Agora entendi porque estou em posições na casa dos 700 nas minhas 4 opções, tendo eu disputado como EP. Espero ainda ter chance de passar na primeira opção (passei pela segunda)... Valeu pelo esclarecimento Felipe!
Vou responder os dois levando algumas coisas em consideração: - O meu comentário foi feito há pouco menos de um ano. Eu passei e hoje curso Engenharia Elétrica na Poli. - Na inscrição da Fuvest, escolhemos quatro opções de cursos na Poli e, na classificação, é como se a pessoa que escolheu quatro opções estivesse ocupando quatro posições, por isso alguns ficam em posições tão astronômicas como 1100 (há quem ainda passe, dependendo do curso kkkkk) - Algo a considerar é que eu passei na segunda opção, a minha primeira sendo Comp... Quem é da Elétrica tem prioridade, a partir do segundo ano, de entrar no processo de transferência para a Comp, assim como Civil tem para a Ambiental e a Mecânica para a Mecatrônica, salvo erro. As disciplinas no primeiro ano desses pares tendem a ser bem parecidas pela maioria serem do biênio, que todas as engenharias fazem. Menciono isso caso não consigam passar na primeira opção, pois pode acontecer de ter que ficar mas querer permanecer na segunda, como eu. - Se passaram ou passarem na USP, fica como desafio me procurar no Instagram ou procurar por alguma entidade estudantil como o Grêmio ou o CEE para irem colocando vocês nos grupos do Whatsapp (sendo vocês da Elétrica ou da Comp, o CEE reúne os dois, os outros cursos possuem outros centrinhos)...
@@joaovitoradami6950 entao, no meu caso, eu prestei odonto, e nas 4 opções, foram odonto, porém campus diferente, e fiquei curioso com a classificação, pois não estava fazendo muito sentido, mas pelo o que você falou, pode ter chance de ainda sim, passar
@@JoaoPedro-lu6ot Um colega meu passou na última chamada, na última vaga que restava... Havendo chamada, ainda há chance. Continua acreditando que pode sim dar bom!
Olá, Felipe! Tudo bem? Cara, estou entrando na poli agora e estou com medo de não conseguir me manter lá! Poderia me dizer onde eu posso encontrar o maior número de coisas sobre bolsas ? Seu canal é muito legal! Valeu pelos vídeos!
Fala Igor! Acredito que atualmente a melhor fonte de informações neste sentido é junto a Pró Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP. Vou deixar aqui abaixo o site deles e um vídeo que eles gravaram recentemente sobre a questão dos auxílios. prip.usp.br/ ruclips.net/video/6YHWhk0-F8I/видео.html
Boa noite! No curso ADM-noturno da FEA, fiquei na classificação 216 na carreira. Vi no PDF que foram chamados até o 215 na carreira. Serei chamado na próxima chamada? Porque na carreira tem Economia, Contábeis, Atuariais... Estou confuso, porque no curso de ADM-noturno fiquei na classificação 141.
Como a classificação que está mostrando no documento que a FUVEST divulgou hoje é a da carreira, então pela sua classificação se rodar 1 vaga AC no curso ADM-noturno você será chamado.
Amigo, uma pergunta! Eu passei na USP pela minha segunda opção na posição 227, mas na primeira opção tá falando que passei em 224, estranho não? Não era pra mim ter passado na primeira opção, já que eu consegui uma classificação mais a frente?
Olá. Na verdade essa análise é bem mais complexa do que parece. Um exemplo. Se na sua 2a opção a maioria das pessoas melhor classificadas que você a selecionaram como 4a opção, e provável que essas pessoas tenham sido convocadas para suas 1a/2a/3a opção, deixando a vaga da 4a opção delas (suas 2a opção) livre pra você. Agora no caso da sua 1a opção, provavelmente mais pessoas a colocaram como 1a opção, fazendo com que as pessoas mais bem classificadas que você ocupassem essas vagas. É confuso mesmo.
Em odontologia no noturno a classificação da última pessoa chamada foi 568 na cota ppi. E eu fiquei em 571 nessa mesma carreira. Tem muita chance de eu ser chamado na próxima?
Num pior cenário tem 2 pessoas na sua frente, e num melhor cenário você é o próximo. Se eu não me engano, nos vestibulares FUVEST2022 e FUVEST2021 odonto noturno rodou 1 vaga PPI na 2a chamada, então fique atento.
Poxa, fiquei na classificação 262 em direito de 246 vagas totais, precisaria rodar 16. Vi que tiveram 23 convocados hoje na segunda chamada, mas meu nome nao está lá. Não sei o que pode ter ocorrido.
Eu estou concorrendo para Engenharia na Poli, ano passado a classificação estava dividida. Porém entrando na área do aluno agora eu vi que a classificação tá geral. Podendo o aluno ficar até classificação 2600°(que é o n° de candidatos que passaram pra 2° fase) na carreira. E no site mostra tbm as classificações por curso tipo civil, elétrica, mecânica. Porém isso é meio confuso kkk pois ninguém tem parâmetro nenhum
Tipo assim: minha nota não mudou muito do ano passado para este ano, porém como exemplo em Eng civil, Ano passado fiquei em 120° na classificação por curso. Este ano fiquei em 600° na classificação por curso em civil. ( creio que isso por ser classificado geral) OBS: concorro em EP
@@victormakare3882 Ta bem confuso mesmo. Pra piorar, com isso da FUVEST não ter divulgado ainda a classificação do último convocado na 1a chamada, estou preocupado que eles não venham a divulgar essa informação neste oferecimento (talvez só depois da 3a chamada). O que nos resta agora é esperar a 2a chamada.
olá boa tarde a página da fuvest sobre a classificação no curso do último chamado pra matrícula se trata apenas da primeira chamada regular ou todas as chamadas ( incluindo lista de espera)?
Olá Felipe! Blz? Então , meu filho ficou em 77 AC na primeira opção para o curso de engenharia de computação em São Carlos Sua classificação na “carreira” tbem está em 77. (Lembrando que são 3 cursos na mesma carreira )Como a carreira tem 63vagas e a eng comp tem 21 vagas …. Não teria como saber quantos candidatos está na sua frente ? Ou posso considerar 76 ? É meio confuso , pois na carreira encontra-se na mesma colocação “77”. Considerando que vão chamar os 63 candidatos com melhor colocação para as 63 vagas disponíveis… fazendo a conta 77-63 = 14 . Precisa rodar 14 somando todos os 3 cursos para que ele possa entrar ? Ou estou enganado ? É muito confuso , se levarmos em consideração que tem somente 21 vagas na opção de eng computação, daí fica atrás de 56 candidatos (77-21) . Tá difícil entender ….existe uma explicação lógica ?
Olá Luciano. Infelizmente não tem como saber exatamente o número de candidatos a frente do seu filho, pois alguns destes candidatos que estão a frente dele podem já ter ingressado nas outras engenharias elétricas que estão junto com a engenharia de Computação de São Carlos. Como a FUVEST não divulgou a classificação do último candidato (comentei um pouco sobre isso no vídeo que eu soltei agora pouco), estamos bem no escuro neste sentido. O fato da classificação do seu filho ser 77 tanto no curso de Engenharia de Computação quanto na Carreira é que por se tratar de uma carreira com 3 cursos, é normal que todos os candidatos escolham os 3 cursos, fazendo com que neste casos a classificação seja muito parecida (ou até a mesma, como aconteceu neste caso). Dado que a carreira tem 63 vagas AC, e a classificação do seu filho é 77, tenha em mente que caso rodem 14 vagas nos três cursos, alguma vaga o seu filho vai conseguir (é isso que eu consigo te passar de concreto). Caso ele ingresse na engenharia elétrica, é possível também transferir para a Engenharia de Computação (um colega nosso do canal já fez isso).
@@fvalencia minha 1 opção é engenharia de Computação em São Carlos, mas provavelmente vou passar só em elétrica. Sobre a transferência interna, é preciso tirar notas mt altas pra conseguir?
@@gustavobrunocentenaro3759 Não é preciso tantas notas altas assim não Gustavo. Eu vou ver se gravo depois um vídeo com o colega nosso do canal lá de São Carlos que transferiu.
Oi, eu tenho uma dúvida a respeito da classificação de treinamento, eu prestei para o de humanas e aparece classificação 199, mas só foram convocados 170 para a segunda fase de EP, será que essa classificação seria misturado com o pessoal d AC? Porque não tem subdivisão por curso nessa carreira. Obrigada desde já!
Olá Taynara. Conversando com os colegas do canal chegamos a conclusão de que neste oferecimento a FUVEST juntou todos os candidatos para fazer essa classificação (o que pra mim mais atrapalha do que ajuda). Ou seja, a sua classificação que aparece, teoricamente está misturando AC, EP e PPI, por isso que é um número maior do que os convocados para a 2a fase EP.
Olá, eu tenho uma dúvida. Eu fui aprovada na primeira chamada da fuvest na minha primeira opção de curso, mas durante o tempo, acabei que, preferiria realizar a minha segunda opção (no caso, ambos são enfermagem, mas em locais diferentes: primeira opção - USP RP e segunda opção - USP SP), na classificação, tecnicamente, fui aprovada nas duas, é possível eu escolher ou eu serei obrigada a realizar apenas a primeira opção já que, em tese, ela é a "principal"?
Olá! Infelizmente a FUVEST não prevê nenhum mecanismo no seu processo seletivo para você "voltar" prioridade nas suas opções. Como você já foi chamada para sua primeira opção, as únicas opções que você tem são ficar com a vaga ou desistir do processo seletivo. Você pode pensar eventualmente em prestar o processo de Transferência Interna no final do seu 1o ano para São Paulo. Eu achei o link do edital de 2023, vou deixar aqui pra você ter uma referência: www.fsp.usp.br/site/wp-content/uploads/2021/12/Edital_Transferencia-Interna-2023_EEUSP_aprovado-CG-07.12.2022.pdf
Nossa, que estranho. Quero dizer, esse seu colega também prestou neste ano? Pq não faz sentido essa diferença tão grande de classificação sendo que a nota de vocês foi semelhante.
Vou te passar as notas e vc da uma analisada? Posso ter interpretando errado. Inclusive, uma pessoa na posição acima de mil passou e e eu não, mas ela é cota PPI e eu só EP, normal? Vou te passar as notas no E-mail e vc compara por favor. Muito obrigada!!!
@@larissafernandescamargo9174 Isso que você relatou da pessoa com cota PPI ter sido mesmo com uma classificação inferior a sua é esperado sim, visto que geralmente pessoas com cota PPI tiram notas abaixo que pessoas com nota EP. O estranho seria comparar você com uma pessoa exatamente com a mesma modalidade de ingresso e ela ser convocada com uma classificação pior que a sua.
Boa noite felipe, saiu o resiltado hoje e to meio perdida. Prestei a fuvest pra informatica biomedica na FMRP e apareceu que minha classificação é a 10, ja que nao fui aprovada na primeira chamada. Não sei se esse curso roda bastante, sera que tenho chance de passar? Obg
@@echomimicc Como o curso tem 9 vagas pra AC e a sua classificação é a 10, então você já é a próxima a ser chamada. Pelo que eu olhei aqui, ano passado rodaram 4 vagas. Não dá pra saber de qual modalidade foram essas vagas, mas eu teria fortes esperanças quanto a isso.
@@fvalencia Felipe, mto obrigada, é muito bom saber disso, sei que não posso contar com isso mas eu tava achando que tinham 9 pessoas na minha frente na fila de espera, não no geral de quem tá aprovado ou não...
Oi Felipe, tudo bem? Eu prestei a fuvest esse ano e estou com dúvidas na classificação, a minha foi a seguinte na modalidade PPI: Classificação na carreira 218 Classificação na primeira opção de curso 216 Classificação na segunda opção de curso 217 Será que tenho chance de passar nas próximas chamadas?
Olá Giovanna. Como a FUVEST neste ano colocou a classificação misturando todos os candidatos (AC, EP e PPI) realmente não dá pra saber. Na 3a chamada, quando começar a lista de espera, isso da classificação vai ficar um pouco mais claro, visto que cada candidato só vai poder escolher um curso.
Os jovens de hoje em dia só pensam em uma coisa "Quando irá sair a lista com a classificação do último convocado em cada curso". Eu me incluo ai. Ano passado a FUVEST soltava essa lista 1-2 dias depois de sair a chamada. Esse ano eles tão com um atraso um tanto quanto preocupante.
O que você disse sobre as classificações em AC, EP e PPI estarem misturadas. Eu me inscrevi na carreira de engenharia elétrica e da computação em São Carlos, que tem 63 vagas AC, estou na posição 122. Eu e mais essas 58 pessoas entre a 64º e a 121° são somente AC ou tem EP e PPI no meio? Existe chance de eu estar na prática mais à frente em uma fila só de AC?
Isso que eu não sei dizer ao certo ainda. Teve um caso curioso onde uma menina falou comigo que estava numa classificação superior ao número de convocados da modalidade dela (EP) na 2a fase. Por isso eu achei estranho.
Estou prestando Eng Agronomica na Esalq-usp e fiquei na classificação 172, o curso de 162 vagas com 84 AC, e eu sou AC, visto por esse lado, tem 9 candidatos na minha frente, porem, nao sei qual a modalidade desses candidatos e se estou concorrendo com esses 9 ou com menos, esta ta tudo muito confuso, espero ainda ter chance de conseguir entrar
Oi Felipe, tudo bem? Estou em 3° lugar na lista de espera da Fuvest para Engenharia de Produção. Ainda tem mais duas listas de espera para saírem, acha que posso conseguir? Quais as chances? Obrigado.
Fala Thomaz! Olhando na 1a chamada da lista de espera eu vi que duas pessoas foram chamadas para Engenharia de Produção na poli. O "problema" aqui é que não temos como saber a modalidade de ingresso dessas pessoas que foram chamadas. Se por exemplo você for o 3o lugar no ingresso AC e essas duas pessoas forem AC, creio que dê para ter alguma esperança. Agora se você for o 3o lugar no ingresso AC, e essas duas pessoas forem uma EP e a outra PPI, ai complica.
Olá felipe, eu quero entrar em quimica ano que vem, então se por acaso eu não conseguir entrar no período integral que é a minha 1 opção, eu ainda tenho chances de entrar pelo noturno que é minha segunda opção?
Isso mesmo. A lógica é que você concorre por todas as opções que você colocar pertencentes a uma mesma carreira na ordem de prioridade que você definiu. Olhando aqui no guia de carreira deste ano, a carreira química é composta por 3 cursos, sendo dois em São Paulo e um em São Carlos.
Opa, Felipe, tudo bem? Eu tenho um amigo que tá prestando pra Nutrição USP matutino e noturno, ele está, respectivamente, em 39 e 40. Assim, cada turno possui 18 vagas, pela lógica e pela tabela que você disponibilizou acerca da rodagem do ano passado, ele estaria atrás de 3 a 4 pessoas? Temos expectativas?
Creio que posso te ajudar. Prestei nutrição também esse ano e passei pro noturno. Sendo minhas classificações 32 (matutino) e 33 (noturno). Vi nos ano passado que a lista rodou apenas 1 pra nutrição matutino, ou seja, o 37° classificado foi chamado para nutrição matutino. Por outro lado, na curso noturno, rodaram cerca de 6 vagas. Então, do 38° ao 42° classificados foram todos para o noturno. O único problema é que não tem como prever qual opção de curso os candidatos na frente do seu amigo vão escolher. Por exemplo, se todos na frente dele quiserem ir para o noturno, talvez sobre uma vaga no de manhã. Dito isso, creio que seu amigo tem chances sim de entrar, mas provavelmente no noturno.
Oi, Felipe. Tudo bem? Tenho uma dúvida relacionada ao Enem-Usp. Você saberia dizer se, com essa nova forma de ingresso, a classificação dos candidatos para as vagas será semelhante ao da fuvest? Por exemplo, um candidato que aplicou para a escola politécnica com nota suficiente apenas para sua segunda opção ser convocado antes daquele que escolheu o curso como primeira opção. Pergunto isso porque não pude encontrar no arquivo da própria usp algo que falasse exatamente disso, mas como agora também se aplicam à nota do enem as listas de espera (aquelas para aguardo de convocação em sua primeira opção), talvez algo tenha mudado nesse sentido.
Olá João. Estou na mesma situação que você, no sentido de não ter maiores informações neste sentido. O que eu estou dizendo pro pessoal é que como a FUVEST não falou nada especificamente sobre isso, não vejo lógica em eles não seguirem o modelo do ingresso via FUVEST neste ingresso ENEM-USP. Ou seja, a prioridade em que você coloca o curso não te dar nenhuma vantagem em relação aos concorrentes, contando apenas a sua média aqui.
@@fvalencia Também achei que seria desse jeito, mas vc deve saber, né? E o medo de errar a essa altura do campeonato? kkkkkkkkkkkk E aproveitando a deixa, fiquei três pontos atrás da última nota de corte do Sisu para engenharia elétrica na poli. Você acha que em algumas das chamadas posso ser convocado? O manual do vestibulando não tem muitos dados sobre 2022 então fico meio na dúvida. De qualquer modo, já vou me planajer para cursos menos concorridos e talvez tentar uma transferência interna já dentro da poli. Obrigado pela atenção, Felipe. Se cuida!
@@JoaoPedro-ky7st 3 pontos atrás considerando a escala de 0 a 1000? Poxa, ai eu acho que dá sim viu. E se não der pra elétrica, deve dar pra outra engenharia como você bem falou.
@@fvalencia Ae Felipe, só passando pra avisar que sim, o processo seletivo é igual ao da Fuvest, em que se concorre às três vagas ao mesmo tempo. Além do mais, fui aprovado pelo enem em Engenharia de Minas. Agora é fazer de td pra se transferir depois pra elétrica kkkkkkk Obrigado pelos vídeos, me ajudaram bastante durante todo esse processo!
Não vejo muito motivo pra tal. Ao meu ver, o novo "ENEM-USP" é exatamente o mesmo processo do SISU que era feito até o ingresso passado, com a diferença que a USP possui maior controle do processo como um todo, não dependendo do governo federal cuidar disso. Como a nota continua sendo do ENEM, e os pesos mantidos pelas unidades da USP, não creio que esse ingresso terá algo de diferente com relação as notas (isso desconsiderando análises do tipo "O ENEM foi mais fácil" ou "O ENEM foi mais difícil").
Vi um vídeo seu de três anos atrás e fiquei curioso com algo q vc disse sobre a transferência de uma engenheira diferente da sua q vc presta. Poderia me explicar como eh essa transferência de uma engenharia para outra?
Não consigo lembrar qual seria esse vídeo que você comentou. De qualquer forma, a transferência de uma engenharia para outra na poli é por meio do processo de Transferência Interna da poli. Se você buscar aqui no canal, eu fiz uma porrada de vídeos sobre o assunto. Agora se for outra coisa, é só mandar aqui hahaha.
Eae, felipe! Blz? Prestei para Física computacional, bacharel em matemática e outras duas ( todas em são carlos). Em física fiquei em 59º de 15 vagas AC , e em matemática fiquei em 43º de 10 vagas AC. Você (ou alguém aqui nos comentários ) saberia me dizer se há chance de eu passar ? (Nas próximas chamadas ou na lista de espera mesmo)
Como física computacional rodou algumas vagas na lista de espera ano passado, talvez seja possível sim, dependendo da classificação do último convocado (libera ai FUVEST)
Oi, Felipe, tudo bem? O resultado do Sisu desse ano sairá antes da lista de espera da fuvest. Se eu me matricular na UNIFESP posso ainda sim demonstrar interesse na lista de espera da USP? Meu medo é nao dar tempo de cancelar a matricula na unifesp, visto que, assim que sai a lista de espera da usp no dia seguinte ja teria que fazer a matricula. Qual seu conselho, faço matricula na unifesp e rezo para dar tempo caso passa na usp pela lista de espera?
Olá Pedro. Olha, se tratando de uma faculdade federal (UNIFESP) e uma faculdade estadual (USP), creio que não precisa desse medo não. Digamos que você fosse realmente levar adiante as duas matrículas, e ficasse alguns meses com elas. Provavelmente você conseguiria sem problemas, enquanto alguém não descobrisse e abrisse alguma espécie de processo nesse sentido. Essa questão estadual x federal no Brasil tem disso. Mas voltando, você pode demonstrar interesse na lista de espera sem problemas. Caso você seja convocado, ai você explica sua situação pra FUVEST/USP, que eles vão entender. Isso já aconteceu com vários colegas nossos do canal (isso de duas faculdades).
@@MaiconMian Isso mesmo, aquilo que eles colocam lá é o mínimo, assim como um candidato precisa tirar no mínimo 27 pontos na FUVEST para ir pra 2a fase (fazendo um paralelo aqui).
Felipe, entrei em Engenharia de Minas, e to querendo ambiental, por isso me matriculei em opção M. To na posição 70 e, ano passado, passaram ate a posição 91 (AC). Sera que consigo ser chamado nas proximas duas chamadas pra matricula em Amb??
Irmão, creio que sim pois pensa bem, vc está na posição 70° na classificação por curso.. e este ano a classificação esta geral.. A tendência é chamar uma classificação maior do que do Ano passado, eu penso assim. Não é certeza, mas vai dar tudo certo, confia.
Eu acho que é possível sim, Giulio. Pelo que eu vejo na prática, ambiental é uma das engenharia na Poli onde é bem comum o pessoal pegar ela como uma das opções com prioridade mais baixa e depois conseguir algo que ela tinha mais prioridade. É só você ver que rodaram 10 vagas AC na 2a e na 3a chamada ano passado.
Olá, o meu filho ficou na posição 57 em engenharia ambiental (foi o que ele passou) e as vagas em AC ficam por volta de 30 não? Então pode estar tudo misturado? Ele ficou em 117 em química e uns 200 em mecânica. Nesse caso há esperança de pelo menos química (o qual ele prefere do que ambiental)? . Primeira opção foi mecânica.
Olá, Marina. Meu filho também aplicou para engenharia ambiental, mas não foi convocado nessa primeira chamada. Se não for um incômodo, seria possível dizer qual foi a nota final do seu filho, apenas para saber se o meu está muito distante ou não? Para ver se ainda temos esperanças por aqui.
@@gamuplays9964 Não sei se já liberaram as notas mas eles dão a classificação em cada uma das engenharias opcionais. Segundo o meu filho, nos grupos dos aprovados tem muita gente que pegou ambiental e vai tentar outra coisa, então tem esperança. Acho que tem que se inscrever para a lista de espera. Se souber de alguma coisa eu volto a escrever, ok?
@@gamuplays9964 Olá, perguntei pro meu filho e a nota dele foi 700. Ano passado ele não passou e a nota foi 625. Mas acho que ele nem correu muito atrás de lista de espera. É importante mostrar interesse pela vaga. Espero ter ajudado, boa sorte pra voces!
Oi, Felipe! Eu de novo com mais uma duvida kkkkk. Todos os alunos da Poli, independentemente do curso, tem as matérias do biênio nos predios do biênio certo? E as poucas especificas do primeiro ano a gente tem nos prédios de cada curso? Como que funciona isso? Tem horario pra se deslocar, etc?
Olá. Sim, é isso mesmo. Com relação ao horário de deslocamento, geralmente na troca das disciplinas em um mesmo período (ex: manhã ou tarde) você vai ter ai uns 20 minutos. Com isso da pra se deslocar entre os prédios (só não dá pra ficar lesando muito hahaha).
Vai depender muito do curso. Pegando os cursos da poli por exemplo, geralmente 1/3 vai entrar pra fazer 18 anos, 1/3 vai entrar pra fazer 19 anos e 1/3 vai entrar pra fazer 20 anos pra cima. Mas fica tranquilo que essa questão da idade nem dá pra perceber na prática, então é mais algo da cabeça mesmo.
Fala felipe tudo certo? consegue me tirar uma duvida se vc souber? caso eu faça a matricula da Usp hoje e no dia 7 a da Unicamp a matricula da usp "cancela" automaticamente?
Fala Marcelo! Pelo que eu saiba, até falando com a galera que entrou na faculdade nos últimos anos, a pré matricula não tem uma validade a ponto de cancelar uma outra (apenas a matrícula formal faria isso).
No item VI do manual do candidato -2023 pg. 60 o artigo 19 está um pouco diferente do que estava no manual do candidato de 2022 - pg.. 58. Trata-se dos resultados. Não sei se responde algumas dúvidas. Os dois manuais estão disponíveis no site da fuvest.
Bem percebido Kelly!!! Realmente, no manual de 2023 eles tiraram a palavra "modalidade da classificação". Agora o que eles ganham fazendo isso que eu não entendo. Na prática eu vejo que mais confunde do que atrapalha os vestibulandos. O ideal para mim seria divulgar duas classificações, sendo uma a geral e a outra somente considerando a galera da sua modalidade. Talvez essa confusão toda ainda por cima tenha contribuído para eles não terem divulgado ainda a classificação do último convocado na 1a chamada. Capaz deles só divulgarem após a 3a chamada agora mesmo.
Tenho uma dúvida sobre a classificação. Fiz pra ampla concorrência ( AC). A minha classificação é só de quem fez AC ou é de todos? Cada grupo tem uma classificação?
Agora entendi porque estou em posições na casa dos 700 nas minhas 4 opções, tendo eu disputado como EP. Espero ainda ter chance de passar na primeira opção (passei pela segunda)... Valeu pelo esclarecimento Felipe!
Eu em choq lá nos 500 kkk. Vai dar bom, boa sorte pra vc !!
Pode explicar melhor isso, João?
Vou responder os dois levando algumas coisas em consideração:
- O meu comentário foi feito há pouco menos de um ano. Eu passei e hoje curso Engenharia Elétrica na Poli.
- Na inscrição da Fuvest, escolhemos quatro opções de cursos na Poli e, na classificação, é como se a pessoa que escolheu quatro opções estivesse ocupando quatro posições, por isso alguns ficam em posições tão astronômicas como 1100 (há quem ainda passe, dependendo do curso kkkkk)
- Algo a considerar é que eu passei na segunda opção, a minha primeira sendo Comp... Quem é da Elétrica tem prioridade, a partir do segundo ano, de entrar no processo de transferência para a Comp, assim como Civil tem para a Ambiental e a Mecânica para a Mecatrônica, salvo erro. As disciplinas no primeiro ano desses pares tendem a ser bem parecidas pela maioria serem do biênio, que todas as engenharias fazem. Menciono isso caso não consigam passar na primeira opção, pois pode acontecer de ter que ficar mas querer permanecer na segunda, como eu.
- Se passaram ou passarem na USP, fica como desafio me procurar no Instagram ou procurar por alguma entidade estudantil como o Grêmio ou o CEE para irem colocando vocês nos grupos do Whatsapp (sendo vocês da Elétrica ou da Comp, o CEE reúne os dois, os outros cursos possuem outros centrinhos)...
@@joaovitoradami6950 entao, no meu caso, eu prestei odonto, e nas 4 opções, foram odonto, porém campus diferente, e fiquei curioso com a classificação, pois não estava fazendo muito sentido, mas pelo o que você falou, pode ter chance de ainda sim, passar
@@JoaoPedro-lu6ot Um colega meu passou na última chamada, na última vaga que restava... Havendo chamada, ainda há chance. Continua acreditando que pode sim dar bom!
Classificação 345, modalidade EP, da pra dale?
Esse ano a classificação está misturada (AC, EP e PPI) então eu diria que é impossível prever algo.
Olá, Felipe! Tudo bem? Cara, estou entrando na poli agora e estou com medo de não conseguir me manter lá! Poderia me dizer onde eu posso encontrar o maior número de coisas sobre bolsas ? Seu canal é muito legal! Valeu pelos vídeos!
Fala Igor!
Acredito que atualmente a melhor fonte de informações neste sentido é junto a Pró Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP.
Vou deixar aqui abaixo o site deles e um vídeo que eles gravaram recentemente sobre a questão dos auxílios.
prip.usp.br/
ruclips.net/video/6YHWhk0-F8I/видео.html
Boa noite! No curso ADM-noturno da FEA, fiquei na classificação 216 na carreira. Vi no PDF que foram chamados até o 215 na carreira. Serei chamado na próxima chamada?
Porque na carreira tem Economia, Contábeis, Atuariais...
Estou confuso, porque no curso de ADM-noturno fiquei na classificação 141.
Como a classificação que está mostrando no documento que a FUVEST divulgou hoje é a da carreira, então pela sua classificação se rodar 1 vaga AC no curso ADM-noturno você será chamado.
É frequente rodar 1 vaga? Desde já muito obrigado!
@@fabiodefariaguedes1616 É frequente sim!
Torcendo pra rodar, é isso, esperando novas chamadas🙏
Amigo, uma pergunta!
Eu passei na USP pela minha segunda opção na posição 227, mas na primeira opção tá falando que passei em 224, estranho não?
Não era pra mim ter passado na primeira opção, já que eu consegui uma classificação mais a frente?
Olá. Na verdade essa análise é bem mais complexa do que parece.
Um exemplo.
Se na sua 2a opção a maioria das pessoas melhor classificadas que você a selecionaram como 4a opção, e provável que essas pessoas tenham sido convocadas para suas 1a/2a/3a opção, deixando a vaga da 4a opção delas (suas 2a opção) livre pra você.
Agora no caso da sua 1a opção, provavelmente mais pessoas a colocaram como 1a opção, fazendo com que as pessoas mais bem classificadas que você ocupassem essas vagas.
É confuso mesmo.
@@fvalencia Ahhh, entendi
Em odontologia no noturno a classificação da última pessoa chamada foi 568 na cota ppi. E eu fiquei em 571 nessa mesma carreira. Tem muita chance de eu ser chamado na próxima?
Num pior cenário tem 2 pessoas na sua frente, e num melhor cenário você é o próximo. Se eu não me engano, nos vestibulares FUVEST2022 e FUVEST2021 odonto noturno rodou 1 vaga PPI na 2a chamada, então fique atento.
@@fvalencia fui aprovado na terceira chamada do provão paulista no integral!
@@Kauansntos_ Parabéns!!!
Poxa, fiquei na classificação 262 em direito de 246 vagas totais, precisaria rodar 16. Vi que tiveram 23 convocados hoje na segunda chamada, mas meu nome nao está lá. Não sei o que pode ter ocorrido.
Provavelmente porque parte das vagas que rodaram não foram da sua modalidade. Infelizmente não dá pra ver a modalidade das vagas que rodaram.
Eu estou concorrendo para Engenharia na Poli, ano passado a classificação estava dividida. Porém entrando na área do aluno agora eu vi que a classificação tá geral. Podendo o aluno ficar até classificação 2600°(que é o n° de candidatos que passaram pra 2° fase) na carreira. E no site mostra tbm as classificações por curso tipo civil, elétrica, mecânica. Porém isso é meio confuso kkk pois ninguém tem parâmetro nenhum
Tipo assim: minha nota não mudou muito do ano passado para este ano, porém como exemplo em Eng civil, Ano passado fiquei em 120° na classificação por curso. Este ano fiquei em 600° na classificação por curso em civil. ( creio que isso por ser classificado geral)
OBS: concorro em EP
@@victormakare3882 Ta bem confuso mesmo. Pra piorar, com isso da FUVEST não ter divulgado ainda a classificação do último convocado na 1a chamada, estou preocupado que eles não venham a divulgar essa informação neste oferecimento (talvez só depois da 3a chamada). O que nos resta agora é esperar a 2a chamada.
@@fvalencia se eles divulgarem só dps das 3 chamadas, nos não vamos ter referência nenhuma kkk.
@@victormakare3882 Bem isso :(
olá boa tarde a página da fuvest sobre a classificação no curso do último chamado pra matrícula se trata apenas da primeira chamada regular ou todas as chamadas ( incluindo lista de espera)?
Olá! Que página é essa?
Olá Felipe! Blz? Então , meu filho ficou em 77 AC na primeira opção para o curso de engenharia de computação em São Carlos Sua classificação na “carreira” tbem está em 77. (Lembrando que são 3 cursos na mesma carreira )Como a carreira tem 63vagas e a eng comp tem 21 vagas …. Não teria como saber quantos candidatos está na sua frente ? Ou posso considerar 76 ? É meio confuso , pois na carreira encontra-se na mesma colocação “77”. Considerando que vão chamar os 63 candidatos com melhor colocação para as 63 vagas disponíveis… fazendo a conta 77-63 = 14 . Precisa rodar 14 somando todos os 3 cursos para que ele possa entrar ? Ou estou enganado ? É muito confuso , se levarmos em consideração que tem somente 21 vagas na opção de eng computação, daí fica atrás de 56 candidatos (77-21) . Tá difícil entender ….existe uma explicação lógica ?
Olá Luciano.
Infelizmente não tem como saber exatamente o número de candidatos a frente do seu filho, pois alguns destes candidatos que estão a frente dele podem já ter ingressado nas outras engenharias elétricas que estão junto com a engenharia de Computação de São Carlos.
Como a FUVEST não divulgou a classificação do último candidato (comentei um pouco sobre isso no vídeo que eu soltei agora pouco), estamos bem no escuro neste sentido.
O fato da classificação do seu filho ser 77 tanto no curso de Engenharia de Computação quanto na Carreira é que por se tratar de uma carreira com 3 cursos, é normal que todos os candidatos escolham os 3 cursos, fazendo com que neste casos a classificação seja muito parecida (ou até a mesma, como aconteceu neste caso).
Dado que a carreira tem 63 vagas AC, e a classificação do seu filho é 77, tenha em mente que caso rodem 14 vagas nos três cursos, alguma vaga o seu filho vai conseguir (é isso que eu consigo te passar de concreto). Caso ele ingresse na engenharia elétrica, é possível também transferir para a Engenharia de Computação (um colega nosso do canal já fez isso).
@@fvalencia minha 1 opção é engenharia de Computação em São Carlos, mas provavelmente vou passar só em elétrica.
Sobre a transferência interna, é preciso tirar notas mt altas pra conseguir?
@@gustavobrunocentenaro3759 Não é preciso tantas notas altas assim não Gustavo. Eu vou ver se gravo depois um vídeo com o colega nosso do canal lá de São Carlos que transferiu.
Oi, eu tenho uma dúvida a respeito da classificação de treinamento, eu prestei para o de humanas e aparece classificação 199, mas só foram convocados 170 para a segunda fase de EP, será que essa classificação seria misturado com o pessoal d AC? Porque não tem subdivisão por curso nessa carreira.
Obrigada desde já!
Olá Taynara.
Conversando com os colegas do canal chegamos a conclusão de que neste oferecimento a FUVEST juntou todos os candidatos para fazer essa classificação (o que pra mim mais atrapalha do que ajuda). Ou seja, a sua classificação que aparece, teoricamente está misturando AC, EP e PPI, por isso que é um número maior do que os convocados para a 2a fase EP.
Olá, eu tenho uma dúvida. Eu fui aprovada na primeira chamada da fuvest na minha primeira opção de curso, mas durante o tempo, acabei que, preferiria realizar a minha segunda opção (no caso, ambos são enfermagem, mas em locais diferentes: primeira opção - USP RP e segunda opção - USP SP), na classificação, tecnicamente, fui aprovada nas duas, é possível eu escolher ou eu serei obrigada a realizar apenas a primeira opção já que, em tese, ela é a "principal"?
Olá!
Infelizmente a FUVEST não prevê nenhum mecanismo no seu processo seletivo para você "voltar" prioridade nas suas opções. Como você já foi chamada para sua primeira opção, as únicas opções que você tem são ficar com a vaga ou desistir do processo seletivo.
Você pode pensar eventualmente em prestar o processo de Transferência Interna no final do seu 1o ano para São Paulo. Eu achei o link do edital de 2023, vou deixar aqui pra você ter uma referência: www.fsp.usp.br/site/wp-content/uploads/2021/12/Edital_Transferencia-Interna-2023_EEUSP_aprovado-CG-07.12.2022.pdf
Ola, consegue atualizar para 2024? Fiquei em 946 em letras e um colega que passou ezgava em 721 com a nota idêntica à minha. Tenho chances ainda?
Nossa, que estranho.
Quero dizer, esse seu colega também prestou neste ano? Pq não faz sentido essa diferença tão grande de classificação sendo que a nota de vocês foi semelhante.
Vou te passar as notas e vc da uma analisada? Posso ter interpretando errado. Inclusive, uma pessoa na posição acima de mil passou e e eu não, mas ela é cota PPI e eu só EP, normal? Vou te passar as notas no E-mail e vc compara por favor. Muito obrigada!!!
@@larissafernandescamargo9174 Isso que você relatou da pessoa com cota PPI ter sido mesmo com uma classificação inferior a sua é esperado sim, visto que geralmente pessoas com cota PPI tiram notas abaixo que pessoas com nota EP. O estranho seria comparar você com uma pessoa exatamente com a mesma modalidade de ingresso e ela ser convocada com uma classificação pior que a sua.
Boa noite felipe, saiu o resiltado hoje e to meio perdida. Prestei a fuvest pra informatica biomedica na FMRP e apareceu que minha classificação é a 10, ja que nao fui aprovada na primeira chamada. Não sei se esse curso roda bastante, sera que tenho chance de passar? Obg
Olá. A sua modalidade de ingresso é AC né?
Sim, é AC
@@echomimicc Como o curso tem 9 vagas pra AC e a sua classificação é a 10, então você já é a próxima a ser chamada. Pelo que eu olhei aqui, ano passado rodaram 4 vagas. Não dá pra saber de qual modalidade foram essas vagas, mas eu teria fortes esperanças quanto a isso.
@@fvalencia Felipe, mto obrigada, é muito bom saber disso, sei que não posso contar com isso mas eu tava achando que tinham 9 pessoas na minha frente na fila de espera, não no geral de quem tá aprovado ou não...
@@echomimicc Isso da classificação é bem confuso mesmo. Força ai!
Oi Felipe, tudo bem?
Eu prestei a fuvest esse ano e estou com dúvidas na classificação, a minha foi a seguinte na modalidade PPI:
Classificação na carreira
218
Classificação na primeira opção de curso
216
Classificação na segunda opção de curso
217
Será que tenho chance de passar nas próximas chamadas?
Olá Giovanna.
Como a FUVEST neste ano colocou a classificação misturando todos os candidatos (AC, EP e PPI) realmente não dá pra saber. Na 3a chamada, quando começar a lista de espera, isso da classificação vai ficar um pouco mais claro, visto que cada candidato só vai poder escolher um curso.
@@fvalencia ah sim entendi, obrigada
eae passou ou pediu manifestação na lista de espera?
@@pinzon8175 eu passei na primeira chamada da lista de espera, coloquei no período matutino, pois a lista rodou bastante
Quando vai sair a lista dos últimos chamados ?
Os jovens de hoje em dia só pensam em uma coisa "Quando irá sair a lista com a classificação do último convocado em cada curso". Eu me incluo ai.
Ano passado a FUVEST soltava essa lista 1-2 dias depois de sair a chamada. Esse ano eles tão com um atraso um tanto quanto preocupante.
@@fvalencia que merda kkkkkkkkkkk
O que você disse sobre as classificações em AC, EP e PPI estarem misturadas. Eu me inscrevi na carreira de engenharia elétrica e da computação em São Carlos, que tem 63 vagas AC, estou na posição 122. Eu e mais essas 58 pessoas entre a 64º e a 121° são somente AC ou tem EP e PPI no meio? Existe chance de eu estar na prática mais à frente em uma fila só de AC?
Isso que eu não sei dizer ao certo ainda.
Teve um caso curioso onde uma menina falou comigo que estava numa classificação superior ao número de convocados da modalidade dela (EP) na 2a fase. Por isso eu achei estranho.
@@fvalencia , meu caso haha tem 600 Ep, e estou na classificação 1500 :( o dobro.
@@steffannycarvalho1097 Que doidera né
Estou prestando Eng Agronomica na Esalq-usp e fiquei na classificação 172, o curso de 162 vagas com 84 AC, e eu sou AC, visto por esse lado, tem 9 candidatos na minha frente, porem, nao sei qual a modalidade desses candidatos e se estou concorrendo com esses 9 ou com menos, esta ta tudo muito confuso, espero ainda ter chance de conseguir entrar
Estamos na torcida, Eduardo!
Oi Felipe, tudo bem?
Estou em 3° lugar na lista de espera da Fuvest para Engenharia de Produção. Ainda tem mais duas listas de espera para saírem, acha que posso conseguir? Quais as chances? Obrigado.
Fala Thomaz!
Olhando na 1a chamada da lista de espera eu vi que duas pessoas foram chamadas para Engenharia de Produção na poli.
O "problema" aqui é que não temos como saber a modalidade de ingresso dessas pessoas que foram chamadas.
Se por exemplo você for o 3o lugar no ingresso AC e essas duas pessoas forem AC, creio que dê para ter alguma esperança.
Agora se você for o 3o lugar no ingresso AC, e essas duas pessoas forem uma EP e a outra PPI, ai complica.
@@fvalencia Muito obrigado, Felipe! Entendi! Vou ficar na torcida aqui.
Fe, tem como saber já a classificação do último ? Ou tem que esperar ?
Infelizmente temos que esperar Laura. FUVEST ta atrasada na divulgação desta informação neste ano :(
Olá felipe, eu quero entrar em quimica ano que vem, então se por acaso eu não conseguir entrar no período integral que é a minha 1 opção, eu ainda tenho chances de entrar pelo noturno que é minha segunda opção?
Isso mesmo. A lógica é que você concorre por todas as opções que você colocar pertencentes a uma mesma carreira na ordem de prioridade que você definiu.
Olhando aqui no guia de carreira deste ano, a carreira química é composta por 3 cursos, sendo dois em São Paulo e um em São Carlos.
Fiquei na classificação 23 e não fui convocada.
Alguém sabe me informar quando os alunos recebem o número usp? Será somente após a confirmação de matrícula?
Que eu saiba, atualmente você só vai receber o número USP no dia em que fizer a matrícula presencial.
Opa, Felipe, tudo bem? Eu tenho um amigo que tá prestando pra Nutrição USP matutino e noturno, ele está, respectivamente, em 39 e 40. Assim, cada turno possui 18 vagas, pela lógica e pela tabela que você disponibilizou acerca da rodagem do ano passado, ele estaria atrás de 3 a 4 pessoas? Temos expectativas?
Creio que posso te ajudar. Prestei nutrição também esse ano e passei pro noturno. Sendo minhas classificações 32 (matutino) e 33 (noturno). Vi nos ano passado que a lista rodou apenas 1 pra nutrição matutino, ou seja, o 37° classificado foi chamado para nutrição matutino. Por outro lado, na curso noturno, rodaram cerca de 6 vagas. Então, do 38° ao 42° classificados foram todos para o noturno. O único problema é que não tem como prever qual opção de curso os candidatos na frente do seu amigo vão escolher. Por exemplo, se todos na frente dele quiserem ir para o noturno, talvez sobre uma vaga no de manhã.
Dito isso, creio que seu amigo tem chances sim de entrar, mas provavelmente no noturno.
@@SuperHenrique009 Obg, manin!! Tmjj
Com uma explicação destas, nem tenho o que complementar hahaha. Valeu!
Atualização: acabou de rolar a segunda chamada da Fuvest e meu maninho passou!! Obrigado pela ajuda!! :D
@@cauas.1357 Boaaaaaa
como funciona a segunda chamada? Preciso declarar minha intenção?Ou é automático?
É automático.
Você precisa declarar sua intenção para a lista de espera, pq é necessário selecionar apenas um curso para concorrer nela.
Estou concorrendo em ADM na FEARP e a minha classificação é mais do que a quantidade de pessoas que foram para a 2ªfase, poderia explicar?
Acredito que ai entre no caso que eu comento no vídeo. Você está somando AC+EP+PPI?
Oi, Felipe. Tudo bem?
Tenho uma dúvida relacionada ao Enem-Usp. Você saberia dizer se, com essa nova forma de ingresso, a classificação dos candidatos para as vagas será semelhante ao da fuvest? Por exemplo, um candidato que aplicou para a escola politécnica com nota suficiente apenas para sua segunda opção ser convocado antes daquele que escolheu o curso como primeira opção.
Pergunto isso porque não pude encontrar no arquivo da própria usp algo que falasse exatamente disso, mas como agora também se aplicam à nota do enem as listas de espera (aquelas para aguardo de convocação em sua primeira opção), talvez algo tenha mudado nesse sentido.
Olá João.
Estou na mesma situação que você, no sentido de não ter maiores informações neste sentido.
O que eu estou dizendo pro pessoal é que como a FUVEST não falou nada especificamente sobre isso, não vejo lógica em eles não seguirem o modelo do ingresso via FUVEST neste ingresso ENEM-USP.
Ou seja, a prioridade em que você coloca o curso não te dar nenhuma vantagem em relação aos concorrentes, contando apenas a sua média aqui.
@@fvalencia Também achei que seria desse jeito, mas vc deve saber, né? E o medo de errar a essa altura do campeonato? kkkkkkkkkkkk
E aproveitando a deixa, fiquei três pontos atrás da última nota de corte do Sisu para engenharia elétrica na poli. Você acha que em algumas das chamadas posso ser convocado? O manual do vestibulando não tem muitos dados sobre 2022 então fico meio na dúvida. De qualquer modo, já vou me planajer para cursos menos concorridos e talvez tentar uma transferência interna já dentro da poli.
Obrigado pela atenção, Felipe. Se cuida!
@@JoaoPedro-ky7st 3 pontos atrás considerando a escala de 0 a 1000? Poxa, ai eu acho que dá sim viu. E se não der pra elétrica, deve dar pra outra engenharia como você bem falou.
@@fvalencia Ae Felipe, só passando pra avisar que sim, o processo seletivo é igual ao da Fuvest, em que se concorre às três vagas ao mesmo tempo. Além do mais, fui aprovado pelo enem em Engenharia de Minas. Agora é fazer de td pra se transferir depois pra elétrica kkkkkkk
Obrigado pelos vídeos, me ajudaram bastante durante todo esse processo!
@@JoaoPedro-ky7st Vem sofrer na elétrica!!!
Brincadeira hahaha
Felipe, você acha que com o novo "Enem USP" as notas de corte vão aumentar?
Não vejo muito motivo pra tal.
Ao meu ver, o novo "ENEM-USP" é exatamente o mesmo processo do SISU que era feito até o ingresso passado, com a diferença que a USP possui maior controle do processo como um todo, não dependendo do governo federal cuidar disso.
Como a nota continua sendo do ENEM, e os pesos mantidos pelas unidades da USP, não creio que esse ingresso terá algo de diferente com relação as notas (isso desconsiderando análises do tipo "O ENEM foi mais fácil" ou "O ENEM foi mais difícil").
Vi um vídeo seu de três anos atrás e fiquei curioso com algo q vc disse sobre a transferência de uma engenheira diferente da sua q vc presta. Poderia me explicar como eh essa transferência de uma engenharia para outra?
Não consigo lembrar qual seria esse vídeo que você comentou.
De qualquer forma, a transferência de uma engenharia para outra na poli é por meio do processo de Transferência Interna da poli. Se você buscar aqui no canal, eu fiz uma porrada de vídeos sobre o assunto.
Agora se for outra coisa, é só mandar aqui hahaha.
Felipe, as listas de classificação de AC, EP e PPI estão unificadas? Pq EP e PPI concorrem para vaga de AC, neste vestibular, não é isso?
É o que está parecendo, Fabiane.
Eae, felipe! Blz? Prestei para Física computacional, bacharel em matemática e outras duas ( todas em são carlos). Em física fiquei em 59º de 15 vagas AC , e em matemática fiquei em 43º de 10 vagas AC. Você (ou alguém aqui nos comentários ) saberia me dizer se há chance de eu passar ? (Nas próximas chamadas ou na lista de espera mesmo)
Onde você conseguiu ver a sua classificação assim?
@@gustavorodrigues5895 area do candidato > fuvest 2023 > classificação
@@giulia6356 entendi, obrigado! Eu não consigo ver a posição do último colocado no curso né?
Como física computacional rodou algumas vagas na lista de espera ano passado, talvez seja possível sim, dependendo da classificação do último convocado (libera ai FUVEST)
Oi, Felipe, tudo bem?
O resultado do Sisu desse ano sairá antes da lista de espera da fuvest. Se eu me matricular na UNIFESP posso ainda sim demonstrar interesse na lista de espera da USP? Meu medo é nao dar tempo de cancelar a matricula na unifesp, visto que, assim que sai a lista de espera da usp no dia seguinte ja teria que fazer a matricula. Qual seu conselho, faço matricula na unifesp e rezo para dar tempo caso passa na usp pela lista de espera?
Olá Pedro.
Olha, se tratando de uma faculdade federal (UNIFESP) e uma faculdade estadual (USP), creio que não precisa desse medo não.
Digamos que você fosse realmente levar adiante as duas matrículas, e ficasse alguns meses com elas. Provavelmente você conseguiria sem problemas, enquanto alguém não descobrisse e abrisse alguma espécie de processo nesse sentido. Essa questão estadual x federal no Brasil tem disso.
Mas voltando, você pode demonstrar interesse na lista de espera sem problemas. Caso você seja convocado, ai você explica sua situação pra FUVEST/USP, que eles vão entender. Isso já aconteceu com vários colegas nossos do canal (isso de duas faculdades).
Felipe, sabe onde posso conseguir informações confiáveis sobre as notas de corte do ENEM-USP?
Eu peguei essas notas aqui do site do MEC ano passado: docs.google.com/spreadsheets/d/1ykFASuqgN-_sKNTO6uyCz6n6Nh8Hpug_/edit#gid=2140576671
Tem o edital do Enem-USP também, lá tem as notas necessárias de cada matéria do Enem pra você poder entrar no curso
@@anonimodoanonimodoanonimat4353 aquelas notas são o mínimo apenas pra poder concorrer, se n me engano
@@MaiconMian Isso mesmo, aquilo que eles colocam lá é o mínimo, assim como um candidato precisa tirar no mínimo 27 pontos na FUVEST para ir pra 2a fase (fazendo um paralelo aqui).
Felipe, entrei em Engenharia de Minas, e to querendo ambiental, por isso me matriculei em opção M. To na posição 70 e, ano passado, passaram ate a posição 91 (AC). Sera que consigo ser chamado nas proximas duas chamadas pra matricula em Amb??
Irmão, creio que sim pois pensa bem, vc está na posição 70° na classificação por curso.. e este ano a classificação esta geral..
A tendência é chamar uma classificação maior do que do Ano passado, eu penso assim.
Não é certeza, mas vai dar tudo certo, confia.
@@victormakare3882 vlw mano, obgdao
Meu filho passou em Ambiental na posição 57 e está querendo outro curso, se ele conseguir, vai sobrar uma vaga...
Eu acho que é possível sim, Giulio. Pelo que eu vejo na prática, ambiental é uma das engenharia na Poli onde é bem comum o pessoal pegar ela como uma das opções com prioridade mais baixa e depois conseguir algo que ela tinha mais prioridade. É só você ver que rodaram 10 vagas AC na 2a e na 3a chamada ano passado.
Olá, o meu filho ficou na posição 57 em engenharia ambiental (foi o que ele passou) e as vagas em AC ficam por volta de 30 não? Então pode estar tudo misturado? Ele ficou em 117 em química e uns 200 em mecânica. Nesse caso há esperança de pelo menos química (o qual ele prefere do que ambiental)? . Primeira opção foi mecânica.
Olá, Marina. Meu filho também aplicou para engenharia ambiental, mas não foi convocado nessa primeira chamada. Se não for um incômodo, seria possível dizer qual foi a nota final do seu filho, apenas para saber se o meu está muito distante ou não? Para ver se ainda temos esperanças por aqui.
@@gamuplays9964 Não sei se já liberaram as notas mas eles dão a classificação em cada uma das engenharias opcionais. Segundo o meu filho, nos grupos dos aprovados tem muita gente que pegou ambiental e vai tentar outra coisa, então tem esperança. Acho que tem que se inscrever para a lista de espera. Se souber de alguma coisa eu volto a escrever, ok?
@@gamuplays9964 Mas pergunte ao Felipe, ele tem respondido todas as minhas dúvidas, coitado, rs.
@@Marina-xu9rr Tranquilo, Marina. Obrigado pela atenção. Iremos ficar orando por aqui. Fico na torcida tanto pelo meu filho quanto pelo seu. Abçs.
@@gamuplays9964 Olá, perguntei pro meu filho e a nota dele foi 700. Ano passado ele não passou e a nota foi 625. Mas acho que ele nem correu muito atrás de lista de espera. É importante mostrar interesse pela vaga. Espero ter ajudado, boa sorte pra voces!
Oi, Felipe! Eu de novo com mais uma duvida kkkkk. Todos os alunos da Poli, independentemente do curso, tem as matérias do biênio nos predios do biênio certo? E as poucas especificas do primeiro ano a gente tem nos prédios de cada curso? Como que funciona isso? Tem horario pra se deslocar, etc?
Olá. Sim, é isso mesmo.
Com relação ao horário de deslocamento, geralmente na troca das disciplinas em um mesmo período (ex: manhã ou tarde) você vai ter ai uns 20 minutos. Com isso da pra se deslocar entre os prédios (só não dá pra ficar lesando muito hahaha).
Felipe qual a medida de idade do pessoal do 1 semestre? To com 23 anos e me sentindo meio velho ja pra prestar vestibular
Vai depender muito do curso.
Pegando os cursos da poli por exemplo, geralmente 1/3 vai entrar pra fazer 18 anos, 1/3 vai entrar pra fazer 19 anos e 1/3 vai entrar pra fazer 20 anos pra cima.
Mas fica tranquilo que essa questão da idade nem dá pra perceber na prática, então é mais algo da cabeça mesmo.
Fala felipe tudo certo? consegue me tirar uma duvida se vc souber? caso eu faça a matricula da Usp hoje e no dia 7 a da Unicamp a matricula da usp "cancela" automaticamente?
Fala Marcelo!
Pelo que eu saiba, até falando com a galera que entrou na faculdade nos últimos anos, a pré matricula não tem uma validade a ponto de cancelar uma outra (apenas a matrícula formal faria isso).
Opaa entendi, muito obrigado pela ajuda =))
No item VI do manual do candidato -2023 pg. 60 o artigo 19 está um pouco diferente do que estava no manual do candidato de 2022 - pg.. 58.
Trata-se dos resultados. Não sei se responde algumas dúvidas.
Os dois manuais estão disponíveis no site da fuvest.
Bem percebido Kelly!!!
Realmente, no manual de 2023 eles tiraram a palavra "modalidade da classificação".
Agora o que eles ganham fazendo isso que eu não entendo. Na prática eu vejo que mais confunde do que atrapalha os vestibulandos. O ideal para mim seria divulgar duas classificações, sendo uma a geral e a outra somente considerando a galera da sua modalidade.
Talvez essa confusão toda ainda por cima tenha contribuído para eles não terem divulgado ainda a classificação do último convocado na 1a chamada. Capaz deles só divulgarem após a 3a chamada agora mesmo.
Tenho uma dúvida sobre a classificação. Fiz pra ampla concorrência ( AC). A minha classificação é só de quem fez AC ou é de todos? Cada grupo tem uma classificação?
todos, e esse ano quem e de EP e PPI mas tirou nota suficiente pra AC concorre em AC
Olá Felipe, a minha classificação foi 1305, você acha que tenho alguma chance de entrar em alguma chamada?
se eu disser que minha amiga mostrou uma pessoa que ficou na 1300 e pouco passou...
@@arthursampaio6953 tomara que eu tenha essa mesma sorte, você sabe se ela passou em alguma chamada ou na lista de espera?
Eae passou? era pra qual curso?