Sobre a matrícula nas disciplinas na USP

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 ноя 2024

Комментарии • 55

  • @helena_3443
    @helena_3443 3 года назад +1

    abri um video seu e sai apaixonada!! você é muito lindo, precisava falar isso...

  • @gustavohenriquecorreadepau1435
    @gustavohenriquecorreadepau1435 3 года назад +3

    Grande Felipe, ótimos vídeos. Sou da ESALQ , curso Eng. Agro e acompanho os vídeos do canal. Abç

  • @flipp3rr
    @flipp3rr 3 года назад +1

    Fala Felipe blz? Queria parabenizar sua atitude no yt, seus videos esclareceram muitas duvidas q eu tinha da poli e da vida de universitário em geral. Pretende fazer mais tours pela usp? to loco pra ver o da eng química.

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 года назад +1

      Opa, obrigado pelos elogios.
      Pretendo trazer mais tours sim! Mas provavelmente só vai dar em 2022 mesmo. Se a USP voltar a normalidade, no sentido de permitir novamente o amplo acesso aos prédios, eu devo conseguir lá pra janeiro/fevereiro que são meses de férias gravar esses vídeos, assim como eu fiz com os outros.

  • @rayssaoliveira7589
    @rayssaoliveira7589 3 года назад

    Nossa, eu tava pensando nesse assunto agora. Aí abro o YT e tem vídeo seu kkk

  • @gabriela.6050
    @gabriela.6050 2 года назад +2

    A matrícula dos ingressantes(calouros), é quando? Só no segundo semestre?

    • @fvalencia
      @fvalencia  2 года назад +4

      Os ingressantes sempre tem a 1a matrícula nas disciplinas feita automaticamente, pois vocês se matriculam na USP depois que o sistema de matrículas fecha. A primeira matrícula que você vai fazer mesmo é no 2o semestre.

    • @gabriela.6050
      @gabriela.6050 2 года назад +1

      @@fvalencia ata Valeu!!!, a ansiedade bate e da muito medo de ter perdido alguma data

    • @fvalencia
      @fvalencia  2 года назад

      @@gabriela.6050 Tá tranquilo hahaha

  • @blekzin702
    @blekzin702 Год назад +1

    Felipe gostaria de saber como eu posso mudar de turno

    • @fvalencia
      @fvalencia  Год назад +1

      Você diz do diurno para o noturno por exemplo?
      O caminho "completo" seria fazendo uma transferência interna de curso. Uma alternativa seria você se matriculando nas disciplinas manualmente fora do seu horário de curso(ex: você faz curso diurno e se matricula nas disciplinas do noturno).

    • @juliahanako7677
      @juliahanako7677 9 месяцев назад

      @@fvalencia Help! Sou caloura e estou no período noturno mas quero mudar de período. É possível fazer isso no primeiro semestre?

    • @fvalencia
      @fvalencia  9 месяцев назад

      @@juliahanako7677 Para você mudar formalmente de período você precisa prestar o processo de Transferência Interna, que geralmente abre no final do seu 1o ano.

  • @mateuswiteck4850
    @mateuswiteck4850 3 года назад +1

    Não estou muito animado para fazer PEA...

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 года назад

      Pea0 costuma ser beeeeeeem tranquila

  •  3 года назад +1

    Cara eu quero muito fazer engenharia da computação na poli, mas não sou tão bom em matemática, acho legal matemática, mas não sou tão bom.

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 года назад +1

      Eu acredito que só de você achar algo legal, já indica que você está num bom caminho. Sobre a questão da dificuldade, ou de não ser bom, vai tentando aos poucos ir empurrando os seus limites e ir progredindo. Não é necessário que de um dia para o outro você vire uma espécie de "mestre da matemática". O que eu sempre falo pros meus colegas é que o importante na evolução não é você dar passos gigantes de uma hora pra outra, mas sim reconhecer que ocorreu algum progresso. Se você comparar o seu eu com o seu eu de algumas semanas atrás e perceber alguma mudança positiva isso já é um ótimo indício.

  • @AaronFerraz
    @AaronFerraz Год назад

    o critério de classificação, é a média geral de todas as matérias ou é a nota naquela matéria. Consegui tirar notas boas, mas as matérias que eu tive professores péssimos, vim com notas baixas, e em uma acho q vou reprovar. Pode me esclarecer o que é essa média? na primeira consolidação eu consegui as vagas q eu queria, mas isso pode mudar né?

    • @AaronFerraz
      @AaronFerraz Год назад

      nota daquela matéria no sentido de ser a matéria anterior necessaria para fazer a próxima matéria

    • @fvalencia
      @fvalencia  Год назад

      ​@@AaronFerraz O critério que a USP utiliza para seleção das vagas das optativas é um misto considerando o quanto de créditos você já cumpriu do seu curso (o quão próximo você está da sua formatura) e a média ponderada de todas as matérias que você já cursou (o peso é a quantidade de créditos aula da matéria). Se vocẽ eventualmente reprova em uma matéria, essa nota entra na sua média ponderada normalmente.
      Infelizmente não estou achando fácil aqui a equação que eles usam para calcular esse "índice", mas talvez se vocẽ pesquisar mais a fundo você encontre. Se eu me lembro corretamente, o que pesava mais era o quão próximo você está da formatura, ao invés da nota.
      Na verdade a USP costuma utilizar os termos "média suja" (média com reprovações) e "média limpa" (média sem reprovações) em diversas situações. No caso dessa alocação em optativas eles utilizam a "média suja".

    • @AaronFerraz
      @AaronFerraz Год назад

      @@fvalencia Aaaah, entendi. Valeu!

  • @helow3774
    @helow3774 4 месяца назад

    Será que materia que tem 1 vaga disponível ainda tem chance de ter o requerimento aprovado?

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 месяца назад +1

      Pela minha experiência na USP, o professor possui meio que uma autonomia para "criar" vagas, a mais do que as já pré-definidas quando uma disciplina é teórica. Então é possível sim.

    • @helow3774
      @helow3774 4 месяца назад

      @@fvalencia No caso é uma disciplina teórica e prática, onde a matrícula na prática "puxa" a teórica. Sobrou 1 vaga para alunos de outras unidades (optativa livre), e meu receio é não conseguir com o requerimento. Me inscrevi nela também para o outro turno, mas ele já está lotado, então acho menos provável. Enfim, ir na fé 🥲

    • @helow3774
      @helow3774 4 месяца назад

      @@fvalencia Obrigado pelo esclarecimento

  • @rafaelcosta-yy6dx
    @rafaelcosta-yy6dx Год назад

    sou calouro desse ano,hoje fiquei perdido com essa parada de interação,fui tentar fazer matrícula nas unicas 2 diciplinas que tenho para esse semestre,mas uma mensagem diz que eu já perdi a data para isso,não vi nenhum lugar falando que estou já matriculado em uma diciplinaneu queria saber se assim que começar as aulas eu AUTOMATICAMENTE estarei matriculado nas 2 diciplinas obrigatórias,não havendo necessidade de matrícula prévia da minha parte

    • @fvalencia
      @fvalencia  Год назад +1

      Sim Rafael.
      No primeiro semestre da USP a matrícula é feita automaticamente, pois os novos alunos ingressam após o período de matrícula das disciplinas para os alunos regulares da USP.

    • @hv7318
      @hv7318 Год назад +1

      @@fvalencia, seguindo essa lógica da matrícula ser feita de forma automática no 1semestre para os calouros. Já poderíamos frequentar as aulas e disciplinas normalmente, então? O que me resta é só conferir as turmas/horários disponíveis e comparecer às aulas? Não preciso confirmar minha presença ou fazer a “inscrição” na turma antes? Agradeço a atenção desde já!

    • @fvalencia
      @fvalencia  Год назад

      @@hv7318 Sim pra tudo que você falou ai hahaha. O que acontece com quem ingressa pela lista de espera é que demora algum tempo até o aluno constar formalmente no sistema (e nas disciplinas por consequência), mas o ideal é já ir assistindo as aulas sim.

    • @hv7318
      @hv7318 Год назад

      @@fvalencia Perfeito!! Super obrigado mais uma vez pela atenção Felipe, fiquei bem menos perdido com as suas dicas shhshs. Abs!

  • @marcoshenriquepiovesan2095
    @marcoshenriquepiovesan2095 Год назад

    Eu posso deixar de fazer as matérias obrigatórias, e pegar matérias de outros institutos ?

    • @fvalencia
      @fvalencia  Год назад +1

      Falando especificamente do caso da USP, não tem nada que te impeça neste sentido. A única restrição que a USP tem (que eu saiba) é que você precisa se matricular em pelo menos 12 créditos por semestre.

  • @tainaraoliveiraaa
    @tainaraoliveiraaa Год назад

    Felipe, qual seria o horário do diurno na USP?

    • @fvalencia
      @fvalencia  Год назад

      O "diurno" na USP é algo que eu sou bastante crítico (ao termo em si), pois eu acredito que ele não traz uma visão muito clara da distribuição das aulas.
      Se formos pegar a própria definição da USP, eles colocam:
      "Diurno - Aulas pela manhã e à tarde, predominando um desses períodos."
      Pelo que eu vejo na prática, cursos diurnos costumam ter a maior parte das aulas pela manhã, podendo ter uma ou outra aula pela tarde. Não consigo me lembrar de nenhum caso que seja o contrário (cursos diurnos com predominância de aulas pela tarde e poucas aulas pela manhã).

  • @fernandabuckeridge
    @fernandabuckeridge Год назад

    Por favor, depois que a matrícula já foi feita (e o prazo de mexer na grade
    já passou), é possível cancelar?

    • @fvalencia
      @fvalencia  Год назад +2

      Quando você fala que o prazo de mexer na grade já passou, se refere a alguém que já é aluno da USP? Pq o novo ingressante não chega a mexer em sua grade nesse primeiro semestre.
      Agora pra quem já é aluno, é possível excluir matérias depois sim (existe um outro prazo para isso). E também tem a possibilidade de uma inclusão de matérias fora das interações de matrícula por meio de requerimentos.

    • @fernandabuckeridge
      @fernandabuckeridge Год назад

      @@fvalencia ah, sim! então, no meu caso, vim de transferência! então estou como "período ideal" o terceiro semestre, e estou montando agora a minha grade (segunda interação). Será que conta como "já é aluno"? Como ainda não sei como será o ritmo, fica a preocupação de pegar matérias demais, e não dar conta. Obrigada pela resposta!

    • @fvalencia
      @fvalencia  Год назад +1

      ​@@fernandabuckeridge Ahhh, entendi.
      É, no seu caso não seria bem uma exclusão, pois você primeiro vai sentir como fica a sua grade e ai vai eventualmente remover algumas matérias. No caso da USP, isso é conhecimento como "trancamento parcial" ou então "trancamento de disciplina". Tem que ver com o pessoal da sua unidade qual é o prazo limite para isso.
      Pegando a poli como exemplo, se eu me lembro bem, esse prazo costuma ser por volta de 1 mês a 1 mês e meio depois que as aulas começam.
      Não sei ao certo se esse prazo é unificado para todas as unidades da USP ou se elas possuem alguma autonomia neste sentido, por isso é importante você falar com a seção de graduação da sua unidade.

    • @fernandabuckeridge
      @fernandabuckeridge Год назад

      @@fvalencia entendi, muito obrigada, Felipe, fico mais segura pra fechar essa matrícula! 🙂

    • @fvalencia
      @fvalencia  Год назад

      @@fernandabuckeridge De nada!

  • @fabiofernandes2526
    @fabiofernandes2526 2 года назад

    felipe caso tenha uma materia com vagas para optativa eletiva e livre, por exemplo 60 vagas para optativa eletiva para certos cursos e 5 vagas para optativas livres para outros cursos. Se houverem 10 inscritos nas optativas livres e 45 nas optativas eletivas, essas 15 vagas das optativas eletivas podem ser cedidas para as optativas livres?

    • @fvalencia
      @fvalencia  2 года назад

      Teoricamente sim, Fabio (já vi casos assim).
      Na prática vai depender do professor e da coordenação do curso de trazer essa "troca" e viabilizar a matrícula no sistema.
      Os professores tem um certo poder nas disciplinas teóricas de "criar" vagas nas diferentes modalidades (obrigatória/optativa eletiva/optativa livre). Na prática também existe esse poder, mas ai esbarra
      prática vai depender do professor e da coordenação do curso de trazer essa "troca" e viabilizar a matrícula

  • @o3024
    @o3024 3 года назад

    Olá, Felipe, eu estou estudando para entrar na poli em engenharia mecânica. Atualmente, eu trabalho como freelancer com projeto de máquinas e desenho técnico. Você acredita que dê, mesmo com certo esforço, cursa engenharia na poli trabalhando a noite?

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 года назад +1

      Acredito que com um certo esforço seja possível sim, Ivan. O fato de você fazer trabalho como freelancer deve auxiliar, no sentido que eu imagino que você não tenha uma jornada de trabalho "engessada", o que atrapalharia bastante. Uma possibilidade que eu sempre comento pro pessoal que pergunta sobre fazer a engenharia enquanto trabalha é pegar menos matérias do que o esperado. Claro que isso atrasa sua formação, mas é algo a se pensar, caso você se sinta meio sobrecarregado no 1º semestre.

  • @guipereira1606
    @guipereira1606 3 года назад

    Fala Felipe!
    Cara vc poderia me explicar como funciona as matérias de Probabilidade na Poli? É uma coisa mais abrangente e abstrata( como na matemática pura) ou é um estudo aplicado a cada engenharia?

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 года назад +1

      Eae Gui!
      Cara, a matéria de probabilidade da poli é uma matéria do biênio, sendo comum para todas as engenharias. Ela é bem básica (até por conta de ter apenas 2 créditos), mas não necessariamente é fácil viu hahaha. Em geral no começo tem uma revisão da parte do probabilidade do ensino médio (olá permutação/combinação) e depois entram algumas coisa novas que me geral não são vistas no ensino médio, como a questão das distribuições.

    • @guipereira1606
      @guipereira1606 3 года назад

      @@fvalencia Obrigado monstro! abraços

  • @henriqueleal6652
    @henriqueleal6652 3 года назад +1

    Vc recomendaria pro pessoal do segundo semestre já buscar alguma matéria? Ou é melhor a gnt ficar quietinho na nossa msm?

    • @rayssaoliveira7589
      @rayssaoliveira7589 3 года назад

      também queria saber...

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 года назад +3

      Acho que alguns fatores precisam ser ponderados ai.
      O primeiro deles é se você acha que vale a pena fazer a matéria de forma remota.
      Digo isso porque tirando os casos onde a pessoa só quer os créditos pra se formar, sem estar preocupada com o aprendizado, é meio claro que uma matéria oferecida de maneira remota acaba sendo prejudicada em relação ao ensino presencial na grande maioria dos casos.
      Matérias optativas em geral são mais fáceis que as obrigatórias, justamente por não serem obrigatórias, então o pessoal que está nelas tende a querer apreender o conteúdo dela, e não apenas ter os créditos. Nesse caso, eu penso que fazer presencial é melhor até para você ter um contato com novas pessoas. Se você pega por exemplo uma matéria fora da sua faculdade, as chances de você não conhecer ninguém da sua turma e com isso fazer novas amizades é bem grande.
      O segundo fator seria o peso da matéria na sua grade, mas como estamos em situação remota, as vezes isso acaba sendo mais razoável (mas ai bate no fator anterior). Em resumo, vai muito da pessoa hahaha.
      Se a gente estivesse numa situação presencial, a pergunta que eu faria é "você achou seu 1º semestre pesado?", se sim, vale a pena pensar em que matéria(s) você pretende pegar. Agora se não, vai fundo hahaha.
      Ah, e caso alguém leia esse comentário no futuro e pense "Tá Felipe, e como fica o meu caso, onde eu apenas quero os créditos da maneira mais simples possível?". Nesse caso eu recomendo as matérias da pró reitoria de graduação (elas tem a sigla PRG). Em geral são matérias bem simples e fáceis, sendo que tem umas que são muito legais. Eu mesmo fiz uma matéria chamada "Esportes na Graduação", onde tive a oportunidade de fazer um workshop de remo que eu gostei bastante.

    • @rayssaoliveira7589
      @rayssaoliveira7589 3 года назад

      Sou do time que está achando o primeiro semestre pesado kkkk

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 года назад +1

      @@rayssaoliveira7589 Eita hahaha

    • @rayssaoliveira7589
      @rayssaoliveira7589 3 года назад

      Pois é KKK apesar disso, tô gostando bastante das matérias (faço mat. aplicada no IME, imagino que a maioria aqui faça engenharia)