Professor, li As pupilas do senhor reitor e encontrei exatamente o contrario de O cortiço. Um romance que enaltece sentimentos bons, comportamentos bons, enfim, um incentivo delicioso às boas práticas.
Li o livro com 15 anos ( vou fazer 17) e achei super divertido apesar de tudo ,kkkk. Achei muuuito parecido com as novelas da globo , no geral acho que os adolescentes costumam gostar mais desse livro ( como clássico ) do que os de Machado , por ser justamente mais fácil e por histórias menos melosas do quê as do José de Alencar .
Achei a obra sensacional, professor. De qualquer forma, respeito sua opinião e fico feliz em termos a liberdade de poder discordar. Continue com o excelente trabalho, já aprendi muito com você no telegram.
Eu achava 'O Cortiço' um bom livro, talvez pelo fato de ser o melhor daquelas listas horríveis da escola. Agora, com uma explicação desse nível, posso ver o tanto de problemas do Aluízio, e também o porquê de serem tão poucas as nossas obras que podem ser contadas como exemplares ou que podem aparecer entre os clássicos da literatura. Obrigado mais uma vez, professor Gurgel!
Caramba, que analise! Eu tava buscando resenhas desse livro aqui no RUclips porque eu tinha acabado de ler esse livro, e vi uma da Tatiana Feltrin - uma que tinha sido feito há cerca de cinco anos atrás, vale dizer -, mas não fiquei satisfeito, achei-a muito rasa, então fui buscar outras, e NOSSA! Fiquei mais do que satisfeito com essa. Muito bom mesmo! Nem tem comparação!
Estava lendo esse livro na escola hoje, eu e meu amigo estávamos falando sobre ele, e então ele me mandou esse vídeo. Melhor recomendação que já tive, precisava de um analista literário assim
Que maravilha ouvir uma voz inteligente e racional! Sempre me achei estranha na escola... nunca gostava do que lia... depois de grande, entendi que o problema não era eu... 🙏🏻
Obrigado Professor por essa análise. Esse foi o mesmo sentimento que tive ao ler O Cortiço. Notei que o autor narra os personagens seguindo apenas suas ações mais primitivas e não há quase nenhuma exaltação das virtudes.
Obrigado por resgatar o senso crítico na literatura, professor! Vejo muitas pessoas que elogiam diversos livros e criticando outros apenas por medo de discordar de um suposto senso comum. Vamos resgatar o que é belo e abrir mão do que é supérfluo.
Oi, professor! Eu gostei do livro, não pela abordagem da escola literária naturalista, mas porque "desperta" a consciência do leitor de como aqueles personagens, movidos e determinados pelas suas paixões, são mesquinhos. O livro só reforça de como um "deus apolinico" é necessário na cultura brasileira. PS: Acho interessante o Jerônimo, o personagem mais ligado com sua terra natal, sua história, o mais centrado no início. Infelizmente, no final, levado pelo jeitinho brasileiro (um jeito, quase sempre, órfão). Mas, o que eu sei de livros 😂😂😂
Caríssimo professor! Já estou há alguns meses acompanhando seus áudios no Telegram. São verdadeiras aulas de literatura. Obrigado pela generosidade de disponibilizar tanto conteúdo, sempre de ótima qualidade. Abração.
Excelente trabalho, Professor! Esse livro está na minha lista dos que não li e não gostei. Para uma sequência deste vídeo eu ousaria sugerir que o Professor falasse sobre os motivos pelos quais O Cortiço é tão festejado e há tanto tempo tão aclamado pela academia e pela maioria da crítica nacional. Grande abraço!
Sendo obrigatórios no meu Ensino Médio, O Cortiço, Capitães da Areia e A Senhora foram os livros que me fizeram odiar literatura brasileira, mas, desde que conheci o seu canal, aprendi a adorar os bons escritos desse país.
Admiro o trabalho do Sr. e me inspiro nele. Uma sugestão: faça análises de leituras obrigatórias de vestibular tais como a Fuvest (afinal abrangerá mais seu público), segue a lista deste ano Poemas Escolhidos - Gregório de Matos Quincas Borba - Machado de Assis Claro Enigma - Carlos Drummond de Andrade Angústia - Graciliano Ramos A Relíquia - Eça de Queirós Mayombe - Pepetela Campo Geral - Guimarães Rosa Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles Nove Noites - Bernardo Carvalho
Quando eu li esse livro (preparando pro antigo vestibular) eu até curti, porque estava tendo uma visão muito pessimista da vida, então houve certa ressonância. Hoje em dia não aguentaria relê-lo. E essas passagens relembradas pelo Professor só confirmam minha rejeição.
Professor, professor, professor... quanta sabedoria! Que aula! Estou cursando Letras e esta obra foi leitura obrigatória do último semestre. O senhor organizou perfeitamente o gosto amargo que essa leitura deixou no meu paladar.
Ótima crítica professor. Li esse romance no ensino médio e lembro de ter gostado bastante, claro que fiz uma leitura ingênua, típica da escola. Agora estou com vontade de reler para ver se, apesar dos pesares, ainda é uma leitura proveitosa. Obrigado e abraços!!!
Parabéns professor, eu não conhecia essa obra porque nunca fui familiarizado com literatura, porém tenho trabalho sobre o cortiço , e seu vídeo me ajudou bastante
Caramba parece que seu vídeo caiu do céu , minha escola acabou de mandar ler o cortiço para prova , mas já sabendo o tipo de livro resolvi deixar passar ...Não conheço mto mas sei que confiável não é ! Valeu Rodrigo Gurgel, sempre nos salvando!!
Lembro-me de ter lido no ensino médio, na época me senti culpada por não ter gostado. Gostaria muito de ouvir o senhor falar sobre Lolita de Nabokov - tenho vergonha de sugerir isso, mas eu gostaria de ver uma pessoa sóbria como o senhor falar desse livro. Seu canal é o que mais gosto de assistir, obrigada!
Se para uma mulher já é assim, imagina um homem lendo esse livro. Eu assisti o filme (o mais recente, com meus 16 anos). Ficaria receoso em ler o livro atualmente (com 37 anos) em público. Uma comparação um pouco infeliz, mas melhor ler Mein Kampf em público.
Por coincidência eu li na sequência o “Memória Póstumas...” e “O cortiço”. Acabei hoje de ler o segundo. Achei um livro pesado... as pessoas são representadas de forma bem degradante (não só pelo ambiente do cortiço, mas o íntimo dos personagens também). Eu confesso que fiquei um pouco impressionado com o livro (eu não entendo de literatura e nem me sinto capaz de julgar se é bom ou ruim), ainda bem que o senhor fez esse vídeo. Muito esclarecedor, muito obrigado.
Interessante que, quando o li, eu gostei bastante. Principalmente, quando ele mostra esse lado animalesco e irracional das criaturas submetidas às circunstâncias do meio. Não nego que isso seja uma verdade. Porém, não é TODA A VERDADE. E isso eu não havia percebido, a não ser pela excelente explicação do Professor. Mas de fato, o belo, o moral, o limpo, as virtudes, são praticamente esquecidas. Salvo a descrição da vida pulsante, ao amanhecer, que por sinal, o Prof. narra muito bem.
Estou perto de terminar a leitura de A Normalista, de Adolfo Caminha. E o senhor resumiu bem esse estilo : há uma demasiada repetição descritiva e exagero expressivo, de causar impaciência ao ler. Grande aula !
Professor, o senhor poderia fazer mais vídeos sobre os livros requisitados para o vestibular. A maioria dos alunos não conhece o quão danosos os maus livros podem ser, muito menos como identificá-los. Obrigada pelo trabalho que tanto enriquece nossas vidas!
Ainda não LI ESTE romance, vou LÊ -lo .Muitos falam sem saber , A literatura clássica BRASILEIRA É muito boa.Machado de Assis chegou a ser acusado de fazer uma ANTI-LITERATURA. Um abraço PROFESSOR.
Sempre quando vejo suas aulas eu morro de vontade de perguntar: professor quer ser o meu mentor? Não tenho nem palavras pra dizer o quanto seus vídeos me acrescentam
Quando li o romance pela primeira vez eu gostei, pois era adolescente e ver as coisas de forma pessimista combinam bem. hahaha Mas ouvindo o senhor narrando agora algumas cenas, relembrei e digo que o senhor tem toda razão. Realmente, essas cenas carregadas de misérias, vícios e preconceitos transformam a narrativa em algo panfletário. Forte abraço, professor!
Interessante análise. Temos tendência em endeusar certos escritores, principalmente aqueles que se encontram nos cânones da nossa literatura, quando, na verdade, são falhos, em certos momentos, ao produzirem suas respectivas obras literárias. Com esse vídeo, a gente desperta o olhar crítico sobre os grandes escritores. A propósito: qual é a opinião do senhor sobre "O Coruja"?
Finalmente. Estava ansioso pelos seus vídeos. Mantenha o ritmo de vídeos. E fala sobre literaturas fantásticas como Tolkien e C. S. Lewis. E também sobre Fernando Sabino.
O Cortiço entra para os livros mais chatos que já li, o outro é O Ateneu do Raul Pompéia. Entretanto, o meu favorito da literatura brasileira é Memórias Póstumas, contemporâneo d'O Cortiço, e como foi bem falado pelo professor, isso mostra a superioridade do Machado sobre Aluísio Azevedo.
Realmente, professor! Eu li "O cortiço" no ensino médio. Na época, acreditei que era um bom romance. Mas, hoje, vejo que não há nada de bom nele. Pelo contrário: é uma embromação.
@@andreiaaviz1204 Pelo menos vc leu, teve a experiência, lá na escola ninguém lia nenhum dos clássicos que passavam para as provas , só iam caçar resumo no Skoob na última hora kkk
Li para a prova de literatura quando tinha 14 anos e odiei! Lembro com repugnância do ambiente deprimente do livro, com seus personagens sórdidos e sem caráter. Eu tive uma overdose de Aluísio Azevedo naquele ano; li O Cortiço e O mulato. Já Memórias Póstumas de Bras Cubas é genial. Nem lembro quantas vezes reli rs. Obrigada, professor!
Que boa surpresa esses comentários. Há algum tempo resolvi começar a ler o Cortiço por ser muito citado. Li algumas páginas e achei uma porcaria e deixei o livro para doação. Obrigado pela aula!
Esse é o melhor professor de literatura do Brasil! 🇧🇷
Sinto-me honrado por assistir suas aulas.
Obrigado!
Muito obrigado!
Finalmente uma aula que presta sobre esse livro na internet. Thanks.
MAS, PROFESSOR, EXISTEM SERES HUMANOS ASSIM , IGUAIS AOS DO CORTIÇO !!! E A PAIXÃO TIRA MESMO QUALQUER UM DO SÉRIO !!!
Você me fez pegar gosto por leitura. Obrigado.
Ótimo! Vá em frente!
É impressionante como em uma aula de 27 minutos, eu aprendi mais sobre literatura brasileira do que no meu ensino médio inteiro.
Obrigado!
Concordo.
Professor, li As pupilas do senhor reitor e encontrei exatamente o contrario de O cortiço. Um romance que enaltece sentimentos bons, comportamentos bons, enfim, um incentivo delicioso às boas práticas.
Li o livro com 15 anos ( vou fazer 17) e achei super divertido apesar de tudo ,kkkk. Achei muuuito parecido com as novelas da globo , no geral acho que os adolescentes costumam gostar mais desse livro ( como clássico ) do que os de Machado , por ser justamente mais fácil e por histórias menos melosas do quê as do José de Alencar .
Achei a obra sensacional, professor.
De qualquer forma, respeito sua opinião e fico feliz em termos a liberdade de poder discordar.
Continue com o excelente trabalho, já aprendi muito com você no telegram.
Obrigado mestre! Deus o abençoe ricamente, com muita Alegria, Saúde e Paz!!!
O cortiço tem tanto personagem que eu tenho preguiça de relê-lo. Depois desse vídeo, mais difícil fica retornar à obra. Graças a Deus
Pior do que ler é ter que dar aulas sobre este livro e afins.
Mais um excelente conteúdo.
Parabéns, professor!!!
Olá, Rodrigo, tudo bem? O seu canal do telegram é um refúgio de inspiração diária para mim. Você está fazendo um bem ao Brasil. Abraço.
Que bom! Abração!
Eu achava 'O Cortiço' um bom livro, talvez pelo fato de ser o melhor daquelas listas horríveis da escola. Agora, com uma explicação desse nível, posso ver o tanto de problemas do Aluízio, e também o porquê de serem tão poucas as nossas obras que podem ser contadas como exemplares ou que podem aparecer entre os clássicos da literatura. Obrigado mais uma vez, professor Gurgel!
Realmente, estou lendo ele agora e gostando. Mas não há como não concordar com TUDO que o prof Gurgel falou. De fato é um romance irregular.
Caramba, que analise! Eu tava buscando resenhas desse livro aqui no RUclips porque eu tinha acabado de ler esse livro, e vi uma da Tatiana Feltrin - uma que tinha sido feito há cerca de cinco anos atrás, vale dizer -, mas não fiquei satisfeito, achei-a muito rasa, então fui buscar outras, e NOSSA! Fiquei mais do que satisfeito com essa. Muito bom mesmo! Nem tem comparação!
Estava lendo esse livro na escola hoje, eu e meu amigo estávamos falando sobre ele, e então ele me mandou esse vídeo. Melhor recomendação que já tive, precisava de um analista literário assim
O professor vem salvar a nós, tantos brasileiros, retirando todas as nossas vendas... E nos trazendo a luz! Gratidão sem tamanho! Sem palavras...
Obrigado!
Que maravilha ouvir uma voz inteligente e racional! Sempre me achei estranha na escola... nunca gostava do que lia... depois de grande, entendi que o problema não era eu... 🙏🏻
Obrigado Professor por essa análise. Esse foi o mesmo sentimento que tive ao ler O Cortiço. Notei que o autor narra os personagens seguindo apenas suas ações mais primitivas e não há quase nenhuma exaltação das virtudes.
Impressionante as aulas de nosso querido professor, obrigado! Itapira-SP
Li o livro e vim assistir a sua aula. Que complemento maravilhoso, professor!! 🌹❤️
Uma análise dessas não encontramos a todo momento 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼, parabéns, mestre. Obrigada por nos proporcionar esse momento enriquecedor!!
É de contar nos dedos de uma mão os momentos de brilhantismo naquele livro.
Professor parece fazer parte de minha família.
Obrigado.
Li "O Cortiço" há 18 anos, quando eu estava saindo da adolescência. Finalmente alguém conseguiu me explicar o porquê de eu ter odiado o livro.
Eu também odiei. Parece que o autor quis mostrar o pior lado do ser humano da pior forma possivel.
Não gostavamos de literatura no Ensino Medio porque não tivemos professores assim. Esse vídeo é uma aula incrível! 👏👏👏
Amei o livro, ja li duas vezes.
Obrigado por resgatar o senso crítico na literatura, professor!
Vejo muitas pessoas que elogiam diversos livros e criticando outros apenas por medo de discordar de um suposto senso comum.
Vamos resgatar o que é belo e abrir mão do que é supérfluo.
Obrigado, Leon. Abração!
Muito boa a explicação parabens professor
Oi, professor! Eu gostei do livro, não pela abordagem da escola literária naturalista, mas porque "desperta" a consciência do leitor de como aqueles personagens, movidos e determinados pelas suas paixões, são mesquinhos. O livro só reforça de como um "deus apolinico" é necessário na cultura brasileira.
PS: Acho interessante o Jerônimo, o personagem mais ligado com sua terra natal, sua história, o mais centrado no início. Infelizmente, no final, levado pelo jeitinho brasileiro (um jeito, quase sempre, órfão).
Mas, o que eu sei de livros 😂😂😂
Pois é, também vejo dessa forma crítica.
Esse livro é traumático!
Estou lendo esse livro no momento.
Caríssimo professor! Já estou há alguns meses acompanhando seus áudios no Telegram. São verdadeiras aulas de literatura. Obrigado pela generosidade de disponibilizar tanto conteúdo, sempre de ótima qualidade. Abração.
Abração! Vamos em frente!
Excelente trabalho, Professor! Esse livro está na minha lista dos que não li e não gostei. Para uma sequência deste vídeo eu ousaria sugerir que o Professor falasse sobre os motivos pelos quais O Cortiço é tão festejado e há tanto tempo tão aclamado pela academia e pela maioria da crítica nacional. Grande abraço!
Obrigado! Sugestão anotada!
Caro professor,
Cada vídeo postado no RUclips pelo senhor é um presente que recebo. É fantástico!!!!
Gratidão pelo conhecimento
Que bom ouvir está opinião! Detestei o livro, mas me calei para não incitar os "intelectualoides"
Vamos em frente, Marta!
adoro suas aulas (Telegram) e acompanhar por aqui também! obrigada por compartilhar tanto conhecimento! aprendo muito! Deus abençoe!
Obrigado, Valéria!
Vídeo fantástico , é gratificante ouvir os encinamentos de Rodrigo Gurgel .
Obrigado!
Sendo obrigatórios no meu Ensino Médio, O Cortiço, Capitães da Areia e A Senhora foram os livros que me fizeram odiar literatura brasileira, mas, desde que conheci o seu canal, aprendi a adorar os bons escritos desse país.
SEMPRE PENSEI ISSO a respeito dessa obra; fico muito feliz de saber q o professor tem a mesma opinião que eu! Estou no caminho certo !!
Vá em frente!
Admiro o trabalho do Sr. e me inspiro nele. Uma sugestão: faça análises de leituras obrigatórias de vestibular tais como a Fuvest (afinal abrangerá mais seu público), segue a lista deste ano
Poemas Escolhidos - Gregório de Matos
Quincas Borba - Machado de Assis
Claro Enigma - Carlos Drummond de Andrade
Angústia - Graciliano Ramos
A Relíquia - Eça de Queirós
Mayombe - Pepetela
Campo Geral - Guimarães Rosa
Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles
Nove Noites - Bernardo Carvalho
Sugestão anotada!
Meu eterno professor, seu legado vai além das gerações futuras.
Quando eu li esse livro (preparando pro antigo vestibular) eu até curti, porque estava tendo uma visão muito pessimista da vida, então houve certa ressonância.
Hoje em dia não aguentaria relê-lo. E essas passagens relembradas pelo Professor só confirmam minha rejeição.
Grande Rodrigo Gurgel! Sempre um prazer ver seus vídeos, obrigado!
Professor, professor, professor... quanta sabedoria! Que aula!
Estou cursando Letras e esta obra foi leitura obrigatória do último semestre.
O senhor organizou perfeitamente o gosto amargo que essa leitura deixou no meu paladar.
Professor, Deus lhe proteja!🙏
O senhor é maravilhoso!🥰
Muito cristalino e corajoso. Obrigada, mestre 🙏🏻
Querido professor, vida longa e profícua! Amo suas aulas! São excelentes!
Ótima crítica professor. Li esse romance no ensino médio e lembro de ter gostado bastante, claro que fiz uma leitura ingênua, típica da escola. Agora estou com vontade de reler para ver se, apesar dos pesares, ainda é uma leitura proveitosa. Obrigado e abraços!!!
Parabéns professor, eu não conhecia essa obra porque nunca fui familiarizado com literatura, porém tenho trabalho sobre o cortiço , e seu vídeo me ajudou bastante
Excelente análise!.. Que privilégio assitir sua análise, professor. Gratidão
Kkkkkk! Adorei a análise. Odiei esse livro, mas sempre tive medo de confessar, afinal é um clássico! O professor lavou minha alma. Muito obrigado.
Muito obrigado!
Valéria
É sempre bom poder ouvir suas análises, professor. Muito obrigado!!! 👏👏👏
Obrigado!
Aprendi muito com a sua aula, professor
Muito obrigado por essa (mais do que aula)professor
Meus sinceros agradecimentos
Obrigado!
Adoro suas aulas seus comentarios
Obrigado!
Que maravilha! 👏👏👏
Rodrigo Gurgel,avalie o trabalho dos novos poetas nacionais : Érico Nogueira,Adrilles Jorge,Lorena Miranda Cutlak,Yuri Vieira e etc
Sugestão anotada. A respeito do Yuri: rodrigogurgel.com.br/dr-joao-pinto-grande/
Esse Yuri é muito bom mesmo!
todo dia vejo pelo menos 2 videos seus, tem me feito mt bem, obrigado! paz
Parabéns pelo trabalho!
Excepcional a riqueza dos seus conteúdos, obrigado.
Obrigado!
Muito obrigado, Professor! Tenha um ótimo domingo! Muita saúde e vida longa!
Obrigado! Pra vc também!
Li na adolescência e amei rsrsrs
Como amo terror/horror, gostei demais do conto Demônios dele. Abraço, prof.!
Caramba parece que seu vídeo caiu do céu , minha escola acabou de mandar ler o cortiço para prova , mas já sabendo o tipo de livro resolvi deixar passar ...Não conheço mto mas sei que confiável não é !
Valeu Rodrigo Gurgel, sempre nos salvando!!
Mas leia! E faça o seu próprio julgamento.
Vou ler então ! Obrigada Rodrigo!
Foi um livro q me diverti muito lendo na época da escola
Lembro-me de ter lido no ensino médio, na época me senti culpada por não ter gostado. Gostaria muito de ouvir o senhor falar sobre Lolita de Nabokov - tenho vergonha de sugerir isso, mas eu gostaria de ver uma pessoa sóbria como o senhor falar desse livro. Seu canal é o que mais gosto de assistir, obrigada!
Sugestão anotada!
Eu li na biblioteca da minha cidade e as pessoas olhavam torto, entendo você, Jade. Mas eu gostei.
Se para uma mulher já é assim, imagina um homem lendo esse livro.
Eu assisti o filme (o mais recente, com meus 16 anos).
Ficaria receoso em ler o livro atualmente (com 37 anos) em público.
Uma comparação um pouco infeliz, mas melhor ler Mein Kampf em público.
Perfeita análise estética da obra.
Obrigado!
Por coincidência eu li na sequência o “Memória Póstumas...” e “O cortiço”.
Acabei hoje de ler o segundo. Achei um livro pesado... as pessoas são representadas de forma bem degradante (não só pelo ambiente do cortiço, mas o íntimo dos personagens também).
Eu confesso que fiquei um pouco impressionado com o livro (eu não entendo de literatura e nem me sinto capaz de julgar se é bom ou ruim), ainda bem que o senhor fez esse vídeo. Muito esclarecedor, muito obrigado.
"nem me sinto capaz de julgar se é bom ou ruim". O professor precisa te dizer se você gostou ou não?
Li esse livro para nunca mais repetir a dose.
Hahahahahahahahahahaha...
Interessante que, quando o li, eu gostei bastante. Principalmente, quando ele mostra esse lado animalesco e irracional das criaturas submetidas às circunstâncias do meio. Não nego que isso seja uma verdade. Porém, não é TODA A VERDADE. E isso eu não havia percebido, a não ser pela excelente explicação do Professor. Mas de fato, o belo, o moral, o limpo, as virtudes, são praticamente esquecidas. Salvo a descrição da vida pulsante, ao amanhecer, que por sinal, o Prof. narra muito bem.
"Romances que são exigidos nos vestibulares". Até gela a espinha kkkkk
Que aula maravilhosa! Obrigada, Prof.
Obrigado!
Não li ainda esse livro, mas estou espantado com as coisas terríveis desse livro que é tão propagado e badalado
Estou perto de terminar a leitura de A Normalista, de Adolfo Caminha. E o senhor resumiu bem esse estilo : há uma demasiada repetição descritiva e exagero expressivo, de causar impaciência ao ler. Grande aula !
Eu nunca o li. Foi bom tê-lo ouvido, Professor. A propósito, gostaria de ver um vídeo seu sobre o Huxley. Um abraço, de Fortaleza.
Sugestão anotada. Um abraço!
Rodrigo Gurgel Eu também gostaria, professor!
Apoiado.
@@Denis_Santos909 Eu queria muito, mas muito mesmo um livro sobre "A ilha"
O prazer é sempre nosso
Excelente vídeo.
Professor, o senhor poderia fazer mais vídeos sobre os livros requisitados para o vestibular.
A maioria dos alunos não conhece o quão danosos os maus livros podem ser, muito menos como identificá-los.
Obrigada pelo trabalho que tanto enriquece nossas vidas!
Sugestão anotadíssima, Giovanna!
Ainda não LI ESTE romance, vou LÊ -lo .Muitos falam sem saber , A literatura clássica BRASILEIRA É muito boa.Machado de Assis chegou a ser acusado de fazer uma ANTI-LITERATURA. Um abraço PROFESSOR.
Um abraço!
Arrasou 👏👏👏🥰
Li esse livro no colégio. Achei deprimente!
👍🏻👍🏻👍🏻
Eu gostei
Excelente vídeo!
Obrigado!
Sempre quando vejo suas aulas eu morro de vontade de perguntar: professor quer ser o meu mentor? Não tenho nem palavras pra dizer o quanto seus vídeos me acrescentam
Adorei a sua análise, professor. O Cortiço é uma dos meus livros favoritos, mas sua análise me fez ver a obra por outra perspectiva.
Obrigado, Ricardo!
Li quando ainda era adolescente.Vou reler a obra.
Quando li o romance pela primeira vez eu gostei, pois era adolescente e ver as coisas de forma pessimista combinam bem. hahaha Mas ouvindo o senhor narrando agora algumas cenas, relembrei e digo que o senhor tem toda razão. Realmente, essas cenas carregadas de misérias, vícios e preconceitos transformam a narrativa em algo panfletário.
Forte abraço, professor!
Interessante análise. Temos tendência em endeusar certos escritores, principalmente aqueles que se encontram nos cânones da nossa literatura, quando, na verdade, são falhos, em certos momentos, ao produzirem suas respectivas obras literárias. Com esse vídeo, a gente desperta o olhar crítico sobre os grandes escritores. A propósito: qual é a opinião do senhor sobre "O Coruja"?
Finalmente. Estava ansioso pelos seus vídeos. Mantenha o ritmo de vídeos. E fala sobre literaturas fantásticas como Tolkien e C. S. Lewis. E também sobre Fernando Sabino.
Sugestões anotadas!
Como um bom nordestino, gostaria de pedir ao senhor que se possível falasse um pouco das obras de José de Alencar
Falarei! Sugestão anotada!
Muito boa análise professor! Obrigado por compartilhar conosco.
Obrigado, Felipe!
O Cortiço entra para os livros mais chatos que já li, o outro é O Ateneu do Raul Pompéia. Entretanto, o meu favorito da literatura brasileira é Memórias Póstumas, contemporâneo d'O Cortiço, e como foi bem falado pelo professor, isso mostra a superioridade do Machado sobre Aluísio Azevedo.
Excelente, professor!
Obrigado, Lucas!
Realmente, professor! Eu li "O cortiço" no ensino médio. Na época, acreditei que era um bom romance. Mas, hoje, vejo que não há nada de bom nele. Pelo contrário: é uma embromação.
Pior que embromação!
Sim. Além de ser tendencioso.
Professor, faça um vídeo sobre Lições de abismo do Gustavo Corção
Sugestão anotada!
Professor fala do falecido matias pascal, por favor!
ótimo vídeo, obrigado!!
Sugestão anotada!
@@RodrigoGurgel 🤩🤩
Não gosto do livro, mas gostei do vídeo. Ótimo professor
A leitura deste livro foi uma tortura quando fui obrigada a ler na minha adolescência! 🙄 não tenho vontade de reler.
🙂👍🏻❤️
Nossa lembro que foi uma batalha para terminar esse livro na escola, bem maçante!!
Eu já li o cortiço. Fiquei com vergonha de dizer que não gostei. Hoje, falo , ruim de doer
Que bom!
Rss
Sua sinceridade já valeu eu ver esse vídeo.
Tive que ler no ensino médio, tbm fiquei com vergonha de dizer que não gostei na época, até porquê eu não entendia muita coisa
@@andreiaaviz1204 Pelo menos vc leu, teve a experiência, lá na escola ninguém lia nenhum dos clássicos que passavam para as provas , só iam caçar resumo no Skoob na última hora kkk
Li para a prova de literatura quando tinha 14 anos e odiei! Lembro com repugnância do ambiente deprimente do livro, com seus personagens sórdidos e sem caráter.
Eu tive uma overdose de Aluísio Azevedo naquele ano; li O Cortiço e O mulato.
Já Memórias Póstumas de Bras Cubas é genial. Nem lembro quantas vezes reli rs.
Obrigada, professor!
Um abraço!
Que boa surpresa esses comentários. Há algum tempo resolvi começar a ler o Cortiço por ser muito citado. Li algumas páginas e achei uma porcaria e deixei o livro para doação. Obrigado pela aula!
Vamos em frente, Rosmarina!