Família para muitos é o pior lugar que uma pessoa pode estar. Conversar com a mãe costuma ser horrível pq a mãe critica tudo, coloca defeito em tudo, depois de 30, 40 anos sendo esculhambado pela família a pessoa cansa do ambiente e eventos familiares viram eventos diplomáticos
Casa dos meus pais é assim. Agora quando engravido fico com ranço da minha mãe. Só de estar perto dela me sinto desconfortável como se tivesse sendo avaliada em tudo, na aparência, no que faço, no que falo e se eu reclamar sou “melindrosa”, “tem que pisar em ovos” cmg. Graças à Deus moro longe, só falo por telefone, quando a conversa toma um rumo desagradável, dou uma desculpa e desligo, é a única forma de termos um convívio.
é isso mesmo... nunca consegui ser aberto com meus pais porque eles criticavam absolutamente todas as minhas escolhas, me julgavam por tudo e queria controlar até a roupa que eu vestia (depois de adulto). Entao eu me afastei, conquistei minha liberdade e me tornei uma pessoa extremamente fechada, agora eles dizem que nao entendem o porque eu tenho mais cumplicidade com meus colegas do que com eles.
- Quando criança até o inicio da fase adulta ouvir "Não sei para que fui ter filhos, só me dão trabalho". - Controlar todos os seus atos. - Não respeitar sua individualidade. - Criar crises familiares. - Quando há algum desentendimento, falar mal de vc para outrem. - Julgar todos os seus relacionamentos. - Contar comfidencialidades e a pessoa espalhar para Deus e o mundo. - Omitir informações importantes para tomada de decisões. - Não querer mudar os problemas existentes e reclamar deles para vc comsecutivamente. (Fora outros detalhes que acho bacana não expor). Fica dificil comviver, chega um ponto em que vc se cala, fica mudo para evitar qualquer julgamento, afinal, ela é mãe diante da sociedade, né? No ambito familiar, a única coisa que tenho é tristeza.
Cara vc é meu irmão? Parece q vc ta falando da minha mãe. Credo. Eu sinto que apenas tolero e respeito meus pais. São pessoas que dão vergonha até de sair junto.... minha mãe reclama dia e noite da vida , linguaruda, não dá p contar nada de bom pq põe defeito e logo , enche de negatividade. Misericórdia.... ler os comentários me sinto menos culpada. Culpa desses pais sem noção. Triste.
Minha mãe sempre foi só minha mãe. Pra mim, isto é triste. Gostaria que ela tivesse sido minha amiga. Não que ela já tenha partido. Ela ainda é viva mas eu não a vejo assim. Sempre muito crítica, apontando defeitos, vendo o que há de pior. Eu me sinto emocionalmente distante da minha mãe. Desconectada mesmo. A sensação é de que eu só convivo com ela por obrigatoriedade. Se ela fosse uma parente qualquer eu jamais conviveria. E é horrível dizer isto.
Minha mãe me espancava praticamente todo dia. Era muito sofrido. Eu só consegui perdoar ela quando admiti que ela como mãe era péssima, mas como mulher eu admirava. Tente ver o lado mulher da sua mãe. Não amiga, não mãe. Mas mulher. Veja o que vc descobre...
Eu te entendo. Vivo isso desde que eu era criança. Hoje sou adulta, morei fora por muitos anos, estou passando um tempo com ela por ela não estar bem de saúde. Mas nada mudou. O seu relato é exatamente o que eu vivo. Pra vc ter uma idéia, isso inclui irmãos e irmãs, arrebentaram com o meu emocional, tanto que acaba atingindo em outras áreas de minha vida como relacionamento por ex.
Hoje eu perdoei minha mãe do narcisismo dela para com a minha pessoa pq consegui desvincular o "ser mãe" do "ser mulher." E ela como mulher é admirável pra mim, por mais que doa admitir. O defeito dela mesmo foi ser mae.
Parabéns por ter perdoado a sua mãe, certamente isso trará bençãos à sua vida e você só está mostrando o quanto é vencedora, pois superou e liberou o perdão. Errar é humano, perdoar é divino.
@@regianeparizotto3057 nisso eu discordo. Independente do que nos acontece, o que nós fazemos pro outro, temos culpa sim. Cabe a cada um tentar se melhorar. O fato de eu ter perdoado não tira a culpa dela. Ela tinha conhecimento suficiente pra fazer diferente pois é psicóloga. "Ah fulano não tem culpa". Tem culpa sim. Só que eu tirei dos ombros dela o peso de ter feito mal pra mim. Mas infelizmente tem outras pessoas que sofreram com ela ainda.
@@mayarasoares13 em momento algum estou estou falando que ela não tem culpa, só me referi ao alívio que é perdoar alguém que nos fez mal, em momento algum eu isentei a sua mãe da culpa dela, só elogiei a sua atitude.
Para mim, minha mãe era o apego seguro: eu sabia que podia contar com ela que me ajudava muito. Ela ouvia os meus desabafos, me dava conselho, almocava aos domingos comigo onde tomávamos vinho. Mas ela se foi...de forma inesperada e, apesar da saudade que sinto dela, agradeço a Deus por ter me proporcionado a convivência com esse ser tao especial e unico, chamado "mãe". Deus abençoe a todos
Que história bonita essa sua conexão com a sua mãe. Não tenho muita conexão com a minha que adora falar de si mesma, mas não tem a menor paciência para ouvir os meus desabafos. Estou cada vez mais intolerante com ela, cansei.
Preciso desse video. Minha mãe é muito grossa. E eu sou muito sensível. Com o tempo fiquei de cara trancada para tentar amenizar o azedume dela. Ela diminuiu os ataques. Mas não mudou. Continua um limão azedo. Parece que gosta de diminuir e aleijar o outro.
Não deixe ela fazer isso com você, Eu sou filha de uma mulher muito autocentrada, mesmo depois de anos e diversos tipos de terapia eu melhorei mas, ainda tenho muitos gatilhos que acabam com meu psiquismo.
Só a filha sabe como a mãe é dentro de casa, a minha era horrível, eu reclamava para as visitas, fui o bode expiatório, minha irmã era controlada quieta filha dourada. Minha mãe era boazinha com todos fora de casa, me diziam que mãe maravilhosa tu tem
Os relacionamentos acabam depois que os filhos estão adultos, não devido a uma educação tradicional (coisa raríssima de se ver, inclusive), mas porque os pais sempre foram emocionalmente distantes. Enquanto crianças, e dependentes não temos o que fazer, quando crescemos e nos tornamos independentes, percebemos essa falta de vínculo. As visitas são para cumprir obrigação. Triste é vê-los velhos, mas tão imaturos e tão arrogantes e egoístas por não aproveitar o tempo que resta e fazer tudo diferente. Há de ser ter muita humildade... Todos envelhecem, poucos amadurecem. Cabe a nós quebrarmos o ciclo. Não é porqie não recebemos que não podemos dar. Quem não recebeu sabe como ninguém o quão importante é investir nesse vínculo. Demonstrar afeto, ser vulnerável, pedir perdão, colher lágrimas e pular de alegria sempre, porque é disso o que realmente precisamos.
Meu filho conta tudo,o que acontece na escola,na casa do amigo,na catequese,quando ele ia na creche,aprendi isso com alguém não me lembro,só que é uma ferramenta maravilhosa,ele sabe que pode confiar em mim e no meu esposo.é satisfatório,Deus ajude a todos os pais a educarem com Sabedoria.
Eu também contava tudo, ate a minha mãe usar o que eu contava pra me chantagear, e me fazer me sentir culpada. Ai parei aos 14 por ai. Minha filha me conta o que ela se sente confortavel, e pra mim ta bom assim, ela deve se sentir confortavel, as vezes ate coisas que ela não precisava falar, mas tou sempre aos ouvidos, como uma amiga não pra julgar
Eu tive pai e mãe ausentes e que não soube me apoiar e me dar atenção quando eu mais precisava ,eu cresci muito carente e com dependência emocional,porém eu não faço o mesmo com a minha princesa ,minha filha tem 13 anos e tudo o que ela precisar em todos os sentidos eu estou ao lado dela,ela me conta tudo sobre os dias dela ,sobre os amigos ,e sobre as frustrações,se tem uma coisa que eu aprendi como mãe é que podemos ser diferentes e melhores,nossos filhos não tem culpa da nossa criação ter sido negligenciada e hoje eu vejo o quanto eu melhorei e o quanto a minha filha está sendo uma boa menina,já sobre a minha mãe ,até hoje eu não consigo tratar ela com amor e ainda sinto alguns efeitos que ela causou em mim,porém me esforço todos os dias pra não passar isso pra minha filha pois ela não merece
Marisa e quando se trata de mãe que vive de vitimismo, queixas e reclamações, querendo levar o título de mártir o tempo todo, indisciplinada com horários e compromissos fazendo os outros esperarem, ainda se achando melhor que os filhos e todos que a cercam que nunca vão ser como ela é, nem chegar até onde ela chegou? Por mais paciência e tolerância que você desenvolva, a energia desse tipo de pessoas é irritante até quando estão de boca fechada e conhecendo o discurso e o enredo de vida que ela tem, não dá para aguentar sem retroceder ou perder toda a estabilidade que você estava até encontrá-la e ser vampirizada
Minha mãe é e sempre foi muito Crítica, muito ocupada, muito perfeita, suspeito de traços de narcisismo. Nunca me senti plenamente à vontade com ela. Sempre com pé atrás. Tenho 53 anos e ela ainda hoje me acha um guri de fralda suja, ela sempre sabe o que é melhor pra mim, me avisa antecipadamente dos meus erros na ótica dela. Não consigo conviver com ela por mais de 48h, resulta em conflito. Faço terapia e mesmo assim, bem complexo perdoar. Algumas pessoas simplesmente não poderiam ter filhos.
Meus sobrinhos passam isso com os meus 3 irmãos (todos narcisistas diferentes tipos). É triste ver como são controlados até comida usam para ter o controle sobre eles 😢 eu sofri muito mas hj graças a Deus moro bem longe dos 👿 eles tentam fazer raiva mas nunca liguei e não deixo se intrometer em minha vida.
Fiz tantas coisas quando criança pra ter atenção e amor da minha mãe. Fazia de tudo p agradá-la,p não incomodar,p não dar trabalho p ela. Eu quis tanto uma conexão com ela,quis tanto que ela tivesse um olhar da minha existência a qual eu tinha com a dela. Hoje eu me deparo com 39 anos e olho p vida e vejo que a pessoa que eu mais amei,foi a pessoa que mais me encheu de traumas,que me desprezou,que me explorou,que me viu como objeto a atender as necessidades dela. E hi qualquer pessoa que me veja como objeto não é digna do meu amor,da minha conexão,de viver ao meu lado. Inclusive,uma mãe. E qualquer coisa que eu faça ou venha a fazer por ela será sempre por obrigação.
Concordo. Quando criança e ia para a casa do meu pai e da minha madrasta, eu só recebia críticas, julgamentos, comparação de forma negativa com outras crianças e isso criou desconeccão. Hoje só vou visitar o meu pai porque tenho que ir, não porque tenho vontade.
Tudo depende. Tem Mães que não foram presentes na vida dos filhos na infância, por infortúnios da vida culpam os filhos, e na velhice quer atenção dos filhos, porém, nunca plantou amor, carinho, cumplicidade, pra agora na velhice colher. As pessoas recebem o que elas dão.
Meu aniversário foi domingo passado. Minha mãe fez um bolinho pra mim na casa dela. A princípio relutei, disse que não precisava, pois não queria dar trabalho. Mas ela insistiu tanto que fui! Só que quando cheguei lá, meu pai estava assistindo Netflix, nem se levantou pra me dar um abraço de parabéns. Apenas disse “parabéns” de forma bem seca e continuou sentado. Nossa, eu senti como se fosse uma faca entrando dentro de mim! Que dor! Que decepção! Já amei muito meus pais, mas hoje me sinto cada vez mais distante! Ainda os amo, mas sinto que esse amor não é o mesmo, diminuiu um pouco. Dói dizer isso, mas é a verdade!
Uma coisa que você falou Marisa, neste vídeo, é um pensamento que eu acredito deveria ser colocado nas escolas como matéria essencial, em algum momento da vida. Que é como educar a gente afetivamente, psicologicamente, antropologicamente e outras áreas afins, para que possamos saber o mínimo como educar, tratar e amar um filho.
Olá Marisa, obrigado por mais um excelente vídeo. Aliás, só pelo título, associei logo ao que passei durante a minha infância e adolescência, mas em que o "actor principal" era o meu irmão. Ou seja, em casa eramos eu, o meu irmão e a nossa mãe, o nosso pai era emigrante na Alemanha, ou seja, vivemos praticamente sem pai presente. Ao longo dos anos, sempre vi e ouvi o meu irmão gritando e dando socos, ora na parede, ora numa porta, etc. e quando ele fazia isso, a minha mãe dizia "...pois, bates aí, para não bateres em mim..." , o meu irmão não era violento fisicamente com ela, mas andava sempre contrariado e revoltado e sempre que estava assim, virava-se para a mãe e gritava com ela. Eu fui crescendo e vivendo sempre, neste ambiente, o que, na altura, era a minha "realidade", pois era uma criança. Só agora, ao fim de tantos anos é que comecei a pensar naqueles tempos e perguntei ao meu irmão, porque é que eras sempre tão revoltado e gritavas tanto com a mãe? (mas pedia sempre desculpa a seguir e dizendo que gostava muito dela, mas a coisa repetia-se depois...) e o meu irmão respondeu-me que não sabe porquê...E como diz a Marisa, ele fazia isto em casa, porque fora de casa, era só carinho e beijinhos, o que a minha mãe reparava. Infelizmente, a nossa mãe faleceu o ano passado, com 95 anos, o meu irmão tem 62, com um histórico de depressões e alguns internamentos e agora está reformado por incapacidade, num lar porque não consegue viver 24 horas sózinho e eu tenho 55 e cá vou tentando viver da melhor forma possível, também com alguns problemas relacionados com o passado, relacionados com aquele ambiente familiar. Enfim, cada um com a sua cruz. Obrigado Marisa por todos os seus vídeos, pois cada um consegue retratar ou associar-se à vida de muitas pessoas. Bjs de Portugal. 🙏
Fui muito bem preparada. Graças à Deus! Sou uma mãe que nada tenho a reclamar dos meus filhos. Nossa família só me passou bons princípios e eram muito edificantes. Agradeço à Deus!❤
Minha mãe é muito crítica de mim e de todos. Só que com os de fora ela é alegre, simpática, falsa mesmo, do tipo que elogia pela frente e critica pelas costas. Parece-me que ela tem medo de perder a admiração dos estranhos. Já comigo e com meu pai as críticas eram garantidas, assim como o deboche, as ironias e sarcasmos. É difícil lidar com ela hoje aos 80 anos. Doente. Eu ajudo mais por uma questão de responsabilidade e obrigação. Mas conviver com ela revolve emoções que eu gostaria de já ter esquecido ou superado e ainda não consegui, então é difícil ficar perto. 😢
Me identifico totalmente com você. Descobri o narcisismo da minha mãe na pandemia. Ela já está com mais de 80 anos, estou menos tolerante com ela agora, justamente quando seria o momento de doar mais carinho. Mas, não consigo ser falsa, o narcisismo oculto dela me impacta bastante a vida.
Cresci ouvindo minha mãe jogando na minha cara que parou a vida dela para me criar, sendo que ela e meu pai DECIDIRAM ter um filho (sou filha única). 🤷🏻♀️ Foram anos de abuso psicológico, menosprezo, pequenas humilhações diárias... Então hoje eu quero e preciso de distância segura.
Uma das falas que mais me surpreendeu foi quando minha mãe me disse que eu era uma mãe muito melhor do que ela foi. Obviamente ela não era perfeita, mas ela era meu porto seguro; fez o melhor que pôde e ia além. A presença dela iluminava qualquer ambiente; meus amigos também adoravam a companhia dela. Quando morei fora por três anos, ligava sempre que podia e eu segurava o choro, pois sentia muita saudade e não queria que ela se preocupasse comigo. Também foi uma avó excepcional. Já a minha filha, quando entrou na adolescência, passou a me tratar como um instrumento utilitário. Qualquer coisa que digo, já sinto o revirar de olhos chegando. Parece que aquela menina tão apegada a mim, a qual tínhamos uma conexão aparentemente indestrutível, foi abduzida e colocaram um clone no lugar, que se incomoda a tal ponto com a minha presença, que tenho que me retirar da minha própria casa para ela receber os amigos. Não faz questão de estar presente no meu aniversário, dia das mães… tão diferente do relacionamento que tive com minha mãe. Sinto-me uma estranha na minha própria casa. Pergunto-me constantemente onde errei, sem obter resposta lógica. Talvez ser mãe seja isso, padecer no paraíso. Ou no inferno.
Ore, coloque tudo diante de Jesus, fale sua dor. " "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. 29Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
Tô passando pelo mesmo, a minha vai fazer 12 em dois meses e já está desse jeito😢 Ela era bem apegada a mim e eu sempre quis manter isso pq queria que ela crescesse sabendo que sempre pode contar comigo pra tudo. Sempre mantive o diálogo aberto com ela e sempre me mostrei interessada no que ela tinha a dizer.. Hj ela só conta o básico mas sei que não me conta tudo, vive revirando os olhos toda vez que falo qqer coisa e se eu reclamar com ela aí pronto vira outra pessoa só não me desrespeita pq sempre mantive ela na linha mas do jeito que está não sei onde vai parar.. penso em buscar terapia para nós duas pra conseguir lidar melhor com essa fase aconselho vcs mães a fazer o mesmo.. Força pra nós ❤
Tenho uma filha de 31 anos atualmente que foi um pesadelo na adolescência. Rebelde, me odiava, me desafiava, me rejeitava abertamente, a adolescência dela foi atravessar o inferno pra mim. Tive que ser firme e aguentar a rejeição e os maus tratos durante muitos anos. E também ser firme quando ela se comportava mal, eu não passava a mão na cabeça não, deixava ela sofrer as consequências de suas próprias ações e escolhas. Ela cresceu, amadureceu e hoje somos boas amigas, conversamos bastante e ela me pede conselhos pra criar os 2 filhos. E eu ajudo no que posso porque ser mãe não é para fracos, precisamos nos ajudar porque a batalha é longa e exaustiva . Não desistam, não desesperem, dêem tempo ao tempo. O tempo e a paciência mudam muitas situações. 👍
Oi , te entendo . A minha filha de 19anos também me trata mal, certo desprezo não quero me gabar , mas acho que sou uma boa mãe ( interessada, disponível, gentil, sempre apoiei ). Claro que não sou perfeita , mas achava que eu era suficiente.
Também tive dificuldades com minha mãe - ela não teve mãe, morreu quando pequena - e assim foi difícil conviver com ela, por causa de suas dores e sentimentos, sendo assim tive falhas como mãe. Um curso para pais é uma solução, muitos são ótimos pais, mas participando de um curso faz-se uma conferência do que sabe e faz, além disso, a psicologia e ciências afins muito tem descoberto sobre o ser humano e que nos faz compreender mais e mais a nós e aos outros.
Passei minha infância inteira chorando, meus pais se separaram e meu pai não deixou a gente ficar com nossa mãe , foi traumatizante, tudo foi horrível, madrasta perversa, abandono,abusos , violência física e pisicologica ....
Por isso adultério é pecado! Ninguém constrói uma familia destruindo outra, daí vem as brigas..as mortes...mas o ser humano faz vista grossa achando que tudo é normal, mas não é.
Ñ me sinto filha , é difícil até visitar minha mãe, é zero paciência cmg , infelizmente só cmg , não com meus outros irmãos. Mas oq me machuca demais é eu querer q ela demonstre oq eu sinto , amor , eu tento , mas ela se esquiva, digamos que minha mãe sempre foi fria, sem abraços, sem afeto cmg 😢🥺, tento não dar importância,,,mas sempre acabo cedendo e pedindo desculpas por mais que eu não esteja errada. É triste saber q um dia vou perder minha mãe, e nunca houve reciprocidade 😞
tenho 45 anos. Dá pra contar nos dedos da mão as vezes em que liguei pro meu pai pra falar com ele. Quando chegam as datas comemorativas tipo dia dos pais, aniversário dele, começo a ficar nervosa ao ponto de ter crise de enxaqueca, porque não gosto de visitar ele. Na real não gosto nem quando ele liga pra mim. Infelizmente ele colhe o que plantou.
Em alguns casos, como o meu, não é proposital. Não há interesse em descontar frustrações em ninguém. É que depois de ser criada por uma mãe e uma irmã narcisista, eu simplesmente não tenho paciência nem para um peido delas, até porque provavelmente colocariam a culpa em outra pessoa pelo cheiro. Só sabem criticar, esculachar, tem duas caras, mentirosas, fofoqueiras, e eu sempre espero o pior. Quando uma delas se aproxima eu já penso: "Ou vem me atormentar ou vai pedir alguma coisa". Talvez eu só tenha desenvolvido uma certa defensiva, mas sinceramente, não tenho interesse em mudar. Enquanto eu aguentava tudo me colocaram no fundo do poço. Precisei desenvolver crises de pânico para acordar, buscar ajuda e aceitar que essa gente é ruim muito antes de eu nascer e que não tenho culpa, tão pouco obrigação de tolerar gente malvada só porque existe um rótulo de família. E se isso me faz receber o rótulo de malvada, eu aceito. Minha saúde mental não tem mais interesse em ter razão, isso é exaustivo. Então cada caso é um caso e o ideal é não julgar sem estar nos sapatos do outro.
Esse vídeo diz muito sobre mim e a minha relação com minha mãe. Eu tô tão cansada das cobranças, dos medos que ela impõem em mim, dos desabafos dela, minha mãe só fala de problemas dela comigo, não tem nada mais interessante para conversar, pois ela só vive pro trabalho e eu além de me sentir sufocada, também me sinto abandonada, ela me deixa em casa sozinha desde meus 8 anos, eu meio que já me acostumei, mas ainda assim, parece que vivo em um mar de marasmo e energia pesada, às vezes tenho vontade de fugir.
@@carolmaciel09 queria eu conseguir essa autonomia. Eu tenho síndrome de Peter Pan e sou muito insegura para conseguir sair de casa e morar sozinha, mas bem que queria, nem que fosse por uma semana kkkkk.
@@blackswan5992 Aguente firme, foque no que te faz bem. Se for preciso desassociar momentos, faça. Você ainda tera o que deseja. Entendo o que escreve.
Você precisa procurar ajuda terapêutica. Se é maior de idade, não deveria ter esse medo todo de sair de perto de uma convivência tóxica. Você não precisa ter Síndrome de Peter Pan pra vida toda, chega uma hora que você terá 30, 40 anos... e aí? Será dependente de quem? É profundo. Terapia já, minha querida.
A maior maldição na minha vida seria ter que cuidar da minha genitora. Eu não ia ter uma gota de paciência. Nao quero cuidar dela assim como ela nao gostava de cuidar de mim. Me medo só pensar no que poderia acontecer. Ela é narcisista e tlvz algo mais.
Marisa, você me auxilia muito com seus vídeos. Com eles consigo me conhecer profundamente com as ferramentas ditas de forma direta que você nos fornece. Obrigada pelo conteúdo incrível!
Percebi que como mãe tinha as respostas para educa-lo, nesse interim parei dei um passo atrás, e passei a ouvi-lo por mais tempo antes de dar as respostas.
Algumas mães tem filhos pra que estes sejam seus mantenedores e enfermeiros o modo como os latinos lidam com a família é surreal … parece máfia! O filho está lá fazendo merda e deixando todo mundo louco e geralmente a mãe vai defender o bandido! Ahhh haja saco
Marisa, você assistiu aquela reportagem no fantástico daquela moça que falou que tem 18 identidades e que tem tdi? você pode comentar alguma coisa e falar um pouco sobre a personalidade também, por favor?
Dr tenho um filho de 30 anos sempre fui ouvinte deixei a porta aberta para falarmos de tudo , criei ele sizinha e Deus, nunxa fui de bater, sempre dei castigo, e ele sempre foi revelde , grosseiro , quase todos os dias brigamos ele sempre me agride com palavras e ate ja me bateu. Sempre fica desempregado, embora quando trabalho nao me dar um centavo ,por morar em minha casa eu acabo tendo que suprir tudo sozinha, nao tenho emprego fixo, trabalho costurando roupas infantil.vendo no virtual .tem horas que parece que nao vou aguentae de tantos problemas . Ele ate ja me disse que nao me ama, sou bastante forte e nao permito que isso entre em meu coracao . Triste tudo isso mas é minha realidade .😢😢😢😢😢
Não se culpe. O problema estava com ele. Você era só uma criança. Pesquise sobre constelação familiar, parece que ajuda muito pra se conhecer melhor e a lidar com isso.
Marisa você sempre ressalta a importância dos pais se prepararem e até mesmo fazer cursos de como educar um indivíduo, teria alguma sugestão de livro nesse sentido? Obrigado!
eu gostaria de saber como agir com pais que sempre maltrataram os filhos e quando mais velhos querem exigir tudo do filho, quando esse filho não quer nem estar perto desses pais, como agir com esses pais que continuam sugando depois de adultos, E quanto aos pais depois que erraram a vida inteira qual o melhor caminhos pra eles viverem e entenderem que não vão ter o que querem
Amar e educar é muito dificil. Sou mãe, nao tenho muita consciência dos meus erros, fiz e dei para eles o que podia e sabia, tenho certeza que dei o leu melhor.
Não pude contar nem com pai nem com mãe desde q me entendo por gente, hj na vida adulta não houve construção de elo com nenhum dos dois...infelizmente parece q eles nem existem pra mim, sinto muito mas não posso forçar nada...
Tentei conviver bem com minha mãe mas sinto que não dá, não flui. Tentei buscar ajuda espiritual, psicológica, pra entender ou ao menos ter uma convivência razoável enquanto dividimos o mesmo teto, mas hoje tive a percepção que quanto mais eu tento pior fica. Tem situações que não mudam....o que nos resta é sair de cena e buscar outro ambiente. Não posso sair imediatamente mas vou iniciar já um planejamento pra ir embora daqui. Estou doente....achei que se eu melhorasse como filha ela cederia, mas quem estou enganando? É triste dizer isso em voz alta mas sei que minha mãe nutre um sentimento ruim por mim. Mesmo as despesas sendo divididas, minha mãe age como se eu estivesse morando de favor, sendo sustentada por ela. Alguém já passou por isso? Preciso urgentemente sair daqui. Sinto que ela nutre um ódio profundo por mim, uma espécie de aversão a quem sou, não sei explicar. Eu sinto. Que Deus me ajude nesses dias ainda pela frente nessa casa. * Ainda não saí por estar finalizando meu curso e apesar de trabalhar não conseguiria custear todas as despesas sozinha.....mas em breve vou sair dessa gaiola tóxica.
Procure alugar um quarto com pessoas que procuram pessoas para dividir ap. Tem famílias que alugam quartos só para mulheres solteiras ou estudantes em cidades grandes. Se você não pode alugar um ap padrão tem pessoas que alugam kitnets tb. Há pousadas e pensões com quartos mais baratos tbm. Procure se hostels (albergues) alugam quartos sei que alguns tem quartos privados para alugar.
Minha mãe sempre me tratou mal !! Só me criticou e faz isso até hoje ! As vezes respondo ela com agressividade porque foi isso que ela me deu , evito ficar muito perto dela porque sempre sai faísca , ela não muda não importa o que eu faça
Não dê moral! A melhor boca para lhe abençoar é sua mesma. Pense,se vc pode falar, andar, pedir de Deus sabedoria .. então vc mesma pode pedir as melhores bençãos pra vc. Viva sua vida, e faça sua felicidade nas coisas simples, pois não busque felicidades em parentes ok ...e olha que eu conheço muito de família ok bjos
Sempre estudei em escola pública e quando prestei meu primeiro vestibular pra medicina saindo do segundo grau e sem cursinho obviamente não passei. Esperei por horas o jornal (naquela época Unesp, USP e Unicamp saiam o resultado no jornal quase sempre no mesmo dia) e acabei dormindo antes dele chegar. Quando acordei meu pai estava com o jornal na mão e, mesmo eu pedindo não me passava, então começou a conferir. No final jogou o jornal na minha direção e disse: ai...pode conferir que voce não passou em nada. Quando passei no vestibular me deu os parabéns a uns 10 metros de distância. Minha mãe por outro lado é a pessoa mais egoísta que conheço. Um exemplo: no casamento de uma prima iriamos nos encontrar na casa do meu tio para nos arrumarmos (todas moramos em cidades diferentes). Quando cheguei minha mãe e a namorada do meu tio estavam saindo para se arrumarem no salão. E ninguém tinha perguntado se eu tinha interesse em ir ao salão ou não. Simplesmente esqueceram que eu, sendo uma mulher, também poderia ter interesse em ir ao salão. A namorada do meu tio tinha pouco contato comigo mas minha mãe é minha mãe. Graças a Deus eu me maqueio muito bem e minha maquiagem ficou maravilhosa. Mas a marca do desprezo ficou também. Esses são exemplos que me lembrei agora rapidamente. Agradeço a Deus ter uma cabeça boa ou teria pirado na adolescência. Mesmo assim tenho mil crises de ansiedade cada vez que penso em ir a reuniões de família mas também me cobro de estar longe, de meus pais estarem envelhecendo.... é complicado.
E quando é o contrário? A pessoa aceita qualquer coisa dos pais (ou dos familiares em geral) e com as pessoas de fora ela não tolera nada. Uma vez uma pessoa me consideroi grosseira e disse "Só minha família fala assim comigo". Confesso que soou bem estranha essa frase pra mim...
Lendo os comentários tomei coragem de falar porque sou mãe de tres filhos e eles sempre foram tudo pra mim. Os dois rapases conseguiram ir fazendo a vida deles, a filha que é a primeira desde a adolecencia que foi muito desigual comigo, nao se importava nem comigo nem com os irmãos, vale resaltar que perdi o pai deles nessa fase de criança, por uma violencia indiscritivel, dentro de casa. Resumo precisei dar conta de criar essa familia sozinha, confiando somente em Deus. Minha nenina tinha onze anos na época os outros menores, ela cresceu se importando apenas com ela, bastante rebelde, nao me respeitava, enfim fez o que quis, hoje com quase.cinquenta anos voltou pra minha casa, depende de mim e eu tenho uma imensa dificuldade de lidar com ela, muitas vezes penso que.nao a amo, mas ela me irrita com sua presença que me parece muito falsa, fico muito quieta e seguro minha onda.
Eu sempre foi uma mãe muito presente quebrei a cara enquanto estava precisando de certo hj todos estão bem Graça a Deus só um problema viraram a costa pra mim mas tudo bem as vezes fico triste porque queria ouvir um bom dia mas tudo bem Deus cuida de mim e delas também 🙏🙏🙏🙏💙♥️♥️♥️
Obrigada sempre pela entrega do seu trabalho Dr. Marisa. Minha mãe é meu suporte, problemas com pai e mãe os filhos sempre terão pois são pessoas comuns como nós. Amo com todas as forças minha mãe e meu pai, peço a Deus todos os dias para curar minhas mágoas e as deles e que o amor vença na nossa família. ❤❤❤
Cuidei do meu pai e mana especial. Se fosse por merecimento ou retribuição não. Minha mana nâo mereceu essa família. Prometi pra minha mâe. Hoje me arrependo. Nâo conhecia meus direitos civis..Religiâo é algo maldito. Atéia. Deus nâo existe
Boa tarde Dra Mariza de Abreu! Eu desde a minha infância me tornei " mãe " de meus irmãos, apenas dois logo depois de mim que não foi possível pois éramos da quase da mesma época! Aprendizado total na minha vida!! A minha já está com 83 anos e todos amam a mãe kkkkk meu filho é único já está com quase 29 anos! Tudo bem entre nós! Só gratidão! Abraço 🤗!
Minha mae e narcisista Sofri muito Fiz terapia, me cuido muito Más nao tenho quase assunto com ela porque tudo vira ataque ou vitimismo So escuto e vou embora
Pois assim é meu filho mais velho, comigo irritado, sem paciência, joga todo seu Stress em cima de mim( com o pai já manera), Mas é adulto. Com os amigos é simpático, camarada. Mas hà momentos muito "zem" também. Acho que minha ansiedade e insegurança, sim, causaram esse tipo de comportamento comigo.
Faltou falar das mães que levam a vida toda ,no meu caso 28 anos, buscando o amor de uma filha, e que nunca veio.Sei exatamente onde errei:nunca soube onde dar limites. Hoje é uma mulher linda, maravilhosa, delicada, culta, bem sucedida,mas depois desses anos todos desisti para minha saúde mental,Mesmo por um filho tem um ponto até onde o sofrimento aguenta. Cheguei a meu limite. Não quero contato.Claro que essa precisar de mim para o que for, estou disponivel, sem cobranças.A dor foi tanta que nem doeu. Bem, é isso
Tema que precisava ouvir. Sempre fui uma filha bem educada,e criei meu filho com todo amor,fui presente em tudo , até aos 17 anos era um filho amigo,nos respeitavamos muito,e tudo era conversado com educação. Ao entrar na faculdade ele se transformou tanto que não o conheço. Começou o atrito pois começou a beber com "amigos" e não queria mais nem conversar comigo. Não apoiei tal atitude,e só conversava com educação quando queria mais dinheiro. Fhi tão humilhada por ele, xingada que hoje já tem 3 anos que não o vejo,me bloqueou em tudo e não sei onde está trabalhando. Mas posso ter errado em algumas coisas, mas foi por amor. Hoje ele tem uma diploma universitário por eu lutar muito, pois os tais amigos só sabiam chamar para beber e fui muito dura com ele para terminar a faculdade. Estou muito doente, perdi a vontade de tudo, pois não tenho mais família que já partiram muito certo e sinto saudades demais da minha amada mãe. Não encontro respostas para uma mudança tão radical. Não encontro motivos para viver mais,sou sensível demais,a depressão tomou conta de mim , mas não desejo mais ver o meu próprio filho ,me machucou ao extremo com palavras e atitudes. Não foi isso que ensinei em palavras e atitudes. Foi ótimo o tema, mas não encontro algo que justifique tanta crueldade. Sempre oro por ele, mas tenho pesadelos horríveis com medo de acontecer algo e não saber onde mora o meu filho. Como já pensei em acabar com o meu sofrimento e penso ainda, pois estou extremamente doente fisicamente e psicologicamente. 😥😥💔💔😴😴⁉️⁉️⁉️⁉️
Fazem e acontecem , mas nenhum desses se sustentam, são exigentes e incapazes de lidar com as frustrações da vida e ainda culpam os outros por suas más escolhas.
Oi, bom Marisa? eu.. tenho imenso carinho com minha querida mamãe.. tenho ciência de que tudo o que eu puder fazer por ela me parece ainda tão pouco... beijo.
Minha mãe esta de idade as vezes nao tenho paciência, mas estou lutando pra mudar esse meu comportamento, tenho como meta tratar ela melhor em primeiro lugar.
Boa noite Dra. Nunca houve problemas comigo e minha mãe,tudo era e foi dito. Amigos,amigos,mas,minhas verdades, sempre foram com ela, minha eterna. Grata pela oportunidade. Abraços.Shalom.
É importante frisar que os pais nem sempre agem de uma mesma forma. Dá pra ser aberto com o pai e completamente fechado com a mãe. Meu caso. Não era dificuldade com a maternidade pq quando os filhos são 2 e a mãe age de formas opostas com um e com o outro… Fato é que sentimento acaba sim. Até mesmo a expectativa de se ter valor aos olhos daquela criatura.
minha mãe só sabe qrer discutir comigo e brigar, tdo acha q é a dona da razão em tudo, a última palavra tem q ser sempre a dela. 😡 só sabe apontar meus defeitos, nunca as qualidades.. ^^ só sabe me criticar, apontar o dedo, falar q vc é isso ou aquilo, mais nunca diz 1 palavra amiga de conforto. 🙄😡 É UM SACO ISSO, pra ñ dizer coisa pior.... 🤦🏻♀️
Eu não tenho paciência o suficiente com a minha mae. Isso me incomoda. Minha mãe era muitíssimo irritada comigo na minha infância e adolescência. Tive muito "cabresto" dos meus pais... Eu nao podia fazer nada. Mal, mal ter amigos: seus amigos são seus irmãos e nós! Ouvi muito isso. E eu era inconformada. Saia escondido, fazia coisas que nao devia (tipo: ir a balada aos 14 anos). Eu sempre a amei e amo demais. Sempre visito minha mãe, fico feliz em poder alegrá-la. Mas nao tenho paciência. Ela é extremamente atrapalhada (as vezes parece o Chaves). Nao sabe se virar bem... Quando está comigo, parece que eu sou a mãe. Penso: será que pode ser um indício de alzheimer? Ela está sempre preocupada, com comentários negativos (isso é horrível)... Vc pode falar a coisa mais bacana, vai vir um: cuidado, pq pode acontecer isso... Nao vai, nao faz... Eu peço a Deus que me dê sabedoria e paciência...
Nossa! Me vi no seu comentário. E por essas razões me sinto cada vez menos tolerante com minha mãe. É a única pessoa no mundo que consegue me desestabilizar (também tinha meu pai, mas ele faleceu há 2 anos). Estou tentando aprender como devo lidar com a intolerância e como fazer para não perder meu equilíbrio.
Comigo é tudo contrário do que vc fala, meu filho me oprime, quer mandar na minha casa, grita com meu pai doente e idoso. Eu dei tudo nas minhas condições pra meu único filho, sempre tratei bem, sempre companheira, e hoje sofro muito
@@jucaracarvalho847 Não estou me metendo estou aconselhando vi isso em casa meus irmãos fizeram a mesma coisa com os meus pais. Você é quem não sabe o que é isso kkk
Minha mãe sempre foi difícil, humor instável, diálogo aberto com ela nem pensar 😔 hj com os meus filhos procuro deixar a porta do coração destrancada e eles tem a liberdade de senti a vontade comigo s/ pressão 🙂
Fui sempre uma mãe aberta de falar sobre tudo com meu filho único . Sempre fui ouvinte porém meu filho é muito grosso , intolerante, até já me agrediu com palavras e quase me bateu, nunca fui de bater em meu filho sempre dei castigo. Sofro muito e não sei onde errei. Hoje tem 3o anos e volta e meia fica desempregado e eu que tenho que sustentar nas despezas de casa, porque ainda mora comigo ,eu não tenho trabalho fixo trabalho com fabricação de roupas infantil. Muito complicado minha vida tem horas que peço muita força para Deus pra me manter em pé.
Amo seu jeito e a forma como vc passa os conteúdos, com cuidado e atencão para todos os assuntos, depois que comecei seguir esse canal (há muito tempo rsr) posso dizer que me tornei uma pessoa melhor. Gratidão🙏🏻
Eu fico imaginando os filhos q tiveram q cuidar dos pais desde crianças. Pais q colocam o peso da responsabilidade desde novos. Eu não tolero isso. 😢 criança é pra ser cuidada e não o contrário. Sobre o vídeo eu vejo q hj em dia os jovens estão cada vez mais crescendo rápido e deixam de achar q n tem responsabilidade com a mãe e o pai. Eles Tb estão aprendendo, mas n vou negar q as vezes é importante saber se por no lugar de filho. N sou mãe, e hj acho q Tb não tenho mais pretensão em ser. Se abrir c a família e falar sobre nossa vida é muito difícil, existem barreiras entre essa comunicação, mas é necessário entrar um meio de falar.
Eu me sinto péssima pq minha mãe tenta me dar tudo que quero, mas não consigo conviver com ela, não gosto de conversar, pq tudo que ela fala me irrita, não consigo mais abraçar e dizer te amo. Quando era criança vivia grudada nela, era o amor da minha vida. Com o tempo acho que comecei a sentir que não era recíproco, me trazia problemas de família pra eu resolver, é incapaz de lidar com sentimentos, e hoje em dia sinto que eu só poderia ser eu mesma em outro lugar completamente. Fico muito triste pq não era oq eu queria sentir, mas infelizmente é oq sinto. Já fiz terapia por muito tempo e sempre aconselhei ela a fazer também mas nunca consegui superar esse sentimento.
Filhos são difíceis. Vc sabe... Como está o Alexandre. Já se relaciona melhor vom a mãe? E a Maria ainda investigando se a roupa tem cheiro de nova? Ou as bonecas são originais? É o meu filho é complicado as vezes. Eu compreendo.
Pela primeira vez na vida estou sendo feliz. Mas porque sai de casa, eu posto minha felicidade, esses dias deixei de ir a um local que gostava para ir ve_la, bati não atendeu, fui tomar um café, tirei uma foto mandei pra ela, mandou uma mensagem enganada falando com minha tia, com deboche dizendo. Estão lá tomando café, somos pobres, fica se exibindo, eu não sou assim acha cada um responde por seus atos. Voltei em casa e falei tudo, acaso eu estou cometendo assassinato, para pagar pelos meus atos. Fui tomar um café, não posso?
😢minhas filhas até batem em mim se eu discordar delas,o pai delas e a tia( irmã dele) também maltratou muuuiiitooo a mãe (vó delas) que morreu,davam tapas empurrões, chutes e gritavam chingando ela,mas fora d casa são gente boa...
Minha mae et assim, paramos de falar pq qd eu tava contsndo pra ela, onwue de bom tava acontecendo na minha vida ela teve que vim com um balde de agua fria e estragar tudo. Cansei dela de vdd
Sinto como se os papeis invertem. Minha mãe só entra em contato comigo pra despejar os problemas dela e pra resolver os Bo's. Quando vejo estou dizendo o que a pessoa tem que fazer e muitas vezes exaltada e criticando a mãe. Estou cansada, sinto raiva dela e de mim mesma.
Complexo. Estou vendo em 26/12 eu não tenho apego seguro. a minha mãe passou os dois últimos dias emburrada, fingindo não ouvir o que eu falava, e o velho olhar de desprezo, indiferença Eu sinto muito pela dor dela, mas nada disso me afeta, no sentido de ser contaminada ou pedir explicação!
Família para muitos é o pior lugar que uma pessoa pode estar. Conversar com a mãe costuma ser horrível pq a mãe critica tudo, coloca defeito em tudo, depois de 30, 40 anos sendo esculhambado pela família a pessoa cansa do ambiente e eventos familiares viram eventos diplomáticos
A minha é assim,ela põe defeito em tudo que faço e desdenha minhas opiniões,enquanto os outros filhos ela idolatra.
Casa dos meus pais é assim. Agora quando engravido fico com ranço da minha mãe. Só de estar perto dela me sinto desconfortável como se tivesse sendo avaliada em tudo, na aparência, no que faço, no que falo e se eu reclamar sou “melindrosa”, “tem que pisar em ovos” cmg. Graças à Deus moro longe, só falo por telefone, quando a conversa toma um rumo desagradável, dou uma desculpa e desligo, é a única forma de termos um convívio.
é isso mesmo... nunca consegui ser aberto com meus pais porque eles criticavam absolutamente todas as minhas escolhas, me julgavam por tudo e queria controlar até a roupa que eu vestia (depois de adulto). Entao eu me afastei, conquistei minha liberdade e me tornei uma pessoa extremamente fechada, agora eles dizem que nao entendem o porque eu tenho mais cumplicidade com meus colegas do que com eles.
Se é
@@Michelle-cw8jfa minha é assim
- Quando criança até o inicio da fase adulta ouvir "Não sei para que fui ter filhos, só me dão trabalho".
- Controlar todos os seus atos.
- Não respeitar sua individualidade.
- Criar crises familiares.
- Quando há algum desentendimento, falar mal de vc para outrem.
- Julgar todos os seus relacionamentos.
- Contar comfidencialidades e a pessoa espalhar para Deus e o mundo.
- Omitir informações importantes para tomada de decisões.
- Não querer mudar os problemas existentes e reclamar deles para vc comsecutivamente.
(Fora outros detalhes que acho bacana não expor).
Fica dificil comviver, chega um ponto em que vc se cala, fica mudo para evitar qualquer julgamento, afinal, ela é mãe diante da sociedade, né?
No ambito familiar, a única coisa que tenho é tristeza.
Cara vc é meu irmão? Parece q vc ta falando da minha mãe. Credo. Eu sinto que apenas tolero e respeito meus pais.
São pessoas que dão vergonha até de sair junto.... minha mãe reclama dia e noite da vida , linguaruda, não dá p contar nada de bom pq põe defeito e logo , enche de negatividade. Misericórdia.... ler os comentários me sinto menos culpada. Culpa desses pais sem noção. Triste.
Eu acredito em VC!
Independente de ser filho/a, mãe ou pai não desconte suas frustrações nas pessoas que te amam, amor pode sim diminuir e até desaparecer
Minha mãe sempre foi só minha mãe. Pra mim, isto é triste. Gostaria que ela tivesse sido minha amiga. Não que ela já tenha partido. Ela ainda é viva mas eu não a vejo assim. Sempre muito crítica, apontando defeitos, vendo o que há de pior. Eu me sinto emocionalmente distante da minha mãe. Desconectada mesmo. A sensação é de que eu só convivo com ela por obrigatoriedade. Se ela fosse uma parente qualquer eu jamais conviveria. E é horrível dizer isto.
Minha mãe me espancava praticamente todo dia. Era muito sofrido. Eu só consegui perdoar ela quando admiti que ela como mãe era péssima, mas como mulher eu admirava. Tente ver o lado mulher da sua mãe. Não amiga, não mãe. Mas mulher. Veja o que vc descobre...
Eu te entendo. Vivo isso desde que eu era criança. Hoje sou adulta, morei fora por muitos anos, estou passando um tempo com ela por ela não estar bem de saúde. Mas nada mudou. O seu relato é exatamente o que eu vivo. Pra vc ter uma idéia, isso inclui irmãos e irmãs, arrebentaram com o meu emocional, tanto que acaba atingindo em outras áreas de minha vida como relacionamento por ex.
Mesmo comigo. Se não fôssemos mãe e filha não seríamos nem amigas. E eu evito ao máximo ficar perto porque me faz mal. É triste sim.
Eu nem convivo mais, nem tenho o contato no meu telefone, e sempre falo, quem tem uma Mãe tem tudo
Idem.
Minha mãe é sempre o centro das atenções. Se a conversa for sobre ELA, ok. Se não for, ela não se interessa. Super exaustivo.
Te entendo perfeitamente
A minha é igual.
Narcisista
A minha também é assim
Exatamente assim
Hoje eu perdoei minha mãe do narcisismo dela para com a minha pessoa pq consegui desvincular o "ser mãe" do "ser mulher." E ela como mulher é admirável pra mim, por mais que doa admitir. O defeito dela mesmo foi ser mae.
Muitas mulheres não nasceram pra ser mães mas tiveram filhos. Cabe aos filhos impor os limites a essas mulheres.
Parabéns por ter perdoado a sua mãe, certamente isso trará bençãos à sua vida e você só está mostrando o quanto é vencedora, pois superou e liberou o perdão. Errar é humano, perdoar é divino.
As vezes a sua mãe recebeu o que ela te deu. Pense nisto.
Nem deve ser culpa dela.
@@regianeparizotto3057 nisso eu discordo. Independente do que nos acontece, o que nós fazemos pro outro, temos culpa sim. Cabe a cada um tentar se melhorar. O fato de eu ter perdoado não tira a culpa dela. Ela tinha conhecimento suficiente pra fazer diferente pois é psicóloga. "Ah fulano não tem culpa". Tem culpa sim. Só que eu tirei dos ombros dela o peso de ter feito mal pra mim. Mas infelizmente tem outras pessoas que sofreram com ela ainda.
@@mayarasoares13 em momento algum estou estou falando que ela não tem culpa, só me referi ao alívio que é perdoar alguém que nos fez mal, em momento algum eu isentei a sua mãe da culpa dela, só elogiei a sua atitude.
Eu estava pensando nisso ontem mesmo, como é difícil lidar com mãe enquanto os estranhos é muito mais fácil, há reciprocidade.
Para mim, minha mãe era o apego seguro: eu sabia que podia contar com ela que me ajudava muito. Ela ouvia os meus desabafos, me dava conselho, almocava aos domingos comigo onde tomávamos vinho. Mas ela se foi...de forma inesperada e, apesar da saudade que sinto dela, agradeço a Deus por ter me proporcionado a convivência com esse ser tao especial e unico, chamado "mãe". Deus abençoe a todos
Não é fácil , esse momento,
Pense assim , o tempo que você viveu com ela e como foi bom esse tempo ,
Deus te abençoe
@@PauloCesarTakushieHeitor muito obrigada por suas palavras!
que depoimento lindo. nem todas as pessoas tiveram a sorte de ter uma mãe gentil e generosa.
Fia só vaso ruim não quebra.
Que história bonita essa sua conexão com a sua mãe. Não tenho muita conexão com a minha que adora falar de si mesma, mas não tem a menor paciência para ouvir os meus desabafos. Estou cada vez mais intolerante com ela, cansei.
Preciso desse video. Minha mãe é muito grossa. E eu sou muito sensível. Com o tempo fiquei de cara trancada para tentar amenizar o azedume dela. Ela diminuiu os ataques. Mas não mudou. Continua um limão azedo. Parece que gosta de diminuir e aleijar o outro.
@@jeffersonleonardo2 só conhece quem vive com elas.. Não nos faz bem alguns padrões comportamentais.
Não deixe ela fazer isso com você, Eu sou filha de uma mulher muito autocentrada, mesmo depois de anos e diversos tipos de terapia eu melhorei mas, ainda tenho muitos gatilhos que acabam com meu psiquismo.
Só a filha sabe como a mãe é dentro de casa, a minha era horrível, eu reclamava para as visitas, fui o bode expiatório, minha irmã era controlada quieta filha dourada. Minha mãe era boazinha com todos fora de casa, me diziam que mãe maravilhosa tu tem
@@silvanohomrich1498te entendo.
Os relacionamentos acabam depois que os filhos estão adultos, não devido a uma educação tradicional (coisa raríssima de se ver, inclusive), mas porque os pais sempre foram emocionalmente distantes. Enquanto crianças, e dependentes não temos o que fazer, quando crescemos e nos tornamos independentes, percebemos essa falta de vínculo. As visitas são para cumprir obrigação. Triste é vê-los velhos, mas tão imaturos e tão arrogantes e egoístas por não aproveitar o tempo que resta e fazer tudo diferente. Há de ser ter muita humildade... Todos envelhecem, poucos amadurecem. Cabe a nós quebrarmos o ciclo. Não é porqie não recebemos que não podemos dar. Quem não recebeu sabe como ninguém o quão importante é investir nesse vínculo. Demonstrar afeto, ser vulnerável, pedir perdão, colher lágrimas e pular de alegria sempre, porque é disso o que realmente precisamos.
Quem tem uma mãe narcisista como a minha... Sabe muito bem que chega uma hora que a gente não aguenta mais nada!
Verdade
Verdade😭😭😭😭😭
Meu filho conta tudo,o que acontece na escola,na casa do amigo,na catequese,quando ele ia na creche,aprendi isso com alguém não me lembro,só que é uma ferramenta maravilhosa,ele sabe que pode confiar em mim e no meu esposo.é satisfatório,Deus ajude a todos os pais a educarem com Sabedoria.
O meu tbm " fazia" isso... Contava TUDO, depois de adulto, mudou,🤔
Eu também contava tudo, ate a minha mãe usar o que eu contava pra me chantagear, e me fazer me sentir culpada. Ai parei aos 14 por ai. Minha filha me conta o que ela se sente confortavel, e pra mim ta bom assim, ela deve se sentir confortavel, as vezes ate coisas que ela não precisava falar, mas tou sempre aos ouvidos, como uma amiga não pra julgar
Eu tive pai e mãe ausentes e que não soube me apoiar e me dar atenção quando eu mais precisava ,eu cresci muito carente e com dependência emocional,porém eu não faço o mesmo com a minha princesa ,minha filha tem 13 anos e tudo o que ela precisar em todos os sentidos eu estou ao lado dela,ela me conta tudo sobre os dias dela ,sobre os amigos ,e sobre as frustrações,se tem uma coisa que eu aprendi como mãe é que podemos ser diferentes e melhores,nossos filhos não tem culpa da nossa criação ter sido negligenciada e hoje eu vejo o quanto eu melhorei e o quanto a minha filha está sendo uma boa menina,já sobre a minha mãe ,até hoje eu não consigo tratar ela com amor e ainda sinto alguns efeitos que ela causou em mim,porém me esforço todos os dias pra não passar isso pra minha filha pois ela não merece
Marisa e quando se trata de mãe que vive de vitimismo, queixas e reclamações, querendo levar o título de mártir o tempo todo, indisciplinada com horários e compromissos fazendo os outros esperarem, ainda se achando melhor que os filhos e todos que a cercam que nunca vão ser como ela é, nem chegar até onde ela chegou? Por mais paciência e tolerância que você desenvolva, a energia desse tipo de pessoas é irritante até quando estão de boca fechada e conhecendo o discurso e o enredo de vida que ela tem, não dá para aguentar sem retroceder ou perder toda a estabilidade que você estava até encontrá-la e ser vampirizada
Minha mãe é e sempre foi muito Crítica, muito ocupada, muito perfeita, suspeito de traços de narcisismo. Nunca me senti plenamente à vontade com ela. Sempre com pé atrás. Tenho 53 anos e ela ainda hoje me acha um guri de fralda suja, ela sempre sabe o que é melhor pra mim, me avisa antecipadamente dos meus erros na ótica dela. Não consigo conviver com ela por mais de 48h, resulta em conflito. Faço terapia e mesmo assim, bem complexo perdoar. Algumas pessoas simplesmente não poderiam ter filhos.
Meus sobrinhos passam isso com os meus 3 irmãos (todos narcisistas diferentes tipos). É triste ver como são controlados até comida usam para ter o controle sobre eles 😢 eu sofri muito mas hj graças a Deus moro bem longe dos 👿 eles tentam fazer raiva mas nunca liguei e não deixo se intrometer em minha vida.
Fiz tantas coisas quando criança pra ter atenção e amor da minha mãe. Fazia de tudo p agradá-la,p não incomodar,p não dar trabalho p ela. Eu quis tanto uma conexão com ela,quis tanto que ela tivesse um olhar da minha existência a qual eu tinha com a dela. Hoje eu me deparo com 39 anos e olho p vida e vejo que a pessoa que eu mais amei,foi a pessoa que mais me encheu de traumas,que me desprezou,que me explorou,que me viu como objeto a atender as necessidades dela. E hi qualquer pessoa que me veja como objeto não é digna do meu amor,da minha conexão,de viver ao meu lado. Inclusive,uma mãe. E qualquer coisa que eu faça ou venha a fazer por ela será sempre por obrigação.
Concordo. Quando criança e ia para a casa do meu pai e da minha madrasta, eu só recebia críticas, julgamentos, comparação de forma negativa com outras crianças e isso criou desconeccão. Hoje só vou visitar o meu pai porque tenho que ir, não porque tenho vontade.
Tudo depende. Tem Mães que não foram presentes na vida dos filhos na infância, por infortúnios da vida culpam os filhos, e na velhice quer atenção dos filhos, porém, nunca plantou amor, carinho, cumplicidade, pra agora na velhice colher. As pessoas recebem o que elas dão.
Meu aniversário foi domingo passado. Minha mãe fez um bolinho pra mim na casa dela. A princípio relutei, disse que não precisava, pois não queria dar trabalho. Mas ela insistiu tanto que fui! Só que quando cheguei lá, meu pai estava assistindo Netflix, nem se levantou pra me dar um abraço de parabéns. Apenas disse “parabéns” de forma bem seca e continuou sentado. Nossa, eu senti como se fosse uma faca entrando dentro de mim! Que dor! Que decepção! Já amei muito meus pais, mas hoje me sinto cada vez mais distante! Ainda os amo, mas sinto que esse amor não é o mesmo, diminuiu um pouco. Dói dizer isso, mas é a verdade!
Meus pais não lembram do meu, não me dão nem "Parabéns". É lamentável!
Ela puxavam minha energia eu sentia muita falecia energia negativa eu vivia com ela mas não mim sentia bem. nunca..
Uma coisa que você falou Marisa, neste vídeo, é um pensamento que eu acredito deveria ser colocado nas escolas como matéria essencial, em algum momento da vida. Que é como educar a gente afetivamente, psicologicamente, antropologicamente e outras áreas afins, para que possamos saber o mínimo como educar, tratar e amar um filho.
na verdade, se houvesse teste psicotécnico pra saber se a pessoa tem condições de ser pai/mãe, 95% das pessoas reprovariam.
A educação? Cada ano pior. Talubã instaurado. Pastores bolsonarentos e padres
Olá Marisa, obrigado por mais um excelente vídeo. Aliás, só pelo título, associei logo ao que passei durante a minha infância e adolescência, mas em que o "actor principal" era o meu irmão.
Ou seja, em casa eramos eu, o meu irmão e a nossa mãe, o nosso pai era emigrante na Alemanha, ou seja, vivemos praticamente sem pai presente. Ao longo dos anos, sempre vi e ouvi o meu irmão gritando e dando socos, ora na parede, ora numa porta, etc. e quando ele fazia isso, a minha mãe dizia "...pois, bates aí, para não bateres em mim..." , o meu irmão não era violento fisicamente com ela, mas andava sempre contrariado e revoltado e sempre que estava assim, virava-se para a mãe e gritava com ela. Eu fui crescendo e vivendo sempre, neste ambiente, o que, na altura, era a minha "realidade", pois era uma criança. Só agora, ao fim de tantos anos é que comecei a pensar naqueles tempos e perguntei ao meu irmão, porque é que eras sempre tão revoltado e gritavas tanto com a mãe? (mas pedia sempre desculpa a seguir e dizendo que gostava muito dela, mas a coisa repetia-se depois...) e o meu irmão respondeu-me que não sabe porquê...E como diz a Marisa, ele fazia isto em casa, porque fora de casa, era só carinho e beijinhos, o que a minha mãe reparava. Infelizmente, a nossa mãe faleceu o ano passado, com 95 anos, o meu irmão tem 62, com um histórico de depressões e alguns internamentos e agora está reformado por incapacidade, num lar porque não consegue viver 24 horas sózinho e eu tenho 55 e cá vou tentando viver da melhor forma possível, também com alguns problemas relacionados com o passado, relacionados com aquele ambiente familiar. Enfim, cada um com a sua cruz. Obrigado Marisa por todos os seus vídeos, pois cada um consegue retratar ou associar-se à vida de muitas pessoas. Bjs de Portugal. 🙏
Sou descendente de alemães. Um horror. Luteranos. No RS
Fui muito bem preparada. Graças à Deus! Sou uma mãe que nada tenho a reclamar dos meus filhos. Nossa família só me passou bons princípios e eram muito edificantes. Agradeço à Deus!❤
A nossa graças à Deus sâo lixos bolsonarentos lutetanos
Minha mãe é muito crítica de mim e de todos. Só que com os de fora ela é alegre, simpática, falsa mesmo, do tipo que elogia pela frente e critica pelas costas. Parece-me que ela tem medo de perder a admiração dos estranhos. Já comigo e com meu pai as críticas eram garantidas, assim como o deboche, as ironias e sarcasmos. É difícil lidar com ela hoje aos 80 anos. Doente. Eu ajudo mais por uma questão de responsabilidade e obrigação. Mas conviver com ela revolve emoções que eu gostaria de já ter esquecido ou superado e ainda não consegui, então é difícil ficar perto. 😢
Ela é narcisista oculta. Tenho irmãos assim.
Me identifico totalmente com você. Descobri o narcisismo da minha mãe na pandemia. Ela já está com mais de 80 anos, estou menos tolerante com ela agora, justamente quando seria o momento de doar mais carinho. Mas, não consigo ser falsa, o narcisismo oculto dela me impacta bastante a vida.
Cresci ouvindo minha mãe jogando na minha cara que parou a vida dela para me criar, sendo que ela e meu pai DECIDIRAM ter um filho (sou filha única). 🤷🏻♀️
Foram anos de abuso psicológico, menosprezo, pequenas humilhações diárias... Então hoje eu quero e preciso de distância segura.
Uma das falas que mais me surpreendeu foi quando minha mãe me disse que eu era uma mãe muito melhor do que ela foi. Obviamente ela não era perfeita, mas ela era meu porto seguro; fez o melhor que pôde e ia além. A presença dela iluminava qualquer ambiente; meus amigos também adoravam a companhia dela. Quando morei fora por três anos, ligava sempre que podia e eu segurava o choro, pois sentia muita saudade e não queria que ela se preocupasse comigo. Também foi uma avó excepcional.
Já a minha filha,
quando entrou na adolescência, passou a me tratar como um instrumento utilitário. Qualquer coisa que digo, já sinto o revirar de olhos chegando. Parece que aquela menina tão apegada a mim, a qual tínhamos uma conexão aparentemente indestrutível, foi abduzida e colocaram um clone no lugar, que se incomoda a tal ponto com a minha presença, que tenho que me retirar da minha própria casa para ela receber os amigos. Não faz questão de estar presente no meu aniversário, dia das mães… tão diferente do relacionamento que tive com minha mãe. Sinto-me uma estranha na minha própria casa. Pergunto-me constantemente onde errei, sem obter resposta lógica. Talvez ser mãe seja isso, padecer no paraíso. Ou no inferno.
Ore, coloque tudo diante de Jesus, fale sua dor. " "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.
29Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
Sei muito bem o que quis dizer aqui no seu comentário é muito triste não ter atenção espontânea de quem amamos 🥺
Tô passando pelo mesmo, a minha vai fazer 12 em dois meses e já está desse jeito😢 Ela era bem apegada a mim e eu sempre quis manter isso pq queria que ela crescesse sabendo que sempre pode contar comigo pra tudo. Sempre mantive o diálogo aberto com ela e sempre me mostrei interessada no que ela tinha a dizer.. Hj ela só conta o básico mas sei que não me conta tudo, vive revirando os olhos toda vez que falo qqer coisa e se eu reclamar com ela aí pronto vira outra pessoa só não me desrespeita pq sempre mantive ela na linha mas do jeito que está não sei onde vai parar.. penso em buscar terapia para nós duas pra conseguir lidar melhor com essa fase aconselho vcs mães a fazer o mesmo.. Força pra nós ❤
Tenho uma filha de 31 anos atualmente que foi um pesadelo na adolescência. Rebelde, me odiava, me desafiava, me rejeitava abertamente, a adolescência dela foi atravessar o inferno pra mim. Tive que ser firme e aguentar a rejeição e os maus tratos durante muitos anos. E também ser firme quando ela se comportava mal, eu não passava a mão na cabeça não, deixava ela sofrer as consequências de suas próprias ações e escolhas. Ela cresceu, amadureceu e hoje somos boas amigas, conversamos bastante e ela me pede conselhos pra criar os 2 filhos. E eu ajudo no que posso porque ser mãe não é para fracos, precisamos nos ajudar porque a batalha é longa e exaustiva . Não desistam, não desesperem, dêem tempo ao tempo. O tempo e a paciência mudam muitas situações. 👍
Oi , te entendo . A minha filha de 19anos também me trata mal, certo desprezo não quero me gabar , mas acho que sou uma boa mãe ( interessada, disponível, gentil, sempre apoiei ). Claro que não sou perfeita , mas achava que eu era suficiente.
Também tive dificuldades com minha mãe - ela não teve mãe, morreu quando pequena - e assim foi difícil conviver com ela, por causa de suas dores e sentimentos, sendo assim tive falhas como mãe. Um curso para pais é uma solução, muitos são ótimos pais, mas participando de um curso faz-se uma conferência do que sabe e faz, além disso, a psicologia e ciências afins muito tem descoberto sobre o ser humano e que nos faz compreender mais e mais a nós e aos outros.
Passei minha infância inteira chorando, meus pais se separaram e meu pai não deixou a gente ficar com nossa mãe , foi traumatizante, tudo foi horrível, madrasta perversa, abandono,abusos , violência física e pisicologica ....
Triste. A advogada Miriane Ferreira. Defensora dos direitos das mulheres. Nos post dela é cheio de machão redpill comentando. Entra lá.
Por isso adultério é pecado! Ninguém constrói uma familia destruindo outra, daí vem as brigas..as mortes...mas o ser humano faz vista grossa achando que tudo é normal, mas não é.
Me desliguei definitivamente da minha mãe ano passado, foram 20 anos sofrendo nas mãos dela.
Ñ me sinto filha , é difícil até visitar minha mãe, é zero paciência cmg , infelizmente só cmg , não com meus outros irmãos.
Mas oq me machuca demais é eu querer q ela demonstre oq eu sinto , amor , eu tento , mas ela se esquiva, digamos que minha mãe sempre foi fria, sem abraços, sem afeto cmg 😢🥺, tento não dar importância,,,mas sempre acabo cedendo e pedindo desculpas por mais que eu não esteja errada. É triste saber q um dia vou perder minha mãe, e nunca houve reciprocidade 😞
tenho 45 anos. Dá pra contar nos dedos da mão as vezes em que liguei pro meu pai pra falar com ele. Quando chegam as datas comemorativas tipo dia dos pais, aniversário dele, começo a ficar nervosa ao ponto de ter crise de enxaqueca, porque não gosto de visitar ele. Na real não gosto nem quando ele liga pra mim. Infelizmente ele colhe o que plantou.
Minha mãe eram muito cruel diziam que eu não era capaz de fazer nada, para agradar.
Em alguns casos, como o meu, não é proposital. Não há interesse em descontar frustrações em ninguém. É que depois de ser criada por uma mãe e uma irmã narcisista, eu simplesmente não tenho paciência nem para um peido delas, até porque provavelmente colocariam a culpa em outra pessoa pelo cheiro. Só sabem criticar, esculachar, tem duas caras, mentirosas, fofoqueiras, e eu sempre espero o pior. Quando uma delas se aproxima eu já penso: "Ou vem me atormentar ou vai pedir alguma coisa". Talvez eu só tenha desenvolvido uma certa defensiva, mas sinceramente, não tenho interesse em mudar. Enquanto eu aguentava tudo me colocaram no fundo do poço. Precisei desenvolver crises de pânico para acordar, buscar ajuda e aceitar que essa gente é ruim muito antes de eu nascer e que não tenho culpa, tão pouco obrigação de tolerar gente malvada só porque existe um rótulo de família. E se isso me faz receber o rótulo de malvada, eu aceito. Minha saúde mental não tem mais interesse em ter razão, isso é exaustivo. Então cada caso é um caso e o ideal é não julgar sem estar nos sapatos do outro.
Esse vídeo diz muito sobre mim e a minha relação com minha mãe. Eu tô tão cansada das cobranças, dos medos que ela impõem em mim, dos desabafos dela, minha mãe só fala de problemas dela comigo, não tem nada mais interessante para conversar, pois ela só vive pro trabalho e eu além de me sentir sufocada, também me sinto abandonada, ela me deixa em casa sozinha desde meus 8 anos, eu meio que já me acostumei, mas ainda assim, parece que vivo em um mar de marasmo e energia pesada, às vezes tenho vontade de fugir.
Sei bem como é vivo isso ❤😢
Fiz 18 anos, saí de casa, ralei muito. Trabalho e moro só. Mas hoje tenho paz.
@@carolmaciel09 queria eu conseguir essa autonomia. Eu tenho síndrome de Peter Pan e sou muito insegura para conseguir sair de casa e morar sozinha, mas bem que queria, nem que fosse por uma semana kkkkk.
@@blackswan5992 Aguente firme, foque no que te faz bem. Se for preciso desassociar momentos, faça. Você ainda tera o que deseja. Entendo o que escreve.
Você precisa procurar ajuda terapêutica. Se é maior de idade, não deveria ter esse medo todo de sair de perto de uma convivência tóxica. Você não precisa ter Síndrome de Peter Pan pra vida toda, chega uma hora que você terá 30, 40 anos... e aí? Será dependente de quem? É profundo. Terapia já, minha querida.
A maior maldição na minha vida seria ter que cuidar da minha genitora. Eu não ia ter uma gota de paciência. Nao quero cuidar dela assim como ela nao gostava de cuidar de mim. Me medo só pensar no que poderia acontecer. Ela é narcisista e tlvz algo mais.
Marisa, você me auxilia muito com seus vídeos. Com eles consigo me conhecer profundamente com as ferramentas ditas de forma direta que você nos fornece. Obrigada pelo conteúdo incrível!
Percebi que como mãe tinha as respostas para educa-lo, nesse interim parei dei um passo atrás, e passei a ouvi-lo por mais tempo antes de dar as respostas.
Queria ter sido escutada mais, e não ter recebido tantas respostas prontas.
Concordo com tudo, Dra.
Enxergar e tentar entender como cada pessoa lida com seus pais é um dos caminhos mais rápidos para se conhecer alguém.
E os abandonos dos filhos. Na doença ou velhiçe
Algumas mães tem filhos pra que estes sejam seus mantenedores e enfermeiros o modo como os latinos lidam com a família é surreal … parece máfia! O filho está lá fazendo merda e deixando todo mundo louco e geralmente a mãe vai defender o bandido! Ahhh haja saco
Marisa, você assistiu aquela reportagem no fantástico daquela moça que falou que tem 18 identidades e que tem tdi? você pode comentar alguma coisa e falar um pouco sobre a personalidade também, por favor?
Meu Deus, assisti. Jamais imaginava que existia esse transtorno. 2/3 personalidades, ok, tem bastante por aí, bipolaridade.... Mas 18??? Choquei.
Assista "Fragmentado", de 2016. A pessoa tem 23 personalidades.
Dr tenho um filho de 30 anos sempre fui ouvinte deixei a porta aberta para falarmos de tudo , criei ele sizinha e Deus, nunxa fui de bater, sempre dei castigo, e ele sempre foi revelde , grosseiro , quase todos os dias brigamos ele sempre me agride com palavras e ate ja me bateu. Sempre fica desempregado, embora quando trabalho nao me dar um centavo ,por morar em minha casa eu acabo tendo que suprir tudo sozinha, nao tenho emprego fixo, trabalho costurando roupas infantil.vendo no virtual .tem horas que parece que nao vou aguentae de tantos problemas . Ele ate ja me disse que nao me ama, sou bastante forte e nao permito que isso entre em meu coracao . Triste tudo isso mas é minha realidade .😢😢😢😢😢
Sou mãe , meus filhos são meus melhores amigos conto tudo, tudo mesmo, eles TBM correm pra mim quando precisam,eu TB ouvia minha mãe
Meu pai não tinha a menor paciência comigo quando criança e adolescente e hoje eu que não tenho mais paciência com ele hoje
Não se culpe. O problema estava com ele. Você era só uma criança. Pesquise sobre constelação familiar, parece que ajuda muito pra se conhecer melhor e a lidar com isso.
está doida ? costelação familiar já está inclusive proibida no estado de são Paulo. Pseudociência aqui não@@wea754
Marisa você sempre ressalta a importância dos pais se prepararem e até mesmo fazer cursos de como educar um indivíduo, teria alguma sugestão de livro nesse sentido? Obrigado!
eu gostaria de saber como agir com pais que sempre maltrataram os filhos e quando mais velhos querem exigir tudo do filho, quando esse filho não quer nem estar perto desses pais, como agir com esses pais que continuam sugando depois de adultos, E quanto aos pais depois que erraram a vida inteira qual o melhor caminhos pra eles viverem e entenderem que não vão ter o que querem
Amar e educar é muito dificil. Sou mãe, nao tenho muita consciência dos meus erros, fiz e dei para eles o que podia e sabia, tenho certeza que dei o leu melhor.
Não pude contar nem com pai nem com mãe desde q me entendo por gente, hj na vida adulta não houve construção de elo com nenhum dos dois...infelizmente parece q eles nem existem pra mim, sinto muito mas não posso forçar nada...
Tentei conviver bem com minha mãe mas sinto que não dá, não flui. Tentei buscar ajuda espiritual, psicológica, pra entender ou ao menos ter uma convivência razoável enquanto dividimos o mesmo teto, mas hoje tive a percepção que quanto mais eu tento pior fica. Tem situações que não mudam....o que nos resta é sair de cena e buscar outro ambiente. Não posso sair imediatamente mas vou iniciar já um planejamento pra ir embora daqui. Estou doente....achei que se eu melhorasse como filha ela cederia, mas quem estou enganando? É triste dizer isso em voz alta mas sei que minha mãe nutre um sentimento ruim por mim. Mesmo as despesas sendo divididas, minha mãe age como se eu estivesse morando de favor, sendo sustentada por ela. Alguém já passou por isso? Preciso urgentemente sair daqui. Sinto que ela nutre um ódio profundo por mim, uma espécie de aversão a quem sou, não sei explicar.
Eu sinto. Que Deus me ajude nesses dias ainda pela frente nessa casa.
* Ainda não saí por estar finalizando meu curso e apesar de trabalhar não conseguiria custear todas as despesas sozinha.....mas em breve vou sair dessa gaiola tóxica.
Procure alugar um quarto com pessoas que procuram pessoas para dividir ap. Tem famílias que alugam quartos só para mulheres solteiras ou estudantes em cidades grandes. Se você não pode alugar um ap padrão tem pessoas que alugam kitnets tb. Há pousadas e pensões com quartos mais baratos tbm. Procure se hostels (albergues) alugam quartos sei que alguns tem quartos privados para alugar.
Pode ser pendência de outras vidas.
@@lucianaluh1576 sim....mas já desisti de entender, só aceitei o fato de que minha mãe é como um veneno pra mim
@@SraElisabethPoldark Oração sempre🙌
Minha mãe sempre me tratou mal !! Só me criticou e faz isso até hoje ! As vezes respondo ela com agressividade porque foi isso que ela me deu , evito ficar muito perto dela porque sempre sai faísca , ela não muda não importa o que eu faça
Não dê moral! A melhor boca para lhe abençoar é sua mesma. Pense,se vc pode falar, andar, pedir de Deus sabedoria .. então vc mesma pode pedir as melhores bençãos pra vc. Viva sua vida, e faça sua felicidade nas coisas simples, pois não busque felicidades em parentes ok ...e olha que eu conheço muito de família ok bjos
Nunca vi pais realmente compreensivos e amorosos, receberem o contrário dos filhos!!! #FicaDica
Tem sim
Sempre estudei em escola pública e quando prestei meu primeiro vestibular pra medicina saindo do segundo grau e sem cursinho obviamente não passei. Esperei por horas o jornal (naquela época Unesp, USP e Unicamp saiam o resultado no jornal quase sempre no mesmo dia) e acabei dormindo antes dele chegar. Quando acordei meu pai estava com o jornal na mão e, mesmo eu pedindo não me passava, então começou a conferir. No final jogou o jornal na minha direção e disse: ai...pode conferir que voce não passou em nada. Quando passei no vestibular me deu os parabéns a uns 10 metros de distância. Minha mãe por outro lado é a pessoa mais egoísta que conheço. Um exemplo: no casamento de uma prima iriamos nos encontrar na casa do meu tio para nos arrumarmos (todas moramos em cidades diferentes). Quando cheguei minha mãe e a namorada do meu tio estavam saindo para se arrumarem no salão. E ninguém tinha perguntado se eu tinha interesse em ir ao salão ou não. Simplesmente esqueceram que eu, sendo uma mulher, também poderia ter interesse em ir ao salão. A namorada do meu tio tinha pouco contato comigo mas minha mãe é minha mãe. Graças a Deus eu me maqueio muito bem e minha maquiagem ficou maravilhosa. Mas a marca do desprezo ficou também. Esses são exemplos que me lembrei agora rapidamente. Agradeço a Deus ter uma cabeça boa ou teria pirado na adolescência. Mesmo assim tenho mil crises de ansiedade cada vez que penso em ir a reuniões de família mas também me cobro de estar longe, de meus pais estarem envelhecendo.... é complicado.
E quando é o contrário? A pessoa aceita qualquer coisa dos pais (ou dos familiares em geral) e com as pessoas de fora ela não tolera nada. Uma vez uma pessoa me consideroi grosseira e disse "Só minha família fala assim comigo". Confesso que soou bem estranha essa frase pra mim...
Lendo os comentários tomei coragem de falar porque sou mãe de tres filhos e eles sempre foram tudo pra mim. Os dois rapases conseguiram ir fazendo a vida deles, a filha que é a primeira desde a adolecencia que foi muito desigual comigo, nao se importava nem comigo nem com os irmãos, vale resaltar que perdi o pai deles nessa fase de criança, por uma violencia indiscritivel, dentro de casa. Resumo precisei dar conta de criar essa familia sozinha, confiando somente em Deus. Minha nenina tinha onze anos na época os outros menores, ela cresceu se importando apenas com ela, bastante rebelde, nao me respeitava, enfim fez o que quis, hoje com quase.cinquenta anos voltou pra minha casa, depende de mim e eu tenho uma imensa dificuldade de lidar com ela, muitas vezes penso que.nao a amo, mas ela me irrita com sua presença que me parece muito falsa, fico muito quieta e seguro minha onda.
Te entendo
Triste né
Eu sempre foi uma mãe muito presente quebrei a cara enquanto estava precisando de certo hj todos estão bem Graça a Deus só um problema viraram a costa pra mim mas tudo bem as vezes fico triste porque queria ouvir um bom dia mas tudo bem Deus cuida de mim e delas também 🙏🙏🙏🙏💙♥️♥️♥️
Obrigada sempre pela entrega do seu trabalho Dr. Marisa. Minha mãe é meu suporte, problemas com pai e mãe os filhos sempre terão pois são pessoas comuns como nós. Amo com todas as forças minha mãe e meu pai, peço a Deus todos os dias para curar minhas mágoas e as deles e que o amor vença na nossa família. ❤❤❤
Cuidei do meu pai e mana especial. Se fosse por merecimento ou retribuição não. Minha mana nâo mereceu essa família. Prometi pra minha mâe. Hoje me arrependo. Nâo conhecia meus direitos civis..Religiâo é algo maldito. Atéia. Deus nâo existe
Gratidão sempre pelos videos Dra Marisa
Concordo as vezes os filhos pensam que os pais aguentam e suportam tudo☺️😢🌻💐💖
Boa tarde Dra Mariza de Abreu! Eu desde a minha infância me tornei " mãe " de meus irmãos, apenas dois logo depois de mim que não foi possível pois éramos da quase da mesma época! Aprendizado total na minha vida!! A minha já está com 83 anos e todos amam a mãe kkkkk meu filho é único já está com quase 29 anos! Tudo bem entre nós! Só gratidão! Abraço 🤗!
Adorei! Agora entendo algumas coisas...
Minha mae e narcisista Sofri muito Fiz terapia, me cuido muito Más nao tenho quase assunto com ela porque tudo vira ataque ou vitimismo So escuto e vou embora
Pois assim é meu filho mais velho, comigo irritado, sem paciência, joga todo seu Stress em cima de mim( com o pai já manera), Mas é adulto. Com os amigos é simpático, camarada. Mas hà momentos muito "zem" também. Acho que minha ansiedade e insegurança, sim, causaram esse tipo de comportamento comigo.
Faltou falar das mães que levam a vida toda ,no meu caso 28 anos, buscando o amor de uma filha, e que nunca veio.Sei exatamente onde errei:nunca soube onde dar limites. Hoje é uma mulher linda, maravilhosa, delicada, culta, bem sucedida,mas depois desses anos todos desisti para minha saúde mental,Mesmo por um filho tem um ponto até onde o sofrimento aguenta. Cheguei a meu limite. Não quero contato.Claro que essa precisar de mim para o que for, estou disponivel, sem cobranças.A dor foi tanta que nem doeu. Bem, é isso
Tema que precisava ouvir. Sempre fui uma filha bem educada,e criei meu filho com todo amor,fui presente em tudo , até aos 17 anos era um filho amigo,nos respeitavamos muito,e tudo era conversado com educação. Ao entrar na faculdade ele se transformou tanto que não o conheço. Começou o atrito pois começou a beber com "amigos" e não queria mais nem conversar comigo. Não apoiei tal atitude,e só conversava com educação quando queria mais dinheiro. Fhi tão humilhada por ele, xingada que hoje já tem 3 anos que não o vejo,me bloqueou em tudo e não sei onde está trabalhando. Mas posso ter errado em algumas coisas, mas foi por amor. Hoje ele tem uma diploma universitário por eu lutar muito, pois os tais amigos só sabiam chamar para beber e fui muito dura com ele para terminar a faculdade. Estou muito doente, perdi a vontade de tudo, pois não tenho mais família que já partiram muito certo e sinto saudades demais da minha amada mãe. Não encontro respostas para uma mudança tão radical. Não encontro motivos para viver mais,sou sensível demais,a depressão tomou conta de mim , mas não desejo mais ver o meu próprio filho ,me machucou ao extremo com palavras e atitudes. Não foi isso que ensinei em palavras e atitudes. Foi ótimo o tema, mas não encontro algo que justifique tanta crueldade. Sempre oro por ele, mas tenho pesadelos horríveis com medo de acontecer algo e não saber onde mora o meu filho. Como já pensei em acabar com o meu sofrimento e penso ainda, pois estou extremamente doente fisicamente e psicologicamente. 😥😥💔💔😴😴⁉️⁉️⁉️⁉️
Lamento muito irmã que esteja passando por tudo isso.
Procure fazer terapia se tiver condições financeiras. Você não é culpada pelas ações de seu filho.
Fazem e acontecem , mas nenhum desses se sustentam, são exigentes e incapazes de lidar com as frustrações da vida e ainda culpam os outros por suas más escolhas.
Oi, bom Marisa? eu.. tenho imenso carinho com minha querida mamãe.. tenho ciência de que tudo o que eu puder fazer por ela me parece ainda tão pouco... beijo.
Minha mãe esta de idade as vezes nao tenho paciência, mas estou lutando pra mudar esse meu comportamento, tenho como meta tratar ela melhor em primeiro lugar.
Boa noite Dra. Nunca houve problemas comigo e minha mãe,tudo era e foi dito. Amigos,amigos,mas,minhas verdades, sempre foram com ela, minha eterna. Grata pela oportunidade. Abraços.Shalom.
É importante frisar que os pais nem sempre agem de uma mesma forma. Dá pra ser aberto com o pai e completamente fechado com a mãe. Meu caso. Não era dificuldade com a maternidade pq quando os filhos são 2 e a mãe age de formas opostas com um e com o outro… Fato é que sentimento acaba sim. Até mesmo a expectativa de se ter valor aos olhos daquela criatura.
minha mãe só sabe qrer discutir comigo e brigar, tdo acha q é a dona da razão em tudo, a última palavra tem q ser sempre a dela. 😡 só sabe apontar meus defeitos, nunca as qualidades.. ^^ só sabe me criticar, apontar o dedo, falar q vc é isso ou aquilo, mais nunca diz 1 palavra amiga de conforto. 🙄😡 É UM SACO ISSO, pra ñ dizer coisa pior.... 🤦🏻♀️
Queria saber como identificar se a mãe tem inveja da filha.
Também não me dou bem com a minha mãe! Por mim tanto faz,pois eu faço minha felicidade..
Eu não tenho paciência o suficiente com a minha mae. Isso me incomoda. Minha mãe era muitíssimo irritada comigo na minha infância e adolescência. Tive muito "cabresto" dos meus pais... Eu nao podia fazer nada. Mal, mal ter amigos: seus amigos são seus irmãos e nós! Ouvi muito isso. E eu era inconformada. Saia escondido, fazia coisas que nao devia (tipo: ir a balada aos 14 anos).
Eu sempre a amei e amo demais. Sempre visito minha mãe, fico feliz em poder alegrá-la. Mas nao tenho paciência. Ela é extremamente atrapalhada (as vezes parece o Chaves). Nao sabe se virar bem... Quando está comigo, parece que eu sou a mãe. Penso: será que pode ser um indício de alzheimer? Ela está sempre preocupada, com comentários negativos (isso é horrível)... Vc pode falar a coisa mais bacana, vai vir um: cuidado, pq pode acontecer isso... Nao vai, nao faz...
Eu peço a Deus que me dê sabedoria e paciência...
Nossa! Me vi no seu comentário. E por essas razões me sinto cada vez menos tolerante com minha mãe. É a única pessoa no mundo que consegue me desestabilizar (também tinha meu pai, mas ele faleceu há 2 anos). Estou tentando aprender como devo lidar com a intolerância e como fazer para não perder meu equilíbrio.
Comigo é tudo contrário do que vc fala, meu filho me oprime, quer mandar na minha casa, grita com meu pai doente e idoso.
Eu dei tudo nas minhas condições pra meu único filho, sempre tratei bem, sempre companheira, e hoje sofro muito
Ele tem quantos anos? E mora com vcs? Imponha respeito e caso ele não queira respeitar vocês vá a polícia e peça uma medida protetiva.
@@Kakamg26 cara, pare de se meter. Você não sabe nada sobre essas pessoas.
@@jucaracarvalho847 Não estou me metendo estou aconselhando vi isso em casa meus irmãos fizeram a mesma coisa com os meus pais. Você é quem não sabe o que é isso kkk
Mãe narcisista é horrível!
Obrigado por compartilhar seu conhecimento Marisa.
Gosto muito de acompanhar seus conteúdos e em especial esse por conta da identificação.
Nossa eu me encontrei tanto no seu vídeo, obrigada
Pior que isso tudo é vdd…Acontece qualquer dessas situações de modo geral com família, é fato.
Minha mãe sempre foi difícil, humor instável, diálogo aberto com ela nem pensar 😔 hj com os meus filhos procuro deixar a porta do coração destrancada e eles tem a liberdade de senti a vontade comigo s/ pressão 🙂
Fui sempre uma mãe aberta de falar sobre tudo com meu filho único . Sempre fui ouvinte porém meu filho é muito grosso , intolerante, até já me agrediu com palavras e quase me bateu, nunca fui de bater em meu filho sempre dei castigo. Sofro muito e não sei onde errei. Hoje tem 3o anos e volta e meia fica desempregado e eu que tenho que sustentar nas despezas de casa, porque ainda mora comigo ,eu não tenho trabalho fixo trabalho com fabricação de roupas infantil. Muito complicado minha vida tem horas que peço muita força para Deus pra me manter em pé.
Porque ela é narcisista. Contato zero há quase 15 anos, graças a Deus!
Esse vídeo falou muito comigo, criação muito rígida, mas agora dempois de adulta meus pais tem mudado,
Tem também os filhos ingratos ! Tem com falar sobre esse assunto ❤
Amo seu jeito e a forma como vc passa os conteúdos, com cuidado e atencão para todos os assuntos, depois que comecei seguir esse canal (há muito tempo rsr) posso dizer que me tornei uma pessoa melhor. Gratidão🙏🏻
Seu canal é incrível! Estou amando cada vídeo. Gratidão! ❤
Eu fico imaginando os filhos q tiveram q cuidar dos pais desde crianças. Pais q colocam o peso da responsabilidade desde novos. Eu não tolero isso. 😢 criança é pra ser cuidada e não o contrário. Sobre o vídeo eu vejo q hj em dia os jovens estão cada vez mais crescendo rápido e deixam de achar q n tem responsabilidade com a mãe e o pai. Eles Tb estão aprendendo, mas n vou negar q as vezes é importante saber se por no lugar de filho. N sou mãe, e hj acho q Tb não tenho mais pretensão em ser. Se abrir c a família e falar sobre nossa vida é muito difícil, existem barreiras entre essa comunicação, mas é necessário entrar um meio de falar.
Este tema é todo minha história. 😮😮
😍 Você falou de criança em festa, lembrei do meu filho pequeno.... Que saudade!
Coisa boa criança alegre, brincando...
Criança é cura
@@mirtesmuller9787 Sim.
Nem todo filho bem cuidado sabe cuidar. Os exemplos que tenho comprovam justamente o contrário. Não conheceram a falta, não conseguem ter empatia.
Tem como fazer um vídeo para quem não tolera o pai biológico por favor? Obrigada.
Eu me sinto péssima pq minha mãe tenta me dar tudo que quero, mas não consigo conviver com ela, não gosto de conversar, pq tudo que ela fala me irrita, não consigo mais abraçar e dizer te amo. Quando era criança vivia grudada nela, era o amor da minha vida. Com o tempo acho que comecei a sentir que não era recíproco, me trazia problemas de família pra eu resolver, é incapaz de lidar com sentimentos, e hoje em dia sinto que eu só poderia ser eu mesma em outro lugar completamente. Fico muito triste pq não era oq eu queria sentir, mas infelizmente é oq sinto. Já fiz terapia por muito tempo e sempre aconselhei ela a fazer também mas nunca consegui superar esse sentimento.
Adorei.
Muito obrigada.
Muito obrigado pela aula, bem aderente às minhas conversas com meu filho! 👏🏻
boa noite! muito instrutivo esse vídeo! parabéns! super! 😊
Filhos são difíceis. Vc sabe...
Como está o Alexandre. Já se relaciona melhor vom a mãe?
E a Maria ainda investigando se a roupa tem cheiro de nova? Ou as bonecas são originais?
É o meu filho é complicado as vezes. Eu compreendo.
Pela primeira vez na vida estou sendo feliz. Mas porque sai de casa, eu posto minha felicidade, esses dias deixei de ir a um local que gostava para ir ve_la, bati não atendeu, fui tomar um café, tirei uma foto mandei pra ela, mandou uma mensagem enganada falando com minha tia, com deboche dizendo. Estão lá tomando café, somos pobres, fica se exibindo, eu não sou assim acha cada um responde por seus atos. Voltei em casa e falei tudo, acaso eu estou cometendo assassinato, para pagar pelos meus atos. Fui tomar um café, não posso?
Eu com minha mãe sou fechada mas sou diferente com meu pai. Minha infância foi bem esquisita😢
😢minhas filhas até batem em mim se eu discordar delas,o pai delas e a tia( irmã dele) também maltratou muuuiiitooo a mãe (vó delas) que morreu,davam tapas empurrões, chutes e gritavam chingando ela,mas fora d casa são gente boa...
Eu faria uma denuncia na polícia e pediria uma medida protetiva
Procure ajuda. Eles não podem te agredir. Se for possível vá morar sozinha, ou em outro lugar. Deus te abençoe.
Tenho dificuldade de ter um relacionamento, será que tem a haver com isso
Minha mae et assim, paramos de falar pq qd eu tava contsndo pra ela, onwue de bom tava acontecendo na minha vida ela teve que vim com um balde de agua fria e estragar tudo. Cansei dela de vdd
Sinto como se os papeis invertem. Minha mãe só entra em contato comigo pra despejar os problemas dela e pra resolver os Bo's. Quando vejo estou dizendo o que a pessoa tem que fazer e muitas vezes exaltada e criticando a mãe. Estou cansada, sinto raiva dela e de mim mesma.
Me sinto extremamente incomodada quando minha mãe vem na minha casa
Amo minha mãe mas ela é insuportável. Tenho mta dificuldade em lidar cm ela.
Complexo. Estou vendo em 26/12
eu não tenho apego seguro.
a minha mãe passou os dois últimos dias emburrada, fingindo não ouvir o que eu falava, e o velho olhar de desprezo, indiferença
Eu sinto muito pela dor dela, mas nada disso me afeta, no sentido de ser contaminada ou pedir explicação!