Há dois anos estudo 5h por dia e descanso um dia da semana. Nesse período não falhei nenhuma semana e as coisas estão funcionando para mim. Acredito que o equilibrio seja fundamental nessa jornada.
Nossa, eu me surpreendi. Normalmente os canais por aí trazem convidados inquietos com suas dicas no estilo de "esquemas" e esse psicólogo é ponderado e sincero. Muito bom.
Conheço uma pessoa que tomou ritalina na época do vestibular de Medicina e além de sentir mais foco, dizia se sentir mais feliz. Na vdd ele ficou como num episódio de mania da bipolaridade. Ele disse isso ao médico que receitou e o cara recomendou que fosse desmamando e parasse com a medicação e após aquela subida no humor, ele caiu numa depressão lascada! Cuidado, galera! Muito bom ele ter falado de modo prudente sobre essa coisa de tomar medicação sem realmente ter um diagnóstico, uma necessidade real.
Eu também reviso as questões dessa forma sem saber que era um método específico. Faço as questões, as que errei reescrevo no tablet ( podem fazer copy paste no word para não perder tempo), faço todos os dias revisão "dos erros", e depois revisão espaçada dos erros. Refaço todas as questões novamente, as que errei e acertei.. para ter certeza que aprendi... Ver se tenho erros novos, se erro as mesmas questões que errava antes. E vou lapidando o conhecimento... Com anotações e correção mais específica. Então um caderno de erros digital... Me ajudou muito cheguei a 97% de acertos muito mais rápido... Esse feedback é o que fez o meu cérebro aprender mais rápido. Antes disso não avançava tao rápido a porcentagem de acerto das questões.
@julianatorres581 eu estou estudando para uma prova nacional, como um Enem aí no Brasil, que tem muito conteúdo além de ser em outra língua, uma dificuldade a mais. Nesse processo percebi que os erros eram sempre "os mesmos"... Pensei que nunca sairia dos 75% na melhor hipótese.. fiquei muito tempo nessa pontuação... Somente depois de fazer "o caderno de erros", e revisar constantemente, eu consegui chegar aos 99,30%. A prova será daqui uns 4 meses. Agora foco nas questões dissertativas e redação, mas sei que "o caderno" que anotei cada erro depois de ter feito milhares de questões é o que mais preciso focar na hora de revisar. Revisar todo o conteúdo toda semana é impossível, mas revisar os erros constantemente é o que me fez evoluir. O importante é entender porque você acertou,( você entendeu o conteúdo? você ficou na dúvida? O que exatamente você errou? Se acertei mas fiquei na dúvida, eu coloco no caderno de erros também) com o tempo tudo vai ficando tão fácil que no final refazer as questões é tão rápido que consigo fazer 2 mil questões de múltipla escolha em um dia.. com mais de 99% de acerto... Não desanime... Eu pensei que nunca conseguiria aprender tudo isso, mas o processo requer consistência e não enganar a você mesmo... Comecei a estudar em fevereiro e nos primeiros três meses estudei tudo errado, mas com o tempo você encontra o caminho certo. Nunca pensei que chegaria a aprender tanto. Realmente o segredo é não desistir e ter constância diária. Já fiz concurso público no Brasil e sei como é... não pense que é impossível. Eu passei em um concurso logo depois de terminar o ensino médio, cursei uma escola técnica em contabilidade pública muito ruim e fiz faculdade de Direito.. Sempre gostei de estudar. Sai do Brasil a muitos anos e agora voltei a estudar... E te digo "vá em frente" parece impossível mas uma hora você encontra o jeito certo e tenho certeza que você conseguirá. Porque tudo é questão de dedicação e repetição... Como um treinamento. Vale a pena... Eu gosto de ver vídeos sobre concurso porque me dá motivação para continuar. Você colhe o que planta! 🪴 Não há dúvidas nisso.
@julianatorres581 parei de estudar "por muitos anos", a vida foi passando e deixei os estudos de lado. Resolvi voltar a estudar. No começo eu estudava, fazia as questões errava quase todas, e quando refazia errava também bastante... Refazia e não aprendia, lia, relia, achava que aprendi e quando refazia as questões errava tudo novamente, achei que não era para mim... Fiquei com medo e até vergonha de tentar fazer a prova porque seria uma decepção, uma derrota em mostrar para os meus filhos que não sei nada, apesar de ter feito uma faculdade, mas se não alimentar o conhecimento ele se perde. Mas tenho que encarar o Golias... Pensei "é apenas uma prova" e o importante é o aprendizado que estou adquirindo estudando para ela. Sem ela não estaria me forçando a aprender algo que está me ajudando a superar os meus limites. Com isso estou aprendendo muito, além de falar melhor, escrever melhor e me expressar melhor em uma outra língua. Entender sobre leis, sobre como são as coisas. Como sair de um labirinto que está me fazendo evoluir como ser humano.Hoje tendo conhecimento de coisas que não imaginava que existiam porque estou aprendendo muito conteúdo do zero. Então sim, o estudo é o caminho que irá te levar longe na vida... Comece, se organize, estude para você em primeiro lugar e verá que com o tempo e a consciência você vai conseguir chegar a aprovação. Eu sempre digo que a maior energia do mundo "é a capacidade de fazer algo quando tomamos uma decisão para melhorar nossa vida". Você só ganha quanto investe seu tempo e sua energia nos estudos... Vá em frente... Confie no processo.
O ato de estudar, para mim, funciona de forma automática. Esses dias eu aprendi a figura de linguagem que é o “ZEUGMA”. Eu não estava em momento de estudo, estava navegando na internet e me deparei com essa palavra e procurei saber o que era. Consequentemente, eu aprendi também a “ELIPSE” e nem foi em momento de estudo também kkkkk
Prefeitura é fds demais, eu passei pra um de turismo sem estudar. Agora quero ver se faz a mesma coisa com receita, com bancos nacionais ou com órgãos federais que pagam 15k mais
@@claraalmeida1775 Dizer que prefeitura é fácil é bem relativo, não sei pra qual prefeitura vc fez, mas existem concursos de prefeituras bem disputados. Com relação aos concursos citados por vc, não é pra concurseiro iniciante, exige um nível bem maior de conhecimento.
@@sauloalvesmagalhaes o que vc considera iniciante, começa por aí, pra mim é pessoas com 3,4 meses mais que isso até uns 6 meses é intermediário, 6 meses + é avançado. E mais de um ano é muito provável que passe em qualquer coisa
00:47:21 - 9 aos 17 anos - Aprendemos a lidar com conteúdo nesta idade, mas o cérebro vai mudar muito e estas formas de aprendizado já não serão tão eficientes. 00:59:10 - O que é MAIS necessário para quem está fazendo um concurso
Agradeço pelo conteúdo apresentado. O seu canal é realmente, em um RUclips lotado de vendedores de técnicas milagrosas, uma gota de água limpa em um oceano contaminado.
Prof, uma dica que iria nos ajudar muito!! Eu normalmente escuto podcasts enquanto estou na academia, sendo assim, se conseguisse disponibilizar no spotify em áudio seria de grande valia. Mais um vídeo excelente!!
faz uma troca de serviços, de spotify pra o youtube premium. No premium, vc tem tudo que o spotify tem e vc pode transformar qualquer video em audio com apenas um click
Convidado excepcional! Não há nada de novo em técnicas, qq livro do século passado fala d resumos, elaboração d questões etc. A grande questão é saber lidar com a parte psicológica. D fato mtos assuntos demandados foram paralelo e concernem temáticas totalmente distintas, como o vício da porn. .
33:00 prova é fator sorte ... existem provas desenhedas de tudo que estamos ... o estudo específico para provas tipo Enem , exemplo uma redação o nicho atual de conhecimentos exige conhecimentos + Sorte. Por isso , tem gente que passa de primeira... estudou exatamente o que pediu.
De acordo com os cursinhos, eu vou precisar, no mínimo, de um setup de 70 mil reais + assinatura vitalícia + 12h de estudo ATIVO + mentoria... no mínimo se eu quiser passar lá nas últimas colocações kk
Papo reto, já estudei pra esa, vestibular, e outros concursos e em alguns tava perdido e decidi por bem que pagaria, mais pra ter uma rota de aprendizado das matérias, e sem exceção dão muita ênfase em tudo, tem que ser perfeito, pra vc ser ruim como disse "últimas colocações" e não é vdd consistência, paciência e msm em situações ruins(contexto familiar, financeiro, emocional) tu vai bem acima da média
Quando estudei pro concurso da secretaria de saúde, onde hoje sou servidor, durante um mês inteiro fiz 6h40 líquidas por dia, um ou dois dias eu cheguei a fazer 8h20 de estudo, mas foi enlouquecedor, só consegui manter pq foi só um mês. No último dia dessa loucura eu já tava surtando, mas deu certo. Apesar disso, tenho certeza que eu não conseguiria manter a rotina de 6h40 por muito mais tempo sem desenvolver algum problema psicológico.
@@LuisSantos-q8s Complicado. Mas apesar de ter feito essa rotina, não acho que eu duraria muito tempo nela. Hoje eu estudo 3h20 líquidas por dia, que é o possível, e acho o mais realista, mas cada um é cada um e deve entender onde está o seu limite sem se culpar por não estar fazendo 7 ou 8 horas.
@@aimtrainerfpslong3225 Não é pouco, porém você precisa fazer uma autoavaliação, não é normal estudar esse tempo todo e não ser aprovado em algum certame. Se você tiver condições de fazer 10 horas, então 3 horas é pouco. Se você tem condições de fazer 3 horas, então 2~3h é muito. Sacou? é bem individual.
O brabo é um patrimônio dos concurseiros do Brasil, índico a todos que estão começando a enveredar no mundo dos concursos públicos. Primeiro vídeo do dia que vejo é sempre o do brabo da redação!
Eu gostaria de perguntar o entrevistado, se tem algum exame de imagem da cabeça ou exame de sangue que indica necessidade de suplementação com Ritalina ou outro medicamento semelhante? As vezes que eu fui em especialistas da área ( psiquiatra, neurologistas), eles nao falaram de exame, foi só conversa e orientação.
Acho que a grande questão é: existe, sim, gente que pode - e consegue - estudar de oito a dez horas por dia, porém, você não necessariamente precisa disso tudo para passar.
Assistirei com ctz. Isso me lembra a epoca da faculdade de Direito também. Tinham 2 aulas no dia. Uma de 2h30 e outa de 1h30. Agora me digam, quem em santa consciência mantém o foco numa aula direta de 2h30? Acredito que professor vai abordar esse tópico correlato também, além da falácia das 8, 10, 12 horas líquidas
Reconheço a autoridade que o Perin tem e o quanto ele é fod$ na área. Mas se, por exemplo, o David Goggins fosse seguir os conselhos de especialistas, ele não teria feito nem metade do que ele fez. E ele comenta disso no próprio livro "Nada pode me ferir". Tudo está na mentalidade. Se você acredita que não é capaz, realmente você não é.
Obrigado pela contribuição. Todavia, é importante considerarmos que certas pessoas representam exceções e estão distantes da realidade comum do dia a dia.
Irmão se vc não tem capacidade pra isso não desmerece os outros, o único perdedor aqui é você. Corpo é muito adaptativo, depois de 6 meses estudando pegado você tem facilidade em abrir mão de tudo pra fazer 8,9,10h líquidas ou mais, se bem que meu limite era 10h líquidas, mas no outro dia dormia demais e fazia 8h no máximo. Sono é a etapa que é mais complicada no pós edital.
Kkk faço 400 se tiver um dia inteiro para estudar, mas sempre fui uma pessoa estranha 😅 estudo 12 tranquilamente, tenho obsessão por aprender é muito prazeroso. Tenho hiperfoco.
Eu faço 250 questões por dia com um edital aberto . Sem edital a meta fica em 120 questões . Nesse exato momento fiz 180 até agora . Pausei pro café , até final da noite termino os 250
Amigo, se 200 questões por dia te assustam e se você pretende passar num concurso. Sugiro ver alguns depoimentos de aprovados e prestar a atenção na rotina de cada um . Método muda de pessoas pra pessoas, mas existem algumas coisas que não mudam entre os aprovados . Fazer milhares de questões é uma dessas coisas .
Acabei de ver num podcast que um fodastico estudava 10 hora no sábado e 10 horas no domingo. Pra nao perder a amizade a gente acredita né!? O cara nao ficou nem vermelho!
Não estou trabalhando no momento e estou me dedicando muito aos estudos.consigo estudar em média 6 a 7 horas Líquidas e com qualidade,resolvendo muitas questões e fazendo revisões.faço o seguinte: acordo cedo e faço caminhada e corrida,pela manhã consigo fazer 4horas liquidas.a tarde faço Apenas 60 minutos e depois tiro um cochilo de 40 ou 60 minutos e acordo zerado pronto para Mais um ciclo de estudos.a noite estudo mais 2horas tranquilamente..sei que para uma pessoa que trabalha fora é impossível uma rotina dessas..😅
@freudianaglenda começo as 07:00 ou as 08:00 da manhã,estudo duas horas diretas e faço uma pausa de 15 minutos, depois estudo mais duas horas e paro por volta das 13 horas, volto a estudar das 14:00 as 15:00 e paro para tirar uma soneca é volto às 17:00 e vou até 19:00 e as vezes até às 20:00.o que contribui para conseguir essas horas todas é a soneca que faz com que meu cérebro fique zerado para estudar novas matérias..
Estudei 7h por dia, por 3 meses, sem contar quando eu ia no banheiro ou bebia água, aprendi menos do q quando estudava 3h ou 5h por dia e ainda entrei em Burnout dps dos 3 meses
Fiquei 1 ano estudando 12 horas por dia quando comecei a estudar para o ITA. Me tornei excelente em todas as áreas de exatas, mas desenvolvi uma depressão severa
@@viperapontes Resumidamente, passei mais dois anos tentando entrar no ITA, mas meu desempenho na prova só caiu a cada ano por causa do meu psicológico. Eu fiquei bem mal e me sentia um lixo. Acho que boa parte era porque eu não queria mesmo ir para o ITA, isso na verdade era o sonho dos meus pais. Depois de um tempo, eu acabei indo para USP e foi só quando comecei a passar menos tempo em casa e conheci pessoas novas que me recuperei.
Não conhecia o Perin, mas pelo que vi, muita gente o conhece e o admira. Não duvido de sua genialidade, ao contrário, tenho certeza: evasivo nas respostas e até superficial, mesmo sabendo com profundidade do assuntos; não apresenta interesse nem entusiasmo no diálogo e, quanto à educação no sentido de boas maneiras, desenhar num podcast soou tão deselegante quanto ficar no celular na mesma situação . Não sou hater nem fake, tampouco de comentar em qualquer conteudo digital, mas fiquei bem incomodada e só fiquei até o fim pelo Ari, que salvou o video com experiências pessoais, dicas e, principalmente, vontade de estar aí.
Obrigado pelo carinho. Quanto ao Perin, acredito que ele ficou mais tímido pelo fato de ser o psicólogo que me acompanha e, portanto, já me conhecer e já ter conversado comigo diversas vezes sobre esses assuntos. Talvez tenha ficado acanhado rsrs. Além disso, ele me parece ser um cara muito acima da média do ponto de vista cognitivo e de raciocínio e precisa estar sempre fazendo algo paralelamente à conversa para não perder a concentração. É estranho, mas é o jeito como a mente dele funciona. Como já estava acostumado, pois ele já havia me informado esse traço anteriormente, não foi algo que me incomodou rsrsr. Peço que dê mais uma chance para ele. Busque outros podcasts que ele já participou e veja que há outros conteúdos interessantíssimos.
Bom ponto Eduarda, também reparei isso. Porém, como acompanho o Perin a algum um tempo, creio que esse seja o jeito dele. Outrossim, ele é diagnosticado com TDAH, talvez a inquietação se deve por conta disto.
Há dois anos estudo 5h por dia e descanso um dia da semana. Nesse período não falhei nenhuma semana e as coisas estão funcionando para mim. Acredito que o equilibrio seja fundamental nessa jornada.
🙏🏽
Como estudar tanto por dia?
Pra qual concurso ta estudando?
@@lijeirinho_ufmg-2014 Estudo para a área administrativa.
@@lijeirinho_ufmg-2014 Estudo para a área administrativa.
Estudar e atividade física é um desafio pra humanidade!!
Nossa, eu me surpreendi. Normalmente os canais por aí trazem convidados inquietos com suas dicas no estilo de "esquemas" e esse psicólogo é ponderado e sincero. Muito bom.
Entrei nos comentários para falar exatamente isso! Ótimo papo, muito lúcido e realista. Não tem fórmula mágica.
Fábio Perin é uma biblioteca sem fim, esse cara sabe demais e tem autoridade no que fala, sempre uma baita referência! Baita episódio :)
Conheço uma pessoa que tomou ritalina na época do vestibular de Medicina e além de sentir mais foco, dizia se sentir mais feliz. Na vdd ele ficou como num episódio de mania da bipolaridade. Ele disse isso ao médico que receitou e o cara recomendou que fosse desmamando e parasse com a medicação e após aquela subida no humor, ele caiu numa depressão lascada! Cuidado, galera! Muito bom ele ter falado de modo prudente sobre essa coisa de tomar medicação sem realmente ter um diagnóstico, uma necessidade real.
Eu também reviso as questões dessa forma sem saber que era um método específico. Faço as questões, as que errei reescrevo no tablet ( podem fazer copy paste no word para não perder tempo), faço todos os dias revisão "dos erros", e depois revisão espaçada dos erros. Refaço todas as questões novamente, as que errei e acertei.. para ter certeza que aprendi... Ver se tenho erros novos, se erro as mesmas questões que errava antes. E vou lapidando o conhecimento... Com anotações e correção mais específica.
Então um caderno de erros digital... Me ajudou muito cheguei a 97% de acertos muito mais rápido... Esse feedback é o que fez o meu cérebro aprender mais rápido.
Antes disso não avançava tao rápido a porcentagem de acerto das questões.
Vc estuda pra que concurso? Fico pensando se esse método é viável para um concurso de auditor, com mais de 15 disciplinas para estudar😢
@julianatorres581 eu estou estudando para uma prova nacional, como um Enem aí no Brasil, que tem muito conteúdo além de ser em outra língua, uma dificuldade a mais. Nesse processo percebi que os erros eram sempre "os mesmos"... Pensei que nunca sairia dos 75% na melhor hipótese.. fiquei muito tempo nessa pontuação... Somente depois de fazer "o caderno de erros", e revisar constantemente, eu consegui chegar aos 99,30%. A prova será daqui uns 4 meses. Agora foco nas questões dissertativas e redação, mas sei que "o caderno" que anotei cada erro depois de ter feito milhares de questões é o que mais preciso focar na hora de revisar. Revisar todo o conteúdo toda semana é impossível, mas revisar os erros constantemente é o que me fez evoluir. O importante é entender porque você acertou,( você entendeu o conteúdo? você ficou na dúvida? O que exatamente você errou? Se acertei mas fiquei na dúvida, eu coloco no caderno de erros também) com o tempo tudo vai ficando tão fácil que no final refazer as questões é tão rápido que consigo fazer 2 mil questões de múltipla escolha em um dia.. com mais de 99% de acerto... Não desanime... Eu pensei que nunca conseguiria aprender tudo isso, mas o processo requer consistência e não enganar a você mesmo... Comecei a estudar em fevereiro e nos primeiros três meses estudei tudo errado, mas com o tempo você encontra o caminho certo. Nunca pensei que chegaria a aprender tanto. Realmente o segredo é não desistir e ter constância diária. Já fiz concurso público no Brasil e sei como é... não pense que é impossível. Eu passei em um concurso logo depois de terminar o ensino médio, cursei uma escola técnica em contabilidade pública muito ruim e fiz faculdade de Direito.. Sempre gostei de estudar. Sai do Brasil a muitos anos e agora voltei a estudar... E te digo "vá em frente" parece impossível mas uma hora você encontra o jeito certo e tenho certeza que você conseguirá. Porque tudo é questão de dedicação e repetição... Como um treinamento. Vale a pena... Eu gosto de ver vídeos sobre concurso porque me dá motivação para continuar. Você colhe o que planta! 🪴 Não há dúvidas nisso.
@@ΑγαπώτοΔιάβασμα muito obrigada por responder, ajudou bastante e deu motivação! Te desejo sucesso na sua prova!
@julianatorres581 parei de estudar "por muitos anos", a vida foi passando e deixei os estudos de lado. Resolvi voltar a estudar. No começo eu estudava, fazia as questões errava quase todas, e quando refazia errava também bastante... Refazia e não aprendia, lia, relia, achava que aprendi e quando refazia as questões errava tudo novamente, achei que não era para mim... Fiquei com medo e até vergonha de tentar fazer a prova porque seria uma decepção, uma derrota em mostrar para os meus filhos que não sei nada, apesar de ter feito uma faculdade, mas se não alimentar o conhecimento ele se perde. Mas tenho que encarar o Golias... Pensei "é apenas uma prova" e o importante é o aprendizado que estou adquirindo estudando para ela. Sem ela não estaria me forçando a aprender algo que está me ajudando a superar os meus limites. Com isso estou aprendendo muito, além de falar melhor, escrever melhor e me expressar melhor em uma outra língua. Entender sobre leis, sobre como são as coisas. Como sair de um labirinto que está me fazendo evoluir como ser humano.Hoje tendo conhecimento de coisas que não imaginava que existiam porque estou aprendendo muito conteúdo do zero. Então sim, o estudo é o caminho que irá te levar longe na vida... Comece, se organize, estude para você em primeiro lugar e verá que com o tempo e a consciência você vai conseguir chegar a aprovação. Eu sempre digo que a maior energia do mundo "é a capacidade de fazer algo quando tomamos uma decisão para melhorar nossa vida".
Você só ganha quanto investe seu tempo e sua energia nos estudos... Vá em frente... Confie no processo.
O ato de estudar, para mim, funciona de forma automática.
Esses dias eu aprendi a figura de linguagem que é o “ZEUGMA”. Eu não estava em momento de estudo, estava navegando na internet e me deparei com essa palavra e procurei saber o que era. Consequentemente, eu aprendi também a “ELIPSE” e nem foi em momento de estudo também kkkkk
Passei em 2 prefeituras entre os primeiros colocados estudando uma média de 2h:30 por dia durante 6 meses.
Prefeitura é fds demais, eu passei pra um de turismo sem estudar. Agora quero ver se faz a mesma coisa com receita, com bancos nacionais ou com órgãos federais que pagam 15k mais
@@claraalmeida1775 Dizer que prefeitura é fácil é bem relativo, não sei pra qual prefeitura vc fez, mas existem concursos de prefeituras bem disputados. Com relação aos concursos citados por vc, não é pra concurseiro iniciante, exige um nível bem maior de conhecimento.
@@sauloalvesmagalhaes o que vc considera iniciante, começa por aí, pra mim é pessoas com 3,4 meses mais que isso até uns 6 meses é intermediário, 6 meses + é avançado. E mais de um ano é muito provável que passe em qualquer coisa
@@claraalmeida1775 6 meses avançado? Depende de vários fatores! quantidade de matérias, sua base, se estuda e trabalha ou só estuda etc,.
@@claraalmeida1775 te orienta, novata.
00:47:21 - 9 aos 17 anos - Aprendemos a lidar com conteúdo nesta idade, mas o cérebro vai mudar muito e estas formas de aprendizado já não serão tão eficientes.
00:59:10 - O que é MAIS necessário para quem está fazendo um concurso
Parabéns, o convidado é brilhante mesmo
Agradeço pelo conteúdo apresentado. O seu canal é realmente, em um RUclips lotado de vendedores de técnicas milagrosas, uma gota de água limpa em um oceano contaminado.
Prof, uma dica que iria nos ajudar muito!!
Eu normalmente escuto podcasts enquanto estou na academia, sendo assim, se conseguisse disponibilizar no spotify em áudio seria de grande valia.
Mais um vídeo excelente!!
Ótima dica. Vou colocar!
faz uma troca de serviços, de spotify pra o youtube premium. No premium, vc tem tudo que o spotify tem e vc pode transformar qualquer video em audio com apenas um click
Uma dica é escutar como podcast pelo youtube music, esse link, mesmo.
Ainda nao conhecia o convidado, mt conhecimento, muitas verdades, excelentes pautas
Que massa!! 🎉🎉
Tô começando assistir o Pod e já sei que será incrível. O mestre Brabo só tem conteúdo de alta relevância! ❤
Perin inova imagem sempre
Convidado excepcional! Não há nada de novo em técnicas, qq livro do século passado fala d resumos, elaboração d questões etc. A grande questão é saber lidar com a parte psicológica. D fato mtos assuntos demandados foram paralelo e concernem temáticas totalmente distintas, como o vício da porn. .
33:00 prova é fator sorte ... existem provas desenhedas de tudo que estamos ... o estudo específico para provas tipo Enem , exemplo uma redação o nicho atual de conhecimentos exige conhecimentos + Sorte. Por isso , tem gente que passa de primeira... estudou exatamente o que pediu.
Informações preciosas!! Obrigada, professor!!👏🏻♥️🙏🏻
De acordo com os cursinhos, eu vou precisar, no mínimo, de um setup de 70 mil reais + assinatura vitalícia + 12h de estudo ATIVO + mentoria... no mínimo se eu quiser passar lá nas últimas colocações kk
😂😂😂
Papo reto, já estudei pra esa, vestibular, e outros concursos e em alguns tava perdido e decidi por bem que pagaria, mais pra ter uma rota de aprendizado das matérias, e sem exceção dão muita ênfase em tudo, tem que ser perfeito, pra vc ser ruim como disse "últimas colocações" e não é vdd consistência, paciência e msm em situações ruins(contexto familiar, financeiro, emocional) tu vai bem acima da média
Quando estudei pro concurso da secretaria de saúde, onde hoje sou servidor, durante um mês inteiro fiz 6h40 líquidas por dia, um ou dois dias eu cheguei a fazer 8h20 de estudo, mas foi enlouquecedor, só consegui manter pq foi só um mês. No último dia dessa loucura eu já tava surtando, mas deu certo. Apesar disso, tenho certeza que eu não conseguiria manter a rotina de 6h40 por muito mais tempo sem desenvolver algum problema psicológico.
Não pode falar que estudou mais de 4h, vão jogar pedras em ti e dizer que teu estudo foi sem qualidade nenhuma.
@@LuisSantos-q8s Complicado. Mas apesar de ter feito essa rotina, não acho que eu duraria muito tempo nela. Hoje eu estudo 3h20 líquidas por dia, que é o possível, e acho o mais realista, mas cada um é cada um e deve entender onde está o seu limite sem se culpar por não estar fazendo 7 ou 8 horas.
cara, eu ja fui reprovado 4 anos, to estudando todos os dias 3 hr liquida, tu acha pouco? isso antes eu estudava na loucura e agr sistematizado
@@aimtrainerfpslong3225 Não é pouco, porém você precisa fazer uma autoavaliação, não é normal estudar esse tempo todo e não ser aprovado em algum certame.
Se você tiver condições de fazer 10 horas, então 3 horas é pouco. Se você tem condições de fazer 3 horas, então 2~3h é muito. Sacou? é bem individual.
@@thiagofranklin4946 como você estudou ? Você estudava escrevendo a mão ou você estudava digitando ???
Mal assistir e já vi que o conteúdo esta sensacional.
O brabo é um patrimônio dos concurseiros do Brasil, índico a todos que estão começando a enveredar no mundo dos concursos públicos.
Primeiro vídeo do dia que vejo é sempre o do brabo da redação!
@@emersonfonsecaomentor ainda estou no caminho rsrs
@@Obrabodaredacao aprendo muito com o senhor!
Estou conhecendo, agora, este podcast. Muito bom!
obrigado pelas perguntas professor!
Rapaz! que vídeo de qualidade!
Sempre estudei. Sempre ajudou. Invejosos só Deus cuida
Foi top essa conversa! De muito valor❤
Eu gostaria de perguntar o entrevistado, se tem algum exame de imagem da cabeça ou exame de sangue que indica necessidade de suplementação com Ritalina ou outro medicamento semelhante? As vezes que eu fui em especialistas da área ( psiquiatra, neurologistas), eles nao falaram de exame, foi só conversa e orientação.
Acho que a grande questão é: existe, sim, gente que pode - e consegue - estudar de oito a dez horas por dia, porém, você não necessariamente precisa disso tudo para passar.
Falar que dá pra estudar esse período todos temos certeza, mas será mesmo que é de qualidade?
@@myenglishroutine acho que sim, mas são poucos os que conseguem.
@@kurtwrangler3304 se o cara estuda 8-10h de qualidade, será que vai auxiliar esse tanto de conteúdo mesmo?
A pessoa pode achar que estuda 8/10 horas, mas na prática não passa de 5 horas... O cérebro precisa de tempo pra aprender.
@@myenglishroutine Um exemplo disso são o pessoal que estuda pro ime e ita, os mlks estudos 8h a 9h por dia brincado
Muito bom esclarecedor
Eu estudando 9h líquidas por dia no pós-edital 🤡 mas claro que chega uma fora que cansa, mas é pós edital ent fds, se pudesse estudaria mais
Qual edital?
Está estudando sem pausas?
Assistirei com ctz. Isso me lembra a epoca da faculdade de Direito também. Tinham 2 aulas no dia. Uma de 2h30 e outa de 1h30. Agora me digam, quem em santa consciência mantém o foco numa aula direta de 2h30? Acredito que professor vai abordar esse tópico correlato também, além da falácia das 8, 10, 12 horas líquidas
Mentiraaaaaaaa, que feat ❤
Reconheço a autoridade que o Perin tem e o quanto ele é fod$ na área. Mas se, por exemplo, o David Goggins fosse seguir os conselhos de especialistas, ele não teria feito nem metade do que ele fez. E ele comenta disso no próprio livro "Nada pode me ferir". Tudo está na mentalidade. Se você acredita que não é capaz, realmente você não é.
Obrigado pela contribuição. Todavia, é importante considerarmos que certas pessoas representam exceções e estão distantes da realidade comum do dia a dia.
Há várias pod cast cada um com um especialista diferente e com opiniões tbm diferentes sobre estudos!!!
Tu é do Pará? Eu também sou. Estudei na UFPA também, não imaginava que eras daqui.
E tem uns caras que falam que estuda 12h por dia faz 200 questoes por dia , os caras contam tanta mentira que já ta dando nojo
😂😂😂😂😂
Irmão se vc não tem capacidade pra isso não desmerece os outros, o único perdedor aqui é você. Corpo é muito adaptativo, depois de 6 meses estudando pegado você tem facilidade em abrir mão de tudo pra fazer 8,9,10h líquidas ou mais, se bem que meu limite era 10h líquidas, mas no outro dia dormia demais e fazia 8h no máximo. Sono é a etapa que é mais complicada no pós edital.
Kkk faço 400 se tiver um dia inteiro para estudar, mas sempre fui uma pessoa estranha 😅 estudo 12 tranquilamente, tenho obsessão por aprender é muito prazeroso. Tenho hiperfoco.
Eu faço 250 questões por dia com um edital aberto . Sem edital a meta fica em 120 questões .
Nesse exato momento fiz 180 até agora . Pausei pro café , até final da noite termino os 250
Amigo, se 200 questões por dia te assustam e se você pretende passar num concurso. Sugiro ver alguns depoimentos de aprovados e prestar a atenção na rotina de cada um . Método muda de pessoas pra pessoas, mas existem algumas coisas que não mudam entre os aprovados . Fazer milhares de questões é uma dessas coisas .
Acabei de ver num podcast que um fodastico estudava 10 hora no sábado e 10 horas no domingo. Pra nao perder a amizade a gente acredita né!? O cara nao ficou nem vermelho!
Isso normal para quem tem hiperfoco, a gente nasce assim.
otima entrevista
Sugestão de convidado: professor Renato Amoedo
Rapaz, quero ver esse podcast
Não estou trabalhando no momento e estou me dedicando muito aos estudos.consigo estudar em média 6 a 7 horas Líquidas e com qualidade,resolvendo muitas questões e fazendo revisões.faço o seguinte: acordo cedo e faço caminhada e corrida,pela manhã consigo fazer 4horas liquidas.a tarde faço Apenas 60 minutos e depois tiro um cochilo de 40 ou 60 minutos e acordo zerado pronto para Mais um ciclo de estudos.a noite estudo mais 2horas tranquilamente..sei que para uma pessoa que trabalha fora é impossível uma rotina dessas..😅
Vc começa estudar q horas?
@freudianaglenda começo as 07:00 ou as 08:00 da manhã,estudo duas horas diretas e faço uma pausa de 15 minutos, depois estudo mais duas horas e paro por volta das 13 horas, volto a estudar das 14:00 as 15:00 e paro para tirar uma soneca é volto às 17:00 e vou até 19:00 e as vezes até às 20:00.o que contribui para conseguir essas horas todas é a soneca que faz com que meu cérebro fique zerado para estudar novas matérias..
Eu estudo 28h por dia
😂😂😂
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
K Marx explica valor de uso
O brabo da redação me ajudou muito na prova da pmpe indiretamente com suas aulas gratuitas pelo RUclips, obrigado e parabéns pelo trabalho, mestre!
Eu sou autista, este é meu super poder 😂
Teve uma época na minha vida, q estava 16 h por dia. Foram 4 meses abaixo do mal tempo.
Perin ❤
👏🏼👏🏼
Modrić dos concursos!!
@@gabrielcunha4841 kkkk
Estudei 7h por dia, por 3 meses, sem contar quando eu ia no banheiro ou bebia água, aprendi menos do q quando estudava 3h ou 5h por dia e ainda entrei em Burnout dps dos 3 meses
Fiquei 1 ano estudando 12 horas por dia quando comecei a estudar para o ITA. Me tornei excelente em todas as áreas de exatas, mas desenvolvi uma depressão severa
😮😮 como conseguiu lidar com a depressão ?
@@viperapontes Resumidamente, passei mais dois anos tentando entrar no ITA, mas meu desempenho na prova só caiu a cada ano por causa do meu psicológico. Eu fiquei bem mal e me sentia um lixo. Acho que boa parte era porque eu não queria mesmo ir para o ITA, isso na verdade era o sonho dos meus pais. Depois de um tempo, eu acabei indo para USP e foi só quando comecei a passar menos tempo em casa e conheci pessoas novas que me recuperei.
@@batcout8787que tudo se ajeite pra vc, irmão. O equilíbrio é fundamental!
Eu vendo um video pra me motivar a estudar depois do meu 15o vídeo ao invés de estudar:
Durante 22 dias estudei 12h e passei num concurso
Prof Ari você poderia, por favor estender o preço do curso de redação até dia 31? Pois eu recebo no último dia do mês, dia 31.
Desde já eu agradeço.
👍👍👍👍
É nessas horas que a gente vê quem é Brabo e quem só usa o título
9:21 sono/exercícios
E para isso que eu pago a internet.
🙏🏽
❤🎉😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮
Ótimo episódio, apesar do convidado estar meio sei lá..
Ele não está desinteressado, o Perin é assim mesmo calmo, tranquilão, pode procurar outros Podcast.
Sugestão de convidado: professor José Mario Chaves
Concordo. Livro dele é bom demais!!!
Meu parente distante haha
Eu estudo
Não conhecia o Perin, mas pelo que vi, muita gente o conhece e o admira. Não duvido de sua genialidade, ao contrário, tenho certeza: evasivo nas respostas e até superficial, mesmo sabendo com profundidade do assuntos; não apresenta interesse nem entusiasmo no diálogo e, quanto à educação no sentido de boas maneiras, desenhar num podcast soou tão deselegante quanto ficar no celular na mesma situação . Não sou hater nem fake, tampouco de comentar em qualquer conteudo digital, mas fiquei bem incomodada e só fiquei até o fim pelo Ari, que salvou o video com experiências pessoais, dicas e, principalmente, vontade de estar aí.
Obrigado pelo carinho. Quanto ao Perin, acredito que ele ficou mais tímido pelo fato de ser o psicólogo que me acompanha e, portanto, já me conhecer e já ter conversado comigo diversas vezes sobre esses assuntos. Talvez tenha ficado acanhado rsrs. Além disso, ele me parece ser um cara muito acima da média do ponto de vista cognitivo e de raciocínio e precisa estar sempre fazendo algo paralelamente à conversa para não perder a concentração. É estranho, mas é o jeito como a mente dele funciona. Como já estava acostumado, pois ele já havia me informado esse traço anteriormente, não foi algo que me incomodou rsrsr. Peço que dê mais uma chance para ele. Busque outros podcasts que ele já participou e veja que há outros conteúdos interessantíssimos.
Bom ponto Eduarda, também reparei isso. Porém, como acompanho o Perin a algum um tempo, creio que esse seja o jeito dele. Outrossim, ele é diagnosticado com TDAH, talvez a inquietação se deve por conta disto.
@@carolsn15 Perin também tem dislexia. Ele já me falou isso.
👽
🥼
conversa de auto nivel