POR QUE a Mecânica Quântica NÃO PODE explicar a GRAVIDADE?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 23 авг 2024

Комментарии • 342

  • @matematizei
    @matematizei  Год назад +30

    Sejam bem vindos, espero que gostem do conteúdo... Passando pra avisar que leio todos os comentários...Só não consigo responder a todos. O áudio ficou ruim mesmo, infelizmente meu microfone pifou e tive que usar um reserva, problema esse já resolvido 😊

    • @felipesb2
      @felipesb2 Год назад +2

      Ta ótimo, deu praouvir perfeitamente. Tem gente que é sommelier, mas o que importa mesmo é o conteúdo

    • @matematizei
      @matematizei  Год назад +2

      @@felipesb2 bem vindo, obrigada pela dicaaaaaaaa...

    • @AnarcoBolsonarismo
      @AnarcoBolsonarismo Год назад +1

      Sua voz ficou só no fone esquerda

    • @kalangoazulTV5403
      @kalangoazulTV5403 Год назад +1

      Ficou ruim não, ficou mudo mesmo , só consegui ouvir a música de fundo ....

    • @thalesalmeida1090
      @thalesalmeida1090 Год назад +1

      ​@@felipesb2não vá pela cabeça dele, se você combinar o seu conteúdo de alta qualidade a uma edição de boa qualidade, tem tudo pro seu canal bombar. O mais difícil você já tem, que é o conhecimento

  • @rodolfosn2338
    @rodolfosn2338 11 месяцев назад +5

    Primeiro canal de divulgação científica que assisto que não dá a explicação mais simples possível para quem é completamente iniciante. Confesso que as vezes tenho que voltar e ouvir de novo algumas partes, mas não se engane, isso é ótimo! Significa que estou aprendendo coisas novas. Tenho um pedido a fazer: alguns efeitos sonoros estão ficando mais altos que a sua voz, tente cuidar um pouco mais essa parte. Fora isso, tudo fantástico, já me inscrevi para acompanhar. ❤

  • @strhasegawa7808
    @strhasegawa7808 Год назад +3

    Achei a explicação muito boa. O canal do RUclips que explica melhor os fenômenos físicos, na minha opinião, é ciência todo dia.
    A gravidade é um mistério. As leis de Newton são válidas para quase todos os planetas, menos mercúrio. As leis de Einstein são válidas para todos os planetas, mas tem limitações. Precisamos de mais teorias para explicar completamente a natureza da gravidade.

  • @antoniocamargo9119
    @antoniocamargo9119 Год назад +14

    Sou médico por vocação e pesquisador aposentado da USP. Desde 1957 sou apaixonado pela física. Nunca integrei tão bem o conhecimento da física clássica com a física quântica como consegui assistindo seu vídeo. Parabéns. Gostaria de ouvir a explicação para aquilo que eu aprendi e que não mais se aplica, como "CAMPO" gravitacional.

    • @arkboy9243
      @arkboy9243 Год назад

      Parabéns pela carreira, sou jovem e almejo um dia ter sucesso academico que nem você

    • @humanidadeparalela4572
      @humanidadeparalela4572 Год назад

      Gravidade nunca existiu.

    • @user-li1hw6fx2n
      @user-li1hw6fx2n 10 месяцев назад

      Por favor todo universo nus ajude através desta loira linda e inteligente ❤❤❤

    • @user-hz3ow8kf7c
      @user-hz3ow8kf7c 9 месяцев назад

      O campo gravitacional tem a mesma origem das outras forças: A força genésica que deu origem ao Universo.

  • @canalterapia6938
    @canalterapia6938 10 месяцев назад +2

    Cada vez mais admiro o CRIADOR do Universo com todas as suas leis Físicas e Quânticas!! MATEMATIZEI!!

  • @rodrigopinheiro2014
    @rodrigopinheiro2014 Год назад +7

    Sou formado em Matemática e nunca gostei muito de Física, tudo mudou quando eu fui obrigado a dar aulas de Física para uma 3ªserie do EM e tive que ensinar a Teoria da Relatividade, que eu não sabia nem para mim. Eu sempre gostei de Astronomia, mas quando fui obrigado a estudar a teoria e percebi a sua ligação com Universo, fui arrebatado. Parabéns pelo canal, eu já me inscrevi. Amei a sua didática, a clareza e a paixão com que você fala sobre o assunto.

    • @themaster5358
      @themaster5358 Год назад

      Mais como você consegue dar uma"aula" de um assunto que não conhece ?

    • @Sin-leqi-unnini
      @Sin-leqi-unnini Год назад

      @@themaster5358 Bem vindo à educação brasileira kkkkk

    • @matheusreis8442
      @matheusreis8442 10 месяцев назад

      ​@@themaster5358eu estava pensando exatamente sobre isso kkkkkk

  • @Insider33-kl6iq
    @Insider33-kl6iq Год назад +5

    Com a minha mente criativa e de leigo em matemática e física, acredito que a gravidade é algo como uma reação oposta as ondas EMR( eletromagnetismo radiante ), que emana de todas as partículas atômicas e subatomicas. Tudo no continnum espaço-tempo está constantemente emitindo e absorvendo fótons espontaneamente em todas as direções. Cada elemento emite e abosrve valores diferentes, os mais pesados emitiriam e absorveriam mais por terem mais energia, e os mais leve, menos. A medida que os elememtos pesados vão emitindo e absorvendo ondas eletromagnéticas(vulgo fótons), cria-se um raio ao redor do átomo na qual os fótons vão sendo emitidos e absorvidos, e assim para todos os átomos do mesmo elemento. Cada foton apenas pode ser emitido e absorvido apenas uma vez, e isso é um feedback constante que conecta as partículas umas as outras, átomo por átomo, elemento por elemento e disso se abrange a uma reação em cadeia. O acumulado disso, é a gravidade a nivel macro que distorce o espaço-tempo. A nivel micro, cada átomo faz uma leve distorção no tecido espaço-temporal, como gravidade quântica, mas a intensidade é desprezível. Por tanto, a própria gravidade a nível macro tem uma intensidade fraca, se comparada as outras forças. O princípio da incerteza de Heisenberg e a função de onda quântica pode demostrar esse processo quântico contínuo de ondas EMR dos átomos,
    Imagina que um corredor está parado, relativamente seu tempo passa mais rápido pois sua velocidade é zero. Isso entende que está em repouso, sua temperatura está ambiente, sua energia cinética e potencial elétrico está baixo, ele olha o espaço a sua frente e ele está normal, porque seu cone de referência está em equilíbrio, onde a parte a sua frente é a parte convexa do cone, de onde vem as ondas de probabilidades quânticas pelo princípio da incerteza e função de onda, os fótons são desdobrado um por um a medida que são absorvidos, e isso desdobra a o futuro ou passagem do tempo; o tempo passa a medida que se absorve os fotons. O lado côncavo do seu cone referencial, é onde existe a emissão dos fótons, e a medida que se emite, se desdobra para o tempo para o passado. *(Fluxo temporal alto equivale a passagem temporal mais lenta)* Para o foton, apenas existe o momento de agora, logo, cada absorção e emissão dentro do cone de referência do corredor parado equivale a passagem do tempo em equilíbrio com sua energia atual.
    E ele comçea a correr rápido, sua energia cinética, temperatura e potencial elétrico aumentam, e consequentemente, sua massa inercial também, seu centro de gravidade se inclina quase que horizontalmente e tem um aumento de peso, seu corpo agora tem mais energia, e ele passar emitir pro espaço-tempo dentro de seu raio mais fótons, seja na forma de energia cinética até calor corporal, ele está em alta entropia. Ele olha para frente e o espaço está mais estreito, isso mostra que seu cone referencial agora absorve mais fótons, fazendo seu fluxo de tempo ser alto(tempo passando mais devagar dentro de seu raio), distorce o espaço a sua frente conforme se movimenta. A sua trás, a parte côncava do seu cone referencial emite seus fotons, de modo que o espaço atrás se expanda em sus perspectiva, e também, de modo que a onda de probalilidde quântica(função de onda e princípio da incerteza) trabalhem no desdobramento de foton por foton, gerando a passsgem do tempo para o passado, também.
    Acredito também que vivemos em um espaço de 4 dimensões espaciais, e esta 4° dimensão, wue seria o hiperespaço, tem uma propriedade de por algum motivo, ter valores infintos. Isso parece dizer que ela tem altíssimos níveis de energia pura, e que ests dimensão e alguma forms, não e fragmentada ou "divisionada" por matéria, é como um campo de energia pura.
    Por milésimos de segundos, as partículas virtuais de altas energias(vulgo fótons virtuais) entram e saem de nossa existência, mas devido terem níveis energéticos abissais, eles não são estáveis em 3D, isso acontece a todo instante, dentro dos Quarks. Então, tais partículas virtuais de alta energia se formam a partir da energia da 4° dimensão espacial diretamente, e s propriedades desse tipo de energia e dimensão é desconhecida. O espaço seria em 4° dimensões espaciais, e esta é uma espécie de continnum na qual toda massa bariônica está conectada e sendo sustentada. Para controlar isso, teriamos que fazer algum efeito que estabilizasse as partículas virtuais de altas energia, para de alguma forma capturar todo esse potencial energético. E quem sabe, fazendo isso nos átomos, poderíamos controlar a luz da matéria, podendo controlar sua frequência e gerar ausência de gravidade( lembrando que o une os atomos não é a gravidade, mas sim a força forte e elétrica, a gravidade apenas se expresse a nível macro devido sua intensidade ser baixa ), logo, a matéria não se colapsaria ou emitiria radiação. Então basicamente, segundo essa teoria, controlando a emissão e a absorção de fótons na matéria, travaria esse constante feedback espontâneo, de modo que os átomos perdem suas propriedades gravitacionais a nível micro, e numa reação em cadeia, a nível macro também. A matéria deixaria de ter peso, seria algo como um campo superfluido e supercondutor.

    • @MenimeMils
      @MenimeMils 10 месяцев назад

      "Para controlar isso, teriamos que fazer algum efeito que estabilizasse as partículas virtuais de altas energia, para de alguma forma capturar todo esse potencial energético." isso já foi feito os cientistas ja conseguiram geral "luz a partir do nada" a partir do vácuo quântico. Se voce gerar um campo forte o bastante para mantê-las aqui no nosso espaço tempo por tempo suficiente elas deixam de ser virtuais e passam a ser "reais"

  • @ricardogianninicaldas3552
    @ricardogianninicaldas3552 6 месяцев назад

    Excelente professora, seu conteúdo ainda é mto complexo para leigos ou iniciantes, mas o maior destaque é a seriedade e o prazer q a Sra faz. Mtos divulgadores "cientificos" partiram para o sensacionalismo, esses dão mais importância ao engajamento do que à ciência. Parabéns!!!!!!

  • @bondjamesbond2032
    @bondjamesbond2032 Год назад +12

    Sua didática é EXCELENTE, professora!! Parabéns!

    • @matematizei
      @matematizei  Год назад +2

      Obrigada, seja bem vindo...

    • @alexdosanjossilva7701
      @alexdosanjossilva7701 Год назад

      Professora a água faz curva?
      70 % água nivelada, curvatura só com 📸👁🐟(e um globo?)
      Tem uns negacionista que ainda são capazes de invocar a deusa gravidade.

  • @Albert2009ify
    @Albert2009ify Год назад +7

    Acredito que o problema esteja justamente em considerar o espaço-tempo como contínuo. Num espaço tempo contínuo a gravidade é precisamente definida em cada ponto, violando o princípio da incerteza. Então voltando ao exemplo do "tecido" espaço-tempo, ao invés de pensá-lo assim, imaginemos o espaço tempo, como uma malha vazada, ou uma grade flexível, onde há espaço e não-espaço. Uma partícula pequeníssima como o elétron, por exemplo, neste espaço, teria probabilidades de gerar gravidade ou não. Se ele se localizar em áreas de espaço, gera gravidade, caso se localize em areas de não-espaço, então não geraria efeitos gravitacionais. Ao contrário de objetos macroscópicos, que por suas dimensões "gigantescas" sempre geraram efeito gravitacional sobre esta "grade" do espaço-tempo. Mas e os buracos negros? Neste caso, suas massas são tão grandes e em espaços tão pequenos que acabam rompendo esta "grade".

    • @matematizei
      @matematizei  Год назад +2

      Excelente explicação... simplificando bem é mais ou menos isso...

    • @alexandreribeiro8634
      @alexandreribeiro8634 Год назад +1

      Entendi ...um espaço - tempo descontínuo , no entanto, com certa interação ( uma rede como vc disse ...) !
      Isso pode significar que o espaço - tempo tem fraturas... o que podem ser resultado de uma expansão inicial super rápida : o que pode ter esticado e rasgado alguns trechos ( vazado ) do tecido ( rede ) do espaço - tempo !!!
      Obs : não seriam vazios esses espaços entre os tecidos da rede, mas poderiam ser a matéria escura , ou seja , " menos densa " , como uma espécie de cola elástica !

    • @matematizei
      @matematizei  Год назад +1

      @@alexandreribeiro8634 sob a ótica da física quântica o espaço nunca está "vazio" sempre tem algo lá, acredito que desvendando a matéria escura e energia escura estaremos muito perto da tão sonhada unificação...

    • @sidneimigueldossantossidne9426
      @sidneimigueldossantossidne9426 Год назад +3

      O elétron se LOCALIZAR em áreas de NÃO-ESPAÇO?????

    • @JUNIOKESLEY
      @JUNIOKESLEY Год назад +1

      @@sidneimigueldossantossidne9426 Não-Espaço realmente não é uma palavra adequada a se usar, mas entendi o ponto de vista dele ao se referir ao "Não-espaço"

  • @norbertofernandesdacruz574
    @norbertofernandesdacruz574 Год назад +2

    Esta foi a mais clara e sólida explicação que eu ouvi. Parabéns menina! 🎉👏🏽👏🏽

  • @jaimedemelo6905
    @jaimedemelo6905 Год назад +1

    Muito legal, e muito simpática. Sou aficionado por física desde criança. Por sua vez, como todos comentaram, a matemática em ambos os ramos é bastante complexa, todavia é sim de pleno domínio dos gênios que enfrentaram a questão da gravidade, de modo que se falharam nessa coadunação, concluo na verdade alguma percepção nossa da realidade está fundamentalmente errada. Pra resumir, conclui há muito atrás que a partícula fundamental - seja ela membrana, strings ou de qualquer outro formato, não é pacote de energia Inserido no tecido do espaço-tempo, mas pacote de energia potencial materializado a partir da "falha" no espaço tempo - como uma bolha (ou cordas etc) numa borracha. Penso que quando algum físico/matemático fizer essa correlação, se explicará a gravidade tanto do ponto de vista da mecânica quântico como da relatividade. Assim também, o campo gravitacional, a matéria escura, a dualidade do fotons etc, o colapso de onda, a cinergia eletromagnética etc.

  • @fazzadielle
    @fazzadielle Год назад +3

    Seu vídeo está um nível acima da maioria. Parabéns

  • @lazaraalvesdesouza9884
    @lazaraalvesdesouza9884 Год назад +3

    O universo é determinado, porém indeterminável

  • @joaoalbertocaracas3907
    @joaoalbertocaracas3907 7 месяцев назад +1

    Obrigado professora Andreza

  • @RenannRed
    @RenannRed Год назад +1

    Quantum Gravity Research & Resonance Science ja estão bem avançados nessa pesquisa.

  • @EltonDuoli
    @EltonDuoli Год назад +5

    Parabéns pela simpatia na abordagem de assunto tão delicado, você leva jeito para narrar de forma inteligente e com propriedade no assunto. Persista neste direcionamento e logo alcançará o pequeno time que promove conhecimento científico no RUclips.

  • @xfontoura
    @xfontoura Год назад +10

    INCRÍVEL ❤❤❤

  • @aloisiorosa3078
    @aloisiorosa3078 Год назад +3

    A melhor forma de ter uma previsão quântica é com uma cigana quântica! Vácuo, temperatura, rotação, movimento, velocidade, energia, matéria! Quando uma bomba atômica explode temos luz e calor e ondas! Sólido, líquido, plasma! Ondas gravitacionais é um somatório de coisas! Existe o espaço e existe o tempo! O modelo molecular é muito complexo mesmo! Um helicóptero si comporta diferente de uma mosca! A inércia é diferente!

  • @fcipreste1
    @fcipreste1 Год назад +13

    Acabei de descobrir seu canal...um achado! Parabéns pela qualidade!

  • @sergiobortolo1262
    @sergiobortolo1262 Год назад +1

    Adorei o vídeo! Não consegui deixar de pensar nas ondas gravitacionais, já que elas são ondas de choque no espaço-tempo. Minha esperança é que a Ciência consiga dar a elas o mesmo tratamento que se dá às ondas de luz, que consiga destrinchar toda a informação que elas carregam sobre o meio e sobre suas fontes. Outra coisa que me atrai é a Teoria de Cordas, mas a matemática envolvida parece magia pra mim. Quando começa a aparecer tensor, constante de Plank, aquele Phi, eu jogo a toalha. :>)

  • @user-vt5vm4xc4p
    @user-vt5vm4xc4p 11 месяцев назад +1

    Maravilha de aula, parabéns professora.

  • @HiltonFernandes
    @HiltonFernandes 11 месяцев назад +2

    Professora, seu áudio está muito bom e o vídeo tem excelente edição. Parabéns !

    • @HiltonFernandes
      @HiltonFernandes 11 месяцев назад +1

      Se me permite a sugestão, para o público leigo valeria a pena dividir esse tópico muito interessante em vários vídeos, onde estas informações densas seriam apresentadas de modo mais intuitivo.

  • @joaquimferreira2308
    @joaquimferreira2308 Год назад +2

    Penso sinceramente que a conceção de uma teoria quântica da gravidade terá inevitavelmente de envolver uma partícula de interação ou portadora de força gravitacional à semelhança do que ocorre nas outras três forças conhecidas do modelo padrão. Para que dois ou mais corpos de massa interajam gravitacionalmente entre si, deve acontecer uma troca de partículas mensageiras que será o postulado gravitão embora ainda não detetado. Para que haja atração gravitacional entre galáxias separadas por distâncias colossais, teremos de admitir a possibilidade de o gravitão se deslocar inimaginavelmente mais rápido que a luz no vácuo e até mesmo interagir mais fracamente que o próprio neutrino( três tipos), para não retardar a sua velocidade de acordo com o meio onde se propaga. Por exemplo, se a singularidade de um qualquer buraco negro emitir gravitões, estes terão de atingir uma velocidade de escape muito superior à luz para vencer o campo gravitacional da singularidade e sair do horizonte de eventos em todas as direções para serem absorvidos pelos outros corpos celestes a fim de que a troca de gravitões ocorra e fique assegurada a interação gravitacional.

    • @matematizei
      @matematizei  Год назад +1

      Sim, a teoria das cordas vem nesse sentido...

  • @hermanomoreira2551
    @hermanomoreira2551 Год назад +2

    Excelente apresentação. Parabéns!

  • @antoniosergiosilveira4554
    @antoniosergiosilveira4554 Год назад +3

    Excelente vídeo e apresentação primorosa. Só falta melhorar o som. Esta mais difícil de entender o que é falado que a própria teoria da mecânica quântica.

  • @rft13hk
    @rft13hk Год назад +2

    Que show de explicação, virei fã, muito bom e parabéns.

  • @carloslima8565
    @carloslima8565 Год назад +6

    Descobrindo o canal, excelente edição e ótima didática! Parabéns!

    • @matematizei
      @matematizei  Год назад +3

      Obrigada, seja bem vindo...

    • @carloslima8565
      @carloslima8565 Год назад +2

      @@matematizei já te adianto, quando começar a chegar os hatters da ciência e os terraplanóias pra encher o saco, "liga nóis" que a gente tá acostumado a debater com os acéfalos.
      O RUclips tá precisando de mais iniciativas como a sua! Parabéns novamente 👏🏻

    • @matematizei
      @matematizei  Год назад +2

      @@carloslima8565 opa, bom saber...rs

    • @cientistadaterrapizza
      @cientistadaterrapizza Год назад

      ​@@carloslima8565 Tmj!🤙😁🤙

  • @guffogorba
    @guffogorba Год назад +2

    O conteúdo é ótimo, já seguindo, parabéns! Mas o áudio está sofrível... 😔

  • @jscientista
    @jscientista Год назад +2

    Imaginem um escorregador em 3D. Você escorrega para um ponto fixo. Você não vai do céu, você escorrega. Só assim você vai entender mais coisas mais esquisitas ainda,

  • @anacletomarcal1313
    @anacletomarcal1313 11 месяцев назад +1

    O assunto é muito fascinante!

  • @carlosdiniz6999
    @carlosdiniz6999 Год назад +2

    Não consegui entender tudo, mas não porque não houve boa explicação, mas porque me faltam conhecimentos mais aprofundados sobre o tema. De qualquer maneira, já tive uma primeira ideia do problema. Obrigado.

    • @matematizei
      @matematizei  Год назад +2

      Obrigada, física quântica é assim, vc tem que ver, rever e ver de novo...rs

  • @RifusJacabra
    @RifusJacabra Год назад +3

    Embora a teoria da relatividade geral de Einstein tenha sido comprovada em diversos testes e situações, ela se torna cada vez mais problemática em cenários onde a escala é extremamente pequena, como nos níveis subatômicos, ou quando se lida com situações extremamente densas, como em buracos negros ou no início do universo.
    Uma das razões para a incompatibilidade da relatividade geral com a mecânica quântica é que essas duas teorias seguem abordagens completamente diferentes para descrever o funcionamento do universo. A relatividade geral é uma teoria clássica, descrita por equações diferenciais que descrevem a geometria do espaço-tempo e como a matéria e a energia interagem com essa geometria para criar a gravidade. Por outro lado, a mecânica quântica é uma teoria quântica, que lida com partículas e campos quânticos, e é baseada em equações de onda e probabilidades.
    Em situações cotidianas, as diferenças entre as duas teorias são negligenciáveis, mas em escalas muito pequenas ou extremas, essas diferenças se tornam significativas. Especificamente, a gravidade na mecânica quântica é tratada como um campo quântico, denominado "gravitão", que interage com as outras partículas quânticas, como elétrons e fótons. No entanto, na tentativa de quantizar a gravidade, surgem problemas teóricos, como infinidades matemáticas não físicas e a não-renormalizabilidade da teoria.
    Esse desafio de unificar a mecânica quântica com a gravidade é um dos principais problemas não resolvidos na física teórica, e a busca por uma teoria que faça essa união é conhecida como "teoria de gravitação quântica". Várias abordagens têm sido propostas, como a teoria das cordas, a gravidade quântica em loop e outras, mas ainda não foi alcançada uma teoria amplamente aceita e comprovada experimentalmente.
    Portanto, a razão pela qual sentimos a necessidade de quantizar a gravidade é que a mecânica quântica tem se mostrado incrivelmente precisa em suas previsões, e queremos uma teoria que seja capaz de descrever o funcionamento do universo em todas as escalas, desde o microcosmo quântico até o macrocosmo regido pela gravidade. A quantização da gravidade é um desafio intelectual fascinante que continua a impulsionar a pesquisa científica e a busca por uma compreensão mais completa do nosso universo.

  • @alexandrerodriguedassumcao832
    @alexandrerodriguedassumcao832 Год назад +3

    Abordagem simples de temas bastante complexos. Estou muito satisfeito com o seu canal e aguardo mais vídeos.

  • @josealves9033-t3k
    @josealves9033-t3k 9 месяцев назад

    Quero ver e ouvir este vídeo no mínimo duas vezes.
    Parabéns
    ❤❤❤❤❤
    ❤gratidão

  • @PauloRenatoRodriguesprr
    @PauloRenatoRodriguesprr 10 месяцев назад

    De novo, adorei a explicação! Clara, tecnicamente correta, sem enrolação e didática. Eu gosto muito do seu canal porque vc fala com parcimônia, sem atropelar. Parabéns!

  • @cleideribeirobezerra681
    @cleideribeirobezerra681 Год назад +1

    Que bom que encontrei seu canal, conteúdo muito bom! Parabéns e obrigadaaa! 💅🏽💅🏿💅❤️💋🌹🇧🇷

  • @universodoaliazin
    @universodoaliazin Год назад +1

    Sempre um excelente vídeo. Parabéns!

  • @claudiocesar206
    @claudiocesar206 Год назад +15

    E como acontece no mundo dos números primos, tudo muito imprevisível. É preciso mudar a abordagem, sair das garras do minotauro. Foi o que fiz e em breve estarei lançando um livro sobre o tema, que irá trazer boas novidades. Aguardem!

    • @AetherTenebris
      @AetherTenebris Год назад +1

      e artigos vc tem?

    • @claudiocesar206
      @claudiocesar206 Год назад +2

      @@AetherTenebris sobre o tema quero lançar o livro, pois permiti mais liberdade de comunicação.

    • @feliperodrigues3958
      @feliperodrigues3958 Год назад +3

      Daqui a pouco o cara vem com um livro que vai revolucionar a matemática

    • @AetherTenebris
      @AetherTenebris Год назад +4

      @@feliperodrigues3958 o problema é que nosso sistema educacional não explica as coisas. Pesquisa cientifica não é publicada em livro, pesquisa é publicada em artigo revisado por pares, quando vira livro , é que ja existe , pelo menos uma pequena comunidade debatendo o tema. Por exemplo, o tema da minha pesquisa é Hidrodinamica Relativistica. Tem um livro do Luciano Rezzolla e so.

    • @claudiocesar206
      @claudiocesar206 Год назад

      @@feliperodrigues3958 é só esperar um pouquinho.

  • @flaviobarrella6053
    @flaviobarrella6053 9 месяцев назад

    Cada vez que assisto uma sua AULA como está que acabei de ver, fico mais seu fã! Não é só a informação apresentada, mas também me faz viajar na minha imaginação. Nos faz pensar!

  • @mauriciogomes1466
    @mauriciogomes1466 Год назад +3

    Muito bem explicado! Parabéns!

  • @wesleyleal2747
    @wesleyleal2747 Год назад +1

    Respiração e gesticulação, atenção.

  • @wilsonmeira1298
    @wilsonmeira1298 Год назад +4

    Show, exelente abordagem, estava vendo a teoria M essa semana.

    • @matematizei
      @matematizei  Год назад +1

      Fiz uma referência rápida a sua sugestão, mas ainda falarei mais com mais aprofundamento numa próxima vez...

  • @TerraculturalConhecimento
    @TerraculturalConhecimento Год назад +4

    Acredito que a matéria está sempre fazendo parte de campos quânticos individuais formados por movimentos quânticos, sincronizados com os movimentos de outros campos quânticos ou outra matéria.

  • @AetherTenebris
    @AetherTenebris Год назад +7

    Existem interpretações alternativas para a MQ, a MQ de David Bohn. Quem trabalha com gravidade quântica, em geral usa a teoria de Bohn, existe até uma versão relativistica para David Bohn.

  • @carlosaugusto4477
    @carlosaugusto4477 Год назад +2

    Na Teoria da Relatividade, a gravidade é a curvatura do espaço-tempo na vizinhança de um corpo massivo. Como o tempo é uma propriedade emergente que não existe ao nível quântico, acredito que a curvatura do espaço-tempo simplesmente inexiste ao nível quântico; a gravidade, assim como o tempo, não existe ao nível quântico.

  • @fernandosilva7934
    @fernandosilva7934 11 месяцев назад +1

    Ser de Poder, entenda isso, e trabalhe os detalhes para as abrangentes visões sob compreensões, a Gravidade é absoluta, é como outra dimensão, interligada a outro espaço, a gravidade ocasiona o ciclo de gravidade de percepção em cada ser, é exatamente por este fator que em lugares próximos a objetivos com tamanho, intensa gravidade, o ciclo de percepção dos Seres envolvidos, obviamente pela consequência da locação, modifica a percepção do estado do Ser.

  • @adrianodiascasais
    @adrianodiascasais 11 месяцев назад +1

    Será que você poderia fazer um vídeo tentando explicar o que é o espaço? Obrigado.

  • @alcidesaggio
    @alcidesaggio Год назад +1

    Opa....entrei seu canal hoje. Muito bem explicado para um tempo de vídeo curto, mas essencial para consumo de internet. Sou Físico formado na USP (1984), mas por razões profissionais mudei para área da geofísica. Não sei se vc já abordou o tema: Ondas gravitacionais transportam energia?? Se já abordou, em qual vídeo? Parabéns pelo canal !

    • @matematizei
      @matematizei  Год назад +1

      Ainda não fiz, falei em alguns vídeos mais ou menos pra explicar outros eventos, mas pretendo falar😉

  • @ricardolacza
    @ricardolacza 2 месяца назад

    Colega professora. Obrigado. Tenho aprendido muito com sua didática.

  • @aloisiorosa3078
    @aloisiorosa3078 Год назад +2

    Uma coisa consistente da física quântica é o corte de peças e chapas a laser e funciona bem!

  • @joaocarlosloschi8105
    @joaocarlosloschi8105 Год назад +1

    Há algum tempo tive uma ideia. Independente se estamos no mundo quântico ou no mundo astrofísico a Energia tem que ser a mesma, então peguei a fórmula da Energia no universo quântico e igualei com a energia no universo astrofísico e através de Análise dimensional observei o seguinte. Na fórmula da Energia quântica a matéria tende a zero e ela é desconsiderada, já no universo astrofísico a frequência tende a zero e também é desconsiderada. todavia ambas existem e ambas devem ser consideradas. Acredito que a divergência de comportamento entre os universos é devido a isso. Cheguei até publicar uma pequena teoria no Amazon Kindle.

  • @marcelofarias5920
    @marcelofarias5920 5 месяцев назад

    seu canal é maravilhoso e de uma enorme importância para a sociedade, parabéns pelo trabalho incrível !!!!!

  • @luizambrosio2198
    @luizambrosio2198 Год назад +1

    Eu achava que já sabia tudo e agora...obrigado por esculhambar minha cabeça viu?

  • @fga7418
    @fga7418 Год назад +1

    Adorei. Parabéns!

  • @rogeriorei2461
    @rogeriorei2461 Год назад +5

    Não há partículas,mas a particularidade de cada matéria!

  • @voliodomingues8745
    @voliodomingues8745 8 месяцев назад

    Esse assunto, para mim, é extremamente difícil, mas me soa como poesia. Excelente vídeo.

  • @AlbanyNeto
    @AlbanyNeto Год назад +9

    Fiquei hipnotizado, vídeo sensacional!

  • @jorgeluizdarocha4002
    @jorgeluizdarocha4002 Год назад +2

    Muito bom!
    Talvez a solução para esse problema passe por entender melhor as propriedades do tecido espaço-tempo. Será que o graviton não está presente ali (no tecido espaço-tempo)?

    • @matematizei
      @matematizei  Год назад +1

      Pois é, esse é problema pelo menos matemáticamente

  • @alexandrefatalla7974
    @alexandrefatalla7974 3 месяца назад

    Já está solucionado por mim, a teoria unificada que explica a gravidade de forma quantitatizada, além da matéria e energia escura e muito mais.
    Alexandre Fatalla Branco

  • @MarcosVinicius-tl3bl
    @MarcosVinicius-tl3bl 11 месяцев назад +1

    Muito bom o vídeo Professora

  • @flaviobarrella6053
    @flaviobarrella6053 10 месяцев назад

    Sempre muito elucidativo! Parabéns!

  • @everaldoalvesbarreto9776
    @everaldoalvesbarreto9776 Год назад +5

    Os astrônomos conseguem uma definição melhor do universo

  • @flowtao
    @flowtao Год назад +3

    Seria oq entendemos por LUZ sendo a própria gravidade

  • @andrealba1513
    @andrealba1513 Год назад +1

    Muito doido. Super massa o video

  • @douglasdouglasruam
    @douglasdouglasruam Год назад +3

    Essa teoria de uma particula gravitão ser a portadora da força gravitacional pode estar correta,talvez assim como o boson de higgs essa particula também seja fundamental e ocupe um papel importante para a formação de um buraco negros e esclareca muitos dos mistérios envolvendo buracos de minhocas

  • @josuereis6367
    @josuereis6367 Год назад +1

    Apesar de ser um tema complexo, sua abordagem me prendeu até o fim do vídeo! Parabéns!

  • @marcoaureliomorgado4794
    @marcoaureliomorgado4794 4 месяца назад

    Atualmente, uma ideia que me parece promissora é a de que a gravidade e o próprio espaço-tempo "contínuo" são propriedades emergentes, assim como é a viscosidade de um fluido, a condutibilidade elétrica ou mesmo a temperatura.
    Desse modo, a Teoria Geral da Relatividade não é aplicável às escalas em que a Teoria Quântica de Campos é válida porque, nessas escalas, não há sentido em falar em gravidade ou "tecido" do espaço-tempo.
    Eric Verlinde é um físico que tem trabalhado a partir dessa premissa. Porém, a hipótese do universo holográfico não me parece falseável. Mas a ideia de aplicar o conceito de emergência à gravidade parece fazer todo o sentido! Pode-se esperar que outras hipóteses e modelos teóricos explorem esse conceito.

  • @gileademedinapreparadorvoc2344
    @gileademedinapreparadorvoc2344 Год назад +1

    Top de mais amei

  • @daltonclfilho4914
    @daltonclfilho4914 Год назад +1

    Parabéns.

  • @ivanmiranda1272
    @ivanmiranda1272 Год назад +2

    Excelente abordagem. Parabéns!!!

  • @iPistache
    @iPistache Год назад +1

    Conhecendo o canal agora, que conteúdo maravilhoso!

  • @BielMendezs
    @BielMendezs Год назад +1

    Sabe muito 😮

  • @aloisiorosa3078
    @aloisiorosa3078 Год назад +2

    Basicamente para lidar com a força da gravidade é necessário energia! Como em um balão aquecido, um avião, o Sol. É necessário o vácuo para si ter o movimento! Quanto mais massa mais gravidade! A rocha aquecida vira larva, ambos tem comportamentos diferentes. Rocha é rocha, larva é larva! Matéria com pouca energia é uma coisa, matéria com muita energia é outra coisa! Tudo é complexo! Mas até agora as coisas tem funcionado como as ondas eletromagnéticas, e já fomos até a Lua utilizando física pura e de alto nível! Já enviaram robôs para Marte! Novas descobertas vão surgindo!

  • @henryrroland
    @henryrroland Год назад +2

    Tinha um professor q falava q o problema é a renormalização... Q a quântica não é uma teoria realmente precisa, mas a gente fez ela se encaixar nos dados a força, ele falava q a quântica é um over fitting

  • @mitkaylirin7215
    @mitkaylirin7215 Год назад +1

    Muito bom!

  • @bac135
    @bac135 Год назад +1

    Parabéns pelo vídeo!

  • @pauloreis3922
    @pauloreis3922 Год назад +3

    Resumo, a relatividade está órfã, tanto quanto, a mecânica quântica

  • @YagoOfficial
    @YagoOfficial Год назад +1

    excelente conteúdo

  • @darcyfernandes8922
    @darcyfernandes8922 Год назад +1

    Muito bom.

  • @fernandosilva7934
    @fernandosilva7934 11 месяцев назад +1

    Na terra veia a ter, varias séries de modificações em relação a "sua" gravidade, a gravidade é aquilo que, a população em massa chamam de tempo.

  • @MenimeMils
    @MenimeMils 10 месяцев назад

    Quantizar a gravidade seria quantizar o proprio espaço tempo. Seria então a escala de Planck o próprio átomo de espaço tempo (existe essa teoria que o espaço seria formado de átomos) e existem teorias que a própria onda possui massa então seria o caso de talvez comprovar experimentalmente ou refutar se ondas possuiriam massa nem que fossem desprezíveis e caso comprovada a sua distorçao temporal espacial assim como de cada partícula quântica

  • @LogicaOuConcursos
    @LogicaOuConcursos Год назад +3

    Limite tecnológico talvez torne impossível a comprovação científica de qualquer teoria de unificação.
    Além do mais, ja foi demonstrado que há verdades matemática indemonstraveis. Provável que necessitemos de resultados matemáticos bem específicos para desenvolver uma sólida "teoria de tudo" e essea resultados jamais poderão ser usados em trabalhos científicos por carecer de prova matemática. Prova estas que são impossíveis de desenvolver pelo próprio teorema da incompletude de godel. É um beco sem saída.

  • @elintemerson
    @elintemerson Год назад +1

    Talvez seja mais fácil pra fins de divulgação científica, explicar que a gravidade não é uma força, sendo tão somente um comportamento de energias em quanto estado de matéria. Ou explicar de forma mais lúdica mesmo que não muito precisa.
    A explicação não esta ruim, mas ao tentar adicionar precisão na explicação, envolvendo teoria de partículas e diagrama de Feynman de forma muito resumida, a coisa fica ainda mais confusa. Imagino que um estudante de graduação se apresentado ao tema com tal explicação, ficará mais confuso do que exclarecido.
    A divulgação científica é a arte de sacrificar a precisão devido a alta complexidade necessária para explicar um fenômeno ou evento, sem que a explicação esteja errada. Mas se enquadre a visão de senso comum. O que por si só é complexo.
    Penso que revisar e reestudar essa explicação para divulgação científica, seja uma tarefa bastante desafiadora. Não vejo como boa essa explicação para leigos, mas tenho confiança que essa altira ainda vai nos surpreender com a disposição, dedicação e a genialidade que demonstra ter.
    Obrigado pela oportunidade do comentário.
    Grande abraço.

  • @Espacerick
    @Espacerick Год назад +1

    Conteúdo top!

  • @nenzattibellece4459
    @nenzattibellece4459 Год назад +2

    Para mim, não existe dualidade. Onda e partícula são a mesma e única coisa: onda, assim como dor e prazer são a mesma coisa: dor. Nada é dual, inclusive o 'nada' e o 'tudo'!!!
    Campo gravitacional pode ser todo o "éter" em que os objetos estão imersos. Quanto maior a massa do objeto, mais ele perturba o campo, como um objeto perturba a água quando ele é mergulhado nela. É como comprimir uma mola. A gravidade é a reação à perturbação.

  • @irineu333
    @irineu333 Год назад +1

    Agora entendi a gravidade da situação

  • @antoniobragancamartins3165
    @antoniobragancamartins3165 Год назад +1

    Excelente!
    Não sei como caí aqui!
    A inscrição foi imediata!
    A meu ver de leigo, a teoria quântica funciona na matemática, a relatividade funciona na prática! A quântica só é provada com muita teoria e pouca prática, a relatividade com muita prática, e o tempo todo! A dupla fenda ou o efeito foto elétrico também poderiam ser explicados pela teoria puramente ondulatória, não?

    • @matematizei
      @matematizei  Год назад +1

      Bem vindo, lembrando que para o efeito fotoelétrico ainda usamos a função trabalho além da onda-partícula... Resumiu muito bem😉

  • @pauloalexandrecunhadeolive8777
    @pauloalexandrecunhadeolive8777 Год назад +1

    Boa tarde ❤❤

  • @alexdias2374
    @alexdias2374 10 месяцев назад

    Parabéns pelo trabalho de excelência!

  • @svorckelable
    @svorckelable Год назад +1

    Acredito que a gravidade é uma consequência da própria natureza do Espaço Tempo. E em uma singularidade< acredito que NÃO exista o tempo.

  • @duhrangel
    @duhrangel Год назад +1

    Acabei de conhecer o canal, gostei muito, se trocar o microfone por um melhor seu vídeo melhora mil por cento

  • @cientistadaterrapizza
    @cientistadaterrapizza Год назад +3

    Likeee 😁🤙

  • @clovisoliveira9479
    @clovisoliveira9479 Месяц назад

    A luz percorre todas as dimensões (desde o fundo quântico, cordas, Supercordas até as galaxias) e interconecta o TODO! "... o que está encima é como o que está embaixo (e vice-versa) para a realização de uma única COISA..."

  • @eric1841
    @eric1841 Год назад +1

    Tem que ver o porquê o áudio do seu vídeo só está saindo no fone do lado esquerdo, isso é um problema na edição dele. De resto, nota 10000000. Obg pela difusão da ciência.

  • @DM-ox6mk
    @DM-ox6mk Год назад +1

    Professora, seu áudio não está bom. Não sei se é por causa do equipamento, som parece longe, pouco nítido.
    Obrigado pela aula.

  • @aloisiorosa3078
    @aloisiorosa3078 Год назад +2

    Uma bola de canhão pode estar encandescente e irradiar luz e calor! Pode ainda ficar líquida e virar plasma! Depende do nível de energia! E ainda poderia ser de outro material como cromo-molibdenio!

    • @aloisiorosa3078
      @aloisiorosa3078 Год назад +1

      É minha querida, e seguem as inquietações e as teorias! Nós viemos do bar e vamos para a balada!

    • @aloisiorosa3078
      @aloisiorosa3078 Год назад +1

      Uma coisa mais consistente da física quântica é o corte de chapas a laser! E funciona bem!

  • @RodrigoLSilva-od9ev
    @RodrigoLSilva-od9ev Год назад +1

    Só um detalhe técnico do vídeo que pode melhorar, a masterização do audio pra fone tá bem desbalanciada, voz toda de um lado e musica do outro.

  • @Lukpard1
    @Lukpard1 Год назад +1

    Que vídeo bom

  • @rixzard1
    @rixzard1 7 месяцев назад +1

    O GRAVITON PODE EXISTIR, MAS PODE FUNCIONAR DE UMA FORMA DIFERENTE DO QUE ESPERAMOS DELE, COMO UM MEDIADOR ENTRE O PESO DO ESPAÇO COM TEMPO=MASSA ETC....