O conceito de falseabilidade é pouco compreendido pela esmagadora maioria, que pensa exatamente o contrário, numa teoria de verdades absolutas. Desta maneira, as hipóteses baseadas em fundamentos religiosos as tornam irrefutáveis teologicamente são consideradas pseudocientíficas, muitas vezes causando viéses inconscientes muito explorados pelas pseudociências. Acho que o vídeo poderia fornecer mais exemplos da falsebilidade ou da pretensão dacirrefutabilidade para as pessoas entenderem de forma mais ampla este conceito tão importante, valeu👍!!!
Excelente prof. Eu mesmo nas minhas observações não considero a teoria da evolução como sendo científica pelo simples fato de que a cada descoberta feita que contradiz a evolução eles apresentam essas explicações, ficando nesse ciclo eterno q não prova nada. Não tem um referencial empírico
Prof, por que a teoria da evolução não pode passar por um teste empírico de falseabilidade? Tomemos o exemplo de seleção bacteriana por antibióticos, isso já não seria um teste afirmativo para a Teoria da Evolução de Darwin? obrigado!
Desculpe comentar, mas ela passa por todos os testes feitos até hoje, pois é uma teoria científica corroborada atualmente. Digo isso me baseando no que confirmei com profissionais da biologia e paleontologia. Talvez haja uma confusão aqui com o princípio da seleção natural, esse sim, é um tipo de "algoritmo", porém o evolucionismo ou teoria da evolução não se resume à seleção natural.
"Isso já não seria um teste afirmativo...?". Sua pergunta presume que a teoria de Darwin passaria por testes de veracidade - o que em si pode ser problematizado - mas mesmo que isso seja verdade, você está falando sobre a aplicação do princípio de veracidade, e não o de falsidade.
@@wilsonrfernandes Mas o que exatamente estariam testando? E de que forma? Testar empiricamente a evolução me parece meio estranho, em termos filosóficos, já que a evolução enquanto conceito é abstrata e testes empíricos só podem ser realizados com coisas concretas; tangíveis. Digamos, pra ilustrar, que eu posso testar empiricamente se algodão doce é macio apertando o algodão doce, mas eu não posso testar empiricamente se o algodão doce é gostoso. Isso porque macio é um conceito concreto e gostoso é um conceito abstrato. Da mesma forma, eu posso testar empiricamente se um humano e bípede observando sua anatomia, já que bípede é um conceito concreto, mas eu não posso testar empiricamente se um humano é digamos, "um peixe evoluído", porque evoluído é um conceito abstrato.
Professor como o senhor enxerga essa enxurrada de coaching no mercado em especial nas plataformas online, muitos em profissões regulamentadas, porém a abandonaram em prol do reconhecimento, valorização e monetizações do RUclips, sendo assim uma renda secundária diante da politização em redes sociais por consequências e impossibilidades de professores inclusive dar aulas em graduações e pós graduações...Aguardo reflexões...
Excelente vídeo, professor! Certamente, os argumentos de Popper são muito utilizados em tentativas de distinguir ciências de pseudociências, algo que o próprio Karl fez ao afirmar que a psicanálise também não deve ser considerada ciência. Acredito que Popper deixa a desejar em não considerar os aspectos morais e éticos envolvidos na produção da ciência, além da enorme variedade de pontos de vista sobre o mesmo assunto, que não necessariamente são inválidas se não forem falseáveis. Abraços, professor.
Gostei desse video, parabéns. Aprendi mais do que 1 hora de aula na pós graduação com professor doutor, nao obstante ainda indicou ler sua própria tese de doutorado como leitura sugerida. Será que a Homeopatia também se enquadra como o caso da astrologia? por isso nao é considerado científico?
5:38 Para Marx isso é inevitável... Caro Prof. Filicio para Marx pode não acontecer a revolução, inclusive pode acontecer a destruição das classes sociais capitalistas. Obrigado pela excelente aula.
Como vc bem ressaltou, Popper tem uma orientação política liberal, o que evidentemente também influencia a forma como enxerga o mundo, a filosofia, a ciência etc etc. Ao dizer que o marxismo não é ciência, por tabela (de cabeça pra baixo rsrdrs), o hegelianismo tbm não é. Por consequência, mtas filosofias não são científicas , nesse sentido. E aí, a gente enquanto filósofo fica nessa situação limite: a ciência é importante. Nossos estudos basicamente fundamentam boa parte do método científico, mas não somos tão científicos assim. Eu gosto da tese de que a filosofia não ser uma "ciência dura", mas ainda assim uma ferramenta poderosa de pensamento é uma vantagem. Mas voltando ao impasse, o que nos diferencia de outros pensamentos nao-cientificos, para não dizer pseudo científicos?
O fato é que se extendermos o entendimento de Popper para a ciência como um todo, não só marxismo, hegelianismo, evolucionismo etc. são pseudociência como, de fato, tudo quanto se entende por episteme - para citar a raiz grega do conceito - é pseudociência, já que toda ciência presume, não um princípio de falsidade, mas exatamente seu oposto, ou seja, o princípio de veracidade. Peguemos por exemplo o caso recente da pra lá de suspeita pandemia: Todos os dias "a ciência" falava na televisão, e não como porta-voz de uma tese falseável, mas ao contrário, de uma tese absolutamente verdadeira e inquestionável, à qual qualquer um que questionasse seria no mínimo um louco. Independentemente da minha ou sua opinião sobre aquelas narrativas serem verdadeiras ou não, fato é que a OMS, a indústria farmacêutica e seus parceiros postulavam conceitos científicos, não como conceitos que podem ser provados falsos, mas sim como conceitos que SÃO VERDADEIROS. Tomemos um outro exemplo, agora um pouco mais técnico: - Quando uma montadora de automóveis vai produzir carros, ela não testa todas as rodas para checar se elas vão rodar antes de colocá-las nos carros. Isso é devido ao fato de que os engenheiros não partem do princípio de que "ainda não encontramos uma roda que não gira", mas sim do princípio de que "todas as rodas giram" - o que para os positivistas lógicos seria o mesmo que dizer que todos os cisnes são negros, ou que todos os cafés são amargos. Agora tomemos ainda um outro conceito científico de natureza ainda mais fundamental Afirmemos: - O sol é quente. Qualquer um compreende que isso é um fato a partir da racionalidade de senso comum, mas na perspectiva popperiana isso é pseudocientífico, pois a narrativa verdadeiramente científica seria: - Ninguém demonstrou ainda que o sol não seja quente. Numa análise esmiuçada, se percebe com facilidade que a ciência na práxis muito raramente aplica o princípio de falsidade e quando o faz, o faz em contextos muitos específicos como já havia enunciado o próprio Aristóteles. Por outro lado, se você soltar um Hegel na roda de cientificistas, eles logo te chamarão de pseudocientífico, muito embora eles também aceitem a ideia de que o sol é quente, as rodas giram e o covid mata hehehe
Olá Filicio, a um certo tempo tenho pesquisa do sobre ciência, religião e filosofia. Uma afirmação de Kardec me intriga em um de seus livros que diz: o espiritismo é religião, ciência e filosofia. Você concorda com esta afirmação ?
estou fazendo um artigo sobre o problema da indução, é certo dizer que o problema da indução interfere nas relações sociais, sendo que os argumentos provenientes do mesmo não são bem fundamentados?
O maior ponto pra falsear a teoria da evolução seria encontrar o fóssil de um animal atual numa camada geológica extremamente inferior. A evolução se mostra verdadeira PQ tudo que encontramos até hoje foi justamente o que se esperaria caso ela fosse verdadeira.(aliás esse é um jargão do Pirulla) A preditibilidada da evolução também é algo amplamente observado ao aferirmos os fósseis de animais tidos como "primos". Os fósseis de espécies que compartilham um ancestral comum vão ficando cada vez mais parecidos conforme mais antigos eles são, e isso é uma cosia preditiva, logo, absolutamente esperada caso a evolução fosse verdadeira. Enfim. A evolução é uma teoria científica sobretudo PQ oferece maneiras bem claras de ser refutada. Não acredito que ela se encaixe bem no exemplo que você deu em vídeo.
@@lucassilva5795 segundo popper, apenas. tenta refurar a ação humana, tenta refutar a existencia, vc cai em contradição "eu não falo", "eu não penso" , "eu não existo" kkkkk quanto mais tenta negar mais vc confirma
Podem até não aceitar a teoria da evolução, mas eai, quem refutou? O que pode acontecer é virem a somar com o pensamento da evolução. Porém n refutam.....
Sim! Inclusive gasta boa parte de alguns dos seus escritos batendo nessa tecla. Embora concorde com ele, não acredito que isso "desmereça" a psicanálise como terapia ou como campo sério de conhecimento.
@@afilosofiaexplica prof, a psicanálise disputa com teorias científicas a explicação de fenômenos psicológicos, ao assumir a psicanálise como verdadeira, automaticamente assume a ciência como falsa. Por isso a psicanálise ainda hj é considerada pseudociência.
@@crazykindor6439 Penso que até a ciência tem que ser vista pelo aspecto político. A epistemologia de Karl Popper serviu a um propósito. Acho Thomas Kuhn muito mais razoável já que ele permite que coisas sejam produzidas antes de testadas. Impossível não entrar no tema mas o TCC veio da psicanálise, a gestalt tb , muita coisa que tá no DSM tb. Quando vc percebe que o TCC é uma "redução" da psicanálise em um método ( que não abrange tudo ) as coisas passam a fazer mais sentido. Alias esse conflito da psicologia vem desde sempre . Achava Wundt sabio por ter dividido a parte fisiológica e introspectiva as quais ele estudava e dava valor em ambas, só que o jogo de egos que veio depois destruiu essa estrutura. Ambas as partes poderiam estar conversando e ganhando com isso. Mas a "ciência" de hoje nega a existência da mente. Mas uma coisa que me intriga é como uma abordagem que só testa e reduz ira conceitualizar novas coisas. Se as pessoas querem matar a psicanálise, vào tirar narcisismo, borderline entre tantos outtros transtornos do DSM? Sera que o TCC da conta de suplementar tudo que a psicanálise ja criou todo esse tempo. Além de Winnicott na pedagogia...As pessoas vivem falando de teoria do apego entre tantos outros conceitos mas criticam a psicanálise, nem sabem de onde vêm. Sinceramente é muito feia essa apropriação, mais pra quem é profissional do que pro leigo enganado, tem um propósito, mercadológico.
Muito bom. Enfim compreendi essa coisa de falseabilidade. Obrigado!!!
O conceito de falseabilidade é pouco compreendido pela esmagadora maioria, que pensa exatamente o contrário, numa teoria de verdades absolutas. Desta maneira, as hipóteses baseadas em fundamentos religiosos as tornam irrefutáveis teologicamente são consideradas pseudocientíficas, muitas vezes causando viéses inconscientes muito explorados pelas pseudociências.
Acho que o vídeo poderia fornecer mais exemplos da falsebilidade ou da pretensão dacirrefutabilidade para as pessoas entenderem de forma mais ampla este conceito tão importante, valeu👍!!!
Parabéns pelo vídeo. Explicação clara e concisa de algo tão complexo. Obrigada!
Excelente prof. Eu mesmo nas minhas observações não considero a teoria da evolução como sendo científica pelo simples fato de que a cada descoberta feita que contradiz a evolução eles apresentam essas explicações, ficando nesse ciclo eterno q não prova nada. Não tem um referencial empírico
Muito bom, você explica bem direitinho e simplificado, amei❤️ Parabéns pelo trabalho, merece muita visibilidade.
Ganhei minha noite com seu elogio, Lecintia!
Muito obrigado e pode ter certeza que você me deixou muito feliz, de verdade! :D
Prof, por que a teoria da evolução não pode passar por um teste empírico de falseabilidade? Tomemos o exemplo de seleção bacteriana por antibióticos, isso já não seria um teste afirmativo para a Teoria da Evolução de Darwin? obrigado!
Desculpe comentar, mas ela passa por todos os testes feitos até hoje, pois é uma teoria científica corroborada atualmente. Digo isso me baseando no que confirmei com profissionais da biologia e paleontologia. Talvez haja uma confusão aqui com o princípio da seleção natural, esse sim, é um tipo de "algoritmo", porém o evolucionismo ou teoria da evolução não se resume à seleção natural.
"Isso já não seria um teste afirmativo...?".
Sua pergunta presume que a teoria de Darwin passaria por testes de veracidade - o que em si pode ser problematizado - mas mesmo que isso seja verdade, você está falando sobre a aplicação do princípio de veracidade, e não o de falsidade.
@@wilsonrfernandes Mas o que exatamente estariam testando? E de que forma?
Testar empiricamente a evolução me parece meio estranho, em termos filosóficos, já que a evolução enquanto conceito é abstrata e testes empíricos só podem ser realizados com coisas concretas; tangíveis.
Digamos, pra ilustrar, que eu posso testar empiricamente se algodão doce é macio apertando o algodão doce, mas eu não posso testar empiricamente se o algodão doce é gostoso.
Isso porque macio é um conceito concreto e gostoso é um conceito abstrato.
Da mesma forma, eu posso testar empiricamente se um humano e bípede observando sua anatomia, já que bípede é um conceito concreto, mas eu não posso testar empiricamente se um humano é digamos, "um peixe evoluído", porque evoluído é um conceito abstrato.
Professor como o senhor enxerga essa enxurrada de coaching no mercado em especial nas plataformas online, muitos em profissões regulamentadas, porém a abandonaram em prol do reconhecimento, valorização e monetizações do RUclips, sendo assim uma renda secundária diante da politização em redes sociais por consequências e impossibilidades de professores inclusive dar aulas em graduações e pós graduações...Aguardo reflexões...
Excelente vídeo, professor! Certamente, os argumentos de Popper são muito utilizados em tentativas de distinguir ciências de pseudociências, algo que o próprio Karl fez ao afirmar que a psicanálise também não deve ser considerada ciência. Acredito que Popper deixa a desejar em não considerar os aspectos morais e éticos envolvidos na produção da ciência, além da enorme variedade de pontos de vista sobre o mesmo assunto, que não necessariamente são inválidas se não forem falseáveis.
Abraços, professor.
Opa, espere aí? Como assim a teoria da evolução não é falseável? Pode explicar isso?
Entao, sobre Darwin ha sim a falseabilidade... se puder ser mostrado que mutacoes nao ocorrem por exemplo
Gostei desse video, parabéns. Aprendi mais do que 1 hora de aula na pós graduação com professor doutor, nao obstante ainda indicou ler sua própria tese de doutorado como leitura sugerida.
Será que a Homeopatia também se enquadra como o caso da astrologia? por isso nao é considerado científico?
Não entendi nada.!!!! Confuso!!!!😮😮😮
5:38 Para Marx isso é inevitável... Caro Prof. Filicio para Marx pode não acontecer a revolução, inclusive pode acontecer a destruição das classes sociais capitalistas. Obrigado pela excelente aula.
Isso também não pode ser experienciado
Como vc bem ressaltou, Popper tem uma orientação política liberal, o que evidentemente também influencia a forma como enxerga o mundo, a filosofia, a ciência etc etc.
Ao dizer que o marxismo não é ciência, por tabela (de cabeça pra baixo rsrdrs), o hegelianismo tbm não é. Por consequência, mtas filosofias não são científicas , nesse sentido.
E aí, a gente enquanto filósofo fica nessa situação limite: a ciência é importante. Nossos estudos basicamente fundamentam boa parte do método científico, mas não somos tão científicos assim.
Eu gosto da tese de que a filosofia não ser uma "ciência dura", mas ainda assim uma ferramenta poderosa de pensamento é uma vantagem.
Mas voltando ao impasse, o que nos diferencia de outros pensamentos nao-cientificos, para não dizer pseudo científicos?
Cara o mark falava sobre filosofia da história
O fato é que se extendermos o entendimento de Popper para a ciência como um todo, não só marxismo, hegelianismo, evolucionismo etc. são pseudociência como, de fato, tudo quanto se entende por episteme - para citar a raiz grega do conceito - é pseudociência, já que toda ciência presume, não um princípio de falsidade, mas exatamente seu oposto, ou seja, o princípio de veracidade.
Peguemos por exemplo o caso recente da pra lá de suspeita pandemia: Todos os dias "a ciência" falava na televisão, e não como porta-voz de uma tese falseável, mas ao contrário, de uma tese absolutamente verdadeira e inquestionável, à qual qualquer um que questionasse seria no mínimo um louco.
Independentemente da minha ou sua opinião sobre aquelas narrativas serem verdadeiras ou não, fato é que a OMS, a indústria farmacêutica e seus parceiros postulavam conceitos científicos, não como conceitos que podem ser provados falsos, mas sim como conceitos que SÃO VERDADEIROS.
Tomemos um outro exemplo, agora um pouco mais técnico:
- Quando uma montadora de automóveis vai produzir carros, ela não testa todas as rodas para checar se elas vão rodar antes de colocá-las nos carros.
Isso é devido ao fato de que os engenheiros não partem do princípio de que "ainda não encontramos uma roda que não gira", mas sim do princípio de que "todas as rodas giram" - o que para os positivistas lógicos seria o mesmo que dizer que todos os cisnes são negros, ou que todos os cafés são amargos.
Agora tomemos ainda um outro conceito científico de natureza ainda mais fundamental Afirmemos:
- O sol é quente.
Qualquer um compreende que isso é um fato a partir da racionalidade de senso comum, mas na perspectiva popperiana isso é pseudocientífico, pois a narrativa verdadeiramente científica seria:
- Ninguém demonstrou ainda que o sol não seja quente.
Numa análise esmiuçada, se percebe com facilidade que a ciência na práxis muito raramente aplica o princípio de falsidade e quando o faz, o faz em contextos muitos específicos como já havia enunciado o próprio Aristóteles.
Por outro lado, se você soltar um Hegel na roda de cientificistas, eles logo te chamarão de pseudocientífico, muito embora eles também aceitem a ideia de que o sol é quente, as rodas giram e o covid mata hehehe
Ele faz uma crítica a psicanálise né?!
curti de mais o video, prof!
Bacana! Fiquei com medo de ter ficado um pouco "cansativo", então fico feliz de verdade que você tenha gostado!
Ótimo canal.
Brigadão demais! Euler!
Olá Filicio, a um certo tempo tenho pesquisa do sobre ciência, religião e filosofia. Uma afirmação de Kardec me intriga em um de seus livros que diz: o espiritismo é religião, ciência e filosofia. Você concorda com esta afirmação ?
estou fazendo um artigo sobre o problema da indução, é certo dizer que o problema da indução interfere nas relações sociais, sendo que os argumentos provenientes do mesmo não são bem fundamentados?
Top.
Valeu, Higor! 😃
À folgologia clareia à escuridão da filosofia!
Repó!👀
👍
Os anjos são Meniné.
Popper e o Falseabilismo: a pergunta que meu prof. de filosofia nos exames do ensino médio! Ps: Eu respondi corretamente XD
O maior ponto pra falsear a teoria da evolução seria encontrar o fóssil de um animal atual numa camada geológica extremamente inferior.
A evolução se mostra verdadeira PQ tudo que encontramos até hoje foi justamente o que se esperaria caso ela fosse verdadeira.(aliás esse é um jargão do Pirulla)
A preditibilidada da evolução também é algo amplamente observado ao aferirmos os fósseis de animais tidos como "primos".
Os fósseis de espécies que compartilham um ancestral comum vão ficando cada vez mais parecidos conforme mais antigos eles são, e isso é uma cosia preditiva, logo, absolutamente esperada caso a evolução fosse verdadeira.
Enfim. A evolução é uma teoria científica sobretudo PQ oferece maneiras bem claras de ser refutada.
Não acredito que ela se encaixe bem no exemplo que você deu em vídeo.
Exato. Refutavel não significa refutada.
@@sgrul1 Sim.
Tudo que é científico precisa ser refutável.
@@lucassilva5795 segundo popper, apenas. tenta refurar a ação humana, tenta refutar a existencia, vc cai em contradição "eu não falo", "eu não penso" , "eu não existo" kkkkk quanto mais tenta negar mais vc confirma
Nem todo o biólogo aceita a teoria da evolução.
Verdade. Assim como quase todo cientista acredita em deus. Será que existe apenas 2 motivos pra se tornar cientista?
Podem até não aceitar a teoria da evolução, mas eai, quem refutou? O que pode acontecer é virem a somar com o pensamento da evolução. Porém n refutam.....
Muito bom. Bem didático. Lembro que o Popper levantou a tese de que a psicanálise tbm não poderia ser ciência nesses termos.
Sim! Inclusive gasta boa parte de alguns dos seus escritos batendo nessa tecla. Embora concorde com ele, não acredito que isso "desmereça" a psicanálise como terapia ou como campo sério de conhecimento.
@@afilosofiaexplica prof, a psicanálise disputa com teorias científicas a explicação de fenômenos psicológicos, ao assumir a psicanálise como verdadeira, automaticamente assume a ciência como falsa. Por isso a psicanálise ainda hj é considerada pseudociência.
Nada na psicologia poderia ser ciência em termos popperianos, eu diria.
Aliás, nenhuma ciência humana é ciência em termos popperianos.
@@crazykindor6439
Penso que até a ciência tem que ser vista pelo aspecto político. A epistemologia de Karl Popper serviu a um propósito. Acho Thomas Kuhn muito mais razoável já que ele permite que coisas sejam produzidas antes de testadas.
Impossível não entrar no tema mas o TCC veio da psicanálise, a gestalt tb , muita coisa que tá no DSM tb.
Quando vc percebe que o TCC é uma "redução" da psicanálise em um método ( que não abrange tudo ) as coisas passam a fazer mais sentido.
Alias esse conflito da psicologia vem desde sempre . Achava Wundt sabio por ter dividido a parte fisiológica e introspectiva as quais ele estudava e dava valor em ambas, só que o jogo de egos que veio depois destruiu essa estrutura.
Ambas as partes poderiam estar conversando e ganhando com isso. Mas a "ciência" de hoje nega a existência da mente.
Mas uma coisa que me intriga é como uma abordagem que só testa e reduz ira conceitualizar novas coisas. Se as pessoas querem matar a psicanálise, vào tirar narcisismo, borderline entre tantos outtros transtornos do DSM? Sera que o TCC da conta de suplementar tudo que a psicanálise ja criou todo esse tempo. Além de Winnicott na pedagogia...As pessoas vivem falando de teoria do apego entre tantos outros conceitos mas criticam a psicanálise, nem sabem de onde vêm.
Sinceramente é muito feia essa apropriação, mais pra quem é profissional do que pro leigo enganado, tem um propósito, mercadológico.
🫵👊