Inscreva-se no Financiamento Coletivo do ShadowDark RPG CATARSE: catarse.me/shadowdark Compre as últimas unidades de nosso Kit de RPG nos links abaixo: www.101games.com.br/loja Link de parceiro da Amazon amzn.to/3nEvN8u Apoio no Catarse: www.catarse.me/gruntartv Nosso parceiro - Mercado RPG www.mercadorpg.com.br/?parceiro=8445 Cupom 5% de desconto: GRUNTAR
Shadowdark é insano, mais pessoas precisam conhecer novos sistemas além do D&D, tem muita coisa incrível por aí, especialmente na área dos OSR. Muito legal você mostrar isso para o povo do RPG, Gruntar!
Tô adorando jogar Shadowdark, algo que gostei muito do livro é que a diagramação é simplesmente impecável com textos simples de entender e fáceis de ler (por não ter paredes de palavras). Outra coisa boa é que a comunidade do Shadowdark tá produzindo muito material, de homebrews até aventuras inteiras (de graça), recomendo o "Shots in The Dark", um compilado de One-Shots com mapas, tanto de mestre quanto de jogador.
Salve, Gruntar! Só queria te parabenizar pelos conteúdos de RPG! Continue trazendo novidades e seria muito bom mesmo trazer mais conteúdo e regras desse sistema ShadowDark... Não conhecia e fiquei bem empolgado com o que falou!! Comecei a acompanhar seu canal faz poucos dias, tô maratonando sua campanha de Avernus de 2020, pois tô jogando ela com os meus amigos! Muito maneiro seu trampo! Abraço 🤙🏽😁
"você tem certeza?!?!?" Só o Sílvio Santos conseguia imprimir o mesmo pânico que o Gruntar imprime no coração dos jogadores!!! Sensacional a camisa!!! 🤣 Quero a continuação do video e mais ainda, quero jogar!!! Bora!!!!
Que tal uma simulação de um combate, usando as regras do sistema? Talvez usando minis pra ilustrar melhor? Seria legal pra ver as diferencas pro d&d 5e Ou talvez tb uma mostra da criacao de personagens!
@@GruntarTV Acho que seria legal abordar mais o lado do mestre, mostrando as ferramentas do sistema, como funcionam os monstros, combate, etc. Como sou mestre tbm, sempre assisto seus conteúdos pra me inspirar mais!
Bom demaaaise, fiquei na vontade de jogar. Se possível faz mais alguns vídeos sobre o sistema q tá top (inclusive já coloca esse sistema naquela playlist sobre sistemas que comentei mês passado)
Opaaaa gruntar falando de Shadowdark, estou sonhando? Alguém me belisca ❤ daqui uma semana vou mestrar minha primeira mesa de Shadowdark, a campanha do Lost Citadel of the scarlet minotaur. Vou comprar o livro BR com certeza!! ❤❤❤
@@GruntarTV cara, se algum dia isso acontecer. Vou ser o primeiro na fila pra assistir! Obrigado pelo carinho com quem te acompanha Gruntar. Sucesso sempre!
caramba, me chamou muito a atenção, gostaria de saber mais sobre o sistema, o pouco que vi me interessou, vou ver a sua mesa pra ver como funciona!!!! Abraços!!!!
@@GruntarTV talvez um pouco sobre como funciona o combate, se é considerado balanceado ou como nos velhos tempos o que sai na tabela de encontro faz vc ponderar se vale ou não a pena continuar por ali, o tempo fora de exploração se tem alguma relevância ou é só um pit stop pra vender/comprar equipamento, coisas assim e como vc mencionou também o que viria nos livros de expansões, se tem ambientações diferentes. Valeu mesmo!!!!
Cara, jogasso, mestrei uma sessao esses dias e o jogo é bem divertido. E os jogadores riram muito de suas mortes, ja que tudo era aleatorio e da pra fazer um personagem em menos de 10 minutos.
@@natanaelfreire4049 e que as pessoas tem a vida corrida e um pouco de preguiça de aprender as paradas novas. O shadowdark ajuda isso, porque é bem intuitivo e fácil
estou criando uma historia pra jogar rpg com meus amigos, e estou procurando o sistema q mais se encaixa no universo, Shadowdark me interessou bastante, adoraria mais videos sobre!
Eu entrei no rpg ja quando estava na 5 edição do D&D, nunca tive essa experiência dos rpgs antigos. Eu gostaria sim que vc fizesse um vídeo explicando mais as regras.
Eu e mais dois amigos que também são narradores propomos testando 3 RPG old school. Shadowdark , o Old Dragon e o DCC. Só jogamos o Shadowdark por enquanto. Nosso jogo foi divertido e ágil, porem sentimos falta de regras básicas, talvez por termos usamos o guia rápido que é gratuito. Também assistimos alguns vídeos a respeito de campanhas longas (1ano), pois tínhamos a impressão que o jogo poderia perder o fôlego com o tempo. Outra percepção importante que tivemos é que a diminuição dos recursos dos jogadores para a resolução dos conflitos aumenta o grau de preparo do mestre de jogos para a aventura não travar. Tem mais experiencias com outros sistema para preencher as lacunas dos sistema ajuda bastante.
Obrigado por compartilhar a experiência. Eu estou curioso pra ver como vai ser mestrar o jogo. Normalmente em sistemas com menos regras a responsabilidade cai sobre o mestre mesmo
@@GruntarTV A principio como todo OSR ele parece extremamente focado em exploração. Gostaria de saber se é isso, ou se ele tem ferramentas para os outros pilares. Gostaria também de entender como é o sistema de alocação de recursos.. mochila e por fim essa questão dos talentos aleatórios (foi isso que eu entendi)... tem regra opcional ou é isso mesmo?
Muito interessante essa proposta de sistema. Tudo que traz novas possibilidades para o mundo do RPG é válido. Dessa forma é possível que cada grupo escolha o que lhe agrada. Ainda não tinha ouvido falar desse sistema, mas gostei da ideia da tocha, pois me fez lembrar do jogo Darkest Dungeon. Espero que esse sistema também tenha alguma regra que aborda o medo, o pânico e o terror. Sobre essa coisa de sortear atributos, talentos e outras características, sempre fui contra. Acho que impede o jogador de criar o personagem desejado e isso pode afetar o seu interesse pelo mesmo. Sei que essa ideia de deixar a sorte reinar é para deixar a criação de personagem mais rápido, evitar combos safados e entregar uma ambientação mais opressiva, porém ainda me incomoda.
@@juliocastilho9815eu entendo o sentimento, mas acho que vale como uma proposta para o jogo... Dar uma chance pra ver as sensações que essa aleatoriedade trás
Pow Gruntar seria otimo um video ai de Shadodark com as regras mais aprofundadas, e com mapinha pra ver melhor como se comprataria o sitema na dungeon no foundry rsrsrs, abraço!
interessante, quero bastante testar. será que o sistema de falhar em magias não pode deixar os conjuradores em apuros com muita frequencia? quero ver estas probabilidades, mas já gostei demais da proposta
Excelente vídeo. É muito bom ver outras empresas de RPG surgindo no mercado, espero que elas derrubem o D&D atual principalmente pelo fato que os atuais dirigentes da empresa estarem denegrindo a imagem de Gary Gygax.
@GruntarTV eu acho bem possível isso ocorrer, aqui no Brasil estamos recebendo uma porcentagem pequena de produtos sobre RPG mas no exterior há uma imensidão de pequenas e médias empresas voltadas aos jogos analógicos, RPG'S e de estratégias em geral espero que um dia você possa ir a Gen Con nos EUA para ver como o mercado lá é muito forte para tudo que se relacione aos jogos de tabuleiro (dados, miniaturas, cenários, tores para dados, dioramas etc) pena não haver algo assim aqui no Brasil, para quem vive e produz conteúdo para RPG e afins é um baita trampolim. Há tanta variedade que chega a ficar perdido têm RPG'S de horror, terror, medieval, JRPG, Space Opera, pós-apocaliptico, futuro distante, mesas para apresentar o produto jogando (Ed GreenWood mestra uma mesa lá) Gary Gygax quando ainda era vivo sempre estava lá assim como vários outros fundadores e desenvolvedores de jogos. Hoje eu acho a Gen Con muito melhor que a Comic Con. Enquanto a WotC/Hasbro não abandonar o seu departamento DEI (e muitas empresas estão fazendo isso) a tendência é ir levando o D&D para o buraco. Por um lado isso é bom, pois como disse dá oportunidades para outros sistemas florescerem e quem sabe o Elon Musk não comprar a WotC/Hasbro pelo valor de uma bala Juquinha. Um detalhe importante é que na Gen Con têm desenvolvedor Br lá que lançam produtos ou trabalham em empresas de RPG.
Queria saber como é a parte de exploração em ShadowDark. Em D&D quase não tem regras sobre isso, embora tenha a classe Ranger, que deveria tirar vantagem nas situações de exploração, mas que acaba sendo pouco útil ou mesmo desprezada pelos jogadores.
Exploração é o cerne do jogo... já que esse é um dos princípios básicos do old school Vou falar sobre isso no próximo vídeo, mas a ideia é utiizar aquele monte de tabela que eu falei que tinha, saca?
Grutar,uma dúvida,eu comecei a ver sua campanha de legado elemental,acabei der ver a primeira seção,lá eu vi que quando o pj cai a 0 de pv,ele rola o d4,igual a mecânica do shadowdark,vocês aderiram essa mecânica ou é regra da casa?abraços e sucesso,adoraria ver você mestrando shadowdark.
Kkkkkkkk Mas eu sempre fiz reviews de outros sistemas e joguei coisas diferentes. Ainda não estou pronto para abandonar o dnd, mas confesso que tem umas merdas que a wizards faz que me revoltam...
Essa regra do death save é bem interessante, uma única rolagem faz os combates serem mais rápidos, porém matematicamente é ''pior'' para os players na média. No pior cenário na regra normal, o player morre depois de 5 rounds, já nessa regra nova, no melhor cenário ele vai ter 4 rounds deitado + con dele. Jogadores de barbaro/guerreiro obviamente são mais beneficiados por conta da constituição mais alta, mas eu já imagino um maguinho caindo no inicio do combate chorando por conta disso kkkkk
Antes de mais nada, parabéns pelo vídeo, seu trampo com RPG é muito foda. Agora, duas perguntas: 1 - será que ele é um bom sistema pra um mestre novato e meio cru? 2 - ele é pra jogos com uma pegada mais terror, ou dá pra jogar o velho RPG fanfarrão?
As pessoas deveriam começar a entender que DnD não é um bom jogo. Acomodação e fanboyzisse são a única coisa que sustenta um jogo cuja empresa trata seus clientes de forma tão desonesta. Larguem DnD na moral.
Tipico RPG de oneshot, esse tipo de sistema com baixa complexidade de personagem não favorece campanhas mais longas. Essa ideia de que ele pegar um pedaço do dnd de maneira permanente é meio delirante( não se engane, adoraria que as pessoas fossem buscar outros rpgs tivessem mais espaço, dnd meio que condiciona os jogadores que começam por ele a ficarem meio aficcionados no modelo, mais fazer o quê...)
Na verdade Shadowdark é um sistema bem completo. Ser mais simples que o 5e não significa que ele seja um jogo rules-lite que não cobre as regras necessárias para uma campanha (sim, sei que existem muitos jogos assim, que acabam deixando tudo na mão do mestre). Shadowdark simplifica as mecânicas da 5e e constrói sua jogabilidade sobre a experiência de jogo old school. Isso significa que ele traz tudo que o D&D sempre trabalhou, seja exploração de masmorras, ermos e cidades, incluindo a interação social que esse tipo de jogo já traz implicitamente e o desenvolvimento natural dos personagens. Inclusive as regras de Carousing são um elemento de aprofundamento do Downtime que trazem aleatoriedade e dinâmica ao desenvolvimento da história do grupo de aventureiros. Basicamente todas as regras necessárias para o desenvolvimento de uma campanha estão presentes (regra de xp, carousing, magias e seus efeitos, desenvolvimento de personagens e das classes), além de todo um ferramental para o mestre desenvolver sua própria campanha (tabelas, guia para o mestre, mais tabelas, regras de combate, exploração de masmorras e ermos, bestiário, itens mágicos, ainda mais tabelas, etc.). Então não dá para dizer que é um RPG para one shot, pelo contrário.
@@elvisnoise7946 Infelizmente todas essas regras não vão fazer o jogo ser jogado da forma que foi planejado. Pelo que vejo a maior fator pra campanhas longas é o entrosamento jogador-personagem e tenho a impressão de que quanto mais simples as regras mais cansativos os personagens se tornam, DND tem esse problema, todos os personagens são iguais quando você tira as variedades de classe e raça fica muito mais tedioso. E shadowdark se torna tedioso rapido por causa das fsltas de opções.
@@DiesIraes Shadowdark não tem falta de opções. Ele simplifica no core e deixa a variedade nos talentos e no desenvolvimento dos personagens. Isso acaba sendo muito mais variado que algumas subclasses e raças da 5e, que na prática são apenas skins para humanos. Além disso eu discordo quando vc diz que essas regras não fazem o jogo ser jogado da forma que foi planejado, sendo que o jogo foi planejado como um jogo de exploração. O desenvolvimento de personagem é algo do RPG mais moderno, o RPG não nasceu com foco no desenvolvimento de personagem, ainda que RPGs como Shadowdark, ao unir as duas escolas de design de RPG também tenha elementos de desenvolvimento de personagem, como eu citei, tanto nas tabelas de downtime, quanto nas tabelas de talentos, para não citar os poderes que as classes fornecem aos personagens a cada nível. Eu entendo que sua crítica está focada na falta de mecânicas mais crunch e character build. E realmente para um jogador power play, ou que curta mais essa coisa de ir construindo sua ficha ao longo do tempo, Shadowdark não é a melhor escolha de jogo. Mas isso não quer dizer que não haja imersão. Pelo contrário, a imersão no rpg se dá através da relação entre o jogador e o mundo de jogo, e não entre o jogador e o personagem dele, senão não precisaria ter sessão de jogo, era só o jogador criar a ficha e fazer um resumo do que aconteceu na aventura, e a partir disso ir desenvolvendo sua ficha. No caso criar a ficha seria o aspecto principal do jogo, e sabemos que não é assim que o RPG funciona normalmente. Talvez vc tenha essa impressão de que menos opções de construção de ficha limite as possibilidades de jogo, mas é justamente o contrário. Quanto menos opções de build mais liberdade o jogo te dá, porque essas construções irao se dar dentro da campanha de jogo, no mundo ficional. É assim que a tabela de Carousing, por exemplo, vai indicar os rumos da campanha e a relação dos PJs com certos NPCs, a penitência do sacerdote vai trazer ganchos de aventuras e de contrução da lore do mundo, o mago procurando uma magia em específico vai desenvolver novas aventuras, etc. Essa é a magia do D&D clássico que o Shadowdark abraça e traduz para uma nova geração, mantendo-se fiel (muito mais do que o D&D atual) a como o jogo foi planejado.
Nada muito original. Se vc for jogar o old-school com as regras corretas, esse lance da Tocha e dos jogadores não terem visão noturna seria bem comum. Hoje a galera é muito Nutella e não gostam dessas dificuldades, eu adoro, e por isso só jogo old-school, as jogadas de morte do D&D atual estraga o jogo, tira a emoção, é muito difícil morrer. Vou acompanhar, mas ainda prefiro meu bom e velho OSE.
@@DMZuffo eu acho muito maneiro como a vertente old school ganhou força nos últimos anos. Entendo o apelo, apesar de eu gostar de regras mais atualizadas como o shadowdark. No fundo é questão de gosto mesmo
Cara, te digo que ele é uma ótima adição ao OSE. Principalmente na parte de ferramentas para worldbuilding, ele melhora e muito as ferramentas mais simples que o BX/OSE traz.
@ bom, tenho que assumir que eu mudo muitas regras que acho engessadas ou meio sem sentido no OSE, como os inimigos enxergarem no escuro "porque sim", ou os venenos matarem instantaneamente. Acabo fazendo uma arbitragem em vários momentos, mas o que gosto é da sombra da morte pairando os jogadores e a velocidade das batalhas. Depois vou dar uma olhada no Shadow Dark pra ver se tem algo legal pra absorver.
Inscreva-se no Financiamento Coletivo do ShadowDark RPG
CATARSE: catarse.me/shadowdark
Compre as últimas unidades de nosso Kit de RPG nos links abaixo:
www.101games.com.br/loja
Link de parceiro da Amazon
amzn.to/3nEvN8u
Apoio no Catarse:
www.catarse.me/gruntartv
Nosso parceiro - Mercado RPG
www.mercadorpg.com.br/?parceiro=8445
Cupom 5% de desconto: GRUNTAR
eu quero q voce va mais fundo gruntar 😩😩
Kkkkkkkk
Beleza bicho, vou fazer esse vídeo
ó lá ele!!!!!
kkkkkkkk
@@PatoPapao patoooooo, faz umas reações dos novos sistemas de RPG que tão chegando em Live e mete depois no canal 2 😭🥰
🤣🤣🤣🤣
Gostaria de ver mais videos sobre o sistema.
Beleza, vou ficar de olho
Shadowdark é insano, mais pessoas precisam conhecer novos sistemas além do D&D, tem muita coisa incrível por aí, especialmente na área dos OSR. Muito legal você mostrar isso para o povo do RPG, Gruntar!
Quero ver como vai ser a recepção da aventura
Tem muito sistema que vai surpreender quem só joga DnD. Eu recomendo o Sistema 6d6.
@@gatodeluvas6514 eu tenho que dar uma olhada nesse sistema...
@@GruntarTV Te enviei a versão atual
Tô adorando jogar Shadowdark, algo que gostei muito do livro é que a diagramação é simplesmente impecável com textos simples de entender e fáceis de ler (por não ter paredes de palavras).
Outra coisa boa é que a comunidade do Shadowdark tá produzindo muito material, de homebrews até aventuras inteiras (de graça), recomendo o "Shots in The Dark", um compilado de One-Shots com mapas, tanto de mestre quanto de jogador.
Valeu demais pelas dicas, vou dar uma olhada.
Estou preparando minha aventura... Deve ajudar
Me libertar do DnD e buscar novos sistemas foi a melhor coisa que fiz. ShadowDark é ouro puro
@@bakuraaa está jogando a muito tempo?
Parabéns, Gruntar! Shadowdark é um baita jogo!
@@barbadonerd2043 sem dúvida, merece respeito
Salve, Gruntar! Só queria te parabenizar pelos conteúdos de RPG! Continue trazendo novidades e seria muito bom mesmo trazer mais conteúdo e regras desse sistema ShadowDark... Não conhecia e fiquei bem empolgado com o que falou!! Comecei a acompanhar seu canal faz poucos dias, tô maratonando sua campanha de Avernus de 2020, pois tô jogando ela com os meus amigos! Muito maneiro seu trampo! Abraço 🤙🏽😁
Além de ser um sistema que parece ser muito bom, chegar no vácuo do D&D sem tradução em português vai ser o ouro pro Shadowdark
Bem pensado! Eu tô querendo até aproveitar isso e criar um canal BR de Shadowdark
Show, vai ser MT bom um vídeo focado no sistema
Oloco! Muito obrigado pelo apoio.
Vou focar em um vídeo mais profundo!
Parabéns Gruntar! Ótimo conteúdo! Faz outro vídeo detalhando pra gente, muito promissor esse sistema.
@@renansouzapecora belezq, vou fazer. Tem algo que você gostaria que eu focasse?
Rapaz, fiquei empolgado por essa mesa de Shadowdark, hein. Traz mais, que tá pouco ☺
@@antonioblademaster os jogadores já estão selecionados e a aventura está sendo preparada... Será foda!!!
"você tem certeza?!?!?"
Só o Sílvio Santos conseguia imprimir o mesmo pânico que o Gruntar imprime no coração dos jogadores!!! Sensacional a camisa!!! 🤣
Quero a continuação do video e mais ainda, quero jogar!!! Bora!!!!
JURO que vou descontar as tochas da ficha!!!!!!!!! 🥴😌
@@raphamourao2401 Kkkkkkkk
Só de leve meu amigo, só de leve
Quero ver, talvez seja esse meu comeback pro rpg
Parou porque?
faz um video mais profundo de shadowdark, quero jogar este
Beleza, vou fazer
ate que fim vc trouxe o shadowdark pra seu canal !
@@Kleberbarros-q6w demorou mas veio. Já deixo o convite pra assitir a mesa que vamos jogar
Gostei desse Jogo.. Podia trazer mais conteúdo
Beleza! Que tipo de foco você gostaria em um novo vídeo?
Sou novo no RPG e achei foda demais! Quero mais vídeos sobre!!
Beleza! Que tipo de foco você gostaria em um novo vídeo?
Seria insano um video detalhado do jogo em Grutarzao!!! Espero que ganhe engajamento para podermos ter esse video!
Acho que vai ter sim, galera curtiu o vídeo. Que tipo de foco você gostaria de ver em um novo vídeo?
Curti demais! Na espera de mais videos sobre ele!
mais!!!! quero mais sobre shadowdark!!!!!!!
Show de bola!
Que tipo de assunto você gostaria de ver em um vídeo mais profundo?
Quero mais!
Beleza! Que tipo de foco você gostaria em um novo vídeo?
Parece muito interessante.
@@fernando1981br valeu demais
Com certeza, eu quero saber mais sobre esse sistema, por favor!
Show de bola!
Que tipo de assunto você gostaria de ver em um vídeo mais profundo?
Que tal uma simulação de um combate, usando as regras do sistema? Talvez usando minis pra ilustrar melhor? Seria legal pra ver as diferencas pro d&d 5e
Ou talvez tb uma mostra da criacao de personagens!
Acredito que valha a pena aprofundar no sistema. Gostaria de ver você jogando.
Dia 18/02 vai ser a nossa mesa
Mestre, queremos mais.
Boa tarde
@@DANIELROCK-jj7tp show de bola, vou fazer
Gruntar, traz mais desse sistema pra nós!! Curti demais
Show de bola!
Que tipo de assunto você gostaria de ver em um vídeo mais profundo?
@@GruntarTV Acho que seria legal abordar mais o lado do mestre, mostrando as ferramentas do sistema, como funcionam os monstros, combate, etc. Como sou mestre tbm, sempre assisto seus conteúdos pra me inspirar mais!
Bom demaaaise, fiquei na vontade de jogar. Se possível faz mais alguns vídeos sobre o sistema q tá top (inclusive já coloca esse sistema naquela playlist sobre sistemas que comentei mês passado)
Beleza, vou fazer tudo isso
kkkkkkk
Opaaaa gruntar falando de Shadowdark, estou sonhando? Alguém me belisca ❤ daqui uma semana vou mestrar minha primeira mesa de Shadowdark, a campanha do Lost Citadel of the scarlet minotaur. Vou comprar o livro BR com certeza!! ❤❤❤
Gruntar, queria muuuuito ver você falando de Numenera. Eu vejo muito você mestrando uma mesa de Numenera um dia kkkkk
Video top como sempre cara!
Numenera é um sistema / jogo que eu tenho curiosidade, acho o tema maneiro...
Talvez um dia...
@@GruntarTV cara, se algum dia isso acontecer. Vou ser o primeiro na fila pra assistir! Obrigado pelo carinho com quem te acompanha Gruntar. Sucesso sempre!
Conta mais desse shadowdark aí, Gruntar!
Que tipo de assunto você gostaria de ver em um vídeo mais profundo?
caramba, me chamou muito a atenção, gostaria de saber mais sobre o sistema, o pouco que vi me interessou, vou ver a sua mesa pra ver como funciona!!!! Abraços!!!!
@@fabioteodoro4802 beleza, vou fazer. Tem algo que você gostaria que eu focasse?
@@GruntarTV talvez um pouco sobre como funciona o combate, se é considerado balanceado ou como nos velhos tempos o que sai na tabela de encontro faz vc ponderar se vale ou não a pena continuar por ali, o tempo fora de exploração se tem alguma relevância ou é só um pit stop pra vender/comprar equipamento, coisas assim e como vc mencionou também o que viria nos livros de expansões, se tem ambientações diferentes. Valeu mesmo!!!!
Vídeo muito bom. Fiquei interessado para ver teu jogo de Shadowdark em Phantyr.
@@RaulBenatti vai rolar dia 18/02... Tem até data
@GruntarTV show de bola
Cara, jogasso, mestrei uma sessao esses dias e o jogo é bem divertido. E os jogadores riram muito de suas mortes, ja que tudo era aleatorio e da pra fazer um personagem em menos de 10 minutos.
@@pedrohbello eu estou curioso pra ver como vai ser essa mortalidade toda
Kkkkkkkk
Interessa muito a mim aprofundamento neste Sistema.
@@reniepereiraabel5773 beleza, vou fazer. Tem algo que você gostaria que eu focasse?
Quero saber mais sobre ele. Queria que a galera conhecesse mais sobre Shadow of The Demon Lord tbm
Esse está no meu radar... Vamos ver...
Vou fazer uma mesa de shadowdark e bolar o review mais profundo
Ótimo vídeo, faz review pra gente ver mais a fundo.
@@jefersonlopes9463 beleza, tô planejando ele!
Poxa Gruntar, faz mais vídeo do shadowdark kkkk fiquei curioso
@@LeoC007 mesa já está confirmada, estou bolando um review mais profundo
Gostaria de ver mais vídeos do sistema por favor
@@evertoncatuzzo3577 beleza, vou fazer. Tem algo que você gostaria que eu focasse?
Muito bom! Inspirador
Nossa quero muito ver essa mesa de rpg. Shadowdark ficou com uma premissa beeeem interessante. Mostra as regras pa nois gruntar :)😊
Na verdade o que não falta é sistema melhor que d&d, mas as pessoas se acomodam e acabam não querendo experimentar outras opções
@@natanaelfreire4049 e que as pessoas tem a vida corrida e um pouco de preguiça de aprender as paradas novas.
O shadowdark ajuda isso, porque é bem intuitivo e fácil
O D&D merece respeito por ter sido o primeiro.
3:36 Tem cenários oficiais? Se tiver fala deles Gruntar.
@@natanaelfreire4049 é a vantagem do pioneirismo né?
O que eu vejo é que a galera sempre acaba voltando pro d&d
@@brahmanimpessoal essa é uma boa para o vídeo mais profundo do shadowdark
Ansioso por esse lançamento em nossas terras
curti mtu esse sistema, seria bom mais videos sobre e qm sabe ate uma mesa de phyntir nesse sistema, otimo video tbm como sempre
Top
@@samuelcamargo6840 vamo!
estou criando uma historia pra jogar rpg com meus amigos, e estou procurando o sistema q mais se encaixa no universo, Shadowdark me interessou bastante, adoraria mais videos sobre!
Vai ter mesinha de ShadowDark? UIA!
@@bosteta sim, dia 18 agora
Eu entrei no rpg ja quando estava na 5 edição do D&D, nunca tive essa experiência dos rpgs antigos. Eu gostaria sim que vc fizesse um vídeo explicando mais as regras.
@@MrAlvaro1408 muito legal bicho. A 5e é um ótimo jogo, mas não tem esse lado mais sinistro... Tu vai curtir
Eu e mais dois amigos que também são narradores propomos testando 3 RPG old school. Shadowdark , o Old Dragon e o DCC. Só jogamos o Shadowdark por enquanto. Nosso jogo foi divertido e ágil, porem sentimos falta de regras básicas, talvez por termos usamos o guia rápido que é gratuito. Também assistimos alguns vídeos a respeito de campanhas longas (1ano), pois tínhamos a impressão que o jogo poderia perder o fôlego com o tempo. Outra percepção importante que tivemos é que a diminuição dos recursos dos jogadores para a resolução dos conflitos aumenta o grau de preparo do mestre de jogos para a aventura não travar. Tem mais experiencias com outros sistema para preencher as lacunas dos sistema ajuda bastante.
Obrigado por compartilhar a experiência. Eu estou curioso pra ver como vai ser mestrar o jogo. Normalmente em sistemas com menos regras a responsabilidade cai sobre o mestre mesmo
Queria ver mais sobre o sistema
@@racionalizecomprof.erivald5405 beleza, vou fazer. Tem algo que você gostaria que eu focasse?
@GruntarTV meio que um tutorial resumido de como que joga o sistema. Dá criação de personagens ao jogo em si.
Gostei demais da proposta.
Aprofunda por favor.
Show de bola!
Que tipo de assunto você gostaria de ver em um vídeo mais profundo?
@@GruntarTV A principio como todo OSR ele parece extremamente focado em exploração. Gostaria de saber se é isso, ou se ele tem ferramentas para os outros pilares. Gostaria também de entender como é o sistema de alocação de recursos.. mochila e por fim essa questão dos talentos aleatórios (foi isso que eu entendi)... tem regra opcional ou é isso mesmo?
Fale mais desse sistema, por favor.
Mais vídeos desse sistema.
@@romeufilho2569 beleza, vou fazer. Tem algo que você gostaria que eu focasse?
Faz mais vídeos. Com exemplos se possível.
Combinado, vou fazer
Muito interessante essa proposta de sistema. Tudo que traz novas possibilidades para o mundo do RPG é válido. Dessa forma é possível que cada grupo escolha o que lhe agrada. Ainda não tinha ouvido falar desse sistema, mas gostei da ideia da tocha, pois me fez lembrar do jogo Darkest Dungeon. Espero que esse sistema também tenha alguma regra que aborda o medo, o pânico e o terror.
Sobre essa coisa de sortear atributos, talentos e outras características, sempre fui contra. Acho que impede o jogador de criar o personagem desejado e isso pode afetar o seu interesse pelo mesmo. Sei que essa ideia de deixar a sorte reinar é para deixar a criação de personagem mais rápido, evitar combos safados e entregar uma ambientação mais opressiva, porém ainda me incomoda.
@@juliocastilho9815eu entendo o sentimento, mas acho que vale como uma proposta para o jogo... Dar uma chance pra ver as sensações que essa aleatoriedade trás
Pow Gruntar seria otimo um video ai de Shadodark com as regras mais aprofundadas, e com mapinha pra ver melhor como se comprataria o sitema na dungeon no foundry rsrsrs, abraço!
Faça esse video de ShadowDark!
Pretendo mestrar Ravenloft (meu cenario preferido) nesse sistema!
interessante, quero bastante testar. será que o sistema de falhar em magias não pode deixar os conjuradores em apuros com muita frequencia? quero ver estas probabilidades, mas já gostei demais da proposta
Excelente vídeo.
É muito bom ver outras empresas de RPG surgindo no mercado, espero que elas derrubem o D&D atual principalmente pelo fato que os atuais dirigentes da empresa estarem denegrindo a imagem de Gary Gygax.
@@Paladino_Nerd derrubar o d&d é difícil... Mas que hoje em dia existem muitas boas opções, isso sim...
@GruntarTV eu acho bem possível isso ocorrer, aqui no Brasil estamos recebendo uma porcentagem pequena de produtos sobre RPG mas no exterior há uma imensidão de pequenas e médias empresas voltadas aos jogos analógicos, RPG'S e de estratégias em geral espero que um dia você possa ir a Gen Con nos EUA para ver como o mercado lá é muito forte para tudo que se relacione aos jogos de tabuleiro (dados, miniaturas, cenários, tores para dados, dioramas etc) pena não haver algo assim aqui no Brasil, para quem vive e produz conteúdo para RPG e afins é um baita trampolim. Há tanta variedade que chega a ficar perdido têm RPG'S de horror, terror, medieval, JRPG, Space Opera, pós-apocaliptico, futuro distante, mesas para apresentar o produto jogando (Ed GreenWood mestra uma mesa lá) Gary Gygax quando ainda era vivo sempre estava lá assim como vários outros fundadores e desenvolvedores de jogos. Hoje eu acho a Gen Con muito melhor que a Comic Con. Enquanto a WotC/Hasbro não abandonar o seu departamento DEI (e muitas empresas estão fazendo isso) a tendência é ir levando o D&D para o buraco. Por um lado isso é bom, pois como disse dá oportunidades para outros sistemas florescerem e quem sabe o Elon Musk não comprar a WotC/Hasbro pelo valor de uma bala Juquinha.
Um detalhe importante é que na Gen Con têm desenvolvedor Br lá que lançam produtos ou trabalham em empresas de RPG.
Sigo o "turno" da galera. Mais de Shadowdark.
A eu quero mais detalhes
Beleza! Que tipo de foco você gostaria em um novo vídeo?
Falando mais sobre os livros adicionais se puder.
A falar sobre regras, classes e etc.
Queria saber como é a parte de exploração em ShadowDark.
Em D&D quase não tem regras sobre isso, embora tenha a classe Ranger, que deveria tirar vantagem nas situações de exploração, mas que acaba sendo pouco útil ou mesmo desprezada pelos jogadores.
Exploração é o cerne do jogo... já que esse é um dos princípios básicos do old school
Vou falar sobre isso no próximo vídeo, mas a ideia é utiizar aquele monte de tabela que eu falei que tinha, saca?
No "The Arcane Library" já tem pra comprar
@@Vegz666 o livro em ptbr vai sair esse ano tb
Bah, fiquei curioso pra ver esse livro aqui no Brasil, jogo desde o AD&D, a ideia de simplificar e manter a qualidade agrada muito
Eu gosto muito das propostas deles para o jogo
Grutar,uma dúvida,eu comecei a ver sua campanha de legado elemental,acabei der ver a primeira seção,lá eu vi que quando o pj cai a 0 de pv,ele rola o d4,igual a mecânica do shadowdark,vocês aderiram essa mecânica ou é regra da casa?abraços e sucesso,adoraria ver você mestrando shadowdark.
É regra da casa que o Beholder fez. Ela foi inspirada no shadowdark sim, mas é um pouco diferente
Parabéns Gruntar! Finalmente vc tá saindo do DnD 5.5e de linguagem neutrE. Boas rolagens!
Kkkkkkkk
Mas eu sempre fiz reviews de outros sistemas e joguei coisas diferentes.
Ainda não estou pronto para abandonar o dnd, mas confesso que tem umas merdas que a wizards faz que me revoltam...
Essa regra do death save é bem interessante, uma única rolagem faz os combates serem mais rápidos, porém matematicamente é ''pior'' para os players na média.
No pior cenário na regra normal, o player morre depois de 5 rounds, já nessa regra nova, no melhor cenário ele vai ter 4 rounds deitado + con dele.
Jogadores de barbaro/guerreiro obviamente são mais beneficiados por conta da constituição mais alta, mas eu já imagino um maguinho caindo no inicio do combate chorando por conta disso kkkkk
reiterando: o pior cenário na regra normal é morrer no 3 round porque falhou nos 3 death saves, porém o ''máximo'' de rounds que ele pode ter são 5.
@@milofate mas a ideia é essa mesmo, ser mais mortal. D&d5e é uma bagunça com um monte de teste de morte... O jogo é pra botar medo no coração
Qual a editora q vai trazer?
Será a Laserhead, a mesma que está atualmente com o DCC
Aproveitando, tem alguma novidade do Dc20 ?
@@romeufilho2569 eles estão produzindo o sistema. Muita coisa avançou... Eu estou esperando uma versão mais definitiva para trazer outro vídeo
Da-lhe regras do Shadowdark tio Gruntar
Antes de mais nada, parabéns pelo vídeo, seu trampo com RPG é muito foda. Agora, duas perguntas:
1 - será que ele é um bom sistema pra um mestre novato e meio cru?
2 - ele é pra jogos com uma pegada mais terror, ou dá pra jogar o velho RPG fanfarrão?
Animado para ver esta sessão em Phantyr
@@matheusdias6026 dia 18/02 estaremos ao vivo
seria legal.criar mais videos sobre este livro, para ver se vale a pena ou não comprar ele.
Beleza! Que tipo de foco você gostaria em um novo vídeo?
@@GruntarTV tranquilo amigo! Cara mais sobre regras se vale a pena ou não, comparado a um D&D 5 Edição ou Old school essential.
Gostaria de ver o review aprofundado
Que tipo de assunto você gostaria de ver em um vídeo mais profundo?
E mesmo assim, Pathfinder 2E continua sendo o the goat
PF2 é um dos melhores sistemas de rpg já desenvolvidos
É só sistema ou um cenário também?
Ele tem tabelas de tudo para você criar o seu cenário.
@franciscosiqueira5596 Excelente
Seria maneiro um review, tinha ouvido mas não me aprofundei
Show de bola!
Que tipo de assunto você gostaria de ver em um vídeo mais profundo?
@GruntarTV classes pra começar, seria bom apresentar as diferenças que o jogo traz.
Nao consigo apoiar... vai comecar ainda o financiamento ou eu ja perdi o prazo?
Vai começar dia 20/02 o financiamento, por enquanto é só seguir a página do catarse pra ser avisado
faz um detalhado depois
@@PauloHenrique-hg7iw beleza, vou fazer. Tem algo que você gostaria que eu focasse?
@@GruntarTV comprar a diferença do D&D e mais antigos 5.0/4.0 por exemplo
e se tem algum jogo de pc que possa usar esse sistema no futuro
"Ai qui dilicia"
@@cazuzasilva675 vamo junto
As pessoas deveriam começar a entender que DnD não é um bom jogo. Acomodação e fanboyzisse são a única coisa que sustenta um jogo cuja empresa trata seus clientes de forma tão desonesta. Larguem DnD na moral.
Darkest Dungeon rpg kk?
gosti
Boa!!
Tipico RPG de oneshot, esse tipo de sistema com baixa complexidade de personagem não favorece campanhas mais longas. Essa ideia de que ele pegar um pedaço do dnd de maneira permanente é meio delirante( não se engane, adoraria que as pessoas fossem buscar outros rpgs tivessem mais espaço, dnd meio que condiciona os jogadores que começam por ele a ficarem meio aficcionados no modelo, mais fazer o quê...)
Na verdade Shadowdark é um sistema bem completo. Ser mais simples que o 5e não significa que ele seja um jogo rules-lite que não cobre as regras necessárias para uma campanha (sim, sei que existem muitos jogos assim, que acabam deixando tudo na mão do mestre). Shadowdark simplifica as mecânicas da 5e e constrói sua jogabilidade sobre a experiência de jogo old school. Isso significa que ele traz tudo que o D&D sempre trabalhou, seja exploração de masmorras, ermos e cidades, incluindo a interação social que esse tipo de jogo já traz implicitamente e o desenvolvimento natural dos personagens. Inclusive as regras de Carousing são um elemento de aprofundamento do Downtime que trazem aleatoriedade e dinâmica ao desenvolvimento da história do grupo de aventureiros. Basicamente todas as regras necessárias para o desenvolvimento de uma campanha estão presentes (regra de xp, carousing, magias e seus efeitos, desenvolvimento de personagens e das classes), além de todo um ferramental para o mestre desenvolver sua própria campanha (tabelas, guia para o mestre, mais tabelas, regras de combate, exploração de masmorras e ermos, bestiário, itens mágicos, ainda mais tabelas, etc.). Então não dá para dizer que é um RPG para one shot, pelo contrário.
@@elvisnoise7946 Infelizmente todas essas regras não vão fazer o jogo ser jogado da forma que foi planejado. Pelo que vejo a maior fator pra campanhas longas é o entrosamento jogador-personagem e tenho a impressão de que quanto mais simples as regras mais cansativos os personagens se tornam, DND tem esse problema, todos os personagens são iguais quando você tira as variedades de classe e raça fica muito mais tedioso. E shadowdark se torna tedioso rapido por causa das fsltas de opções.
@@DiesIraes Shadowdark não tem falta de opções. Ele simplifica no core e deixa a variedade nos talentos e no desenvolvimento dos personagens. Isso acaba sendo muito mais variado que algumas subclasses e raças da 5e, que na prática são apenas skins para humanos. Além disso eu discordo quando vc diz que essas regras não fazem o jogo ser jogado da forma que foi planejado, sendo que o jogo foi planejado como um jogo de exploração. O desenvolvimento de personagem é algo do RPG mais moderno, o RPG não nasceu com foco no desenvolvimento de personagem, ainda que RPGs como Shadowdark, ao unir as duas escolas de design de RPG também tenha elementos de desenvolvimento de personagem, como eu citei, tanto nas tabelas de downtime, quanto nas tabelas de talentos, para não citar os poderes que as classes fornecem aos personagens a cada nível.
Eu entendo que sua crítica está focada na falta de mecânicas mais crunch e character build. E realmente para um jogador power play, ou que curta mais essa coisa de ir construindo sua ficha ao longo do tempo, Shadowdark não é a melhor escolha de jogo. Mas isso não quer dizer que não haja imersão. Pelo contrário, a imersão no rpg se dá através da relação entre o jogador e o mundo de jogo, e não entre o jogador e o personagem dele, senão não precisaria ter sessão de jogo, era só o jogador criar a ficha e fazer um resumo do que aconteceu na aventura, e a partir disso ir desenvolvendo sua ficha. No caso criar a ficha seria o aspecto principal do jogo, e sabemos que não é assim que o RPG funciona normalmente.
Talvez vc tenha essa impressão de que menos opções de construção de ficha limite as possibilidades de jogo, mas é justamente o contrário. Quanto menos opções de build mais liberdade o jogo te dá, porque essas construções irao se dar dentro da campanha de jogo, no mundo ficional. É assim que a tabela de Carousing, por exemplo, vai indicar os rumos da campanha e a relação dos PJs com certos NPCs, a penitência do sacerdote vai trazer ganchos de aventuras e de contrução da lore do mundo, o mago procurando uma magia em específico vai desenvolver novas aventuras, etc. Essa é a magia do D&D clássico que o Shadowdark abraça e traduz para uma nova geração, mantendo-se fiel (muito mais do que o D&D atual) a como o jogo foi planejado.
Nada muito original. Se vc for jogar o old-school com as regras corretas, esse lance da Tocha e dos jogadores não terem visão noturna seria bem comum. Hoje a galera é muito Nutella e não gostam dessas dificuldades, eu adoro, e por isso só jogo old-school, as jogadas de morte do D&D atual estraga o jogo, tira a emoção, é muito difícil morrer. Vou acompanhar, mas ainda prefiro meu bom e velho OSE.
@@DMZuffo eu acho muito maneiro como a vertente old school ganhou força nos últimos anos. Entendo o apelo, apesar de eu gostar de regras mais atualizadas como o shadowdark.
No fundo é questão de gosto mesmo
Cara, te digo que ele é uma ótima adição ao OSE. Principalmente na parte de ferramentas para worldbuilding, ele melhora e muito as ferramentas mais simples que o BX/OSE traz.
@ bom, tenho que assumir que eu mudo muitas regras que acho engessadas ou meio sem sentido no OSE, como os inimigos enxergarem no escuro "porque sim", ou os venenos matarem instantaneamente. Acabo fazendo uma arbitragem em vários momentos, mas o que gosto é da sombra da morte pairando os jogadores e a velocidade das batalhas. Depois vou dar uma olhada no Shadow Dark pra ver se tem algo legal pra absorver.
Inclusive, daggerheart m0rr3u?
Quero mais!
Show de bola!
Que tipo de assunto você gostaria de ver em um vídeo mais profundo?