Depois que eu levei a sério o ditado: " Meu sangue até pernilongo tem", minha vida melhorou bastante, não sinto a obrigação de ajudar e conviver com familiares tóxicos.
Isso é engracado mesmo, a maioria das pessoas acham que todo idoso é um santo, que merece os melhores cuidados. Mas nunca vou esquecer dessa frase que li uma vez. "Os canalhas também envelhecem".
Sim mudaras das veses somos julgados mas hoje não dou mais bola pelo q os outros pensam se eu estiver fazendo serto pra mim está ótimo me julguei quem quiser se quiser pode levar eu não quero e sou diferente com meus filhos pq quero q eles sejam diferente comigo cuido deles como meus pais não me cuidaram
Verdade, este perfil é do meu filho que é criança, mas a minha mãe, vó dele, é bem tóxica, ele detesta ficar de férias, pq tenho que trabalhar e ele não gosta de ficar só com ela.
Eu nasci pra tapar buraco das minhas irmãs mais velhas, e nunca recebi nem um obrigado. Faz dois anos que decidi cuidar da minha vida e não me meter mais. Minha mãe acha que sou uma pessoa ruim agora, mas tô cansada de ser feita de otária, ajudar e depois eu que não presto. Sinceramente, pra mim família só é atraso de vida.
Passei minha vida toda me perguntando e notando que tudo de errado q meu irmao fazia ele nao era punido, mas eu sim (fazendo a mesma coisa). so hoje com mais de 40 anos e que descobri que em familias disfuncionais eles te dao o titulo de Bode expiatorio. Em varios videos me vi dentro deles. Estou sofrendo muito pois achava que meus pais me amavam mas NAO...posso ganhar o Nobel da Paz, falar 5 linguas, ser independente, mas mesmo assim sou a "ovelha negra" da familia. Qdo entendi meu papel dentro da minha , me entendi e vou superar mas pelo menos consegui uma explicacao plausivel dos porques
Eu me afastei de todos da minha família há 10 anos e não me arrependo, ficando só eu e minhas duas filhas, comecei minha vida em outra cidade com 70 reais e um emprego, hoje tenho minha casa, minha moto, duas filhas formadas arquiteta e enfermeira, passei no concurso público esse ano e também volto pra faculdade federal. Amo todos, mas não perto de mim, aliás nunca nem voltei na minha cidade. Desejo tudo de bom e de melhor mas de longe. A minha Paz vale mais que tudo.
Meus parabéns pq tem que ser muito homem para priorizar sua mulher e suas filhas, merece gratidão eterna dela e lealdade. Eu quando tiver um homem que faça isso por eu serei a mulher leal e dedicada que sou .
Me casei assim que completei 17 anos, logo qdo terminei o ensino médio. Passava o maior tempo possível na rua, estudando, trabalhando e fazendo qualquer curso que aparecesse. Hoje sou formada em 4 profissões diferentes, que se complementam. Morei fora, voltei e estou me programando para ir novamente, para estudar. Minha família nunca me apoiou, pelo contrário, sou a louca vagabunda que só dá desgosto. Detalhe, nenhuma das minhas irmãs se formou. Falo com eles o mínimo necessário, só qdo me mandam uma mensagem é que respondo pra dizer que estou viva. Mas não quero ir visitar, não falo da minha vida, aprendi que devo ficar na minha. Não dependo deles, eles não pagam as minhas contas, nunca pedi ajuda. Não fazem a menor falta. Me sinto em culpa? Sim, muitas vezes, mas é o melhor para minha saúde mental.
@@GuimarGkiki2802 eu sou de Fortaleza, atualmente moro em são Paulo, mas morei na Itália 10 anos. Agora estou me planejando para ir para os EUA, e não pretendo voltar
tambem sou vista assim, nao tenho 4 profissoes mas sai de casa e posso dizer que já conheci boa parte desse mundo, tambem sou motivo de vergonha pois venho de uma familia catolica e sou casada apenas no civil, nunca fiz cerimonia religiosa, entao a ultima vez que fui visitar foi uma confusao , eu e outra irma somos motivo de vergonha por jamais termos feito cerimonia religiosa de casamento affff
Eu passei 24 anos da minha vida achando que era a ovelha negra da família, até que eu casei e fui embora. Observei que os problemas que existia na casa dos meus pais só piorava e que eu na verdade nunca fui a causa deles.🙏🙌
Meu filho de 18 anos gritava comigo, me mandava calar a boca, não me ajudava em casa, só jogava vídeo game, e eu a todo tempo conversando, tentando ajudar ele, não aguentei e mandei embora. Minha mãe ao invés de me ajudar, me fez me sentir um monstro, falando que ele era meu filho e que eu sofreria as consequências, me senti muito mal em ouvir o que ouvi depois de tudo que passei. Cortei o contato com meu filho, com minha mãe, estou ainda muito mal, mas não vou permitir ser maltratada por filho e nem por mãe.
O tempo também ensina, as vezes a distância também faz com que sejamos valorizados, até na bíblia tem passagens sobre família, como a de José no Egito ,se dependesse dos seus irmãos estaria morto... Deus tem me ajudado muito no que passo com família...
Seu filho está viciado! Você que comprou o vídeo game? Você deveria ter colocado disciplina. Agora mandar um filho tão jovem embora de casa. Eu achei errado! Mas, você que sabe da sua vida.
@@marciodelima5050Meu avô era assim. Um verdadeiro amor com a vizinhança,mas com a minha avó,tinha amante fez com ela 7 filhos,transformou a vida de todos em um inferno.
@@ivibrussels9999sua avó tentou dialogar? Às vezes ela o magoou e ele cometeu a imbecilidade de arrumar amante ao invés de perguntar o que estava errado
meu marido e minha mãe. São assim toxicos comigo e qualquer um com quem convive dia a dia dentro de casa. Com os familiares que vivem fora, as amizades e vizinhança são maravilhosos
Eu fui embora pra não morrer, passei dois anos cagando num banheiro que nem tinha teto, dormi no chão e tinha noite que nem tinha o que comer, mas hoje tenho tudo que eu quero. Não é porque é familiar seu significa que é gente legal, infelizmente nem toda família é família então vá atrás de construir a sua própria família, irmão é quem te trata como irmão, mãe é quem te trata como filho e por aí vai
@@cyntiabl concordo. E o que é pior é que uma certa palavra tão xula se tornou tão natural na boca das pessoas hoje em dia. Não querendo desmerecer o desabafo da pessoa, porque eu entendo a situação. Minha família também não é fácil, parentes idem.
Um dos jeitos que eu aprendi a lidar com meus parentes tóxicos é tratando eles com indiferença... Se me convidam pra ir na casa deles eu não vou, bloqueio em redes sociais não olho status deles nem nada, é a melhor coisa a indiferença com gente sem noção!
Me mudei para outro país. Me sentia culpada por ter deixado a familia para trás. Mas só depois que voltei para visitar, foi que percebi como eles faziam mal para o meu psicológico. Infelizmente incluindo filhos e mãe. A mudança me trouxe a paz que eu procurava durante anos.
Tem uma solidão enorme em ter família tóxica. Como não há conforto dentro da própria casa, vai se fechando em estar sozinho. É difícil ter uma rede de apoio. Muita gente nem acredita no nível de toxicidade da família.
Eu me afastei totalmente da minha família. E a minha vida melhorou muito. As pessoas me julgam por isto, mas eu resolvi não ligar para o que os outros falam.
@@erickdoulass não. Eu já tinha minha própria família formada, porém me afastei da minha mãe e irmã. Meu pai já era falecido. A minha mãe sempre foi tóxica e controladora. Ajudou a acabar com um casamento que tive, e tentou fazer o mesmo com o atual. Resolvi dar um basta.
Julgam pois vc mostrou a eles que nao pode ser "adestrado" do jeito deles e vai contra o teatro que criaram. Nao ceda nunca se isso te tras paz de espirito. Aproveite.
Se afaste, mantenha a distância, não tem porquê ter em redes sociais, mude de pais se possível. Uma pessoa só existe na sua vida se você quiser. Amor não dói
O meu marido foi visitar a família dele simplesmente,eles trataram a gente super mau, achando que a gente queria tirar proveito de alguma coisa deles, fiquei triste arrasada, na minha cabeça eu achava que eles gostavam da gente,ou só do meu marido,eu fiquei muito triste, hoje já se passou quase um ano tô mais conformada com a frieza dessa família, minha família apesar da desunião minha mãe é carinhosa comigo e meu pai fala comigo,o que aquece meu coração, mais deu muito, todos os dias me lembra das palavras da irmã dele já matou minha fome, fiquei chocada porque nunca passei fome na vida
Verdade, só quem tem uma família tóxica avalia o transtorno que causam. Uma mãe que amanhece o dia brigando, com insultos, impropérios e maldições; Irmãos invejosos, briguentos e perseguidores, tios indiferentes, intrometidos e venenosos, tem que haver técnica para lidar. Essas dadas pelo nosso terapeuta, são perfeitas. Obrigada 🙏
Quero é morar bem longe, parece q tudo começou por uma mãe que fez destincao entre os filhos, todos se odeiam, meus irmãos me maltratam dês do dia que nasci
Como eu precisava desse vídeo. Mãe é quem te trata como filho, irmão é quem te trata como irmão. Disse tudo. Mãe para te limitar, te desapoiar, te culpar, te massacrar, não é mãe não. E ninguém é obrigado a morrer de amor por isso. Distância, é o melhor que podemos fazer. Nos tratar bem.
ai vem os "sabedores" de plantão e dizem: "como pode vc fazer isso , "mãe é mãe".... E aí vc perde a vida por causa da opinião de gente que sabe nada da sua vida
Eu sou muito desligada da família. Mudei pra outro estado sozinha e por incrível que pareça não sinto falta nesses 5 anos. Não vejo como algo tão ruim. Eu vivo feliz!
@@cassiabordignon8066Eu tiver que fazer cobrato zero p sempre 2 anos q descobri que é narcisista para munha saude mental e até fisica pois ficava agresivo á ponto de me agredir ñ faz falta p mim antes que pior aconteça tirei da minha vida.
Uma coisa que aconteceu comigo qdo tive a oportunidade de ter rede de apoio: minha mãe se infiltrou na minha rede de apoio e adivinha? Eu saí como vilã... e não tive base ou apoio de ninguém... fui morar na rua por um tempo... e sempre que ela via eu me erguer, dava um jeito de me prejudicar. A sociedade tem que parar de romantizar mães.
como foi que sua mae descobriu q vc estava nessas redes ? e por isso que falam q vc precisa se preparar , planejar e SUMIR de perto. Isso nao deveria ter acontecido. Seu computador tem que ser um item "privado" , particular. Coloque senhas em TUDO q vc puder amiga. Se for um casal por ex, onde a mulher tem intencao de se fortificar , e sair de casa ela pode ate acabar morta!
Essa questão de estudar, passar o dia na biblioteca, passar o final de semana na praça para poder ter paz, o mínimo de paz eu tive que fazer exatamente a mesma coisa. É bom e ruim ao mesmo tempo, pois, vc tem paz, mas vc tem que sair do seu local que era para ser familiar.
Marcos podemos limitar msm eu falo o necessário com a pessoa pois vejo q seu único objetivo é o de me deixar nervosa, mal e até c depressão, gostaria sim de ter minha casa morando sozinha mas, meu fulgo quer q eu.cuide do pai dele pois, se no momento eu ir embora p viver minha vida, vai sobrar pra ele é simples assim, pois ele tem condições p alugar um apto pra mim mas ñ quer cansada de viver cim gente q está sempre doente c n problemas de saúde, pra mim é um calvário 44 anos de Infelicidade e brigas. Só vou ser feliz qdo for morar sozinha livre, me sinto preza pra fz as coisas da minha casa por q o outro ñ sai p eu.limpar ele ñ tem consciência disso.
Sou muito cobrada por não ir a casa de parentes e muito pouco na casa da família. Mas eu me sinto bem assim, sempre ouço alguém dizer fulano não gosta de você pois adoeceu e vc nem um telefonema deu rsrs....qtas vezes eu precisei de um ombro e ninguém nem lembrou que eu existia.
@@cyntiabl Várias vezes, ainda consigo me manter perante eles. Mas é algo que vem de antes de mim. Foram criados dessa forma e entre eles tá tudo ok agir desse jeito. Daqui a pouco eles estão bem de novo. Girando a monada.
Outra coisa que precisamos levar em Conta e tomar cuidado é que, por causa dessa toxicidade a gente se converte em uma pessoa carente afetivamente e acaba se apegando MUITO a qualquer "migalha", num relacionamento amoroso tóxico e abusivo tb e seguindo o msm modelo, pq é a referência de carinho que temos... Cuidem o emocional e bjs de novo! ❤
Providencial a sua colocação. A tendência a repetir o padrão comportamental que nos foi dado/ ensinado é imensa. Essa dinâmica psico sócio familiar tóxica, infelizmente é e será a nossa zona de conforto. Faz-se necessário muita terapia, p/ descaracterizar esse padrão nocivo.
Eu volto neste vídeo toda vez que estou me sentido sem família pra me lembrar de cada um desses passos. A vida passa rápido de mais pra vivermos infelizes.
Minha família só me trata bem quando precisa de mim. Meus pais idosos, nas suas atitudes, mostram claramente que sou a filha "excluída ". Mas sou a que sempre mais ajudou no que precisam. E a que nunca reclamou. Obrigada, Marcos. Suas orientações são preciosas!❤
Um outro psicólogo uma vez me disse na terapia: "O que a gente não muda, a gente aceita e segue!" Isso me fez notar que estava perdendo meu tempo sofrendo por quem não me amava de verdade!
Uma dura realidade, mas necessária de ser vista. Demorei 34 anos pra perceber o que acontece na minha família, me senti como se estivesse dormindo durante todo esse tempo. Doeu, mas estou me reinventando, não quero ser uma eterna vítima.
Eu também descobri depois dos 30 essa condição tóxica dos meus familiares. Precisamos sair do radar deles e viver nossas vidas da melhor forma possível
Verdade eu com 31 anos descobri como meus pais e irmã são tóxicos, sempre ajudo e não presto, enfim me organizar p sair de casa pois no momento n tenho condições de me mudar
Minha parentela materna apenas me procuram quando precisam de ajuda,mas na hora em que fiquei doente,nenhum deles teve qualquer empatia por mim!!!. Demorei 39 anos para descobrir as serpentes que são os meus parentes e a maioria deles são evangélicos,imagine se não fossem!!!.
Minha família tem muita injustiça e hipocrisia! Uns são colocados num pedestal não merecido e outros são menosprezados e julgados com rigor! Acho muito difícil conviver com família!
@Jornadaenigmatica entendo o que você quer dizer só gostaria de ressaltar um detalhe, eu não lambo pessoas rsrsrs apenas espero um reconhecimento justo de minhas qualidades, e isso não ocorre muitas vezes.
Li seu comentário apos ver o vídeo. Vivo essa situação durante anos em minha vida e estou apreendendo que preciso me amar primeiro . É necessário adotar amigos e formar uma família fora da consanguinea. Nao fique triste ou jamais desacredite de suas qualidades. Me vi no contexto descrito por voçe e estou começando um processo em minha vida de desapego. Reveja o vídeo mais vezes e acredite que podes ser feliz.
Eu também passo pela mesma coisa com parentes a minha prima é tratada a Pandeló já eu sou deixada de lado a minha conversa não agrada a eles tive duas frustrações no final de ano de 2022 e no natal de 2023 percebi que aquele ambiente eu estava sobrando agora eu tô indo muito pouco lá o melhor mesmo é praticar o desapego
Obrigado... Cara, falando a real, eu estava a poucos passos de desistir de tudo. Pois, para mim, há algum tempo a vida não tem cor. O que me manteve em pé foram os meus cachorros. Eu já não estava legal, vivendo um estado falso de bem-estar. Aí, em um dia estressante, eu mandei a real pro merda que é a pessoa que já não considero mais meu pai a muito tempo... e as coisas só pioraram. O foda é que esse é só um dos problemas que tenho enfrentando, a vidanãotemmais graça, já acertei a maioria das minhas coisas, mas um lado meu já morreu. Mas ouvir alguém que me deu um caminho me fez pensar melhor... Obrigado.
Leia sobre pais narcisistas. deve ser isso. Deus te ilumine e te de forcas para vc encontrar seu caminho. Tente ir morar com alguem por uns tempos, estude muito e encontre um emprego. vai ser dificil mas vai compensar no futuro.
O problema maior é a carência ! A maioria das vitimas de familia toxica e narcisista são pessoas carentes e com dificuldade de fazer amigos e de ter vida própria e independente !!!
@@julianadalio4479 exatamente isso mesmo. Eles me provocam no silêncio aí quando eu parto pra cima deles o pessoal pensa que eu que sou o errado , me chamam de doido, ,que isso é coisa da minha cabeça e ainda dizem que eu que não presto e ainda querem chamar a polícia pra mim .pode um negócio desses
@@rogerioaraujo5001 o mesmo que o seu estou desse teto? Mais com fé em Deus em setembro agora 1 irei pra bem longe dessa família e cuidar de mim e ser feliz arruma emprego com fé
Minha mãe colocava parentes, amigos e quem ela encontrasse contra mim, tentou e conseguiu me fazer ficar sem falar com minha irmã. Ouvi coisas que não merecia e nunca imaginava 😢
Tive uma mãe tóxica e narcisista, fazia da minha vida um verdadeiro inferno, não desejo ao meu pior inimigo o que passei na mão dela, sai de casa quando me casei e levei um tempo pra me descontaminar de tanta toxidade, e sempre tive em mente, que não queria ser igual a ela.
minha mãe é assim! ela se faz de santa mas só de estar perto dela eu me sinto muito mal eu tento muito ficar bem com ela mas é mt difícil, agora meu marido tem falado sobre mudar de estado mas eu tenho muito medo de me frustar assim como tem sido minha vida toda
@@carolinemartins1564 se tu te sente mal perto dela, é porque ela é um espírito atrasado , ser atormentados que te pega como alvo . Minha irmã é assim , só ataca pelas costas sem da chance de eu me defender, e quando vem falar comigo ,parece ser um doce de pessoa. Coisa do demônio
Quando minha mãezinha se for, que é minha única família que tenho, eu vou cortar contato por definitivo com o restante dos parentes tóxicos, todos eles, vai ser um livramento.
Penso de modo igual. Ainda tenho contacto, mas reduzido, com alguns familiares por causa da minha ligação com a minha mãe. E se a sua mãe viver até aos 100 anos?
Minha familia é tao toxica q implica até com meus estudos p eles deveria tá dando golpes passando por cimas dos outros p se dar bem como o restante da familia sigo estudando pq é isso q vai me tirar de perto deles
Eu me divorciei da minha familia e nao sinto Falta deles . Perdi contato ha 21 anos desde que vim morar fora e nao tenho remorso : a gente faz escolhas pra ser feliz e eu sou feliz sem eles e sem melancia ou polenta . Claudia , Austin Texas
Fiz o mesmo há mais de 30 anos atras, Sai de casa assim que atingi a maioridade exigida pela lei brasileira, mudei de estado e depois sai do Brasil , nao tinha rede de apoio nenhuma, tinha apenas 100 reais no bolso muita vontade de trabalhar e muitos sonhos na cabeca, muitos deles realizei com a graca de Deus e meu trabalho duro e constante. No Inicio depois que estabilizei minha vida ainda retornei para algumas visitas esporádicas , sem contar que ajudei financeiramente ao longo de muitos anos mas vi que a situacao nao tinha melhorado pelo contrario tinha piorado, há 13 anos atras fiz a ultima visita e desde entao cortei contato de vez , como o Senhor Marcos falou, a doenca dos outros nao é minha doenca, e eu gosto é de saúde espiritual , mental e fisica . Digo sempre que as pessoas podem fazer-se amadas ou detestadas, a escolha está nas nossas maos .
Depois do falecimento da minha mãe decidi que minha família é meu esposo e filhos,aguentei muito das minhas irmãs e filhas delas que tem a mesma idade que eu,pensaram que eu ia conviver com a maldade deles, bloquei todos, e os irmãos que eu falo é bem raro só o básico mesmo, vivo em paz hoje, antes vivia doente e até problemas na tireoide eu tenho de tanto engolir desaforo de família, hoje me dou o direito de não conviver sem remorso nenhum
@@alemarinhaassim era eu, vivia doente não tinha ânimo minha saúde era frágil, mas foi só sair daquele lugar que nunca mais fiquei doente o meu ânimo voltou. hoje acordo cedo pra trabalhar coisa que era difícil
Estou aprendendo a virar pedra, nem sempre é fácil mas muita coisa melhora com o silêncio e a cara de " está tudo bem", quando eu comecei a fazer percebi que me achava a mais doente mas na verdade entre todos estava a mais sã, adquiri para minha vida o "eu perdôo você por que sei tudo o que vc sofreu", então eu diminuí muito o contato de todas as formas
@@aninhalima4823 nao tive rede de apoio nenhuma, sai de casa há muitos anos atras literalmente com a cara e a coragem, nao foi facil, nunca será facil, mas consegui gracas a Deus e quando olho para tras vejo que foi a melhor decisao que tomei na minha vida . E do que mais me orgulho é que nesses anos todos tudo que construi foi de forma honesta e honrada , nao sou perfeita, ninguem é, mas meus principios de honestidade e honradez levo comigo sempre .
@@emmalein7212 A minha rede de apoio foi Jesus e minha força de vontade. Venci, estudei e sou servidora com princípios e valores morais preservados. Doeu e doi ao lembrar das fases, mas superei e vivo longe dessa toxicidade.
Depois de adulta cortei o contato com meus pais tóxicos.....aí as pessoas falam que abandonei afetivamente meus pais......exatamente!abandonei mesmo e estou bem e feliz !!
Diminuir o contato na medida do possível....desapegar interiormente ...ser uma pedra...ignorar,não reagir... Não demonstrar que sentiu...nada de sentir -se afetado, não dar feedbacks
Desapegando, diminuindo o contato, sendo pedra, buscando outra rede de apoio para me nutrir!!! E aqui para aprender a me fortalecer!!! Muito obrigada pela clareza Marcos!!!
Tenho irmãos e tios muito chatos, chatos pra caralho, fico revoltado só de lembrar deles, desfazem dos meus sonhos sempre que podem, são nojentos, escrotos, credo, gente arrogante. Esse vídeo foi ótimo e apareceu para mim na hora certa.
Como eu queria ter assistido a este vídeo há 20 anos atrás. Não teria sofrido tanto. Tive que aprender a duras penas a me desvincular da relação tóxica dos meus pais para poder não adoecer emocionalmente. Mesmo assim ficaram muitas sequelas. Mas também me considero uma vencedora. Só que até hoje ainda não consegui estabelecer um vínculo afetivo de entrega verdadeira com nenhum parceiro. Tenho um filho muito amado que é fruto de um relacionamento de quase 20 anos de duração, e hoje estou separada. Quando comecei a perceber que meu casamento estava indo no mesmo rumo dos meus pais (exposição a brigas, discussões, ofensas), pensei: não vou repetir esse modelo pro meu filho. Eu não preciso estar casada com alguém para ser feliz. Hoje em dia, separada, sou muito mais leve e feliz, e meu filho não convive com um ambiente tóxico. Acho que ele terá uma inteligência emocional bem melhor que a minha.
Passei por uma situação parecida com a desse jovem médico. Mas a minha pedra eram meus vizinhos, que me perturbavam até mesmo de madrugada, quando descansava de um dia pesado de estudos. Durante o dia, eu sempre ia para a biblioteca pública, aqui de minha cidade, para evitar que a raiva tomasse conta de minha vida. Hoje sou servidor público e sempre me lembro desse lado sombrio de minha vida. Essas pedras que surgem em nossos caminhos acabam nos dando mais força para alcançar nossos objetivos.
Eu demorei 27 anos pra perceber que minha família é assim. Nunca me motivaram nos meus estudos pra concursos e meu pai um belo dia virou pra mim e me falou "dá um tempo de estudar, vai fazer outras coisas". E eles conseguiram me afastar de uma pessoa que amava muito. Mas talvez tenha que acontecer coisas ruins pra enxergarmos a realidade. E prometi pra mim mesma que nunca mais vou dar esse poder a eles de influenciar minha vida.
Eu tenho uma tia que tem um ódio gratuito de mim, sempre tratei muito bem e tudo mais! Mas não larga do meu pé e fica cuidando da minha vida e jogando meu pai contra mim. Esses dias mandei tomar conta da vida dela e dei block em todas as redes sociais!
Amo seus vídeos!!! Sou uma mulher quebrada por ter tido pais tóxicos e narcisistas. Tenho depressão por causa da maneira que fui tratada pelo meu pai, pelo vitimismo de minha mãe. Fiz escolhas erradas que tiveram sérias consequências, casei para sair de casa e cai nas mãos de um marido tóxico e narcisista. Hoje graças a Deus estou melhor, num segundo casamento feliz e desapegando dos meus pais. Nesses cursos de noivos das Igrejas, deveriam tentar ajudar as pessoas a se identificarem e ver o peso da responsabilidade de gerar filhos. Tem pessoas que não deveriam ser proibidos de colocá-los no mundo 😥😥😥. Arrebentam com a vida de quem nem pediu para nascer.
Nasci numa família toxica,sofri minha vida inteira. Minha mãe faleceu, meus irmãos só me desprezavam, mais sou independente financeiramente e não sou obrigada ser humilhada e me afastei. Hoje eu tenho paz me afastei de todos que me humilharam a vida inteira.
As pessoas julgam quando vêem agente desligada e afastada da mãe, família etc . Eu nem tento explicar mais pq ninguém entende o lado do outro amam julgar,descidi me afastar é priorizar a minha paz de espírito é focar na minha vida ser uma mãe melhor para os meus filhos e dar a eles uma família estruturada , coisa que nunca tive,hj vivo muito bem longe da minha mãe e das minhas irmãs percebi que todos os traumas é a depressão profunda que eu tinha era por conviver com elas,ja fazem 4 anos sem nenhum contato cortei relações mudei pra outra cidade é me sinto muito bem em paz agente não vê que as pessoas nos fazem mal mas quando a ficha cai é um bom passo pra recomeçar ,família não é uma obrigação que vc tem que aguentar tudo aprendi isso é levo essa lição pra vida.
Eu estou estudando para o vestibular de medicina e a minha família me atrapalha mt. Todos os dias é um desgaste emocional q impacta nos meus estudos. MT obrigada de vdd pelos seus vídeos
Te entendo demais. Passei por isso lá atrás. Mas te digo uma coisa: nāo desista. Siga em frente. Se tranca no quarto e estude. Vai estudar em biblioteca, casa de amigo, parente, praia, parque, se vira,mas estude. Sua faculdade e sua profissāo é o q vai te tirar desse inferno q vc vive agora. No futuro, vc agradecer a vc mesmo. Lá na frente vc vai ter paz. Passei por isso, hj tenho 46 anos, moro em otro país, tenho minha profissāo e estou livre da família tóxica há 20 anos. Pq estudei, me formei e lutei muito pra sair daquela casa. Faça dos estudos sua fuga e vc vai vencer. Força e garra pra vc.
Pais narcisistas nao querem que filhos estudem, progridam na vida pois os querem perto, servindo eles e os fazendo de fantoches, e por isso. Va estudar em outro lugar, vai valer a pena. Eles querem Seguidores obedientes. SO.
Me disseram que eu era ❤ de pedra. Mas aprendi que tem gente que precisa tanto te manipular que o simples fato de vc fingir que ela não existe e não te atinge é insuportável para ela. Isso é muito gratificante irritar e desestabilizar quem tenta me te atingir.😂
Adorei...meu psicológico me encaminhou esse vídeo, pois sofro com família tóxica, narcisista, pessoas hipócritas, tenho uma mãe que nunca me deu amor, e eu a vida toda procurei recompensar essa falta de amor fazendo tudo por ela, para receber aprovação, tenho uma irmã doente, do nada para de falar comigo, com minha mãe, não tem amizade com ninguém, vive de cara feia, e se não concordar com ela, ai vc arrumou uma inimiga, é a pessoa mais errada que eu conheço no mundo, e não aceita está errada, adora julgar as pessoas, e pelos erros que ela tbm comete ... Hoje aprendi que não sou obrigada a estar perto...e tudo bem..🥰🙏🏻🍀
* dimnuir o contato; * virar uma pedra,ignorar a pessoa,n demonstrar irritabilidade, ser indiferente; * criar uma rede de apoio (c pessoas saudáveis) e n virar uma pessoa tóxica.
Dizem que família é a nossa base , eu não tenho base.😢😢 Se eu tiver com problemas mentais, vou procurar um desconhecido na rua assim como já fiz , todos os dias eu peço a Deus pra me livrar. Cada um me destrói de uma forma diferente. Quero viver só, internamente e externamente.
Família nunca foi minha base,passei maior parte da minha vida morando fora e há 22 anos sai do Brasil 🙏e a minha família nunca torceu por mim,são egoístas e interesseiros 🤮 desapego já faço a tempos🙏😂
Eu também... comecei só com um colchão de solteiro no chão. Hoje tenho minha casa própria e etc. Tudo com o meu esforço, ajuda de psicólogo e de Deus. É tão gratificante, e contato quase zero...
@@elianepulini7645tudo que quero é isso, quase anular o contato. Só preciso arrumar um emprego, eu estou fazendo de tudo pra sair. Eu sei que Deus me vê e uma hora eu vou.
Venho de uma família tóxica, disfuncional... Minha mãe foi uma das pessoas que mais me magoou nessa vida! Depois e muito tempo sofrendo e chorando pela dor de não ter o tratamento e o amor que eu gostaria de ter da minha mãe, eu aprendi a aceitar, aceitar que ela e assim, que eu não posso ficar muito tempo com ela e aprender a amar ela com ela é. Isso me custou muitas lágrimas, mas aprendi! Eu pai foi negligente, foi ausente... Eu tbm aprendi a aceitar e amar o meu pai como ele era, e saber o que esperar dele! Acredito que quando temos famílias assim, devemos trabalhar a nossa cura, a nossa aceitação e usar de exemplo do que não ser....
Bom dia! As vezes me sinto estranha e parece que só eu passo por isso. Obrigada por partilhar sua experiência. Sinto muito pelo que passou! Desejo que você esteja bem! 🙏🍀🌻.
Hoje com 30 anos,tenho depressão e ansiedade fora os outros traumas psicológicos. Minha mãe e meu irmão são completamente tóxicos. Meu irmão tem quase 40 anos,um filho e vive com minha mãe desde sempre. Ele Não estuda e no trabalho não passa de 2 meses. Fuma bebe e é uma péssima pessoa. Mas ele é o filho preferido dela(minha mãe) Não me orgulho,mas já tentei acabar com minha vida aos 16 anos quando morava com eles ainda. Casei aos 18 meio que para fugir deles. Hoje com 30 tive problemas financeiros e tive que optar a voltar pra casa onde tenho traumas. Estou tento crises novamente e meus pensamentos negativos voltaram pra minha cabeça. Eu assistindo seu vídeo me deu forças e pretendo achar um cantinho nem seja bem humilde pq dinheiro nenhum paga a minha saúde mental. Assim que eu sair nunca mais quero contato pois eles me adoecem e me mostram o pior lado de um ser humano. Muito obrigada pelo vídeo!
Vídeo incrível! Relações familiares tóxicas e disfuncionais não tem "cura. Temos que nos afastar emocionalmente e depois sair do mesmo ambiente. As vzs até dá pra conviver de forma menos frequente; em outras o vínculo tem que ser cortado mesmo. Espero que um dia eu veja esse comentário e tenha meu lar tranquilo. Somente meu....sem esse ar pesado😢
Nossaaaaa é tão desgastante, frustrante, revoltante , decepcionante , ter família tóxica ! Eu sofri muitooooo durante uns 45 anos, com esta situação… Graças a Deus e ao meu esforço , há uns 5 anos , aprendi a fazer o que Marcos disse : aprendi a me distanciar , emocionalmente! Isto aliviou um pouco meu sofrimento! E já me sinto mais feliz com esta vitória ! Pois antes , mesmo eu estando longe fisicamente ( na verdade bem longe lmesmo , do outro lado do planeta ) , eu continuava “ perto “ emocionalmente … De vez enquanto tenho “ recaídas “. No entanto , estou lutando para me tornar “ pedra “ … assim não irei mais sofrer com a toxicidade de quem deveria ser a figura do amor , do acnchego, do carinho , acolhimento…
Que bom DonaSandra, eu estou sofrendo aqui com minha família, mais estou com 600 mil no bolso e em setembro estou indo pra Portugal queria mesmo e ter paz me distânciar da famílias🙏🙏
Que palavras sábias! Hoje, sem culpa, permito-me escolher com quem quero conviver. Não tem a ver com “sangue”, tem a ver com pessoas que realmente eu quero ao meu lado. É libertador!! 🦋✨🦋✨
A história de seu amigo médico me remeteu à minha própria.Passei e superei violência , abusos .. tudo o que sou, é reflexo dos desafios que tive que enfrentar,inclusive, para não ter que acordar nunca com ninguém de cara de merda ao meu lado. Não importa o que fizeram comigo ..importa, o que fiz com o que fizeram comigo. 🎉
Tal e qual a minha mãe. Sabotava os meus estudos e QQ namorado. No dia do exame para entrar na faculdade deu-me tanto na cabeça que faltou 1 milímetro para não a matar! Hoje aos 83 e completamente sozinha só eu lhe dou um monte de apoio e vivo num país longe. O filhinho querido dela não lhe liga a mínima e fica sozinha muito doente , sem comer bem ter quem a leve ao hospital. Está TD em cima das minhas costas
@@ripleysw pensa uma coisa,minha amiga ..cada um dá o que tem . Você é sobrevivente..siga em frente e faça o que puder para alcançar o reino do perdão e a paz merecida
Triste ter que ir embora quando na verdade você gostaria de ficar, mas não dá. Infelizmente o melhor a fazer é afastar para a própria saúde mental. Força meus amigos que estão passando pelo mesmo que eu.
A minha é literalmente um calvário. Eles não me apoiam nem ajudam em NADA. Sempre me diminuindo nas coisas mais simples e como se não bastasse acho eles muito ociosos e inertes, enquanto eu estou sempre perseverando e lutando para conquistar o que quero apesar das dificuldades, enquanto eles são conformistas e querem que eu seja como eles... O meu sonho é me tornar independente e me livrar 100% deles, pois a convivência com eles me adoece mentalmente...
Isso é tão sério que se você não tiver cuidado acaba adoecendo. Digo isso por experiência própria. Ganhei uma depressão um avc e um parksonismo. Um detalhe tenho 35 e trato desde dos 30!
o vídeo que eu precisava. A história do médico parece a minha só que era com minha mãe, hoje sou engenheira civil. Hoje sou muito feliz no meu ap com minha filha.
Eu fugi e passei fome. Sempre fui odiado por todos da minha família! E aos 77 , continuo fugindo e passando fome, ainda mais agora que não posso trabalhar.
Boa noite, Dr Marcos. Eu já aprendi muito. E melhorei muito! Comecei a praticar o desapego. Eu sofria muito por problemas familiares. Tanto dos meus, quanto do lado dos familiares do meu marido. Eu me doava muito, e recebia migalhas, ingratidão, desconsideração... mas eu mudei a forma de pensar. Tanto sobre mim, como sobre alguns Familiares. E como eu aprendi, e como eu evolui...e depois que eu conheci o seu canal, mudou minha vida! Hoje eu trato na Reciprocidade, e prático o desapego. Não espero mais nada de ninguém! E reduzi drasticamente o contato com alguns familiares e parentes. Depois de ver a toxicidade...
Tenho pais maravilhosos,qdo casei meu marido me avisou que a mãe dele é implicante,realmente ela só sabe colocar defeitos em todo mundo,depois de 10 anos de casada eu falei pro meu marido que vou me afastar da mãe dele pq não vou dar espaço para ela me atacar emocionalmente pq ela tem ciúmes da nossa felicidade, parei de ir na casa dela e foi ótimo para minha saúde mental
@@sheylaramos3415 meu Deus isso é grave , esses tipos de coisa atinge o emocional da gente , a parte mais frágil os sentimentos . Não sei pra que isso , deveria zelar pela felicidade do filho , agradecer por fazer o filho dela feliz , mas não
Meu marido pediu para ela me pedir desculpas pelo comentário infeliz que ela fez,que meu marido está com problema sério de coluna,qdo ele era adolescente ,eu nem conhecia ele,mas ele fazia muito esporte, tênis ,peteca etc,depois dos 40 anos deu esse problema de saúde, hoje ele tem 47 anos.A última vez que fui na casa dela em abril,ela disse que o filho dela era sadio antes de casar,eu fiquei tão chateada com esse desrespeito dela que chamei meu marido pra ir embora na hora e não voltei mais lá, meu marido visita ela 2 vezes por semana,mas eu me afastei mesmo,sou uma ótima esposa, ótima filha,não mereço os ataques dessa mulher amarga,ela é viúva e tem uma filha doente por problemas de relacionamento, eu prefiro me afastar,preservou minha saúde mental, meu marido me apoia
Quando você não tem como se afastar " fingir que não está escutando" é a melhor opção... Minha mãe, minha tia, infelizmente são assim tem o péssimo hábito de me invalidar desde de que eu me entendo por gente... Verdade muitas vezes precisamos abrir mão de algum " conforto" fazer algum sacrifício... Maravilhoso Vídeo 💕
Minha mãe é assim,,me deixa doente, nunca me viu como filha, sempre me diminui,e me trata como uma inimiga,como se estivesse competindo comigo,e eu só queria uma mãe, é como você ser órfã,,,vou fazer isso que o doutor tá fazendo, muito obrigada ❤
Eu mudei de pais. Estou tao longe que so vejo pelo Facebook os comentarios de que eu abandonei a familia.... Um dia eu respondi. Eu cresci, fui viver minha vida. E' assim que a natureza faz. Voce nasce, cresce e aprende a voar.
Eu me libertei da minha com 27 anos( no auge com o meu psicólogo e por estar batendo de frente com eles, era chamada de louca) e lá se vão + de 30 anos. Só me procuravam pra resolver problemas... credo.
Hoje tenho 32 anos e demorei muito ooo tempo para entender o qual mal minha família de origem me faz, evito falar o mínimo possível e wvito expor minha vida também, ainda me sinto culpada por isso, porém me sinto mais leve. Os problemas deles não sai meus e eu não preciso sofre por isso, hoje aprendi a simplesmente ouvir e concorda enquanto estou no telefone me desligo totalmente da conversa, isso foi libertador!
Uma das coisas importantes a serem refletidas por quem está se sentindo "contaminada" por uma familia "tóxica", é a respeito dos padrões que ela também compartilha com aquela família, uma vez que ela não caiu de paraquedas no mundo. A visão de mundo que ela tem perpassa em grande medida a visão de mundo compartilhada por aquela família. É muito comum na prática clínica, por exemplo, pessoas se dirigirem a si mesmas como vítimas de uma família tóxica e, por vezes, até na hora de reagir contra esses padrões, utilizar comportamentos próprios das pessoas de quem reclama. Para uma saúde mental (mesmo que sua família não seja saudável), é crucial que a pessoa se perceba como parte de um sistema do qual ela partilha valores e padrões. Só depois de reconhecer sua própria relatividade e construir comportamentos funcionais, ela pode romper com padrões negativos de sua família, saber se posicionar frente às pessoas, além de ficar livre de reproduzir aqueles padrões comportamentais.
eu tava decidida a tentar ser uma pessoa mais positiva, viver melhor e mais bem humorada, mas aqui em casa parece q é impossível, eu acordo e ja tenho q lidar com estresse. Minha mãe é narcisista e depressiva, n posso discordar e nem fazer o que tenho vontade, tenho sempre q tomar cuidado com o que vou falar, como vou falar e até minha expressão pq se não vou ser tratada como a pior pessoa do mundo se não agradar ela, tenho q atender a tds os caprichos de minha fml, meu irmão mais velho n faz nada pq é o protegido dela enquanto a barra sobra pra mim, ainda tenho q lidar com minha irmã mais nova, sinto como se eu fosse mãe pq a minha empurra tds as responsábilidades de casa pra mim, minha casa é um lixo, vive bagunçada, eu literalmente só não pago conta pq não tenho trabalho. Inclusive quando tive meu primeiro trabalho e meu primeiro salário eu nem pude gastar cmg pq tive q usar td pra comprar comida lá pra casa pq se eu negasse é aql né ia ser o maior monstro q já existiu. Td o que eu queria era poder ir embora e viver minha vida em paz e tranquila sozinha sem olhar pra trás
Estou de mudança e indo para uma cidade bem distante. Meu pai é tóxico demais e não aguento mais ficar próximo dele. Essa semana ele falou varias barbaridades comigo e eu fiquei calado,pois respeito a figura paterna, mas nao adimiro meu pai.
Depois que eu levei a sério o ditado: " Meu sangue até pernilongo tem", minha vida melhorou bastante, não sinto a obrigação de ajudar e conviver com familiares tóxicos.
❤❤❤❤❤❤
PARABÉNS👏👏👏CERTISSIMA
Legal😂😂😂
Vdd 😂😂😂😂
faco minhas as suas palavras
Isso é engracado mesmo, a maioria das pessoas acham que todo idoso é um santo, que merece os melhores cuidados. Mas nunca vou esquecer dessa frase que li uma vez.
"Os canalhas também envelhecem".
E verdade.
Pior que falar disso ainda e proibido, tenta e ouvirás, mas e tua mãe, mãe e mãe....
Sim mudaras das veses somos julgados mas hoje não dou mais bola pelo q os outros pensam se eu estiver fazendo serto pra mim está ótimo me julguei quem quiser se quiser pode levar eu não quero e sou diferente com meus filhos pq quero q eles sejam diferente comigo cuido deles como meus pais não me cuidaram
Arrasol👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Verdade, este perfil é do meu filho que é criança, mas a minha mãe, vó dele, é bem tóxica, ele detesta ficar de férias, pq tenho que trabalhar e ele não gosta de ficar só com ela.
A melhor coisa é a indiferença... Até porque parentes tóxicos ou com personalidade narcisista não gostam de ser esquecidos!!!
Concordo plenamente! A indiferença faz os parentes tudo bater na sua porta. Deve ser porque ficam preocupados em você estar melhor que eles...
Minha familia faz questão de me lembrar.
Se tem desgraça pior que ter uma família narcisista eu desconheço,pense em um inferno na terra que é viver cm esses demônios.
Perfeito 👏🏻👏🏻👏🏻 "A melhor resposta aos tolos é o silêncio!"
@@julianadalio4479 no meu caso nem o silencio está adiantando sempre enche o saco complicado
Eu nasci pra tapar buraco das minhas irmãs mais velhas, e nunca recebi nem um obrigado. Faz dois anos que decidi cuidar da minha vida e não me meter mais. Minha mãe acha que sou uma pessoa ruim agora, mas tô cansada de ser feita de otária, ajudar e depois eu que não presto. Sinceramente, pra mim família só é atraso de vida.
é bem isso eu calada sou errada e nao presto .
Passei minha vida toda me perguntando e notando que tudo de errado q meu irmao fazia ele nao era punido, mas eu sim (fazendo a mesma coisa). so hoje com mais de 40 anos e que descobri que em familias disfuncionais eles te dao o titulo de Bode expiatorio. Em varios videos me vi dentro deles. Estou sofrendo muito pois achava que meus pais me amavam mas NAO...posso ganhar o Nobel da Paz, falar 5 linguas, ser independente, mas mesmo assim sou a "ovelha negra" da familia. Qdo entendi meu papel dentro da minha , me entendi e vou superar mas pelo menos consegui uma explicacao plausivel dos porques
É bem assim
Me identifico
Eu me afastei de todos da minha família há 10 anos e não me arrependo, ficando só eu e minhas duas filhas, comecei minha vida em outra cidade com 70 reais e um emprego, hoje tenho minha casa, minha moto, duas filhas formadas arquiteta e enfermeira, passei no concurso público esse ano e também volto pra faculdade federal. Amo todos, mas não perto de mim, aliás nunca nem voltei na minha cidade. Desejo tudo de bom e de melhor mas de longe. A minha Paz vale mais que tudo.
que inspiração pra mim obrigada por compartilhar sua história to precisando criar coragem e fazer isso... cansei
Essa botou pra lascar...!! ❤😂😂😂
Eu estou pra fazer igual a você
Vc é incrível. Merece td de bom. Me motivou mt com esse relato
Meus parabéns pq tem que ser muito homem para priorizar sua mulher e suas filhas, merece gratidão eterna dela e lealdade.
Eu quando tiver um homem que faça isso por eu serei a mulher leal e dedicada que sou .
Muito simples....se afaste, se cale, não fale mal de ninguem, vc vai ver como sua vida vai mudar
É desse jeito.
Verdade
Verdade....se afaste aos poucos....pois não existe como se curar no mesmo ambiente que te adoece.
Como se afastar se são idosos, e vc cuida deles? 😢
O problema e quando você se afasta e ainda recebe crítica e desaforo por que se afatou
Me casei assim que completei 17 anos, logo qdo terminei o ensino médio. Passava o maior tempo possível na rua, estudando, trabalhando e fazendo qualquer curso que aparecesse. Hoje sou formada em 4 profissões diferentes, que se complementam. Morei fora, voltei e estou me programando para ir novamente, para estudar. Minha família nunca me apoiou, pelo contrário, sou a louca vagabunda que só dá desgosto. Detalhe, nenhuma das minhas irmãs se formou. Falo com eles o mínimo necessário, só qdo me mandam uma mensagem é que respondo pra dizer que estou viva. Mas não quero ir visitar, não falo da minha vida, aprendi que devo ficar na minha. Não dependo deles, eles não pagam as minhas contas, nunca pedi ajuda. Não fazem a menor falta. Me sinto em culpa? Sim, muitas vezes, mas é o melhor para minha saúde mental.
😮 Entendix🎉 to aqui no sul daxSuecia, e vc?
Sou de Teofilo Otoni -Minas
@@GuimarGkiki2802 eu sou de Fortaleza, atualmente moro em são Paulo, mas morei na Itália 10 anos. Agora estou me planejando para ir para os EUA, e não pretendo voltar
Não carregue culpa , afinal vc se destacou e isso incomoda.
Parabéns pela determinação e sucesso em todos os seus passos!
tambem sou vista assim, nao tenho 4 profissoes mas sai de casa e posso dizer que já conheci boa parte desse mundo, tambem sou motivo de vergonha pois venho de uma familia catolica e sou casada apenas no civil, nunca fiz cerimonia religiosa, entao a ultima vez que fui visitar foi uma confusao , eu e outra irma somos motivo de vergonha por jamais termos feito cerimonia religiosa de casamento affff
Eu passei 24 anos da minha vida achando que era a ovelha negra da família, até que eu casei e fui embora.
Observei que os problemas que existia na casa dos meus pais só piorava e que eu na verdade nunca fui a causa deles.🙏🙌
😢 Sinton muito por acreditado que era O problems, Geralmente É O que aconteve. Infelizmente. Seja Feliz. Seja vc. Forca
Como me identifico
Hoje fui chamado dos piores adjetivos que um ser humano pode ser chamado
Estou passando por isso e não tenho forças para fazer o que realmente tenho que fazer que é desapegar
Meus pais são perfeitamente felizes sem mim e isso é nítido dentro de casa
O pior que essas pessoas não se lembram dessas maldades que faz com a gente.
Ah, os da minha família lembram sim, só se fazem de besta ou de mortos pra continuarem desgraçando a vida alheia impunemente.
pior que não ,viu
Por isso nao podemos perder tempo com eles.
Falou tudo❤
Prazer humanidade "personalidade" tem muitos menospreza ou agredir palavras, outros valoriza que vc tem simpatia
Meu filho de 18 anos gritava comigo, me mandava calar a boca, não me ajudava em casa, só jogava vídeo game, e eu a todo tempo conversando, tentando ajudar ele, não aguentei e mandei embora. Minha mãe ao invés de me ajudar, me fez me sentir um monstro, falando que ele era meu filho e que eu sofreria as consequências, me senti muito mal em ouvir o que ouvi depois de tudo que passei. Cortei o contato com meu filho, com minha mãe, estou ainda muito mal, mas não vou permitir ser maltratada por filho e nem por mãe.
O tempo também ensina, as vezes a distância também faz com que sejamos valorizados, até na bíblia tem passagens sobre família, como a de José no Egito ,se dependesse dos seus irmãos estaria morto... Deus tem me ajudado muito no que passo com família...
Seu filho está viciado! Você que comprou o vídeo game? Você deveria ter colocado disciplina. Agora mandar um filho tão jovem embora de casa. Eu achei errado! Mas, você que sabe da sua vida.
Tem pessoas que são tóxicas só com a gente, mas com os demais são super leves... o jeito é a gente ficar na da gente...
Meu pai... muitas vezes é "ignorante" dentro de casa, mas com o povo da rua... nossa, só falta colocar no colo.
E verdade as vezes a respeita e só com uma pessoa.
@@marciodelima5050Meu avô era assim.
Um verdadeiro amor com a vizinhança,mas com a minha avó,tinha amante fez com ela 7 filhos,transformou a vida de todos em um inferno.
@@ivibrussels9999sua avó tentou dialogar? Às vezes ela o magoou e ele cometeu a imbecilidade de arrumar amante ao invés de perguntar o que estava errado
meu marido e minha mãe.
São assim toxicos comigo e qualquer um com quem convive dia a dia dentro de casa. Com os familiares que vivem fora, as amizades e vizinhança são maravilhosos
Eu fui embora pra não morrer, passei dois anos cagando num banheiro que nem tinha teto, dormi no chão e tinha noite que nem tinha o que comer, mas hoje tenho tudo que eu quero. Não é porque é familiar seu significa que é gente legal, infelizmente nem toda família é família então vá atrás de construir a sua própria família, irmão é quem te trata como irmão, mãe é quem te trata como filho e por aí vai
A falta de diálogo decente é que estraga
Verdade.
Eu odeio minha família por causa disso, odeio mesmo!
Livre-se deles e cuide de vc
@@cyntiabl concordo. E o que é pior é que uma certa palavra tão xula se tornou tão natural na boca das pessoas hoje em dia. Não querendo desmerecer o desabafo da pessoa, porque eu entendo a situação. Minha família também não é fácil, parentes idem.
Um dos jeitos que eu aprendi a lidar com meus parentes tóxicos é tratando eles com indiferença... Se me convidam pra ir na casa deles eu não vou, bloqueio em redes sociais não olho status deles nem nada, é a melhor coisa a indiferença com gente sem noção!
Concordo plenamente estou nessa vibe e me sentindo tão bem 😂
Melhor coisa fiz isto também
Precisando fazer isso urgente
Desprezo e silencio...não de satisfaçoes
É uma das sensações mais maravilhosas:deixar essa galera no vácuo e NUNCA ir as festas qdo me chamam kkkk
Me mudei para outro país. Me sentia culpada por ter deixado a familia para trás. Mas só depois que voltei para visitar, foi que percebi como eles faziam mal para o meu psicológico. Infelizmente incluindo filhos e mãe. A mudança me trouxe a paz que eu procurava durante anos.
Exercitem:
1-Começem a praticar o desapego;
2-Limitem o contato;
3-Apliquem a técnica da pedra;
4-Criem uma rede de apoio.
li o comentário sem chegar na parte da pedra kkkkkkk pensei q fosse drog@ ksksksk
Tem uma solidão enorme em ter família tóxica. Como não há conforto dentro da própria casa, vai se fechando em estar sozinho. É difícil ter uma rede de apoio. Muita gente nem acredita no nível de toxicidade da família.
Infelizmente a primeira coisa que vem é a solidão
Exatamente. Eu nāo tenho rede de apoio. Nāo tenho ninguém, só a mim. Estou em paz, mas nāo é nada fácil viver só.
É isso mesmo, tem gente q nem acredita. E difícil ainda é ter rede de apoio.
verdade
Eu sinto exatamente a mesma coisa. A família que vc espera o suporte, nunca terá esse suporte! Meu Deus, que coisa!
Eu me afastei totalmente da minha família. E a minha vida melhorou muito.
As pessoas me julgam por isto, mas eu resolvi não ligar para o que os outros falam.
você saiu de casa?
As pessoas que julgam também são tóxicas. Se afaste tambem
@@erickdoulass não. Eu já tinha minha própria família formada, porém me afastei da minha mãe e irmã. Meu pai já era falecido. A minha mãe sempre foi tóxica e controladora. Ajudou a acabar com um casamento que tive, e tentou fazer o mesmo com o atual. Resolvi dar um basta.
Julgam pois vc mostrou a eles que nao pode ser "adestrado" do jeito deles e vai contra o teatro que criaram. Nao ceda nunca se isso te tras paz de espirito. Aproveite.
Afastamento funciona mais ;) Saiba ser sozinho e fique apenas onde é bom pra vc. Não se obrigue a nada...
Bem isso! Embreve estou morando sozinha!! E ter minha família construí uma família pra mim!!
concordo!
Doeu muito pra mim me afastar, mas hoje agradeço muito a Deus por ter me afastado.
Se afaste, mantenha a distância, não tem porquê ter em redes sociais, mude de pais se possível. Uma pessoa só existe na sua vida se você quiser. Amor não dói
O meu marido foi visitar a família dele simplesmente,eles trataram a gente super mau, achando que a gente queria tirar proveito de alguma coisa deles, fiquei triste arrasada, na minha cabeça eu achava que eles gostavam da gente,ou só do meu marido,eu fiquei muito triste, hoje já se passou quase um ano tô mais conformada com a frieza dessa família, minha família apesar da desunião minha mãe é carinhosa comigo e meu pai fala comigo,o que aquece meu coração, mais deu muito, todos os dias me lembra das palavras da irmã dele já matou minha fome, fiquei chocada porque nunca passei fome na vida
Concordo. "Amor não dói".
Essa frase é linda.
Meu sonho ir pra bem longe mais isso ainda esta distante de acontecer Enquanto isso permaneço no inferno no cativeiro.
Todas as famílias são tóxicas, todas as pessoas são tóxicas....o ser humano não vai bem. Falta amor.
Kkkk mide de país kkkk boa
Verdade, só quem tem uma família tóxica avalia o transtorno que causam.
Uma mãe que amanhece o dia brigando, com insultos, impropérios e maldições;
Irmãos invejosos, briguentos e perseguidores, tios indiferentes, intrometidos e venenosos, tem que haver técnica para lidar.
Essas dadas pelo nosso terapeuta, são perfeitas.
Obrigada 🙏
Nossa achei que só a minha era assim você descreveu a minha também
Quero é morar bem longe, parece q tudo começou por uma mãe que fez destincao entre os filhos, todos se odeiam, meus irmãos me maltratam dês do dia que nasci
A família do meu marido é assim.
Eu não uso técnica nenhuma, por que o mal não está em mim. O melhor remédio é a distância!
Salvo a minha mãe, que é um amor de pessoa, você descreveu minha família direitinho.
Como eu precisava desse vídeo. Mãe é quem te trata como filho, irmão é quem te trata como irmão. Disse tudo. Mãe para te limitar, te desapoiar, te culpar, te massacrar, não é mãe não. E ninguém é obrigado a morrer de amor por isso. Distância, é o melhor que podemos fazer. Nos tratar bem.
Quem tem Deus no coração sempre cultiva nele o perdão
Daniel ela pode ter "narcisismo materno patológico" tenho uma na família é isto mesmo que vc descreve.
ai vem os "sabedores" de plantão e dizem: "como pode vc fazer isso , "mãe é mãe".... E aí vc perde a vida por causa da opinião de gente que sabe nada da sua vida
Nossa igualzinho minha família me afastei de todos
👏👏👏👏👏🥳🥳🥳🥳 iiiiihuuuuu 🙏
Parabéns! Vc se encontrou!
" Você não diminui contato por que não quer perder o conforto"= a lapada seca! 😶
Senti na cara essa.😂😂😂
Bem Isso!!
Você diminui o padrão no início, pra se libertar, e depois é só evolução em todos os sentidos
Eu sou muito desligada da família. Mudei pra outro estado sozinha e por incrível que pareça não sinto falta nesses 5 anos. Não vejo como algo tão ruim. Eu vivo feliz!
Se vc n sente falta é pq eles n te acrescentavam nada de util.
Amigos são a família
Parabéns
E qdo os filhos são tóxicos?
@@cassiabordignon8066Eu tiver que fazer cobrato zero p sempre 2 anos q descobri que é narcisista para munha saude mental e até fisica pois ficava agresivo á ponto de me agredir ñ faz falta p mim antes que pior aconteça tirei da minha vida.
Eu fui estudar no telhado da casa, pois meus irmãos e minha mãe, logo de manhã ligavam o rádio.
Que perturbação, é horrível não ter apoio. Não desista dos estudos.
Meu Deus
Nossa que forte !!!
Uma coisa que aconteceu comigo qdo tive a oportunidade de ter rede de apoio: minha mãe se infiltrou na minha rede de apoio e adivinha? Eu saí como vilã... e não tive base ou apoio de ninguém... fui morar na rua por um tempo... e sempre que ela via eu me erguer, dava um jeito de me prejudicar.
A sociedade tem que parar de romantizar mães.
como foi que sua mae descobriu q vc estava nessas redes ? e por isso que falam q vc precisa se preparar , planejar e SUMIR de perto. Isso nao deveria ter acontecido. Seu computador tem que ser um item "privado" , particular. Coloque senhas em TUDO q vc puder amiga. Se for um casal por ex, onde a mulher tem intencao de se fortificar , e sair de casa ela pode ate acabar morta!
Nossa! Você morou na rua. Que triste!
Essa questão de estudar, passar o dia na biblioteca, passar o final de semana na praça para poder ter paz, o mínimo de paz eu tive que fazer exatamente a mesma coisa. É bom e ruim ao mesmo tempo, pois, vc tem paz, mas vc tem que sair do seu local que era para ser familiar.
Marcos podemos limitar msm eu falo o necessário com a pessoa pois vejo q seu único objetivo é o de me deixar nervosa, mal e até c depressão, gostaria sim de ter minha casa morando sozinha mas, meu fulgo quer q eu.cuide do pai dele pois, se no momento eu ir embora p viver minha vida, vai sobrar pra ele é simples assim, pois ele tem condições p alugar um apto pra mim mas ñ quer cansada de viver cim gente q está sempre doente c n problemas de saúde, pra mim é um calvário 44 anos de Infelicidade e brigas.
Só vou ser feliz qdo for morar sozinha livre, me sinto preza pra fz as coisas da minha casa por q o outro ñ sai p eu.limpar ele ñ tem consciência disso.
Sou muito cobrada por não ir a casa de parentes e muito pouco na casa da família. Mas eu me sinto bem assim, sempre ouço alguém dizer fulano não gosta de você pois adoeceu e vc nem um telefonema deu rsrs....qtas vezes eu precisei de um ombro e ninguém nem lembrou que eu existia.
Vc não tentou dialogar?
@@cyntiabl Várias vezes, ainda consigo me manter perante eles. Mas é algo que vem de antes de mim. Foram criados dessa forma e entre eles tá tudo ok agir desse jeito. Daqui a pouco eles estão bem de novo. Girando a monada.
Eu nesse exato momento indo fazer isso. To saindo de casa nem sei pra onde vou, so pra ter um pouco de paz. Pq to vendo a hora se enlouquecer
Tô aprendendo a viver só, família te põe pra baixo, te fala palavras pesadas que ninguem merece ouvir tem horas que temos que fazer falta ..
Outra coisa que precisamos levar em Conta e tomar cuidado é que, por causa dessa toxicidade a gente se converte em uma pessoa carente afetivamente e acaba se apegando MUITO a qualquer "migalha", num relacionamento amoroso tóxico e abusivo tb e seguindo o msm modelo, pq é a referência de carinho que temos...
Cuidem o emocional e bjs de novo! ❤
Por isso é tão importante estudar sobre o ciclo da violência doméstica
@@niviac6723 Sim! ♡
Perfeito 👏👏 É exatamente dessa forma
Verdade....somos candidatos a sermos carentes de afeto. Isto é muito perigoso.
Providencial a sua colocação.
A tendência a repetir o padrão comportamental que nos foi dado/ ensinado é imensa.
Essa dinâmica psico sócio familiar tóxica, infelizmente é e será a nossa zona de conforto.
Faz-se necessário muita terapia, p/ descaracterizar esse padrão nocivo.
Eu volto neste vídeo toda vez que estou me sentido sem família pra me lembrar de cada um desses passos.
A vida passa rápido de mais pra vivermos infelizes.
Boa dica ❤
Minha família só me trata bem quando precisa de mim. Meus pais idosos, nas suas atitudes, mostram claramente que sou a filha "excluída ". Mas sou a que sempre mais ajudou no que precisam. E a que nunca reclamou. Obrigada, Marcos. Suas orientações são preciosas!❤
Um outro psicólogo uma vez me disse na terapia: "O que a gente não muda, a gente aceita e segue!" Isso me fez notar que estava perdendo meu tempo sofrendo por quem não me amava de verdade!
Não existe como se curar no mesmo lugar que te adoece...😢
Verdade! Foi o que minha psicóloga em disse um dia, e que nem o exemplo de uma planta , não se cresce em lugar onde te adoece
Uma dura realidade, mas necessária de ser vista. Demorei 34 anos pra perceber o que acontece na minha família, me senti como se estivesse dormindo durante todo esse tempo. Doeu, mas estou me reinventando, não quero ser uma eterna vítima.
Eu também @michelesantos8804
Eu também descobri depois dos 30 essa condição tóxica dos meus familiares. Precisamos sair do radar deles e viver nossas vidas da melhor forma possível
Verdade eu com 31 anos descobri como meus pais e irmã são tóxicos, sempre ajudo e não presto, enfim me organizar p sair de casa pois no momento n tenho condições de me mudar
Nossa, eu estou no barco mais estou com 600 mil reais pra ir pra Portugal.. quero ter paz 🕊️
Minha parentela materna apenas me procuram quando precisam de ajuda,mas na hora em que fiquei doente,nenhum deles teve qualquer empatia por mim!!!.
Demorei 39 anos para descobrir as serpentes que são os meus parentes e a maioria deles são evangélicos,imagine se não fossem!!!.
Minha vida melhorou demais depois que abandonei minha mãe.
Minha família tem muita injustiça e hipocrisia! Uns são colocados num pedestal não merecido e outros são menosprezados e julgados com rigor! Acho muito difícil conviver com família!
@Jornadaenigmatica entendo o que você quer dizer só gostaria de ressaltar um detalhe, eu não lambo pessoas rsrsrs apenas espero um reconhecimento justo de minhas qualidades, e isso não ocorre muitas vezes.
Li seu comentário apos ver o vídeo. Vivo essa situação durante anos em minha vida e estou apreendendo que preciso me amar primeiro . É necessário adotar amigos e formar uma família fora da consanguinea.
Nao fique triste ou jamais desacredite de suas qualidades.
Me vi no contexto descrito por voçe e estou começando um processo em minha vida de desapego. Reveja o vídeo mais vezes e acredite que podes ser feliz.
Acontece comigo tbm,minha mãe é boa,mais puxa saco de duas,que não fazem praticamente nada por ela e eu que fico com ela,ela,reclama muito
Entendo muito vc. Parece minha essas palavras.
Eu também passo pela mesma coisa com parentes a minha prima é tratada a Pandeló já eu sou deixada de lado a minha conversa não agrada a eles tive duas frustrações no final de ano de 2022 e no natal de 2023 percebi que aquele ambiente eu estava sobrando agora eu tô indo muito pouco lá o melhor mesmo é praticar o desapego
Depois que me afastei de pessoas tóxicas minha vida melhorou muito ❤❤❤
Para não sentir culpa nós sedemos demais, fomos ensinados a ser bonzinho e a obedecer…
Eu tenho uma família tóxica sem sentimentos
Cedemos
Eu tenho parentes tóxicos sem sentimentos
“Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira” (Liev Tolstói).
Anna Karenina ❤
@@conscienciaexpandida1 sim ✨
Obrigado...
Cara, falando a real, eu estava a poucos passos de desistir de tudo. Pois, para mim, há algum tempo a vida não tem cor. O que me manteve em pé foram os meus cachorros. Eu já não estava legal, vivendo um estado falso de bem-estar. Aí, em um dia estressante, eu mandei a real pro merda que é a pessoa que já não considero mais meu pai a muito tempo... e as coisas só pioraram. O foda é que esse é só um dos problemas que tenho enfrentando, a vidanãotemmais graça, já acertei a maioria das minhas coisas, mas um lado meu já morreu. Mas ouvir alguém que me deu um caminho me fez pensar melhor... Obrigado.
Leia sobre pais narcisistas. deve ser isso. Deus te ilumine e te de forcas para vc encontrar seu caminho. Tente ir morar com alguem por uns tempos, estude muito e encontre um emprego. vai ser dificil mas vai compensar no futuro.
O problema maior é a carência !
A maioria das vitimas de familia toxica e narcisista são pessoas carentes e com dificuldade de fazer amigos e de ter vida própria e independente !!!
Só quem ama os vídeos do marcos vai curtir ❤
Pior parte é quando mandam outros parentes pra te fazer sentir culpada. Minha paz de hoje não troco por nada.
Como assim outros parentes? Colocam os outros parentes contravc?
@@rogerioaraujo5001Isso fazem julgamentos pra fazer a pessoa se sentir culpada
@@julianadalio4479 exatamente isso mesmo. Eles me provocam no silêncio aí quando eu parto pra cima deles o pessoal pensa que eu que sou o errado , me chamam de doido, ,que isso é coisa da minha cabeça e ainda dizem que eu que não presto e ainda querem chamar a polícia pra mim .pode um negócio desses
@@rogerioaraujo5001 o mesmo que o seu estou desse teto? Mais com fé em Deus em setembro agora 1 irei pra bem longe dessa família e cuidar de mim e ser feliz arruma emprego com fé
Minha mãe colocava parentes, amigos e quem ela encontrasse contra mim, tentou e conseguiu me fazer ficar sem falar com minha irmã. Ouvi coisas que não merecia e nunca imaginava 😢
Tive uma mãe tóxica e narcisista, fazia da minha vida um verdadeiro inferno, não desejo ao meu pior inimigo o que passei na mão dela, sai de casa quando me casei e levei um tempo pra me descontaminar de tanta toxidade, e sempre tive em mente, que não queria ser igual a ela.
Tadinha , fica assim não querida, sintto muito pelo inferno que vc passou . Assim como tem filho que presta , tem mãe tbm que não vale nada
minha mãe é assim! ela se faz de santa mas só de estar perto dela eu me sinto muito mal eu tento muito ficar bem com ela mas é mt difícil, agora meu marido tem falado sobre mudar de estado mas eu tenho muito medo de me frustar assim como tem sido minha vida toda
@@carolinemartins1564 se tu te sente mal perto dela, é porque ela é um espírito atrasado , ser atormentados que te pega como alvo . Minha irmã é assim , só ataca pelas costas sem da chance de eu me defender, e quando vem falar comigo ,parece ser um doce de pessoa. Coisa do demônio
Parabéns que legal que vc viu isso ruim nela e saiu de casa conviver com esse povo faz s gente ficar doente 😢
@@Kakamg26 verdade, adoece mesmo
Quando minha mãezinha se for, que é minha única família que tenho, eu vou cortar contato por definitivo com o restante dos parentes tóxicos, todos eles, vai ser um livramento.
Penso de modo igual. Ainda tenho contacto, mas reduzido, com alguns familiares por causa da minha ligação com a minha mãe. E se a sua mãe viver até aos 100 anos?
Aí lasca 😅@@JC-el9hn
Vai ser 100 de sofrencia pelo visto kkkk
Minha familia é tao toxica q implica até com meus estudos p eles deveria tá dando golpes passando por cimas dos outros p se dar bem como o restante da familia sigo estudando pq é isso q vai me tirar de perto deles
Melhor coisa a se fazer, não deixe frequentar sua casa, não frequente a casa deles. E se vivem juntos na mesma casa, caia fora, estresse também mata.
Tô tentando cair fora porque acho que vou morrer. Todo dia e perseguição, piadinhas , ofensas , xingamentos, horrível isso
N SEI onde vc mora. No Brasil bom para arrumar emprego é centro oeste e sul do Brasil. Sai para estrangeiro tem Guiana Francesa, Estados Unidos...
@@animesstories6160 Eu moro no Brasil zona sul de São Paulo.
Alguns da minha familia mora no nordeste. Os que moram proximos a mim cortei vinculos.
Eu me divorciei da minha familia e nao sinto Falta deles . Perdi contato ha 21 anos desde que vim morar fora e nao tenho remorso : a gente faz escolhas pra ser feliz e eu sou feliz sem eles e sem melancia ou polenta . Claudia , Austin Texas
Fiz o mesmo há mais de 30 anos atras, Sai de casa assim que atingi a maioridade exigida pela lei brasileira, mudei de estado e depois sai do Brasil , nao tinha rede de apoio nenhuma, tinha apenas 100 reais no bolso muita vontade de trabalhar e muitos sonhos na cabeca, muitos deles realizei com a graca de Deus e meu trabalho duro e constante. No Inicio depois que estabilizei minha vida ainda retornei para algumas visitas esporádicas , sem contar que ajudei financeiramente ao longo de muitos anos mas vi que a situacao nao tinha melhorado pelo contrario tinha piorado, há 13 anos atras fiz a ultima visita e desde entao cortei contato de vez , como o Senhor Marcos falou, a doenca dos outros nao é minha doenca, e eu gosto é de saúde espiritual , mental e fisica . Digo sempre que as pessoas podem fazer-se amadas ou detestadas, a escolha está nas nossas maos .
Parente é igual a dor de dente!
@@camilaluz7932 tive um chefe que falava isso para eu, pois os parentes dele tambem eram dor de dente kkk
E deixa pra lá não procurarei mais cada um pra si Deus para todos ❤❤❤
Vou fazer o mesmo se Deus quiser 🙏🏻
Depois do falecimento da minha mãe decidi que minha família é meu esposo e filhos,aguentei muito das minhas irmãs e filhas delas que tem a mesma idade que eu,pensaram que eu ia conviver com a maldade deles, bloquei todos, e os irmãos que eu falo é bem raro só o básico mesmo, vivo em paz hoje, antes vivia doente e até problemas na tireoide eu tenho de tanto engolir desaforo de família, hoje me dou o direito de não conviver sem remorso nenhum
Realmente,apartir do momento em que a gente se casa,a família passa a ser nosso esposo e filhos,fato!
@@gabrielaneres8163 sim, mas eu demorei a entender isso, hoje sim eu vivo muito bem
@@alemarinhaassim era eu, vivia doente não tinha ânimo minha saúde era frágil, mas foi só sair daquele lugar que nunca mais fiquei doente o meu ânimo voltou. hoje acordo cedo pra trabalhar coisa que era difícil
😢tô.pasaando por isso 😢
Eu já desapeguei ,foi um livramento!!! Ôh glória!!!! Eu não limitei o contato ,eu cortei o contato!!!!✌️🙏
Oh glória, meu sonho ❤❤❤
Meu sonho
Meu sonho ❤
@@allinesilvaaraujo pra mim foi fácil, moro bem longe em outro estado e não preciso dela ,da pessoa em questão ,pra nada!!!
Eu tambem estou trabalhando pra desapegar . E dificil mas nao impossivel
Estou aprendendo a virar pedra, nem sempre é fácil mas muita coisa melhora com o silêncio e a cara de " está tudo bem", quando eu comecei a fazer percebi que me achava a mais doente mas na verdade entre todos estava a mais sã, adquiri para minha vida o "eu perdôo você por que sei tudo o que vc sofreu", então eu diminuí muito o contato de todas as formas
O desapego é um remédio eficaz!❤🎉
A melhor forma de amar uma pessoa tóxica e se afastando e seguindo em frente.
Vivi nesse ambiente, vazei com 15 anos e cheia de traumas. Segui a vida e hj com 46 anos ainda estou tentando lidar com esse desapego.
Eu tbm ❤❤
Forças a todas nós... 🙌🙌🙌
Se não conseguir uma rede de apoio fica difícil.
@@aninhalima4823 nao tive rede de apoio nenhuma, sai de casa há muitos anos atras literalmente com a cara e a coragem, nao foi facil, nunca será facil, mas consegui gracas a Deus e quando olho para tras vejo que foi a melhor decisao que tomei na minha vida . E do que mais me orgulho é que nesses anos todos tudo que construi foi de forma honesta e honrada , nao sou perfeita, ninguem é, mas meus principios de honestidade e honradez levo comigo sempre .
@@emmalein7212 A minha rede de apoio foi Jesus e minha força de vontade. Venci, estudei e sou servidora com princípios e valores morais preservados.
Doeu e doi ao lembrar das fases, mas superei e vivo longe dessa toxicidade.
Depois de adulta cortei o contato com meus pais tóxicos.....aí as pessoas falam que abandonei afetivamente meus pais......exatamente!abandonei mesmo e estou bem e feliz !!
As pessoas julgam mais ninguém sabe o que você passou. Siga em frente e que você encontre paz e prosperidade. 🙏🍀🌻
as pessoas dão o que elas tem pra dar, dão o que elas podem dar, o que elas dão é fruto da historia de vida delas.
"Agora sou amada, mas quando não era, não significava que não merecesse." - Anne with an E
Eu amo a Annie e também a Jane Eyre, elas são como poços de inspiração ! ❤❤
Anne of Green Gables
Bonito ❤
Eu tive que passar pela perda mais significativa da minha vida pra perceber que eu não tenho uma família tóxica e sim radioativa.
Sinto muito por você ter passado por isso, mais eu ri. Pois a minha é igualzinha
Eu tbm, minha mãe morreu todo mundo se revelou
Eu tambem meu pai, irmão morreu caiu a mascara de todo mundo, todo mundo se revelou, me afastei gracas a Deus, quero nem olhar na cara sinto muito.
Eu vivo dizendo isso. Que minha família nāo é tóxica, é pior, é radioativa. Triste demais
Eu ri do seu comentário mas tem tudo a ver com a minha família ❤😂😮😢
Diminuir o contato na medida do possível....desapegar interiormente ...ser uma pedra...ignorar,não reagir...
Não demonstrar que sentiu...nada de sentir -se afetado, não dar feedbacks
Desapegando, diminuindo o contato, sendo pedra, buscando outra rede de apoio para me nutrir!!! E aqui para aprender a me fortalecer!!! Muito obrigada pela clareza Marcos!!!
Tenho irmãos e tios muito chatos, chatos pra caralho, fico revoltado só de lembrar deles, desfazem dos meus sonhos sempre que podem, são nojentos, escrotos, credo, gente arrogante. Esse vídeo foi ótimo e apareceu para mim na hora certa.
a mãe do meu primo é assim (recuso a chamar de tia)
Como eu queria ter assistido a este vídeo há 20 anos atrás. Não teria sofrido tanto. Tive que aprender a duras penas a me desvincular da relação tóxica dos meus pais para poder não adoecer emocionalmente. Mesmo assim ficaram muitas sequelas. Mas também me considero uma vencedora. Só que até hoje ainda não consegui estabelecer um vínculo afetivo de entrega verdadeira com nenhum parceiro. Tenho um filho muito amado que é fruto de um relacionamento de quase 20 anos de duração, e hoje estou separada. Quando comecei a perceber que meu casamento estava indo no mesmo rumo dos meus pais (exposição a brigas, discussões, ofensas), pensei: não vou repetir esse modelo pro meu filho. Eu não preciso estar casada com alguém para ser feliz. Hoje em dia, separada, sou muito mais leve e feliz, e meu filho não convive com um ambiente tóxico. Acho que ele terá uma inteligência emocional bem melhor que a minha.
É verdade, ter cuidado para não virar toxica também. Eu era toxica, e replicava os padrões. Mas melhorei.
Euu😢 me pego mt vezes tendo o mesmo comportamento
Passei por uma situação parecida com a desse jovem médico. Mas a minha pedra eram meus vizinhos, que me perturbavam até mesmo de madrugada, quando descansava de um dia pesado de estudos. Durante o dia, eu sempre ia para a biblioteca pública, aqui de minha cidade, para evitar que a raiva tomasse conta de minha vida. Hoje sou servidor público e sempre me lembro desse lado sombrio de minha vida. Essas pedras que surgem em nossos caminhos acabam nos dando mais força para alcançar nossos objetivos.
Eu demorei 27 anos pra perceber que minha família é assim. Nunca me motivaram nos meus estudos pra concursos e meu pai um belo dia virou pra mim e me falou "dá um tempo de estudar, vai fazer outras coisas". E eles conseguiram me afastar de uma pessoa que amava muito. Mas talvez tenha que acontecer coisas ruins pra enxergarmos a realidade. E prometi pra mim mesma que nunca mais vou dar esse poder a eles de influenciar minha vida.
Eu tenho uma tia que tem um ódio gratuito de mim, sempre tratei muito bem e tudo mais! Mas não larga do meu pé e fica cuidando da minha vida e jogando meu pai contra mim. Esses dias mandei tomar conta da vida dela e dei block em todas as redes sociais!
Amo seus vídeos!!! Sou uma mulher quebrada por ter tido pais tóxicos e narcisistas. Tenho depressão por causa da maneira que fui tratada pelo meu pai, pelo vitimismo de minha mãe. Fiz escolhas erradas que tiveram sérias consequências, casei para sair de casa e cai nas mãos de um marido tóxico e narcisista. Hoje graças a Deus estou melhor, num segundo casamento feliz e desapegando dos meus pais. Nesses cursos de noivos das Igrejas, deveriam tentar ajudar as pessoas a se identificarem e ver o peso da responsabilidade de gerar filhos. Tem pessoas que não deveriam ser proibidos de colocá-los no mundo 😥😥😥. Arrebentam com a vida de quem nem pediu para nascer.
Fiz a mesma coisa casei cedo meus pais eram iguais aos seus.
TB sou toda perturbada, doente ,autoestima no chão....
Parece a minha história , exceto que nunca mais tive coragem de casar de novo . Horrível
Vivi em um ambiente familiar complicado. Na primeira oportunidade em que consegui um emprego fui embora para nunca mais voltar.
Nasci numa família toxica,sofri minha vida inteira. Minha mãe faleceu, meus irmãos só me desprezavam, mais sou independente financeiramente e não sou obrigada ser humilhada e me afastei. Hoje eu tenho paz me afastei de todos que me humilharam a vida inteira.
As pessoas julgam quando vêem agente desligada e afastada da mãe, família etc .
Eu nem tento explicar mais pq ninguém entende o lado do outro amam julgar,descidi me afastar é priorizar a minha paz de espírito é focar na minha vida ser uma mãe melhor para os meus filhos e dar a eles uma família estruturada , coisa que nunca tive,hj vivo muito bem longe da minha mãe e das minhas irmãs percebi que todos os traumas é a depressão profunda que eu tinha era por conviver com elas,ja fazem 4 anos sem nenhum contato cortei relações mudei pra outra cidade é me sinto muito bem em paz agente não vê que as pessoas nos fazem mal mas quando a ficha cai é um bom passo pra recomeçar ,família não é uma obrigação que vc tem que aguentar tudo aprendi isso é levo essa lição pra vida.
Eu estou estudando para o vestibular de medicina e a minha família me atrapalha mt. Todos os dias é um desgaste emocional q impacta nos meus estudos. MT obrigada de vdd pelos seus vídeos
Eu te entendo tanto....
Eu também, tá tão sufocante
Te entendo demais. Passei por isso lá atrás. Mas te digo uma coisa: nāo desista. Siga em frente. Se tranca no quarto e estude. Vai estudar em biblioteca, casa de amigo, parente, praia, parque, se vira,mas estude. Sua faculdade e sua profissāo é o q vai te tirar desse inferno q vc vive agora. No futuro, vc agradecer a vc mesmo. Lá na frente vc vai ter paz. Passei por isso, hj tenho 46 anos, moro em otro país, tenho minha profissāo e estou livre da família tóxica há 20 anos. Pq estudei, me formei e lutei muito pra sair daquela casa. Faça dos estudos sua fuga e vc vai vencer. Força e garra pra vc.
Vai na bibliotecas da sua cidade. Assim é melhor para estudar
Pais narcisistas nao querem que filhos estudem, progridam na vida pois os querem perto, servindo eles e os fazendo de fantoches, e por isso. Va estudar em outro lugar, vai valer a pena. Eles querem Seguidores obedientes. SO.
Me disseram que eu era ❤ de pedra.
Mas aprendi que tem gente que precisa tanto te manipular que o simples fato de vc fingir que ela não existe e não te atinge é insuportável para ela. Isso é muito gratificante irritar e desestabilizar quem tenta me te atingir.😂
Minha mãe é tóxica, a única filha que ajudou fui eu. Fala mal de mim pra todo mundo 😢😢 até a casa boa que mora fui eu que ajudei, até os móveis
Q triste 😔
sinto muito amiga!! te dou um abraço de longe ❤
A melhor coisa a fazer é afastar-se dela, o mais rápido possível! Urgente.
❤🫒🍁
Minha mãe tb é assim.
Adorei...meu psicológico me encaminhou esse vídeo, pois sofro com família tóxica, narcisista, pessoas hipócritas, tenho uma mãe que nunca me deu amor, e eu a vida toda procurei recompensar essa falta de amor fazendo tudo por ela, para receber aprovação, tenho uma irmã doente, do nada para de falar comigo, com minha mãe, não tem amizade com ninguém, vive de cara feia, e se não concordar com ela, ai vc arrumou uma inimiga, é a pessoa mais errada que eu conheço no mundo, e não aceita está errada, adora julgar as pessoas, e pelos erros que ela tbm comete ...
Hoje aprendi que não sou obrigada a estar perto...e tudo bem..🥰🙏🏻🍀
* dimnuir o contato;
* virar uma pedra,ignorar a pessoa,n demonstrar irritabilidade, ser indiferente;
* criar uma rede de apoio (c pessoas saudáveis) e n virar uma pessoa tóxica.
Dizem que família é a nossa base , eu não tenho base.😢😢
Se eu tiver com problemas mentais, vou procurar um desconhecido na rua assim como já fiz , todos os dias eu peço a Deus pra me livrar. Cada um me destrói de uma forma diferente. Quero viver só, internamente e externamente.
Família nunca foi minha base,passei maior parte da minha vida morando fora e há 22 anos sai do Brasil 🙏e a minha família nunca torceu por mim,são egoístas e interesseiros 🤮 desapego já faço a tempos🙏😂
entendo oque você passa mais estou torcendo por você fica com Deus
abrir mão do conforto é a chave da liberdade! Fiz não me arrependo e recomendo!
Eu também... comecei só com um colchão de solteiro no chão. Hoje tenho minha casa própria e etc. Tudo com o meu esforço, ajuda de psicólogo e de Deus. É tão gratificante, e contato quase zero...
@@elianepulini7645tudo que quero é isso, quase anular o contato. Só preciso arrumar um emprego, eu estou fazendo de tudo pra sair. Eu sei que Deus me vê e uma hora eu vou.
Venho de uma família tóxica, disfuncional... Minha mãe foi uma das pessoas que mais me magoou nessa vida! Depois e muito tempo sofrendo e chorando pela dor de não ter o tratamento e o amor que eu gostaria de ter da minha mãe, eu aprendi a aceitar, aceitar que ela e assim, que eu não posso ficar muito tempo com ela e aprender a amar ela com ela é. Isso me custou muitas lágrimas, mas aprendi! Eu pai foi negligente, foi ausente... Eu tbm aprendi a aceitar e amar o meu pai como ele era, e saber o que esperar dele! Acredito que quando temos famílias assim, devemos trabalhar a nossa cura, a nossa aceitação e usar de exemplo do que não ser....
👏🏻👏🏻👏🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻
Perfeito ❤
Bom dia! As vezes me sinto estranha e parece que só eu passo por isso. Obrigada por partilhar sua experiência. Sinto muito pelo que passou! Desejo que você esteja bem! 🙏🍀🌻.
E o pior é quando vc ver que essa pessoa só é assim com vc , só são tóxicas como vc , então você sabe que elas só gosta de tentar destruir sua vida .
Hoje com 30 anos,tenho depressão e ansiedade fora os outros traumas psicológicos.
Minha mãe e meu irmão são completamente tóxicos.
Meu irmão tem quase 40 anos,um filho e vive com minha mãe desde sempre. Ele
Não estuda e no trabalho não passa de 2 meses. Fuma bebe e é uma péssima pessoa. Mas ele é o filho preferido dela(minha mãe)
Não me orgulho,mas já tentei acabar com minha vida aos 16 anos quando morava com eles ainda. Casei aos 18 meio que para fugir deles. Hoje com 30 tive problemas financeiros e tive que optar a voltar pra casa onde tenho traumas.
Estou tento crises novamente e meus pensamentos negativos voltaram pra minha cabeça.
Eu assistindo seu vídeo me deu forças e pretendo achar um cantinho nem seja bem humilde pq dinheiro nenhum paga a minha saúde mental.
Assim que eu sair nunca mais quero contato pois eles me adoecem e me mostram o pior lado de um ser humano.
Muito obrigada pelo vídeo!
Pois é. E como existem famílias tóxicas. E o pior é que, essa gente tóxica costuma se fazer de vítima, e faz chantagem emocional...
Isso q é o pior
Vídeo incrível! Relações familiares tóxicas e disfuncionais não tem "cura. Temos que nos afastar emocionalmente e depois sair do mesmo ambiente. As vzs até dá pra conviver de forma menos frequente; em outras o vínculo tem que ser cortado mesmo. Espero que um dia eu veja esse comentário e tenha meu lar tranquilo. Somente meu....sem esse ar pesado😢
Nossaaaaa é tão desgastante, frustrante, revoltante , decepcionante , ter família tóxica !
Eu sofri muitooooo durante uns 45 anos, com esta situação…
Graças a Deus e ao meu esforço , há uns 5 anos , aprendi a fazer o que Marcos disse : aprendi a me distanciar , emocionalmente! Isto aliviou um pouco meu sofrimento! E já me sinto mais feliz com esta vitória !
Pois antes , mesmo eu estando longe fisicamente ( na verdade bem longe lmesmo , do outro lado do planeta ) , eu continuava “ perto “ emocionalmente … De vez enquanto tenho “ recaídas “. No entanto , estou lutando para me tornar “ pedra “ … assim não irei mais sofrer com a toxicidade de quem deveria ser a figura do amor , do acnchego, do carinho , acolhimento…
Que bom DonaSandra, eu estou sofrendo aqui com minha família, mais estou com 600 mil no bolso e em setembro estou indo pra Portugal queria mesmo e ter paz me distânciar da famílias🙏🙏
Que palavras sábias! Hoje, sem culpa, permito-me escolher com quem quero conviver. Não tem a ver com “sangue”, tem a ver com pessoas que realmente eu quero ao meu lado. É libertador!! 🦋✨🦋✨
Boa
Qd vejo esses relatos, vejo que não estou só !! Acontece nas melhores e piores famílias ! 😢😢
A história de seu amigo médico me remeteu à minha própria.Passei e superei violência , abusos .. tudo o que sou, é reflexo dos desafios que tive que enfrentar,inclusive, para não ter que acordar nunca com ninguém de cara de merda ao meu lado. Não importa o que fizeram comigo ..importa, o que fiz com o que fizeram comigo. 🎉
👏👏👏👏
Tal e qual a minha mãe. Sabotava os meus estudos e QQ namorado. No dia do exame para entrar na faculdade deu-me tanto na cabeça que faltou 1 milímetro para não a matar! Hoje aos 83 e completamente sozinha só eu lhe dou um monte de apoio e vivo num país longe. O filhinho querido dela não lhe liga a mínima e fica sozinha muito doente , sem comer bem ter quem a leve ao hospital. Está TD em cima das minhas costas
@@ripleysw pensa uma coisa,minha amiga ..cada um dá o que tem . Você é sobrevivente..siga em frente e faça o que puder para alcançar o reino do perdão e a paz merecida
Triste ter que ir embora quando na verdade você gostaria de ficar, mas não dá. Infelizmente o melhor a fazer é afastar para a própria saúde mental.
Força meus amigos que estão passando pelo mesmo que eu.
estou passando pela mesma, tentando tomar coragem pra tomar essas atitudes.. fé pra vc irmão, se cuide.
Nossa...É muito difícil receber ingratidão de familiares que a gente ajudou a vida inteira. 😢
A minha é literalmente um calvário. Eles não me apoiam nem ajudam em NADA. Sempre me diminuindo nas coisas mais simples e como se não bastasse acho eles muito ociosos e inertes, enquanto eu estou sempre perseverando e lutando para conquistar o que quero apesar das dificuldades, enquanto eles são conformistas e querem que eu seja como eles... O meu sonho é me tornar independente e me livrar 100% deles, pois a convivência com eles me adoece mentalmente...
Saia desse ambiente urgentemente
A mesma coisa com os meus pais
Isso é tão sério que se você não tiver cuidado acaba adoecendo. Digo isso por experiência própria. Ganhei uma depressão um avc e um parksonismo. Um detalhe tenho 35 e trato desde dos 30!
Depois que eu levei a sério o ditado: " Meu sangue até pernilongo tem", comecei a entender de psicologia sem ter Diploma de psicologia.
Eu tbm 😅✌🏻🙏🏻🎈❤️
o vídeo que eu precisava. A história do médico parece a minha só que era com minha mãe, hoje sou engenheira civil. Hoje sou muito feliz no meu ap com minha filha.
Já fugi de casa***
Tanta briga aqui que não aguentei e sai.
9 meses ou era um chorando ou outro apanhando...
Meu psicológico não aguentava mais.
Eu fugi e passei fome. Sempre fui odiado por todos da minha família! E aos 77 , continuo fugindo e passando fome, ainda mais agora que não posso trabalhar.
Boa noite, Dr Marcos. Eu já aprendi muito. E melhorei muito! Comecei a praticar o desapego. Eu sofria muito por problemas familiares. Tanto dos meus, quanto do lado dos familiares do meu marido. Eu me doava muito, e recebia migalhas, ingratidão, desconsideração... mas eu mudei a forma de pensar. Tanto sobre mim, como sobre alguns Familiares. E como eu aprendi, e como eu evolui...e depois que eu conheci o seu canal, mudou minha vida! Hoje eu trato na Reciprocidade, e prático o desapego. Não espero mais nada de ninguém! E reduzi drasticamente o contato com alguns familiares e parentes. Depois de ver a toxicidade...
Verdade , o mais ruim é que a gente tem que trabalhar o desapego deles , isso dói , leva tempo pra se libertar, a dependência emocional
Tenho pais maravilhosos,qdo casei meu marido me avisou que a mãe dele é implicante,realmente ela só sabe colocar defeitos em todo mundo,depois de 10 anos de casada eu falei pro meu marido que vou me afastar da mãe dele pq não vou dar espaço para ela me atacar emocionalmente pq ela tem ciúmes da nossa felicidade, parei de ir na casa dela e foi ótimo para minha saúde mental
@@sheylaramos3415 meu Deus isso é grave , esses tipos de coisa atinge o emocional da gente , a parte mais frágil os sentimentos . Não sei pra que isso , deveria zelar pela felicidade do filho , agradecer por fazer o filho dela feliz , mas não
Meu marido pediu para ela me pedir desculpas pelo comentário infeliz que ela fez,que meu marido está com problema sério de coluna,qdo ele era adolescente ,eu nem conhecia ele,mas ele fazia muito esporte, tênis ,peteca etc,depois dos 40 anos deu esse problema de saúde, hoje ele tem 47 anos.A última vez que fui na casa dela em abril,ela disse que o filho dela era sadio antes de casar,eu fiquei tão chateada com esse desrespeito dela que chamei meu marido pra ir embora na hora e não voltei mais lá, meu marido visita ela 2 vezes por semana,mas eu me afastei mesmo,sou uma ótima esposa, ótima filha,não mereço os ataques dessa mulher amarga,ela é viúva e tem uma filha doente por problemas de relacionamento, eu prefiro me afastar,preservou minha saúde mental, meu marido me apoia
@@sheylaramos3415 meu Deus que história. Vc fez certo, o melhor é evitar. Deus lhe dê forças
Quando você não tem como se afastar " fingir que não está escutando" é a melhor opção... Minha mãe, minha tia, infelizmente são assim tem o péssimo hábito de me invalidar desde de que eu me entendo por gente... Verdade muitas vezes precisamos abrir mão de algum " conforto" fazer algum sacrifício... Maravilhoso Vídeo 💕
Minha mãe é assim,,me deixa doente, nunca me viu como filha, sempre me diminui,e me trata como uma inimiga,como se estivesse competindo comigo,e eu só queria uma mãe, é como você ser órfã,,,vou fazer isso que o doutor tá fazendo, muito obrigada ❤
Eu passo isso com minha mãe e com meus irmãos .
Passo por isso
@@janarialopes2255 eu sinto muito,, é muito ruim né
@@renatacris591 sinto muito 💋
Se liberte tenha força e coragem, vc vai ver como se sentirar leve e feliz se dê o valor
Vivi por muitos anos com uma família tóxica, mas eu nunca liguei pra nenhum comentário maldoso , afinal , ninguém paga minhas contas
Eu mudei de pais. Estou tao longe que so vejo pelo Facebook os comentarios de que eu abandonei a familia.... Um dia eu respondi. Eu cresci, fui viver minha vida. E' assim que a natureza faz. Voce nasce, cresce e aprende a voar.
Eu me libertei da minha com 27 anos( no auge com o meu psicólogo e por estar batendo de frente com eles, era chamada de louca) e lá se vão + de 30 anos. Só me procuravam pra resolver problemas... credo.
Hoje tenho 32 anos e demorei muito ooo tempo para entender o qual mal minha família de origem me faz, evito falar o mínimo possível e wvito expor minha vida também, ainda me sinto culpada por isso, porém me sinto mais leve.
Os problemas deles não sai meus e eu não preciso sofre por isso, hoje aprendi a simplesmente ouvir e concorda enquanto estou no telefone me desligo totalmente da conversa, isso foi libertador!
Uma das coisas importantes a serem refletidas por quem está se sentindo "contaminada" por uma familia "tóxica", é a respeito dos padrões que ela também compartilha com aquela família, uma vez que ela não caiu de paraquedas no mundo. A visão de mundo que ela tem perpassa em grande medida a visão de mundo compartilhada por aquela família. É muito comum na prática clínica, por exemplo, pessoas se dirigirem a si mesmas como vítimas de uma família tóxica e, por vezes, até na hora de reagir contra esses padrões, utilizar comportamentos próprios das pessoas de quem reclama. Para uma saúde mental (mesmo que sua família não seja saudável), é crucial que a pessoa se perceba como parte de um sistema do qual ela partilha valores e padrões. Só depois de reconhecer sua própria relatividade e construir comportamentos funcionais, ela pode romper com padrões negativos de sua família, saber se posicionar frente às pessoas, além de ficar livre de reproduzir aqueles padrões comportamentais.
eu tava decidida a tentar ser uma pessoa mais positiva, viver melhor e mais bem humorada, mas aqui em casa parece q é impossível, eu acordo e ja tenho q lidar com estresse. Minha mãe é narcisista e depressiva, n posso discordar e nem fazer o que tenho vontade, tenho sempre q tomar cuidado com o que vou falar, como vou falar e até minha expressão pq se não vou ser tratada como a pior pessoa do mundo se não agradar ela, tenho q atender a tds os caprichos de minha fml, meu irmão mais velho n faz nada pq é o protegido dela enquanto a barra sobra pra mim, ainda tenho q lidar com minha irmã mais nova, sinto como se eu fosse mãe pq a minha empurra tds as responsábilidades de casa pra mim, minha casa é um lixo, vive bagunçada, eu literalmente só não pago conta pq não tenho trabalho. Inclusive quando tive meu primeiro trabalho e meu primeiro salário eu nem pude gastar cmg pq tive q usar td pra comprar comida lá pra casa pq se eu negasse é aql né ia ser o maior monstro q já existiu. Td o que eu queria era poder ir embora e viver minha vida em paz e tranquila sozinha sem olhar pra trás
Estou de mudança e indo para uma cidade bem distante. Meu pai é tóxico demais e não aguento mais ficar próximo dele.
Essa semana ele falou varias barbaridades comigo e eu fiquei calado,pois respeito a figura paterna, mas nao adimiro meu pai.