Assim como eu, pra quem é fã de trólebus e viveu esta época, é impossível ver essas imagens e não se emocionar. Bate uma nostalgia forte da vida, lembranças de muitas coisas e do tempo que não volta mais. Falo também de momentos pessoais misturadas com o transporte, que me submete a este tempo maravilhoso!! Quantas saudades... É justamente desses trólebus e desta garagem que começava a aflorar minha paixão por ônibus.. Que começou nas viações Zefir, Pioneira, Tusa, Jaraguá, Royal Bus, Arc, Leopoldina, Brasil Luxo, os clandestinos que depois viraram Bairro a Bairro e é claro, a amada Transbraçal. Que eu tinha um apego especial nas linhas 1301 e 1428. Um abraço e muito obrigado Jorge por nos fazer voltar esse tempo e proporcionar essas emoções nostálgicas da vida!!
Essa garagem no Brás deveria ser o local do novo museu dos transportes de São Paulo e ser reformada pelo Metrópole Paulista que esta explorando o local. Já a Metóopole Paulista deveria ocupar a antiga garagem Araguaia no Pari.
Sou um grande amante dos trolebus CMTC, apelidado de vilarinho... esses vídeos estão ajudando muito com boas referências para eu fazer em modelagem 3d ❤❤
Esse trólebus 6170 ele se encontra extremamente conservado e na escola EMEI João Mendonça Falcão. No bairro do Brás. Que pegar o metrô, na plataforma de embarque sentido Itaquera. Consegui ver na ponta sentido centro da plataforma.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo com certeza Jorge, muitas saudadds e rever isso é maravilhoso, os próximos q virão serão 🌊 maravilhosos. Grande abraços.
Meu tio pegava os ônibus aí e meu vô morava em frente, qnd tinha a antiga fábrica morisco, era vilas antigas tão bonitas, e ainda a gente consegue ver os trilhos dos bondes antigos no chão. Ao lado da garagem funcionava a antiga Telesp, a Fábrica da Dizzioli, fabrica de móveis Brasil, Bauducco, entre outras. Ainda moro na região na Galeria Cine Universo ,mas tivemos casa na rua Cavalheiro,com a hipódromo e meu vô na rua da garagem. Hoje é só lixo e maloqueiros e trombadinhas.
Parabéns pelo programa eu trabalhei de 1989 a 1993 é uma vergonha eles terem destruído a maior empresa urbana dá América latina CMTC um abraço que Deus abençoe
Parabéns pelo excelente trabalho. Me sinto privilegiado de ter vivido essa época, trabalhei de office boy entre 89/91 e andava quase todo dia nesses trólebus.
Vagner boa noite obrigado por me propprcionar a lembranças maravilhosas esses dias eu fui relembrar a linha 408A meu pai trabalhava em uma banca de jornal proximo a rua bueno de andrade na esquina com a av da aclimação como foi bom relembrar daqueles trolebus mafersa na sua pintura original que infelizmente nao existe mais
Olha , tudo precisa se modernizar isso é fato !! Mas é triste ver o fim dos veículos da CMTC !! Jorge , mais uma vez parabéns por esse lindo documentário!! Só nos resta agora as recordações!!
Obrigado Ricardo. Pelo menos, esses trólebus CMTC tiveram um papel importantíssimo para a sobrevivência do sistema, a partir do inicio da década de 70. Se não fosse eles, talvez o sistema não sobreviveria. Abs.
Quando o grupo Ruas comprou a garagem Brás usou pouco tempo os trólebus na linha 702p pinheiros e na linha 9300 terminar pq dom Pedro terminal casa verde. Colocando carros a diesel
Foi de 2002 até o final de 2003, quando tiraram todos os trólebus da garagem e da região de Augusta/Pinheiros/Butantã. A 9300 ainda chegou a continuar com trólebus quando retornou pra Garagem Tatuapé, mas durou pouquíssimos meses.
Amigo Jorge só assim estou conseguindo ter lembranças desse tempo, gostaria muito de ter aproveitado cada km do sistema trólebus que tínhamos em sp. Meus parabéns por mais um incrível vídeo !!!
Estimado amigo Jorge, novamente meus agradecimentos por esses registros maravilhosos que você disponibilizou no RUclips. Graças a sua atitude outros também estão fazendo o mesmo e proporcionando informações tão valiosas dessa época gloriosa do trólebus em São Paulo. Me emocionei bastante com o final dos trólebus na GBR e fiquei muito descontente com essa atitude de terem acabado com essa garagem histórica. Poderiam reformar e reativar ela com os trólebus novamente e até expandirem novamente o sistema, mas a moda agora é de metrô para todos os lados com prazos infindos e dos governos só se aproveitarem das verbas da população que sofre de mãos atadas a essas práticas. Gosto muito da narração do Wagner Pelligrini nos vídeos se atentando aos detalhes do sistema. Mas o prestígio maior vai para você Jorge por disponibilizar, editar, fornecer, publicar, preparar e se dedicar aos conteúdos nos vídeos. Seria muito interessante fazer um livro que integre a história do seu excelente livro lançado atrelado aos seus vídeos proporcionando assim maiores detalhes da operação do Sistema Trólebus no Brasil. Amo os ônibus elétricos e fico na torcida pela expansão dos mesmos. Seria de repente interessante até pesquisar sobre os outros trólebus no mundo, como exemplo os dos EUA que soltam as catenárias e funcionam como metrô, ou o maior sistema na Criméia. Ou também pela sua experiência como eletricista deste sistema dar um curso ou explicar tecnicamente como funciona. Enfim, fico extremamente feliz pelo canal e parabéns e muito obrigado pelos vídeos. Um grande abraço e fique bem 👍🙏😃.
Obrigado Hamilton. É importante compartilhar todas as informações. Não adianta ficarem guardadas no armário. Pretendo produzir vídeos mostrando a tecnologias mais modernas, utilizadas atualmente nos sistemas pelo mundo. Aguarde...Abs.
São veículos silenciosos esses antigos, quase que só se ouvia o compressor fornecendo ar para os sistemas pneumáticos dos freios e portas. E numa grande contribuição para a saúde, não poluíam o ar.
Eram icônicos...Tinha aquele barulho dos compressores antigos e as luzes do salão, eram lâmpadas normais, ligadas em série de 5 lâmpadas, que apagavam quando o trólebus passava pelo isolador das chaves ou quando a alavanca escapava... todos ficavam no escurinho...eh...eh...Abs.
triste.....porque andei muito nesses trólebus antigos ai.. linha 2102 jd vila formosa / praça da sé.... bons tempos....muitos poderiam ser preservados mas enfim... belo vídeo.... assistirei todos
Oi Felipe. Na verdade, eles foram baixados antes , mas permaneceram na garagem até a assinatura do novo contrato de concessão. Foi quando a SPTrans resolveu "limpar" a garagem para o inicio da operação do novo Consórcio. Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo imaginei que em 2001 com a chegada de alguns veículos da série 77xx vindos da Garagem Tatuapé os trólebus CMTC fossem desativados
Não tive oportunidade de andar neles nos anos 90 mas sinto saudades de ver eles na 107T, 107P, 1301, 1428 e 702P. Dá uma tristeza ver o 69 6161 e o 69 6130 indo embora para não voltar mais no vídeo além do 69 6097 e o 69 6150 saindo guinchados sem condições de operação.
Obrigado Roberto. Eu tive sorte de saber do transporte nesse dia, quase por acaso. Estava no centro da cidade e vi alguns Villarinhos na Av. Ipiranga, meio capengas. Eles estavam desativados há algum tempo. Então, corri para minha casa para pegar a camera e, felizmente (ou não) pude registrar esse momento triste....Abs.
Lindo o trólebus Grassi. Deveríamos ter em São Paulo um projeto de Museu Vivo, como em Santos. Aqui linhas centrais de trólebus deveriam ser operados por trólebus antigos reformados e uma linha de bondes histórico poderiam circular no centro histórico, ao invés de mofarem no Museu da CMTC. E vale lembrar que o centro histórico de São Paulo é para bondes e trólebus históricos, o o projeto equivocado de VLT no centro é inútil. VLT deve ser implantado nos obsoletos corredores de ônibus. Minha opinião.
Concordo plenamente xará! Um embrião da operação de trólebus históricos e novos, ocorreu em 2006, com o passeio anual no dia do aniversário da cidade, lembra? Foi desativada em 2016, se não me engano. E teve um projeto de bondes históricos, na região da Praça da Luz, do qual eu participei no projeto da rede aérea, mas não foi para frente. Uma pena. Em vez do caríssimo VLT central, os bondes e trólebus seriam o ideal, a exemplo da cidade de São Francisco no Estados Unidos . Abs.
Mais fácil os trólebus antigos rodarem no centro aos domingos e feriados, de segunda a sábado teria que ser os CAIO Millennium BRT da Ambiental. Sobre o VLT, o Corredor Norte-Sul (entre Campo de Marte e o Aeroporto de Congonhas, passando pelo Anhangabaú e Parque do Ibirapuera) é mais viável pra implantar este projeto
Excelente ideia usar trólebus antigos para estimular o turismo em SP. Deviam fazer isso pq em Santos a ideia gerou um ótimo fluxo de turistas. É bacana e instrutivo para as crianças ver como era o passado recente.
Obrigado Anderson. Pelo menos, alguns exemplares estão guardados e temos que ficar de olho para não serem sucateados e perder uma página importante da história da CMTC e do sistema. Abs.
Oi Washington. Cada um na sua época, né? Eu gostaria de ter visto os primeiros trólebus importados, ingleses, americanos e alemães, mas no meio dos anos 60, quando foram desativados, eu tinha 6, 7 anos e nem conhecia os trólebus. Fui conhecer em 1967, quando a linha foi inaugurada no Tucuruvi, e eu tinha 10 anos.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo caraca que historia ner. Vc ver agente sempre procura aquilo que ja nao tem mais. Eu msm queria ter visto essas séries porém nao vi mais e assim ner e igual vc disse cada um na sua epoca
Com boa vontade política e vergonha na cara, o que é do povo tem que ser devolvido,,, CMTC hoje SPTrans,, patrimônio público,, e sempre será,, chega de maracutaia e inverdades, dizendo que a empresa dava prejuízo aos cofres públicos,
que triste ver os trolebus sendo rebocados pra acabar no tempo. lembro da garagem leopoldina cheia de carcaças de trolebus... a erundina que acabou com a cmtc, não foi ?
Pelo jeito, aparentemente não temos imagens de como foi o último dia dos trólebus Torino GV na Garagem do Brás em 20/12/2003. Segundo relatos no Facebook, os Gevisas foram levados até a Garagem do Tatuapé no mesmo dia, enquanto os Scania (com exceção dos híbridos e de outros 5 trólebus que também foram para o Tatuapé) foram para as garagens de Santo Amaro e Leopoldina, já transformados em cemitérios (enquanto uma parte da GSA ficou com a Gatusa e está até hoje)
Infelizmente uma parte dos Torino GV Scania da Garagem do Brás teve esse destino que você falou, cheguei a ver alguns no Pátio Guido Caloi, uns com a pintura amarela do Consórcio Plus.
Alguns GV's Scania que eram da garagem do Brás alguns poucos foram pra Metra, e pouquíssimos foram para a garagem do Tatuapé operar na Himalaia. Uma grande parte virou sucata.
Washington, Vários entusiastas estão cansados de propor para a SPTrans, que o galpão da Santa Rita se transforme em um local de visitação, para os ônibus e trólebus que estão guardados lá. Temos que continuar batalhando..Abs.
E assim apos as cores do padrão saia e blusa derem lugar as faixas vermelhas paredendo caixas de remédio sobre rodas, a cmt ia gradativamente tambem sumindo
Era legal quando cada empresa tinha suas próprias cores, depois colocaram essa cor branca com faixa vermelha em todos...enfeiando mais ainda essa cidade tão cinza e cheia de pichações...
Enterraram uma história que os filhos,netos e futuras gerações nunca saberão da história real, apenas em videos, na América e Europa eles preservam coisas do século passado, porque aqui não?
Nossa que dó ver esses trolebus jogados na avenida. Se não fosse o Jorge Françozo já mais saberíamos dessas e outras situações do sistema trolebus. Aliás não sei como a garagem do tatuape está sobrevivendo kkk
Obrigado Saulo. Pois é.. temos que dar força para que a GTA sobreviva com trólebus com baterias, quando chegar a hora da substituição, que deve ocorrer entre 2024 e 2028. Mas parece que tem 3 anos de carência...Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo Jorge na sua opinião vc acha que o sistema trolebus vai acabar no Brasil com esse negócio de ônibus elétrico a bateria? Pra mim o sistema trolebus é insubstituível em comparação aos a bateria né?
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo Jorge estava pesquisando sobre trolebus cobrasma e vi algumas fotos e aparentemente vídeos dos cobrasma na fábrica e em teste em SP de autoria sua. Se tiver algo faz um vídeo contando sobre se tiver de outros também como mafersa etc..
É uma pena tudo isso não ter sido modernizado, acho que faltou um pouco de visão da administração municipal. Esse patrimônio foi perdido, é pena, deviam ter modernizado, investido mais no sistema.
Muito bom relembrar os bons tempos com esse vídeo parabéns por postar este vídeo 😃😃😃😃
Parabéns pelo ótimo Vídeo 👏
Assim como eu, pra quem é fã de trólebus e viveu esta época, é impossível ver essas imagens e não se emocionar.
Bate uma nostalgia forte da vida, lembranças de muitas coisas e do tempo que não volta mais. Falo também de momentos pessoais misturadas com o transporte, que me submete a este tempo maravilhoso!! Quantas saudades...
É justamente desses trólebus e desta garagem que começava a aflorar minha paixão por ônibus.. Que começou nas viações Zefir, Pioneira, Tusa, Jaraguá, Royal Bus, Arc, Leopoldina, Brasil Luxo, os clandestinos que depois viraram Bairro a Bairro e é claro, a amada Transbraçal. Que eu tinha um apego especial nas linhas 1301 e 1428.
Um abraço e muito obrigado Jorge por nos fazer voltar esse tempo e proporcionar essas emoções nostálgicas da vida!!
Trabalhei em 87 na querida gbr. Que saudade! Parabéns pelo seu trabalho irmão.
Saudade imensa
Cara parabéns por estes vídeos. Que saudades da minha infância, andei muito nesses trolebus aqui no centro
Jorge, parabéns por disponibilizar estes vídeos bacanas pra gente. Já andei muito de trólebus, gostava bastante.
Muitas saudades meu primeiro trabalho de motorista.depois trabalhei no dos viatura 107 e depois no guincho 102 de socorrista
Muito triste 😢
Essa garagem no Brás deveria ser o local do novo museu dos transportes de São Paulo e ser reformada pelo Metrópole Paulista que esta explorando o local. Já a Metóopole Paulista deveria ocupar a antiga garagem Araguaia no Pari.
Sou um grande amante dos trolebus CMTC, apelidado de vilarinho... esses vídeos estão ajudando muito com boas referências para eu fazer em modelagem 3d ❤❤
Esse trólebus 6170 ele se encontra extremamente conservado e na escola EMEI João Mendonça Falcão. No bairro do Brás.
Que pegar o metrô, na plataforma de embarque sentido Itaquera. Consegui ver na ponta sentido centro da plataforma.
Saudades! Muitas saudades! Parabéns vc é sensacional! Históricas imagens!
Obrigado Will. Boas lembranças da convivência direta com o dia a dia da GBR. Abs.
Saudades, Jorge, saber q andei neles e hoje fazendo falta, mas ainda estão nas minhas lembranças
Para mim, os Villarinhos são os preferidos, pela história contida em sua produção, pelas mãos dos próprios funcionários da CMTC!! Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo com certeza Jorge, muitas saudadds e rever isso é maravilhoso, os próximos q virão serão 🌊 maravilhosos. Grande abraços.
Este vídeo nos faz lembrar em como erramos muito no passado. Hoje poderíamos ter apenas substituído os veículos e não, a matriz energética.
Meu tio pegava os ônibus aí e meu vô morava em frente, qnd tinha a antiga fábrica morisco, era vilas antigas tão bonitas, e ainda a gente consegue ver os trilhos dos bondes antigos no chão. Ao lado da garagem funcionava a antiga Telesp, a Fábrica da Dizzioli, fabrica de móveis Brasil, Bauducco, entre outras. Ainda moro na região na Galeria Cine Universo ,mas tivemos casa na rua Cavalheiro,com a hipódromo e meu vô na rua da garagem. Hoje é só lixo e maloqueiros e trombadinhas.
Eu fui vizinho da GBR de 1959 até 1970 e usuário assíduo até me mudar para longe das linhas de trolebus. Belo registro. 🚎
Imagens sensacionais, Jorge.
Obrigado Marcus.
Parabéns pelo programa eu trabalhei de 1989 a 1993 é uma vergonha eles terem destruído a maior empresa urbana dá América latina CMTC um abraço que Deus abençoe
Parabéns pelo excelente trabalho. Me sinto privilegiado de ter vivido essa época, trabalhei de office boy entre 89/91 e andava quase todo dia nesses trólebus.
Vagner boa noite obrigado por me propprcionar a lembranças maravilhosas esses dias eu fui relembrar a linha 408A meu pai trabalhava em uma banca de jornal proximo a rua bueno de andrade na esquina com a av da aclimação como foi bom relembrar daqueles trolebus mafersa na sua pintura original que infelizmente nao existe mais
Obrigado Fernando. Abs.
Olha , tudo precisa se modernizar isso é fato !! Mas é triste ver o fim dos veículos da CMTC !! Jorge , mais uma vez parabéns por esse lindo documentário!! Só nos resta agora as recordações!!
Obrigado Ricardo. Pelo menos, esses trólebus CMTC tiveram um papel importantíssimo para a sobrevivência do sistema, a partir do inicio da década de 70. Se não fosse eles, talvez o sistema não sobreviveria. Abs.
Quando o grupo Ruas comprou a garagem Brás usou pouco tempo os trólebus na linha 702p pinheiros e na linha 9300 terminar pq dom Pedro terminal casa verde.
Colocando carros a diesel
Foi de 2002 até o final de 2003, quando tiraram todos os trólebus da garagem e da região de Augusta/Pinheiros/Butantã.
A 9300 ainda chegou a continuar com trólebus quando retornou pra Garagem Tatuapé, mas durou pouquíssimos meses.
Que registro maravilhoso, Jorge. Parabéns por mais esse vídeo.
Obrigado Thiago. É uma parte importante da história do sistema...Abs.
Amigo Jorge só assim estou conseguindo ter lembranças desse tempo, gostaria muito de ter aproveitado cada km do sistema trólebus que tínhamos em sp.
Meus parabéns por mais um incrível vídeo !!!
Obrigado Rodrigo. Então, é bom aproveitar bem o contato com os trólebus atuais de sua geração, para, no futuro, você ter boas lembranças...Abs.
6
Belas imagens! Um momento histórico. Parabéns por mais esse vídeo, Jorge!
Obrigado Arthur. Abs.
❤meu saudoso tio Jovercino foi motorista
Estimado amigo Jorge, novamente meus agradecimentos por esses registros maravilhosos que você disponibilizou no RUclips. Graças a sua atitude outros também estão fazendo o mesmo e proporcionando informações tão valiosas dessa época gloriosa do trólebus em São Paulo. Me emocionei bastante com o final dos trólebus na GBR e fiquei muito descontente com essa atitude de terem acabado com essa garagem histórica. Poderiam reformar e reativar ela com os trólebus novamente e até expandirem novamente o sistema, mas a moda agora é de metrô para todos os lados com prazos infindos e dos governos só se aproveitarem das verbas da população que sofre de mãos atadas a essas práticas. Gosto muito da narração do Wagner Pelligrini nos vídeos se atentando aos detalhes do sistema. Mas o prestígio maior vai para você Jorge por disponibilizar, editar, fornecer, publicar, preparar e se dedicar aos conteúdos nos vídeos. Seria muito interessante fazer um livro que integre a história do seu excelente livro lançado atrelado aos seus vídeos proporcionando assim maiores detalhes da operação do Sistema Trólebus no Brasil. Amo os ônibus elétricos e fico na torcida pela expansão dos mesmos. Seria de repente interessante até pesquisar sobre os outros trólebus no mundo, como exemplo os dos EUA que soltam as catenárias e funcionam como metrô, ou o maior sistema na Criméia. Ou também pela sua experiência como eletricista deste sistema dar um curso ou explicar tecnicamente como funciona. Enfim, fico extremamente feliz pelo canal e parabéns e muito obrigado pelos vídeos. Um grande abraço e fique bem 👍🙏😃.
Obrigado Hamilton. É importante compartilhar todas as informações. Não adianta ficarem guardadas no armário. Pretendo produzir vídeos mostrando a tecnologias mais modernas, utilizadas atualmente nos sistemas pelo mundo. Aguarde...Abs.
São veículos silenciosos esses antigos, quase que só se ouvia o compressor fornecendo ar para os sistemas pneumáticos dos freios e portas. E numa grande contribuição para a saúde, não poluíam o ar.
Eu usava esses bus 🚎🚋rua augusta Av Europa e cidade jardim ,1993,1994 ,1995 ,1996 👏👏
Eram icônicos...Tinha aquele barulho dos compressores antigos e as luzes do salão, eram lâmpadas normais, ligadas em série de 5 lâmpadas, que apagavam quando o trólebus passava pelo isolador das chaves ou quando a alavanca escapava... todos ficavam no escurinho...eh...eh...Abs.
triste.....porque andei muito nesses trólebus antigos ai.. linha 2102 jd vila formosa / praça da sé.... bons tempos....muitos poderiam ser preservados mas enfim... belo vídeo.... assistirei todos
Obrigado. Pelo menos há alguns preservados na SPTrans. Abs.
Parabéns Jorge 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado Glen..Abs.
Os trólebus CMTC foram bons guerreiros que sobreviveram os seus 35 anos. Pensei que tivessem baixados em 2001, mas foram em 2002.
Oi Felipe. Na verdade, eles foram baixados antes , mas permaneceram na garagem até a assinatura do novo contrato de concessão. Foi quando a SPTrans resolveu "limpar" a garagem para o inicio da operação do novo Consórcio. Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo imaginei que em 2001 com a chegada de alguns veículos da série 77xx vindos da Garagem Tatuapé os trólebus CMTC fossem desativados
Não tive oportunidade de andar neles nos anos 90 mas sinto saudades de ver eles na 107T, 107P, 1301, 1428 e 702P. Dá uma tristeza ver o 69 6161 e o 69 6130 indo embora para não voltar mais no vídeo além do 69 6097 e o 69 6150 saindo guinchados sem condições de operação.
Obrigado Roberto. Eu tive sorte de saber do transporte nesse dia, quase por acaso. Estava no centro da cidade e vi alguns Villarinhos na Av. Ipiranga, meio capengas. Eles estavam desativados há algum tempo. Então, corri para minha casa para pegar a camera e, felizmente (ou não) pude registrar esse momento triste....Abs.
Triste, mas um dia melhores vídeos seus q vi. Vc é top. Meus Parabens
Obrigado Joaquim. Abs.
trolibus ,são uma lenda, trabalhei com eles jamais esquecerei
Obrigado Paulo. Eles fazem parte da nossa própria história. Abs.
Me lembro de brincar nesse trólebus, o "laranjão" no Museu da CMTC. Era o mais bonito do acervo. Pena o que aconteceu com ele.
Lindo o trólebus Grassi. Deveríamos ter em São Paulo um projeto de Museu Vivo, como em Santos. Aqui linhas centrais de trólebus deveriam ser operados por trólebus antigos reformados e uma linha de bondes histórico poderiam circular no centro histórico, ao invés de mofarem no Museu da CMTC. E vale lembrar que o centro histórico de São Paulo é para bondes e trólebus históricos, o o projeto equivocado de VLT no centro é inútil. VLT deve ser implantado nos obsoletos corredores de ônibus. Minha opinião.
Concordo plenamente xará! Um embrião da operação de trólebus históricos e novos, ocorreu em 2006, com o passeio anual no dia do aniversário da cidade, lembra? Foi desativada em 2016, se não me engano. E teve um projeto de bondes históricos, na região da Praça da Luz, do qual eu participei no projeto da rede aérea, mas não foi para frente. Uma pena. Em vez do caríssimo VLT central, os bondes e trólebus seriam o ideal, a exemplo da cidade de São Francisco no Estados Unidos . Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo Perfeito amigo!
Mais fácil os trólebus antigos rodarem no centro aos domingos e feriados, de segunda a sábado teria que ser os CAIO Millennium BRT da Ambiental. Sobre o VLT, o Corredor Norte-Sul (entre Campo de Marte e o Aeroporto de Congonhas, passando pelo Anhangabaú e Parque do Ibirapuera) é mais viável pra implantar este projeto
Excelente ideia usar trólebus antigos para estimular o turismo em SP. Deviam fazer isso pq em Santos a ideia gerou um ótimo fluxo de turistas. É bacana e instrutivo para as crianças ver como era o passado recente.
Que imagens meu querido Jorge, me bateu uma nostalgia nos últimos minutos do vídeo, em 2002 eu tinha 8 anos, mas parece que foi ontem. Parabéns 👏👏
Obrigado Anderson. Pelo menos, alguns exemplares estão guardados e temos que ficar de olho para não serem sucateados e perder uma página importante da história da CMTC e do sistema. Abs.
Nasci em 90 e nao tive esse prazer de ver eles rodando. So os torinos e oa marfesas que eu vi
Oi Washington. Cada um na sua época, né? Eu gostaria de ter visto os primeiros trólebus importados, ingleses, americanos e alemães, mas no meio dos anos 60, quando foram desativados, eu tinha 6, 7 anos e nem conhecia os trólebus. Fui conhecer em 1967, quando a linha foi inaugurada no Tucuruvi, e eu tinha 10 anos.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo caraca que historia ner. Vc ver agente sempre procura aquilo que ja nao tem mais. Eu msm queria ter visto essas séries porém nao vi mais e assim ner e igual vc disse cada um na sua epoca
Com boa vontade política e vergonha na cara, o que é do povo tem que ser devolvido,,, CMTC hoje SPTrans,, patrimônio público,, e sempre será,, chega de maracutaia e inverdades, dizendo que a empresa dava prejuízo aos cofres públicos,
que triste ver os trolebus sendo rebocados pra acabar no tempo. lembro da garagem leopoldina cheia de carcaças de trolebus... a erundina que acabou com a cmtc, não foi ?
Pelo jeito, aparentemente não temos imagens de como foi o último dia dos trólebus Torino GV na Garagem do Brás em 20/12/2003. Segundo relatos no Facebook, os Gevisas foram levados até a Garagem do Tatuapé no mesmo dia, enquanto os Scania (com exceção dos híbridos e de outros 5 trólebus que também foram para o Tatuapé) foram para as garagens de Santo Amaro e Leopoldina, já transformados em cemitérios (enquanto uma parte da GSA ficou com a Gatusa e está até hoje)
Infelizmente uma parte dos Torino GV Scania da Garagem do Brás teve esse destino que você falou, cheguei a ver alguns no Pátio Guido Caloi, uns com a pintura amarela do Consórcio Plus.
Alguns GV's Scania que eram da garagem do Brás alguns poucos foram pra Metra, e pouquíssimos foram para a garagem do Tatuapé operar na Himalaia. Uma grande parte virou sucata.
Sim. Infelizmente não registrei esse momento, mas tenho alguns registros em vídeo, dos últimos dias de algumas linhas, que vou publicar em breve. Abs.
Se não me engano, essa era uma das garagens de bondes da Light. Hoje, é a garagem Brás da Viação Metrópole Paulista
Oi Rodrigo. Sim, foi uma garagem do bondes, implantada em 1908 e está tombada pelo Património Histórico da cidade. abs.
Esses onibus poderia estar em lugar bom guardados para exposicao nao todos mais algums modelos
Washington, Vários entusiastas estão cansados de propor para a SPTrans, que o galpão da Santa Rita se transforme em um local de visitação, para os ônibus e trólebus que estão guardados lá. Temos que continuar batalhando..Abs.
E assim apos as cores do padrão saia e blusa derem lugar as faixas vermelhas paredendo caixas de remédio sobre rodas, a cmt ia gradativamente tambem sumindo
Era legal quando cada empresa tinha suas próprias cores, depois colocaram essa cor branca com faixa vermelha em todos...enfeiando mais ainda essa cidade tão cinza e cheia de pichações...
OLA DONO DO CANAL ME RESPONDA,POR FAVOR,QUAIS OS BAIRROS,ATUALMENTE,TEM ESTE TIPO DE Serviço,AI EM SP?
Enterraram uma história que os filhos,netos e futuras gerações nunca saberão da história real, apenas em videos, na América e Europa eles preservam coisas do século passado, porque aqui não?
Nossa que dó ver esses trolebus jogados na avenida. Se não fosse o Jorge Françozo já mais saberíamos dessas e outras situações do sistema trolebus. Aliás não sei como a garagem do tatuape está sobrevivendo kkk
Obrigado Saulo. Pois é.. temos que dar força para que a GTA sobreviva com trólebus com baterias, quando chegar a hora da substituição, que deve ocorrer entre 2024 e 2028. Mas parece que tem 3 anos de carência...Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo Jorge na sua opinião vc acha que o sistema trolebus vai acabar no Brasil com esse negócio de ônibus elétrico a bateria? Pra mim o sistema trolebus é insubstituível em comparação aos a bateria né?
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo Jorge estava pesquisando sobre trolebus cobrasma e vi algumas fotos e aparentemente vídeos dos cobrasma na fábrica e em teste em SP de autoria sua. Se tiver algo faz um vídeo contando sobre se tiver de outros também como mafersa etc..
É uma pena tudo isso não ter sido modernizado, acho que faltou um pouco de visão da administração municipal. Esse patrimônio foi perdido, é pena, deviam ter modernizado, investido mais no sistema.