Seiiti, vou usar como exemplo o caso de um clientes meu (deixo claro que estou fazendo com autorização dele e somente expondo porque pode ajudar outros). Ele tinha um problema com álcool. Um rapaz jovem e bem sucedido, e com muito conhecimento. Vivendo uma vida de alcoolista, começou a compartilhar o seu dia a dia somente com pessoas com os mesmo hábitos. Um dia, assistindo um programa conhecido da televisão aberta, descobriu que pessoas que consumiam muita água diminuiam os efeitos do alcool. O que esse sujeito fez: entre uma latinha e outra, ele começou a tomar um como de água. Realmente percebendo um efeito menor do álcool, ele chegou à conclusão de que o problema não era na bebedeira diária, mas sim no fato de que ele estava consumindo pouca água. E sempre amparado por artigos "cientificamente" comprovados. Trabalhamos durante alguns meses para reajustar essa seleção cognitiva e em algum momento até citei para ele o "viés da confirmação". Mais uma vez, parabéns pelo enorme valor que gera para a sociedade. Minha primeira inspiração no empreendedorismo digital foi você. Quem dera se metade dos "bilhões de visualizações espalhados mundo à fora" tivesse metade do conteúdo que você compatilha... Certamente o mundo estaria um passo mais próximo de ser um lugar melhor. Parabéns, meu amigo. Ah! O sujeito agora só bebe água e suco, e pratica meditação diariamente :)
Olá Bruno Vilela Coach! Muito obrigado pelo exemplo! Enriqueceu e complementou bem o vídeo. :-) Ficamos contentes que o jovem esteja num caminho menos danoso para sua vida. Parabéns pelo seu trabalho! E nós ficamos lisonjeados pelo carinho, esse feedback é bastante importante pro nosso trabalho. ;-) Abraços.
Vou compartilhar este vídeo e torcer para ele viralizar, tamanha a sua importância na atual situação em que o Brasil se encontra. Pode ser muito pessimismo da minha parte, mas eu já tô com uma tristeza enorme só de imaginar que vai ter um monte de gente que vai dizer "bem que fulano deveria assistir a este vídeo". Pesoas que nunca olham pro próprio umbigo. As pessoas sempre acham que o outro é que está errado (pessoas do bem x pessoas do mal). Epa! Mas é disso mesmo que o vídeo trata, né? Epa de novo! Mas é isso mesmo que eu tô fazendo agora, né? Nossa, que difícil sair desse viés...
Interessante o vídeo: eu percebo que um dos problemas do viés de confirmação é que a fonte que expôs a informação que é viralizada utiliza critérios que trabalham com o sofisma, em prol de um interesse, porque recebem $$ por isso! Daí a necessidade de procurarmos outras fontes para se ter uma dimensão e formar uma opinião sobre um determinado assunto que seja! Magnífico!
O problema do viés da confirmação é que ele age sobre a informação que entra na nossa cabeça, ou seja, na nossa percepção e esta é feita de maneira automática e inconsciente pelo nosso cérebro. Imagina se todas as informações fossem interpretadas de maneira racional e ativa pelo nosso sistema. A gente ia ter que descansar mais do que o iPhone tem que recarregar. As informações que são retidas na nossa mente são aquelas que possuem conexões com dados anteriores; nosso cérebro faz uma associação com outros dados que já possuímos. Por isso que muitas vezes é difícil aprender algo novo e, principalmente, que vá contra as informações que nós já temos armazenadas. Temos nossas crenças e percebemos automaticamente mais argumentos para elas. A solução, acredito, é expandir conhecimento, por que só assim coletamos tamanha informação que passam a se contradizer e construir uma percepção mais próxima da realidade. Quanto mais conhecimento, menos certeza.
Oi Dilon Henrique. Muito obrigado pela mensagem! Sua reflexão é pertinente. Essa busca por informações em diferentes fontes pode permitir nossa construção de uma percepção mais completa da realidade. :-) Abraços.
Acho que o Seiiti se referiu ao viés de confirmação mais em relação aquelas áreas em que a nossa opinião é bem forte e previamente formada, e não para todo e qualquer tipo de informação que chega pra gente
Exato! Creio que ampliar nossa área de conhecimentos e sair das bolhas sociais tem grande efeito. Pelo menos no geral, pois sempre acreditei que profissionais altamente qualificados, com formação de Nível Superior nos diversos desdobramentos da Ciência, eram menos susceptíveis a crendices (por exemplo). E nós sabemos que não, que o conhecimento científico pode esbarrar fatalmente nas crenças e nas experiências pessoais de cada individuo e na forma como este as internalizou.
6 лет назад+2
Que legal! Eu não conhecia este termo... Mas percebo que intuitivamente, ou melhor "Empiricamente" sigo alguns dos caminhos de correção apresentados. Mas falo "empiricamente" pois precisei errar muito para perceber... E alguns erros custaram muito caro!
Há algo singular nesses vídeos e, em particular nesse: sempre aprendo coisas novas, que flexiona meus pensamentos com essas ideias - me sinto um pouco menos ignorante com informações boas assim. Muito grato pela gentileza em compartilhar esses conhecimentos. :D
Estou chegando de uma reunião sobre um assunto que imaginava conhecer muito, e como estava enganada! Vem você com esse vídeo!!! Obrigada mesmo, você esta sempre nos surpreendendo.
Olá +Eduardo, tudo bem contigo? Muito obrigado por compartilhar sua experiência conosco! Sem dúvida encarar o viés da confirmação é um desafio bem complexo de ser enfrentado. No caso que contou pra gente, você identificou o viés em você e no grupo - mas o grupo continuou agindo da mesma maneira. E lidar com essa perspectiva do outro é bastante complicada. Abraços.
Parabéns pelo canal, Seiiti. Você consegue transmitir o conteúdo de forma objetiva, abrindo também o caminho para as pessoas se aprofundarem nos assuntos, se assim o desejarem. Em relação ao tema deste vídeo, identifiquei-o bastante relacionado com a teoria da dissonância cognitiva, segundo a qual os indivíduos se comportam conforme as suas percepções e não de acordo com a realidade. Nesse sentido procuram: ora substituir as crenças que estejam envolvidas na dissonância; ora adquirir novas crenças que possam aumentar a consonância; ou mesmo reduzir a importância daquelas cognições que mantêm a situação de dissonância.
Legal Seiiti!Acredito que o viés da confirmação muitas vezes é utilizado por pessoas com o objetivo inconsciente de não enxergar e aceitar a realidade que se apresenta de maneira óbvia.Realidade esta que incomoda mas que pode ser responsável pelo crescimento tanto intelectual quanto emocional e produzir mudanças benéficas em quem se permite "tirar a venda" para novas ideias . Afinal de contas o mundo é dinâmico . Grande Abraço!
Muito interessante este viés, pode ser visto no mercado de ações, onde você mostra um gráfico e a pessoa fala que esta com tendência de alta (ou baixa), e você mostra o mesmo gráfico invertido e a pessoa fala que a tendência é a mesma! Ela vê no gráfico o que ela quer ver.
O viès de confirmação aproxima muito do conceito de auto-engano, que é quando a pessoa conta uma mentira para ela mesma e se convence que é verdade. No livro Auto-engano, Eduardo Giannett dá um exemplo: a pessoa calça sapato 36, mas ela compra um sapato n.34, convencida d que realmente calça número menor. Sai com sapato apertado, manca, dói, mas continua mentindo pra si própria q calça 34. Valeu muto pela explicação sobre viés da confirmação.
Excelente vídeo, amigo. Estou fazendo um estudo sobre isso para montar um vídeo sobre esse tema e você me deu muitos esclarecimentos. Grato pelos ensinamentos.
Ver o lado oposto do Viés confirmação quer dizer que é ser mais pé no chão quer dizer que é ver os lado negativo também pra não cair na armadilha de ser otimista demais?
Obrigado Seiiti pelas dicas. Essa semana vou participar de uma palestra da Bel Pesce, e eu vou ligar a minha mente contra o viés da confirmação. Aproveitando que você esta no tema de livros gostaria de saber se você tem algum material com dicas de livros. Já li dois livros que você já comentou,sobre a Zappos e do Tim Farriss, gostei muito de ambos, e pretendo ler este que é tema dos videos. Abraços.
Que bacana, Roger Boeira Vieira! Ficamos muito contentes que tenha gostado e já vai por em prática hehe Aqui nesse link você confere as leituras que o Seiiti tem feito: facebook.com/SeiitiArata/app_2415071772 Abração!
Muito bom o video. So acho que vacilou no exemplo onde as pessoas defendem uma nova tecnologia, alem dele parecer ludista, funcionaria mais com um comportamento conservador, já que estamos falando em resistencia de opinioes formadas.
obrigado por gastar parte do seu precioso tempo compartilhando informaçôes relevantes, acho que os ''japas'' são didáticos por definição,você tem formação didática ??
Olá, vanderlucio dos santos, tudo bem contigo? Ficamos muito contentes que esteja curtindo! :-) Você pode conferir mais detalhes da formação do japa no LinkedIn dele hehe br.linkedin.com/in/seiiti/pt Abraços.
É incrível que esse vídeo foi ha 7 anos, porem parece que foi ha 7 dias ou melhor ha 7 horas kkkkkk maravilhoso.
Enquanto estamos vivos sempre temos algo a aprender.
Seiiti, vou usar como exemplo o caso de um clientes meu (deixo claro que estou fazendo com autorização dele e somente expondo porque pode ajudar outros). Ele tinha um problema com álcool. Um rapaz jovem e bem sucedido, e com muito conhecimento. Vivendo uma vida de alcoolista, começou a compartilhar o seu dia a dia somente com pessoas com os mesmo hábitos. Um dia, assistindo um programa conhecido da televisão aberta, descobriu que pessoas que consumiam muita água diminuiam os efeitos do alcool. O que esse sujeito fez: entre uma latinha e outra, ele começou a tomar um como de água. Realmente percebendo um efeito menor do álcool, ele chegou à conclusão de que o problema não era na bebedeira diária, mas sim no fato de que ele estava consumindo pouca água. E sempre amparado por artigos "cientificamente" comprovados. Trabalhamos durante alguns meses para reajustar essa seleção cognitiva e em algum momento até citei para ele o "viés da confirmação". Mais uma vez, parabéns pelo enorme valor que gera para a sociedade. Minha primeira inspiração no empreendedorismo digital foi você. Quem dera se metade dos "bilhões de visualizações espalhados mundo à fora" tivesse metade do conteúdo que você compatilha... Certamente o mundo estaria um passo mais próximo de ser um lugar melhor. Parabéns, meu amigo. Ah! O sujeito agora só bebe água e suco, e pratica meditação diariamente :)
Olá Bruno Vilela Coach! Muito obrigado pelo exemplo! Enriqueceu e complementou bem o vídeo. :-)
Ficamos contentes que o jovem esteja num caminho menos danoso para sua vida. Parabéns pelo seu trabalho!
E nós ficamos lisonjeados pelo carinho, esse feedback é bastante importante pro nosso trabalho. ;-)
Abraços.
+Bruno Vilela Coach Curti muito seu comentário parabéns!
Incrível como esse vídeo faz um sentido absurdo plenos 7 anos depois de see publicado
Viés da confirmacao é um grande problema humano, é a logica sendo usada contra ela mesma!
Oi Ominem Quantus. Obrigado pela mensagem! :-)
Hmm... Interessante. Você poderia nos contar um pouco mais sobre essa reflexão?
Abração!
isso acontece muito com pessoas religiosas.
Estava atrás dessa explicação, adorei o vídeo 👏👏👏
Lido muito com gente assim. É impressionante como as pessoas são fechadas em suas opniões.
Fico sem palavras cada vez que tento classificar estes vídeos, devido à sua grandeza. Muito obrigado por este momento!
Muito obrigado pelo carinho, KV Music Beats!
Nós ficamos muito contentes que esteja gostando do nosso trabalho. :-)
Vou compartilhar este vídeo e torcer para ele viralizar, tamanha a sua importância na atual situação em que o Brasil se encontra. Pode ser muito pessimismo da minha parte, mas eu já tô com uma tristeza enorme só de imaginar que vai ter um monte de gente que vai dizer "bem que fulano deveria assistir a este vídeo". Pesoas que nunca olham pro próprio umbigo. As pessoas sempre acham que o outro é que está errado (pessoas do bem x pessoas do mal). Epa! Mas é disso mesmo que o vídeo trata, né? Epa de novo! Mas é isso mesmo que eu tô fazendo agora, né? Nossa, que difícil sair desse viés...
Interessante o vídeo: eu percebo que um dos problemas do viés de confirmação é que a fonte que expôs a informação que é viralizada utiliza critérios que trabalham com o sofisma, em prol de um interesse, porque recebem $$ por isso! Daí a necessidade de procurarmos outras fontes para se ter uma dimensão e formar uma opinião sobre um determinado assunto que seja! Magnífico!
O problema do viés da confirmação é que ele age sobre a informação que entra na nossa cabeça, ou seja, na nossa percepção e esta é feita de maneira automática e inconsciente pelo nosso cérebro. Imagina se todas as informações fossem interpretadas de maneira racional e ativa pelo nosso sistema. A gente ia ter que descansar mais do que o iPhone tem que recarregar.
As informações que são retidas na nossa mente são aquelas que possuem conexões com dados anteriores; nosso cérebro faz uma associação com outros dados que já possuímos. Por isso que muitas vezes é difícil aprender algo novo e, principalmente, que vá contra as informações que nós já temos armazenadas.
Temos nossas crenças e percebemos automaticamente mais argumentos para elas. A solução, acredito, é expandir conhecimento, por que só assim coletamos tamanha informação que passam a se contradizer e construir uma percepção mais próxima da realidade. Quanto mais conhecimento, menos certeza.
Oi Dilon Henrique. Muito obrigado pela mensagem!
Sua reflexão é pertinente. Essa busca por informações em diferentes fontes pode permitir nossa construção de uma percepção mais completa da realidade. :-)
Abraços.
Acho que o Seiiti se referiu ao viés de confirmação mais em relação aquelas áreas em que a nossa opinião é bem forte e previamente formada, e não para todo e qualquer tipo de informação que chega pra gente
Exato! Creio que ampliar nossa área de conhecimentos e sair das bolhas sociais tem grande efeito. Pelo menos no geral, pois sempre acreditei que profissionais altamente qualificados, com formação de Nível Superior nos diversos desdobramentos da Ciência, eram menos susceptíveis a crendices (por exemplo). E nós sabemos que não, que o conhecimento científico pode esbarrar fatalmente nas crenças e nas experiências pessoais de cada individuo e na forma como este as internalizou.
Que legal! Eu não conhecia este termo... Mas percebo que intuitivamente, ou melhor "Empiricamente" sigo alguns dos caminhos de correção apresentados. Mas falo "empiricamente" pois precisei errar muito para perceber... E alguns erros custaram muito caro!
Há algo singular nesses vídeos e, em particular nesse: sempre aprendo coisas novas, que flexiona meus pensamentos com essas ideias - me sinto um pouco menos ignorante com informações boas assim. Muito grato pela gentileza em compartilhar esses conhecimentos. :D
Estou chegando de uma reunião sobre um assunto que imaginava conhecer muito, e como estava enganada! Vem você com esse vídeo!!! Obrigada mesmo, você esta sempre nos surpreendendo.
Olá +Eduardo, tudo bem contigo? Muito obrigado por compartilhar sua experiência conosco!
Sem dúvida encarar o viés da confirmação é um desafio bem complexo de ser enfrentado. No caso que contou pra gente, você identificou o viés em você e no grupo - mas o grupo continuou agindo da mesma maneira. E lidar com essa perspectiva do outro é bastante complicada.
Abraços.
Parabéns pelo canal, Seiiti. Você consegue transmitir o conteúdo de forma objetiva, abrindo também o caminho para as pessoas se aprofundarem nos assuntos, se assim o desejarem. Em relação ao tema deste vídeo, identifiquei-o bastante relacionado com a teoria da dissonância cognitiva, segundo a qual os indivíduos se comportam conforme as suas percepções e não de acordo com a realidade. Nesse sentido procuram: ora substituir as crenças que estejam envolvidas na dissonância; ora adquirir novas crenças que possam aumentar a consonância; ou mesmo reduzir a importância daquelas cognições que mantêm a situação de dissonância.
Muito bom, cada vez mais nos trazendo reflexões aprofundadas, tomando uma nova perspectiva da "realidade". Obrigado
Oi Renato Fernandes! Muito obrigado pelo feedback! Ficamos muito contentes que estejas curtindo! :-)
Abração.
Legal Seiiti!Acredito que o viés da confirmação muitas vezes é utilizado por pessoas com o objetivo inconsciente de não enxergar e aceitar a realidade que se apresenta de maneira óbvia.Realidade esta que incomoda mas que pode ser responsável pelo crescimento tanto intelectual quanto emocional e produzir mudanças benéficas em quem se permite "tirar a venda" para novas ideias . Afinal de contas o mundo é dinâmico .
Grande Abraço!
Que explicação boa!
Didática sensacional...anote por favor a chegada de mais um fã!!!
Excelente, excelente vídeo !!!
Muito interessante este viés, pode ser visto no mercado de ações, onde você mostra um gráfico e a pessoa fala que esta com tendência de alta (ou baixa), e você mostra o mesmo gráfico invertido e a pessoa fala que a tendência é a mesma! Ela vê no gráfico o que ela quer ver.
Brilhante
O viès de confirmação aproxima muito do conceito de auto-engano, que é quando a pessoa conta uma mentira para ela mesma e se convence que é verdade. No livro Auto-engano, Eduardo Giannett dá um exemplo: a pessoa calça sapato 36, mas ela compra um sapato n.34, convencida d que realmente calça número menor. Sai com sapato apertado, manca, dói, mas continua mentindo pra si própria q calça 34. Valeu muto pela explicação sobre viés da confirmação.
Excelente vídeo, amigo.
Estou fazendo um estudo sobre isso para montar um vídeo sobre esse tema e você me deu muitos esclarecimentos.
Grato pelos ensinamentos.
E sempre bom conhecer coisas novas.
Seis anos depois e esse assunto parece que nunca foi explorado 😕
Muito bom o assunto
3:57 um dos maiores desafios de hoje no meio Corporativo.
Gostei muito do tema.
virei fã!
🙏🏾🙏🏾🙏🏾
Ver o lado oposto do Viés confirmação quer dizer que é ser mais pé no chão quer dizer que é ver os lado negativo também pra não cair na armadilha de ser otimista demais?
Livro excelente! Já li!
Muito bom como sempre Seiiti.
Que bom que gostou, Fernando ALVES CARVALHO. ;-)
Obrigado pelo feedback!
Abraços.
Seja um examinador de informações conflitantes .
Sou novo aqui, gostei bastante do vídeo! +1 Inscrito
É tipo quando um religioso tenta te convencer de que Deus existe citando a natureza.
Obrigado Seiiti pelas dicas. Essa semana vou participar de uma palestra da Bel Pesce, e eu vou ligar a minha mente contra o viés da confirmação. Aproveitando que você esta no tema de livros gostaria de saber se você tem algum material com dicas de livros. Já li dois livros que você já comentou,sobre a Zappos e do Tim Farriss, gostei muito de ambos, e pretendo ler este que é tema dos videos. Abraços.
Que bacana, Roger Boeira Vieira! Ficamos muito contentes que tenha gostado e já vai por em prática hehe
Aqui nesse link você confere as leituras que o Seiiti tem feito:
facebook.com/SeiitiArata/app_2415071772
Abração!
Muito bom o video. So acho que vacilou no exemplo onde as pessoas defendem uma nova tecnologia, alem dele parecer ludista, funcionaria mais com um comportamento conservador, já que estamos falando em resistencia de opinioes formadas.
Desculpe meu comentário fora do tema, mas onde posso encontrar um suporte de notebook igual ao seu Seiiti?
www.amazon.com/Rain-Design-10032-mStand-Laptop/dp/B000OOYECC/ref=sr_1_1?sr=8-1&ie=UTF8&keywords=macbook%2Bstand&tag=trust925-20&qid=1428326118
Andre Almar valeu! será que não tem no brasil?
***** acho que vocÊ pode dar uma conferida no MercadoLivre para ver se alguém vende lá...
***** ;-)
***** Pesquise no Mercado Livre por: "mstand laptop stand"
Tema da redação Enem 2018.
obrigado por gastar parte do seu precioso tempo compartilhando informaçôes relevantes, acho que os ''japas'' são didáticos por definição,você tem formação didática ??
Olá, vanderlucio dos santos, tudo bem contigo?
Ficamos muito contentes que esteja curtindo! :-)
Você pode conferir mais detalhes da formação do japa no LinkedIn dele hehe
br.linkedin.com/in/seiiti/pt
Abraços.
99,9 % dos religiosos leem a bíblia com esse viés de confirmação.
Bolsonaro deveria assistir esse vídeo, sei que parece impossível mais vai que rola né -.-
kkkkk
@@karinapardinho942 se eu soubesse da mrd q daria isso
#Visão #Conhecimento #Notícias #Pesquisa #DesonestidadeIntelectual #Filosofia #Verdade #Honestidade
ruclips.net/video/rhLF5jrebj4/видео.html&feature=em-uploademail-smbtn
Daniel Pablo Sheng ;-)
Parece q esse vídeo foi feito exclusivamente para um certo... cof cof.. roqueiro... cof cof... barb... cof cof...
Pessoa Aleatória kkk
Resumindo, nem pense em ser um comunista! Kk