Palestra incrível! Estou no 1° ano do ensino médio, preciso apresentar um seminário sobre Karl Marx na terça, e com certeza esse vídeos me auxiliou muito. Obrigada! 🤍 (Depois de apresentar, volto aqui)
Preciso entender Marx, estes cursos estão cumprindo a que veio, a cada aula vem um professor mais poderoso que o outro. Me foi sugerido, para entender, ler um artigo de um tal Professor Grespan. Mano! E não é que o cara é um monstro. Didática que deve ser reverberada para todos as áreas do conhecimento. E, lógico, todos aqueles que são professores. EXCELENTE!
Que privilégio assistir uma aula com Professor Jorge Grespan, aqui, na minha casa! Perfeito, mais didático impossível... Excelente linha de raciocínio, dicção perfeita...
Adorei a aula! Depois disso, as aulas de economia política passaram a fazer sentido... O senhor é muito claro, simplifica os conceitos, excelente professor! Já estou atrás dos livros dele!
Excelente! Didática, completa e muito, muito bem fundamentada. Recorrerei várias vezes a esse material, certamente. Obrigado ao professor Grespan e à Boitempo.
Obrigada por disponibilizar! Continuem, por favor, sempre trazendo idéias e debates interessantes E não desabilitem os comentários, sei que tem comentário negativo e vazio mas também tem comentários bons e bacanas. Democracia é assim, e como "a boca fala daquilo que o coração está cheio", se alguns corações vem aqui para destilar ódio, uma pena, porque a busca daquilo que achamos bom, verdadeiro, sincero e correto é o melhor que podemos fazer por nós mesmos e por aqueles que nos amam e querem o nosso bem.
Que aula!!!!! Até que enfim encontrei uma explicação que saiu do Olimpo!! Pensava que só os Semi-Deuses tinham acesso ao entendimento sobre esse tema complexo!!! Muito Obrigada!!! Gratidão imensa àTV Boitempo e ao Prof. Jorge Grespan
Oi Carmem , eu tb aprendi muito com esta bela aula do prof Grespan mas nao posso deixar de sublinhar um fato : o teu sorriso fez desta exposiçao do Capital, a mais deliciosa de todas, desde de 1867.
Excelente palestra. Estimulante para retornar à leitura de O Capital. Tive que para-la para dar conta de um projeto com outras demandas. Mas, ficam pontos importantes a ser analisados com maior atenção. Acho uma lástima no Estado onde moro, não ter um professor com esse capital intelectual para discussão. Nos últimos anos, o que vemos são bancas de mestrado e doutorado se distanciando da leitura marxiana. Perdoai-vos, eles não sabem o que dizem. Meus sinceros cumprimentos, professor!
Curioso, assistir à uma palestra maravilhosa sobre Marx, economia política e a crítica ao capitalismo e ser interrompido toda hora com propagandas da Empicurus.
Meninos!essa coisa de troca é uma volta lá pra trás...por isso existe a moeda! Dinheiro era pro tempo que se acreditava em reservas infinitas.acredito que vamos ter uma moeda"degradação". O quanto aquilo custa pra natureza!em termos, oxigenio,água,limpeza e tempo da natureza repor....🤗👏
Só isso? O trabalho investido é dado ao consumidor, ou pior, dado ao capitalista, não é pago em forma de salário? Não entendi. P produzir o q o outro necessita é preciso criar, desenvolver tecnologia, designer, mecanismos q só podem existir através do trabalho. Uma ponte é só uma necessidade, aparece por um ato mágico, cai do céu? Não entendi seu raciocínio. Vc acha mesmo q um empresário não calcula o valor do trabalho empregado num produto qdo vai calcular o valor do mesmo?
Sou apenas alguém procurando conhecimento e considerei sua aula excelente. Entretanto quando e como voce utilizou o termo babaca considerei uma grosseria e uma falta de argumento. No mais parabéns, o senhor é um grande professor.
As crises do Capitalismo para Marx é circunscrita à produção, a relação entre a oferta e a procura. Mas quando a crise é produzida pelos políticos corruptos e a má gestão do dinheiro público, obtido através dos impostos gerados pelo trabalho e da produção?
O Estado é uma ferramenta do Capital. Como esses corruptos conseguem chegar, é pior, se manter no poder? Só o voto, isolado do contexto, não explica nada.
A corrupção é uma troca entre burguesia e seus serviçais pelos serviços prestados. O Estado é um estado capitalista, serve aos capitalistas, o direito civil vai assegurar direitos para os capitalistas e o direito penal vai punir aqueles que forem contra esses direitos. Então, a corrupção não conta. A retórica é a de que a lei é para todos, na prática a teoria é outra...
Era de esperar. O surgimento de sensíveis criaturas ofendidas, tentando ofender e desqualificar, queria ter dado a devida resposta e atenção a cada comentário, que nada mais fizeram, se não, exigir o politicamente correto, mas por alguma razão não fui notificado, com exceção de Jonas Hermenegildo que ao defender seu ponto de vista, conseguiu fazer boas ponderações ao meu comentário inicial, os demais apenas magoas, salve aspas a Leonardo Pontes, que me fez duras criticas mas parece em alguns pontos não discordar tanto assim.
Sugiro, historicizar menos, isto é, falar menos a palavra Marx e o que ele metodologicamente fez, e EXPLICITAR, PELA TEORIA, O ADENTRAMENTO AO PENSAMENTO E EXPLANAR AS CATEGORIAS NO MOVIMENTO DE REVOLUÇÃO SOCIAL.
apenas aponto um erro de pensamento pertinente, Pois os que vivem de juros são os que devem ser considerados verdadeiros capitalistas pois vivem penas e só do capital que deteêm, sem qualquer empreendimento do mesmo. O Empreendedor é antes de mais a maior fonte de riqueza e bem estar de uma sociedade, alemque tenho de inferir de que o velor de um bem não é e nunca será proporcionalmente igual ao valor do trabalho empregado nesse bem, dado está, que existe uma coisa a que se chama Opção Humana e que define o que cada individuo perfere comprar, e com isto a Oferta e a procura fazem o preço que correrá no mercado. Só isso de resto o livro é lindo mas é um enorme equivoco economico e social seguir esses preceitos.
Gosto de assistir essas palestras mas o mais curioso é que o professor não responde como se organizará a economia diz que "tem que ver como que vai ficar". Isso absolutamente um absurdo, você não pode destruir um sistema sem saber o que e como ele será sucedido. Pois bem, o professor sabe que já tentaram isso na União Soviética, Polônia, Romenia, Cuba, Vietnã, China etc... Com milhares de cientistas dedicados a superação do capitalismo com território e recursos naturais suficientes para terem independência e êxito nesse processo e fracassaram. Agora tenho que ouvir brasileiros falando que "tem que ver" o que vai ser feito? Será que esse pessoal não tem responsabilidade sobre o que fala? Numa dessas milhões são mortos no processo.
Mario, não existe compatibilidade entre a análise marxista e a previsão de um modelo socialista. O marxismo só teoriza sobre o movimento real; não se pode impor um modelo ao socialismo, pois este há de ser desenvolvido de acordo com as condições materiais, culturais e políticas do território em questão. As experiências socialistas de até então, apesar de apresentarem (obviamente) semelhanças entre si, possuem modelos e condições muito próprias, pois cada país há sua peculiaridade histórica. "Tem que ver depois" não como um desleixo no planejamento; mas como uma forma de permitir que o nosso socialismo se desenvolva organicamente e de acordo com as nossas necessidades estritas.
"A propriedade é um roubo, bonita afirmaçao..." Quero ver ele dizer isso quando 3 meliantes entrarem na casa dele e roubarem tudo... Cara como existe gente que ainda pensa assim.
Nossa muito triste a forma como esse cara explica isso de maneira tao imparcial. É tao patetico o que ele fala que já foi refutado a muito tempo atras.... Uma coisa é voce explicar o que foi o marx outra coisa é tentar mostrar que isso é melhor... Comédia máxima.
Falam de Marx como se vivêssemos na idade média.... De quê vale Marx para o mundo atual, mais valia? Saltemos para a realidade, Marx está na caverna....
a compreensão plena do funcionamento do capitalismo sem vieses da ideologia dominante imprescinde a leitura de marx. pena q vc não perceba. aposto q nenhuma pagina se quer deve ter lido, e aposto q se ler não vai entender.
@@Prof.Biocássio eu entendo. Não tente ler sozinho, sera em vão. Se quer mesmo entender O Capital na perspectiva de Marx procure grupos de leitura guiada por professores. Eu sou estudante de economia, li os três volumes nas aulas e não foi facil.
Palestra incrível!
Estou no 1° ano do ensino médio, preciso apresentar um seminário sobre Karl Marx na terça, e com certeza esse vídeos me auxiliou muito.
Obrigada! 🤍
(Depois de apresentar, volto aqui)
a apresentação foi boa?
Ainda estás a apresentar?
Preciso entender Marx, estes cursos estão cumprindo a que veio, a cada aula vem um professor mais poderoso que o outro. Me foi sugerido, para entender, ler um artigo de um tal Professor Grespan.
Mano! E não é que o cara é um monstro.
Didática que deve ser reverberada para todos as áreas do conhecimento. E, lógico, todos aqueles que são professores.
EXCELENTE!
Que privilégio assistir uma aula com Professor Jorge Grespan, aqui, na minha casa! Perfeito, mais didático impossível... Excelente linha de raciocínio, dicção perfeita...
Adorei a aula! Depois disso, as aulas de economia política passaram a fazer sentido...
O senhor é muito claro, simplifica os conceitos, excelente professor!
Já estou atrás dos livros dele!
Excelente! Didática, completa e muito, muito bem fundamentada. Recorrerei várias vezes a esse material, certamente. Obrigado ao professor Grespan e à Boitempo.
Obrigada por disponibilizar! Continuem, por favor, sempre trazendo idéias e debates interessantes E não desabilitem os comentários, sei que tem comentário negativo e vazio mas também tem comentários bons e bacanas. Democracia é assim, e como "a boca fala daquilo que o coração está cheio", se alguns corações vem aqui para destilar ódio, uma pena, porque a busca daquilo que achamos bom, verdadeiro, sincero e correto é o melhor que podemos fazer por nós mesmos e por aqueles que nos amam e querem o nosso bem.
Não sou marxista e tão pouco de esquerda, mas um fã do conhecimento. Parabéns pela excelente aula.
Eu sou fã da Anitta. Ela é muito top. Ela tá sempre on fire.
Palmas pra esta aula fantástica!
Ótima aula, o Grespan desenvolve muito bem o tema proposto, é agradável ouvir.
Que aula maravilhosa!! ❤️
Que aula!!!!! Até que enfim encontrei uma explicação que saiu do Olimpo!! Pensava que só os Semi-Deuses tinham acesso ao entendimento sobre esse tema complexo!!! Muito Obrigada!!! Gratidão imensa àTV Boitempo e ao Prof. Jorge Grespan
Oi Carmem , eu tb aprendi muito com esta bela aula do prof Grespan mas nao posso deixar de sublinhar um fato : o teu sorriso fez desta exposiçao do Capital, a mais deliciosa de todas, desde de 1867.
Nunca vi uma aula com linguagem tão compreensível como essa!
Sempre muito bom as falas do professor Jorge Grespan.
Que ótima aula. Claro ou demais. 👏👏👏
É fantástico esse professor muito didático
Muito bom, Grespan é brabo
Cheguei até esse vídeo pela Unisa.
Excelente vídeo 👏👏👏
Achei a palestra muito didática. Parabéns!
Tudo que o proletario produz é dele.
Explique-me o que ele fará com o acumulo de sua produção.
GRANDE JORGE GRESPAN!!!!
o cara manja, parabéns, e hj é 15/02 de 2022, super atual
MARAVILHOSA palestra do Professor!
Top ... uma forma simples para se entender Marx, que é super complexo!!!!!!
Boa noite boitempo parabéns pelos cursos , maravilhoso crespan.okjs.
Muito boa a palestra! Parabéns .
Extremamente didático.
Caramba, que aula! Tudo muito bem entendido com a didática do Grespan. Parabéns a ele e à Boi Tempo!
Que aula maravilhosa!!
Excelente palestra. Estimulante para retornar à leitura de O Capital. Tive que para-la para dar conta de um projeto com outras demandas. Mas, ficam pontos importantes a ser analisados com maior atenção. Acho uma lástima no Estado onde moro, não ter um professor com esse capital intelectual para discussão. Nos últimos anos, o que vemos são bancas de mestrado e doutorado se distanciando da leitura marxiana. Perdoai-vos, eles não sabem o que dizem. Meus sinceros cumprimentos, professor!
Excelente aula. Parabéns. Continuem.
Excelente aula.
mm
Aula maravilhosa!!!
Excelente importante trabalho
Bom ouvi -lo ....atual .
Estamos vivendo uma crise sanitária junto com uma crise “financeira”...
Muito obrigada, excelente
Que didática absurda! muito bom!
Curioso, assistir à uma palestra maravilhosa sobre Marx, economia política e a crítica ao capitalismo e ser interrompido toda hora com propagandas da Empicurus.
Kkkkkk pois é. A ironia da crítica do meio, é ter que viver nele pra mudá-lo.
Égua, mano... Real!
comigo o mesmo
Excelente.
Muito bom!
Excelente!
As partes mais lindas da teoria de Marx são as crises...Várias de vários tipos desenvolvidas posteriormente pela escola marxiana...
sabe muiiiiito....
43:59 o livro que Grespan lê é o ''O Capital I'' da Boitempo?
Sim!
1:32:10 fim da primeira parte
2:19:10, 1° pausa
2:23:08, 2° pausa
O que é gerado para um show/palestras/aulas serem tão caras?
Meninos!essa coisa de troca é uma volta lá pra trás...por isso existe a moeda! Dinheiro era pro tempo que se acreditava em reservas infinitas.acredito que vamos ter uma moeda"degradação". O quanto aquilo custa pra natureza!em termos, oxigenio,água,limpeza e tempo da natureza repor....🤗👏
Vamos buscar uma lei "custo degradação?"
Educar
Política
02:26:45
O trabalho não define o valor de nenhum produto,o que define valor a algo é a necessidade e a utilidade que alguém da a esse produto.
Só isso? O trabalho investido é dado ao consumidor, ou pior, dado ao capitalista, não é pago em forma de salário? Não entendi. P produzir o q o outro necessita é preciso criar, desenvolver tecnologia, designer, mecanismos q só podem existir através do trabalho. Uma ponte é só uma necessidade, aparece por um ato mágico, cai do céu? Não entendi seu raciocínio. Vc acha mesmo q um empresário não calcula o valor do trabalho empregado num produto qdo vai calcular o valor do mesmo?
Kkkkkkkkkkkkkkk
Mais alguém vendo em 2024?
Sou apenas alguém procurando conhecimento e considerei sua aula excelente. Entretanto quando e como voce utilizou o termo babaca considerei uma grosseria e uma falta de argumento. No mais parabéns, o senhor é um grande professor.
Unisa📝
UP
As crises do Capitalismo para Marx é circunscrita à produção, a relação entre a oferta e a procura. Mas quando a crise é produzida pelos políticos corruptos e a má gestão do dinheiro público, obtido através dos impostos gerados pelo trabalho e da produção?
Td crise política eh em si uma crise do Capital. O Capital permeia tds as instâncias da vida social.
O Estado é uma ferramenta do Capital. Como esses corruptos conseguem chegar, é pior, se manter no poder? Só o voto, isolado do contexto, não explica nada.
A corrupção é uma troca entre burguesia e seus serviçais pelos serviços prestados. O Estado é um estado capitalista, serve aos capitalistas, o direito civil vai assegurar direitos para os capitalistas e o direito penal vai punir aqueles que forem contra esses direitos. Então, a corrupção não conta. A retórica é a de que a lei é para todos, na prática a teoria é outra...
up
Era de esperar. O surgimento de sensíveis criaturas ofendidas, tentando ofender e desqualificar, queria ter dado a devida resposta e atenção a cada comentário, que nada mais fizeram, se não, exigir o politicamente correto, mas por alguma razão não fui notificado, com exceção de Jonas Hermenegildo que ao defender seu ponto de vista, conseguiu fazer boas ponderações ao meu comentário inicial, os demais apenas magoas, salve aspas a Leonardo Pontes, que me fez duras criticas mas parece em alguns pontos não discordar tanto assim.
ONG: governo FHC
Sugiro, historicizar menos, isto é, falar menos a palavra Marx e o que ele metodologicamente fez, e EXPLICITAR, PELA TEORIA, O ADENTRAMENTO AO PENSAMENTO E EXPLANAR AS CATEGORIAS NO MOVIMENTO DE REVOLUÇÃO SOCIAL.
Como não citar Marx se a aula é fundamentada no Marxismo?
En español :(
apenas aponto um erro de pensamento pertinente, Pois os que vivem de juros são os que devem ser considerados verdadeiros capitalistas pois vivem penas e só do capital que deteêm, sem qualquer empreendimento do mesmo. O Empreendedor é antes de mais a maior fonte de riqueza e bem estar de uma sociedade, alemque tenho de inferir de que o velor de um bem não é e nunca será proporcionalmente igual ao valor do trabalho empregado nesse bem, dado está, que existe uma coisa a que se chama Opção Humana e que define o que cada individuo perfere comprar, e com isto a Oferta e a procura fazem o preço que correrá no mercado. Só isso de resto o livro é lindo mas é um enorme equivoco economico e social seguir esses preceitos.
Gosto de assistir essas palestras mas o mais curioso é que o professor não responde como se organizará a economia diz que "tem que ver como que vai ficar". Isso absolutamente um absurdo, você não pode destruir um sistema sem saber o que e como ele será sucedido. Pois bem, o professor sabe que já tentaram isso na União Soviética, Polônia, Romenia, Cuba, Vietnã, China etc... Com milhares de cientistas dedicados a superação do capitalismo com território e recursos naturais suficientes para terem independência e êxito nesse processo e fracassaram. Agora tenho que ouvir brasileiros falando que "tem que ver" o que vai ser feito? Será que esse pessoal não tem responsabilidade sobre o que fala? Numa dessas milhões são mortos no processo.
Mario, não existe compatibilidade entre a análise marxista e a previsão de um modelo socialista. O marxismo só teoriza sobre o movimento real; não se pode impor um modelo ao socialismo, pois este há de ser desenvolvido de acordo com as condições materiais, culturais e políticas do território em questão. As experiências socialistas de até então, apesar de apresentarem (obviamente) semelhanças entre si, possuem modelos e condições muito próprias, pois cada país há sua peculiaridade histórica. "Tem que ver depois" não como um desleixo no planejamento; mas como uma forma de permitir que o nosso socialismo se desenvolva organicamente e de acordo com as nossas necessidades estritas.
Vc acredita mesmo que alguém " organizou" o Feudalismo após a queda do Império Romano ?
@@jorgearthur4178 belíssimo!!!!!!
"A propriedade é um roubo, bonita afirmaçao..."
Quero ver ele dizer isso quando 3 meliantes entrarem na casa dele e roubarem tudo...
Cara como existe gente que ainda pensa assim.
quem disse isso foi phroudon
propriedade privada* é roubo, propriedade comum como casas não são propriedade privada.
Antônio P. Newton Da onde tu tirou isso?
propriedade privada é roubo? Não entendi isso huaahuahuhua
Marcio Cajado Sim cara da esse discurso patético mas o primeiro momento que alguém entrar na casa dele sem ele deixar ele chama a policia para tirar.
Nossa muito triste a forma como esse cara explica isso de maneira tao imparcial.
É tao patetico o que ele fala que já foi refutado a muito tempo atras....
Uma coisa é voce explicar o que foi o marx outra coisa é tentar mostrar que isso é melhor...
Comédia máxima.
Falam de Marx como se vivêssemos na idade média....
De quê vale Marx para o mundo atual, mais valia?
Saltemos para a realidade, Marx está na caverna....
a compreensão plena do funcionamento do capitalismo sem vieses da ideologia dominante imprescinde a leitura de marx. pena q vc não perceba. aposto q nenhuma pagina se quer deve ter lido, e aposto q se ler não vai entender.
@@77aa99 Nao sai das cinco primeiras páginas, normal. Nada de novo para um ser comun.
@@Prof.Biocássio eu entendo. Não tente ler sozinho, sera em vão. Se quer mesmo entender O Capital na perspectiva de Marx procure grupos de leitura guiada por professores. Eu sou estudante de economia, li os três volumes nas aulas e não foi facil.
@@77aa99 Quis dizer que não é normal ler o capital.
@@77aa99 Me diz, não tem nada de Marx na economia, né? Sempre fiquei curioso. Estudo biologia, mas peguei um interesse enorme por influencia de Marx.
verborreia
Tem gente que só entende de comer capim.
Pra vc que é um ignorante e burro jamais iria entender uma vírgula que está sendo dito.
"Cuidado com a burrrrra"
Procura aulas de Olavo de Carvalho, um gênio!!!
Aula maravilhosa!