Adorei o vídeo, e é muito pertinente o que você escreveu na descrição sobre o fato de que a moda vitoriana também era opressiva, pois apesar de ajudar que todas as mulheres tivessem a mesma silhueta, escondendo totalmente o corpo, perpetuava um padrão que ainda hoje é vigente, que não respeita a diversidade. Nós mulheres temos que aprender a amar respeitar nossos corpos como são, ao invés de perseguir eternamente o padrão que nos é imposto culturalmente. Cresci vendo minha mãe fazendo dietas mirabolantes e até tomando remédios pra emagrecer, numa prática doentia. Precisamos nos libertar. Obrigada pelo vídeo!
Marina de Araújo sempre é bom ressaltar que este padrão foi feito para ser inalcançável, para que gastemos o que temos e o que não temos para nos aproximar dele. A sociedade brinca com nosso psicológico por causa de lucro.
Exatamente Marina! Esse padrão começou aí, não é sobre a roupa se adequar ao padrão e esconder seu corpo! É sobre reconhecer os corpos como válidos para serem expostos!
Qualquer mulher violão com manequim 44 tem dificuldade de encontrar roupa em lojas de departamento (C&A, Riachuelo, Renner). A calça jeans feita no Paquistão, Índia, China...não "entra" no quadril da brasileira. Na hora que a moça tenta se abaixar, o cofrinho aparece. O homem que gosta de roupa básica não acha uma calça jeans padrão. É sempre com rasgados, desfiado, lavagem destruída, ou bermuda de 300 cores ao mesmo tempo.
Eu nem tenho quadril, e sempre sofri para achar uma calça para mim, conforme ia caminhando a calça ia descendo, sobrava cintura e faltava espaço para o bum bum, as calças de cós baixo eram horríveis, ainda bem que voltou a moda da cintura alta é mais confortável e coloca um cinto coisa que não dava com o cós baixo sem te deixar com dupla cintura
Um amigo compra calça maior para não ficar colada e arruma na cintura o que dobrou, foi o jeito que ele achou para não ter que usar essas calças à vácuo
Olá, concordo contigo, os padrões sempre nós atrapalha qdo temos algo mais. Qdo mais nova sempre tive bumbum, perna e peitos bem formados. É uma cintura de pilão, era difícil achar roupas, hoje então depois de tirar a tireoide e engordar piorou...
A uns anos atrás, a cintura era baixa, difícil encontrar uma mais alta. Agora a cintura vai lá em cima. Encontrar uma roupa que se adapte ao seu corpo é uma loteria. Também vou fazer um curso para costurar minhas roupas.
Minha nora foi a rua das noivas em S P. Havia um vestido lindíssimo na vitrine q era o chamariz de número 36. O costurei q o fez ,não encontrou uma noiva q o vestido llindo servisse... Quando ela pediu aquele vestido pra experimentar, o costurei quase teve um treco de tão feliz . Era a primeira e única noiva q aquele vestido serviu ,caiu como uma luva. Ela teve um desconto de 700 reais no preço ,pq a loja já havia desistido da venda dele por ser tão pequeno. Minha nora até hoje pesa 40 k, mãe de 2 filhos , já se passaram 18 anos do casamento...
Meu Deus isto é incrível nós podíamos fazer esse tipo de coisa sempre quando for necessário não obedecer esses tipos de ditadura para eles deixarem de tanta frescurinhas desnecessária só assim esses ditadores tomaram tomariam vergonha na cara para parar de encher os sacos das pessoas boa noite a todos e Deus os abençoe amém amados
Por isso pra algumas pessoas o dia do casamento é o ápice da beleza. É o único momento pra maioria de nós que podemos chegar o mais perto da vestimenta do século 19, com os "vestidos de princesa"
Tive uma professora de história que falou mal de dona Leopoldina por ela supostamente ser gordinha acabei tendo uma discussão com ela não só por amar dona Leopoldina mais não importa se ela era gorda ou magra o importante foi a sua contribuição para nossa história
Ela deve ter se baseado nos desenhos do Debret, até o Dom Pedro I que era inegavelmente magro foi desenhado "gordinho" por ele. PS: Além do peso da Imperatriz ser irrelevante, a autópsia feita do corpo dela mostrou que ela era sim uma mulher magra. Mas as pessoas se esquecem que ela teve nove gestações, normal ficar mais cheinha.
@@FDFAcanal ela se diz doutora mais não sabe nada sobre história além dos livros e fica repetindo as mentiras dos livros de história tipo como se dom Pedro tivesse chutando dona Leopoldina
@@geovanacarvalho1356 Nossa, tô cansada desses "profissionais" que só sabem reproduzir senso comum e fake news. Pior que a maioria dos professores do ensino médio são assim, só na faculdade é que a situação muda um pouco.
Eu sou psicóloga e consultora de estilo e imagem, e na escola em que estudei, não trabalhamos o peso, mas sim a forma. Geralmente o ideal perseguido pelas mulheres é a cintura mais fina, e quadril e ombros proporcionais entre si, que se assemelham às imagens das mulheres do século XIX. Tudo é uma questão de conhecer qual é o formato do seu corpo (denovo: não o peso) e usar roupas que causarão determinada ilusão de ótica para causarem a impressão desejada. Trabalha-se para isso com a psicologia da Gestalt, que é a psicologia da forma. É uma maneira de libertar as mulheres de regras estáticas impostas. Ao se autoconhecer, você decide.
Nesse caso, tanto naquele tempo quanto nesse, eu estou bastante fora do padrão. Minha cintura é de geladeira. Porque temos que ter cintura fina e bundao pra sermos bonitas?
Eu sou d formato 🍐, coxas grossas, pior é a barriga...e eu qdo olho as formas ñ consigo me ver...meu irmão q estou moda q me disse q tenho esse formato....rsrs...sempre pensei q era uma kombi...1 tronco...hj sei q ñ tenho como mudar essa forma+ a barriga me incomoda horrores e ñ aguento usar nada apertado.
Além de tudo que foi citado, hoje em dia ainda existem as modelos/roupas "nem tão plus size" pois as modelagens estão encolhendo. O manequim 46 que se encontrava há 10 anos atrás é, na maioria dos casos, maior que o "atual 46". E esse exemplo é válido para todos os tamanhos, claro, que por algum motivo também estão "magicamente" diminuindo.
Verdade! Sempre fui 38, sou baixa e pesava abaixo dos 50 quilos, ou seja, no padrão (embora muitas roupas ficassem largas). Hoje engordei um pouco e noto que os tamanhos também mudaram, não somente meu corpo!
Culpa dos chineses e indianos, que são muito menores. Como boa parte das roupas são confeccionadas na Ásia, eles acabam fazendo com as modelagens de lá... Tai a mágica
No Brasil não há uma referência obrigatória para os tamanhos. Cada fábrica, cada confecção faz seu padrão. É bizarro. E como a Eneida falou, tem marcas que não querem associar a imagem à obesidade, daí os tamanhos grandes deles são pra gente alta, mas não gorda. Um horror de preconceito
lutei a vida toda com tamanho de roupas. Ultimamente descobri uma loja ótima, q realmente tem roupas bonitas e grandes. Mas o preço é um pouco demais pro meu bolso... Rs Até que eu ganhei uma Singer velhinha da minha sogra e decidi que aprenderia costurar pra nao depender de nenhuma loja ou tendência... Só posso dizer que é libertador, depois disso fiz inúmeras roupas que eu gostaria de usar e nao achava , ou pq nao está na moda, ou pq nao tinha meu tamanho.
O pior da gordofobia é a que impõe preconceitos de caráter associados ao peso. Minha opinião é de que fazem roupa de gorda sempre mais feia porque acham que somos necessariamente gente de mau gosto. Calça jeans plus size, por exemplo, tem sempre um monte de strass na bunda. É a letra escarlate da gorda. Nós não temos direito a ter estilo, é obrigatório vestir-se de modo a deixar claro que estamos envergonhadas do próprio corpo. Tudo largo, escuro, etc. Para quem se interessar pelo tema, recomendo muito o livro “Fearing the black body: the racial origins of fat phobia”, da pesquisadora Sabrina Strings. Infelizmente creio que ainda não está traduzido para o português.
Concordo plenamente. Existe preconceito de caráter associado aos obesos, e ainda mais pras mulheres, acho eu. Começando pela falta de estilo e mau gosto ao se vestir, e depois indo pra preguiça, incompetência, e outros que fogem ao tema discutido aqui. Vou atrás da tua dica de leitura. Abç
Quero estudar corte e costura e comprar uma máquina de costura pra fazer minhas próprias roupas. Tô cansada. Pior é ter que tentar explicar as pessoas porque eu estou/sou gorda, é ridículo, odeio gente maldosa que exclama na frente de todo mundo "nossa você tá mais gorda" ou "nossa você engordou" Se as pessoas soubesse as coisas horríveis que fiz a mim mesma pra poder emagrecer... Hoje sou muito saudável e continuo gorda.
Izabel, lembro que eram pouquíssimas lojas especializadas e a maioria das lojas hoje só vai até GG. Na minha região atualmente existem bastantes lojas plus sizes. Roupas na moda, com diversas cores, estampas e modelos! Mas é realmente muito chato o fato de ser algo muito específico... O ideal seria todas as marcas terem todos os tamanhos, né? Pelos menos do PP ao G4.
Sem falar que o uso frequente do espartilho de certa forma "molda" o corpo. Sou de uma geração com a silhueta estragada pelas calças de cintura baixa. Minha avó sempre foi costureira e gosta de usar roupas acinturadas, quando não está, coloca um cinto. Se eu tivesse ouvido ela na juventude, não teria essa borda de catupiry no quadril.
Ai meu Deus do céu tem coisa que a gente é obrigada a rir por que algumas modelos as vezes é tão magra que chega a ser feio e outras até reclamaram dizendo que estavam castigando elas e muitas e muitos até morreram de fome por causa desta dita regras não pode comer isso não pode comer aquilo coitados daqueles seguem essas regrinhas chamada ditadura de sempre boa noite a todos e Deus os abençoe amém amados creiam de verdade pelo amor de Deus amém
Parabéns pelo vídeo. Excelente como sempre. Sou médica psiquiatra e seus vídeos são um bálsamo na minha rotina pesada, além de muito instrutivos é claro. Beijos!
Parabéns por não só falar da moda e padrão de beleza no séc XIX, mas abordar temas tão importantes e atuais como gordofobia e outros preconceitos com formatos e proporções corpóreos na nossa cultura. São de uma crueldade tão atroz e prejudicial mas muitos não percebem ou se importam. Agradeço, e aplaudo de pé...
Eu era a Olivia Palito da turma, o pau de pesca, nunca consegui chegar aos 50kg até a menopausa e a pandemia. Só deixei de me sentir humilhada pelos comentários quando vi amigas minhas gastando fortunas para emagrecer, para fazer cirurgias, enquanto eu batia qualquer uma em um rodízio, sem aumentar um grama. Entendi, então, que, na realidade, a Olivia Palito aqui era o que elas gostariam de ser. Pena que levei tantos anos sofrendo até me aceitar como magrela.
Sempre fui magra .e sempre gostei de ser.agora com a pandemia estou com o corpo mais forte.Malho em casa e estou com mais coxas e glúteos.As pessoas acham que estou bonita aasim.tenho 1.68 de altura. Mas ser magra sempre gostei.
Achei maravilhoso que vc se interessou e estudou o assunto sobre ser plus size hj. Eu como uma mulher gorda que usa 46 fiquei muito feliz! Tu é feraaaaaa
Muito feliz com o enredo desse vídeo. Me sentindo representada. Sempre pensei como era, por só ver a demonstração das mulheres magras. Obrigada, Eneida! ❤️
Apaixonada pelos seus vídeos. Meu sonho é vestir uma roupa de época!!! E achei muito atual o fato de você trazer a comparação do que ocorre hoje com as mulheres sofrendo e tentando se encaixar em padrões - na maioria das vezes, impossíveis de atingir. Aguardando os próximos vídeos ansiosamente.
Eu queria que um dia vc fizesse um vídeo sobre sapatos. Que fosse parecido com este vídeo. Principalmente visando as mulheres que tem que calçar sapatos infantis e aquelas que como eu tem o pé grande (proporcional a minha altura) e que para comprar tem que ser na internet ou sapataria especializada, sem contar o preconceito em relação a mulheres que calçam acima de 40.
Mds a minha professora de artes que passou esse vídeo, eu tava achando q ia ser chato, mais meoo q vídeo maravilhoso , abriu a minha mente de uma tal forma, obrigada de verdade! Eu amava a moda vitoriana e nem sabia o quanto ela era/É proporcional para todas❤ e agr q amo +ainda❤❤
Eu tenho 1.70m e sempre fui magra. 45kl. E sempre sofri no Brasil por não ter o corpo padrão brasileiro. Apesar de parecer uma modelo . Quando vim para Itália eles amavam porém engordei 20 kl. Chorava pq as roupas não entrava. Hj estou tranquila. Estou uma falsa magra. Mais nunca liguei pelo fato de roupa pra magra ou gorda.
Oneida, bom dia! Parabéns por tão oportuno este tema abordado neste vídeo. Não tenho queixas de meu tamanho considerado fora do padrão, mas tenho muita dificuldade para encontrar roupas para meu tamanho sem estampa desagradáveis. Estou revendo este vídeo hoje (na primeira vez não consegui vê-lo na íntegra). Sinto que indiretamente foi feito para mim, pois muitas vezes já me vi nesta situação citada, em algumas situações há vendedoras que só falta dizer " ...agradeça por termos seu tamanho...". É muito frustrante.
Eneida, meus parabéns; o seu trabalho é espetacular. Descobrir com você que a moda foi feita para trabalhar a nosso favor, e não contra nós; porém neste século é o que faz conosco. Somos as escravas, e não as senhoras de nossos corpos. É muita crueldade o que fazemos com nós mesmas. É um retrocesso na humanidade.
Que vídeo maravilhoso!!! Já fiquei muito deprimida depois de experimentar várias roupas em lojas e nenhuma delas ficar boa. Felizmente minha mãe e minhas tias sabem costurar e eu aprendi o básico, há anos ajusto roupas de loja e com o incentivo da quarentena comecei a costurar as minhas. Tô tomando coragem pra começar a reprodução histórica, a Modista do Desterro tem ajudado muito!! Se a roupa não fica boa no meu corpo eu troco a roupa!!!
Descobri seu canal no sábado por acaso pesquisando sobre a obra "O fantasma da ópera", de Gaston Leroux. Desde então, sempre que tenho um tempinho livre, volto aqui. Também já o indiquei a alguns alunos. Parabéns pelo conteúdo de alta qualidade e pela didática apaixonante. Obrigada!
Nossa! Amei o vídeo! Me sinto parte dele pq sempre fui fora do padrão, e confesso q dói...nunca encontrar a roupa q gostaria d usar e morro d preguiça d provador pq nd fica bom....affff. Obrigada pelo conteúdo. Bjs
Eneida, que vídeo necessário! Sou um homem gordo, plus size, e é dificílimo achar coisas que me cabem. Falei sobre isso lá no meu canal @CanalTeaForTwo esses dias. Ontem mesmo postei um vídeo indicando o seu canal como um dos meu favoritos sobre moda. Não tinha visto este vídeo ainda e, caso tivesse visto, teria indicado este vídeo como um highlight ❤ Obrigado pelo conteúdo primoroso!
Obrigado por expor essa dura realidade. Quem é acima do peso padrão tem realmente muita dificuldade. Realmente seria eu muito feliz nesse tipo de moda do século XIX. Hoje em dia já não ligo se as pessoas falam de mim mas já sofri muito ha conta dos ditames da moda. Obrigado Eneida 😘
Gostei muito do seu canal. O mito da beleza, da Naomi Wolf foi o livro da minha vida . Sou gorda e amo elaborar minhas próprias roupas na costureira. Comprei uma máquina de costura recentemente, e vou fazer cursos para ter isso como Hobbie. Parabéns pelo seu canal.
Amei o vídeo 😍, já usei uma vez uma roupa tradicional do Paraguai, para um trabalho, não queria mais tirar a roupa. Simplesmente me amei naquela roupa, usei brincos e colar de bolotas vermelhas, queria muito ter mais experiências assim. Sonho um dia, em fazer um baile de época, com tudo que tomos direito, convidar vc e muitas outras pessoas a caráter. 😍😍
Sempre brinco com minha mãe, pode ver que o manequim gordo é sempre com roupa estampada...eu odeio estampas. E no Brasil ainda n temos número padrão. Ou seja uma marca eu uso 50, outra uso 48, outra 46, por exemplo.
Aqui na Europa tambem as numeraçoes nao sao padronizadas, as vezes acontece de u. 44 ser menor que o 42 por exemplo... isso é pessimo para auto estima da mulher...
Eu sou costureira,minha mãe é l,minha avó e bisavó foram costureiras.Acho isso muito chic ❤️ seria bom que houvesse mais alternativas de fazer roupas sob medida...
Que vídeo maravilhoso! Que pessoa maravilhosa! Falou aquilo que eu sentia que eu nem sabia como expressar. Realmente a moda de hoje em dia é injusta. Tenho o corpo bem violão: sem muito peito, cintura mais fina e um pouco mais de bunda e coxa (tudo proporcional, porém sou gorda). É muito difícil achar roupas, principalmente vestidos e camisetas, pq ou ficam bons no busto e cintura e apertam no quadril, ou ficam bons no quadril e sobra muito tecido no busto e cintura. Lojas então, esquece! Sempre imaginei que sería mais feliz nos tempos em que as mulheres usavam esses vestidões. A moda hj em dia tem padrões quase inatingíveis! Sou vista como esquisita por usar o que eu gosto e de não dar muita bola, mas é pq se eu for tentar entrar nos padrões meu bolso não aguenta. Hahahaha
Vídeo perfeito! Hj, as lojas q se dizem Plus size, normalmente vendem apenas roupas com essas estampas estranhas, mtas vezes extremamente mal cortadas, mtas das vezes parecem aqueles sacos de feira. É o preço costuma ser o dobro de uma roupa similar, pra quem está no padrão.
Ver você falando sobre isso me lembrou de um vídeo do @Pirulla sobre padrão de beleza e fazer esse paralelo entre as modas passadas, presente, detalhes e personalidades que tinham problema com padrão de beleza me reconfortou um pouco. Sei que não sofro tanta pressão como as mulheres para ser belo, mesmo assim eu tento manter o meu corpo bem cuidado ao mesmo tempo que tento aceitar algumas características físicas minha que me deixam bem inseguro. Obrigado pelo vídeo.
Amei vídeo, parabéns !!!! Uma pessoa padrão falando muito bem sobre a Gordofobia . Só aumentou minha vontade de aprender a costurar, no momento estou fazendo minhas próprias blusas em crochê. Peças que nunca se acha para vender do PLUS SIZE.
Achei seu canal hoje, e adorei esse vídeo..... Faço figurinos de dança dançar árabes e tribal fusion, trabalho com corpos de diferentes padrões....e até pra comprar um bojo, pra montar um top, as vezes é complicado.... A partir do bojo GG, fica muito mais caro..... E tem formato, que o bojo G, é uma 'casquiinha' ....muito pequeno.... Mas no meu caso, fico muito feliz em poder ajudar muitas mulheres, a se sentirem realizadas.... Mais uma vez obrigada pelo vídeo
Que conteúdo incrível! Sou gorda e a minha mãe que costura minhas melhores roupas. É muito difícil encontrar roupas no tamanho grande e quando encontra-se, são bem mais caras
Doi.... foi sempre assim...Minha mae era modista e fazia lindas roupas, mas as magras eram sempre elogiadas, sempre houve descriminacao e muita hipocresia . Minha mae nao era magrinha, mas sempre usou cintas para apertar a barriga e cintura, estilo europeu mesmo, portuguesa elegante. Admiro-a ate hoje!
Adorei o vídeo! Realmente é por esses e outros motivos que eu sonho em um dia a moda voltar ao passado, adoraria sair na rua e ver todas as pessoas usando roupas do século XIX ❤
Amei o vídeo. Realmente é difícil achar roupa para quem foge no padrão. No meu caso o uniforme da escola, era obrigada a usar o g do conjunto masculino, já que sou muito alta e larga.
Eu sou plus size e amei o vídeo, mas queria dizer mesmo é que amei aquela sereia na porta kkkk Brincadeiras à parte, quando eu usava 46 eu tava no "limbo". Nas lojas comuns não tinha pq só vai até o 44 e nas lojas plus tbm não tinha pq começa do 48. Então eu praticamente me apertava no 44. Hoje uso 50 e é até mais fácil de achar roupa pra mim kkk. To rindo, mas é triste. É horrível entrar na Marisa e ver uma loja inteira forrada de roupas da moda e chegar na sessão plus e encontrar 2 opções cafonas.
Eu assisto na TV, então só consigo da apoio com minhas visualizações e likes. Ter mais hábito para comentar e dar mais engajamento pro vídeo kkkkk ❤ te amamos. Faz mas vídeos sobre qualquer coisa, mas faz, amamos ouvir você falar.
Adorei o vídeo, e é muito pertinente o que você escreveu na descrição sobre o fato de que a moda vitoriana também era opressiva, pois apesar de ajudar que todas as mulheres tivessem a mesma silhueta, escondendo totalmente o corpo, perpetuava um padrão que ainda hoje é vigente, que não respeita a diversidade. Nós mulheres temos que aprender a amar respeitar nossos corpos como são, ao invés de perseguir eternamente o padrão que nos é imposto culturalmente. Cresci vendo minha mãe fazendo dietas mirabolantes e até tomando remédios pra emagrecer, numa prática doentia. Precisamos nos libertar. Obrigada pelo vídeo!
Marina de Araújo sempre é bom ressaltar que este padrão foi feito para ser inalcançável, para que gastemos o que temos e o que não temos para nos aproximar dele. A sociedade brinca com nosso psicológico por causa de lucro.
Exatamente Marina! Esse padrão começou aí, não é sobre a roupa se adequar ao padrão e esconder seu corpo! É sobre reconhecer os corpos como válidos para serem expostos!
@@michelleml98 muito importante pontuar isso!
É que fazer dieta não funciona, emagrecer de verdade e nunca mais engordar é só fazendo a reeducação alimentar.
Verdade
Qualquer mulher violão com manequim 44 tem dificuldade de encontrar roupa em lojas de departamento (C&A, Riachuelo, Renner). A calça jeans feita no Paquistão, Índia, China...não "entra" no quadril da brasileira. Na hora que a moça tenta se abaixar, o cofrinho aparece. O homem que gosta de roupa básica não acha uma calça jeans padrão. É sempre com rasgados, desfiado, lavagem destruída, ou bermuda de 300 cores ao mesmo tempo.
A Renner tem a ashua que é uma marca da loja para a plus
Eu nem tenho quadril, e sempre sofri para achar uma calça para mim, conforme ia caminhando a calça ia descendo, sobrava cintura e faltava espaço para o bum bum, as calças de cós baixo eram horríveis, ainda bem que voltou a moda da cintura alta é mais confortável e coloca um cinto coisa que não dava com o cós baixo sem te deixar com dupla cintura
Ah,colega,eu simplesmente desisti de tentar usar um jeans,uma calça eu não encontro! ...quem perde é a calça 😅😅😅
Um amigo compra calça maior para não ficar colada e arruma na cintura o que dobrou, foi o jeito que ele achou para não ter que usar essas calças à vácuo
Olá, concordo contigo, os padrões sempre nós atrapalha qdo temos algo mais. Qdo mais nova sempre tive bumbum, perna e peitos bem formados. É uma cintura de pilão, era difícil achar roupas, hoje então depois de tirar a tireoide e engordar piorou...
É por isso que quero fazer um curso de costura. Nada se compara a uma roupa ajustada a você.
Gabriela, meu sonho é saber costurar e não depender de roupas feitas.
Faça. Mas já te aviso que vira um vício :).
A uns anos atrás, a cintura era baixa, difícil encontrar uma mais alta. Agora a cintura vai lá em cima. Encontrar uma roupa que se adapte ao seu corpo é uma loteria. Também vou fazer um curso para costurar minhas roupas.
Eu fiz o curso de corte e costura. Melhor coisa! A liberdade de criar nossas roupas não tem preço.
@@silvasilva6782 assim que terminar a pandemia já está nos meus planos. Aprendi também a cortar meu cabelo. Estou amando. Bjs
Minha nora foi a rua das noivas em S P. Havia um vestido lindíssimo na vitrine q era o chamariz de número 36. O costurei q o fez ,não encontrou uma noiva q o vestido llindo servisse... Quando ela pediu aquele vestido pra experimentar, o costurei quase teve um treco de tão feliz . Era a primeira e única noiva q aquele vestido serviu ,caiu como uma luva. Ela teve um desconto de 700 reais no preço ,pq a loja já havia desistido da venda dele por ser tão pequeno. Minha nora até hoje pesa 40 k, mãe de 2 filhos , já se passaram 18 anos do casamento...
Meu Deus isto é incrível nós podíamos fazer esse tipo de coisa sempre quando for necessário não obedecer esses tipos de ditadura para eles deixarem de tanta frescurinhas desnecessária só assim esses ditadores tomaram tomariam vergonha na cara para parar de encher os sacos das pessoas boa noite a todos e Deus os abençoe amém amados
Eu tambem peso 40 kg desde a adolescência, "sofri muito" por ser magra, os padrões de beleza aqui no Brasil não se encaixam pra mulheres como eu.
Por isso pra algumas pessoas o dia do casamento é o ápice da beleza. É o único momento pra maioria de nós que podemos chegar o mais perto da vestimenta do século 19, com os "vestidos de princesa"
Por mais" torturante" q fosse eeu acho aquela moda linda eu amaria vestir aquelas roupas e tao lindooooo
Exatamente
Tive uma professora de história que falou mal de dona Leopoldina por ela supostamente ser gordinha acabei tendo uma discussão com ela não só por amar dona Leopoldina mais não importa se ela era gorda ou magra o importante foi a sua contribuição para nossa história
Ela deve ter se baseado nos desenhos do Debret, até o Dom Pedro I que era inegavelmente magro foi desenhado "gordinho" por ele.
PS: Além do peso da Imperatriz ser irrelevante, a autópsia feita do corpo dela mostrou que ela era sim uma mulher magra. Mas as pessoas se esquecem que ela teve nove gestações, normal ficar mais cheinha.
@@FDFAcanal exatamente
@@FDFAcanal ela se diz doutora mais não sabe nada sobre história além dos livros e fica repetindo as mentiras dos livros de história tipo como se dom Pedro tivesse chutando dona Leopoldina
@@geovanacarvalho1356 Nossa, tô cansada desses "profissionais" que só sabem reproduzir senso comum e fake news. Pior que a maioria dos professores do ensino médio são assim, só na faculdade é que a situação muda um pouco.
@@FDFAcanal rapaz eu duvido muito disso
Eu sou psicóloga e consultora de estilo e imagem, e na escola em que estudei, não trabalhamos o peso, mas sim a forma. Geralmente o ideal perseguido pelas mulheres é a cintura mais fina, e quadril e ombros proporcionais entre si, que se assemelham às imagens das mulheres do século XIX. Tudo é uma questão de conhecer qual é o formato do seu corpo (denovo: não o peso) e usar roupas que causarão determinada ilusão de ótica para causarem a impressão desejada. Trabalha-se para isso com a psicologia da Gestalt, que é a psicologia da forma. É uma maneira de libertar as mulheres de regras estáticas impostas. Ao se autoconhecer, você decide.
Nesse caso, tanto naquele tempo quanto nesse, eu estou bastante fora do padrão. Minha cintura é de geladeira. Porque temos que ter cintura fina e bundao pra sermos bonitas?
Eu sou d formato 🍐, coxas grossas, pior é a barriga...e eu qdo olho as formas ñ consigo me ver...meu irmão q estou moda q me disse q tenho esse formato....rsrs...sempre pensei q era uma kombi...1 tronco...hj sei q ñ tenho como mudar essa forma+ a barriga me incomoda horrores e ñ aguento usar nada apertado.
Eu não tenho muita barriga mais tenho muito quadril bunda é coxa meus braços são grossos também cintura não tão fina mais tem sksk
exato, também vai do seu gosto e estilo. A moda é uma coisa complexa.
Que máximo Andrea, você trabalha em clínica?
Eneida sou estudante de psicologia e pra mim seu canal é uma terapia. Tô viciada.Que jeito bacana leve de ensinar história!
Nossa eu quero estudar psicologia também quando estiver na faculdade, porque ainda vou pro primeiro ano do ensino médio
@@ಠ_ಠ-ಚ5ಠ vai nessa ttua força. Jesus é contigo, você é muito inteligente vai chegar onder quizer.
@@edilenedilene6578 obrigada ❤️
Além de tudo que foi citado, hoje em dia ainda existem as modelos/roupas "nem tão plus size" pois as modelagens estão encolhendo. O manequim 46 que se encontrava há 10 anos atrás é, na maioria dos casos, maior que o "atual 46". E esse exemplo é válido para todos os tamanhos, claro, que por algum motivo também estão "magicamente" diminuindo.
Verdade! Sempre fui 38, sou baixa e pesava abaixo dos 50 quilos, ou seja, no padrão (embora muitas roupas ficassem largas). Hoje engordei um pouco e noto que os tamanhos também mudaram, não somente meu corpo!
Exato! Fico chocada as vezes em algumas lojas... Sou do tipo mignon,e tem uns tamanho G que servem em mim. É pracabá.
Realmente nao entendo como as pessoas estão cada vez maiores e os manequins cada vez mais pequenos. Não se mi qual é o negócio.
Culpa dos chineses e indianos, que são muito menores. Como boa parte das roupas são confeccionadas na Ásia, eles acabam fazendo com as modelagens de lá... Tai a mágica
No Brasil não há uma referência obrigatória para os tamanhos. Cada fábrica, cada confecção faz seu padrão. É bizarro. E como a Eneida falou, tem marcas que não querem associar a imagem à obesidade, daí os tamanhos grandes deles são pra gente alta, mas não gorda. Um horror de preconceito
lutei a vida toda com tamanho de roupas. Ultimamente descobri uma loja ótima, q realmente tem roupas bonitas e grandes. Mas o preço é um pouco demais pro meu bolso... Rs
Até que eu ganhei uma Singer velhinha da minha sogra e decidi que aprenderia costurar pra nao depender de nenhuma loja ou tendência...
Só posso dizer que é libertador, depois disso fiz inúmeras roupas que eu gostaria de usar e nao achava , ou pq nao está na moda, ou pq nao tinha meu tamanho.
O pior da gordofobia é a que impõe preconceitos de caráter associados ao peso. Minha opinião é de que fazem roupa de gorda sempre mais feia porque acham que somos necessariamente gente de mau gosto. Calça jeans plus size, por exemplo, tem sempre um monte de strass na bunda. É a letra escarlate da gorda. Nós não temos direito a ter estilo, é obrigatório vestir-se de modo a deixar claro que estamos envergonhadas do próprio corpo. Tudo largo, escuro, etc.
Para quem se interessar pelo tema, recomendo muito o livro “Fearing the black body: the racial origins of fat phobia”, da pesquisadora Sabrina Strings. Infelizmente creio que ainda não está traduzido para o português.
Izabel: ícone total!!! ❤️ Amo já faz alguns anos, podia gravar uns vídeos aqui para o canal 🥰
@@poeticadosmuseus eu infelizmente fui forçada a me interessar muito por esse assunto, já que eu não me encaixo no padrão desde sempre hahaha
Concordo plenamente. Existe preconceito de caráter associado aos obesos, e ainda mais pras mulheres, acho eu. Começando pela falta de estilo e mau gosto ao se vestir, e depois indo pra preguiça, incompetência, e outros que fogem ao tema discutido aqui.
Vou atrás da tua dica de leitura.
Abç
Quero estudar corte e costura e comprar uma máquina de costura pra fazer minhas próprias roupas. Tô cansada. Pior é ter que tentar explicar as pessoas porque eu estou/sou gorda, é ridículo, odeio gente maldosa que exclama na frente de todo mundo "nossa você tá mais gorda" ou "nossa você engordou"
Se as pessoas soubesse as coisas horríveis que fiz a mim mesma pra poder emagrecer...
Hoje sou muito saudável e continuo gorda.
Izabel, lembro que eram pouquíssimas lojas especializadas e a maioria das lojas hoje só vai até GG. Na minha região atualmente existem bastantes lojas plus sizes. Roupas na moda, com diversas cores, estampas e modelos! Mas é realmente muito chato o fato de ser algo muito específico... O ideal seria todas as marcas terem todos os tamanhos, né? Pelos menos do PP ao G4.
A descrição de uma pessoa bacana representada num vídeo! Obrigado pelo favor de postar tudo isso!
Sem falar que o uso frequente do espartilho de certa forma "molda" o corpo. Sou de uma geração com a silhueta estragada pelas calças de cintura baixa.
Minha avó sempre foi costureira e gosta de usar roupas acinturadas, quando não está, coloca um cinto.
Se eu tivesse ouvido ela na juventude, não teria essa borda de catupiry no quadril.
Você pode remoldar essa área, se vc quiser: com roupa mesmo.
Comeca praticar tight lacing.
O tecido adiposo é moldável, a cintura pode ser "revertida", se for só isso...
Eu só uso calça de cintura alta.
Ai meu Deus do céu tem coisa que a gente é obrigada a rir por que algumas modelos as vezes é tão magra que chega a ser feio e outras até reclamaram dizendo que estavam castigando elas e muitas e muitos até morreram de fome por causa desta dita regras não pode comer isso não pode comer aquilo coitados daqueles seguem essas regrinhas chamada ditadura de sempre boa noite a todos e Deus os abençoe amém amados creiam de verdade pelo amor de Deus amém
Postou e eu já vim correndo.... amo seus vídeos! 👍👏👏👏
aasoAAaAa€!!!€-Aivc
Eu adoro o choque de realidade sobre a gordofobia que a Eneida fez no início do vídeo
A PATROA VITORIANA😎👌💅✨🔥
Que aula! Amo suas explicações! Sempre clara!👏👏👏
Parabéns pelo vídeo. Excelente como sempre. Sou médica psiquiatra e seus vídeos são um bálsamo na minha rotina pesada, além de muito instrutivos é claro. Beijos!
A indústria da moda deveriam assistir teu vídeo, amei, parabéns
Parabéns por não só falar da moda e padrão de beleza no séc XIX, mas abordar temas tão importantes e atuais como gordofobia e outros preconceitos com formatos e proporções corpóreos na nossa cultura. São de uma crueldade tão atroz e prejudicial mas muitos não percebem ou se importam. Agradeço, e aplaudo de pé...
Descobri seu canal há uns 3 dias e desde então qualquer tempo livre que tenho já venho aqui maratonar seus vídeos. Encantada com o conteúdo!
Eu era a Olivia Palito da turma, o pau de pesca, nunca consegui chegar aos 50kg até a menopausa e a pandemia. Só deixei de me sentir humilhada pelos comentários quando vi amigas minhas gastando fortunas para emagrecer, para fazer cirurgias, enquanto eu batia qualquer uma em um rodízio, sem aumentar um grama. Entendi, então, que, na realidade, a Olivia Palito aqui era o que elas gostariam de ser. Pena que levei tantos anos sofrendo até me aceitar como magrela.
Sempre fui magra .e sempre gostei de ser.agora com a pandemia estou com o corpo mais forte.Malho em casa e estou com mais coxas e glúteos.As pessoas acham que estou bonita aasim.tenho 1.68 de altura.
Mas ser magra sempre gostei.
Poder comer o que quiser e não engordar é o sonho de qualquer mulher!!! kkkk
Eu tbm sempre era criticada até que elas fizeram regime e ficaram felississimas em emagrecer. Aí caiu a ficha.
Oh sortuda. Que inveja
Sorte a sua,pelo menos é magra.Passei a adolescência fazendo dieta doida,e até hoje sofro com isso.Na escola as meninas magras faziam piada de mim.
Achei maravilhoso que vc se interessou e estudou o assunto sobre ser plus size hj. Eu como uma mulher gorda que usa 46 fiquei muito feliz! Tu é feraaaaaa
Muito feliz com o enredo desse vídeo. Me sentindo representada. Sempre pensei como era, por só ver a demonstração das mulheres magras. Obrigada, Eneida! ❤️
Apaixonada pelos seus vídeos. Meu sonho é vestir uma roupa de época!!! E achei muito atual o fato de você trazer a comparação do que ocorre hoje com as mulheres sofrendo e tentando se encaixar em padrões - na maioria das vezes, impossíveis de atingir. Aguardando os próximos vídeos ansiosamente.
Parabéns. É a mais pura verdade. É como se pessoas gordas não pudessem ser bonitas . Acontece comigo.
"Estilo violão", moda na década de 50, tenho 71 anos e lembro bem. A industrialização padronizou a moda e, consequentemente, trouxe preconceito.
Eu queria que um dia vc fizesse um vídeo sobre sapatos. Que fosse parecido com este vídeo. Principalmente visando as mulheres que tem que calçar sapatos infantis e aquelas que como eu tem o pé grande (proporcional a minha altura) e que para comprar tem que ser na internet ou sapataria especializada, sem contar o preconceito em relação a mulheres que calçam acima de 40.
#eneidaqueiroz
Então eu não sou a única? Tento não brigar com vendedor toda vez que ele me traz sapatos "femininos" mais horrorosos que tem na loja.
Tenho 1,78 e calço 40 .... Compro o que tem, nunca o que eu gosto
Eu calço 41/42 tenho muita dificuldade também.
Amei a sugestão! Eu calçava 38, Após ser mãe meu pé foi para 40 😬🥺
Mds a minha professora de artes que passou esse vídeo, eu tava achando q ia ser chato, mais meoo q vídeo maravilhoso , abriu a minha mente de uma tal forma, obrigada de verdade!
Eu amava a moda vitoriana e nem sabia o quanto ela era/É proporcional para todas❤ e agr q amo +ainda❤❤
Você da um show! 👏👏👏Adorooooo pq aprendo muito com seus vídeos!
Sou completamente apaixonada por você. Todo ensinamento que passa! ❤️
Eu tenho 1.70m e sempre fui magra. 45kl. E sempre sofri no Brasil por não ter o corpo padrão brasileiro. Apesar de parecer uma modelo . Quando vim para Itália eles amavam porém engordei 20 kl. Chorava pq as roupas não entrava. Hj estou tranquila. Estou uma falsa magra. Mais nunca liguei pelo fato de roupa pra magra ou gorda.
Nossa guria, eu tenho 170 e nem imagino como seria ter 45kg, realmente supeeer magra. Eu tenho 60 e já me acham magra imagina 45...
Oneida, bom dia! Parabéns por tão oportuno este tema abordado neste vídeo. Não tenho queixas de meu tamanho considerado fora do padrão, mas tenho muita dificuldade para encontrar roupas para meu tamanho sem estampa desagradáveis.
Estou revendo este vídeo hoje (na primeira vez não consegui vê-lo na íntegra). Sinto que indiretamente foi feito para mim, pois muitas vezes já me vi nesta situação citada, em algumas situações há vendedoras que só falta dizer " ...agradeça por termos seu tamanho...". É muito frustrante.
Eneida, meus parabéns; o seu trabalho é espetacular. Descobrir com você que a moda foi feita para trabalhar a nosso favor, e não contra nós; porém neste século é o que faz conosco. Somos as escravas, e não as senhoras de nossos corpos. É muita crueldade o que fazemos com nós mesmas. É um retrocesso na humanidade.
Que vídeo maravilhoso!!!
Já fiquei muito deprimida depois de experimentar várias roupas em lojas e nenhuma delas ficar boa.
Felizmente minha mãe e minhas tias sabem costurar e eu aprendi o básico, há anos ajusto roupas de loja e com o incentivo da quarentena comecei a costurar as minhas. Tô tomando coragem pra começar a reprodução histórica, a Modista do Desterro tem ajudado muito!!
Se a roupa não fica boa no meu corpo eu troco a roupa!!!
Fiquei realmente triste por causa da modelo.
Vi o vestido viralizar, mas nada da modelo que foi quem usou primeiro.
Muito obrigada pelo vídeo.
Descobri seu canal no sábado por acaso pesquisando sobre a obra "O fantasma da ópera", de Gaston Leroux. Desde então, sempre que tenho um tempinho livre, volto aqui. Também já o indiquei a alguns alunos. Parabéns pelo conteúdo de alta qualidade e pela didática apaixonante. Obrigada!
Obrigada
Meu Deus 😱! Como foi esclarecedor esse vídeo! É difícil imaginar como a indústria da moda pode ser preconceituosa! Parabéns 💞
Amei sua explicação!
Parabéns! Vc faz com que nós FORA DE PADRÃO nos sintamos BEM!
Nossa! Amei o vídeo! Me sinto parte dele pq sempre fui fora do padrão, e confesso q dói...nunca encontrar a roupa q gostaria d usar e morro d preguiça d provador pq nd fica bom....affff. Obrigada pelo conteúdo. Bjs
Ótimo ponto de vista e explicação. Muita coisa que a gente nunca tinha parado pra pensar.
Que delícia receber notificação de vídeo Novo da Eneida!!🥰👏👏👏
O que dizer né, apenas incrível 🤩 adorei. Obrigada 🙏🏻
Obrigada Eneida!!
Aula maravilhosa!!
Esperando o próximo vídeo!
Eneida, que vídeo necessário! Sou um homem gordo, plus size, e é dificílimo achar coisas que me cabem. Falei sobre isso lá no meu canal @CanalTeaForTwo esses dias. Ontem mesmo postei um vídeo indicando o seu canal como um dos meu favoritos sobre moda. Não tinha visto este vídeo ainda e, caso tivesse visto, teria indicado este vídeo como um highlight ❤ Obrigado pelo conteúdo primoroso!
Obrigado por expor essa dura realidade. Quem é acima do peso padrão tem realmente muita dificuldade. Realmente seria eu muito feliz nesse tipo de moda do século XIX. Hoje em dia já não ligo se as pessoas falam de mim mas já sofri muito ha conta dos ditames da moda. Obrigado Eneida 😘
Que aula excelente! Muito Obrigada. 🥰
Gostei muito do seu canal. O mito da beleza, da Naomi Wolf foi o livro da minha vida . Sou gorda e amo elaborar minhas próprias roupas na costureira. Comprei uma máquina de costura recentemente, e vou fazer cursos para ter isso como Hobbie. Parabéns pelo seu canal.
Trabalho impecável, parabéns pelo vídeo! É nesse momento que a gente se da conta do quanto a moda pode ser cruel.
Amo os seus vídeos!!!!!!!! Amei esse, muito obrigada!!!!!!!! Fique com Deus!!!!!!!!! 😍😍😍🙏🙏🙏
Amei o vídeo 😍, já usei uma vez uma roupa tradicional do Paraguai, para um trabalho, não queria mais tirar a roupa. Simplesmente me amei naquela roupa, usei brincos e colar de bolotas vermelhas, queria muito ter mais experiências assim. Sonho um dia, em fazer um baile de época, com tudo que tomos direito, convidar vc e muitas outras pessoas a caráter. 😍😍
Excelente vídeo! Parabéns pelo olhar crítico!
PARABÉNS Eneida! Gosto muito do seu jeito de esclarecer os detalhes da história!
Sempre brinco com minha mãe, pode ver que o manequim gordo é sempre com roupa estampada...eu odeio estampas. E no Brasil ainda n temos número padrão. Ou seja uma marca eu uso 50, outra uso 48, outra 46, por exemplo.
Aqui na Europa tambem as numeraçoes nao sao padronizadas, as vezes acontece de u. 44 ser menor que o 42 por exemplo... isso é pessimo para auto estima da mulher...
Verdade, minha amiga às vezes tem que ir na sessão infantil mesmo. O 36 de algumas marcas é um 38 ou até um 40.
Já comprei eu uma loja da confecção 3 calças no mesmo dia, mas uma era 38, outra 40 e outra 42. Qual é o meu número para aquela marca?
Este vídeo p mim foi como usar um colírio p enxergar melhor a gordofobia e seus aspectos doentios. Gratidão sem fim Eneida💗
Vídio lindo e necessário!!💖💖💖
Eu sou costureira,minha mãe é l,minha avó e bisavó foram costureiras.Acho isso muito chic ❤️ seria bom que houvesse mais alternativas de fazer roupas sob medida...
A Eneida tem o dom de me deixar curiosa pra assistir o próximo vídeo kkkkk
Nossa esse video alegrou meu dia. Conteúdo muito bom
Que vídeo legal! Muito interessante e informativo, além de divertido!
Que vídeo maravilhoso! Que pessoa maravilhosa! Falou aquilo que eu sentia que eu nem sabia como expressar. Realmente a moda de hoje em dia é injusta. Tenho o corpo bem violão: sem muito peito, cintura mais fina e um pouco mais de bunda e coxa (tudo proporcional, porém sou gorda). É muito difícil achar roupas, principalmente vestidos e camisetas, pq ou ficam bons no busto e cintura e apertam no quadril, ou ficam bons no quadril e sobra muito tecido no busto e cintura. Lojas então, esquece! Sempre imaginei que sería mais feliz nos tempos em que as mulheres usavam esses vestidões. A moda hj em dia tem padrões quase inatingíveis! Sou vista como esquisita por usar o que eu gosto e de não dar muita bola, mas é pq se eu for tentar entrar nos padrões meu bolso não aguenta. Hahahaha
Vídeo perfeito!
Hj, as lojas q se dizem Plus size, normalmente vendem apenas roupas com essas estampas estranhas, mtas vezes extremamente mal cortadas, mtas das vezes parecem aqueles sacos de feira. É o preço costuma ser o dobro de uma roupa similar, pra quem está no padrão.
Vídeo excelente e esclarecedor. Sou plus size e sentia este desconforto, mas agora entendi.
Amo seus vídeos! Adorei sua colocação sobre a gordofobia, preconceito escondido na nossa sociedade. Palavras verdadeiras e carinhosas.
Acabei de conhecer seu canal. Adorei o vídeo!!! Me inscrevi. Parabéns!!!
Vídeo maravilhoso, Eneida! Obrigada por compartilhar seu conhecimento com a gente 💞
Obrigada você =)
A forma como você explica é uma conversa gostosa de um café da tarde. Parabéns mais uma vez.
Eu amo a moda do século XIX. E amo o seu canal.❤
Ver você falando sobre isso me lembrou de um vídeo do @Pirulla sobre padrão de beleza e fazer esse paralelo entre as modas passadas, presente, detalhes e personalidades que tinham problema com padrão de beleza me reconfortou um pouco.
Sei que não sofro tanta pressão como as mulheres para ser belo, mesmo assim eu tento manter o meu corpo bem cuidado ao mesmo tempo que tento aceitar algumas características físicas minha que me deixam bem inseguro.
Obrigado pelo vídeo.
Amei vídeo, parabéns !!!! Uma pessoa padrão falando muito bem sobre a Gordofobia . Só aumentou minha vontade de aprender a costurar, no momento estou fazendo minhas próprias blusas em crochê. Peças que nunca se acha para vender do PLUS SIZE.
Amo esse canal as temáticas que traz são muito boa e eu sempre tive curiosidade em saber obrigado
Vídeo perfeito !!! Amei tudo, obrigada mesmo pelo vídeo !!!
Achei seu canal hoje, e adorei esse vídeo..... Faço figurinos de dança dançar árabes e tribal fusion, trabalho com corpos de diferentes padrões....e até pra comprar um bojo, pra montar um top, as vezes é complicado.... A partir do bojo GG, fica muito mais caro..... E tem formato, que o bojo G, é uma 'casquiinha' ....muito pequeno.... Mas no meu caso, fico muito feliz em poder ajudar muitas mulheres, a se sentirem realizadas.... Mais uma vez obrigada pelo vídeo
Me senti representada no vídeo. Estar fora do padrão de beleza é muito traumático. Adorei a escolha do tema!!!! Parabéns!
Parabéns pelo excelente conteúdo!
O seu vídeo, só deu mais vontade de ter a minha própria marca e estudar moda histórica. 💙
Eneida foi maravilhoso este vídeo!!
Grande bj!!!
Nunca tinha parado pra pensar dessa forma. Conteúdo riquíssimo! Parabéns
Triste realidade a nossa... Saudades da roupa feita por costureiras 😫 Eneida, você é ÓTIMA!!!
Vídeo maravilhoso como sempre! 🤩🤩🤩
Que conteúdo incrível! Sou gorda e a minha mãe que costura minhas melhores roupas. É muito difícil encontrar roupas no tamanho grande e quando encontra-se, são bem mais caras
Doi.... foi sempre assim...Minha mae era modista e fazia lindas roupas, mas as magras eram sempre elogiadas, sempre houve descriminacao e muita hipocresia
. Minha mae nao era magrinha, mas sempre usou cintas para apertar a barriga e cintura, estilo europeu mesmo, portuguesa elegante. Admiro-a ate hoje!
Ótimo vídeo, como todos os que você posta. Estou ansiosa, à espera dos próximos. Parabéns!
Adorei o vídeo! Realmente é por esses e outros motivos que eu sonho em um dia a moda voltar ao passado, adoraria sair na rua e ver todas as pessoas usando roupas do século XIX ❤
Eu amo moda antiga! Me sinto péssima nessa nova cultura, muita dificuldade pra encontrar um roupa que te fique bem
Amei o vídeo!
Seus vídeos são maravilhosos!
Ótima série. Amando!
Eneida ,por falar em beleza ... Você tá lindona 👏😻 Parabéns ❣️ MIL LIKES ❣️ BJSSS 😘😘😘
Sempre inteligente e altamente didâtica. Além de linda
Aula INCRÍVEL Muito OBRIGADA
Amei o vídeo.
Realmente é difícil achar roupa para quem foge no padrão. No meu caso o uniforme da escola, era obrigada a usar o g do conjunto masculino, já que sou muito alta e larga.
Eu sou plus size e amei o vídeo, mas queria dizer mesmo é que amei aquela sereia na porta kkkk
Brincadeiras à parte, quando eu usava 46 eu tava no "limbo". Nas lojas comuns não tinha pq só vai até o 44 e nas lojas plus tbm não tinha pq começa do 48. Então eu praticamente me apertava no 44. Hoje uso 50 e é até mais fácil de achar roupa pra mim kkk. To rindo, mas é triste. É horrível entrar na Marisa e ver uma loja inteira forrada de roupas da moda e chegar na sessão plus e encontrar 2 opções cafonas.
Eu fiz para o meu filho! Tá horrível né, pode falar... 🤣
Sim!!! As roupas maiores são "sacos" pra a gente se esconder!! E o número 46 realmente é o mais desprovido de roupa!!
Verdade concordo em número,gênero e grau.
Olá Eneida!
Mais um vídeo fantástico! Animadíssima para assistir todos os próximos vídeos da série sobre os padrões de beleza!
Beijinhos mil! 😘
Que notificação 😍😍😍 simplesmente amo seu conteúdo e sua forma de compartilhar conhecimento
Eu assisto na TV, então só consigo da apoio com minhas visualizações e likes. Ter mais hábito para comentar e dar mais engajamento pro vídeo kkkkk ❤ te amamos. Faz mas vídeos sobre qualquer coisa, mas faz, amamos ouvir você falar.
Vídeo maravilhoso! Ansiosa pela parte 2, 3, 4.. rsrs Beijos!
Por isso adoro história!nos explica o presente.adorei!😘
Cm sempre, uma aula 👏
Gosto muito dos seus vídeos! São sempre esclarecedores e divertidos.
Espetáculo de vídeo 😀😀😀. Até eu fiquei com a minha autoestima lá em cima 👸👸👸
Obrigado por compartilhar informação conosco Eneida, muito sensata✨👏👏❤❤