Meio-elfo e meio-orc agora são skins, já que você só pega as estatísticas de um dos pais e só altera a aparência. Essa parte do deslocamento higieniza tudo, padroniza tudo. D&D 5ed está limpando as nuances a cada passo que faz, acabará se tornando um jogo de skins, onde se fala em customização, mas tudo fica engessado e linear.
Curti as mudanças dessa nova edição, gosto mto dessa flexibilidade e customização. Gostei ainda mais do compilado q vc tem feito, das coberturas das notícias.
Sobre o deslocamento: Eu entendo que facilita, mas tira um pouco da graça e até altera como algumas cenas seriam imaginadas. Eu particularmente não jogo com anões ou outros pequenos, mas tenho amigos que gostam e acho legal essa ideia de terem perninhas por causa do tamanho o que faz total sentido com o menor deslocamento.
Excelente vídeo Gruntar! Sinceramente não sei pq tiraram o crítico do mestre, mas a Wizards não vai monitorar minhas mesas então vou continuar usando ¯\_(ツ)_/¯
Eu acho que essa é a regra com maior chance de ser mudada dessa UA. É decepcionante rolar um 20 e não ser um crítico, tanto que eles estão adicionando crítico em saves e em testes de Habilidade.
@@Raphaval Mas tpk é parte do jogo, apesar de os personagens serem super poderosos, a morte ainda é algo real. E as coisas nem sempre saem como o planejado, ou o desejado.
@@Raphaval oq mais da tpk nem é o monstro com dano alto, e sim o conbate q os players não tem recurso para enfrentar. É mais fácil ter tpk por falta de dano do grupo, do que por dano do bicho em sim.
Quero muito esses vídeos mais detalhados sobre raças, feats... sempre tenho bons insights de como melhorar minhas mesas quando vejo esses vídeos seus !
Parabéns pelo vídeo tio Gruntar! Excelente conteúdo, tá sendo muito maneiro acompanhar o crescimento do canal e o tanto de conteúdo maneiro que tu está trazendo.
Das magias, sempre achei legal as magias específicas de classes, como eldritch blast só pra Warlock, acho que seria interessante ter uma lista de magia pra cada um, sendo que só as exclusivas. Algo como "Vc, sendo Warlock, tem acesso a lista de magias arcanas mais estas magias de warlock, elas não contam pro máximo de magia preparadas do dia" daí vem abaixo as magias de warlock : lvl 1: eldritch blast / lvl 3: hellish rebuke, eldritch smite (to inventando) e ray of enfeeblement / lvl 5: .... E assim por diante, as magias exclusivas como algo similar às habilidades de cada classe. Seria massa isso.
Brabo demais Gruntar, to curtindo a empolgação que traz pro vídeo, da pra perceber a paixão pelo RPG e isso vai te trazer muito mais, e pra gente tbm com conteúdos tão bons como o desse vídeo, sucesso sempre ^^
Sobre as regras do 20 natural, eu não gostei das magias não critarem e fiquei meio a meio sobre os testes de habilidade e critico de mostro mas no final na minhas mesas vai virar house rule oq eu quiser mudar ou deixar como era antes. Mudança em D&D é sempre muito tranquilo de lidar, não gostou, não aplica. Pra mim da muito certo. No mais eu gostei muito das outras mudanças, acho q vai cair bem pra mim e pra minha mesa.
cara faz sim um vídeo de raças, falando sobre as habilidades e toda a diferença que pode a vim ter. Eu em particular, por sempre jogar com outros livros, gostaria que tivesse outras raças, eu quando comecei a jogar de mestre, e aprender a nuanceas dos monstros, fiquei muito apegado com goblins e kobolds, e seria incrível se elas tivessem no livro base.
Quanto a movimentação, ela pode ficar interessante SE houver alguma desvantagem de deslocamento para os personagens de tamanho pequeno (ou caracteristica que os diferencie durante a movimentação) .
A movimentação igual para todos facilita a vida do Narrador/Mestre, mas realmente tira, ao meu ver, a realidade da caracterização dos personagens de raças diferentes.
9:45 eu acho q Healer servia bem pra quem já era focado em cura, visto q era uma cura não magica, permitindo uso conjunto com magia. Tipo vc cura uma pessoa com Healer, e outra com Palavra de Cura.
Seei lá... eu achava bem bosta, principalmente pq vc tinha que selecionar uma feat no quarto nível ou atributo... healer era fraca demais como escolha...
@@GruntarTV é justo tbm, mas se houver isso q eu concidero um power crip, quero ver o power up nos monstros. Pq falar a real, até os monstros do Fizban eu não senti bem isso, tirando os Great Wyrm (sei lá como escreve) o resto tudo ta nível Tome of Foes.
(...) 6- Curioso como o Humano ficou quase idêntico à versão apresentada na caixa lateral Traços Raciais Alternativos, do LdJ, pág. 28. Ele estava lá desde o início. :) 7- Separar as magias em Arcana, Divina e Primal foi genial. Será que vamos ter uma lista Psíquica? 8- Nada da condição Sangrando ainda? Isso é estranho, já que a descrição desta condição está pronta nos efeitos da Espada Laceradora. 9- Nos UA Giant Options e Heroes of Krynn teve Feats com pré-requisito de nível (além te ter um em Strixhaven). Me pergunto se a recepção deles foi boa? 10- A única menção aos alinhamentos é na descrição dos Ardlings. Curioso para saber se vão deixar eles opicionais.
Alinhamento está morrendo mesmo... Fiquei curioso também como vai ficar. Sangrando seria uma condição maneira mesmo heim? Pathfinder separa as magias assim... Muito bom! Não sei se vão inventar um psionico... Mas é bem possível
Qnd vc falou do crítico das magias me deu uma ideia de manter mas atrelar à uma tabela tipo a de wild magic... Vou experimentar esse lance! Alguém deve ter feito uma tabela de crítico de magia tbm
Aí em relação as feats eu curti, e muito. Quando eu comecei a mestrar eu dizia "não" as feats, eram opcionais msm, pq eu tinha medo de não saber balancear os bgl, tinha umas paradas quebradas. Agora com as feats tendo níveis e eles deixando as mais fortes pro final do jogo é bem mais de boa isso, nenhuma de nv1 vai ser absurdo, apesar de terem umas melhores q outras. Aí o q eu mais curti nisso foi pq agr o jogo permite essa hiper personalização de personagens com as feats sem necessariamente quebrar o jogo ou combar algo. Ficou mais divertido fazer combos, mais lógico, menos quebrado e mais condizente com lore também. Eu curti muito essa mudança.
Gruntar poderia elaborar mais essa ideia das listas de magia na sua opinião? Tenho usado umas ideias de lista de magias parecidas com desse play teste, no meu jogo com as classes da tasha.
Eu gostei da lista de magias resumida assim Fica difícil falar mais sem ter as classes. Eu acho que eles vão colocar uma lista estendida de magias nas classes ou dar poderes para elas relacionados a algumas magias. Por exemplo, dessa maneira o Bardo perdeu a cura. Eu não acho que ele vai ficar sem cura... então na classe do bardo deve ter alguma coisa...
As magias eu ainda tenho um pé atrás. Talvez dividir ainda mais, ficou muito forte a lista de arcana. Então, talvez ser algo como uma lista de mago e artífice e outra para bruxo, feiticeiro e bardo ficasse melhor. Outra outra combinação entre essas 5 classes, para ficar algo mais próximo do número das outras. Qualquer um que tenha acesso a lista de mago fica bem na vantagem
Acho que eles vão manter só as três mesmo... Se voltar a dividir vai acabar sendo como era antes... Mas entendo que as classes devem ter magias unicas estendidas ou algo assim... sei lá...
por favor grunta faz o video de cada assunto .por favor ..POOOOOOOOOR FAVVVVVVVVVVVVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO .... gosto muito da sua analises , eu to aprendendo muito... e o resumo que vc faz eh insano ... aprendo muito com vc ... pode ser um pedido egoista mas gostaria muito de cada video explicando , na sua visao... e outra mais video pro canal XD.... abraço tio gruntar tudo de bom ... vlw pelo video
Meus monstros vão continuar critando, quero nem saber! kkk Achei muito interessante a sacada dos antecedentes. Não uso talentos da minha mesa, mas se não for aquele zilhão de talentos como na 3.5, pode ser funcional. Sei que simplifica classificar a magia em apenas três fontes (arcana, divina e primal), mas tenho apreço pelas listas mais sucintas de cada classe, acho que personaliza mais cada uma. Acharia estranho, por exemplo, bardos com acesso a magia arcana e por conta disso passarem a lançar Bola de Fogo! Mas enfim, é um momento experimental, vamos ver para onde o jogo caminha. Grande Vídeo!
Então, pelo que deu a entender, ainda haverá as diferenças entre as classes, mas agora as listas de classe são tipo uma subcategoria na lista de magias. Tem as 3 listas de tipos de magias e cada classe pega uns pedaços dessa lista.
Oq eu sempre achei estranho foi as várias listas de magia, mas com várias repetições, a lista de mago e feiticeiro são idênticas. Acho que três listas ficaria legal se fossem diferentes.
Cara eu amei essa mudança no antecedente, além de poder deixar a criatividade fluir vai ajudar na build do personagem, no meu play style eu gosto de mediar uma lore boa com build de combate/interpretação boa, espero que isso de certo
Essa alteração nos antecedentes reforça, na minha opinião, a ideia de que os personagens dos jogadores não são tão iniciantes assim, mas já trazem desde o primeiro nível algo que os destaca das demais pessoas comuns. Eu só acho difícil explicar as vezes o porquê de um personagem ter deixado a profissão antiga para se aventurar, se de fato ele era tão bem sucedido e talentoso. Um personagem com antecedente de mercador por exemplo deveria ter uma loja ou algumas mercadorias, a menos que ele não fosse tão bom assim, mas aí não faria sentido dar bônus de atributo e talento para alguém que não era tão bom assim no que fazia.
A ideia é exatamente essa. Os personagens são fora da curva... Explicar isso é justamente uma das coisas mais legais pro jogador fazer junto com o mestre. Eu falo um pouco disso em uma das dicas pra ser um bom jogador de #RPG
Eu humildemente estou ansioso para a chegada dessa nova era. Tudo parece ser diferente mas não necessariamente ruim. Talvez a quantidade de movimentação das criaturas fosse ligadas a Tamanho mesmo. Os gnomos e halflings já que são criaturas pequenas andariam menos. E os anoes como são médios andariam os 30ft. Enfim sempre adoro seus vídeos além de instrutivos são divertidos. Super fã gruntar sucesso
Essa do critico é complicado,essa de 20 e 1 falha e acerto automatico acho bacana,nas mesas que jogo atualmente a gente meio q ja usa esse sistema ate em teste de resistencia e perecia,ja na parte das magias ja temos muitas poucas magias com acerto,principalmente de niveis mais altos tira o critico delas acho meio desnessario alem que para mim tira aquela emoção de tirei um 20,ja que so vai ser mais um acerto,ja tem a penelidade de não por atributo no ataque magico,alem do dano dos conjuradores fica mais lenear do que ja é ,a parte dos monstros espero muito que mudem isso,da uma tirada boa da tensão e o medo de quando o mestre tira um 20 contra os players ou tira uma sequencia,eu sinceramente gosto dessa emoção e tensão por mais que facilite a vida dos players principalmente em leveis baixos que é bem mais duido um critico,é um aspecto que considero importante mesmo que mudem o funcionamento dele,ja que os players perderam critico de habilidade extra e monstros dão um dano naturalmente maior,sobre o ultimo topico não vou comentar pq se não isso ja vai ficar bem maior do que ja tá
A parada é quê critico se torna mais algo de Marcial, já que pelo visto, as armas vão ser modificadas pra ter x3/x4 critico ou 19-20 igual nos outros sistemas.
Gruntar, eu jogava muito RPG antigamente. Cheguei a jogar 3.5, GURPS, Storyteller, 3D&T, Tormenta.... Recentemente quero voltar a jogar RPG. Achei seus vídeos por algum motivo. Minha ideia é comprar alguma coisa de D&D e jogar com um grupo seleto de amigos. Bem que você poderia fazer um vídeo para pessoas que jogavam RPG e querem voltar a jogar depois de muito tempo. Por onde começar? O que tá valendo a pena? Considerações importantes... enfim. Gratidão pelo conteúdo!
Achei interessante a mudança no crítico. Vou ficar de olho pra ver se vai ter alteração na questão da quantidade de ataques do guerreiro, acredito q com essa alteração do critico a mecanica do guerreiro fica mais forte ainda q das outras classes marciais
Boa, Gruntar! Ótimo video! Pode detalhar todos os temas que eu assistirei todos os vídeos! Kkkkk Sobre as mudanças, eu prefiro testar primeiro antes de dar qualquer opinião. Fico feliz em saber que eles estão investindo no jogo. Abraço
Os caras estão focados em fazer o melhor jogo possível. Claro que tem um público alvo, mas dentro desse público eu acho que eles estão no caminho certo.
Algumas pessoas falaram sobre essa questão de ter feats que expandissem os críticos... Acho que é uma boa... Pra crítico no sneak, no smite, nas magias...
O dano critico não fara diferença nos monstros se eles balancearem os encontros. Ou seja, remove os critico, mas dificultam um 'cadin' os desafios para compensar estatisticamente os efeitos de sorte. Da pra fazer isso criando habilidades de monstros adicionais ou melhorando as que ja existem para que o mestre faça um bom uso.
Se tratando de aventuras prontas nem precisa modificar os monstros, basta celecionar tendo essa métrica em mente. Oq n deixa de ser escroto, pois é uma colher de chá q PRA MIM, chega quase a ser ofensivo, como se subestima-se minha capacidade de vencer uma luta de igual para igual.
Essa ideia de separação das magias é bacana,eu mesmo ja fazia isso na minha cabeça só que as de Druida chamava por outro nome,só vou senti falta das listas pessoas de cada classe,por mais que seja 500 lista pra ver da uma individulidade para cada conjuração alem do seu tipo de magia e algumas "exclusivas" pros meio que funcionavam bem pra eles,o bom que não deve ter lista ruim agora..............né bardo to falando de voce mesmo........alias so falto falar do descanso de relevante se me lembro bem,otimo resumão
Não sei bem o que pensar dessas mudanças ainda, joguei poucas vezes, mas essa abertura deles pros feedbacks da comunidade é simplesmente sensacional, vão conseguir montar algo bem bacana com certeza! Mas todos esses estilos de vídeo aí que vc falou que pensa em fazer eu apoio demais, difunde mais pra galera que não tem grupo pra playtest e não tem muita noção pra ler e saber como certa mudança vai impactar de fato o jogo!!!
Fala grande Baragor, beleza vc disse que ia colocar um link para as noticias do D&D e mais uma apresentação e o lançamento do Dragon Lance e não colocou( tempo:17:15)
Gostei bastante das mudanças por enquanto. Acho que hoje em dia a gente se prende muito ao "meta". Claramente tem algumas classes que funcionam MUITO melhor com certas raças e acho legal poder criar uma classe com qualquer raça, mas claro, sem perder o sabor que as raças dão. Algo que espero muito que mudem são as skills. Atualmente tem várias que são pouquissimo usadas e outras que são o "meta" e são essenciais (como perception).
Eu já estava usando a regra de personagem ganhar inspiração toda vez que tira um 20 natural com meu grupo. Quanto aos críticos não dobrarem das habilidades especiais já não curti, pois é uma dificuldade sair críticos consideravelmente, então, vai precisar ter alguma mecânica legal sobre crítico, não sei. Eu curtia o dado de dano máximo no crítico. De resto eu adorei a valorização dos feats e dos antecedentes. E concordei bastante com a possibilidade de tornar os personagens mais variados. E quero um vídeo de detalhamento das raças também.
tem muito potencial, eu particularmente achei muito legal coisas como o ambiente em que se faz o background influenciar mais o personagem, pq eu nunca gostei muito daqueles bônus padrão, se o cara cresce numa biblioteca estudando e sem fazer esforço físico ele deveria ganhar inteligência e não força/constituição, isso foi uma coisa muito gratificante e vai fazer com que os players pensem melhor na história do seu personagem, e mesmo que não fique no final eu acho que vou utilizar nas minhas mesas. crítico na magia é bem dahora acho que manter seria dahora, e as habilidades como smite e sneak deveriam ter uma regra própria pra isso pq realmente mestrando e difícil balancear essas coisas em inimigos pras players - já aconteceu de em uma rodada matarem um boss que tinha feito pq o paladino lvl5 rodou um smite critico e o boss era morto vivo ele tirou mais de 80% da vida do boss com o primeiro hit do combate - isso pra mim é legal e faz com que os recursos sejam melhor pensados... ainda acho que tem potencial, precisamos esperar pra ver o que vem nas classes pra ter uma conclusão melhor
Em relação a problemática das raças parecem só skins diferentes eu acho q n ia acontecer msm se eles não tivessem posto essa caracterização a mais e bem cuidadosa. Boa parte de escolher uma raça vem da lore dela e do roleplay que você quer ter. Mesmo q as habilidades sejam todas iguais, se vc por uma lore irada e deixar eles bem diferentes fisicamente boa parte da fã base não vai sentir diferença. Para os combeiros realmente muda, mas ja q o atributo vem no background agr, acho q deixa até mais legal os combos, eu n preciso mais pegar humano variante sempre pra um talento a mais e aquele +2 em destreza, eu posso pegar qualquer raça q a lore e minha vontade de interpretar urge e então escolher o bg pro combo.
Eu gostaria de saber como funcionará o caso da inspiração de Bardo, levando em consideração o 1 ser de fato uma falha. Não consegui visualizar como se daria, Gruntar. Aquele abração! =]
@@lucascerqueira202 Obrigado por responder, Lucas! A inspiração de Bardo se dá após o jogador realizar um teste no d20, não é? Nesse caso um teste somado com a inspiração falharia a depender da dificuldade do teste. Ou falharia imediatamente. O jogador perderia a inspiração, já que ele anunciou que a usaria naquele X teste? Ou é mais simples e eu que estou dificultando por falta de conhecimento? Grato!
@@luizreis3d se não me engano, vc usa a inspiração do Bardo depois da rolagem mas antes de saber o resultado. Mas se vc tirar 1, vc já sabe que falhou. N tem porque gastar a inspiração nisso, entende? Aí guarda pra usar em outro momento.
@@lucascerqueira202 Eu não estava me atentando ao fato de não visualizar o resultado no d20, para o uso da inspiração depois. Entendi melhor agora. Muito obrigado, Lucas! Abração! =]
É isso aí, perfeitamente... De qualquer forma temos que esperar a classe sair pra ver se vão modificar a habilidade... Imagina se ele tivesse algo que anulasse o 1? Sei lá...
Achei legal os pontos de atributo extra estarem no background e não na raça. Dá pra fazer personagens com classes incomuns pra sua raça sem perder recursos
Gruntarzão, aproveita o hype e se puder faz vários vídeos desse mesmo jeitinho: informação acessível até pra galera com pouca ou nenhuma experiência no mundo do rpg. Tem muita galera nova chegando e salivando pra aprender e jogar kk Valeuu
A respeito das raças, elas no geral estão me agradando mais e estão mais diversas, com exceção das raças conjuradoras que tô achando ainda mais genéricas (ardling, elfo e tiefling se diferem por 1 único traço)
Sobre customização bastava atualizar o Skills & Powers da 2ed para as regras da 5ed, que permitia customizar bastante a classe e a raça do personagem. Claro que isso tinha um preço e não dava para ter tudo.
Eu gostei das modificações na customização de personagens e nas questões de raça, antecedente e feat, da para fazer coisas realmente bem únicas. Condições eu achei ok e as inspirações estão bem mais presentes, e é muito legal poder dar a sua inspiração caso você já tenha uma Em relação ao crítico, eu gostei que o 20 e o 1 no dado agora são realmente mais decisivos em tudo, era uma mecânica que alguns mestres, se não a maioria já trazia para mesa. Porém não gostei do fato do crítico não funcionar para habilidades, magias e aos ataques dos monstros, querendo ou não, é sempre uma alegria tirar um crítico com o ladino e com o guiding bolt, ou até mesmo quando se tira um crítico com o paladino usando o divine smite. Além do desespero de quando o monstro retira um crítico. Ainda quero ver mais das mudanças nas magias, mas até o momento nas magias mas eu não estou gostando Estou ansioso mais apreensivo, mas com certeza quero ver mais
Tenho 30+ anos de D&D, pra mim é tanta simplificação que daqui uns anos independente do que você escolha, vai decidir tudo na moeda. Em prol da simplicidade tudo que você quiser fazer vai ter 50% de chance. Magias e ataques causarão 1 ou 2 de dano, depende do cara ou coroa. Assim o sistema se torna mais simples sem dar nenhum trabalho pra jogadores e mestres >:(
Se eu te falar que jogo mais ou menos assim com as crianças você acredita? Kkkkkkkk Claro que tem uma maquiagem por trás, mas no fundo é isso. Pra mim tudo é questão do público alvo.
Eu gostei muito do que fizeram com os antecedentes, a ideia de fazer talentos por níveis e dar um nó nível 1 também. Sobre inspirações a única coisa boa é poder passar pra outro jogador. De resto é ruim. Sobre críticos não tem nada que eu tenha gostado. Por mim SE fosse fazer mudança tinha que ser a seguinte: só vale para Smite se você falar que vai usar antes de rolar o dado. Se rolar o dado antes, ainda pode usar smite, mas sem crítico. Ou então aquela ideia de crítico dar dano máximo mais metade da rolagem (ou a rolagem toda) pra ser mais desafiador (para os dois lados). Gostei da ideia de criar todos os híbridos, mas eu evoluiria isso. Ter características "dominantes" e "recessivas", as dominantes vão para todos os filhos e as recessivas só para os que não forem híbridos. Valeu pelo vídeo, Gruntar. Bora divulgar D&D cada vez mais
Sabe o que eu gostei da inspiração? Possibilitar a criação de features nas raças, classes e backgrounds que deem inspiração. Tipo, os humanos que ganham inspiração no início do dia e o talento de música que da a parada...
mestre não poder critar é palha pq pra balancear ou terá que ter mais monstros ou os monstros serão buffados logo de qualquer forma será difícil balancear encontros, habilidades especiais faz sentido tirar o critico, mas concordo qe magia critar é muito melhor do que não, afinal quem nunca numa situação de desespero tirava um critico na fireball e salvava o dia?
@@GruntarTV aaaa então tendo jogada de ataque ainda crita blz, to doido pelos outros videos de raças em, to vendo teus videos quase que nem um viciado em videos kkkkkk saiu eu to assistindo hehehe
Em questão de critico em magias, eu acho que isso pode se tornar uma habilidade de classe ou feat de níveis mais altos(desintegrar critico é muito forte por exemplo). Em questão de critico de monstros, vamos considerar que uma criatura normalmente já causa dano maior se comparado com personagens de mesmo nível, e a criatura poder critar quando ele já causa dano equivalente ao dano critico de um jogador, é meio ruim. Pode ser que tenham mecânicas que simulem isso, dependendo da situação. Em questão das raças, e background, achei que ficou interessante, pois dá mais possibilidades na hora de criar o personagem, sem a raça ficar parecendo skin de fortnite.
Desintegrar é salvaguarda do jogador, não tem como dar crítico com ela não... A justificativa deles pra tirar o crítico dos monstros é exatamente o que você falou...
Eu acho que a movimentação impacta muito pouco no combate e por isso eles quiseram dar uma normalizada em tudo. Sao poucas as situacoes que os jogadores deixam de fazer algo por conta da movimentação. Remover o numero de críticos, na minha opinião, ajuda a balancear mais o combate pq não fica mais tao imprevisível. Na 5e o combate pode ser muito fácil ou muito difícil dependendo da quantidade de críticos que os monstros ou os jogadores conseguem. Agora, se tirarem o dano de critico do sneak o ladino vai ser uma das classes mais fracas em combate. Quando ela acerta o dano eh bom, mas com um ataque por turno, a chance dela não fazer nada eh bem alta. O que compensava isso era ela atacar com vantagem e ter uma chance alta de critico todo turno, dando um dano absurdo. Com essa mudança, ele so vai dar 1d8 a mais, o que não compensa.
Maiores detalhes nas raças é algo que merece ser bem detalhado
Vou tentar fazer... encaixar aqui na programação
"Vamos falar do elefante na sala" kkk...
Tá loko... Kkkkkkkk
@@GruntarTV eu acho que o Gimble sola aqueles elfos agora 🤔
Meio-elfo e meio-orc agora são skins, já que você só pega as estatísticas de um dos pais e só altera a aparência. Essa parte do deslocamento higieniza tudo, padroniza tudo. D&D 5ed está limpando as nuances a cada passo que faz, acabará se tornando um jogo de skins, onde se fala em customização, mas tudo fica engessado e linear.
Tu ouviu o que eu disse no vídeo? Sobre as novas características das raças? Pra não deixar elas iguais?
Eu acho que é justamente o contrário. Tu pode fazer o que quiser.
Curti as mudanças dessa nova edição, gosto mto dessa flexibilidade e customização.
Gostei ainda mais do compilado q vc tem feito, das coberturas das notícias.
Valeu bichão, estou tentando ajudar a galera a se manter informada e revitalizar o canal
Sobre o deslocamento: Eu entendo que facilita, mas tira um pouco da graça e até altera como algumas cenas seriam imaginadas. Eu particularmente não jogo com anões ou outros pequenos, mas tenho amigos que gostam e acho legal essa ideia de terem perninhas por causa do tamanho o que faz total sentido com o menor deslocamento.
Também penso um pouco assim... Achava maneiro a limitação da raça... Ter que se movimentar com inteligência por conta da dificuldade
já pensei na cena do gimli cansado de correr naquela cena kkkk
Excelente vídeo Gruntar! Sinceramente não sei pq tiraram o crítico do mestre, mas a Wizards não vai monitorar minhas mesas então vou continuar usando ¯\_(ツ)_/¯
Eu acho que essa é a regra com maior chance de ser mudada dessa UA. É decepcionante rolar um 20 e não ser um crítico, tanto que eles estão adicionando crítico em saves e em testes de Habilidade.
É meio chato não critar mas tira aquela possibilidade de vc critar em uma hora complicada e ferrar com o jogo todo, dar tpk.
@@Raphaval Mas tpk é parte do jogo, apesar de os personagens serem super poderosos, a morte ainda é algo real. E as coisas nem sempre saem como o planejado, ou o desejado.
Isso aí vai ter que cair, não é possível.
Tira boa parte do medo de uma batalha balanceada.
@@Raphaval oq mais da tpk nem é o monstro com dano alto, e sim o conbate q os players não tem recurso para enfrentar. É mais fácil ter tpk por falta de dano do grupo, do que por dano do bicho em sim.
Quero muito esses vídeos mais detalhados sobre raças, feats... sempre tenho bons insights de como melhorar minhas mesas quando vejo esses vídeos seus !
Vou fazer os vídeos, pode deixar
Gruntar, teu formato de vídeo tá muito bom! Com certeza vc vai atrair novos e antigos jogadores pro seu canal. Excelente trabalho!
Muito obrigado bicho. Estou tentando fazer uma parada dinâmica sem comprometer o conteúdo!!!
Parabéns pelo vídeo tio Gruntar!
Excelente conteúdo, tá sendo muito maneiro acompanhar o crescimento do canal e o tanto de conteúdo maneiro que tu está trazendo.
Eu estou começando a ficar satisfeito com o resultado de quase um ano de trabalho revitalizando o canal.
Muito obrigado pela moral
Cada capítulo desse vídeo merece um vídeo próprio, esperando ansiosamente por seus futuros vídeo Gruntar. :)
Vou fazer mais ou menos isso... Raças, backgrounds e feats...
Valeu!!!
Das magias, sempre achei legal as magias específicas de classes, como eldritch blast só pra Warlock, acho que seria interessante ter uma lista de magia pra cada um, sendo que só as exclusivas. Algo como "Vc, sendo Warlock, tem acesso a lista de magias arcanas mais estas magias de warlock, elas não contam pro máximo de magia preparadas do dia" daí vem abaixo as magias de warlock :
lvl 1: eldritch blast / lvl 3: hellish rebuke, eldritch smite (to inventando) e ray of enfeeblement / lvl 5: ....
E assim por diante, as magias exclusivas como algo similar às habilidades de cada classe. Seria massa isso.
Eu tenho um palpite de que vai ser exatamente assim... As magias específicas serão incluídas ou como magias ou como habilidades...
Brabo demais Gruntar, to curtindo a empolgação que traz pro vídeo, da pra perceber a paixão pelo RPG e isso vai te trazer muito mais, e pra gente tbm com conteúdos tão bons como o desse vídeo, sucesso sempre ^^
Tamo junto meu camarada!
Sobre as regras do 20 natural, eu não gostei das magias não critarem e fiquei meio a meio sobre os testes de habilidade e critico de mostro mas no final na minhas mesas vai virar house rule oq eu quiser mudar ou deixar como era antes. Mudança em D&D é sempre muito tranquilo de lidar, não gostou, não aplica. Pra mim da muito certo. No mais eu gostei muito das outras mudanças, acho q vai cair bem pra mim e pra minha mesa.
Vejo muito assim também... usa o que gostou, não usa o que não gostou...
Eu tento jogar o mais na regra possível... mas tem coisa que não rola...
Faz vídeos sobre tudo logo, Gruntar! Vou assistir todos! Sucesso no novo formato do canal, gostei muito!
Vou encaixar na agenda corrida aqui pra detalhar tudão
Nossa, vai ser muito, bom acho que seria muito bem vindo vídeos sobre mais detalhes
Tamo junto, vou fazer o primeiro das raças
cara faz sim um vídeo de raças, falando sobre as habilidades e toda a diferença que pode a vim ter. Eu em particular, por sempre jogar com outros livros, gostaria que tivesse outras raças, eu quando comecei a jogar de mestre, e aprender a nuanceas dos monstros, fiquei muito apegado com goblins e kobolds, e seria incrível se elas tivessem no livro base.
Vou montar o vídeo sim, pode deixar.
Infelizmente não vejo goblins e kobolds chegando no livro não
Ótimo vídeo tio Gruntar, cada vez melhor essa nova faze do canal, manda mais conteúdo de ONE D&D pra noix
Deixa comigo que vou trazer um monte de conteúdo!!!
faz um vídeo das raças por favor! seu conteúdo é bom demais!
Valeu bichão! Saiu o primeiro das raças
ruclips.net/video/CC9mOly8oIs/видео.html
Quero muito o vídeo específico das raças
Pode deixar, vou montar o vídeo... só me da uns dias...
video detalhado sobre as raças seria muito bom
Saiu meu camarada
ruclips.net/video/CC9mOly8oIs/видео.html
Quanto a movimentação, ela pode ficar interessante SE houver alguma desvantagem de deslocamento para os personagens de tamanho pequeno (ou caracteristica que os diferencie durante a movimentação) .
Acho que não vai ter nada disso não...
A movimentação igual para todos facilita a vida do Narrador/Mestre, mas realmente tira, ao meu ver, a realidade da caracterização dos personagens de raças diferentes.
9:45 eu acho q Healer servia bem pra quem já era focado em cura, visto q era uma cura não magica, permitindo uso conjunto com magia. Tipo vc cura uma pessoa com Healer, e outra com Palavra de Cura.
Seei lá... eu achava bem bosta, principalmente pq vc tinha que selecionar uma feat no quarto nível ou atributo... healer era fraca demais como escolha...
@@GruntarTV é justo tbm, mas se houver isso q eu concidero um power crip, quero ver o power up nos monstros. Pq falar a real, até os monstros do Fizban eu não senti bem isso, tirando os Great Wyrm (sei lá como escreve) o resto tudo ta nível Tome of Foes.
Pow gostaria sim q vc fizesse um vídeo só das raças!!!
Deixa comigo!!
Acho que esses novos talentos merece um vídeo detalhado e com a sua opinião de como eles vão afetar o jogo
Valeu bicho. Vou fazer dos talentos, raças e antecedentes, cada um com um vídeo...
(...)
6- Curioso como o Humano ficou quase idêntico à versão apresentada na caixa lateral Traços Raciais Alternativos, do LdJ, pág. 28. Ele estava lá desde o início. :)
7- Separar as magias em Arcana, Divina e Primal foi genial. Será que vamos ter uma lista Psíquica?
8- Nada da condição Sangrando ainda? Isso é estranho, já que a descrição desta condição está pronta nos efeitos da Espada Laceradora.
9- Nos UA Giant Options e Heroes of Krynn teve Feats com pré-requisito de nível (além te ter um em Strixhaven). Me pergunto se a recepção deles foi boa?
10- A única menção aos alinhamentos é na descrição dos Ardlings. Curioso para saber se vão deixar eles opicionais.
Alinhamento está morrendo mesmo... Fiquei curioso também como vai ficar.
Sangrando seria uma condição maneira mesmo heim?
Pathfinder separa as magias assim... Muito bom!
Não sei se vão inventar um psionico... Mas é bem possível
CONTINUAAAAAAAAAA!!!! Gruntar que video sensacional!!! Phoda pra caralho!! Continua detalhando tudo dessa nova edição por favor!!!
Saiu o primeiro, não sei se vc viu?
ruclips.net/video/CC9mOly8oIs/видео.html
Qnd vc falou do crítico das magias me deu uma ideia de manter mas atrelar à uma tabela tipo a de wild magic... Vou experimentar esse lance! Alguém deve ter feito uma tabela de crítico de magia tbm
É uma ideia...
Quero videos destrinchando cada topico, to empolgado com as novas mudanças
Beleza meu camarada! Vou fazer!
Fala Mestre. Fala também da notícia da campanha de Phandelver.
Eu dei essa notícia no outro vídeo. O problema é que a gente não tem muitos detalhes sobre esse lançamento...
Aí em relação as feats eu curti, e muito. Quando eu comecei a mestrar eu dizia "não" as feats, eram opcionais msm, pq eu tinha medo de não saber balancear os bgl, tinha umas paradas quebradas. Agora com as feats tendo níveis e eles deixando as mais fortes pro final do jogo é bem mais de boa isso, nenhuma de nv1 vai ser absurdo, apesar de terem umas melhores q outras. Aí o q eu mais curti nisso foi pq agr o jogo permite essa hiper personalização de personagens com as feats sem necessariamente quebrar o jogo ou combar algo. Ficou mais divertido fazer combos, mais lógico, menos quebrado e mais condizente com lore também. Eu curti muito essa mudança.
Também achei a mudança nas feats bem legais. Dá pra você imaginar os bonecos sem lucky por exemplo, kkkkkk
Gruntar, faz os vídeos das raças e do novo combate tbm
Vou fazer, deixa comigo
Incapacitado sempre quebrou concentração na real, só q isso aparece na parte de conjuração, onde fala de concentração em magias.
Justo... mas é bom eles estipularem ali pra não ficar dúvida...
Gruntar!! Traga os detalhes das novas regras. Vai ser bem legal pra ir adentrando nesse novo sistema... Muito bom o vídeo! Forte abraço ✌🏻
Vou aprofundar, deixa comigo!
Gruntar poderia elaborar mais essa ideia das listas de magia na sua opinião? Tenho usado umas ideias de lista de magias parecidas com desse play teste, no meu jogo com as classes da tasha.
Eu gostei da lista de magias resumida assim
Fica difícil falar mais sem ter as classes.
Eu acho que eles vão colocar uma lista estendida de magias nas classes ou dar poderes para elas relacionados a algumas magias.
Por exemplo, dessa maneira o Bardo perdeu a cura. Eu não acho que ele vai ficar sem cura... então na classe do bardo deve ter alguma coisa...
Ótimo vídeo Gruntar, não sei se curti tirarem o crítico nas habilidades mas vamo ver
Valeu!!!
Quem joga de rogue e paladino não vai curtir mesmo
Kkkkkkkk
Já tenho interesse no resto das regras, por favor faz o vídeo. Raças e tudo que tiver.
Vou fazer, deixa comigo... só me da uns dias...
Ótimo trabalho rs. Não conhecia meu querido! Um like e um inscrito.
Aí você é um Deus!
Muito obrigado pela moral e seja bem vindo!
As magias eu ainda tenho um pé atrás. Talvez dividir ainda mais, ficou muito forte a lista de arcana. Então, talvez ser algo como uma lista de mago e artífice e outra para bruxo, feiticeiro e bardo ficasse melhor. Outra outra combinação entre essas 5 classes, para ficar algo mais próximo do número das outras. Qualquer um que tenha acesso a lista de mago fica bem na vantagem
Acho que eles vão manter só as três mesmo... Se voltar a dividir vai acabar sendo como era antes...
Mas entendo que as classes devem ter magias unicas estendidas ou algo assim... sei lá...
Obrigado pelo Review Gruntar! Estava muito curioso para saber o que estava vindo por aí.
Eu que agradeço a sua presença aqui
Vídeo sobre as raças por favor
Valeu bicho, vou fazer!!!
Em geral, gostei bastante da iniciativa desse playtest. A dinâmica da inspiração é ótima.
Também curti a maior parte das mudanças!
por favor grunta faz o video de cada assunto .por favor ..POOOOOOOOOR FAVVVVVVVVVVVVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO .... gosto muito da sua analises , eu to aprendendo muito... e o resumo que vc faz eh insano ... aprendo muito com vc ... pode ser um pedido egoista mas gostaria muito de cada video explicando , na sua visao... e outra mais video pro canal XD.... abraço tio gruntar tudo de bom ... vlw pelo video
Vamo junto bichão, o primeiro vídeo já saiu...
ruclips.net/video/CC9mOly8oIs/видео.html
Vídeo de raças merece demais conteúdo do tio gruntar!
Show de bola, vou fazer!
Opa! Vlw gruntarzão, gostaria sim dos vídeos que vc sugeriu possivelmente trazer, obrigado!
Saiu o primeiro, não sei se vc viu?
ruclips.net/video/CC9mOly8oIs/видео.html
@@GruntarTV oxe, já vi sim hehe mas muito obrigado! Tô querendo os episódios dos stramers tbm viu, vi que o ao vivo tá adiantadão! Vlw!
gruntazao faz um video so das raças
Vou fazer, deixa comigo
Meus monstros vão continuar critando, quero nem saber! kkk
Achei muito interessante a sacada dos antecedentes. Não uso talentos da minha mesa, mas se não for aquele zilhão de talentos como na 3.5, pode ser funcional.
Sei que simplifica classificar a magia em apenas três fontes (arcana, divina e primal), mas tenho apreço pelas listas mais sucintas de cada classe, acho que personaliza mais cada uma. Acharia estranho, por exemplo, bardos com acesso a magia arcana e por conta disso passarem a lançar Bola de Fogo!
Mas enfim, é um momento experimental, vamos ver para onde o jogo caminha.
Grande Vídeo!
Então, pelo que deu a entender, ainda haverá as diferenças entre as classes, mas agora as listas de classe são tipo uma subcategoria na lista de magias.
Tem as 3 listas de tipos de magias e cada classe pega uns pedaços dessa lista.
Oq eu sempre achei estranho foi as várias listas de magia, mas com várias repetições, a lista de mago e feiticeiro são idênticas. Acho que três listas ficaria legal se fossem diferentes.
Bardo do Colégio do Conhecimento pode ter bola de fogo
É difícil falar sem ver as classes... acho que vão ter várias implementações pra deixar elas mais únicas em relação as magias...
@@d.7194 😱
Opa! Vídeo das raças vai ser top! Eu apoio! Abraços, Bayushi!!
Vou fazer! Deixa comigo!
Obrigado pela presença no vídeo!
Cara eu amei essa mudança no antecedente, além de poder deixar a criatividade fluir vai ajudar na build do personagem, no meu play style eu gosto de mediar uma lore boa com build de combate/interpretação boa, espero que isso de certo
Vamos em frente!!!
Essa alteração nos antecedentes reforça, na minha opinião, a ideia de que os personagens dos jogadores não são tão iniciantes assim, mas já trazem desde o primeiro nível algo que os destaca das demais pessoas comuns. Eu só acho difícil explicar as vezes o porquê de um personagem ter deixado a profissão antiga para se aventurar, se de fato ele era tão bem sucedido e talentoso. Um personagem com antecedente de mercador por exemplo deveria ter uma loja ou algumas mercadorias, a menos que ele não fosse tão bom assim, mas aí não faria sentido dar bônus de atributo e talento para alguém que não era tão bom assim no que fazia.
A ideia é exatamente essa. Os personagens são fora da curva...
Explicar isso é justamente uma das coisas mais legais pro jogador fazer junto com o mestre.
Eu falo um pouco disso em uma das dicas pra ser um bom jogador de #RPG
@@GruntarTV obrigado por responder! Estou refletindo sobre isso.
Valeu meu camarada!!!
Eu humildemente estou ansioso para a chegada dessa nova era. Tudo parece ser diferente mas não necessariamente ruim. Talvez a quantidade de movimentação das criaturas fosse ligadas a Tamanho mesmo. Os gnomos e halflings já que são criaturas pequenas andariam menos. E os anoes como são médios andariam os 30ft. Enfim sempre adoro seus vídeos além de instrutivos são divertidos. Super fã gruntar sucesso
Valeu meu camarada! Fiquei no Hype pra nova versão tb. Mas segura que tá longe
Kkkkkkkk
Essa do critico é complicado,essa de 20 e 1 falha e acerto automatico acho bacana,nas mesas que jogo atualmente a gente meio q ja usa esse sistema ate em teste de resistencia e perecia,ja na parte das magias ja temos muitas poucas magias com acerto,principalmente de niveis mais altos tira o critico delas acho meio desnessario alem que para mim tira aquela emoção de tirei um 20,ja que so vai ser mais um acerto,ja tem a penelidade de não por atributo no ataque magico,alem do dano dos conjuradores fica mais lenear do que ja é ,a parte dos monstros espero muito que mudem isso,da uma tirada boa da tensão e o medo de quando o mestre tira um 20 contra os players ou tira uma sequencia,eu sinceramente gosto dessa emoção e tensão por mais que facilite a vida dos players principalmente em leveis baixos que é bem mais duido um critico,é um aspecto que considero importante mesmo que mudem o funcionamento dele,ja que os players perderam critico de habilidade extra e monstros dão um dano naturalmente maior,sobre o ultimo topico não vou comentar pq se não isso ja vai ficar bem maior do que ja tá
A parada é quê critico se torna mais algo de Marcial, já que pelo visto, as armas vão ser modificadas pra ter x3/x4 critico ou 19-20 igual nos outros sistemas.
Ta dando muita treta essa parada do crítico... ficou um sentimento de perda pra todo mundo.. não sei se eles vão conseguir manter..
Seria bem massa um vídeo focado nas raças !!
Show de bola, vou fazer!
Oba! Meio-Aracocra liberado?
Vai ser o famoso "tenho pena da sua mulher" kkkk
@@marcosantonio-hj7vp Boa. hahaha
Vai ter umas situações esquisitas...
@@GruntarTV Sem dúvida kkk
oi gruntarzão, esse critico ai foi um pei!!!! na torre, queria saber mais sobre e tambem sobre os backgrounds
Deixa comigo, vou fazer os vídeos mais detalhados
Gruntar, eu jogava muito RPG antigamente. Cheguei a jogar 3.5, GURPS, Storyteller, 3D&T, Tormenta....
Recentemente quero voltar a jogar RPG. Achei seus vídeos por algum motivo. Minha ideia é comprar alguma coisa de D&D e jogar com um grupo seleto de amigos.
Bem que você poderia fazer um vídeo para pessoas que jogavam RPG e querem voltar a jogar depois de muito tempo. Por onde começar? O que tá valendo a pena? Considerações importantes... enfim.
Gratidão pelo conteúdo!
Achei interessante a mudança no crítico. Vou ficar de olho pra ver se vai ter alteração na questão da quantidade de ataques do guerreiro, acredito q com essa alteração do critico a mecanica do guerreiro fica mais forte ainda q das outras classes marciais
Guerreiro campeão é muito tosco..
=/
Boa, Gruntar! Ótimo video!
Pode detalhar todos os temas que eu assistirei todos os vídeos! Kkkkk
Sobre as mudanças, eu prefiro testar primeiro antes de dar qualquer opinião. Fico feliz em saber que eles estão investindo no jogo.
Abraço
Os caras estão focados em fazer o melhor jogo possível.
Claro que tem um público alvo, mas dentro desse público eu acho que eles estão no caminho certo.
Aí. Mais um bom vídeo pra animar. Ah, por favor, claro, tô super ansioso pelo ponto a ponto do playtest.
Vou fazer logo das raças pra galera
Tem que detalhar tudo Gruntar!
Saiu o primeiro detalhamento
ruclips.net/video/CC9mOly8oIs/видео.html
Sobre os críticos nas magias: eu acharia maneiro se tivesse um talento (como Spell Sniper) que pudesse expandir crítico para ataques mágicos
Algumas pessoas falaram sobre essa questão de ter feats que expandissem os críticos... Acho que é uma boa... Pra crítico no sneak, no smite, nas magias...
faz o video das raças por favor!
Valeu bichão, vou fazer!
Apoio os videos individuais falando sobre cada aspecto do Playtest
Deixa comigo, vou fazer
Quero ver as novidades datalhadas sim tio Gruntar, plis!
Deixa comigo, vou fazer
Por favor faz um vídeo com uma boa explicação das raças e suas sub. Por favor 🙏🏼♥️
Deixa comigo, vou fazer
Cliquei no Link Amazon! Tmj tio Gruntar!
Muito obrigado bicho. Se for comprar algo por lá e usar esse link me ajuda muito
Obrigado pelo resumo 💙
Eu que agradeço a moral
O dano critico não fara diferença nos monstros se eles balancearem os encontros. Ou seja, remove os critico, mas dificultam um 'cadin' os desafios para compensar estatisticamente os efeitos de sorte. Da pra fazer isso criando habilidades de monstros adicionais ou melhorando as que ja existem para que o mestre faça um bom uso.
Se tratando de aventuras prontas nem precisa modificar os monstros, basta celecionar tendo essa métrica em mente. Oq n deixa de ser escroto, pois é uma colher de chá q PRA MIM, chega quase a ser ofensivo, como se subestima-se minha capacidade de vencer uma luta de igual para igual.
Eu acho difícil que eles modifiquem os monstros assim... sei lá...
Curti muito! com exceção da movimentação hahaha Vlw Tio Gruntar ótimo trabalho sempre
Valeu meu camarada!!!
Tio Gruntar, eu consigo usar seu link na Amazon americana ? Queria poder ajudar, mas o link do vídeo não me dá accesso a Amazon americana
Infelizmente não funciona na gringa
=/
Sad :( eu tava pra comprar uns treco caro
Muito obrigado de qualquer forma. Esse apoio é muito importante
Essa ideia de separação das magias é bacana,eu mesmo ja fazia isso na minha cabeça só que as de Druida chamava por outro nome,só vou senti falta das listas pessoas de cada classe,por mais que seja 500 lista pra ver da uma individulidade para cada conjuração alem do seu tipo de magia e algumas "exclusivas" pros meio que funcionavam bem pra eles,o bom que não deve ter lista ruim agora..............né bardo to falando de voce mesmo........alias so falto falar do descanso de relevante se me lembro bem,otimo resumão
Eu acho que eles vão colocar as "exclusivas" direto nas classes...
Era tosco ter a lista de feiticeiro e de mago por exemplo praticamente iguais,...
Fala mano, to iniciando no mundo de rpg agora, vc acha que os Handbook de D&D ainda vale a pena pra quem esta iniciando?
Eu acho que vale sim... A nova edição só sai em 2024, sabe se lá qual mês do ano... Então ainda está longe...
Não sei bem o que pensar dessas mudanças ainda, joguei poucas vezes, mas essa abertura deles pros feedbacks da comunidade é simplesmente sensacional, vão conseguir montar algo bem bacana com certeza! Mas todos esses estilos de vídeo aí que vc falou que pensa em fazer eu apoio demais, difunde mais pra galera que não tem grupo pra playtest e não tem muita noção pra ler e saber como certa mudança vai impactar de fato o jogo!!!
Beleza bichão, vou fazer os vídeos
Fala grande Baragor, beleza vc disse que ia colocar um link para as noticias do D&D e mais uma apresentação e o lançamento do Dragon Lance e não colocou( tempo:17:15)
Ué? Coloquei no final sim...
Mas está aqui, só vai: ruclips.net/video/uG0vkgHbwX8/видео.html
Gostei bastante das mudanças por enquanto. Acho que hoje em dia a gente se prende muito ao "meta". Claramente tem algumas classes que funcionam MUITO melhor com certas raças e acho legal poder criar uma classe com qualquer raça, mas claro, sem perder o sabor que as raças dão.
Algo que espero muito que mudem são as skills. Atualmente tem várias que são pouquissimo usadas e outras que são o "meta" e são essenciais (como perception).
Nossa, as skills, tem muito espaço pra serem modificadas... tomara que eles vejam isso...
Fala mais sobre os talentos
Tô querendo fazer um vídeo sobre eles...
Eu uso muito as feats no Fighter, tanto no 1º nivel (humano) e no 4º nivel ... Espero que dê pra continuar a combar minhas feats de Fighter.
Acho que não muda muito... Mas... Talvez vc não posso começar direto com sentinela no primeiro nível... Quase certeza...
@@GruntarTV Tbm to achando, tomara que nao mudem o conjurador de guerra tbm 😭😭
Ela não está na lista de feats de nível 1 nesse documento... tem chance de ter sido alterada...
Eu já estava usando a regra de personagem ganhar inspiração toda vez que tira um 20 natural com meu grupo. Quanto aos críticos não dobrarem das habilidades especiais já não curti, pois é uma dificuldade sair críticos consideravelmente, então, vai precisar ter alguma mecânica legal sobre crítico, não sei. Eu curtia o dado de dano máximo no crítico. De resto eu adorei a valorização dos feats e dos antecedentes. E concordei bastante com a possibilidade de tornar os personagens mais variados. E quero um vídeo de detalhamento das raças também.
Esse esquema do crítico eu tenho quase certeza que não vai passar...
Já pensou em fazer ao contrário? Dar inspiração se o cara tira 1?
tem muito potencial, eu particularmente achei muito legal coisas como o ambiente em que se faz o background influenciar mais o personagem, pq eu nunca gostei muito daqueles bônus padrão, se o cara cresce numa biblioteca estudando e sem fazer esforço físico ele deveria ganhar inteligência e não força/constituição, isso foi uma coisa muito gratificante e vai fazer com que os players pensem melhor na história do seu personagem, e mesmo que não fique no final eu acho que vou utilizar nas minhas mesas.
crítico na magia é bem dahora acho que manter seria dahora, e as habilidades como smite e sneak deveriam ter uma regra própria pra isso pq realmente mestrando e difícil balancear essas coisas em inimigos pras players - já aconteceu de em uma rodada matarem um boss que tinha feito pq o paladino lvl5 rodou um smite critico e o boss era morto vivo ele tirou mais de 80% da vida do boss com o primeiro hit do combate - isso pra mim é legal e faz com que os recursos sejam melhor pensados...
ainda acho que tem potencial, precisamos esperar pra ver o que vem nas classes pra ter uma conclusão melhor
Sim velho, precisamos muito das classes... mas elas devem demorar um pouco pra serem lançadas... vamos ver...
Ansioso para ver como ficaram as classes. Espero que não tenham estragado o "Hexblade". 🤞
Pois é... essa das classes é a mais esperada... mas provavelmente a mais difícil... sei lá quanto tempo vai demorar pra sair...
faz o video só sobre raças, daora
Saiu meu camarada
ruclips.net/video/CC9mOly8oIs/видео.html
Faz um video só de raças, irmão. Abraços do Rio.
Valeu bichão, vou fazer!!!
Mais detalhes nas raças Tio, por favor.
Beleza, vou fazer um vídeo só de raças...
Em relação a problemática das raças parecem só skins diferentes eu acho q n ia acontecer msm se eles não tivessem posto essa caracterização a mais e bem cuidadosa. Boa parte de escolher uma raça vem da lore dela e do roleplay que você quer ter. Mesmo q as habilidades sejam todas iguais, se vc por uma lore irada e deixar eles bem diferentes fisicamente boa parte da fã base não vai sentir diferença. Para os combeiros realmente muda, mas ja q o atributo vem no background agr, acho q deixa até mais legal os combos, eu n preciso mais pegar humano variante sempre pra um talento a mais e aquele +2 em destreza, eu posso pegar qualquer raça q a lore e minha vontade de interpretar urge e então escolher o bg pro combo.
Perfeito! Tenho nada pra acrescentar aqui. Tu pensa exatamente como eu
Excelente vídeo, anão! Obrigado!!!!
Eu que agradeço a moral meu camarada!
Eu gostaria de saber como funcionará o caso da inspiração de Bardo, levando em consideração o 1 ser de fato uma falha. Não consegui visualizar como se daria, Gruntar. Aquele abração! =]
Mas esse caso do 1 ser uma falha é só no D20. Inspiração do Bardo continua a mesma coisa
@@lucascerqueira202 Obrigado por responder, Lucas! A inspiração de Bardo se dá após o jogador realizar um teste no d20, não é? Nesse caso um teste somado com a inspiração falharia a depender da dificuldade do teste. Ou falharia imediatamente. O jogador perderia a inspiração, já que ele anunciou que a usaria naquele X teste? Ou é mais simples e eu que estou dificultando por falta de conhecimento? Grato!
@@luizreis3d se não me engano, vc usa a inspiração do Bardo depois da rolagem mas antes de saber o resultado. Mas se vc tirar 1, vc já sabe que falhou. N tem porque gastar a inspiração nisso, entende? Aí guarda pra usar em outro momento.
@@lucascerqueira202 Eu não estava me atentando ao fato de não visualizar o resultado no d20, para o uso da inspiração depois. Entendi melhor agora. Muito obrigado, Lucas! Abração! =]
É isso aí, perfeitamente...
De qualquer forma temos que esperar a classe sair pra ver se vão modificar a habilidade...
Imagina se ele tivesse algo que anulasse o 1?
Sei lá...
E monstros com vorpal?
Kkkkkkkk
SEGUUUURA
Achei legal os pontos de atributo extra estarem no background e não na raça. Dá pra fazer personagens com classes incomuns pra sua raça sem perder recursos
Aí... Perfeito... Segue o jogo
Gruntarzão, aproveita o hype e se puder faz vários vídeos desse mesmo jeitinho: informação acessível até pra galera com pouca ou nenhuma experiência no mundo do rpg. Tem muita galera nova chegando e salivando pra aprender e jogar kk Valeuu
Valeu meu camarada
Saiu o primeiro
ruclips.net/video/CC9mOly8oIs/видео.html
Eu acho que os vídeos tem que seguir a ordem das coisas que tiverem sempre mais informações até o momento do vídeo. Tudo novo! Abraço
Valeu meu camarada, vou fazer
A respeito das raças, elas no geral estão me agradando mais e estão mais diversas, com exceção das raças conjuradoras que tô achando ainda mais genéricas (ardling, elfo e tiefling se diferem por 1 único traço)
Concordo que essas raças não ficaram tão únicas assim...
Sobre customização bastava atualizar o Skills & Powers da 2ed para as regras da 5ed, que permitia customizar bastante a classe e a raça do personagem. Claro que isso tinha um preço e não dava para ter tudo.
Olha ae!!
O problema é que eles tem na cabeça em fazer um jogo simples pra galera que está começando...
Esse tipo de solução dificulta...
Faz o vídeo voltado para as raças por favor Tio Gruntar
Vou fazer, deixa comigo
Eu gostei das modificações na customização de personagens e nas questões de raça, antecedente e feat, da para fazer coisas realmente bem únicas.
Condições eu achei ok e as inspirações estão bem mais presentes, e é muito legal poder dar a sua inspiração caso você já tenha uma
Em relação ao crítico, eu gostei que o 20 e o 1 no dado agora são realmente mais decisivos em tudo, era uma mecânica que alguns mestres, se não a maioria já trazia para mesa. Porém não gostei do fato do crítico não funcionar para habilidades, magias e aos ataques dos monstros, querendo ou não, é sempre uma alegria tirar um crítico com o ladino e com o guiding bolt, ou até mesmo quando se tira um crítico com o paladino usando o divine smite. Além do desespero de quando o monstro retira um crítico.
Ainda quero ver mais das mudanças nas magias, mas até o momento nas magias mas eu não estou gostando
Estou ansioso mais apreensivo, mas com certeza quero ver mais
Essa parada dos criticos eu tenho quase certeza que não vai passar assim... ta muito torto...
Tenho 30+ anos de D&D, pra mim é tanta simplificação que daqui uns anos independente do que você escolha, vai decidir tudo na moeda. Em prol da simplicidade tudo que você quiser fazer vai ter 50% de chance. Magias e ataques causarão 1 ou 2 de dano, depende do cara ou coroa. Assim o sistema se torna mais simples sem dar nenhum trabalho pra jogadores e mestres >:(
Se eu te falar que jogo mais ou menos assim com as crianças você acredita?
Kkkkkkkk
Claro que tem uma maquiagem por trás, mas no fundo é isso.
Pra mim tudo é questão do público alvo.
Eu gostei muito do que fizeram com os antecedentes, a ideia de fazer talentos por níveis e dar um nó nível 1 também.
Sobre inspirações a única coisa boa é poder passar pra outro jogador. De resto é ruim.
Sobre críticos não tem nada que eu tenha gostado. Por mim SE fosse fazer mudança tinha que ser a seguinte: só vale para Smite se você falar que vai usar antes de rolar o dado. Se rolar o dado antes, ainda pode usar smite, mas sem crítico. Ou então aquela ideia de crítico dar dano máximo mais metade da rolagem (ou a rolagem toda) pra ser mais desafiador (para os dois lados).
Gostei da ideia de criar todos os híbridos, mas eu evoluiria isso. Ter características "dominantes" e "recessivas", as dominantes vão para todos os filhos e as recessivas só para os que não forem híbridos.
Valeu pelo vídeo, Gruntar. Bora divulgar D&D cada vez mais
Sabe o que eu gostei da inspiração?
Possibilitar a criação de features nas raças, classes e backgrounds que deem inspiração.
Tipo, os humanos que ganham inspiração no início do dia e o talento de música que da a parada...
tem muita coisa bem questinável nessas mudanças... espero que o feedback da comunidade seja levado muito em consideração
Pois é... Eu sou sempre meio descrente desses feedbacks... Mas espero que faça tanto barulho que eles não possam ignorar
Videos sobre as raças seriam muito interessantes, dou um Up
Deixa comigo, vou fazer
mestre não poder critar é palha pq pra balancear ou terá que ter mais monstros ou os monstros serão buffados logo de qualquer forma será difícil balancear encontros, habilidades especiais faz sentido tirar o critico, mas concordo qe magia critar é muito melhor do que não, afinal quem nunca numa situação de desespero tirava um critico na fireball e salvava o dia?
Então, mas não é bem assim. Fireball não pode critar.
Só magias que tem jogadas de ataque podem critar se o jogador tirar 20...
É isso.. .saca?
@@GruntarTV aaaa então tendo jogada de ataque ainda crita blz, to doido pelos outros videos de raças em, to vendo teus videos quase que nem um viciado em videos kkkkkk saiu eu to assistindo hehehe
Em questão de critico em magias, eu acho que isso pode se tornar uma habilidade de classe ou feat de níveis mais altos(desintegrar critico é muito forte por exemplo). Em questão de critico de monstros, vamos considerar que uma criatura normalmente já causa dano maior se comparado com personagens de mesmo nível, e a criatura poder critar quando ele já causa dano equivalente ao dano critico de um jogador, é meio ruim. Pode ser que tenham mecânicas que simulem isso, dependendo da situação.
Em questão das raças, e background, achei que ficou interessante, pois dá mais possibilidades na hora de criar o personagem, sem a raça ficar parecendo skin de fortnite.
Desintegrar é salvaguarda do jogador, não tem como dar crítico com ela não...
A justificativa deles pra tirar o crítico dos monstros é exatamente o que você falou...
Eu acho que a movimentação impacta muito pouco no combate e por isso eles quiseram dar uma normalizada em tudo. Sao poucas as situacoes que os jogadores deixam de fazer algo por conta da movimentação. Remover o numero de críticos, na minha opinião, ajuda a balancear mais o combate pq não fica mais tao imprevisível. Na 5e o combate pode ser muito fácil ou muito difícil dependendo da quantidade de críticos que os monstros ou os jogadores conseguem. Agora, se tirarem o dano de critico do sneak o ladino vai ser uma das classes mais fracas em combate. Quando ela acerta o dano eh bom, mas com um ataque por turno, a chance dela não fazer nada eh bem alta. O que compensava isso era ela atacar com vantagem e ter uma chance alta de critico todo turno, dando um dano absurdo. Com essa mudança, ele so vai dar 1d8 a mais, o que não compensa.
Eu acho que precisa sair as classes pra gente saber como tudo isso será balanceado...
O crítico dessa maneira é tosco
Quero muito saber dessas novidades!
Vou te contar tudinho!!! kkkkkkkk