Nossa, que emocionante. Eu que fiz as sintonias dessas 51 antenas e toda a parte de cabeamento eletroeletrônico desse sítio, uma satisfação imensa de ver que está tudo funcionando perfeitamente... Confesso que deu muito trabalho, "muitos ataques de Quero-Quero kkk, mas valeu muito a pena. Muito bom relembrar desse local, Grande abraço, Fernando e Aero, sempre com ótimos conteúdos!
Aí sim, que da hora! Me tira uma dúvida, você sabe dizer se esse VOR precisa ficar perto do aeroporto? Por exemplo este de Sorocaba fica próximo ao aeroporto?
Nos anos 90 eu trabalhava em Tefé AM, e os pilotos da TABA reclamando da ausência se sinal VOR diziam que VOR na Amazônia significava Vendo O Rio, pois era mais fácil usar o Rio Amazonas como referência.
Sensacional o vídeo! Quando fiz o curso de PP os professores brincavam que voar VOR, significava Voar Olhando as Rodovias Kkkkkkk. Obrigado por mais uma aula!!
Caramba... Trabalhei com manutenção de instrumentos de aeronaves (inclusive indicadores de VOR) e, por incrível que pareça, nunca tinha visto uma antena dessas! Muito show!
Isso mostra o perigo do nosso Brasil, as pessoas trabalham em coisas que nem conhecem totalmente, daí dá as cag4ads, deveria por interesse ter ido conhecer por conta própria se fosse um bom profissional
@@darkedlanding5050 Caso vc não saiba a aviação é tão grandiosa q ninguém no planeta sabe por completo , quer dizer q um mecânico de carros consegue fazer um carro?
@@darkedlanding5050 Nunca vi um comentário mais imb3cil que esse... João descreveu bem aí, a sua incapacidade de discernir o que realmente foi dito pelo colega. Mané' demaissssss
Quem é das antigas é que deve ter adorado esse vídeo assim como eu. Hoje, os nutelas confiam mais no gps. Assim se navegava antigamente, sintonizando os VORs pelo mundo afora. As saídas aqui em Recife emram justamente saindo numa radial, a 053° pra quem ia pra Europa. Por isso era bem comum depois de decolarem, passar curvando aqui em cima de casa. Hoje com as SID e as Stars, passar por aqui por cima é mosca branca.
Todos seus vídeos são de extrema qualidade e traz conteúdo importante. Trabalhei com Telecom e Radiocomunicação, confesso que nunca vi uma antena de VOR. Gostei demais desse tipo de vídeo em seu canal!
NA ÉPOCA, DOS AVIÕES DC3,CURTIS COMMANDER,E OUTROS TINHA UMA ANTENA DESSAS,NA AV.WASHINGTON LUIZ,COMO PONTO DE REFERENCIA,PARA POUSAR NO AEROPORTO DE CONGONHAS.
Que massa, essa parte de telecom para aviação é muito interessante, lembrei dos nossos sites que eram da Thales, equipamento nível militar... Muito bacana! E pensar que muito disso foi criado por motivos óbvios na segunda guerra mundial...
11:56 ...pelo estado da estrada de acesso de um V.O.R. que achei na interligação da Imigrantes e postei no meu canal, parece que as manutenções não são feitas mensalmente, pelo contrário, dá a impressão que aquele local está abandonado.
Cada coisa que a gente aprende sobre aviação e cada detalhe que tu fica pensando e muita gente cuidando de um avião que esta lá em cima ! Impressionante !
É incrível como eletrônica dos anos 80-90 é confiável, a gente acha que esses equipamentos são super tecnológicos mas no minuto 10:29 da pra ver claramente um processador AMD que parece ser um 386 do final da década de 80 e na placa na parte de cima esta escrito Thales (uma fabricante de aviônicos francesa) e escrito também LC CPU ou seja é mesmo uma placa de controle. O processador esta encaixado num slot e ao redor dele da pra ver os CI de memória cache e na placa ao lado desse slot a gente tem duas memórias EEPROM que é onde deve estar gravado o código do sistema que controla essa placa. Muito obrigado Fernando por mostrar isso, é incrível ver essa eletrônica ainda em uso e numa função tão importante, eu que gosto demais disso chega ate ficar emocionado, valeu mesmo.
Muito bem observado. Tive que rever esse ponto do vídeo. É uma CPU AMD e duas EEPROM bem antigas. Como vc comentou é uma plataforma "antiga" mas com alta confiabilidade. Eu as vezes vejo controladores industriais com 80C51 e EPROM família 27XX, componentes robustos. Abraço.
@@JoseAntonio-rc7kg Sim, são equipamentos pra aplicações extremas e muito confiáveis. Isso pq eu não falei sobre as chips memórias RAM que da pra ver a esquerda do processador e que provavelmente deve ser do tipo EDO-RAM e do que parecem ser 4 co-processadores aritméticos do lado direito que são provavelmente um 387 ao redor do processador (posso estar errado, esses eu não tenho certeza). Não falei isso no comentário original pq achei que eu ia parecer muito nerd. kkkkkkkk Mas agora continuando nessa linha de eletrônica antiga, os ônibus espaciais ate serem aposentados pela NASA usavam como processadores principais os mesmos 386 que a gente viu nessa estação, o telescópio espacial Hubble ate hj em pleno funcionamento e que esses dias fez uma foto da possível estrela mais antiga ate agora encontrada usa ainda processadores 486. Esse ultimo hover que a NASA mandou pra Marte que chegou lá no começo do ano passado a eletrônica dele é mais "recente", ele usa um processador de arquitetura RISC o famoso Motorola PowerPC de incríveis 450Mhz produzido no ano de 1997 os mesmos processadores que equipavam os primeiros iMacs. Muito legal saber que esses componentes ainda hoje equipam e fazem funcionar equipamentos tão importantes e vitais.
Os Airbus A330 da Air France eram equipados com os tubos de pitot da Thales e de outra empresa que não lembro o nome. Inclusive, foi um dos tubos de pitot que Thales que congelaram no voo AF447, minutos antes da aeronave cair no Atlântico, em 2009.
@@Acesar2012 tks pelo complemento do seu comentário, eu desconhecia o uso dessas CPU nos equipamentos da NASA. Já que a programação é em baixo nível o processamento é muito rápido e confiável. E sem essa de nerd, ocasionalmente recebo esse rótulo kkk.
Sim onde se necessita de confiabilidade sempre serão utilizados processadores e componentes já conhecidos e com todos os "bugs" resolvidos ou isolados. Quando trabalhei na Tarus Eletrônica no final dos anos 80nos processadores de 16 bits já estavam começando nos PCs e já tínhamos as especificações dos 32 bits mas nos equipamentos que fazíamos para marinha era com o confiável e conhecido Z80 da Zilog.
Caraca, a aviação é um negócio MONSTRO!!!! Fazendo uma analogia é como se fosse uma cidade/sociedade, se é que você me entende. Algo grande, complexo onde as engrenagens precisam funcionar em harmonia para tudo dar certo.
Trabalho em SBAT sempre quando alguém pergunta o que é a antena eu brinco dizendo que é onde pousam os discos voadores. muito boa explicação, parabéns.
Parabéns. Mesmo não entendendo nada de aviação fiquei mto sastifeito com suas explicações sob as redundâncias é segurança do sistema. Sucesso pra vc . Abraço.
👏👏👏👏👏 Nossa!! Que aula!! Quanto conhecimento! Meu filho é um apaixonado por aviões e apresentou a mim, seu canal e o do Lito. Hoje, quando vejo um avião, enxergo muito além dele. Graças à voces que são incríveis!! Deus os abençoe! 🤗
Legal esta materia, bem informativa. Lembro que anos atraz fiz um voo de Bi Motor de Foz do Iguaçu ate Blumenau e sentado ao lado do piloto, fiz o trabalho de aeronavegação pelos radios VOR. Foi muito legal. Valeu
Ótimo conteúdo!! pena que logo isso irá acabar... Sou simuleiro e a melhor navegação é a raiz VOR DME.. infelizmente já estão começando a tirar os procedimentos de chegada/saída.. mantendo apenas os RNAV...
Fernando, tem uma antena dessa no final da minha rua, sempre tive curiosidade por causa do formato dela, apesar de saber que era algo sobre aviação, pois minha rua fica na final da 27 do Gru em Bonsucesso. Muito bom o vídeo
Excelente e competente explicação. Perfeita a ilustração do farol alertando um navio. Afinal luz e radiofrequência são ondas eletromagnéticas, mas, quando você fez a comparação o entendimento foi facilitado pois utilizou de subsunçores
Só o Aero sobe um conteúdo nesse nível. Parabéns Fernando, mais uma vez mostrando os bastidores da nossa aviação com excelência. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏✈️🛩🛫🛬🚁✈️🛩🛫🛬🚁
Muito obrigado!!!! Eu passo sempre perto de um VOR em Guarulhos e não sabia que tipo se antena era, apenas sabia que era para a aviação!!!! Excelente vídeo
Ótima matéria, altamente técnica, muito elucidativa, muito interessante. Parabéns, sempre que puder fazer essas matérias da parte técnica, acho super interessante.
Sempre q na interligação da Imigrantes e Anchieta via antena VOR não sabia o q era. Ali antenas laranjas e não brancas. Parecia algo até espacial. Muito legal.
OLÁ FERNANDO, TUDO BEM, MUITO SHOW MESMO, FUI JÁ ANTENISTA NOS ANOS 80 A 90, MAS NUNCA TINHA VISTO UMA DESSA, VOR, NA NAVEGAÇÃO AEREA SE USA MUITO, MAS NÃO TINHA NOÇÃO DE COMO SERIA, SOU MUITO FASCINADO POR TELECOMUNICAÇÕES, PARABÉNS PELO VÍDEO, GOSTEI DESSA CAMISETA DO ALFABETO FONÉTICO, QUANTO ESTA CUSTANDO UMA DESSA, GRANDE ABRAÇO.
Beleza Fernando. Ouço falar em antena de navegação mas desconhecia, maravilhosa informação. Muita informação e aprendizado até pilotar um avião comercial...imagine de bombardeio.😊
Juntando o trabalho dos abnegados profissionais, de todos os tipos de informações, como esta, mais a possibilidade de publicá-las na internet, a grande maioria da população brasileira continua tendo a oportunidade de sair da escuridão do desconhecimento. Não sou do ramo, mas como curioso e sempre buscando fazer um upgrade sobre o desconhecido, este é um vídeo imperdível. É pena que existe a possibilidade de alguém querer dar um freio na internet, talvez alegando "segredos de guerra". Parabéns para o Aero Por Trás da Aviação. ✈✈✈
Excelente! Achei apenas que faltou uma explicação um pouco mais detalhada sobre as indicações nos instrumentos que captam estes sinais na cabine e como é a leitura que se faz destas indicações. Gostaria muito de ver outros vídeos semelhantes, com os demais equipamentos de auxílio à navegação (tanto em terra quanto a bordo). Obrigado por esta publicação!
Nossa, que emocionante. Eu que fiz as sintonias dessas 51 antenas e toda a parte de cabeamento eletroeletrônico desse sítio, uma satisfação imensa de ver que está tudo funcionando perfeitamente... Confesso que deu muito trabalho, "muitos ataques de Quero-Quero kkk, mas valeu muito a pena. Muito bom relembrar desse local, Grande abraço, Fernando e Aero, sempre com ótimos conteúdos!
E onde se localiza essa antena?
Sorocaba
Massa. Parabéns. Agora com a antena os quero-queros não vão mais atacar ninguém. Cada um vai pegar um rumo. Saudações.
@@marcelortfontenelle3081 Haha, sensacional!
Aí sim, que da hora! Me tira uma dúvida, você sabe dizer se esse VOR precisa ficar perto do aeroporto? Por exemplo este de Sorocaba fica próximo ao aeroporto?
Mostrou um VOR com detalhes fantásticos...
Isso não se vê em programas de documentários, só no Aero mesmo KKK
Parabéns, parabéns e parabéns!!!
Nos anos 90 eu trabalhava em Tefé AM, e os pilotos da TABA reclamando da ausência se sinal VOR diziam que VOR na Amazônia significava Vendo O Rio, pois era mais fácil usar o Rio Amazonas como referência.
Transporte aéreo da bacia amazônica.
Show, trabalhei lá no início dos anos 2000. Acho que lá agora está com um DVOR
@@jnoare dvor agora deve ser difícil ver o Rio.😁
😆😆😆😆😆🤘
Que demais. Por aí se ver o quão grande e segura é a aviação.
Parabéns pelo conteúdo.
O Fernando sempre com uma carta na manga sempre nos supreedendo, parabéns Fernando!!👏
Sensacional o vídeo! Quando fiz o curso de PP os professores brincavam que voar VOR, significava Voar Olhando as Rodovias Kkkkkkk. Obrigado por mais uma aula!!
Caramba... Trabalhei com manutenção de instrumentos de aeronaves (inclusive indicadores de VOR) e, por incrível que pareça, nunca tinha visto uma antena dessas! Muito show!
Isso mostra o perigo do nosso Brasil, as pessoas trabalham em coisas que nem conhecem totalmente, daí dá as cag4ads, deveria por interesse ter ido conhecer por conta própria se fosse um bom profissional
@@darkedlanding5050 Caso vc não saiba a aviação é tão grandiosa q ninguém no planeta sabe por completo , quer dizer q um mecânico de carros consegue fazer um carro?
@@darkedlanding5050 Nunca vi um comentário mais imb3cil que esse... João descreveu bem aí, a sua incapacidade de discernir o que realmente foi dito pelo colega. Mané' demaissssss
@@JoaoMarceloDA Mandou bem
@@darkedlanding5050 vendo seu comentário eu constato o estrago da educação paulofreiriana que ferrou uma geração inteira......
Quem é das antigas é que deve ter adorado esse vídeo assim como eu. Hoje, os nutelas confiam mais no gps. Assim se navegava antigamente, sintonizando os VORs pelo mundo afora. As saídas aqui em Recife emram justamente saindo numa radial, a 053° pra quem ia pra Europa. Por isso era bem comum depois de decolarem, passar curvando aqui em cima de casa. Hoje com as SID e as Stars, passar por aqui por cima é mosca branca.
Sou radioamador gosto muito de escutar frequência de HF em aviação fale sobre essas antenas amigo forte abraço.
Sempre esperei por esse vídeo no Aero. Quando for possível mostre as antenas de Localizer e Glideslope do sistema ILS
Boa!
up
up
Muito top esse vídeo!
Sempre fico na duvida se essa antena GCQG+4QC São Paulo, SP é de um desses sistemas
Quando usamos aviões, para nossos deslocamentos, não tínhamos noção de toda estrutura por trás. Parabéns pela explanação e esclarecimento.
Todos seus vídeos são de extrema qualidade e traz conteúdo importante. Trabalhei com Telecom e Radiocomunicação, confesso que nunca vi uma antena de VOR. Gostei demais desse tipo de vídeo em seu canal!
NA ÉPOCA, DOS AVIÕES DC3,CURTIS COMMANDER,E OUTROS TINHA UMA ANTENA DESSAS,NA AV.WASHINGTON LUIZ,COMO PONTO DE REFERENCIA,PARA POUSAR NO AEROPORTO DE CONGONHAS.
Muita informação...otima analise...no Brasil é um pais bem tecnológico
A aviação tem realmente muita coisa. Obrigado Fernando por cada vez nos mostrar mais coisas da aviação.
Muito legal a explicação do funcionamento da antena. Seu canal está de parabéns. Abraço!!
Que massa, essa parte de telecom para aviação é muito interessante, lembrei dos nossos sites que eram da Thales, equipamento nível militar... Muito bacana! E pensar que muito disso foi criado por motivos óbvios na segunda guerra mundial...
11:56 ...pelo estado da estrada de acesso de um V.O.R. que achei na interligação da Imigrantes e postei no meu canal, parece que as manutenções não são feitas mensalmente, pelo contrário, dá a impressão que aquele local está abandonado.
exelente explicação ! parabens ao Aero parabens ao DCEA
Mais um SHOW de informação ... Confesso que me perguntei várias vezes sobre a utilidade deste equipamento. Obrigado Fernando
Cada coisa que a gente aprende sobre aviação e cada detalhe que tu fica pensando e muita gente cuidando de um avião que esta lá em cima !
Impressionante !
Muito interessante essa parte das antenas, e o Garoto sempre didático e bem focado no trabalho, parabéns!!!
É incrível como eletrônica dos anos 80-90 é confiável, a gente acha que esses equipamentos são super tecnológicos mas no minuto 10:29 da pra ver claramente um processador AMD que parece ser um 386 do final da década de 80 e na placa na parte de cima esta escrito Thales (uma fabricante de aviônicos francesa) e escrito também LC CPU ou seja é mesmo uma placa de controle. O processador esta encaixado num slot e ao redor dele da pra ver os CI de memória cache e na placa ao lado desse slot a gente tem duas memórias EEPROM que é onde deve estar gravado o código do sistema que controla essa placa. Muito obrigado Fernando por mostrar isso, é incrível ver essa eletrônica ainda em uso e numa função tão importante, eu que gosto demais disso chega ate ficar emocionado, valeu mesmo.
Muito bem observado. Tive que rever esse ponto do vídeo. É uma CPU AMD e duas EEPROM bem antigas. Como vc comentou é uma plataforma "antiga" mas com alta confiabilidade. Eu as vezes vejo controladores industriais com 80C51 e EPROM família 27XX, componentes robustos.
Abraço.
@@JoseAntonio-rc7kg Sim, são equipamentos pra aplicações extremas e muito confiáveis. Isso pq eu não falei sobre as chips memórias RAM que da pra ver a esquerda do processador e que provavelmente deve ser do tipo EDO-RAM e do que parecem ser 4 co-processadores aritméticos do lado direito que são provavelmente um 387 ao redor do processador (posso estar errado, esses eu não tenho certeza). Não falei isso no comentário original pq achei que eu ia parecer muito nerd. kkkkkkkk
Mas agora continuando nessa linha de eletrônica antiga, os ônibus espaciais ate serem aposentados pela NASA usavam como processadores principais os mesmos 386 que a gente viu nessa estação, o telescópio espacial Hubble ate hj em pleno funcionamento e que esses dias fez uma foto da possível estrela mais antiga ate agora encontrada usa ainda processadores 486. Esse ultimo hover que a NASA mandou pra Marte que chegou lá no começo do ano passado a eletrônica dele é mais "recente", ele usa um processador de arquitetura RISC o famoso Motorola PowerPC de incríveis 450Mhz produzido no ano de 1997 os mesmos processadores que equipavam os primeiros iMacs. Muito legal saber que esses componentes ainda hoje equipam e fazem funcionar equipamentos tão importantes e vitais.
Os Airbus A330 da Air France eram equipados com os tubos de pitot da Thales e de outra empresa que não lembro o nome. Inclusive, foi um dos tubos de pitot que Thales que congelaram no voo AF447, minutos antes da aeronave cair no Atlântico, em 2009.
@@Acesar2012 tks pelo complemento do seu comentário, eu desconhecia o uso dessas CPU nos equipamentos da NASA. Já que a programação é em baixo nível o processamento é muito rápido e confiável.
E sem essa de nerd, ocasionalmente recebo esse rótulo kkk.
Sim onde se necessita de confiabilidade sempre serão utilizados processadores e componentes já conhecidos e com todos os "bugs" resolvidos ou isolados. Quando trabalhei na Tarus Eletrônica no final dos anos 80nos processadores de 16 bits já estavam começando nos PCs e já tínhamos as especificações dos 32 bits mas nos equipamentos que fazíamos para marinha era com o confiável e conhecido Z80 da Zilog.
Que aula amigos, que aula! 👏👏👏
Muito interessante. São coisas que as pessoas que voam nem imagina que existem. Obrigado por mostrar
Melhor canal de aviação, pois esse canal é 100% fiel nas informações!!!
E quem sabe isto fossem também na imprensa popular como também no estado brasileiro?
Canal Mobiurbana SBCY CGB airport Cuiabá 🇧🇷
Caraca, a aviação é um negócio MONSTRO!!!! Fazendo uma analogia é como se fosse uma cidade/sociedade, se é que você me entende. Algo grande, complexo onde as engrenagens precisam funcionar em harmonia para tudo dar certo.
Sou radioamador e amei este vídeo. Show!
Trabalho em SBAT sempre quando alguém pergunta o que é a antena eu brinco dizendo que é onde pousam os discos voadores. muito boa explicação, parabéns.
Que vídeo maravilhoso, sempre ouvia sobre o VOR mas só agora entendi bem o seu propósito e funcionamento. Parabéns!
Trabalho com TELCOM há mais de 30 anos e também nunca tinha visto essa antena. Show de bola.
Parabéns. Mesmo não entendendo nada de aviação fiquei mto sastifeito com suas explicações sob as redundâncias é segurança do sistema. Sucesso pra vc . Abraço.
Hummmm agora eu sei o que é RADIAL, eu ouço muito essa palavra entre os controladores e pilotos no meu vhf caseiro...
Obrigado Fernando 👏👏👏...
Finalmente um programa tirou todas as minhas dúvidas sobre essa antena....magnífico. Obrigado Aero.
👏👏👏👏👏
Nossa!!
Que aula!!
Quanto conhecimento!
Meu filho é um apaixonado por aviões e apresentou a mim, seu canal e o do Lito.
Hoje, quando vejo um avião, enxergo muito além dele.
Graças à voces que são incríveis!!
Deus os abençoe!
🤗
Fantástico. Faça um vídeo também nos radares de Petrópolis (APP RJ), por obséquio. Fernando sempre dando seu show particular!
Muito interessante!!
Estudei antenas no curso técnico, mas essas eu não conhecia.
Obrigado!
Legal esta materia, bem informativa. Lembro que anos atraz fiz um voo de Bi Motor de Foz do Iguaçu ate Blumenau e sentado ao lado do piloto, fiz o trabalho de aeronavegação pelos radios VOR. Foi muito legal. Valeu
Muito bom! Obrigado pela explicação!! Keep up the good work!!!! 👏👏👏👏
Ótimo conteúdo!! pena que logo isso irá acabar... Sou simuleiro e a melhor navegação é a raiz VOR DME.. infelizmente já estão começando a tirar os procedimentos de chegada/saída.. mantendo apenas os RNAV...
Fernando, tem uma antena dessa no final da minha rua, sempre tive curiosidade por causa do formato dela, apesar de saber que era algo sobre aviação, pois minha rua fica na final da 27 do Gru em Bonsucesso. Muito bom o vídeo
Sou um dos mantenedores desse sistema, o vídeo ficou excelente
Sensacional! Essa é nossa... 📡😜 Parabéns pela matéria 👏👏👏
Melhor aplicação de coordenadas polares que já vi. Quem já estudou Cálculo, vai entender rsrs
Excelente e competente explicação. Perfeita a ilustração do farol alertando um navio. Afinal luz e radiofrequência são ondas eletromagnéticas, mas, quando você fez a comparação o entendimento foi facilitado pois utilizou de subsunçores
Só o Aero sobe um conteúdo nesse nível. Parabéns Fernando, mais uma vez mostrando os bastidores da nossa aviação com excelência. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏✈️🛩🛫🛬🚁✈️🛩🛫🛬🚁
Que rico conteúdo!!
Super parabéns pra toda equipe!
Produção, roteiro, edição... Tudo!
Muito obrigado!!!! Eu passo sempre perto de um VOR em Guarulhos e não sabia que tipo se antena era, apenas sabia que era para a aviação!!!! Excelente vídeo
Quero parabenizar o seu excelente desempenho, na explanação de um tema bem complexo, que você esbanjou conhecimento.
Cara, que video excelente.
Parabéns pela didática!
Quando eu consertava rádios, no AM , em alguns aparelhos eu conseguia captar um sinal em Código Morse de BH.
Como sempre, vc saber ser técnico com explicações precisas. Meus parabéns
Achei interessante a redundância que circunda todo o sistema, tudo muito bem pensando para não ocorrer falhas. Vídeo muito bom, Fernando.
Abraços.
Animal Fernando sempre quis entender esse lance de VOR! Agora queremos saber como é o do ILS!
Ótima matéria, altamente técnica, muito elucidativa, muito interessante. Parabéns, sempre que puder fazer essas matérias da parte técnica, acho super interessante.
Que aula hein. Fernando sempre com conteúdo de qualidade. Obrigado pela dedicação
sempre quis saber como um vor funcionava. obrigado!! por mais vídeos como este, que mostram como os equipamentos da aviação de fato funcionam
Sempre q na interligação da Imigrantes e Anchieta via antena VOR não sabia o q era. Ali antenas laranjas e não brancas.
Parecia algo até espacial.
Muito legal.
Finalmente saiu esse vídeo, dei essa sugestão faz algum tempo porém não sei se vcs viu
Explicações simples, claras e objetivas. Parabéns!!
Bom dia. Cada dia aumenta o meu conhecimento neste canal. Parabéns.
Paarabens pela explicações de Porto Portugal
A cada vídeo, mais ensinamentos e curiosidades esclarecidas.
PARABÉNS PELO SEU TRABALHO E QUE DEUS TE ABENÇOE sempre Itamonte MG
OLÁ FERNANDO, TUDO BEM, MUITO SHOW MESMO, FUI JÁ ANTENISTA NOS ANOS 80 A 90, MAS NUNCA TINHA VISTO UMA DESSA, VOR, NA NAVEGAÇÃO AEREA SE USA MUITO, MAS NÃO TINHA NOÇÃO DE COMO SERIA, SOU MUITO FASCINADO POR TELECOMUNICAÇÕES, PARABÉNS PELO VÍDEO, GOSTEI DESSA CAMISETA DO ALFABETO FONÉTICO, QUANTO ESTA CUSTANDO UMA DESSA, GRANDE ABRAÇO.
Parabéns pela aula.👏👏
Obrigado Fred 😃
Excelentes abordagens sempre atuais!
Sempre aprendendo , amei.❤️
Valeu cara!!!
Beleza Fernando. Ouço falar em antena de navegação mas desconhecia, maravilhosa informação. Muita informação e aprendizado até pilotar um avião comercial...imagine de bombardeio.😊
Show de informações
Tamo junto abraço Fernando
Top Gostei SHOW de bola
Cara eu sempre passei por uma antena dessas, fica aqui coladinho ao GIG. Excelente explicação... Você é o melhor.. parabéns.
Obrigado, uma boa e simples explicação
Juntando o trabalho dos abnegados profissionais, de todos os tipos de informações, como esta, mais a possibilidade de publicá-las na internet, a grande maioria da população brasileira continua tendo a oportunidade de sair da escuridão do desconhecimento. Não sou do ramo, mas como curioso e sempre buscando fazer um upgrade sobre o desconhecido, este é um vídeo imperdível. É pena que existe a possibilidade de alguém querer dar um freio na internet, talvez alegando "segredos de guerra". Parabéns para o Aero Por Trás da Aviação. ✈✈✈
Fernando, já aconteceu de ventos fortes destruirem essas antenas? E se isso acontecer, os aviões se perdem por isso?
Muito legal. Voei sobre uma antena de VOR no RS, se não me engano em Santa Cruz do Sul
Tem uma antena como essa aqui no município de barra do Piraí nas bifurcações das RJ 137,145 É BR 393
Parabéns pela explicação.
Parabéns pelo vídeo! Uma verdadeira aula! 👏👏👏👏
Conteúdo de primeira. Obrigado.
Parabéns Sempre.
VÍDEO SENSACIONAL!!!!!!
Por favor qdo puder faça uma matéria sobre as antenas dos NDB (Non-Directional Beacon).
Abraços
Eu achei muito show o vídeo. Mostra sim outros equipamentos, tipo radar.
Muito bom!
Foi uma excelente aula.
Traga mais temas como este para nós.
Excelente! Achei apenas que faltou uma explicação um pouco mais detalhada sobre as indicações nos instrumentos que captam estes sinais na cabine e como é a leitura que se faz destas indicações. Gostaria muito de ver outros vídeos semelhantes, com os demais equipamentos de auxílio à navegação (tanto em terra quanto a bordo). Obrigado por esta publicação!
Muito interessante eu sou rádio amador e tudo sobre antenas e rádio frequência me interessa e como funciona também, parabéns pelo canal 73,...
Que aparelho vc opera? Acho o assunto muito interessante também
@@hunter100ful Px faixa do Cidadão e yaesu FT 840 ALL band
Oiiii meu querido professor,,. Cheguei chegando pra assistir suas aulas tô aprendendo muito contigo ,,,,,. Amo a aviação ,,,. Abraços
FORMIDÁVEL. DEI LIKE.
Parabéns !!!!!!!
Seus vídeos têm produção esmerada , alta qualidade .
BRAVO ZULU!!!!!
Valeu abraço!
Parabéns Fernando ! Aula de Comunicação aérea.
Amigo é muito prazeroso assistir seus videos..tem maravilhosos conteúdos e vc é muito inteligente para nos informar de cada detalhes
Excelente, borboleta. Parabéns.
Muito bom. Seria interessante ver as outras tbm se possível.
FERNANDÃO Você manja tudo ,muito legal a avaliação é fantástica. PARABÉNS PELO SEU TRABALHO SUCESSOS ...
Melhor canal do brasilll
Tinha que ter como dar like em dobro um pelo vídeo que é certo na qualidade e outro pela jogada de chinelo
comenta sobre as antenas marcadores
Sensacional.