Links mencionados no vídeo: Owlbear Rodeo www.owlbear.rodeo/ Shard www.shardtabletop.com/ Roll20 roll20.net/ FoundryVTT foundryvtt.com/ Mestre Digital ruclips.net/user/MestreDigital Compre as últimas unidades de nosso Kit de RPG nos links abaixo: www.101games.com.br/loja Kit de RPG no Roll20 marketplace.roll20.net/browse/module/28704/phantyr-misterio-na-ilha-da-neblina Site Mercado RPG www.mercadorpg.com.br/?parceiro=8445 Cupom 5% de desconto: GRUNTAR Apoio no financiamento coletivo do canal: www.catarse.me/gruntartv Link de parceiro da Amazon amzn.to/3nEvN8u
Meu favorito é o roll20. O motivo é simples. Sou cego e o roll20 é o que melhor trabalha com o meu leitor de tela. Pelo menos dos que eu testei até agora. O foundry dá para usar mas é mais complicado. Além disso algumas mesas são menos acessíveis do que outras. Talvez pela diferença dos módulos instalados. O firecast por exemplo é impossível de usar. E o desenvolvedor já falou que não está nos seus planos mudar isso.
Cara, que vídeo foda, cada vez que eu pensava em uma pergunta pouco depois obtinha a resposta, parabéns pelo trabalho muito bem feito como semana! Obrigado pelas informações GM
Boa grudar como sempre um ótimo conteúdo!! Falando em curva de aprendizagem do Foundry ela é um pouco longa extensa e de vez em quando tu quase vira um profissional em TI, mas o VTT é fantástico é maravilhoso quando tudo tá rodando redondinho ele se torna uma ferramenta incrível, mas com a benção dos Deuses aqui na cidade onde moro tem um movimento bacana da Secretaria de Cultura que está tendo encontros de RPG uma vez por mês, e é uma iniciativa aí para dar um Stop nessa loucura de mundo agitado. Então temos esses encontros presenciais e com isso está rolando varios grupos que jogam semanalmente!!
Meu problema, Gruntar é um só. Já comprei TUDO de d&d no Roll20. Então, não tem saída hahahah talvez, e apenas se, o VTT do Beyond 3D for visivelmente bonito demais, aí eu migro
Fala Gruntar! Não sou muito de participar em comentários... mas vou deixar meus 2c aqui. Tirando o que você já valou sobre o Foundry implicar em um "custo de entrada" (e esta é uma "limitação" que muita gente vai ter) faltou ressaltar que existe vida além do 5e. O Foundry VTT para Pathfinder 2e é praticamente suportado nativamente por um grupo autorizado pela Paizo. A integração é total com o sistema, e quando há atualização do Pathfinder os caras não brincam em serviço não, rapidinho o módulo já tá OK no Foundry. Então, na minha opinião, não tem muito comparativo entre ele e o Roll20 não, o Foundry ganha de lavada mesmo. No mais, valeu pela review completassa e por apresentar o Owlbear Rodeo e o Shard.
Salve, salve, meu caro mestre. Muito bom vídeo, texto impecável, apresentação de luxo! Acendeu a chama para buscar essa licença do Foundry, agora vai! Conteúdo Premium! Feliz por acompanhar o carinho e a dedicação por todo o conteúdo diariamente.
Baita vídeo, realmente, foundry é melhor nas possibilidades como vtt, mas teimo a sair do roll20 pela facilidade do mesmo. Além de que o roll20 tem melhorado bastante nos ultimos 2 anos. Está bem mais rapido com o novo servidor, mais funcionalidades nos botões, integracão com dms guild trouxe centenas de materiais. Sem contar que o charactermancer é uma mão na roda. Um trauma como mestre e jogador era perder horas fazendo fichas, em meia hora no maximo tu monta uma mesa, geral faz a ficha e sai jogando 😅
Depois de mais de 20 anos em MMORPG finalmente eu comecei no RPG de mesa. E aproveitando ja trazendo minha mulher, amigos e meu filho de 3 anos para o RPG presencial. Fazemos partes de 2 mesas presenciais e tambem participo de 3 pelo Discord e Tabletop Simulator. Nesse ano de experiência, pra mim a mesa presencial esta sendo incrível, por mais que tenha as obrigações do dia a dia, nada me faz hoje abandonar a mesa presencial e juntar os amigos e filho para isto. Inclusive ja comecei a mestrar uma mesa graças a seus vídeos e do Azecos, nas playlists que fizeram de como mestrar. Obrigado Gruntar.
Eu peguei um celular antigo e fiz dele um servidor para meu Foundry, funcionou direitinho e não é dificil de ser feito de jeito algum. Agora o Foundry fica disponível 24h =)
Pra quem ama o Foundry, tem uma versão gratuita muito semelhante: o DM hub. É incrível, tem animação, criador de mapas, módulos baixaveis etc. Recomendo muito e não é tão conhecido.
Pra quem joga Pathfinder 2 eu recomendo muito o Foundry, praticamente tudo está disponível de graça, inclusive algumas aventuras. Tem bastante coisa paga também, mas da pra jogar tudo só pagando o Foundry. D&D tem bastante coisa gratuíta também, mas bem menos que o PF2, se quiser D&D completo, vai ter que pagar ou fazer você mesmo, que é fácil, mas leva tempo.
Owlbear Rodeo tem sido meu mais fiel companheiro em narrações. Recomendo a todos que experimentem justamente pela simplicidade, que atrai jogadores novatos, e pouco experientes com comandos de outros VTTs... E possui compatibilidade com músicas sim, mas depende do navegador. 🧡🧡
Jogar presencial é excelente, mas hoje tá difícil de reunir jogador até pro online kkkk. Ótimo conteúdo, Gruntarzao. Nao tenho nada a acrescentar sobre o Foundry, mas uma coisa que acho complicada do Roll20 é meio que a usabilidade pra grandes campanhas. Dá pra se perder fácil em todo o conteúdo de mapas e handouts, NPCs com a estrutura do R20 se não for muito bem organizado. Hoje em dia, eu uso muito o Google Drive pra ter toda uma estrutura de campanha que serve, inclusive, pra interações off-RPG. Os jogadores interagem durante a semana com o conteúdo da última semana sem ter que abrir VTT, por exemplo. Acaba sendo um bom help. Teve uma época também que passei procurando por VTTs gratuitos sem tanto foco em fantasia medieval, já que eu estou fugindo disso com todas as minhas forças ultimamente. O Astral tinha sido uma boa opção (narrei uma aventura cyberpunk por lá), mas infelizmente fechou. Outro que testei e gostei relativamente é o Let's Role. Narrei algumas one-shots e uma campanha de Vampiro por ele e tive uma experiência positiva, considerando que dá pra fazer muita coisa sem pagar nada. Ele até passou por problemas semelhantes ao Astral, mas parece tê-los contornado e continua firme. Uma opção que também considero razoável é o Fantasy Grounds Unity, tive uma boa experiência com ela quando joguei uma campanha de D&D com amigos e a versão Ultimate (que possibilita narrar pra jogadores da versão Free) está por 130 reais hoje na Steam (precisaria comprar a versão Core e depois comprar o upgrade pra Ultimate).
7 месяцев назад
Uma das melhores migrações que fiz, foi sair do R20 para o Foundry... O fato de ser pago pesa... sem sombra de duvidas! Mas para desfrutar dos melhores recursos do R20, você também precisa pagar e o que me incomoda é o sistema de subscrição... Eu não gosto da ideia de "serviço", sobretudo quando o suporte é minimo. Já o Foundry paga uma vez e esquece pro resto da vida, a desvantagem do Foundry é a dificuldade para compartilhar com os demais jogadores... Eu penei até entender o que precisava fazer para abrir a sessão, foram boas horas de fuçagem e videos até entender o que impedia que os demais players conectassem.
Eu particularmente prefiro muito o R20, e ele claramente está evoluindo bastante. As vezes que joguei com o foundry não foi uma boa experiência, acho que a coisa mais positiva foi que ele era integrado com o Beyond. Usei também o fantasy grounds, acho ele complicado de mais, não gosto mesmo.
Eu acho que o Foundry e melhor a longo prazo , para quem está começando, acho melhor o Roll20 , por ser prático , fácil e free ,sobre os VTTs , a tecnologia está aí pra ser usada , a galera da nossa mesa mora longe um do outro , nesse momento o virtual ajuda demais , quando possível , sempre jogamos juntos para relembrar os velhos tempos , acho importante tbm termos conteúdos presenciais para incentivar inclusive as convenções e a comunicação da nossa comunidade.
@@GruntarTV passou sim! Principalmente quando vc destacou que o roll20 está datado e que em poucos meses vc paga o mesmo do foundry! O principal ponto para mim foi: eu tenho que comprar TUDO dentro do roll20, desde monstros, classes, talentos aos livros digitais de D&D. Então enquanto eu levava horas pra criar tudo manualmente no roll20, no foundry eu me preocupei em configurar o meu servidor/mundo e agora só crio mesmo as aventuras, mapas e encontros. Principalmente pra quem cria conteúdo, que precisa ser visualmente atraente, o roll20 é um atraso de lado.
Eu sou mestre de uma mesa presencial e a gente usa o foundry para os mapas de batalha, o mais legal é que eu importo qualquer livro de aventura do beyond e o tradutor do Google funciona muito bem. Mesmo os livros em ingles com o foundry + Google é uma excelente combinação
Eu só jogo presencial, mas uso uma TV pra projetar mapas e imagens, e uso as miniaturas sobre ela. O mais conveniente pra esse formato é o owlbear mesmo como vc mencionou.
@@primozin que top bicho! Fiquei pensando se ia aparecer alguém que joga dessa maneira. Obrigado por compartilhar! Vocês jogam direto em cima da tela da TV?
@@GruntarTV sim, tv de 42 pol deitada sobre a mesa. A névoa de guerra do owlbear é bem simples, e ultimamente tenho usado até as réguas e formas pra delimitar skills. A galera curte bastante, fica bem imersivo.
Eu prefiro e uso mais o Fantasy Grounds. Acabo usando o Foundry para o Tagmar, mas, apesar dele ser muito superior em capacidade visual, ele é mais complicado e cada atualização precisa de muito tempo do mestre para reconfiguracões. Isso quando não quebra tudo por um tempo.
eu joguei muito presencial, mas hoje com as facilidades do vtt digital, não troco mais! ja joguei no rrpg e roll20, mas com certeza o melhor e o foundry! o fantasy grounds é bom mais por ser tudo ingles dificulta muito.
Comprei o foundry mês passado e ele é MUUUUUITO melhor que o roll20 c ta doido. Dá pra automatizar coisa pra caralho e funções muito fodas com os módulos. Foda que gasta bastante tempo para configurar. Já to a 1 mês convertendo meu material do roll20 pro foundry e não acabei ainda 😢
@@brunomoura2057 mas dps que ficar pronto tenho certeza que vai ficar muito foda o jogo. Deve acelerar muito o combate. E com o tempo fica mais ligeiro tbm para fazer as configurações, depois que pegar as manhas kkkkkk.
Pegando essa "discussão" do começo, eu vejo da seguinte forma. Tive pouquíssimo contato com RPG presencial, e todas as vezes foi como narrador. Então eu prefiro o online pq me permite ter mais possibilidades de preparar coisas que eu quero mostrar para os jogadores. Não sei se como jogador teria outras diferenças, mas como narrador faz uma diferença danada poder mostrar fotos dos lugares que os personagens estão entrando, mapas, pessoas que eles estão conversando, itens... E como eu só tive contato com presencial no começo dos anos 2000, não tinha o celular ou tablet para mostrar as imagens, precisaria imprimir..
Aqui a gente juntou op melhor dos dois mundos. A gente joga presencial, mas projeta os VTTs na televisao e jogamos juntos. Eu mestro com um pc a parte, enquanto o grupo usa outro para mexer a tela da tv
Um que eu gosto muito de usar também é o GameScape. Ele é simples demais e poupa um tempo absurdo. Contudo, o que eu mais gostei até hoje possivelmente foi o Owlbear e Roll20 (embora o Roll20 seja mais uma questão de memória afetiva). O GameScape é o que eu mais uso e acho que vai virar meu favorito, mas ele não consegue competir muito com os outros pela pouca facilidade de carregar tokens desenhados. A dica do Gruntar sobre Foundry e Roll20 é muito boa inclusive, nunca usei Foundry mas soa 100% confiável e vou usar essa regra para decidir.
Pela minha experiência o melhor VTT em questão de custoxbenefício é o Fantasy Grounds. Nesse momento 29/06/24 que a Steam está em promoção a Licença Ultimate está R$71,19, sendo que os módulos de vários rpgs são grátis, como Numenera, DnD, Fate. Lembrando que somente o GM precisa ter a licença Ultimate, os players podem jogar com a Demo grátis. Tem uma enorme facilidade de upar seus mapas e tokens, além da facilidade de usar o Sistema de Regras Nativo pra fazer qualquer ficha de qualquer outro sistema. Além disso vários e vários produtos de dezenas de RPGs já foram portados para o FG, como basicamente todas as aventuras de DnD, Pathfinder, DCC, Vampiro a Mascara, 13º Era, Duna, Symbaroum, Traveler, Star Trek, Alien, Vaesen, Cthulhu, Fallout, Icons, Conan, etc. Todos com preço cotados em reais ao contrário da conversão direta do Dolár.
Eu ia falar só fantasy grounds... Mas acabou ficando de fora do vídeo. Acho que você colocou bons pontos do software. Eu sempre achei ele "esquisito"... Não gosto dele Visualmente falando
@@GruntarTV Ele tem essa cara mais old msm. Mas ele melhorou muito o visual. Com novas skins nos botões. Eu estou na segunda campanha de DnD nele. Primeiro foi Avernus e agora Tiamat. Tá lindão. A curva de aprendizado dele é rápida e tem muito tutorial no RUclips
Ótimo vídeo. Comecei no roll20. Quando vimos o foundry, ja nos juntamos de dividimos o valor e, sinceramente, nao volto nunca mais pro roll20. Podia destacar tb q o foundry tem o sistema sandbox, q vc pode emular qualquer sistema q ja não exista nele. Alem disso, acho q faltou o link do FLC do foundry na descrição.
bom video gruntar, só um detalhe. Meu grupo hospedou no server da amazon de graça o foundry, e acessamos ele da mesma maneira q o roll 20, como se fosse um site pelo endereço dele. Então da pra fazer, só da trabalho, mas vale aa pena e ele fica 24h aberto tipo o roll20 mesmo.
Tem uma briga nisso ai kkk Eu acho valido ambos, pra se divertir vale a pena qualquer coisa. Eu não tenho mais tempo como na juventude antes dos 20, então online foi a forma q tive pra jogar.
Foundry é incomparável. Meu medo era justamente a falta de tempo pra acostumar, mas, na boa? Foi MUITO rápido adaptar. Praquem mestra é uma mão na roda.
@@andreoliveira4253 Já passou pela sua cabeça a possibilidade de não ser o caso de fazer conta, e sim porque pessoas preferem a estrutura do Roll20 em vez do Foundry?
Já testou o Alchemy, Gruntar? Usei em algumas sessões recentemente como mestre e gostei bastante, se não me engano tá em early access ainda. No quesito de imersão e ambientação, acho que não tem nenhum outro VTT que se equipare - mas senti falta de algumas funcionalidades no quesito combate. A rolagem de dados e o uso de ações é bem legal, você configura na ficha e tem uma interface meio pokémon na hora de escolher os ataques, mas por outro lado o app não te dá a função de desenhar em cima da grid ou marcar a área de magias, por exemplo
É aquilo... RPG presencial nunca será substituído pelo virtual, mas dado os dias corridos e até distância de localidade dos participantes, o virtual supre um pouco da nossa necessidade de se divertir!! Eu tenho jogado pelo roll20 no clã do machado, mas tenho testado o "Firecast" como mestre do meu grupo!! É bom, tem macros, sfx, music player, fichas prontas e personalizáveis, funcionalidades boas, mas ainda faltam alguns incrementos sim... e é um apoio para um desenvolvedor brasileiro!!!
@@GruntarTV Da pra fazer uma enquete pra ver se o pessoal utiliza né?! Eu vejo bastante mesa online, de cenários clássicos, até Naruto e One Piece hahaha Estou curtindo a experiência, mas ainda acho que precisa de umas melhorias... principalmente com relação a interação de mapa/chat/turn order... o layout é beeem editável, mas quem não tem um monitor de tamanho razoável, não consegue ver tudo.. vai ficar alternando abas entre (mapa/ficha/chat)! Mas é bem fluído, levinho, e bem intuitivo!!
Foundry VTT ta anos luz na frente de qualquer coisa que eu tenha testado... Varia um pouco de sistema a sistema, mas é dificil algo chegar perto da experiência que eu tive nele. O grande ponto é que não é de facil usabilidade no primeiro momento, se vc n colocar uns modulos aqui e ali ele puro puro nao mostra nada do que ele tem pra mostrar de verdade, pra pf2 é de longe o melhor, voce nao precisa nem ter livro nem acessar site nenhum tem tudo simplesmente dentro dele... pessoal de 5e reclamava muito mas ta pra melhorar com a parceria da wizard com os cara... Como bem resumido, dinheiro e tempo kkkk O lance das fichas existe a depender do sistema mesmo, como eu disse o foundry é o ceu pra pf2 e pode ser o inferno pra outros sistemas kkkk De longe o grande ponto negativo do foundry é a conectividade, pq vc libera porta e ta suscetível a ataque praticamente... ae vc é obrigado a ir pra esses servidores online que ou vc pega a versao de graça que pode te atender ou é mais um custo... Se voce vai tirar dinheiro do bolso, eu recomendo demais Foundry, vê dois videos tutorial e pesquisa os melhores módulos pronto, vai ter a melhor experiência da sua vida. Não sei se mudou mas nevoa de guerra no roll 20 nao é de graça, pelo menos n era na minha epoca, oq me fez começar nesse mundo por um app 100% brasileiro que eu gosto bastante que é o Firecast. 🏴☠🏴☠E vamos falar da realidade do brasileiro, voce so precisa pagar a licença do Foundry(junta seu grupo e divide o custo S2), qualquer ferramenta extra que n seja de graça, principalmente grande aventuras prontas de pf2 que seja pago(que são absurdamente BONS PRA CACETE) tem outras maneiras de conseguir...🏴☠🏴☠
Sou 100% feliz jogando nos VTT, deusu livre voltar ao inferno de marcar sessão presencial uehuheuhee PS: Sou turma Firecast! Melhor VTT atualmente, melhor custo x benefício. \o/
Gruntar... Gruntar... Já falei para olhar o Tabletop Simulator, tem uma oficina Steam incrível. É Full 3D e você pode configurar desde visão dos personagem até roll automático já que ele é um opensource! Até me disponibilizaria (novamente) para ti apresentar, mas meu HD foi de base. Mas recomendo muito que tu dê uma olhada. Ps: já baixa o One world da oficina Steam
Complementando a dica, quem usa xwitter etc, coloca notificação de posts do foundry para ficar de olho. As próximas datas mais comuns são BF, Natal e Ano novo ;)
@@egalego547 20min de vídeo já é bastante Kkkkkkkk Não queria passar... O problema é que o algoritmo é um reflexo do público... Galera vê o vídeo muito longo e acaba fugindo... Não clica
Grande gruntar. vamos se aventurar em breve por esses caminhos e seu vídeo vai ser nossa base. me diz uma coisa. teu instagram tu n olha muito ne? como agent faz pra falar com vc formalmente? rsrsrs abraço velho parça de youtube.
Primeiro parabéns pelo conteudo. Segundo seria legal um video mais especifico sobre o Foundry, ensinando os primeiros passos, falando sobre os modulos basicos para começar. Terceiro, eu tenho uma mesa no roll20 a uns 4 anos, e tem muito conteudo lá, vou passar para o Foundry, porem eu tenho uma duvida e um medo ao mesmo tempo. Depois que eu passar todo esse conteudo, se eu vou ter um (Mundo) abstrato. Exemplo, se eu tiver duas mesas jogando a mesma campanha, eu vou ter que duplicar os conteudos ou sera que eu consigo uma forma de separar o que eu vou mostrar para cada mesa (imagens, panfletos...). Tenho medo de perder muito tempo configurando um ambiente e depois ter que fazer tudo de novo para cada nova mesa.
Foundry é muito superior, comprei a 2 anos, se for converter em mensalidade de roll20 se paga fácil. Foundry só tem problema se o seu computador for muito fraco, sem placa de vídeo. De resto ganha em tudo.
A respeito de não dar pra jogar no celular no Roll20 eu discordo, visto que eu já joguei dezenas de vezes assim 😅 É necessario um pouco de pratica, principalmente que como o click fica mais dificil você tem que digitar manualmente a maior parte das suas rolagens. Agora tirando essa problematica é tranquilo.
@@GruntarTV Então data não é minha melhor área mais sei lá... Uns três anos ou mais kkk A real é que o "não dava pra jogar" que você e outros falam deve ser relacionado a conforto e manobra, porque conectar sempre conectou. Mas assim um brother meu tava jogando pelo celular comigo não muito tempo atrás, e não narrou nada diferente do habitual que eu já conhecia.
@@marcosantonio-hj7vpTenho jogado no r20 só pelo celular enquanto meu note desoxida. O segredo é usar o Chrome, ativar o modo desktop, o teclado flutuante, e colocar as rolagens mais comuns do seu PJ na barra de macro. Funciona mt bem.
@@ramonabilio5045 oque eu costumava fazer era usar a barra de dados prontos a lateral pra rolar o dado cru, ai adicionava o modificador de cabeça. Salvaguarda, ataque, perícia, dano dá pra fazer de tudo com uma meia conta.
@@GruntarTVTem o app do Roll20 atualmente para rolar a ficha. Só que não vê o mapa. Nesses casos um amigo geralmente transmite no Discord para o jogador que tá sem Pc no momento.
Gruntar, o Beyond já tem oferecido uma plataforma que nem sei se dá pra considerar VTT, mas que vc consegue por mapas e tokens. Não fui muito afundo, mas vc chegou a testar?
Eu sou do tipo q oq der pra jogar joga, sendo do sistema q quero. Tá dificil achar jogador presencial, pf2 achei 3 com muita luta, online a mesma dificuldade. Agora DnD e Ordem, qualquer pé de árvore acha jogador online, mas num quero esses dois kkkkkkkk
@@GruntarTV Sim kkk Se bem q só ando em uns 4 discord de RPG, as mesas anunciadas de pf2 só 1 a cada 2 meses ou perto disso, de DnD e Ordem, todo dia tem 5 anunciada kkkk Presencial na minha cidade (300k de pessoas), apesar de ter eventos de anime/geek, são tudo DnDzeiro ou Mundo das Trevas, poucos topam PF2. Os cara veem o livro e já se assustam kkkkkkkkkkkkk wizard faz certo em separar livro de jogador e mestre.
Já tem umas 3 vezes que eu considerei comprar o Foundry... mas toda vez que eu vejo que tenho que pagar quase 300R$ para cada mesa que eu quero ter ao mesmo tempo (eu tenho 2 semanais, e mais one shots eventuais), para ter que ficar com meu PC ligado o tempo todo com o software rodando e um buraco no firewall (ou pagar mensalmente), eu broxo. Sim, o roll20 tem menos recursos e interface de adobe flash, mas advinha: é grátis e não tem esses problemas. Com esses 600R$, eu podia comprar 3 caixas do kit de phantyr XD
Mas como assim ao mesmo tempo? Cada uma ocorre em horários diferentes, não? Você só precisa abrir o host se algum jogador precisar entrar pra fazer algo. Com uma licença dele você pode criar infinitas mesas, mas deve rodar cada uma por vez. E essa limitação é só pro mestre, claro.
@@ramonabilio5045 Você não pode deixar duas salas abertas ao mesmo tempo. Digamos que eu tenho jogo na segunda e na quarta, eu não posso deixar os dois abertos no fim de semana para a galera mexer nas notas e preparar as fichas, por exemplo, eu vou ter que ficar alternando entre abir um ou outro toda vez que alguém do outro grupo quiser usar. Não dá para eu abrir um grupo para uma fazer uma one shot enquanto deixo aberto para o grupo regular. Em outras palavras, não dá para deixar duas mesas disponíveis ao mesmo tempo. "Ah, mas aí é só organizar os horários e trocar certinho". Certo... pagando 300R$ para ficar com essa dor de cabeça. Me desculpa, mas não tem cabimento.
Sorte mesmo bicho... aqui não funciona de jeito nenhum se não fizer isso. Claro, da pra usar tunneling ou hospedar na internet... mas eu acho piores soluções
Eu sou da opinião de que o dia que o Discord disponibilizar mapa interativo, esses VTT tudo aí vai ficar pra trás. Não que apenas o mapa faça um bom VTT, mas pra minhas mesas no Discord só falta isso e já estaria satisfeito.
O segredo do foundry é não atualizar nada se seu jogo estiver funcionando bem! Na maioria das vezes as novas funções nativas lançadas em novas versões, nada mais são que features de algum modulo popular. Então não tem porque atualizar se essa função já está funcionando bem na sua mesa através do modulo.
Cadê o FANTASY GROUNDS UNITY nesse video? Acho que a galera ainda tá achando que o Fantasy Grounds parou em 2013 com a versão "Classic". Ele evoluiu muito e já está na Steam faz tempo (com preço BR), com todos os módulos OFICIAIS da Wizard, Paizo, WoD, Fallout, Alien, SavageWorlds, Cyberpunk e outros. E tá saindo mais barato que o Foundry (que só pode comprar em dólar!) além claro, de ter também assinatura como o Roll20 se não quiser comprar. O FG sozinho tem mais recursos que o Roll20 e Foundry JUNTOS e ainda tem uma comunidade oficial (The Forge) que desenvolve módulos pra tudo (integrada e atualizada juntos com o FG)! E ainda tem mais. Acham o D&D Beyond maravilhoso de usar? Então, esse ano a SmiteWorks (Fantasy Grounds) contratou Adam Bradford como CDO do FG, o cara é o FUNDADOR do D&D Beyond, tem noção do que isso significa pra usabilidade do FG? E me faz um video sobre VTT em 2024 sem o Fantasy Grounds??? hahaha Como foi fazer esse vídeo sem ele, nem ao menos o mencionou hahahaha. Que absurdo!
Sobre as atualizações de módulos é meio chato mesmo, eu mesmo precisava de um módulo que foi descontinuado na versão 8 e agora o Foundry tá na 11. Por ser desenvolvedor de sistemas eu consigo corrigir os módulos, mas pra pessoas leigas não tem oque fazer, senta e chora.
eu consigo jogar RPG presencial só qnd um amigo meu prepara uma one-shot quando ele volta do exterior e junta a galera... de resto, mt mal consigo juntar a glr pra jogar o virtual
Tio, tudo bem? Poderia me ajudar por favor? Comprei o kit do Pahntyr pelo roll20, mas as fichas do guerreiro e patrulheiro vieram sem a missões pessoais deles. Como posso velas? Obrigado.
Cara, vou dar uma conferida e ver se a gente arruma o módulo. Mas sem enrolação, deixa eu te mandar aqui: Patrulheiro: Na infância como meio-elfo, você sempre viveu entre dois mundos. Mas nunca esteve sozinho, pois sua irmã gêmea Jay sempre esteve ao seu lado, auxiliando e protegendo. Depois de adultos, a vida os levou a caminhos distintos: Jay seguiu para o mar, enquanto você se voltou para as florestas. Nos últimos anos, o forte vínculo com sua irmã intensificou seu desejo de reencontrá-la, especialmente porque suas memórias dela começaram a desvanecer. Missão pessoal: Através do Clã do Machado, você obteve a chance de viajar para Syr, uma cidade que Jay sempre quis conhecer. À medida que suas lembranças dela vão desaparecendo, você se apressa contra o tempo para encontrar sua irmã perdida. Guerreiro: Você vem de muito, muito longe, da cidade de Kalingon, onde cresceu lendo contos fantásticos sobre belos(as) príncipes/princesas. Tudo em sua vida foi conseguido e aprendido por conta própria. Inclusive a improvável vitória que lhe deu direito à mão do(a) Príncipe/Princesa de Kalingon. Missão pessoal: Mas o(a) Príncipe/Princesa recusou-se a casar, demandando em tom de desdém que você recuperasse a carranca de um Navio chamado “Cação Sanguinário”. Buscando provar seu valor, você começou sua jornada e se juntou ao Clã do Machado
Links mencionados no vídeo:
Owlbear Rodeo
www.owlbear.rodeo/
Shard
www.shardtabletop.com/
Roll20
roll20.net/
FoundryVTT
foundryvtt.com/
Mestre Digital
ruclips.net/user/MestreDigital
Compre as últimas unidades de nosso Kit de RPG nos links abaixo:
www.101games.com.br/loja
Kit de RPG no Roll20
marketplace.roll20.net/browse/module/28704/phantyr-misterio-na-ilha-da-neblina
Site Mercado RPG
www.mercadorpg.com.br/?parceiro=8445
Cupom 5% de desconto: GRUNTAR
Apoio no financiamento coletivo do canal:
www.catarse.me/gruntartv
Link de parceiro da Amazon
amzn.to/3nEvN8u
Obrigado pela recomendação!
Meu favorito é o roll20. O motivo é simples. Sou cego e o roll20 é o que melhor trabalha com o meu leitor de tela. Pelo menos dos que eu testei até agora. O foundry dá para usar mas é mais complicado. Além disso algumas mesas são menos acessíveis do que outras. Talvez pela diferença dos módulos instalados. O firecast por exemplo é impossível de usar. E o desenvolvedor já falou que não está nos seus planos mudar isso.
Cara, que vídeo foda, cada vez que eu pensava em uma pergunta pouco depois obtinha a resposta, parabéns pelo trabalho muito bem feito como semana! Obrigado pelas informações GM
feliz demais de poder ajudar e informar de boa!!!
Boa grudar como sempre um ótimo conteúdo!! Falando em curva de aprendizagem do Foundry ela é um pouco longa extensa e de vez em quando tu quase vira um profissional em TI, mas o VTT é fantástico é maravilhoso quando tudo tá rodando redondinho ele se torna uma ferramenta incrível, mas com a benção dos Deuses aqui na cidade onde moro tem um movimento bacana da Secretaria de Cultura que está tendo encontros de RPG uma vez por mês, e é uma iniciativa aí para dar um Stop nessa loucura de mundo agitado. Então temos esses encontros presenciais e com isso está rolando varios grupos que jogam semanalmente!!
@@tiagoschmitt2467 parabéns bicho, muito maneiro esse esquema. É bom demais quando vejo esses movimentos perpetuarem o RPG
grudar e soltosimos?
Caramba, que projeto legal o da sua cidade
@@samuelseve7449 Kkkkkkkk
Meu problema, Gruntar é um só. Já comprei TUDO de d&d no Roll20. Então, não tem saída hahahah talvez, e apenas se, o VTT do Beyond 3D for visivelmente bonito demais, aí eu migro
Fala Gruntar! Não sou muito de participar em comentários... mas vou deixar meus 2c aqui.
Tirando o que você já valou sobre o Foundry implicar em um "custo de entrada" (e esta é uma "limitação" que muita gente vai ter) faltou ressaltar que existe vida além do 5e. O Foundry VTT para Pathfinder 2e é praticamente suportado nativamente por um grupo autorizado pela Paizo. A integração é total com o sistema, e quando há atualização do Pathfinder os caras não brincam em serviço não, rapidinho o módulo já tá OK no Foundry. Então, na minha opinião, não tem muito comparativo entre ele e o Roll20 não, o Foundry ganha de lavada mesmo. No mais, valeu pela review completassa e por apresentar o Owlbear Rodeo e o Shard.
Salve, salve, meu caro mestre.
Muito bom vídeo, texto impecável, apresentação de luxo!
Acendeu a chama para buscar essa licença do Foundry, agora vai!
Conteúdo Premium! Feliz por acompanhar o carinho e a dedicação por todo o conteúdo diariamente.
Baita vídeo, realmente, foundry é melhor nas possibilidades como vtt, mas teimo a sair do roll20 pela facilidade do mesmo. Além de que o roll20 tem melhorado bastante nos ultimos 2 anos. Está bem mais rapido com o novo servidor, mais funcionalidades nos botões, integracão com dms guild trouxe centenas de materiais. Sem contar que o charactermancer é uma mão na roda. Um trauma como mestre e jogador era perder horas fazendo fichas, em meia hora no maximo tu monta uma mesa, geral faz a ficha e sai jogando 😅
Eu também vejo um caminho legal para o roll20... Se eles conseguirem aglutinar tudo o que está no alcance deles será top
Depois de mais de 20 anos em MMORPG finalmente eu comecei no RPG de mesa. E aproveitando ja trazendo minha mulher, amigos e meu filho de 3 anos para o RPG presencial. Fazemos partes de 2 mesas presenciais e tambem participo de 3 pelo Discord e Tabletop Simulator. Nesse ano de experiência, pra mim a mesa presencial esta sendo incrível, por mais que tenha as obrigações do dia a dia, nada me faz hoje abandonar a mesa presencial e juntar os amigos e filho para isto. Inclusive ja comecei a mestrar uma mesa graças a seus vídeos e do Azecos, nas playlists que fizeram de como mestrar. Obrigado Gruntar.
Entrei e assisti o video pra descobrir o que é VTT!!! 🤣😛😘
Amo o presencial. Mas acabei ganhando muito carinho pelo vtt, principalmente pelo foundry desde que o comprei.
Eu peguei um celular antigo e fiz dele um servidor para meu Foundry, funcionou direitinho e não é dificil de ser feito de jeito algum. Agora o Foundry fica disponível 24h =)
Eu gosto muito do Fantasy Grounds Unity. Principalmente para jogos como D&D e Pathfinder.
Owlbear rodeo é meu favorito. a ficha pega editável e compartilha com o dm, chat de voz faz pelo discord msm. Assim seguem jogar mesmo no celular etc
Boa!!!
Essa simplicidade parece muito boa mesmo
Pra quem ama o Foundry, tem uma versão gratuita muito semelhante: o DM hub.
É incrível, tem animação, criador de mapas, módulos baixaveis etc. Recomendo muito e não é tão conhecido.
Que maneiro ,não conhecia... muito obrigado
Pra quem joga Pathfinder 2 eu recomendo muito o Foundry, praticamente tudo está disponível de graça, inclusive algumas aventuras. Tem bastante coisa paga também, mas da pra jogar tudo só pagando o Foundry. D&D tem bastante coisa gratuíta também, mas bem menos que o PF2, se quiser D&D completo, vai ter que pagar ou fazer você mesmo, que é fácil, mas leva tempo.
O Foundry é incrível, uso ele junto do The Forge que faz a hospedagem pra mim e vale cada centavo gasto
@@Jardim é sim bicho... O melhor vtt atualmente
Excelente video, Gruntar. Estava procurando com os amigos um substituto ao roll20, vou dar uma olhada aqui e levar pra discussão.
@@Kyodcp boa meu amigo
Owlbear Rodeo tem sido meu mais fiel companheiro em narrações. Recomendo a todos que experimentem justamente pela simplicidade, que atrai jogadores novatos, e pouco experientes com comandos de outros VTTs... E possui compatibilidade com músicas sim, mas depende do navegador. 🧡🧡
Jogar presencial é excelente, mas hoje tá difícil de reunir jogador até pro online kkkk.
Ótimo conteúdo, Gruntarzao. Nao tenho nada a acrescentar sobre o Foundry, mas uma coisa que acho complicada do Roll20 é meio que a usabilidade pra grandes campanhas. Dá pra se perder fácil em todo o conteúdo de mapas e handouts, NPCs com a estrutura do R20 se não for muito bem organizado. Hoje em dia, eu uso muito o Google Drive pra ter toda uma estrutura de campanha que serve, inclusive, pra interações off-RPG. Os jogadores interagem durante a semana com o conteúdo da última semana sem ter que abrir VTT, por exemplo. Acaba sendo um bom help.
Teve uma época também que passei procurando por VTTs gratuitos sem tanto foco em fantasia medieval, já que eu estou fugindo disso com todas as minhas forças ultimamente. O Astral tinha sido uma boa opção (narrei uma aventura cyberpunk por lá), mas infelizmente fechou. Outro que testei e gostei relativamente é o Let's Role. Narrei algumas one-shots e uma campanha de Vampiro por ele e tive uma experiência positiva, considerando que dá pra fazer muita coisa sem pagar nada. Ele até passou por problemas semelhantes ao Astral, mas parece tê-los contornado e continua firme.
Uma opção que também considero razoável é o Fantasy Grounds Unity, tive uma boa experiência com ela quando joguei uma campanha de D&D com amigos e a versão Ultimate (que possibilita narrar pra jogadores da versão Free) está por 130 reais hoje na Steam (precisaria comprar a versão Core e depois comprar o upgrade pra Ultimate).
Uma das melhores migrações que fiz, foi sair do R20 para o Foundry... O fato de ser pago pesa... sem sombra de duvidas! Mas para desfrutar dos melhores recursos do R20, você também precisa pagar e o que me incomoda é o sistema de subscrição... Eu não gosto da ideia de "serviço", sobretudo quando o suporte é minimo. Já o Foundry paga uma vez e esquece pro resto da vida, a desvantagem do Foundry é a dificuldade para compartilhar com os demais jogadores... Eu penei até entender o que precisava fazer para abrir a sessão, foram boas horas de fuçagem e videos até entender o que impedia que os demais players conectassem.
Eu particularmente prefiro muito o R20, e ele claramente está evoluindo bastante. As vezes que joguei com o foundry não foi uma boa experiência, acho que a coisa mais positiva foi que ele era integrado com o Beyond. Usei também o fantasy grounds, acho ele complicado de mais, não gosto mesmo.
Foi o que eu falei, as vezes o foundry muda muito de uma mesa pra outra... tu deve ter tido uma experiência ruim?
Eu acho que o Foundry e melhor a longo prazo , para quem está começando, acho melhor o Roll20 , por ser prático , fácil e free ,sobre os VTTs , a tecnologia está aí pra ser usada , a galera da nossa mesa mora longe um do outro , nesse momento o virtual ajuda demais , quando possível , sempre jogamos juntos para relembrar os velhos tempos , acho importante tbm termos conteúdos presenciais para incentivar inclusive as convenções e a comunicação da nossa comunidade.
Abandonei o roll20 há 2 meses e estou totalmente apaixonado pelo foundryvtt! Não tem comparação, vc paga uma vez e é feliz pra sempre! 🤩
é maravilhoso mas dá umas dores de cabeça...
Kkkkkkkk
Perfeito! Aconteceu isso comigo também
Espero que o vídeo tenha dado essa ideia
Kkkkkkkk
@@marceloteixeira514 kkk tive que configurar algumas coisas, mas nada que uma semana de aprendizado não resolvesse. 😅
@@GruntarTV passou sim! Principalmente quando vc destacou que o roll20 está datado e que em poucos meses vc paga o mesmo do foundry! O principal ponto para mim foi: eu tenho que comprar TUDO dentro do roll20, desde monstros, classes, talentos aos livros digitais de D&D. Então enquanto eu levava horas pra criar tudo manualmente no roll20, no foundry eu me preocupei em configurar o meu servidor/mundo e agora só crio mesmo as aventuras, mapas e encontros. Principalmente pra quem cria conteúdo, que precisa ser visualmente atraente, o roll20 é um atraso de lado.
Eu sou mestre de uma mesa presencial e a gente usa o foundry para os mapas de batalha, o mais legal é que eu importo qualquer livro de aventura do beyond e o tradutor do Google funciona muito bem. Mesmo os livros em ingles com o foundry + Google é uma excelente combinação
@@felipeoliveira250 boa dica! Vocês usam os mapas em uma TV?
Gruntar, você poderia recomendar uma lista de módulos seguros do Roll20 que você usa nas suas mesas? Abração e continue o ótimo trabalho, mestre!
Eu só jogo presencial, mas uso uma TV pra projetar mapas e imagens, e uso as miniaturas sobre ela. O mais conveniente pra esse formato é o owlbear mesmo como vc mencionou.
@@primozin que top bicho! Fiquei pensando se ia aparecer alguém que joga dessa maneira. Obrigado por compartilhar!
Vocês jogam direto em cima da tela da TV?
@@GruntarTV sim, tv de 42 pol deitada sobre a mesa. A névoa de guerra do owlbear é bem simples, e ultimamente tenho usado até as réguas e formas pra delimitar skills. A galera curte bastante, fica bem imersivo.
@@primozin topzera demais, eu acho esse esquema muito bom
Eu prefiro e uso mais o Fantasy Grounds. Acabo usando o Foundry para o Tagmar, mas, apesar dele ser muito superior em capacidade visual, ele é mais complicado e cada atualização precisa de muito tempo do mestre para reconfiguracões. Isso quando não quebra tudo por um tempo.
Roll20 ainda é minha opção para mestrar, mais acessível para os jogadores.
Foundry para jogar é maravilhoso, mas o acesso ainda é complicado.
eu joguei muito presencial, mas hoje com as facilidades do vtt digital, não troco mais!
ja joguei no rrpg e roll20, mas com certeza o melhor e o foundry! o fantasy grounds é bom mais por ser tudo ingles dificulta muito.
Ficou no vício do online?
@@GruntarTV demais^^ ja estou em 3 mesas online!
Topzera
Comprei o foundry mês passado e ele é MUUUUUITO melhor que o roll20 c ta doido.
Dá pra automatizar coisa pra caralho e funções muito fodas com os módulos.
Foda que gasta bastante tempo para configurar. Já to a 1 mês convertendo meu material do roll20 pro foundry e não acabei ainda 😢
Isso que me desanimou.
@@brunomoura2057 mas dps que ficar pronto tenho certeza que vai ficar muito foda o jogo. Deve acelerar muito o combate.
E com o tempo fica mais ligeiro tbm para fazer as configurações, depois que pegar as manhas kkkkkk.
Pegando essa "discussão" do começo, eu vejo da seguinte forma. Tive pouquíssimo contato com RPG presencial, e todas as vezes foi como narrador. Então eu prefiro o online pq me permite ter mais possibilidades de preparar coisas que eu quero mostrar para os jogadores. Não sei se como jogador teria outras diferenças, mas como narrador faz uma diferença danada poder mostrar fotos dos lugares que os personagens estão entrando, mapas, pessoas que eles estão conversando, itens... E como eu só tive contato com presencial no começo dos anos 2000, não tinha o celular ou tablet para mostrar as imagens, precisaria imprimir..
Aqui a gente juntou op melhor dos dois mundos. A gente joga presencial, mas projeta os VTTs na televisao e jogamos juntos. Eu mestro com um pc a parte, enquanto o grupo usa outro para mexer a tela da tv
Um que eu gosto muito de usar também é o GameScape. Ele é simples demais e poupa um tempo absurdo. Contudo, o que eu mais gostei até hoje possivelmente foi o Owlbear e Roll20 (embora o Roll20 seja mais uma questão de memória afetiva). O GameScape é o que eu mais uso e acho que vai virar meu favorito, mas ele não consegue competir muito com os outros pela pouca facilidade de carregar tokens desenhados. A dica do Gruntar sobre Foundry e Roll20 é muito boa inclusive, nunca usei Foundry mas soa 100% confiável e vou usar essa regra para decidir.
Entre não jogar RPG e jogar on-line, prefiro o on-line. Mas se eu tiver a opção de escolher entre presencial e on-line, o presencial reina.
@@any-joseph porra, afirmação perfeita!
Pela minha experiência o melhor VTT em questão de custoxbenefício é o Fantasy Grounds. Nesse momento 29/06/24 que a Steam está em promoção a Licença Ultimate está R$71,19, sendo que os módulos de vários rpgs são grátis, como Numenera, DnD, Fate. Lembrando que somente o GM precisa ter a licença Ultimate, os players podem jogar com a Demo grátis. Tem uma enorme facilidade de upar seus mapas e tokens, além da facilidade de usar o Sistema de Regras Nativo pra fazer qualquer ficha de qualquer outro sistema. Além disso vários e vários produtos de dezenas de RPGs já foram portados para o FG, como basicamente todas as aventuras de DnD, Pathfinder, DCC, Vampiro a Mascara, 13º Era, Duna, Symbaroum, Traveler, Star Trek, Alien, Vaesen, Cthulhu, Fallout, Icons, Conan, etc. Todos com preço cotados em reais ao contrário da conversão direta do Dolár.
Eu ia falar só fantasy grounds... Mas acabou ficando de fora do vídeo.
Acho que você colocou bons pontos do software.
Eu sempre achei ele "esquisito"... Não gosto dele Visualmente falando
@@GruntarTV Ele tem essa cara mais old msm. Mas ele melhorou muito o visual. Com novas skins nos botões. Eu estou na segunda campanha de DnD nele. Primeiro foi Avernus e agora Tiamat. Tá lindão. A curva de aprendizado dele é rápida e tem muito tutorial no RUclips
Ótimo vídeo. Comecei no roll20. Quando vimos o foundry, ja nos juntamos de dividimos o valor e, sinceramente, nao volto nunca mais pro roll20. Podia destacar tb q o foundry tem o sistema sandbox, q vc pode emular qualquer sistema q ja não exista nele. Alem disso, acho q faltou o link do FLC do foundry na descrição.
@@Kabeleced karai, faltou sim o link, vou pegar.
Dividir o valor do foundry é prime
bom video gruntar, só um detalhe. Meu grupo hospedou no server da amazon de graça o foundry, e acessamos ele da mesma maneira q o roll 20, como se fosse um site pelo endereço dele. Então da pra fazer, só da trabalho, mas vale aa pena e ele fica 24h aberto tipo o roll20 mesmo.
Essa é uma parada que eu gostaria de fazer... Sabe dar um caminho pra esse server de graça aí?
@@GruntarTV te mandei dm na twitch
Vlw, pelo vídeo... prefiro jogar presencial, mas se não existisse a alternativa online nunca teria jogado com pessoas de outros estados ou países...
Perfeito! É isso mesmo!
Tem uma briga nisso ai kkk Eu acho valido ambos, pra se divertir vale a pena qualquer coisa.
Eu não tenho mais tempo como na juventude antes dos 20, então online foi a forma q tive pra jogar.
Tem uma briga sim
Kkkkkkkk
Mas eu tenho orgulho de ter uma comunidade muito maneira que vai conversar de boa, sem treta
Ótimo conteúdo! Mas nada supera o bom e velho game presencial!! kkkk
Foundry é incomparável. Meu medo era justamente a falta de tempo pra acostumar, mas, na boa? Foi MUITO rápido adaptar. Praquem mestra é uma mão na roda.
Roll20 é free entre aspas. Se for pra investir nele vc gasta mais que o foundry... Foundry é 1000 vezes melhor e vale cada centavo o investimento.
exato, 1 ano de roll20 paga o fvtt, mas brasileiro nao sabe fazer conta, oprefere pagar pouco o resto da vida.
@@andreoliveira4253 Já passou pela sua cabeça a possibilidade de não ser o caso de fazer conta, e sim porque pessoas preferem a estrutura do Roll20 em vez do Foundry?
Já testou o Alchemy, Gruntar? Usei em algumas sessões recentemente como mestre e gostei bastante, se não me engano tá em early access ainda. No quesito de imersão e ambientação, acho que não tem nenhum outro VTT que se equipare - mas senti falta de algumas funcionalidades no quesito combate. A rolagem de dados e o uso de ações é bem legal, você configura na ficha e tem uma interface meio pokémon na hora de escolher os ataques, mas por outro lado o app não te dá a função de desenhar em cima da grid ou marcar a área de magias, por exemplo
É aquilo... RPG presencial nunca será substituído pelo virtual, mas dado os dias corridos e até distância de localidade dos participantes, o virtual supre um pouco da nossa necessidade de se divertir!!
Eu tenho jogado pelo roll20 no clã do machado, mas tenho testado o "Firecast" como mestre do meu grupo!! É bom, tem macros, sfx, music player, fichas prontas e personalizáveis, funcionalidades boas, mas ainda faltam alguns incrementos sim... e é um apoio para um desenvolvedor brasileiro!!!
@@HecktorCrelier eu estava pensando em mencionar o firecast, mas acabei não falando nada... Agora me arrependi
@@GruntarTV Faz parte! Não dá pra abraçar todo mundo hahahaha
@@HecktorCrelier fiquei pensando quantas pessoas teriam interesse nele... Legal saber que está rodando bem
@@GruntarTV Da pra fazer uma enquete pra ver se o pessoal utiliza né?! Eu vejo bastante mesa online, de cenários clássicos, até Naruto e One Piece hahaha
Estou curtindo a experiência, mas ainda acho que precisa de umas melhorias... principalmente com relação a interação de mapa/chat/turn order... o layout é beeem editável, mas quem não tem um monitor de tamanho razoável, não consegue ver tudo.. vai ficar alternando abas entre (mapa/ficha/chat)! Mas é bem fluído, levinho, e bem intuitivo!!
@@HecktorCrelier depois eu vou dar uma olhada nele
Foundry VTT ta anos luz na frente de qualquer coisa que eu tenha testado... Varia um pouco de sistema a sistema, mas é dificil algo chegar perto da experiência que eu tive nele. O grande ponto é que não é de facil usabilidade no primeiro momento, se vc n colocar uns modulos aqui e ali ele puro puro nao mostra nada do que ele tem pra mostrar de verdade, pra pf2 é de longe o melhor, voce nao precisa nem ter livro nem acessar site nenhum tem tudo simplesmente dentro dele... pessoal de 5e reclamava muito mas ta pra melhorar com a parceria da wizard com os cara... Como bem resumido, dinheiro e tempo kkkk
O lance das fichas existe a depender do sistema mesmo, como eu disse o foundry é o ceu pra pf2 e pode ser o inferno pra outros sistemas kkkk
De longe o grande ponto negativo do foundry é a conectividade, pq vc libera porta e ta suscetível a ataque praticamente... ae vc é obrigado a ir pra esses servidores online que ou vc pega a versao de graça que pode te atender ou é mais um custo...
Se voce vai tirar dinheiro do bolso, eu recomendo demais Foundry, vê dois videos tutorial e pesquisa os melhores módulos pronto, vai ter a melhor experiência da sua vida.
Não sei se mudou mas nevoa de guerra no roll 20 nao é de graça, pelo menos n era na minha epoca, oq me fez começar nesse mundo por um app 100% brasileiro que eu gosto bastante que é o Firecast.
🏴☠🏴☠E vamos falar da realidade do brasileiro, voce so precisa pagar a licença do Foundry(junta seu grupo e divide o custo S2), qualquer ferramenta extra que n seja de graça, principalmente grande aventuras prontas de pf2 que seja pago(que são absurdamente BONS PRA CACETE) tem outras maneiras de conseguir...🏴☠🏴☠
Sou 100% feliz jogando nos VTT, deusu livre voltar ao inferno de marcar sessão presencial uehuheuhee
PS: Sou turma Firecast! Melhor VTT atualmente, melhor custo x benefício. \o/
Gruntar... Gruntar... Já falei para olhar o Tabletop Simulator, tem uma oficina Steam incrível. É Full 3D e você pode configurar desde visão dos personagem até roll automático já que ele é um opensource! Até me disponibilizaria (novamente) para ti apresentar, mas meu HD foi de base. Mas recomendo muito que tu dê uma olhada.
Ps: já baixa o One world da oficina Steam
O complicado do TTS é que a galera precisa ter um pc melhor, infelizmente não comum aqui no br.
Nada substitui o presencial mas on-line é uma ferramenta válida
O maps do beyond é simples mas funciona se tu precisa de uma coisa rápida.
A palavra "pagar" é a que mais assusta os jogadores de RPG no Brasil
@@arqueon Kkkkkkkk
Nunca joguei online, mas sempre tive vontade.
Só lembrar que o Foundry de tempos em tempos da um desconto na compra do VTT, então é bom ficar esperto no fim do ano e nas promoções esporádicas.
Complementando a dica, quem usa xwitter etc, coloca notificação de posts do foundry para ficar de olho. As próximas datas mais comuns são BF, Natal e Ano novo ;)
Porra, pior que eu tinha falado isso no vídeo, mas acabei tendo que cortar pra ficar com 20min menos...
@@GruntarTV Hum.... a beleza. Qualquer coisa tem como deixar anotação no link que você deixou fixado.
@@GruntarTV Não tem jeito, não tem como lutar contra o algoritmo do youtube, senão ele para de indicar o vídeo.
@@egalego547 20min de vídeo já é bastante
Kkkkkkkk
Não queria passar... O problema é que o algoritmo é um reflexo do público... Galera vê o vídeo muito longo e acaba fugindo... Não clica
Obrigado 🙏🏻
Grande gruntar. vamos se aventurar em breve por esses caminhos e seu vídeo vai ser nossa base. me diz uma coisa. teu instagram tu n olha muito ne? como agent faz pra falar com vc formalmente? rsrsrs abraço velho parça de youtube.
Tio gruntar, depois manda a lista de módulos que vc usa na mesa do d&d das antigas
Já pensou em usar o talespire? É a mesma ideia do VTT da wizards, só que com integrações feitas pela comunidade
o rei ainda e o foundry nao tem como
@@andreoliveira4253 muita gente joga no roll20 pelo fato de ser gratuito
Primeiro parabéns pelo conteudo. Segundo seria legal um video mais especifico sobre o Foundry, ensinando os primeiros passos, falando sobre os modulos basicos para começar. Terceiro, eu tenho uma mesa no roll20 a uns 4 anos, e tem muito conteudo lá, vou passar para o Foundry, porem eu tenho uma duvida e um medo ao mesmo tempo. Depois que eu passar todo esse conteudo, se eu vou ter um (Mundo) abstrato. Exemplo, se eu tiver duas mesas jogando a mesma campanha, eu vou ter que duplicar os conteudos ou sera que eu consigo uma forma de separar o que eu vou mostrar para cada mesa (imagens, panfletos...). Tenho medo de perder muito tempo configurando um ambiente e depois ter que fazer tudo de novo para cada nova mesa.
Você pode salvar todo esse conteúdo em comum num Compendium e assim usá-lo em várias mesas diferentes.
eu uso o Fantasy grounds unity
Opaaaa, será agora que nosso desejo será atendido? Gruntar arrocha nesse conteúdo
@@hand696 depois me fala se curtiu
@@GruntarTV só tenho uma palavra pra definir esse conteúdo: Mitouuu!!
Foundry é muito superior, comprei a 2 anos, se for converter em mensalidade de roll20 se paga fácil.
Foundry só tem problema se o seu computador for muito fraco, sem placa de vídeo.
De resto ganha em tudo.
Concordo 100% contigo
Único lance é que se a pessoa quer algo mais casual, aí o roll20 não vale a pena
Utilizo Foundry a 2 anos. E ele está anos luz a frente de Roll 20. Uma vez no Foundry vc não vai querer utilizar outro.
O foundry é muito difícil pra começar
@@Cafe_ComLeitecanal mestre digital torna o aprendizado tranquilo
@@ramonabilio5045 vou dar uma olhada, valeu
Foundry é o meu favorito
A respeito de não dar pra jogar no celular no Roll20 eu discordo, visto que eu já joguei dezenas de vezes assim 😅
É necessario um pouco de pratica, principalmente que como o click fica mais dificil você tem que digitar manualmente a maior parte das suas rolagens. Agora tirando essa problematica é tranquilo.
Antigamente não dava pra jogar no celular... Sabe dizer quando mudou?
@@GruntarTV Então data não é minha melhor área mais sei lá... Uns três anos ou mais kkk
A real é que o "não dava pra jogar" que você e outros falam deve ser relacionado a conforto e manobra, porque conectar sempre conectou. Mas assim um brother meu tava jogando pelo celular comigo não muito tempo atrás, e não narrou nada diferente do habitual que eu já conhecia.
@@marcosantonio-hj7vpTenho jogado no r20 só pelo celular enquanto meu note desoxida. O segredo é usar o Chrome, ativar o modo desktop, o teclado flutuante, e colocar as rolagens mais comuns do seu PJ na barra de macro. Funciona mt bem.
@@ramonabilio5045 oque eu costumava fazer era usar a barra de dados prontos a lateral pra rolar o dado cru, ai adicionava o modificador de cabeça. Salvaguarda, ataque, perícia, dano dá pra fazer de tudo com uma meia conta.
@@GruntarTVTem o app do Roll20 atualmente para rolar a ficha. Só que não vê o mapa. Nesses casos um amigo geralmente transmite no Discord para o jogador que tá sem Pc no momento.
@Gruntar terrenos a segunda temporada da série domínio?
Turma do presencial 👍, online não vira, muito diferente.
VTT só é bom para usar como apoio na mesa presencial kkk
eu to com foundry 11 ate hoje que to rodando uma campanha grande
Gruntar, o Beyond já tem oferecido uma plataforma que nem sei se dá pra considerar VTT, mas que vc consegue por mapas e tokens. Não fui muito afundo, mas vc chegou a testar?
Roll20 tem melhorado bastante no último ano.
Concordo
@@cavernacosta tô com vocês
Precisava né? Eles pararam no tempo por anos...
Essa chegada do demiplane deve ajudar
Ótimo vídeo
Por que não falou do Fantasy Grounds😧???
Eu sou do tipo q oq der pra jogar joga, sendo do sistema q quero.
Tá dificil achar jogador presencial, pf2 achei 3 com muita luta, online a mesma dificuldade.
Agora DnD e Ordem, qualquer pé de árvore acha jogador online, mas num quero esses dois kkkkkkkk
PF2 tu tem dificuldade assim?
@@GruntarTV Sim kkk
Se bem q só ando em uns 4 discord de RPG, as mesas anunciadas de pf2 só 1 a cada 2 meses ou perto disso, de DnD e Ordem, todo dia tem 5 anunciada kkkk
Presencial na minha cidade (300k de pessoas), apesar de ter eventos de anime/geek, são tudo DnDzeiro ou Mundo das Trevas, poucos topam PF2. Os cara veem o livro e já se assustam kkkkkkkkkkkkk wizard faz certo em separar livro de jogador e mestre.
Já tem umas 3 vezes que eu considerei comprar o Foundry... mas toda vez que eu vejo que tenho que pagar quase 300R$ para cada mesa que eu quero ter ao mesmo tempo (eu tenho 2 semanais, e mais one shots eventuais), para ter que ficar com meu PC ligado o tempo todo com o software rodando e um buraco no firewall (ou pagar mensalmente), eu broxo.
Sim, o roll20 tem menos recursos e interface de adobe flash, mas advinha: é grátis e não tem esses problemas. Com esses 600R$, eu podia comprar 3 caixas do kit de phantyr XD
Mas como assim ao mesmo tempo? Cada uma ocorre em horários diferentes, não? Você só precisa abrir o host se algum jogador precisar entrar pra fazer algo. Com uma licença dele você pode criar infinitas mesas, mas deve rodar cada uma por vez. E essa limitação é só pro mestre, claro.
@@ramonabilio5045 Você não pode deixar duas salas abertas ao mesmo tempo. Digamos que eu tenho jogo na segunda e na quarta, eu não posso deixar os dois abertos no fim de semana para a galera mexer nas notas e preparar as fichas, por exemplo, eu vou ter que ficar alternando entre abir um ou outro toda vez que alguém do outro grupo quiser usar. Não dá para eu abrir um grupo para uma fazer uma one shot enquanto deixo aberto para o grupo regular. Em outras palavras, não dá para deixar duas mesas disponíveis ao mesmo tempo.
"Ah, mas aí é só organizar os horários e trocar certinho". Certo... pagando 300R$ para ficar com essa dor de cabeça. Me desculpa, mas não tem cabimento.
Não sei se funciona, mas acho que vale a pena testar usar a conta gratúita do Oracle Cloud. Tenho uma dessas para rodar um servidor de cs 1.6.
@@dccoderbr eu confesso que tenho pouco conhecimento desse esquema. Tem gente que usa o servidor da Amazon também... Preciso me interar disso
Roll 20 + Discord é uma boa vantagem pro Roll?
Firecast ❤
Tentei uma vez usar o foundry. Patinei por um tempo e desisti dps kkkkkk
Nunca precisei de abrir portas do servidor kkkk que sorte
Sorte mesmo bicho... aqui não funciona de jeito nenhum se não fizer isso.
Claro, da pra usar tunneling ou hospedar na internet... mas eu acho piores soluções
salvee, não tens um descontinho no foundryvtt, ?? vamos comprar aqui, se rolasse jeito de te dar suporte na compra ia ser foda.
Foundry sempre tem promoção no aniversário deles (não lembro o mês, mas já passou esse ano) e Black Friday. Geralmente 20% de desconto
Eu sou da opinião de que o dia que o Discord disponibilizar mapa interativo, esses VTT tudo aí vai ficar pra trás. Não que apenas o mapa faça um bom VTT, mas pra minhas mesas no Discord só falta isso e já estaria satisfeito.
O segredo do foundry é não atualizar nada se seu jogo estiver funcionando bem!
Na maioria das vezes as novas funções nativas lançadas em novas versões, nada mais são que features de algum modulo popular. Então não tem porque atualizar se essa função já está funcionando bem na sua mesa através do modulo.
Foundry tem versão de teste de 7 dias.
Cadê o FANTASY GROUNDS UNITY nesse video? Acho que a galera ainda tá achando que o Fantasy Grounds parou em 2013 com a versão "Classic". Ele evoluiu muito e já está na Steam faz tempo (com preço BR), com todos os módulos OFICIAIS da Wizard, Paizo, WoD, Fallout, Alien, SavageWorlds, Cyberpunk e outros. E tá saindo mais barato que o Foundry (que só pode comprar em dólar!) além claro, de ter também assinatura como o Roll20 se não quiser comprar. O FG sozinho tem mais recursos que o Roll20 e Foundry JUNTOS e ainda tem uma comunidade oficial (The Forge) que desenvolve módulos pra tudo (integrada e atualizada juntos com o FG)!
E ainda tem mais. Acham o D&D Beyond maravilhoso de usar? Então, esse ano a SmiteWorks (Fantasy Grounds) contratou Adam Bradford como CDO do FG, o cara é o FUNDADOR do D&D Beyond, tem noção do que isso significa pra usabilidade do FG? E me faz um video sobre VTT em 2024 sem o Fantasy Grounds??? hahaha
Como foi fazer esse vídeo sem ele, nem ao menos o mencionou hahahaha. Que absurdo!
AboveVTT é disparado, o melhor vtt pra quem usa o D&D Beyond. E isso não é nem discutível
Sobre as atualizações de módulos é meio chato mesmo, eu mesmo precisava de um módulo que foi descontinuado na versão 8 e agora o Foundry tá na 11. Por ser desenvolvedor de sistemas eu consigo corrigir os módulos, mas pra pessoas leigas não tem oque fazer, senta e chora.
eu consigo jogar RPG presencial só qnd um amigo meu prepara uma one-shot quando ele volta do exterior e junta a galera... de resto, mt mal consigo juntar a glr pra jogar o virtual
É tipo comparar o homem aranha da Marvel com o homem aranha da carreta furacão
Tio, tudo bem?
Poderia me ajudar por favor?
Comprei o kit do Pahntyr pelo roll20, mas as fichas do guerreiro e patrulheiro vieram sem a missões pessoais deles.
Como posso velas?
Obrigado.
Cara, vou dar uma conferida e ver se a gente arruma o módulo. Mas sem enrolação, deixa eu te mandar aqui:
Patrulheiro:
Na infância como meio-elfo, você sempre viveu entre dois mundos. Mas nunca esteve sozinho, pois sua irmã
gêmea Jay sempre esteve ao seu lado, auxiliando e protegendo. Depois de adultos, a vida os levou a caminhos
distintos: Jay seguiu para o mar, enquanto você se voltou para as florestas. Nos últimos anos, o forte vínculo com
sua irmã intensificou seu desejo de reencontrá-la, especialmente porque suas memórias dela começaram a
desvanecer.
Missão pessoal: Através do Clã do Machado, você obteve a chance de viajar para Syr, uma cidade que Jay sempre
quis conhecer. À medida que suas lembranças dela vão desaparecendo, você se apressa contra o tempo para
encontrar sua irmã perdida.
Guerreiro:
Você vem de muito, muito longe, da cidade de Kalingon, onde cresceu lendo contos fantásticos sobre belos(as)
príncipes/princesas. Tudo em sua vida foi conseguido e aprendido por conta própria. Inclusive a improvável
vitória que lhe deu direito à mão do(a) Príncipe/Princesa de Kalingon.
Missão pessoal: Mas o(a) Príncipe/Princesa recusou-se a casar, demandando em tom de desdém que você
recuperasse a carranca de um Navio chamado “Cação Sanguinário”. Buscando provar seu valor, você começou
sua jornada e se juntou ao Clã do Machado
@@GruntarTV Tmj 👊🏽
Já mandamos para o roll20
Vamos esperar eles ajustarem
Obrigado pelo feedback
Roll 20 só precisa melhorar na segurança dos dados kkkk, ficou sabendo do vazamento ?
Só por alto... deu merda lá né ?
@@GruntarTV Sim, caso tenha uma conta por lá é bom dar uma trocada na senha e deixar o resto com Deus kkkkk
Eu tenho 2 contas lá
kkkkkkk
Mas é basicamente informação que a internet já tem a muito tempo
kkkkkkk
Meu sonho é poder contribuir com o ROLL20, foda que sou pobre
6 meses de roll20 vc compra o foundryvtt que é muito melhor.
Cara olha o DMhub
Maneiro cara, nunca tinha ouvido falar nele
Vou dar uma olhada com mais calma...
Discordo da crítica as fichas do Foundry, especialmente do d&d 5e atualmente, que tá com uma nova versão de ficha bem bonitinha.
Acho rpg online uma merda e não se compara ao presencial =)
Oloco
Vai rolar um churrasco RPG amanhã com meus amigos e vou te marcar no Instagram para vc comentar e curtir em grun ....