Capitães da Areia (Jorge Amado)
HTML-код
- Опубликовано: 6 фев 2025
- 📚 Faça parte do Seminário de Literatura hoje mesmo: bit.ly/ppt-sl-...
Acesse minha livraria: livraria.rodri...
Sigam meu canal no Telegram: cutt.ly/rodrigo...
Aproveitem os descontos da minha livraria: livraria.rodri...
Seu vídeo me deixou mais tranquila, professor. Sempre vejo todo mundo se derramando em elogios sobre Capitães da Areia e foi um dos livros que menos gostei nos últimos anos. Não vi a genialidade e a beleza que todos dizem, e ainda me senti pressionada pelo autor a acreditar naquilo que ele queria impor como verdade. Me pareceu que o leitor não tem espaço para interpretar e refletir, é um livro feito para te levar a um determinado lugar e ponto. Pra mim, o autor pode defender sua ideologia, mas não deve impor um tipo de conclusão aos seus leitores. Gosto de liberdade inclusive na literatura. Excelente vídeo!
Ótima definição: é um livro pra te levar a um determinado lugar e ponto. Ponto final. Muito bom!
Ótimos apontamentos!
Então fazemos parte do mesmo time, pois nunca gostei de Jorge Amado!
Li e seu comentário e gostei. isso mostra que você tem a capacidade de pensar, avaliar e tirar sua próprias conclusões, por isso, seu comentário foi tão firme.
Michelly Santos, comunista é assim mesmo, não expõe suas idéias, as impõe, se questionar, te ofende na hora, ainda bem que para isso existe o Olavo de Carvalho, para nos iluminar culturalmente !!!!!
Fomos brindados - como sempre - com uma aula espetacular do professor Rodrigo Gurgel!
Obrigado!
Ainda bem que ainda há quem diga a verdade. Obrigada, professor!
Obrigado, Fabiana!
"Pântano de sentimentalismo", perfeita definição do estilo do Jorge Amado. A linguagem xaroposa, uma constante na obra do escritor baiano, sempre me incomodou bastante. Ainda bem que é o senhor, crítico literário gabaritado, que está fazendo essa constatação, pois, quando eu emitia juízo semelhante (sem a erudição do professor, por óbvio), os meus interlocutores só faltavam me linchar em público.
É o que acontece ainda hoje, desgraçadamente.
Certamente não era apenas pelo conteúdo de sua constatação e fala, mas pela censura silenciosa (hoje revelada e ostensiva) que vigora entre nós.
Faz um par de 20 anos, fui "cancelada" na aula de literatura brasileira de um cursinho aqui em SP porque OUSEI dizer, publicamente, que não gostava dos poemas de Vinicius de Morais. Continuo não gostando.
Quanto mais escuto se canal mais maravilhada fico com tantas preciosidades. Nunca ninguém explicou para mim tão bem o que está por de trás dos livros do Jorge Amado como o senhor. Eu sentia repugnância em lê-lo, mas não sabia explicar exatamente o porquê como o senhor acabou de nos esclarecer, fez todo sentido! Que Deus o abençoe!! sempre!!!
Sempre vago pelo you tube, mas seu canal é a minha casa. E o bom filho a casa retorna.
Obrigado! Valeu!
Boa noite meu amigo. Gostei muito da sua colocação.
Capitães da Areia é como aquele refrigerante famoso, tem sempre uma propaganda bonita, emotiva, mas no fundo causa um dano enorme ao organismo.
Perfeito!
Kkk Essa foi ótima!
Um ótimo vídeo. Mais uma vez obrigado.
Obrigado!
Já assisti várias vezes, mas só dá para curtir uma.
Obrigado! Bom domingo!
Obrigado, professor! Deus lhe conceda saúde para prosseguir nos iluminando com seu estro!
Obrigado, Luís. Para todos nós!
PROFESSOR GURGEL, seu trecho sobre a luta entre a aparência de verdade e o realmente verdadeiro, no MUITA RETÓRICA (pág. 179), é inspirador. Obrigado!
Nossa, espetacular! Eu já estava programando uma releitura de Capitães da Areia porque acreditei ter “lido errado” da primeira vez ja que não vi tanta beleza no livro como muitos que alegam que ele está entre os seus favoritos.
Prezado professor, me surpreendi ao assistir o seu vídeo um comentário que se encaixa não só no livro do Jorge Amado mas na maior parte cultura nacional. Muito obrigado.
Obrigada professor por compartilhar um pouco do seu conhecimento!! Deus abençoe vc e sua família!!
Descobri seu canal hoje e fiquei encantado.
Recentemente redescobri em mim o prazer da leitura e tem me feito tanto bem.
Obrigado por seus conhecimentos nesse canal 🙏🏼
Professor Rodrigo, que maravilha de análise! Sem desrespeitar o escritor e com toda a classe que o sr tem, colocou os pingos nos is e argumentou apenas com verdades. Parabéns! Parabéns!
Obrigado pela excelente aula!
Vídeo excelente! Expondo a verdade da obra e seu autor sem falta de respeito, mas simplesmente falando a verdade. A pura verdade! Parabéns Parabéns!!!!!
Perfeita observação meu amigo
Gurgel , um ser adorável q nos tira dessa cotidianidade entediante e nos emerge no mais elevado.
Obrigado, Greg.
Mestre, li este livro pela primeira vez aos 15 anos de idade, hoje tenho 42. À época gostei muito, principalmente pelo ritmo de aventura, as ideias políticas veiculadas pelo romance não as compreendia muito bem, causavam-me estranheza... Mas tais ideias fizeram-me adquirir uma nova palavra para meu parco vocabulário naqueles meus anos de juventude: panfletário!
Professor vc é sensacional! Obrigado por compartilhar esse conhecimento fabuloso!
Obrigado, Edmund!
Professor, o senhor definiu com excelência a obra. É muito sentimentalismo e pouco estilo. Obrigada pelo conteúdo!
"o leitor concorda por cansaço" hahahah. Esse livro tá minha lista há algum tempo, mas sempre vou o pulando. Deve ser a mão divina. Entretanto não o tenha lido, o assunto já me dá desconfiança quando ouço das pessoas: crianças vítimas da sociedade que fazem de tudo para sobreviver. O que e esse tudo? De toda forma ainda estava na ilusão do livro me surpreender. Claro, vou ler, contudo, por conhecimento. Embora depois desse vídeo o livro desceu ainda mais na minha lista. Sensacional seu canal. E a profundidade que aborda os temas.
Obrigado, Luana!
Professor Rodrigo, grandes instruções e análises como sempre! O senhor tem despertado meu interesse e minha admiração pela literatura cada vez mais. Desejo muita saúde e muito sucesso! Obrigado pelos valiosos ensinamentos.
Obrigado, Henrique!
Gostei muito da aula, obrigada! Nem imagina, nunca li esse autor.
Obrigado, professor! Sempre nos premiando com excelentes vídeos.
Obrigado!
@@RodrigoGurgel É sempre um prazer. Sou fã do senhor! Ótimo fim de semana!
Abração, Heber!
Outro, professor Rodrigo!!!
Obrigado, Professor! Como sempre, trazendo luz às ruínas de nossa formação cultural. Uma chave que nos liberta de nossos calabouços cognitivos, de nosso imaginário infantil e deformado pelos perversos e pelos ignorantes. Vida longa e próspera!
Li esse livro na adolescência!! Preciso reler!! Obrigada!!
Grande professor.... muito obrigado por mais esta aula.
Obrigado, Rodolfo.
Que coisa boa ouvir tantas verdades!🙏🏻
Tudo de bom, Aline!
O Senhor Deus continue a te abençoar, professor!
A todos nós, Tathiana!
@@RodrigoGurgel O sr é uma benção!
👏👏👏 Perfeito!
Professor, o senhor é demais! 💚
Que comentário libertador!
Rodrigo Grugel
Senhor Papai Noel
Com tanta literatura
Merece um nobel
Hahahahahahahahahahahahahaha... Obrigado!
Muito bom receber a notificação dos seus vídeos. Saudações professor.
UM abraço, Mario!
Parabéns pela analise professor!
Conheci teu canal agora e já virei fã,parabéns pelo conteúdo
Muito obrigado Rodrigo! Muito obrigado!
Valeu, Paulo!
Tenho acompanhado suas palestras, que são enriquecedoras. Gostaria que o senhor falasse da literatura de José Lins do Rego, meu conterrâneo.
Adoro quando o professor adjetiva os livros com palavras no diminutivo, com evidente menosprezo, hahaha!
Hahahahahahahahahahahaha... Tudo de bom, Thalyta!
Aula maravilhosa. Amei msm. Parabéns pela qualidade da aula
Excelente análise, Professor! Muitíssimo obrigado!
Simplesmente fantástico! Eu nunca gostei de Jorge Amado. Mas não sabia exatamente o motivo. Agora sei!
Perfeito!
Eu estava curioso por este livro mas depois desse vídeo eu só vou ler daqui anos e por curiosidade. Professor (não sei se posso te chamar assim) obrigado pela recomendação da História da Literatura do Otto, está mudando minha vida.
Como sempre o mestre dá uma aula. 👏
Obrigado!
Sou seu maior fã, obg por nos nutrir com tanta coisa boa! Shalon!!!
Obrigadíssimo! Boa semana!
Professor, não sei se o senhor lê estes comentários mas gostaria de deixar dois pensamentos que me ocorreram ao ver o vídeo. Já li o romance faz tempo, quando do vestibular, e tenho memórias queridas desta leitura.
Primeiro, sou de Salvador, e uma das alegrias daquela leitura foi a de encontrar viva a Salvador das palavras de meus avós, visitar lugares que hoje visito em outros tempos, povoados por personagens que muito lembravam aqueles das anedotas que escutei.
A outra questão é a da repetição. Não consegui deixar de pensar em Homero quando o senhor fez a crítica da repetição enquanto problema estilístico dessa obra. Claro que é outro contexto, e a obra de Homero tem uma razão até mnemônica para a ocorrência das repetições e epítetos, mas não deixei de fruí-la com intensidade em razão disto, e não me recordo de ter visto as repetições em Jorge como empecilho.
Acompanho sempre seu trabalho e o admiro bastante, professor. Ficam aqui então essas duas provocações para que posso reconsiderar e talvez encontrar algum valor no romance por detrás do programa político que a informa. Abraços!
Excelente comentário!
Este é prof. Rodrigo Gurgel, o maior crítico de nossos tempos!
Obrigado, Isaac!
Amei o vídeo, a exposição tem uma estrutura que me lembrou os artigos do Carpeaux: concisão do discurso, e ritmo e forma quase musicais.
Obrigado, Felipe!
Parabéns, professor! Sem "medinho" de expressar sua posição.
Saudades, professor ! Faz tempo que não aparece aqui na plataforma...Espero que esteja aguentando firme o desenrolar nada agradável desta pandemia...Excelente exposição sobre os Capitães da Areia. Sem dúvidas somos um pouco alérgicos a certas questões tão óbvias como as que o sr menciona. Às vezes até emparedados contra elas porque assim fomos ensinados por anos e anos...E só um belo dia acordamos e o mundo colorido se transforma no que realmente é - um pesadelo. Mas nada nos impede de continuarmos a tentar reabilitar este mundo para onde mereceria estar e que isto não seja uma quimera. Obrigada por tudo !
Está difícil, Regina, mas sigo firme aqui. Muito obrigado por tudo!
Grande professor! Já li sua resenha sobre os Capitãs de Areia no seu livro, o que não tirou meu interesse nesse vídeo fantástico!
O dilema do Sem pernas é a única parte bem construída do livro. Os outros personagens não me convenceram, só estão lá para transmitir a ideologia do José Amado, isso desde o início até o final do livro. A ganguezinha do Pedro bala são garotos arruaceiros capazes dos piores crimes possíveis e o autor força demais a ideia de que essa turminha são heróis oprimidos, com nobreza e pureza no fundo do coração. Como quando eles elegem a Dorinha como mãe deles. Não existe uma contrução dos personagens ou os dois lados da moeda, o leitor tem que aceitar que eles são os caras mais legais do mundo e todos que não os apoiem de alguma forma são perversos vilões.
É ótimo assisti um vídeo novo seu, professor! Deus esteja contigo, Mestre.
Valeu, Leon! Abração!
Ainda bem que isso finalmente está sendo dito!
Como é reconfortante ouvir essas palavras, ( mesmo que seja 34 anos depois) tirei nota baixa na prova deste panfleto comunista porque tive a audácia de dizer que o rei estava nu, e não concordar com a opinião da professora
Já estava na hora de dizer tudo isso. Gurgel
Grande Professor! Já dei o like antes mesmo de assistir. Como é bom revê-lo em video, apesar de ouvi-lo diariamente no telegram 😉
Obrigado! Vamos em frente!
Que vídeo genial! Como eu queria que o professor lesse um de meus livros...haha
Apesar de todos esses defeitos, o livro continua fazendo sucesso no Brasil.
e estou sendo obrigado a ler no primeiro ano do ensino medio
Comprei mês passado. Esta na minha lista de leitura. 🤣 🤣
Leia!!! Excelente livro👏👏👏
O livro é ótimo
Como sempre, lúcido.
Caro Gurgel, você é o primeiro que refere ao nome do livro corretamente, Capitães da Areia, não capitães de areia, como o crítico literário do Globo escreve. Quem leu o livro sabe que só pode ser capitães da areia, pois trata de menores de rua que vivem na areia da praia da cidade baixa de Salvador. Bem, quando li gostei muito, no final da década de setenta, recentemente fui para a releitura, e me decepcionei, não tive a mesma sensação da primeira leitura. Claro, agora sou muito mais exigente.
Professor, li o livro aos 15 anos e lembro muito de gostar da leitura. Hoje, aos 27 e formada em letras, resolvi rele-lo.
Porém, me encontrei em parafuso por não conseguir analisar o livro. Foi quando parei na sua aula. E que aula!
Obrigada por professor! Por me abrir os olhos e entender que a pobre estilista estava me deixando "catequisada" de tantas marteladas. hahaha
Parabéns professor!
Brilhante análise.
Obrigado!
Adorei. A verdade proferida!
Obrigado, Marta!
Creio que ele encanta a tantos por ser porta de entrada para tantos.
Digo por mim. Aos 15 anos o li e fiquei apaixonada por ele.
Eu era de esquerda na época? Claro! Kkkk.
Até que a gente cresce, amadurece, e cai na real.
Hoje, aos 45 anos, concordo 100% com a sua colocação. Mas a Karen de 15 anos ia ficar enfurecida! Kkk.
Vamos então extrair algo de bom, mesmo em algo ruim, serviu p me introduzir ao mundo da leitura.
Hoje, sem nenhuma propaganda ideológica na biblioteca. 😉❤
Muito bom, prof. Grande abraço
Obrigado!
Parabéns Rodrigo Gurgel vc ajudou a revelar o demônio por trás da cara de anjo de Jorge amado
Ótimo video, e tenho que dizer que os áudios no telegram são maravilhosos, te admiro
Obrigado, Filipe! Forte abraço!
Eu confesso que já gostei, mas se não tivesse gostado não seria adolescente né. O problema é quando um adulto leva isso a sério 😂
Hahahahahahahahahahahaha...
Terminei o Ensino Médio em 2017, e essa obra foi leitura obrigatória para mim. Só me recordo da antipatia pelos personagens que senti, tenho que pegar de novo pra ter certeza kkk
Mais um grande vídeo, meu caro!!
Obrigado, minha cara!
Que saudade dos seus vídeos, professor. 👍👍♥️
Abração, Daniel!
@@RodrigoGurgel Um abraço, professor. Gosto muito dos seus vídeos de indicação de leitura. Logo mais estarei lendo os seus livros sobre literatura brasileira.👍
Agora que o senhor falou do Jorge Amado, foi como tirar escamas dos meus olhos. De fato, ele é demasiadamente sentimentalóide e irrealista; impressão que eu havia percebido quando eu li o romance Gabriela, onde a personagem principal- uma moça que dá pra todo mundo- e ainda assim permanece inocente, sem indício de uma malícia mínima( ah tá, eu acredito).
Mas, diante de toda a sua obra, que é colossal( em tamanho), há algo que se aproveita?
Obrigado professor!! Sempre procurei alguém que falasse a verdade sobre essa obra tão pobre.
Vamos em frente, Vinicius!
Perfeito, professor. Fui pego nessa armadilha quando estudei para a USP. Mas o tiro saiu pela culatra: sou conservador 😂✌️
Maravilha!
Muito bom professor! Se os alunos do ensino médio tivessem acesso aos teus vídeos, escolheriam melhor as suas leituras, e rejeitariam muita coisa que lhes é imposta! Tenho toda a certeza do mundo.
Obrigado!
Ressuscitou o Jorge Amado, fez ele chorar um pouco, depois o mandou de volta à cova.
Hahahahahahahahahahahahaha...
Acertada análise. Muito obrigado, professor!
Obrigado!
Professor o senhor é um gênio , estou lendo esse livro " Capitães da areia " e já comecei a fazer certas críticas ao livro , daí vim procurar vídeos para ver se somente eu , estava tendo essas visões acerca de Jorge amado , muito obrigado professor ! 🧠😃📝
Virei seu fã 🤩
Jogarei fora - rasgando para ninguém mais lê-lo -, o exemplar que tenho.
Os fãs do JG Amado deram dislike.
Olha, eu nunca vi um comentário real sobre Jorge Amado co.o esse. Eu só li um livro dele e me bastou, ficava às vezes me cobrando isso, se não era iimplicância pessoal, mas hoje o Rodrigo Rangel me lavou a alma! Estou mais leve.
Carpeaux é genial, Almir.
Li esse livro ainda nos.meus 19anos , anos mais tarde tentei ler novamente não consegui nem chegar na metade kkkkk larguei de mão kkk
Hahahahahahahahahahahahaha...
Muito bom!
Muito bom! 👏🏼
Obrigado, João Pedro!
@@RodrigoGurgel Faz pouco mais de uma semana que estou seguindo seu conteúdo! Graças a Deus e a Allan dos Santos que indicou! Muito bom também os podcast no telegram!
Excelente vídeo, professor. Já havia lido um texto do senhor sobre Jorge Amado (acho que no jornal Rascunho). Mas este livro tem uma ótima frase, que sempre uso quando perguntam o motivo pelo qual eu rejeito as ideias esquerdistas: "A liberdade é como o sol. É o bem maior do mundo."
Boa, Ítalo!
Eu me tornei um admirador do trabalho do senhor sem ter lido nenhum livro ainda. Mas é um problema que eu não vou demorar a corrigir.
Numa lista que circula na internet, o professor Olavo recomenda, de Jorge Amado, os livros Terras do Sem-Fim e Os Velhos Marinheiros. Talvez (ainda não os li) sejam os romances menos ideológicos do autor baiano.
Muito bom professor. Nunca gostei dele também
Li por ser parte da lista quando fiz vestibular. Na época nem conhecia a história, porém já tinha ouvido elogios por parte de uma professora e até comprei, mas detestei tanto esse livro que não doei para ninguém, nem vendi no sebo, joguei no lixo.
Lembro que já ali 3 livros do Jorge Amado, Tenda dos Milagres, Dona Flor e seus dois Maridos e Capitães da Areia. Esse último li quando tinha 14 anos por recomendação da escola e foi o que menos gostei. O meu preferido foi Dona Flor e seus dois Maridos. Não vou dizer que não gostei de Capitães da Areia, mas já naquela época notei que o autor tem tendências a repetir demais as descrições, mas quem é um moleque burro de escola pra tecer alguma observação a respeito do deus da literatura Jorge Amado. Por isso é muito bom e até libertador ver alguém com coragem e propriedade intelectual pra tecer críticas necessárias a uma pessoa, que é apenas isso, uma pessoa, e não um demiurgo intocável que habita o olimpo dos seres alçados a categoria de sagrados e pelo estabilhisment de pessoas acéfalas das faculdades de Letras. Continuo admirando o Jorge Amado por ser um grande escritor, e acho que, de fato, o é.Mas não concordo com essa idolatria irracional que fazem a ele nas faculdades de Letras, especialmente nas da Bahia, onde tive a oportunidade de estudar. Toda idolatria irracional é nojenta. Obrigado pelo vídeo e pela sua imprescindível opinião caro professor Gurgel.
Professor, li "Tieta do Agreste" e ri bastante.
Best sellers, como o Jorge Amado, montam uma moldura dentro da qual os lugares comuns perambulam e são reconhecidos em todos os romances best sellers... enfim, best sellers são fórmulas em que tudo deve se encaixar.
Excelente, professor! Também achei isso quando li esse romance no ensino médio, há uns três anos, e antes eu havia lido "O Hobbit" e "Dom Quixote", então senti muito que a nossa a literatura estava muitíssimo abaixo da média, tanto no estilo como também na temática, como o senhor disse. Muito obrigado pela análise!
Obrigado, Daniel!
Estava com saudades dos videos professor. Sempre uma aula maravilhosa. ps: no ultimo áudio no Telegram, quase morri de rir quando o senhor disse que a menina foi fumar um baseado hahaha. Ótima historia. Tenha um bom final de semana :)
Que bom que você está gostando dos áudios! Um abraço!
Para o vestibulando, Capitães de Areia só serve para ler e agradecer por Machado de Assis ser leitura obrigatória.