Olá Júlia. Eu fui ler aqui o edital do ENEM-USP e me parece que ele irá aplicar a mesma lógica da FUVEST, que eu comento neste vídeo. A ressalva aqui é que desde que a USP aderiu ao ingresso via SISU (e que a partir deste ano é chamado de ingresso "ENEM-USP") que os cursos da USP adotam pesos diferentes para as notas do ENEM. Assim, dependendo dos cursos que você escolha durante a inscrição no ENEM-USP, a sua nota para um curso A pode ser diferente da nota para um curso B. Neste link tem os pesos que os cursos irão utilizar neste processo: www.fuvest.br/wp-content/uploads/enem-usp_2023_edital.pdf
Muito obrigada pelo conteúdo, Felipe! Realmente muito útil e esclarecedor, mas estive preocupada em relação ao algoritmo de alocação das vagas em virtude das opções de curso no Acesso Enem-USP. Você poderia sanar a minha dúvida antes de se encerrar o período de inscrições, ou seja, antes do dia 31 de janeiro?
Olá! Como a FUVEST não falou nada em específico sobre a questão da alocação de vagas (apenas divulgaram o edital que não toca neste assunto), sou levado a acreditar que eles irão utilizar exatamente a lógica da FUVEST no processo ENEN-USP. A única ressalva é que ao contrário da FUVEST onde o cálculo da média é sempre o mesmo para qualquer curso da USP, no processo ENEM-USP (assim como no antigo ingresso via SISU) os diferentes cursos da USP podem usar diferentes pesos para as notas do ENEM. Por exemplo, um curso de exatas pode atribuir um maior peso para a prova de matemática do ENEM que um curso de humanas.
Olá, Felipe, após encerrado o período de manifestação para a lista de espera da Fuvest, (neste ano, dia 1/3 a 3/3), a classificação do candidato em relação aos demais que também manifestaram interesse, é lançada antes da primeira chamada da lista (13/3)?
Não consigo me lembrar dessa informação, Cíntia. Como a FUVEST precisa reestruturar essa classificação, considerando apenas o pessoal que manifestou interesse, e que agora só pode escolher um curso, eu ficaria surpreso se essa informação saísse antes da primeira chamada.
To mt ansioso para o resultado, felipe a relação C/V da EP é 4.01, eu devo levar isso como uma esperança? Pq sei que tem várias engenharias, minhas preferências sao eng comp e eng quim, provavelmente o C/V deles é mais alto Né? Espero que nao
Como a engenharia de computação é bastante concorrida, eu diria que muito provavelmente o C/V dela é sim maior do que 4. Já no caso da engenharia química, ai não consigo opinar. Mas precisamos ter em mente que esse C/V apresentado acaba sendo uma média de todos os cursos dentro de uma mesma carreira (como você bem falou). Então assim como tem cursos com relação C/V maior que 4, outros tem relação C/V menor que 4.
Não. Se você for aprovado direto na sua primeira opção, você pode escolher ficar com essa vaga ou desistir do ingresso. A FUVEST não tem nenhum mecanismo para "voltar" opções no sentido de conseguir algo com menor prioridade.
Infelizmente ano passado não rodou nenhum vaga PPI em nenhum das chamadas. O negócio então é esperar e ficar atento na lista de espera.
2 года назад+1
Minhas opções foram modalidade ppi Eng de computação Eng química Elétrica Mecatrónica Quais dessas na sua opinião é a mais concorrida e a menor concorrência? Caso eu passe em mecatronica é tranquilo a transferência para computação? Fiquei sabendo q dão prioridade para elétrica então seria estratégico caso eu passe em mecatronica mudar para elétrica dps para computação?
A mais concorrida é da engenharia de computação. Digo isso pois é bem conhecido que as engenharias de computação e de produção são as mais concorridas da poli. Agora sobre qual seria a menos concorrida dentre essas três que você falou, eu não tenho uma resposta exata, mas chutaria que é a engenharia elétrica, devido o seu algo número de vagas quando comparada as outras. Sobre você transferir da mecatrônica para a computação, as chances são bastante baixas. Como eu sempre falo, por conta dessa questão da elétrica ter prioridade em transferir para a computação, as poucas vagas que abrem no processo de transferência interna para a computação acabam sendo preenchidas pelos próprios alunos da engenharia elétrica, sem dar chance dos alunos de outras engenharias transferirem.
2 года назад
@@fvalencia seria estratégico se caso eu passar em quimica ou mecatrónica mudar para elétrica e dps computação? Espero passar em elétrica
@ Infelizmente esse "truque" não funciona. Uma vez que você realiza uma transferência interna (ex: da química pra elétrica) sua prioridade nos outros processos de transferência fica sendo a mais baixa possível. Ou seja, você ficaria numa situação ainda pior do que tentar ir da química para a computação.
Olá! Pode sim. Na matrícula virtual você seleciona a opção "Matriculado aguardando nova convocação [M]". Assim você pode segurar essa sua vaga da 2a opção e ainda tentar conseguir a 1a opção na 2a ou na 3a chamada da FUVEST.
Vai depender muito do curso em questão, Lucas. No caso da Engenharia de Computação aqui da poli, infelizmente acaba sendo praticamente impossível (pra não falar impossível) se você não for aluno da Engenharia Elétrica pois eles tem prioridade (pra transferir pra EngComp) no processo de transferência interna aqui da poli e acabam pegando as poucas vagas que abrem.
Fala Felipe tudo certo cara? Algo que tenho dúvida sobre a USP é com relação ao transferência entre cursos de carreiras diferentes. Você saberia dizer se existe uma possibilidade, para caso eu tenha passado em Engenharia de Computação, fazer a prova de transferência para Ciência de Computação? pergunto isso pois ainda não estou totalmente decidido sobre qual me agrada mais, mas mesmo os dois cursos sendo da mesma área, ainda assim são um pouco distantes um do outro. Se puder dar uma esclarecida, agradeço desde já
A maioria dos cursos da USP costumam oferecer o processo de Transferência Interna para qualquer aluno da USP. Pra ser sincero, não consigo lembrar agora de cabeça nenhum caso que não os cursos da Poli que limite o processo para os alunos da própria faculdade (aqui estou tratando a USP como universidade e a Poli como faculdade que compõe a USP), mas devem ter outros sim. De qualquer forma, é bem possível você ingressar em Engenharia de Computação e transferir pra Ciência da Computação sim. Conheço algumas pessoas que fizeram isso.
No video ele falou que vc pode sim, por exemplo: Minhas opções: 1º Eng. A, 2º Eng. B, 3º Eng.C, 3ºEng. D Se na primeira chamada eu não fui convocado pra Eng. A e B, mas eu eu passo na Eng. C, eu tenho a opção de se surgui algo melhor (Eng. A ou B) eu querer, assim vc irá sair da Eng. C e entrar e outra Eng. (A ou B)(dependendo da disponibilidade). A única coisa que eu fiquei com duvida é como faz isso, se é no proprio dia da matricula ou pelo site?
@@doutorgetuliovargas4330 A FUVEST não deixa você "voltar atrás" nas suas opções. No caso de você ser chamado na sua 3ª opção, não tem mais como você conseguir sua 4ª opção, mas você pode tentar nas próximas chamadas pegar a 1ª ou a 2ª opção. Respondendo a pergunta do Gustavo, isso é feito pelo próprio site mesmo. Você encontra essa informação na página 45 do Manual do Candidato (página 49 no PDF).
Então se eu aceitar minha segunda opção na primeira chamada e depois eu passar na minha primeira opção eu ainda sou chamado? Ou eu preciso abandonar a primeira opção para entrar na segunda?
Uma vez que você é chamado em uma das três chamadas regulares, a fuvest trabalha com 3 opções (que eu vou parafresear e resumir aqui): - Matriculado Satisfeito (S): Consegui a opção que eu queria e estou satisfeito com isso. - Desistente aguardando nova convocação (D): A opção de curso que eu fui chamado eu não quero realizar a "pré matricula" nela, mas quero tentar conseguir algo melhor nas próximas chamadas - Matriculado aguardando nova convocação (M): A opção de curso que eu fui chamado eu quero realizar a "pré matrícula" nela, mas também quero tentar conseguir algo melhor nas próximas chamadas (essa opção só vale pra 1ª e pra 2ª chamada) Nesse caso que você comentou, você seria chamado pela sua 2ª opção, escolheria a opção "Matriculado aguardando nova convocação" e poderia ainda concorrer pela sua 1ª opção. Essas informações que eu falei estão na página 45 do Manual do Candidato da FUVEST (página 49 do arquivo PDF).
Não entendi bem a pergunta hahaha. O rankeamento que eu fiz ai (1°,2º,3º,4º,5º...) foi feito com base na Nota Final de Carreira (NFC) de todos os candidatos daquela carreira. Talvez eu tenha me confundido e falado "Nota Final de Curso" em algum momento, ai gerou mais confusão
Obrigado pelo conteúdo de valor que vc posta Felipe!
Que vídeo incrível, muito bem explicado! Obrigada!
Vc pode fazer um vídeo assim explicando do processo do SISU e do Enem USP?
Olá Júlia.
Eu fui ler aqui o edital do ENEM-USP e me parece que ele irá aplicar a mesma lógica da FUVEST, que eu comento neste vídeo.
A ressalva aqui é que desde que a USP aderiu ao ingresso via SISU (e que a partir deste ano é chamado de ingresso "ENEM-USP") que os cursos da USP adotam pesos diferentes para as notas do ENEM. Assim, dependendo dos cursos que você escolha durante a inscrição no ENEM-USP, a sua nota para um curso A pode ser diferente da nota para um curso B.
Neste link tem os pesos que os cursos irão utilizar neste processo: www.fuvest.br/wp-content/uploads/enem-usp_2023_edital.pdf
Muito obrigada pelo conteúdo, Felipe!
Realmente muito útil e esclarecedor, mas estive preocupada em relação ao algoritmo de alocação das vagas em virtude das opções de curso no Acesso Enem-USP. Você poderia sanar a minha dúvida antes de se encerrar o período de inscrições, ou seja, antes do dia 31 de janeiro?
Olá!
Como a FUVEST não falou nada em específico sobre a questão da alocação de vagas (apenas divulgaram o edital que não toca neste assunto), sou levado a acreditar que eles irão utilizar exatamente a lógica da FUVEST no processo ENEN-USP. A única ressalva é que ao contrário da FUVEST onde o cálculo da média é sempre o mesmo para qualquer curso da USP, no processo ENEM-USP (assim como no antigo ingresso via SISU) os diferentes cursos da USP podem usar diferentes pesos para as notas do ENEM.
Por exemplo, um curso de exatas pode atribuir um maior peso para a prova de matemática do ENEM que um curso de humanas.
@Felipe Valencia obrigada pela resposta! ❤️
Para o concurso do CNU será assim? Poderia explicar?
Vish, nesse caso eu não faço ideia, Denis. Precisaria olhar no edital deles.
Olá, Felipe, após encerrado o período de manifestação para a lista de espera da Fuvest, (neste ano, dia 1/3 a 3/3), a classificação do candidato em relação aos demais que também manifestaram interesse, é lançada antes da primeira chamada da lista (13/3)?
Não consigo me lembrar dessa informação, Cíntia.
Como a FUVEST precisa reestruturar essa classificação, considerando apenas o pessoal que manifestou interesse, e que agora só pode escolher um curso, eu ficaria surpreso se essa informação saísse antes da primeira chamada.
To mt ansioso para o resultado, felipe a relação C/V da EP é 4.01, eu devo levar isso como uma esperança? Pq sei que tem várias engenharias, minhas preferências sao eng comp e eng quim, provavelmente o C/V deles é mais alto Né? Espero que nao
Olá, camarada. Onde você viu a relação C/V pra segunda fase?
Como a engenharia de computação é bastante concorrida, eu diria que muito provavelmente o C/V dela é sim maior do que 4. Já no caso da engenharia química, ai não consigo opinar.
Mas precisamos ter em mente que esse C/V apresentado acaba sendo uma média de todos os cursos dentro de uma mesma carreira (como você bem falou). Então assim como tem cursos com relação C/V maior que 4, outros tem relação C/V menor que 4.
caso eu passe na primeira, não fico mais na espera das outras ?
Não. Se você for aprovado direto na sua primeira opção, você pode escolher ficar com essa vaga ou desistir do ingresso. A FUVEST não tem nenhum mecanismo para "voltar" opções no sentido de conseguir algo com menor prioridade.
Felipe, eu estou em 9 colocação de 7 vagas ppi em sistema da informação(sao carlos), sera q tenho chances de passar?
Infelizmente ano passado não rodou nenhum vaga PPI em nenhum das chamadas. O negócio então é esperar e ficar atento na lista de espera.
Minhas opções foram modalidade ppi
Eng de computação
Eng química
Elétrica
Mecatrónica
Quais dessas na sua opinião é a mais concorrida e a menor concorrência?
Caso eu passe em mecatronica é tranquilo a transferência para computação? Fiquei sabendo q dão prioridade para elétrica então seria estratégico caso eu passe em mecatronica mudar para elétrica dps para computação?
A mais concorrida é da engenharia de computação. Digo isso pois é bem conhecido que as engenharias de computação e de produção são as mais concorridas da poli. Agora sobre qual seria a menos concorrida dentre essas três que você falou, eu não tenho uma resposta exata, mas chutaria que é a engenharia elétrica, devido o seu algo número de vagas quando comparada as outras.
Sobre você transferir da mecatrônica para a computação, as chances são bastante baixas. Como eu sempre falo, por conta dessa questão da elétrica ter prioridade em transferir para a computação, as poucas vagas que abrem no processo de transferência interna para a computação acabam sendo preenchidas pelos próprios alunos da engenharia elétrica, sem dar chance dos alunos de outras engenharias transferirem.
@@fvalencia seria estratégico se caso eu passar em quimica ou mecatrónica mudar para elétrica e dps computação? Espero passar em elétrica
@ Infelizmente esse "truque" não funciona.
Uma vez que você realiza uma transferência interna (ex: da química pra elétrica) sua prioridade nos outros processos de transferência fica sendo a mais baixa possível. Ou seja, você ficaria numa situação ainda pior do que tentar ir da química para a computação.
@@fvalencia ah sim obg
Olá Felipe, uma dúvida boba, pessoal de comp usa os dez dedos para digitar? Há um preconceito com quem não digita da forma "correta"?
Olha, eu nunca ouvi/li nada sobre isso não hahaha. Confesso que até fui ver como que eu estava programando aqui.
oi! caso eu passe na segunda opcao e nao na primeira, eu posso ficar na lista de espera da primeira vaga?
Olá!
Pode sim. Na matrícula virtual você seleciona a opção "Matriculado aguardando nova convocação [M]". Assim você pode segurar essa sua vaga da 2a opção e ainda tentar conseguir a 1a opção na 2a ou na 3a chamada da FUVEST.
Felipe, é muito difícil conseguir a transferência de curso dentro da universidade? Caso eu passe para eng. civil porém queira eng. de computação
Vai depender muito do curso em questão, Lucas.
No caso da Engenharia de Computação aqui da poli, infelizmente acaba sendo praticamente impossível (pra não falar impossível) se você não for aluno da Engenharia Elétrica pois eles tem prioridade (pra transferir pra EngComp) no processo de transferência interna aqui da poli e acabam pegando as poucas vagas que abrem.
@@fvalencia Entendi, valeu!!
Fala Felipe tudo certo cara? Algo que tenho dúvida sobre a USP é com relação ao transferência entre cursos de carreiras diferentes. Você saberia dizer se existe uma possibilidade, para caso eu tenha passado em Engenharia de Computação, fazer a prova de transferência para Ciência de Computação? pergunto isso pois ainda não estou totalmente decidido sobre qual me agrada mais, mas mesmo os dois cursos sendo da mesma área, ainda assim são um pouco distantes um do outro. Se puder dar uma esclarecida, agradeço desde já
A maioria dos cursos da USP costumam oferecer o processo de Transferência Interna para qualquer aluno da USP. Pra ser sincero, não consigo lembrar agora de cabeça nenhum caso que não os cursos da Poli que limite o processo para os alunos da própria faculdade (aqui estou tratando a USP como universidade e a Poli como faculdade que compõe a USP), mas devem ter outros sim.
De qualquer forma, é bem possível você ingressar em Engenharia de Computação e transferir pra Ciência da Computação sim. Conheço algumas pessoas que fizeram isso.
Eu não sabia disso, se eu passar por ex na primeira chamada da minha terceira opção eu n posso fazer mais nada em relação as outras ?
No video ele falou que vc pode sim, por exemplo:
Minhas opções: 1º Eng. A, 2º Eng. B, 3º Eng.C, 3ºEng. D
Se na primeira chamada eu não fui convocado pra Eng. A e B, mas eu eu passo na Eng. C, eu tenho a opção de se surgui algo melhor (Eng. A ou B) eu querer, assim vc irá sair da Eng. C e entrar e outra Eng. (A ou B)(dependendo da disponibilidade).
A única coisa que eu fiquei com duvida é como faz isso, se é no proprio dia da matricula ou pelo site?
@@gustavosantana4573 Acho que sim, mas por exemplo nesse caso vc só poderia trocar a 3º opção pela 1 ou 2 e não pela 4º ?
@@doutorgetuliovargas4330 A FUVEST não deixa você "voltar atrás" nas suas opções. No caso de você ser chamado na sua 3ª opção, não tem mais como você conseguir sua 4ª opção, mas você pode tentar nas próximas chamadas pegar a 1ª ou a 2ª opção.
Respondendo a pergunta do Gustavo, isso é feito pelo próprio site mesmo. Você encontra essa informação na página 45 do Manual do Candidato (página 49 no PDF).
Então se eu aceitar minha segunda opção na primeira chamada e depois eu passar na minha primeira opção eu ainda sou chamado? Ou eu preciso abandonar a primeira opção para entrar na segunda?
Uma vez que você é chamado em uma das três chamadas regulares, a fuvest trabalha com 3 opções (que eu vou parafresear e resumir aqui):
- Matriculado Satisfeito (S): Consegui a opção que eu queria e estou satisfeito com isso.
- Desistente aguardando nova convocação (D): A opção de curso que eu fui chamado eu não quero realizar a "pré matricula" nela, mas quero tentar conseguir algo melhor nas próximas chamadas
- Matriculado aguardando nova convocação (M): A opção de curso que eu fui chamado eu quero realizar a "pré matrícula" nela, mas também quero tentar conseguir algo melhor nas próximas chamadas (essa opção só vale pra 1ª e pra 2ª chamada)
Nesse caso que você comentou, você seria chamado pela sua 2ª opção, escolheria a opção "Matriculado aguardando nova convocação" e poderia ainda concorrer pela sua 1ª opção.
Essas informações que eu falei estão na página 45 do Manual do Candidato da FUVEST (página 49 do arquivo PDF).
@@fvalencia entendi perfeitamente agora! muito obrigado mais uma vez!
essa classificação de prioridades foi feita se baseando na Classificação na Carreira?
Não entendi bem a pergunta hahaha.
O rankeamento que eu fiz ai (1°,2º,3º,4º,5º...) foi feito com base na Nota Final de Carreira (NFC) de todos os candidatos daquela carreira.
Talvez eu tenha me confundido e falado "Nota Final de Curso" em algum momento, ai gerou mais confusão