Valeu demais pela conversa, Eslen! Feliz por conversar com você sobre um tema tão importante e relativamente negligenciado. E parabéns pelo trabalho, mano! TMJ! 👊
Vou contar uma experiência que tive na segunda maior igreja católica do mundo. O ano era 2013, o Papa Francisco veio ao Brasil. Eu era agente de estacionamento na época, e minha tarefa era garantir a passagem do Papa entre as pessoas, com a ajuda de muitos seguranças e do exército brasileiro. Era um dia frio e chuvoso, e mesmo com uma capa de chuva, foi difícil ficar de pé por várias horas. As pessoas chegavam cada vez mais emocionadas para ver o Papa de perto. O tempo passava, e um senhor me perguntou: "Meu jovem, que horas o Papa vai passar aqui? Já faz horas que estou esperando com a minha esposa." Eu disse que não sabia, pois minha responsabilidade era apenas garantir a passagem, e não tinha essa informação. De repente, um guarda deixou o rádio alto, e ouvi: "QAP... QAP... Atenção: O Romeu Papa (Papa Francisco) provavelmente não vai passar aí por conta da chuva, fiquem atentos para se deslocarem. QSL." O povo ouviu e veio para cima de mim, falando coisas que nunca esqueci (eu tinha apenas 18 anos): "Seu maldito, seu demônio, seu pobre, por que não falou pra gente que o Papa não vai passar aqui?" Outras pessoas ouviram e começaram a vir também, como se a culpa fosse minha. No fim, o exército controlou a situação, mas chegaram a cuspir no meu uniforme. Por fim, o Papa passou no local. As mesmas pessoas que me chamaram de demônio choravam, pediam perdão, rezavam... Foi uma cena marcante, um dia marcante! Eu tinha saído de casa às 3h30 da manhã e já eram umas 16h. Eu era católico até esse dia, apesar de ter tido outras experiências, como ver vários padres bebendo dentro de uma piscina e rindo dos pecados que as pessoas confessavam na igreja. Depois desse episódio com o Papa, nunca mais fui à igreja e nunca mais voltei a trabalhar nesse local sagrado para muitas pessoas. Enxergo a religião como um grande espelho. As pessoas acreditam tanto em algo que o "milagre" acaba acontecendo. Para mim, o espelho é justamente isso: é como se elas acreditassem em um santo, mas na verdade estão depositando sua última esperança em algo irreal, fora da realidade. É como se o espelho refletisse a coragem e a esperança de um milagre sem esforço, quando na verdade, para que algo aconteça, precisamos nos movimentar, nos esforçar e concretizar algo.
Que depoimento phoda, isso sim é a realidade nua e crua, me identifiquei demais com sua palavras, concordo em gênero número e grau, que sensatez e belíssima reflexão da nossa realidade, parabéns pelo belíssimo comentário 🤩👏👏👏👏👏
Muito forte seu relato. Eu participei desse evento em 2013 com a vinda do Papa no Brasil, a experiência pra mim foi maravilhosa, porém naquela época eu estava vislumbrada com a igreja, tudo era maravilhoso eu não tinha essa visão que tenho hoje. Sinto muito pelo que aconteceu com vc. Eu era muito participativa da igreja, hoje apesar de me dizer católica eu raramente estou frequentando a igreja. Muito triste essas contradições que acontecem dentro da igreja. A igreja/religião estão se perdendo em si mesma, muitas pessoas saindo porque lá já não vê mais sentido.
Volte para a Igreja católica apostólica romana, não se iluda com os homens pois eles são falhos. Acredite em Deus e na história linda que a igreja tem com 2.000 de história.. Deus jamais nos abandonará,
Eu sou RD🎈 e me converti a pouco tempo para o cristianismo (Graças a Deus!! Haha) , e tendo aprendido bastante sobre comportamento, psicologia e outras coisas que o Eslen ensina e enfatiza, entendi que a crença é o melhor ambiente para se extrair inspiração de boas ações! O livre-arbítrio se limita ao que conhecemos, sabemos e acreditamos, ou seja, nossa experiência e nosso ambiente (social, digital, etc.). Pra mim, Jesus Cristo (que eu creio que é Deus segundo o cristianismo) é o ambiente que mais me fornecerá repertório positivo e recompensatório frente às dificuldades e decisões da vida, pois eu creio Nele, nas coisas que Ele ensina. Ele me dá conhecimento do que é bom para que meu comportamento seja mais influenciado pelo Seu exemplo do que pelo mundo humano (que é falho). Eu ainda não comecei a frequentar a igreja regularmente, e ainda assim, já sinto mil benefícios da crença mesmo não considerando o aspecto social da RELIGIÃO organizada em si, ou seja, minha crença na Bíblia já me trás benefícios antes do ambiente igreja. Espero não ter confundido muito na minha explicação! Obrigado demais por este podcast, a ciência jamais foi e nunca deverá ser inimiga da religião, elas só respondem perguntas diferentes
UAU! Sou cristão há um bom tempo e acredito que não iria conseguir me expressar tão bem assim aqui nesse vídeo. Concordo com tudo em grau e número! O final foi perfeito: ciência e religião apenas respondem perguntas diferentes, ou seja, uma não se opõe a outra, pelo contrário, se complementam! Obrigado por isso!
Ha diversas denominações abusivas, pessoas, lideres religiosos que usam o nome de Deus para diversas atrocidades. Eu sou cristã desde sempre, mas sempre li as escrituras entao vejo que o cristianismo é algo maior que religião. E algo que transcende. Frequento a mesma igreja ha mais de 20 anos, tenho conhecimento dos erros desta igreja, mas ainda assim as vantagens sao enormes , inclusive criar filhos. Para mim isso é claro. Para mim a existência de Deus é meu norte, é minha base, claro, tenho meus problema, mesmo porque como próprio Jesus disse, teremos aflições, porém estas aflições não me quebram. É bom demais ter esta base na vida, esta rocha que é Jesus. Minha luz.
Uma aula com dois jovens que fazem da ciência um instrumento de avanço para o bem comum. Tratando de um tema complexo, denso e tenso, todavia com uma clareza e simplicidade incrível! Sem o viés reducionista do certo ou errado! Isto é ciência! Isto é vida nossa de cada dia!
"Deus nos leva a lugares que a ciência não leva, nem tudo é sobre ciência e sim sobre acreditar, além do conhecimento científico, a fé e a espiritualidade desempenham um papel crucial na vida de muitas pessoas, oferecendo insights e experiências que a ciência por si só não pode proporcionar".
Minha mãe frequentou 50 anos igreja evangélica, mesmo assim sofre de depressão e ansiedade, toms medicamentos há 20 anos. Superou muitas fases difíceis, viuvez e divórcio. Aos 78 anos anos preserva a crença religiosa e está bem
Colega, a religiosidade não garante saúde mental, muitos homens e mulheres de fé passearam por sofrimentos dessa natureza.. não quer dizer que a religião seja ruim
Gostaria que meu amigo tivesse conhecido Jesus para dar forças na depressão, assim como a tua mãe, talvez ele ainda estivesse aqui se tivesse encontrado um sentido maior que a sua doença 💔
Eu quando sai da igreja e anos depois me tornei ateia a minha saúde mental melhorou. Foi um processo difícil, mas hoje estou bem. Quendo vivia na igreja vivia desejando a morte, não tinha prazer em nada
"Quanto mais fé, mais saúde mental." Quem está inserido em uma igreja de verdade, está completamente amparado, tem ao seu lado uma família que zela, ora, ajuda, cuida e acima de tudo, que ama. O cristianismo, a religião verdadeira, é extremamente importante para os seres humanos. Em Cristo, somos libertos de toda dor, angustia, solidão e vazio existencial.
Eslen, o que você tá fazendo pelo Brasil é incrível. Espero que você siga com esse projeto por muito tempo, você tá trazendo muita informação importante de graça pra galera. Mil vezes obrigada!
Sou ateia, mas fiquei assistindo este podcast sem interromper e foi um baita conteúdo! Eslen como sempre trazendo convidados relevantes e conteúdos que te fazem refletir 👏🏼
Muito boa a discussão! O ateísmo ainda está longe de não ser visto com preconceito 😂 Não sou ateísta, mas tenho uma mente muito analítica que não me permitiu frequentar nenhuma religião. Minha família sempre foi inclinada ao protestantismo e qualquer sinal de questionamento era visto como blasfêmia. Ou seja, o pensamento crítico sempre foi desencorajado no quesito religião. Acontece que, hoje, quase aos 30 anos, ainda não frequento nenhuma igreja mas estou pensando em frequentar, pelo fato de reforçar bons comportamentos no coletivo. Já estudei algumas vertentes do protestantismo e gosto bastante da vertente do presbiterianismo. Resumindo, acredito que toda e qualquer decisão é uma faca de dois gumes, há quem mate em nome de Deus e há quem salve em nome de Deus também. Tudo é comportamento e ponto de vista.
1:17:00 Concordo! Sou cristão mas sem dúvidas, no momento de um tratamento psiquiátrico, as ferramentas que devem ser usadas são as disponíveis da psicologia. A fé ajuda muito a pessoa a superar a depressão, mas a psicologia não trabalha com fé e o esclarecimento a respeito de Deus deve ser feito por teólogos e não psicólogos.
Sou crente protestante, estudei psicologia anomalistica com o Wellington Zangari adoro estudar charlatanismo e vi aqui, muitas verdades que doem e "tá tudo bem".. As verdades que mais doeram foram: 1° as pessoas não lêem a bíblia 2° qualquer idiota pode ser pastor Outra coisa, o público que vai atrás dos picaretas estão recebendo o que foram buscar. Deus os abençoe.
Infelizmente a falta de rigidez em relação ao pastorado nas igrejas protestantes torna fácil o acesso ao púlpito por qualquer ignorante, assim temos muitos pastores incompetentes e até abusivos. Triste…
nem todo mundo vai atras dos picaretas. você precisa entender que existe uma não pouca considerável parcela de pessoas ignorantes e iletradas que caem no conto desses vários vigários.
Acredito que tem pessoas que possuem coragem de ser quem realmente é , buscador , aquele que assume suas dúvidas e aceita as diversas possibilidades.... e existem aqueles que vivem na bolha.... Que mais conversas como esta ,sejam divulgadas. Parabéns por compartilharem seus conhecimentos!
Eu sou fiel a ciências, a ciência vive de perguntas e cada resposta é uma nova descoberta, a certeza de que a ciência não procura uma verdade absoluta que limita novos conhecimentos!
esse é um assunto que me interessa bastante, pois nasci em família religiosa e quando completei meus 18 anos parei de acreditar e praticar a religião. porém tenho muitas duvidas sobre esse assunto. sou aluna do RD e procurei aula sobre religião e psicologia na plataforma mas nao encontrei, então foi MUITO BOM você ter trazido esse tema pra cá, Eslão. Creio que vai ajudar muitas pessoas. E foi muito bom tbm conhecer o convidado Daniel, que vou comecar a acompanhar.
Eu conheci o RD por meio do grupo de jovens da igreja 😂. A gente curte demais o Eslen, dizemos que é crente mas ele ainda não sabe kkkkk. Sem saber, ele explica os princípios bíblicos por meio da ciência, e isso ajuda muito a nos mantermos com a Fé renovada num livro que tem mais de 2000 anos e que não foi escrito por cientistas. Tmj!
Pessoalmente a religião me ajudou muito. Eu tenho uma dinâmica familiar bem disfuncional, pais separados, emocionalmente ausentes quando não emocionalmente abusivos e um histórico significativo de tentativas de suicídio que foram tratadas como nada. Só no ano passado depois de conseguir um pouco mais de autonomia fui diagnosticada com TDAH e Austismo e finalmente tratada. Com apoio não mais que financeiro dos pais. Na minha adolescência eu só consegui ficar estável depois do Cristianismo, acreditar que eu sou incondicionalmente amada e que eu ainda tenho esperança por poder contar com alguém maior que eu me ajudou muito, inclusive no meu relacionamento com meus pais. Conheço histórias que foram o exato oposto da minha. Mas no meu caso Jesus me salvou.
Incrível como qualquer coisa que tenha o Daniel, eu e meu TDAH vamos até o final! Que surpresa boa ver Daniel e Eslen juntos! Ficou incrível! Eslen, seria interessantíssimo ver o Daniel no InPBE (se o Daniel tiver interesse, é claro). Parabéns pelo podcast e viva a ciência.
Eslen só consigo ser cada vez mais o teu fã pelo teu trabalho, parabéns. Você não carrega preconceitos e vê os fatos com olhar translúcido, mas em contra-partida ao seu entrevistado, eu percebi que em diversos momentos você precisou limpar as lentes e polir as falas do Daniel. Sou aluno do RD e vejo o quão brilhante você é durante discussões, expõe fatos e faz perguntas importantes que são realmente necessárias afim de dar sentido verdadeiro ao assunto que está trazendo como estudo a quem está assistindo. Já o Daniel infelizmente carrega infinitas falas de profundo preconceito sem base real de estudo sobre o que é o cristianismo, protestantismo, espiritismo, umbanda e qualquer outra base, e repito, infelizmente, ele não sabe do que fala quando fala de "religião". As perguntas importantes do Eslen sobre o assunto sempre vinham com um "não é importante", ou "quase não fizemos estudo sobre isso", e para dar sentido ele segue de comentários munidos de preconceitos estruturais mas mascarados. Com base nisso não consigo apoiar qualquer legitimidade no que o Daniel possa tentar escrever, seu olhar é totalmente inviesado incumbido de profundo preconceito e política, sabendo a importância da gravação percebe-se que ele se segura e dá risadas de canto quando revela o seu olhar cheio de preconceitos, logo, imagino que se o Eslen apoiasse totalmente o seu pensamento este podcast seria cheio de ofensas extremistas e "cancelamentos" em massa. É uma pena ver que outro estudante de UF gasta seu tempo de estudo para "fofocas de falar mal de crente", sendo caricaturista. Mas reforçando o motivo dos seus estudos sobre o assunto, como ele mesmo fala no início, que ficava "entediado" estudando outros ramos, este que ele quis trazer a tona e viu uma legitimidadejá que ninguém mais teria conhecimento sobre o assunto na sua bolha. É uma pena, gastei horas ouvindo o podcast em busca de uma conversa que pudesse agregar aos meus conhecimentos do RD, pensei que iria encontrar conteúdo mais significativo vindo do Daniel, mas vejo que é apenas um cara que encontrou um hobby pra defender sua tese inviesada de opiniões políticas e uma maneira de difundir os seus preconceitos e apoiar um objetivo político. Infelizmente isso não se parece muito com os fundamentos da pesquisa científica. Daniel, se você estiver lendo isso: Você disse que tua esposa é crente, você apoia ela? Ela encontra a felicidade dela em Deus... Gostaria de sugerir uma coisa, se você quiser fortalecer o casamento. Em um dia de abertura de coração, quando estiverem completamente a sós, peça para ela orar por você. Diga que quer que ela ore para que você possa conhecer Jesus de verdade, não pelo que os outros falam dele, que Ele fale com você, e que precisa ser tocado pelo Espírito Santo. Tenho certeza que se você buscar, encontrará. E não vai ser alguém que vai te falar, vai ser Ele mesmo. Falo na esperança que vai ajudar os teus estudos e espero por novos podcasts, irei te procurar no instagram, se você for tocado por Deus ficarei muito contente. Não quero lhe ofender, é apenas uma tentativa de te mostrar o que talvez você não veja por estar imerso em uma bolha em que é aplaudido por opiniões políticas e preconceituosas. Sou aluno de UF também e sei como essa bolha se parece, mas agradeço muitíssimo se estiver lendo. Abraços, e tente mudar esse teu viés por meio de experiências verdadeiras.
EU ASSISTO QUASE SEMPRE O CANAL DO PROFESSOR DANIEL PORQUE ELE SEGUE UM ALTO PADRÃO DE ANÁLISE,EU CHAMO DE ALTO PADRÃO DE ANÁLISE AQUELA ANÁLISE QUE ,O PROFISSIONAL FAZ UMA ANÁLISE SEM FERIR E DEPRECIAR NINGUÉM.
Não me canso de ouvir esse episódio sensacional, pra mim um dos melhores podcasts que já assisti na vida, muito sensato e reflexivo, uma aula de bom senso do começo ao fim, muito obrigada por trazer convidados tão preparados pra nos fazer pensar de uma maneira tão sensata, EXCELENTE 🤩🔥👏👏👏👏
Sensatez, educação e embasamento em pessoa. Daniel me chamou muito a atenção. Podcast excelente e tema muito interessante!! Por mais pessoas como Daniel.
Só sei que o homem sem Jesus Cristo é um homem Miserável, e outra o programa fala que eu te escuto, é uma Benção, a oração no final do programa é uma Benção, um alivio para os ❤️❤️❤️
Eu deixei de ser crente , sou ateu, estou melhor, preferi a verdade, do que uma mentira confortável, a sua afirmação não procede, você é uma criança que não quer enfrentar a vida de frente, precisa de uma bengala pra sua vida ter sentido, hoje eu se que não existe nenhum deus, continuo estudando, pois não há respostas pra tudo, mas aceitei numa boa, a vida se resume só aqui, agora imagina se tu soubesse que tudo que tu acredita no meio religioso foi uma invenção humana, tua vida perderia o sentido.
Quanto mais eu ouço o Daniel, mais eu me apaixono por sua inteligência, conhecimento e alta sensibilidade. Não uso a expressão fã, mas procuro há anos acompanhar a sua trajetória. Para mim, conhecê-lo foi um verdadeiro achado. Sou daquelas que vislumbra que o seu canal atinja mais e mais adeptos. Não conhecia o Eslen, achei-o excelente. Vida longa aos dois!
Escutando pelo Spotify mas tive que vir aqui. Baita podcast. Tenho 21 anos e sou ateu, desde a infancia refleti muito sobre a morte e ao me deparar com a ciência não consegui acreditar em mais nada no mundo espiritual. No entanto, eu não busco converter ningém ao ateismo. Já superei as crises existênciais que passei desde a infancia mesmo que alguns desses pensamentos voltem de vez em nunca, por isso sei que pouquissímas pessoas saberiam lidar com esses tipos de pensamentos, fazendo com que eu não tente converter amigos e familiares. Admiro muito quem dedica a vida a religião e sinto que essas pessoas são muito mais felizes do que a média, mas olhando de fora eu sinto que elas vivem em um "transe espiritual" no qual eu não gostaria de tira-lás. Para quem leu o livro "A revolução dos bichos" deve se lembrar do papel do corvo na história, representado a religião e mantendo o resto dos animais lucidos enquanto viviam uma realidade cruel...
@@karaiA4 pq ter que lidar com os grandes dilemas da humanidade (guerras, doenças, disputas políticas e religiosas, injustiças, etc...) é muito difícil para elas. Então seria muito mais "fácil" e menos doloroso acreditar em um Deus que proverá tudo para elas.
Foi muito bom ler esse comentário. Em um mundo em que a maioria das pessoas é religiosa, é bom ouvir outra pessoa que pensa como eu. Acho que não acreditar é um ato de muita coragem e força, porque já não temos as lentes da religião para suavizar as dores e as crueldades mundanas, temos que encarar o vazio e o mundo como ele é, sozinhos e sem explicação prévia. Mesmo que a verdade seja como um soco no estômago, eu a escolho em detrimento de uma mentira tranquilizante.
@@victoroliveira2259 conheci o Pirula por indicação do próprio Eslen uma vez em um story, então acho que ele n concorda com o seu posicionamento sobre o Pirula
@@RG3D5436 Eu não disse TODOS, e realmente é raro encontrar algum que não cassoe e despreze a fé alheia. Em vídeos sobre ateísmo ou cristianismo o último debate aqui nos comentários que realmente foram respeitosos um com o outro, foi a 2,3 anos atrás. Infelizmente maioria é um jogando pedra no outro
Gostei demais desse podcast. Adorei a forma como abordaram o assunto, sem julgamentos, sem desmerecer as religiões, e ainda trazendo muito dados importantes. Muito obrigada por isso!!
Aconselho depois chamar um teólogo diante de situações adversas. Assuntos sobre doença mental, depressão, etc. como uma pessoa religiosa lhe dar com esses dilemas e as patologias da alma. Entrevistem o pastor Yago Martins do canal 2 dedos de teologia. Acredito que será fenomenal.
Aaaaah, ele citou meu pastor!!! hehe Ed Rene Kivitz 😍 Belíssimo Podcast! Sou Cristão, Evangélico, e este é um ponto muito importante a ser debatido! ótimo podcast.
O grande problema está justamente em separar a espiritualidade da Ciência. Se unissem as duas , tudo faria sentido a todos. Mas o Ego não deixa né? Cada um quer defender sua área. Mas tudo é uma coisa só.
Eu perdi meu amigo para a depressão, ele tinha a mesma idade que eu, e eu tenho quase a idade do seu filho, 25. Eu encontrei conforto para a minha perda em Cristo, a mãe dele também procurou a religião para poder se sarar. Meu tio também perdeu o filho com 28 anos para as drogas (meu primo), mas fazem mais de 30 anos que ocorreu, ele buscou a Cristo e a vida da sua família inteira mudou, ele tem uma família linda com mais 3 filhos, eu também tenho minha vida mudada por conta desse meio em que a minha família vive, perdi minha mãe muito cedo. Meus primos que são filhos dele também tiveram uma vida feliz mesmo com a perda, meu pai e meu irmão também é feliz com a perda, e Deus nos falou dos planos d'Ele para quem ele levou, nos conforta. Você tem a oportunidade de ressignificar a tua vida, procure uma igreja bíblica, tem diversas igrejas por aí que são diferentes, visite uma diferente por vez. Fique longe das que pedem dinheiro!!!! E das que tem o cai cai!!!! Irei orar por você e pelo convidado do Eslen no podcast. Espero que Deus possa te encontrar e te explicar os motivos d'Ele, Ele tem planos magníficos para você e para a tua família! Ele te ama e ama o teu filho.
Gostei demais desta conversa. Sempre me considerei espiritualista, pois acho libertador todo e qualquer conteúdo. Realmente o aprendizado com a mente aberta, só liberta e expande. Agradecida 🙏🏻
@EslenPodcast chama o Guilherme Freire que ele é da área pode responder essa sua pergunta feita em 1:00:00 de vídeo e MUITAS outras relacionas a história da religião e o porquê do Cristianismo e não outra religião na opinião dele. Chama o Guilherme, daria um excelente papo. Ele fala sobre muitas e muitas coisas.
Eslen se mostrou o cara. Não dá pra interpretar a realidade sem levar em conta a totalidade, o resultado sempre será diferente da realidade. Em outras palavras, não dá pra separar religião de política, por exemplo.
Excelente papo! Fiquei muito envolvido. Senti falta de falarem um pouco mais sobre outras religiões, como as de matriz africana, que também possuem questões históricas e sociológicas relevantes. Acho que a conversa tinha condições de ir além do cristianismo.
É estudante ou profissional da saúde? Conheça o Instituto de Psicologia Baseada em Evidências: inpbe.com/?src=bio-eslen
Nossa! Que achado! Nso conhecia! Fiz Pós em psicologia e quero me aprofundar! Vou me inscrever!
Gratidão @EslenPodcast
Excelente Daniel, sempre muito sereno ao expor las ideas 👌🏻
Excelente entrevista
Valeu demais pela conversa, Eslen! Feliz por conversar com você sobre um tema tão importante e relativamente negligenciado. E parabéns pelo trabalho, mano! TMJ! 👊
🤔
Foi muito bom ouvir vocês, acompanho os dois há muito tempo.
Muito legal vcs dois juntos, gosto muito do trabalho dos dois!
Sou sua fã Gontijo!
Daniel, sempre te acompanho! Sempre parabéns pela educação, respeito e coragem! TMJ
Vou contar uma experiência que tive na segunda maior igreja católica do mundo.
O ano era 2013, o Papa Francisco veio ao Brasil. Eu era agente de estacionamento na época, e minha tarefa era garantir a passagem do Papa entre as pessoas, com a ajuda de muitos seguranças e do exército brasileiro.
Era um dia frio e chuvoso, e mesmo com uma capa de chuva, foi difícil ficar de pé por várias horas. As pessoas chegavam cada vez mais emocionadas para ver o Papa de perto. O tempo passava, e um senhor me perguntou: "Meu jovem, que horas o Papa vai passar aqui? Já faz horas que estou esperando com a minha esposa."
Eu disse que não sabia, pois minha responsabilidade era apenas garantir a passagem, e não tinha essa informação. De repente, um guarda deixou o rádio alto, e ouvi: "QAP... QAP... Atenção: O Romeu Papa (Papa Francisco) provavelmente não vai passar aí por conta da chuva, fiquem atentos para se deslocarem. QSL."
O povo ouviu e veio para cima de mim, falando coisas que nunca esqueci (eu tinha apenas 18 anos): "Seu maldito, seu demônio, seu pobre, por que não falou pra gente que o Papa não vai passar aqui?" Outras pessoas ouviram e começaram a vir também, como se a culpa fosse minha. No fim, o exército controlou a situação, mas chegaram a cuspir no meu uniforme.
Por fim, o Papa passou no local. As mesmas pessoas que me chamaram de demônio choravam, pediam perdão, rezavam... Foi uma cena marcante, um dia marcante! Eu tinha saído de casa às 3h30 da manhã e já eram umas 16h.
Eu era católico até esse dia, apesar de ter tido outras experiências, como ver vários padres bebendo dentro de uma piscina e rindo dos pecados que as pessoas confessavam na igreja. Depois desse episódio com o Papa, nunca mais fui à igreja e nunca mais voltei a trabalhar nesse local sagrado para muitas pessoas.
Enxergo a religião como um grande espelho. As pessoas acreditam tanto em algo que o "milagre" acaba acontecendo. Para mim, o espelho é justamente isso: é como se elas acreditassem em um santo, mas na verdade estão depositando sua última esperança em algo irreal, fora da realidade. É como se o espelho refletisse a coragem e a esperança de um milagre sem esforço, quando na verdade, para que algo aconteça, precisamos nos movimentar, nos esforçar e concretizar algo.
Que depoimento phoda, isso sim é a realidade nua e crua, me identifiquei demais com sua palavras, concordo em gênero número e grau, que sensatez e belíssima reflexão da nossa realidade, parabéns pelo belíssimo comentário 🤩👏👏👏👏👏
Muito forte seu relato. Eu participei desse evento em 2013 com a vinda do Papa no Brasil, a experiência pra mim foi maravilhosa, porém naquela época eu estava vislumbrada com a igreja, tudo era maravilhoso eu não tinha essa visão que tenho hoje. Sinto muito pelo que aconteceu com vc. Eu era muito participativa da igreja, hoje apesar de me dizer católica eu raramente estou frequentando a igreja. Muito triste essas contradições que acontecem dentro da igreja. A igreja/religião estão se perdendo em si mesma, muitas pessoas saindo porque lá já não vê mais sentido.
Amei seu relato.
Volte para a Igreja católica apostólica romana, não se iluda com os homens pois eles são falhos. Acredite em Deus e na história linda que a igreja tem com 2.000 de história.. Deus jamais nos abandonará,
@@renatarenatarodriguesdesou4074 com todo respeito, não obrigado.
Eu sou RD🎈 e me converti a pouco tempo para o cristianismo (Graças a Deus!! Haha) , e tendo aprendido bastante sobre comportamento, psicologia e outras coisas que o Eslen ensina e enfatiza, entendi que a crença é o melhor ambiente para se extrair inspiração de boas ações!
O livre-arbítrio se limita ao que conhecemos, sabemos e acreditamos, ou seja, nossa experiência e nosso ambiente (social, digital, etc.). Pra mim, Jesus Cristo (que eu creio que é Deus segundo o cristianismo) é o ambiente que mais me fornecerá repertório positivo e recompensatório frente às dificuldades e decisões da vida, pois eu creio Nele, nas coisas que Ele ensina. Ele me dá conhecimento do que é bom para que meu comportamento seja mais influenciado pelo Seu exemplo do que pelo mundo humano (que é falho). Eu ainda não comecei a frequentar a igreja regularmente, e ainda assim, já sinto mil benefícios da crença mesmo não considerando o aspecto social da RELIGIÃO organizada em si, ou seja, minha crença na Bíblia já me trás benefícios antes do ambiente igreja.
Espero não ter confundido muito na minha explicação! Obrigado demais por este podcast, a ciência jamais foi e nunca deverá ser inimiga da religião, elas só respondem perguntas diferentes
Perfeito explanação
👏🏼👏🏼👏🏼
MT bom
Somos dois! ❤❤❤❤
UAU! Sou cristão há um bom tempo e acredito que não iria conseguir me expressar tão bem assim aqui nesse vídeo. Concordo com tudo em grau e número! O final foi perfeito: ciência e religião apenas respondem perguntas diferentes, ou seja, uma não se opõe a outra, pelo contrário, se complementam! Obrigado por isso!
Que experiência incrível em assistir esse podcast, nessa hora sinto o valor real da internet sendo usada de forma positiva, agregando vidas. 😊
Ha diversas denominações abusivas, pessoas, lideres religiosos que usam o nome de Deus para diversas atrocidades. Eu sou cristã desde sempre, mas sempre li as escrituras entao vejo que o cristianismo é algo maior que religião. E algo que transcende. Frequento a mesma igreja ha mais de 20 anos, tenho conhecimento dos erros desta igreja, mas ainda assim as vantagens sao enormes , inclusive criar filhos. Para mim isso é claro. Para mim a existência de Deus é meu norte, é minha base, claro, tenho meus problema, mesmo porque como próprio Jesus disse, teremos aflições, porém estas aflições não me quebram. É bom demais ter esta base na vida, esta rocha que é Jesus. Minha luz.
Muito bem. Penso assim também.
Meu sonho se realizou. Ver essas pessoas que admiro muito conversando sobre um assunto importante! Obrigado Eslen e Daniel!
ver
@@guerreiro520 Obrigado!
Era meu sonho também!!!
Uma aula com dois jovens que fazem da ciência um instrumento de avanço para o bem comum.
Tratando de um tema complexo, denso e tenso, todavia com uma clareza e simplicidade incrível!
Sem o viés reducionista do certo ou errado!
Isto é ciência! Isto é vida nossa de cada dia!
"Deus nos leva a lugares que a ciência não leva, nem tudo é sobre ciência e sim sobre acreditar,
além do conhecimento científico, a fé e a espiritualidade desempenham um papel crucial na vida de muitas pessoas, oferecendo insights e experiências que a ciência por si só não pode proporcionar".
Minha mãe frequentou 50 anos igreja evangélica, mesmo assim sofre de depressão e ansiedade, toms medicamentos há 20 anos. Superou muitas fases difíceis, viuvez e divórcio. Aos 78 anos anos preserva a crença religiosa e está bem
Colega, a religiosidade não garante saúde mental, muitos homens e mulheres de fé passearam por sofrimentos dessa natureza.. não quer dizer que a religião seja ruim
Gostaria que meu amigo tivesse conhecido Jesus para dar forças na depressão, assim como a tua mãe, talvez ele ainda estivesse aqui se tivesse encontrado um sentido maior que a sua doença 💔
@@henriquesantos5821vc ouviu o podcast?
Passou a vida inteira sofrendo e só no final quando já tá com o pé na cova que "tá bem" q boxtaa
Eu quando sai da igreja e anos depois me tornei ateia a minha saúde mental melhorou. Foi um processo difícil, mas hoje estou bem. Quendo vivia na igreja vivia desejando a morte, não tinha prazer em nada
Sou ateia, acompanho o Daniel,muito bacana os podcasts❤
"Quanto mais fé, mais saúde mental." Quem está inserido em uma igreja de verdade, está completamente amparado, tem ao seu lado uma família que zela, ora, ajuda, cuida e acima de tudo, que ama. O cristianismo, a religião verdadeira, é extremamente importante para os seres humanos. Em Cristo, somos libertos de toda dor, angustia, solidão e vazio existencial.
Eslen, você conseguiria enxergar que futuramente você será lembrado quando o assunto ser "Promoção da ciência no Brasil"? Cara, eu te amo!
Exatamente
cara simmmm, sou tão grata pelo trabalho do eslão 🥺
Também sou muito grata pela vida desse rapaz.❤❤❤
Eslen, o que você tá fazendo pelo Brasil é incrível. Espero que você siga com esse projeto por muito tempo, você tá trazendo muita informação importante de graça pra galera. Mil vezes obrigada!
Enriquecedor as pesquisas de Daniel Gontijo ,parabéns !
Sou ateia, mas fiquei assistindo este podcast sem interromper e foi um baita conteúdo! Eslen como sempre trazendo convidados relevantes e conteúdos que te fazem refletir 👏🏼
que conversa maravilhosa ❤
Uns dos melhores podcast deste canal.
Muito boa a discussão!
O ateísmo ainda está longe de não ser visto com preconceito 😂
Não sou ateísta, mas tenho uma mente muito analítica que não me permitiu frequentar nenhuma religião. Minha família sempre foi inclinada ao protestantismo e qualquer sinal de questionamento era visto como blasfêmia. Ou seja, o pensamento crítico sempre foi desencorajado no quesito religião.
Acontece que, hoje, quase aos 30 anos, ainda não frequento nenhuma igreja mas estou pensando em frequentar, pelo fato de reforçar bons comportamentos no coletivo. Já estudei algumas vertentes do protestantismo e gosto bastante da vertente do presbiterianismo.
Resumindo, acredito que toda e qualquer decisão é uma faca de dois gumes, há quem mate em nome de Deus e há quem salve em nome de Deus também. Tudo é comportamento e ponto de vista.
1:17:00 Concordo! Sou cristão mas sem dúvidas, no momento de um tratamento psiquiátrico, as ferramentas que devem ser usadas são as disponíveis da psicologia. A fé ajuda muito a pessoa a superar a depressão, mas a psicologia não trabalha com fé e o esclarecimento a respeito de Deus deve ser feito por teólogos e não psicólogos.
Episódio excelente ❤️❤️❤️
Daniel é maravilhoso ❤❤
Daniel Gontijo, Eslen Delanogare e ainda falam do Ed René, vocês são fantásticos !! Amo o trabalho de vocês!❤❤❤
Sou crente protestante, estudei psicologia anomalistica com o Wellington Zangari adoro estudar charlatanismo e vi aqui, muitas verdades que doem e "tá tudo bem"..
As verdades que mais doeram foram:
1° as pessoas não lêem a bíblia
2° qualquer idiota pode ser pastor
Outra coisa, o público que vai atrás dos picaretas estão recebendo o que foram buscar.
Deus os abençoe.
Infelizmente a falta de rigidez em relação ao pastorado nas igrejas protestantes torna fácil o acesso ao púlpito por qualquer ignorante, assim temos muitos pastores incompetentes e até abusivos. Triste…
nem todo mundo vai atras dos picaretas. você precisa entender que existe uma não pouca considerável parcela de pessoas ignorantes e iletradas que caem no conto desses vários vigários.
Acredito que tem pessoas que possuem coragem de ser quem realmente é , buscador , aquele que assume suas dúvidas e aceita as diversas possibilidades.... e existem aqueles que vivem na bolha....
Que mais conversas como esta ,sejam divulgadas. Parabéns por compartilharem seus conhecimentos!
Sempre gratificante escutar um Doutor empenhado em divulgar a ciência! 🪷
2 ídolos da divulgação científica, acompanho os 2 igualmente!!🤩👏🏼👏🏼👏🏼
Eu sou fiel a ciências, a ciência vive de perguntas e cada resposta é uma nova descoberta, a certeza de que a ciência não procura uma verdade absoluta que limita novos conhecimentos!
esse é um assunto que me interessa bastante, pois nasci em família religiosa e quando completei meus 18 anos parei de acreditar e praticar a religião. porém tenho muitas duvidas sobre esse assunto. sou aluna do RD e procurei aula sobre religião e psicologia na plataforma mas nao encontrei, então foi MUITO BOM você ter trazido esse tema pra cá, Eslão. Creio que vai ajudar muitas pessoas. E foi muito bom tbm conhecer o convidado Daniel, que vou comecar a acompanhar.
Eu conheci o RD por meio do grupo de jovens da igreja 😂.
A gente curte demais o Eslen, dizemos que é crente mas ele ainda não sabe kkkkk.
Sem saber, ele explica os princípios bíblicos por meio da ciência, e isso ajuda muito a nos mantermos com a Fé renovada num livro que tem mais de 2000 anos e que não foi escrito por cientistas.
Tmj!
@@henriquesantos5821 muito interessante!
Que privilégio podermos ter duas mentes brilhantes na psicologia... Parabéns e gratidão.
Pessoalmente a religião me ajudou muito. Eu tenho uma dinâmica familiar bem disfuncional, pais separados, emocionalmente ausentes quando não emocionalmente abusivos e um histórico significativo de tentativas de suicídio que foram tratadas como nada.
Só no ano passado depois de conseguir um pouco mais de autonomia fui diagnosticada com TDAH e Austismo e finalmente tratada. Com apoio não mais que financeiro dos pais.
Na minha adolescência eu só consegui ficar estável depois do Cristianismo, acreditar que eu sou incondicionalmente amada e que eu ainda tenho esperança por poder contar com alguém maior que eu me ajudou muito, inclusive no meu relacionamento com meus pais.
Conheço histórias que foram o exato oposto da minha. Mas no meu caso Jesus me salvou.
Incrível como qualquer coisa que tenha o Daniel, eu e meu TDAH vamos até o final! Que surpresa boa ver Daniel e Eslen juntos! Ficou incrível! Eslen, seria interessantíssimo ver o Daniel no InPBE (se o Daniel tiver interesse, é claro). Parabéns pelo podcast e viva a ciência.
Eslen só consigo ser cada vez mais o teu fã pelo teu trabalho, parabéns. Você não carrega preconceitos e vê os fatos com olhar translúcido, mas em contra-partida ao seu entrevistado, eu percebi que em diversos momentos você precisou limpar as lentes e polir as falas do Daniel. Sou aluno do RD e vejo o quão brilhante você é durante discussões, expõe fatos e faz perguntas importantes que são realmente necessárias afim de dar sentido verdadeiro ao assunto que está trazendo como estudo a quem está assistindo.
Já o Daniel infelizmente carrega infinitas falas de profundo preconceito sem base real de estudo sobre o que é o cristianismo, protestantismo, espiritismo, umbanda e qualquer outra base, e repito, infelizmente, ele não sabe do que fala quando fala de "religião". As perguntas importantes do Eslen sobre o assunto sempre vinham com um "não é importante", ou "quase não fizemos estudo sobre isso", e para dar sentido ele segue de comentários munidos de preconceitos estruturais mas mascarados.
Com base nisso não consigo apoiar qualquer legitimidade no que o Daniel possa tentar escrever, seu olhar é totalmente inviesado incumbido de profundo preconceito e política, sabendo a importância da gravação percebe-se que ele se segura e dá risadas de canto quando revela o seu olhar cheio de preconceitos, logo, imagino que se o Eslen apoiasse totalmente o seu pensamento este podcast seria cheio de ofensas extremistas e "cancelamentos" em massa.
É uma pena ver que outro estudante de UF gasta seu tempo de estudo para "fofocas de falar mal de crente", sendo caricaturista. Mas reforçando o motivo dos seus estudos sobre o assunto, como ele mesmo fala no início, que ficava "entediado" estudando outros ramos, este que ele quis trazer a tona e viu uma legitimidadejá que ninguém mais teria conhecimento sobre o assunto na sua bolha. É uma pena, gastei horas ouvindo o podcast em busca de uma conversa que pudesse agregar aos meus conhecimentos do RD, pensei que iria encontrar conteúdo mais significativo vindo do Daniel, mas vejo que é apenas um cara que encontrou um hobby pra defender sua tese inviesada de opiniões políticas e uma maneira de difundir os seus preconceitos e apoiar um objetivo político. Infelizmente isso não se parece muito com os fundamentos da pesquisa científica.
Daniel, se você estiver lendo isso:
Você disse que tua esposa é crente, você apoia ela? Ela encontra a felicidade dela em Deus... Gostaria de sugerir uma coisa, se você quiser fortalecer o casamento. Em um dia de abertura de coração, quando estiverem completamente a sós, peça para ela orar por você. Diga que quer que ela ore para que você possa conhecer Jesus de verdade, não pelo que os outros falam dele, que Ele fale com você, e que precisa ser tocado pelo Espírito Santo. Tenho certeza que se você buscar, encontrará. E não vai ser alguém que vai te falar, vai ser Ele mesmo.
Falo na esperança que vai ajudar os teus estudos e espero por novos podcasts, irei te procurar no instagram, se você for tocado por Deus ficarei muito contente.
Não quero lhe ofender, é apenas uma tentativa de te mostrar o que talvez você não veja por estar imerso em uma bolha em que é aplaudido por opiniões políticas e preconceituosas. Sou aluno de UF também e sei como essa bolha se parece, mas agradeço muitíssimo se estiver lendo. Abraços, e tente mudar esse teu viés por meio de experiências verdadeiras.
🔝
Gosto tanto do Dr. Daniel, extremamente ético e coerente em todas as suas falas! Obrigada Dr. Eslen!!
Sou católica praticante e muitas vezes Jesus me ajuda, principalmente nas crises de ansiedade 🙏🏻
😂
Como ele lhe ajuda?
Um convidado que seria muito interessante, Haroldo Dutra, Juiz, psicólogo, doutor em neurociência, fazendo pós doutorado e e espírita
Ele é muito bom mesmo. Seria muito interessante.
EU ASSISTO QUASE SEMPRE O CANAL DO PROFESSOR DANIEL PORQUE ELE SEGUE UM ALTO PADRÃO DE ANÁLISE,EU CHAMO DE ALTO PADRÃO DE ANÁLISE AQUELA ANÁLISE QUE ,O PROFISSIONAL FAZ UMA ANÁLISE SEM FERIR E DEPRECIAR NINGUÉM.
Ótimo convidado! Daniel Gontijo é um excepcional divulgador cientifico.
Maravilha esse vídeo, vou assistir mil vezes
Adorei!!! Daniel tem uma clareza de ideias que dá pra ficar escutando por horas.
Grande Mestre Daniel Gontijo .
Eslen é minha inspiração 🎈✅️
Fã dos dois doutores!
Não me canso de ouvir esse episódio sensacional, pra mim um dos melhores podcasts que já assisti na vida, muito sensato e reflexivo, uma aula de bom senso do começo ao fim, muito obrigada por trazer convidados tão preparados pra nos fazer pensar de uma maneira tão sensata, EXCELENTE 🤩🔥👏👏👏👏
Animal!! Veja de cabeça aberta, um tema polêmico demais que conseguiram trazer de maneira leve e cheia de informações
Tenho muito o que dizer sobre o vídeo, mas vou esperar até o fim. Embora tenha muitas falas distorcidas, gostei da conversa
Assunto maravilhoso. Só agradeço. ❤
Sensatez, educação e embasamento em pessoa. Daniel me chamou muito a atenção. Podcast excelente e tema muito interessante!! Por mais pessoas como Daniel.
Simplesmente um dos melhores bate papo que já ouvi na minha vida!
Só sei que o homem sem Jesus Cristo é um homem Miserável, e outra o programa fala que eu te escuto, é uma Benção, a oração no final do programa é uma Benção, um alivio para os ❤️❤️❤️
Use bem sua muleta psicológica. 😉
Eu deixei de ser crente , sou ateu, estou melhor, preferi a verdade, do que uma mentira confortável, a sua afirmação não procede, você é uma criança que não quer enfrentar a vida de frente, precisa de uma bengala pra sua vida ter sentido, hoje eu se que não existe nenhum deus, continuo estudando, pois não há respostas pra tudo, mas aceitei numa boa, a vida se resume só aqui, agora imagina se tu soubesse que tudo que tu acredita no meio religioso foi uma invenção humana, tua vida perderia o sentido.
Quanto mais eu ouço o Daniel, mais eu me apaixono por sua inteligência, conhecimento e alta sensibilidade. Não uso a expressão fã, mas procuro há anos acompanhar a sua trajetória. Para mim, conhecê-lo foi um verdadeiro achado. Sou daquelas que vislumbra que o seu canal atinja mais e mais adeptos. Não conhecia o Eslen, achei-o excelente. Vida longa aos dois!
Obrigado por esse conteúdo Eslen!
A ESPIRITUALIDADE É SOBRE A LIGAÇÃO DO CRIADOR , O GRANDE EU SOU. NINGUÉM EXPLICA DEUS. DEUS É. DEUS É TUDO EM NÓS, DEUS É SAÚDE , CURA. 🙏❤️💕💥💥
❤
Escutando pelo Spotify mas tive que vir aqui. Baita podcast. Tenho 21 anos e sou ateu, desde a infancia refleti muito sobre a morte e ao me deparar com a ciência não consegui acreditar em mais nada no mundo espiritual.
No entanto, eu não busco converter ningém ao ateismo. Já superei as crises existênciais que passei desde a infancia mesmo que alguns desses pensamentos voltem de vez em nunca, por isso sei que pouquissímas pessoas saberiam lidar com esses tipos de pensamentos, fazendo com que eu não tente converter amigos e familiares.
Admiro muito quem dedica a vida a religião e sinto que essas pessoas são muito mais felizes do que a média, mas olhando de fora eu sinto que elas vivem em um "transe espiritual" no qual eu não gostaria de tira-lás. Para quem leu o livro "A revolução dos bichos" deve se lembrar do papel do corvo na história, representado a religião e mantendo o resto dos animais lucidos enquanto viviam uma realidade cruel...
como a pessoa é muito mais feliz vivendo falsamente? rs
@@karaiA4 pq ter que lidar com os grandes dilemas da humanidade (guerras, doenças, disputas políticas e religiosas, injustiças, etc...) é muito difícil para elas. Então seria muito mais "fácil" e menos doloroso acreditar em um Deus que proverá tudo para elas.
@@williamsprado7 sim...só brinquei sobre ser "feliz"...rsrs 🤭
Foi muito bom ler esse comentário. Em um mundo em que a maioria das pessoas é religiosa, é bom ouvir outra pessoa que pensa como eu.
Acho que não acreditar é um ato de muita coragem e força, porque já não temos as lentes da religião para suavizar as dores e as crueldades mundanas, temos que encarar o vazio e o mundo como ele é, sozinhos e sem explicação prévia. Mesmo que a verdade seja como um soco no estômago, eu a escolho em detrimento de uma mentira tranquilizante.
@@Yolarissacosta nao estamos sozinhos...so estamos espalhados. Hahaha
Muito bom, Eslen. Pensa só você e o Pirula? Ia ser show
simmmmm, upp
Pirula é muito pouco informado, os debates com ele parecem de alunos do quinto ano
@@victoroliveira2259 conheci o Pirula por indicação do próprio Eslen uma vez em um story, então acho que ele n concorda com o seu posicionamento sobre o Pirula
@@alicealmebar Eslen não deve ter visto o Pirula no Ciência sem Fim e nem no debate do Inteligência Ltda., então
@@victoroliveira2259 pode ser, faz um tempo que ele postou esse story
Não acredito que o Eslen trouxe o Daniel, sou apaixonada pelo trabalho dele!!!
AMEI O EPISÓDIOOO
"No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo!" (João 16,33)
"Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades" (Tio Ben)
@@RG3D5436Sabias palavras!
Engraçado. Ateus convictos que respeitam você não vai encontrar aqui. É raro
@@Clearaudio138 A sua Generalização é muito respeitosa com quem pensa diferente, SQN.
@@RG3D5436 Eu não disse TODOS, e realmente é raro encontrar algum que não cassoe e despreze a fé alheia. Em vídeos sobre ateísmo ou cristianismo o último debate aqui nos comentários que realmente foram respeitosos um com o outro, foi a 2,3 anos atrás. Infelizmente maioria é um jogando pedra no outro
Papo interessante, sou espiritualista , mas eu gosto muito de ver o assunto de ponto de vista científico.
Fui aluna do Dr. Daniel e minha atuação profissional é muito pautada pelos ensinamentos dele. Gratidão, Daniel.
Quanta gente deveriam ouvir isso!! As vezes tenho pena de ver, mas são manipulados!!!! Amo ouvir esses dois ✌👏🏻👏🏻🙌
Manipulação existe em todas as áreas , não só na religião, existe TB na política, futebol etc...
Como eu estava esperando por este episódio!!! Obrigado!
Melhor convidado!
Gontijo ❤
Que conversa edificante .obrigado❤
Excelente conteúdo.
"Teologia pra explicar Ou Big-Bang pra disfarçar...Pode alguém até duvidar...ninguém explica Deus".
Conteúdo excelente e totalmente imparcial, sou cristã e sigo a mesma visão. Obrigada!
Gostei demais desse podcast. Adorei a forma como abordaram o assunto, sem julgamentos, sem desmerecer as religiões, e ainda trazendo muito dados importantes. Muito obrigada por isso!!
Excelente! Tema interessantíssimo!
Aconselho depois chamar um teólogo diante de situações adversas. Assuntos sobre doença mental, depressão, etc. como uma pessoa religiosa lhe dar com esses dilemas e as patologias da alma.
Entrevistem o pastor Yago Martins do canal 2 dedos de teologia.
Acredito que será fenomenal.
Aaaaah, ele citou meu pastor!!! hehe Ed Rene Kivitz 😍 Belíssimo Podcast! Sou Cristão, Evangélico, e este é um ponto muito importante a ser debatido! ótimo podcast.
Seu pastor está precisando conhecer a Cristo.
Muito bom ver o Daniel por aqui. Sensacional. Espero ansiosamente pelo Pirula, nesse dia vou comemorar demaisss
Estou muito feliz com minha desconversão há 6 anos.
Muito bom, combatendo o mal com critério científico e moral.
Eu amo o Daniel 💜 obrigado Eslen
Esperei tanto por esse dia! Minhas maiores inspirações falando sobre um dos temas que mais gosto! Show demaisss 🔥
Que maravilha o professor Daniel Gontijo ganhando cada vez mais visibilidade....
O grande problema está justamente em separar a espiritualidade da Ciência. Se unissem as duas , tudo faria sentido a todos. Mas o Ego não deixa né? Cada um quer defender sua área. Mas tudo é uma coisa só.
Que bate-papo maravilhoso!!!!
Eslen e Daniel, meus favoritos ❤
Depois q perdí meu filho de 27 anos,nunca mais fui à mesma! Tenho e trato a depressão até hoje! Tem dias q tô bem e outros não!
Se fizer terapia com hipnose lhe trará um novo sentido a sua vida! Mas lembre- se tem que ser um bom profissional ! Vale cada centavo!
Que Deus conforte o coração da senhora. Meus sinceros sentimentos.
Eu perdi meu amigo para a depressão, ele tinha a mesma idade que eu, e eu tenho quase a idade do seu filho, 25. Eu encontrei conforto para a minha perda em Cristo, a mãe dele também procurou a religião para poder se sarar. Meu tio também perdeu o filho com 28 anos para as drogas (meu primo), mas fazem mais de 30 anos que ocorreu, ele buscou a Cristo e a vida da sua família inteira mudou, ele tem uma família linda com mais 3 filhos, eu também tenho minha vida mudada por conta desse meio em que a minha família vive, perdi minha mãe muito cedo. Meus primos que são filhos dele também tiveram uma vida feliz mesmo com a perda, meu pai e meu irmão também é feliz com a perda, e Deus nos falou dos planos d'Ele para quem ele levou, nos conforta.
Você tem a oportunidade de ressignificar a tua vida, procure uma igreja bíblica, tem diversas igrejas por aí que são diferentes, visite uma diferente por vez. Fique longe das que pedem dinheiro!!!! E das que tem o cai cai!!!! Irei orar por você e pelo convidado do Eslen no podcast.
Espero que Deus possa te encontrar e te explicar os motivos d'Ele, Ele tem planos magníficos para você e para a tua família! Ele te ama e ama o teu filho.
Vá atrás da religião, ela é uma ótima muleta emocional
Gostei demais desta conversa. Sempre me considerei espiritualista, pois acho libertador todo e qualquer conteúdo.
Realmente o aprendizado com a mente aberta, só liberta e expande.
Agradecida 🙏🏻
Show Daniel!! Show Eslen!! Gracias🎉🎉
Ótimo episódio. No próximo sugiro constelação familiar com ele.
Que riqueza e entrevista!!
Muito bom! Feliz de ver o podcast voltando a discutir temas fora do comum
@EslenPodcast chama o Guilherme Freire que ele é da área pode responder essa sua pergunta feita em 1:00:00 de vídeo e MUITAS outras relacionas a história da religião e o porquê do Cristianismo e não outra religião na opinião dele. Chama o Guilherme, daria um excelente papo. Ele fala sobre muitas e muitas coisas.
29:55 muito interessante essa observação...😮
Grandes mestres! ❤
Eslen se mostrou o cara. Não dá pra interpretar a realidade sem levar em conta a totalidade, o resultado sempre será diferente da realidade. Em outras palavras, não dá pra separar religião de política, por exemplo.
O melhor conteúdo, Eslen 👍🎈🎈🎈🎈🎈
Incrível essa conversa, eu particularmente não conhecia a Psicologia da religião, Muito conhecimento e conteúdo.
Tema interessantíssimo, obrigado!
Nossa, que conversa esclarecidora.
SHOW!!!
Perfeito essa parte que o campo religioso a razão não impera.
De Daniel é d++++ 👏🏽👏🏽
Eslen seu canal ❤️🙌🏽
Adorei ver psicólogos que eu admiro tanto em um podcast. Parabéns aos dois pelo trabalho gostaria de vê-los juntos em outros vídeos.
Que tema incrível, episódio maravilhosooo.
Maravilhosa entrevista
Excelente papo! Fiquei muito envolvido. Senti falta de falarem um pouco mais sobre outras religiões, como as de matriz africana, que também possuem questões históricas e sociológicas relevantes. Acho que a conversa tinha condições de ir além do cristianismo.
Bem observado
Henrique Santos, eu também peço a Deus que o Espírito Santo leve o Daniel a conhecer Jesus!!! ❤❤❤
Que episódio incrível