Gostou? Ouça mais de 100 episódios do BBC Lê nessa playlist: ruclips.net/p/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/cqq9zw3y4kro
@@Jessi-m1w vontade é de socar a pessoa. Ódio desse discurso. .. tá aí um assunto que não é debatido. Não é mesmo!. Pais que oprimem os filhos de forma diabólica. Um ódio sem limites dessas pessoas. 🤮🤮🤮
Minha mulher uma vez disse numa ocasião que eu havia tratado meu pai com muita rispidez. Falei pra ela que se ela soubesse o que ele realmente merece não estaria me falando aquilo. As vezes me dá vontade, no canto mais escuro de mim mesmo, de dar o troco em todas as surras sem sentido. De ele quase quebrar meu braço. É uma luta constante viver com essas lembranças.
A desculpa mais comum é que os pais repetem nos filhos a criação que tiveram. Só que esse ciclo pernicioso precisa parar em algum momento. Eu não acredito em maldição hereditária, mas em repetição de padrão, sim! Não é fácil, mas é possível interromper ciclos de violência.
As vezes é... quando algumas pessoas crescem problemáticas e por causa de traumas tretas famíliares e enfim as pessoas nunca nascem ruins e sim boas e puras só quê... a maldade da geração antiga a corrompe
@@RenanLuca2023 eu nem quis argumentar pq é óbvio, ele está falando um senso comum estúpido e que facilmente percebe-se que não se aplica à situação. Desculpe o termo, mas é isso. Muitos erros dos pais são por querer dar aos filhos o que não tiveram, por exemplo no caso de pais super protetores, ou mesmo no caso de pais autoritários, como falado no começo do vídeo, muitas vezes são pais que entendem que esse tipo de formação será o melhor para os filhos Esse "clichê"
Eu entro na categoria aí com a mãe manipuladora. Até hoje ela exerce um poder grande sobre mim. Ela teve formação precária e é muito inconsciente. Mas desde cedo ela tinha essa questão de me isolar e desmoralizar com a finalidade de manter em casa. Ainda lembro da primeira vez que escutei frases do tipo "filho é pra cuidar dos pais na velhice" ou "filho é pra ser criado no cabo da enxada para não virar cobra e morder depois". O arrependimento de ter parido e comentários sobre como deixou de aproveitar a vida também são clássicos até hoje, como se eu tivesse pedido pra nascer. Bastante perceptível que ela ressente muito não ter controle total. Abri mão de ir para uma cidade melhor em busca de oportunidades para ficar numa cidade de interior perto dela e ainda assim não presto, se o controle não for total você é o "pior inimigo dela", como já ouvi. Ela afasta todo mundo de perto. Não estou dizendo que filho não deve cuidar dos pais depois, mas botar uma pessoa no mundo e tentar isolar o máximo possível pra isso é que é complicado. Se alguém mais tem esse problema e um pouco mais de coragem, é muito verdade o que diz o vídeo, não tente mudar a pessoa, vá embora. Esqueça os papinhos de dominação ideológica de família sagrada e laços de sangue e qualquer metafísica dessa natureza. Nada disso existe, o que existe é a tua vida e ela é muito curta e preciosa pra desperdiçar assim. Eu sei que é difícil muitas vezes, eles podem ser eficazes em te manter psicologicamente cativo, mas faça isso. "Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você." - Sartre
eu também nunca vou entender esse tipo de coisa. Se não queria ter filho por que trepou? Eu não sou pai, mas se um dia eu for, sei que filho é um projeto de vida. Muito longe de um cachorro, que você pega e depois se arrepende e solta, e olha que nem com cachorro se pode fazer isso.
Sinto muito pelo que você passou. ❤️💕 Você tem todo o valor do mundo e você não é o que a sua mãe acha de você. Não é a visão/opinião de uma pessoa que fala assim de você que está certa. Pense nisso. 🙏
O interessante é que você prega para você mesmo no seu comentário. Tome uma atitude! Se você já não mora mais com os país, já tem sua própria vida, corte esse laço. Eu não diria isso se você fosse um jovem dependente dos pais, obviamente. No mais, ponha em prática tudo o que você escreveu dizendo como as coisas devem ser na vida.
Possivelmente sua mãe tem transtorno de personalidade narcisista. É algo bem difícil de lidar e que a sociedade não entende. O pior de tudo é que as vitimas de narcisismo são ainda culpadas pela sociedade, uma vez que é bastante difícil conceber que uma mãe seja capaz de fazer mal para um filho.
Eu tenho lembranças horríveis e sei de cor cada frase dita , eu só tinha 10 anos , realmente as cicatrizes sumiram com o tempo, mas a vergonha, o medo, e essa sensação de não valer nada ficou, cada dia e um dia , meus gatinhos e meu cão são minha cura diária .
Tive problemas semelhantes com pai e mãe, piorado pela doença de meu pai e a morte de meu único irmão. E uso a mesma cura que você: 4 anjinhos peludos. Esses só dão amor.
Eu tenho um pai alcoólatra. Ele fica falando asneira quando bebê. Mas eu comecei a ignorar. Ele não toma vergonha na cara e bêbado ou sã é a mesma coisa. Não muda em nada, é sempre caindo bêbado, fazendo brincadeira idiota e irritar e ficar chamado os outros para absolutamente nada. Mas ele se diz um ótimo pai, e a família concorda. Para a família se não for um abusador físico está ótimo. O mais hipócrita de tudo isso é que quando conviveram com ele surtaram e falaram um monte, mas eu não posso dizer nada (ele ficou quase uma semana sem sair de casa de tanto que falaram), pois é sempre discursos como: "você não sabe o que fala" ou "vai se arrepender no futuro". Sendo que eu nem falo nada demais. Enfim, quando eu vou falar mal de alguma coisa é porque sou ingênua ou coisas assim, mas se for para falar mal de eu, está mais que liberado
@@marinocamara5013 como não é? porque tem muita gente com uma história de vida triste e que são ótimas pessoas. E, por outro lado, tem muito filhinho de papai rico, com uma infãncia perfeita, que cometem crimes hediondos.
Infelizmente vivemos em um tempo onde pessoas que não entendem que pais e mães podem ser tóxicos, narcisistas. Só fui entender isso com 39 anos, graças a Deus por instinto não dei para meus filhos o que recebi. Hoje com 44 anos estou livre, mantenho distância e minha sanidade mental mil vezes melhor.
Meu projenitor abandonou minha mãe ainda grávida, minha mãe sempre foi orgulhosa e trabalhadora, não quis nem sequer exigir uma pensão de direito, me criou e não me deixou faltar nada, uma guerreira!!! Quando eu tinha 8 ela já estava em outro relacionamento aos 10 meu irmão nasceu, na minha pré adolescência meu então padrasto se tornou um dependente químico oq transformou nossa vida em um inferno na terra, minha mãe com tempo foi ficando depressiva e viu no álcool sua valvula de escape, nisso meu irmão, uma criança, crescia em um ambiente tóxico, eu vendo isso tomei uma atitude e comecei cuidando do meu irmão mais novo, sendo a figura paterna pra ele, levando a escola, ensinando, dando conselhos, estando presente nas horas que ele precisou.. enfim com essa experiência eu jurei para min mesmo que serei um ótimo pai, que eu não repetirei os erros dos meus pais. Espero que quando a hora certa chegar eu possa ser está pessoa que almejo..
Você vai ser a pessoa que almeja com certeza. Leia meu relato acima (quase um livro he he) e perceba pontos de tangência entre nossas histórias. Sou pai solteiro de uma menina de 14 anos que escolheu morar comigo aos 5 anos de idade. E hoje, ela diz que a escolha mais significativa da vida dela foi ter me escolhido e ainda diz que se "mil vidas eu vivesse, em mil vidas eu escolheria você como meu pai. Pois prefiro morar debaixo da ponte com você numa barraca de papelão do que viver em um castelo com quem quer que seja." E te confesso que nem em 7 anos de Exército, ouvi um elogio tão lindo e sincero como o da minha filha, mesmo eu sendo um homem sequelado pelas circunstâncias existenciais. Uma vez ela me perguntou, como você sabia como educar a mim especificamente? Eu disse: "eu nunca soube, apenas fui criança um dia (e talvez ainda seja) e, com base nisso, trato você exatamente da forma contrária a que eu fui tratado. De certa forma está sendo fácil, pois você é coisa mais linda que eu produzi (com sua mãe) em quase meio século de vida."
@@CarloQevedo parabéns irmão que vc continue sendo um exemplo pra sua filha, ela te ama muito, que Deus te abençoe e te dê muita saúde pra você cuidar dela! Fico feliz em saber que mais pessoas apesar das experiências ruins na infância usem isto para ser melhores e não alimentar este ciclo vicioso de ódio!
Alguns tentam ser melhor aí são melhores em um aspecto e piores em outros kk nada é perfeito. ( tipo pais q n tiveram amor dos pais aí mimam mt e estragam a criança)
Sinto muito por todos que passaram por abusos físicos e morais, eu também já fui vítima e tenho danos psicológicos por conta disso. Lembro até hoje, tinha 3 aninhos de idade, a primeira surra que levei do meu pai porque eu tinha caído e me ralado no quintal de casa, as desculpas para me bater eram sempre as mesmas, caiu? Leva surra, derrubou algo e quebrou? Leva surra, disse não para algo? Leva surra. Não tinha conversa, ele muito bebia e até hoje bebe, mas nunca associei isso como desculpa, e tinha nojo de quem usava isso como explicação. Minha família sempre foi conivente com o que meu pai fazia e minha mãe uma mulher que até hoje é totalmente dependente dele, ao invés de estudar, ficava comigo dentro de casa, reclamando que a vida está como está por causa que eu nasci, que deixou de fazer o que queria por causa de mim. Isso perdurou por 25 anos, eu ouvindo ela falar atrocidades pra mim, até me chamar de piranha ela me chamava quando queria sair pra correr ou cuidar de mim, mesmo sabendo que tinha meu atual marido hoje. Gente, eu nao falo com eles hoje, não dou informações de minha vida mais, a melhor coisa que você pode fazer por si nesses casos abuso é sair. E se não tiver como cuide de si, não intereja muito, apenas o necessário e vá buscar o que é seu, sua independência. E se for muito jovem busque ajuda profissional e se tiver alguém da familia que possa te ajudar a sair daquele ambiente. Eu, quando criança e na adolescência , não tive essa opção, para mim eu vivia numa prisão, não podia sair e ser feliz porque para essas pessoas felicidade incomoda. Então só sai depois de adulta quando realmente estava tudo certo, e quando saí de casa, nem mesmo um obrigado por tudo eu recebi, apenas uma conversa que mal deixaram eu falar "como se eu não tivesse mais obrigações ali". E desde quando terei obrigações com gente abusiva? Enfim, esses tipos de situações são graves, as vezes minha mente retorna com os episódios de abuso que sofri, ja fui estrangulada, estapeada, levei socos e chutes, da minha mãe a mesma coisa, só que era mais abuso emocional mesmo. Enfim.. cuidem-se. Protejam-se. E pais abusivos não são algo que você deve honrar fielmente, já que eles não te tratam como pais saudáveis tratam seus filhos.
Foi por esse ambiente que passei, carrego traumas até hj.Tenho danos psicológicos severos por causa disso, só vivia doente, tenho uma Anemia Crônica não tratada,sofria perseguição na escola, desenvolvi Tag, sofri e ainda sofro com rejeição porque não consigo me relacionar direito, enfim agora estou passando uma provação imensa, sai do ministério de louvor por problemas de relacionamento e tudo isso veio lá de trás. Agora estou com suspeita de arritmia
Infelizmente não tenho condições financeiras de sair de casa , só se juntar dinheiro, eu passei a minha infância inteira levando surra,tomei minha primeira surra aos 6 meses de idade.
Sou empresario, confiante, sei liderar equipes e dar ordens com confianca. Mas quando falo com meu pai me sinto o simba falando com o scar. Os traumas sao profundos.
Tenta quebrar esse pilar q foi oferecido a vc na infância em forma de "veneração" a ele.. deixa só o respeito.. se puder, inverta essa questão de subjugado a ele para ir a fundo na sua identidade, conhecer seu eu e explorar mais seus desejos.. vida só tem1
@@DominiqueLore meu pai é separado da minha mãe a 7 anos. Ela faleceu recentemente. Ele não foi ao velório dela, eu paguei todos os custos sozinho (quase 100 mil entre velório, imposto de herança meu e dele, custos hospitalares). 2 dias depois da morte dela ele já ligou para os inquilinos dela para eles pagarem o aluguel para ele. Minha mae deixou 2 vgbls para mim e ele está brigando porque diz que tbm tem direito aos vgbls. Quando nos 3 morávamos juntos, ele não pagava nenhuma conta (eu e minha mãe dividiamos os custos), tratava minha mãe como empregada, não tinha nenhum tipo de respeito pelo ambiente (ouvia a música que queria, na altura que queria, comia direto do pote, etc.). A gota d'água foi quando ele traiu minha mãe. Fui enfrentar ele e ele disse para minha mãe que ela teria que escolher entre eu e ele para sair de casa. Ela não queria que nenhum dos dois saísse e um certo dia a gente chegou em casa e ele tinha ido embora. A partir daí eu me coloquei como responsável por cuidar da minha mae Quando eu era pequeno ele me aplicava castigos que só hoje fui entender que eram excessivos. Como trancar uma criança de 4, 5 anos em um quarto e tirar a lâmpada para ela ficar no escuro por horas (eu tinha um potinho para fazer xixi), colocar a criança de baixo do chuveiro gelado com roupa e tudo. Bater na criança até literalmente sair sangue. Isso só é um resumo do tipo de pessoa que meu pai é. Não sei como me tornei uma pessoa que quer fazer o bem aos outros. Sério, eu economizo tudo comigo mesmo mas dou do melhor para os outros, até para desconhecidos. Acho que o trauma é tão grande que eu quero parecer o oposto do meu pai. Obrigado pela sua intenção em ajudar, mas na minha visão não tem como eu ter qualquer tipo de "veneração" por alguém assim. Meu pai me ensinou a ser uma pessoa resistente e boa, mas da forma errada.
@@izzy_q Eu sinto muito pela sua mãe e por td q vc passou do pai perverso.. me desculpe pela palavra errônea.. mas permanece a ideia.. abraça a criança interior q tanto sofreu.. nao permita q ele tenha algum poder nas suas emoções hj.. vc é um guerreiro.. se precisar, busca ajuda com psico.. receba meu abraço😊
@@DominiqueLore hehehe. valeu :) já faz parte da minha vida. É um pouco assustador para quem ouve, mas é a minha realidade e eu estou acostumado. Só é estranho para mim essa questão de ser uma pessoa alegre e confiante com todo mundo e quando vejo meu pai minha atitude muda totalmente e eu pareço um cachorrinho com o rabo entre as pernas. É bem bizarro como o trauma tem um poder tão forte na nossa cabeça.
Quando minha filha ia pro pai, eu sempre dizia que estaria em casa lhe esperando, que qualquer coisa, ela ligasse. Eu achava que estava transmitindo segurança. Mas estava era passando pra ela a minha insegurança. Passei a dizer só tchau e seja feliz.
Devemos nos afastar de pais tóxicos, não quero dizer q devemos desejar o mal, porém não devemos ser obrigados a convivência............ Paz em primeiro lugar.
Sinto muito pelas pessoas que nasceram e cresceram em um lar doente. Minha família é imperfeita, mas a minha infância é o meu local de referência de conforto, segurança e felicidades até hoje. Me lembro da minha infância e sinto o amor e como fui feliz!
E tao dificil seguir esses conselhos, muito mais quando voce ja passa de 30 anos e é filho unico. Esse e meu exemplo. Tenho mais de 30 e ainda moro com a minha mae e ela e uma mulher muito controladora, gosta de ter presenca em quase tudo o que eu faco, mesmo nao tenha nenhuma relacao com ela. Outra coisa bem importante - nao explicada no video - e que os pais toxicos geralmente nao reconhecem seus proprios erros, a culpa e sempre dos outros. A violencia verbal e bem frecuente entre nós e muitas vezes eu sinto uma vontade muito grande de fugir de casa, mais nao tenho onde morar. Tomara que a sorte de uma risada pra mim. To fazendo o que me corresponde pra mudar as coisas, pelo menos pra melhorar como pessoa. Muito obrigado pelo video. Abracos da Venezuela!!!
Continue buscando autoconhecimento, ampliando sua consciência.... É trabalho de formiguinha, mas a mudança vem .. estude constelação familiar, meditação e vai te pondo em prioridade na sua vida ... Deus é dentro de vc e não fora!!
Meu pai é todo o primeiro tipo, o abusador. Só que ele é o abusador psicológico. Sim, violência psicológica é pior do que a física. Parece que ele sente prazer em diminuir a gente só porque ninguém fala nada (por sabedoria, porque ele é violento e se responder, ele vem em cima, só que eu não vou ficar quieto e vai dar morte)... Sobre o 3⁰ tipo, creio que são os pais que cresceram com pais tóxicos abusivos, e protegem os filhos amando eles demais. Claro que é ruim, mas é uma resposta da pessoa que viveu uma coisa péssima e não quer repassar adiante, quer fazer diferente. O SUS deveria ter uma política de planejamento familiar. Estão esperando, ou pretendem reproduzir, terapia deveria ser obrigatória. Pais doentes criam filhos doentes. É triste...
Felipe, não destrua mais sua vida - existem organismos que são incapazes de respeitar - se for possivel só se afaste. Seria complicado para o sistema se todos fossem filhos de pais mentalmente saudáveis - por isso não existem medidas para travar este caos.
O SUS tem programas de planejamento familiar. Fique tranquilo, pois isso já existe. A questão é q o próprio sistema alimenta o procriação de pessoas que nem ratos.
Cheguei por aqui hoje e estou gostando bastante dos áudios referentes ao desenvolvimento humano, psicologia. Sou Terapeuta especialista em adultos com traumas infantis e esses áudios são muito alinhados com o que trabalho em consultório. Um baita material de psicoeducação para poder compartillhar com meus clientes. Parabéns!
Não tenho nenhum afeto pela minha mãe. Faço quase de tudo para não ter que falar com ela, recentemente tive um diagnóstico inicial de síndrome de ansiedade generalizada por uma psiquiatra, e a raiz disso está na infância, pois minha mãe me dava surras por qualquer motivo banal, isso desencadeou um cuidado excessivo por medo de uma punição imediata.
Precisa fazer uma reprogramação mental. Procure vídeos da Louise Hay, Hélio Couto, me ajudou muito. Precisamos nos libertar do passado para viver plenamente.
O terrível disto é encarar que o que está feito está feito. Os anos que o gafanhoto devorou. Não estou sozinho quando digo que fui filho de uma geração assim e depois fui pai de uma geração seguinte onde às vezes ficamos à deriva entre nossos traumas, o respeito aos nossos pais e os traumas que não queremos para nossas crianças. Aprendo com meus filhos a ter relações saudáveis e, de alguma maneira, acho que acertei de vez em quando no meio dessa zona. Individualmente nós fizemos terapias. Já os mais velhos da família...
Cada hora é uma coisa e, no fim, todos erramos, segundo a psicologia. Cada qual tenta fazer o melhor. Lia tanto sobre psicologia, quando tive meus filhos e, agora, vejo que também cometi erros. Acho melhor não ter filhos, assim não erra. Exatamente como diz o comentário aqui, de Roseli Ribeiro: em que planeta vivem os pais ideais?
E o pior que isso gera umas pressão enorme sobre os pais porque eles ficam tentando ser pais "perfeitos" sendo que ainda não sabe sabe qual é o tipo de educação ideal para formar um cidadão, tudo não passa de um experimento.
Dona Sônia, respondendo a sua dúvida e a da sua colega Roseli, pais ideais vivem no planeta terra. Pais ideais são pais inteligentes, pais empáticos. Está cheio de pessoas aí que vivem em famílias em que há saúde psicológica dentro do ambiente familiar, crianças que são criadas com apoio emocional, que tem na figura dos pais uma referência de uma pessoa adulta, responsável e que sabe lidar com os problemas simples e ingênuos que vão aparecer na vida de uma criança e um adolescente Uma pessoa com 40 anos nas costas falar que é difícil lidar com criança é o cúmulo da incompetência, da burrice.
@@99Gara99 Perfeito! Quem está com dúvida se existe pais perfeitos não entendeu nada do que a reportagem fala. Não se trata de perfeição, trata-se de respeitar a criança e o adolescente.
Muitas mães são sabotadoras de filhos. Até quando rapaz está na faculdade as mães falam que o mesmo não vai dão certo e tacam fogo na roupa do rapaz para fazê-lo não estudar. Muitos rapazes em dificuldade financeira, as mães escondem comida e quando comem dão risada dizendo que o filho de outro casal e melhor sucedido do que seu. Só me pergunto como uma pessoa dessas tem filho.
As mães sao agentes principais nos "abusos" emocionais, psicológicos e limitantes. O pai é sempre associado ao abuso físico, mas isso ocorre exporadicamente, enquanto os abusos toxicos da mãe são diários.
Tive sorte de ter bons pais, o único defeito do meu pai é pq ele era alcoólatra e vivi a infância vendo ele chegar bêbado em casa TODOS OS DIAS e discutindo com a minha mãe, mas apesar disso ele nunca foi agressivo, nunca me bateu ou foi opressor, e minha mãe sempre foi perfeita ao meu ver até hj ela é. Não tenho traumas da minha infância, pelo contrário foi a fase da minha vida mas feliz e acho q todo ser humano deveria ter uma boa infância pois eu concordo q isso afeta muito como essa pessoa vai se desenvolver na fase adulta, eu reconheço q nem tudo é criação mas isso tbm influencia e muito no modo de como essa pessoa vai ver e se portar na vida...
Cara, se seu pai era alcóolatra, chegava bêbado em casa todos os dias e discutia com sua mãe, não me parece que você tenha tido "bons pais". O fato de ele não ter agredido sua mãe fisicamente não quer dizer que ele não a tenha agredido psicologicamente (e a você também). Trauma não é uma coisa que a gente, geralmente, aceita que tem de bom grado; é, muitas vezes, uma descoberta dolorosa.
@@lucas-santos33 concordo com você. Mas, aqui vale duas linhas de raciocínio, a priori. A 1° que ele não tenha consciência, do que aconteceu, que aquilo era um tipo de violência. A 2° que ele conseguiu lidar com a situação, apesar da idade, ao ponto de não afeta-lo, o que seria o ideal para todo ser humano que passa por algo que não foi bom. Neste caso, seria aquela história quando dois seres passam pela mesma situação um entra no quarto e chora e outro levanta e vai pra vida.
O meu me espancava. Eu era anulada como pessoa, não tinha direitos, desejos, nada. Nunc tive aniversário, natal, ano novo. Tenho muitos traumas, parece q uma fase da minha vida foi apagada.
@@mellodenise Uma pessoa traumatizada não é necessariamente uma pessoa chorosa, fraca, que não vai pra vida. Trauma é um marco psicológico que faz duas coisas: recalca a situação traumática (por isso, geralmente, a situação traumática e o próprio trauma só é recuperado em terapia e não pela consciência espontânea do indivíduo) e põe pra funcionar um modo de funcionamento da sua psiquê: por exemplo, uma pessoa que é ciumenta em relacionamentos em geral (amizade, amor, etc) e que é assim porque os cuidadores estimulavam competição por afeto. Não necessariamente uma pessoa dessa vai se sentir traumatizada e não necessariamente uma pessoa dessa vai deixar de viver coisas. Mas o trauma está ali funcionando.
@@lucas-santos33 exatamente. Certinho. Por isso que eu falo: deveria ser obrigatório fazer terapia a partir do momento em que entra na escola e sair da terapia quando partir para outro plano. Terapia é pra vida.🧚🏻♀️🙌🏻😊
Que maravilha! Negligência e desqualificação. Piorou minha vida um pouquinho, apenas. Aí depois que a gente some e nem tem vontade de voltar, somos ingratos!
Meus pais são muito tóxicos, no momento não há muito oque eu possa fazer, por morar no mesmo teto que eles aprendi a lidar com os comentários maldosos e o desrespeito direcionado a minha pessoa, já teve épocas em que me matava de chorar por situações em que eles me manipulavam e me faziam sentir culpada por erro deles, mas eu percebo que agora que eu tenho confiança e amor próprio, não importa oque eles falem ou façam , não vão conseguir me afetar como antes. Não duvidem de vocês mesmos, jogue com as peças que tem e aproveitem a vida.
Sofrir isso com uma mãe compulsiva, emocionalmente desequilibrada, narcisista e egocêntrica. Triturou minha auto estima, amor próprio e auto confiança. Meu pai era omisso e alcoólatra se entregou a própria sorte. Tive enormes dificuldafes de me relacionar com o sexo oposto e desconfiava e me sentia inferior a todo mundo. Fiz terapia muitos anos. Melhorei mais restaram resquícios. Cuidei da minha mãe até sua morte. Não por amor mais por dever com quem me pariu.
Tenho 24 anos e sou virgem. Tenho uma auto estima baixa, e acho q parte disso vem da minha criaçao. Pensamentos suicidas sao constantes.. remedios nao ajudam
Nunca tive abuso sexual de meu pai. Creio que nenhumas das minhas irmãs. Não tivemos problemas de bebida em casa. Mas faltou amor. Faltou conversa! Faltou abraço ! E para todos os filhos. Mas com os de fora ( filhos de outros) tinham essa atenção . Eu invertia. Me aproximava demais das moças que trabalhavam em casa. ( Minha mãe foi uma mulher frente de seu tempo) trabalhou a vida inteira . Sempre gostei de criança e prometi a mim mesma que não sufocaria meus filhos, mas todos os dias tinham abraços e beijos, e tinham a mim como amiga e mãe ( era cansativo, tive 04 filhos) mas valeu a pena. Quanto a meus pais, morreram, lógico que temos história para contar. Mas a sensação que tenho, é que minha mãe amava muito meu pai. Os filhos eram parte do processo. Minha mãe teve dois casamento, sou filha mais velha do 2. Amiga dos meus irmãos mais velhos, mas nunca de meus pais. Já minhas irmãs conseguiram mais aproximação com " eles" pois eu cobrava. Mas nunca pedi para mim. Isso seria uma conquista, e creio que eles não sabiam como amar seus filhos. Há !! Diferença era grande de idade. Quando nasci minha mãe tinha 38 anos ..e depois teve mais duas meninas. Lógico que sobrevivi, mas com certeza que faria ...ou tentaria fazer diferente . Se " errei, foi tentando acertar" ...❤
vc descreveu minha família, faltou isso tudo, amor, conversa, abraços, hoje vivo uma relação difícil perto minha mãe, ela é bem complicada, n consigo me sentir bem com ela, n tenho afinidade nenhuma, meu pai n faz diferença, pq n fala e faz nada, mas faltou conversas, abraços, e mt coisa nesse tempo todo de relação de filhos e pai...
Eu fui muito agredido durante a infância, quando eu paro mesmo pra refletir. Eu nunca fui tratado muito bem pela minha mãe e a minha avó. Elas faziam o básico, que era me dar um teto e um abraço aqui ou ali. E ainda se achavam por fazer isso. Mas, na maioria das vezes, eu tinha que me ajoelhar no chão de castigo por simplesmente não querer contar sobre meu dia. Minha memória nunca foi boa, mas lembro como se fosse ontem da minha mãe falando que me odeia, que eu sou uma pessoa ruim, que eu sou igualzinho aos meus parentes paternos, que eu sempre estrago tudo e tal. É muito difícil lidar com a minha mãe, porque ela fica nervosa com qualquer coisa (coisas caindo por acidente, o fato de eu simplesmente falar com ela), ela nunca aceita que tá errada, afinal, "ela que sabe, ela é a mãe." Esse tipo de coisa me destruiu por dentro. Ela realmente tenta me destruir, me ameaça dizendo que uma hora ela vai se matar, que é pra eu sair de casa e que "tem uma hierarquia entre nós" pra depois vir querendo carinho quando eu não falo com ela por muito tempo ou quando ela consegue me quebrar e me fazer chorar. Ela é única pessoa até hoje que me deixa tão fraco e vulnerável assim. Isso piorou muito a minha relação social, já que eu sempre fui o excluído da escola, sofria bastante bullying e preconceito da galera e ter uma mãe que diz que te odeia não ajuda muito. Ela sempre fez tratamento de silêncio comigo e já me mandou pros infernos e todos os lugares ruins pra alguém estar. Detalhe que eu nunca falo isso pra ela, sempre tento manter a calma e ser a voz da razão, raros são os momentos que ela consegue ser tão insuportável que me faz responder alguma coisa negativa. E quando ISSO acontece, ela vira todo o jogo, dizendo pra eu "me enxergar" e que eu tenho uma laia ruim. Fazer esse tipo de coisa com crianças não é o melhor jeito de criar uma pessoa. Ela sempre estragou o meu psicológico, me xingava todos os dias praticamente, até hoje. Provavelmente foi daí que eu desenvolvi uma ansiedade absurda e uma péssima autoestima. Acabou que hoje meu afeto por ela diminuiu bastante e qualquer oportunidade que eu tiver de me afastar dela eu vou agarrar com tudo.
Nossa eu hoje em dia não iria me vingar por ter 21 anos mas se eu vivisse o quê você fala as pessoas quê fizessem esse mal para mim iriam ter o quê merecem e sofrer em dobro, você tem quantos anos? Uns 13 anos?
Fuja dessa casa o mais rápido possível não fica se humilhando para uma pessoa insana! Onde você mora qual cidade?? 😢 Fiquei chocada com seu comentário! Não entendi porque você ainda está nesse inferno! Você é adulto??
Tudo que tento fazer não consigo concluir, pois ainda internamente acredito no que muito ouvi da minha mãe " você não sabe fazer nada". Não consigo sozinha me libertar disso.
Minha infância foi uma prova de fogo... uma mãe controladora tirana e ao mesmo tempo parecia bipolar... tinha medo de tudo passava dias deitada doente falava em suicídio e as vezes ia para beira do rio para pular. Desistia cortava uma vara e batia em mim e nos irmãos corríamos nas acertava muitas varadas porque carregava meu irmão menor... eu tinha uns 7 anos... parece que deu tudo errado na minha vida...só parece... deu certo. Agora cuido dela acamada há anos. Ainda é controladora possessiva mas deseja viver... não tenho mágoa nem ressentimento... apesar de tudo tinha amor assim como o dos bichos...visceral instintivo. Cuido dela como filha...estou em paz!
Sinto muitíssimo que pequenos seres em desenvolvimento cresçam em lares desarmônicos . Sinto enormemente . Se algum de nós aqui presente fosse o último a sofrer as torturas mentais, morais e psicológicas nas mãos do pai ou mãe ou ambos , nosso sofrimento seria compensador . Afinal algum de nós aqui foi o último e ninguém mais sofrera’ .Espero q um dia seja assim !
meus pais eram controladores, até hoje depois de casada tentam sutilmente me controlar, e sinto sim muita dificuldade até hoje de tomar rumo na vida, mesmo sabendo que eu posso é como se eu precisasse muito esperar algum tipo de guia ou autorização mesmo que não seja deles. é muito estranho...
O meu da mesma forma, mesmo casada ele que mandar na minha casa, horário que saio, durmo etc Estou tomando as rédeas da minha vida e não aviso, não respondo as vezes ignoro! E ele faz uma tremenda fuxicalhada dentro da família acerca da minha pessoa, no início 😢sofri demais, pois ele denegria minha imagem, hoje levanto a cabeça e ignoro.
Essa é a questão. "Depois de casada". Ngm precisa ser casado pra parar de ser controlado pelos pais. Ser casada não é o pressuposto pra parar de ser controlada pelos pais. Sou solteira e eles não me controlam pq eu cortei isso, e não preciso passar a ser posse de homem pra deixar se der controlada por eles. Quem me controla sou eu, e não preciso de homem pra transferir o controle deles.
Minha mãe foi tóxica para mim. Mas, reconheço que ela na minha criação e a de meus irmãos, querendo acertar. Achava que a criação adequada era aquela. Errou na minha formação querendo o melhor dela.
Se vc está repetindo o ciclo de pais tóxicos faça terapia. Ajuda muito e é uma priva de que vc quer fazer diferente com seus filhos e curar a sua infância.
Pobres crianças vítimas de qualquer tipo de criação violenta e pais assim. Eu estou agora fazendo um exercício mental , porque tenho uma cabeça boa, vinda de meu Pai bondoso amoroso e fiel. Se constitue em simplesmente em imaginar me pegando em sua mão: E quando a minha mão pegar na sua mão, peço te que se eu aperta las nas minhas, me desculpe pois não é minha intenção de fazer mas por não aprender essa emoção fico nervosa apertando as minhas mãos junto com as suas. E para me fazer sentir bem no quanto sou capaz, lembro me das coisas delicadas que aprendi a amar e cuidar ao longo do tempo, e tendo certeza de seu amor e cuidado assim eu sei que possivelmente também o farei .
Meus pais foram negligentes (ausentes), controladores (minha mãe n quer q eu me relacione quando estou prestes a sair de casa, mas quando não estou namorando fica perguntando quando vou começar a namorar) Al disto, minha mãe faz chantagem emocional.
Nossa eu realmente amo minhas duas filhas , mas eu sou mãe sozinha , muito difícil realmente hoje em uma vida que tudo depende de muita dedicação para que conseguimos algo de dignidade!
Também sou mãe solteira. É pedreira. Se não posso mudar o pensamento machista no Brasil, pelo menos já oriento a minha filha a não cair nessa. Ficou grávida? Já vai cercando o pai pra assumir a parada e se encarregar da criança. Nada de mãe guerreira ou de aceitar a guarda exclusiva e automática do filho só porque a sociedade quer.
E como sempre falo nem todos os pais sao motivo de orgulho mas cada pessoa sabe oq passou em sua familia e nao podemos simplesmente apontar o dedo e dizer da uma segunda chance etc.
4 características: 1- pais negligentes e permissivos cria adultos tiranos e sem empatia, 2-pais abusivos e violentos, física ou moralmente, 3-pais manipuladores, mais em mães com filhas, 4- pais controladores, não permite tomar decisões, tentativa de evitar frustração
08:56 Achei muito útil o seguinte pensamento: Perca a ilusão que conseguirá mudar pais tóxicos! Também considerei bem importantes as outras dicas para lidar com pais abusivos, em especial a de reaprender o significado do amor...
É simples: Amarás a teu próximo como a ti mesmo. Não faca para seu filho ou seus pais o que você nao quer para você. Mais amor, empatia, respeito e zero violência física e verbal.
Não é tão simples. "Um genitor ruim não é necessariamente uma pessoa má: tem muita mãe ou pai que é extremamente bom e que por amor, sem querer, também é tóxico." Está em 1:02 .
@@ricardomarcalé sim pais que espancam, surram, corroem a auto estima infantil e adulta com palavras de menosprezo é humilhação são pessoas muito ruins e merecem colher o que plantam. Ser pai e mãe não transforma ninguém em pessoa boa. Isso é pura fantasia.
Esse tema é muito interessante!!! Me interesso porque sou mãe de uma menina maravilhosa que está com 13anos e quero sempre me colocar de forma confiável, sólida e confortável pra ela e também me interesso pois, claro... Sou filha, irmã mais velha com 5 irmãos, sendo que tive nós,os 3 mais velhos tivemos uma educação completamente diferente do que estão tendo /tiveram os 3 mais novos, (a caçula tem 18anos) e é assustador, pois não reconheço a minha mãe, na mãe que é educou meus irmãos. Ela foi extremamente permissiva e com isso, criou meus irmãos fracos, despreocupados, irresponsáveis, inseguros... Um exemplo, um dia meu irmão com 25 anos estava indo para uma outra cidade de moto... E na hora de trocar de pista, ele se perdeu... Pegou a pista e errada e ligou pra minha mãe, CHORANDO... PORQUE HAVIA SE PERDIDO!!!! Eu que moro com a minha filha fora do Brasil, sem nenhum familiar, fiquei Horrorizada com a situação e com a minha mãe, me contando a situação e rindo, pois pra ela aquilo era engraçado e até fofo. Eu só fiquei pensando... Meu Deus, ele é um Homem e não tem a menor maturidade ou senso de sobrevivência nem numa situação tão simples... Acho muito triste!
Meu pai teve uma criação muito rigida e cresci com a falta de comunicação principalmente de sentimentos e minha mãe e meu irmão mais velho são narcisistas.
Sou filho de uma relação familiar desestruturada e de um padastro abusador de uma mãe tóxica e ainda hoje aos 44 anos carrego os traumas, a dor e depressão dessa vida sofrida. Hoje só tenho vontade de morrer e de me matar!
Rogério, há muitos anos li um livro chamado"Vampiros emocionais" acho que ele me ajudou a lidar com minha mãe narcisista, irmãos tóxicos passivos ( eles sempre a viram me insultar e nunca me defenderam, mesmo ela estando errada). Voltei a ler e tem me ajudado inclusive no trabalho.Vamos sempre encontrar essas pessoas em todos os lugares e precisamos aprender a conviver ou manter um afastamento saudável porque muitas não mudaram e não mudarão internamente.Essa mudança deve partir de nós, os empáticos. Pessoas tóxicas são como vampiros: elas jogam seu lixo emocional no bode expiatório(que é a mordida do morcego pra conseguir o suprimento :sangue), quando liberam suas frustrações, inveja , baixa estima, quando seguem com os abusos emocionais, com desmoralização e invalidação, elas se "saciam" e depois voltam renovados para os outros como se nada tivesse acontecido.É o script! Por isso peça a Deus que coloque anjos na sua vida e se nao conseguir sozinho ou se ficar pesado, procure ajuda profissuinal, faça Ho Oponopono, Reiki ou outra terapia alternativa que vai te ajudar muito. Outra coisa,construa um cantinho com a sua cara , o seu jeito,com as coisas que te faz senyor bem, com o que faz te conectar com sua essência...Um lugar o onde vc pode recarregar suas energias..E valorize os seus talentos e habilidades, faça coisas novas, diferentes... Não se ache melhor do que ninguém, mas tambem não aceite NINGUÉM se achar melhor do que você! Paz e luz😊
Leia o livro: amorosidade a cura do abandono. Ele mudou minha vida, espero que te ajude também. Morrer não vai passar sua dor, só vai aumentá-la, pois o espírito é eterno e você sofrerá ainda mais.
Acredito que fui um péssimo pai , me dói 😢 fui um pouco do que recebi, não posso mudar + , então prefirir me afastar... Difícil dar amor , quando vc nunca teve .
Sempre há tempo de mudar. Peça perdão aos seus filhos, e se esforce pra se aproximar deles, sem cometer os erros do passado. Acredite, isso fará bem a eles e a vc mesmo. Muita paz.
Acho interessante que há essa cobrança sobre os pais na criação dos filhos, mas quem prepara esses indivíduos para exercerem a função mais importante na nossa sociedade? Não oferecemos o mínimo de suporte a eles e depois ainda os condenamos quando não fazem um bom trabalho. Esse papo de criar filhos na base da "intuição" já se provou babalela há tempos, mas continuamos insistindo nisso.
Antes de perguntar "quem ensina os pais a educarem os filhos", pergunte-se: "quem é que os obriga a gerarem filhos frutos de um cio, de uma obsessão por atritarem as genitálias?"
Hum🤔 talvez tenha que rever algumas posturas, está falando de você mesmo?!? Enfim, acredito que as pessoas precisem ter alguma orientação no que a convivência, mas o Amor está acima de tudo! Quando a gente recebe um ser é Amor e não instinto que nos orienta ao cuidado, isto são coisas de animais e os animais sabem muito melhor que nós a cuidar de suas crias com amor e carinho ❤
@@esencialab732 Ou talvez você esteja misturando ideais (as coisas como gostaríamos que fossem) com realidade (as coisas como elas são). Se você andar pelas ruas e conversar com as pessoas (dependendo da bolha de proteção social), fatalmente descobrirá que a maioria esmagadora não veio ao mundo como resultado de um planejamento consciente e racional, mas surgiu como resultado de um atrito de genitálias no qual o pai queria aliviar sua tesão e a mãe percebeu que era uma boa maneira de cativar o infeliz por umas duas décadas ao menos. Ou seja, seus filhos vieram ao mundo na mera condição de instrumento para satisfazer desejos animais alheios (a cópula dos pais) e entraram involuntariamente nesse verdadeiro "Esquema de Ponzi" que é a sociedade humana. Inclusive o próprio Nietzsche (Assim falava Zaratustra) já sugeria que uma mãe, por exemplo, não ama o filho objetivamente, mas "ama" a própria imagem refletida em sua prole, no que ele chamaria de "amor egoísta", ainda que determinado biologicamente. Ou seja, é um amor egoísta baseado na autossatisfação da mãe ao ver sua descendência e legado sendo perpetuados. Ele argumentava que a mãe vê a criança como uma extensão de si mesma, como uma continuação de sua existência e, portanto, ama a prole por causa dessa relação." Ou seja, segundo ele, uma canalhice travestida de altruísmo. Isso se tornaria "instintivamente justificável" ao empaná-lo com o vocábulo "amor"?
@@CarloQevedoBoa! E acrescento: Gente ruim JAMAIS deveria fazer filhos, mas infelizmente encontra os distraídos/as distraídas que caem nos laços deste tipo de gente, ou ainda, encontra gente igual a eles pra se juntar, e o estrago tá feito. Quando alguém é bom, os filhos serão bem tratados, quando alguém é ruim, só traz ao mundo mais vítimas inocentes de suas maldades, simples.
Esse assunto que você tocou, eu acho interessante. Eu acho que deveria ter uma espécie de formação para os pais. Tem pai que acha que é só cagar o filho no mundo e o mundo ou as ruas vão cuidar dele.
Verdade. Mas o foda é exigir isso numa país pobre e desigual. Talvez num dia que o Brasil vire tipo uma Dinamarca ou Suécia em questão de bem estar social.. Vai levar tempo
@@eduardobolzan1 concordo também. É que eu fico penando na dificuldade que é, por exemplo, em se adotar uma criança. Os caras querem saber de tudo sobre você, com o que você trabalha, se o ambiente é propício, se você vai dar uma boa educação. Aí fico afirmando dentro de mim que não há motivo pá ser diferente com as outras pessoas com as outras família.
Sugestão: fazer uma reprogramação mental. Procure vídeos da Louise Hay, Hélio Couto, Dr. Lair Ribeiro, ajuda muito. Precisamos nos libertar do passado para viver plenamente. Boa sorte a todos.
Gostaria de saber qual o modelo de criação de uma criança, os psicólogos se baseiam para termos adultos saudáveis psicologicamente,prontos para criarem suas futuras gerações.? Desde já agradeço a atenção.❤
A vida é o parabrisa que esta a nossa frente o passado deve ser so aquele pequeno retrovisor e o erro de nossos pais devem ser os nossos acertos as informações sao bem claras de como ser um bom humano em todos os aspectos assim então nada de crises.
Meu pai foi uma mistura de abusivo manipulador e controlador sendo o ultimo mais forte. Minha mãe passiva fazia tudo o que ele queria. Ele afastou os parentes e meus amigos. O poder econômico estava na mão dele. Não deixa sair pra trabalhar. Me casei saí de casa mas sofri muito por não estar preparada pra vida. Depois que me casei meus pais não quiseram mais saber de mim. Procurei psicólogos me ajudaram mas até hoje tenho muita insegurança e baixa autoestima.
Atentar contra a segurança física e moral de alguém é crime. Se você sofre ou já sofreu qualquer abuso denuncie. Ninguém pode atentar contra a sua segurança física, marido não pode, mulher não pode, irmão não pode e muito menos seu pai ou sua mãe. Não estou falando de um simples tapa, ou uma chinelada dada em um momento de stress por parte de pai e mãe, estou falando de surras sistemáticas, bater em crianças é crime, não pode. Esse tempo acabou, hoje não pode bater em mulher, em animal e não pode bater em crianças. Se alguém partir para cima de você com força bruta para te bater você vai aceitar? Não vai, certo? Se marido bater em mulher, se vizinho bater em um cachorro, pois a mesma coisa vale para a criança. Se você souber denuncie, e criança/adolescente se você puder procure uma delegacia. Não aceite agressão por parte de ninguém inclusive por parte de pai e mãe. Não tem conversa, atentar contra a integridade física de outro ser é crime.
Se hoje ainda falo com meus pais é pq preciso deles a partir do momento em que eu não precisar mais deles eles serão tirados da minha vida, pq eles me causam muitos danos emocionais e se quer conseguem entender que estam errados e são incapazes de se desculpar, simplesmente cansei de tentar, só não dá mais.
Estuda constelação familiar, meditação, autoconhecimento... tem técnica para conseguir estar longe deles e conseguir dentro ter paz , se ficarmos presos na culpa .. a distância não resolve o sofrimento.... Tem q perdoar , ressignificar e vida nova q segue.....
estou assistindo o vídeo para não me tornar um pai tóxico,pois não cresci com meus pais ,acabei crescendo na rua e na casa de pessoas q não tinham a obrigação de me cuidar,vejo hoje q tenho muito problemas devido a essa deficiência na minha formação como adulto e quero melhor
Depois dos meus 50 anos onde perdi minha esposa a 2 anos e 10 meses tomei vergonha e agora mesmo sentindo vou seguir o resto que ainda tenho pra viver nunca mas irei deixar eles me machucar
Que bom q estão falando de um tema tão polêmico. A grande maioria das pessoas nao acreditam nesses tipos de pais... so aqueles q tiveram o desprazer de ter pais tóxicos entendem. Existe uma idealizaram q mães são seres maravilhosos. Infelizmente tenho uma mãe narcisista e só vim descobrir o q era isso depois de bem mais velha. Quando criança apanhei muito por achar q era adotada, mas olho p tras e hoje sei q era a forma de eu qd crianca definir a diferenca de tratamento entre eu e meu irmao. Ele o filho dourado e eu o bode expiatório. Pelo amor de Deus falem mais de Mães Narcisistas !!!!!!! Vcs nao sabem a dor q é ser criada por uma pessoa q parece q tem ódio e nao amor de mãe!
Pessoas tóxicas não merecem amor e compreensão, porque não entendem estas coisas, pois não as praticam. Certos ensinamentos devem ser colocados em perspectiva, não são tão absolutos como pretendem que sejam.
@@neidonalinda a compaixão e o amor pode ajudá-los, mas o maior beneficiado é o indivíduo. Estou falando sobre maneiras de nos libertar das cargas de magoa e rancor, e assim sermos felizes. Eu também não entendia isso, mas cada pessoa tem o seu tempo, seu processo
Existem pessoas ruins nesse mundo e infelizmente elas também tem filhos. Perdoar não significa conviver e nem amar. Pais abusivos colhem o que plantam, porque seria diferente com eles?
Minha mãe foi a pessoa mais tóxica do mundo com a qual eu convivi. Penso que meus irmãos se tornaram alcoólatras por causa do excesso de autoritarismo de minha mãe.
Gostou? Ouça mais de 100 episódios do BBC Lê nessa playlist: ruclips.net/p/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/cqq9zw3y4kro
E ainda tem gente que diz "não confie em quem destrata pai ou mãe", quem diz isso cresceu num lar ideal, não conhece outra realidade
Sim. Pessoas sem empatia alguma. Dizem "mãe é mãe", "pai é pai". Dá vontade de mandar a pessoa tomar naquele lugar.
@@Jessi-m1w vontade é de socar a pessoa.
Ódio desse discurso. .. tá aí um assunto que não é debatido.
Não é mesmo!.
Pais que oprimem os filhos de forma diabólica.
Um ódio sem limites dessas pessoas.
🤮🤮🤮
Honrar pai e mãe devia ser via de mão dupla.
EXATAMENTE 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Minha mulher uma vez disse numa ocasião que eu havia tratado meu pai com muita rispidez. Falei pra ela que se ela soubesse o que ele realmente merece não estaria me falando aquilo. As vezes me dá vontade, no canto mais escuro de mim mesmo, de dar o troco em todas as surras sem sentido. De ele quase quebrar meu braço. É uma luta constante viver com essas lembranças.
A desculpa mais comum é que os pais repetem nos filhos a criação que tiveram. Só que esse ciclo pernicioso precisa parar em algum momento. Eu não acredito em maldição hereditária, mas em repetição de padrão, sim! Não é fácil, mas é possível interromper ciclos de violência.
Isso não é exatamente verdade não. Pare e pense.
As vezes é... quando algumas pessoas crescem problemáticas e por causa de traumas tretas famíliares e enfim as pessoas nunca nascem ruins e sim boas e puras só quê... a maldade da geração antiga a corrompe
@@99Gara99 cadê o contra-argumento? A reflexão já foi feita, cidadão.
Eu e minha irmã rompemos o ciclo: escolhemos não ter filhos.
@@RenanLuca2023 eu nem quis argumentar pq é óbvio, ele está falando um senso comum estúpido e que facilmente percebe-se que não se aplica à situação. Desculpe o termo, mas é isso.
Muitos erros dos pais são por querer dar aos filhos o que não tiveram, por exemplo no caso de pais super protetores, ou mesmo no caso de pais autoritários, como falado no começo do vídeo, muitas vezes são pais que entendem que esse tipo de formação será o melhor para os filhos
Esse "clichê"
Criar filho é um grande desafio, é preciso maturidade.
Muitos não estão preparados.
Oq é um grande desafio é ser filho de pais tóxicos.
Algumas pessoas não deveriam ter filhos
A maioria. Jogam suas frustrações em cima dos filhos
@@danigui8573Muitas não deveriam ter filhos. O conselho tutelar, pediatras, professores, varas de família e da infância e da juventude que o digam...
@@danigui8573 quase ninguém parece preparado...
3:30 1. Pais abusivos
4:49 2. Pais manipuladores (abuso emocional)
5:37 3. Pais controladores
6:59 4. Pais negligentes
Obrigada!
Eu entro na categoria aí com a mãe manipuladora. Até hoje ela exerce um poder grande sobre mim. Ela teve formação precária e é muito inconsciente. Mas desde cedo ela tinha essa questão de me isolar e desmoralizar com a finalidade de manter em casa. Ainda lembro da primeira vez que escutei frases do tipo "filho é pra cuidar dos pais na velhice" ou "filho é pra ser criado no cabo da enxada para não virar cobra e morder depois". O arrependimento de ter parido e comentários sobre como deixou de aproveitar a vida também são clássicos até hoje, como se eu tivesse pedido pra nascer. Bastante perceptível que ela ressente muito não ter controle total. Abri mão de ir para uma cidade melhor em busca de oportunidades para ficar numa cidade de interior perto dela e ainda assim não presto, se o controle não for total você é o "pior inimigo dela", como já ouvi. Ela afasta todo mundo de perto. Não estou dizendo que filho não deve cuidar dos pais depois, mas botar uma pessoa no mundo e tentar isolar o máximo possível pra isso é que é complicado. Se alguém mais tem esse problema e um pouco mais de coragem, é muito verdade o que diz o vídeo, não tente mudar a pessoa, vá embora. Esqueça os papinhos de dominação ideológica de família sagrada e laços de sangue e qualquer metafísica dessa natureza. Nada disso existe, o que existe é a tua vida e ela é muito curta e preciosa pra desperdiçar assim. Eu sei que é difícil muitas vezes, eles podem ser eficazes em te manter psicologicamente cativo, mas faça isso. "Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você." - Sartre
eu também nunca vou entender esse tipo de coisa. Se não queria ter filho por que trepou? Eu não sou pai, mas se um dia eu for, sei que filho é um projeto de vida. Muito longe de um cachorro, que você pega e depois se arrepende e solta, e olha que nem com cachorro se pode fazer isso.
Concordo com você. Só consegui ser curada de todo trauma com Jesus.
Sinto muito pelo que você passou. ❤️💕 Você tem todo o valor do mundo e você não é o que a sua mãe acha de você. Não é a visão/opinião de uma pessoa que fala assim de você que está certa. Pense nisso. 🙏
O interessante é que você prega para você mesmo no seu comentário. Tome uma atitude! Se você já não mora mais com os país, já tem sua própria vida, corte esse laço. Eu não diria isso se você fosse um jovem dependente dos pais, obviamente. No mais, ponha em prática tudo o que você escreveu dizendo como as coisas devem ser na vida.
Possivelmente sua mãe tem transtorno de personalidade narcisista. É algo bem difícil de lidar e que a sociedade não entende. O pior de tudo é que as vitimas de narcisismo são ainda culpadas pela sociedade, uma vez que é bastante difícil conceber que uma mãe seja capaz de fazer mal para um filho.
Eu tenho lembranças horríveis e sei de cor cada frase dita , eu só tinha 10 anos , realmente as cicatrizes sumiram com o tempo, mas a vergonha, o medo, e essa sensação de não valer nada ficou, cada dia e um dia , meus gatinhos e meu cão são minha cura diária .
Quem não valia nada eram seus pais, desculpe
Tive problemas semelhantes com pai e mãe, piorado pela doença de meu pai e a morte de meu único irmão. E uso a mesma cura que você: 4 anjinhos peludos. Esses só dão amor.
Eu tenho um pai alcoólatra. Ele fica falando asneira quando bebê.
Mas eu comecei a ignorar. Ele não toma vergonha na cara e bêbado ou sã é a mesma coisa. Não muda em nada, é sempre caindo bêbado, fazendo brincadeira idiota e irritar e ficar chamado os outros para absolutamente nada. Mas ele se diz um ótimo pai, e a família concorda. Para a família se não for um abusador físico está ótimo. O mais hipócrita de tudo isso é que quando conviveram com ele surtaram e falaram um monte, mas eu não posso dizer nada (ele ficou quase uma semana sem sair de casa de tanto que falaram), pois é sempre discursos como: "você não sabe o que fala" ou "vai se arrepender no futuro". Sendo que eu nem falo nada demais. Enfim, quando eu vou falar mal de alguma coisa é porque sou ingênua ou coisas assim, mas se for para falar mal de eu, está mais que liberado
@@99Gara99 bom msm pedir desculpas. Vc não sabe a história deles. Como foi a criação deles por exemplo… ninguém é tóxico pq quer
@@marinocamara5013 como não é? porque tem muita gente com uma história de vida triste e que são ótimas pessoas. E, por outro lado, tem muito filhinho de papai rico, com uma infãncia perfeita, que cometem crimes hediondos.
Infelizmente vivemos em um tempo onde pessoas que não entendem que pais e mães podem ser tóxicos, narcisistas.
Só fui entender isso com 39 anos, graças a Deus por instinto não dei para meus filhos o que recebi.
Hoje com 44 anos estou livre, mantenho distância e minha sanidade mental mil vezes melhor.
Tem razão
Filhos também podem ser tóxicos e narcisistas.
@@famberna sim,todos...
Meu projenitor abandonou minha mãe ainda grávida, minha mãe sempre foi orgulhosa e trabalhadora, não quis nem sequer exigir uma pensão de direito, me criou e não me deixou faltar nada, uma guerreira!!! Quando eu tinha 8 ela já estava em outro relacionamento aos 10 meu irmão nasceu, na minha pré adolescência meu então padrasto se tornou um dependente químico oq transformou nossa vida em um inferno na terra, minha mãe com tempo foi ficando depressiva e viu no álcool sua valvula de escape, nisso meu irmão, uma criança, crescia em um ambiente tóxico, eu vendo isso tomei uma atitude e comecei cuidando do meu irmão mais novo, sendo a figura paterna pra ele, levando a escola, ensinando, dando conselhos, estando presente nas horas que ele precisou.. enfim com essa experiência eu jurei para min mesmo que serei um ótimo pai, que eu não repetirei os erros dos meus pais. Espero que quando a hora certa chegar eu possa ser está pessoa que almejo..
Você vai ser a pessoa que almeja com certeza.
Leia meu relato acima (quase um livro he he) e perceba pontos de tangência entre nossas histórias.
Sou pai solteiro de uma menina de 14 anos que escolheu morar comigo aos 5 anos de idade.
E hoje, ela diz que a escolha mais significativa da vida dela foi ter me escolhido e ainda diz que se "mil vidas eu vivesse, em mil vidas eu escolheria você como meu pai. Pois prefiro morar debaixo da ponte com você numa barraca de papelão do que viver em um castelo com quem quer que seja."
E te confesso que nem em 7 anos de Exército, ouvi um elogio tão lindo e sincero como o da minha filha, mesmo eu sendo um homem sequelado pelas circunstâncias existenciais.
Uma vez ela me perguntou, como você sabia como educar a mim especificamente?
Eu disse: "eu nunca soube, apenas fui criança um dia (e talvez ainda seja) e, com base nisso, trato você exatamente da forma contrária a que eu fui tratado. De certa forma está sendo fácil, pois você é coisa mais linda que eu produzi (com sua mãe) em quase meio século de vida."
@@CarloQevedo parabéns irmão que vc continue sendo um exemplo pra sua filha, ela te ama muito, que Deus te abençoe e te dê muita saúde pra você cuidar dela!
Fico feliz em saber que mais pessoas apesar das experiências ruins na infância usem isto para ser melhores e não alimentar este ciclo vicioso de ódio!
É ótimo que você está disposto a quebrar o ciclo! Eu faria o mesmo se tivesse filhos... ❤
kkkkkkkk vai la miqueinha boa sorte na sociedade moderna de ter uma familia normal..kkkk
Você já é uma excelente pessoa
Um bom antídoto é ser um pai ou uma mãe melhores do que os seus foram.
Alguns tentam ser melhor aí são melhores em um aspecto e piores em outros kk nada é perfeito. ( tipo pais q n tiveram amor dos pais aí mimam mt e estragam a criança)
Sinto muito por todos que passaram por abusos físicos e morais, eu também já fui vítima e tenho danos psicológicos por conta disso. Lembro até hoje, tinha 3 aninhos de idade, a primeira surra que levei do meu pai porque eu tinha caído e me ralado no quintal de casa, as desculpas para me bater eram sempre as mesmas, caiu? Leva surra, derrubou algo e quebrou? Leva surra, disse não para algo? Leva surra. Não tinha conversa, ele muito bebia e até hoje bebe, mas nunca associei isso como desculpa, e tinha nojo de quem usava isso como explicação. Minha família sempre foi conivente com o que meu pai fazia e minha mãe uma mulher que até hoje é totalmente dependente dele, ao invés de estudar, ficava comigo dentro de casa, reclamando que a vida está como está por causa que eu nasci, que deixou de fazer o que queria por causa de mim. Isso perdurou por 25 anos, eu ouvindo ela falar atrocidades pra mim, até me chamar de piranha ela me chamava quando queria sair pra correr ou cuidar de mim, mesmo sabendo que tinha meu atual marido hoje. Gente, eu nao falo com eles hoje, não dou informações de minha vida mais, a melhor coisa que você pode fazer por si nesses casos abuso é sair. E se não tiver como cuide de si, não intereja muito, apenas o necessário e vá buscar o que é seu, sua independência. E se for muito jovem busque ajuda profissional e se tiver alguém da familia que possa te ajudar a sair daquele ambiente. Eu, quando criança e na adolescência , não tive essa opção, para mim eu vivia numa prisão, não podia sair e ser feliz porque para essas pessoas felicidade incomoda. Então só sai depois de adulta quando realmente estava tudo certo, e quando saí de casa, nem mesmo um obrigado por tudo eu recebi, apenas uma conversa que mal deixaram eu falar "como se eu não tivesse mais obrigações ali". E desde quando terei obrigações com gente abusiva? Enfim, esses tipos de situações são graves, as vezes minha mente retorna com os episódios de abuso que sofri, ja fui estrangulada, estapeada, levei socos e chutes, da minha mãe a mesma coisa, só que era mais abuso emocional mesmo. Enfim.. cuidem-se. Protejam-se. E pais abusivos não são algo que você deve honrar fielmente, já que eles não te tratam como pais saudáveis tratam seus filhos.
Difícil ao extremo, lhe desejo sorte.
Muito triste sua história. Recomendo fazer terapia com um terapeuta da TRG,vai te ajudar muito a superar esse trauma.
Foi por esse ambiente que passei, carrego traumas até hj.Tenho danos psicológicos severos por causa disso, só vivia doente, tenho uma Anemia Crônica não tratada,sofria perseguição na escola, desenvolvi Tag, sofri e ainda sofro com rejeição porque não consigo me relacionar direito, enfim agora estou passando uma provação imensa, sai do ministério de louvor por problemas de relacionamento e tudo isso veio lá de trás. Agora estou com suspeita de arritmia
Infelizmente não tenho condições financeiras de sair de casa , só se juntar dinheiro, eu passei a minha infância inteira levando surra,tomei minha primeira surra aos 6 meses de idade.
Eu vou encerrar o ciclo por aqui, não vou ser mãe
Sou empresario, confiante, sei liderar equipes e dar ordens com confianca. Mas quando falo com meu pai me sinto o simba falando com o scar.
Os traumas sao profundos.
Que curioso, né, até parece uma outra personalidade, imprescindível para manter sua vida, desta forma ou nada!
Tenta quebrar esse pilar q foi oferecido a vc na infância em forma de "veneração" a ele.. deixa só o respeito.. se puder, inverta essa questão de subjugado a ele para ir a fundo na sua identidade, conhecer seu eu e explorar mais seus desejos.. vida só tem1
@@DominiqueLore meu pai é separado da minha mãe a 7 anos. Ela faleceu recentemente. Ele não foi ao velório dela, eu paguei todos os custos sozinho (quase 100 mil entre velório, imposto de herança meu e dele, custos hospitalares). 2 dias depois da morte dela ele já ligou para os inquilinos dela para eles pagarem o aluguel para ele. Minha mae deixou 2 vgbls para mim e ele está brigando porque diz que tbm tem direito aos vgbls.
Quando nos 3 morávamos juntos, ele não pagava nenhuma conta (eu e minha mãe dividiamos os custos), tratava minha mãe como empregada, não tinha nenhum tipo de respeito pelo ambiente (ouvia a música que queria, na altura que queria, comia direto do pote, etc.). A gota d'água foi quando ele traiu minha mãe. Fui enfrentar ele e ele disse para minha mãe que ela teria que escolher entre eu e ele para sair de casa. Ela não queria que nenhum dos dois saísse e um certo dia a gente chegou em casa e ele tinha ido embora. A partir daí eu me coloquei como responsável por cuidar da minha mae
Quando eu era pequeno ele me aplicava castigos que só hoje fui entender que eram excessivos. Como trancar uma criança de 4, 5 anos em um quarto e tirar a lâmpada para ela ficar no escuro por horas (eu tinha um potinho para fazer xixi), colocar a criança de baixo do chuveiro gelado com roupa e tudo. Bater na criança até literalmente sair sangue.
Isso só é um resumo do tipo de pessoa que meu pai é.
Não sei como me tornei uma pessoa que quer fazer o bem aos outros. Sério, eu economizo tudo comigo mesmo mas dou do melhor para os outros, até para desconhecidos. Acho que o trauma é tão grande que eu quero parecer o oposto do meu pai.
Obrigado pela sua intenção em ajudar, mas na minha visão não tem como eu ter qualquer tipo de "veneração" por alguém assim. Meu pai me ensinou a ser uma pessoa resistente e boa, mas da forma errada.
@@izzy_q Eu sinto muito pela sua mãe e por td q vc passou do pai perverso.. me desculpe pela palavra errônea.. mas permanece a ideia.. abraça a criança interior q tanto sofreu.. nao permita q ele tenha algum poder nas suas emoções hj.. vc é um guerreiro.. se precisar, busca ajuda com psico.. receba meu abraço😊
@@DominiqueLore hehehe. valeu :)
já faz parte da minha vida. É um pouco assustador para quem ouve, mas é a minha realidade e eu estou acostumado.
Só é estranho para mim essa questão de ser uma pessoa alegre e confiante com todo mundo e quando vejo meu pai minha atitude muda totalmente e eu pareço um cachorrinho com o rabo entre as pernas.
É bem bizarro como o trauma tem um poder tão forte na nossa cabeça.
Quando minha filha ia pro pai, eu sempre dizia que estaria em casa lhe esperando, que qualquer coisa, ela ligasse. Eu achava que estava transmitindo segurança. Mas estava era passando pra ela a minha insegurança. Passei a dizer só tchau e seja feliz.
Acontece tb com mães que não querem que os filhos vivam a vida deles pois suportaram casamentos maus e substituíram o filho pelo marido .
Devemos nos afastar de pais tóxicos, não quero dizer q devemos desejar o mal, porém não devemos ser obrigados a convivência............ Paz em primeiro lugar.
Muitas vezes os filhos são tóxicos, virou moda chamar os pais de tóxicos
Sinto muito pelas pessoas que nasceram e cresceram em um lar doente.
Minha família é imperfeita, mas a minha infância é o meu local de referência de conforto, segurança e felicidades até hoje.
Me lembro da minha infância e sinto o amor e como fui feliz!
E tao dificil seguir esses conselhos, muito mais quando voce ja passa de 30 anos e é filho unico. Esse e meu exemplo. Tenho mais de 30 e ainda moro com a minha mae e ela e uma mulher muito controladora, gosta de ter presenca em quase tudo o que eu faco, mesmo nao tenha nenhuma relacao com ela. Outra coisa bem importante - nao explicada no video - e que os pais toxicos geralmente nao reconhecem seus proprios erros, a culpa e sempre dos outros. A violencia verbal e bem frecuente entre nós e muitas vezes eu sinto uma vontade muito grande de fugir de casa, mais nao tenho onde morar. Tomara que a sorte de uma risada pra mim. To fazendo o que me corresponde pra mudar as coisas, pelo menos pra melhorar como pessoa. Muito obrigado pelo video. Abracos da Venezuela!!!
Começa a cuidar de você, do seu corpo, da sua mente, estude pra tentar uma renda melhor que te permita ter independência.
Continue buscando autoconhecimento, ampliando sua consciência.... É trabalho de formiguinha, mas a mudança vem .. estude constelação familiar, meditação e vai te pondo em prioridade na sua vida ... Deus é dentro de vc e não fora!!
Não conta com a sorte - se estrutura, às escondidas, para se libertar - dinheiro e psicanálise de qualidade são 2 chaves de liberdade.
Não tem essa de sorte não, vai atrás de emprego sua independência e vaza
😢
Meu pai é todo o primeiro tipo, o abusador. Só que ele é o abusador psicológico. Sim, violência psicológica é pior do que a física. Parece que ele sente prazer em diminuir a gente só porque ninguém fala nada (por sabedoria, porque ele é violento e se responder, ele vem em cima, só que eu não vou ficar quieto e vai dar morte)... Sobre o 3⁰ tipo, creio que são os pais que cresceram com pais tóxicos abusivos, e protegem os filhos amando eles demais. Claro que é ruim, mas é uma resposta da pessoa que viveu uma coisa péssima e não quer repassar adiante, quer fazer diferente. O SUS deveria ter uma política de planejamento familiar. Estão esperando, ou pretendem reproduzir, terapia deveria ser obrigatória. Pais doentes criam filhos doentes. É triste...
Felipe, não destrua mais sua vida - existem organismos que são incapazes de respeitar - se for possivel só se afaste.
Seria complicado para o sistema se todos fossem filhos de pais mentalmente saudáveis - por isso não existem medidas para travar este caos.
@@Tata-jx8xs O SUS tá aí pra isso. É uma questão de saúde pública! Hehehehehehe' Mas eu não quero saber dessa gente perto de mim. Já sou distante.
É verdade eu sou aquela que ama demais proteje de mais . Enfim todos OS casos Sao complicados
O SUS tem programas de planejamento familiar. Fique tranquilo, pois isso já existe. A questão é q o próprio sistema alimenta o procriação de pessoas que nem ratos.
@@SLP.5932Sério que o SUS faz isso ?
Cheguei por aqui hoje e estou gostando bastante dos áudios referentes ao desenvolvimento humano, psicologia. Sou Terapeuta especialista em adultos com traumas infantis e esses áudios são muito alinhados com o que trabalho em consultório. Um baita material de psicoeducação para poder compartillhar com meus clientes. Parabéns!
Não tenho nenhum afeto pela minha mãe. Faço quase de tudo para não ter que falar com ela, recentemente tive um diagnóstico inicial de síndrome de ansiedade generalizada por uma psiquiatra, e a raiz disso está na infância, pois minha mãe me dava surras por qualquer motivo banal, isso desencadeou um cuidado excessivo por medo de uma punição imediata.
Eu lamento muito por você. Espero que você melhore.
Deus muitas vezes nos põe provas em que não entendemos, mas tudo tem um sentido.
Espero que você fique bem, você não está sozinho. 🙏
@@netasilva_Deus não tem nada haver com isso, Ele jamais faria uma criança sofrer na mão de um adulto doente. Para de falar besteira
Compreendo perfeitamente você.
Precisa fazer uma reprogramação mental. Procure vídeos da Louise Hay, Hélio Couto, me ajudou muito.
Precisamos nos libertar do passado para viver plenamente.
Excelente reportagem!! Realista e atemporal!! Só quem vive com esses pais é que sabe, incluindo os narcisistas também!!
Gente, antes de comentar, bora escutar a matéria?
Ótima matéria! 👏🏼🙂
Sabedoria e harmonia aos pais e filhos do mundo inteiro. 🙌🏼🙏
Muito eu! Mãe tóxica. Menosprezo,chantagem mocional,desqualificação,etc.
1. Pais Abusivos.
2. Pais Manipuladores..
3. Pais Controladores…
4. Pais Negligentes….
Deus me FREE desse combo..❤❤
De coraçao,o trabalho de vcs é muito bom,uma das melhores rede de noticias.Obg pelas valiosas informações!
Muito obrigada!!
O terrível disto é encarar que o que está feito está feito. Os anos que o gafanhoto devorou. Não estou sozinho quando digo que fui filho de uma geração assim e depois fui pai de uma geração seguinte onde às vezes ficamos à deriva entre nossos traumas, o respeito aos nossos pais e os traumas que não queremos para nossas crianças. Aprendo com meus filhos a ter relações saudáveis e, de alguma maneira, acho que acertei de vez em quando no meio dessa zona. Individualmente nós fizemos terapias. Já os mais velhos da família...
Comentário nota mil.
Cada hora é uma coisa e, no fim, todos erramos, segundo a psicologia. Cada qual tenta fazer o melhor. Lia tanto sobre psicologia, quando tive meus filhos e, agora, vejo que também cometi erros. Acho melhor não ter filhos, assim não erra. Exatamente como diz o comentário aqui, de Roseli Ribeiro: em que planeta vivem os pais ideais?
E o pior que isso gera umas pressão enorme sobre os pais porque eles ficam tentando ser pais "perfeitos" sendo que ainda não sabe sabe qual é o tipo de educação ideal para formar um cidadão, tudo não passa de um experimento.
Dona Sônia, respondendo a sua dúvida e a da sua colega Roseli, pais ideais vivem no planeta terra.
Pais ideais são pais inteligentes, pais empáticos.
Está cheio de pessoas aí que vivem em famílias em que há saúde psicológica dentro do ambiente familiar, crianças que são criadas com apoio emocional, que tem na figura dos pais uma referência de uma pessoa adulta, responsável e que sabe lidar com os problemas simples e ingênuos que vão aparecer na vida de uma criança e um adolescente
Uma pessoa com 40 anos nas costas falar que é difícil lidar com criança é o cúmulo da incompetência, da burrice.
@@danielasilvanas9750 exatamente, que bom que você entendeu o que eu disse, obrigada pela empatia e compreensão
@@99Gara99 Perfeito! Quem está com dúvida se existe pais perfeitos não entendeu nada do que a reportagem fala. Não se trata de perfeição, trata-se de respeitar a criança e o adolescente.
Mesmo que pais errem. Tem níveis de quando passa do limite e gera um nivel de toxidade
Excelente vídeo! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Ser pai e mãe não é fácil, tudo que vier a agregar a formação de bons pais é muito bem vindo.
Ser pai e mãe é facílimo. Oq não é fácil é ser filho de pais tóxicos.
Muitas mães são sabotadoras de filhos. Até quando rapaz está na faculdade as mães falam que o mesmo não vai dão certo e tacam fogo na roupa do rapaz para fazê-lo não estudar.
Muitos rapazes em dificuldade financeira, as mães escondem comida e quando comem dão risada dizendo que o filho de outro casal e melhor sucedido do que seu.
Só me pergunto como uma pessoa dessas tem filho.
Meu filho escolheu sua carreira de engenharia mecânica por gostar da profissão. Eu dou conselhos para que segue o caminho certo com honestidade.
O abuso moral também deixa muitas marcas
As mães sao agentes principais nos "abusos" emocionais, psicológicos e limitantes. O pai é sempre associado ao abuso físico, mas isso ocorre exporadicamente, enquanto os abusos toxicos da mãe são diários.
Verdade, esse mito de mãe só máscara do que elas são capazes, mães narcisistas perversas são demônios.
Tive sorte de ter bons pais, o único defeito do meu pai é pq ele era alcoólatra e vivi a infância vendo ele chegar bêbado em casa TODOS OS DIAS e discutindo com a minha mãe, mas apesar disso ele nunca foi agressivo, nunca me bateu ou foi opressor, e minha mãe sempre foi perfeita ao meu ver até hj ela é. Não tenho traumas da minha infância, pelo contrário foi a fase da minha vida mas feliz e acho q todo ser humano deveria ter uma boa infância pois eu concordo q isso afeta muito como essa pessoa vai se desenvolver na fase adulta, eu reconheço q nem tudo é criação mas isso tbm influencia e muito no modo de como essa pessoa vai ver e se portar na vida...
Cara, se seu pai era alcóolatra, chegava bêbado em casa todos os dias e discutia com sua mãe, não me parece que você tenha tido "bons pais". O fato de ele não ter agredido sua mãe fisicamente não quer dizer que ele não a tenha agredido psicologicamente (e a você também). Trauma não é uma coisa que a gente, geralmente, aceita que tem de bom grado; é, muitas vezes, uma descoberta dolorosa.
@@lucas-santos33 concordo com você.
Mas, aqui vale duas linhas de raciocínio, a priori. A 1° que ele não tenha consciência, do que aconteceu, que aquilo era um tipo de violência. A 2° que ele conseguiu lidar com a situação, apesar da idade, ao ponto de não afeta-lo, o que seria o ideal para todo ser humano que passa por algo que não foi bom.
Neste caso, seria aquela história quando dois seres passam pela mesma situação um entra no quarto e chora e outro levanta e vai pra vida.
O meu me espancava. Eu era anulada como pessoa, não tinha direitos, desejos, nada. Nunc tive aniversário, natal, ano novo. Tenho muitos traumas, parece q uma fase da minha vida foi apagada.
@@mellodenise Uma pessoa traumatizada não é necessariamente uma pessoa chorosa, fraca, que não vai pra vida. Trauma é um marco psicológico que faz duas coisas: recalca a situação traumática (por isso, geralmente, a situação traumática e o próprio trauma só é recuperado em terapia e não pela consciência espontânea do indivíduo) e põe pra funcionar um modo de funcionamento da sua psiquê: por exemplo, uma pessoa que é ciumenta em relacionamentos em geral (amizade, amor, etc) e que é assim porque os cuidadores estimulavam competição por afeto. Não necessariamente uma pessoa dessa vai se sentir traumatizada e não necessariamente uma pessoa dessa vai deixar de viver coisas. Mas o trauma está ali funcionando.
@@lucas-santos33 exatamente. Certinho.
Por isso que eu falo: deveria ser obrigatório fazer terapia a partir do momento em que entra na escola e sair da terapia quando partir para outro plano. Terapia é pra vida.🧚🏻♀️🙌🏻😊
Que maravilha! Negligência e desqualificação. Piorou minha vida um pouquinho, apenas. Aí depois que a gente some e nem tem vontade de voltar, somos ingratos!
Meus pais são muito tóxicos, no momento não há muito oque eu possa fazer, por morar no mesmo teto que eles aprendi a lidar com os comentários maldosos e o desrespeito direcionado a minha pessoa, já teve épocas em que me matava de chorar por situações em que eles me manipulavam e me faziam sentir culpada por erro deles, mas eu percebo que agora que eu tenho confiança e amor próprio, não importa oque eles falem ou façam , não vão conseguir me afetar como antes. Não duvidem de vocês mesmos, jogue com as peças que tem e aproveitem a vida.
Sofrir isso com uma mãe compulsiva, emocionalmente desequilibrada, narcisista e egocêntrica. Triturou minha auto estima, amor próprio e auto confiança. Meu pai era omisso e alcoólatra se entregou a própria sorte. Tive enormes dificuldafes de me relacionar com o sexo oposto e desconfiava e me sentia inferior a todo mundo. Fiz terapia muitos anos. Melhorei mais restaram resquícios. Cuidei da minha mãe até sua morte. Não por amor mais por dever com quem me pariu.
Tenho 24 anos e sou virgem. Tenho uma auto estima baixa, e acho q parte disso vem da minha criaçao. Pensamentos suicidas sao constantes.. remedios nao ajudam
@@yougotnojams6784 seja forte. Se possivel faça terapia.
@@yougotnojams6784se possível faça terapia com um terapeuta da TRG.
Nunca tive abuso sexual de meu pai. Creio que nenhumas das minhas irmãs. Não tivemos problemas de bebida em casa. Mas faltou amor. Faltou conversa! Faltou abraço ! E para todos os filhos. Mas com os de fora ( filhos de outros) tinham essa atenção . Eu invertia. Me aproximava demais das moças que trabalhavam em casa. ( Minha mãe foi uma mulher frente de seu tempo) trabalhou a vida inteira . Sempre gostei de criança e prometi a mim mesma que não sufocaria meus filhos, mas todos os dias tinham abraços e beijos, e tinham a mim como amiga e mãe ( era cansativo, tive 04 filhos) mas valeu a pena. Quanto a meus pais, morreram, lógico que temos história para contar. Mas a sensação que tenho, é que minha mãe amava muito meu pai. Os filhos eram parte do processo. Minha mãe teve dois casamento, sou filha mais velha do 2. Amiga dos meus irmãos mais velhos, mas nunca de meus pais. Já minhas irmãs conseguiram mais aproximação com " eles" pois eu cobrava. Mas nunca pedi para mim. Isso seria uma conquista, e creio que eles não sabiam como amar seus filhos. Há !! Diferença era grande de idade. Quando nasci minha mãe tinha 38 anos ..e depois teve mais duas meninas. Lógico que sobrevivi, mas com certeza que faria ...ou tentaria fazer diferente . Se " errei, foi tentando acertar" ...❤
vc descreveu minha família, faltou isso tudo, amor, conversa, abraços, hoje vivo uma relação difícil perto minha mãe, ela é bem complicada, n consigo me sentir bem com ela, n tenho afinidade nenhuma, meu pai n faz diferença, pq n fala e faz nada, mas faltou conversas, abraços, e mt coisa nesse tempo todo de relação de filhos e pai...
Eu fui muito agredido durante a infância, quando eu paro mesmo pra refletir.
Eu nunca fui tratado muito bem pela minha mãe e a minha avó.
Elas faziam o básico, que era me dar um teto e um abraço aqui ou ali. E ainda se achavam por fazer isso.
Mas, na maioria das vezes, eu tinha que me ajoelhar no chão de castigo por simplesmente não querer contar sobre meu dia.
Minha memória nunca foi boa, mas lembro como se fosse ontem da minha mãe falando que me odeia, que eu sou uma pessoa ruim, que eu sou igualzinho aos meus parentes paternos, que eu sempre estrago tudo e tal.
É muito difícil lidar com a minha mãe, porque ela fica nervosa com qualquer coisa (coisas caindo por acidente, o fato de eu simplesmente falar com ela), ela nunca aceita que tá errada, afinal, "ela que sabe, ela é a mãe."
Esse tipo de coisa me destruiu por dentro.
Ela realmente tenta me destruir, me ameaça dizendo que uma hora ela vai se matar, que é pra eu sair de casa e que "tem uma hierarquia entre nós" pra depois vir querendo carinho quando eu não falo com ela por muito tempo ou quando ela consegue me quebrar e me fazer chorar.
Ela é única pessoa até hoje que me deixa tão fraco e vulnerável assim.
Isso piorou muito a minha relação social, já que eu sempre fui o excluído da escola, sofria bastante bullying e preconceito da galera e ter uma mãe que diz que te odeia não ajuda muito.
Ela sempre fez tratamento de silêncio comigo e já me mandou pros infernos e todos os lugares ruins pra alguém estar.
Detalhe que eu nunca falo isso pra ela, sempre tento manter a calma e ser a voz da razão, raros são os momentos que ela consegue ser tão insuportável que me faz responder alguma coisa negativa.
E quando ISSO acontece, ela vira todo o jogo, dizendo pra eu "me enxergar" e que eu tenho uma laia ruim.
Fazer esse tipo de coisa com crianças não é o melhor jeito de criar uma pessoa.
Ela sempre estragou o meu psicológico, me xingava todos os dias praticamente, até hoje.
Provavelmente foi daí que eu desenvolvi uma ansiedade absurda e uma péssima autoestima.
Acabou que hoje meu afeto por ela diminuiu bastante e qualquer oportunidade que eu tiver de me afastar dela eu vou agarrar com tudo.
Nossa eu hoje em dia não iria me vingar por ter 21 anos mas se eu vivisse o quê você fala as pessoas quê fizessem esse mal para mim iriam ter o quê merecem e sofrer em dobro, você tem quantos anos? Uns 13 anos?
Fuja dessa casa o mais rápido possível não fica se humilhando para uma pessoa insana! Onde você mora qual cidade?? 😢 Fiquei chocada com seu comentário! Não entendi porque você ainda está nesse inferno! Você é adulto??
Eu mimo meu filho o quanto posso porque sei que a vida adulta não vai ser fácil então pelo menos a infância vai ser boa e maravilhosa!
Tudo que tento fazer não consigo concluir, pois ainda internamente acredito no que muito ouvi da minha mãe " você não sabe fazer nada". Não consigo sozinha me libertar disso.
Minha infância foi uma prova de fogo... uma mãe controladora tirana e ao mesmo tempo parecia bipolar... tinha medo de tudo passava dias deitada doente falava em suicídio e as vezes ia para beira do rio para pular. Desistia cortava uma vara e batia em mim e nos irmãos corríamos nas acertava muitas varadas porque carregava meu irmão menor... eu tinha uns 7 anos... parece que deu tudo errado na minha vida...só parece... deu certo. Agora cuido dela acamada há anos. Ainda é controladora possessiva mas deseja viver... não tenho mágoa nem ressentimento... apesar de tudo tinha amor assim como o dos bichos...visceral instintivo. Cuido dela como filha...estou em paz!
Que Deus te abençoe muito!!!🙏🏻🕊🙌🏻😇🛐♥️
Sinto muitíssimo que pequenos seres em desenvolvimento cresçam em lares desarmônicos . Sinto enormemente . Se algum de nós aqui presente fosse o último a sofrer as torturas mentais, morais e psicológicas nas mãos do pai ou mãe ou ambos , nosso sofrimento seria compensador . Afinal algum de nós aqui foi o último e ninguém mais sofrera’ .Espero q um dia seja assim !
Eu também sinto demais, acho tão injusto, difícil de aceitar.
Vídeo excelente, muito esclarecedor e útil.
meus pais eram controladores, até hoje depois de casada tentam sutilmente me controlar, e sinto sim muita dificuldade até hoje de tomar rumo na vida, mesmo sabendo que eu posso é como se eu precisasse muito esperar algum tipo de guia ou autorização mesmo que não seja deles. é muito estranho...
O meu da mesma forma, mesmo casada ele que mandar na minha casa, horário que saio, durmo etc Estou tomando as rédeas da minha vida e não aviso, não respondo as vezes ignoro! E ele faz uma tremenda fuxicalhada dentro da família acerca da minha pessoa, no início 😢sofri demais, pois ele denegria minha imagem, hoje levanto a cabeça e ignoro.
Faça Terapia emocional. Não é pscologia.
Kiara, busque terapia (psicanálise) e não permita nenhum tipo de interferência por parte dos seus pais. Vc é adulta e capaz de cuidar da sua vida.
Essa é a questão. "Depois de casada". Ngm precisa ser casado pra parar de ser controlado pelos pais. Ser casada não é o pressuposto pra parar de ser controlada pelos pais. Sou solteira e eles não me controlam pq eu cortei isso, e não preciso passar a ser posse de homem pra deixar se der controlada por eles. Quem me controla sou eu, e não preciso de homem pra transferir o controle deles.
Minha mãe foi tóxica para mim. Mas, reconheço que ela na minha criação e a de meus irmãos, querendo acertar. Achava que a criação adequada era aquela. Errou na minha formação querendo o melhor dela.
Se vc está repetindo o ciclo de pais tóxicos faça terapia. Ajuda muito e é uma priva de que vc quer fazer diferente com seus filhos e curar a sua infância.
Muiito bão para todas as postagens históricas e culturais.
Pobres crianças vítimas de qualquer tipo de criação violenta e pais assim.
Eu estou agora fazendo um exercício mental , porque tenho uma cabeça boa, vinda de meu Pai bondoso amoroso e fiel.
Se constitue em simplesmente em imaginar me pegando em sua mão:
E quando a minha mão pegar na sua mão, peço te que se eu aperta las nas minhas, me desculpe pois não é minha intenção de fazer mas por não aprender essa emoção fico nervosa apertando as minhas mãos junto com as suas.
E para me fazer sentir bem no quanto sou capaz, lembro me das coisas delicadas que aprendi a amar e cuidar ao longo do tempo, e tendo certeza de seu amor e cuidado assim eu sei que possivelmente também o farei .
continuem com esses vídeos sobre família tóxica,isso é extremamente importante
Meus pais foram negligentes (ausentes), controladores (minha mãe n quer q eu me relacione quando estou prestes a sair de casa, mas quando não estou namorando fica perguntando quando vou começar a namorar) Al disto, minha mãe faz chantagem emocional.
Dar uma olhada no canal da psicóloga Jhanda Siqueira,sobre esse tema.
Meu pai preencheu os 4 e outros tantos mais que eu contei pra minha psiquiatra. Narcisista em grau máximo.
Nossa eu realmente amo minhas duas filhas , mas eu sou mãe sozinha , muito difícil realmente hoje em uma vida que tudo depende de muita dedicação para que conseguimos algo de dignidade!
Também sou mãe solteira. É pedreira. Se não posso mudar o pensamento machista no Brasil, pelo menos já oriento a minha filha a não cair nessa. Ficou grávida? Já vai cercando o pai pra assumir a parada e se encarregar da criança. Nada de mãe guerreira ou de aceitar a guarda exclusiva e automática do filho só porque a sociedade quer.
@@ponysalvaje2142 na vdd vc deveria pensar em ela não engravidar. Já ajuda MT ao invés de remediar o problema.
@@SLP.5932 com certeza! Ela nem quer ser mãe, mas se um dia mudar de ideia, já vai ter que avisar ao pai da criança que a pedreira vai ser com ele.
@@ponysalvaje2142que legal,e poxa não conheço nenhuma mulher pedreira, nossa que chique vc,parabéns
E como sempre falo nem todos os pais sao motivo de orgulho mas cada pessoa sabe oq passou em sua familia e nao podemos simplesmente apontar o dedo e dizer da uma segunda chance etc.
Ridículo essa romantização de pais que dão teto e comida e acham que são deuses por isso
4 características: 1- pais negligentes e permissivos cria adultos tiranos e sem empatia, 2-pais abusivos e violentos, física ou moralmente, 3-pais manipuladores, mais em mães com filhas, 4- pais controladores, não permite tomar decisões, tentativa de evitar frustração
08:56 Achei muito útil o seguinte pensamento: Perca a ilusão que conseguirá mudar pais tóxicos!
Também considerei bem importantes as outras dicas para lidar com pais abusivos, em especial a de reaprender o significado do amor...
Mais subjetivo impossível
É simples: Amarás a teu próximo como a ti mesmo. Não faca para seu filho ou seus pais o que você nao quer para você. Mais amor, empatia, respeito e zero violência física e verbal.
Não é tão simples. "Um genitor ruim não é necessariamente uma pessoa má: tem muita mãe ou pai que é extremamente bom e que por amor, sem querer, também é tóxico." Está em 1:02 .
@@ricardomarcalé sim pais que espancam, surram, corroem a auto estima infantil e adulta com palavras de menosprezo é humilhação são pessoas muito ruins e merecem colher o que plantam. Ser pai e mãe não transforma ninguém em pessoa boa. Isso é pura fantasia.
Esse tema é muito interessante!!!
Me interesso porque sou mãe de uma menina maravilhosa que está com 13anos e quero sempre me colocar de forma confiável, sólida e confortável pra ela e também me interesso pois, claro... Sou filha, irmã mais velha com 5 irmãos, sendo que tive nós,os 3 mais velhos tivemos uma educação completamente diferente do que estão tendo /tiveram os 3 mais novos, (a caçula tem 18anos) e é assustador, pois não reconheço a minha mãe, na mãe que é educou meus irmãos. Ela foi extremamente permissiva e com isso, criou meus irmãos fracos, despreocupados, irresponsáveis, inseguros...
Um exemplo, um dia meu irmão com 25 anos estava indo para uma outra cidade de moto... E na hora de trocar de pista, ele se perdeu... Pegou a pista e errada e ligou pra minha mãe, CHORANDO... PORQUE HAVIA SE PERDIDO!!!!
Eu que moro com a minha filha fora do Brasil, sem nenhum familiar, fiquei Horrorizada com a situação e com a minha mãe, me contando a situação e rindo, pois pra ela aquilo era engraçado e até fofo.
Eu só fiquei pensando...
Meu Deus, ele é um Homem e não tem a menor maturidade ou senso de sobrevivência nem numa situação tão simples...
Acho muito triste!
"Deixem as mídias digitais e influencers serem os pais que vocês não tem, e boa sorte."
Meu pai teve uma criação muito rigida e cresci com a falta de comunicação principalmente de sentimentos e minha mãe e meu irmão mais velho são narcisistas.
Ótima matéria. Quase impossível não ser um pai tóxico..
Muito boa síntese!
Muito útil
Sou filho de uma relação familiar desestruturada e de um padastro abusador de uma mãe tóxica e ainda hoje aos 44 anos carrego os traumas, a dor e depressão dessa vida sofrida. Hoje só tenho vontade de morrer e de me matar!
Rogério, há muitos anos li um livro chamado"Vampiros emocionais" acho que ele me ajudou a lidar com minha mãe narcisista, irmãos tóxicos passivos ( eles sempre a viram me insultar e nunca me defenderam, mesmo ela estando errada). Voltei a ler e tem me ajudado inclusive no trabalho.Vamos sempre encontrar essas pessoas em todos os lugares e precisamos aprender a conviver ou manter um afastamento saudável porque muitas não mudaram e não mudarão internamente.Essa mudança deve partir de nós, os empáticos. Pessoas tóxicas são como vampiros: elas jogam seu lixo emocional no bode expiatório(que é a mordida do morcego pra conseguir o suprimento :sangue), quando liberam suas frustrações, inveja , baixa estima, quando seguem com os abusos emocionais, com desmoralização e invalidação, elas se "saciam" e depois voltam renovados para os outros como se nada tivesse acontecido.É o script! Por isso peça a Deus que coloque anjos na sua vida e se nao conseguir sozinho ou se ficar pesado, procure ajuda profissuinal, faça Ho Oponopono, Reiki ou outra terapia alternativa que vai te ajudar muito. Outra coisa,construa um cantinho com a sua cara , o seu jeito,com as coisas que te faz senyor bem, com o que faz te conectar com sua essência...Um lugar o onde vc pode recarregar suas energias..E valorize os seus talentos e habilidades, faça coisas novas, diferentes... Não se ache melhor do que ninguém, mas tambem não aceite NINGUÉM se achar melhor do que você! Paz e luz😊
Já buscou grupos de apoio para conversar ou mesmo terapia com psicologo? Isso pode ajudar muito. Te desejo uma boa continuação!
Espero que vc fique bem e busque ajuda .. 😢
Leia o livro: amorosidade a cura do abandono. Ele mudou minha vida, espero que te ajude também.
Morrer não vai passar sua dor, só vai aumentá-la, pois o espírito é eterno e você sofrerá ainda mais.
Se mata não, Jesus Cristo tem poder para te ajudar. Ele me ajudou. Hoje sou feliz e livre.
Falou tudo nesses 10 min.
Adorei esse vídeo,muito explicativo👏
Atendo toda semana pacientes que sofreram com país tóxicos , média de 2 sessões on-line.
Você é psicólogo? Me passa o seu contato. Sou filha de mãe narcisista, preciso de ajuda.
Tem muitos assim, arrebentam as pessoas, deixam sequelas.
Muito bom
Demônios foi o que me criaram...são maus muito maus.
Acredito que fui um péssimo pai , me dói 😢 fui um pouco do que recebi, não posso mudar + , então prefirir me afastar... Difícil dar amor , quando vc nunca teve .
Fica tranquilo pq doeu muito mais nos seus filhos do que em vc
Olhe para Jesus e mude o ciclo. Ame, doe-se. Insista em descobrir e sentir o amor.
Se vc esta realmente mudado, peça desculpas. Uma retratação pode ajudar na reparação do rompimento do vínculo.
Sempre há tempo de mudar. Peça perdão aos seus filhos, e se esforce pra se aproximar deles, sem cometer os erros do passado. Acredite, isso fará bem a eles e a vc mesmo. Muita paz.
Oi?
Acho interessante que há essa cobrança sobre os pais na criação dos filhos, mas quem prepara esses indivíduos para exercerem a função mais importante na nossa sociedade?
Não oferecemos o mínimo de suporte a eles e depois ainda os condenamos quando não fazem um bom trabalho.
Esse papo de criar filhos na base da "intuição" já se provou babalela há tempos, mas continuamos insistindo nisso.
Exatamente!
Antes de perguntar "quem ensina os pais a educarem os filhos", pergunte-se: "quem é que os obriga a gerarem filhos frutos de um cio, de uma obsessão por atritarem as genitálias?"
Hum🤔 talvez tenha que rever algumas posturas, está falando de você mesmo?!? Enfim, acredito que as pessoas precisem ter alguma orientação no que a convivência, mas o Amor está acima de tudo! Quando a gente recebe um ser é Amor e não instinto que nos orienta ao cuidado, isto são coisas de animais e os animais sabem muito melhor que nós a cuidar de suas crias com amor e carinho ❤
@@esencialab732 Ou talvez você esteja misturando ideais (as coisas como gostaríamos que fossem) com realidade (as coisas como elas são).
Se você andar pelas ruas e conversar com as pessoas (dependendo da bolha de proteção social), fatalmente descobrirá que a maioria esmagadora não veio ao mundo como resultado de um planejamento consciente e racional, mas surgiu como resultado de um atrito de genitálias no qual o pai queria aliviar sua tesão e a mãe percebeu que era uma boa maneira de cativar o infeliz por umas duas décadas ao menos.
Ou seja, seus filhos vieram ao mundo na mera condição de instrumento para satisfazer desejos animais alheios (a cópula dos pais) e entraram involuntariamente nesse verdadeiro "Esquema de Ponzi" que é a sociedade humana.
Inclusive o próprio Nietzsche (Assim falava Zaratustra) já sugeria que uma mãe, por exemplo, não ama o filho objetivamente, mas "ama" a própria imagem refletida em sua prole, no que ele chamaria de "amor egoísta", ainda que determinado biologicamente.
Ou seja, é um amor egoísta baseado na autossatisfação da mãe ao ver sua descendência e legado sendo perpetuados.
Ele argumentava que a mãe vê a criança como uma extensão de si mesma, como uma continuação de sua existência e, portanto, ama a prole por causa dessa relação."
Ou seja, segundo ele, uma canalhice travestida de altruísmo.
Isso se tornaria "instintivamente justificável" ao empaná-lo com o vocábulo "amor"?
@@CarloQevedoBoa! E acrescento: Gente ruim JAMAIS deveria fazer filhos, mas infelizmente encontra os distraídos/as distraídas que caem nos laços deste tipo de gente, ou ainda, encontra gente igual a eles pra se juntar, e o estrago tá feito. Quando alguém é bom, os filhos serão bem tratados, quando alguém é ruim, só traz ao mundo mais vítimas inocentes de suas maldades, simples.
Os pais são seres humanos também. Não existe manual de como criar um filho. Quase impossível não ser tóxico em algum ponto
Fato.
Esse assunto que você tocou, eu acho interessante. Eu acho que deveria ter uma espécie de formação para os pais. Tem pai que acha que é só cagar o filho no mundo e o mundo ou as ruas vão cuidar dele.
Exatamente! Perfeita colocação eles tbm tem traumas de infância.
Verdade. Mas o foda é exigir isso numa país pobre e desigual. Talvez num dia que o Brasil vire tipo uma Dinamarca ou Suécia em questão de bem estar social.. Vai levar tempo
@@eduardobolzan1 concordo também. É que eu fico penando na dificuldade que é, por exemplo, em se adotar uma criança. Os caras querem saber de tudo sobre você, com o que você trabalha, se o ambiente é propício, se você vai dar uma boa educação. Aí fico afirmando dentro de mim que não há motivo pá ser diferente com as outras pessoas com as outras família.
Arrasaram! ❤
A maioria dos psicólogos que são pais não conseguem administrar a educação dos filhos
Eu cortei relações. Eles ja tiveram proveito da minha existência demais. Chega.
Sugestão: fazer uma reprogramação mental. Procure vídeos da Louise Hay, Hélio Couto, Dr. Lair Ribeiro, ajuda muito.
Precisamos nos libertar do passado para viver plenamente. Boa sorte a todos.
Temos que ter um equilíbrio na vida
Gostaria de saber qual o modelo de criação de uma criança, os psicólogos se baseiam para termos adultos saudáveis psicologicamente,prontos para criarem suas futuras gerações.?
Desde já agradeço a atenção.❤
A vida é o parabrisa que esta a nossa frente o passado deve ser so aquele pequeno retrovisor e o erro de nossos pais devem ser os nossos acertos as informações sao bem claras de como ser um bom humano em todos os aspectos assim então nada de crises.
Não é assim, pois a mente não é mecânica, muitas reações automáticas são frutos dessas agressões.
Meu pai foi uma mistura de abusivo manipulador e controlador sendo o ultimo mais forte. Minha mãe passiva fazia tudo o que ele queria. Ele afastou os parentes e meus amigos. O poder econômico estava na mão dele. Não deixa sair pra trabalhar. Me casei saí de casa mas sofri muito por não estar preparada pra vida. Depois que me casei meus pais não quiseram mais saber de mim. Procurei psicólogos me ajudaram mas até hoje tenho muita insegurança e baixa autoestima.
Atentar contra a segurança física e moral de alguém é crime. Se você sofre ou já sofreu qualquer abuso denuncie. Ninguém pode atentar contra a sua segurança física, marido não pode, mulher não pode, irmão não pode e muito menos seu pai ou sua mãe. Não estou falando de um simples tapa, ou uma chinelada dada em um momento de stress por parte de pai e mãe, estou falando de surras sistemáticas, bater em crianças é crime, não pode. Esse tempo acabou, hoje não pode bater em mulher, em animal e não pode bater em crianças. Se alguém partir para cima de você com força bruta para te bater você vai aceitar? Não vai, certo? Se marido bater em mulher, se vizinho bater em um cachorro, pois a mesma coisa vale para a criança. Se você souber denuncie, e criança/adolescente se você puder procure uma delegacia. Não aceite agressão por parte de ninguém inclusive por parte de pai e mãe. Não tem conversa, atentar contra a integridade física de outro ser é crime.
o apoio e compreeção q tenho em casa é quase zero
É sempre enriquecedor aprender sobre a cultura dos nossos pais ☺️
Se hoje ainda falo com meus pais é pq preciso deles a partir do momento em que eu não precisar mais deles eles serão tirados da minha vida, pq eles me causam muitos danos emocionais e se quer conseguem entender que estam errados e são incapazes de se desculpar, simplesmente cansei de tentar, só não dá mais.
Estuda constelação familiar, meditação, autoconhecimento... tem técnica para conseguir estar longe deles e conseguir dentro ter paz , se ficarmos presos na culpa .. a distância não resolve o sofrimento.... Tem q perdoar , ressignificar e vida nova q segue.....
Na hora que não forem mais úteis você descarta
estou assistindo o vídeo para não me tornar um pai tóxico,pois não cresci com meus pais ,acabei crescendo na rua e na casa de pessoas q não tinham a obrigação de me cuidar,vejo hoje q tenho muito problemas devido a essa deficiência na minha formação como adulto e quero melhor
Depois dos meus 50 anos onde perdi minha esposa a 2 anos e 10 meses tomei vergonha e agora mesmo sentindo vou seguir o resto que ainda tenho pra viver nunca mas irei deixar eles me machucar
Obrigada ❤❤❤
Reportagem top 🔝👏🏽
Excesso de proteção e permissividade, pode gerar indivíduos problemáticos.
Que bom q estão falando de um tema tão polêmico. A grande maioria das pessoas nao acreditam nesses tipos de pais... so aqueles q tiveram o desprazer de ter pais tóxicos entendem. Existe uma idealizaram q mães são seres maravilhosos. Infelizmente tenho uma mãe narcisista e só vim descobrir o q era isso depois de bem mais velha. Quando criança apanhei muito por achar q era adotada, mas olho p tras e hoje sei q era a forma de eu qd crianca definir a diferenca de tratamento entre eu e meu irmao. Ele o filho dourado e eu o bode expiatório. Pelo amor de Deus falem mais de Mães Narcisistas !!!!!!! Vcs nao sabem a dor q é ser criada por uma pessoa q parece q tem ódio e nao amor de mãe!
Exatamente!
precisamos demais disso! Pelo menos p entender e Ajudar a curar os traumas .
Perfeito!!!
Respeite a vida! simples assim! 😊
Precisamos aprender a manter distância, mas tentar compreendê-los e se possível amá-los.
Pessoas tóxicas não merecem amor e compreensão, porque não entendem estas coisas, pois não as praticam. Certos ensinamentos devem ser colocados em perspectiva, não são tão absolutos como pretendem que sejam.
@@neidonalinda a compaixão e o amor pode ajudá-los, mas o maior beneficiado é o indivíduo. Estou falando sobre maneiras de nos libertar das cargas de magoa e rancor, e assim sermos felizes. Eu também não entendia isso, mas cada pessoa tem o seu tempo, seu processo
Existem pessoas ruins nesse mundo e infelizmente elas também tem filhos. Perdoar não significa conviver e nem amar. Pais abusivos colhem o que plantam, porque seria diferente com eles?
Excelente!
Muito bom!
Boa tarde. Gostei...
Minha mãe foi a pessoa mais tóxica do mundo com a qual eu convivi.
Penso que meus irmãos se tornaram alcoólatras por causa do excesso de autoritarismo de minha mãe.
Quanta gente!!! Mais de 40!!!! Imagina isso por décadas!! Esse tipo de pais não mudam ao envelhecer
Bem legal❤