A ação inédita que investiga relação do Banco do Brasil com escravidão

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 ноя 2023
  • Uma ação do Ministério Público Federal, inédita no país e obtida com exclusividade pela BBC News Brasil em setembro, propõe investigar o envolvimento do Banco do Brasil na escravidão e no tráfico de cativos africanos durante o século 19.
    O inquérito foi proposto por um grupo de 14 historiadores de 11 universidades, que pesquisaram e escreveram um texto sobre o que se sabe da relação do Banco do Brasil com a economia escravista e seus negociantes.
    Eles descobriram, por exemplo, que entre os fundadores e acionistas do BB estavam alguns dos mais notórios traficantes de escravizados da época - entre eles José Bernardino de Sá, tido como o maior contrabandista de africanos do período.
    Recentemente a presidente da instituição pediu desculpas pelo papel do banco na escravidão.
    O repórter Leandro Machado conta essa história no vídeo.
    Reportagem em texto: www.bbc.com/portuguese/articl...
    Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbcbrasil.com
    #bbcnewsbrasil #escravidão #bancodobrasil #história

Комментарии • 479

  • @user-gm7ec2cq9r
    @user-gm7ec2cq9r 7 месяцев назад +297

    Reparar nunca será reparado, muita dor e sofrimento não haverá nada que possa reparar, mas é importante não esquecer desta história de nosso país.

    • @neimarmedrado9835
      @neimarmedrado9835 7 месяцев назад +22

      E uma forma bem interessante e pedagógica de não se esquecer é indenizando justamente aos descentes daqueles que foram tão covardementes escravizados e tolhidos de dignidade humana por tão longo tempo - no último país à abolir a escravidão !

    • @anielton10
      @anielton10 7 месяцев назад +21

      O problema dessa reparação é que volta no passado, e isso pode nunca ter fim, um dia é os africanos, outro dia são os índios, amanhã nós pedimos para portugal nosso ouro, também temos que reparar o paraguai pela guerra e assim nunca tem fim.

    • @gostodemaisdaroca4052
      @gostodemaisdaroca4052 7 месяцев назад +18

      Reparar meus ovos . Sou negro e venci ,não me fiz de vítima. Voda q segue e pare de querer dinheiro de quem nunca de deveu nada. Quem vai ter q pagar ? Os trabalhadores comuns ,ou seja ,nós. Porque estado não produz riquezas .

    • @_ZEROHz
      @_ZEROHz 7 месяцев назад +2

      ​@@anielton10então realmente existe uma dívida mas como vc disse como fica todo mundo ao redor do mundo vai ter que sair pagando todo que deve isso não vai acontecer se o estados Estado pegasse e fossem dando um pedaço de terra já era ganho após ele parece de comprar impostos abusivos pronto a vida do pobre ja iria melhorar muito

    • @kagi333
      @kagi333 7 месяцев назад +8

      @@gostodemaisdaroca4052 rapaz por ter vencido, só não esqueça que muitos outros por aí não venceram ainda.

  • @franklinqueiroz2130
    @franklinqueiroz2130 7 месяцев назад +167

    Se eles dizem que não devem ser responsabilizados por coisas que aconteceram no passado também não deveriam aproveitar dos privilégios advindos dessa exploração.

    • @analuciabs
      @analuciabs 7 месяцев назад +9

      Bem colocado!

    • @viniciusgomes2152
      @viniciusgomes2152 7 месяцев назад +2

      A cara sinceramente só querem dinheiro esses nego

    • @fatimajcosta9118
      @fatimajcosta9118 7 месяцев назад +3

      Pode ter certeza que eles não vão abrir mão de 1 centavo sequer

    • @kainkaizen9183
      @kainkaizen9183 7 месяцев назад +6

      🤦‍♂🤦‍♂
      É impressionante como a visão de mundo das pessoas se limitam até onde vai o interesse de contar a narrativa...
      Veja, a pessoa acha que a história do mundo começa em 1.800, mas se quer reparação há de ser feito TODA a reparação histórica ao redor do mundo, caso contrario não há como enquadrar como justiça, afinal, não existe "meia justiça".
      Partindo desse pressuposto, os paises europeus devolvem o ouro ao Brasil, os descentes de Europeus voltam aos seus países de origem, todo conhecimento e desenvolvimento advindo da revolução industrial, ou mesmo de um periodo anterior, devem ser destruidos e os povos que aqui permanecerem devem, por meios próprios, criar suas próprias tecnologias e desenvolvimento, isso inclui internet, corrente alternada, produção em larga escala, veiculos à combustão (ou mesmo a base de vapor), não se usará mais o concreto nem o aço como metodos construtivos, afinal, tudo veio "exportado" dos países que, segundo a visão destes, só causou prejuizos sem considerar os avanços.
      Podemos ir mais além, os povos que foram escravizados, devem receber reparação dos que escravizaram, mas devem reparar aqueles povos que eles mesmos escravizaram anteriormente, as fronteiras deverão ser redesenhadas para antes do inicio de invasões e escravidão em larga escala de diferentes culturas ao longo do gigantesco periodo de tempo (egipcios, romanos, Gauleses, Gregos, Viking etc...).
      As reparações são tanto no macro como no micro, certo?! Uma tribo africana que saqueou outra há 1000 anos deve reparação à tribo saqueada, que deve reparação a uma tribo saqueada anteriormente, o mesmo vale para aldeias indigenas no Brasil.
      Todos que reclamam "filhos de burgueses" limitam sua visão até onde sua narrativa convém, por exemplo, se ficar comprovado que essa "familia burguesa" foi muito influente durante 200 anos, mas teve uma linhagem de sofrimento e exploração em sua família por mais de 2.000 anos, ele deverá receber o proporcional ao que sua familia foi explorada? Ou seja, ele explorou por 200 anos e recebeu o suposto equivalente a 1 milhão de reais, mas sua familia foi explorada a ponto de ter que receber 10 milhões, então esse "descente de burgues" deve receber 9 milhões?

    • @eduardoeduardo2202
      @eduardoeduardo2202 7 месяцев назад

      ​@@kainkaizen9183Vc é deficiente cognitivo?

  • @gatinhazoe
    @gatinhazoe 7 месяцев назад +140

    José Bernardino de Sá, tido como o maior contrabandista de africanos do período, ele estava entre os fundadores e acionistas do Banco do Brasil, durante o século 19.

    • @diegopanzariello4433
      @diegopanzariello4433 7 месяцев назад

      Sim,isso gerou dinheiro pra eles....um crime contra a humanidade...

    • @ilromape
      @ilromape 7 месяцев назад +14

      Obrigado por legendar o vídeo. Poderia legendar o restante de todo o video também, já que esta no pique...

    • @gatinhazoe
      @gatinhazoe 7 месяцев назад +7

      @@ilromape por nada

  • @francielmatheus4187
    @francielmatheus4187 7 месяцев назад +119

    Já que está investigando o Banco do Brasil, deveria investigar o envolvimento da Igreja Católica com a escravidão.

    • @diegopanzariello4433
      @diegopanzariello4433 7 месяцев назад +27

      Sim foi conivente com a escravidão.....fato

    • @leandro3825
      @leandro3825 7 месяцев назад +2

      Nenhum.

    • @IuryATB
      @IuryATB 7 месяцев назад +26

      Essa relação está mais que documentada e publicada em dissertações, artigos, teses e livros acadêmicos. Já relação do BB com a escravidão é uma descoberta recente da historiografia brasileira, por isso o destaque que o tema vem ganhando.

    • @franklinca5723
      @franklinca5723 7 месяцев назад +1

      Já fizeram.

    • @hepatus1
      @hepatus1 7 месяцев назад +7

      Poderíamos investigar os antepassados dos petistas também na escravidão. Ou os antepassados meus e seus também. Vai saber o que descobririam? O senhor repararia um dano que seu bisavô fez?

  • @gilmarsantana9255
    @gilmarsantana9255 7 месяцев назад +47

    Já era de se esperar que isso tenha ocorrido, sobretudo a liderança da Inglaterra nesse tráfico, coisa que o vídeo (da BBC) ameniza. O Estado e comerciantes ingleses não são isentos desse panorama. Porém, é importante saber disso no Brasil.

  • @cleidsonmarques2433
    @cleidsonmarques2433 7 месяцев назад +50

    Maior reparação seria deixar a qualidade da escola pública igual a das melhores particulares...ficaria pau a pau concorrer com os detentores do dinheiro.

    • @Arthur_E
      @Arthur_E 7 месяцев назад +6

      Mas infelizmente o governo deixa de investir em creches, ensino fundamental e médio que são utilizados majoritariamente pela população que não tem condições de pagar por algo privado, para investir em universidades que mesmo públicas, servem em sua maioria para filhos de famílias de classe média alta e alta, pois tiveram uma melhor base e acesso a cursos preparatórios.
      Então um claro exemplo do governo, financiando com dinheiro dos pobres a faculdade pública para os ricos, e há quem defenda não cobrar de quem tem condições de pagar...

    • @y.9208
      @y.9208 7 месяцев назад +5

      O que tbm não mudaria muito, pq ensino sem as oportunidades não servirá muito
      Pode melhorar a condição de vida, e alguns aspectos sociais
      Mas é só
      Sempre que o pobre consegue acesso a algo que eles têm, dão um jeito de se afastar daquilo e a degradar
      Não é nem uma corrida, eles são a arquibancada, sentados no conforto, assistindo como os ratos se matam, numa corrida de uma vida, pra alcançar o mínimo, muitas vezes um direito básico

    • @mariapiedade1000
      @mariapiedade1000 7 месяцев назад +2

      ​@@Arthur_E perfeita sua sugestão. A melhor reparação seria dar ensino de qualidade para a pessoa ter condições de se desenvolver e lutar por melhores condições no mercado de trabalho. E não esmolas

    • @mariapiedade1000
      @mariapiedade1000 7 месяцев назад

      @@y.9208 engano seu. Há muitas vagas de trabalho com bons salários que não são preenchidas por falta de mão-de-obra qualificada.

    • @NayaraDutraOficial
      @NayaraDutraOficial 7 месяцев назад +1

      Sim, mas não basta.

  • @rommelasfora
    @rommelasfora 7 месяцев назад +17

    Como Historiador e Advogado, eu digo que o MPF está certíssimo!!! A pessoa jurídica Banco do Brasil é a mesma e precisa, sim, reparar seus erros. Parabéns ao MPF.

    • @rodrigobraune2778
      @rodrigobraune2778 7 месяцев назад

      hoje o banco é de capital aberto BBAS3 ....

    • @peterlynch285
      @peterlynch285 7 месяцев назад +1

      Não seria um anacronismo histórico.

  • @adrianoaraujo5418
    @adrianoaraujo5418 7 месяцев назад +103

    Parabéns BBC News Brasil; uma matéria de tamanha importância e que mexe com as elites nem parece que poderia aparecer, mas vocês fizeram, então só posso parabenizar;

    • @dxd42
      @dxd42 7 месяцев назад +2

      Agora pede pra BBC falar dos Genocídios que a Inglaterra fez no mundo, Eles colocam como se a escravidão não fosse um crime dos Europeus por séculos, mas sim dos brasileiros contra brasileiros.

  • @Chocante-
    @Chocante- 7 месяцев назад +49

    Parabéns pelo documentário. Uma pena saber que no Brasil 🇧🇷 isso não vai acontecer NUNCA.

    • @tha5483
      @tha5483 7 месяцев назад

      Infelizmente concordo, o brasil foi totalmente fundado na escravidão, mesmo com politicas publicas de inclusão vai demorar muito pra reparar. Cidades onde escravocratas ganharam terras do governo pra enriquecer explorando negros são ricas até hoje e com a população de maioria extremista que fariam o mesmo que seus antepassados se ainda pudessem.

  • @Michk-gc1fp
    @Michk-gc1fp 7 месяцев назад +21

    Hoje continua a mesma coisa só que temos uma carteira assinada e a intermediação do banco e empresa.

    • @heliocare8663
      @heliocare8663 7 месяцев назад +2

      Que comparação desonesta!

  • @luiz_tofoli
    @luiz_tofoli 7 месяцев назад +52

    2:08 :
    "Em todo período da escravidão, que durou cerca de 300 anos;
    5 milhões de pessoas foram tiradas à força da África e chegaram ao Brasil,um comércio que ENRIQUECEU MUITA GENTE E QUE TEVE O ESTADO BRASILEIRO COMO PARCEIRO."
    Sempre assim, o estado e a burguesia caminhando juntos e de mãos BEM DADAS.
    Como diria a frase:
    “What's steal a bank compared to founding a bank?”
    Bertolt Brecht
    🏴✊

  • @bibibibi6786
    @bibibibi6786 7 месяцев назад +51

    Feridas profundas que, ainda hoje, sentimos seus efeitos como o RAC¥$MO ESTRUTURAL. Parabéns BBC Brasil pela reportagem!❤

  • @biologosdecuiaba
    @biologosdecuiaba 7 месяцев назад +15

    Adorei! Eu sou bisneta de escravos, alguns familiares moram em quilombos. Minha vozinha morreu com 110 anos em 2016. Ela contava muitas coisas, vamos adorar ser remunerados por nossos ancestrais que trabalharam de graça.

    • @matheuspio5348
      @matheuspio5348 7 месяцев назад +1

      110 anos? caraca!

    • @gabrielinacio1431
      @gabrielinacio1431 7 месяцев назад

      Ué qual o problema? Você acha que ela como bisneta não sofreu consequências ? Os bisnetos dos escravocratas milionários com certeza continuam milionários por exemplo. Isso não te parece injusto ? @@user-ny7wb8si7k

    • @tha5483
      @tha5483 7 месяцев назад

      @@user-ny7wb8si7k oportunismo é o fato de que descendentes de escravocratas se mantem ricos, classe média alta até hoje. Mesmo com uma indenização a familia dessa moça não vai chegar perto do que eles conseguiram construir escravizando pessoas.

    • @severinasantos2901
      @severinasantos2901 7 месяцев назад

      @@user-ny7wb8si7k nada haver, todo mundo que e pardo ou preto ou indigena merece ser indenizado

    • @poderilimitado6490
      @poderilimitado6490 7 месяцев назад +3

      O repórter disse no vídeo: "o dinheiro não vai diretamente pras pessoas negras, ele vai financiar programas que reparam essa ferida. Ou programas de educação, ou de profissionalização";
      O Banco não vai depositar x quantia na sua conta não lerda gananciosa.

  • @leandro3825
    @leandro3825 7 месяцев назад +107

    Se não cabe as empresas de hoje pagarem por coisas do passado, então também a elas não caberia usufruir dos ganhos desse período hoje.

  • @gabrielsventura77
    @gabrielsventura77 7 месяцев назад +24

    Se naquela época a maior parte da economia inteira do pais estava envolvida com escravidão, é óbvio que qualquer empresa da época, principalmente os bancos, estavam envolvidos também, era impossível não estar, não faz sentido nenhum investigar isso agora, tem que ver o papel que a empresa desempenha hoje em dia.

    • @analuciabs
      @analuciabs 7 месяцев назад +2

      GDF as todo sentido investigar e sugerir ações de reparação, necessárias e urgentes.

    • @kiocaesar
      @kiocaesar 7 месяцев назад +3

      Os envolvidos já estão todos mortos ... Vão reparar quem? Quem vai pagar a conta?

    • @gabrielsventura77
      @gabrielsventura77 7 месяцев назад +1

      @@analuciabs Nem precisa de investigação, pode punir todo mundo nesse caso porque naquela época todo mundo tava envolvido.

    • @gabrielsventura77
      @gabrielsventura77 7 месяцев назад

      Aristóteles defendia a escravidão, vamos queimar os livros dele e excluir ele da história da filosofia?
      O passado tá aí pra gente aprender e não cometer os mesmo erros, querer ficar reparando o passado é loucura.

    • @gabrielsventura77
      @gabrielsventura77 7 месяцев назад +3

      Hoje em dia todo mundo é contra a escravidão, mas o motivo disso é a educação que recebemos, os aprendizados que fizemos com a história passada e a filosofia, aí o povo se sente superior hoje porque foi melhor educado, nós não podemos julgar o povo passado com a régua de hoje, se o povo de hoje nascesse naquela época com aquela educação seria tudo escravagista também.

  • @danielmoraes4149
    @danielmoraes4149 7 месяцев назад +5

    Adoro as reportagens da BBC, todavia não faz sentido algum esse assunto. Muito antigo

    • @saitamablz1512
      @saitamablz1512 7 месяцев назад

      faz tem reparações financeiras devidas naquela epoca que eles não pagaram e ainda devem

  • @seupedro9924
    @seupedro9924 7 месяцев назад +17

    A ideia é legal. Mas quem vai pagar os indígenas pelos danos causados à eles?

    • @alexsouza4065
      @alexsouza4065 7 месяцев назад +6

      né, deveriam cobrar dos portugueses kk

    • @ander6368
      @ander6368 7 месяцев назад +1

      Vc

  • @ramonpereira6780
    @ramonpereira6780 7 месяцев назад +14

    Qual relevância disso hoje? O que quer que o BB faça?

    • @hhvfgvc
      @hhvfgvc 7 месяцев назад +17

      Nada. Mas não é só por causa disso que devemos ignorar, afinal, isso faz parte da história do Brasil.

    • @Gildete257
      @Gildete257 7 месяцев назад +20

      Reparação por todo o lucro que obteve com o comércio de pessoas. Só isso.

    • @beatrizfabregues4285
      @beatrizfabregues4285 7 месяцев назад +18

      Que pague a dívida promovendo educação e trabalho para os perjudicados, assim como esclarecimentos de como foram perjudicados física e emocionalmente

    • @Mistico_Xama
      @Mistico_Xama 7 месяцев назад +2

      Querem dinheiro kkkk

    • @diegopanzariello4433
      @diegopanzariello4433 7 месяцев назад +2

      Sim é necessário reparação a negros e indios no território Brasileiro um fato.

  • @alexandrinobruno
    @alexandrinobruno 7 месяцев назад +19

    Surpreendendo um total de zero pessoas..

  • @tiagoneves2154
    @tiagoneves2154 7 месяцев назад +13

    OLHA SÓ A BBC... QUE TAL INVESTIGAR A RELAÇÃO DA INGLATERRA COM A ESCRAVIDÃO?

  • @WashingtonMaranata
    @WashingtonMaranata 7 месяцев назад +21

    Que materia top. Parabéns. Muito boa.

  • @rainhadoazeitte6803
    @rainhadoazeitte6803 7 месяцев назад +16

    Eu estou em choque com essa notícia

    • @diegopanzariello4433
      @diegopanzariello4433 7 месяцев назад +1

      Sim,a verdade historia Brasileira é suja imunda e não há nenhum motivo pra se ter orgulho 😤

    • @tiagoneves2154
      @tiagoneves2154 7 месяцев назад

      Fique mais então sabendo que a BBC só existe por causa do dinheiro do lucro com escravidão no Brasil, é o c* sujo falando do mal lavado.

    • @analuciabs
      @analuciabs 7 месяцев назад

      Eu também!

    • @marckmartube
      @marckmartube 7 месяцев назад

      Desculpa mas não é notícia... É história coisa que Brasil não quer saber e nem lembrar... Não filme da Marvel.. tipo Eternals ou Thor... Realmente aconteceu na nossa história... E esse é o ponto crucial... O que é fato e não só mais uma notícia... é o que aconteceu e acontece quando um grupo de policial alveja um carro de um civil negro no Rio ou quando uma IA Gera uma imagem de uma Deputada Negra armada...

    • @dagobertosantosdeoliveira9546
      @dagobertosantosdeoliveira9546 4 месяца назад

      Aí mds, uma empresa criada na época da escravidão que tinha negócios referente aos escravismo, quem iria imaginar uma coisa dessas.............

  • @guilhermeallan3610
    @guilhermeallan3610 7 месяцев назад +7

    Excelente matéria!!!

  • @pasketron
    @pasketron 7 месяцев назад +14

    O mundo de hoje e muito complicado...Voce nao consegue identificar se sao acoes altruistas e com real interesse humanitario ou se nao passam de acoes publictarias para atender agendas ideologicas.
    E uma questao pragmatica. Por mais que se facam acoes, elas nao terao o alcance e a justica esperada.

    • @lucascosta8385
      @lucascosta8385 7 месяцев назад +1

      Fato é fato zé, agora a interpretacao o entendimento vai de cada um

  • @rosaM72
    @rosaM72 7 месяцев назад

    Parabéns pela reportagem!

  • @lilianyano8401
    @lilianyano8401 7 месяцев назад +40

    Seria muito interessante que os herdeiros desses senhores escravistas tambem contribuisse para reparação historica. Sabemos que os verdadeiros culpados pela escravidão nao estao vivos para pagarem por isso, mas como sociedade, deveriamos todos pensar nisso e tentar reparar o mal que ja foi feito, pois o que esta feito, esta feito, mesmo que nao tenhamos culpa, ainda precisamos trabalhar juntos para mitigar o maximo possivel todo mal que foi feito.

    • @analuciabs
      @analuciabs 7 месяцев назад +1

      Verdade.

    • @gabriel.antony3197
      @gabriel.antony3197 7 месяцев назад +3

      A pena não pode passar do apenado.

    • @karine1765
      @karine1765 7 месяцев назад

      @@gabriel.antony3197 mas herança pode, né? :)

    • @Alan-bq5jd
      @Alan-bq5jd 7 месяцев назад

      ​@@gabriel.antony3197A discussão é mais profunda do que isso, ultrapassando questões jurídicas.

    • @gabriel.antony3197
      @gabriel.antony3197 7 месяцев назад

      ​@@Alan-bq5jdentão você acha justo que a família do "bigodinho austríaco" pague por algo que eles não cometeram?

  • @fernandamachado7906
    @fernandamachado7906 7 месяцев назад +23

    Parabéns, Leandro! Excelente reportagem.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @pontes5060
    @pontes5060 7 месяцев назад +9

    Ótima matéria 👏👏👏

  • @lucioguimaraes5572
    @lucioguimaraes5572 7 месяцев назад +5

    🤔🤔🤔 É interressante conhecer nossa história, para evitarmos os erros do passado. 👍🏽👍🏽👍🏽

  • @mariliadealmeidaneves5845
    @mariliadealmeidaneves5845 7 месяцев назад +12

    Por outras investigações como essa!!❤

  • @ricksenra
    @ricksenra 6 месяцев назад +1

    Grande reportagem, parabéns Leandro

  • @pauloandradeabreu8582
    @pauloandradeabreu8582 7 месяцев назад +6

    O Império Britânico foi o maior império em extensão de terras descontínuas do mundo. Era um império composto por domínios, colônias, protetorados, mandatos e territórios governados ou administrados pelo Reino Unido. Esse colonialismo foi uma forma de escravidão disfarçada. Esse colonialismo pode ser considerado o maior poder escravocrata que já apareceu no mundo.

  • @multinegocioseinvestimetos
    @multinegocioseinvestimetos 7 месяцев назад +4

    No Brasil até o passado é incerto!

  • @jairjunior2544
    @jairjunior2544 Месяц назад

    Excelente reportagem. Parabéns

  • @velozescombr
    @velozescombr 7 месяцев назад +1

    Muito bom MPF e bela matéria.

  • @cleitoncampos3746
    @cleitoncampos3746 7 месяцев назад

    Muito bom!

  • @natanfreitas20
    @natanfreitas20 7 месяцев назад +6

    Nossa! Que surpresa!

  • @daniellucas2450
    @daniellucas2450 7 месяцев назад +38

    SOU A FAVOR DA REPARAÇÃO:
    EDUCAÇÃO de qualidade;
    SAÚDE para todos;
    SEGURANÇA para viver tranquilo.
    Já que nunca tive isso no Brasil, vim "buscar a Reparação" aqui em Portugal.
    Jogam toda a culpa da miséria desta nação no passado, mas não enxergam o Presente VERGONHOSO desta colônia de exploração das grandes potências.

  • @rainhadoazeitte6803
    @rainhadoazeitte6803 7 месяцев назад +4

    Meu Deus chocada

  • @gilmarsantana9255
    @gilmarsantana9255 7 месяцев назад +5

    A questão mais importante, é saber da reparação. Como todos essas instituições farão essa reparação

  • @Souza-yg5xm
    @Souza-yg5xm 7 месяцев назад +5

    O tráfico de escravizados foi uma das atividades mais lucrativas no país. Fortunas foram construídas a partir do comércio de ser humanos. A consequência disso é o país de renda extremamente concentrada e um rastro de miséria que se perpetua ao longo dos anos. A escravidão nunca foi criticada no país, por essa razão ela ainda nos assombra até hoje com a sua herança perversa.

  • @diegoximenes8011
    @diegoximenes8011 7 месяцев назад

    PARABÉNS PELA REPORTAGEM ÓTIMA QUE VERGOLHA TODO MUNDO LUCROU COM A ESCRAVIDÃO

  • @zylder1
    @zylder1 7 месяцев назад +3

    Nesse raciocínio, deveríamos estudar a hipótese do roubo promovido por Portugal, a invasão da terra brasileira...
    Francamente, Ministério Público deveria se preocupar com os corruptos atuais.

    • @Morris142-
      @Morris142- 7 месяцев назад +1

      Como governo atual não tem corrupção eles ficam entediados e vão atrás de assuntos aleatórios. Vê se dava tempo pra isso no governo Bolsonaro…

  • @marcioviannaf
    @marcioviannaf 7 месяцев назад +3

    Chuva no molhado. Claro que o BB tem a ver com a escravidão. O Brasil todo girava em torno da escravidão. O estado brasileiro tinha a ver com a escravidão. Até escravizados tinham escravizados. Isso não tem como reparar. A história está cheia de injustiças.

  • @telmabergamaschi4500
    @telmabergamaschi4500 7 месяцев назад +3

    Se mexerem mais vai feder muito mais ainda 😮.

  • @AulaPsicologia2013
    @AulaPsicologia2013 7 месяцев назад

    Importante

  • @FornaroTech
    @FornaroTech 7 месяцев назад +7

    Gostaria de saber sobre os outros bancos tradicionais privados.

  • @landsser46
    @landsser46 7 месяцев назад +2

    Temos que pensar é no Futuro do País (que já está sombrio). O passado já foi !

  • @mariliadealmeidaneves5845
    @mariliadealmeidaneves5845 7 месяцев назад

    Ótimo!

  • @leonardocabral4071
    @leonardocabral4071 7 месяцев назад +16

    Não acho certo querer reparar algo que já foi feito e já causou muito sofrimento a nossa classe, não há reparação ou dinheiro que apague o que aconteceu no passado e lembrar de tudo se torna mais doloroso ainda. O que o povo negro precisa é respeito, oportunidades e principalmente o direito de estudar e se capacitar para buscar um futuro melhor, somos todos iguais.

    • @joaovitorgleite
      @joaovitorgleite 7 месяцев назад +3

      então, mas como o reporter diz no video: o dinheiro não vai diretamente pras pessoas negras, ele vai financiar programas que reparam essa ferida. Ou programas de educação, ou de profissionalização, ou qualquer outra coisa que busque inserir pessoas negras na nossa sociedade de forma mais densa.

    • @liana9056
      @liana9056 7 месяцев назад

      Quanto mais separatismo, mais reparação, menos vemos nossos semelhantes como iguais a nós em competência e merecimento próprio

    • @joaovitorgleite
      @joaovitorgleite 7 месяцев назад +6

      @@liana9056 mas eu acho que a gente tem que entender que as largadas são diferentes. Isso que vc ta falando é meritocracia, e sabemos que não da certo, pq os negros e pobres largam bem atras dos brandos e ricos. Independente se as pessoas gostam das cotas raciais nas universidades ou não, a gente tem que entender que elas colocaram corpos negros na universidade.

    • @danignacio6705
      @danignacio6705 7 месяцев назад +1

      ​@@joaovitorgleiteMais pedagógico, impossível. O pessoal finge-se de besta demais.

  • @wellingtonjanuario9226
    @wellingtonjanuario9226 7 месяцев назад +3

    Oi BBC, posso esperar pelo vídeo do papel da Inglaterra na escravidão?

  • @noemiemertz454
    @noemiemertz454 7 месяцев назад +6

    NÃO Á ESCRAVIDÃO.
    MAS NÃO É JUSTO QUE PAGAREMOS POR INJUSTIÇAS DO PASSADO .

  • @ifelip
    @ifelip 6 месяцев назад

    show

  • @filipenunes304
    @filipenunes304 7 месяцев назад +3

    A BBC fazendo uma matria sobre reparação histórica chega a ser irônico...
    Em fim, as instituições em si são simplis ferramentas, quem usou essas ferramentas para o mal, que pague, oq não é possivel nesse caso já que tá todo mundo morto.

  • @nathanf.carvalho1523
    @nathanf.carvalho1523 7 месяцев назад +2

    Realmente, esperar que empresas brasileiras assumam uma barbárie dessas resolveria, só aguardar ai uns 300 anos.

  • @GuimelCruz
    @GuimelCruz 7 месяцев назад +1

    Uau... vai mudar a vida de quem ja morreu... o Brasil nem tem coisa para se preocupar...

  • @GuiEuripedes
    @GuiEuripedes 7 месяцев назад +8

    Interessante essa iniciativa do MP. Gostei.
    Um pequeno gesto de reparação que se der certo vai beneficiar muita gente que até hoje sofre pelos erros dessas empresas no passado.
    Quem dera pudéssemos julgar a todos, mas se as PF já morreram, acho válido pelo menos correr atrás das PJ.

    • @hepatus1
      @hepatus1 7 месяцев назад +1

      poderíamos investigar ao senhor também, a mim e ao seu vizinho. uma nova caça às bruxas por algo que foi feito por pessoas que morreram há muito tempo. Só lacradores acham que alguém vivo tem responsabilidade por algo que outras pessoas que eles nem conheceram fizeram.

    • @analuciabs
      @analuciabs 7 месяцев назад +1

      @@hepatus1 se pessoas do presente são herdeiras ou usufruem de lucros criminosos do passado, é justo que reparem, oras.

    • @EduardoSilva-du8bi
      @EduardoSilva-du8bi 7 месяцев назад

      ​@@analuciabsNão, não é justo que reparem. Crimes prevaricam, não é mesmo? O filho não tem responsabilidade pelas ações do pai, não é mesmo, quem dirá o neto, o bisneto? E negros q talvez façam parte de famílias escravocratas, como q esses ficam? Isso me cheira a ganância e busca por dinheiro fácil na custa dos outros. Teu bisavô levou o chicote, o vô do outro que chicoteou e ta aí vc, ganhando dinheiro em cima de nada. No final, o Branco que é pobre que se lasque, pois é tudo sobre o negro...

    • @gdevivas
      @gdevivas 7 месяцев назад

      Se investigar a Igreja Católica, ela acaba sendo banida

    • @gdevivas
      @gdevivas 7 месяцев назад +1

      ​@@analuciabsque herdeiros ??? 😂😂 o Banco do Brasil hoje é uma empresa de economia mista com participação do governo federal.. quem iria pagar a conta são os impostos que você paga.

  • @renee5814
    @renee5814 7 месяцев назад +36

    Defendo que investiguem também a Igreja Católica.

    • @ronaldorocha69
      @ronaldorocha69 7 месяцев назад +5

      Mas aí eu quero ver determinar que a igreja católica indenize alguém.

    • @diegopanzariello4433
      @diegopanzariello4433 7 месяцев назад +3

      Sim,mas acho difícil ocorrer...

    • @sullivansilva5361
      @sullivansilva5361 7 месяцев назад +2

      @@ronaldorocha69 dificil isso acontecer, e ainda vão dizer q é perseguição...mas se bem q a igreja mudou e se dividiu mto, no caso teria q incluir ai tbm os protestantes

    • @CarloQevedo
      @CarloQevedo 7 месяцев назад

      Os processos por pedofilia faliriam o Vaticano...

    • @lilianyano8401
      @lilianyano8401 7 месяцев назад

      A igreja catolica errou muito e ainda erra, porém, o que poucas pessoas sabem, é que boa parte comunidade católica possui projetos voluntários que apoiam pessoas mais vulneráveis, independente de quem sejam. Acho pouco provável que empresas envolvidas com a escravidão tentasse reparar qualquer erro sem ação judicial. Alem disso, seria de bom tom que os herdeiros e descendentes que podem contribuir com a reparação histórica o fizesse, mas acredito que não veremos isso 😢

  • @mara24lima
    @mara24lima 7 месяцев назад +1

    Claro que tem que reparar. As desigualdades existem por isso mesmo, porque nunca houve reparação.

  • @felix_resende
    @felix_resende 7 месяцев назад +4

    Já vão pedir reparação histórica e quebrar o BB também

    • @Morris142-
      @Morris142- 7 месяцев назад

      Isso! Assim os bancos privados lucram mais sem o BB atrapalhando

  • @user-ru3ql6ji4p
    @user-ru3ql6ji4p 7 месяцев назад +2

    Quase 200 anos atrás...

  • @israel-manaus-BR_psn
    @israel-manaus-BR_psn 7 месяцев назад +1

    👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼 .... 🤜🏼🤛🏼

  • @camilabert
    @camilabert 7 месяцев назад +16

    Que notícia maravilhosa! Que nós próximos anos mais e mais se valorize as pessoas negras. ❤

  • @peterlynch285
    @peterlynch285 7 месяцев назад +4

    Vão julgar o Banco do Brasil de 200 anos atrás com a visão de hoje! Parabéns pelo anacronismo histórico!

    • @severinasantos2901
      @severinasantos2901 7 месяцев назад

      Bla bla bla

    • @dagobertosantosdeoliveira9546
      @dagobertosantosdeoliveira9546 4 месяца назад

      Pois é. Vou cobrar os portugueses atuais por causa da colonização portuguesa a 500 anos atrás kkkkk esse é o nível de demência desse pessoal

  • @canal_da_estrela
    @canal_da_estrela 7 месяцев назад

    A reparação é preciso pq embora o fato seja antigo, seus reflexos perduram. Enqto não se ajustar o dano, a reparação é necessária.

  • @JohnFawkesOfBtc
    @JohnFawkesOfBtc 7 месяцев назад +11

    Ministério Público se prova, cada dia mais, uma instituição que não é séria. Vive de caçar pelo em ovos e ignorar os reais apelos e demandas do povo simples... Ao invés de irem atrás de querer ferrar um dos poucos bancos que não praticam usura no País, em nome de uma "reparação" de 200 anos atrás, deveriam ir atrás de demandas sérias e reais da sociedade... Pois tem muito cidadão humilde sendo bitributado e sem saber e poder se defender, por ser pobre; tem muito ambulante sendo humilhado por prefeitura; tem muita lagoa sendo infestada de lixo nas cidades do Brasil; tem muita falta de esgoto que mata brasileiros de forma bem cocncreta, e no País inteiro... Mas aí o Ministério Público nada diz.
    Realmente, como advogado e como cidadão, eu sinto cada dia mais reprovação pelo Ministério Público de nosso País. Seus membros não ajudam em nada o desenvolvimento nacional, mas sim visam só a promoção pessoal, buscando impetrar ações como essa, ao invés de ações ÚTEIS ao bem comum; e o fazem apenas para virarem notícia na imprensa, igual essa reportagem mesmo...
    Os membros do MP e do MPF vivem numa bolha. Não conhecem a realidade do Povo brasileiro simples e comum. Estão se tornando uma classe de encastelados odiados pelos brasileiros a cada dia mais que se passa.

    • @severinasantos2901
      @severinasantos2901 7 месяцев назад

      Voce nao entendeu nada, os governps ja estao fazendo pelo o povo de pouquinho em pouquinho

  • @miriamelkaid6470
    @miriamelkaid6470 7 месяцев назад

    ❤❤😮😢

  • @jacksonamaral329
    @jacksonamaral329 7 месяцев назад +4

    Vai ter mais instituicao culpada por ai por que o brasil foi o ultimo pais a aceitar a abolicao.

  • @flaviavaladaresoliveira1550
    @flaviavaladaresoliveira1550 7 месяцев назад

    Tem que investigar e tentar reparar sim. Mesmo sabendo que isso nao ha reparação nunca.😢. Muito sofrimento

  • @IvoMarcos1
    @IvoMarcos1 7 месяцев назад

    👍

  • @BiaFD88
    @BiaFD88 7 месяцев назад

    Faz tbm um vídeo sobre o papel dos ingleses na escravidão

  • @gefersonsantos983
    @gefersonsantos983 7 месяцев назад +19

    Aqui no Brasil os gados acreditam em meritocracia, malditos

    • @diegopanzariello4433
      @diegopanzariello4433 7 месяцев назад +2

      Sim,são racistas mas não sabem,não contaram pra eles,por isso sou a favor do sistema de cotas pra indios e negros

    • @BorbaFawkes
      @BorbaFawkes 7 месяцев назад

      A Coreia do Sul foi, a Irlanda foi. O Brasil ficou. Todos estes países usados para benefício doutra nação. Por que fica o Brasil? Por que a alta taxa de homicídios? Por que o Sul lidera socialmente? Responda, e evite o coitadismo.

  • @kaikydias934
    @kaikydias934 7 месяцев назад +10

    Indo agora cancelar minha conta no BB... lembrei que sou escravo dessa empresa e preciso quitar meu empréstimo antes 😢😢😢KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • @ricardobarros1704
    @ricardobarros1704 7 месяцев назад +5

    O trisavô do meu trisavô foi escravo, vou entrar nesse mimimi também pra ver se ganho um dinheiro fácil, faço jus a 1 milhão de reais pra reparar esse erro com um parente tao próximo

    • @severinasantos2901
      @severinasantos2901 7 месяцев назад

      Nao entendeu nada

    • @Morris142-
      @Morris142- 7 месяцев назад

      Parabéns vc entendeu tudo errado, amigo! Orgulho

  • @EvandroGM1988
    @EvandroGM1988 7 месяцев назад +1

    Ta faltando trabalho para o MP fazer

  • @1997joao
    @1997joao 7 месяцев назад

    HORROR

  • @rubenitasales4570
    @rubenitasales4570 6 месяцев назад

    Impressionante como a escravidão no Brasil foi uma das piores e devastadora condição da população negra. Um legado nefasto e de inúmeras injustiças sociais, territoriais e de afirmação do nosso povo. Até hoje sofremos com o período escravocrata no país.

  • @luizamacedo321
    @luizamacedo321 7 месяцев назад

    Claro que cabe, espertinho esse banco do Brasil

  • @zzzzs2269
    @zzzzs2269 7 месяцев назад +2

    Como assim bilionários ganharam dinheiro a custa dos outros? NUNCA, ISSO FOI MÉRITO DELES 🇧🇷

  • @josejovinojr5910
    @josejovinojr5910 7 месяцев назад +2

    Eles dizem que nao podemos culpar a empresa pelo que foi feito a 150 anos atrás, mas o reflexo do que eles fizeram ainda perpétua ate hoje, por causa disso, pessoas negras são marginalizadas, e sofrem diariamente com o racismo.
    O causador do problema nao pode ser culpado, mesmo que suas ações ainda tenham repercussão ate hoje

  • @user-ru1ph8wb9v
    @user-ru1ph8wb9v 7 месяцев назад +3

    Não há mancha negra sobre o Brasil atual, nós brasileiros de hoje não podemos assumir culpas de antigos habitantes da terra que traficavam, nós de hoje não somos responsáveis pelo processo de escravidão, que também foi praticada em muitos outros países, era a regra da época, assim como as fogueiras da Inquisição. A História como ciência não se ocupa de julgamentos morais mas sim da observação dos fatos passados.
    Nesse país hoje o povo é condicionado a enxergar apenas um lado da moeda. Mas mesmo com todos nossos problemas, nós não temos tensão racial(barril de pólvora prestes a explodir) como há nos EUA. Nossa discriminação, preconceito...Sim, existe, está mais voltada para o poder econômico ou classe social do que para a cor da pele. Tem muita gente levantando bandeiras equivocadas, por puro interesse pessoal ou de certos grupos. Eles visam à fragmentação da sociedade em grupos antagônicos para facilitar seu discurso e dominação...

    • @severinasantos2901
      @severinasantos2901 7 месяцев назад

      So pode ser branco de olhos azuis, o racismo existe e e falta de carater seu falar isso, me poupe.

    • @severinasantos2901
      @severinasantos2901 7 месяцев назад

      E ainda deve ser minion

  • @salazar5103
    @salazar5103 7 месяцев назад +3

    Se não era crime na época, como essa ação vai funcionar? Já que o o próprio MPF é um órgão federal, logo a União na época tbm ganhava dinheiro com a escravidão, ou seja, a União/MP tbm teria que indenizar. Não faz sentido nenhum! Parece oportunismo barato!

    • @gdevivas
      @gdevivas 7 месяцев назад

      Exatamente, não vai dar em nada.

  • @britobeatles
    @britobeatles 7 месяцев назад +2

    O argumento de 'aconteceu a muito tempo para um reparação' é para indivíduos, e não a instituições. Naturalmente devido ao fato de que uma instituição pode viver mais de 100 anos, diferente de um indivíduo, ou seja, no meu modo de ver, as instituições que participaram de comercialização de escravos, direta ou indiretamente devem ser responsabilizadas sim! Já os indivíduos, os parentes desse pessoal, que trabalhou com isso, eles não possuem culpa alguma. Mesmo assim, é questionável você querer fazer isso, pois as leis que temos hoje, delimitam prescrições para crimes, vão ter que analisar muito bem para não aumentarem mais ainda o problema!

  • @Gatoquerdengo
    @Gatoquerdengo 7 месяцев назад

    *Professora de Português dando aula. E que aula!!!*
    *“Vamos conversar.*
    *Não sou homofóbica, transfóbica, gordofóbica.*
    *Eu sou professora de português.*
    *Eu estava explicando um conceito de português e fui chamada de desrespeitosa por isso.*
    *Eu estava explicando por que não faz diferença nenhuma mudar a vogal temática de substantivos e adjetivos pra ser "neutre".*
    *Em português, a vogal temática na maioria das vezes não define gênero. Gênero é definido pelo artigo que acompanha a palavra.*
    *Vou mostrar pra vocês:*
    *O motorista. Termina em A e não é feminino.*
    *O poeta. Termina em A e não é feminino.*
    *A ação, depressão, impressão, ficção. Todas as palavras que terminam em ação são femininas, embora terminem com O.*
    *Boa parte dos adjetivos da língua portuguesa podem ser tanto masculinos quanto femininos, independentemente da letra final: feliz, triste, alerta, inteligente, emocionante, livre, doente, especial, agradável, etc.*
    *Terminar uma palavra com E não faz com que ela seja neutra.*
    *A alface.* *Termina em E e é feminino.*
    *O elefante.* *Termina em E e é masculino.*
    *Como o gênero em português é determinado muito mais pelos artigos do que pelas vogais temáticas, se vocês querem uma língua neutra, precisam criar um artigo neutro, não encher um texto de X, @ e E.*
    *E, mesmo que fosse o caso, o português não aceita gênero neutro. Vocês teriam que mudar um idioma inteiro pra combater o "preconceito".*
    *Meu conselho é: em vez de insistir tanto na questão do gênero, entendam de uma vez por todas que gênero não existe, é uma coisa socialmente construída.*
    *O que existe é sexo.*
    *Entendam, em segundo lugar, que gênero linguístico, gênero literário, gênero musical, são coisas totalmente diferentes de "gênero".*
    *Não faz absolutamente diferença nenhuma mudar gêneros de palavras.*
    *Isso não torna o mundo mais acolhedor.*
    *E entendam em terceiro lugar, que vocês podiam tirar o dedo da tela e pararem de falar bobagem e se engajarem em algo que realmente fizesse a diferença para melhorar o mundo, ao invés de ficarem arrumando discussões sem sentido.*
    *Tenham atitude!* *(Palavra que termina em E e é feminina).*
    *E parem de ficar militando no sofá! (palavra que termina em A e é masculina).*
    *Quando me questionam porque sou de direita, esta é a explicação:*
    *"Quando um tipo de direita não gosta de armas, não as compra.*
    *Quando um tipo de esquerda não gosta de armas, quer proibi-las.*
    *Quando um tipo de direita é vegetariano, não come carne.*
    *Quando um tipo de esquerda é vegetariano, quer fazer campanha contra os produtos à base de proteínas animais.*
    *Quando um tipo de direita é homossexual, vive tranquilamente a sua vida.*
    *Quando um tipo de esquerda é homossexual, faz um auê e inventa que está sofrendo de homofobia.*
    *Quando um tipo de direita é ateu, não vai à igreja, nem à sinagoga, nem à mesquita.*
    *Quando um tipo de esquerda é ateu, quer que nenhuma alusão a Deus ou a uma religião seja feita na esfera pública.*
    *Quando a economia vai mal, o tipo de direita diz que é necessário arregaçar as mangas e trabalhar mais.*
    *Quando a economia vai mal, o tipo de esquerda diz que os “malvadões” dos patrões são os responsáveis e param o país.*
    *Tese final*:
    *Quando um tipo de direita lê este texto, ele ri, concorda que infelizmente é uma realidade e até compartilha.*
    *Quando um tipo de esquerda lê este texto, te insulta e te rotula de fascista, nazista, genocida, etc. .”*
    *Aula encerrada.*

  • @andrelaner2986
    @andrelaner2986 7 месяцев назад

    Que tal a BBC falar de toda a exploração das colônias inglesas, falar do furto de arte e história que abrigam em seus enormes museus e que exibem como troféus.

  • @mcdoguaruja4374
    @mcdoguaruja4374 7 месяцев назад +1

    Antigamente era normal a escravidão

  • @taysevilanovva913
    @taysevilanovva913 7 месяцев назад

    Falta do que fazer

  • @caiolemosttt
    @caiolemosttt 7 месяцев назад +7

    "não me responsabilizo pelo que fiz mas quero todos os privilégios que vieram das coisas que fiz"

  • @tulioduartec
    @tulioduartec 6 месяцев назад

    mil anos atrás e o povo problematizando agora

  • @TonioloFC
    @TonioloFC 6 месяцев назад

    Enquanto o povo fica perdendo tempo olhando para o passado pensando em reparação histórica.. existem paises investindo em tecnologia, educação, indústria evoluindo de vdd..

    • @usuariodoyoutubeoficial
      @usuariodoyoutubeoficial 6 месяцев назад

      Mas a gente precisa. Além do mais o povo do Brasil não sabe votar (nem todos mas praticamente todos) e o país não dá certo.

  • @Gildete257
    @Gildete257 7 месяцев назад +7

    Reparação justa, embora tardia.

    • @diegopanzariello4433
      @diegopanzariello4433 7 месяцев назад +1

      Sim,o estado Brasileiro demorou a indenizar negros e indigenas do Brasil.

  • @perenidadedasmudancas2160
    @perenidadedasmudancas2160 7 месяцев назад +5

    Os ultraconservadores espumam de ódio, E-EU-ADORO-ISSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • @Arthur_E
      @Arthur_E 7 месяцев назад +1

      A questão de discordar de uma ação dessas é o anacronismo de julgar atos do passado com uma visão de presente.
      Infelizmente ninguém está realmente preocupado em reparar nada e nem ninguém, uma instituição que assuma essa culpa por vontade propria nada mais está fazendo do que apenas uma mea culpa para parecer boazinha e utilizar isso como marketing e evitar que no futuro vire escândalo.

  • @alexsandroferreira7401
    @alexsandroferreira7401 7 месяцев назад +1

    Me diz algo que não sabemos!

  • @alsaigg
    @alsaigg 7 месяцев назад

    Queria saber se também vai ter vídeo sobre a relação da Inglaterra com a escravidão ou se vai ser só pra atacar estatais brasileiras

  • @VemproNorte
    @VemproNorte 7 месяцев назад

    Sou pentaneto da escravizada Laura, mas também hexaneto de um proprietário de escravizados. A reparação em si nunca vai apagar o passado, mas serve como justiça, ja que as instituições e os países exploradores de primeiro mundo estao bem hoje por conta deste "investimento" de longo prazo. Recentemente vi um video de uma senhora Portuguesa dizendo que ela não herdou nada com as mazelas portuguesas no Brasil, e que a familia dela não recebeu nada no presente. Mesmo assim, essa tragédia da escravidão serviu para reforçar a economia dos paises atuais no longo prazo, que talvez a população atual não tem consciência. Eu também descendo de índios e portugueses la em 1700 e pouco. Fazer a arvore genealógica nos dá um panorama de quem somos e da nossa contribuição da historia atual.

  • @peterlynch285
    @peterlynch285 7 месяцев назад +1

    Resumo do vídeo: Daqui a 200 anos uma empresa pode ser julgada por alguma coisa que é legal hoje, mas pode ser ilegal amanhã.

  • @luizcelestino7677
    @luizcelestino7677 7 месяцев назад

    O banco é de 1808... não precisa pesquisar pra saber de onde e pra onde ia o dinheiro

  • @eloatelesdesouza1673
    @eloatelesdesouza1673 7 месяцев назад

    Ah, sim, as próprias empresas teriam a iniciativa de reparar seus erros... Sei!

  • @user-ru1ph8wb9v
    @user-ru1ph8wb9v 7 месяцев назад +1

    "Tinha um rei. Tem sátrapas."
    "Tinha dinheiro. Tem dívidas."
    "Tinha justiça. Tem cambalachos de *toga*."
    "Tinha parlamento. Tem antessalas de fâmulos."
    "Tinha o respeito do estrangeiro. Tem *irrisão e desprezo*."
    "Tinha moralidade. Tem o impudor deslavado."
    "Tinha soberania. Tem *cônsules estrangeiros assessorando ministros*."
    "Tinha estadistas. Tem pegas."
    "Tinha vontade. Tem medo."
    "Tinha leis. Tem estado de sítio."
    "Tinha liberdade de impressa. Tem censura."
    "Tinha brio. Tem fome."
    "Era. Não é.” (Monteiro Lobato, 1918)
    Com essas palavras, escritas em 1918, passados apenas 29 anos da instauração da república, Monteiro Lobato dava conta de transpassar o clima de desesperança e corrupção geral que já assolavam de forma crítica a ordem política e social republicana. Em um curto período - argumenta o autor na crônica “A luz do baile” -, a república teria sido capaz de apagar toda uma tradição de liberdade política e moralidade pública que o Estado Imperial havia construído no decorrer de seus quase 70 anos de existência.
    Hoje, a república brazilera comemora os mais de 100 anos de idade. Mas historicamente, a “proclamação” da república não é uma efeméride que inspira grandes comemorações oficiais, desfiles militares, celebrações públicas... E não é por menos: com efeito, a história desse evento nada tem de libertadora, bela ou emocionante - nada nela é digno de constar nos anais da História, senão como referência paradigmática de uma tragédia. No dia 15 de novembro de 1889, teve início uma quartelada que, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca em conluio com as elites escravagistas, acabou resultando na derrubada do regime imperial às primeiras horas do dia 16 de novembro, via golpe de Estado.
    Militares e governo vivenciavam então uma crise: altivos após uma gloriosa vitória na Guerra do Paraguai, o Exército se queixava do abandono do governo imperial, baixos soldos e a desmobilização das forças marcavam então o quadro. Majoritariamente fiel à Monarquia, porém inimigos do governo, os militares se ressentiam da situação. Foi nesse contexto que um grupo de republicanos civis, aproveitando-se da situação, se encastelou entorno do então chefe do Exército, Marechal Deodoro da Fonseca, um militar monarquista, porém vaidoso e marcado por ressentimentos. No plano econômico, dava-se a transição do trabalho escravo para a mão de obra assalariada.
    A Monarquia, que galgara grande popularidade em virtude da Abolição, se viu, entretanto, desacreditada perante parcela da elite política, os ex-proprietários de escravos que tiveram sua reivindicação por indenização negada pela Coroa e se viram diretamente afetados pela Abolição. Se, por um lado, o envolvimento aberto da então Princesa Imperial com o movimento abolicionista, somado ao ato da Abolição, aproximou-a da opinião pública, das massas e da classe média, por outro induziu temores de parcela da elite política acerca de um Terceiro Reinado mais inclusivo, com a incorporação social dos libertos e, possivelmente, uma reforma agrária, afinal, na última Fala do Trono, ficara expressa a intenção de abrigar esses ex-escravos em terras à margem das estradas de ferro.
    Foi nesse contexto que, aproveitando a situação e a crise vivenciada entre governo e militares, um grupo de republicanos civis e militares golpistas, aliados a essa minoria oligárquico-escravocrata e encastelados em torno do chefe do Exército, prepararam o golpe. Nesse ínterim, uma sucessão de infortúnios e “fake news” acabaram lamentavelmente ceifando o futuro da Monarquia. Assim foi que, no dia 15 de novembro, o governo liberal do Visconde de Ouro Preto foi derrubado em função de um boato, circulado pelos republicanos civis, de que seu governo havia expedido uma ordem de prisão contra Deodoro. A falsa notícia acabou levando o Marechal a participar da quartelada. Ali, Deodoro ainda estava monarquista, tanto é que terminou o ato dando vivas ao Imperador. Outra “fake news”, porém, faria o Marechal virar a casaca. A falsa notícia de que o Imperador havia nomeado presidente do novo governo Silveira Martins, seu inimigo político no Rio Grande do Sul e pessoa com quem o Marechal disputara o amor de uma jovem, selou sua adesão à República.
    O Imperador, cansado, doente e por isso mesmo desligado da gravidade da situação, acabou não organizando nenhuma resistência. O povo, distante daquilo tudo, assistiu ao processo “bestializado”, conforme registrou o jornalista republicano Aristides Lobo. A república não era uma ideia popular: de 1870 até 1889 o Partido Republicano somara apenas três deputados na Câmara, e nas eleições de 1889, sequer conseguira eleger um candidato. Assim, com a discordância existente entre os próprios republicanos acerca do projeto de Estado a ser implantado, uma sucessão de medidas ditatoriais seguiu-se à instauração do regime: censura aos meios de comunicação, perseguição a opositores, abusos sociais...
    Outra sucessão de medidas desastrosas, que nos levaram a graves desajustes sociais, econômicos e políticos, marca desde então a história da república, em intenso contraste com a tradição de estabilidade, liberdade e moralidade legada pelo Império do Brasil. É patente a crise de representatividade: os brasileiros não estão nada satisfeitos com o seu regime. É claro que a implantação da república não explica todas as nossas mazelas sociais, políticas e econômicas. Mas ante toda a verdade trágica da data, ante todos os problemas implantados, aprofundados e não resolvidos pela república, a conclusão não pode ser outra: Nada há para comemorar...
    __________________________ Referências: BRASIL. Fala do Trono de 3 de maio de 1889. In: JAVARI, Barão de. Falas do Trono. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1889. p. 869-873. CARVALHO, José Murilo de. Dom Pedro II: ser ou não ser. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. CASTRO, Celso. A proclamação da República. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. LOBATO, Monteiro. A luz do baile. Revista Brasil, São Paulo, ano III, v. IX, n. 36, dez. 1918. SILVA, Eduardo. As camélias do Leblon e a abolição da escravatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. VILLA, Marco Antonio. A queda do Império: os últimos momentos da Monarquia no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.

  • @victormiranda2984
    @victormiranda2984 7 месяцев назад +8

    escravidão não era crime, logo n tem como culpar ngm...