Extremamente esclarecedor!!! O Prof. Grespan desmistifica a ideia, por vezes difundida na academia, de que Marx não conseguiu explicar todas as facetas do capital, principalmente, no que diz respeito ao capital financeiro. Nessa palestra ficou claro o contrário. Sendo assim, nos desafia a leitura do volume 3 para a melhor apreensão da totalidade da obra do O Capital, bem como, dos movimentos contemporâneos do capital financeiro.
Monique Damascena prezada monique, você está certa. Infelizmente, há uma leitura errada que fazem da teoria marxiana. A academia está cheia de intelectuais cuja fala não procede em relação à obra em geral
@@luaods ok bela Luana tenho certeza q vc merece um lindo diamante. Só q atualmente gasto muito com água. Mas juro q pelo menos uma esmeralda ainda te mando. Abraços.
Não se há margem de lucro sem Mais-valia,o lucro vem integralmente e apenas da mais valia, ou seja, da espoliação da força da classe trabalhadora. Com isso, para sabermos a expropriar ocorrida não devíamos então fazer as contas do lucro líquido com os salários pagos? Chegaríamos aí no valor expropriado no geral.
Com o desenvolvimento das forças produtivas, a TECNOLOGIA deixa de ser um MEIO DE PRODUÇÃO e transforma-se em FORÇA PRODUTIVA, e precisamos considerar esse fato histórico e dialético como uma TENDÊNCIA já apontada por Marx no livro 3, o que considero relacionado com o DESCOLAMENTO, categoria que utilizo para pensar a financeirização da economia capitalista/sistema da divida, fator decisivo para TRAVAR o desenvolvimento das forças produtivas, gerando as chamadas CRISES, com as quais o sistema costuma se perpetuar. Só que (agora)... não ! Agora só com superação das relações sociais! TRANSIÇÃO SOCIALISTA JÁ.
JOYCE, o deslocamento trouxe MAIORES SALÁRIOS, melhores condições físicas de trabalho (pense como tralhavam os bancários nas décadas de 40-60-80, e como trabalham os bancários hoje). A financeirização é absolutamente fundamental para explicar os altos níveis de vida que temos hoje: O FUNDING permite que um poupador de Manaus aplique 1000 em 12 meses e que um investidor em Porto Alegra tome 1 milhão de reai em 120 meses, pois são milhões de poupadores ligados a milhões de investidores com valores, taxas e prazos diferentes. MARX não tinha conhecimento disso..
JOYCE, a URSS abandonou MARX e hoje é uma nação com regime capitalista, cheia de bilionários, e com uma ditadura militar de partido único. A China também abandonou MARX e também está cheia de bilionários, e investindo no mundo inteiro, principalmente na África. Os investimentos vão mudar a África. As únicas nações com regimes comunistas fiéis a MARX são Cuba - atrasada e miserável - E Venezuela, que está emagrecendo de fome.
Jairo Cabral Qual trabalhador hoje vive num alto padrão de vida?? A marca indelével do trabalho nos dias atuais é a precarização. O sistema parasitário financeiro, parceiro predominante no interior da orgias de capitais, cumpre um papel brutal para que que todas as frações burguesas ponham suas mãos no fundo público e os pés sobre as gargantas dos trabalhadores.
ALBANI, o trabalhador como carne todo dia, sai de férias de avião, compra automóveis, compra sua casa..... A diarista em Brasília chega ao trabalho no seu carro, o jardineiro, o piscineiro, tem SMARTV....... O Luladrão promoveu a maior bancarização da história do Universo, por que entendeu, mesmo analfabeto, que o acesso ao consignado daria um novo patamar de consumo para 40 milhões de brasileiros. O Sistema Financeiro é instrumento fundamental para o processo econômico curto, médio e longo. Ele faz o FUNDIG: une poupadores de pequenas quantias e de gigantescas fortunas, a prazos de um dia a 40 anos, com investidores pequenos e gigantescos com prazos de 1 dia a 100 anos. O maior fracasso do Materialismo Histórico de MARX é que nem ele nem os marxista até hoje não entendem de banco, moeda, juro, funding, mercados de capitais, macroeconomia, finanças internacionais, câmbio, política monetária......Não existe mais campesino, artesão, proletariado, operário..... o mundo é o mundo dos serviços, da tecnologia.
CORNUCÓPIA (15 junho 2017) Os trabalhadores são os produtores da mais-valia/capital... Na transição socialista, o capital é socializado. Ao se apropriar do excedente de seu trabalho, através da apropriação social do Estado, o operário transforma as relações de produção... de apropriação privada capitalista para coletiva dos bens produzidos já socialmente. Resolve-se assim a contradição essencial do capitalismo entre forças produtivas e relações sociais de produção. Os sujeitos são suportes das estruturas. A superestrutura reproduz as relações socias de produção. A ideologia orgânica da classe revolucionária é consciência de classe ou consciência para si. Ao desenvolver essa consciência de classe, a ideologia é superada e sai do âmbito imaginário (onde atuava a nível inconsciente) para tornar-se vontade revolucionária, transformando a realidade objetiva enquanto transforma-se a si mesmo, agente ativo e consciente da mudança. Aqui reunimos individual e coletivo e reintegramos a psiquê do sujeito histórico capaz de fazer História. A superação da nossa dependência econômica só será possível com uma dupla negação, do sistema da dívida imperialista e das relações financistas que reproduzem o DESCOLAMENTO do capital de sua base produtiva. Esse descolamento, como necessidade histórica, é a forma que o capital financeiro adquiriu para o desenvolvimento das forças produtivas, especialmente, ciência/tecnologia, que exigem uma imensa acumulação/aplicação de capital ampliado. O imperialismo é isso: tecnologia e guerra... um sistema rentista capaz de reproduzir a dominação de classe, e um aparato ideológico-midiático suficiente para legitimar essa reprodução. A insistência em manter a dominação leva ao neoliberalismo, com a destruição do Estado Social e escravização da classe trabalhadora, através da transferência cada vez maior da mais valia e dos investimentos sociais para a banca imperialista (sistema da dívida). O endividamento e submissão ao sistema de crédito atinge a todos, assalariados, pequenos empresários e a nação. Nossa dependência é estrutural porque é histórica. Não bastam ações de governo. Vamos ter que transformar os aparelhos repressivos e ideológicos do Estado. A auditoria cidadã da dívida é o único meio eficiente de enfrentarmos a dependência e recomeçarmos a transição, a construção de políticas públicas de estado. Uma nova constituição de um novo Brasil para os brasileiros.
Qual livro que explica a teoria de Marx vocês poderiam me indicar? Acredito que o método de leitura deveria seguir o método inverso. Quem puder me ajudar eu agradeço
A única forma de compreender a teoria marxiana é lendo Marx diretamente. A Ideologia Alemã, O 18 de Brumário de Luís Bonaparte, O Capital(...). De qualquer forma, há obras que fazem boas sínteses, como por exemplo a Introdução ao Método de Marx do José Paulo Netto
Mais dinheiro do empresário para o povo e mais dinheiro do povo e dos empresários para o estado. Por isso o livre mercado é o pavor da esquerda, mas é o que funciona pois promove relações orgânicas e motiva a eficiência. Já o estado sobrevive do caos.
O que vocês dizem da tese de John Locke, no ´´ensaio acerca do entendimento humano``, sobre a possibilidade apenas da matemática como ciência devido haver na matemática a única viabilidade do pensamento e ou da linguagem ligar necessariamente as ideias e ou as palavras, tendo, consequentemente, nas demais ´´ciências`` a não correspondência entre a essência real e a essência nominal das coisas sendo impossibilitado ao entendimento humano o acesso a essência real das coisas? Isso somente sem ainda levar em consideração as teses de filósofos contemporâneos analíticos da linguagem como , Gottlob Frege, Bertrand Russell, Ludwig Wittgenstein, ETC., em relação as quais poderemos debater depois.
Para John Locke, que foi um pensador de questões políticas, econômicas, éticas, matemáticas, metafísicas e epistemológicas, como um autêntico representante da filosofia moderna, cujo objeto de investigação inicial ou central é o sujeito pensante (o sujeito do conhecimento), a princípio, acerca de toda realidade exterior ao próprio pensamento, ou seja, acerca do objeto (do mundo exterior aos pensamentos), não podemos saber, minimamente, nem mesmo de sua real existência, não podemos provar nem mesmo a existência do objeto, mas apenas a do sujeito (a dos pensamentos). A existência do objeto é apenas uma exigência ou necessidade pragmática, uma espécie de postulado pragmático. Dito isso e avançando para a questão tratada por você, a questão da relação entre o Estado e o capitalismo, e tomando-se como pressuposto o que nenhum filósofo provou ainda, ou seja, a existência de algo exterior ao pensamento ou ao sujeito pensante, como queira, pergunto a você o que me pergunto, obsecadamente, sem ainda não conseguir, no mínimo, nem mesmo uma boa hipótese: os modos de produção moderno e contemporâneo capitalista e socialista, o medieval feudal e o antigo escravista, no que diz respeito a existência de indivíduos superiores e inferiores, classes sociais superiores e inferiores e nações superiores e inferiores, são justos em relação as riquezas e aos poderes conquistados e acumulados?
Sua concepção é pré-moderna, ou seja acrítica ou dogmática. Qualquer afirmação da existência da res extensa somente é possível como um postulado pragmático: a suposição do gênio maligno de Descartes, em sua obra meditações metafísicas, não foi resolvida até hoje.
@@yuricalixto4284 já foi: mera hipótese q n serve de nada: lixo metafísico E tu tá fazendo uma lambança, pois o próprio descartes era REALISTA, defendeu q o Deus bom fundamentava a verdade e os objetos em si mesmos. Nem mesmo Kant ficou nessa baboseira pós-moderna, tanto q buscou um fundamento universal para a ciência kkkkk
@@itaxe2644 Descartes respondeu a questão da suposição legítima do gênio maligno com a hipótese dogmática teológica e os demais filósofos, até hoje, com o argumento (hipotético) do postulado pragmático iniciado por John Locke em seu ensaio acerca do entendimento humano.
@@itaxe2644 Descartes respondeu a questão da suposição legítima do gênio maligno com a hipótese dogmática teológica e os demais filósofos, até hoje, com o argumento (hipotético) do postulado pragmático iniciado por John Locke em seu ensaio acerca do entendimento humano.
Como tem gente que estuda tanto e defende o discurso do patrão. Gostaria que o palestrante explicasse às transferências de recursos para o exterior e a mordomia das elites em detrimento da saúde, moradia e educação. Porque a crise não pode ser para alguns. Porque a crise não desce ser desenhada pelo povo do ar condicionado e sim se nois desenhar a crise e tratar a elite do jeito que as faxineiras são tratada a elite resolve a crise rapidinho. Em dois palitos.
Porque os bancos não passam a "crise" do mesmo jeito que os hospitais públicos. Temos que auditar o saqueamento sobre a saúde, educação e moradia e ver se com essa grana a crise não ficaria apenas nas mãos das elites. Mas se dizemos existe crise estamos escondendo os recursos que são transferidos para as elites. Agora dizemos. Farinha pouca o pirão das elites primeiro.
As crises são cíclicas sim, acontecem de 10 em 10 anos. Assim foi 78/88/98/2008/2018. Esta última mais fraca...Já estava dando as vistas... Elas são planejadas...
Puxa como voce é sábio!!!! Agora sim . Por que que voce nao funda uma seita? Quero ser o seu profeta! Que tal publicar um livro sobre as crises cíclicas desde os Neandertals ?
Vocês afirmam que o método de Marx não é a priori mas sim a posteriori, porém, afirmam, também, que Marx toma como princípio, para a investigação da realidade, a categoria da totalidade, pergunto: isso não é uma contradição em si (a priori) e essa afirmação de vocês não pode ser invalidada mediante o uso do argumento do reductio ad absurdum? Se pode questionar, também, mediante um argumento a posteriori (empírico), sobre a possibilidade da linguagem (ou do pensamento) acessar a esta pré suposta totalidade dada a limitação de nossos sentidos e, consequentemente, de nossa linguagem; pergunto: como vocês, e o próprio Marx, conseguiram superar essa impossibilidade?
Impossibilidade do q, cara? Sai pra lá com esse blábláblá pós-moderno/neokantiano. Os fenômenos sociais independem da vontade individual, assim como os naturais. Os fenômenos naturais podem ser estruturados de modo racional e operante, a ciência moderna já demonstrou isso. Os fenômenos sociais podem ser estruturados de forma racional e operante, basta estudar a fundo. Marx estruturou de modo racional e operante a estrutura e a gênese da sociedade burguesa. Não é verdade q existem fatores estruturais do capital? Pode existir um modo de produção capitalista sem troca generalizada de mercadorias, classes sociais etc? N, pois são estruturas q definem o modo de produção capitalista. O trabalho produtivo para o capital não é o trabalho produtor de mais-valia, q faz o capital se autovalorizar? A mais-valia não é um enunciado e uma representação ideal de um fato concreto e observável na realidade? Sim, é e n é um juízo moral, mas sim descritivo e econômico. Esse blábláblá pós-moderno é fajuto e é refutado pela própria vida cotidiana
Alguém conhece ou já teve a oportunidade de assistir aos 3 Doc "The zeitgesit Movement" (1, 2 e 3) e ao texto ( umanovaformadepensar.com.br) ? Seria interessante levar a ideia para apreciação da Academia ...
O Prof Jorge Grespan tem um salário mensal na USP de R$ 19.294,54 . Por ser um beneficiário do sistema paternalista e corporativista do Estado , sempre defenderá a tutela do governo e sua intervenção na vida dos cidadãos e das empresas.Por não ser um proletário , que ele tanto defende , seu conveniente socialismo é a autodefesa da sua condição burguêsa que ele tanto critica..
Esta exposição de altíssima qualidade simplesmente prova que MARX estava completamente errado: nestes 100 anos de capitalismo, quanto mais a sofisticação substituição trabalho humano por máquinas, tecnologia, MAIS OS SALÁRIOS aumentaram, e o mundo hoje é o mundo de SERVIÇOS: comunicações, entretenimento, educação, saúde.... E somos 7 bilhões de pessoas no mundo vivendo dignamente por causa da TECNOLOGIA. Quantas pessoas moram hoje no Canadá, EUA, Europa, Rússia, China e Japão?
Europa: 1 bilhão; Américas: 1 bilhão; Japão: 130 milhões; Rússia: 150 milhões. De fato, há fome e miséria no mundo em bolsões da África, Índia e China. O Dr. Jorge apenas não apresentou 2 elementos fundamentais que MARX desconhecia: a tecnologia, que mudou as nossas vidas para sempre nos últimos 50 anos, e a globalização dos sistemas financeiros, que tornaram factíveis grandes fluxos de capitais baratos.
Marx não produziu uma Teoria lógica, verificável empiricamente. O comunismo que tomou conta do mundo é o POLÍTICAMENTE CORRETO: meio ambiente, direitos humanos, ideologia de gênero. E o verdadeiro gênio é ANTONIO GRAMSCI, que transformou o PRÍNCIPE de Maquiavel no PARTIDO COMUNISTA, pela metodologia da hegemonia de pensamento. A genialidade é tomar posse dos temas universais - IMAGINE, WE ARE THE WORLD, .... em temas dos Democratas, dos Liberais e dos Sociais Democratas, que agora TODOS os partidos do Brasil tem exatamente a mesma doutrina socialista, e nenhuma agenda econômica. Eu sou um gênio da matemática e da música!
É evidente que o salário mínimo há 40 anos NÃO ERA DE r$ 2 MIL!!!!!!!!! É impossível que um SM da época comprasse o que 2 mil compram hoje.Não há metodologia que demonstre empiricamente esse resultado.
Esse professor deveria, se possível, ser replicado como capital em todas as escolas e universidades.
Extremamente esclarecedor!!! O Prof. Grespan desmistifica a ideia, por vezes difundida na academia, de que Marx não conseguiu explicar todas as facetas do capital, principalmente, no que diz respeito ao capital financeiro. Nessa palestra ficou claro o contrário. Sendo assim, nos desafia a leitura do volume 3 para a melhor apreensão da totalidade da obra do O Capital, bem como, dos movimentos contemporâneos do capital financeiro.
Monique Damascena prezada monique, você está certa. Infelizmente, há uma leitura errada que fazem da teoria marxiana. A academia está cheia de intelectuais cuja fala não procede em relação à obra em geral
voce tem razao monique . mas como responder: qual a difereça entre o valor de uso do diamante e da água?
@@luaods E vc sabe?
@@luaods ok bela Luana tenho certeza q vc merece um lindo diamante. Só q atualmente gasto muito com água. Mas juro q pelo menos uma esmeralda ainda te mando. Abraços.
eu gostaria muito de conhece la monique meu email : fctrcastro@gmail.com
Parabéns professor pela paciência e atenção.
Muito bom ! Claro e interessante.
Muito bom temos que divulgar as aulas do prof Grespan estou passando para SWP aqui em londres
esse homem é lindo demais, pqp.
Eu casaria com ele, com relacionamento aberto, claro!
Concordo
Excelente! 👏👏👏
Acredito que a palavra que o professor estava procurando para o lugar de "necessário" seja "inevitável"
Não se há margem de lucro sem Mais-valia,o lucro vem integralmente e apenas da mais valia, ou seja, da espoliação da força da classe trabalhadora. Com isso, para sabermos a expropriar ocorrida não devíamos então fazer as contas do lucro líquido com os salários pagos? Chegaríamos aí no valor expropriado no geral.
Com o desenvolvimento das forças produtivas, a TECNOLOGIA deixa de ser um MEIO DE PRODUÇÃO e transforma-se em FORÇA PRODUTIVA, e precisamos considerar esse fato histórico e dialético como uma TENDÊNCIA já apontada por Marx no livro 3, o que considero relacionado com o DESCOLAMENTO, categoria que utilizo para pensar a financeirização da economia capitalista/sistema da divida, fator decisivo para TRAVAR o desenvolvimento das forças produtivas, gerando as chamadas CRISES, com as quais o sistema costuma se perpetuar. Só que (agora)... não !
Agora só com superação das relações sociais!
TRANSIÇÃO SOCIALISTA JÁ.
JOYCE, o deslocamento trouxe MAIORES SALÁRIOS, melhores condições físicas de trabalho (pense como tralhavam os bancários nas décadas de 40-60-80, e como trabalham os bancários hoje). A financeirização é absolutamente fundamental para explicar os altos níveis de vida que temos hoje: O FUNDING permite que um poupador de Manaus aplique 1000 em 12 meses e que um investidor em Porto Alegra tome 1 milhão de reai em 120 meses, pois são milhões de poupadores ligados a milhões de investidores com valores, taxas e prazos diferentes. MARX não tinha conhecimento disso..
A categoria é DES CO LA MEN TO.
Sim... vc deve adorar essa elite.
Case com ela e seja feliz.
JOYCE, a URSS abandonou MARX e hoje é uma nação com regime capitalista, cheia de bilionários, e com uma ditadura militar de partido único. A China também abandonou MARX e também está cheia de bilionários, e investindo no mundo inteiro, principalmente na África. Os investimentos vão mudar a África. As únicas nações com regimes comunistas fiéis a MARX são Cuba - atrasada e miserável - E Venezuela, que está emagrecendo de fome.
Jairo Cabral Qual trabalhador hoje vive num alto padrão de vida?? A marca indelével do trabalho nos dias atuais é a precarização. O sistema parasitário financeiro, parceiro predominante no interior da orgias de capitais, cumpre um papel brutal para que que todas as frações burguesas ponham suas mãos no fundo público e os pés sobre as gargantas dos trabalhadores.
ALBANI, o trabalhador como carne todo dia, sai de férias de avião, compra automóveis, compra sua casa..... A diarista em Brasília chega ao trabalho no seu carro, o jardineiro, o piscineiro, tem SMARTV....... O Luladrão promoveu a maior bancarização da história do Universo, por que entendeu, mesmo analfabeto, que o acesso ao consignado daria um novo patamar de consumo para 40 milhões de brasileiros. O Sistema Financeiro é instrumento fundamental para o processo econômico curto, médio e longo. Ele faz o FUNDIG: une poupadores de pequenas quantias e de gigantescas fortunas, a prazos de um dia a 40 anos, com investidores pequenos e gigantescos com prazos de 1 dia a 100 anos. O maior fracasso do Materialismo Histórico de MARX é que nem ele nem os marxista até hoje não entendem de banco, moeda, juro, funding, mercados de capitais, macroeconomia, finanças internacionais, câmbio, política monetária......Não existe mais campesino, artesão, proletariado, operário..... o mundo é o mundo dos serviços, da tecnologia.
CORNUCÓPIA (15 junho 2017)
Os trabalhadores são os produtores da mais-valia/capital...
Na transição socialista, o capital é socializado. Ao se apropriar do excedente de seu trabalho, através da apropriação social do Estado, o operário transforma as relações de produção... de apropriação privada capitalista para coletiva dos bens produzidos já socialmente. Resolve-se assim a contradição essencial do capitalismo entre forças produtivas e relações sociais de produção.
Os sujeitos são suportes das estruturas.
A superestrutura reproduz as relações socias de produção.
A ideologia orgânica da classe revolucionária é consciência de classe ou consciência para si.
Ao desenvolver essa consciência de classe, a ideologia é superada e sai do âmbito imaginário (onde atuava a nível inconsciente) para tornar-se vontade revolucionária, transformando a realidade objetiva enquanto transforma-se a si mesmo, agente ativo e consciente da mudança. Aqui reunimos individual e coletivo e reintegramos a psiquê do sujeito histórico capaz de fazer História. A superação da nossa dependência econômica só será possível com uma dupla negação, do sistema da dívida imperialista e das relações financistas que reproduzem o DESCOLAMENTO do capital de sua base produtiva. Esse descolamento, como necessidade histórica, é a forma que o capital financeiro adquiriu para o desenvolvimento das forças produtivas, especialmente, ciência/tecnologia, que exigem uma imensa acumulação/aplicação de capital ampliado. O imperialismo é isso: tecnologia e guerra... um sistema rentista capaz de reproduzir a dominação de classe, e um aparato ideológico-midiático suficiente para legitimar essa reprodução.
A insistência em manter a dominação leva ao neoliberalismo, com a destruição do Estado Social e escravização da classe trabalhadora, através da transferência cada vez maior da mais valia e dos investimentos sociais para a banca imperialista (sistema da dívida). O endividamento e submissão ao sistema de crédito atinge a todos, assalariados, pequenos empresários e a nação. Nossa dependência é estrutural porque é histórica. Não bastam ações de governo. Vamos ter que transformar os aparelhos repressivos e ideológicos do Estado.
A auditoria cidadã da dívida é o único meio eficiente de enfrentarmos a dependência e recomeçarmos a transição, a construção de políticas públicas de estado. Uma nova constituição de um novo Brasil para os brasileiros.
sim é muita verdade Monique Damascena liga pra mim
eu ego me apaixonei o resto e silencio eu me apaixonei pelo seu estilo. sendo assim nos desafia a leitura do livro tres. 31 9 83494151
desculpe o resto é silencio
A contra tendência é a crise atual do brasil?
Fica como palpite, organizem um curso de historia do pensamento econômico..
meu deus foi isso que eles acabaram de fazer!!!!!! ou nao? que triste.
que tipo de doido vc é
Qual livro que explica a teoria de Marx vocês poderiam me indicar? Acredito que o método de leitura deveria seguir o método inverso. Quem puder me ajudar eu agradeço
Começa pelo curso gratuito de o capital.
A única forma de compreender a teoria marxiana é lendo Marx diretamente. A Ideologia Alemã, O 18 de Brumário de Luís Bonaparte, O Capital(...). De qualquer forma, há obras que fazem boas sínteses, como por exemplo a Introdução ao Método de Marx do José Paulo Netto
Bonito MS
Labor Party do produce good theories!
Mais dinheiro do empresário para o povo e mais dinheiro do povo e dos empresários para o estado. Por isso o livre mercado é o pavor da esquerda, mas é o que funciona pois promove relações orgânicas e motiva a eficiência. Já o estado sobrevive do caos.
O que vocês dizem da tese de John Locke, no ´´ensaio acerca do entendimento humano``, sobre a possibilidade apenas da matemática como ciência devido haver na matemática a única viabilidade do pensamento e ou da linguagem ligar necessariamente as ideias e ou as palavras, tendo, consequentemente, nas demais ´´ciências`` a não correspondência entre a essência real e a essência nominal das coisas sendo impossibilitado ao entendimento humano o acesso a essência real das coisas? Isso somente sem ainda levar em consideração as teses de filósofos contemporâneos analíticos da linguagem como , Gottlob Frege, Bertrand Russell, Ludwig Wittgenstein, ETC., em relação as quais poderemos debater depois.
2:04:00
Ele fala que o Reinaldo Azevedo é um jornalista de esquerda, mas o próprio jornalista fala o contrário.
Ele confundiu é Carlos Alberto Azevedo: editoramanifesto.com.br/site/sobre-nos/
É mesmo tem que ter uma conta bancaria
Para John Locke, que foi um pensador de questões políticas, econômicas, éticas, matemáticas, metafísicas e epistemológicas, como um autêntico representante da filosofia moderna, cujo objeto de investigação inicial ou central é o sujeito pensante (o sujeito do conhecimento), a princípio, acerca de toda realidade exterior ao próprio pensamento, ou seja, acerca do objeto (do mundo exterior aos pensamentos), não podemos saber, minimamente, nem mesmo de sua real existência, não podemos provar nem mesmo a existência do objeto, mas apenas a do sujeito (a dos pensamentos). A existência do objeto é apenas uma exigência ou necessidade pragmática, uma espécie de postulado pragmático. Dito isso e avançando para a questão tratada por você, a questão da relação entre o Estado e o capitalismo, e tomando-se como pressuposto o que nenhum filósofo provou ainda, ou seja, a existência de algo exterior ao pensamento ou ao sujeito pensante, como queira, pergunto a você o que me pergunto, obsecadamente, sem ainda não conseguir, no mínimo, nem mesmo uma boa hipótese: os modos de produção moderno e contemporâneo capitalista e socialista, o medieval feudal e o antigo escravista, no que diz respeito a existência de indivíduos superiores e inferiores, classes sociais superiores e inferiores e nações superiores e inferiores, são justos em relação as riquezas e aos poderes conquistados e acumulados?
Não. O objeto não é um postulado, é uma estrutura real, um trem em movimento. O sujeito apenas representa idealmente o objeto
Sua concepção é pré-moderna, ou seja acrítica ou dogmática. Qualquer afirmação da existência da res extensa somente é possível como um postulado pragmático: a suposição do gênio maligno de Descartes, em sua obra meditações metafísicas, não foi resolvida até hoje.
@@yuricalixto4284 já foi: mera hipótese q n serve de nada: lixo metafísico
E tu tá fazendo uma lambança, pois o próprio descartes era REALISTA, defendeu q o Deus bom fundamentava a verdade e os objetos em si mesmos. Nem mesmo Kant ficou nessa baboseira pós-moderna, tanto q buscou um fundamento universal para a ciência kkkkk
@@itaxe2644 Descartes respondeu a questão da suposição legítima do gênio maligno com a hipótese dogmática teológica e os demais filósofos, até hoje, com o argumento (hipotético) do postulado pragmático iniciado por John Locke em seu ensaio acerca do entendimento humano.
@@itaxe2644 Descartes respondeu a questão da suposição legítima do gênio maligno com a hipótese dogmática teológica e os demais filósofos, até hoje, com o argumento (hipotético) do postulado pragmático iniciado por John Locke em seu ensaio acerca do entendimento humano.
Como tem gente que estuda tanto e defende o discurso do patrão. Gostaria que o palestrante explicasse às transferências de recursos para o exterior e a mordomia das elites em detrimento da saúde, moradia e educação.
Porque a crise não pode ser para alguns. Porque a crise não desce ser desenhada pelo povo do ar condicionado e sim se nois desenhar a crise e tratar a elite do jeito que as faxineiras são tratada a elite resolve a crise rapidinho. Em dois palitos.
E o papai noel existe.
Porque os bancos não passam a "crise" do mesmo jeito que os hospitais públicos.
Temos que auditar o saqueamento sobre a saúde, educação e moradia e ver se com essa grana a crise não ficaria apenas nas mãos das elites.
Mas se dizemos existe crise estamos escondendo os recursos que são transferidos para as elites.
Agora dizemos.
Farinha pouca o pirão das elites primeiro.
As crises são cíclicas sim, acontecem de 10 em 10 anos. Assim foi 78/88/98/2008/2018. Esta última mais fraca...Já estava dando as vistas... Elas são planejadas...
Puxa como voce é sábio!!!! Agora sim . Por que que voce nao funda uma seita? Quero ser o seu profeta! Que tal publicar um livro sobre as crises cíclicas desde os Neandertals ?
Vocês afirmam que o método de Marx não é a priori mas sim a posteriori, porém, afirmam, também, que Marx toma como princípio, para a investigação da realidade, a categoria da totalidade, pergunto: isso não é uma contradição em si (a priori) e essa afirmação de vocês não pode ser invalidada mediante o uso do argumento do reductio ad absurdum? Se pode questionar, também, mediante um argumento a posteriori (empírico), sobre a possibilidade da linguagem (ou do pensamento) acessar a esta pré suposta totalidade dada a limitação de nossos sentidos e, consequentemente, de nossa linguagem; pergunto: como vocês, e o próprio Marx, conseguiram superar essa impossibilidade?
Impossibilidade do q, cara? Sai pra lá com esse blábláblá pós-moderno/neokantiano. Os fenômenos sociais independem da vontade individual, assim como os naturais. Os fenômenos naturais podem ser estruturados de modo racional e operante, a ciência moderna já demonstrou isso. Os fenômenos sociais podem ser estruturados de forma racional e operante, basta estudar a fundo. Marx estruturou de modo racional e operante a estrutura e a gênese da sociedade burguesa. Não é verdade q existem fatores estruturais do capital? Pode existir um modo de produção capitalista sem troca generalizada de mercadorias, classes sociais etc? N, pois são estruturas q definem o modo de produção capitalista. O trabalho produtivo para o capital não é o trabalho produtor de mais-valia, q faz o capital se autovalorizar? A mais-valia não é um enunciado e uma representação ideal de um fato concreto e observável na realidade? Sim, é e n é um juízo moral, mas sim descritivo e econômico. Esse blábláblá pós-moderno é fajuto e é refutado pela própria vida cotidiana
Alguém conhece ou já teve a oportunidade de assistir aos 3 Doc "The zeitgesit Movement" (1, 2 e 3) e ao texto ( umanovaformadepensar.com.br) ? Seria interessante levar a ideia para apreciação da Academia ...
1:02:00 Reinaldo Azevedo, Grande jornalista de Esquerda!!!!! Piada do ano!!!!
Marcelo Carvalho Dutra
O nome do jornalista é carlos Alberto Azevedo
Ele se confundiu. Provavelmente se referia a Raimundo Rodrigues Pereira
Isso mesmo, Carlos Alberto Azevedo: editoramanifesto.com.br/site/sobre-nos/
O Prof Jorge Grespan tem um salário mensal na USP de R$ 19.294,54 . Por ser um beneficiário do sistema paternalista e corporativista do Estado , sempre defenderá a tutela do governo e sua intervenção na vida dos cidadãos e das empresas.Por não ser um proletário , que ele tanto defende , seu conveniente socialismo é a autodefesa da sua condição burguêsa que ele tanto critica..
Esta exposição de altíssima qualidade simplesmente prova que MARX estava completamente errado: nestes 100 anos de capitalismo, quanto mais a sofisticação substituição trabalho humano por máquinas, tecnologia, MAIS OS SALÁRIOS aumentaram, e o mundo hoje é o mundo de SERVIÇOS: comunicações, entretenimento, educação, saúde.... E somos 7 bilhões de pessoas no mundo vivendo dignamente por causa da TECNOLOGIA. Quantas pessoas moram hoje no Canadá, EUA, Europa, Rússia, China e Japão?
kkkkkkkkkk.... 7 bilhões vivendo dignamente. tá serto
kkkkkkkkkkkkkkkkk......7 bilhões vivendo dignamente....essa salvou meu dia em....se MARX estava errado, este daí não sei nem o que dizer...
Europa: 1 bilhão; Américas: 1 bilhão; Japão: 130 milhões; Rússia: 150 milhões. De fato, há fome e miséria no mundo em bolsões da África, Índia e China. O Dr. Jorge apenas não apresentou 2 elementos fundamentais que MARX desconhecia: a tecnologia, que mudou as nossas vidas para sempre nos últimos 50 anos, e a globalização dos sistemas financeiros, que tornaram factíveis grandes fluxos de capitais baratos.
O que é a genialidade de Marx perante a do Jairo Cabral? :D
Marx não produziu uma Teoria lógica, verificável empiricamente. O comunismo que tomou conta do mundo é o POLÍTICAMENTE CORRETO: meio ambiente, direitos humanos, ideologia de gênero. E o verdadeiro gênio é ANTONIO GRAMSCI, que transformou o PRÍNCIPE de Maquiavel no PARTIDO COMUNISTA, pela metodologia da hegemonia de pensamento. A genialidade é tomar posse dos temas universais - IMAGINE, WE ARE THE WORLD, .... em temas dos Democratas, dos Liberais e dos Sociais Democratas, que agora TODOS os partidos do Brasil tem exatamente a mesma doutrina socialista, e nenhuma agenda econômica. Eu sou um gênio da matemática e da música!
É evidente que o salário mínimo há 40 anos NÃO ERA DE r$ 2 MIL!!!!!!!!! É impossível que um SM da época comprasse o que 2 mil compram hoje.Não há metodologia que demonstre empiricamente esse resultado.
*T U D O B U R G U E S I N H O D E C L A S E M É D I A A L T A O U P A R E N T E D E P O L Í T I C O ! ! !*
#Bolsonaro2018
E ai, Bolsonaro 2018 kkkk como está a cara de vergonha agora ? Kkkkkkkk
@@Prof.Biocássio Mais limpa que sua, seu cagão
@@IanAguiar kkkkkkkkkkkkkkkk