Eu costumo assistir vídeos gringos de Física e Matemática (em inglês), e posso afirmar que o seu estilo de ensinar é padrão de primeiro mundo. Um bom professor não tem conhecimento apenas da matéria que ensina, mas também de como o cérebro do aluno funciona ao tentar aprender, e das dificuldades psicológicas no processo de aprendizado.
Sim,mas, como um gurnê se ofende ao fritar um ovo, os professores se recusam a relembrar ,inclusive humilhando o aluno dizendo já deveria ser sabido, diferente desta que resolve indicando a fonte no pré cálculo.
@@moacircardoso9203isso é excessão, acredito eu. A ignorância de alguns professores nem se compara aos alunos e país egocêntricos que tem nessa geração.
Sou formado em Eng. Elétrica e nunca vi derivada sendo explicada assim, muito bom professora continue com mais aulas didáticas dessa forma. Seria legal fazer aulas de integral, serie de Fourier, transformada de Laplace, equações diferenciais e se possível as deduções de eletromagnetismo. Assuntos que eu gostaria de revisar e de preferencia com uma boa professora.
Fui aluno de Matemática pela UFRJ, confesso que não é um curso tão difícil, mas sabemos que merece uma atenção muito forte de cada aluno. A disciplina de Cálculo precisa de muita dedicação e estudos.
Pois é no caso de uma engenharia, tem uns professores que merecem uma surra por não saber ser didático e achar que todo mundo sabe o que ele sabe, no meu primeiro período de engenharia teve um paralelo de cálculo 1 que fiquei travado por uns 2 meses e meio, eu perguntava a professora e ela falava é assim mesmo, e eu puts o que ela faz que eu não consigo chegar, eu li e regalia de trás para frente todos os passos, e só no final quando consegui travar ideia com uma professor de projetos, que ele falou aí tem Pitágoras no meio 🤦🏾♂️ ela nunca fez a resolução completa em taxas relacionadas, então tarde de mais descobri que tinha uma bendita raiz quadrada si fechava o valor, também existiam várias bases que não agia estudado no ensino médio e fundamental, como Ln, log, Euler, radianos, divisão de polinômios, produtos notáveis de terceiro grau a diante, radiação a não ser o básicão, depois que fui descobrir o método de inverter a raiz, poxa reprovaram 57 alunos só trez que haviam passado.
Desculpa meu amigo, não falo em agressão, mas falo o que vivenciei, talvez um desgaste que poderia ter sido polpado, só vim entender derivada mesmo quando troquei de campus e fuinoarabo concorrente, ma época d apandemia rachando agente em Eletromagnetismo e Fenômeno dos transportes, achava que iria ser o pior mas fui bem memso sendo matéria mais complexa, mas também aprendi na correria a integrar e consequentemente a derivar aí a luizinha acendeu 💡🤔 faz sentido agora.
@@antoniojoserochaneto5179 Colega, um dos maiores problemas dentro do curso de Exatas é um só: a falta de interação do corpo docente e discente. Numa turma de 60 alunos, somente 3 serem aprovados é surreal. A Coordenação de Engenharia deveria estar atenta aos fatos, mas lhe digo uma coisa: esse episódio serviu de ensinamento, continua estudando com afinco que você sairá com o teu Diploma e muito conhecimento, sempre que puder recorra aos conceitos básicos da amada Matemática. E um pequeno detalhe: eu fiz Matemática por curiosidade, pois já era formado em Letras também pela UFRJ e na ocasião do curso de Exatas estava com 54 anos de idade e não desisti. Faça o mesmo, prove que você é capaz. Boa sorte, luz e paz sempre!
Que coisa absurda. Caí de paraquedas nesse vídeo, por que recentemente venho assistindo vários vídeos sobre matematica. Daí eu encontro uma professora que ensina professores. Só que o que ela não percebeu que, por ensinar professores, ela ensina os alunos desses professores também. Que didática fantástica! Parabéns!!!
One more thing. Imagina isso...esse vídeo sobre derivadas foi postado há apenas 7 horas, em pleno sabadão e já teve mais de mil e duzentas visualizações. Isso prova que, com professoras assim, o mundo ainda tem jeito. Keep on rock, teacher!
Você é espetacular em transmitir seus conhecimentos.. Muitos não dominam funções algébricas, matrizes,logaritmos, binomials, geometrias básica,espacial e analítica não conseguem absorver pré cálculo e cálculo com facilidade. Só assistir aulas,por si só, NAO RESOLVE. Tem de pegar as ferramentas (papel e caneta) e fazer vários exercícios.❤
Professora, tem 10 anos que sai da faculdade, como queria uma professora com a sSenhora. Sensacional explicação. Parabens pela consciência e a didática!! Sensacional conseguir fazer essa distinção entre as matérias, eu era um que achava derivada dificil quando na verdade nao era derivada!! Era outras matérias !!
Eu nunca tive uma aula formal de derivada porque nunca fiz cálculo, mas tinha uma noção do ensino médio que os profs ensinavam o necessário para a ocasião. É muito verdade o que você disse. No começo do ano fiz uma revisão geral da matemática e percebi nesse vídeo que o que o pessoal erra, geralmente também é o que leva ao não entendimento do logarítimo. Felizmente eu já arrumei esses erros, entendi logaritmo e aprendi muito melhor as demonstrações de matemática e física. Eu consegui compreender completamente esse vídeo. Mas essa provavelmente foi a aula mais completa que já vi sobre o assunto. Eu gostaria muito de frequentar um curso de cálculo dado por você.
Kkk a pior parte são estas partes, quer ver onde tive mais dificuldade, racionalização, logaritmos Log e LN, derivadas trigonométricas com nomes esquisitos secante, cosencante, cotangente, radianos, produtos notáveis de polinômios e de terceiro grau, divisão de polinômios a maioria dai nunca vi ou então vi o básico no ensino fundamental e médio.
Só vi um único professor antes dela explicar assim, mas era meu professor de física experimental, toda semana ele me ensinava um pouco, as infelizmente veio a pandemia e acabei trancando a faculdade, o restante onde estudava só ensinava mal.
Tem professor que não sabe passar o conteúdo, tem uma didática ruim, não tem paciência. Na minha faculdade teve uma professora de C1 que teve, eu acho, 80% de alunos reprovados....
Comecei engenharia elétrica em 1989 em Santos. Não terminei. Como seria ótimo se eu tivesse tido a honra de ter um profissional professor assim. Parabéns. Eu amo pessoas desse gabarito profissional. ❤😊
meu deus vc é uma diva eu amei a aula, to na faculdade e tinha muita dificuldade em estudar e entender esses conceitos mais básicos que muitos professores deixam de explicar. muito obrigada!!!
Professora, por gentileza, faça uma playlist de Calculo Zero para resgatar essas coisas que aprendemos quando éramos crianças mas esquecemos. Creio que isso é fundamental pra acabar com a dificuldade de aprender cálculo.
Realmente temos que rever matemática básica professora a derivada em si não é difícil e sim o processo de conversão do cálculo obrigado pela explicação com muita propriedade.
Se o estudo de derivada exige conhecimentos prévios, então derivada é, sim, difícil. Ué. Deriva seno ou cosseno aí. Deriva logaritmo. A afirmação dessa professora sobre a dificuldade de derivada está claramente equivocada.
Estou pensando em fazer uma licenciatura em matemática e este vídeo me incentivou demais. O cuidado com o processo de aprendizado com o aluno, alinhando as expectativas, aprendizagem comparada, foi perfeito. Hoje sou professor de eletrônica e noto que sempre temos muito a aprender. Muito obrigado e parabéns, professora.
Show de bola professora. Fico muito feliz de saber que existe professor com esse nível gigante. Parabéns!!! Grato de demais! milhões de likes garantido.
Caramba, professora... que aula fantástica! Sempre achei aulas boas explicando o conceito geral de derivada, mas as demonstrações foram excepcionais e o que faltava pra eu entender melhor o conteúdo. Muito obrigado!
Excelente: aprender é um caminho seguro pra "conhecer-se a si mesmo". Foi (de longe) a melhor aula sobre ENSINO (pois a derivada serviu de substrato pra apoiar a verdadeira joia do auxílio ao desenvolvimento individual e coletivo, brilhantemente, apresentada neste vídeo) que eu já assisti ...!❤
nooooooosssa que aula foda, o jeito que você trata a matemática de uma maneira simples faz a aula parecer mais uma conversa satisfatória kk com você dando aula eu não fico entediado. derivada nunca foi tão fácil e interessante, likeeee
Juliana, você poderia trazer alguns vídeos sobre a definição e exemplos dos termos convergir e divergir na matemática, ótima didática você tem, parabéns!!!
Parabens, Juliana, sua didatica eh SENSACIONAL !!! Concordo plenamente com voce, a dificuldade no estudo do calculo esta na base do estudo da matematica, ou seja, nos conceitos fundamentais !
Sinceramente, INCRÍVEL! Estou fazendo Cálculo 1 em engenharia, e tenho imensa dificuldade de entender a matéria devido a complexidade que meu professor coloca, é a primeira vez que vejo explicando um introdutório da matéria de forma entendível e simples, me ajudou muito! Excelente didática e explicação. Relacionei essa aula com os conceitos complexos que tinha aprendido e agora consegui entende-los e aplica-los com muito mais facilidade e entendendo o que estou fazendo, muito obrigada, parabéns pelo conteúdo de qualidade!
Me apaixonei por suas aulas. Isso que falta nos professores de cálculo. desmistificação da matéria. A maioria fica dizendo que: " supõe-se que vocês viram tudo isso no segundo grau". A questão que eles esquecem que a maior parte da turma não é aluno do curso de matemática, e que muita coisa se perde pelo meio do caminho. Os conceitos vão se perdendo. Me que percebo, na faculdade, os professores tem que aplicar a matéria, e logo não tem tempo para perceber as dificuldades que os alunos possivelmente tem com outras matérias que levam ao cálculo. A proposta da professora aqui neste vídeo, é diferente. Essa é uma vantagem que uma aula grava tem sobre uma aula ao vivo e/ ou presencial, ou seja, presencialmente, você não pode pausar o vídeo, tão pouco rever e rever quantas vezes forem necessárias! Obrigado!
Juliana, você é simplesmente brilhante! Parabéns pelo seu glorioso trabalho, orgulho de ver uma professora que faz da matemática a matéria mais deliciosa e fascinante de aprender do mundo! Que falta faz este tipo de profissional em nossas salas de aula!
A sua apresentação de derivada abre mão do rigor e ganha espetacularmente em didática e compreensão. Eu considero a sua inicitativa um salto de qualidade pedagógica. O rigor matemático só é percebido com o amadurecimento das ideias sobre os conceitos que envolvem derivada. Ao fazer os exercícios, o aluno vai percebendo a relação entre os detalhes que você mostra. O nosso cérebro, também, se move para compreender o que aprendemos. E isso ocorre em momentos em que estamos longe dos fatos. É muito importante explorar a ideia simples e intuitiva e depois dar um mergulho profundo. Infelizmente a Matemática é envolvida pelo mito da dificuldade intransponível. E a escola, no ensino tradicional, alimenta esse fantasma inexistente. E para existir o medo, não precisa existir o perigo. É o caso das fobias. E assim nasce o aluno fóbico, quando poderia ser um aluno entusiasmado. A estrutura pedagógica precisa pensar que o ensino da Matemática não pode ser feito impondo regras. Os matemáticos não fazem isso. Então porque obrigar os alunos a aceitar regras sem dar a eles a oportunidade de ver a intuição e a criação diante dos assuntos apresentados. Essa dicotomia do certo e do errado e a condenação do erro apenas criam problemas de aprendizagem. Aprendemos errando, pois todo erro é uma descoberta. E por isso nasce o "ódio" popular à Matemática. (Edson Lamim - Impressões Pedagógicas)
👏👏👏, até eu entendi o conceito de derivada e descobri que há lacunas na minha memória sobre alguns pontos em algebra. Muito obrigado, a senhora conseguiu extinguir o suposto medo de derivada que eu tinha.
Parabens professora Juliana 🎉. Sou engenheiro civil ha alguns anos, estudei derivadas e integrals, porem, tiro o chapeu pra sua didatica e dominio da materia. Estou acompanhando o seu canal com muita alegria em de revisar esses conceitos 😊
Parabéns pelo trabalho professora, ,a senhora é incrível! Eu sempre gosto de entender como as coisas funcionam, sinto que uma vez que entendo isso aprenderei de verdade. Decoreba mata a criatividade
Professora, muitíssimo obrigado pela aula! Estou tendo cálculo 1 na faculdade e estava sofrendo. Suas aulas estão me ajudando muito. Sou muito grato mesmo. Sua didática é excelente!
Sou advogado, nunca estudei matemática do ensino superior e consegui acertar todos os exemplos. Porque sua explicação foi impecável e a matemática básica eu nunca esqueço.
Que bom! Agora você não vai esquecer derivada também :) segue a playlist que tem muito cálculo pela frente ainda! É a parte da matemática que eu mais gosto.
Perfeita a observação, Ju! A maioria ignora o processo de construção do saber e só quer a fórmula. Por muito tempo, infelizmente, eu fui muito assim, até ter que me ver forçado à pensar e criar gosto por isso.
Incrível, simplesmente Incrível essa didática maravilhosa, por que não te descobri antes professora, não teria sofrido tanto em cálculo I, II, III e IV. Parabéns ganhou um inscrito pra toda vida.
Parabéns professora! sou formado em matemática com pós graduação em Metodologia do Ensino de Matemática, ficou faltando o TCC para a segunda pós em Metodologia do Ensino Superior. Não fiz questâo por esse outro diploma porque percebi que não ia encontrar nas Metodologias alguém que ensinasse a ensinar. Ledo engano, encontrei a senhora. Que pena! Estou aposentado mas feliz da vida assistindo suas aulas com a certeza de que encontrei a luz no fim do túnel. (as favas o diploma) eu queria era aprender a ensinar.
Você é a primeira pessoa que me faz gostar de matemática, eu estou cursando Química e em todo meu ensino eu sempre tive facilidade, porém, nunca gostei de matemática, sempre achei todos os professores arrogantes demais, mas você tem algo de muito diferente na didática, está de parabéns.
Saudações! Gostei bastante dessa aula. Quando estudei cálculo alguns anos atrás, não tive essa didática tão fluída como voce explicou. É muito valioso ter pessoas como voce e outros tão bons professores, cada um em sua área de atuação, nos dando explicações de coisas que à primeira vista se parecem dragões, mas que com explicações como as suas se tornam mais fáceis de entender. Obrigado por compartilhar conhecimento e parabéns pela aula. Sucesso e prosperidade.
Um relato pessoal sobre o medo 0:21 : Eu sempre tive medo de matemática porque, nos anos 80 a minha professora na quarta série nos batia com o livro na cabeça todos os dias quando errávamos ou demorávamos pra responder quanto era a raiz quadrada de um número aleatório que ela escolhia. Eu e muitos outros alunos repetimos em matemática naquele ano...não me lembro como consegui passar nos outros anos, sempre odiando a matemática, até que, na sétima série (da época) tivemos equações lineares, fórmula de Bhaskara e teorema de Pitágoras etc. eu descobri que eu não era burro e que amava aquilo... Depois disso só tirei notas boas. Então, apenas ao ouvir o som do vocabulário da matemática, isso já me provocava uma emoção enorme... Como um mistério que parecia difícil, mas que eu teria o prazer em descobrir que resolvê-lo acabaria sendo mais fácil do que eu imaginara. Eu me formei em filosofia na USP, onde entrei direto sem fazer vestibular, a partir da escola pública, onde estudei a vida toda. Hoje, anos depois de formado dou aula na pós e na graduação da Faculdade de Arquitetura (FAU-USP) como professor colaborador e eu estudo astronomia como amador na Escola Municipal de Astrofísica aqui em São Paulo e sempre tiro nota 9 ou 10 nesses cursos de exatas. Resumindo: É incrível o que o método de perder o medo pode fazer por você. Amo derivadas!🥰
Professora, parabéns pela didática! Eu não tive a oportunidade de ser introduzido ao cálculo dessa maneira na minha época. Aos calouros de exatas: se você tem medo de derivadas e integrais, revise polinômios, funções, trigonometria e geometria analítica. Você verá que além de maravilhoso, o cálculo é extremamente necessário, pois quem não o entende não pode compreender física e as disciplinas específicas da graduação.
professora, muito obrigada! Finalmente perdi o medo dessa matéria. Percebi que preciso voltar em umas regras bem tranquilas e praticar mais. Pfvr, continue fazendo vídeos. De estatística seria ótimo também, visto que é bem assustador pro pessoal de economia, como eu. MUITO OBRIGADA! Você é incrível.
Didática excelente professora, estou incrivelmente impressionado! Sei que o foco do canal é apresentar os assuntos em inglês, se expandisse mais ainda para o público falante do portugues aulas como essa eu mesmo não perderia uma, haja vista a facilidade da lingua materna. Parabens!
Agora com estas explicações consegui entender bem a definição de derivada! Estou tirando uma licenciatura em Gestão em Lisboa e ando com dificuldades em matem. mas com estas explicações deu para entender bem esta parte de derivadas!Show...
Não consigo fixar o aprendizado sem verificar uma aplicação prática nessas questões. Sempre me saí bem nas privas porque decorava as regras. Parabéns pelo vídeo, excelente didática.
Quem dera eu ter assistido suas aulas quando estudava cálculo na Universidade. Hoje em dia todas essas ideias são simples na minha cabeça, e você deixo mais claro do que nunca para todos: cálculo não é nada extraordinário e complexo, e nossa maior dificuldade está na base matemática, no que aprendemos no fundamental. Uma professora como vc faz toda a diferença na vida dos estudantes , sincero!
Você é uma professora exímia, um recurso humano super precioso. Estava com dificuldades em achar aulas desse nível sobre o tema em Português. Obrigada, tem me ajudado muito em meu curso! #estatisticausp
Depois que assisti a aula não tive mais dificuldade. Assisti uma vez e depois assisti novamente parando e fazendo os exercícios e acertei todos. Com esta professora, as dificuldades vão para o espaço. Obrigada pela sua aula, fez a diferença para o meu aprendizado. Muito obrigada mesmo.
eu não terminei de assistir o vídeo todo mas já venho agradecer pelo conteúdo e pela forma como foi ministrado, vou começar a graduação em estatística e me pego pelo youtube tentando entender a lógica por trás dos algoritmos matemáticos o que infelizmente ocorre muito na plataforma e em outros locais da web também. Infelizmente, tive uma base de matemática, no ensino fundamental e médio, extremamente parca e pobre, muito decorrente desta postura no ensino de simplesmente vomitarem as informações na lousa, sem ao menos tentar inserir o aluno numa contextualização histórica e funcional por trás da matemática e seus princípios.
Normalmente não comento em vídeos. Porém a professora do vídeo está de parabéns claramente muito boa e faz o que ama e faz com amor. Parabéns professora.
Que profissão linda é essa!!! Ser professor é muito além do que replicar conhecimento de qualquer forma. Muito obrigado pela sua contribuição professora!!!! Obrigado por demonstrar não só para mim, mas também para outros professores que o ensino é um processo, e não necessariamente doloroso, pode ser um processo gostoso de ser vivido, como você nos demonstrou!!!!
10:13 Pois é eu aprendi até então que a derivar é descer o exponencial multiplicar pelo o que está de baixo, e daquele exponencial subtrai 1, mas depois quando chegou no momento de simplificar aí me arrebentou todo.
Tá maluco, obra prima da natureza. Já assisti muitos, mas isso aí tá bom demais. Resolvendo o problema do século no brasil, que é: Saber matemática e como ensinar o que sabe sem ser robotizado.
Dá like aí quem quer que ela continue fazendo aulas sobre cálculo 1.
Verdade, eu queria ter feito um curso de cálculo 1.
Poxa para mim ela resolveu uns problemas que tive a trez anos atrás.
Eu tive alguns professores de matematica excelentes, guardo seu ensinamentos com carinho. Mas eu gostaria de ter tido aulas assim tambem.
Maria
@@antoniojoserochaneto5179 agora so falta arrumar uma professora de portugues para corrigir o problema atual! ("há", "treS")
Existem dois problemas no mundo da matemática: 1) saber matemática.; 2)ensinar matemática. Parabéns Juliana, você tem as duas senhas. 🎉
@@eliseumirandaalves O domínio de Turmas é uma Bênção. Mas sempre tem uma ovelha desgarrada nesse sopão de legumes. Muita paciência.
@@sandrodornelles1ovelha desgarrada, qual o sentido disso?
Essa aula não é somente para alunos.... É também para professores. Sensacional.
Todo professor é um eterno aluno...
Não. É só pra alunos mesmo. Aliás, é MUITO difícil uma aula que sirva pros dois públicos. Essa aula definitivamente não serve pros dois.
Serve pra professor sim. Não pra aprender a derivar, mas pra aprender a ensinar esse assunto de forma didática.
Eu costumo assistir vídeos gringos de Física e Matemática (em inglês), e posso afirmar que o seu estilo de ensinar é padrão de primeiro mundo. Um bom professor não tem conhecimento apenas da matéria que ensina, mas também de como o cérebro do aluno funciona ao tentar aprender, e das dificuldades psicológicas no processo de aprendizado.
1 primeiro mundo? Não seria melhor dizer que ela tá 2 passos a frente disso?
Nobreza de um mestre é tornar simples e inteligível aquilo que e complexo .
Ótima aula Juliana !
Graças a Deus ,ainda existem professores que realmente amam o que fazem😚
Realmente, oque faz uma pessoa não entender derivada é não ter uma base sólida.
Didática incrível professora!
Exatamente! Se você tem a matemática básica dominada, o resto é resto.....
Sim,mas, como um gurnê se ofende ao fritar um ovo, os professores se recusam a relembrar ,inclusive humilhando o aluno dizendo já deveria ser sabido, diferente desta que resolve indicando a fonte no pré cálculo.
Eu tenho uma base sólida(mais, menos, vezes, divisão) e mesmo assim não entendo derivada. Essa falácia de vocês é puro dunning-kruegger
@@moacircardoso9203isso é excessão, acredito eu. A ignorância de alguns professores nem se compara aos alunos e país egocêntricos que tem nessa geração.
@@moacircardoso9203gurnê? Primeira vez que ouço falar nisso. Você deve gostar bastante de culinária
Sou formado em Eng. Elétrica e nunca vi derivada sendo explicada assim, muito bom professora continue com mais aulas didáticas dessa forma.
Seria legal fazer aulas de integral, serie de Fourier, transformada de Laplace, equações diferenciais e se possível as deduções de eletromagnetismo.
Assuntos que eu gostaria de revisar e de preferencia com uma boa professora.
Fui aluno de Matemática pela UFRJ, confesso que não é um curso tão difícil, mas sabemos que merece uma atenção muito forte de cada aluno. A disciplina de Cálculo precisa de muita dedicação e estudos.
Pois é no caso de uma engenharia, tem uns professores que merecem uma surra por não saber ser didático e achar que todo mundo sabe o que ele sabe, no meu primeiro período de engenharia teve um paralelo de cálculo 1 que fiquei travado por uns 2 meses e meio, eu perguntava a professora e ela falava é assim mesmo, e eu puts o que ela faz que eu não consigo chegar, eu li e regalia de trás para frente todos os passos, e só no final quando consegui travar ideia com uma professor de projetos, que ele falou aí tem Pitágoras no meio 🤦🏾♂️ ela nunca fez a resolução completa em taxas relacionadas, então tarde de mais descobri que tinha uma bendita raiz quadrada si fechava o valor, também existiam várias bases que não agia estudado no ensino médio e fundamental, como Ln, log, Euler, radianos, divisão de polinômios, produtos notáveis de terceiro grau a diante, radiação a não ser o básicão, depois que fui descobrir o método de inverter a raiz, poxa reprovaram 57 alunos só trez que haviam passado.
Desculpa meu amigo, não falo em agressão, mas falo o que vivenciei, talvez um desgaste que poderia ter sido polpado, só vim entender derivada mesmo quando troquei de campus e fuinoarabo concorrente, ma época d apandemia rachando agente em Eletromagnetismo e Fenômeno dos transportes, achava que iria ser o pior mas fui bem memso sendo matéria mais complexa, mas também aprendi na correria a integrar e consequentemente a derivar aí a luizinha acendeu 💡🤔 faz sentido agora.
@@antoniojoserochaneto5179 Colega, um dos maiores problemas dentro do curso de Exatas é um só: a falta de interação do corpo docente e discente. Numa turma de 60 alunos, somente 3 serem aprovados é surreal. A Coordenação de Engenharia deveria estar atenta aos fatos, mas lhe digo uma coisa: esse episódio serviu de ensinamento, continua estudando com afinco que você sairá com o teu Diploma e muito conhecimento, sempre que puder recorra aos conceitos básicos da amada Matemática. E um pequeno detalhe: eu fiz Matemática por curiosidade, pois já era formado em Letras também pela UFRJ e na ocasião do curso de Exatas estava com 54 anos de idade e não desisti. Faça o mesmo, prove que você é capaz. Boa sorte, luz e paz sempre!
Tu não achou difícil??
@@antoniojoserochaneto5179isso daí foi Gap de conhecimento. E sempre bom revisar, pois matemática e uma matéria que se acumula
Sou professor e nunca tinha visto uma aula tão didática sobre o assunto! Parabéns professora Juliana! Explicação excelente!
Que coisa absurda. Caí de paraquedas nesse vídeo, por que recentemente venho assistindo vários vídeos sobre matematica. Daí eu encontro uma professora que ensina professores. Só que o que ela não percebeu que, por ensinar professores, ela ensina os alunos desses professores também. Que didática fantástica!
Parabéns!!!
Excelente explicação. Sou formado em engenharia elétrica e sempre gosto de revisitar alguns conceitos com suas aulas!
A melhor aula de matemática pra quem quer entender de verdade, e de uma maneira que vc dificilmente verá. Esse é o canal!
One more thing. Imagina isso...esse vídeo sobre derivadas foi postado há apenas 7 horas, em pleno sabadão e já teve mais de mil e duzentas visualizações. Isso prova que, com professoras assim, o mundo ainda tem jeito. Keep on rock, teacher!
"keep on rock(...) " ??? cara "acha" que fala ingles, sai essas "perolas" ai... 🤣🤣🤣🤣
@@webgpuqual o certo entao
Faltou esclarecer os pré requisitos para ter um bom entendimento de limites,derivadas e integrais.
Você é espetacular em transmitir seus conhecimentos..
Muitos não dominam funções algébricas, matrizes,logaritmos, binomials, geometrias básica,espacial e analítica não conseguem absorver pré cálculo e cálculo com facilidade.
Só assistir aulas,por si só, NAO RESOLVE.
Tem de pegar as ferramentas (papel e caneta) e fazer vários exercícios.❤
@@webgpu hahahaha...keep on rocking fica melhor pra vc, psor de inglês! 😂😂😂😂😂😂
Professora, tem 10 anos que sai da faculdade, como queria uma professora com a sSenhora. Sensacional explicação. Parabens pela consciência e a didática!! Sensacional conseguir fazer essa distinção entre as matérias, eu era um que achava derivada dificil quando na verdade nao era derivada!! Era outras matérias !!
TENHO 85 ANOS. ADOREI SUAS EXPLICAÇÕES, NÃO OBSTANTE JÁ CONHECER DERIVADA. CONTUDO, ESCLARECEU MUITAS COISAS. OBRIGA PROFESSORA JULIANA.
Eu nunca tive uma aula formal de derivada porque nunca fiz cálculo, mas tinha uma noção do ensino médio que os profs ensinavam o necessário para a ocasião.
É muito verdade o que você disse. No começo do ano fiz uma revisão geral da matemática e percebi nesse vídeo que o que o pessoal erra, geralmente também é o que leva ao não entendimento do logarítimo. Felizmente eu já arrumei esses erros, entendi logaritmo e aprendi muito melhor as demonstrações de matemática e física. Eu consegui compreender completamente esse vídeo.
Mas essa provavelmente foi a aula mais completa que já vi sobre o assunto. Eu gostaria muito de frequentar um curso de cálculo dado por você.
SE 100 ÉIGUAL A 10^2 ENTÃO O LOG DE 100 É 2. BEM DIFICIL
@@miltonderezende7906 tem uma prova disso?
Kkk a pior parte são estas partes, quer ver onde tive mais dificuldade, racionalização, logaritmos Log e LN, derivadas trigonométricas com nomes esquisitos secante, cosencante, cotangente, radianos, produtos notáveis de polinômios e de terceiro grau, divisão de polinômios a maioria dai nunca vi ou então vi o básico no ensino fundamental e médio.
@@miltonderezende7906E quando é o inverso do log?
@@antoniojoserochaneto5179 poisé, nas escolas ensinam mt isso, mas sinto falta de demonstraçao das coisas na matematica
Você me inspira a ser melhor em matemática para poder ensinar meu menino. A sua forma de ensinar e demonstrar é inigualável
Só vi um único professor antes dela explicar assim, mas era meu professor de física experimental, toda semana ele me ensinava um pouco, as infelizmente veio a pandemia e acabei trancando a faculdade, o restante onde estudava só ensinava mal.
Tem professor que não sabe passar o conteúdo, tem uma didática ruim, não tem paciência. Na minha faculdade teve uma professora de C1 que teve, eu acho, 80% de alunos reprovados....
¡¡¡Maestra, me encanta su canal!!! ¡Continúe con el contenido de Cálculo I! Abrazos de España 🇪🇸🇪🇸🇪🇸
Comecei engenharia elétrica em 1989 em Santos. Não terminei. Como seria ótimo se eu tivesse tido a honra de ter um profissional professor assim. Parabéns. Eu amo pessoas desse gabarito profissional. ❤😊
Essa professora é phoda!!! Ensina de forma orgânica, leve e dinâmica. Que venha mais aulas!!!!
Sério, seu trabalho é incrível. Você aborda assuntos que dificilmente se encontra alguém falando sobre, além disso, tem uma ótima didática.
meu deus vc é uma diva eu amei a aula, to na faculdade e tinha muita dificuldade em estudar e entender esses conceitos mais básicos que muitos professores deixam de explicar. muito obrigada!!!
Professora, por gentileza, faça uma playlist de Calculo Zero para resgatar essas coisas que aprendemos quando éramos crianças mas esquecemos. Creio que isso é fundamental pra acabar com a dificuldade de aprender cálculo.
A minha professora de Cálculo I era ótima, mas essa não fica atrás. Excelente. Parabéns.
Realmente temos que rever matemática básica professora a derivada em si não é difícil e sim o processo de conversão do cálculo obrigado pela explicação com muita propriedade.
Se o estudo de derivada exige conhecimentos prévios, então derivada é, sim, difícil. Ué. Deriva seno ou cosseno aí. Deriva logaritmo. A afirmação dessa professora sobre a dificuldade de derivada está claramente equivocada.
Magistral. É preciso aproximar a população da matemática. E vc o faz belamente. Parabéns...
A maioria dos professores retém o conhecimento mesmo nas faculdades. Conhecimento foi feito pra ser passado. Parabéns professora....pelo trabalho.....
Acompanho alguns canais de educação e de longe o seu canal é um dos melhores, pois parte sempre do mais básico, parabéns!
Estou pensando em fazer uma licenciatura em matemática e este vídeo me incentivou demais. O cuidado com o processo de aprendizado com o aluno, alinhando as expectativas, aprendizagem comparada, foi perfeito.
Hoje sou professor de eletrônica e noto que sempre temos muito a aprender.
Muito obrigado e parabéns, professora.
Show de bola professora. Fico muito feliz de saber que existe professor com esse nível gigante. Parabéns!!! Grato de demais! milhões de likes garantido.
No aguardo das Aulas de Limites e Integrais nos mesmos moldes dessa, por favor Professora!!!
Caramba, professora... que aula fantástica! Sempre achei aulas boas explicando o conceito geral de derivada, mas as demonstrações foram excepcionais e o que faltava pra eu entender melhor o conteúdo. Muito obrigado!
Faz anos que não estudo matemática mas achei em algum momento esse canal. Muito bom seu canal e explicação. Obrigado pelo conteúdo.
Aula mais top de matemática que eu já vi.
Excelente: aprender é um caminho seguro pra "conhecer-se a si mesmo". Foi (de longe) a melhor aula sobre ENSINO (pois a derivada serviu de substrato pra apoiar a verdadeira joia do auxílio ao desenvolvimento individual e coletivo, brilhantemente, apresentada neste vídeo) que eu já assisti ...!❤
nooooooosssa que aula foda, o jeito que você trata a matemática de uma maneira simples faz a aula parecer mais uma conversa satisfatória kk com você dando aula eu não fico entediado.
derivada nunca foi tão fácil e interessante, likeeee
Juliana, você poderia trazer alguns vídeos sobre a definição e exemplos dos termos convergir e divergir na matemática, ótima didática você tem, parabéns!!!
Eu já tinha visto inúmeros vídeos tentando ensinar o que era uma derivada, e só entendi agora com o seu. Muito obrigado!
Parabens, Juliana, sua didatica eh SENSACIONAL !!!
Concordo plenamente com voce, a dificuldade no estudo do calculo esta na base do estudo da matematica, ou seja, nos conceitos fundamentais !
Esse vídeo é tão lindo que quase emociona. É essa abordagem que falta no ensino da matemática nas instituições de ensino, do fundamental ao superior.
Muito obrigada!
Sinceramente, INCRÍVEL! Estou fazendo Cálculo 1 em engenharia, e tenho imensa dificuldade de entender a matéria devido a complexidade que meu professor coloca, é a primeira vez que vejo explicando um introdutório da matéria de forma entendível e simples, me ajudou muito! Excelente didática e explicação. Relacionei essa aula com os conceitos complexos que tinha aprendido e agora consegui entende-los e aplica-los com muito mais facilidade e entendendo o que estou fazendo, muito obrigada, parabéns pelo conteúdo de qualidade!
Me apaixonei por suas aulas. Isso que falta nos professores de cálculo. desmistificação da matéria. A maioria fica dizendo que: " supõe-se que vocês viram tudo isso no segundo grau".
A questão que eles esquecem que a maior parte da turma não é aluno do curso de matemática, e que muita coisa se perde pelo meio do caminho. Os conceitos vão se perdendo. Me que percebo, na faculdade, os professores tem que aplicar a matéria, e logo não tem tempo para perceber as dificuldades que os alunos possivelmente tem com outras matérias que levam ao cálculo. A proposta da professora aqui neste vídeo, é diferente. Essa é uma vantagem que uma aula grava tem sobre uma aula ao vivo e/ ou presencial, ou seja, presencialmente, você não pode pausar o vídeo, tão pouco rever e rever quantas vezes forem necessárias!
Obrigado!
Juliana, você é simplesmente brilhante! Parabéns pelo seu glorioso trabalho, orgulho de ver uma professora que faz da matemática a matéria mais deliciosa e fascinante de aprender do mundo! Que falta faz este tipo de profissional em nossas salas de aula!
A sua apresentação de derivada abre mão do rigor e ganha espetacularmente em didática e compreensão. Eu considero a sua inicitativa um salto de qualidade pedagógica. O rigor matemático só é percebido com o amadurecimento das ideias sobre os conceitos que envolvem derivada. Ao fazer os exercícios, o aluno vai percebendo a relação entre os detalhes que você mostra. O nosso cérebro, também, se move para compreender o que aprendemos. E isso ocorre em momentos em que estamos longe dos fatos. É muito importante explorar a ideia simples e intuitiva e depois dar um mergulho profundo. Infelizmente a Matemática é envolvida pelo mito da dificuldade intransponível. E a escola, no ensino tradicional, alimenta esse fantasma inexistente. E para existir o medo, não precisa existir o perigo. É o caso das fobias. E assim nasce o aluno fóbico, quando poderia ser um aluno entusiasmado. A estrutura pedagógica precisa pensar que o ensino da Matemática não pode ser feito impondo regras. Os matemáticos não fazem isso. Então porque obrigar os alunos a aceitar regras sem dar a eles a oportunidade de ver a intuição e a criação diante dos assuntos apresentados. Essa dicotomia do certo e do errado e a condenação do erro apenas criam problemas de aprendizagem. Aprendemos errando, pois todo erro é uma descoberta. E por isso nasce o "ódio" popular à Matemática. (Edson Lamim - Impressões Pedagógicas)
👏👏👏, até eu entendi o conceito de derivada e descobri que há lacunas na minha memória sobre alguns pontos em algebra. Muito obrigado, a senhora conseguiu extinguir o suposto medo de derivada que eu tinha.
Parabéns pela bela aula, professora. Sou professor de mat aposentado mas a mat ainda é a minha paixão como hobby.
De um professor para outro.. que baita aula.. parabéns!
Maravilhosa, além de muito muito simpática. Você encanta ao ensinar. É objetiva, sem ficar criando dificuldades aos alunos.
Sou seu fã
Assisti e já entendi derivada, curti muito o canal. Já tô inscrito. Muito bom.
Prof, você tá sendo incrível!!!
Faça um conteúdo em português sobre trigonometria! Iria ajudar demais em calculo!
Me dá uma ajuda, passa os exercícios que seriam legais.
Parabens professora Juliana 🎉. Sou engenheiro civil ha alguns anos, estudei derivadas e integrals, porem, tiro o chapeu pra sua didatica e dominio da materia. Estou acompanhando o seu canal com muita alegria em de revisar esses conceitos 😊
Olha que pra eu assistir um video de mais de 40 minutos é porque a apresentação ê muito boa. Parabéns Professora. Ativei o sininho
A melhor aula sobre derivadas que já assisti. Simples, objetiva e ampla. PARABÉNS!
Parabéns pelo trabalho professora, ,a senhora é incrível! Eu sempre gosto de entender como as coisas funcionam, sinto que uma vez que entendo isso aprenderei de verdade. Decoreba mata a criatividade
Você é dez como professora. Entendi perfeitamente, tirou todas as minhas dúvidas. Ótima professora, vou seguir seus videos. Excelente.
Professora, muitíssimo obrigado pela aula! Estou tendo cálculo 1 na faculdade e estava sofrendo. Suas aulas estão me ajudando muito. Sou muito grato mesmo. Sua didática é excelente!
Sou advogado, nunca estudei matemática do ensino superior e consegui acertar todos os exemplos. Porque sua explicação foi impecável e a matemática básica eu nunca esqueço.
Que bom! Agora você não vai esquecer derivada também :) segue a playlist que tem muito cálculo pela frente ainda! É a parte da matemática que eu mais gosto.
Perfeita a observação, Ju! A maioria ignora o processo de construção do saber e só quer a fórmula. Por muito tempo, infelizmente, eu fui muito assim, até ter que me ver forçado à pensar e criar gosto por isso.
É um processo. A pessoa chega lá, como você chegou. O erro está em querer forçar uma coisa que não é o momento.
Por volta de 4 minutos, eu me inscrevi no canal, em 8min39 minha vida mudou! Vamos ver como estarei ao final do vídeo.
Incrível, simplesmente Incrível essa didática maravilhosa, por que não te descobri antes professora, não teria sofrido tanto em cálculo I, II, III e IV. Parabéns ganhou um inscrito pra toda vida.
Parabéns professora! sou formado em matemática com pós graduação em Metodologia do Ensino de Matemática, ficou faltando o TCC para a segunda pós em Metodologia do Ensino Superior. Não fiz questâo por esse outro diploma porque percebi que não ia encontrar nas Metodologias alguém que ensinasse a ensinar. Ledo engano, encontrei a senhora. Que pena! Estou aposentado mas feliz da vida assistindo suas aulas com a certeza de que encontrei a luz no fim do túnel. (as favas o diploma) eu queria era aprender a ensinar.
Você é a primeira pessoa que me faz gostar de matemática, eu estou cursando Química e em todo meu ensino eu sempre tive facilidade, porém, nunca gostei de matemática, sempre achei todos os professores arrogantes demais, mas você tem algo de muito diferente na didática, está de parabéns.
Saudações! Gostei bastante dessa aula. Quando estudei cálculo alguns anos atrás, não tive essa didática tão fluída como voce explicou. É muito valioso ter pessoas como voce e outros tão bons professores, cada um em sua área de atuação, nos dando explicações de coisas que à primeira vista se parecem dragões, mas que com explicações como as suas se tornam mais fáceis de entender. Obrigado por compartilhar conhecimento e parabéns pela aula. Sucesso e prosperidade.
Um relato pessoal sobre o medo 0:21 : Eu sempre tive medo de matemática porque, nos anos 80 a minha professora na quarta série nos batia com o livro na cabeça todos os dias quando errávamos ou demorávamos pra responder quanto era a raiz quadrada de um número aleatório que ela escolhia. Eu e muitos outros alunos repetimos em matemática naquele ano...não me lembro como consegui passar nos outros anos, sempre odiando a matemática, até que, na sétima série (da época) tivemos equações lineares, fórmula de Bhaskara e teorema de Pitágoras etc. eu descobri que eu não era burro e que amava aquilo... Depois disso só tirei notas boas. Então, apenas ao ouvir o som do vocabulário da matemática, isso já me provocava uma emoção enorme... Como um mistério que parecia difícil, mas que eu teria o prazer em descobrir que resolvê-lo acabaria sendo mais fácil do que eu imaginara. Eu me formei em filosofia na USP, onde entrei direto sem fazer vestibular, a partir da escola pública, onde estudei a vida toda. Hoje, anos depois de formado dou aula na pós e na graduação da Faculdade de Arquitetura (FAU-USP) como professor colaborador e eu estudo astronomia como amador na Escola Municipal de Astrofísica aqui em São Paulo e sempre tiro nota 9 ou 10 nesses cursos de exatas. Resumindo: É incrível o que o método de perder o medo pode fazer por você. Amo derivadas!🥰
Cara... Essa história começou tão triste, e terminou tão legal! Obrigada por compartilhar!
@@julianamaths a matemática nos ensinando a superar desafios.
Aí jisuis....como nossos professores eram desinteressados...um gosto a sua aula.... obrigado
Pra quem também esta se perguntando pq o vídeo é bom: é objetivo e nao deixa a sensação de que a aula fica pra frente e pra trás.
Muito obrigado!
Muito boa... as vezes é importante "reduzir" o nível da discussão. Parabéns prof.
Professora, parabéns pela didática! Eu não tive a oportunidade de ser introduzido ao cálculo dessa maneira na minha época.
Aos calouros de exatas: se você tem medo de derivadas e integrais, revise polinômios, funções, trigonometria e geometria analítica. Você verá que além de maravilhoso, o cálculo é extremamente necessário, pois quem não o entende não pode compreender física e as disciplinas específicas da graduação.
professora, muito obrigada! Finalmente perdi o medo dessa matéria. Percebi que preciso voltar em umas regras bem tranquilas e praticar mais.
Pfvr, continue fazendo vídeos. De estatística seria ótimo também, visto que é bem assustador pro pessoal de economia, como eu. MUITO OBRIGADA! Você é incrível.
Didática excelente professora, estou incrivelmente impressionado! Sei que o foco do canal é apresentar os assuntos em inglês, se expandisse mais ainda para o público falante do portugues aulas como essa eu mesmo não perderia uma, haja vista a facilidade da lingua materna. Parabens!
Aula muito boa. Os 45 minutos passaram que eu nem percebi. Parabéns, prof.
Agora com estas explicações consegui entender bem a definição de derivada! Estou tirando uma licenciatura em Gestão em Lisboa e ando com dificuldades em matem. mas com estas explicações deu para entender bem esta parte de derivadas!Show...
Não consigo fixar o aprendizado sem verificar uma aplicação prática nessas questões. Sempre me saí bem nas privas porque decorava as regras.
Parabéns pelo vídeo, excelente didática.
Muito inteligente. Sensibilidade que se mede no ótimo jeito de construir as frases com dinâmica e clareza. Parabéns!
Que maravilha em ter encontrado o canal da Professora Juliana !!!
Excelente conteúdo. Concordo tbm que a dificuldade do pessoal é a potenciação com expoentes fracionados e/ou negativos.
Quem dera eu ter assistido suas aulas quando estudava cálculo na Universidade. Hoje em dia todas essas ideias são simples na minha cabeça, e você deixo mais claro do que nunca para todos: cálculo não é nada extraordinário e complexo, e nossa maior dificuldade está na base matemática, no que aprendemos no fundamental. Uma professora como vc faz toda a diferença na vida dos estudantes , sincero!
deixoU*😅
Sou professor de matemática do ensino médio , e fui uma maravilha revisar esse conteúdo com vc. Parabéns
Também gostei dessa aula.
Meu Deus, tem como mutiplicar esta professora de cálculo? Maravilhosa. Espero ao menos que ela seja professora de futuros professores de matemática.
Juliana, parabéns, você ensina derivada de forma magistral.🎉
Essa professora tem uma didática impressionante.
Você é uma professora exímia, um recurso humano super precioso. Estava com dificuldades em achar aulas desse nível sobre o tema em Português. Obrigada, tem me ajudado muito em meu curso! #estatisticausp
...Nasceu pra dar aula de matemática!!
Parabéns Juliana!!
Essa atividade não é para qualquer um.
Depois que assisti a aula não tive mais dificuldade. Assisti uma vez e depois assisti novamente parando e fazendo os exercícios e acertei todos. Com esta professora, as dificuldades vão para o espaço. Obrigada pela sua aula, fez a diferença para o meu aprendizado. Muito obrigada mesmo.
Melhor comentário ♥️ eu falo pra pausar e fazer o exercício mas eu nunca acredito que as pessoas vão fazer... Muito obrigada por esse depoimento!
eu não terminei de assistir o vídeo todo mas já venho agradecer pelo conteúdo e pela forma como foi ministrado, vou começar a graduação em estatística e me pego pelo youtube tentando entender a lógica por trás dos algoritmos matemáticos o que infelizmente ocorre muito na plataforma e em outros locais da web também.
Infelizmente, tive uma base de matemática, no ensino fundamental e médio, extremamente parca e pobre, muito decorrente desta postura no ensino de simplesmente vomitarem as informações na lousa, sem ao menos tentar inserir o aluno numa contextualização histórica e funcional por trás da matemática e seus princípios.
Muito bom, excelente explicação... Agora eu Sabo muito ❤
Seu sabão 🙂
Parabéns,o melhor vídeo explicando derivadas,todo professor deveria assistir esse video e passar esse conteúdo com clareza como vc fez aqui ,
A melhor aula da derivada desde que tive contato com a dita cuja no curso de engenharia civil, em 1972.
Parabéns, mestra!
Normalmente não comento em vídeos. Porém a professora do vídeo está de parabéns claramente muito boa e faz o que ama e faz com amor. Parabéns professora.
Que profissão linda é essa!!! Ser professor é muito além do que replicar conhecimento de qualquer forma. Muito obrigado pela sua contribuição professora!!!! Obrigado por demonstrar não só para mim, mas também para outros professores que o ensino é um processo, e não necessariamente doloroso, pode ser um processo gostoso de ser vivido, como você nos demonstrou!!!!
Quisera eu ter tido você como professora quando comecei meu curso de Engenharia. Estaria formado há 30 anos e não teria abandonado o curso😢
Só vim te avisar(caso não saiba) que vc PODE TUDO o que quiser, na hora que quiser e não EXISTE IDADE para nada!
Tô pra desistir 😢
E pq não recomeçar agora?
@@daniellevelloso4063 , penso em fazer isso num futuro próximo...
10:13 Pois é eu aprendi até então que a derivar é descer o exponencial multiplicar pelo o que está de baixo, e daquele exponencial subtrai 1, mas depois quando chegou no momento de simplificar aí me arrebentou todo.
ola professora, passando para agradecer e dizer que continuo firme. muito obrigado.
Para quem é professor, esse vídeo é excelente!! Obrigado.
Tá maluco, obra prima da natureza. Já assisti muitos, mas isso aí tá bom demais. Resolvendo o problema do século no brasil, que é: Saber matemática e como ensinar o que sabe sem ser robotizado.
que vídeo lindo, absolutamente necessário. adoraria ver mais conteúdos semelhantes a esse! uma aula de didática com fundo de matemática.
Muito Boa Noite professora, conheci o seu canal há alguns dias e estou amando sua didática, muito obrigado!!!
Parabéns por compartilhar e mostrar de forma simples as nossas falhas em derivadas.
Excelente explicação! Parabéns! Sucesso!