Faço parte da ABPBE e só posso dizer que indico muitoooooooo. Uma comunidade verdadeira preocupada em disseminar ciência dentro da psicologia no Brasil.
Eu sou cidadão de bem!!!! No combate pela melhor prática possível, preocupados com isto! Já chega!!! Estamos despertos; informe-se, pesquise, saia da caixa. A Educação brasileira blablabla.... Qualquer semelhança NÃO É mera coincidência, a PBE aprendeu muito com a máquina de propaganda do bolsonarismo; principalmente no sentido de que não é preciso estudar muito, é só criar uma imagem moralista que o público vai amar.
@@iane.almeida A carapuça não serviu? Eu desenho: Você pode falar que dissemina a Ciência e o Gliter Mágico para a Paz Mundial; mas faz vídeos atacando a educação brasileira e sendo extremamente anti ética perante o que consta nas diretrizes da prática psicológica.
O Vitor de Andrade é um dos principais teóricos da Psicologia Baseda em Evidências em atividade no Brasil. Seu trabalho merece crédito, e a pertinácia com a qual ele avança suas pautas é inspiradora. Parabéns, Eslen, por ceder esse espaço a esse excelente filósofo.
@@iane.almeida Me passe o minuto em que ele mostra ter QUALQUER conhecimento em Psicologia, que tudo bem, não irei mais exigir que ele tenha nenhum tipo de formação.
Um dos melhores episódios! Adoraria ouvir mais sobre o veganismo, seria muito bom trazer uma discussão que desenvolvesse mais essas questões que vocês introduziram. 😍
Adorei a temática e os tópicos levantados! Também me identifico com o Eslen no sentido de não ter nenhuma resistência diante de novas evidências e bons argumentos. Já pensei bastante sobre a questão de dieta/sustentabilidade e para quem se interessa sobre o assunto recomendo ouvir também o episódio 7 do podcast Comida Sem Filtro do dr. José Souto :)
Grande papo, o Vitor claramente domina o assunto e tem facilidade em transmiti-lo didaticamente, considero esse um dos episódios chave para quem quer entender um pouco melhor sobre ciência.
9 месяцев назад+2
Muito obrigado pela conversa e oportunidade! Estamos juntos!
So um complemento em relação ao veganismo: tem o sofrimento, mas tbm o impacto em relação ao meio ambiente, ainda mais animais marinhos que tem extrema importância p manutenção do planeta terra.
Ual, criou um triplex na minha cabeça com relação ao ponto do trem e da enfermeira quando o Eslen colocou o que os detalhamentos em cada dilema poderia influenciar na empatia do outro que está julgando certo ou errado. Sabe o que pude pensar como os advogados conseguem trabalhar em casos que vão s julgamento e eles precisam defender seu cliente para o Júri tomar uma decisão ou até mesmo um Juíz, acredito que eles acabam trabalhando neste detalhamento para garantir o seu sucesso no caso em questão e dependendo da forma como eles podem incluir no detalhamento pode ser certo ou errado. Que louco, não trabalho em nenhuma das áreas de atuação, porém fiquei repensando sobre filmes, séries que tenho interesses deste tema como o entendimento do funcionamento do cérebro e a forma de aplicar este conhecimento para bem ou mal dependa exclusivamente de como aquele indivíduo foi inserido e está no seu ambiente, e que não necessariamente possa ser culpado pela ação, porém a ação é errada. E aí eu voltei para pensar sobre a parte que conversaram sobre ser culpado ou não, que obrigatoriamente vc diz que a pessoa é errada, que devemos ser vingativos, que devemos repreender… Enfim, buguei e vou levar alguns dias para organizar isso no meu pensamento kkk Gostei muito desta área da filosofia e fiquei grata em saber que podemos usar uma ciência humana para demarcar uma ciência de pseudociência. Era algo que eu não sabia e obrigada pelo conhecimento compartilhado. Gostaria de ver um episódio falando sobre o que considerar como verdade dentro da filosofia e se existe aquela máxima: Pode existir 3 verdades de uma situação - A sua - A minha - E a real verdade. Hehehe 😂
Outro dado interessante para se complicar ainda mais o dilema da enfermeira é se os 5 que precisam de transplante precisam de órgãos que foram danificados por algum vício, onde em teoria alguém que fuma durante boa parte da vida assume o risco de ter um problema no pulmão, vício em álcool que danifica outro órgão e por aí vai...
*Ciência não existe*, o que existe é um método bem definido que segue critérios rigorosos que possa ser verificável. Sem esse entendimento, transformamos a ciência em "dogma cientifico" e os cientistas em sacerdotes.
O argumento apresentado pelo Vitor de 9:30 a 10:55 falha no seguinte ponto: o compromisso ético do psicólogo clínico é com a saúde mental do seu paciente (como quer que ela seja conceituada), e não com a satisfação das expectativas do paciente sobre o tratamento (tampouco com as suas expectativas mais imediatas). Em todas as demais áreas da Saúde, nunca é o paciente quem tem a palavra final sobre qual o problema a ser tratado e qual o tratamento a ser oferecido. Essa avaliação cabe ao profissional consultado. Por que haveria de ser diferente na psicologia clínica? É parte do trabalho do psicoterapeuta analisar criticamente a demanda que o paciente lhe endereça. E frequentemente ele conclui que as expectativas do paciente precisarão ser frustradas em algum grau para que o tratamento adequado possa ter lugar. (O exemplo lapidar é o homem gay que chega no consultório pedindo para ser curado da sua homossexualidade. Claro, não é sua orientação sexual que necessita ser tratada, e sim sua relação com os desejos e expectativas dos outros sobre ele.) Vale mencionar também uma dificuldade adicional da nossa prática: frequentemente, a própria demanda do paciente é obscura e confusa, e/ou múltipla e complexa, e/ou mutante e dinâmica (suscetível de variadas transformações conforme o tratamento avança e a relação psicoterapêutica se aprofunda). Portanto, não há nada de intrinsecamente anti-ético em deixar de satisfazer as expectativas do paciente. O anti-ético seria uma atuação que prejudicasse a saúde mental do paciente. E, aliás, esse prejuízo é algo que pode resultar justamente da pressa do psicólogo em atender a demanda do seu paciente sem antes submetê-la a uma análise crítica.
Bem, pode ser que ele tenha só se expressado mal, e que o ponto dele sobre a exigência ética de os tratamentos serem baseados nas “melhores evidências disponíveis” seja independente de se as demandas dos pacientes estão sendo satisfeitas ou não. Mas não penso que seja só uma formulação infeliz, porque ele repete essa posição nos mesmos termos de 31:08 a 31:30. Isso me sugere que, para ele, o problema ético fundamental é que, sem o suporte evidencial adequado, o psicólogo não tem como garantir ao paciente, de forma responsável, que a sua demanda será atendida. Mas, de novo, me escapa por que razão ele (aparentemente) acredita que o psicólogo deveria corresponder passiva e obedientemente a essa demanda, como um prestador de serviços convencional.
acho que você entendeu errado, amigo. Você deve sempre oferecer ao paciente a melhor evidência disponível, mas considerar a subjetividade e preferências do paciente. Isso não é ser passivo e obediente, mas sim adequar a intervenção ao contexto de vida do paciente. Ex: você não usa uma intervenção que necessita escrever em alguém que é analfabeto, mesmo essa sendo a melhor evidência disponível. A integração da melhor evidência no contexto de vida do paciente é o que há de mais avançado em termos de atenção clínica. Sugiro ler sobre prática baseada em evidências que ficará mais claro.
Tá muito rígido isso aí. Imagina que um gay entenda sobre sua orientação, mas chegue na sua clínica e diga que quer auxílio (atendimento) pra que ele tenha uma vida heterossexual, mesmo entendendo perfeitamente que é gay... vc vai atender as expectativas de satisfação do paciente ou vai insistir em tratamentos adequados tal tal tal? rs
@@FelipeHautequestt acho engraçado, esta turma não sabe se seguem ao mestre do senso comum universal-ciência, ou se escutam o paciente, e ficam perdidos nisto. "Mas vá pesquisar sobre a PBE, porque eu mesmo não sei a resposta''.
É estudante ou profissional da saúde? Conheça o Instituto de Psicologia Baseada em Evidências: inpbe.com/?src=bio-eslen
Adorei
Papo excelente! Todos deveriam ouvir
Faço parte da ABPBE e só posso dizer que indico muitoooooooo. Uma comunidade verdadeira preocupada em disseminar ciência dentro da psicologia no Brasil.
Eu sou cidadão de bem!!!! No combate pela melhor prática possível, preocupados com isto! Já chega!!! Estamos despertos; informe-se, pesquise, saia da caixa. A Educação brasileira blablabla....
Qualquer semelhança NÃO É mera coincidência, a PBE aprendeu muito com a máquina de propaganda do bolsonarismo; principalmente no sentido de que não é preciso estudar muito, é só criar uma imagem moralista que o público vai amar.
@@filipegreboge6868Seu lugar não é aqui amigo, estude, cresça e volte futuramente.
@@filipegreboge6868 No começo eu não entendi, no fim, parecia que estava no começo. 🤔Misturou muita coisa nada a ver uma com a outra aí hein amigo.
@@iane.almeida A carapuça não serviu? Eu desenho: Você pode falar que dissemina a Ciência e o Gliter Mágico para a Paz Mundial; mas faz vídeos atacando a educação brasileira e sendo extremamente anti ética perante o que consta nas diretrizes da prática psicológica.
@@filipegreboge6868caraca, o que tem a ver com bolsonarismo, direita, propaganda de sei lá o que?
Simplesmente, sensacional!!!!
O Vitor de Andrade é um dos principais teóricos da Psicologia Baseda em Evidências em atividade no Brasil. Seu trabalho merece crédito, e a pertinácia com a qual ele avança suas pautas é inspiradora. Parabéns, Eslen, por ceder esse espaço a esse excelente filósofo.
Boaaaaa! Um dos principais teóricos da PBE na Psicologia, não é um Psicologo? Sensacional, continuem assim.
@@filipegreboge6868 eu não me surpreenderia tanto.
@@filipegreboge6868 E desde quando precisa necessariamente ter um diploma de graduação para se ter um grande conhecimento sobre determinado assunto?
@@gustavofretta6406 foi uma ironia, são meramente leigos falando do que não sabem.
@@iane.almeida Me passe o minuto em que ele mostra ter QUALQUER conhecimento em Psicologia, que tudo bem, não irei mais exigir que ele tenha nenhum tipo de formação.
Q aula fantástica
Eslen, traz um psicólogo da Psicanálise para falar da atuação dele(a) na clínica!! Seria muito interessante.
Ep sensacional!!!
Faz um podcast com a Clarice Ferreira
Excelente Podcast com conteúdos riquíssimos 👏🏻👏🏻👏🏻
Um dos melhores episódios! Adoraria ouvir mais sobre o veganismo, seria muito bom trazer uma discussão que desenvolvesse mais essas questões que vocês introduziram. 😍
É sempre um prazer ouvir este podcast!
È un piacere ascoltare questa puntata
Nossa que bom ver o Vitor aqui lembro da época do lançamento do vídeo sobre psicanálise no psicofilosofia
Adorei a temática e os tópicos levantados!
Também me identifico com o Eslen no sentido de não ter nenhuma resistência diante de novas evidências e bons argumentos. Já pensei bastante sobre a questão de dieta/sustentabilidade e para quem se interessa sobre o assunto recomendo ouvir também o episódio 7 do podcast Comida Sem Filtro do dr. José Souto :)
Entrevista maravilhosa.... show.
Vídeos necessários demais nesse canal! A ciência vive 🧪 🔭🧬🔬
Sensacional! Amei o poscast e pelo fato do entrevistado ser venago!!!!
Parabéns, Vitor! Voe muito alto!
Grande papo, o Vitor claramente domina o assunto e tem facilidade em transmiti-lo didaticamente, considero esse um dos episódios chave para quem quer entender um pouco melhor sobre ciência.
Muito obrigado pela conversa e oportunidade! Estamos juntos!
Sou fã dessa dupla
O Vitor é sem igual.
Bem legal esse tema. Parabéns
Senti falta falar sobre filosofia, sou formado em filosofia e faltou a separação de ciência e filosofia
Dica de leitura: Paul Feyerabend
Recomendo fugir dos pós-modernos. Principalmente os franceses psicanalistas 😂
Trás o PEDRO LOOS do canal CIÊNCIA TODO DIA.
So um complemento em relação ao veganismo: tem o sofrimento, mas tbm o impacto em relação ao meio ambiente, ainda mais animais marinhos que tem extrema importância p manutenção do planeta terra.
Passei mt tempo atras disso e n cheguei a esse compilado 💪🏾
Ual, criou um triplex na minha cabeça com relação ao ponto do trem e da enfermeira quando o Eslen colocou o que os detalhamentos em cada dilema poderia influenciar na empatia do outro que está julgando certo ou errado. Sabe o que pude pensar como os advogados conseguem trabalhar em casos que vão s julgamento e eles precisam defender seu cliente para o Júri tomar uma decisão ou até mesmo um Juíz, acredito que eles acabam trabalhando neste detalhamento para garantir o seu sucesso no caso em questão e dependendo da forma como eles podem incluir no detalhamento pode ser certo ou errado.
Que louco, não trabalho em nenhuma das áreas de atuação, porém fiquei repensando sobre filmes, séries que tenho interesses deste tema como o entendimento do funcionamento do cérebro e a forma de aplicar este conhecimento para bem ou mal dependa exclusivamente de como aquele indivíduo foi inserido e está no seu ambiente, e que não necessariamente possa ser culpado pela ação, porém a ação é errada.
E aí eu voltei para pensar sobre a parte que conversaram sobre ser culpado ou não, que obrigatoriamente vc diz que a pessoa é errada, que devemos ser vingativos, que devemos repreender…
Enfim, buguei e vou levar alguns dias para organizar isso no meu pensamento kkk
Gostei muito desta área da filosofia e fiquei grata em saber que podemos usar uma ciência humana para demarcar uma ciência de pseudociência. Era algo que eu não sabia e obrigada pelo conhecimento compartilhado. Gostaria de ver um episódio falando sobre o que considerar como verdade dentro da filosofia e se existe aquela máxima: Pode existir 3 verdades de uma situação - A sua - A minha - E a real verdade. Hehehe 😂
Posso contribuir com informações complementares significativas. Trabalho a 15 anos produzindo insight no assunto Autoconhecimento.
Natal RN
amo que vou conhecer esses dois no evento da ABPBE
Trás o Clovis de Barros, por favor kkkk. Clovis e Eslen juntos num podscast é pra parar o Brasil
Ele já convidou, mas a agenda do Clóvis é lotada
Bom dia.👀📚📖📝😲📱🎧🤔▶️🤔😀👍🏾
Outro dado interessante para se complicar ainda mais o dilema da enfermeira é se os 5 que precisam de transplante precisam de órgãos que foram danificados por algum vício, onde em teoria alguém que fuma durante boa parte da vida assume o risco de ter um problema no pulmão, vício em álcool que danifica outro órgão e por aí vai...
*Ciência não existe*, o que existe é um método bem definido que segue critérios rigorosos que possa ser verificável. Sem esse entendimento, transformamos a ciência em "dogma cientifico" e os cientistas em sacerdotes.
40 min foi só pra entrar na água. Kkkk nem boiei ainda
O argumento apresentado pelo Vitor de 9:30 a 10:55 falha no seguinte ponto: o compromisso ético do psicólogo clínico é com a saúde mental do seu paciente (como quer que ela seja conceituada), e não com a satisfação das expectativas do paciente sobre o tratamento (tampouco com as suas expectativas mais imediatas). Em todas as demais áreas da Saúde, nunca é o paciente quem tem a palavra final sobre qual o problema a ser tratado e qual o tratamento a ser oferecido. Essa avaliação cabe ao profissional consultado. Por que haveria de ser diferente na psicologia clínica? É parte do trabalho do psicoterapeuta analisar criticamente a demanda que o paciente lhe endereça. E frequentemente ele conclui que as expectativas do paciente precisarão ser frustradas em algum grau para que o tratamento adequado possa ter lugar. (O exemplo lapidar é o homem gay que chega no consultório pedindo para ser curado da sua homossexualidade. Claro, não é sua orientação sexual que necessita ser tratada, e sim sua relação com os desejos e expectativas dos outros sobre ele.) Vale mencionar também uma dificuldade adicional da nossa prática: frequentemente, a própria demanda do paciente é obscura e confusa, e/ou múltipla e complexa, e/ou mutante e dinâmica (suscetível de variadas transformações conforme o tratamento avança e a relação psicoterapêutica se aprofunda). Portanto, não há nada de intrinsecamente anti-ético em deixar de satisfazer as expectativas do paciente. O anti-ético seria uma atuação que prejudicasse a saúde mental do paciente. E, aliás, esse prejuízo é algo que pode resultar justamente da pressa do psicólogo em atender a demanda do seu paciente sem antes submetê-la a uma análise crítica.
Acho que ele não quis dizer bem isso quando falou sobre considerar as expectativas do paciente…
Bem, pode ser que ele tenha só se expressado mal, e que o ponto dele sobre a exigência ética de os tratamentos serem baseados nas “melhores evidências disponíveis” seja independente de se as demandas dos pacientes estão sendo satisfeitas ou não. Mas não penso que seja só uma formulação infeliz, porque ele repete essa posição nos mesmos termos de 31:08 a 31:30. Isso me sugere que, para ele, o problema ético fundamental é que, sem o suporte evidencial adequado, o psicólogo não tem como garantir ao paciente, de forma responsável, que a sua demanda será atendida. Mas, de novo, me escapa por que razão ele (aparentemente) acredita que o psicólogo deveria corresponder passiva e obedientemente a essa demanda, como um prestador de serviços convencional.
acho que você entendeu errado, amigo. Você deve sempre oferecer ao paciente a melhor evidência disponível, mas considerar a subjetividade e preferências do paciente. Isso não é ser passivo e obediente, mas sim adequar a intervenção ao contexto de vida do paciente. Ex: você não usa uma intervenção que necessita escrever em alguém que é analfabeto, mesmo essa sendo a melhor evidência disponível. A integração da melhor evidência no contexto de vida do paciente é o que há de mais avançado em termos de atenção clínica. Sugiro ler sobre prática baseada em evidências que ficará mais claro.
Tá muito rígido isso aí.
Imagina que um gay entenda sobre sua orientação, mas chegue na sua clínica e diga que quer auxílio (atendimento) pra que ele tenha uma vida heterossexual, mesmo entendendo perfeitamente que é gay... vc vai atender as expectativas de satisfação do paciente ou vai insistir em tratamentos adequados tal tal tal? rs
@@FelipeHautequestt acho engraçado, esta turma não sabe se seguem ao mestre do senso comum universal-ciência, ou se escutam o paciente, e ficam perdidos nisto. "Mas vá pesquisar sobre a PBE, porque eu mesmo não sei a resposta''.
Me envia o RD eslen por favor não consigo pagar 😭😭
É 39,90 por mês brother, vende doce na rua que você consegue isso em 1 hora..
Complicado isso ai
Dizer garrafa não é dizer garrafa? Pois entra aí uma questão de filosofia da linguagem
Representatividade negra importa ❤
Ótima aula! mas nao é cisney kkkk é cisne. Acho que isso é um tipo de efeito Mandela. todo mundo diz cisney...kk
É o efeito disney 😅
Ele tá aqui em casa
🎈🎈🎈🇯🇵
Salve eslao
Daniel Gontijo no congresso. Legal!