Eu li o livro "Orgulho e Preconceito" e em nenhum momento é dito que a Elizabeth estava de cabelo solto, você estava certa. Aliás, o filme não é muito fiel ao livro. Eu recomendo a minissérie que a BBC fez em 1995, além de ser mais fiel ao texto da Austen, possui uma caracterização histórica melhor.
Todos os seus vídeos são ótimos,eu sempre estou a aprender com eles.Uma sugestão:seria interessante um vídeo sobre uniformes dos estudantes no Brasil no século XIX.
Já tô na ansiedade pro próximo vídeo ajakajwqjjsjsj Os vestido de 1830 me fazem lembrar quando era era daminha. 500 anáguas para ficar armado o vestido.
Se eu não me engano no livro o personagem da Miss Bingley , acho que é assim que se escreve, comenta com Mr. Darcy como a Miss Bennet poderia andar a barra do vestido cheia de lama e desgrenhada, mas não disse que o cabelo estava solto.
Tu te enganas, na narrativa do romance só diz que ela ficou com as "meias sujas de lama". As irmãs do Bringley falam de "cabelo todo desmazelado" e de "anágua suja de lama". Cabelo solto é exagero do filme; barra do vestido suja de lama, exagero da série da BBC.
@@marileneconzattigil2830 , eu não assisti à série da BBC, sei que houve uma série que adaptou clássicos ingleses, eu somente li o livro duas vezes e vi os dois filmes, mas eu me lembro que ela chegou com o vestido ou as anágoas sujas de lama, esbaforida e com o cabelo desgrenhado, mas no livro não diz que o cabelo estava solto.
Em resposta à dúvida: No momento em que Lizzie chega à residência dos Bennet"...com cansados calcanhares, meias sujas e o rosto brilhando com o calor do exercício." Mais tarde, ao comentar, a Sra.Hurst: "Ela não tem nada,em uma palavra,para recomenda-la, além de ser uma excelente andarilha.Nunca deverei esquecer de sua aparência nessa manhã. Ela parecia louca." Depois, o comentário de Louisa." ...O cabelo dela parecia tão desalinhado, tão desgrenhado!" E nada mais se fala sobre seus cabelos. Espero ter ajudado. Minha edição é a bilíngue, da Landmark.
@@poeticadosmuseus Exato. Não fala em cabelos soltos, o que faz sentido, depois das suas explicações. Sobre a Keira, no filme. É linda até sem cabelos, eu acho ;)
@@telmacosta1700 e ela estava sem cabelos na época mesmo, usou peruca rs e o desgrenhado certeza que era por causa da longa caminhada tb né , mas é bem diferente de soltos rs
Perfeito, são 2x que ela aparece de cabelo solto no filme e na 2ª foi totalmente alterado ao que está no filme. Agora Obra Prima é a série da BBC de Orgulho e Preconceito com Colin Firth. É perfeito e vale muito a pena assistir.
Amei o vídeo! Eneida, você viu a série ANNE WITH an E ? É a história de uma menina órfã na decada de 1890 já no final do século 19 né... mas não sei se porque ela era do interior, a mãe adotiva pega bastante no pé sobre os cabelos já que ela está "ficando mocinha " . Essa série é bem legal, uma série leve de assistir, está aí um assunto legal, órfãos e a vida no campo 😁
Pode fazer um vídeo sobre as roupas de dormir na era vitoriana? Não consigo achar informações sobre isso em lugar nenhum. OBS: adoro seus vídeos❤ há sempre mais informações nesse canal no que nos outros. Merece bem mais inscritos!
Muito obrigada pelo vídeo!!! Seu canal é tudo que eu precisava hehehe. Poderia falar sobre os pelos? Das axilas, partes genitais, e tals... Era normal? Os maridos achavam ruim? As mulheres achavam ruim? Desculpa se já tiver falado sobre isso.
O bom é que nesses vídeos a gente se informa e se diverte com a sinceridade da Eneida kkkkkkkkk sensacional 👏🏻👏🏻. Eneida, faz um vídeo sobre homens no Ballet? Nunca te pedi nada 😂
Discordo completamente! vc sem maquiagem, com o cabelo partido assim tá lindona natural. O cara lá em cima tem seus preferidos mesmo. Brincadeiras à parte, aqui aprendo rindo muito. O jeito que você expressa sua opinião é mto divertido, chamando o cabelo de maria mijona, as mangas bufantes de feias kkkkk Sobre cabelo, caso vc queira que cresça, recomendo o xampu crece pelo da boé (acho que já tem em farmácias). Meu cabelo cresceu igual mato. Eu passei na sobrancelha e cresceu também 🤣
os ballets românticos, que acho que eram dessa época, usavam esse cabelo dividido, tipo ballet Gisele e Les Silphides. Eu faço ballet e tivemos que fazer esse cabelo para a apresentação.... Realmente a gente se sente bem estranha, sensação Maria Mijona real oficial..
Gente erradíssimo a galera dizer que a Elizabeth n ligava pras convenções, sendo que ela tinha vergonha da propria familia, inclusive das irmãs justamente por essas irmãs n ligarem para as convenções
Elisabeth não ligava para as convenções sociais em relação a submissão da mulher. Disse não ao um casamento com um homem riquíssimo e bonito por seu "desdém egoísta aos sentimentos dos outros". Naquela época uma mulher optar pelo amor e pela ética, desprezando um casamento vantajoso, era uma inacreditável ousadia. Sobre seu sentimento de vergonha pelas atitudes de total falta de educação de seus parentes mais próximos, até eu teria. Falta de educação envergonha em qualquer época.
@@marileneconzattigil2830 Na vdd ela disse não sem saber q ele era riquíssimo... qnd ela soube mt coisa mudou... pq esses eram os valores da época. Ter um bom casamento era importante e isso incluía o lado financeiro. Orgulho e Preconceito é um romance de formação que passa os valores de uma época. Um bom partido não era algo facilmente dispensável.
Amei o vídeo mdss.Sobre o filme eu achei mttt errado essa cena,na série de 1995 ela chegou totalmente diferente e eu achei muito mais fiel a moda e costumes e ao livro tbm! Indico muito! Tem aqui no RUclips
No livro a Austen não descreveu o cabelo da Elizabeth como solto, disse apenas que estava desalinhado "O cabelo dela, tão desalinhado, tão desgrenhado!" Acho que o diretor escolheu colocá-la com o cabelo solto apenas para passar um ar mais rebelde e selvagem, pq para deixá-la atraente não foi, já que o cabelo estava completamente bagunçado. Acho que o ponto do cabelo que me irritou foi em uma outra cena, onde ela encontra o Mr. Wickham pela primeira vez, já ali não acho que tenha um motivo para terem a colocado com o cabelo meio solto... Mas que bom que foram em apenas 2 cenas que isso aconteceu, o resto do filme ela aparece com o cabelo preso🙏
Dentro do possível, com adaptações ao atual, amo usar vestidos império. Para mim, os mais elegantes. amei o video, fiquei imaginando quantas horas para fazer os cachinhos (e quantas mãos queimadas, hahahaha, se fosse eu, desajeitada).
Ri muito com seus comentários sobre os vestidos e cabelo da década de 30 kkkkkkkkk junto com a de 50 é a minha década favorita do século xix, a habilidade e criatividade investida nos cabelos me impressiona, acho pura arte!! Também adoro as mangas bufantes da década mas já não sou muito fã das mangas grandonas da década de 90, vai entender! Indico a versão de 95 de orgulho e preconceito, os figurinos são melhores e ainda tem o Colin Firth que tá um verdadeiro pitel no papel do mr. Darcy
Eu estou amando esses seus vídeos. Te conheci agora na quarenta e já vi quase todos. Quanto aos cabelos da Elizabeth Benett, no livro quando ela chega na casa só é descrito que ela está com os sapatos e meias molhados e a barra da saia com lama. Um pouco mais tarde em uma conversa entre as irmãs do Sr Bingle, suas irmãs, o cunhado dele e o Sr Darcy, as irmãs do Sr Bingle falam que os cabelos dela estavam desarrumados e despenteados. Mas não fala nada que indique se ela estava com os cabelo presos ou soltos.
Se não me engano, o maior choque no livro Orgulho e Preconceito é o fato da Lizzie chegar com a barra da saia enlameada. Quando chegar em casa vou olhar no meu volume e confirmo direitinho.
Tive uma professora de História da Moda que defende a tese que entre o final do século 18 e o início do 19, os vestidos diminuíram drasticamente (como vc mesma falou), por causa da Revolução Francesa (que chegou a decapitar nobres e até Reis - María Antonieta e marido -). Com tanta raiva e violência, toda a nobreza europeia passou a ter muito medo de mostrar ostentação perante os revolucionários das classes baixas. Para mim, faz bastante sentido, dada a tão drástica mudança!
Tem um audiobook de Orgulho e preconceito no RUclips. Bom pra quem é mãe! No livro não fala muito sobre o figurino, fala mais sobre as personalidades. Como sempre um excelente vídeo. Congrats
Um filme/seriado muito bom para ilustrar a década de 1830 é Jane Eyre, da Charlotte Brontë , que foi publicado em 1847 (mais ou menos). Focando mais no personagem da tia da menina, pois no filme ela sempre esta com os penteados "estranhos" e roupas de bufantes. Trailer -> ruclips.net/video/s1vSb318d74/видео.html (no 00:30 mostra um flash dela). Sei que a historia, possivelmente, não se passa nesta época exatamente, mas há uma referencia no filme a estes penteados/roupas. Ótima dica de analise de roupas e penteados, já que há passagem de tempo na história.
Orgulho e Preconceito! A minha paixão 😍. Não, no livro ela não cita a Elizabeth de cabelo solto. O mais próximo que eu consegui ficar da moda do século XIX, foi um vestido branco simples de laise que minha mãe fez, bem parecido com esses, e um coque baixo. Apesar de simples ficou lindo e usável pra agora. Pude me sentir muito próximo do que eu queria. ♥️
Muito bom Eneida! Grata. Estou procurando identificar o País a que pertence o penteado de cabelo feminino em que uma trança é presa acima da cabeça em forma circular menor do que o diâmetro da cabeça.
Estou amando todos os teus vídeos! Eu naturalmente já tenho um pingo de cabelo, alem de fininho e liso. Tenho tão pouco que talvez não segurasse nem os apliques... 😂🤣😂🤣 Também estou amamentando e fez cair muito cabelo tbm. Consumir Ora Pro Nobis vai ajudar com a queda de cabelo.😊
Amei o vídeo, Eneida! Já estou ansiosa pelos próximos. Hoje curso História e seu canal, que foi uma excelente surpresa neste ano maluco, tem um pouco a ver com essa minha nova graduação. Trabalhei toda a minha vida de jornalista (18 anos) em uma revista voltada a cabeleireiros e profissionais de beleza em geral. Por isso me arrisco aqui a te dar uma dica capilar: procure a linha de tratamento antiqueda da Nioxin, disponível na loja da Wella. Nunca precisei dela, mas conheço bastante gente que usou e de fato teve resultados positivos.
Eneida estudo História e estou estudando as independências da nações da América. Você poderia fazer um vídeo sobre a moda do século XIX nas Américas entre o periodo pós independencia dos EUA e as independências dos países latinoamericanos. Agradeço pela a sua contribuição aos estudos do século XIX.
Ai eu AMO a década de 30 do século 19 e as umbreiras dos anos 80/90 também! Kkk No canal do Paulo tem aquele filme com o Tarcísio Meira dos anos 70 sobre Dom Pedro I, e é belíssimo! Uma qualidade maravilhosa de cabelos esculturais e vestidos e joias maravilhosas. Só a maquiagem que é completamente 70tista, mas a make daquela época era linda, então é perfeito kkk
Gostaria bastante de saber mais sobre os turbantes, nunca soube que existiam modelos mais orientais, qual será a origem certa? Poderia fazer um vídeo sobre? Ou recomendar algum material... Muito obrigada pelo vídeo maravilhoso querida Eneida 😘
Oiii, gosto muito dos seus vídeos! Eu vou escrever um livro de romance de época, mas eu penso em escrever com o contexto no início do século xix. Esse livro você falou que foi escrito no meio do século xix. Vc tem alguma indicação de um livro de boa conduta ou sobre o século xix que foi escrito ou fala sobre o início do século e sobre a europa, pois o livro vai se passar na Inglaterra. Gostaria também de saber meios de encontrar sobre a moda, danças e eventos da mesma época e lugar. Obrigada!
Seus vídeos são incríveis, e amo a sua forma de explicar para que todas as pessoas entendam, parabéns pelos trabalhos 👏🏻👏🏻 fico tão feliz quando sai um novo vídeo, pareço até criança quando assistir o seu desenho preferido ❤️
Eu também não gosto dessas distorções que fazem nos penteados dos filmes de época, poucos filmes como Razão e Sensibilidade, fazem jus a época que estão retratando. Fora isso, gosto mais dos penteado das décadas de 10 e 20 do século XIX, mas talvez seja mais por está mais próxima de nós por conta da simplicidade. Tanto a roupa quanto o penteado da década de 30 são estranhos pra nós pelo seu exagero que destoa da simplicidade anterior, as coisas vão se sofisticando com o passar das décadas. Eu também não gostava desses penteados da década de 30, tampouco das roupas, mas com o tempo... passei a admirar.
Estou chocada que vc nunca leu Orgulho e Preconceito!!!! Vc precisa ler, Eneida!!! Eu já comentei antes, mas vou falar de novo: eu amo seus vídeos, seu trabalho é maravilhoso, e principalmente, me ajuda na faculdade kkkkkkkk Sobre o filme Orgulho e Preconceito de 2005, acho q os comentários aqui de baixo são ótimos pra mostrar a realidade. Realmente o filme de 2005 têm muitos erros históricos, mas ainda sim é meu xodó, foi a partir dele que eu conheci os livros da Jane Austen e me interessei pelos romances de formação. E eles são maravilhosos pra compreender o século XIX, a sociedade e os costumes. Ainda mais pq o romance, "novel", vai mudando ao longo do século. A forma como os personagens evoluem ou não. No caso da Jane Austen, por mais que seja um romance que tenha a valorização dos costumes, o fato da Lizzie não gostar que a família seja escandalosa e mal educada, indo contra o ideal dos costumes da época, eu não a vejo totalmente como o ideal de mulher. Ela é muito perspicaz e irônica, muitas vezes, sem contar o fato que ela se casou por amor. Além disso, ela rejeitou duas propostas de casamento incrivelmente vantajosas, quando naquela época um bom casamento era tudo. Mas eu acho que a Jane Austen em si era um pouco "fora da curva", não uma revolucionária, mas uma pessoa crítica. Que por mais que valorizasse os costumes, ainda ironizava ou criticava certas coisas. Isso se vê muito nos próprios personagens dela: o senhor Collins, que eu vejo muito como uma crítica dos eclesiásticos que não eram muito inteligentes e estudiosos, que deviam ser mais sensatos e menos dados a vangloriar os outros em benefício próprio. Enfim, fui além até demais kkkkk mas tb queria falar: a série "Victoria" que fala sobre a rainha Victoria da Inglaterra (lá no sex xix) pelo o que eu lembro parece ser fiel as roupas e os cabelos da época. Apareceu no vídeo, na parte de 1830, esse penteado que parece uma vassoura kkkkkk e eu lembro q vi algumas personagens usando ele kkkkkkkk
Eneida, tudo bom? Sobre o romance de Jane Austen, Orgulho e Preconceito, e a passagem sobre a protagonista ter se apresentado com cabelos soltos, como na cena do famoso filme, na verdade isso, em absoluto, acontece no livro. Eis a descrições de Jane Austen sobre a chegada de Elisabeth à casa de Bringley: (...) Elizabeth continuo sozinha sua caminhada, atravessando campo após campo a passos rápidos, saltando passagens de cercas, pisando em poças com impaciência e descobrindo enfim a casa em seu campo de visão, com os tornozelos exaustos, as meias sujas e o rosto corado pelo calor do exercício". O Sr. Darcy , ao vê-la, "ficou dividido entre a admiração do brilho que o exercício conferida a pele dela e a dúvida sobre o fato de a ocasião justificar ou não sua vinda desacompanhado até tão longe". Mais tarde, as irmãs de Bringley dirão, para críticá-la aos olhos do Sr. Darcy: (...) que absurdo aparecer assim! (...) E aquele cabelo todo desgrenhado, desmazelado? A outra irmã completou: "Realmente parecia uma selvagem". (...) a anágua toda enlameada". Então cabelo solto, como mostra o filme, e barra de vestido enlameado, como mostra a última série da BBC sobre a obra, são exageros. Um abraço, gosto muito de teus áudios. Tu és muito simpática.
Só falando sobre apliques. No twmpo ainda da minha avó que nasceu em 1930, se usava muito a palha de aço e o resto de cabelo dos outros que ficavam no salão para fazer enchimento pra dar volume por baixo dos cabelos. Imagine 1830 então 🤭
eneida, sei q vc fala mais sobre roupa, mas da pra falar sobre cosmeticos? Principalmente os do séc. XIX e XX antes da 2 GM. Gosto muito das embalagens dessa época mas achei pouquíssimo material sobre isso
Sobre o filme de Orgulho e Preconceito de 2005, o figurino e o cabelo não foi feito de forma acurada mesmo. Acho que foi proposital, segundo a figurinista. O seriado de Orgulho e Preconceito de 1995, aquele sim é super correto. Da até uma paz no coração. A Abby Cox fez uma análise do figurino do filme esses dias. Vale a pena dar uma olhada 😘
Oi Eneida, será que você poderia acrescentar na descrição do vídeo os nomes que você cita como por exemplo a modista do desterro..Essa consegui localizar..as outras não...
Eneida, gosto muito dos seus vídeos. Olha, sobre os vestidos com a cintura abaixo dos seios, creio que são estes na epoca da revolução francesa, não? Porque li o livro " Josefina" de Kate Williams, e no livro relata que na revolução francesa, Josefina e muitas mulheres usavam esses vestidos, mais simples, como forma de contestação à ostentação da monarquia. Fiquei chocada porque relata que ela passava óleo no corpo para o vestido marcar, e nada usava por baixo. E assim, recepcionava os amigos em sua casa. Fiquei pasma para a ousadia nessa época. Será isso é verdade?
Eu li o livro "Orgulho e Preconceito" e em nenhum momento é dito que a Elizabeth estava de cabelo solto, você estava certa. Aliás, o filme não é muito fiel ao livro. Eu recomendo a minissérie que a BBC fez em 1995, além de ser mais fiel ao texto da Austen, possui uma caracterização histórica melhor.
Isso que eu ia comentar. Li "Orgulho e Preconceito" também e não há nenhum trecho que descreve a Elizabeth de cabelo solto.
Onde encontro essa série?
@@barbaravieira3686 Aqui: ruclips.net/video/A2Gz4GnbJL0/видео.html
@@FDFAcanal obrigada
Essa adaptação de 95 ❤️
Gente do céu, na década de 30 as mulheres ficavam igual uma árvore de Natal kkk, o cabelo é a estrela, a parte que mais brilha no look kkkk
Kkkkkkkkkkk
Interessante seria se vc falasse da evolução dos calçados, desde as botinhas usadas nos séculos até as tradicionais sandálias de dedo de fora.
Vale ressaltar que em muitas culturas os pés também são um fetiche.
É tão envolvente que quando a gente menos espera, o video acaba
Todos os seus vídeos são ótimos,eu sempre estou a aprender com eles.Uma sugestão:seria interessante um vídeo sobre uniformes dos estudantes no Brasil no século XIX.
Up
Por mais que eu acredite que só internatos tinham uniforme naquela época.
Eu não fazia a mínima ideia que as estátuas gregas e romanas eram coloridas.
Cair pra trás agora kkkkkkkk
O André Young fez um vídeo falando sobre isso kkkkkk
Já tô na ansiedade pro próximo vídeo ajakajwqjjsjsj Os vestido de 1830 me fazem lembrar quando era era daminha. 500 anáguas para ficar armado o vestido.
Eneida, faz um vídeo sobre métodos contraceptivos de séculos passados, é um assunto interessante.
Abraços! ❤️❤️❤️❤️❤️
Isso não existia nos séculos passados, é algo mais recente de poucas décadas pra cá.
@@lucasnepomuceno2436 Não eram como os atuais e modernos usados hoje, mas ervas, misturas, crenças mágicas e físicas eram já usadas
Se eu não me engano no livro o personagem da Miss Bingley , acho que é assim que se escreve, comenta com Mr. Darcy como a Miss Bennet poderia andar a barra do vestido cheia de lama e desgrenhada, mas não disse que o cabelo estava solto.
Sim, isso mesmo. Ela estava cansada e suja, mas não de cabelo solto.
Obrigada!! ❤️
Tu te enganas, na narrativa do romance só diz que ela ficou com as "meias sujas de lama". As irmãs do Bringley falam de "cabelo todo desmazelado" e de "anágua suja de lama". Cabelo solto é exagero do filme; barra do vestido suja de lama, exagero da série da BBC.
@@marileneconzattigil2830 , eu não assisti à série da BBC, sei que houve uma série que adaptou clássicos ingleses, eu somente li o livro duas vezes e vi os dois filmes, mas eu me lembro que ela chegou com o vestido ou as anágoas sujas de lama, esbaforida e com o cabelo desgrenhado, mas no livro não diz que o cabelo estava solto.
Eneida Queiroz que interessante a informação sobre as estátuas gregas e romanas serem coloridas, nunca imaginei isso e tampouco sabia. #gratidao
Boa tarde! Eu adoro seus vídeos. É, História e diversão
Em resposta à dúvida: No momento em que Lizzie chega à residência dos Bennet"...com cansados calcanhares, meias sujas e o rosto brilhando com o calor do exercício."
Mais tarde, ao comentar, a Sra.Hurst: "Ela não tem nada,em uma palavra,para recomenda-la, além de ser uma excelente andarilha.Nunca deverei esquecer de sua aparência nessa manhã. Ela parecia louca."
Depois, o comentário de Louisa." ...O cabelo dela parecia tão desalinhado, tão desgrenhado!"
E nada mais se fala sobre seus cabelos. Espero ter ajudado. Minha edição é a bilíngue, da Landmark.
Obrigada! Então é citado um cabelo desgrenhado: mas não solto. 👍🏻❤️👍🏻 Desgrenhada ela anda quase que o filme todo! Kkkk 😂
@@poeticadosmuseus Exato. Não fala em cabelos soltos, o que faz sentido, depois das suas explicações. Sobre a Keira, no filme. É linda até sem cabelos, eu acho ;)
@@telmacosta1700 e ela estava sem cabelos na época mesmo, usou peruca rs
e o desgrenhado certeza que era por causa da longa caminhada tb né , mas é bem diferente de soltos rs
@@evelinegomes Puxa. Disso não sabia. No cinema, sempre rola uma romantizada.
Perfeito, são 2x que ela aparece de cabelo solto no filme e na 2ª foi totalmente alterado ao que está no filme. Agora Obra Prima é a série da BBC de Orgulho e Preconceito com Colin Firth. É perfeito e vale muito a pena assistir.
Amei o vídeo!
Eneida, você viu a série ANNE WITH an E ? É a história de uma menina órfã na decada de 1890 já no final do século 19 né... mas não sei se porque ela era do interior, a mãe adotiva pega bastante no pé sobre os cabelos já que ela está "ficando mocinha " .
Essa série é bem legal, uma série leve de assistir, está aí um assunto legal, órfãos e a vida no campo 😁
Estou cursando moda, mas aprendo mais neste canal doq nas aulas 💕 adoro seus vídeos
Pode fazer um vídeo sobre as roupas de dormir na era vitoriana? Não consigo achar informações sobre isso em lugar nenhum.
OBS: adoro seus vídeos❤ há sempre mais informações nesse canal no que nos outros. Merece bem mais inscritos!
Era mesmo uma moda extravagante.😘
Muito obrigada pelo vídeo!!! Seu canal é tudo que eu precisava hehehe.
Poderia falar sobre os pelos? Das axilas, partes genitais, e tals... Era normal? Os maridos achavam ruim? As mulheres achavam ruim?
Desculpa se já tiver falado sobre isso.
O bom é que nesses vídeos a gente se informa e se diverte com a sinceridade da Eneida kkkkkkkkk sensacional 👏🏻👏🏻. Eneida, faz um vídeo sobre homens no Ballet? Nunca te pedi nada 😂
Faço!!!
Nossa, a extravagância da moda de 1830 doi só de ver, imagina usar😂
Edit: ansiosa ela parte 3.
Acho muito lindo os penteados do século lX!!!
Ops,século XIX,errei...kkk
Discordo completamente! vc sem maquiagem, com o cabelo partido assim tá lindona natural. O cara lá em cima tem seus preferidos mesmo.
Brincadeiras à parte, aqui aprendo rindo muito. O jeito que você expressa sua opinião é mto divertido, chamando o cabelo de maria mijona, as mangas bufantes de feias kkkkk
Sobre cabelo, caso vc queira que cresça, recomendo o xampu crece pelo da boé (acho que já tem em farmácias). Meu cabelo cresceu igual mato. Eu passei na sobrancelha e cresceu também 🤣
Meu Deus! Obrigada 😍
Adorei a dica do shampoo. A aula de história foi maravilhosa e ainda ganhei a dica do shampoo 😀👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Não sei porque mas eu acho muito bonito esses cabelos com cachinhos na frente 😊✊
os ballets românticos, que acho que eram dessa época, usavam esse cabelo dividido, tipo ballet Gisele e Les Silphides. Eu faço ballet e tivemos que fazer esse cabelo para a apresentação.... Realmente a gente se sente bem estranha, sensação Maria Mijona real oficial..
Lindos os vestidos diafanos,os penteados desta época neoclássica.Este conteúdo é maravilhoso. Obrigado Mestra Eneida.
Se ela fizesse um video de 3h falando sobre qualquer coisa do século 19 eu assistiria e nem iria perceber a hora passando. Amo seus vídeos 🥺
Seus videos são uma viagem no tempo!
Gente erradíssimo a galera dizer que a Elizabeth n ligava pras convenções, sendo que ela tinha vergonha da propria familia, inclusive das irmãs justamente por essas irmãs n ligarem para as convenções
Sim. As irmãs mais novas, Lídia e Kitty, é que são descritas como indiscretas e fúteis, e deixaram a família Bennet mal falada.
Elizabeth e Jane eram as irmãs mais preocupadas com os padrões da sociedade. O filme faz um desserviço à personagem, infelizmente.
Elisabeth não ligava para as convenções sociais em relação a submissão da mulher. Disse não ao um casamento com um homem riquíssimo e bonito por seu "desdém egoísta aos sentimentos dos outros". Naquela época uma mulher optar pelo amor e pela ética, desprezando um casamento vantajoso, era uma inacreditável ousadia. Sobre seu sentimento de vergonha pelas atitudes de total falta de educação de seus parentes mais próximos, até eu teria. Falta de educação envergonha em qualquer época.
@@marileneconzattigil2830 isso tudo é verdade. Mas nas adaptações geralmente eles mudam muito a personagem.
@@marileneconzattigil2830 Na vdd ela disse não sem saber q ele era riquíssimo... qnd ela soube mt coisa mudou... pq esses eram os valores da época. Ter um bom casamento era importante e isso incluía o lado financeiro. Orgulho e Preconceito é um romance de formação que passa os valores de uma época. Um bom partido não era algo facilmente dispensável.
Eu: vou terminar de almoçar e ir marcar médico!
Eneida posta vídeo:
Daqui meia hora eu vou HAHAHA
Amei o vídeo mdss.Sobre o filme eu achei mttt errado essa cena,na série de 1995 ela chegou totalmente diferente e eu achei muito mais fiel a moda e costumes e ao livro tbm! Indico muito! Tem aqui no RUclips
ja chego dando like
Nossa! Fico aguardando o vídeo sobre os penteados das mulheres negras no Século XiX. Fiquei curiosa!
Adorooo você!😍
Ah,uma dica de vídeo: Faz um falando somente dos acessórios.❤
Gosto tanto dos seus vídeos!!! Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco ❤👏👏👏
Amoooooo esse canal
Tarzan se passa em 1830 ? Lembra muito o vestido amarelo da Jane!!!
No livro a Austen não descreveu o cabelo da Elizabeth como solto, disse apenas que estava desalinhado "O cabelo dela, tão desalinhado, tão desgrenhado!" Acho que o diretor escolheu colocá-la com o cabelo solto apenas para passar um ar mais rebelde e selvagem, pq para deixá-la atraente não foi, já que o cabelo estava completamente bagunçado. Acho que o ponto do cabelo que me irritou foi em uma outra cena, onde ela encontra o Mr. Wickham pela primeira vez, já ali não acho que tenha um motivo para terem a colocado com o cabelo meio solto...
Mas que bom que foram em apenas 2 cenas que isso aconteceu, o resto do filme ela aparece com o cabelo preso🙏
Dentro do possível, com adaptações ao atual, amo usar vestidos império. Para mim, os mais elegantes. amei o video, fiquei imaginando quantas horas para fazer os cachinhos (e quantas mãos queimadas, hahahaha, se fosse eu, desajeitada).
Como elas faziam os cachinhos?
1830 é os anos 80 do século 19.
1830 oque deu em você?
Exatamente
Os cabelos no início do século eu acho bonitinhos, são até fofinhos, mas 1830 deu uma exagerada além do normal.
Ri muito com seus comentários sobre os vestidos e cabelo da década de 30 kkkkkkkkk junto com a de 50 é a minha década favorita do século xix, a habilidade e criatividade investida nos cabelos me impressiona, acho pura arte!! Também adoro as mangas bufantes da década mas já não sou muito fã das mangas grandonas da década de 90, vai entender!
Indico a versão de 95 de orgulho e preconceito, os figurinos são melhores e ainda tem o Colin Firth que tá um verdadeiro pitel no papel do mr. Darcy
Estava com síndrome de abstinência por falta dos vídeos,estou viciada.
Eu estou amando esses seus vídeos. Te conheci agora na quarenta e já vi quase todos.
Quanto aos cabelos da Elizabeth Benett, no livro quando ela chega na casa só é descrito que ela está com os sapatos e meias molhados e a barra da saia com lama.
Um pouco mais tarde em uma conversa entre as irmãs do Sr Bingle, suas irmãs, o cunhado dele e o Sr Darcy, as irmãs do Sr Bingle falam que os cabelos dela estavam desarrumados e despenteados. Mas não fala nada que indique se ela estava com os cabelo presos ou soltos.
Obrigada!!!
Se não me engano, o maior choque no livro Orgulho e Preconceito é o fato da Lizzie chegar com a barra da saia enlameada. Quando chegar em casa vou olhar no meu volume e confirmo direitinho.
"Maria Mijona" kkkkk Adoro os seus vídeos.
Amo seus vídeos! ❤💐💐
Tive uma professora de História da Moda que defende a tese que entre o final do século 18 e o início do 19, os vestidos diminuíram drasticamente (como vc mesma falou), por causa da Revolução Francesa (que chegou a decapitar nobres e até Reis - María Antonieta e marido -). Com tanta raiva e violência, toda a nobreza europeia passou a ter muito medo de mostrar ostentação perante os revolucionários das classes baixas. Para mim, faz bastante sentido, dada a tão drástica mudança!
Tem um audiobook de Orgulho e preconceito no RUclips. Bom pra quem é mãe! No livro não fala muito sobre o figurino, fala mais sobre as personalidades. Como sempre um excelente vídeo. Congrats
Eneida! Seu bom humor enriquece essas histórias maravilhosas que você nos traz!🥰👏👏👏
Obrigada Eneida!!
Realmente as mangas enormes de 1830 eram horríveis!!
Parabéns pelo seu trabalho!!
Bjs!!
Boa Tarde Abençoada
É vc que estava desenhando
Um filme/seriado muito bom para ilustrar a década de 1830 é Jane Eyre, da Charlotte Brontë , que foi publicado em 1847 (mais ou menos). Focando mais no personagem da tia da menina, pois no filme ela sempre esta com os penteados "estranhos" e roupas de bufantes.
Trailer -> ruclips.net/video/s1vSb318d74/видео.html (no 00:30 mostra um flash dela).
Sei que a historia, possivelmente, não se passa nesta época exatamente, mas há uma referencia no filme a estes penteados/roupas.
Ótima dica de analise de roupas e penteados, já que há passagem de tempo na história.
Geralmente os filmes não são fies aos livros, são muitas vezes inspirados, adaptados!!
Pride & Prejudice ❤️
Orgulho e Preconceito! A minha paixão 😍. Não, no livro ela não cita a Elizabeth de cabelo solto. O mais próximo que eu consegui ficar da moda do século XIX, foi um vestido branco simples de laise que minha mãe fez, bem parecido com esses, e um coque baixo. Apesar de simples ficou lindo e usável pra agora. Pude me sentir muito próximo do que eu queria. ♥️
Vídeo impecável como sempre! Ansiosa pelo vídeo do cabelo das mulheres negras no século XIX
Pois é,
Classicismo retoma o passado.
Mas, na verdade, o passado sempre é revisto em alguma coisa.
"Na natureza nada se perde...."
Aaaai pena que acaba logo, vem parte 03
eneida amo seus vídeos!! poderia fala sobre a imperatriz leopoldina.
Muito bom Eneida! Grata. Estou procurando identificar o País a que pertence o penteado de cabelo feminino em que uma trança é presa acima da cabeça em forma circular menor do que o diâmetro da cabeça.
adorei
estaria perdida se nascesse nessa época, não sei fazer nem uma trança direito imagine esses penteados
Adorei! ❤️👏👏👏
Aproveitando o tema dos cabelos. Para as pessoas que estiverem com queda de cabelo, recomendo o Pantoagar ou Imecap Hair. Funciona.
Amo a Pauline!
Estou amando todos os teus vídeos!
Eu naturalmente já tenho um pingo de cabelo, alem de fininho e liso.
Tenho tão pouco que talvez não segurasse nem os apliques... 😂🤣😂🤣
Também estou amamentando e fez cair muito cabelo tbm.
Consumir Ora Pro Nobis vai ajudar com a queda de cabelo.😊
A Poline fez um vídeo mostrando como faz o produto p segurar os cachos, da até p usar atualmente pois hidrata o cabelo.
Oba! A segunda!!! Obrigada.
A série tem vários vídeos no RUclips, procure por Pride and Prejudice 1995 BBC.
Amei o vídeo, Eneida! Já estou ansiosa pelos próximos. Hoje curso História e seu canal, que foi uma excelente surpresa neste ano maluco, tem um pouco a ver com essa minha nova graduação. Trabalhei toda a minha vida de jornalista (18 anos) em uma revista voltada a cabeleireiros e profissionais de beleza em geral. Por isso me arrisco aqui a te dar uma dica capilar: procure a linha de tratamento antiqueda da Nioxin, disponível na loja da Wella. Nunca precisei dela, mas conheço bastante gente que usou e de fato teve resultados positivos.
Obrigada
Só veio afirmar aquilo que me incomodava em certas novelas de época, cabelos soltos...sempre reparei nisso 👏🏼👏🏼🤦🏼♀️
Eneida estudo História e estou estudando as independências da nações da América. Você poderia fazer um vídeo sobre a moda do século XIX nas Américas entre o periodo pós independencia dos EUA e as independências dos países latinoamericanos. Agradeço pela a sua contribuição aos estudos do século XIX.
Ai eu AMO a década de 30 do século 19 e as umbreiras dos anos 80/90 também! Kkk
No canal do Paulo tem aquele filme com o Tarcísio Meira dos anos 70 sobre Dom Pedro I, e é belíssimo! Uma qualidade maravilhosa de cabelos esculturais e vestidos e joias maravilhosas. Só a maquiagem que é completamente 70tista, mas a make daquela época era linda, então é perfeito kkk
Gostaria bastante de saber mais sobre os turbantes, nunca soube que existiam modelos mais orientais, qual será a origem certa? Poderia fazer um vídeo sobre? Ou recomendar algum material...
Muito obrigada pelo vídeo maravilhoso querida Eneida 😘
Estava ansiosa por esse segundo vídeo!!!!!! Amooooooo e faço coleção de adornos e joias de sentimento 🖤
Ola! Parabens pelo canal! Gostaria de ver um video sobre as roupas da Claire de Outlander!
Melhor canal
Oiii, gosto muito dos seus vídeos! Eu vou escrever um livro de romance de época, mas eu penso em escrever com o contexto no início do século xix. Esse livro você falou que foi escrito no meio do século xix. Vc tem alguma indicação de um livro de boa conduta ou sobre o século xix que foi escrito ou fala sobre o início do século e sobre a europa, pois o livro vai se passar na Inglaterra. Gostaria também de saber meios de encontrar sobre a moda, danças e eventos da mesma época e lugar. Obrigada!
Vídeo maravilhoso. Obrigadíssima Eneida linda 🥰
Seus vídeos são incríveis, e amo a sua forma de explicar para que todas as pessoas entendam, parabéns pelos trabalhos 👏🏻👏🏻 fico tão feliz quando sai um novo vídeo, pareço até criança quando assistir o seu desenho preferido ❤️
Ansiosa pela parte 3! 👏🏻
Obaaa! A 2° parte do vídeo! Obrigada Eneida!😍😍😘
Eu também não gosto dessas distorções que fazem nos penteados dos filmes de época, poucos filmes como Razão e Sensibilidade, fazem jus a época que estão retratando. Fora isso, gosto mais dos penteado das décadas de 10 e 20 do século XIX, mas talvez seja mais por está mais próxima de nós por conta da simplicidade. Tanto a roupa quanto o penteado da década de 30 são estranhos pra nós pelo seu exagero que destoa da simplicidade anterior, as coisas vão se sofisticando com o passar das décadas. Eu também não gostava desses penteados da década de 30, tampouco das roupas, mas com o tempo... passei a admirar.
Kkkkkkkk ri muito com vc...realmente eram horrorosos kkkkk amei o video ...irrequieta pelo proximo bjs
Estou chocada que vc nunca leu Orgulho e Preconceito!!!! Vc precisa ler, Eneida!!! Eu já comentei antes, mas vou falar de novo: eu amo seus vídeos, seu trabalho é maravilhoso, e principalmente, me ajuda na faculdade kkkkkkkk
Sobre o filme Orgulho e Preconceito de 2005, acho q os comentários aqui de baixo são ótimos pra mostrar a realidade. Realmente o filme de 2005 têm muitos erros históricos, mas ainda sim é meu xodó, foi a partir dele que eu conheci os livros da Jane Austen e me interessei pelos romances de formação. E eles são maravilhosos pra compreender o século XIX, a sociedade e os costumes. Ainda mais pq o romance, "novel", vai mudando ao longo do século. A forma como os personagens evoluem ou não. No caso da Jane Austen, por mais que seja um romance que tenha a valorização dos costumes, o fato da Lizzie não gostar que a família seja escandalosa e mal educada, indo contra o ideal dos costumes da época, eu não a vejo totalmente como o ideal de mulher. Ela é muito perspicaz e irônica, muitas vezes, sem contar o fato que ela se casou por amor. Além disso, ela rejeitou duas propostas de casamento incrivelmente vantajosas, quando naquela época um bom casamento era tudo. Mas eu acho que a Jane Austen em si era um pouco "fora da curva", não uma revolucionária, mas uma pessoa crítica. Que por mais que valorizasse os costumes, ainda ironizava ou criticava certas coisas. Isso se vê muito nos próprios personagens dela: o senhor Collins, que eu vejo muito como uma crítica dos eclesiásticos que não eram muito inteligentes e estudiosos, que deviam ser mais sensatos e menos dados a vangloriar os outros em benefício próprio. Enfim, fui além até demais kkkkk mas tb queria falar: a série "Victoria" que fala sobre a rainha Victoria da Inglaterra (lá no sex xix) pelo o que eu lembro parece ser fiel as roupas e os cabelos da época. Apareceu no vídeo, na parte de 1830, esse penteado que parece uma vassoura kkkkkk e eu lembro q vi algumas personagens usando ele kkkkkkkk
Amo esse canal♥️
Estava aguardando esse vídeo sua linda! 😍😘 vc tem grande dom para o ensino!
super ansiosa para os próximos videos :D
Olá, amei o vídeo, cheio de detalhes ricos. Você pode me passa algumas referencias, estou montando um seminário para o doutorado.
Encantada com tudo 😍 cabelos bizarros rsss
Adoro esse canal.
Eneida querida, vc esqueceu de colocar "Parte 2" no título.
Eneida, tudo bom? Sobre o romance de Jane Austen, Orgulho e Preconceito, e a passagem sobre a protagonista ter se apresentado com cabelos soltos, como na cena do famoso filme, na verdade isso, em absoluto, acontece no livro.
Eis a descrições de Jane Austen sobre a chegada de Elisabeth à casa de Bringley:
(...) Elizabeth continuo sozinha sua caminhada, atravessando campo após campo a passos rápidos, saltando passagens de cercas, pisando em poças com impaciência e descobrindo enfim a casa em seu campo de visão, com os tornozelos exaustos, as meias sujas e o rosto corado pelo calor do exercício".
O Sr. Darcy , ao vê-la, "ficou dividido entre a admiração do brilho que o exercício conferida a pele dela e a dúvida sobre o fato de a ocasião justificar ou não sua vinda desacompanhado até tão longe".
Mais tarde, as irmãs de Bringley dirão, para críticá-la aos olhos do Sr. Darcy:
(...) que absurdo aparecer assim! (...) E aquele cabelo todo desgrenhado, desmazelado?
A outra irmã completou:
"Realmente parecia uma selvagem". (...) a anágua toda enlameada".
Então cabelo solto, como mostra o filme, e barra de vestido enlameado, como mostra a última série da BBC sobre a obra, são exageros.
Um abraço, gosto muito de teus áudios. Tu és muito simpática.
Só falando sobre apliques. No twmpo ainda da minha avó que nasceu em 1930, se usava muito a palha de aço e o resto de cabelo dos outros que ficavam no salão para fazer enchimento pra dar volume por baixo dos cabelos. Imagine 1830 então 🤭
aaaa estava esperando ansiosamente por esse vídeo 💕💕💕
Nossa, assistir a este filme ontem no Netflix 😁
Amando essa série de cabelos no sec XIX Eneida! Essa "moda" chegava por aqui no Brasil ao msm tempo que na Europa ou havia um delay? rsrsrs
Acredito no delay
Aiii que emocão!!!! 🥰
eneida, sei q vc fala mais sobre roupa, mas da pra falar sobre cosmeticos? Principalmente os do séc. XIX e XX antes da 2 GM. Gosto muito das embalagens dessa época mas achei pouquíssimo material sobre isso
Haaaaaaa... Que pena, acabou😭💞
Sobre o filme de Orgulho e Preconceito de 2005, o figurino e o cabelo não foi feito de forma acurada mesmo. Acho que foi proposital, segundo a figurinista. O seriado de Orgulho e Preconceito de 1995, aquele sim é super correto. Da até uma paz no coração.
A Abby Cox fez uma análise do figurino do filme esses dias. Vale a pena dar uma olhada 😘
Eu viiiii amei! Adoro o canal dela
Oi Eneida, será que você poderia acrescentar na descrição do vídeo os nomes que você cita como por exemplo a modista do desterro..Essa consegui localizar..as outras não...
Eneida, gosto muito dos seus vídeos. Olha, sobre os vestidos com a cintura abaixo dos seios, creio que são estes na epoca da revolução francesa, não? Porque li o livro " Josefina" de Kate Williams, e no livro relata que na revolução francesa, Josefina e muitas mulheres usavam esses vestidos, mais simples, como forma de contestação à ostentação da monarquia. Fiquei chocada porque relata que ela passava óleo no corpo para o vestido marcar, e nada usava por baixo. E assim, recepcionava os amigos em sua casa. Fiquei pasma para a ousadia nessa época. Será isso é verdade?