Vamos falar sobre Médio Formato - o que é, para quem é, quanto custa etc.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 ноя 2024

Комментарии • 95

  •  5 лет назад +45

    Melhor vídeo sobre Médio formato que eu vi

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +3

      Obrigado meu caro. 😊😊😊👍👍👍

    • @Strokaaa
      @Strokaaa 5 лет назад +1

      Seria esse o video mais chupetox que você já viu sobre médio formato?

  • @ofernandofotos
    @ofernandofotos Год назад

    Tá louco, qlqr coisa que eu pesquiso sobre câmeras, tem aqui no canal!!! Muito obrigado!!!

  • @AleRodrigues
    @AleRodrigues 5 лет назад +15

    Armando, sinceramente uma das melhores explicações de médio formato que eu já vi. Sua didática ajuda demais o entendimento. Sabe nos dizer se existe alguma câmera grande formato digital? Obrigado

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +5

      Obrigado! Sobre grande formato, que eu conheça não, nunca vi, já vi foi back digital de médio formato adaptado numa grande formato, mas não conheço sensores digitais maiores que esses que encontramos nas médio formato... uma vez vi um cara que adaptou um scanner numa grande formato mas aí é outra coisa ainda...

  • @noseagigiporai5503
    @noseagigiporai5503 4 года назад +1

    Mister Vernaglia sempre perfeito em suas colocações, ou seja expõe de maneira a ser entendido por todos os seguidores, show mesmo, como sempre 👏👏👏👏👏👏👏👍👍👍

  • @alansousa2488
    @alansousa2488 5 лет назад +2

    Mais uma aula!!! Adoro suas posições, sem frescuras, sem fanatismos por marcas, teoria e contundência no assunto e muito bem esclarecidos nas suas posições !

  •  5 лет назад +2

    O melhor canal sobre fotografia do RUclips, satisfação

  • @sergiolopes2316
    @sergiolopes2316 4 года назад +1

    Obrigado pelas aulas, muito bacana .

  • @fabianoignacio9880
    @fabianoignacio9880 5 лет назад +1

    Vc é o cara! A partir do próximo mês conte com mais um para o apoiar o seu canal! Conteúdo de primeira com expertise e profissionalismo! Obrigado

  • @NetoMacedo
    @NetoMacedo 5 лет назад +3

    Usuário ávido de médio formato há anos aqui 🤙🏼Uso pela profundidade de campo menor mesmo no grande angular devido às distâncias focais mais longas e (em menor necessidade) pela proporção sinal/ruído inifinitamente melhor no 6x7 (uso filme devido a razões financeiras 😂)

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +1

      São dois pontos importantes, de fato o uso de lentes mais longas irá gerar profundidade menor pelas aberturas proporcionalmente maiores, e desde que bem digitalizado, o filme fornecerá toneladas de dados e grande nitidez.

    • @NetoMacedo
      @NetoMacedo 5 лет назад +2

      ​@@ArmandoVernagliaJunior Acho que o maior empecilho de se usar filme filme é que é necessário dominar inúmeras variáveis pra que no final se tenha um resultado comparável ao que o digital entrega de maneira razoavelmente mais simples. É difícil acertar foco manual (poucas MF tem AF, fora as novas), exposição, processo para se fazer a cópia, e outras variáveis.
      Além disso, usar a mesma emulsão/filme várias vezes pra se ter ideia do que esperar em termos de cor, latitude, etc.
      Considero o 6x7 (e o 6x6 também, se a proporção 1:1 não for indesejável) o formato que mais entrega do tal do look 3D do médio formato, justamente pelo tamanho bem maior do sensor em relação ao 135 (35mm). Quem quiser complementar o que o Armando falou no vídeo vale muito a pena jogar no Google ou no Flickr procurando por fotos feitas em câmeras formato 6x7.

  • @IvanLabussiere7
    @IvanLabussiere7 2 года назад

    Super aula como sempre Professor Armando! Que tal uma aula especifica sobre diferenças entre o formato super 35 e full frame, só encontrei em ingles, Grande abraço!

  • @allezsuper
    @allezsuper 5 лет назад +4

    Ja assisti a uma apresentação da phase one xf IQ 4 , 150mpx e fiquei maravilhado, só o preço é assustador... (50.000€)... Um abraço 🇧🇷🇵🇹💪👍

  • @rodneymiguel3914
    @rodneymiguel3914 5 лет назад +1

    Simples porém completo. Abraço

  • @Vidjow
    @Vidjow 5 лет назад +2

    Faz Review da A7riv... fala pro pessoal te enviar pra review... to bem curioso principalmente na esquestão de ruidos gerais de imagem...

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад

      Bem que eu gostaria de receber a câmera para review, mas aí vai da cabeça dos departamentos de marketing das marcas. Se eu comparar o que vi nas médio formato Fuji com a A7RIII, eu te diria que a A7RIV não tem chance de competir com médio formato, pois a III já era inferior em ruído e em alcance dinâmico, mesmo sendo uma excelente câmera, mas médio formato é outra coisa... mas até aqui só peguei alguns arquivos da 7RIV para analisar, achei similares aos da III, apenas com mais resolução... de forma geral prefiro a qualidade de imagem das Nikon Z7 e D850 do que das Sony RII, III e do que vi até aqui, IV.

  • @bragaduda
    @bragaduda 5 лет назад +1

    Muito bom, me ajudou bastante na hora de decidir pela aquisição de uma hasselblad.

  • @joeldisoneloi5406
    @joeldisoneloi5406 4 года назад +1

    Excelente explicação👏👏

  • @giulianoconti4465
    @giulianoconti4465 2 года назад

    ola, tenho uma duvida quantos megabite de tamanho tem o arquivo que sai da camera em sua melhor e mais pesada configuracao? e das outras sitadas da fuji que tem 100mb de resolucao, quanto pesa esse arquivo bruto ? tipo 1gb por foto?

  • @lmartins2797
    @lmartins2797 5 лет назад

    Ótimo vídeo, mas faltou falar dos sistemas de médio formato digital XF da Phase One e H6D-100c da Hasselblad, com sensores de tamanho 53.7×40.4mm , bem maior do que o sensor das câmeras da Fuji. Inclusive, muita gente chama as GFX de médio formato "pequeno" para diferenciar do médio formato digital "grande" da Phase One/Hasselblad. Um aspecto "negativo" do médio formato , até pior do que a pequena capacidade de tiros por segundo, ao meu ver, é o sistema de foco exclusivamente "contrast detect" que deixa o foco bem lento e, em condições de baixa iluminação quase que impraticável. De nada adianta ter uma foto de 50mp de resolução se ela estiver fora de foco! haha. Por sinal, o novo modelo de 100 mp da Fuji, tem sistema híbrido de contrast detect e Phase detect, além de estabilização de imagem, o que deve melhorar a performance da câmera em assuntos em (leve) movimento e iluminação menos que ideal. Uma pena que a Fuji não irá trazer ao brasil, pelos seus canais de venda oficiais, os modelos GFX. Consultei o pessoal, um tempo atrás e me confirmaram isso. Já tenho visto anúncios de GFX 50s usada, com valores bem próximos da Nikon D850. E outro ponto bacana, é que o pessoal de retrato tem adaptado lentes full frame (Canon 85mm f/1.2L, Sigma 105mm f/1.4 art , Nikon 58mm f/1.4g entre outras que possuem diâmetro compatível com o sensor fuji) com muito sucesso. Já tem fabricante de adaptador criando modelo que permite autofoco !!!! Tem também fabricantes de lentes, como a Mitakon, que está lançando lentes ultra rápidas para o sistema da Fuji (65mm f/1.4) O fotógrafo embaixador da Fuji, Jonas Rask fez um review desta lente (jonasraskphotography.com/2018/11/30/mitakon-65mm-f-1-4-for-gfx-review/) bem bacana. Abraço.

  • @betosobrau
    @betosobrau 5 лет назад +1

    Estava assistindo ao video anterior, quando este veio ao ar .
    Tinha muitas duvidas sobre este formato .

  • @camilochristofaro5467
    @camilochristofaro5467 5 лет назад +1

    Boa noite Armando sempre muito legal ver seus vídeos . Poderia falar sobre câmeras que usam lentes micro 4/3, em especial Panasonic , tem pouquíssimas revisões em português da GH 5, qual público desse equipamento. Parabéns pelo seu trabalho!!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +1

      Falei pouco de MFT aqui no canal por conta do mercado pequeno e muito focado em vídeo, aqui no Brasil tem pouca gente usando MFT para foto, na europa e no Japão achamos bem mais gente com esse formato, é uma particularidade do nosso mercado, por exemplo, até para médio formato, que é nicho, consigo o contato com quem distribui e assim consegui a câmera, mas as MFT até hoje não consegui um fornecedor para fazer review, então ou eu alugo uma e coloco uma grana nisso para fazer o review, ou o canal acaba sem o conteúdo, infelizmente, e com a decisão da própria Panasonic de embarcar no mercado de full frame, prevejo que eles irão reduzir investimento em MFT, mas vou ver se consigo pelo menos a GH5S para falar aqui pois ela é realmente especial na área de vídeo.

    • @camilochristofaro5467
      @camilochristofaro5467 5 лет назад

      Armando Vernaglia Jr . Muito obrigado!!

  • @dangernba
    @dangernba 5 лет назад +1

    Muito bom, Vernaglia, aguardando o review da GFX! Se me permite, sugiro dar uma pesquisada melhor na questão dos projetos das lentes. Uma 32 mm em APS-C, uma 50 mm em "FF" e uma 63 mm em médio formato (Fuji) terão que "curvar" a luz na mesma proporção, uma vez que o ângulo de visão é o mesmo. Há outros fatores, entretanto, que favorecem as lentes de médio formato, como a menor densidade de pixels do sensor maior. Abraço e bom final de semana.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +1

      Acho que dei um exemplo realmente sem clareza, mas como adiante devo ter um vídeo só sobre lentes e projeto óptico poderei ajustar... o ponto é que de fato ângulo de entrada da luz será o mesmo, mas a forma como essa luz será tratada/curvada/direcionada a partir daí é diferente quando o projeto óptico é mais longo e envolve elementos maiores quando comparado a um projeto mais curto de elementos menores, e passa pela maior dificuldade de obter precisão no corte de elementos menores, do fato de comprimentos maiores possuirem aberturas proporcionalmente maiores e consequentemente menores problemas com difração, entre outros aspectos, mas o exemplo ficou meia boca mesmo, concordo.

  • @gfernandes
    @gfernandes 5 лет назад +1

    Vernaglia é válido pensar em gigapan (fotografia panorâmica que envolve várias fotos "costuradas" digitalmente) pra atingir um resultado final razoável se comparado a câmeras de médio formato?
    Testes que eu fiz com lentes teleobjetivas notei bons resultados principalmente em relação ao ruído digital e a aberração cromática, mas não sei se é apenas uma impressão que tive devido a junção de várias fotos feitas num sensor cropado ou se realmente há uma melhora devido a junção das fotos

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +1

      Válido é, o problema é lidar com a necessidade de software para todas as emendas, tudo aquilo que se move entre um click e outro etc... quando você para para pensar que de um lado você precisa de uma câmera com uma lente, e na outra a câmera, a lente, preferencialmente um tripé com uma cabeça suficientemente estável para controle preciso, software, tratamento de emendas, de repetições de informações que apareçam em dois clicks...pessoalmente eu iria preferir a médio formato e pronto. Em situações de mudança rápida de luz fica ainda mais complicado, como um nascer do sol, ou ainda situações de estúdio como fotografia de alimentos... então no final das contas, para a maioria dos usos que se espera de uma médio formato, ela acaba sendo mais opção mesmo... acho que a comparação válida será com uma full frame de alta resolução como A7RIII, 5DsR e D850, aí o jogo se justifica... mas os modos de montagem, todos os que existem inclusive alguns modos internos de câmeras, vejo com certas ressalvas.

  • @morpheusjp
    @morpheusjp 5 лет назад +1

    Adorei a abordagem , eu tava discutindo com colegas do grupo de fotografia ontem mesmo sobre o medio formato, ótima aula como sempre...sera q teremos review da Fuji X T3? Baita câmera...

    • @erosnahan4112
      @erosnahan4112 5 лет назад +2

      Alex Photo ja tem. Tanto q comprei ela por causa do review do armando

    • @morpheusjp
      @morpheusjp 5 лет назад +1

      @@erosnahan4112 Valeu, fui la ver, não sei como deixei passar isso,kkk.Obrigado.

    • @morpheusjp
      @morpheusjp 5 лет назад

      @@erosnahan4112 E ai, ta gostando? Migrou, upgrade ou é backup?

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад

      :) :D

  • @rogeriogferreira
    @rogeriogferreira 5 лет назад +1

    Excelente vídeo. Parabéns.

  • @GuZATS
    @GuZATS 4 года назад

    Só imagino a largura de banda pra gravar os arquivos de uma GFX100 em Raw.
    Quando eu comprei minha SL2, após quase 10 anos com uma Sony Nex-3, fiquei curioso com uma coisa: Por que diabos as câmeras "Pararam" no que se diz respeito a resolução, sendo que já apareceram celulares com mais pixels do que a maioria das SLR que eu via a venda. Primeiro que imaginei a largura de banda necessária pra gravar diversas fotos por segundo no cartão da camera, sendo que o Cartão de memória tem sua largura de banda limitada..

  • @manoelneto7663
    @manoelneto7663 5 лет назад +1

    Muito boa explicação... Obrigado..

  • @aloisiosantos5108
    @aloisiosantos5108 5 лет назад +1

    Belíssima explanação. Me dá uma orientação, estou fazendo fotos de arquitetura de imóveis residenciais para uma imobiliária e uso a 7D MkII com a Canon 10-18mm, flash canon 600 EX II RT- YN600 EX RT e um Canon 430 EX II, ainda não dá pra comprar uma full frame. O desempenho com essa lente ainda está dando para satisfazer o cliente, mas surgiu uns trabalhos que vão exigir mais qualidade nas imagens, em termos de lente existe alguma outra para APSC de dê melhor qualidade?

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +1

      Dentro da linha da Canon, vários modelos foram lançados depois da 7D Mark II e que representaram evoluções na qualidade de imagem, pois usam um CMOS novo e processadores novos, então veja EOS 80D, EOS T7i, EOS M50... procura o review da M50 aqui no canal que talvez ela te agrade, é a mais nova de todas as que citei, processador mais recente, formato mirrorless... pode te agradar.

    • @aloisiosantos5108
      @aloisiosantos5108 5 лет назад

      @@ArmandoVernagliaJunior obrigado

  • @paulovelosoofficial5972
    @paulovelosoofficial5972 5 лет назад +1

    Seria bom se as câmeras fossem modulares ? Podendo optar por um sensor menor mais barato ou até um médio formato ? Oque você acha Armando ?

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +1

      Existem médio formato modulares como as que separam entre corpo, lente e back digital... mas isso só acontece nas médio formato, seria complicado os fabricantes criarem equipamentos modulares, eles ganham mais grana fazendo tudo junto pois tem ganhos de produtividade, de escala de produção e de escala de vendas... então a tendência é, mesmo nos fabricantes que possuem sistemas modulares, que eles acabem sumindo do mercado... já diminuíram muito, então cedo ou tarde vão sumir... é a grana, o que manda é a grana.

    • @paulovelosoofficial5972
      @paulovelosoofficial5972 5 лет назад +1

      @@ArmandoVernagliaJunior Verdade ! Obrigado pela atenção e o esclarecimento Armando !

  • @gustavotavares2938
    @gustavotavares2938 4 года назад

    Sensores Médio formato seriam muito superiores a Full frame para fazer Astrofotografia? Já que os objetos celestes emitem pouca luz, exemplo via Láctea, nebulasas e Galaxias

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  4 года назад +2

      Pelo sensor sim, mas você não tem lentes tão luminosas em sistema médio formato como tem para full frame, então na combinação sensor + lente, full frame me parece oferecer conjunto melhor do que médio formato nesse caso específico.

    • @gustavotavares2938
      @gustavotavares2938 4 года назад +1

      @@ArmandoVernagliaJunior entendi, muito obg seu feedback

  • @lincolnleao9208
    @lincolnleao9208 5 лет назад +2

    Massa esse vídeo, cara. Mas não consigo assistir um vídeo teu sem imaginar que é o Bob ou o Alfalfa falando. Tua voz é muito parecida com a do Dublador deles! 😅

  • @DiegoWashingtonReal
    @DiegoWashingtonReal 5 лет назад +3

    E ai meu querido, tranquilo? Tenho uma sugestão de vídeo, que inclusive procurei vários, e so tem na gringa, e os que tem em português não são bem explicados!
    É sobre espiral de Fibonacci ! Seria de muita valia para nós, seus seguidores! Valeu!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +1

      Isso vai entrar de forma detalhada num curso de composição que estou para lançar, online.

  • @H3nrique901
    @H3nrique901 5 лет назад +1

    Sensacional explicação. Novamente obrigado por compartilhar!

  • @marcosmatias74
    @marcosmatias74 5 лет назад +1

    Abração Vernaglia

  • @edubassplayer2
    @edubassplayer2 5 лет назад +1

    Se nao me engano a grande maioria das mf ainda tem opção de raw em 16bits...

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад

      Não exatamente. As Fuji tem RAW em 14bits, a nova de 100MP terá 16 bits, as Hassel tem 16 bits... seria presunção minha dizer que não faz diferença, até por que usei pouquíssimo alguns modelos de back digital anteriores com corpo de Hassel ou de Mamiya, e já tem um tempo... mas, achar onde essa diferença vai ser visível é difícil demais, não temos nenhuma saída de impressão com essa sutileza até onde eu saiba, então poderemos talvez encontrar, conforme técnicas de tratamento, alguma diferença em cores muito específicas, mas sinceramente não acho que alguém vá decidir entre uma câmera ou outra por esse ponto específico... acredito, opinião apenas...

  • @raffaelsan
    @raffaelsan 5 лет назад +1

    Muito bom, que aula sobre médio formato! Vernaglia, vc vai falar algo sobre Grande Formato? Valeu!
    obs: qual o nome daquele livro do Kubrick que vc tem na sua prateleira?

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +1

      Obrigado. Sobre o livro, é um livro editado por conta de uma mostra sobre o Kubrick em Milão na Itália, em 2007 se não me engano, comprei em 2008 quando estive lá. Sobre grande formato, não, não sou especialista, é algo que usei umas duas vezes só na vida e que o mercado é tão pequeno que fica complicado justificar a produção do vídeo.

    • @raffaelsan
      @raffaelsan 5 лет назад

      @@ArmandoVernagliaJunior Entendi, obrigado pelas informações.

  • @felipeleal6861
    @felipeleal6861 4 года назад

    Muito bom o vídeo. Queria entender o médio formato já faz um tempo. Fiquei com uma dúvida. Como é que conseguem colocar 108 mp em um sensor de celular?

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  4 года назад +1

      Conseguem colocar 108mp num celular pois não estão preocupados com qualidade, só com o marketing possível relacionado a essa resolução...

    • @felipeleal6861
      @felipeleal6861 4 года назад

      @@ArmandoVernagliaJunior isso eu sei, mas digo, como o sensor tão pequeno aguenta?

  • @ofotografista5689
    @ofotografista5689 4 года назад

    Gostei!!!

  • @leendo23
    @leendo23 3 года назад +1

    Mas a Leica é boa?

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 года назад +1

      Só existem câmeras boas, o problema somos nós, sempre.

    • @leendo23
      @leendo23 3 года назад +1

      @@ArmandoVernagliaJunior Obrigado pela interação! Só quis encher o saco mesmo... estou acompanhando o canal há poucos dias, mas estou gostando bastante do conteúdo, parabéns!!! obs.: cheguei aqui pelo review da Tokina At-x PRO 11-16mm f/2.8

  • @samuelsam1511
    @samuelsam1511 5 лет назад +1

    Muito bom...

  • @Nilton41
    @Nilton41 5 лет назад +1

    Cara, isso foi uma aula. Parabéns pelo conhecimento e por compartilhar essas informações.
    Vlw.

  • @joaopompeu6713
    @joaopompeu6713 4 года назад +1

    Me dá um nervo só de pensar no tanto de HDs pra guardar essas fotos rs

  • @Lugi3r
    @Lugi3r 3 года назад +1

    Imagina como deve ser o DOF numa dessas, nunca tive a oportunidade ver uma.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 года назад +1

      Na verdade segue o mesmo padrão do que se consegue em outros formatos, repare que a abertura f/ da maioria das lentes de médio formato é numericamente maior (abertura proporcionalmente menor) que de lentes full frame, você não encontra lentes f/1.2, f/1.4, acho que a mais clara no sistema Fuji de MF é uma lente 80mm f/1.7, então se pegarmos comprimentos equivalentes e aberturas equivalentes, encontraremos lentes mais abertas no full frame e isso acaba empatando o desfoque. Isso dizendo a grosso modo, depende de cada caso específico de lente a ser avaliada, mas forma geral acaba não tendo tanto esse diferencial.

    • @Lugi3r
      @Lugi3r 3 года назад +1

      @@ArmandoVernagliaJunior Ah, não sabia desse detalhe de que as objetivas são mais "fechadas" em abertura de diafragma no médio formato. Realmente se é assim acabam se equivalendo mesmo.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 года назад

      Se pegar por exemplo a GF 63mm f/2.8, lente normal pro sistema Fuji de médio formato, o diâmetro de passagem de luz dela dará 22,5mm (63mm dividido por 2.8), veja que uma 50mm f/2 de full frame já dá 25mm de diâmetro de abertura (50/2), e aí teremos qualquer 50mm 1.8 dando o mesmo desfoque que uma 63mm de médio formato que é 2.8. Os motivos para médio formato são outros, vão do status na hora de atender o cliente (marketing) ao arquivo de enorme resolução com proporcionalmente menor ruído, mas pelo desfoque uma full frame dá conta fácil.

  • @mmpsp693
    @mmpsp693 5 лет назад +1

    Outro dia vi uma XF IQ3 da Phase One na França. Camera devia vir com um tripé embutido, pesada pra cacete.

  • @JamesHazeth
    @JamesHazeth 5 лет назад +1

    niceee video

  • @riedelpedrosa2934
    @riedelpedrosa2934 5 лет назад +11

    É O TAL NEGOCIO, FICAR MUITO PREOCUPADO EM TER UM "SUPER FULL FRAME",NUM PAIS CUJA ECONOMIA CONTINUA "CROPADA"!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +12

      Acho que não se deve pensar o Brasil como um país plano, homogêneo etc... nenhum país é... aqui tem gente que sofre na miséria e na fome, e são muitas pessoas, aqui tem gente pobre mas não na miséria, também muitos, aqui tem classe média, que já é uma parte bem menor da população, e tem classe média alta, ricos e muito ricos... esses últimos nem 1% da população provavelmente, tem de tudo, e tem profissionais para atender a esses públicos todos... aqui é um canal sobre fotografia e não para discutir a economia nacional, existe público para super zoom, para aps-c, para full frame e para médio formato, existe público para lente do kit, para lente L, para Zeiss e Fujinon... entre outras, o canal é um espaço para falar de fotografia, em todas as suas fronteiras, por isso tenho review de T6i aqui, tenho vídeo de lente do kit aqui, e tenho vídeo de lente Zeiss, de câmera de cinema e agora de médio formato... e ainda vai ter de celular, e vai ter de muito mais coisa, fotografia em todos os sentidos, para todos os bolsos, eu não estou fazendo análise financeira do país e nem tenho a pretensão disso, o que entendo é de fotografia e é disso que eu falo. O brasil é diverso, muito diverso, é desigual, muito desigual... podemos melhorar, muito, mas não é esse o ponto aqui deste espaço na internet.

  • @videosvlad
    @videosvlad 5 лет назад

    Leica de médio formato só não vale a pena se as necessidades do fotógrafos estão aquém do perfil de trabalho que ele exerce. Ou seja, o perfil das câmeras de médio e grandes formatos estão direcionados à basicamente publicidade ou fotografias científicas.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +1

      Leica de médio formato não vale a pena, por que uma Hassel de médio formato tem especificações melhores e custa menos, só isso. Eu trabalho com publicidade, 90% do mercado abandonou médio formato e ficou com full frame 35mm no Brasil, então os 10% de mercado que ficaram com médio formato, ou usam Fuji ou Hassel, ninguém usa Leica por que não oferece vantagem técnica, nenhuma, e ainda custa mais, infelizmente é isso, Leica deixou de ser item de excelência técnica e óptica e virou item de luxo... então para quem está no mercado comercial, não é opção.

    • @videosvlad
      @videosvlad 5 лет назад

      Entendi,@@ArmandoVernagliaJunior. Então, a questão é sobre a relação custo x benefício. Correto?