Isso já existe. Na amazon tem: Middle Drive Bicycle Chainwheel with Overrunning Clutch Marca L-faster No site lift-mtb vende outro modelo PRO freewheel for LIFT-MTB crankset E no Brasil já tem um fabricante deste tipo de pé de vela e tem no mercado livre, pesquise por: Pedivela Motor Mid Drive ,bicicleta Elétrica Porem é fabricado para bikes eletricas, para MTB não é viável devido a vários fatores. Adiciona peso, mais peças para dar defeito, aumenta desgaste da corrente por fazer a corrente e roldanas girar o tempo todo, e aumenta a frequência de lubrificação da corrente por outro lado aumenta a vida útil os dentes do kassete e da corroa no caso das bikes elétricas é interessante..
Que Deus conforte o coração de vcs, vi o lacinho de luto, e vi aqui nos comentários que Sr.Silvio partiu, meus profundos sentimentos a todos os amigos e familiares.
Bem vindo ao mundo das mid drives DIY, sem coroa livre, sem mid drive em bike elétrica! Sensacional usar isso em MTB pra ajudar a dar menos trancos nas trocas, Show....
Que experimento INTERESSANTE !!! Deve ser uma delicia subir subidas com este sistema que apesar de ser inédito nas MTB's (ao que parece), já foi utilizado (não sei se criado) pela Shimano nas "Ten Road bikes" lá nos anos 70 e que era conhecido como: "FFS" (Front Freewheel System). Se já era bacana nas Speed's de 50 anos atrás, imagina numa MTB que tem o sistema cambial MUITO mais exigido ?! Simplesmente FANTÁSTICO, tanto o sistema como a ideia de utiliza-lo nas bicicletas de montanha !!! Meus PARABÉNS pelo feito de por tal grande ideia em pratica EDU !!! E que venham MAIS ideias como essa !!!
Eu uso esse sistema em minhas bikes com motor mid drive "caseira" fica top, eu fiz rosca no pedivela e coloqei uma frewel de cromoly , cortei uma aranha e adaptei as coroas , uso a 2 anos e esse sistema de coroa livre ajuda ate em bikes com suspensão full, devido a mudanca de posicao do quadro elastico delas , vc nao sente a "puxada" para tras muito comun nessas bikes, faça esse teste Edu!
Genial! Quero uma já. Incrível como funcionou 100% e não existe nenhum ponto negativo, nem sequer desgaste de peça a mais do que o normal. Parabéns pelo esforço e imaginação pra desenvolver isso.
Muito legal Edu, acredito que mais uma vantagem seja para as reduzidas inesperadas, para quem pedala na city sabe que as vezes temos que parar em cima da hora, e normalmente estamos com a relação bem pesada, para sair depois da parada é aquela bateçao de corrente, em um sistema desse durante a própria parada já é possível realizar a redução, espero que chegue logo no mercado essa inovação do nosso professor pardal
Parabéns pela iniciativa e não tem nada mais satisfatório do que colocar um projeto em prática e ele se sair melhor que a encomenda, dá pra sentir no tom de voz do CAPI a satisfação e a realização, agora bora patentear essa bagaça e passou da hora de ficar rico com essas idíeis não acha não?
Parabéns! Ficou muito bacana!! Eu faria na minha bike com certeza, esperando lançar o kit!! Só me preocupo com o aumento no desgaste da corrente, mas nada que o Cues não segure a pancada por um tempo aceitável! Xará é fera demais!!!
Como toda mudança e adaptação, é preciso também analisar os malefícios, se houver, e nesse caso é o desgaste maior de tudo relacionado ao movimento da corrente, que agora não para de girar desde o início do movimento da bike, principalmente nas descidas. Não acredito que haja diminuição significativa no esforço da corrente em trocas nos aclives, principalmente em trilhas onde é quase impossível parar de pedalar para fazer a troca. Contudo, acho uma boa tentativa de melhora, que precisaria passar por testes mais exaustivos e com vários ciclistas para validarem ou não o projeto.
Meus sinceros sentimentos a todos pelo falecimento do Sílvio, apenas de aparecer pouco nos vídeos, era muito bacana ver todo seu conhecimento técnico sendo aplicado para ajudar e inovar. Silvio se foi, mas seu legado fica. Grande abraço.
Edu, que você é muito criativo, ninguém que acompanha o canal duvida! Só que desta vez você FOI GENIAL! Cara, procure uma forma de dar início ao registro dessa ideia (patente). É tão legal que até para uso urbano o ciclista poderia trocar marcha parado. Talvez um sistema de molas mais reforçadas do câmbio, num sistema integrado, em vez do sistema de guia fosse interessante, mas de imediato, não uso, mas certamente retiraria com orgulho alheio o meu chapéu para vocês!!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Essa papo de patentear não existe moçada. Edu é um gênio e usou tecnologias já patenteadas para otimizar o uso da mtb. Se ele fosse criar alguma coisa, seria um freehub fixo, que deve até existir tbm. No caso, ele travou com um esfera no macaquinho. Eu faria na minha mtb se todos os itens fossem de fácil acesso.
A idéia parece excelente, mas eu usaria uma coroa com os dentes um pouco mais altos (pontiagudos), para ajudar um pouco mais a evitar que a corrente caia... Já outra vantagem que eu vi no final do vídeo, é que quando pedala para trás pra posicionar a pedivela em uma posição melhor para ficar a pedalada, a relação fica toda paradinha na mesma posição, evitando que a relação gire para trás, o que em teoria causa menos tensão na corrente no caso de retomar a pedalar... Gostei bastante... Ainda de quebra possibilita fazer trocas de marchas sem precisar estar pedalando... Muito boa a idéia!
Melhor que muito engenheiro por aí, esse sistema como vc disse realmente tem futuro, já lança com sua marca um kit desse aí plug and play que vai vender demais.
Genial a ideia! Eu vou adaptar na minha Gravel que estou montando. É tão bom que eu divido os fabricantes adotarem, já que vão vender menos peças de reposição kkkk
Simplesmente senssacional, como ninguém pensou nisso antes? No XC vai ser algo muito bem utilizado, melhor que isso só aqueles cubos com marça interna que trocam parado, mas só de trocar sem precisar pedalar de fato já é um avanço sem igual
Com certeza é uma criação do futuro! Muito mais segura, e com certeza menos desgastes nos componentes pois as trocas são suaves mesmo sobre carga! Sensacional.🎉
@@leopoldoxavier Não creio que seja um fator significativo, já que bicicletas que são usadas competitivamente já sofrem manutenção frequente. E as que são usadas para passeio, geralmente _não_ sofrem manutenção 😁 Além disso, a eliminação dos trancos na troca de marcha também diminui proporcionalmente o desgaste. Conheço muito ciclista que até hoje não sabe trocar as marchas sem dar tranco 😒
Caracas muito top essa ideia Edu, show, se as peças fossem fáceis de encontrar eu teria feito em todas as bikes que já tive, já quebrei câmbio e gancheira e passei muita raiva com queda de corrente.
Parabéns campeão boa ideia aí uma ideia nova Dora eu espero que os outros mecânicos que estão chegando agora absorve essa informação e quem sabe chega aqui em Recife Pernambuco show de bola Deus abençoe valeu obrigado.
Vcs vieram no cemucan. Se andassem mais 25 km pra frente iriam poder ir num role muuuuito mais legal. A trilha da represa em caucaia do alto. Espetacular
O vídeo ficou muito bom! Além da sua nova tecnologia, também apresentou parte do parque Cemucan o qual eu ainda não tive a oportunidade de visitar. Parabéns!
Boa noite Edu parabéns!!!! Se é loco gosto muito desses ideias acredito q dentro do mundo da bike existe muitas possibilidades. Parabéns pelas ideias essa é top.
👏Parabéns pela ideia Edu, será que a indústria vai aderir a sua nova tecnologia? Seria muito bom para a durabilidade das transmissões. Se isso for inédito cabe até uma patente. Edu Capivara deixando seu legado.
Parabens capi belo seu belo trabalho acompanho vcs des do comecinho do canal e costumo dizer o capi e um dos melhores mebanicos de bike manja tudo nao importa modalidades fodastico
Parabéns Edu, te vi ontem no Shimano Fest! Cara, isso possibilitaria diminuir ainda mais os cog menor do cassete (até onde a física e as pernas permitirem), pois tecnicamente, não há a necessidade do freehub traseiro, sendo o limite de tamanho desse cog menor somente um pouco maior do que o próprio eixo booster!! Não é demais!!!
Só o fato de poder trocar de marchas sem precisar pedalar já faz o sistema ser bem interessante.
CARAMBA ISSO É PRATICAMENTE UMA NOVA TECNOLOGIA DE TRANSMISSÃO! PARABÉNS! 👏👏👍👍
Verdade
@@__WR__ O EDU CAPIVARA É REALMENTE UM GÊNIO!
Isso já existe.
Na amazon tem:
Middle Drive Bicycle Chainwheel with Overrunning Clutch
Marca L-faster
No site lift-mtb vende outro modelo
PRO freewheel for LIFT-MTB crankset
E no Brasil já tem um fabricante deste tipo de pé de vela e tem no mercado livre, pesquise por:
Pedivela Motor Mid Drive ,bicicleta Elétrica
Porem é fabricado para bikes eletricas, para MTB não é viável devido a vários fatores.
Adiciona peso, mais peças para dar defeito, aumenta desgaste da corrente por fazer a corrente e roldanas girar o tempo todo, e aumenta a frequência de lubrificação da corrente por outro lado aumenta a vida útil os dentes do kassete e da corroa no caso das bikes elétricas é interessante..
@@alexandrehendgesdosreis5434 simm
Parabéns Edu ✌🏾😃
meus sentimentos a perda do Silvio, estava sempre ajudando nas inovações do canal
Muito obrigado Naftali.
Abraços
Edu Capivara
Que Deus conforte o coração de vcs, vi o lacinho de luto, e vi aqui nos comentários que Sr.Silvio partiu, meus profundos sentimentos a todos os amigos e familiares.
Bem vindo ao mundo das mid drives DIY, sem coroa livre, sem mid drive em bike elétrica! Sensacional usar isso em MTB pra ajudar a dar menos trancos nas trocas, Show....
Que experimento INTERESSANTE !!! Deve ser uma delicia subir subidas com este sistema que apesar de ser inédito nas MTB's (ao que parece), já foi utilizado (não sei se criado) pela Shimano nas "Ten Road bikes" lá nos anos 70 e que era conhecido como: "FFS" (Front Freewheel System).
Se já era bacana nas Speed's de 50 anos atrás, imagina numa MTB que tem o sistema cambial MUITO mais exigido ?! Simplesmente FANTÁSTICO, tanto o sistema como a ideia de utiliza-lo nas bicicletas de montanha !!! Meus PARABÉNS pelo feito de por tal grande ideia em pratica EDU !!! E que venham MAIS ideias como essa !!!
Valeu Felipe!
Abraços
Edu Capivara
Tive esse ideia em 2006, mas não cheguei a montar pois tinha 15 anos na época, bom ver que funciona kkkkkkkk
Seus vídeos são ótimos! Quisera eu ter grana pra ter uma bike do nível das suas. Parabéns!
Boa ideia! O medo é a corrente enroscar no cage, entre as roldanas, e destruir o câmbio.
Eu uso esse sistema em minhas bikes com motor mid drive "caseira" fica top, eu fiz rosca no pedivela e coloqei uma frewel de cromoly , cortei uma aranha e adaptei as coroas , uso a 2 anos e esse sistema de coroa livre ajuda ate em bikes com suspensão full, devido a mudanca de posicao do quadro elastico delas , vc nao sente a "puxada" para tras muito comun nessas bikes, faça esse teste Edu!
Genio da lampada? Não! É o genio das bikes! Parabéns EDU
Que invenção incrível, tenho certeza que no futuro grandes marcas criarão novas bikes com essa transmissão!
Genial e revolucionário é igual pisar na embreagem você desconecta a força do motor e troca de marcha é a genialidade da engenharia
Essa mudança é algo realmente interessante, pois melhora e agiliza de fato as trocas de marcha. Parabéns!
Genial! Quero uma já. Incrível como funcionou 100% e não existe nenhum ponto negativo, nem sequer desgaste de peça a mais do que o normal. Parabéns pelo esforço e imaginação pra desenvolver isso.
Obrigado Kroeff.
Abraços
Edu Capivara
Muito legal Edu, acredito que mais uma vantagem seja para as reduzidas inesperadas, para quem pedala na city sabe que as vezes temos que parar em cima da hora, e normalmente estamos com a relação bem pesada, para sair depois da parada é aquela bateçao de corrente, em um sistema desse durante a própria parada já é possível realizar a redução, espero que chegue logo no mercado essa inovação do nosso professor pardal
Irmão eu sigo você a vários anos já e você se tornou um equispert nisso parabéns sucesso sempre!!
Expert
Parabéns pela iniciativa e não tem nada mais satisfatório do que colocar um projeto em prática e ele se sair melhor que a encomenda, dá pra sentir no tom de voz do CAPI a satisfação e a realização, agora bora patentear essa bagaça e passou da hora de ficar rico com essas idíeis não acha não?
Parabéns! Ficou muito bacana!! Eu faria na minha bike com certeza, esperando lançar o kit!! Só me preocupo com o aumento no desgaste da corrente, mas nada que o Cues não segure a pancada por um tempo aceitável! Xará é fera demais!!!
Como toda mudança e adaptação, é preciso também analisar os malefícios, se houver, e nesse caso é o desgaste maior de tudo relacionado ao movimento da corrente, que agora não para de girar desde o início do movimento da bike, principalmente nas descidas. Não acredito que haja diminuição significativa no esforço da corrente em trocas nos aclives, principalmente em trilhas onde é quase impossível parar de pedalar para fazer a troca. Contudo, acho uma boa tentativa de melhora, que precisaria passar por testes mais exaustivos e com vários ciclistas para validarem ou não o projeto.
Exatamente
Meus sinceros sentimentos a todos pelo falecimento do Sílvio, apenas de aparecer pouco nos vídeos, era muito bacana ver todo seu conhecimento técnico sendo aplicado para ajudar e inovar. Silvio se foi, mas seu legado fica. Grande abraço.
Edu, que você é muito criativo, ninguém que acompanha o canal duvida! Só que desta vez você FOI GENIAL! Cara, procure uma forma de dar início ao registro dessa ideia (patente). É tão legal que até para uso urbano o ciclista poderia trocar marcha parado. Talvez um sistema de molas mais reforçadas do câmbio, num sistema integrado, em vez do sistema de guia fosse interessante, mas de imediato, não uso, mas certamente retiraria com orgulho alheio o meu chapéu para vocês!!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Essa papo de patentear não existe moçada. Edu é um gênio e usou tecnologias já patenteadas para otimizar o uso da mtb. Se ele fosse criar alguma coisa, seria um freehub fixo, que deve até existir tbm. No caso, ele travou com um esfera no macaquinho. Eu faria na minha mtb se todos os itens fossem de fácil acesso.
A idéia parece excelente, mas eu usaria uma coroa com os dentes um pouco mais altos (pontiagudos), para ajudar um pouco mais a evitar que a corrente caia... Já outra vantagem que eu vi no final do vídeo, é que quando pedala para trás pra posicionar a pedivela em uma posição melhor para ficar a pedalada, a relação fica toda paradinha na mesma posição, evitando que a relação gire para trás, o que em teoria causa menos tensão na corrente no caso de retomar a pedalar... Gostei bastante... Ainda de quebra possibilita fazer trocas de marchas sem precisar estar pedalando... Muito boa a idéia!
Cara q ideia legal, vc é o gênio das bikes, é o Pelé das bikes, ótimas ideias e executa perfeitamente
Super like pra fortalecer o canal 👍🏼
Patente by Pedaleria Edu Capivara! Parabéns!!
Mais um vídeo excelente! Criações engenhosas e muita trilha, do jeito que a gente gosta!
Show ! Troca de marchas muito eficiente, sem aplicar muita força e é bem provavel a diminuição do desgaste da relação.
Cai de paraquedas mas já vi um potecial enorme ! Show !
Parabéns Edu!!! Pra mim, o sistema mais fantástico que vc já desenvolveu até hoje!!! Colocaria fácil na minha, o problema é só $$$...
não precisar parar de pedalar para poder passar as marchas, isso é insano, show ❤
@@romulomuller não Man, o sistema possibilita a troca de marcha sem pedalar. Se continuar pedalando vai funcionar como uma transmissão convencional.
Bacana! É fazendo aparentes gambiarras que surgem soluções práticas!!! Parabéns, meu camarada @
Melhor que muito engenheiro por aí, esse sistema como vc disse realmente tem futuro, já lança com sua marca um kit desse aí plug and play que vai vender demais.
Esse projeto merece uma patente.
Parabéns pela bela idéia e execução fantástica.
Crânio,verdadeiro professor pardal👏👏👏👏👏💡
Genial a ideia! Eu vou adaptar na minha Gravel que estou montando. É tão bom que eu divido os fabricantes adotarem, já que vão vender menos peças de reposição kkkk
Simplesmente senssacional, como ninguém pensou nisso antes? No XC vai ser algo muito bem utilizado, melhor que isso só aqueles cubos com marça interna que trocam parado, mas só de trocar sem precisar pedalar de fato já é um avanço sem igual
recomendo o kit da ztto eles tem u que envolve a coroa inteira e tem uma roldana tensionadora na parte inferior nao cai de jeito nenhum
como sempre digo, aqui é uma surpresa atrás da outra, inimaginável uma transferência de marcha desça, parabéns!
Com certeza é uma criação do futuro! Muito mais segura, e com certeza menos desgastes nos componentes pois as trocas são suaves mesmo sobre carga! Sensacional.🎉
G E N I AL ! ! ! A Shimano vai patrocinar essa ideia, pode crer 👏👏👏
Esse foi o melhor sistema que ja vi. Vou querer muito..
Show!. Depois de corrigir o problema da corrente cair, só vi vantagens no sistema 👏
desgaste deve ser uma desvantagem, já que a corrente e o cassete estão sempre girando!
@@leopoldoxavier Não creio que seja um fator significativo, já que bicicletas que são usadas competitivamente já sofrem manutenção frequente. E as que são usadas para passeio, geralmente _não_ sofrem manutenção 😁
Além disso, a eliminação dos trancos na troca de marcha também diminui proporcionalmente o desgaste. Conheço muito ciclista que até hoje não sabe trocar as marchas sem dar tranco 😒
Top demais, sem contar a economia no conjunto de transmissão por não ficar dando solavancos ao parar de pedalar
Logo logo deve ter alguma marca lançando no mercado, parabéns Edu.
o Capivara é o nosso Santos Dummont da bike, sempre colocando a prova e levando a bike no limite a fim de inovar e melhorar, obrigado!
Ideia espetacular. Parabéns. Pelo menos eu nunca tinha visto esse processo
Caracas muito top essa ideia Edu, show, se as peças fossem fáceis de encontrar eu teria feito em todas as bikes que já tive, já quebrei câmbio e gancheira e passei muita raiva com queda de corrente.
Excepcional, quem pensou nisso aí está de parabéns! Essa foi a inovação mais substancial dos últimos anos.
Mas bah tchê. Parabéns Edu, tu é bom demais na bicicleta, sabe muito, acho tri legal teus vídeos.
Parabéns campeão boa ideia aí uma ideia nova Dora eu espero que os outros mecânicos que estão chegando agora absorve essa informação e quem sabe chega aqui em Recife Pernambuco show de bola Deus abençoe valeu obrigado.
Na minha epoca nem sonhava com a coroa do pe de vela ter sistema igual a catraca . A evolucao da pedalada saiu do controle . top
Vcs vieram no cemucan. Se andassem mais 25 km pra frente iriam poder ir num role muuuuito mais legal. A trilha da represa em caucaia do alto. Espetacular
Vende logo um kit desses tu vai ficar rico. Ficou ótimo a ideia e a função. Parabéns.
Boa ideia Edu, muito boa mmo, é um passo na modernização as bikes, porta aberta
cara muito eficiente deve ganhar muito tempo em prova com certeza
Que show!
Tem que patentear o invento!
Grande abraço família Pedaleria!
🤜🏻💥🤛🏻
Isso já existe, as próprias bicicletas elétricas mais tops já usam isso
@@WendellLuiz742 que chato! Pensei que agora o Capi iria ganhar uma nota preta com isso! Alegria de pobre dura pouco!
😂😂😂
você simplesmente criou algo que eu sempre imaginei ser impossivel. grande edu!!
G E N I A L - PARABÉNS A QUEM PENSOU E SUGERIU. E É CLARO, PRA EDU QUE EXECUTOU O TREM.
ENERIGAS MIL PRA TI.
O vídeo ficou muito bom! Além da sua nova tecnologia, também apresentou parte do parque Cemucan o qual eu ainda não tive a oportunidade de visitar. Parabéns!
Caramba nessa vcs se superaram. Impressionante.
Boa noite Edu parabéns!!!! Se é loco gosto muito desses ideias acredito q dentro do mundo da bike existe muitas possibilidades. Parabéns pelas ideias essa é top.
Capivara tá em outro nível de engenharia 👏🏽👏🏽👏🏽
👏Parabéns pela ideia Edu, será que a indústria vai aderir a sua nova tecnologia? Seria muito bom para a durabilidade das transmissões.
Se isso for inédito cabe até uma patente. Edu Capivara deixando seu legado.
Achei simplesmente fantástico, parabéns pela ideia e por compartilhar.
Que video top.....Acho que o mercado vai mudar por causa deste vídeo
Parabens capi belo seu belo trabalho acompanho vcs des do comecinho do canal e costumo dizer o capi e um dos melhores mebanicos de bike manja tudo nao importa modalidades fodastico
O cara é um gênio!
Se não existia isso, então o Pedaleria pode gerar uma nova patente de produto e/ou funcionalidade. Dá pra ganhar uma graninha com isso.
maos velho qe andar pra frente..
Parabéns uma excelente inovação agora e só patentear e os ciclistas vão amar.
parabéns foi a melhor ideia de todos que vc já teve testa em speed pra como se sairia
Top de mais!!! isso trará novidades no mundo das bikes
Parabéns! O próximo passo é adaptar essa inovação aos pés de vela holowtec com 2 ou 3 coroas.
Incrível!! Praticamente uma "embreagem"! Se esse serviço fosse comercializado eu faria na minha!
Vocês são os caras. Canal mais top de bike.
Engenharia Mecânica pura.
XCO e XCM agradecem EXELENTE para tal : ciência perfeita
Ótima ideia boa invenção show parabéns 👍👏
muito top...inovação...patenteia isso...ou alguma marca grande vai "roubar" a ideia..!
Parabéns Edu, te vi ontem no Shimano Fest! Cara, isso possibilitaria diminuir ainda mais os cog menor do cassete (até onde a física e as pernas permitirem), pois tecnicamente, não há a necessidade do freehub traseiro, sendo o limite de tamanho desse cog menor somente um pouco maior do que o próprio eixo booster!! Não é demais!!!
Usei este free Hub numa tendem por alguns anos, funcionando perfeitamente, e no caso se o ciclista de trás cansar vc pedala independente na frente.
Edu que show de bola, parabéns!
O cara é fera. Belo projeto
Pelas imagens já merece ins 1000 likes.
Caramba!!! Impressionante!! Curti muito essa solução, parabéns Edu!!!!!!!
o home fez algo que pode ser tendência em, vejo futuro nisso aí
Parabéns, Edu! Sempre com habilidade e inteligência.. 👏🏻👏🏻👏🏻
Muito TOP parabens pelo trabalho PESSOAL!!!!
muito boa ideia, tem futuro, manja mt de engenharia
Parabéns Edu show 👏👏👏👏
Esse sistema focou muito bom, parabéns pelo projeto.
Muito útil, ótimo trabalho; parabéns!
Parabéns mesmo irmão! Animal demais.
Isso seria bem útil em uso urbano, também, pra já colocar a marcha mais leve antes de parar no semáforo.
Que bacana! Excelente o vídeo e a experiência... Tá até dando vontade de tirar a minha bike lá do canto escuro que está habitando!😅😂
Parabéns um gênio da bike
Oi Edu
Parabéns, achei sensacional, e concordo que possa ser realmente uma inovação.
Abraço
Genial como sempre, Edu!! Parabéns!!
Top mais isso que você bolou, muito boa a ideia
É uma ideia muito boa ideal para usar em competições.
É interessante a ideia, mas principalmente em uma competição que pega muito pau pedras, se enroscar na corrente vai dá ruim.
Caracas Edu, que inovação, parabéns. deixa a gente com gosto de , quero também" hahahaa