Tranquei economia agora nesse mês, no quarto período. Fui olhar a grade da USP e, cara, ai já no primeiro semestre já tem cálculo (se n me engano são 3 matérias de cálculo), sendo que na minha privada é humanas até a veia. Nem vai rolar fazer equivalência.
Conheço um menino que saiu de uma particular conseguiu equivalência em todas as disciplinas (menos duas que não estavam na grade, mas ficaram como optativas) Mas foi no interior, a POLI é o clube do bolinha
E no caso de quem está cursando engenharia em uma faculdade particular e passa na transferência externa da Poli, ingressará no 1° período junto com o pessoal que entrou pela Fuvest/Sisu caso não tenha nenhuma equivalência aceita?
Obrigada pelo vídeo! Faço psicologia em uma faculdade privada e caso preste o vestibular tradicional Fuvest e passe , consigo aproveitar as materias cursadas na particular? Obrigada!
Ola, tudo bem? Estou fazendo educação fisica na Unesp, estou no 2 semestre, porem por motivos de morar longe dos meus pais, me sinto muito sozinho em outra cidade. Queria saber se consigo trasferencia para uma faculdade privada(mesmo curso) na minha cidade natal, na qual eu conheço vários colegas que estão no 2 semestre. Queria saber se eu consigo transferir, e ja começar ano que vem, apartir do 3 semestre, ao inves de voltar ao primeiro novamente.
Olá Guilherme. Por via de regra as faculdades particulares vão querer fornecer recursos para atrair a maior quantidade de alunos possível. Por conta disso, eu creio que seja bastante razoável você conseguir conseguir equivalência entre algumas matérias da UNESP e matérias desta faculdade particular que você mude. O ideal neste caso é você procurar se informar bem nas faculdades particulares que você tenha em mente, pois cada uma pode adotar regras diferentes.
Felipe, existe a possibilidade de duas matérias na faculdade de origem serem equivalentes a uma matéria na Poli? Por exemplo, aqui na UFABC, por ser quadrimestral, eu fiz Geometria Analítica e Álgebra Linear. Pois, se você for ponderar eu vi todo o conteúdo de Álgebra Linear na Poli e mais um pouco.
Existe sim, Daniel. Isso até chegou a acontecer aqui na poli quando numa mudança de estrutura curricular (da antiga EC2 para a atual EC3) uma matéria é dividia em duas ou então duas matérias são unidas em uma mesma.
E ae vinicius, Faço engenharia eletrica no IFSP há 1 ano e pretendo migrar pra engenharia da computação na poli pela fuvest e pedir aproveitamento de materias como calculo 1 e 2 etc… caso eles aprovem, a duraçao do curso diminui. Certo?
Dependendo da quantidade de matérias que você conseguir equivalência a duração do curso diminui sim. Agora se a quantidade de equivalências for pequena o que você vai conseguir é ter semestres mais livres que os seus colegas de turma.
Meu filho estuda na eel e está pensando em vir para a poli, ele faz engenharia química. As matérias da equivalência por a mesma instituição. Ele está com medo de ter q voltar um ano.
Infelizmente não tem como garantir nada neste sentido Jeferson. Como ele é da EEL, não acho que ele vá perder tudo o que ele fez durante este ano, mas também acho difícil que ele consiga equivalência em todas as disciplinas que ele já fez. Pegando aqui um exemplo para você entender. Olhei aqui no sistema da USP e o Cálculo I que o seu filho fez em Lorena tem 4 créditos. Já o Cálculo I aqui da poli tem 6 créditos. Como uma equivalência nunca "dá créditos" pra quem solicita, logo, seu filho teria que fazer o Cálculo I aqui da poli.
Vídeo explicativo muito bom! Felipe, no meu caso, eu não conseguiria fazer a equivalência de nenhuma matéria do meu curso de origem. Desse modo, eu faria o curso da USP do zero? (Como se eu tivesse passado pelo vestibular normal da USP). Ou eu entraria no segundo ano, porém, ao invés de cursar as matérias do segundo, eu iria fazer as matérias do primeiro?
Bom dia, Felipe. O vídeo é meio antigo mas talvez você ainda responda. Quero mudar de curso por transferência interna na USP, uma das disciplinas que eu vou pedir equivalência eu fiz duas vezes porque reprovei. No meu histórico no curso de destino, ficará somente a nota com a qual eu passei ou a reprovação vai junto?
Olá Vinicius. Me parece que essa questão das equivalências para quem muda de curso na USP anda mudando, então eu sugiro você perguntar isso pra seção de graduação. Digo isso pois eu presenciei um caso absurdo neste ano onde o aluno da poli rebixou e está tendo que refazer as disciplinas do biênio para não ficar com zero nelas após a equivalência. Muito bizarro isso ai.
Ola felipe tudo bem como estas por favor a diferença entre a eng. eletronica e eng. computaçao usp seria a programaçao e/ou outras habilidades ou sao equivalentes.grato desde ja ate breve obrigado parabens pelo canal
Olá Anderson. A engenharia eletrônica vai focar mais na questão do circuito eletrônico analógico, que é um tipo de hardware que utiliza a chamada tensão analógica (onde a tensão pode ter uma infinidade de valores). A engenharia de computação além de ter a parte do software, ela tem o hardware digital, que é um tipo de circuito elétrico onde para nós a tensão pode ser apenas 0 ou 1. Em resumo, a diferença é que o tipo de circuito elétrico visto em cada curso é diferente, e que a engenharia de computação tem uma boa base de software, enquanto a engenharia eletrônica não costuma ter isso na grade curricular.
Eu fico na impressão que é a mesma coisa hahaha. Tipo, aqui tem um documento da poli onde eles inclusive acabam misturando os termos: www.poli.usp.br/wp-content/uploads/2023/10/Regulamento-da-EPUSP-sobre-Equivalencia-de-Disciplinas.pdf Talvez exista algum aspecto burocrático que diferencie os dois termos, mas nunca ouvi falar de nenhuma diferença prática.
Olá Felipe! Me surgiu uma dúvida, atualmente faço Mecânica UFSCar e vou prestar transferência para Materiais EESC. Na EESC a média de aprovação é 5, na UFSCar é 6, caso eu tenha tirado 5,5 por exemplo, pego equivalência na USP? hahahah Valeu dms! Bom vídeo
Fala Rafael! Cara, eu diria que sim. O que importante neste caso é a aprovação em si, e não a nota. Pelo que eu saiba (talvez isso varie de caso para caso) mas quando você consegue uma equivalência neste caso, a diretriz é atribuir ao aluno a nota mínima, ou seja, o 6 da UFSCar. Mas ai precisa ver se eles fazem dessa forma mesmo. PS: Curioso a UFSCar ter média 6. Eu estou acostumado a ver média 5 ou 7 nas faculdades.
Se eu que tô fazendo engenharia mat/met/nuclear na poli e entrar dnv pela fuvest, minhas notas constam normal ou fica sem nota? Tem alguma desvantagem em relação a transferência interna?
Fala xará! Creio que você recomece zerado, a menos que peça equivalência com as matérias que você já cumpriu do biênio. Como esse caso é recorrente, você deve conseguir essa informação fácil com o pessoal da seção de graduação. Sobre desvantagem, a única que eu consigo imaginar seria a preguiça de fazer o vestibular novamente.
Felipe, boa noite ! Tenho uma dúvida. Atualmente estudo Eng.Prod na USP - EESC. Mas antes disso fiz algumas disciplinas na UFC. Eu consegui aproveitar 8 disciplinas na USP EESC , como cálculo I,I,III etc... Eu já paguei mais um ano e meio de curso na EESC. Recente tive interesse em mudar pra Poli. Essas 8 disciplinas que tiverem equivalência na USP EESC tem grande chance de serem aprovadas na Poli também? Pergunto isso pois já cursei outras disciplinas na EESC que tem como pre requisito alguma dessas 8 que já tinham sido aprovadas.
Acredito que tenham boas chances de você conseguir então sim, Adriel. Uma coisa que você pode tentar ver (não é garantido que você terá uma resposta) seria mandar um email pra secretaria do MAT, que é o departamento que oferece as disciplinas de cálculo. Nesse link tem o email de contato deles: www.ime.usp.br/mat/secretaria/ A ideia seria explicar sua situação e tentar descobrir uma resposta concreta para esse cenário (sim/não). O problema aqui é que eles não são obrigados a responder um email subjetivo assim (diferente de você entrar com o pedido formal de equivalência), então a gente meio que fica a mercê da boa vontade do pessoal.
Olá, faço uma licenciatura em Letras de forma particular, e agora passei em pedagogia pela no Prouni, pretendo ficar com as duas, posso fazer equivalência mesmo sem transferir o curso?
Olá! Esse daí é um caso bem particular que eu não tenho informação. Mas se tratando de faculdades particulares é capaz de você conseguir uma espécie de "dispensa" em alguma disciplina deste seu novo curso. Vai depender muito do modelo que a faculdade adota. A melhor coisa é mandar um email pra seção de alunos deles perguntando.
Tem como pular alguma disciplinas fazendo a prova logo no início do semestre? Tipo, estudei sozinho e já me sinto confiante em tudo da ementa do curso e quero pedir para fazer a prova logo no início do semestre, posso?
Não existe nada previsto neste sentido. Pode até ser que algum professor tope algo assim, mas eu particularmente nunca ouvi algum relato que se encaixasse nesta situação.
eu estou com essa duvida faço ciencias contabeis e tenho como optativa uma cadeira de estatistica 2. Porem e ofertado pelo curso de economia, mas meus colegas disseram que essa materia e equivalente a metodos quantitativos que é obrigatoria no 2 ano de contabeis , pois eu quero me formar em contabeis pedir equivalencia e fazer as materias restantes de economia e me formar nos 2 cursos , gostaria de saber se vale a pena eu cursas essa materia ou nao ?
Uma coisa que eu sempre recomendo para os meus colegas que estão em dúvida nisso da equivalência entre matérias em uma mesma faculdade/universidade é procurar o professor e perguntar para ele se essa equivalência é possível.
Boa noite gostaria de saber se caso eu tenho concluído uma graduação ead privada de análise e desenvolvimento de sistemas é possivel fazer o aproveitamento das disciplinas no curso de sistemas da informação da usp?
Muito discrepante não é. O "problema" é que se a pessoa que avaliar a equivalência for bem rigorosa ela pode usar isso como justificativa para recusar o pedido.
Oi Felipe, tô prestando a fuvest pra entrar na poli, atualmente eu estudo na UFABC, caso eu passe e decida estudar aí eu teria alguma maneira de pedir equivalência das matérias que já cursei, ou por estar entrando via fuvest e não via transferência eu não teria essa opção?
Olá Nikolas! O manual do candidato deste ano prevê na página 72 (página 76 do PDF) a possibilidade de pedir equivalência de matérias que você já cursou.
Oi Felipe, mas mesmo se conseguir equivalência, sua nota Poli que seria o coeficiente de rendimento fica com nota zero, certo? E outra pergunta, não ter um bom CR impacta na vida acadêmica? (De não permitirem cursar alguma disciplina, algum grupo extracurricular e etc?). Obrigado pela atenção!
Olá Arthur. Cara, isso da equivalência eu realmente sempre me confundo se entra com nota 0 ou se entra com nota 5, pq tem também o conceito de "dispensa", que acaba bagunçando tudo, então infelizmente não vou conseguir te responder sobre isso. Agora sobre a segunda pergunta, a sua média dentro da faculdade vai impactar em algumas situações. A primeira é em Iniciação Científica, onde quem tem uma média muito baixa não consegue bolsa, a depender a agência fomentadora. A segunda é em matrícula de disciplina optativa, onde eu comentei em um vídeo que aqui na USP eles fazem um ranqueamento dos alunos, que leva em conta a sua média do curso e o quão próximo você está de se formar. A terceira (e última que eu me lembre fácil) é a questão do intercâmbio, onde a média entra novamente no ranqueamento. Sobre grupos de extensão e vida profissional, a GRANDE maioria dos casos não vai levar isso em consideração. Minha vontade é te falar que nenhum caso leva isso em consideração, mas como sempre existem exceções, vou me prevenir aqui hahaha.
@@fvalencia Muito obrigado pela atenção, como também por ser atencioso. Nesse viés, o CR impacta bastante para um duplo-diploma e, este é muito restrito? O intercâmbio USP e França é muito conhecido, no entanto é algo utópico de conseguir ou com dedicação (“sem se matar nos estudos” kkk) é viável de conseguir ?
@@arthursproesser2686 Olha, sendo bem realista com você. Falando especificamente da França, os intercâmbios de lá são os mais concorridos de todos, pois lá ficam as chamadas Ecoles Centrales. Se você pensa em ir pra lá vai precisar se matar nos estudos nem que seja um pouquinho hahaha. De resto existem faculdades onde você consegue fazer o intercâmbio seja como Duplo Diploma ou Aproveitamento de Estudos que não exigem médias tão altas assim. Detalhe, quando eu falo "exigir médias", é mais uma questão da competição entre os alunos pela vaga do que uma exigência da faculdade no exterior propriamente dita.
Felipe, aqui na ufg temos as matérias não dadas por créditos, e sim por horas. Na matriz de equivalência da poli usp tem como eu saber essa “conversão” de créditos para horas aula?
Olá Paulo. A USP define 1 crédito aula como sendo equivalente a 15 horas de aula. Aqui tem um link (um pouco antigo) falando sobre: uspdigital.usp.br/jupiterweb/grdInformacoesAcademicas.jsp?codmnu=2212
@@fvalencia entendi Felipe obrigado. Vídeo explicativo demais, gostaria de tentar vestibular outra vez para tentar eng. mecânica na usp, já que por transferência eu até hoje não encontrei vagas disponíveis para mecânica na poli
Aproveitar todas as matérias é um cenário muito improvável (para não falar impossível) pois sempre acontecem os casos onde o número de créditos não bate em alguma(s) disciplina(s). Agora sobre isso de levar mais tempo para se formar, imagino que você esteja considerando o tempo do curso de origem somado com o tempo de curso de destino. Vai depender bastante do número de matérias que conseguiu o aproveitamento.
@@ty.5111 Aqui é preciso primeiro tirar a confusão que o pessoal faz entre a colação de grau e a festa de formatura. Geralmente as faculdades fazem colação de grau duas vezes ao aluno, justamente para pegar casos assim (ou então casos onde o aluno atrasou a formatura em seis meses). Já a festa de formatura é algo organizado pelos próprios alunos (tanto que algumas faculdades/cursos não fazem). Ela costuma sempre ocorrer no fim do ano ou no começo do semestre seguinte. Pegando um aluno que vá colar grau no meio do ano, das duas uma, ou ele participou da festa de formatura antes da sua colação (o que acontece com mais frequência) ou ele vai participar da festa depois da sua colação.
Ou seja meu amigo, os 2 cursos sendo da mesmo faculdade fica mais fácil de consegui a equivalência? (Detalhe: eu fiz enfermagem e tô querendo fazer Biomedicina) ou seja ambas da área da saúde e de *faculdade parceiras.* De 0% á 100% Qual a porcentagem de eu consegui equivalência meu amigo? Seja sincero rsrsrs. Abraço.
Essa pergunta acaba sendo bem difícil de responder, até pq é muito mais qualitativa a resposta do que quantitativa (valor de 0 a 100). Pelo menos três pontos precisam ser analisados ai: - Como assim "faculdades parceiras"? Estamos falando de duas faculdades contidas numa mesma universidade pública? Eu fiquei bem confuso ai hahaha. Você já identificou as duplas de disciplinas pra pedir equivalência (disciplina de enfermagem e disciplina de biomedicina)? Sem sim ai entram os outros pontos: - A questão dos créditos (carga curricular) entre essas duplas de disciplinas é igual ou então a carga do curso de enfermagem é superior ao de biomedicina? É quase impossível você "ganhar créditos" com uma equivalência. Pegando um exemplo totalmente sem sentido (mesmo hahaha), apenas pra você entender o que eu tô falando. Digamos que você vai pedir equivalência em uma disciplina de Anatomia. A disciplina que você cumpriu tem carga curricular de 60 horas, enquanto a disciplina que você quer pegar equivalência tem carga curricular de 90 horas. Neste caso é praticamente impossível você conseguir equivalência, pois estaria "ganhando créditos". - A questão da ementa entre as duplas de disciplinas é pelo menos 70% igual? Pelo que eu vejo no âmbito da poli parece existe essa "regra prática" dos 70%, mas não sei se isso é utilizado em todos os casos. De qualquer forma, as ementas precisam ser parecidas. Como você pode ver ai, o processo em si tem esses detalhes hahaha. Mas do que você pensar num cenário tudo ou nada, que seria você conseguir equivalência em todas ou em nenhuma, dependendo do contexto você pode conseguir em algumas, por isso que fica difícil te dar uma resposta.
@@fvalencia entendi. E sobre as faculdades parceiras, sim, elas funcionam no mesmo lugar, no caso, as aulas práticas são feitas no mesmo lugar, as disciplinas teórica são online.
A DP (dependência) é quando você reprova em alguma disciplina. A única relação que me vem a cabeça entre ambas agora seria você reprovar em alguma disciplina e fazer uma outra equivalente a está que você reprovou. Mas isso foge um pouco do escopo do vídeo, claro.
Eu particularmente não conheço nenhum caso de alguém que transferiu da UNIVESP para a USP. Teria que ver principalmente a questão da carga curricular de cada disciplina se ela é equivalente.
Fala xará! Eu procurei aqui e não encontrei nenhum prazo formal sobre isso em diversos sites da USP, inclusive no próprio manual do candidato. O máximo que aparece é a possibilidade de pedir essa equivalência (que eles costumam chamar de "aproveitamento de estudos"). Então acredito que seja algo que você vai acabar descobrindo uma vez que for aprovado no vestibular (mandando email pra seção de graduação da sua faculdade).
Olá, tudo bem? Não sei se você verá meu comentário😅, mas, no caso de eu, como estudante de engenharia em uma universidade federal de outro estado, ingressar pelo ENEM na USP, teria mais dificuldade em conseguir a equivalência das matérias em comparação com alguém que fez a transferência externa?
Acabei de ver!!! hahaha A dificuldade neste caso seria a mesma. A modalidade de ingresso que você optar para entrar na USP, seja "rebixar" ou então a transferência interna, não dá nenhuma vantagem na hora de pedir equivalência entre as disciplinas da sua faculdade de origem e as da USP.
Na Fatec SP tem uma ótima equivalência de disciplinas da poli, tem varios ex alunos que entraram e terminaram engenharia eletrica em 2 anos.
Olá, tudo bem? Poderia me passar o contato de algum ex aluno? Gostaria de tirar umas duvidas, pois, eu tambem sou aluno da Fatec SP.
Tranquei economia agora nesse mês, no quarto período. Fui olhar a grade da USP e, cara, ai já no primeiro semestre já tem cálculo (se n me engano são 3 matérias de cálculo), sendo que na minha privada é humanas até a veia. Nem vai rolar fazer equivalência.
Conheço um menino que saiu de uma particular conseguiu equivalência em todas as disciplinas (menos duas que não estavam na grade, mas ficaram como optativas)
Mas foi no interior, a POLI é o clube do bolinha
Nossa, que interessante!
O que significa clube do bolinha?
E no caso de quem está cursando engenharia em uma faculdade particular e passa na transferência externa da Poli, ingressará no 1° período junto com o pessoal que entrou pela Fuvest/Sisu caso não tenha nenhuma equivalência aceita?
Isso mesmo
Obrigada pelo vídeo! Faço psicologia em uma faculdade privada e caso preste o vestibular tradicional Fuvest e passe , consigo aproveitar as materias cursadas na particular? Obrigada!
Olá!
Neste caso vai ser bem difícil. Eu particularmente não conheço ninguém que conseguiu.
Ola, tudo bem?
Estou fazendo educação fisica na Unesp, estou no 2 semestre, porem por motivos de morar longe dos meus pais, me sinto muito sozinho em outra cidade. Queria saber se consigo trasferencia para uma faculdade privada(mesmo curso) na minha cidade natal, na qual eu conheço vários colegas que estão no 2 semestre. Queria saber se eu consigo transferir, e ja começar ano que vem, apartir do 3 semestre, ao inves de voltar ao primeiro novamente.
Olá Guilherme.
Por via de regra as faculdades particulares vão querer fornecer recursos para atrair a maior quantidade de alunos possível. Por conta disso, eu creio que seja bastante razoável você conseguir conseguir equivalência entre algumas matérias da UNESP e matérias desta faculdade particular que você mude.
O ideal neste caso é você procurar se informar bem nas faculdades particulares que você tenha em mente, pois cada uma pode adotar regras diferentes.
Felipe, existe a possibilidade de duas matérias na faculdade de origem serem equivalentes a uma matéria na Poli? Por exemplo, aqui na UFABC, por ser quadrimestral, eu fiz Geometria Analítica e Álgebra Linear. Pois, se você for ponderar eu vi todo o conteúdo de Álgebra Linear na Poli e mais um pouco.
Existe sim, Daniel. Isso até chegou a acontecer aqui na poli quando numa mudança de estrutura curricular (da antiga EC2 para a atual EC3) uma matéria é dividia em duas ou então duas matérias são unidas em uma mesma.
E ae vinicius, Faço engenharia eletrica no IFSP há 1 ano e pretendo migrar pra engenharia da computação na poli pela fuvest e pedir aproveitamento de materias como calculo 1 e 2 etc… caso eles aprovem, a duraçao do curso diminui. Certo?
Dependendo da quantidade de matérias que você conseguir equivalência a duração do curso diminui sim. Agora se a quantidade de equivalências for pequena o que você vai conseguir é ter semestres mais livres que os seus colegas de turma.
Meu filho estuda na eel e está pensando em vir para a poli, ele faz engenharia química. As matérias da equivalência por a mesma instituição. Ele está com medo de ter q voltar um ano.
Infelizmente não tem como garantir nada neste sentido Jeferson.
Como ele é da EEL, não acho que ele vá perder tudo o que ele fez durante este ano, mas também acho difícil que ele consiga equivalência em todas as disciplinas que ele já fez.
Pegando aqui um exemplo para você entender. Olhei aqui no sistema da USP e o Cálculo I que o seu filho fez em Lorena tem 4 créditos. Já o Cálculo I aqui da poli tem 6 créditos. Como uma equivalência nunca "dá créditos" pra quem solicita, logo, seu filho teria que fazer o Cálculo I aqui da poli.
Vídeo explicativo muito bom! Felipe, no meu caso, eu não conseguiria fazer a equivalência de nenhuma matéria do meu curso de origem. Desse modo, eu faria o curso da USP do zero? (Como se eu tivesse passado pelo vestibular normal da USP). Ou eu entraria no segundo ano, porém, ao invés de cursar as matérias do segundo, eu iria fazer as matérias do primeiro?
Você faria o curso do zero mesmo Gustavo
Bom dia, Felipe. O vídeo é meio antigo mas talvez você ainda responda. Quero mudar de curso por transferência interna na USP, uma das disciplinas que eu vou pedir equivalência eu fiz duas vezes porque reprovei. No meu histórico no curso de destino, ficará somente a nota com a qual eu passei ou a reprovação vai junto?
Olá Vinicius. Me parece que essa questão das equivalências para quem muda de curso na USP anda mudando, então eu sugiro você perguntar isso pra seção de graduação. Digo isso pois eu presenciei um caso absurdo neste ano onde o aluno da poli rebixou e está tendo que refazer as disciplinas do biênio para não ficar com zero nelas após a equivalência. Muito bizarro isso ai.
Ola felipe tudo bem como estas por favor a diferença entre a eng. eletronica e eng. computaçao usp seria a programaçao e/ou outras habilidades ou sao equivalentes.grato desde ja ate breve obrigado parabens pelo canal
Olá Anderson.
A engenharia eletrônica vai focar mais na questão do circuito eletrônico analógico, que é um tipo de hardware que utiliza a chamada tensão analógica (onde a tensão pode ter uma infinidade de valores). A engenharia de computação além de ter a parte do software, ela tem o hardware digital, que é um tipo de circuito elétrico onde para nós a tensão pode ser apenas 0 ou 1.
Em resumo, a diferença é que o tipo de circuito elétrico visto em cada curso é diferente, e que a engenharia de computação tem uma boa base de software, enquanto a engenharia eletrônica não costuma ter isso na grade curricular.
Olá Felipe, meu monitor de LabDig! Você sabe dizer qual a diferença prática entre equivalência e dispensa?
Eu fico na impressão que é a mesma coisa hahaha.
Tipo, aqui tem um documento da poli onde eles inclusive acabam misturando os termos: www.poli.usp.br/wp-content/uploads/2023/10/Regulamento-da-EPUSP-sobre-Equivalencia-de-Disciplinas.pdf
Talvez exista algum aspecto burocrático que diferencie os dois termos, mas nunca ouvi falar de nenhuma diferença prática.
Felipe, se eu for formado na poli e quiser, por exemplo, fazer estatística. Terei de me submeter a outro vestibular? Ou consigo entrar sem vest?
Tem que fazer outro vestibular sim Itallo
Olá Felipe! Me surgiu uma dúvida, atualmente faço Mecânica UFSCar e vou prestar transferência para Materiais EESC. Na EESC a média de aprovação é 5, na UFSCar é 6, caso eu tenha tirado 5,5 por exemplo, pego equivalência na USP? hahahah Valeu dms! Bom vídeo
Fala Rafael!
Cara, eu diria que sim. O que importante neste caso é a aprovação em si, e não a nota. Pelo que eu saiba (talvez isso varie de caso para caso) mas quando você consegue uma equivalência neste caso, a diretriz é atribuir ao aluno a nota mínima, ou seja, o 6 da UFSCar. Mas ai precisa ver se eles fazem dessa forma mesmo.
PS: Curioso a UFSCar ter média 6. Eu estou acostumado a ver média 5 ou 7 nas faculdades.
Se eu que tô fazendo engenharia mat/met/nuclear na poli e entrar dnv pela fuvest, minhas notas constam normal ou fica sem nota? Tem alguma desvantagem em relação a transferência interna?
Fala xará!
Creio que você recomece zerado, a menos que peça equivalência com as matérias que você já cumpriu do biênio. Como esse caso é recorrente, você deve conseguir essa informação fácil com o pessoal da seção de graduação.
Sobre desvantagem, a única que eu consigo imaginar seria a preguiça de fazer o vestibular novamente.
Felipe, boa noite ! Tenho uma dúvida.
Atualmente estudo Eng.Prod na USP - EESC. Mas antes disso fiz algumas disciplinas na UFC. Eu consegui aproveitar 8 disciplinas na USP EESC , como cálculo I,I,III etc...
Eu já paguei mais um ano e meio de curso na EESC. Recente tive interesse em mudar pra Poli. Essas 8 disciplinas que tiverem equivalência na USP EESC tem grande chance de serem aprovadas na Poli também? Pergunto isso pois já cursei outras disciplinas na EESC que tem como pre requisito alguma dessas 8 que já tinham sido aprovadas.
Acredito que tenham boas chances de você conseguir então sim, Adriel.
Uma coisa que você pode tentar ver (não é garantido que você terá uma resposta) seria mandar um email pra secretaria do MAT, que é o departamento que oferece as disciplinas de cálculo. Nesse link tem o email de contato deles: www.ime.usp.br/mat/secretaria/
A ideia seria explicar sua situação e tentar descobrir uma resposta concreta para esse cenário (sim/não). O problema aqui é que eles não são obrigados a responder um email subjetivo assim (diferente de você entrar com o pedido formal de equivalência), então a gente meio que fica a mercê da boa vontade do pessoal.
Olá, faço uma licenciatura em Letras de forma particular, e agora passei em pedagogia pela no Prouni, pretendo ficar com as duas, posso fazer equivalência mesmo sem transferir o curso?
Olá!
Esse daí é um caso bem particular que eu não tenho informação.
Mas se tratando de faculdades particulares é capaz de você conseguir uma espécie de "dispensa" em alguma disciplina deste seu novo curso. Vai depender muito do modelo que a faculdade adota. A melhor coisa é mandar um email pra seção de alunos deles perguntando.
Tem como pular alguma disciplinas fazendo a prova logo no início do semestre? Tipo, estudei sozinho e já me sinto confiante em tudo da ementa do curso e quero pedir para fazer a prova logo no início do semestre, posso?
Não existe nada previsto neste sentido.
Pode até ser que algum professor tope algo assim, mas eu particularmente nunca ouvi algum relato que se encaixasse nesta situação.
eu estou com essa duvida faço ciencias contabeis e tenho como optativa uma cadeira de estatistica 2. Porem e ofertado pelo curso de economia, mas meus colegas disseram que essa materia e equivalente a metodos quantitativos que é obrigatoria no 2 ano de contabeis , pois eu quero me formar em contabeis pedir equivalencia e fazer as materias restantes de economia e me formar nos 2 cursos , gostaria de saber se vale a pena eu cursas essa materia ou nao ?
Uma coisa que eu sempre recomendo para os meus colegas que estão em dúvida nisso da equivalência entre matérias em uma mesma faculdade/universidade é procurar o professor e perguntar para ele se essa equivalência é possível.
Boa noite gostaria de saber se caso eu tenho concluído uma graduação ead privada de análise e desenvolvimento de sistemas é possivel fazer o aproveitamento das disciplinas no curso de sistemas da informação da usp?
Olá!
As chances neste caso são bem baixas.
Cálculo I na Poli tem 90 horas. A matéria que eu fiz possui 85, você acha muito discrepante?
Muito discrepante não é. O "problema" é que se a pessoa que avaliar a equivalência for bem rigorosa ela pode usar isso como justificativa para recusar o pedido.
Oi Felipe, tô prestando a fuvest pra entrar na poli, atualmente eu estudo na UFABC, caso eu passe e decida estudar aí eu teria alguma maneira de pedir equivalência das matérias que já cursei, ou por estar entrando via fuvest e não via transferência eu não teria essa opção?
Olá Nikolas!
O manual do candidato deste ano prevê na página 72 (página 76 do PDF) a possibilidade de pedir equivalência de matérias que você já cursou.
@@fvalencia opa, valeu cara, vou ler o mais a fundo agora e me informar melhor
Oi Felipe, mas mesmo se conseguir equivalência, sua nota Poli que seria o coeficiente de rendimento fica com nota zero, certo? E outra pergunta, não ter um bom CR impacta na vida acadêmica? (De não permitirem cursar alguma disciplina, algum grupo extracurricular e etc?). Obrigado pela atenção!
Olá Arthur. Cara, isso da equivalência eu realmente sempre me confundo se entra com nota 0 ou se entra com nota 5, pq tem também o conceito de "dispensa", que acaba bagunçando tudo, então infelizmente não vou conseguir te responder sobre isso.
Agora sobre a segunda pergunta, a sua média dentro da faculdade vai impactar em algumas situações. A primeira é em Iniciação Científica, onde quem tem uma média muito baixa não consegue bolsa, a depender a agência fomentadora. A segunda é em matrícula de disciplina optativa, onde eu comentei em um vídeo que aqui na USP eles fazem um ranqueamento dos alunos, que leva em conta a sua média do curso e o quão próximo você está de se formar. A terceira (e última que eu me lembre fácil) é a questão do intercâmbio, onde a média entra novamente no ranqueamento.
Sobre grupos de extensão e vida profissional, a GRANDE maioria dos casos não vai levar isso em consideração. Minha vontade é te falar que nenhum caso leva isso em consideração, mas como sempre existem exceções, vou me prevenir aqui hahaha.
@@fvalencia Muito obrigado pela atenção, como também por ser atencioso. Nesse viés, o CR impacta bastante para um duplo-diploma e, este é muito restrito? O intercâmbio USP e França é muito conhecido, no entanto é algo utópico de conseguir ou com dedicação (“sem se matar nos estudos” kkk) é viável de conseguir ?
@@arthursproesser2686 Olha, sendo bem realista com você. Falando especificamente da França, os intercâmbios de lá são os mais concorridos de todos, pois lá ficam as chamadas Ecoles Centrales. Se você pensa em ir pra lá vai precisar se matar nos estudos nem que seja um pouquinho hahaha. De resto existem faculdades onde você consegue fazer o intercâmbio seja como Duplo Diploma ou Aproveitamento de Estudos que não exigem médias tão altas assim. Detalhe, quando eu falo "exigir médias", é mais uma questão da competição entre os alunos pela vaga do que uma exigência da faculdade no exterior propriamente dita.
@@fvalencia Obrigado pela resposta! 😊
Felipe, aqui na ufg temos as matérias não dadas por créditos, e sim por horas. Na matriz de equivalência da poli usp tem como eu saber essa “conversão” de créditos para horas aula?
Olá Paulo.
A USP define 1 crédito aula como sendo equivalente a 15 horas de aula.
Aqui tem um link (um pouco antigo) falando sobre: uspdigital.usp.br/jupiterweb/grdInformacoesAcademicas.jsp?codmnu=2212
@@fvalencia entendi Felipe obrigado. Vídeo explicativo demais, gostaria de tentar vestibular outra vez para tentar eng. mecânica na usp, já que por transferência eu até hoje não encontrei vagas disponíveis para mecânica na poli
tem alguma desvantagem em fazer transferência interna? tipo, a gente deixa de particular de alguma coisa?
Não tem nada do tipo não
@@fvalencia pode participar da atlética, da empresa júnior, atividades de extensão tudo certinho então?
@@ty.5111 Isso mesmo
@@fvalencia obg, cara. tirou minhas principais dúvidas
Se não aproveita todas as matérias, o aluno ingressante no novo curso não termina o curso de forma regular? Tipo, ele leva mais tempo para se formar?
Aproveitar todas as matérias é um cenário muito improvável (para não falar impossível) pois sempre acontecem os casos onde o número de créditos não bate em alguma(s) disciplina(s). Agora sobre isso de levar mais tempo para se formar, imagino que você esteja considerando o tempo do curso de origem somado com o tempo de curso de destino. Vai depender bastante do número de matérias que conseguiu o aproveitamento.
@@fvalencia nesse caso então pode acontecer de terminar no meio do ano, por exemplo? não teria festa de formatura?
@@ty.5111 Aqui é preciso primeiro tirar a confusão que o pessoal faz entre a colação de grau e a festa de formatura.
Geralmente as faculdades fazem colação de grau duas vezes ao aluno, justamente para pegar casos assim (ou então casos onde o aluno atrasou a formatura em seis meses).
Já a festa de formatura é algo organizado pelos próprios alunos (tanto que algumas faculdades/cursos não fazem). Ela costuma sempre ocorrer no fim do ano ou no começo do semestre seguinte.
Pegando um aluno que vá colar grau no meio do ano, das duas uma, ou ele participou da festa de formatura antes da sua colação (o que acontece com mais frequência) ou ele vai participar da festa depois da sua colação.
eu fui aprovado em todas as matérias do primeiro semestre e do nada fui para o quinto...poderia me explicar o motivo ? kkkk
Eoq hahaha.
As vezes é algum bug doido do sistema. Até pq, pelo menos aqui na USP, quando a pessoa transfere costuma dar uma bugada mesmo
@@fvalencia na verdade não foi transferência kk
@@hunk443 Caraca
Acredito que foi pela falta de alunos nas de turmas
Pois lembro que Tinha uma
que de 40 pessoas só tinha 3 eu e mais 2
Ou seja meu amigo, os 2 cursos sendo da mesmo faculdade fica mais fácil de consegui a equivalência? (Detalhe: eu fiz enfermagem e tô querendo fazer Biomedicina) ou seja ambas da área da saúde e de *faculdade parceiras.* De 0% á 100% Qual a porcentagem de eu consegui equivalência meu amigo? Seja sincero rsrsrs. Abraço.
Essa pergunta acaba sendo bem difícil de responder, até pq é muito mais qualitativa a resposta do que quantitativa (valor de 0 a 100). Pelo menos três pontos precisam ser analisados ai:
- Como assim "faculdades parceiras"? Estamos falando de duas faculdades contidas numa mesma universidade pública? Eu fiquei bem confuso ai hahaha.
Você já identificou as duplas de disciplinas pra pedir equivalência (disciplina de enfermagem e disciplina de biomedicina)? Sem sim ai entram os outros pontos:
- A questão dos créditos (carga curricular) entre essas duplas de disciplinas é igual ou então a carga do curso de enfermagem é superior ao de biomedicina? É quase impossível você "ganhar créditos" com uma equivalência. Pegando um exemplo totalmente sem sentido (mesmo hahaha), apenas pra você entender o que eu tô falando. Digamos que você vai pedir equivalência em uma disciplina de Anatomia. A disciplina que você cumpriu tem carga curricular de 60 horas, enquanto a disciplina que você quer pegar equivalência tem carga curricular de 90 horas. Neste caso é praticamente impossível você conseguir equivalência, pois estaria "ganhando créditos".
- A questão da ementa entre as duplas de disciplinas é pelo menos 70% igual? Pelo que eu vejo no âmbito da poli parece existe essa "regra prática" dos 70%, mas não sei se isso é utilizado em todos os casos. De qualquer forma, as ementas precisam ser parecidas.
Como você pode ver ai, o processo em si tem esses detalhes hahaha. Mas do que você pensar num cenário tudo ou nada, que seria você conseguir equivalência em todas ou em nenhuma, dependendo do contexto você pode conseguir em algumas, por isso que fica difícil te dar uma resposta.
@@fvalencia entendi. E sobre as faculdades parceiras, sim, elas funcionam no mesmo lugar, no caso, as aulas práticas são feitas no mesmo lugar, as disciplinas teórica são online.
@@pedroalves7122 É, isso já tende a pontuar positiviamente
Tem a ver com DP tmbm equivalência?
A DP (dependência) é quando você reprova em alguma disciplina. A única relação que me vem a cabeça entre ambas agora seria você reprovar em alguma disciplina e fazer uma outra equivalente a está que você reprovou. Mas isso foge um pouco do escopo do vídeo, claro.
@@fvalencia então eu tô fazendo dp e recebi e-mail falando que estou cursando tal disciplina em forma de equivalência, aí não entendi direito
a usp tem equivalência com a univesp?
Eu particularmente não conheço nenhum caso de alguém que transferiu da UNIVESP para a USP.
Teria que ver principalmente a questão da carga curricular de cada disciplina se ela é equivalente.
Felipe, isso tudo é antes da matrícula? No caso vou prestar o vestibular e se for aprovado tenho q entrar em contato com o departamento?
Fala xará!
Eu procurei aqui e não encontrei nenhum prazo formal sobre isso em diversos sites da USP, inclusive no próprio manual do candidato. O máximo que aparece é a possibilidade de pedir essa equivalência (que eles costumam chamar de "aproveitamento de estudos"). Então acredito que seja algo que você vai acabar descobrindo uma vez que for aprovado no vestibular (mandando email pra seção de graduação da sua faculdade).
Olá, tudo bem? Não sei se você verá meu comentário😅, mas, no caso de eu, como estudante de engenharia em uma universidade federal de outro estado, ingressar pelo ENEM na USP, teria mais dificuldade em conseguir a equivalência das matérias em comparação com alguém que fez a transferência externa?
Acabei de ver!!! hahaha
A dificuldade neste caso seria a mesma. A modalidade de ingresso que você optar para entrar na USP, seja "rebixar" ou então a transferência interna, não dá nenhuma vantagem na hora de pedir equivalência entre as disciplinas da sua faculdade de origem e as da USP.
@@fvalencia Nossa valeww demais por responder a minha dúvida😊.