a gente começa a ver isso.

  • @LinnaAP
    @LinnaAP 4 года назад +4

    não tinha pensado nisso da intuição do harry mas devo ter percebido isso mesmo pq msm fazendo anos q li, qndo tava lendo Enraizados e a protagonista tb resolve as coisas muito na intuição eu pensei logo no Harry...

  • @raphaelvalim1513
    @raphaelvalim1513 4 года назад +5

    O melhor crossover de 2020!

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +2

      Tentando salvar o que resta de 2020!
      (E olha quem deu as caras nos comentário de novo... hahahahaha)

    • @beatrizmassonfrancisco7305
      @beatrizmassonfrancisco7305 4 года назад +1

      Oooooooi, Raphael! Me senti muito importante por conta do uso da palavra crossover, achei chique! hahahaha

  • @maxbelzareno1261
    @maxbelzareno1261 4 года назад

    ai pq esse vídeo não tem 3 horas ein? vou ter que assistir tudo de novo pq ficou um gostinho de quero mais. Adorei a Beatriz e as colocações dela são super pertinentes. Ela tem um jeitinho especial de falar, poderia ser uma personagem cativante do universo de Harry Potter kkkk
    arrasou Verônica! Tua empolgação empolga a gente aqui do outro lado! Queria andar contigo no recreio

    • @beatrizmassonfrancisco7305
      @beatrizmassonfrancisco7305 4 года назад +1

      Aaah, que honra ser imaginada como alguém que poderia ser do universo de HP! Obrigada pelo carinho!

  • @marianaborges8693
    @marianaborges8693 3 года назад

    Que vídeo é esse? Como eu não assisti antes? Agradeço a Bia Masson por ter me indicado ele! Vocês são maravilhosas, meninas!

  • @atolkienista
    @atolkienista 4 года назад +3

    Que hino de conversa! Dá gosto de assistir! 👏🏻👏🏻👏🏻❤️

  • @iamThayse
    @iamThayse 4 года назад +1

    menina que video delícia de assistir! tanto que meu plano era ver em partes, mas dei play e quando vi, assisti de uma vez kkkkk amei, adorei, achei tudo

  • @anacarolinalessa265
    @anacarolinalessa265 2 года назад

    O papo e a análise estavam incríveis a todo o tempo, mas esse vídeo da Lauren Lopez aparecendo aka Draco Molfoy (AVPM, Starkid) foi a cereja do bolo pro amante da série que não tem medo de cruzar as barreiras do intertexto hehehe

  • @LinnaAP
    @LinnaAP 4 года назад +13

    "tem gente q lembra dele quando tinha nariz" ai eu rimuito disso kskskskksk

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +2

      Me diga se não é verdade ¯\_(ツ)_/¯
      hahahahahahahaah

  • @lira_...
    @lira_... 4 года назад +4

    1:06:46 Meu amigo, também fã de Harry Potter, dizia que eu lembrava a Hermione. Eu ficava com aquela mescla de " não sei se considero um elogio ou se pego isso como um toque pra mudar de atitude".

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +4

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
      A Vevs de 10 anos, que era chamada de "Vermione", acharia um elogio. A Vevs de quase 30 acharia um pesadelo. Mas tenho certeza que ele se referia ao lado bom da Hermione pra te elogiar!

  • @jeycebatista2773
    @jeycebatista2773 4 года назад +1

    Eu ainda nem terminei a live, mas tenho que deixar registrado como essa live está MA-RA-VI-LHO-SA

  • @izzyar88
    @izzyar88 4 года назад +4

    O TANTO QUE EU TAVA ESPERANDO POR ESSE VÍDEO. Já separei a pipoca.

  • @marisecorreia4406
    @marisecorreia4406 4 года назад +5

    vevs e beatriz, que AULA!!! amei demais! olha só, eu sempre faço um paralelo entre dumbledore e snape. procede? vi que vcs duas falaram da complexidade deles e da dificuldade de analisá-los, mas considerando isso e o ponto dos arcos opostos, seriam bem paralelos? num sei... mas, enfim, sou mt fã de vocês!

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +2

      U-A-U
      Eu nunca analisei os dois em paralelo, vejamos o que a Bia tem a dizer.
      Mas agora que você falou, eu fico pensando em como ambos tiveram o remorso como definidores em suas atitudes. E Dumbledore sabendo disso, usa pra manipular o Snape....... opa, falei alto de novo! hahahahaahaha

    • @beatrizmassonfrancisco7305
      @beatrizmassonfrancisco7305 4 года назад +2

      Um colega em um comentário acima também faz um paralelo entre os dois. Seu comentário e o dele me fizeram refletir sobre essa proximidade estrutural entre os dois...sobre ambos serem meio que regidos pelo arrependimento (da morte da Lily e da Ariana) e de terem buscado aí alguma forma de se redimirem desse passado complicado que ambos tiveram.

  • @lucasmesmo
    @lucasmesmo 4 года назад +10

    Nesse momento se eu tivesse a Verônica no Whatsapp ou no Telegram, ela seria cadastrada como Advogada do Sirius.

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +5

      HAHAHAHAHAHA Nenhum trabalho que eu já não faça com outros anti-heróis trágicos com famílias disfuncionais com leves contornos góticos.

  • @vitoriaregiamoraes5390
    @vitoriaregiamoraes5390 4 года назад +1

    Esse vídeo foi ótimo! Adoro como vc sempre trás convidados interessantes pra analisar obras. Parabéns pelo trabalho!

  • @lira_...
    @lira_... 4 года назад +10

    Uma coisa que eu gosto no Harry é que mesmo com esse lado heróico ele tem uns pensamentos egoistas e é bastante cabeça dura as vezes. Ele não é 100% perfeitinho e maravilhoso.

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +2

      SIM??????!!!!!!!!!
      E a gente vê como, além de lutar contra o Voldemort, ele tem todo um processo de amadurecimento pessoal.

    • @beatrizmassonfrancisco7305
      @beatrizmassonfrancisco7305 4 года назад

      Sim! E é por isso que eu gosto tanto dele, pelo fato de ele ser...humano

  • @MassahiroTamaa
    @MassahiroTamaa 4 года назад +1

    vocês duas foram maravilhosas apresentando essas análises que cá estou eu agora após ver esse video com vontade de finalmente começar a ler os livros

  • @1oetermo143
    @1oetermo143 2 года назад

    Nossa, incrível essa conversa

  • @liacamp9
    @liacamp9 4 года назад +3

    Olha, preciso dizer que o vídeo me deu um choque de realidade com relação ao Harry. Eu li os livros antes de ver os filmes, e eu lembro que a cada livro que passava eu gostava mais do Harry, e eu gostava tanto que até passar pano pra ele no quinto livro eu passei! Eu super argumentava com os meus amigos que ele não tava sendo só um adolescente mala, pq além de estar sob fortes influências do Voldemort, imagina o acúmulo de trauma do menino? A essa altura eu já passava o pano, a vassoura, o rodo e todo o resto! E só agora eu percebi que foi depois que eu vi os filmes que a minha antipatia por ele cresceu DO NADA e eu me peguei concordando com as pessoas que diziam que nada aconteceria sem a Hermione. Essa aula me fez reconhecer da onde que surgiu essa doideira momentânea hahahaha
    Mas é isto, gosto da Vevs porque ela defende Sansa Stark, Theon Greyjoy, Sirius Black e Harry Potter, finalmente me sinto representada. E amei a Bia, espero que ela apareça mais vezes pra falar de HP (ou de qualquer outra coisa) em outras ocasiões

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +2

      Aaaaaah, pois é assim mesmo que a coisa funciona aqui! Defendo essa galera com unhas e dentes. É passando o pano, a vassouro, o rodo meixxmo! HAHAHAHAHAHA
      Nossa, a Bia vai surtar quando ler seu comentário, porque uma das coisas que mais falamos é justamente como os filmes fizeram um desfavor ao Harry, e seu comentário prova isso!

    • @beatrizmassonfrancisco7305
      @beatrizmassonfrancisco7305 4 года назад +1

      Obrigadaaaaaa por defender o menino Harry das garras da percepção causada pelos filmes! Vamos montar um clube!

  • @lucasmesmo
    @lucasmesmo 4 года назад +10

    Protagonistas órfãos também são bem recorrentes em Shounen

  • @bernardocunha50
    @bernardocunha50 4 года назад +1

    Assistindo pensando "gente, preciso anotar todas as recomendações de textos e livros que elas estão falando" e quando vejo, tá tudo na descrição :)
    É um sopro de alívio ver gente se voltando pra HP pra falar dos livros enquanto... livros.
    Quando vejo alguém falando da obra hoje em dia é pra falar do universo criado ou sobre a autora, como vcs mesmas falaram no video, e acho que só isso já daria um estudo social muito legal. Acho que isso está virando um sintoma muito presente. Vejo as pessoas debatendo cada vez menos um personagem enquanto personagem, uma história enquanto história e sim, como essas coisas refletem e impactam no nosso mundo. Acho meio ruim isso pq dá uma visão utilitarista pra arte, onde se busca uma função específica pra ela. Eu gosto muito mais da ideia de que arte não tem objetivos, mas sim consequências. Mas é isso, to começando a viajar já hahahahah

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +2

      Uau! Deixa eu assinar embaixo do seu comentário!
      Eu sinto o mesmo incômodo que você com relação a essa visão utilitarista da arte. Claro que um autor/artista coloca intenções, às vezes bem claras, na obra, mas reduzi-la apenas ao que ela diz de nós enquanto sociedade me parece um desfavor. Tanto que, em Harry Potter, apesar do tema do comentário social ser importantíssimo (e um dos meus favoritos), olha todos os outros que vão além disso!
      Espero que apareça mais gente falando dos livros em si, eu realmente sinto falta!

    • @beatrizmassonfrancisco7305
      @beatrizmassonfrancisco7305 4 года назад +1

      Ah, eu concordo TANTO com você! E assino embaixo, também, do comentário da Vevs!

  • @antoniocarlosvieiracaetano3208
    @antoniocarlosvieiracaetano3208 4 года назад +3

    A confusão entre os personagens dos filmes com os do livro é bem real. Faz muito tempo que não releio a série, mas sempre que rola a oportunidade de passar um olho nos livros, reler algo aqui e ali, eu me vejo relembrando quem são os personagens mesmo, como eles realmente agem, como falam... que difere demais dos filmes. Fora o próprio universo também, não só os personagens.
    Sobre o Draco Malfoy, tenho a dizer que, pelo que me lembro, ele pelo menos abaixou a varinha lá na torre pra matar dumbledore. Talvez por medo, talvez por não querer ser um assassino (nem todo mundo da sonserina quer sair por aí matando pessoas), não sei... Mas ali Dumbledore ofereceu uma saída pra Dracco, de que o ajudaria, e ele abaixou a varinha mesmo sendo comensal, mesmo a família ainda sendo aliada à voldemort. Agora, isso não impediu Dracco de ser uma pedra no sapato de harry, no futuro, lá no último livro, na sala precisa... Pelo menos acho que depois de ter sido salvo do incêndio maldito ele mudou um pouco.
    Entretanto, acho difícil certos valores desaparecerem, tipo a coisa de chamar bruxos nascidos trouxas de ""sangue ruim", e se sentir superior. Nisso ele acredita. Talvez a experiência da guerra tenha feito ele repensar algumas coisas, mas ainda acho que ele deve ser representante de famílias bruxas ainda bastante conservadoras em seus valores.

    • @beatrizmassonfrancisco7305
      @beatrizmassonfrancisco7305 4 года назад +1

      Muito bem lembrado esse momento que Draco abaixa a varinha!

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +1

      "Nem todo mundo da sonserina quer sair por aí matando pessoas" hahahahahahaha Incrível, não?
      Você resumiu tudo o que penso sobre o Draco. Tudo mesmo. E ainda lembrou que ele abaixou a varinha. Acho que se o Dumbledore não estivesse pela hora da morte, ele teria ajudado o Draco (mesmo que pra fins utilitaristas, talvez...).

  • @MyRitieli
    @MyRitieli 4 года назад +1

    Vevs sempre dando espaço para esses unicórnios maravilhosos da academia que analisam a literatura fantástica. A Vevs Academia.
    Aproveitando, uma ideia pra fan film: uma versão meio O Bebê de Rosemary sobre a história de "amor" dos pais de Voldemort, culminando no nascimento da verdadeira criança amaldiçoada.

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +1

      HAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA O BEBÊ DE ROSEMARY HAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    • @arikavieira5855
      @arikavieira5855 4 года назад

      Nossa, amei essa ideia. Super assistiria 😂

    • @beatrizmassonfrancisco7305
      @beatrizmassonfrancisco7305 4 года назад +1

      Eu sou um unicórnio maravilhoso? AMEI!!!

  • @taianacarvalho2457
    @taianacarvalho2457 4 года назад

    Ahh como eu amei essa aula, suas duas maravilhosas! Muito obrigada por isso!
    Queria deixar aqui alguns pontos que me fizeram pensar. Fui colocando meio em fluxo de consciência conforme ia assistindo, desculpem se algo não fizer sentido hehe
    Incrível a análise da amizade do trio

    • @beatrizmassonfrancisco7305
      @beatrizmassonfrancisco7305 4 года назад

      Oi, Taiana! Obrigada por tanta generosidade! Ainda estou esperando o momento das pedras por ter dito que a Hermione é legal, mas que ela não precisa de tanta comoção, hahaha. De fato eu não acho que precisa, sabe? Ela tem vários momentos de "ruptura de perfeição", tanto quanto o Rony, por exemplo...nesse sentido, no último episódio especial do podcast da Tumba do Balin (que a Vevs participa, por sinal!), a galera fez reflexões bastante válidas sobre a Hermione nesse sentido de ela ter algumas visões meio...impensadas, sabe? Recomendo demais!

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад

      Tanta coisa incrível nesse comentário, que vou responder por partes.
      1. Menina, vem pra esse escritório de advocacia que a gente sempre tá precisando de gente hahahahaha E não fique com medo de ter "extrapolado" na interpretação de personagem. O que a gente falou não foi no sentido de que isso é proibido ou desaconselhado, é normal projetarmos nossas impressões, experiências, etc, tudo isso faz parte da beleza da literatura. E se você estiver em um ambiente especulativo, como em conversa de fã, lendo/escrevendo fanfic, teorizando, toda brecha é passível de ser preenchida. PORÉÉÉÉÉM, e é isso que a gente quis ressaltar, é necessário saber discernir o que é nosso e o que é do texto e não querer impor um sobre o outro. E, claro, uma leitura atenta (e pra quem já leu dez vezes, que nem vc, certeza que isso não é problema hihihi) minimiza bastante ~viagens maiores e afirmações descabidas que não têm suporte no texto (;
      2. Se amizades, no geral, já são difíceis de achar na literatura, amizade entre mulheres é mais ainda. Infelizmente, persiste aquela mentalidade de que mulheres estão sempre competindo umas com as outras; muitas de nós são inclusive ensinadas a pensar desse jeito. E outra coisa que acho que prejudica bastante as histórias de amizade é a cultura de ship -- e isso é polêmico. Nada contra querer que dois personagens terminem juntos, mas quando só é preciso respirar o mesmo ar pra ser shippado, aí complica... Mas isso é ooooutra conversa!
      3. Eu poderia passar o dia falando sobre alegorias, a Bia teve que me aguentar enquanto a gente preparava o roteiro hahahaha A gente sempre precisa ter em mente que a ficção é a ficção e a realidade é a realidade, e por mais que coincidam, a não ser que o autor diga que um é exata representação do outro, elas devem ser vistas como coisas únicas e separadas. E incluo mais um ponto: no caso de HP, é importante lembrar que se trata de uma obra britânica em primeiro lugar e conhecer o contexto socio-histórico da Grã-Bretanha na época da Rowling (pós-guerra) e na época em que os livros foram escritos (anos 90/2000) faz bastante diferença e ajuda a entender algumas especificidades que se perdem pro leitor de outros contextos e realidades.
      4. Deixei a dissertação da Bia está na descrição, junto com outros tantos trabalhos que ela escreveu ;DD
      Muuuuuuuito obrigada pelo comentário tão atencioso. Espero não ter exagerado na resposta!

  • @marcosviniciusdias8588
    @marcosviniciusdias8588 4 года назад +4

    Harry Potter também me iniciou para a leitura, então tenho uma memória afetiva pela obra; sem ela, provavelmente não entraria no mundo da literatura.
    Mas, sempre que penso na obra, as "falhas" se sobressaem. Então acabei pegando um "ranço" (que a Verônica sempre fala) dos livros. Hoje tenho As Relíquias da Morte na prateleira e ainda não tenho coragem pra isso. Me parece que eu estaria gastando tempo enquanto poderia estar lendo algo bem melhor.

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +2

      Depois de fazer um vídeo de quase 2 horas analisando Harry Potter, é esperado que eu tenha uma opinião sobre a obra mais favorável do que a sua. Digo isso pra que minha resposta não seja lida como "afronta", longe de ser minha intenção.
      Eu vejo, sim, as falhas de Harry Potter, seja em escrita ou em construção de universo, mas também vejo uma diversidade de temas importantes, conforme apresentamos alguns, além de uma construção marcante de personagens, muitos deles que suscitam debates acalorados até hoje, 20 anos depois. Claro que nada disso é particularidade de Harry Potter, mas vejo como méritos da obra.
      Porém, eu sou a última pessoa a dizer o que alguém deve ou não ler. Claro que algumas obras são obviamente mais bem escritas e/ou mais complexas que outras, mas eu acredito firmemente que podemos tirar algo de bom de qualquer leitura (nem que seja fazer tudo ao contrário rs). Quem quiser ler e analisar Harry Potter, tem um campo vasto; quem não quiser, também tem (;

    • @marcosviniciusdias8588
      @marcosviniciusdias8588 4 года назад +1

      @@Vevsvaladares Incrível que após assistir ao vídeo ontem (e devo lhe dar parabéns: mesmo com a longa duração, ele tem um ritmo super fluído e permanece interessante durante todo o tempo; ficou muito bom), senti saudades dos livros e decidi pegar para ler, finalmente, As Relíquias da Morte. E, de fato, Harry Potter é muito bom.
      Ainda percebo aqueles “probleminhas”, mas isso já não se faz como um obstáculo à leitura ou uma mancha para minha memória da obra. Tem muita coisa boa sobressaindo para focar nos pontos negativos; os “probleminhas” são só isso, “probleminhas”. A leitura de Harry Potter é um deleite com sabor de bolinho de chuva com sorvete de baunilha, simples, mas guarda um espaço na memória.
      Acho que meu “ranço” com a série acabou, então... obrigado ou algo assim.

  • @ndimonaco
    @ndimonaco 4 года назад

    vídeo maravilhoso, 1h e 40 minutos passaram que nem vi!
    amei que vocês finalmente fizeram justiça ao personagem incrível que é o Harry, vejo sempre que muita gente desmerece ele por aí pra dar destaque a Hermione (que já é maravilhosa por si só do jeitinho que ela é, com as qualidades e, sim, defeitos). já quero mais vídeos de vocês juntas

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +1

      Eu NUNCA poderia deixar de trazer a melhor versão de Draco Malfoy que existe hahahahahahaha Eu ria toda hora quando editava!
      E muito bom ter mais gente que não começou a odiar o Harry de graça!

  • @AnaPaulaSantos-ud4xt
    @AnaPaulaSantos-ud4xt 4 года назад +1

    Maravilhoso. Não sei se porque eu li Harry Potter aos 21 anos, mas sempre tive essa visão grandiosa da obra, mesmo tendo crescido assistindo os filmes.
    Esse bate-papo só me fez ver que minha visão está ainda aquém do que a obra é.
    Assistiria mais 2 horas ❤❤❤

  • @fernandamoraisdiferreira4089
    @fernandamoraisdiferreira4089 4 года назад

    Adorei 47:00! Quentinho no coração com certeza e vontade de ler os livros tudo de novo ❣️

  • @HaidaCarvalho
    @HaidaCarvalho 3 года назад

    Amei cada segundo desta análise!!! Obrigada!!!

  • @LucasLima-xw9ro
    @LucasLima-xw9ro 4 года назад

    Vídeos assim dão um acalento na alma, eu amei vocês duas interagindo ❤️
    Gosto muito da percepção de família abordada no decorrer da saga, não sei se sou somente eu, mas vejo que a maneira da família da Hermione demonstrar que ama ela é através do apoio aos estudos e ao mundo da bruxaria, fatores que refletiram um tanto na personalidade dela. Fico muito tocado com as relações de maternidade na obra, a primeira cena que eu chorei enquanto lia os livros foi aquela onde é mostrado o bicho papão da Molly na Ordem da Fênix. Ela vê todos os filhos e o próprio Harry sendo mortos, mostrando que ele ocupa o mesmo lugar de carinho que um filho pra ela.
    Também senti o quentinho no coração quando vocês falaram sobre eles se completarem nas amizades 😍
    Esse lance todo da galera odiar o Harry me lembrou de quando o pessoal do twitter falou que ele tinha SÍNDROME DE PROTAGONISTA! I was like "????????????" O protagonista não pode protagonizar então???
    Ai, sobre o Snape, não compro a bondade dele. Ok, ele teve seus momentos, mas o tratamento dele com a Hermione e o Neville era assombroso de tão abusivo (sem contar os favoritismos pra galerinha da Sonserina né?)
    O Lupin também é o meu fav 🥺🥺🥺, ele e o Neville.
    Por fim, vi você citando Desventuras em Série, peço aqui com carinho um vídeo de você comentando sobre. A obra é mega metalinguística, o narrador é genial e vi pelos stories que você já viu a série, seria tudo, por mais que seja um apanhado geral.
    Como sempre adorei o vídeo, vocês duas são perfeitas 😭😭😭

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад

      É UKE??? Síndrome de Protagonista??? Isso nem existe hahahahahahahaha
      Taí um desses exemplo de dissociação do texto. Não faz sentido vc dizer isso sobre PROTAGONISTA da obra!
      Mas vamos falar de coisa boa: as mães de HP são mmmmmaravilhosas!
      E amei sua percepção sobre os pais da Hermione!
      Eu estou querendo fazer um vídeo sobre DeS faz tempo, mas vai me dar tanto trabalho que fico procrastinando hahahahaaha
      Obrigada!

    • @beatrizmassonfrancisco7305
      @beatrizmassonfrancisco7305 4 года назад

      Síndrome do protagonista: mas ooooi? Bom, acho que hoje em dia a galera se esquece que os livros se chamam "Harry Potter e...(alguma coisa)", hahaha

  • @gabriellucas6349
    @gabriellucas6349 4 года назад +4

    Eu acho que a questão do bem e do mal chega a ser política tbm... As disputas no ministério, os comensais da morte, a supremacia de raça... E acho que Voldemort é beeem perverso, mas no sexto livro, viajando pela penseira, a gente consegue ver humanidade nele, na história dele e da família dele, que é trágica desde antes de ele nascer.

  • @vfa9761
    @vfa9761 4 года назад +3

    Sobre a questão do Dumbledore, não sei se ele se arrependeu de uma forma completa. Pra mim é um caso parecido com o do Snape. Enquanto o Snape age como age pela memória da Lily (não compro a redenção dele porque não creio que ele largou os comensais e se juntou ao Dumbledore por crer na ideologia da igualdade entre sangues), o Dumbledore agiria pela memória da Ariana. Digo isso porque vemos que ele tem um ódio extremamente pessoal frente as artes das trevas, derivado, ao meu ver, do peso de a irmã ter morrido (talvez pela mão dele) por causa do envolvimento dele com o Grindewald. Daí todas as suas ações seriam mais para se distanciar do que trouxe essa tragédia familiar e aniquilar essas forças custando o que custar (aka porco pro abate), e, mesmo sendo uma justificativa 'justa' e pro 'bem maior', acaba sendo bem egoísta

    • @beatrizmassonfrancisco7305
      @beatrizmassonfrancisco7305 4 года назад +1

      Talvez seja meio que por isso que encontramos tanta dificuldade em analisar os dois personagens: por suas semelhanças estruturais...

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +2

      Você tocou num ponto importante: a semelhança entre Dumbledore e Snape. Interessante demais!
      Mas eu vejo, sim, um arrependimento completo no Dumbledore. Ele viu dos que as artes das trevas são capazes e do que um megalomaníaco no poder é capaz e não quer que isso se repita, pelo bem do mundo da magia. O problema é que, pra isso, ele usa de métodos bem maquiavélicos e utilitaristas. Nesse ponto, o Snape, apesar da atitude egoísta, é bem mais sincero: ele ficou pela Lily e se prontificou a proteger o filho dela.

  • @gabrielearaujo1928
    @gabrielearaujo1928 4 года назад +1

    Esse video é um presente hoje ❤️

  • @christianlucassilva
    @christianlucassilva 4 года назад

    Ai, gente!! Indescritível o quanto gostei disso. Obrigado pelo bate-papo 😍😍😍🤗

  • @epifaniacintilante1909
    @epifaniacintilante1909 4 года назад +2

    AMOOOO

  • @deborahmelo7993
    @deborahmelo7993 4 года назад

    Maravilhosas! Deu até vontade reler HP 🖤 #teamSnape

  • @fonsecaautor
    @fonsecaautor 4 года назад

    Amando a live. Estou relendo os livros desde maio, estou no sexto volume. Quero terminar de reler até dezembro. Está sendo uma experiência perfeita voltar a esse mundo através das palavras escritas.

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +1

      Estou fazendo o mesmo e concordo 100%

  • @lucasmesmo
    @lucasmesmo 4 года назад +6

    Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaa não sou só eu que tá de olho nesse povo que fala de Harry Potter pensando na imagem dos filmes. Posso dormir mais tranquilo.

  • @analuizafmc
    @analuizafmc 4 года назад +1

    Que vídeo incrível! Tive vários insights ouvindo vocês. Já estou até me programando pra reassistir. Parabéns a vocês, trabalho maravilhoso!!

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад

      E aí a mademoiselle vai fazer o favor de compartilhar esses insights com a gente, né? hihihi
      Obrigada!!!!

  • @eiraujo
    @eiraujo 4 года назад

    tenho que fazer letras, essas mulheres são muito incríveis e bonitas

  • @lucasmesmo
    @lucasmesmo 4 года назад +3

    É a primeira coisa que bato o olho também, narrador

  • @in.paradisum
    @in.paradisum 4 года назад

    Esse é o melhor vídeo que eu já vi. Sem exagero! Amei amei amei.
    A minha vontade assistindo era participar dessa conversa maravilhosa ❤
    PS: é por isso que eu estudo Ovídio, autor morto é a melhor coisa hahahaha.

    • @beatrizmassonfrancisco7305
      @beatrizmassonfrancisco7305 4 года назад +1

      Aaaah, que quentinho no coração esse comentário. Obrigada, obrigada, obrigada! Me conta: como é o sossego de estudar um autor morto? Hahaha!

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +1

      É, o seu autor está MUITO morto HAHAHAHAHAHAHAHA
      Agradeci lá no instagram, vou agradecer aqui também, claro!
      Mmmmmuito obrigada, Renata!

    • @in.paradisum
      @in.paradisum 4 года назад

      @@beatrizmassonfrancisco7305 ❤
      é ótimo, o problema são as leituras biografistas que acham que ele viveu tudo que escreveu. Fora isso, é maravilhoso hahahaha

  • @vanessamorais7653
    @vanessamorais7653 4 года назад

    Ownnnn Vevs querida vc encheu meu ❤ de alegria com esse vídeo!!! Muito obrigada sua maravilhosa!!!

  • @tamarabelizario
    @tamarabelizario 4 года назад +2

    Queria mt reler os livros pq só guardo a impressão da única vez que li tudo (eu comecei a ler com 11 anos e terminei tudo adolescente!). Mas vou dizer que o Sirius foi o personagem que mais me tocou nessa história toda justamente por esse lance da vida que não foi. Eu lembro de chorar MTO qdo ele morreu e falar pra minha mae "ele ficou preso durante ANOS injustamente e depois de pouco tempo solto (e preso de novo né na casa que ele odiava!) ELE MORRE!" Achei tudo mt injusto e sou mt advogada do Sirius sim hahahah Apesar que acho um grande vacilo ele transferir a imagem do amigo pro Harry.. Injusto com ele, com o amigo e principalmente com o Harry.

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +1

      AEEE mais uma advogada do Sirius!
      Engraçado que, como eu li o Ordem da Fênix meio que na marra da primeira vez (eu queria ler o lançamento do Engima, mas zero vontade de ler o Ordem, go figure...), a morte do Sirius nao teve esse impacto todo no momento. Mas aí depois caiu a ficha e eu fiquei arrasada! HAHAHAHAHA
      E, sim, é muito triste pra todo mundo que ele não consiga dissociar o Harry do James. Apesar de que, na minha opinião, isso começou a acontecer quando ele teve que ficar escondido no Largo Grimmauld. Eu realmente acho que voltar pra casa que ele odiava na infância/adolescência teve um efeito retroativo, sei lá... Porque ele está bem adulto funcional preocupado com o Harry no Cálice rs

    • @tamarabelizario
      @tamarabelizario 4 года назад

      @@Vevsvaladares hahaha pra mim foi a pior morte da saga toda ta?! Eu amo tanto todo o role dos marotos (ate pela imperfeição deles), eu so lia/escrevia fic dos marotos. Meu sonho era ler uma história oficial que se passasse com eles, mas agora quero so que a JK se isole nas montanhas e pare de ser transfóbica na internet pra eu conseguir dissociar o autor da obra com mais facilidade. Otimo video, aliás! 💓

  • @HunterBruci
    @HunterBruci 4 года назад

    Saindo desse vídeo cheio de material pra leitura 🥰

  • @helenfaria360
    @helenfaria360 4 года назад

    Conversa boa é assim, nem vi o tempo passar! ❤

  • @martindacosta89
    @martindacosta89 4 года назад

    Oi Vevs! Amei o vídeo, o final em especial. Esta sendo bem difícil não associar Harry Potter aos episódios de transfobia. Mas adorei a maneira como vcs se posicionaram.
    Te acompanho desde o começo do canal e fiquei muito feliz por ter voltado ao RUclips Vevs ^-^

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +1

      Que quentinho no coração esse comentário!
      Obrigada pelo diálogo e pelo carinho

  • @delaneoliveira6815
    @delaneoliveira6815 4 года назад

    Vocês são demais! Aprendi muito. Obrigada!

  • @lucasmesmo
    @lucasmesmo 4 года назад +2

    Eu amo o quinto livro, eu tenho 'dificuldade' do começo, apenas, mas amo.

  • @mfatimalima6684
    @mfatimalima6684 4 года назад +2

    Re re re relendo HP estou no livro 4, percebi uma coisa nos elfos domésticos, eles me parecem ter a personalidade dos cães, fazem de tudo para agradar sem esperar nada em troca, mesmo maltratados continuam fiéis e a pior coisa q pode lhes acontecer é ter q ir embora da família; passei a gostar mais deles depois dessa associação

    • @gabriellucas6349
      @gabriellucas6349 4 года назад +1

      Mas é praticamente trabalho escravo, né? Eles devem ter passado por algum processo de domesticação, e por certo, não como a dos cães pq os elfos são bem inteligentes e têm poderes.. devem ter passado por uma domesticação violenta .. mas jk não mostrou.. só mostrou a crueldade que acontece e tbm os questionamentos de Hermione com o FALE, que eu acho que podem ser tbm metáforas sobre direitos trabalhistas num sistema tão em que é tão engraçado que o trabalhador tem que só trabalhar aceitando qualquer coisas dos que detêm os meios produção.. JK geralmente apoia o partido trabalhista lá no reino unido, quem sabe..

  • @gabrielantonio6386
    @gabrielantonio6386 4 года назад +7

    Hermione é muito overpower, ela tinha q ser balanceada. No caso do Basilisco, tem um animal matando geral a anos e quem descobre o problema é uma menina do segundo ano?

    • @lucasmesmo
      @lucasmesmo 4 года назад

      Hermione é a Irelia do mundo bruxo, tem que nerfar.

    • @CanalFalaTudo
      @CanalFalaTudo 4 года назад +2

      mas só souberam que tinha o basilisco pq o Harry era ofidioglota, fora que a Hermione leu sobre, pesquisou e só então entendeu que era um basilisco mesmo.

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +10

      A Hermione nos filmes é ainda pior! hahahahahahaha
      Mas, como a Bianca comentou ali embaixo, ela juntou as peças a partir do que o Harry contou que ouvia, do que ele viu no diário e do que eles investigaram. O Câmara Secreta talvez seja o livro que esse lado romance policial de HP fique mais evidente. O trio, literalmente, se põe a investigar!
      Mas, de fato, se tem um livro que eu ache que a Hermione fez mais coisa que o Harry e o Rony, seria o Câmara Secreta. Nos outros, acho bem equilibrado (:

    • @nomoremary7061
      @nomoremary7061 3 года назад

      imagine como eu acho um Voldemort um vilão tão básico e chato em comparação ao complexo e interessante Tom Riddle?
      Os filmes faz muito isso, hahahaha
      O que me irrita é minimização das outras personagens femininas e seu valor como; Ninfadora Tonks, Gina Wesley, Cho Chang, Luna Lovegood, Minerva, Molly, Lily, Rowena, Helga, Andromeda ou as vilãs perigosas e diferentes uma da outra mas igualmente antagônicas Bellatrix e Umbridge?
      Tratar como se ela fosse a única presença feminina (os filmes fizeram muito isso....) e a melhor? Não há melhor, todos tem seus defeitos e qualidades (menos o Valdemar, ele é só malvadão).

  • @samvianasantos
    @samvianasantos 4 года назад

    Foi show!!!Amei esta live!!!Parabéns para as duas!!!

  • @anamoraes577
    @anamoraes577 4 года назад

    Que vídeo perfeito!!!! Vou reler e voltar assistir!!! Vocês são fantásticas!!! Muito obrigada!

  • @melodianarrativa_Rodrigo
    @melodianarrativa_Rodrigo 4 года назад

    Que vídeo mais maravilhoso do mundo

  • @samilasousa
    @samilasousa 4 года назад

    Que vídeo maravilhoso! Amei. Parabéns.

  • @Gustav167
    @Gustav167 4 года назад

    Como vai Galisteu MEUDEUS TO VELHO PEGUEI ESSA REFERÊNCIA

  • @lucasmesmo
    @lucasmesmo 4 года назад +3

    Pois vamos de vídeo novo.

  • @Aline9738
    @Aline9738 4 года назад

    Eu amo como HP tem várias temáticas e cada uma geraria uma análise à parte. Adorei o vídeo, muito da visão de vocês é o que observo também, mas sem o embasamento teórico hahaha. Infelizmente, no momento, a obra e os personagens são colocados em extremos de preto no branco como tantas outras coisas na sociedade. Agora highlights:
    - Hermione é ótima, mas não precisa de todo esse barulho não. Obrigada!
    - Gente, eu adoro o Harry, fico triste quando vejo o hate e também acho que é mais pra quem não leu ou leu faz tempo e se apegou aos filmes.
    - Snape é um excelente personagem, mas que o ranço existe, ele existe.
    - Advogada do Sirius e #teammarotos, tamo junto.
    - Depois de adulta Dumbledore acabou se tornando meu personagem favorito.

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +1

      Ai, menina, tanta verdade no que você falou!!
      É uma lástima que esses personagens tão complexos sejam reduzidos a... "pessoas boas ou Comensais da Morte". E o pior é que isso acaba sendo total projeção do leitor, que, ao gostar ou não de um personagem, só vê as qualidades ou os defeitos e, pra piorar, sai divulgando sua leitura da história como se fosse a única possível (claro que não é todo mundo que faz isso, mas a gente sabe dos barulho das threads no twitter, posts no tumblr, etc...)
      E pode chegar mais pro #TeamMarotos e pra comissão de defesa do Sirius. Ele precisa!
      Mas, desculpa, nunguento Dumbledore hahahahahahaha

    • @Aline9738
      @Aline9738 4 года назад

      @@Vevsvaladares eu entendo totalmente não gostar do Dumbledore, na verdade, acho que gosto dele pelos motivos errados kkkkkkk

  • @vfa9761
    @vfa9761 4 года назад

    4:48 tem um post que mostra justamente essa ideia de que é tido uma coisa só, algo como
    7 livros
    198 capítulos
    Sei lá quantas palavras
    8 filmes
    1 história

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад

      CRUUUUUUUUUUUZES! Não, gente, para!

  • @nomoremary7061
    @nomoremary7061 3 года назад

    @Vevs, poderia falar sobre fanfics de Harry Potter no día 31 de Junho? Ou em Agosto? Outubro?

  • @niltoncesar7738
    @niltoncesar7738 3 года назад +1

    Vevs como vcs falaram, os livros foram organizados numa estrutura de quiasmo, uma das características do quiasmo é enfatizar aquilo que está no "meio do sanduíche". Vc acha que o quarto livro realmente apresenta o conteúdo principal da obra como um todo?

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  3 года назад +2

      Corri pra mostrar esse comentário pra Bia, dizendo que era até questão de prova. Excelente mesmo!
      Eu não sei se eu diria o conteúdo principal da obra, acho que isso depende muito do que cada leitor vê como tema central de Harry Potter. O tema da morte, por exemplo, é prevalecente no 1º e no 7º; o tema da política está bastante concentrado no 5º; e por aí vai…
      Porém, é o 4º livro que liga todos esses eventos E todos esses temas com o retorno do Voldemort. Os três primeiros livros levam a isso e os três últimos são suas consequências.
      É também no 4º livro que a gente tem o momento importantíssimo da “ligação sanguínea” (?) entre o Harry e o Voldemort, por conta do ritual, e isso será crucial pra sobrevivência do Harry lá no Relíquias.
      E, claro, a gente evita dar carteirada trazendo falas do autor, mas a própria JK disse que o Cálice de Fogo é o livro mais importante da série, e acho que a gente consegue provar isso pelo texto.
      Muitíssimo obrigada pela pergunta! (:

    • @niltoncesar7738
      @niltoncesar7738 3 года назад

      @@Vevsvaladares Eu que agradeço pela resposta, muito esclarecedor! Não sou de comentar, mas acompanho o canal já há algum tempo e como estou estudando sobre quiasmo, não resisti. Aproveito para deixar meus parabéns, seu canal é maravilhoso Vevs! =)

    • @beatrizmassonfrancisco7305
      @beatrizmassonfrancisco7305 3 года назад +1

      E o tanto que eu amei esse comentário?! Não sei nem dizer! Nilton, vou complementar o que Vevs disse de o Cálice ser o livro que interliga todos os acontecimentos da série falando um pouquinho da estrutura dele. O Cálice tem um "pé lá e um pé cá" quando a gente olha pro texto dele, né? Tem a aventura dos três primeiros, tem as questões mais puxadas dos três últimos e é nele que tudo muda (o mundo bruxo e o próprio Harry). Não sei se é o livro principal da série, mas que ele é um dos principais, isso eu tenho certeza

    • @niltoncesar7738
      @niltoncesar7738 3 года назад

      @@beatrizmassonfrancisco7305 Haha e eu amei as respostas de vocês, super fofas e atenciosas! Realmente, o Cálice faz essa ponte e representa essa importante transição na narrativa. Muito bom. Obrigado pelas respostas e já quero mais vídeos como esse hein!

  • @1oetermo143
    @1oetermo143 2 года назад

    👏👏

  • @gabriellucas6349
    @gabriellucas6349 4 года назад

    Ain, eu tô relendo e tô no 4 livro e ainda acho que Harry sem Hermione não seria nadinha :x agora no 4 livro ela não tem muito papel de ajuda nas tarefas e tals, mas ela dá total apoio e presença depois que Harry briga com Rony. Ainda leva uma rajada de feitiço sem querer por uma briga dele e ele nem pede desculpas ... É, ela é minha bias mesmo

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +2

      Ó que eu diria que se dependesse dela no terceiro livro, Harry teria morrido umas três vezes. O clímax do Prisioneiro é totalmente dele! Até a sacada do que eles deveria fazer depois que voltassem no tempo foi ele que teve, fora o Patrono...
      Mas só estou provocando hahahahaha Ah, eu tenho meus bias também, e a gente defende mesmo!

  • @blackth00rne
    @blackth00rne 4 года назад +2

    Aeeeeeeee

  • @helogarrido2445
    @helogarrido2445 4 года назад

    Adorei Vevs advogada do Sirius, me vi representada

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +2

      Precisamos nos unir e conseguir uma indenização!

  • @giselebeltrame
    @giselebeltrame 4 года назад +1

    Inclusive Heatcliff é Valdemort no filme kkkkk

  • @LinnaAP
    @LinnaAP 4 года назад

    de fato só sendo muito amigo pra enfrentar aranhas gigantes kskks

  • @lucasmesmo
    @lucasmesmo 4 года назад +1

    Bia falou que Harry é muito humano, tão humano que aceitou a morte por amor, eu lembrei de Jesus. 100% Deus, 100% homem, mas que morreu por amor pela humanidade.

    • @auroramacula
      @auroramacula 4 года назад

      mano...

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +3

      Ah, sim! O Harry super se encaixa no que a gente chama na literatura de “figura de Cristo”. Dostô mesmo era obcecado em criar uma versão perfeita e tentou várias vezes, temos o príncipe Míchkin, o Alexei Karamázov...
      É bem comum que a história desses personagens que são “figuras de Cristo” envolva algum sacrifício por amor, e eu lembro que a própria JK Rowling falava que quem conhecesse o Novo Testamento sabia como Harry Potter ia acabar hahahahaha

  • @felipep4273
    @felipep4273 4 года назад

    Sobre essa questão de estudar um autor vivo. Aí é que está o X da questão. A larga abertura para interpretações que existe quando os clássicos estão em pauta se dá justamente pelo fato de os autores dessas obras estarem mortos. Quando se trata de um autor vivo, essa margem de interpretações é mínima (ou se torna mínima a partir do momento que o autor se posiciona com relação a obra dele). Sinceramente eu acho que é isso que as pessoas tem dificuldade de aceitar. A obra é sim do autor. Harry Potter pertence sim a JK. Então, a interpretação de determinados fatos por um leitor ou um pesquisador é valida até o momento que o dono da obra se posiciona sobre determinado tema da obra. Então não adianta alguém dizer que elemento X ou personagem Y na verdade quer dizer ISSO ou AQUILO dentro do mundo HP quando JK diz que NÃO, não representa. A obra de um autor está inacabada até o dia de sua morte, pois sabemos que escritores acrescentam e cortam coisas de suas obras o tempo todo e o a hora que quiserem, pois aquilo os pertence. Isso é tão verdade que o único texto em que não se mexe é o de autor morto, pois enquanto este estiver vivo ele pode modificá-lo ao seu bel-prazer. Essa máxima se valida ainda mais nos dias de hoje, pois o mundo de HP não se estagnou na última página do sétimo livro. JK vem produzindo conteúdos relacionados a isso o tempo todo. Ainda é um universo em construção. Se essa construção tem qualidade ou não é outra história. O fato é que dentro do mundo HP, a palavra da JK é lei e não tem leitor, pesquisador, fã ou qualquer outra pessoa que possa desafiá-la. Se o que ela faz ou o que ela diz não se coaduna com o que uma parcela dos fãs pensa, sinto muito. O mundo é assim e isso é um ótimo exercício para aprender a conviver com quem pensa diferente.

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +1

      Tem que ter saúde mental pra falar de Autoria, porque olha........
      Bom, eu realmente tenho visto uma tendência a usar a teoria do Barthes sobre a morte do Autor (entre outras) como argumento pra ignorar o X e Y que está escrito, só porque prefiro o meu W e Z. No final, acaba sendo tão autoritário quanto se julga que o Autor está sendo, não é? E repare que passamos o vídeo todo focadas no texto dos livros, justamente porque, no fenômeno transmídia que é HP, a leitura, por uma série de motivos que buscamos apresentar, por vezes acaba contradizendo fatos explícitos no próprio texto.
      Contudo, não sei se justificaria a abertura a diversas interpretações unicamente ao fato de o Autor estar morto... Quer dizer, nós temos Tolkien como um autor morto que só divulgou suas opiniões em cartas privadas, morreu defendendo a aplicabilidade de sua obra e, ainda assim, os leitores têm medo de interpretar vírgula errada, tamanho o gatekeeping. Por outro lado, Ian McEwan, vivão, achou graça quando ajudou o filho a fazer um trabalho sobre um de seus livros, e a professora disse que estava errado.
      Entra no que você disse: saber lidar com quem pensa diferente e, no caso dos autores, saber lidar com o fato de que seus diversos leitores lerão a obra de diversas formas. Separar a Obra do Autor deveria ser não ficar refém da pergunta “o que o Autor quis dizer com isso?”. Além do mais, creio que um bom escritor e um leitor atento acabarão bem alinhados em suas interpretações.

  • @gabriellucas6349
    @gabriellucas6349 4 года назад +1

    Não acho Harry tão herói raso... Tem momentos de egoísmo e de crueldade dele... No cálice de fogo com Rony, jogando umas verdades na cara dele, jogando bottom na cara de Rony e dizendo que ele sempre quis a cicatriz. E mesmo passando o que passou com Dobby no livro 2, não levantou um dedo pra apoiar o Fale. E isso não tem a ver com os pontos de contato com Voldemort...

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +3

      Sim, isso é muito bacana pra construção do personagem! Não só gera mais identificação com o leitor, pois não somos perfeitos, como também mostra o Harry querendo melhorar.
      Quanto ao F.A.L.E., no último podcast que gravei pro Tumba do Balin, sobre o Câmara Secreta, discutimos um pouco sobre isso no comecinho, caso queira ouvir... Mas dando uma versão resumida: as intenções da Hermione eram corretas, mas a execução era péssima! Ela fez tudo o que você não pode fazer num movimento social (i.e. dizer que você sabe do que eles precisam melhor do que eles mesmos e não ouvir o que eles têm a falar e procurar entender sua lógica enquanto comunidade), e todo mundo tentou alertá-la. Gosto de pensar que, depois de adulta, ela continuou lutando pela causa, porém de forma mais madura e eficaz.

    • @gabriellucas6349
      @gabriellucas6349 4 года назад

      @@Vevsvaladares aaaah voou veeer! Aah vc tá respondendo meus comentárioos, tô morrendo aqui kkk amo seus vídeos!!

  • @sarkisrenata
    @sarkisrenata 3 года назад

    Utilidade pública!

  • @TheTatianetxsn
    @TheTatianetxsn 4 года назад

    🖤💚💛❤️♥️💜💙🧡

  • @biancatainadiasreis860
    @biancatainadiasreis860 3 года назад

    Eu odeio o desenvolvimento do Harry nos filmes. Parece que ele só sabe dois feitiço e no livro aquele garoto rala a bunda e aprende magia. Na última batalha ele ainda não se compara com o Voldmore, que é um bruxo de 50 anos que estudou todo tipo de magia kk"menos a do amor" mas não é o talento dele que ganha no final mas sim outros fatores, mas o conhecimento que ele adquirir é muito importante sim pro desenvolvimento de personagem e isso foi esquecido pelos filmes .

  • @tata12costa44
    @tata12costa44 4 года назад +1

    Vevs, você é formada em literatura?

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +1

      Yeap
      Bacharelado em Letras e mestrado em Literatura (;

  • @gabrielantonio6386
    @gabrielantonio6386 4 года назад +19

    Os Comensais da Morte são uma alegoria aos Trapalhões porq Jesus, não servem pra nada.

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  4 года назад +6

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA Especialmente na invasão ao Ministério, tropeçando nas roupas e sem saber segurar as varinhas!

    • @beatrizmassonfrancisco7305
      @beatrizmassonfrancisco7305 4 года назад

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  • @lucasmesmo
    @lucasmesmo 4 года назад +8

    A peça que nao se deve ser nomeada. Primeira coisa que vou fazer quando a viajem no tempo for liberada é dizer pra JK - não deixa publicarem isso... e apaga o twitter.