Armando qual vc acha melhor EOS 5D Mark IV - EOS 6D Mark II - EOS R Kit RF 24-105mm f/4L IS USM, nos dias de hj, ergonimia, preço, benefícios, qualidade, tecnologia. Eu irei usar somente para fotografias e talvez videos mais na frente?? Outra coisa, as lentes sera que vale apena comprar as series L 2.8 e usar o adaptador que vem junto, questão de um preço menor ou vc acha melhor compra as próprias lentes dela mesmo OES R?? Hj eu tenho T3i, 80D e as lentes: 18-55 segunda versão KIT / EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM / EF 70-200mm f/2.8L IS II USM / EF 50mm f/1.8 STM. Porem eu uso mais a 18-135 e a 70-200, logo que eu compra a minha nova câmera irei sim comprar mais duas lentes a qual estou precisando, que ser a 16-35 2.8 e 24-70 2.8. Qual das duas câmera vc me indicaria para me trabalhar com foto e video, obs. sera mais para foto mesmo que quero a câmera?? Att: J G S FOTOGRAFIAS
Dá uma olhada no meu review da R que tem mais detalhes e minha opinião sobre ela lá - ruclips.net/video/5qz1RhRCbSE/видео.html (parte 1) e ruclips.net/video/oOpCuam9IDM/видео.html (parte 2). Das citadas (R, Mark IV e 6D Mark II), a R é a mais moderna e mais completa, a Mark IV seria minha segunda opção para quase todos os usos, fora se eu precisar muito de segundo slot de cartão ou de um corpo muito resistente, onde a Mark IV passa a ser primeira opção, e a 6D Mark II fica abaixo de ambas. Mas são 3 ótimas câmeras, eu faria meu trabalho com qualquer uma delas na verdade. Sobre lentes, depende de muitos fatores, mas o adaptador da Canon funciona muito bem então não vejo problema em usar lentes L na R, os testes que fiz foram muito bons. Enfim, a R é a melhor das 3 no conjunto da obra em minha opinião, seguida pela Mark IV e em terceiro a 6D Mark II.
@@ArmandoVernagliaJunior. Obrigado meu amigo professor, irei sim como a próxima câmera a R, como já tenho a 80D vez de eu pular para 6D Mark 2 o a 5D Mark 4, ja vou direto para a R
@@ArmandoVernagliaJuniorOutra pergunta, como eu tem anos trabalhos com as câmeras Rebel eu pulando direto para a R, sera que eu não vou ter alguma dificuldade não, eu irei dá um salto bem grande, pelo fato que eu nunca usei uma full frame ??
Tenho uma D750 com duas lentes (Sigma 35mm 1.4 e uma 85mm 1.8 da Nikon) Tem vindo muitos trabalhos de fotos mas muitos de vídeo também e, com isso vejo que minha câmera ñ ta dando o suporte que preciso pra videos, pra foto ela é incrível, mas vídeo .. Fora trabalhos eu também filmo e fotografo por pura diversão (retratos, street, viagens etc etc) Com essa ideia eu to pensando em migrar pra A7III, visando não perder a qualidade de fotos mas ganhar na de vídeo, seria uma boa? ou é mais interessante manter a D750 e talvez investir em uma A6500, que ja poderia suprir minha necessidade de vídeo? Abraços!
Ótimas informações, reflexões e explicações... pessoalmente estou satisfeitíssimo com minha última aquisição em 2017 uma Canon 77D pelas características mais atuais e pelo que entrega. Da mesma forma as Sony A77 e A65 de 2011 tb com seus 24 MP continuam satisfazendo apesar de mais antigas... Baterias que rendem o dia todo numa viagem e que permitem um workflow relativamente rapido. Nem me passa pela cabeça gastar uma fortuna com corpos e lentes novas. A Ricoh Pentax continuará fabricando DSLR...Em época de crise se não reduzirem os preços a venda das mirorless não será o que se espera...
Uma coisa que vale dizer é que os preços de mirrorless já estão reduzindo fortemente, a Canon EOS RP, só corpo, custa menos de mil dólares hoje e se pensar, menos de mil dólares numa full frame (com ou sem espelho), simplesmente não existia, a primeira EOS 6D, no dia do lançamento custava mil e oitocentos dólares, ou seja, a RP hoje custa quase metade do que custava uma 6D em 2012, ano do lançamento.
Muito obrigado pelo vídeo, como sempre vc dedicado e atualizado. Eu particularmente não gosto, até agora, das mirrorless. Tive uma m50 e vendi esse fim de semana e comprei uma canon 77D.
Entendo perfeitamente, eu mesmo saí de DSLR para mirrorless e voltei para DSLR, mas as mirrorless estão evoluíndo, as EOS R, Nikon Z6 e Z7 por exemplo possuem visores muito bons, a M50 é mediana nisso então entendo que você prefira a 77D.
Se vcs pensar na gh5 por exemplo, ela é uma mirrorless mas com corpo de dslr. Se a Canon e a Nikon fizessem no mesmo estilo, ainda "seria" uma dslr só q com corpo grande. Já q a maioria falam sobre ergonomia. Minha opinião.
@@gabrielteixeira5578 as vezes falam tanto de determinado equipamento q vc mergulha em uma compra acreditando que essas avaliações são acertivas principalmente para vc, mas na prática a figura de linguagem muda. Eu já tive 5d Mark 2, 5d mark 3, 6d, 6d Mark 2, T5i, T6i, T7i, 77D. M50, G1x Mark ii. Já tive Nikon D300, D610, D700, D750. Qual a melhor? Ao te digo: não sei. Depende do que vc precisa. Particularmente gosto de equipamentos menores e mais leves, mas não tão pequeno quanto as mirrorless aps-c.
Falavam o mesmo dos amplificadores valvulados na década de 90, quando os transistores e simulações digitais começaram a aparecer. Hoje em dia, os grandes músicos só usam valvulado. Todas as aparelhagens digitais imitam/simulam os analógicos valvulados.
Aí a comparação mais justa seria quando da passagem da fotografia de filme para a digital, e não de um formato digital para outro que é o caso agora. Além disso amplificadores sofrem menos ou mesmo nada com perdas financeiras por patentes como acontece com os fabricantes de câmeras em relação às marcas genéricas de lentes, por fim no caso das câmeras, há ganhos financeiros e de produtividade ao produzir as mirrorless pois as DSLR, por terem um conjunto óptico-mecânico no interior, demanda ajustes que uma mirrorless não precisa assim a produção de mirrorless é mais eficiente nas fábricas dessas marcas... é inevitável, demora bastante ainda, mas é inevitável.
Qualidade de imagem dá na mesma se forem câmeras comparáveis (por exemplo EOS R com EOS 5D Mark IV, Nikon Z6 com Nikon D750 etc.), manutenção ainda é cedo para dizer, me parece que dará empate nisso também... muda pouca coisa significativa entre os dois formatos, é só uma adaptação natural de tecnologias que vão acontecendo...
Muito bom, Vernaglia! Discussão muito válida para o momento atual. Minha dúvida: tinha uma dslr de entrada (nikon d3200) - fotografei com ela por quase seis anos - e senti a necessidade de um upgrade. Para quem fotografa principalmente retratos e street vc indicaria tentar uma mirrorless mesmo (pela portabilidade com menor peso e tamanho e qualidade similar)? Estou em dúvida entre a D750 e a Sony Alpha A7 II. Qual a sua opinião? Muito obrigado!!
Vai de gosto mais que qualquer coisa, hoje e pelos próximos anos vai depender mais de gosto, daqui um tempo teremos predomínio sério das mirrorless mas demora... então hoje vai de gosto. A D750 é uma câmera melhor que a A7II, nada contra a Sony, mas a D750 é um equipamento melhor para fotografia... mas vale ver com calma isso, a Nikon lançou a Z6 que é um tipo de D750 com um pouco mais de funções para a área de vídeo que a D750, e igual a ela em fotos... então se quer uma mirrorless, espera um pouco e pega a Z6 mesmo...
O teu vídeo sem edição, com certas pausas para pensar no que falar, é como se eu estivesse em uma conversa com um amigo, melhor formato possível, obrigado pela atualização :)
Obrigado pelo comentário. :) Pessoalmente não gosto de cortar as pausas de pensamento, mas algumas vezes os vídeos ficam muito longos e com alguns devaneios no meio que acabo cortando.
Bom, esse vídeo é de 2018 se não me engano, de lá para cá Canon e Nikon já pararam de fabricar DSLR, já pararam de fabricar lentes de DSLR e estão ambas fabricando 100% mirrorless, ainda tem muita DSLR e lente de DSLR nova sendo vendida pois tem muito estoque. Mas a única marca hoje que fabrica DSLR é a Pentax.
@@ArmandoVernagliaJunior e na questão do preço, DSLR ainda vale a pena? Tô começando agora na fotografia e vi seu canal. Tô achando bom demais! Parabéns! Por enquanto uso o celular, mas quero comprar uma câmera 📷
Oi Armando! Gostei muito do seu video. Eu e muitas pessoas não sabiam que essa grande mudança estava ocorrendo no mercado, não sabia que as Cameras Reflex ou DSLR estavam morrendo. Mas eu já tinha percebido o começo dessa mudança, vi que grandes marcas como Sony, Panasonic e Fujifilm não fabricavam nenhuma Camera Reflex somente cameras Mirroless, mas não sabia porque isso estava acontecendo. Nesse video voce revela que a tecnologia evoluiu e os fabricantes estão migrando para a Mirrorless. Seus videos estão ficando melhores com o tempo. Armando voce sempre comenta sobre assuntos importantes no mercado da Fotografia isso ajuda muito os Fotógrafos Profissionais e os amadores como eu a conseguir informações muito valiosas que serão usadas na hora de comprar uma camera nova, lentes novas. Estou indicando o seu Canal para os meus amigos. Gosto muito de voce !
Olá, meu amigo! Antes de tudo, parabéns por mais esta bela discussão! Eu lhe fiz uma pergunta neste momento no seu vídeo sobre a EOS-R, mas me dei conta que ela caberia melhor aqui. Pela sua experiência com mirrorless, teria alguma dica para se trabalhar com o EVF com flash em eventos noturnos com pouquíssima luz? Já me cinema situações de simplesmente ter que fazer a foto às cegas (isso que trabalho com ISOS altos em eventos). Eu pensei em fazer um vídeo falando sobre isso, mas creio que você teria mais propriedade para isso. Grande abraço e, uma vez mais, parabéns por sua generosidade de partilhar tão ativamente conteúdos tão relevantes aqui dentro da plataforma!
Fala meu caro, obrigado pelo comentário. Sobre a EOS R em ambientes escuros com flash, tem que desabilitar a "exposure simulation", você perde a função de preview, que de certa forma é uma vantagem de mirrorless, mas acaba funcionando igual uma DSLR. Veja se isso resolve - menu câmera, terceira página, expo simulation, testa as opções during e disable, o during mantém a simulação desligada até você apertar o botão para focalização, e aí ele dá preview (eu não gosto desse modo), o disable faz ficar como uma DSLR.
@@ArmandoVernagliaJuniorMestre, muito obrigado mesmo por esta dica! Eu comprei uma M-50 para uso pessoal e também para produzir um review no canal. Vou testar e no meu review vou te dar o crédito por esta dica maravilhosa! Fiquei curioso para ver como se comporta. Estarei por SP em março (com data ainda indefinida). Seria um prazer enorme marcarmos aquele café e quem sabe até produzirmos um vídeo juntos! Abração!
Serão dois mounts, EF-M e R, se um dia vai ter uma RF aps-c eu não sei, mas o EF-M não vai dar lugar ao RF até por que o RF é muito grande para câmeras como as M50 e M100 por exemplo... mas algo que seja tipo uma 7D Mark III em versão RF, isso pode rolar...
@@ArmandoVernagliaJunior sendo assim qual a probabilidade de existir um adaptador do mount EFM para usar lentes RF assim como aconteceu com o lentes EF/EFS?
Tenho uma 80D desde o ano passado e só pensarei em trocar ela quando não funcionar mais. Só a questão das lentes me preocupou um pouco quando li o título, pois ainda tenho lentes que quero comprar, mas imagino mesmo que isso demore um bocado ainda. Quando puder comprarei as lentes que tenho interesse sem me preocupar.
Muito bom vídeo como sempre Vernaglia! Na verdade acho que será uma transição tranquila e natural. Colegas que acompanham as mudanças do mercado já tem que ir se preparando! Grande abraço, sucesso ao canal!
Também acho que será uma mudança natural e progressiva. E se for ver, na Sony as antigas lentes operam bem com adaptador nas novas Sony, na Canon e na Nikon, ambas lançaram adaptadores bem eficientes para que as lentes anteriores operem bem nas mirrorless novas, então não tem muito com que se preocupar mesmo.
Kkkkk, quando eu comecei a pesquisar sobre fotografia aqui no RUclips, não gostava desse cana, não ia muito com a cara do Armando não, rsrsrs!! Mas hoje na minha opinião, é o melhor!!!!! Parabéns!!!! 👏👏👏👏👏👏
A dúvida é quando a Canon vai começar a trazer as lentes mirrorless para o Brasil. Apesar do sucesso da EOS M50 você não acha lentes para o sistema M no Brasil... Muito difícil.
Acho que 2019 veremos mais coisas da linha M no Brasil, mas como falei no vídeo, mercado Brasileiro é bem mais lento na adoção de modernidades por conta da pressão de preço...
A Cânon mal trás as lentes DSLR pro Brasil..., só coloca em promo esse refugo que é a T6, ridículo isso,essa Black Friday foi um vexame, pra ela somos o fim do mundo...
Tem que entender realidade de mercado, pensando no Brasil inteiro, a T6 é fabricada no Brasil e vende muito ainda... existem muitos Brasis, existe mercado classe média alta e alta do país? Sim, não é nem 5% da população, nunca podemos esquecer disso... em termos comerciais nós somos meio que o fim do mundo mesmo, é longe (frete caro), a moeda é fraca (inflaciona tudo que é importado), há contrabando aos montes, burocracia em toneladas, impostos ridículos... e os caras ainda tem que conviver com a instabilidade econômica e social daqui que faz compras subirem e cairem de um mês pro outro... não é fácil viver de produto de tecnologia por aqui...
Eu curto minha d810 porque gosto de lentes antigas pois os cristais são incríveis. Claro a tecnologia nano cristal nas lentes modernas são sensacionais. Enfim eu ainda curto câmeras com espelho. Excelente explicação. Forte abraço
Lentes antigas como vc gosta é muito melhor numa mirroless. Falo pq curto tb. Você focar com auxílio do monitor e onde fica focado vc pode escolher uma cor. Ou seja, o foco fica mais preciso pois onde estiver focada estará azul (por exemplo) logo, coisa q nas dslr não tem, e no olhometro é complicado
Tenho as mesmas câmeras, 80D e 6DmkII e também me sinto bem atendido. Uso mais para filmagem. Achei que a 6D veio um pouco limitada, em relação ao que se esperaria de uma full frame. Meio que as duas são quase que idênticas, com exceção do tamanho do sensor. Achei a questão do formato de vídeo de saída dela muito limitado. Esperava poder contar com os formatos ALL-I na 6DmkII e não há. Ou seja, a 80D possui arquivos mais robustos que os da 6D, o que é um pouco estranho. Mas tirando isso, me sinto super bem atendido e consigo entregar ao mercado como qualidade final de produto uma ótima qualidade. Faço institucionais que rodam na TV. Acho que tocando nesse assunto sobre câmeras, venho realizando cursos e estudando bastante sobre direção de fotografia e a verdade é que nós, que trabalhamos além da área criativa, que é o trabalho fotográfico (seja still ou dop), também temos esse contato direto com a parte técnica, que são essas questões de definição de câmeras, lentes, etc. Venho chegando a conclusão de que não podemos nos deixar seduzir a cada lançamento por um novo modelo de câmera que agora tem não só a função X, mas a X+Y e etc. O mercado de vendas funciona assim para estimular novas vendas. E se ficarmos realmente preocupados ou seduzidos a cada lançamento, a verdade é que vamos gastar boa parte dos nossos salários, a cada ano, em novas câmeras. E ficaremos reféns de trabalhar para pagar novas câmeras. Sendo que no final, se você sabe fotografar bem, fazer um belo trabalho de luz, composição, etc, realizar cliques com câmeras semelhantes de diferentes fabricantes e perguntar para alguém qual é melhor, ou se essa melhoria é um diferencial, ou mesmo determinar qual imagem é de qual câmera, num "teste cego" ninguém conseguiria dizer que câmera fez o que. Acho que o diferencial do nosso trabalho não está tão DIRETAMENTE ligado a essa qualidade que a câmera entrega (claro que é importante um certo nível de qualidade final), mas sim muito mais no nosso conhecimento e experiência. Por isso, estou realmente muito mais relaxado em relação a essas questões de lançamentos de câmeras. Todo ano será assim, as mesmas histórias, câmeras novas que tem isso a mais que a outra. Prefiro investir mais em lentes, para montar um SET de alto nível que vou utilizar por décadas. Câmeras, o que job permitir a gente aluga a que desejar, se for o caso. São descartáveis, lentes não. Abs!!
Tem muitos vídeos na gringa fazendo testes segos com câmeras de entradas e tops de linha. E não tem como distinguir uma da outra. Eu acho que a maior diferença é na facilidade de uso do que no resultado final.
Sim, é o Boya, mas o áudio está tratado. Ele tem um chiado natural dele que tem que remover no audition para ficar bom mesmo... mas é aquilo, pelo preço dele acho que está excelente.
Fala meu caro! Bom te ver por aqui. Vou ver com certeza seu vídeo, então ficou com a EOS R... talvez ano que vem eu acabe pegando uma, vamos ver aqui. :) Gostei demais da câmera e ela tem exatamente tudo que preciso... esperando teu vídeo. Abração.
Boa postagem: objetiva, didática e realista, como de costume. Só que provocou uma confusão, uma controvérsia ... risível, pra dizer o mínimo. Tem gente que pediu pelo amor de Deus que vc nunca mais falasse disso kkkkk. Isso tudo é muito divertido, há que ser levado com humor e leveza. A reflexão que suscita é sobretudo nossa dificuldade em admitir que tudo fenece, se transforma. Em matéria de tecnologia e lucro, então ... Sempre aquele like merecido!
Meu caro, sempre um prazer ler teus comentários por aqui. Acho que o "memento mori" faz mal para muita gente, todos nós vamos morrer, o que dirá aquilo que inventamos, que produzimos, e mais ainda produtos tecnológicos... o título do vídeo era chamativo mas tomei o cuidado de dizer que não precisava de pânico, mas mesmo assim teve pânico. Uma coisa que acontece no RUclips é que podemos notar o problema de retenção de atenção, todo mundo está correndo demais hoje em dia, e refletindo menos do que deveria, o vídeo tem quase vinte minutos mas a atenção média nele ficou em torno de 12 a 14 minutos... então teve gente que pulou o começo, tem gente que pula o fim, aí não vê o vídeo inteiro e conclui algo sobre o conteúdo sem ter visto a íntegra. Já conversei com diversos RUclipsrs a respeito e o fato é comum, brigas surgem por que gente não vê vídeo inteiro e assume que alguém tem posição X ou Y num assunto quando era o oposto... é um tempo curioso de se viver, de se observar, em algum ponto iremos perceber que temos que focar mais nossa atenção num número menor de coisas, estamos pulverizando nossos cérebros com informação demais sem nenhuma concentração, e aí sai gente gritando prá todo lado... enfim, filosofando aqui bem para além das questões desse vídeo. Forte abraço!
Ótima discussão Vernaglia. Mas, não acredito que as DSLR vão morrer. Acho que hoje todos os players estão investindo nesse nicho por que o crescimento desse mercado faz com que todos não queiram ficar para trás. Coisas do mercado. Você falou bem do assunto mas o que está acontecendo por exemplo com as compactas? Vão morrer também? Eu, na verdade, acho que é um movimento do mercado investindo onde está dando dinheiro, e tão logo esse nicho esteja nivelado entre a concorrência, pode ser que o foco volte a ser as DSLRs. Não sei, quem sou eu para prever o futuro...... mas acredito que tanto as compactas como as DSLRs tem o seu mercado e continuarão co-existindo com as mirrorless. Sempre bom ver seus vídeos e as discussões que eles geram. Forte abraço.
A um mês atraz migrei para Sony a73 mas continuo com uma nikon como segunda camera vou gravar um vídeo dizendo o que achei quando estiver pronto te envio o link. Valeu até mais.
Gravei o vídeo ruclips.net/video/gExT39N2dBI/видео.html depois me diz o que vc achou foi meu primeiro review, assisto todos seus videos vc é referencia Vernaglia mesmo tendo uma tendencia para canon kkkk parabéns pelo canal sucesso Feliz ano novo.
A coisa aqui é mais lenta, entendo bem o que diz por que essas coisas todas são em dólar e nós ganhamos em real... mas vai demorar bastante para uma novidade dessas emplacar no Brasil... e existem vários brasis afinal, país imenso com inúmeras realidades sociais e econômicas espalhadas por aí...
Não migrarei para as mirroless, enquanto o atraso no disparo (time lag) e a otimização das baterias não forem solucionados ao contento, tal como nas SLR.
Eu não sinto atraso algum. Pelo menos no modelo que uso. Bateria realmente é menor mas pra quem trabalha com casamentos 2 baterias dá e sobra. Principalmente porque assim como ela descarrega mais rápido, ela também carrega bem rápido. Da pra usar uma em making of e cerimonia inteira, na festa troca e a outra já está carregada antes de começar a pista de dança.
@@sonhartfotografias7710, o "time lag" nas DSLR ainda são menores que nas "mirrorles". É só pesquisar e constatar. Vai demorar um pouco mais para eliminar esta pequena deficiência.
Exato. Ele não tem motivo pra mudar. Cliente não ta nem ai pra qual câmera é usada. Fotógrafo que escolhe mirrorless geralmente é por ergonomia, e não mais que isso. Agora, entre os videomakers, as mirrorless estão dominando tudo.
Ou seja. O mirrorless, em relação às dslr, não vem com o mesmo peso que as dslr vieram em relação às slr (de filme), pois a tecnologia inovadora não é de mesmo impacto. Creio que os dois modelos (dslr e mirrorless) irão conviver juntas por muito tempo.
Acho que vocês estão pensando isso por um ponto de vista muito estreito. Alguém que hoje tem uma 5D Mark IV não tem qualquer motivo para trocar por uma EOS R a não ser que vá se beneficiar do melhor foco no escuro (vocês acompanham aqui o canal, então suponho que tenham visto meus reviews, tanto da 5D Mark IV como da EOS R, se não, dá uma olhada que explico em detalhes nesses vídeos), então hoje, eu tenho aqui uma Mark IV e não tenho qualquer razão técnica sólida para trocar... mas alguém que hoje está com sua câmera só no osso, gasta, essa pessoa está no momento de troca e ela vai avaliar se compra outra igual a anterior ou a outra que acaba de ser lançada... eu falei isso no vídeo, quem precisa de uma ferramenta hoje compra o que precisa hoje. Olhar do ponto de vista do cliente é complicado pois não sabemos tudo que rola na cabeça do cliente, nós temos suposições mas não certezas... tenho clientes do mercado publicitário que são amantes da fotografia e da tecnologia, esse cliente quer ver o prestador de serviço dele atualizado, é parte da mentalidade dele e não podemos dizer que ele está errado, cada um tem seus valores e escolhas... então um cliente que hoje tem o último modelo de iphone, que tem para ele uma câmera super moderna, tipo uma Fuji X-T3 para levar na viagem, ele espera que o fornecedor dele tenha algo mais completo do que o que ele tem, cliente não é só alguém olhando imagens e pagando o preço, é alguém que tem hábitos de consumo e ignorar isso como fornecedor pode ser muito perigoso. Por fim, eu falei no vídeo que leva muito tempo ainda, ainda existe DSLT Sony no mercado então vai existir DSLR Canon e Nikon daqui dez anos, mas provavelmente daqui dez anos o mercado será majoritariamente de mirrorless. Veja câmeras compactas... hoje esse mercado é de celulares, as compactas ainda existem, mas são minoria de mercado.
Sim, pra quem tem equipamento high-end até faz sentido pra quem compra na gringa, mas com o preço do dólar acho que ainda não é o momento onde profissionais massivamente irão migrar na hora da troca. Agora, pra fotógrafos amadores, ou aqueles que não usam equipamento de topo, não faz nenhum sentido trocar de sistema, somos um país emergente. Enquanto for lucrativo produzir dslr, vão produzir dslr. Continua sendo fotografia digital, continua tendo um sensor digital, continua tendo o mesmo fluxo de trabalho da tecnologia digital. Então, por esses motivos, as dslr's não morrerão. Pode vir a ser que as Mirrorless fiquem como referencia em high-end, e que as dslr's full frame de topo passem a ser câmeras a preços mais acessíveis.
Então, estamos falando o mesmo, falei isso no vídeo, esse processo vai demorar bem mais por aqui, vai acontecer independente das nossas vontades, mas é um processo mais longo e lento aqui. Vinil morreu? Não, mas não tem relevância no mercado. Câmera compacta morreu? Não, mas perdeu totalmente a relevância pois o mercado dessas câmeras clica com celular em 99% dos casos...
A mais perto disso é a EOS R, ainda não é igual, mas há fatores aí... você não tem a mesma velocidade e realidade de um visor óptico, mas prevê exposição, cor, vê histograma... então tem prós e contras para cada coisa...
Achar que o sistema mirroless é inferior por causa da sua menor autonomia por parte das baterias, é o mesmo que achar que os telemóveis de há 15 anos atrás, serem superiores aos smartphones actuais, pois esses tinham baterias que duravam 8 ou 10 vezes mais...
Boa comparação. Mas é aquilo, melhor e pior depende de necessidades... pro profissional que faz expedições na natureza, muitas vezes alguns dias longe da civilização, gestão de energia da câmera é importante. Para um profissional de eventos, a previsão de exposição no EVF pode ser mais importante... tecnologias são assim, atendem a necessidades... no caso das mirrorless, elas vão perseverar menos pela necessidade dos fotógrafos e mais pela necessidade de lucro das empresas, que no fim é também um potente motor de inovação tecnológica... para nós, usuários, ter mais e melhores ferramentas é sempre bom.
Exacto, sao ferramentas diferentes, existem pros e contras tanto na propria ferramenta, como nos seus usuários. Compreendo que para um profissional em alguns casos ate faz a diferença a bateria, mas muitos que descartam as mirroless por causa das baterias, sao apenas entusiastas. Eu próprio o sou, raramente utilizo a terceira bateria e na maioria das saidas uma basta. Uso uma x-t20. Com a dslr t-2i recorria mais facilmente á segunda bateria do que agora á terceira. Para mim a questão da bateria é somente um ponto negativo que nao faz assim tanta diferença comparando com os aspectos positivos para o meu caso.
Armando quero pedir a voce que faça videos falando sobre as Cameras Lumix da marca Panasonic, faz uma avaliação das cameras Mirrorless da Panasonic como a Lumix G9, Lumix G7 e a G85. Já tive uma superzoom da Panasonic a DMC FZ-70 gostei muito dela. Faça videos avaliando as lentes e acessorios da Panasonic tambem. Gosto muito das Cameras da Panasonic para mim elas superam todas as marcas do mercado, menos as duas marcas Supremas da Fotografia, a Canon e Nikon. Hoje tenho duas cameras da Nikon a Nikon Coolpix L-110 e a Reflex Nikon D5100 são cameras muito boas.
Tambem acredito que as Dslr´s irao morrendo aos poucos e as mirroless tomando pouco a pouco o mercado. Mas ainda assim demora, as mirroless ainda precisam provar e avançar em alguns pontos. Principalmente em durabilidade pra encarar desafios que D5 e 1dx encaram por todo o mundo; eventos esportivos e zonas remotas. Ainda assim vemos a questao de bateria; vemos celulares altamente tecnologicos que ainda esbarram na questao de autonomia, a solucao e aumentando o tamanho delas neste seguimento. Vai aumentar o tamanho delas nas cameras tambem ?. Obviamente a tecnologia avança e o mercado e usuarios que vao ditar essa mudança. Alguem aqui ja deve ter visto fotografos de raly ou ciclismo em cada situacao de poeira e chuva, barro, pancada que nao e pra qualquer camera.
Pois é, ainda hoje tem gente com filme, mas passa longe de ser relevante em números de mercado. As DSLR estarão aqui em duas décadas, sim, mas não serão relevantes. Engraçado pensar que a última foto com filme que fiz, profissionalmente, foi em 2004... tempo voa.
Quando qualquer empresa fizer uma Mirroles melhor que a Canon 1Dxmkii .. aí sim pode ser que as DSLR venham a ser extintas. Mas enquanto a tecnologia das Mirroles forem abaixo disso, as DSLR vão continuar vivendo. Fora a 5D mkiv por tecnologia e a 7D mkii com velocidade extraordinária e qualidade com o custo benefício.
A tecnologia das mirrorless não é acima nem abaixo das dslr, é basicamente a mesma coisa em termos de cmos e processadores... se pegar a EOS R e a 5D Mark IV e colocar lado a lado, elas fazem exatamente a mesma coisa, com a EOS R focando melhor que a Mark IV em baixa luz... por ser mais nova e ter um sistema de foco novo... não há diferenças radicais de tecnologia entre esses formatos, o que há é questão de patentes, de lucro de empresas e de tendências de mercado, coisas que citei no vídeo... sobre algo na linha de desempenho de uma 1Dx Mk II, a Canon deve substituir ela em linha em 2019 ou 2020, haverá uma Mark III provavelmente, e suponho que haverá um modelo mirrorless de desempenho comparável provavelmente lá para 2020.
Sim, e a Canon, a Nikon, mesmo a Sony, o espelho ainda existe para todas elas... acabei esquecendo de citar a Pentax por que ela se apequenou de tal forma em termos de vendas mundiais que vez ou outra esqueço da marca, e olha que comecei profissionalmente com uma...
Ainda não vejo porque pensar em mudar para mirroless. Baterias deficiente, visor estilo filmadora, sensor diretamente exposta a umidade e poeira, valores de corpos e lentes ultra inflacionados, para um resultado fotográfico de mesmo nível ou inferior as DSLR. Sony, Panasonic, Olympus e Fuji ressuscitaram esse formato por saber que a luta contra Canon e Nikon não poderia ser vencida no campo das DSLR. Sou fotógrafo ha mais de 20 anos e não conheço pessoalmente nenhum fotografo em minha cidade que use Mirrorless ou pense em usar a curto ou médio prazo.
Eu de começo investi em uma a6500 e lentes fixas ( pois são relativamente mais baratas e tem um resultado ótimo) mas começou a aumentar a demanda de cobrir eventos na parte de foto e continuou uma demanda de video menor só que com mais qualidade. Então eu peguei uma 5D Mk III e vou pegar uma 16-35 f4 e uma 24-70 f2.8 que no total deu o valor de uma a7RII e mais uma zoom boa. Ai agora deixo a 5d só pra foto e a A6500 pra video pelo 4k e etc...
MELHOR RESPOSTA, por enquanto não vale a pena de jeito nenhum migrar só pq algumas empresas com invejinha da canon resolveram "decretar a morte" das dslr, fala sério, já vi esse filme rsrsrsrsr...
Sei não, entendo seu ponto de vista, mas eu queria saber é como a Canon e a Nikon estão pretendendo organizar o seu mercado daqui ao longo dos próximos 10 anos baseado nessa coisa da mirrorless... eu não ligo pras novas câmeras, se elas conseguirem ser melhor tecnologicamente que as DSLR, o problema mesmo é as benditas das lentes, por exemplo, estava pensando em começar juntar dinheiro pra tentar pegar uma 70-200mm F2.8 Mark III pra que ela durasse pelo menos uns 6-8 anos, e agora investir em um mount que possa vir deixar de existir em 5 anos é meio tenso de se pensar... aqui na minha cidade, os fotógrafos mais renomados usam Canon, e um deles possui uma 70-200mm F2.8 Mark I que comprou em 2004 + 50mm F1.2 que comprou em 2007 e ambas ele usa até hoje, são mais de 11 anos, e agora ele pensa em renovar o seu kit, mas ele disse quase a mesma coisa que você falou, o novo mount RF com essas novas lentes anunciadas, significa que muita coisa está por vir...
Vamos por partes... o mount não vai deixar de existir nem em 10 anos, veja a Sony, ela tem uma parcela ínfima de mercado instalado perto da Canon, e se ainda hoje fabricam lentes e câmeras DSLT, então a Canon vai fazer isso por mais tempo que a Sony, mesmo vale dizer para Nikon. Esses processos são longos, como citei no vídeo. Além disso as lentes EF funcionam perfeitamente nas mirrorless Canon e as lentes Nikkor também funcionam muito bem nas mirrorless Nikon... assim uma troca de corpo no futuro não condena as lentes. A compra de equipamento deve se basear em necessidade real atual, e no máximo uma previsão de necessidade de dois anos... equipamento que não se paga e não se justifica em intervalos maiores que esse nem deveria ser pensado. Agora, se a fotografia for hobby, aí a questão é outra, estou comentando como profissional. Como profissional equipamento tem que se pagar em meses e não em anos, e aí lucrar por anos, e isso uma 70-200 EF comprada hoje vai fazer com certeza se dentro do seu trabalho ela se justifica... testei um monte de lentes EF na EOS R, funcionaram maravilhosamente bem.
Olha... a M5 está no mesmo patamar da 80D, a EOS R está acima da EOS 6D Mark II e embaralhada com a 5D Mark IV na maioria dos aspectos... a próxima geração da Canon provavelmente estará totalmente nivelada com as DSLR. A Sony levou 3 gerações para ter produtos maduros pois estava meio sozinha. A Nikon eu não sei dizer, não sei quanto de grana eles tem... em qualidade de imagem, Z6 está nivelada ou acima da D750, Z7 está nivelada com a D850 e isso é tudo que tem de melhor na marca... o auto foco ainda peca nas Z6 e Z7 pelo que vi em testes, mas não é ruim, é apenas um pouco abaixo das DSLR... então meu chute é que a próxima geração das duas marcas será de produtos maduros.
@@ArmandoVernagliaJunior Digo isso por que a Nikon e a canon claramente não fizeram produtos ao patamar de qualidade das suas dslr's. O sistema de foco não é tão bom quanto, em foco contínuo a velocidade de disparo cai consideravelmente e apenas um slot de cartão. E a nikon em questão de lentes também não se aproveitou muito do mount maior. Sinceramente eu não vejo tanta vantagem numa possivel migração nesta primeira geração e acho que nem a próxima.
Discordo sobre a parte de foco, depende da situação sendo avaliada... numa paisagem noturna a EOS R foca melhor que qualquer coisa hoje no mercado, mas num evento esportivo nada bate ainda uma D5 ou uma 1Dx Mark II... depende da situação. Duplo slot igualmente depende de necessidade, tem mirrorless com e mirrorless sem... tem DSLR com e DSLR sem... se hoje, nas tuas necessidades atuais, uma sem espelho não atende, não compre, temos que ser pragmáticos. Se atende e faz sentido, compre... alguém com demanda para os recursos de uma 1Dx Mark II, uma 1Dx, uma D5, D4... ok, essas pessoas tem uma demanda e que só vai ser atendida na próxima rodada de lançamentos ou mais uma adiante... quem hoje tem necessidade de 6D Mark II e 5D Mark IV, aí a coisa complica pois EOS R entra bem na briga, quem tem necessidade de D750 a Z6 entra na briga... então varia caso a caso e bem por isso to falando no vídeo que a coisa toda demora ainda. :)
Para mudança total da base instalada talvez mais que isso. Veja, a Sony não investe quase nada em DSLT há anos e ainda conheço gente comprando DSLT Sony hoje, então veremos muita gente comprando DSLR Canon e Nikon daqui dez anos.
A galera investe muito na área filmaker e videogames o ponto chave eh na filmagem. Em filmagem certeza que em 2 anos se as fale não investir no 4k as miroles vão dominar na filmagem. Certeza
Eu que estou migrando para a fotografia de pássaros, já estou pensando na aquisição de uma câmera miroless, com sensor 3/4 "olympus M1 Mark II", pois financeiramente esta compensando, o peso dela com as lentes comparado a uma DSLR, são mais leves e a qualidade de imagem é semelhante.
Eu disse que se a Nikon continuasse fazendo burrada, iriam falir... pode rever lá. ;) O lançamento das Z6 e Z7 foram bons acertos deles, o lançamento do novo mount de lentes foi um bom acerto... então eles parando de fazer burrada, e parece que por enquanto estão acertando, seguirão em frente. Já sobre a DSLR, a própria Nikon está ponto uma pá de cal no futuro das DSLR junto com a Canon quando ambas lançam boas mirrorless, como expliquei no vídeo. Nenhuma das marcas vai insistir muito longamente num sistema sem que eles possam deter todas as patentes do mesmo, nenhuma indústria em nenhum lugar do mundo faria isso...
O Maior distância está no preço, maior número de vendas da Canon está na linha Rebel, quem for comprar mirrorless daqui pra frente ou abaixa o preço ou vamos ter que pagar mais de 5mil numa câmera de entrada se tem um motivo é esse, a Sony investiu em mirrorless para fotógrafos que já tem uma experiência a mais, quem está iniciando ou não quer investir tanto numa câmera não vai ter a opção que as dslr entrada já não é um produto tão barato assim!!!
Acho que o ponto aqui é ter o mercado brasileiro como referência... as marcas não usam dados do mercado BR para praticamente nada pois nossas vendas são bem pequenas quando comparadas com mercados norte americano e asiático, aquilo que sai caro aqui é acessível nesses dois mercados, então Sony, Nikon, Fuji norteiam seus pensamentos baseados nesses mercados, a única marca que leva o Brasil em conta e que tem uma participação efetiva de operação por aqui é a Canon mesmo, por isso modelos que são mais simples e baratos, como T100, T6, T6i, que logo saem de mercados de alto valor agregado, seguem tendo vida longa no mercado brasileiro e a marca ciente disso segue vendendo por aqui essas câmeras.
pena que a Canon fez o favor de capar a Canon R, se a Nikon tivesse uma autonomia melhor de bateria e, principalmente o dual pixel ela ia botar a Canon e Sony no bolso....aguardaremos a próxima Panasonic
Veja meu review da EOS R, não acho que a câmera tenha sido capada em nada... preço de 6D Mark II com desempenho de 5D Mark IV... lógico que cada um tem uma opinião, mas achei uma câmera sensacional e que desempenha incrivelmente bem profissionalmente.
O planejamento dessas grandes empresas não é amador. Sobretudo, quanto aos avanços tecnológicos. Os equívocos de outras gigantes do passado (vide KODAK) custaram caro. Assim como as pessoas, as organizações também aprendem.
imagino que minha próxima câmera já será mirrorless, que terá 4k, 120fps e full frame.. mas acho que nunca vou vender a 80D porque ela deve perder valor de revenda vertiginosamente quando os transatlânticos Canon e Nikon fizerem a curva na direção das mirrorless.. ela vai ser a camera pra mostrar pros netinhos hahah
Imagina que loco uma 1dx mirrorless kkk. Nunca terei mas vai ficar na imaginação mesmo. Gostei da parte que mencionou a m50 ser uma t7i/77d mirrorless, eu penso a mesma coisa. Como uso uma t5i quero migrar pra alguma dessas.
@@winnerpj2 Cara, xt2 faz 14 fotos por segundo, igual a 1dx. A xt3 faz 20 fotos por segundo sem crop e com crop chega a 30 fotos por segundo. Quer processamento mais foda q esse? kkkkkkkk
O que será que vai acontecer às câmeras de médio formato? Hasselblad, Phase one, Mamiya/Leaf...sempre foram caras, continuam com preços absurdos...mas a qualidade das DSLR e das Mirrorless está chegando cada vez mais perto...será que se justifica pagar milhares de dólares em corpos e lentes de médio formato para um mercado cada vez mais restrito e que também clama por preços competitivos. Imagina quanto tempo vc tem que trabalhar e o preço que tem que cobrar só para pagar uma câmera dessas, sem contar lentes, acessórios e iluminação. Acho que essas câmeras também estão com os dias contados, a não ser que baixem os preços ou surjam novos players com preços mais competitivos...
Olha, acho que hoje médio formato já faz bem pouco sentido... lógico que em trabalhos de altíssima demanda de qualidade, como publicidade de alto nível, e para impressões grandes fine art de alto preço, justifica ainda, mas isso é bem minoria de mercado... então se continuar existindo continuará sendo um nicho mínimo.
+ SANTÉRO Seja feliz com sua nova DSRL. Eu, como amador/entusiasta, estou completamente contente com minha 6D clássica e a 70D. Estou com alguém aí que postou: "Ah, vai acabar? Legal, vou ficar de olho nas boas lentes que certamente baixarão de preço". É isso.
Sei não, sei não... a questão aliás não é se, e sim quando... no longo prazo todos nós iremos, acho que daqui uns 10 anos ou pouco mais que isso teremos poucas DSLR no mercado, bem poucas, mas hoje, semana que vem, mês que vem... aí a conversa muda...
Cara. 4k muitos frames ISO altíssimo tudo isso pra filmagem muito mais vantagem as mirones sony. Pra filmar, pra foto não vale apena visto que usamos flash não precisaria de iso alto. E sim de durabilidade, baterias e lentes
Venho falando há anos, profissional que só faz foto, e que só faz vídeo está dando tiro no pé comercialmente... o dia de hoje, não o futuro, o hoje é de quem faz as duas coisas.
@@ArmandoVernagliaJunior vdd. O que eu venho aprendendo eh que sem uma equipe, não tem trabalho, pra se ter um bom suporte precisamos nos unir fotógrafos e film/vídeo maker e oferecer um produto completo e de qualidade para nosso cliente. Hoje pra min concorrência não existe, existe pessoas que eu possa pressisar algum dia. Infelizmente quando trabalhamos com dois trabalho(foto e video), cada pessoa faz um trabalho melhor em foto que vídeo e ao contrario ; fazer os dois pra min não sairá um produto de qualidade. Por isso digo. Crie uma equipe com cada um em sua especialidade e sejam feliz. Pessoalmente fotografia pra min eh excepcional, mas um vídeo bem filmado capta muito mais emoções do que uma simples foto, eu prefiro foto e amo fotografia, mas filmagem complementa. Isso em casamento.
Nenhuma atualmente em linha ou em fabricação na Canon, quase nenhuma na linha da Nikon, Sony e Fuji já eram só mirrorless em 2018 (ano desse vídeo). DSLR só estoque em vendas no mercado, ou Pentax, Pentax ainda fabrica DSLR.
Ué, mas é o que falei no vídeo, não tem com que se preocupar, se é a ferramenta ideal hoje, é a que tem que comprar hoje... ninguém deixa de comprar carro agora e fica andando a pé só por que em 3 ou 4 anos vai ter um carro bem diferente do que tem hoje... ;)
Assim amiga! imagina q tirem agora todos os modelos dslr de vez do mercado... O SISTEMA DIGITAL É O MESMO P AMBAS! eu comprei uma mark 4, to é pensando em comprar uma 80d apenas pelo fator de corte, para minha macro 100l. Lentes e cameras sâo ferramentas, nâo deixe a beleza desse equipamentos desviar você dos estudos fotograficos.
Tranquilo, eu tenho duas DSLR aqui e continuarei trabalhando com elas. Relaxe, demora muito, como falei no vídeo, são fluxos naturais de mercado, nada de alarmante.
No momento não vejo desespero em sair correndo e comprar uma câmera destas a não ser que o fotógrafo seja RICO kk, estes equipamentos são absurdamente caros, atualmente uma Câmera mais simples DSLR da conta do recado, os valores pagos pelos trabalhos atuais não cobre o custo beneficio de se ter uma super câmera.
As DSLRs funcinam de uma forma mecânica instintivamente antiquada, ainda que que seja um grande feito de engenharia. nada mais natural do que deixarem de ser fabricadas com o decorrer do tempo.
Acho que não...Não vejo motivos para mudar para mirrorless. A Sony tenta emplacar um sistema e as outras vão atrás...Só que isto não quer dizer que todos vão achar melhor. Fotografar olhando para uma tela? Me parece mais uma regressão do que inovação... Visor eletrônico? Não vejo vantagem também.
Não é que as outras correm atrás... se todas só fabricarem uma coisa, ou você compra isso ou não compra... as Nikon Z6 e Z7 bateram recorde de vendas e a Nikon teve dificuldade de entregar, a EOS R está vendendo absurdamente bem, a Sony A7III é um sucesso comercial enorme... não é questão de vermos ou não vermos vantagem, não é disso que estou falando no vídeo... mas daqui 6, 7 anos, talvez 10 , quando você for comprar uma câmera nova, talvez você não tenha opções de DSLR por mais que goste delas... e isso independe de ter ou não vantagem.
Regressão o visor eletrônico? kkkkk pra mim é uma MEGA evolução. Hoje não preciso mais me preocupar com a fotometria mas sim na composição, na direção pois vejo ao vivo como a foto vai sair antes de clicar. Sem falar que também tem como tirar essa opção de ver como se fosse ótico. Se não quiser usar, basta pegar uma Xpro2 que tem visor eletronico e o ótico de forma hibrida.
@@FilipeSias Não é opinião. Você disse que mirroless por ter visor eletronico não tem vantagem e tal. Só disse que existe mirroless com visor ótico. Logo, o argumento de visor eletrônico não é relevante rsrsrsrs. Mas de boa, eu nunca mais volto pra dslr. Mirroless pro meu tipo de trabalho é uma mãe. Mas tenho dslr aqui tb pra brincar. Mas pra trabalho, mirroless deixou minha vida bem mais fácil.
Duvido que a Nikon vai investir violentamente nas mirrorless e abandonar as DSLR. Se fosse verdade a Z7 já viria com dois slots de cartão, e parece que o grip vertical nem botão vai ter. Parece que deram aquela capadinha pra não invadir o território DSLR profissionais.
Olha, tanto Canon como Nikon adotaram uma postura intermediária com as câmeras, parte para preservar produtos de linha no curto prazo, parte por que as mirrorless tem um apelo com público de vídeo que sempre usa um cartão só pois gravação de vídeo acontece só em um cartão mesmo em câmeras com dois slots. Mas veja que a Nikon já havia abandonado o segundo slot na D7500. Em um ano lançaram duas mirrorless, e nada de substitutas para D610 e D750 por exemplo. Eles vão sim investir pesado em mirrorless mas a mudança é progressiva, uma patente segura vinte anos então o novo mount dá sossego para eles por esse tempo para parar de perder dinheiro com lentes genéricas... tem uma galera que compra corpo Nikon com lente tamron, tokina, sigma ou qualquer coisa que venha pela frente e o novo mount está protegido por novas patentes, além disso o novo mount é a maior arma da Nikon e da Canon contra a Sony pois o mount de maior diâmetro que eles fizeram permite coisas que o mount da Sony não permite então é uma arma competitiva importante, isso fará as duas marcas investirem sim em mirrorless.
Vernaglia.. So fico pensando na ergonomia desses corpos de mirrorless. Será que um um dia veremos uma mirrorless com corpo se DSLR? Imagine fazer um casamento com uma câmera em que o corpo não se encaixa bem nas mãos.. Deve cansar demais.. Um abraço..
Alguns fabricantes notaram isso pelo jeito, veja, a Fuji na X-H1, corpo maior e comandos mais bem distribuídos. A Canon na EOS R e a Nikon na linha Z fizeram câmeras de tamanho bastante razoável, são menores que as DSLR full frame, sim, mas maiores que as outras mirrorless no mercado. A Sony A9 tem um tamanho bem razoável. É comum a todas elas um desbalanço de peso quando usadas com teles mais pesadas, algo que algumas DSLR equilibram melhor. Mas ainda teremos mirrorless maiores, a Nikon e a Canon devem estar pensando em algo com desempenho alinhado com suas top de linha, D5 e 1Dx Mark II respectivamente, e isso certamente irá impor corpos maiores.
Sim Vernáglia.. é algo que eu não trocaria para trabalhar em eventos é justamente a pegada da câmera... Em especial gosto bastante do GRIP das Canons em Geral... Casa melhor nas minhas mãos. Aliás, o dia que nos encontramos na Feira de Fotografia, haviam acabado de lançar a 6D MK II, lembro de ter comentado contigo que tinha gostado bastante da pegada dela... encaixou perfeitamente nas minhas mãos, algo perfeito para trabalhos mais intensivos. Só fico pensando o que serão das minhas lentes aqui ... Talvez seja hora de já ir me desfazendo delas antes que seja tarde demais (grande desvalorização, principalmente as mais caras).
Não vai desvalorizar rápido não, tem anos adiante, pode ficar tranquilo. Sobre ergonomia, sim, lembro da nossa conversa, a 6D II tem um belo conjunto assim como a 80D (ambas com basicamente mesma ergonomia), acho que vai gostar da EOS R pois de forma geral é parecida com essa linha, tem muitas mudanças, claro, mas tem semelhanças consideráveis.
É Vernaglia, do jeito que as coisas estão rápidas, fico com receio de perder muito dinheiro. A 6D II acho o grip mais "robusto" que da 80D ... Gostei demais da pegada da 6D II, acabei vendendo a 6D I e não comprei outra FF pq os poucos trabalhos que eu pegava não estavam justificando a compra de uma FF que aliás, acho que a Nikon entrega mais em termos de sensor e características, D750 por exemplo do que a 6D II, mas existe algo que não consigo largar é a tal "ciência de cores" da Canon rs... Pra mim imbatível, mas que é bonito é ver o resultado de uma 70-200 aliada a uma FF...Não é só o ruido menor, existem outros fatores que sabemos. Um abraço.
Incrível, decorridos 9 meses da tua postagem, sua atualidade. Acabei de assistir recente postagem de Jared Polin: ruclips.net/video/lqtkFzuUdAs/видео.html que sepulta de vez as DSLRs ... como indicação para o profissional da fotografia (pelo menos no primeiro mundo ;-). Bem como vc afirmava, tbém estou sentindo uma contagem regressiva.
Obrigado meu caro! :) O que temos que ter em mente é que não é fenômeno imediato, ou mundial, mas é um fato sem retorno da tecnologia. Assim como existe disco de vinil ainda, teremos DSLR em dez ou mais anos, mas a relevância de mercado terá invertido certamente. Mas é aquilo, Japão já inverteu, já tem mais mirrorless que DSLR no Japão há um tempo, já nos EUA não, assim como só tem TV 4K lá, e no mundo ainda tem full hd prá todo lado... as coisas vão acontecendo mas leva um tempo. Acho que hoje se um profissional vai comprar equipamento, não vejo qualquer problema dele comprar DSLR, uma 5D Mark IV por exemplo, ainda é mais confiável que a maioria das mirrorless exatamente por estar no mercado há um tempo mostrando resultado, sabemos o que esperar dela... então não é uma morte instantânea, é um processo de mudança gradual... tanto eu como ele colocamos o termo morte no título do vídeo mas tem um certo sensacionalismo nisso.
Ano que vem vão sair umas 3 DSLR (uma delas seguramente vem pro lugar da 80D) e umas 3 novas mirrorless da Canon, suas lentes funcionam normalmente nas mirrorless Canon com o adaptador da Canon, então não vejo problema...
@@ArmandoVernagliaJunior mas Vernaglia, as pessoas no geral (exceto os usuários da Canon), não falam muito bem da EOS R... Para quem está sem equipamento, não há muita esperança a curto prazo...
Eu usei pesadamente a EOS R e é uma excelente câmera, só posso falar por mim, pela minha experiência. Mas como falei no vídeo, no curto prazo DSLR vai seguir imperando como maioria de mercado, e no Brasil isso vai durar mais que a média mundial.
@@ArmandoVernagliaJunior Vai durar muito mais que a média mundial devido aos nossos preços, mas só irá valer a pena migrar quando definitivamente as mirrorless se sobressaírem frente as dslr, isso só acontecerá daqui a algum tempo, então migrar agora é um erro.
achei muito legal a materia, mas discordo, antes de mais nada , A MELHOR CAMERA é aquela que faz sua empresa ser rentosa e ganhar dinheiro, para quem realmente vive disto e paga suas contas com Foto ou Vídeo- é necessario saber o que o profissional vai fazer com o equipamento. Se vai gravar uma longa palestra corporativa, eu tenho aqui uma Panasonic 200 , nem uma DSLR ou mirroless dariam conta do recado,nunca....não tem conexão XLR de audio, para pegar o som da mesa ! como disse se o profissional filma casamento, moda ele vai escolher cameras e lentes especificas. tem que gosta da Blackmagic, eu nunca usaria esta marca. gosto é gosto e cada um tem um estilo que deve ser respeitado. Mas o principal mesmo é saber 100% trabalhar com o equipamento e quando digo 100% é de verdade. de nada adianta ter uma Red e não ter talento ou não saber trabalhar, e ter outro profissional com uma camera de menor porte, mas talentoso. se fosse assim teriamos, bilhões de poetas, pois caneta e papel estão ai, bilhões de pintores , mas MONET só 1 !!!! existem pinceis e telas nas lojas, não ???? quanto a morte da DSLR ( eu tenho os 3 modelos) vou continuar utilizando, dependendo do trabalho, do custo e do orçaMENTO, que o cliente diz (sempre) que não tem dinheiro. seja qualquer formato - os softwares de edição mudam mais que as cameras, e estações idem. Não adinat ter uma Full Frame e querer editar num Lap-top. Abraços e parabens !
Em ago/2022 vejo minha 5D mark4, estagnada e a Canon R, cheia de novidades. Não tem como investir em lentes EF para quem quer trabalhar com fotografia nos próximos anos. Podemos colocar no pacote a falta de investimento em Flash dedicado e criando um novo sistema de iluminação genérico e de qualidade, puxado pela godox . O mundo girou …
Acabar nao acaba, totalmente não acaba, mas como principal produto do mercado, as compactas foram substituídas pelos celulares, ainda tem compacta? Sim, mas o mercado é de celulares em sua maioria, é isso que estou dizendo, como domínio de mercado, a DSLR vai ceder espaço e predomínio para as mirrorless e isso se dará nos próximos anos, com as variações típicas de mercados, então demora mais no Brasil
Já temos celulares com 3 câmeras e 3 lentes diferentes... sim, são caros, mas toda tecnologia entra e com o tempo vai popularizando. E não estou falando em melhor/pior, mas o fato é que compacta hoje vende 1/10 do que vendia uns dez anos atrás... a Nikon quase faliu só com essa queda, a Sony só se defendeu pois também fazia celulares, vídeo games etc, a Canon só se defendeu pois tem maioria no mercado de câmeras profissionais e também faz impressoras e outras coisas... a Samsung desistiu do mercado de câmeras para focar só com seus celulares...
Ué, mas é o que falei no vídeo, não tem com que se preocupar, se é a ferramenta ideal hoje, é a que tem que comprar hoje... ninguém deixa de comprar carro agora e fica andando a pé só por que em 3 ou 4 anos vai ter um carro bem diferente do que tem hoje... ;)
Esquenta não que acabei de comprar minha primeira full frame. Comprei usada mesmo uma d700 com menos de 10 mil clicks. E mais três lentes. Por 74 mil yenes que daria mais ou menos 2500 reais. Com 74 mil yenes eu compraria apenas um corpo de uma a7 usada.
Muito boa análise! Muita água vai rolar ainda p tirar as DSRL'S do topo das câmeras profissionais! Vão ter que lançar uma mirrorless com maior funcionalidade que a 5D MK lV e todo um conjunto de lentes melhores que as top das série L. As lentes top atuais precisam de adaptador na mirrorles e perdem qualidade de imagem! Migrar? Só com o mercado das mirrorless estabilizado!
Vale dizer que as lentes EF e EF da série L não perdem qualidade quando usadas com adaptador Canon na EOS R, podem perder um pouco do desempenho do auto foco em termos de velocidade, não perde em precisão, e não perde na óptica. Mas sim, muita água para rolar ainda...
Algum motivo específico para ir para a Sony? Pergunto de curioso, entre a A7III e a EOS R, tendo a preferir a EOS R, e logo vem a substituta da EOS 5DsR da Canon mas em formato mirrorless, que será algo acima da A7RIII, então ficando na marca você aproveita suas lentes, fiquei curioso dos seus motivos, se puder detalhar.
Armando Vernaglia Jr claro que posso detalhar, grande mestre. Hoje, apesar de viver da advocacia, tenho alguns clientes fiéis de minha época de fotógrafo. Mantenho a fotografia de moda e produto, tenho contratos específicos de algumas marcas para campanhas. A Sony a7r iii me entrega uma resolução ótima para a fotografia de produto e o foco no olho para fotografia de moda e desfiles é perfeito. Apesar de amar a 6d, a Sony está na terceira câmera da série, enquanto a canon está na primeira, o preço é basicamente o mesmo, logo eu prefiro embarcar em uma câmera que já teve as correções e melhorias da série I, ii e iii. Preferia a R pela resolução. Mas o valor sobe muito, infelizmente. Estou diminuindo meus equipamentos, acho que vai ser a minha câmera de trabalho/ lazer. Uma lente 24-70 2.8 e felicidade. O que acha do raciocínio?!
Entendo o raciocínio, nada contra, cada um tem que buscar uma lógica e produtos que atendam necessidades. A Canon e a Nikon não estão exatamente na primeira geração de suas mirrorless por que a tecnologia não é distinta de forma significativa das DSLR, uma Z6 da Nikon recebeu muito da D750 com melhorias, a EOS R recebeu muito das 6D Mark II e 5D Mark IV, com melhorias... e a Canon vem lançando um monte de mirrorless aps-c que são as mais vendidas no Japão (M5, M6, M50, M100, apenas considerando que são aps-c), mas a A7III é uma belíssima câmera também, como costumo dizer, não tem equipamento ruim hoje. :)
Armando te sigo a um tempo já curto bastante sua experiencia vejo que vc manja de fotografia sabe um tanto bom de configuração e como expor uma boa fotografia. Porem não é só porque vc é patrocinado pela canon que vc tem que ficar falando só de canon tem hora que fica meio estressante cada profissional tem um gosto uns amão a nikon outros a sony outros a fuji outros pentax bla bla bla e o comercio do brasileiro canon. Meus equipamentos eram tudo nikon 2 d810 e 2 d610 e umas 8 lentes ai boas tipo 24mm 1.4 sigma arte e 35mm 85mm 1.4 nikon 50mm 1.4 nikon 70x200 2.8 24x70 sigma normal lixo 2.8 e algumas do kit , vendi tudo hj eu uso uma fuji xt1 com 2 lentes a do kit 18x55 2.8 e uma 35mm 1.4 uns amão outros odeiam porem não conheço nada no mercado hj qu tenha um jpg tão top quanto o da fuji é sim um tapa na cara de qualquer marca estou muito satisfeito com a fuji e agora em janeiro pego a xt3 queria muito ai que vc fizesse um video falando dela fale bem ou fale mau mais fale kkkkkkkkkkkkkkkkkk no final vc pode falar da canon que a gente não importa vc é top sucesso e que seu canal seja um dos ou o maior canal de fotografia do brasil parabéns Armando!!!
Antes de mais nada, não sou patrocinado. Ter apoio é uma coisa, ter patrocínio é completamente outra e tenho como provar o que estou dizendo com muita tranquilidade. Segundo, são número de mercado, Fuji não detém parcela significativa do mercado mundial de câmeras, é importante, é relevante e faz câmeras excelentes, mas vende muito menos do que a Sony, que vende menos que a Nikon (bem disputado), que vende bem menos que a Canon, então naturalmente vou falar mais daquilo que mais gente tem pois vou me comunicar com mais gente. Sobre a presença das marcas aqui no canal, teve review da Sony A7III, teve review da D850, teve da X-H1, da X-T20, e terá da X-T3... a Fuji apareceu bem mais que a Sony aqui no canal por exemplo, dois reviews de câmera e um vídeo sobre a linha de lentes, mas o problema é conseguir os equipamentos exatamente por não serem os mais comuns de achar por aí. O apoio da Canon, que como falei não é patrocínio, significa que posso ligar lá e pedir equipamento emprestado para fazer review... para Nikon não tenho isso por exemplo por que a Nikon Brasil fechou e a Fuji nunca entrou em contato para nada. Agora que tenho parceria com a Portssar, e a mesma é assistência oficial da Fuji, a presença da marca tende a aumentar por aqui pois terei acesso. O review da X-T3 está combinado já, rolará no começo do ano que vem, um review leva mais de uma semana para ser feito, tenho que estudar a câmera, fazer fotos e vídeos com ela, e aí gravar o conteúdo, e é difícil conseguir uma câmera para ficar o tempo necessário. Enfim, é isso, mas a galera que ama a Fuji, que ama a Panasonic (e que acho todas muito boas mesmo não sendo minhas escolhas de ferramenta) tem que entender que existe um mercado muito maior com outra marca e que há muito mais público para outra marca, e mesmo assim, mesmo com apoio dessa marca, eu faço um esforço danado para conseguir equipos variados para mostrar por aqui.
Só para completar, sugiro a leitura desse artigo - photorumors.com/2018/08/01/2018-canon-nikon-and-sony-market-share-latest-nikkei-bcn-and-cipa-reports/ então tem pouca Fuji no mercado, tem poucas lojas querendo emprestar uma câmera nova, imagina que emprestar para review é perder um equipo novo pois ele vira usado em termos de preço em seguida... mas vamos indo, a X-T3 aparece aqui no canal em Janeiro e é seguramente uma excelente câmera, não tenho dúvidas disso.
@@ArmandoVernagliaJunior valeu só de saber que você vai mandar um revil já tá valendo, não me intérprete mal eu sou um fotógrafo que curte muito seu trabalho e como eu disse sucesso irmão tamo junto abraço.
Mesmo sendo um mero amador e iniciante nesta área, tenho percebido a freiada das empresas com DSLR's e as Mirrorless ganhando os "flashes" da mídia. E como de costume, nosso Mestre Armando junta todas informações possíveis e nos passa. (FENOMENAL) E lá vem eu jogar lenha na fogueira com este link: thenewcamera.com/new-pix-curve-image-sensor-coming-at-ces-2019/ rsrs A "evolução" das Mirror's já começou u.u
Médio formato é hoje um nicho bem pequeno de mercado e provavelmente continuará sendo nicho pequeno. Seja como for, tanto Hasselblad como Fuji estão fazendo mirrorless de médio formato, então médio formato com espelho (como a Pentax 645) tende a sumir definitivamente.
Obrigado pelo comentário. :) Não que esse seja o motivo, nome de câmera é só inventar outro, mas é por que a tecnologia deu o que tinha para dar mesmo, a 90D é o que há de melhor numa DSLR aps-c, não vai além disso.
Armando qual vc acha melhor EOS 5D Mark IV - EOS 6D Mark II - EOS R Kit RF 24-105mm f/4L IS USM, nos dias de hj, ergonimia, preço, benefícios, qualidade, tecnologia. Eu irei usar somente para fotografias e talvez videos mais na frente??
Outra coisa, as lentes sera que vale apena comprar as series L 2.8 e usar o adaptador que vem junto, questão de um preço menor ou vc acha melhor compra as próprias lentes dela mesmo OES R??
Hj eu tenho T3i, 80D e as lentes: 18-55 segunda versão KIT / EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM / EF 70-200mm f/2.8L IS II USM / EF 50mm f/1.8 STM. Porem eu uso mais a 18-135 e a 70-200, logo que eu compra a minha nova câmera irei sim comprar mais duas lentes a qual estou precisando, que ser a 16-35 2.8 e 24-70 2.8.
Qual das duas câmera vc me indicaria para me trabalhar com foto e video, obs. sera mais para foto mesmo que quero a câmera??
Att: J G S FOTOGRAFIAS
Dá uma olhada no meu review da R que tem mais detalhes e minha opinião sobre ela lá - ruclips.net/video/5qz1RhRCbSE/видео.html (parte 1) e ruclips.net/video/oOpCuam9IDM/видео.html (parte 2). Das citadas (R, Mark IV e 6D Mark II), a R é a mais moderna e mais completa, a Mark IV seria minha segunda opção para quase todos os usos, fora se eu precisar muito de segundo slot de cartão ou de um corpo muito resistente, onde a Mark IV passa a ser primeira opção, e a 6D Mark II fica abaixo de ambas. Mas são 3 ótimas câmeras, eu faria meu trabalho com qualquer uma delas na verdade. Sobre lentes, depende de muitos fatores, mas o adaptador da Canon funciona muito bem então não vejo problema em usar lentes L na R, os testes que fiz foram muito bons. Enfim, a R é a melhor das 3 no conjunto da obra em minha opinião, seguida pela Mark IV e em terceiro a 6D Mark II.
@@ArmandoVernagliaJunior. Obrigado meu amigo professor, irei sim como a próxima câmera a R, como já tenho a 80D vez de eu pular para 6D Mark 2 o a 5D Mark 4, ja vou direto para a R
@@ArmandoVernagliaJuniorOutra pergunta, como eu tem anos trabalhos com as câmeras Rebel eu pulando direto para a R, sera que eu não vou ter alguma dificuldade não, eu irei dá um salto bem grande, pelo fato que eu nunca usei uma full frame ??
Dica de ouro! Assista o vídeo em 1,5x
Tenho uma D750 com duas lentes (Sigma 35mm 1.4 e uma 85mm 1.8 da Nikon) Tem vindo muitos trabalhos de fotos mas muitos de vídeo também e, com isso vejo que minha câmera ñ ta dando o suporte que preciso pra videos, pra foto ela é incrível, mas vídeo .. Fora trabalhos eu também filmo e fotografo por pura diversão (retratos, street, viagens etc etc) Com essa ideia eu to pensando em migrar pra A7III, visando não perder a qualidade de fotos mas ganhar na de vídeo, seria uma boa? ou é mais interessante manter a D750 e talvez investir em uma A6500, que ja poderia suprir minha necessidade de vídeo? Abraços!
A Nikon Z6 vem sendo bem elogiada para vídeo, aí você aproveita tuas lentes.
O Ford 29 acabou com o tempo, mas ensinou muita gente a dirigir!
Excelente vídeo. Fala com propriedade, sem firulas e traz informação relevante para os próximos anos.
Obrigado.
Ótimas informações, reflexões e explicações... pessoalmente estou satisfeitíssimo com minha última aquisição em 2017 uma Canon 77D pelas características mais atuais e pelo que entrega. Da mesma forma as Sony A77 e A65 de 2011 tb com seus 24 MP continuam satisfazendo apesar de mais antigas... Baterias que rendem o dia todo numa viagem e que permitem um workflow relativamente rapido. Nem me passa pela cabeça gastar uma fortuna com corpos e lentes novas. A Ricoh Pentax continuará fabricando DSLR...Em época de crise se não reduzirem os preços a venda das mirorless não será o que se espera...
Uma coisa que vale dizer é que os preços de mirrorless já estão reduzindo fortemente, a Canon EOS RP, só corpo, custa menos de mil dólares hoje e se pensar, menos de mil dólares numa full frame (com ou sem espelho), simplesmente não existia, a primeira EOS 6D, no dia do lançamento custava mil e oitocentos dólares, ou seja, a RP hoje custa quase metade do que custava uma 6D em 2012, ano do lançamento.
@@ArmandoVernagliaJunior Obgdo...
Muito obrigado pelo vídeo, como sempre vc dedicado e atualizado.
Eu particularmente não gosto, até agora, das mirrorless.
Tive uma m50 e vendi esse fim de semana e comprei uma canon 77D.
Entendo perfeitamente, eu mesmo saí de DSLR para mirrorless e voltei para DSLR, mas as mirrorless estão evoluíndo, as EOS R, Nikon Z6 e Z7 por exemplo possuem visores muito bons, a M50 é mediana nisso então entendo que você prefira a 77D.
estou em dúvida justamente entre essas duas, mas estou pendendo mais para a 77D pela questão do Intervalômetro interno.
80D seria uma boa para vídeo.
Se vcs pensar na gh5 por exemplo, ela é uma mirrorless mas com corpo de dslr. Se a Canon e a Nikon fizessem no mesmo estilo, ainda "seria" uma dslr só q com corpo grande. Já q a maioria falam sobre ergonomia. Minha opinião.
@@gabrielteixeira5578 as vezes falam tanto de determinado equipamento q vc mergulha em uma compra acreditando que essas avaliações são acertivas principalmente para vc, mas na prática a figura de linguagem muda. Eu já tive 5d Mark 2, 5d mark 3, 6d, 6d Mark 2, T5i, T6i, T7i, 77D.
M50, G1x Mark ii.
Já tive Nikon D300, D610, D700, D750.
Qual a melhor? Ao te digo: não sei.
Depende do que vc precisa.
Particularmente gosto de equipamentos menores e mais leves, mas não tão pequeno quanto as mirrorless aps-c.
Falavam o mesmo dos amplificadores valvulados na década de 90, quando os transistores e simulações digitais começaram a aparecer. Hoje em dia, os grandes músicos só usam valvulado. Todas as aparelhagens digitais imitam/simulam os analógicos valvulados.
Aí a comparação mais justa seria quando da passagem da fotografia de filme para a digital, e não de um formato digital para outro que é o caso agora. Além disso amplificadores sofrem menos ou mesmo nada com perdas financeiras por patentes como acontece com os fabricantes de câmeras em relação às marcas genéricas de lentes, por fim no caso das câmeras, há ganhos financeiros e de produtividade ao produzir as mirrorless pois as DSLR, por terem um conjunto óptico-mecânico no interior, demanda ajustes que uma mirrorless não precisa assim a produção de mirrorless é mais eficiente nas fábricas dessas marcas... é inevitável, demora bastante ainda, mas é inevitável.
Professor, em nível de qualidade de fotos, manutenção dos equipamentos, quem leva vantagem, Mirrorless ou DSLR? Feliz final e início de ano!
Qualidade de imagem dá na mesma se forem câmeras comparáveis (por exemplo EOS R com EOS 5D Mark IV, Nikon Z6 com Nikon D750 etc.), manutenção ainda é cedo para dizer, me parece que dará empate nisso também... muda pouca coisa significativa entre os dois formatos, é só uma adaptação natural de tecnologias que vão acontecendo...
Muito bom, Vernaglia! Discussão muito válida para o momento atual. Minha dúvida: tinha uma dslr de entrada (nikon d3200) - fotografei com ela por quase seis anos - e senti a necessidade de um upgrade. Para quem fotografa principalmente retratos e street vc indicaria tentar uma mirrorless mesmo (pela portabilidade com menor peso e tamanho e qualidade similar)? Estou em dúvida entre a D750 e a Sony Alpha A7 II. Qual a sua opinião? Muito obrigado!!
Vai de gosto mais que qualquer coisa, hoje e pelos próximos anos vai depender mais de gosto, daqui um tempo teremos predomínio sério das mirrorless mas demora... então hoje vai de gosto. A D750 é uma câmera melhor que a A7II, nada contra a Sony, mas a D750 é um equipamento melhor para fotografia... mas vale ver com calma isso, a Nikon lançou a Z6 que é um tipo de D750 com um pouco mais de funções para a área de vídeo que a D750, e igual a ela em fotos... então se quer uma mirrorless, espera um pouco e pega a Z6 mesmo...
O teu vídeo sem edição, com certas pausas para pensar no que falar, é como se eu estivesse em uma conversa com um amigo, melhor formato possível, obrigado pela atualização :)
Obrigado pelo comentário. :) Pessoalmente não gosto de cortar as pausas de pensamento, mas algumas vezes os vídeos ficam muito longos e com alguns devaneios no meio que acabo cortando.
Como as coisas mudaram de 4 anos pra cá? Quão avançado está o processo de mudança?
Bom, esse vídeo é de 2018 se não me engano, de lá para cá Canon e Nikon já pararam de fabricar DSLR, já pararam de fabricar lentes de DSLR e estão ambas fabricando 100% mirrorless, ainda tem muita DSLR e lente de DSLR nova sendo vendida pois tem muito estoque. Mas a única marca hoje que fabrica DSLR é a Pentax.
@@ArmandoVernagliaJunior e na questão do preço, DSLR ainda vale a pena? Tô começando agora na fotografia e vi seu canal. Tô achando bom demais! Parabéns! Por enquanto uso o celular, mas quero comprar uma câmera 📷
Oi Armando! Gostei muito do seu video. Eu e muitas pessoas não sabiam que essa grande mudança estava ocorrendo no mercado, não sabia que as Cameras Reflex ou DSLR estavam morrendo. Mas eu já tinha percebido o começo dessa mudança, vi que grandes marcas como Sony, Panasonic e Fujifilm não fabricavam nenhuma Camera Reflex somente cameras Mirroless, mas não sabia porque isso estava acontecendo. Nesse video voce revela que a tecnologia evoluiu e os fabricantes estão migrando para a Mirrorless. Seus videos estão ficando melhores com o tempo. Armando voce sempre comenta sobre assuntos importantes no mercado da Fotografia isso ajuda muito os Fotógrafos Profissionais e os amadores como eu a conseguir informações muito valiosas que serão usadas na hora de comprar uma camera nova, lentes novas. Estou indicando o seu Canal para os meus amigos. Gosto muito de voce !
Olá, meu amigo! Antes de tudo, parabéns por mais esta bela discussão! Eu lhe fiz uma pergunta neste momento no seu vídeo sobre a EOS-R, mas me dei conta que ela caberia melhor aqui. Pela sua experiência com mirrorless, teria alguma dica para se trabalhar com o EVF com flash em eventos noturnos com pouquíssima luz? Já me cinema situações de simplesmente ter que fazer a foto às cegas (isso que trabalho com ISOS altos em eventos). Eu pensei em fazer um vídeo falando sobre isso, mas creio que você teria mais propriedade para isso. Grande abraço e, uma vez mais, parabéns por sua generosidade de partilhar tão ativamente conteúdos tão relevantes aqui dentro da plataforma!
Fala meu caro, obrigado pelo comentário. Sobre a EOS R em ambientes escuros com flash, tem que desabilitar a "exposure simulation", você perde a função de preview, que de certa forma é uma vantagem de mirrorless, mas acaba funcionando igual uma DSLR. Veja se isso resolve - menu câmera, terceira página, expo simulation, testa as opções during e disable, o during mantém a simulação desligada até você apertar o botão para focalização, e aí ele dá preview (eu não gosto desse modo), o disable faz ficar como uma DSLR.
@@ArmandoVernagliaJuniorMestre, muito obrigado mesmo por esta dica! Eu comprei uma M-50 para uso pessoal e também para produzir um review no canal. Vou testar e no meu review vou te dar o crédito por esta dica maravilhosa! Fiquei curioso para ver como se comporta. Estarei por SP em março (com data ainda indefinida). Seria um prazer enorme marcarmos aquele café e quem sabe até produzirmos um vídeo juntos! Abração!
A grande pergunta é quando será que a Canon vai trazer o mount RF para as mirrorless apsc?
Serão dois mounts, EF-M e R, se um dia vai ter uma RF aps-c eu não sei, mas o EF-M não vai dar lugar ao RF até por que o RF é muito grande para câmeras como as M50 e M100 por exemplo... mas algo que seja tipo uma 7D Mark III em versão RF, isso pode rolar...
@@ArmandoVernagliaJunior sendo assim qual a probabilidade de existir um adaptador do mount EFM para usar lentes RF assim como aconteceu com o lentes EF/EFS?
Excelente vídeo, tudo depende da sua necessidade, se o bolso aguentar, melhor ainda!
Mais um conteúdo de qualidade e sincero. Muito obrigada, Armando!!!
Tenho uma 80D desde o ano passado e só pensarei em trocar ela quando não funcionar mais. Só a questão das lentes me preocupou um pouco quando li o título, pois ainda tenho lentes que quero comprar, mas imagino mesmo que isso demore um bocado ainda. Quando puder comprarei as lentes que tenho interesse sem me preocupar.
Grato pela boa conversa. Dicas de ouro.
Obrigado.
No meu caso que praticamente só faço filmagens. Mirrorless ou Dslr tá tranquilo. Acaba dando na mesma.
Ótimo vídeo.
Muito bom vídeo como sempre Vernaglia!
Na verdade acho que será uma transição tranquila e natural.
Colegas que acompanham as mudanças do mercado já tem que ir se preparando!
Grande abraço, sucesso ao canal!
Também acho que será uma mudança natural e progressiva. E se for ver, na Sony as antigas lentes operam bem com adaptador nas novas Sony, na Canon e na Nikon, ambas lançaram adaptadores bem eficientes para que as lentes anteriores operem bem nas mirrorless novas, então não tem muito com que se preocupar mesmo.
Kkkkk, quando eu comecei a pesquisar sobre fotografia aqui no RUclips, não gostava desse cana, não ia muito com a cara do Armando não, rsrsrs!! Mas hoje na minha opinião, é o melhor!!!!! Parabéns!!!! 👏👏👏👏👏👏
Obrigado. :) Mas veja que minha cara continua basicamente a mesma com uma ou outra ruga a mais. :D
A dúvida é quando a Canon vai começar a trazer as lentes mirrorless para o Brasil. Apesar do sucesso da EOS M50 você não acha lentes para o sistema M no Brasil... Muito difícil.
Acho que 2019 veremos mais coisas da linha M no Brasil, mas como falei no vídeo, mercado Brasileiro é bem mais lento na adoção de modernidades por conta da pressão de preço...
A Cânon mal trás as lentes DSLR pro Brasil..., só coloca em promo esse refugo que é a T6, ridículo isso,essa Black Friday foi um vexame, pra ela somos o fim do mundo...
Tem que entender realidade de mercado, pensando no Brasil inteiro, a T6 é fabricada no Brasil e vende muito ainda... existem muitos Brasis, existe mercado classe média alta e alta do país? Sim, não é nem 5% da população, nunca podemos esquecer disso... em termos comerciais nós somos meio que o fim do mundo mesmo, é longe (frete caro), a moeda é fraca (inflaciona tudo que é importado), há contrabando aos montes, burocracia em toneladas, impostos ridículos... e os caras ainda tem que conviver com a instabilidade econômica e social daqui que faz compras subirem e cairem de um mês pro outro... não é fácil viver de produto de tecnologia por aqui...
Eu curto minha d810 porque gosto de lentes antigas pois os cristais são incríveis. Claro a tecnologia nano cristal nas lentes modernas são sensacionais. Enfim eu ainda curto câmeras com espelho. Excelente explicação. Forte abraço
Lentes antigas como vc gosta é muito melhor numa mirroless. Falo pq curto tb. Você focar com auxílio do monitor e onde fica focado vc pode escolher uma cor. Ou seja, o foco fica mais preciso pois onde estiver focada estará azul (por exemplo) logo, coisa q nas dslr não tem, e no olhometro é complicado
Muito boa sua reflexão e sua didática.
Seu canal é bom demais. Que que isso!
Obrigado.
Tenho as mesmas câmeras, 80D e 6DmkII e também me sinto bem atendido. Uso mais para filmagem.
Achei que a 6D veio um pouco limitada, em relação ao que se esperaria de uma full frame. Meio que as duas são quase que idênticas, com exceção do tamanho do sensor. Achei a questão do formato de vídeo de saída dela muito limitado. Esperava poder contar com os formatos ALL-I na 6DmkII e não há. Ou seja, a 80D possui arquivos mais robustos que os da 6D, o que é um pouco estranho.
Mas tirando isso, me sinto super bem atendido e consigo entregar ao mercado como qualidade final de produto uma ótima qualidade. Faço institucionais que rodam na TV.
Acho que tocando nesse assunto sobre câmeras, venho realizando cursos e estudando bastante sobre direção de fotografia e a verdade é que nós, que trabalhamos além da área criativa, que é o trabalho fotográfico (seja still ou dop), também temos esse contato direto com a parte técnica, que são essas questões de definição de câmeras, lentes, etc.
Venho chegando a conclusão de que não podemos nos deixar seduzir a cada lançamento por um novo modelo de câmera que agora tem não só a função X, mas a X+Y e etc.
O mercado de vendas funciona assim para estimular novas vendas. E se ficarmos realmente preocupados ou seduzidos a cada lançamento, a verdade é que vamos gastar boa parte dos nossos salários, a cada ano, em novas câmeras. E ficaremos reféns de trabalhar para pagar novas câmeras.
Sendo que no final, se você sabe fotografar bem, fazer um belo trabalho de luz, composição, etc, realizar cliques com câmeras semelhantes de diferentes fabricantes e perguntar para alguém qual é melhor, ou se essa melhoria é um diferencial, ou mesmo determinar qual imagem é de qual câmera, num "teste cego" ninguém conseguiria dizer que câmera fez o que.
Acho que o diferencial do nosso trabalho não está tão DIRETAMENTE ligado a essa qualidade que a câmera entrega (claro que é importante um certo nível de qualidade final), mas sim muito mais no nosso conhecimento e experiência. Por isso, estou realmente muito mais relaxado em relação a essas questões de lançamentos de câmeras. Todo ano será assim, as mesmas histórias, câmeras novas que tem isso a mais que a outra.
Prefiro investir mais em lentes, para montar um SET de alto nível que vou utilizar por décadas. Câmeras, o que job permitir a gente aluga a que desejar, se for o caso. São descartáveis, lentes não.
Abs!!
Verdade em esta certo mesmo, obrigado.
Tem muitos vídeos na gringa fazendo testes segos com câmeras de entradas e tops de linha. E não tem como distinguir uma da outra. Eu acho que a maior diferença é na facilidade de uso do que no resultado final.
Armando, este é o lavalier da Boya? O som está bem razoável.
Sim, é o Boya, mas o áudio está tratado. Ele tem um chiado natural dele que tem que remover no audition para ficar bom mesmo... mas é aquilo, pelo preço dele acho que está excelente.
@@ArmandoVernagliaJunior ótimo saber, obrigado. O áudio está melhor do que o review do mesmo e acho que vou pegá-lo para job
Boa professor... Amanhã gravo um vídeo sobre o porque escolhi a EOS R... Vou usar alguns dos seus argumentos e fazer referência a esse vídeo. 😎
Fala meu caro! Bom te ver por aqui. Vou ver com certeza seu vídeo, então ficou com a EOS R... talvez ano que vem eu acabe pegando uma, vamos ver aqui. :) Gostei demais da câmera e ela tem exatamente tudo que preciso... esperando teu vídeo. Abração.
Boa postagem: objetiva, didática e realista, como de costume. Só que provocou uma confusão, uma controvérsia ... risível, pra dizer o mínimo. Tem gente que pediu pelo amor de Deus que vc nunca mais falasse disso kkkkk. Isso tudo é muito divertido, há que ser levado com humor e leveza. A reflexão que suscita é sobretudo nossa dificuldade em admitir que tudo fenece, se transforma. Em matéria de tecnologia e lucro, então ... Sempre aquele like merecido!
Meu caro, sempre um prazer ler teus comentários por aqui. Acho que o "memento mori" faz mal para muita gente, todos nós vamos morrer, o que dirá aquilo que inventamos, que produzimos, e mais ainda produtos tecnológicos... o título do vídeo era chamativo mas tomei o cuidado de dizer que não precisava de pânico, mas mesmo assim teve pânico. Uma coisa que acontece no RUclips é que podemos notar o problema de retenção de atenção, todo mundo está correndo demais hoje em dia, e refletindo menos do que deveria, o vídeo tem quase vinte minutos mas a atenção média nele ficou em torno de 12 a 14 minutos... então teve gente que pulou o começo, tem gente que pula o fim, aí não vê o vídeo inteiro e conclui algo sobre o conteúdo sem ter visto a íntegra. Já conversei com diversos RUclipsrs a respeito e o fato é comum, brigas surgem por que gente não vê vídeo inteiro e assume que alguém tem posição X ou Y num assunto quando era o oposto... é um tempo curioso de se viver, de se observar, em algum ponto iremos perceber que temos que focar mais nossa atenção num número menor de coisas, estamos pulverizando nossos cérebros com informação demais sem nenhuma concentração, e aí sai gente gritando prá todo lado... enfim, filosofando aqui bem para além das questões desse vídeo. Forte abraço!
Ótima discussão Vernaglia. Mas, não acredito que as DSLR vão morrer. Acho que hoje todos os players estão investindo nesse nicho por que o crescimento desse mercado faz com que todos não queiram ficar para trás. Coisas do mercado. Você falou bem do assunto mas o que está acontecendo por exemplo com as compactas? Vão morrer também? Eu, na verdade, acho que é um movimento do mercado investindo onde está dando dinheiro, e tão logo esse nicho esteja nivelado entre a concorrência, pode ser que o foco volte a ser as DSLRs. Não sei, quem sou eu para prever o futuro...... mas acredito que tanto as compactas como as DSLRs tem o seu mercado e continuarão co-existindo com as mirrorless. Sempre bom ver seus vídeos e as discussões que eles geram. Forte abraço.
A um mês atraz migrei para Sony a73 mas continuo com uma nikon como segunda camera vou gravar um vídeo dizendo o que achei quando estiver pronto te envio o link. Valeu até mais.
Gravei o vídeo ruclips.net/video/gExT39N2dBI/видео.html depois me diz o que vc achou foi meu primeiro review, assisto todos seus videos vc é referencia Vernaglia mesmo tendo uma tendencia para canon kkkk parabéns pelo canal sucesso Feliz ano novo.
Essas mudanças tecnológicas me assustam, pois como sendo brasileiro, minha condição financeira não consegue acompanhar. Aff! Um abraço Vernaglia!
A coisa aqui é mais lenta, entendo bem o que diz por que essas coisas todas são em dólar e nós ganhamos em real... mas vai demorar bastante para uma novidade dessas emplacar no Brasil... e existem vários brasis afinal, país imenso com inúmeras realidades sociais e econômicas espalhadas por aí...
Não migrarei para as mirroless, enquanto o atraso no disparo (time lag) e a otimização das baterias não forem solucionados ao contento, tal como nas SLR.
Eu não sinto atraso algum. Pelo menos no modelo que uso. Bateria realmente é menor mas pra quem trabalha com casamentos 2 baterias dá e sobra. Principalmente porque assim como ela descarrega mais rápido, ela também carrega bem rápido. Da pra usar uma em making of e cerimonia inteira, na festa troca e a outra já está carregada antes de começar a pista de dança.
@@sonhartfotografias7710, o "time lag" nas DSLR ainda são menores que nas "mirrorles". É só pesquisar e constatar. Vai demorar um pouco mais para eliminar esta pequena deficiência.
Porque um profissional que usa 5D mark IV mudaria pra mirror? O cliente vai saber a diferença ? Imagens melhores que a outra?
Exato. Ele não tem motivo pra mudar. Cliente não ta nem ai pra qual câmera é usada. Fotógrafo que escolhe mirrorless geralmente é por ergonomia, e não mais que isso. Agora, entre os videomakers, as mirrorless estão dominando tudo.
Ou seja. O mirrorless, em relação às dslr, não vem com o mesmo peso que as dslr vieram em relação às slr (de filme), pois a tecnologia inovadora não é de mesmo impacto. Creio que os dois modelos (dslr e mirrorless) irão conviver juntas por muito tempo.
Acho que vocês estão pensando isso por um ponto de vista muito estreito. Alguém que hoje tem uma 5D Mark IV não tem qualquer motivo para trocar por uma EOS R a não ser que vá se beneficiar do melhor foco no escuro (vocês acompanham aqui o canal, então suponho que tenham visto meus reviews, tanto da 5D Mark IV como da EOS R, se não, dá uma olhada que explico em detalhes nesses vídeos), então hoje, eu tenho aqui uma Mark IV e não tenho qualquer razão técnica sólida para trocar... mas alguém que hoje está com sua câmera só no osso, gasta, essa pessoa está no momento de troca e ela vai avaliar se compra outra igual a anterior ou a outra que acaba de ser lançada... eu falei isso no vídeo, quem precisa de uma ferramenta hoje compra o que precisa hoje. Olhar do ponto de vista do cliente é complicado pois não sabemos tudo que rola na cabeça do cliente, nós temos suposições mas não certezas... tenho clientes do mercado publicitário que são amantes da fotografia e da tecnologia, esse cliente quer ver o prestador de serviço dele atualizado, é parte da mentalidade dele e não podemos dizer que ele está errado, cada um tem seus valores e escolhas... então um cliente que hoje tem o último modelo de iphone, que tem para ele uma câmera super moderna, tipo uma Fuji X-T3 para levar na viagem, ele espera que o fornecedor dele tenha algo mais completo do que o que ele tem, cliente não é só alguém olhando imagens e pagando o preço, é alguém que tem hábitos de consumo e ignorar isso como fornecedor pode ser muito perigoso. Por fim, eu falei no vídeo que leva muito tempo ainda, ainda existe DSLT Sony no mercado então vai existir DSLR Canon e Nikon daqui dez anos, mas provavelmente daqui dez anos o mercado será majoritariamente de mirrorless. Veja câmeras compactas... hoje esse mercado é de celulares, as compactas ainda existem, mas são minoria de mercado.
Sim, pra quem tem equipamento high-end até faz sentido pra quem compra na gringa, mas com o preço do dólar acho que ainda não é o momento onde profissionais massivamente irão migrar na hora da troca. Agora, pra fotógrafos amadores, ou aqueles que não usam equipamento de topo, não faz nenhum sentido trocar de sistema, somos um país emergente. Enquanto for lucrativo produzir dslr, vão produzir dslr. Continua sendo fotografia digital, continua tendo um sensor digital, continua tendo o mesmo fluxo de trabalho da tecnologia digital. Então, por esses motivos, as dslr's não morrerão. Pode vir a ser que as Mirrorless fiquem como referencia em high-end, e que as dslr's full frame de topo passem a ser câmeras a preços mais acessíveis.
Então, estamos falando o mesmo, falei isso no vídeo, esse processo vai demorar bem mais por aqui, vai acontecer independente das nossas vontades, mas é um processo mais longo e lento aqui. Vinil morreu? Não, mas não tem relevância no mercado. Câmera compacta morreu? Não, mas perdeu totalmente a relevância pois o mercado dessas câmeras clica com celular em 99% dos casos...
Tudo o que eu queria era uma 80D mirrorless, mesma bateria corpo robusto e selado.
Olha, 80D mirrorless tem, é a M5... mas já que citou bateria, aí complica, mas quem sabe a M5 Mark II que cedo ou tarde aparece no mercado.
Se o visor ótico da miroless conseguir a mesma eficiencia da DSLR, talvez isso aconteça. Acho que é a única coisa que falta. Estou certo??
A mais perto disso é a EOS R, ainda não é igual, mas há fatores aí... você não tem a mesma velocidade e realidade de um visor óptico, mas prevê exposição, cor, vê histograma... então tem prós e contras para cada coisa...
X pro 2 da fuji tem visor ótico + eletrônico de forma hibrida. Basta escolher qual quer ou mesmo usar os dois simultaneamente. Não falta não rsrs
Achar que o sistema mirroless é inferior por causa da sua menor autonomia por parte das baterias, é o mesmo que achar que os telemóveis de há 15 anos atrás, serem superiores aos smartphones actuais, pois esses tinham baterias que duravam 8 ou 10 vezes mais...
Boa comparação. Mas é aquilo, melhor e pior depende de necessidades... pro profissional que faz expedições na natureza, muitas vezes alguns dias longe da civilização, gestão de energia da câmera é importante. Para um profissional de eventos, a previsão de exposição no EVF pode ser mais importante... tecnologias são assim, atendem a necessidades... no caso das mirrorless, elas vão perseverar menos pela necessidade dos fotógrafos e mais pela necessidade de lucro das empresas, que no fim é também um potente motor de inovação tecnológica... para nós, usuários, ter mais e melhores ferramentas é sempre bom.
Exacto, sao ferramentas diferentes, existem pros e contras tanto na propria ferramenta, como nos seus usuários. Compreendo que para um profissional em alguns casos ate faz a diferença a bateria, mas muitos que descartam as mirroless por causa das baterias, sao apenas entusiastas. Eu próprio o sou, raramente utilizo a terceira bateria e na maioria das saidas uma basta. Uso uma x-t20. Com a dslr t-2i recorria mais facilmente á segunda bateria do que agora á terceira. Para mim a questão da bateria é somente um ponto negativo que nao faz assim tanta diferença comparando com os aspectos positivos para o meu caso.
Com isso será que o preço das dslr vão abaixar o preço???
Armando quero pedir a voce que faça videos falando sobre as Cameras Lumix da marca Panasonic, faz uma avaliação das cameras Mirrorless da Panasonic como a Lumix G9, Lumix G7 e a G85. Já tive uma superzoom da Panasonic a DMC FZ-70 gostei muito dela. Faça videos avaliando as lentes e acessorios da Panasonic tambem. Gosto muito das Cameras da Panasonic para mim elas superam todas as marcas do mercado, menos as duas marcas Supremas da Fotografia, a Canon e Nikon. Hoje tenho duas cameras da Nikon a Nikon Coolpix L-110 e a Reflex Nikon D5100 são cameras muito boas.
Penso que esse é um caminho sem volta, não vai demorar muito para as mirrorless dominarem o mercado.
Ja chego dando like
Tambem acredito que as Dslr´s irao morrendo aos poucos e as mirroless tomando pouco a pouco o mercado. Mas ainda assim demora, as mirroless ainda precisam provar e avançar em alguns pontos. Principalmente em durabilidade pra encarar desafios que D5 e 1dx encaram por todo o mundo; eventos esportivos e zonas remotas. Ainda assim vemos a questao de bateria; vemos celulares altamente tecnologicos que ainda esbarram na questao de autonomia, a solucao e aumentando o tamanho delas neste seguimento. Vai aumentar o tamanho delas nas cameras tambem ?. Obviamente a tecnologia avança e o mercado e usuarios que vao ditar essa mudança. Alguem aqui ja deve ter visto fotografos de raly ou ciclismo em cada situacao de poeira e chuva, barro, pancada que nao e pra qualquer camera.
Isso é realmente algo inevitável, é o que aconteceu há vinte e poucos anos atrás quando começaram a anunciar a morte das analógicas.
Pois é, ainda hoje tem gente com filme, mas passa longe de ser relevante em números de mercado. As DSLR estarão aqui em duas décadas, sim, mas não serão relevantes. Engraçado pensar que a última foto com filme que fiz, profissionalmente, foi em 2004... tempo voa.
A ideia dessas grandes marcas é inovar é gerar lucro.
Até lá acredito que as Mirrorless pode ter um preço acessível , Obs, lá fora !
Quando qualquer empresa fizer uma Mirroles melhor que a Canon 1Dxmkii .. aí sim pode ser que as DSLR venham a ser extintas.
Mas enquanto a tecnologia das Mirroles forem abaixo disso, as DSLR vão continuar vivendo.
Fora a 5D mkiv por tecnologia e a 7D mkii com velocidade extraordinária e qualidade com o custo benefício.
A tecnologia das mirrorless não é acima nem abaixo das dslr, é basicamente a mesma coisa em termos de cmos e processadores... se pegar a EOS R e a 5D Mark IV e colocar lado a lado, elas fazem exatamente a mesma coisa, com a EOS R focando melhor que a Mark IV em baixa luz... por ser mais nova e ter um sistema de foco novo... não há diferenças radicais de tecnologia entre esses formatos, o que há é questão de patentes, de lucro de empresas e de tendências de mercado, coisas que citei no vídeo... sobre algo na linha de desempenho de uma 1Dx Mk II, a Canon deve substituir ela em linha em 2019 ou 2020, haverá uma Mark III provavelmente, e suponho que haverá um modelo mirrorless de desempenho comparável provavelmente lá para 2020.
A Pentax (Ricoh) segue firme nas câmeras com espelho, mas representa uma fatia muito estreita de vendas.
Sim, e a Canon, a Nikon, mesmo a Sony, o espelho ainda existe para todas elas... acabei esquecendo de citar a Pentax por que ela se apequenou de tal forma em termos de vendas mundiais que vez ou outra esqueço da marca, e olha que comecei profissionalmente com uma...
Ainda não vejo porque pensar em mudar para mirroless. Baterias deficiente, visor estilo filmadora, sensor diretamente exposta a umidade e poeira, valores de corpos e lentes ultra inflacionados, para um resultado fotográfico de mesmo nível ou inferior as DSLR. Sony, Panasonic, Olympus e Fuji ressuscitaram esse formato por saber que a luta contra Canon e Nikon não poderia ser vencida no campo das DSLR. Sou fotógrafo ha mais de 20 anos e não conheço pessoalmente nenhum fotografo em minha cidade que use Mirrorless ou pense em usar a curto ou médio prazo.
Sobre a exposição do sensor... A mirrorless da Canon fecha a "cortina" quando você troca as lentes. Coisa que a Sony nunca se ligou em fazer...
Eu de começo investi em uma a6500 e lentes fixas ( pois são relativamente mais baratas e tem um resultado ótimo) mas começou a aumentar a demanda de cobrir eventos na parte de foto e continuou uma demanda de video menor só que com mais qualidade. Então eu peguei uma 5D Mk III e vou pegar uma 16-35 f4 e uma 24-70 f2.8 que no total deu o valor de uma a7RII e mais uma zoom boa. Ai agora deixo a 5d só pra foto e a A6500 pra video pelo 4k e etc...
@@f1fort3 Concordo que essas mirrorless pela engenharia servem mais a videos do que foto. Graças a Deus.
MELHOR RESPOSTA, por enquanto não vale a pena de jeito nenhum migrar só pq algumas empresas com invejinha da canon resolveram "decretar a morte" das dslr, fala sério, já vi esse filme rsrsrsrsr...
vim aqui nos comentários responder, mais você disse exatamente tudo.
Sei não, entendo seu ponto de vista, mas eu queria saber é como a Canon e a Nikon estão pretendendo organizar o seu mercado daqui ao longo dos próximos 10 anos baseado nessa coisa da mirrorless... eu não ligo pras novas câmeras, se elas conseguirem ser melhor tecnologicamente que as DSLR, o problema mesmo é as benditas das lentes, por exemplo, estava pensando em começar juntar dinheiro pra tentar pegar uma 70-200mm F2.8 Mark III pra que ela durasse pelo menos uns 6-8 anos, e agora investir em um mount que possa vir deixar de existir em 5 anos é meio tenso de se pensar... aqui na minha cidade, os fotógrafos mais renomados usam Canon, e um deles possui uma 70-200mm F2.8 Mark I que comprou em 2004 + 50mm F1.2 que comprou em 2007 e ambas ele usa até hoje, são mais de 11 anos, e agora ele pensa em renovar o seu kit, mas ele disse quase a mesma coisa que você falou, o novo mount RF com essas novas lentes anunciadas, significa que muita coisa está por vir...
Vamos por partes... o mount não vai deixar de existir nem em 10 anos, veja a Sony, ela tem uma parcela ínfima de mercado instalado perto da Canon, e se ainda hoje fabricam lentes e câmeras DSLT, então a Canon vai fazer isso por mais tempo que a Sony, mesmo vale dizer para Nikon. Esses processos são longos, como citei no vídeo. Além disso as lentes EF funcionam perfeitamente nas mirrorless Canon e as lentes Nikkor também funcionam muito bem nas mirrorless Nikon... assim uma troca de corpo no futuro não condena as lentes. A compra de equipamento deve se basear em necessidade real atual, e no máximo uma previsão de necessidade de dois anos... equipamento que não se paga e não se justifica em intervalos maiores que esse nem deveria ser pensado. Agora, se a fotografia for hobby, aí a questão é outra, estou comentando como profissional. Como profissional equipamento tem que se pagar em meses e não em anos, e aí lucrar por anos, e isso uma 70-200 EF comprada hoje vai fazer com certeza se dentro do seu trabalho ela se justifica... testei um monte de lentes EF na EOS R, funcionaram maravilhosamente bem.
Ainda acho que va levar 3 gerações ao menos para as mirrorless da canon e nikon chegarem no patamar das suas dslr
Olha... a M5 está no mesmo patamar da 80D, a EOS R está acima da EOS 6D Mark II e embaralhada com a 5D Mark IV na maioria dos aspectos... a próxima geração da Canon provavelmente estará totalmente nivelada com as DSLR. A Sony levou 3 gerações para ter produtos maduros pois estava meio sozinha. A Nikon eu não sei dizer, não sei quanto de grana eles tem... em qualidade de imagem, Z6 está nivelada ou acima da D750, Z7 está nivelada com a D850 e isso é tudo que tem de melhor na marca... o auto foco ainda peca nas Z6 e Z7 pelo que vi em testes, mas não é ruim, é apenas um pouco abaixo das DSLR... então meu chute é que a próxima geração das duas marcas será de produtos maduros.
@@ArmandoVernagliaJunior Digo isso por que a Nikon e a canon claramente não fizeram produtos ao patamar de qualidade das suas dslr's. O sistema de foco não é tão bom quanto, em foco contínuo a velocidade de disparo cai consideravelmente e apenas um slot de cartão. E a nikon em questão de lentes também não se aproveitou muito do mount maior.
Sinceramente eu não vejo tanta vantagem numa possivel migração nesta primeira geração e acho que nem a próxima.
Discordo sobre a parte de foco, depende da situação sendo avaliada... numa paisagem noturna a EOS R foca melhor que qualquer coisa hoje no mercado, mas num evento esportivo nada bate ainda uma D5 ou uma 1Dx Mark II... depende da situação. Duplo slot igualmente depende de necessidade, tem mirrorless com e mirrorless sem... tem DSLR com e DSLR sem... se hoje, nas tuas necessidades atuais, uma sem espelho não atende, não compre, temos que ser pragmáticos. Se atende e faz sentido, compre... alguém com demanda para os recursos de uma 1Dx Mark II, uma 1Dx, uma D5, D4... ok, essas pessoas tem uma demanda e que só vai ser atendida na próxima rodada de lançamentos ou mais uma adiante... quem hoje tem necessidade de 6D Mark II e 5D Mark IV, aí a coisa complica pois EOS R entra bem na briga, quem tem necessidade de D750 a Z6 entra na briga... então varia caso a caso e bem por isso to falando no vídeo que a coisa toda demora ainda. :)
sinceramente, acho que vai demorar uns 8 ou 10 anos pra isso mudar totalmente no Brasil.
Para mudança total da base instalada talvez mais que isso. Veja, a Sony não investe quase nada em DSLT há anos e ainda conheço gente comprando DSLT Sony hoje, então veremos muita gente comprando DSLR Canon e Nikon daqui dez anos.
A galera investe muito na área filmaker e videogames o ponto chave eh na filmagem. Em filmagem certeza que em 2 anos se as fale não investir no 4k as miroles vão dominar na filmagem. Certeza
Eu que estou migrando para a fotografia de pássaros, já estou pensando na aquisição de uma câmera miroless, com sensor 3/4 "olympus M1 Mark II", pois financeiramente esta compensando, o peso dela com as lentes comparado a uma DSLR, são mais leves e a qualidade de imagem é semelhante.
Assim como vc falou que a Nikon iria falir, kkkkk. Isso foi pouco tempo atrás einh!!!
Eu disse que se a Nikon continuasse fazendo burrada, iriam falir... pode rever lá. ;) O lançamento das Z6 e Z7 foram bons acertos deles, o lançamento do novo mount de lentes foi um bom acerto... então eles parando de fazer burrada, e parece que por enquanto estão acertando, seguirão em frente. Já sobre a DSLR, a própria Nikon está ponto uma pá de cal no futuro das DSLR junto com a Canon quando ambas lançam boas mirrorless, como expliquei no vídeo. Nenhuma das marcas vai insistir muito longamente num sistema sem que eles possam deter todas as patentes do mesmo, nenhuma indústria em nenhum lugar do mundo faria isso...
@@ArmandoVernagliaJunior Não tinham as patentes das DSLR assim como não terão nas mirrorles......vai ser a mesma coisa
O Maior distância está no preço, maior número de vendas da Canon está na linha Rebel, quem for comprar mirrorless daqui pra frente ou abaixa o preço ou vamos ter que pagar mais de 5mil numa câmera de entrada se tem um motivo é esse, a Sony investiu em mirrorless para fotógrafos que já tem uma experiência a mais, quem está iniciando ou não quer investir tanto numa câmera não vai ter a opção que as dslr entrada já não é um produto tão barato assim!!!
Acho que o ponto aqui é ter o mercado brasileiro como referência... as marcas não usam dados do mercado BR para praticamente nada pois nossas vendas são bem pequenas quando comparadas com mercados norte americano e asiático, aquilo que sai caro aqui é acessível nesses dois mercados, então Sony, Nikon, Fuji norteiam seus pensamentos baseados nesses mercados, a única marca que leva o Brasil em conta e que tem uma participação efetiva de operação por aqui é a Canon mesmo, por isso modelos que são mais simples e baratos, como T100, T6, T6i, que logo saem de mercados de alto valor agregado, seguem tendo vida longa no mercado brasileiro e a marca ciente disso segue vendendo por aqui essas câmeras.
Obrigado Valeu grande abraço
A idéia dos cursos on-line ainda está de pé, Armando? Nós outros que vivemos longe dos grandes centros, praticamente, só temos essa alternativa.
Está sim, vem sendo uma gestação meio longa desse projeto mas segue andando.
pena que a Canon fez o favor de capar a Canon R, se a Nikon tivesse uma autonomia melhor de bateria e, principalmente o dual pixel ela ia botar a Canon e Sony no bolso....aguardaremos a próxima Panasonic
Veja meu review da EOS R, não acho que a câmera tenha sido capada em nada... preço de 6D Mark II com desempenho de 5D Mark IV... lógico que cada um tem uma opinião, mas achei uma câmera sensacional e que desempenha incrivelmente bem profissionalmente.
Elas podem ate parar de ser fabricada mas enquanto tiver uma pessoa com pouca grana pra produzir o que se quer vai existir dslr
O planejamento dessas grandes empresas não é amador. Sobretudo, quanto aos avanços tecnológicos. Os equívocos de outras gigantes do passado (vide KODAK) custaram caro. Assim como as pessoas, as organizações também aprendem.
imagino que minha próxima câmera já será mirrorless, que terá 4k, 120fps e full frame.. mas acho que nunca vou vender a 80D porque ela deve perder valor de revenda vertiginosamente quando os transatlânticos Canon e Nikon fizerem a curva na direção das mirrorless.. ela vai ser a camera pra mostrar pros netinhos hahah
Em dez anos a 80D provavelmente ainda estará funcionando então negócio é seguir usando, se ela estiver atendendo necessidades, perfeito.
Imagina que loco uma 1dx mirrorless kkk. Nunca terei mas vai ficar na imaginação mesmo. Gostei da parte que mencionou a m50 ser uma t7i/77d mirrorless, eu penso a mesma coisa. Como uso uma t5i quero migrar pra alguma dessas.
Somente em robustez que a 1dx ganha da mirrorless. No restante as mirrorless já fazem a mesma coisa. rsrsrsrs E até mais.
@@sonhartfotografias7710 e na velocidade de processamento visto os dois processadores mesmo que antigos.
@@winnerpj2 Cara, xt2 faz 14 fotos por segundo, igual a 1dx. A xt3 faz 20 fotos por segundo sem crop e com crop chega a 30 fotos por segundo. Quer processamento mais foda q esse? kkkkkkkk
Troquei pra fuji mirroless e melhor coisa que fiz na vida. Só quem usa entende o avanço em tecnologia.
Oq acha de uma a7iii vale a pena
Com mais quantas baterias?
@@rafaelzanuti3780 valer vale. Mas eu prefiro Fuji pelo custo benefício.
@@alexandermoitinho8771 depende muito do q vai fazer. Ensaio eu uso uma só. Casamento uso duas em cada câmera
Jamais fale, isso Vernaglia
O que será que vai acontecer às câmeras de médio formato? Hasselblad, Phase one, Mamiya/Leaf...sempre foram caras, continuam com preços absurdos...mas a qualidade das DSLR e das Mirrorless está chegando cada vez mais perto...será que se justifica pagar milhares de dólares em corpos e lentes de médio formato para um mercado cada vez mais restrito e que também clama por preços competitivos. Imagina quanto tempo vc tem que trabalhar e o preço que tem que cobrar só para pagar uma câmera dessas, sem contar lentes, acessórios e iluminação. Acho que essas câmeras também estão com os dias contados, a não ser que baixem os preços ou surjam novos players com preços mais competitivos...
Olha, acho que hoje médio formato já faz bem pouco sentido... lógico que em trabalhos de altíssima demanda de qualidade, como publicidade de alto nível, e para impressões grandes fine art de alto preço, justifica ainda, mas isso é bem minoria de mercado... então se continuar existindo continuará sendo um nicho mínimo.
Médio formato é outra conversa, é outro seguimento é para uma fotografia mais lenta e bem pensada.
@@ArmandoVernagliaJunior também acho.
Médio formato hoje já virou mirroless.
Não fala isso meu amigo! Eu acabei de comprar uma Canon DSRL!!!
Mas se viu o vídeo inteiro viu que não tem nada com que se preocupar não é mesmo? :)
+ SANTÉRO Seja feliz com sua nova DSRL. Eu, como amador/entusiasta, estou completamente contente com minha 6D clássica e a 70D. Estou com alguém aí que postou: "Ah, vai acabar? Legal, vou ficar de olho nas boas lentes que certamente baixarão de preço". É isso.
mas até isso acontecer vc não estará mais nesse mundo
certeza que vc vai migrar para mirrorless !!!
Sei não, sei não... a questão aliás não é se, e sim quando... no longo prazo todos nós iremos, acho que daqui uns 10 anos ou pouco mais que isso teremos poucas DSLR no mercado, bem poucas, mas hoje, semana que vem, mês que vem... aí a conversa muda...
Vc toca guitarra ?
Guitarra e bateria... mas só nas horas vagas... procura um vídeo aqui no canal chamado "Eu nunca quis ser fotógrafo" e lá explico tudo isso. :)
@@ArmandoVernagliaJunior ok 😎
Cara. 4k muitos frames ISO altíssimo tudo isso pra filmagem muito mais vantagem as mirones sony. Pra filmar, pra foto não vale apena visto que usamos flash não precisaria de iso alto. E sim de durabilidade, baterias e lentes
Venho falando há anos, profissional que só faz foto, e que só faz vídeo está dando tiro no pé comercialmente... o dia de hoje, não o futuro, o hoje é de quem faz as duas coisas.
@@ArmandoVernagliaJunior vdd. O que eu venho aprendendo eh que sem uma equipe, não tem trabalho, pra se ter um bom suporte precisamos nos unir fotógrafos e film/vídeo maker e oferecer um produto completo e de qualidade para nosso cliente. Hoje pra min concorrência não existe, existe pessoas que eu possa pressisar algum dia. Infelizmente quando trabalhamos com dois trabalho(foto e video), cada pessoa faz um trabalho melhor em foto que vídeo e ao contrario ; fazer os dois pra min não sairá um produto de qualidade. Por isso digo. Crie uma equipe com cada um em sua especialidade e sejam feliz. Pessoalmente fotografia pra min eh excepcional, mas um vídeo bem filmado capta muito mais emoções do que uma simples foto, eu prefiro foto e amo fotografia, mas filmagem complementa. Isso em casamento.
Em 2023 ainda tem DSLR no mercado.
Nenhuma atualmente em linha ou em fabricação na Canon, quase nenhuma na linha da Nikon, Sony e Fuji já eram só mirrorless em 2018 (ano desse vídeo). DSLR só estoque em vendas no mercado, ou Pentax, Pentax ainda fabrica DSLR.
acabei de comprar a minha primeira e você diz pra não desesperar? :/
Ué, mas é o que falei no vídeo, não tem com que se preocupar, se é a ferramenta ideal hoje, é a que tem que comprar hoje... ninguém deixa de comprar carro agora e fica andando a pé só por que em 3 ou 4 anos vai ter um carro bem diferente do que tem hoje... ;)
PS.: e suas lentes vão seguir funcionando numa futura mirrorless desde que continue na mesma marca... então, sem problemas no horizonte.
Assim amiga! imagina q tirem agora todos os modelos dslr de vez do mercado... O SISTEMA DIGITAL É O MESMO P AMBAS! eu comprei uma mark 4, to é pensando em comprar uma 80d apenas pelo fator de corte, para minha macro 100l. Lentes e cameras sâo ferramentas, nâo deixe a beleza desse equipamentos desviar você dos estudos fotograficos.
logo agora que comprei duas dslr não acredito
Tranquilo, eu tenho duas DSLR aqui e continuarei trabalhando com elas. Relaxe, demora muito, como falei no vídeo, são fluxos naturais de mercado, nada de alarmante.
sai da 80d pra m50 ,ate agora muito feliz
No momento não vejo desespero em sair correndo e comprar uma câmera destas a não ser que o fotógrafo seja RICO kk, estes equipamentos são absurdamente caros, atualmente uma Câmera mais simples DSLR da conta do recado, os valores pagos pelos trabalhos atuais não cobre o custo beneficio de se ter uma super câmera.
Não acredito nessa morte das DSLRs tão cedo ...
Não será cedo, é o que eu disse no vídeo. Mas vai acontecer.
As DSLRs funcinam de uma forma mecânica instintivamente antiquada, ainda que que seja um grande feito de engenharia. nada mais natural do que deixarem de ser fabricadas com o decorrer do tempo.
Acho que não...Não vejo motivos para mudar para mirrorless. A Sony tenta emplacar um sistema e as outras vão atrás...Só que isto não quer dizer que todos vão achar melhor. Fotografar olhando para uma tela? Me parece mais uma regressão do que inovação... Visor eletrônico? Não vejo vantagem também.
Não é que as outras correm atrás... se todas só fabricarem uma coisa, ou você compra isso ou não compra... as Nikon Z6 e Z7 bateram recorde de vendas e a Nikon teve dificuldade de entregar, a EOS R está vendendo absurdamente bem, a Sony A7III é um sucesso comercial enorme... não é questão de vermos ou não vermos vantagem, não é disso que estou falando no vídeo... mas daqui 6, 7 anos, talvez 10 , quando você for comprar uma câmera nova, talvez você não tenha opções de DSLR por mais que goste delas... e isso independe de ter ou não vantagem.
Regressão o visor eletrônico? kkkkk pra mim é uma MEGA evolução. Hoje não preciso mais me preocupar com a fotometria mas sim na composição, na direção pois vejo ao vivo como a foto vai sair antes de clicar. Sem falar que também tem como tirar essa opção de ver como se fosse ótico. Se não quiser usar, basta pegar uma Xpro2 que tem visor eletronico e o ótico de forma hibrida.
Gosta? Bom pra ti....mas tua opinião ou gosto não é relevante...
@@FilipeSias Não é opinião. Você disse que mirroless por ter visor eletronico não tem vantagem e tal. Só disse que existe mirroless com visor ótico. Logo, o argumento de visor eletrônico não é relevante rsrsrsrs.
Mas de boa, eu nunca mais volto pra dslr. Mirroless pro meu tipo de trabalho é uma mãe. Mas tenho dslr aqui tb pra brincar. Mas pra trabalho, mirroless deixou minha vida bem mais fácil.
Duvido que a Nikon vai investir violentamente nas mirrorless e abandonar as DSLR. Se fosse verdade a Z7 já viria com dois slots de cartão, e parece que o grip vertical nem botão vai ter. Parece que deram aquela capadinha pra não invadir o território DSLR profissionais.
Olha, tanto Canon como Nikon adotaram uma postura intermediária com as câmeras, parte para preservar produtos de linha no curto prazo, parte por que as mirrorless tem um apelo com público de vídeo que sempre usa um cartão só pois gravação de vídeo acontece só em um cartão mesmo em câmeras com dois slots. Mas veja que a Nikon já havia abandonado o segundo slot na D7500. Em um ano lançaram duas mirrorless, e nada de substitutas para D610 e D750 por exemplo. Eles vão sim investir pesado em mirrorless mas a mudança é progressiva, uma patente segura vinte anos então o novo mount dá sossego para eles por esse tempo para parar de perder dinheiro com lentes genéricas... tem uma galera que compra corpo Nikon com lente tamron, tokina, sigma ou qualquer coisa que venha pela frente e o novo mount está protegido por novas patentes, além disso o novo mount é a maior arma da Nikon e da Canon contra a Sony pois o mount de maior diâmetro que eles fizeram permite coisas que o mount da Sony não permite então é uma arma competitiva importante, isso fará as duas marcas investirem sim em mirrorless.
duvido que a dlsr morrera tao logo...pode ate ser, mas vai mto tempo ainda...
Vernaglia.. So fico pensando na ergonomia desses corpos de mirrorless. Será que um um dia veremos uma mirrorless com corpo se DSLR? Imagine fazer um casamento com uma câmera em que o corpo não se encaixa bem nas mãos.. Deve cansar demais.. Um abraço..
Alguns fabricantes notaram isso pelo jeito, veja, a Fuji na X-H1, corpo maior e comandos mais bem distribuídos. A Canon na EOS R e a Nikon na linha Z fizeram câmeras de tamanho bastante razoável, são menores que as DSLR full frame, sim, mas maiores que as outras mirrorless no mercado. A Sony A9 tem um tamanho bem razoável. É comum a todas elas um desbalanço de peso quando usadas com teles mais pesadas, algo que algumas DSLR equilibram melhor. Mas ainda teremos mirrorless maiores, a Nikon e a Canon devem estar pensando em algo com desempenho alinhado com suas top de linha, D5 e 1Dx Mark II respectivamente, e isso certamente irá impor corpos maiores.
Sim Vernáglia.. é algo que eu não trocaria para trabalhar em eventos é justamente a pegada da câmera... Em especial gosto bastante do GRIP das Canons em Geral... Casa melhor nas minhas mãos. Aliás, o dia que nos encontramos na Feira de Fotografia, haviam acabado de lançar a 6D MK II, lembro de ter comentado contigo que tinha gostado bastante da pegada dela... encaixou perfeitamente nas minhas mãos, algo perfeito para trabalhos mais intensivos. Só fico pensando o que serão das minhas lentes aqui ... Talvez seja hora de já ir me desfazendo delas antes que seja tarde demais (grande desvalorização, principalmente as mais caras).
Não vai desvalorizar rápido não, tem anos adiante, pode ficar tranquilo. Sobre ergonomia, sim, lembro da nossa conversa, a 6D II tem um belo conjunto assim como a 80D (ambas com basicamente mesma ergonomia), acho que vai gostar da EOS R pois de forma geral é parecida com essa linha, tem muitas mudanças, claro, mas tem semelhanças consideráveis.
É Vernaglia, do jeito que as coisas estão rápidas, fico com receio de perder muito dinheiro. A 6D II acho o grip mais "robusto" que da 80D ... Gostei demais da pegada da 6D II, acabei vendendo a 6D I e não comprei outra FF pq os poucos trabalhos que eu pegava não estavam justificando a compra de uma FF que aliás, acho que a Nikon entrega mais em termos de sensor e características, D750 por exemplo do que a 6D II, mas existe algo que não consigo largar é a tal "ciência de cores" da Canon rs... Pra mim imbatível, mas que é bonito é ver o resultado de uma 70-200 aliada a uma FF...Não é só o ruido menor, existem outros fatores que sabemos. Um abraço.
Incrível, decorridos 9 meses da tua postagem, sua atualidade. Acabei de assistir recente postagem de Jared Polin:
ruclips.net/video/lqtkFzuUdAs/видео.html que sepulta de vez as DSLRs ... como indicação para o profissional da fotografia (pelo menos no primeiro mundo ;-). Bem como vc afirmava, tbém estou sentindo uma contagem regressiva.
Obrigado meu caro! :) O que temos que ter em mente é que não é fenômeno imediato, ou mundial, mas é um fato sem retorno da tecnologia. Assim como existe disco de vinil ainda, teremos DSLR em dez ou mais anos, mas a relevância de mercado terá invertido certamente. Mas é aquilo, Japão já inverteu, já tem mais mirrorless que DSLR no Japão há um tempo, já nos EUA não, assim como só tem TV 4K lá, e no mundo ainda tem full hd prá todo lado... as coisas vão acontecendo mas leva um tempo. Acho que hoje se um profissional vai comprar equipamento, não vejo qualquer problema dele comprar DSLR, uma 5D Mark IV por exemplo, ainda é mais confiável que a maioria das mirrorless exatamente por estar no mercado há um tempo mostrando resultado, sabemos o que esperar dela... então não é uma morte instantânea, é um processo de mudança gradual... tanto eu como ele colocamos o termo morte no título do vídeo mas tem um certo sensacionalismo nisso.
Estou aguardando ansiosamente a 7D Mark III... Já até vendi meu equipamento antigo, mas tenho muitas lentes... Isso é meio banho de água gelada... 😟
Ano que vem vão sair umas 3 DSLR (uma delas seguramente vem pro lugar da 80D) e umas 3 novas mirrorless da Canon, suas lentes funcionam normalmente nas mirrorless Canon com o adaptador da Canon, então não vejo problema...
@@ArmandoVernagliaJunior mas Vernaglia, as pessoas no geral (exceto os usuários da Canon), não falam muito bem da EOS R... Para quem está sem equipamento, não há muita esperança a curto prazo...
Eu usei pesadamente a EOS R e é uma excelente câmera, só posso falar por mim, pela minha experiência. Mas como falei no vídeo, no curto prazo DSLR vai seguir imperando como maioria de mercado, e no Brasil isso vai durar mais que a média mundial.
@@ArmandoVernagliaJunior Vai durar muito mais que a média mundial devido aos nossos preços, mas só irá valer a pena migrar quando definitivamente as mirrorless se sobressaírem frente as dslr, isso só acontecerá daqui a algum tempo, então migrar agora é um erro.
Todos os meus orixás japoneses avisaram e ninguém nos grupos me dava bola,ta ai...
achei muito legal a materia, mas discordo, antes de mais nada , A MELHOR CAMERA é aquela que faz sua empresa ser rentosa e ganhar dinheiro, para quem realmente vive disto e paga suas contas com Foto ou Vídeo- é necessario saber o que o profissional vai fazer com o equipamento. Se vai gravar uma longa palestra corporativa, eu tenho aqui uma Panasonic 200 , nem uma DSLR ou mirroless dariam conta do recado,nunca....não tem conexão XLR de audio, para pegar o som da mesa ! como disse se o profissional filma casamento, moda ele vai escolher cameras e lentes especificas. tem que gosta da Blackmagic, eu nunca usaria esta marca. gosto é gosto e cada um tem um estilo que deve ser respeitado. Mas o principal mesmo é saber 100% trabalhar com o equipamento e quando digo 100% é de verdade. de nada adianta ter uma Red e não ter talento ou não saber trabalhar, e ter outro profissional com uma camera de menor porte, mas talentoso. se fosse assim teriamos, bilhões de poetas, pois caneta e papel estão ai, bilhões de pintores , mas MONET só 1 !!!! existem pinceis e telas nas lojas, não ???? quanto a morte da DSLR ( eu tenho os 3 modelos) vou continuar utilizando, dependendo do trabalho, do custo e do orçaMENTO, que o cliente diz (sempre) que não tem dinheiro. seja qualquer formato - os softwares de edição mudam mais que as cameras, e estações idem. Não adinat ter uma Full Frame e querer editar num Lap-top. Abraços e parabens !
Em ago/2022 vejo minha 5D mark4, estagnada e a Canon R, cheia de novidades. Não tem como investir em lentes EF para quem quer trabalhar com fotografia nos próximos anos. Podemos colocar no pacote a falta de investimento em Flash dedicado e criando um novo sistema de iluminação genérico e de qualidade, puxado pela godox . O mundo girou …
em plano 2018 lançaram câmeras a filme , tem a Cyber-shot, superzomm, dslr o mundo não vai acabar com as novas mirrolers
Acabar nao acaba, totalmente não acaba, mas como principal produto do mercado, as compactas foram substituídas pelos celulares, ainda tem compacta? Sim, mas o mercado é de celulares em sua maioria, é isso que estou dizendo, como domínio de mercado, a DSLR vai ceder espaço e predomínio para as mirrorless e isso se dará nos próximos anos, com as variações típicas de mercados, então demora mais no Brasil
Compactas têm zoom ótico, coisa q celulares pra mortais ñ têm
Já temos celulares com 3 câmeras e 3 lentes diferentes... sim, são caros, mas toda tecnologia entra e com o tempo vai popularizando. E não estou falando em melhor/pior, mas o fato é que compacta hoje vende 1/10 do que vendia uns dez anos atrás... a Nikon quase faliu só com essa queda, a Sony só se defendeu pois também fazia celulares, vídeo games etc, a Canon só se defendeu pois tem maioria no mercado de câmeras profissionais e também faz impressoras e outras coisas... a Samsung desistiu do mercado de câmeras para focar só com seus celulares...
não digas isso amigo!
Só agora me falam isso depois que comprei minha primeira full frame, usada! 🤣🤣
Ué, mas é o que falei no vídeo, não tem com que se preocupar, se é a ferramenta ideal hoje, é a que tem que comprar hoje... ninguém deixa de comprar carro agora e fica andando a pé só por que em 3 ou 4 anos vai ter um carro bem diferente do que tem hoje... ;)
PS.: e suas lentes vão seguir funcionando numa futura mirrorless desde que continue na mesma marca... então, sem problemas no horizonte.
Esquenta não que acabei de comprar minha primeira full frame. Comprei usada mesmo uma d700 com menos de 10 mil clicks. E mais três lentes. Por 74 mil yenes que daria mais ou menos 2500 reais. Com 74 mil yenes eu compraria apenas um corpo de uma a7 usada.
Bem isso Fabio, e é o que falei no vídeo, temos que pensar na ferramenta que atende hoje pela grana que temos hoje.
Estou brincando! Estou feliz com minha 6D..não tenho grana mesmo pra comprar uma MIRROLESS... Obrigado pelo retorno Armando!! 👍🏽
Muito boa análise! Muita água vai rolar ainda p tirar as DSRL'S do topo das câmeras profissionais! Vão ter que lançar uma mirrorless com maior funcionalidade que a 5D MK lV e todo um conjunto de lentes melhores que as top das série L. As lentes top atuais precisam de adaptador na mirrorles e perdem qualidade de imagem! Migrar? Só com o mercado das mirrorless estabilizado!
Vale dizer que as lentes EF e EF da série L não perdem qualidade quando usadas com adaptador Canon na EOS R, podem perder um pouco do desempenho do auto foco em termos de velocidade, não perde em precisão, e não perde na óptica. Mas sim, muita água para rolar ainda...
@@ArmandoVernagliaJunior, Obrigado! Sua análise é sempre muito precisa!
Eu estou saindo de uma 6d e canon e migrando para sony. Tentando chegar na a7r iii, mas vou chegar só na a7 iii mesmo...kkkkk
Algum motivo específico para ir para a Sony? Pergunto de curioso, entre a A7III e a EOS R, tendo a preferir a EOS R, e logo vem a substituta da EOS 5DsR da Canon mas em formato mirrorless, que será algo acima da A7RIII, então ficando na marca você aproveita suas lentes, fiquei curioso dos seus motivos, se puder detalhar.
Armando Vernaglia Jr claro que posso detalhar, grande mestre.
Hoje, apesar de viver da advocacia, tenho alguns clientes fiéis de minha época de fotógrafo. Mantenho a fotografia de moda e produto, tenho contratos específicos de algumas marcas para campanhas.
A Sony a7r iii me entrega uma resolução ótima para a fotografia de produto e o foco no olho para fotografia de moda e desfiles é perfeito.
Apesar de amar a 6d, a Sony está na terceira câmera da série, enquanto a canon está na primeira, o preço é basicamente o mesmo, logo eu prefiro embarcar em uma câmera que já teve as correções e melhorias da série I, ii e iii. Preferia a R pela resolução. Mas o valor sobe muito, infelizmente. Estou diminuindo meus equipamentos, acho que vai ser a minha câmera de trabalho/ lazer. Uma lente 24-70 2.8 e felicidade. O que acha do raciocínio?!
Entendo o raciocínio, nada contra, cada um tem que buscar uma lógica e produtos que atendam necessidades. A Canon e a Nikon não estão exatamente na primeira geração de suas mirrorless por que a tecnologia não é distinta de forma significativa das DSLR, uma Z6 da Nikon recebeu muito da D750 com melhorias, a EOS R recebeu muito das 6D Mark II e 5D Mark IV, com melhorias... e a Canon vem lançando um monte de mirrorless aps-c que são as mais vendidas no Japão (M5, M6, M50, M100, apenas considerando que são aps-c), mas a A7III é uma belíssima câmera também, como costumo dizer, não tem equipamento ruim hoje. :)
Armando te sigo a um tempo já curto bastante sua experiencia vejo que vc manja de fotografia sabe um tanto bom de configuração e como expor uma boa fotografia. Porem não é só porque vc é patrocinado pela canon que vc tem que ficar falando só de canon tem hora que fica meio estressante cada profissional tem um gosto uns amão a nikon outros a sony outros a fuji outros pentax bla bla bla e o comercio do brasileiro canon.
Meus equipamentos eram tudo nikon 2 d810 e 2 d610 e umas 8 lentes ai boas tipo 24mm 1.4 sigma arte e 35mm 85mm 1.4 nikon 50mm 1.4 nikon 70x200 2.8 24x70 sigma normal lixo 2.8 e algumas do kit , vendi tudo hj eu uso uma fuji xt1 com 2 lentes a do kit 18x55 2.8 e uma 35mm 1.4 uns amão outros odeiam porem não conheço nada no mercado hj qu tenha um jpg tão top quanto o da fuji é sim um tapa na cara de qualquer marca estou muito satisfeito com a fuji e agora em janeiro pego a xt3 queria muito ai que vc fizesse um video falando dela fale bem ou fale mau mais fale kkkkkkkkkkkkkkkkkk no final vc pode falar da canon que a gente não importa vc é top sucesso e que seu canal seja um dos ou o maior canal de fotografia do brasil parabéns Armando!!!
Antes de mais nada, não sou patrocinado. Ter apoio é uma coisa, ter patrocínio é completamente outra e tenho como provar o que estou dizendo com muita tranquilidade. Segundo, são número de mercado, Fuji não detém parcela significativa do mercado mundial de câmeras, é importante, é relevante e faz câmeras excelentes, mas vende muito menos do que a Sony, que vende menos que a Nikon (bem disputado), que vende bem menos que a Canon, então naturalmente vou falar mais daquilo que mais gente tem pois vou me comunicar com mais gente. Sobre a presença das marcas aqui no canal, teve review da Sony A7III, teve review da D850, teve da X-H1, da X-T20, e terá da X-T3... a Fuji apareceu bem mais que a Sony aqui no canal por exemplo, dois reviews de câmera e um vídeo sobre a linha de lentes, mas o problema é conseguir os equipamentos exatamente por não serem os mais comuns de achar por aí. O apoio da Canon, que como falei não é patrocínio, significa que posso ligar lá e pedir equipamento emprestado para fazer review... para Nikon não tenho isso por exemplo por que a Nikon Brasil fechou e a Fuji nunca entrou em contato para nada. Agora que tenho parceria com a Portssar, e a mesma é assistência oficial da Fuji, a presença da marca tende a aumentar por aqui pois terei acesso. O review da X-T3 está combinado já, rolará no começo do ano que vem, um review leva mais de uma semana para ser feito, tenho que estudar a câmera, fazer fotos e vídeos com ela, e aí gravar o conteúdo, e é difícil conseguir uma câmera para ficar o tempo necessário. Enfim, é isso, mas a galera que ama a Fuji, que ama a Panasonic (e que acho todas muito boas mesmo não sendo minhas escolhas de ferramenta) tem que entender que existe um mercado muito maior com outra marca e que há muito mais público para outra marca, e mesmo assim, mesmo com apoio dessa marca, eu faço um esforço danado para conseguir equipos variados para mostrar por aqui.
Só para completar, sugiro a leitura desse artigo - photorumors.com/2018/08/01/2018-canon-nikon-and-sony-market-share-latest-nikkei-bcn-and-cipa-reports/ então tem pouca Fuji no mercado, tem poucas lojas querendo emprestar uma câmera nova, imagina que emprestar para review é perder um equipo novo pois ele vira usado em termos de preço em seguida... mas vamos indo, a X-T3 aparece aqui no canal em Janeiro e é seguramente uma excelente câmera, não tenho dúvidas disso.
@@ArmandoVernagliaJunior valeu só de saber que você vai mandar um revil já tá valendo, não me intérprete mal eu sou um fotógrafo que curte muito seu trabalho e como eu disse sucesso irmão tamo junto abraço.
Tranquilo. :) Só quis explicar os motivos das coisas todas que acontecem neste canal. :D
Mesmo sendo um mero amador e iniciante nesta área, tenho percebido a freiada das empresas com DSLR's e as Mirrorless ganhando os "flashes" da mídia.
E como de costume, nosso Mestre Armando junta todas informações possíveis e nos passa. (FENOMENAL)
E lá vem eu jogar lenha na fogueira com este link: thenewcamera.com/new-pix-curve-image-sensor-coming-at-ces-2019/ rsrs
A "evolução" das Mirror's já começou u.u
Obrigado. :)
E as medium size?
Médio formato é hoje um nicho bem pequeno de mercado e provavelmente continuará sendo nicho pequeno. Seja como for, tanto Hasselblad como Fuji estão fazendo mirrorless de médio formato, então médio formato com espelho (como a Pentax 645) tende a sumir definitivamente.
Muuuuuito cedo pra falar sobre isso.
É igual previsão sobre fim do mundo esse assunto.
Mas aqui está baseado em dados da indústria, números, patentes etc... tem 1 ou 2% mais de base que notícia do fim do mundo. ;) :D
Armandito (perdoa as intimidade), faz algo sobre a durabilidade das câmeras, vida do obturador, condições de uso, etc. Acho bem dahora o assunto :)
Tem um vídeo sobre câmeras usadas que entra amanhã e falo disso. Amanhã a noite entra no ar.
Vai morrer pq a Canon lançou a 90D e não tem mais pra onde ir pq a 100D é outra linha.. infelizmente, cabô...
Obrigado pelo comentário. :) Não que esse seja o motivo, nome de câmera é só inventar outro, mas é por que a tecnologia deu o que tinha para dar mesmo, a 90D é o que há de melhor numa DSLR aps-c, não vai além disso.
Vou poder comprar uma Full frame mais barata! 😂😂
Pior que demora ainda, se não eu já estava indo às compras. :)
Nossa, resume isso ae....
Não creio.
Adoro DSLR, mas é inevitável que o fim esteja chegando para elas. Ótimo vídeo Vernaglia.
Ei Armando Vernaglia Jr,
Parabéns pelo Vídeo!!
Aguardamos sua visita e inscrição para podermos trocar informações
[]´s
Gostei ! !