Conheci Jorge Amado numa Bienal do Livro em SP nos anos 80 e nos anos 2000 fui a Ilhéus e conheci a casa de Jorge Amado que, na época, tinha um grande São Jorge logo na entrada. Como viajei inúmeras vezes para a Bahia, o vejo como o grande representante de lá.
tenho 17 anos e apesar de apenas ter visto boa parte dos filmes inspirados em suas obras, eu nunca tinha lido nada seu e não sabia muita coisa além de ter noção de que ele era uma dos maiores escritores do brasil e de que ele tinha concorrido (e ganho) o cargo de deputado federal pelo pcb, com o slogan "jorge amado, o romancista do povo" (o que me chamou muita atenção). só entrei na literatura de jorge amado no ano passado, pois tinha que ler capitães da areia por conta da escola... simplesmente me apaixonei pelo seu jeito de contar histórias! resultado: virei fã e nunca mais parei de ler, minha meta é ler todas as suas obras possíveis 😁💛
Estou fazendo isso já, inclusive na ordem cronológica,ordem de lançamento.Baiano que se preze, já leu pelo.menos uma obra de Jorge.Estou no caminho para ler todas.Logo depois vou ler as obras de Zélia Gattai,esposa de Jorge.Vale à pena.
Amado Jorge, sempre presente! "Capitães da Areia" é um dos meus livros favoritos da vida. Grande autor, de imensa coragem em retratar o Brasil como ele é.
O Jorge é Amado, porque representou muito bem a nossa Bahia. Ele fez mais que escrever com palavras, ele retratou um sentimento. Meu primeiro contato com ele , foi no ensinou médio, depois como professora.
Meu conterrâneo, um dos maiores escritores baianos, seus livros são cartas abertas de como os baianos são em sua essência. Há, e quero vídeo sobre as adaptações ☺.
Tenho 16 anos nasci em Itabuna terra de Jorge amado já andei muito belas ruas de ilhéus e só tive dimensão da relação dele com a literatura depois de assistir este vídeo , parabéns 👏👏
Me apaixonei por Jorge Amado ao ler Gabriela, cravo e canela. Obra absurdamente incrível, reveladora e divertida. Livia, por favor faz o vídeo sobre as adaptações das obras de Jorge Amado! Já deixo aqui o pedido pra incluir na pauta de amizades entre autores, a amizade do Jorge Amado e do Gabriel Garcia Marquez.
Eu sou de El Salvador. Já tinha ouvido sobre o Jorge Amado, mas nunca tive a oportunidade de ler sua obra. Até que començe a trabalhar num navio. Meu primero porto brasileiro que eu cheguei foi Salvador da Bahia e fiquei apaixonado pelos livros do Jorge. Eu tive que comprar lá na Argentina em espanhol porque ainda não falava português. Meu primeiro contato foi com os Capitães da Areia. Agora estou lendo Dona Flor e seus dois maridos, nossa! Legalzinho!
Sou baiano, radicado no Rio de Janeiro. Li muitos dos livros de Jorge Amado enquanto estive em Salvador e no Recôncavo. Era comum terem aquela coleção dele da Record, acho, em casa. Morei em uma avenida com seu nome na Boca do Rio. Já fui muitas vezes a Ilhéus. A biografia escrita por Josélia Aguiar meu pai me deu de presente. Jorge Amado e suas personagens são de fato figuras presentes no imaginário e cotidiano dos baianos. Seu entendimento sobre o que representa a Bahia e seu povo serve como referência quase única para nativos, estudiosos e turistas. A meu ver, o fato de ele ser ou não considerado pela "intelligentsia" um grande literato é irrelevante, uma vez que poucos fizeram tanto e tão bem por sua gente.
Acho Jorge Amado incrível!!. Os meus livros favoritos dele são Gabriela cravo e canela e Capitães da Areia. A emoção q ele transmiti nós livros é impressionante
Eu absolutamente amo as obras de Jorge Amado, mas não só isso fez ser um prazer ver o vídeo, a sua narração e a forma como entrelaçou o roteiro com as imagens ficou excepcional. Parabéns pelo trabalho e obrigado pelo vídeo!
Li dele "Mar Morto" no primeiro ano do ensino médio, um livro que me encantou com seu lirismo marítimo - tenho de relê-lo. Mas só comecei, não fui até o fim de "Dona Flor e seus dois maridos" - tenho de lê-lo. Deve ser ótimo: adoro o filme com o José Wilker e a Sônia Braga. Mas vim aqui mesmo agradecer à Antofágica por uma dica do vídeo de duas semana atrás, sobre os livros favoritos de grandes astistas: quando vi que "O Mestre e a Margarida" de Mikhail Bulgákov era um dos favoritos do Bowie e tinha inspirado a letra de "Sympathy for the Devil" dos Rolling Stones, pensei: "tenho de ler esse livro". E me encarreguei disto: encontrei-o e encomendei-o na Estante Virtual; e, para minha alegria, chegou ontem. Estou no capítulo dois, e já estou amando. Obrigado, Antofágica!
Adorei o vídeo! Calhou de, atualmente, eu estar lendo "Tieta do Agreste", mas na verdade Jorge Amado é um autor que estou quase sempre lendo, porque curto muito a escrita dele. Mesmo assim tem algumas problemáticas em torno da obra do autor que me incomodam bastante, principalmente no que diz respeito à sexualização exagerada das personagens femininas (em Tieta, por exemplo, ele apela inclusive pra animalização da protagonista pra construir as metáforas erotizadas) e tratar a pobreza e marginalização de maneira muito exótica. Na minha opinião são todas problemáticas importantes e passíveis de discussão, mas uma coisa não se pode negar: o jeito de JA de particularizar o que é banal e corriqueiro, o seu jeito de falar sobre pessoas tão comuns, tão esquecidas e ignoradas, tudo isso é digno de reverência, pois nos prende do início ao fim.
Meu primeiro contato com Jorge Amado veio na escola, embora na minha família eu já tinha ouvido que não era um autor pra minha idade. Li O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá e amei, mas a virada de chave mesmo veio no ano seguinte quando fiz um trabalho sobre Dona Flor e Seus Dois Maridos. A partir daquele momento fui atrás das obras dele, lembro que as vezes eu ia para a biblioteca da minha escola à noite e ficava lendo por lá. Jorge Amado é meu escritor brasileiro favorito ao lado de Clarice Lispector
Jorge eternamente Amado! Tive contato com a sua obra pelas suas adaptações, principalmente através da novela Porto dos Milagres... Fui atrás dos livros na biblioteca da escola, me assustei com a quantidade de páginas, porém, quando comecei a ler não consegui parar mais... Sua obra é muito fluida e mostra um lado do Brasil que muitas vezes ignoramos. Maravilhoso
Sou baiano,de Salvador.Quando leio Jorge Amado, é como se eu estivesse vendo a radiografia do meu povo.E confesso que acho essa radiografia linda, maravilhosa,total identificação.
Tenda dos Milagres é o vencedor moral do Prêmio Nobel de 1970. Só de pensar nele meus olhos marejam. Vim visitar minha mãe e agora estou sentindo saudade física do meu exemplar, que ficou no apartamento. Descobri vários pontos em comum com o escritor: também nasci em 10/08 e a família da minha mãe é de cristãos-novos no nordeste. Que orgulho do Jorge Amado ter sido um humanista tão relevante, a autoria da emenda favorável à liberdade de culto é muito sensível- como jurista, afirmo que é essencial na lida civilista brasileira. Muito obrigada por esse vídeo ❤
Que Xuxa que nada! Minha musa na infância foi Gabriela Cravo e Canela hahaha Eu queria ter o cabelo igual ao dela (e tenho!), amava aquela brasilidade toda! Li na adolescência pouca coisa, mas sem dúvidas foi Jorge Amado com o seu universo baiano que despertou a minha curiosidade para a literatura brasileira, o que acabou se tornando um amor vivido nos meus anos mais jovens rsrsr Lindo vídeo! Estou esperando a série adaptações de Jorge Amado. Valeu Antofágica!
Lembro de ler Gabriela no início do ano passado. Meu primeiro contato com Jorge Amado. Tava no fim das férias....que livro gostoso! A cara das férias. Amei!
Jorge Amado é um grande gênio, por enquanto li Capitães de Areia, Terras do Sem Fim, Seara Vermelha, Quincas Berro D'água, Tenda dos Milagres..um melhor que o outro, faltam muitos, ainda bem :)
Estava por esses dias viajando muito e resolvi baixar alguns audiobooks para ouvir enquanto viajava. Resolvi dar uma oportunidade ao livro "Capitães de Areia" e que grata surpresa tive. Quero consumir mais livros deste autor. A forma como ele escreve é como se estivesse ao meu lado contando as histórias daqueles pobres meninos.
Comecei lendo "Cacau" e imediatamente fiquei maravilhado. Interessante dizer que, boa parte das mazelas que Jorge descreveu, há quase um século, até hoje vigoram. O que mais me chamou a atenção foi a escrita fluida e simples, além, claro, das personagens comuns e narrativas facilmente rastreáveis nas famílias nordestinas.
Amei 'O País do Carnaval'. Ele teria escrito aos 19 anos, se não me engano. Ali já mostrava sua genialidade. O acho o maior tradutor da nossa cultura e cotidiano. Salve, Jorge! Esse vídeo é phoda, como os outros.
Não sendo o melhor exemplo dum grande leitor, tive n entanto (anos 80), o privilegio de ler esse livro fantastico " Capitães da Areia"; autentica poesia em estado puro. O meu nivel de conhecimento era e é pequeno, ainda assim entendi a historia em modo de afiada intervenção. So agora fiquei a conhecer um pouco sobre a pessoa do autor, cuja historia so lhe acrescenta essência/valor/Grandeza no ser. Em miudo ja havia visto Gabriela versâo novela que foi a 1ª a passar na tv em Portugal ( anos 70).So recentemente conheci o seu canal. Conteudo excelente. Obrigado por partilhar
Amo esse canal! Apenas uma observação, a frase icônica de Jorge é na verdade '" A amizade é o SAL da vida". E é mesmo! Parabéns a equipe pelo trabalho impecável.
Jorge Amado é uns dos melhores escritores brasileiro, imaginaaa edições da Antofagica dos clássicos dele, uma dos Capitães de Areia , ia vender igual água. Outra edição que iria ser impactante, Grande Sertão Veredas, Vidas Secas, ou até o Quarto de Despejo
Que belo vídeo sobre o camarada Jorge Amado!!! E sim, o vídeo sobre as adaptações cinematográfica seria muito bom! Parabéns pelo fantástico trabalho!!!
Já li vários livros de Jorge Amado...tenho ainda muitos para:ler, por causa dele conheço a Bahia e a sua casa no Bairro Rio Vermelho...e também o museu....a Bahia é linda..é Brasil.....Jorge Amado representa muito bem o nosso belo país.....
Li quase tudo de Jorge Amado na minha adolescência, fiquei profundamente comovida com Subterrâneos da Liberdade, mas todos me encantaram muito difícil dizer qual mais gostei, um autor excepcional!
Parabéns LiviaPiccolo, esse vídeo é ótimo! Quando eu aprendi a língua do Camões ganhei confiânça para ir de férias no Brasil. Os primeiros livros que comprei foram Gabriela, Os Velhos Marinheiros e Seara Vermelha. Também achei romances do nosso querido Jorge Amado nos cebos da avenida Corrientes aqui em Buenos Aires. Gosto dele não só pelas incríveis histórias como também pelo seu engajamento às causas sociais. Obrigado por essa biografia tão bacana. Já estou suscrito!
O primeiro livro que li de Jorge Amado foi Capitães da Areia. Desde então, sua maneira de escrever me cativou. Cada obra despertou um sentimento diferente, que nos consola e faz sonhar. Um dos meus autores preferidos ❤
É porque Jorge Amado me apresentou outra Bahia. Tanto a da cidade de São Salvador assim como o interior da Bahia. Em Cacau ,Terras do sem fim, e são jorge dos ilhéus. Aprendi de Jorge Amado um tempo lá dos coronéis do cacau. Jorge Amado toca o pau nos caras... e registra o que foi a cidade de Ilhéus e redondezas naquela época. Eu que sou de Itapetinga logo curiei de procurar ler. Mas tem um de Jorge Amado esse entitulado Louvação, que ele Nos diz quem foi Castro Alves o poeta. No ABC de Castro Alves. E sobre Salvador na Bahia e várias personalidades de lá, Capitães de Areia e Bahia de Todos os Santos. Eu fui atrás de passar em locais que Jorge Amado cita em seus livros. E em frente a sua fundação Já assisti inúmeros shows . Quase todos muito bons. Pois o Pelourinho assim como toda Bahia é Brasil o respeita e se orgulha de ter um dos maiores escritores brasileiros nascidos Aqui nessa terra boa. Saravá
Adorei o video. É muito bom conhecer mais sobre escritores brasileiros que são excelentes contadores de historia e sim as historias são visuais. Ah! Eu fiz o processo inverso de muitas pessoas, comecei lendo Zelia Gattai que foi me cativando até que cheguei aos livros do Jorge Amado.
Ótimo vídeo! Já li vários livros de Jorge Amado. Devo a ele e a Érico Veríssimo a minha entrada na literatura. Os escritores africanos de língua portuguesa sempre dizem que são leitores dele. Viva a Bahia e seus escritores e músicos! Viva a Arte!
Awww amei demais o vídeo, que preciosidade! 🥰☺️ E sobre desenvolver um material sobre as adaptações das obras do Jorge, acho que todo mundo que acompanhou a este vídeo aqui, ficou interessado. Faz mesmo, Lívia! Adorei, Adorei!! 🥺☺️🤩
Destaco Tieta,Capitães da Areia e Gabriela,Cravo e Canela. Eu não sou comunista mais sou um admirador de Jorge Amado o cara gênio seus personagens são muito profundos.
Que trajetória incrível!!!!! Ele era um pessoa com uma enorme sensibilidade. Quero começar a ler as obras dele imediatamente. Parabéns pelo trabalho de vocês!!!!
Conheci Jorge Amado numa Bienal do Livro em SP nos anos 80 e nos anos 2000 fui a Ilhéus e conheci a casa de Jorge Amado que, na época, tinha um grande São Jorge logo na entrada. Como viajei inúmeras vezes para a Bahia, o vejo como o grande representante de lá.
Que demais! Adoraria conhecer a casa dele...
@@LiviaPiccolo e ele tbem era uma figura à parte. rsrsrs
Que incrível!!. Tmb queria ter conhecido ele
Faltou detalhes entre 1933 até 1944, teve mais coisas
Capitães da areia foi o primeiro livro da vida a me fazer chorar. Eternizou, em mim, a paixão por literatura. Gratidão a Jorge Amado.
Considero que essa foi a melhor atuação da Lívia, tudo ótimo, roteiro, clareza, simpatia, duração do vídeo.
Ah, obrigada Paulo! Fico contente. Cada vídeo traz um novo desafio, rs.
tenho 17 anos e apesar de apenas ter visto boa parte dos filmes inspirados em suas obras, eu nunca tinha lido nada seu e não sabia muita coisa além de ter noção de que ele era uma dos maiores escritores do brasil e de que ele tinha concorrido (e ganho) o cargo de deputado federal pelo pcb, com o slogan "jorge amado, o romancista do povo" (o que me chamou muita atenção). só entrei na literatura de jorge amado no ano passado, pois tinha que ler capitães da areia por conta da escola... simplesmente me apaixonei pelo seu jeito de contar histórias! resultado: virei fã e nunca mais parei de ler, minha meta é ler todas as suas obras possíveis 😁💛
Estou fazendo isso já, inclusive na ordem cronológica,ordem de lançamento.Baiano que se preze, já leu pelo.menos uma obra de Jorge.Estou no caminho para ler todas.Logo depois vou ler as obras de Zélia Gattai,esposa de Jorge.Vale à pena.
Quero com certeza um vídeo sobre as adaptações dos seus livros.
Vamos prepará-lo!
Amado Jorge, sempre presente! "Capitães da Areia" é um dos meus livros favoritos da vida. Grande autor, de imensa coragem em retratar o Brasil como ele é.
Quero VÍDEO de adaptações cinematográficas do Jorge Amado.
Também querooo
Jorge Amado, um dos meus favoritos uma figura polêmica e genial💚
Dois ótimos adjetivos para ele!
Jorge amado um dos escritores preferidos como leitor.
Ele é incrível mesmo!
Amado Jorge ❤️... adoraria outro vídeo. Livro preferido é Jubiabá.
Há muitos anos eu Jubiabá e amei ficou pra mim inesquecível!
O Jorge é Amado, porque representou muito bem a nossa Bahia. Ele fez mais que escrever com palavras, ele retratou um sentimento.
Meu primeiro contato com ele , foi no ensinou médio, depois como professora.
Meu conterrâneo, um dos maiores escritores baianos, seus livros são cartas abertas de como os baianos são em sua essência. Há, e quero vídeo sobre as adaptações ☺.
Tenho 16 anos nasci em Itabuna terra de Jorge amado já andei muito belas ruas de ilhéus e só tive dimensão da relação dele com a literatura depois de assistir este vídeo , parabéns 👏👏
Me apaixonei por Jorge Amado ao ler Gabriela, cravo e canela. Obra absurdamente incrível, reveladora e divertida. Livia, por favor faz o vídeo sobre as adaptações das obras de Jorge Amado! Já deixo aqui o pedido pra incluir na pauta de amizades entre autores, a amizade do Jorge Amado e do Gabriel Garcia Marquez.
Gabriela Cravo e Canela dos 16 que eu li considero o melhor. A autenticidade, o enredo, os desfechos, a forma e a linguagem!
Que legal! Não sabia dessa amizade, Heitor!
Amo tanto q visitei Salvador em 2015 e fiquei até hoje.
Eu sou de El Salvador. Já tinha ouvido sobre o Jorge Amado, mas nunca tive a oportunidade de ler sua obra. Até que començe a trabalhar num navio. Meu primero porto brasileiro que eu cheguei foi Salvador da Bahia e fiquei apaixonado pelos livros do Jorge. Eu tive que comprar lá na Argentina em espanhol porque ainda não falava português. Meu primeiro contato foi com os Capitães da Areia. Agora estou lendo Dona Flor e seus dois maridos, nossa! Legalzinho!
Sou baiano, radicado no Rio de Janeiro. Li muitos dos livros de Jorge Amado enquanto estive em Salvador e no Recôncavo. Era comum terem aquela coleção dele da Record, acho, em casa. Morei em uma avenida com seu nome na Boca do Rio. Já fui muitas vezes a Ilhéus. A biografia escrita por Josélia Aguiar meu pai me deu de presente.
Jorge Amado e suas personagens são de fato figuras presentes no imaginário e cotidiano dos baianos. Seu entendimento sobre o que representa a Bahia e seu povo serve como referência quase única para nativos, estudiosos e turistas.
A meu ver, o fato de ele ser ou não considerado pela "intelligentsia" um grande literato é irrelevante, uma vez que poucos fizeram tanto e tão bem por sua gente.
Confirmando: Martins Editora. Livros de capa vermelha com o nome do autor na lombada. Inconfundíveis.
Adorável essa série de biografias!!!
Acho Jorge Amado incrível!!. Os meus livros favoritos dele são Gabriela cravo e canela e Capitães da Areia. A emoção q ele transmiti nós livros é impressionante
Sem dúvida, um grande escritor.😄
Sem dúvida!
@@LiviaPiccolo é verdade 😄
Moro na Espanha, e os livros de Jorge Amado, às vezes, são os únicos em português que se pode encontrar aqui, onde há poucos
Seara vermelha foi o livro do Jorge Amado, dos que eu li, de que mais gostei. A morte da Noca me fez chorar bastante.
Ele tem tramas bem emocionantes mesmo...
Eu absolutamente amo as obras de Jorge Amado, mas não só isso fez ser um prazer ver o vídeo, a sua narração e a forma como entrelaçou o roteiro com as imagens ficou excepcional. Parabéns pelo trabalho e obrigado pelo vídeo!
Nós que agradecemos!
Ahh, que legal! Obrigada Pedro!
Conclui a leitura de “Capitães da Areia” e tive esse vídeo como presente :)
Muito obrigada.
Que vida bacana! Não à toa é um ser iluminado
Claro que queremos o vídeo. 😄
Capitães de Areia é muito bom.
Deve ser uma biografia muito interessante.
Li dele "Mar Morto" no primeiro ano do ensino médio, um livro que me encantou com seu lirismo marítimo - tenho de relê-lo. Mas só comecei, não fui até o fim de "Dona Flor e seus dois maridos" - tenho de lê-lo. Deve ser ótimo: adoro o filme com o José Wilker e a Sônia Braga. Mas vim aqui mesmo agradecer à Antofágica por uma dica do vídeo de duas semana atrás, sobre os livros favoritos de grandes astistas: quando vi que "O Mestre e a Margarida" de Mikhail Bulgákov era um dos favoritos do Bowie e tinha inspirado a letra de "Sympathy for the Devil" dos Rolling Stones, pensei: "tenho de ler esse livro". E me encarreguei disto: encontrei-o e encomendei-o na Estante Virtual; e, para minha alegria, chegou ontem. Estou no capítulo dois, e já estou amando. Obrigado, Antofágica!
Saber que nossas indicações fazem sentido é muito legal! Boa leitura Reginaldo!
Adorei o vídeo! Calhou de, atualmente, eu estar lendo "Tieta do Agreste", mas na verdade Jorge Amado é um autor que estou quase sempre lendo, porque curto muito a escrita dele.
Mesmo assim tem algumas problemáticas em torno da obra do autor que me incomodam bastante, principalmente no que diz respeito à sexualização exagerada das personagens femininas (em Tieta, por exemplo, ele apela inclusive pra animalização da protagonista pra construir as metáforas erotizadas) e tratar a pobreza e marginalização de maneira muito exótica.
Na minha opinião são todas problemáticas importantes e passíveis de discussão, mas uma coisa não se pode negar: o jeito de JA de particularizar o que é banal e corriqueiro, o seu jeito de falar sobre pessoas tão comuns, tão esquecidas e ignoradas, tudo isso é digno de reverência, pois nos prende do início ao fim.
Ótima observação William. Temos mesmo que pensar nesses pontos delicados da obra dele...
Também li Capitães de Areia na escola! Muito bom! Essa biografia deve ser excelente.
Meu primeiro contato com Jorge Amado veio na escola, embora na minha família eu já tinha ouvido que não era um autor pra minha idade. Li O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá e amei, mas a virada de chave mesmo veio no ano seguinte quando fiz um trabalho sobre Dona Flor e Seus Dois Maridos. A partir daquele momento fui atrás das obras dele, lembro que as vezes eu ia para a biblioteca da minha escola à noite e ficava lendo por lá. Jorge Amado é meu escritor brasileiro favorito ao lado de Clarice Lispector
Jorge eternamente Amado! Tive contato com a sua obra pelas suas adaptações, principalmente através da novela Porto dos Milagres... Fui atrás dos livros na biblioteca da escola, me assustei com a quantidade de páginas, porém, quando comecei a ler não consegui parar mais... Sua obra é muito fluida e mostra um lado do Brasil que muitas vezes ignoramos. Maravilhoso
Jorge Amado 📖💗
Sou baiana da terra de tieta e apaixonada pelos livros de Jorge
❤ O casal Jorge e Zélia amo de paixão. Tenho todos os seus livros autografados.
Essa menina é ótima! ❤
Sou baiano,de Salvador.Quando leio Jorge Amado, é como se eu estivesse vendo a radiografia do meu povo.E confesso que acho essa radiografia linda, maravilhosa,total identificação.
Tenda dos Milagres é o vencedor moral do Prêmio Nobel de 1970. Só de pensar nele meus olhos marejam. Vim visitar minha mãe e agora estou sentindo saudade física do meu exemplar, que ficou no apartamento.
Descobri vários pontos em comum com o escritor: também nasci em 10/08 e a família da minha mãe é de cristãos-novos no nordeste. Que orgulho do Jorge Amado ter sido um humanista tão relevante, a autoria da emenda favorável à liberdade de culto é muito sensível- como jurista, afirmo que é essencial na lida civilista brasileira.
Muito obrigada por esse vídeo ❤
Meu romancista brasileiro favorito!
Que Xuxa que nada! Minha musa na infância foi Gabriela Cravo e Canela hahaha Eu queria ter o cabelo igual ao dela (e tenho!), amava aquela brasilidade toda! Li na adolescência pouca coisa, mas sem dúvidas foi Jorge Amado com o seu universo baiano que despertou a minha curiosidade para a literatura brasileira, o que acabou se tornando um amor vivido nos meus anos mais jovens rsrsr Lindo vídeo! Estou esperando a série adaptações de Jorge Amado. Valeu Antofágica!
Quero muito um vídeo sobre as adaptações da obra de Jorge Amado! ❤️
Lívia, sua forma de se expressar me convenceu agora de que você é uma contadora de histórias ❤
Lembro de ler Gabriela no início do ano passado. Meu primeiro contato com Jorge Amado. Tava no fim das férias....que livro gostoso! A cara das férias. Amei!
Que legal 😊
Poxa! Fiquei emocionada. Vc é maravilhosa
Que bommmmmm assistir sobre minha Bahia sobre o Amado Jorge❤❤❤❤
Jorge Amado é um grande gênio, por enquanto li Capitães de Areia, Terras do Sem Fim, Seara Vermelha, Quincas Berro D'água, Tenda dos Milagres..um melhor que o outro, faltam muitos, ainda bem :)
Tieta e Capitães de areia são meus preferidos. Ótimo vídeo.
Um livro de Jorge Amado de que gostei muito Tocaia Grande. Vale à pena.
Amado pelo povo, Jorge! 🫶🏼
Estava por esses dias viajando muito e resolvi baixar alguns audiobooks para ouvir enquanto viajava. Resolvi dar uma oportunidade ao livro "Capitães de Areia" e que grata surpresa tive. Quero consumir mais livros deste autor. A forma como ele escreve é como se estivesse ao meu lado contando as histórias daqueles pobres meninos.
Fascinante esse vídeo. Assim como é fascinante a obra de Jorge Amado.
Comecei lendo "Cacau" e imediatamente fiquei maravilhado. Interessante dizer que, boa parte das mazelas que Jorge descreveu, há quase um século, até hoje vigoram. O que mais me chamou a atenção foi a escrita fluida e simples, além, claro, das personagens comuns e narrativas facilmente rastreáveis nas famílias nordestinas.
Seria interessante um vídeo sobre as adaptações de Jorge Amado
O último livro da autoria de Jorge Amado que li recentemente foi " Bahia de todos os santos " , gostei muito!!
Amei 'O País do Carnaval'. Ele teria escrito aos 19 anos, se não me engano. Ali já mostrava sua genialidade. O acho o maior tradutor da nossa cultura e cotidiano. Salve, Jorge! Esse vídeo é phoda, como os outros.
Por favor.... mais vídeos de Jorge Amado! Obrigado pelo excelente vídeo
Também concordo, amo Jorge Amado: Tieta, Gabriela cravo e Canela e Capitães de Areia, foram os livros de sua autoria que eu li. Amei todos!!!
Que vídeo maravilhoso ❤ passa a paixão de Jorge Amado! Asssiti sorrindo
Não sendo o melhor exemplo dum grande leitor, tive n entanto (anos 80), o privilegio de ler esse livro fantastico " Capitães da Areia"; autentica poesia em estado puro. O meu nivel de conhecimento era e é pequeno, ainda assim entendi a historia em modo de afiada intervenção. So agora fiquei a conhecer um pouco sobre a pessoa do autor, cuja historia so lhe acrescenta essência/valor/Grandeza no ser. Em miudo ja havia visto Gabriela versâo novela que foi a 1ª a passar na tv em Portugal ( anos 70).So recentemente conheci o seu canal. Conteudo excelente. Obrigado por partilhar
Muito bom. Adorei
Sou de Itabuna, patrício deste grande baiano.
Amo esse canal! Apenas uma observação, a frase icônica de Jorge é na verdade '" A amizade é o SAL da vida". E é mesmo! Parabéns a equipe pelo trabalho impecável.
Jorge Amado é uns dos melhores escritores brasileiro, imaginaaa edições da Antofagica dos clássicos dele, uma dos Capitães de Areia , ia vender igual água. Outra edição que iria ser impactante, Grande Sertão Veredas, Vidas Secas, ou até o Quarto de Despejo
Jorge❤️❤️❤️❤️meu autor da vida
Queremos, sim, o vídeo sobre as adaptações.
Que belo vídeo sobre o camarada Jorge Amado!!! E sim, o vídeo sobre as adaptações cinematográfica seria muito bom! Parabéns pelo fantástico trabalho!!!
Já li vários livros de Jorge Amado...tenho ainda muitos para:ler, por causa dele conheço a Bahia e a sua casa no Bairro Rio Vermelho...e também o museu....a Bahia é linda..é Brasil.....Jorge Amado representa muito bem o nosso belo país.....
Li toda a obra,biografia e navegação de cabotagem, sem dúvida é um dos cabrões da literatura mundial
Adorei os palavrões.😀😀😀😀
Li quase tudo de Jorge Amado na minha adolescência, fiquei profundamente comovida com Subterrâneos da Liberdade, mas todos me encantaram muito difícil dizer qual mais gostei, um autor excepcional!
Parabéns LiviaPiccolo, esse vídeo é ótimo! Quando eu aprendi a língua do Camões ganhei confiânça para ir de férias no Brasil. Os primeiros livros que comprei foram Gabriela, Os Velhos Marinheiros e Seara Vermelha. Também achei romances do nosso querido Jorge Amado nos cebos da avenida Corrientes aqui em Buenos Aires. Gosto dele não só pelas incríveis histórias como também pelo seu engajamento às causas sociais. Obrigado por essa biografia tão bacana. Já estou suscrito!
O primeiro livro que li de Jorge Amado foi Capitães da Areia. Desde então, sua maneira de escrever me cativou. Cada obra despertou um sentimento diferente, que nos consola e faz sonhar. Um dos meus autores preferidos ❤
Jorge Amado, amor da minha vidaaaaaaaa!! Amo os seus romances, maravilhosos como ele, que falam de gente simples como eu ..
Jorge Amado praia mim o melhor autor e escritor brasileiro
Que video extraordinário. Parabéns a todos da Antofágica. 👏👏👏😍😍😍😍
Viva Jorge Amado!
Viva a liberdade de culto! 👏👏👏👏👏👏
Eu quero um vídeo sobre as adaptações de Jorge Amado Siim!
Jorge escrevia do povo e para o povo ,maior escritor brasileiro na minha opinião ,amo a obra toda.
Sempre realizando um belo trabalho📔...👏
É porque Jorge Amado me apresentou outra Bahia. Tanto a da cidade de São Salvador assim como o interior da Bahia. Em Cacau ,Terras do sem fim, e são jorge dos ilhéus. Aprendi de Jorge Amado um tempo lá dos coronéis do cacau. Jorge Amado toca o pau nos caras... e registra o que foi a cidade de Ilhéus e redondezas naquela época. Eu que sou de Itapetinga logo curiei de procurar ler. Mas tem um de Jorge Amado esse entitulado Louvação, que ele Nos diz quem foi Castro Alves o poeta. No ABC de Castro Alves.
E sobre Salvador na Bahia e várias personalidades de lá, Capitães de Areia e Bahia de Todos os Santos.
Eu fui atrás de passar em locais que Jorge Amado cita em seus livros.
E em frente a sua fundação
Já assisti inúmeros shows .
Quase todos muito bons. Pois o Pelourinho assim como toda Bahia é Brasil o respeita e se orgulha de ter um dos maiores escritores brasileiros nascidos Aqui nessa terra boa. Saravá
Eu amo os vídeos da Antofagica! Sem mais ❤️
já li 2 livros do Jorge, Quincas Berro D Agua e capitães da areia. Pretendo ler muitos mais.
Adorei o video. É muito bom conhecer mais sobre escritores brasileiros que são excelentes contadores de historia e sim as historias são visuais. Ah! Eu fiz o processo inverso de muitas pessoas, comecei lendo Zelia Gattai que foi me cativando até que cheguei aos livros do Jorge Amado.
O meu autor preferido da vida ❤️😍😍😍
Ótimo vídeo! Já li vários livros de Jorge Amado. Devo a ele e a Érico Veríssimo a minha entrada na literatura. Os escritores africanos de língua portuguesa sempre dizem que são leitores dele. Viva a Bahia e seus escritores e músicos! Viva a Arte!
Viva! ! ! 👏👏👏👏
Viva! 💕
Quero o vídeo sobre as adaptações de Jorge Amado!
Vídeo fantástico !! Muito obrigado e parabéns
Jorge,meu Conterrâneo Amado.
Eu comecei a ler capitães de areia, estou começando a me apaixonar pelo autor.
Lívia, quero sim ver um vídeo sobre as adaptações ao cinema.
Awww amei demais o vídeo, que preciosidade! 🥰☺️
E sobre desenvolver um material sobre as adaptações das obras do Jorge, acho que todo mundo que acompanhou a este vídeo aqui, ficou interessado. Faz mesmo, Lívia!
Adorei, Adorei!! 🥺☺️🤩
Jorge Amado foi, de fato, o escritor do povo. Minha paixão pelos livros não teria existido sem ter conhecido e lido Jorge Amado.
Destaco Tieta,Capitães da Areia e Gabriela,Cravo e Canela.
Eu não sou comunista mais sou um admirador de Jorge Amado o cara gênio seus personagens são muito profundos.
Quero video de adaptacões cinematográficas!! 🤩
Que apresentadora mais clássica.
Que trajetória incrível!!!!! Ele era um pessoa com uma enorme sensibilidade. Quero começar a ler as obras dele imediatamente. Parabéns pelo trabalho de vocês!!!!
Muito obrigada, Debora 💕
Mais um grande episódio de Antofágica. Sim, quero um episódio sobre as adaptações!!!! Vou compartilhar no Facebook 😀
Queremos!! Vai ficar um vídeo incrível!
Amei! Iria adorar assistir outro vídeo falando das adaptações. 🌻
E quando teremos Jorge Amado na cidade de Antofágica?❤️📚
Vou amar, se rolar um vídeo sobre as adaptações do grande mestre Jorge Amado!
Capitães de areia foi meu primeiro Jorge Amado também.
Ótimo vídeo!