quando parte para de ser financiado no preço da gasolina/álcool/gnv , sim é bem mais barato porem já que o custo de produção é caro...imagine que hipoteticamente custasse 10 reais o litro não existiria mais carro diesel particular...
Nos EUA já chegaram a experimentar - anos 40 e 50 se me lembro bem. A gasolina era barata por lá. Mas o consumo era elevado demais para viagens longas.
Realmente, um carro por exemplo com 200.000km ja esta bem rodado e provavelmente ja deve ser feito o motor, ja um caminhao com 200.000km ta novo ainda fazendo revisao em concessionaria, caminhoes antigos o cara ve as vezes com 1.500.000 de km rodados e foi feito o motor 1 vez só, somente mantendo revisao periódica ( troca de oleo, filtros, compressores, bronzinas a cada 500.000, correias e etc ) Motores a diesel sao mais robustos, é uma linha na qual eu gosto muito de trabalhar
Locomotivas possuem motor a diesel de dois tempos, rotação extremamente baixa, mas a razão principal de usar motores elétricos para tração é devido a complexidade de construção de uma transmissão convencional para se tracionar uma locomotiva. Testes já foram feitos com transmissões convencionais e de conversão de torque, mas todas tiveram problemas graves de confiabilidade por não resistirem a carga de trabalho(quebravam com facilidade) , o sistema mais confiável para locomotivas foi então diesel-elétrico. Com motores elétricos individuais em cada eixo elimina-se a necessidade de transmissão com marchas e a necessidade de diferenciais, algo que na operação rodoviária é completamente diferente.
@@vinicius9424 Alguns modelos possuem motor 4 tempos, mas muitos não possuem, não é regra. Você citou um exemplo, a SD-70 usa motor dois tempos, ambos são utilizados.
Eu chuto que é por dois motivos: primeiro o custo de fabricação do motor diesel pra uma mesma potência que um flex é mais alto, e segundo, por lobby da petrobras e usineiros de cana.
@bonifaciovintageaqui no Brasil a gente produziu por muitos anos carros populares com motores a diesel para nossos países vizinhos, uno, palio e gol são alguns exemplos, na argentina tem bastante, eles são MUITO econômicos e duráveis, mas a gente tem leis que restringem a venda desse tipo de carro aqui, justamente por causa desse lobby do etanol, os diesel pequenos também são muito populares na europa
Aonde moro tem o rodoanel e a estrada de ferro sorocabana .deveria ter transferência de carga para os trens descer a serra até o porto de santos .logística eficiente. Um trem de 100 vagoes de 80 ton.
Deveriam fazer um porto seco conectado à rede ferroviária, nos início de serra, para evitar que tantos caminhões precisassem descer a serra. Poupando combustível e o meio ambiente.
Vídeo top em , parabéns pelo Excelente Trabalho que você Faz . Eu acredito que num futuro Próximo Eles vão conseguir Fazer Pequenas Miniaturas de Reatores Nucleares e assim criar motores Elétricos Alimentados por Pequenas Usinas Nucleares , sabendo que o combustível nuclear demora um certo tempo para ser trocado .. até lá serão Equipamentos muito Seguros ....
Sobre os caminhões elétricos, ainda tem o problema do destino das baterias, depois de finalizada sua vida útil e tbm a fonte de energia para fornecer seu carregamento, pois não faz sentido substituir o diesel pelo eletrico, se este for abastecido por termo-eletricas a carvão, por exemplo.
Porém o motor elétrico tem muito mais torque que o motor a diesel, não é atoa que locomotivas usa o motor a diesel para acionar motores elétricos, óbvio que polui, porém polui menos que uma locomotiva que só tem motor a diesel.
@@heltonoliveira9461em proporção à carga que transporta, uma lovomotiva é o veículo mais eficiente. E as termo-elétricas, muito usadas na europa, para abastecer os "limpos" carros elétricos, poluem muito; são uma das ou a fonte mais poluente de produção de energia elétrica.
@@joaobmoura A questão central acredito ser o ponto de geração da poluição. No caso das termelétricas, a geração de poluição esta mais afastada dos grandes centros urbanos. Fora que elas poderiam ser utilizadas em conjunto com outras fontes de energia mais limpa, como a solar, eolica e hidreletricas reversiveis (que estao em crescente construção por toda europa, china e estados unidos) para dar conta dos picos de energia nos periodos do dia de maior demanda (ida e vinda do trabalho). Mas realmente a destinacao correta das baterias será o grande desafio a se superar num futuro proximo.
Isso explica porque haviam tantos carros de passeio a Diesel na Europa. Li numa revista portuguesa um teste de um Opel Corsa a Diesel e fez mais de 18 km/l de média.
Vídeo muito bom e "excelentemente" explicado. Mas faltou explicar o pq que carros e motos comuns tbm não utilizam o diesel, já que possui tantos pontos positivos
@@gilcimarsilva-rj8523 se fosse assim não precisaria haver esse vídeo tbm. Diferente de vc existem pessoas que não sabem, e que pra elas o vídeo seria interessante.
Mas se for com botar injeção direta , usar o sistema do motor Elko e fazer ele com motor dois tempos , com cárter com óleo para fazer a lubrificação , usando um eficiente sistema dois tempos , com turbo elétrico , usando squish aí a coisa muda de figura .
O motor a gasolina pode render muito torque se tiver turbocompressor igual os caminhões a diesel, e ainda tem a vantagem de render mais potência em giro alto. Se tiver o conjunto motriz correto, um motor a gasolina certamente imprimirá mais torque sobre as rodas do que um motor diesel equivalente de mesma cilindrada e mesma pressão de turbina.
@@Vicenzodesenhosbr Existem algumas questões a serem levadas em consideração Em primeiro lugar, quando eu me refiro ao "torque sobre as rodas", eu não estou falando do torque gerado diretamente pelo motor. O sistema de transmissão do carro, que inclui principalmente câmbio e diferencial, tem a função de multiplicar o torque gerado pelo motor para impor ele nas rodas do carro, pois quase nenhum motor tem capacidade de empurrar um carro sem auxílio de reduções via relações de marcha. Em segundo lugar, pelo fato do motor a gasolina poder girar mais e render mais em altas rotações, isso possibilita impor mais torque nas rodas devido ao uso da mesma marcha em uma faixa maior de giros. O conjunto motriz é formado por motor e transmissão, e não apenas por motor.
O problema é que o diesel é o combustível mais poluente seria melhor usar hidrogênio Verde pq ele tem mais ernegia e é renovável e não emitem poluentes na queima do hidrogênio Verde
@@VJK102 para mim o único problema dos veículos é que eles usam combustíveis fósseis e já os carros elétricos também não são a solução pq eles provavelmente vão usar baterias de lítio e o lítio é extraído de forma muito poluente a extração de lítio contamina a água e o solo já o hidrogênio Verde que é produzido a partir das ernegias renováveis que é a gente colocar energia na água para separar hidrogênio e oxigênio até podemos usar bateria de lítio mais como vai ser apenas uma vai ser bem menos poluente que usar muitas nos carros elétricos
O hidrogênio verde tem vários problemas. 1) É impossível uso de frenagem regenerativa, o que tornaria um caminhão de célula a combustível menos eficiente que um caminhão de célula de lítio ou sódio. 2) Alto custo pra criar logística de abastecimento. 3) Alto custo de produção. 4) Alto custo de armazenamento. O hidrogênio verde precisa ser esquecido como uma solução pra fins automotivos, mesmo porque as baterias recarregáveis de lítio ou de sódio já tem o beneficío da recarga rápida e só precisam ficar mais baratas.
@@losinfoify errado as baterias são tbm muito ruins elas só são elétricas, elas poluem o mundo na extração e destrói a natureza só para extrair os minérios e tbm precisa minerar muito além do lítio não ser renovável então baterias não resolvem em nada o hidrogênio tá com a imagem bem mais melhor
@@guestprOfc A questão do lítio não ser renovável não é um problema, por 2 motivos. 1) Os insumos das baterias de lítio são recicláveis. 2) As baterias de lítio podem ser substituídas por baterias de sódio, que usam matérias primas mais abundantes e baratas ao custo de uma ligeira densidade de carga inferior. Hoje o problema das baterais para uso em propulsão automotiva é o fato de elas serem muito caras e pesadas, mas isso já foi pior.
Isso não explica porque não existe carros pequenos com motor a diesel. Aliás o Brasil é um dos únicos países que não tem carro de passeio a diesel. Na Europa, tem até Corsa com motor a diesel.
Tem lei no Brasil que proíbe carros de passeio a diesel, teve uma época no mundo em que o diesel ficou escasso então pra “resolver” o problema eles proibiram😂
Vim aqui incomodar. O diesel, pode e precisa ser substituído por óleos vegetais e restos animais. Mas INFELIZMENTE, só recebe uma pequena mistura na estatal que monopoliza o combustível.
E outra vantagem 👉o diesel não aceita adulteração. No início desse vídeo mostra caminhões fora de estrada em trabalho em mineradora; esses fora de estrada são na verdade elétricos, mas de forma híbrido com um conjunto motor a diesel acoplado em um gerador elétrico que fornece eletricidade para os motores elétricos que ficam nas rodas. Um fora de estrada tem capacidade de carga de 150 toneladas e até 300 toneladas ; em 24 horas de trabalhos contínuo consome 2 mil litros de diesel.
Com o aumento da porcentagem de biodiesel, ferrando esses motores, talvez passe a ser vantajosa a utilização de transporte de carga por veículos menores, porém flex.
Meu tio bastião tinha uma f75 , a gasolina fazia 1.3 por litro ele foi a falência. Já o nosso irmão Osmar da Toyota bandeirante. A diesel só próspero. A Toyota fazia 9 por litro. Além do torque. Lembra do caminhão canaviero dizem que um caminhão a álcool. Acada 1 quilômetro gostava 3 litros de álcool. Pode pesquisar quem trabalhou nas usinas de açúcar.
3 litros de etanol por km rodado era num motor bem acertado....se desregulasse o carburador e o ponto era muito mais. Já vi história de que até duas vezes ao dia tinha que fazer regulagem desses caminhões.
No ritmo que vai, eu não acho que sejam só décadas, mas séculos! Ainda está pra nascer uma tecnologia realmente disruptiva pra mudar isso. Esse é o tipo de mudança que não acontece com uma tecnologia nova se ela já existir por alguns anos sem explodir em popularidade e eficiência, com custo acessível. Acredito que o Diesel ainda será usado por muito tempo, e que uma mudança só vai ser realmente viável se for alguma coisa tão absurdamente inovadora quando a própria criação dos motores a combustão. Por exemplo, uma forma segura e barata de energia nuclear, alguma nova tecnologia de motores, etc. Eu apostaria muito mais para um prazo menor em biocombustíveis, ou mesmo apenas grandes melhorias das tecnologias atuais já existentes.
Acredito que o futuro seja o camião híbrido onde um motor a combustão gere energia para os elétricos e que seria ótimo pois são infinitamente mais fortes que motores diesel. 1000 cv é muito fácil para um motor elétrico e o torque alem de maior está presente a qualquer rotação
Carros híbridos são bons na cidade, no anda e para por permitir desligar o motor, mas na estrada a conversão de energia mecânica do motor, em elétrica e depois em força mecânica de novo... são perdas muito maiores do que as perdas de uma boa transmissão mecânica.
Pois é eu entendo o lado dele em não gostar de híbridos tecnologia nova algo totalmente novo da muito medo do novo, mas a tecnologia não é nova pois ja se utiliza a muito tempo em trens e navios onde um motor menor gera energia para motores elétricos de forma muito durável e confiável. Imagina um produto problematico para navios ficarem a deriva em alto-mar? Ou trens não confiáveis? O problema nos carros híbridos é a linha entre confiabilidade e preço. Basicamente um carro tem que ser o mais barato possível para ser atrativo e se puder ser durável visto os 3 cilindros turbo que o foco é preço depois durabilidade ja em transporte de cargas o foco é no retorno do investimento um veículo durável e econômico tem mais apelo que um apenas por preço, se fosse assim os chineses eram os mais vendidos e não os Scania ou Volvo Mercedes que são muito mais caros que um Fotom. Basicamente existe tecnologia confiável para Camiões o que esbarra é na percepção de confiança nos compradores e podes ter certeza que um camião híbridos seria muito mais robusto econômico e potente que qualquer diesel com transmissão assim como as locomotivas.
@@michaelsiqueira5338 Os trens são diesel elétricos por conta da dificuldade de ter uma transmissão com tração em todas as rodas que seja robusta o bastante pra arrancar com 100 mil toneladas sem quebrar ou queimar embreagem...
Lembrando que nos eua é relativamente comum ver caminhonetes que aqui seriam chamadas de caminhão (como a F450 que era a nossa f4000), com motores grandes a gasolina. E se não me engano lá foi um dos ultimos lugares a se fabricar caminhões a gasolina.
Nos EUA um simples trabalhador braçal conseguiria encher o tanque de gasolina de uma caminhonete dessas com poucas horas de trabalho , aqui no Brasil seriam nescessario duas semanas para o mesmo tipo de trabalhador .
o carro mais vendido lá é um f150 de 450 cv usado para transportar 1 pessoa para o trabalho, os cara nao trabalha com eficiência energética, querer pregar ambientalismo no brasil enquanto um americano espanja combustível atoa emitindo co2 nao adianta nada
Há restrições severas nos EUA para o uso do diesel em veículos pequenos por razões ambientais e para canalizar seu uso no transporte de carga. Além disso, o diesel gate causado pela Volkswagen nos EUA demonizou o diesel definitivamente por lá.
contraditório seu comentário ja que os tres carros mais vendidos sao pickups de medio a grande porte, americano nao compra hatch medio, eles compram carros de 2 ton e 400cv, razão de peso potencia absurda para carregar uma pessoa de 90kg, a indústria americana e próprio americano nao visa eficiencia energetica só europeu liga para isso
No começo do vídeo, Vc falou sobre a relação ao poder calorífico do diesel ser maior que o da gasolina, esses valores são próximos. A molécula de diesel é maior C16H34 e ele ignição por compressão e possui maior torque em baixas rotações. O motor a gasolina (C8H18) é ignição por centelha com uma taxa de compressão mais baixa e geração de torque em rotações mais altas acima de 3000 rpm, enquanto o diesel entre 1200 a 1600 rpm em média. Por isso mais adequado ao uso pesado.
Caminhões são feitos pra andar MILHÕES de Km de quebrar, e não é só por serem a diesel mas também por terem uma rotação muito baixa que na maioria das vezes não chega a 2000RPM, e também existe o fato do Torque que é extremamente importante para um veículo que é destinado a puxar cargas, um motor a gasolina tem bem menos torque e tanto a potência como o torque são óbitos em altas rotações, por isso os carros a diesel não passam dos 4000RPM já os a gasolina populares muitas vezes chegam a 6500RPM, então um caminhão a gasolina iria que ser gigantesco iguais os caminhões aspirados diesel japoneses. Um caminhão a diesel que faz 3km/l polui bem menos que um a gasolina que faz 1km/l ou até menos que isso
O motor elétrico tem torque instantâneo. Provavelmente seria um bom substituto para o diesel. Porém a Questão é: Vai ser duradouro? Vai ser confiável? Vai ter autonomia?
@@CaminhoesnoDetalheO tipo de carga é diferente. Raramente vc vai ver uma carreta carregando grãos nos EUA. É o tipo de transporte lá que é feito por trens. A malha ferroviária deles é gigante comparada à nossa
@@CaminhoesnoDetalhe expandir não é acabar com o transporte por caminhões, mas é criar rotas que reduzam a quantidade de caminhões e necessidade deles nas estradas. Na Europa é mto comum o caminhão ir de trem ou apenas a carroceria. Gerando segurança e economia.
Entendem agora porque na Europa o carro de passeio é a Diesel e no Brasil é a Gasolina/Etanol/Flex? Aqui no Brasil é PROIBIDO a fabricação de carros de passeio a Diesel. Já se perguntaram o por que?
Veículos movidos a diesel sao mais caros. Para recuperar a diferença do valor investido x tempo de uso, levaria anos, pelo custo da gasolina x diesel. Carros à álcool hoje em dia, são bastante econômicos. Sem dizer, que veículos a diesel na europa, representam somente 14%, o restante é eletrico e gasolina.
O real motivo, é que se houvesse consumo de Diesel por caminhões e máquinas pesadas, o Diesel seria lixo e o Lucro das Petroleiras iria ser muito menor.
Assim como os tratores a gasolina, os Massey Harris 555 tinham várias versões do mesmo motor, com mesmo curso e diâmetro, gasolina, gás, querosene, diesel Na gasolina fazia 25 litros por hora, no Diesel 12 litros, com os mesmos 78cv E era um motor enorme de 6 litros de cilindrada com 4 cilindros, 154 mm de curso
Imagina aquelas Scania romeu e julieta ou aqueles Bitrem cheio de toco de madeira pesado, peso de toneladas, sendo arrastado pelo caminhão eletrico............ imagina o torque e as baterias pra fazer isso...........
Gostaria de fazer uma observação no seu vídeo. No início tu diz que motor com torque são motores com curso longo, porém isto esta errado Torque vem em motor de curso pequeno e por sua vez pistões maiores, enquanto motor de alto giro são ao contrário...longo curso e pistões menores Outra coisa a ressaltar motores diesel em sua maioria não aguentam altas rotações Espero ter ajudado
1. O diesel é mais barato no Brasil por questões tributárias 2. Faz um tempo que vi uma reportagem onde se adicionando uma substância na gasolina ela funcionaria como o diesel (só não sei se é custo/efetiva)
O diesel não é mais barato que a gasolina. E a razão é que o Brasil não produz diesel suficiente e precisa importar. A ideia de uma refinaria em Pernambuco e a aquisição da Refinaria de Pasadena era para justamente suprir o mercado interno de diesel sem as flutuações de preços no mercado internacional. Mas deu no que deu. Parabéns ao Michel Temer.
@@eraldomd Em SP, o diesel é mais caro que a gasolina em, pelo menos, $0,30 / litro, em qualquer cidade do Estado. E ao se retirar os tributos, o custo do diesel ainda é mais alto, justamente pelo Brasil não produzir diesel suficiente e necessitar de importação, além do custo de produção interna de diesel ser mais alto que a da gasolina e de que a produção de diesel depende de um tipo de petróleo que não existe no pré-sal. O Brasil precisaria importar mesmo que tivesse capacidade de refino. A refinaria de Pasadena era para refinar petróleo venezuelano que é apropriado para produzir diesel. Qualquer dúvida, leia a matéria do link a seguir, que ajuda a espantar os chutadores de bico. sindifisco.org.br/noticias/pela-primeira-vez-em-18-anos-diesel-fica-mais-caro-do-que-a-gasolina-entenda-por-que
O Brasil não tem uma infraestrutura elétrica suficiente para atender instalações estáticas como residências, indústria, comércio e serviços. Que adianta eletrificar caminhões e ter que usar geradores a diesel e termoelétricas movidas a combustíveis fósseis? Se for para eletrificar transportes eu focaria nos transportes urbanos.
Seria muito bom não mexer no diesel e na gasolina que deu certo e exigir que recupere a poluição plantando e cuidando de grandes árvores. Essa vai doer nos grandões das estradas...
esqueceu de falar do descarte da bateria quando velha ou danificada, que contém metais pesados que poluem o meio ambiente. sobre a questão diesel vs gasolina, realmente o diesel ganha em veículos maiores. tive uma pajero 2001 a gasolina 3.5 v6 e ela consumia muito e não andava bem, com certeza a versão a diesel 3.2 4 cilindros tem um desempenho bem melhor consumindo menos.
Acredito que o diesel nunca vai para de ser utilizado! Pode até existir outras opções de combustível mas não vão substituir o diesel Acredito que o diesel vai ser substituído pelo “HVO” mais conhecido como diesel verde, o “HVO” nada mais é que o biodiesel hidrotratado que torna ele menos higroscópico tornando mais difícil a mistura com água!
POR QUE OS CARROS COMUNS NÃO USAM DIESEL? ruclips.net/video/xaHUPhVGwl0/видео.html
Tem lei que não permite. Argentina tem.
Sempre tive curiosidade de saber essa questão hj o RUclips me recomendou video top
Eu também!
INFORMAÇÕES MUITO IMPORTANTES PARA QUE GOSTA DE CAMINHÕES
Aq na europa a maioria dos carros pequenos são a diesel são carros muito mais econômicos e os motores não tem fim
Argumentação corretíssima.obrigado.
Só não acredito em caminhões elétricos.
Geralmente a vida útil de um motor de caminhão dá em média um milhão de km muito bom
Diesel já foi + barato que a gasolina
Bons tempos, não?
Naquela época era bom mesmo é tudo do eu mais barato
Mas o diesel nunca foi barato de produzir, o problema do Brasil é que o imposto era maior na gasolina, agora é praticamente o mesmo
Ainda é
quando parte para de ser financiado no preço da gasolina/álcool/gnv , sim é bem mais barato porem já que o custo de produção é caro...imagine que hipoteticamente custasse 10 reais o litro não existiria mais carro diesel particular...
Nos EUA já chegaram a experimentar - anos 40 e 50 se me lembro bem. A gasolina era barata por lá. Mas o consumo era elevado demais para viagens longas.
Quem foi proprietário de um Chevrolet ou um Ford a gasolina sabe bem o porquê de não fábricarem mais caminhão a gasolina
Deve beber q é uma beleza
saudoso F350 com motor V8 272. mais ainda o Volks canavieiro com V8 Chrysler 318 a alcool
@@mustangsul😂😂😂esse canaviero era metros por litro.
Pq não tem butjão de gás que chegue 😂😂😂
Deus me livre disso um caminhão a gasolina
Treinar o saque da faca ou canivete, sua abertura rápida e eficaz ajuda muito, imprime inclusive um efeito psicológico contra o seu adversário!
Muito bom amigo bello trabalho 👍👍👍👍👍
Coisas que eu sempre tive curiosidade e nunca aprendi na vida inteira eu simplesmente aprendi em poucos minutos nesse video
Que video brabo
Eu também
Verdade kkk
Que aula, gostei obrigado.
Muito bom o vídeo.
Eu acredito que em um futuro próximo os motores a diesel vão mudar sua tecnologia pra hidrogênio.
Top, vídeo com MTA clareza nas informações. 🙂
Realmente, um carro por exemplo com 200.000km ja esta bem rodado e provavelmente ja deve ser feito o motor, ja um caminhao com 200.000km ta novo ainda fazendo revisao em concessionaria, caminhoes antigos o cara ve as vezes com 1.500.000 de km rodados e foi feito o motor 1 vez só, somente mantendo revisao periódica ( troca de oleo, filtros, compressores, bronzinas a cada 500.000, correias e etc )
Motores a diesel sao mais robustos, é uma linha na qual eu gosto muito de trabalhar
Pq ainda não temos caminhão diesel-elétricos igual às locomotivas e máquinas pesadas.
Locomotivas possuem motor a diesel de dois tempos, rotação extremamente baixa, mas a razão principal de usar motores elétricos para tração é devido a complexidade de construção de uma transmissão convencional para se tracionar uma locomotiva. Testes já foram feitos com transmissões convencionais e de conversão de torque, mas todas tiveram problemas graves de confiabilidade por não resistirem a carga de trabalho(quebravam com facilidade) , o sistema mais confiável para locomotivas foi então diesel-elétrico. Com motores elétricos individuais em cada eixo elimina-se a necessidade de transmissão com marchas e a necessidade de diferenciais, algo que na operação rodoviária é completamente diferente.
@@fornodetubo Falou asneira, os motores Motor GE 7FDL possuem um motor 4 tempos.
Alto custo da mecânica, um motor disel elétrico tem uma maior complexidade e alto custo de aquisição
@@vinicius9424 Alguns modelos possuem motor 4 tempos, mas muitos não possuem, não é regra. Você citou um exemplo, a SD-70 usa motor dois tempos, ambos são utilizados.
@@fornodetubo Eu tenho 3 décadas na ferrovia, eu não vou perder o meu tempo com você.
Adorei o vídeo acho que deveria ter outro vídeo dizendo porque os carros não são a diesel!
Eu chuto que é por dois motivos: primeiro o custo de fabricação do motor diesel pra uma mesma potência que um flex é mais alto, e segundo, por lobby da petrobras e usineiros de cana.
@bonifaciovintageaqui no Brasil a gente produziu por muitos anos carros populares com motores a diesel para nossos países vizinhos, uno, palio e gol são alguns exemplos, na argentina tem bastante, eles são MUITO econômicos e duráveis, mas a gente tem leis que restringem a venda desse tipo de carro aqui, justamente por causa desse lobby do etanol, os diesel pequenos também são muito populares na europa
mas ainda acho que seria legal um vídeo pra espalhar isso
@@Kuruma-gc3yn resumindo, entersses políticos / lucros á eles !
@@denispasseti isso
Já viajei com caminhão a gasolina levando 4 toneladas. Fez 2km/l. Se fosse um diesel da mesma categoria seriam 4 km/l no mínimo.
Que bacana esse vídeo. Fala sobre os instintos motores 2 tempos, que faziam motos mais potentes
Excelente apresentação-aula
Aonde moro tem o rodoanel e a estrada de ferro sorocabana .deveria ter transferência de carga para os trens descer a serra até o porto de santos .logística eficiente. Um trem de 100 vagoes de 80 ton.
Deveriam fazer um porto seco conectado à rede ferroviária, nos início de serra, para evitar que tantos caminhões precisassem descer a serra. Poupando combustível e o meio ambiente.
Apesar disso usar caminhões gera empregos. Igual o uber que gera muitos empregos
Na verdade o contrário é melhor. O trem só é eficiente em pouco aclive...
Gerando mais desemprego
@@jacirsartor371Eletricidade tirou o emprego da indústria de velas. Quer usar velas?
Gostei muito do esclarecimento.
Vídeo top em , parabéns pelo Excelente Trabalho que você Faz . Eu acredito que num futuro Próximo Eles vão conseguir Fazer Pequenas Miniaturas de Reatores Nucleares e assim criar motores Elétricos Alimentados por Pequenas Usinas Nucleares , sabendo que o combustível nuclear demora um certo tempo para ser trocado .. até lá serão Equipamentos muito Seguros ....
Parabéns!!!!
Excelente explicação ótimo vídeo ganhou mais um inscrito!!!
Sobre os caminhões elétricos, ainda tem o problema do destino das baterias, depois de finalizada sua vida útil e tbm a fonte de energia para fornecer seu carregamento, pois não faz sentido substituir o diesel pelo eletrico, se este for abastecido por termo-eletricas a carvão, por exemplo.
Porém o motor elétrico tem muito mais torque que o motor a diesel, não é atoa que locomotivas usa o motor a diesel para acionar motores elétricos, óbvio que polui, porém polui menos que uma locomotiva que só tem motor a diesel.
Reciclagem ♻️
@@heltonoliveira9461em proporção à carga que transporta, uma lovomotiva é o veículo mais eficiente.
E as termo-elétricas, muito usadas na europa, para abastecer os "limpos" carros elétricos, poluem muito; são uma das ou a fonte mais poluente de produção de energia elétrica.
@@josecolivagrud como uma palavra faz toda uma cadeia de processos parecer algo tão simples, nao?
Como um estalar de dedos.
@@joaobmoura A questão central acredito ser o ponto de geração da poluição. No caso das termelétricas, a geração de poluição esta mais afastada dos grandes centros urbanos. Fora que elas poderiam ser utilizadas em conjunto com outras fontes de energia mais limpa, como a solar, eolica e hidreletricas reversiveis (que estao em crescente construção por toda europa, china e estados unidos) para dar conta dos picos de energia nos periodos do dia de maior demanda (ida e vinda do trabalho). Mas realmente a destinacao correta das baterias será o grande desafio a se superar num futuro proximo.
Agra faz um vídeo sobre o eixo Cardan e como ele consegue puxar tanto peso
Isso explica porque haviam tantos carros de passeio a Diesel na Europa. Li numa revista portuguesa um teste de um Opel Corsa a Diesel e fez mais de 18 km/l de média.
Um Renegade diesel 4x4 no trecho São Paulo - Rio Claro chega a fazer 18km/litro.
Belíssima matéria
Vídeo muito informativo. Parabéns.
Tirou minha duvidas, boa axplicação, sucesso.
A pergunta deveria ser, porque os carros não usam diesel ao invés de gasolina, visto o tanto de vantagens
Na Europa eles utilizam motores a diesel em carros convencionais!
Máfia, amigo, máfia
Por que no Brasil tem uma lei que proibe
.
En Paraguay se puede tener autos diésel del cualquier tipo de auto
Vídeo muito bom e "excelentemente" explicado. Mas faltou explicar o pq que carros e motos comuns tbm não utilizam o diesel, já que possui tantos pontos positivos
Peso e um dos fatores, além da estrutura e a emissão de gases.
Nem precisa dizer
@@gilcimarsilva-rj8523 se fosse assim não precisaria haver esse vídeo tbm. Diferente de vc existem pessoas que não sabem, e que pra elas o vídeo seria interessante.
Ótimo vídeo! Muito bem feito!
Show de matéria
Gostei voce sabe o que esta falando nao gosto da ideia de um acabar caminhoes a diesel pois sou das antigas
Mas se for com botar injeção direta , usar o sistema do motor Elko e fazer ele com motor dois tempos , com cárter com óleo para fazer a lubrificação , usando um eficiente sistema dois tempos , com turbo elétrico , usando squish aí a coisa muda de figura .
Primeiro que motor a gasolina não tem muito torque, já dei like no vídeo, fui!
Sério Einstein?
O motor a gasolina pode render muito torque se tiver turbocompressor igual os caminhões a diesel, e ainda tem a vantagem de render mais potência em giro alto.
Se tiver o conjunto motriz correto, um motor a gasolina certamente imprimirá mais torque sobre as rodas do que um motor diesel equivalente de mesma cilindrada e mesma pressão de turbina.
@losinfoify Acho difícil amigo, um motor diesel com mesma litragem e turbo, o torque multiplica mais ainda, aguenta mais desaforo também.
@@Vicenzodesenhosbr
Existem algumas questões a serem levadas em consideração
Em primeiro lugar, quando eu me refiro ao "torque sobre as rodas", eu não estou falando do torque gerado diretamente pelo motor.
O sistema de transmissão do carro, que inclui principalmente câmbio e diferencial, tem a função de multiplicar o torque gerado pelo motor para impor ele nas rodas do carro, pois quase nenhum motor tem capacidade de empurrar um carro sem auxílio de reduções via relações de marcha.
Em segundo lugar, pelo fato do motor a gasolina poder girar mais e render mais em altas rotações, isso possibilita impor mais torque nas rodas devido ao uso da mesma marcha em uma faixa maior de giros.
O conjunto motriz é formado por motor e transmissão, e não apenas por motor.
Muito boa as informações
Gosto desse canal conteúdos muito bons
Gostei demais da tua fluência!
É inteligência artificial
@@Possotentar1, desconfiei em alguns momentos.
Belo vídeo, Mano. Parabéns. Faz um vídeo explicando porque motos e automóveis não usam diesel em seu motores.
Ideia anotada
A tendência é ser ibrido... elétrico e diesel...já tem pick UP assim...tem autonomia de mais de 1000 km
Quero ver como vai fazer pra substituir o diesel
Na minha cidade a AmBev já usa caminhões 100% elétricos
Temos que fazer uma bateria que seja pequena e com amperagem alta, e reciclavel para baratear e evitar montes de baterias jogadas por ai
As baterias já são recicláveis, e inclusive podem ser usadas pra fazer remédio.
O problema é o custo de aquisição e de substituição.
O problema é que o diesel é o combustível mais poluente seria melhor usar hidrogênio Verde pq ele tem mais ernegia e é renovável e não emitem poluentes na queima do hidrogênio Verde
Começa que era melhor usar mais trens do que caminhões, mas a industria automotiva tem que ganhar o dela, não?
@@VJK102 para mim o único problema dos veículos é que eles usam combustíveis fósseis e já os carros elétricos também não são a solução pq eles provavelmente vão usar baterias de lítio e o lítio é extraído de forma muito poluente a extração de lítio contamina a água e o solo já o hidrogênio Verde que é produzido a partir das ernegias renováveis que é a gente colocar energia na água para separar hidrogênio e oxigênio até podemos usar bateria de lítio mais como vai ser apenas uma vai ser bem menos poluente que usar muitas nos carros elétricos
O hidrogênio verde tem vários problemas.
1) É impossível uso de frenagem regenerativa, o que tornaria um caminhão de célula a combustível menos eficiente que um caminhão de célula de lítio ou sódio.
2) Alto custo pra criar logística de abastecimento.
3) Alto custo de produção.
4) Alto custo de armazenamento.
O hidrogênio verde precisa ser esquecido como uma solução pra fins automotivos, mesmo porque as baterias recarregáveis de lítio ou de sódio já tem o beneficío da recarga rápida e só precisam ficar mais baratas.
@@losinfoify errado as baterias são tbm muito ruins elas só são elétricas, elas poluem o mundo na extração e destrói a natureza só para extrair os minérios e tbm precisa minerar muito além do lítio não ser renovável então baterias não resolvem em nada o hidrogênio tá com a imagem bem mais melhor
@@guestprOfc
A questão do lítio não ser renovável não é um problema, por 2 motivos.
1) Os insumos das baterias de lítio são recicláveis.
2) As baterias de lítio podem ser substituídas por baterias de sódio, que usam matérias primas mais abundantes e baratas ao custo de uma ligeira densidade de carga inferior.
Hoje o problema das baterais para uso em propulsão automotiva é o fato de elas serem muito caras e pesadas, mas isso já foi pior.
eu que nem dirijo e nem tenho carro, estou aqui pra saber da informação kkkkkkk o youtube recomendou, aqui estamos.
Veículo à diesel está em outro patamar, outro nível. É mais caro sim, mas aí também já é prá outro nível. 😂😂
Isso não explica porque não existe carros pequenos com motor a diesel. Aliás o Brasil é um dos únicos países que não tem carro de passeio a diesel. Na Europa, tem até Corsa com motor a diesel.
Tem lei no Brasil que proíbe carros de passeio a diesel, teve uma época no mundo em que o diesel ficou escasso então pra “resolver” o problema eles proibiram😂
Quem falou que não existe o gado bossonarista
@JosesalatielSalatiel-fl3qx provavelmente algum vassolo do Biden!
@@JosesalatielSalatiel-fl3qx os vassalos do Biden
Simples muito cara .o transporte precisa ter lucros .o preço nao deixa eles ganhar dinheiro e nada mais
Bem explicado então.
Vídeo Excelente!
Vim aqui incomodar. O diesel, pode e precisa ser substituído por óleos vegetais e restos animais. Mas INFELIZMENTE, só recebe uma pequena mistura na estatal que monopoliza o combustível.
Fica a dica.
E outra vantagem 👉o diesel não aceita adulteração. No início desse vídeo mostra caminhões fora de estrada em trabalho em mineradora; esses fora de estrada são na verdade elétricos, mas de forma híbrido com um conjunto motor a diesel acoplado em um gerador elétrico que fornece eletricidade para os motores elétricos que ficam nas rodas. Um fora de estrada tem capacidade de carga de 150 toneladas e até 300 toneladas ; em 24 horas de trabalhos contínuo consome 2 mil litros de diesel.
Com o aumento da porcentagem de biodiesel, ferrando esses motores, talvez passe a ser vantajosa a utilização de transporte de carga por veículos menores, porém flex.
Meu tio bastião tinha uma f75 , a gasolina fazia 1.3 por litro ele foi a falência. Já o nosso irmão Osmar da Toyota bandeirante. A diesel só próspero. A Toyota fazia 9 por litro. Além do torque. Lembra do caminhão canaviero dizem que um caminhão a álcool. Acada 1 quilômetro gostava 3 litros de álcool. Pode pesquisar quem trabalhou nas usinas de açúcar.
3 litros de etanol por km rodado era num motor bem acertado....se desregulasse o carburador e o ponto era muito mais. Já vi história de que até duas vezes ao dia tinha que fazer regulagem desses caminhões.
Se tiverem a mesma cilindrada vão ter o mesmo torque porém o motor diesel precisa de menos rotação, assim o motor a diesel é mais econômico!
Não falou do Bio Disel, faz um video falando dele, acho que tem a ver com o tema xD
Ideia de vídeo anotada, amigo
Chegou o HVO mais barato e eficiente!!!.. só não ganhou mais relevância, por vontade política!!!...
@@CaminhoesnoDetalhe oi vc poderia fazer um vídeo sobre motores de pistões opostos? pq eles são tão mais eficientes?
No ritmo que vai, eu não acho que sejam só décadas, mas séculos! Ainda está pra nascer uma tecnologia realmente disruptiva pra mudar isso. Esse é o tipo de mudança que não acontece com uma tecnologia nova se ela já existir por alguns anos sem explodir em popularidade e eficiência, com custo acessível. Acredito que o Diesel ainda será usado por muito tempo, e que uma mudança só vai ser realmente viável se for alguma coisa tão absurdamente inovadora quando a própria criação dos motores a combustão. Por exemplo, uma forma segura e barata de energia nuclear, alguma nova tecnologia de motores, etc. Eu apostaria muito mais para um prazo menor em biocombustíveis, ou mesmo apenas grandes melhorias das tecnologias atuais já existentes.
Acredito que o futuro seja o camião híbrido onde um motor a combustão gere energia para os elétricos e que seria ótimo pois são infinitamente mais fortes que motores diesel. 1000 cv é muito fácil para um motor elétrico e o torque alem de maior está presente a qualquer rotação
Carros híbridos são bons na cidade, no anda e para por permitir desligar o motor, mas na estrada a conversão de energia mecânica do motor, em elétrica e depois em força mecânica de novo... são perdas muito maiores do que as perdas de uma boa transmissão mecânica.
entao pq os trens sao diesel eletricos
Pois é eu entendo o lado dele em não gostar de híbridos tecnologia nova algo totalmente novo da muito medo do novo, mas a tecnologia não é nova pois ja se utiliza a muito tempo em trens e navios onde um motor menor gera energia para motores elétricos de forma muito durável e confiável. Imagina um produto problematico para navios ficarem a deriva em alto-mar? Ou trens não confiáveis? O problema nos carros híbridos é a linha entre confiabilidade e preço. Basicamente um carro tem que ser o mais barato possível para ser atrativo e se puder ser durável visto os 3 cilindros turbo que o foco é preço depois durabilidade ja em transporte de cargas o foco é no retorno do investimento um veículo durável e econômico tem mais apelo que um apenas por preço, se fosse assim os chineses eram os mais vendidos e não os Scania ou Volvo Mercedes que são muito mais caros que um Fotom. Basicamente existe tecnologia confiável para Camiões o que esbarra é na percepção de confiança nos compradores e podes ter certeza que um camião híbridos seria muito mais robusto econômico e potente que qualquer diesel com transmissão assim como as locomotivas.
@@michaelsiqueira5338 Os trens são diesel elétricos por conta da dificuldade de ter uma transmissão com tração em todas as rodas que seja robusta o bastante pra arrancar com 100 mil toneladas sem quebrar ou queimar embreagem...
6:32 Custos de manutenção do elétrico? Acho que houve um engano aqui!
Aprendi mais uma.
3:38 2,6 so faz um scania com peso de balança no bitrem ou ls
Lembrando que nos eua é relativamente comum ver caminhonetes que aqui seriam chamadas de caminhão (como a F450 que era a nossa f4000), com motores grandes a gasolina. E se não me engano lá foi um dos ultimos lugares a se fabricar caminhões a gasolina.
Nos EUA um simples trabalhador braçal conseguiria encher o tanque de gasolina de uma caminhonete dessas com poucas horas de trabalho , aqui no Brasil seriam nescessario duas semanas para o mesmo tipo de trabalhador .
o carro mais vendido lá é um f150 de 450 cv usado para transportar 1 pessoa para o trabalho, os cara nao trabalha com eficiência energética, querer pregar ambientalismo no brasil enquanto um americano espanja combustível atoa emitindo co2 nao adianta nada
Há restrições severas nos EUA para o uso do diesel em veículos pequenos por razões ambientais e para canalizar seu uso no transporte de carga. Além disso, o diesel gate causado pela Volkswagen nos EUA demonizou o diesel definitivamente por lá.
contraditório seu comentário ja que os tres carros mais vendidos sao pickups de medio a grande porte, americano nao compra hatch medio, eles compram carros de 2 ton e 400cv, razão de peso potencia absurda para carregar uma pessoa de 90kg, a indústria americana e próprio americano nao visa eficiencia energetica só europeu liga para isso
O Funcionamento do motor a diesel é a coisa mais linda da mecanica.
Sorte dos Argentinos que tem um fiat uno com motor a diesel.
No começo do vídeo, Vc falou sobre a relação ao poder calorífico do diesel ser maior que o da gasolina, esses valores são próximos. A molécula de diesel é maior C16H34 e ele ignição por compressão e possui maior torque em baixas rotações. O motor a gasolina (C8H18) é ignição por centelha com uma taxa de compressão mais baixa e geração de torque em rotações mais altas acima de 3000 rpm, enquanto o diesel entre 1200 a 1600 rpm em média.
Por isso mais adequado ao uso pesado.
video muito bom e completo
Excelente vídeo
Sempre achei q os diesel poluem mais, deixam mais fuligem. São mesmo mais eficientes??
em portugal carros sao a diesel tambem, chamado gasoleo aqui
Seria muito bom os brasileiros ter caminhões, ônibus, tratores e navios flex, movidos a gasolina e a etanol, porque são mais baratos e poluem menos.
Um caminhão a etanol gasta 1 litro pra andar 1 km. Polui menos porem sairia muito caro.
Mas um caminhão a diesel faz 2,6km/l se fosse etanol seria 500metros por litro.
Fizeram um trator a etanol nos anos 80, acho que ele fazia 0,8km/l andando vazio...
Caminhões são feitos pra andar MILHÕES de Km de quebrar, e não é só por serem a diesel mas também por terem uma rotação muito baixa que na maioria das vezes não chega a 2000RPM, e também existe o fato do Torque que é extremamente importante para um veículo que é destinado a puxar cargas, um motor a gasolina tem bem menos torque e tanto a potência como o torque são óbitos em altas rotações, por isso os carros a diesel não passam dos 4000RPM já os a gasolina populares muitas vezes chegam a 6500RPM, então um caminhão a gasolina iria que ser gigantesco iguais os caminhões aspirados diesel japoneses. Um caminhão a diesel que faz 3km/l polui bem menos que um a gasolina que faz 1km/l ou até menos que isso
Hj em dia os veículos modernos a diesel polui muito pouco com o Diesel S10, que tem apenas 10 partes de carbono por litro.
O motor elétrico tem torque instantâneo. Provavelmente seria um bom substituto para o diesel. Porém a Questão é:
Vai ser duradouro?
Vai ser confiável?
Vai ter autonomia?
*O que aconteceria se pudesse substituir o diesel pelo hidrogênio, já que esse gás é muito mais calórico que o diesel?*
A solucao é bem simples. Expandir malha ferroviaria e acabar com os caminhoes nas vias que causam tantos acidentes
Será? Até países mega desenvolvidos, como EUA e grandes potências da Europa, ainda dependem muito dos caminhoneiros.
@@CaminhoesnoDetalhe
Exatamente isso. 🙄
É bem simples, é?
Tá certo.
@@CaminhoesnoDetalheO tipo de carga é diferente. Raramente vc vai ver uma carreta carregando grãos nos EUA. É o tipo de transporte lá que é feito por trens. A malha ferroviária deles é gigante comparada à nossa
@@CaminhoesnoDetalhe expandir não é acabar com o transporte por caminhões, mas é criar rotas que reduzam a quantidade de caminhões e necessidade deles nas estradas.
Na Europa é mto comum o caminhão ir de trem ou apenas a carroceria. Gerando segurança e economia.
Com o apelo ecológico, tudo leva a crer que o motor elétrico substituirá o diesel pois trata de uma energia limpa.
Alguém sabe se o diesel trabalha a uma temperatura ideal mais baixa que a gasolina e etanol?
Entendem agora porque na Europa o carro de passeio é a Diesel e no Brasil é a Gasolina/Etanol/Flex? Aqui no Brasil é PROIBIDO a fabricação de carros de passeio a Diesel. Já se perguntaram o por que?
Questões políticas!
O motivo é não haver transporte metroviário, ferroviário, lacustre, fluvial e marítimo suficiente para sobrar Diesel para uso pelos veículos leves
No Brasil sobra Gasolina e falta Diesel
@@CaminhoesnoDetalhe
Exatamente!!
Veículos movidos a diesel sao mais caros. Para recuperar a diferença do valor investido x tempo de uso, levaria anos, pelo custo da gasolina x diesel. Carros à álcool hoje em dia, são bastante econômicos. Sem dizer, que veículos a diesel na europa, representam somente 14%, o restante é eletrico e gasolina.
Um caminhão que faz 5 km/litro de diesel iria fazer 2 km/l de gasolina.
O real motivo, é que se houvesse consumo de Diesel por caminhões e máquinas pesadas, o Diesel seria lixo e o Lucro das Petroleiras iria ser muito menor.
Assim como os tratores a gasolina, os Massey Harris 555 tinham várias versões do mesmo motor, com mesmo curso e diâmetro, gasolina, gás, querosene, diesel
Na gasolina fazia 25 litros por hora, no Diesel 12 litros, com os mesmos 78cv
E era um motor enorme de 6 litros de cilindrada com 4 cilindros, 154 mm de curso
@_eurico_ Eita 😂😂😂 bebe mais que opala 😂
Aqui não tem, mas nos EUA é comum caminhão a gasolina.
Imagina aquelas Scania romeu e julieta ou aqueles Bitrem cheio de toco de madeira pesado, peso de toneladas, sendo arrastado pelo caminhão eletrico............ imagina o torque e as baterias pra fazer isso...........
No mundo todo o diesel é mais caro do que a gasolina, no Brasil era subsidiado.
Enquanto aqui no brasil só tem gasolina e alcool, com altissimas proporções de agua. Absurdo.
Gostaria de fazer uma observação no seu vídeo.
No início tu diz que motor com torque são motores com curso longo, porém isto esta errado
Torque vem em motor de curso pequeno e por sua vez pistões maiores, enquanto motor de alto giro são ao contrário...longo curso e pistões menores
Outra coisa a ressaltar motores diesel em sua maioria não aguentam altas rotações
Espero ter ajudado
1. O diesel é mais barato no Brasil por questões tributárias
2. Faz um tempo que vi uma reportagem onde se adicionando uma substância na gasolina ela funcionaria como o diesel (só não sei se é custo/efetiva)
O diesel não é mais barato que a gasolina. E a razão é que o Brasil não produz diesel suficiente e precisa importar. A ideia de uma refinaria em Pernambuco e a aquisição da Refinaria de Pasadena era para justamente suprir o mercado interno de diesel sem as flutuações de preços no mercado internacional. Mas deu no que deu. Parabéns ao Michel Temer.
@@grjrvideos5360 o diesel é mais caro que a gasolina, mas no BR ele fica mais barato que a gasolina por questões tributárias. Concordo com vc👍
@@eraldomd Em SP, o diesel é mais caro que a gasolina em, pelo menos, $0,30 / litro, em qualquer cidade do Estado. E ao se retirar os tributos, o custo do diesel ainda é mais alto, justamente pelo Brasil não produzir diesel suficiente e necessitar de importação, além do custo de produção interna de diesel ser mais alto que a da gasolina e de que a produção de diesel depende de um tipo de petróleo que não existe no pré-sal. O Brasil precisaria importar mesmo que tivesse capacidade de refino. A refinaria de Pasadena era para refinar petróleo venezuelano que é apropriado para produzir diesel. Qualquer dúvida, leia a matéria do link a seguir, que ajuda a espantar os chutadores de bico. sindifisco.org.br/noticias/pela-primeira-vez-em-18-anos-diesel-fica-mais-caro-do-que-a-gasolina-entenda-por-que
diesel ganhou mais vantagens após o uso do turbo , pois antes tinham torque mas poucos cavalos comparados com a gasolina.
Caminhões parariam de ser a Diesel somente em um futuro onde resolvessem os problemas de eficiencia energética de motores movidos a H2....
Motor a diesel não comprime a mistura ar + combustível. Ele é injetado no final da compressão.
desvantagem: por usar materiais mais resistentes o motor a diesel é mais caro do que o motor a gasolina
Que vídeo top😮
O híbrido seria uma opção. E o totalmente elétrico acabaria com o belo ronco dos 13 litros.
O Brasil não tem uma infraestrutura elétrica suficiente para atender instalações estáticas como residências, indústria, comércio e serviços. Que adianta eletrificar caminhões e ter que usar geradores a diesel e termoelétricas movidas a combustíveis fósseis? Se for para eletrificar transportes eu focaria nos transportes urbanos.
Seria muito bom não mexer no diesel e na gasolina que deu certo e exigir que recupere a poluição plantando e cuidando de grandes árvores. Essa vai doer nos grandões das estradas...
Acredito que um dia os caminhões pararão de usar diesel por conta de aspectos ambientais, mas isso vai demorar eu acho!!
esqueceu de falar do descarte da bateria quando velha ou danificada, que contém metais pesados que poluem o meio ambiente.
sobre a questão diesel vs gasolina, realmente o diesel ganha em veículos maiores. tive uma pajero 2001 a gasolina 3.5 v6 e ela consumia muito e não andava bem, com certeza a versão a diesel 3.2 4 cilindros tem um desempenho bem melhor consumindo menos.
consumo e potencia?
Muito difícil os caminhões sair do dissel
Acredito que o diesel nunca vai para de ser utilizado!
Pode até existir outras opções de combustível mas não vão substituir o diesel
Acredito que o diesel vai ser substituído pelo “HVO” mais conhecido como diesel verde, o “HVO” nada mais é que o biodiesel hidrotratado que torna ele menos higroscópico tornando mais difícil a mistura com água!
Existem filtros para combater a poluição. O que quere é uma desculpa pra mudar a matriz energética.