Quando eu fazia palestras sobre doenças mentais em escolas eu sempre fazia um exercício meio maldoso com os alunos, porque era algo muito difícil de se fazer. Eu pedia para que as pessoas me imaginassem como uma pessoa com deficiência visual e me explicassem uma cor, como o azul, por exemplo. Também pedia para que me explicassem o cheiro de uma rosa ou mesmo o cheiro de grama cortada. E isso é basicamente impossível porque o azul é o azul. Como mais eu descreveria essa cor? Cor do mar? Mas qual é a cor do mar? É azul. E é aí que está a resposta. Não há como explicar o azul. Mesmo que uma pessoa cega estudasse por anos e anos tudo sobre cores, sobre o comprimento de onda de cada uma e até mesmo sobre as sensações que elas nos dão, se algum dia ela pudesse ver o azul ela não teria a mesma ideia que tinha dessa cor antes. E nome desse fenômeno incrível e confuso é qualia. É um tipo de conhecimento que só pode ser obtido se experienciado. Não há como saber como é o azul sem ver o azul e entender que aquilo é o azul, assim como não há como explicar o azul para quem nunca o viu ou nunca o entendeu. A qualia é basicamente um conhecimento seu, uma coisa sua. Porque assim como não há como se explicar uma cor, não há como se explicar um sentimento. Assim como não há como se saber o cheiro de uma rosa sem nunca ter o sentido, também não dá para explicar a dor de uma perda sem nunca ter a sentido. E pensar que mesmo o azul do céu que você vê, se visto por uma outra pessoa, no mesmo momento, no mesmo local, não será igual o "seu" azul. E isso não só por diferenças biológicas, mas também psicológicas e mentais. Talvez mesmo você, em um dia ruim, enxergaria nesse mesmo céu um azul acinzentado. É nesses momentos de reflexão que percebemos o quão difícil é entender uma pessoa. Cada um enxerga o mundo de uma maneira, todos nós temos um jeito de entender e se relacionar com o mundo. Todos nós temos o nosso próprio azul. Todos nós temos o nosso próprio céu.
Marx dizia que se o mundo se revelasse diretamente aos sentidos, nao seria necessario ciencia. Ou seja, existe mais coisa no mundo do que pensa a sua filosofia...
O mundo não foi criado pela linguagem, a linguagem é que reflete o mundo, mas nenhum reflexo é em si a realidade, ou seja, a linguagem não contem o mundo nem pode definir em si mesma os limites do mundo...
@@jocsil2466 Como seria a forma de revelar diretamente aos nossos sentidos? E sim, existem muito mais coisas no mundo do que pensa essa e qualquer outra filosofia, porque afinal são criações humanas e possuem limitações da visão de quem as propoem. A linguagem é unicamente uma forma de se apresentar e apreender o mundo, que é tão complexo para ser expressado de outra forma. Querendo ou não somos uma sociedade baseada atualmente na cultura letrada, que se comunica principalmente pela linguagem, sendo assim a linguagem se configura uma importante forma de difusão de informações e conhecimentos, e através delas podemos mudar ou deixar de mudar o mundo.
Ola Rita, conheci vc no canal da minha queridíssima amiga Blue Quem e logo me apaixonei por vc. Fui prof. de História 35 anos da rede pública e hoje aos quase 70 anos, terapeuta Junguiana. Quero que saiba que seu canal atinge mesmo todas as idades pela graça e conteúdos relevantes. Sua Luz deve continuar brilhando. Sou sua fã, grata!❤
Impossível não lembrar da proposta da Novifala de 1984, de George Orwell, de inutilizar palavras pra fazer as pessoas esquecerem seus significados e assim, não percebê-las mais no cotidiano. E também do filme "A Chegada", em que a medida que a linguista aprende o novo dialeto, começa a perceber a realidade de uma forma diferente. Obrigado por esse vídeo, Dona Rita!
@Charles Bukowski acredito que a sim, pode haver a existencia sem a palavra, mas quanto mais palavras usadas, maior a realidade sobre o objeto. Certo? Quanto maior a descricao do objeto, mais perto da realidade no nosso entendimento sobre ele.
@Charles Bukowski vc diferenciaria um pinheiro de uma hortênsia se apenas a palavra "árvore" existisse? Essa é a proposta! As palavras aumentam/definem a percepção da realidade.
@Charles Bukowski Ela não está falando que as coisas não existem. Ela está falando de PERCEPÇÃO da realidade. Só que, quando a gente fala de realidade, automaticamente falamos da nossa percepção dela, porque o ser humano não consegue se desassociar de ser humano; na ficção, os seres falam em línguas como as nossas, têm a anatomia parecida com a nossa ou com a de alguma outra espécie conhecida. As pessoas dizem que fantasia é "besteira" porque "não existe", mas tudo aquilo não existe até a página 2. O ser humano não consegue criar nada do zero. Portanto, quando a gente fala da realidade, estamos falando somente da nossa percepção dela! E você nunca saberá o que não está percebendo, porque não percebe que não percebe. E, mesmo sabendo que não percebemos várias coisas, continuamos não sabendo quais são, porque NÃO PERCEBEMOS. Essa coisa de palavras e realidade é uma coisa que ainda intriga os cientistas. É muito fácil estudar os outros animais, plantas e tecnologia. Entender a nós mesmos é o trabalho mais desafiador de todos, justamente porque temos lentes que enxergam o mundo de formas únicas com base na sociedade em que crescemos, as línguas que falamos e nossas próprias experiências e tudo o que forma nossa identidade. Existe uma outra grande questão: só os falantes maternos de português conseguem sentir "saudades"? Os falantes maternos de inglês só conseguem "sentir falta" (to miss), e """confundem""" a saudade com "sentir muito a falta" (to miss _ so much)? Eles não sabem diferenciar as duas coisas, pra eles a diferença é de intensidade, quando para nós é um sentimento inteiramente diferente. Ou será que a gente exagera e acha que é um sentimento diferente quando na verdade é só uma variação da intensidade? Percebe?
FALOU TUDOOO.. Por isso que as palavras de tipos de preconceito é tão importante como: Racismo,Machismo,Xenofobia,Homofobia, bullying e Gordofobia , porque assim você entende a realidade dessas pessoas que passam por esses preconceitos , se não tivesse esse conjunto palavras para cada definição e teoria de um preconceito , tudo seria visto como um preconceito , e teria um olhar raso sobre o assunto , sem profundidade sem teoria e não seria visto como uma realidade. E antigamente não tinha palavra para definir esses tipos de preconceitos então as pessoas não davam a mínima para a realidade dessas vitimas e não davam visibilidade porque não entendiam sua teoria em si... Realidade sem teoria gera falta de empatia .
Muito interessante o experimento das cores, mas não é porque não temos palavras que não conseguimos distinguir os tons de verde, mas sim porque na nossa realidade esses tons não são importantes (pelo menos para a maioria das pessoas). Já para os Himbas esses tons devem ser muito importantes em seu cotidiano e por isso a necessidade de distingui-los e, assim, ter palavras específicas para cada tom. Assim, a realidade é objetiva, existem os tons diferentes de verde, o que é subjetivo (não sei se esse é o termo correto) é como cada pessoa/cultura enxerga/interpreta a realidade.
@@shaianferronato Opa! "Enxergam" com as línguas de sinais, bem diferentes da nossa língua (oral e escrita). Por serem bastante novas, se comparadas com as línguas escritas, estão bem menos sedimentadas e são menos compartilhadas, assim participam de menos relações sociais, ainda contam menos histórias e são usadas para discutir parcelas menores da (s) "realidade" (s).
Maravilhoso como a Rita discursa sobre a diferença nas cores azul e verde, que os povos distinguem através de suas línguas nativas, e usa como exemplo uma blusa verde que iluminada no estúdio fica no tom azul. Até nos detalhes o vídeo é PERFEITO. ❤️
É de se pensar o quanto ela não estuda e busca a informação correta pra entregar pra gente, ao invés de ficar simplesmente indignada com a situação da nossa sociedade hoje e sair jogando os cachorros sem base, o que 95% dos youtubers br e criadores de conteúdo fazem por que sim.
Não sou da filosofia, mas acho que identifiquei Aristóteles e filosofia da linguagem aí, não? Não sou , mas gosto mto. Se vc puder passar as identificações , por favor :)
Por indicação de uma professora, cheguei a esse canal, gentee quanto conhecimento, didática, diccao um conjunto que nos leva a mergulhar em um mundo novo!!
Pois é. A realidade não muda pelo jeito que pensamos. Muda o que conhecemos, mas não a realidade - por isso tenho receio no pós-modernismo que com o papo do subjetivismo deu muito pano pra nova-direita mundial criar discursos anti-científicos que foram o nascedouro das fake-news.
@@andregustavo2086 E temos como falar da realidade sem estar, na verdade, falando da nossa percepção da realidade? Concordo que a realidade não muda. Mas ao pensar a sociedade e as relações entre os indivíduos, creio que podemos considerar a percepção da realidade como sendo mais importante do que a realidade em si, já que estas "lentes" vão ser usadas e abusadas para criar discursos necessários para manter o status quo - buscando o mesmo resultado, independente do referencial-real. No fim, o que está ao nosso alcance é sempre a nossa percepção.
Eu genuinamente gostaria de saber quais são os indícios disso que tá sendo chamado de “pós-modernismo” e “subjetivismo” aqui fomentando as narrativas de extrema-direita. A impressão que eu tenho é que é justamente o contrário: de que o pensamento fascista / direitista presume necessariamente um real que fala por si só e que pode ser alcançado e plenamente absorvido com segurança. É a base do pensamento naturalista, mesmo. Uma natureza boa com a qual se pode ter uma relação plena e a partir da qual o indivíduo é capaz de ser perfeitamente coerente consigo mesmo. A extrema-direita não questiona a ciência: ela precisa manipular a ciência pra usar da autoridade e da retórica científicas pra impor a sua própria ideologia; e é justamente por isso que me parece importante do que nunca que se tenha um olhar crítico e cético quanto aos discursos científicos.
"É através das ciências humanas que a gente consegue expandir a nossa consciência do que é humano, do que é humanidade, e como essa humanidade se configura e se apresenta em locais e tempos diferentes. [...] é por isso que as humanidades são sempre o primeiro foco de ataque dos governos totalitárias. Instrumentalizar as pessoas para conhecimento humano é fazer um investimento humano para a nossa sociedade." Uma professora dessas, bicho.
Agradeço o acesso ao conhecimento por intermédio desse canal... minha percepção é que em vinte minutos de vídeo, mergulhei em inúmeros livros, vídeos, professores, vivências desse ser maravilhoso que nos fala...o dom da comunicação, das palavras, da interpretação, da síntese... é a vocação à serviço...Lindo de ver e ouvir! Gratidão!!!!
Achei super interessante que, ao final do vídeo, quando as luzes foram apagadas, a blusa que era azul ficou verde... Mostra que a realidade não só é subjetiva como é mutável, impermanente e com muitas variáveis e nuances. Talvez poderia também significar que, além de subjetiva, vemos fragmentos de uma única/grande verdade, de acordo com a perspectiva de quem olha. Ótimo exemplo pra esse vídeo!
Na vdd não só pra esse acredito q isso foi uma forma de amarrar esse e o vídeo anterior e mostrar justamente essa percepção de realidade. Simplesmente incrível!!
Rita, sofri a vida inteira com a (única) forma de aprendizado que nos é imposta. Tenho hoje 28 anos e continuo vendo grande inteligências sendo desperdiçadas por conta do benefício da forma mais comum de inteligência que se encaixa nos padrões. Com muita humildade peço que, se um dia, possa abordar sobre o método de ensino que impera e como ele é prejudicial pra maioria, inclusive para os professores. Como assíduo de sua pessoa, já vi abordar sobre o assunto, mas nunca (perdoe se estiver errado) vi elucidar este assunto num vídeo do Tempero Drag.
Frederick, vdd! Seria muito bom! Já ouviu falar sobre Capital Cultural, Pierre Bourdieu? Acho que se encaixa um pouco no tema que vc sugeriu. Pra mim, apesar de demorar muito pra ter acesso às teorias de Bourdieu, foi muito libertador, esclarecedor (campo, habitus, agentes, capital social, etc...). Espero tbm ver um vídeo que fale sobre a estruturação social prejudicial na educação.
só lembrei de "A Chegada" quando ela começou a falar sobre a linguagem. maravilhosa, quero um dia conseguir passar o conhecimento de um modo tão didático e lindo quanto você.
Rita, de verdade... desejo que tudo que vc e sua equipe faz por nós chegue a vocês em forma de grana, poder e influência. Eu te amo... e que seja o amor também abundante na vida de vocês! Até Sesc Ribeirão Preto dia 29 e 30/01.❤️
Amei o "final" do video, é assim q me sinto, falando do apocalipse e as pessoas dando zero impprtancia. Por favor, nao para de gravar, pq acalenta muita gente. Bjo
A sacada sútil de brincar com a nossa percepção sobre a cor do vestido da Rita de azul pra verde que se relaciona diretamente com a mensagem das lentes que usamos pra ver a realidade e o intertexto com o exemplo dos Himba é genial! Rita, você é muito foda!
Vamos viver a "sociedade sem escolas". Vocês, células da universidade, assim como a Rita, serão a própria universidade. Sou grato a ela pela sabedoria compartilhada comigo, um não universitário, homem, cis, heterossexual, afrodescendente, baiano ... Esse é o meu lugar de fala nessa situação crítica que o Brasil está passando.
Combinando con el video de "esperanza e imaginación en política", que Rita subió, adoro ver que la angustia y el temor, que generan el ataque a la universidad, pueda movernos hacia imaginar y crear nuevas y mejores formas de incentivar el pensamiento, a expandir conocimiento... formas que no nos saquen por la fuerza la creatividad y el arte, que no nos moldeen en competencia y jerarquía, que no separen a la ciencia y el arte de la política.
Estou vendo meu TCC em um vídeo. Minha monografia se chamava "como falar de algo que não é" e fala sobre como a construção da linguagem, dentro da lógica machista, exclui e invisibilidade a existência das mulheres pelo fato destas não existirem no nível conceitual primário da fala.
O vídeo faz pensar no 1984, onde o governo estava implementando um nova língua mais "simplificada" e com isso abolir palavras como revolução, uma vez que ninguém conheça o termo e ideia de uma não prospera porque não há como expressa-la!
Esse vídeo se aplica a tantas coisas que vou salvar ele pra quando estiver procurando assunto pra debater. O ato de nomear algo é o que o torna real, isso é tão importante e não nos damos conta. Quantas crianças sofrem abusos e não sabem dizer pq o abuso não foi nomeado? Adoro o livro O poder do discurso materno, da Laura Gutman, que fala um pouco sobre nomear, rotular. Ahh, lembrando que as cores na realidade mesmo não existem, são formadas no nosso cérebro! Portanto, toda interpretação a respeito de cor é válida! 💕
Sempre me surpreende com os rumos que o roteiro toma. E como pesquisador da área de humanas acho que esse vídeo é exatamente do que a gente precisa nesse momento!!! Parabéns a toda a equipe!!!
Estou emocionado por encontrar alguém tão incrível. Por conseguir, trazer de forma tão clara para tantos, questionamentos que ficavam solitários nos recantos da universidade.
@@Milena-lb4gx Prezada, eu comprei um conjunto de três DVDs intitulado "Psicologia Budista - Método da Mandala" com os ensinamentos dados pelo lama Padma Samten. É uma exposição sobre um tema central do budismo: os "12 elos da originação dependente" (dependent arising), às vezes traduzido de outras formas, como surgimento dependente ou interdependente. Encontrei uma playlist do assunto (mas não assisti) no canal do lama: ruclips.net/p/PLE6B4E522F9A3DA95 Vale pesquisar pelo assunto em outras fontes também
Rita, que aula !! Sou professora aposentada e vibro com seu trabalho. Durante muitos anos trabalhei com educação de jovens e adultos. Vc não “barateia” a discussão mas a torna acessível, sem academicismos. Adoro !!
Alice entra em um.mundo onde as coisas não tem nome. E logo passa a ter dificuldades para enxergar onde está, pra onde quer ir e como se comunicar. Isso me lembrou muito "Alice através do espelho" ....ótimo vídeo.
O filme A Chegada aborda a questão da linguagem enquanto ferramenta de interpretação da realidade de uma forma linda. Mais um vídeo maravilhoso. Assim fica difícil não endeusar a sua figura, tia Rita!!!!
Ai Rita você sempre me provoca a reflexão e a angústia. Penso que precisamos sempre estudar e provocar nosso cérebro e você me auxilia muito sempre!!!! Obrigada.
Não é mentira, o cérebro tende a seguir o caminho mais curto pras respostas, tendendo a uma zona de conforto. Precisamos sempre nos instigar proativamente pra desenvolvê-lo.
mais um vídeo maravilhoso da minha musa drag 💚 não a toa, a sociedade que Orwell descreve em 1984 tinha controle sobre a língua também. a 'novilíngua' era simplificada e reduzida com o objetivo claro de limitar o pensamento. o bolsonarismo tem uma linguagem bastante limitada tb: o pensamento binário, a simplificação dos problemas, a redução escatológica, a argumentação pelos memes...
CARALHO EU IA COMENTAR A MESMA COISAAA primeiro pensei "olha escolheu uma roupa azul por causa do tema do vídeo", depois vi q tava verde e pensei "será q to confundindo escuro com verde igual o vestido branco e amarelo vs. azul e preto?" e depois buguei total ao ver q é verde haha
Vale destacar aqui o papel do Psicólogo que é justamente nomear o que a pessoa está sentindo, as vezes chega alguém falando que está com uma angustia, algo dentro de si. Por nunca estarem em contato com ansiedade e depressão eles não conseguem falar o que sente. Outra coisa no livro 1984, tem justamente isso eles excluem algumas palavras do vocabulário para que o seu sentido se perca no tempo. Vídeos sempre incríveis, Abraços!!
Tô pasmando com essa experiência social, saber os limites do meu corpo faz eu ficar cada vez mais admirado e consciente da necessidade que a interação social e a contrução de ações inclusivas nas políticas. Amo 😍 você Rita 💕
Você é um ser humano incrível e sua existência é tão necessário para esse mundo louco! Seria um sonho poder encontrar mais facilmente pessoas como você conversar seria mais fácil e prazeroso.🥰
Mal conheço o canal e já estou apaixonada! Nós, das ciências humanas, precisamos espalhar esses debates e as diferentes perspectivas pelas quais podemos observar o mundo ao nosso redor. Tudo é questionável. Incrível!!!
Diante de um panorama de medo e angústia , por conta da pandemia, achar um canal desses é acalentador. Estou apaixonada pelo trabalho e pelo canal haha🖤 tem me ajudado a estudar sem tanta pressão.
Falei sobre essa pesquisa do Gladstone em um dos primeiros vídeos do canal. É incrível. Eu jurava que você falaria de Foucault. Fica a ideia. Não fiz isso e me arrependo. As humanidades tem andando com um alvo nas costas nesses tempos. A gente precisa aparecer, instrumentalizar as ferramentas, se unir. Obrigado pelo trabalho.
É um deleite emocional e intelectual ver pessoas/canais que admiramos interagindo entre si. Uma sensação parecida com aquela quando a gente apresenta amigos queridos ou descobre que são amigos entre si. Aproveita e comenta esse vídeo adicionando Foucalt no teu canal. =D Tem alguns filósofos que falam sobre a importância da linguagem na apreensão da realidade também: Max Scheler, Hans-Georg Gadamer, Ernst Tugendhat, estudei alguns textos pontuais deles na último semestre e achei interessante a relevância que dão pra linguagem enquanto principal ferramenta de socialização humana.
Vc me faz tao feliz... pq parece q eu nao to dicando louca sozinha. Pq a maior parte do tempo minhas convivências me fazem achar q eu to ficando louca.
Mano do céu... Importante de verdade... Vcs mudaram meu discurso e minha visão de mundo. Muito muito grato. Te dou algo melhor q berinjela Rita... te dou minha gratidão.
Rita amo seus vídeos!! Tenho 4 filhos, dois já são humanas espero que os outros dois também sejam. Obrigada por dividir seu modo de pensar. Aprendo sempre.
Chequei no Photoshop: O brilho do quadrado apontado é 0.2 mais claro que os outros quadrados verdes. E mesmo eu vendo o dado do lado não consigo ainda distinguir a diferença.
Por incrível que pareça, eu acertei após olhar por uns 5 segundos... Talvez tenha relação com eu ter formação como botânico, talvez eu tenha um repertório de verdes diferente da maioria...
achei a comparação um pouco forçada, não enxergar uma cor totalmente diferente é uma coisa, não distinguir um tom levemente diferente é outra, mas discutir sobre cores é sempre interessante, pois elas são um interpretação totalmente pessoal.
Quando a gente não diferencia o item , o cérebro não tem motivo para diferenciar de um modo classificatório. Tenho língua presa e dificuldade de produzir alguns sons, coincidência ou não, também tenho dificuldade de distinguir esses mesmos sons ouvindo as outras pessoas falarem.
Obrigada por esse vídeo, Rita. Falar sobre o desmonte das ciências humanas é de extrema necessidade. Sofri censura no final do ano passado. Censura policial dentro da escola em que atuava enquanto professora .Fui levada para uma sala fechada, onde se encontrava o policial(a paisana) e alguns membros da atual gestão. Enfim, após uma série de abusos e ameaças tive meu celular grampeado. Num momento histórico como esse precisamos urgentemente nos articular. Seu vídeo é, para mim, um momento de acolhida. Seguimos..
Menina, eu sou das naturais, na fronteira com as exatas!!! Tico teve que descer a mão no Teco pras coisas funcionarem aqui! Mas acho que entendi direitinho! Parabéns por mais um vídeo maravilhoso!
Assisti o vídeo até metade pensando "mas essa brusinha não era verde?" Depois passei duas horas olhando para os quadradinhos verdes sem conseguir ver diferença alguma entre eles. Aí eu vi o vídeo pela segunda vez pra ver do que a Rita estava falando. 😅🤣😂
Rita, conheci você a alguns dias e posso dizer com a maior enfase do mundo. Obrigado... Obrigado por me instigar, obrigado pela forma que disserta cada assunto, como interpreta e propaga para que, tenhamos nossa propria interpretação, mas sem questionar o mundo, as nossas ações e escolhas.
Perceber que temos maneiras diferentes de interpretar os fatos. Maravilha!! Aí está a riqueza da humanidade: DIVERSIDADE. Demorei pra perceber a mudança na cor da blusa.... Como sempre adorei😍 Imaginando o professor entrando e saindo da sala no primeiro dia de aula...😁😘
Rita, comecei a seguir você faz pouco tempo mas a cada vídeo que assisto fico mais impactada com a forma e clareza que você traz tanto conhecimento para quem assiste. Estou amando cada postagem.
Concordooo! E sim, é subjetiva, mas socio-cultural. Aliás, a cor (em seu conceito-palavra) não é construção de um indivíduo, mas a construção de uma cultura.
"Construir um discurso que te possibilite falar sobre novas coisas de uma nova forma é uma espécie terapêutica de lidar com a nossa realidade". Isso é tão verdade, minha angústia existencial encontrou uma saída quando comecei a me enxergar como pertencente a uma classe que é sugada, sustenta esse sistema e ainda atura humilhação como se a culpa da desgraça à minha volta fosse minha, quando passei a enxergar que a culpa é da burguesia, consegui começar a trabalhar meu amor-próprio, antes eu só me enxergava como uma escória mesmo.
As vezes chega notificação de vídeo e eu tenho preguiça de ver, mas aí penso, mas é vídeo da Rita, mesmo que eu ache um tema "batido" vou ver, e BUM, uma nova perspectiva muito foda bem na minha cara!
Eu sei o que estou vendo: uma pessoa MARAVILHOSA explicando de um modo incrível um tema super complexo!!! Obrigada demais por compartilhar esses minutos preciosos!!!
Ritaaa... Quero ser sua amiga, e andar com vc no recreio da vida. Amo seus pensamentos, reflexões.... Vc contribuir muito para a possibilidade de Pensar sobre possibilidades e para além.
O problema é que a sociedade tem uma subjetividade padronizada, antropocêntrica, capitalista e globalista, que efetiva diferentes visões acerca dos diversos grupos sociais, muitas vezes distorcidas, interferindo na realidade de alguns indivíduos. Sendo que o ideal era que a humanidade entrasse em um consenso de que sua subjetividade é plural.
Rita, sou formado em Letras/Inglês e quero MUITO entrar na área de Análise do Discurso. Você me dá tanta ideia legal para o Mestrado. Amo seus vídeos ❤️
Gostaria de comentar algo que me passou pela cabeça enquanto assistia o vídeo. Conforme o que estudamos em uma aula de física, todo objeto que vemos reflete um comprimento de onda de luz que nele incide, por isso vemos uma folha verde, por exemplo, (aliado ao que vc disse Rita, nomeamos este comprimento de onda de luz de Verde, fizemos então o uso da palavra/do signo). Eu entendi, que algumas tribos não tem uma palavra pra azul e outra pra verde e isso distorce a realidade delas, mas também me pareceu que o segundo experimento de diferenciar tons de verde seja mais difícil, porque a diferença entre os comprimentos de onda de uma luz Verde Clara e de uma Verde escuro seja menor que a diferença entre um comprimento de onda azul e um Verde. Mas também não sei até que ponto, o conhecimento da palavra exerça mais influência do que um fato científico. Só uma reflexão mesmo. Amooooo de paixão seus vídeos e aprendo muito com eles.
Ando pensando nas mesmas coisas sob outras terminologias, como interpretação e apropriação, que é o meu modo de ver os tons de azul e verde, mas é a mesma ideia. Longa vida ao Tempero Drag! Amo e necessito.
A cena pós créditos, colocando em cheque nossa visão de realidade, pautada na cor de sua vestimenta Dona Rrrrrrita, foi absoluta e genuinamente genial. Parabéns, viu?
Sou homem, hétero e loiro de olhos verdes. Sou seu fã e te acompanho pela inteligência do seu conteúdo e pela importância do que você produz. Sonho com o dia em que questões de gênero não sejam mais relevantes nem necessárias. Tento criar meu filho num mundo aberto, longe de macho escroto, tenho como missão ensina-lo que ser homem vai muito além de ter um pênis, e que somos todos iguais, o que muda são as nossas escolhas, e que a escolha de cada um deve ser respeitada e amada assim como é! Obrigado por tudo, continue sempre! Dica de leitura para você é um livrinho chamado "O CAVALEIRO PRESO NA ARMADURA" de Robert Fisher, trata da importância de se emocionar, chorar e dividir as emoções, pois homem também chora. Sinto falta das receitinhas! Bjos no seu coração!
Muito legal o que tem feito, torço para que seu filho cresça e se torne espelho dessa boa educação. Mas apenas faço uma pequena correção: não somos todos iguais. Somos todos diferentes, e é justamente essa diferença que devemos aceitar, e não lutar contra. Por um mundo com cada vez mais diversidade
É! Beleza e inteligência não tem orientação sexual. Você podia até gostar de trepar com uma árvore, que, se for open mind e inteligente, ainda assim vai gostar de ouvir este belo e raro exemplo de ser humano falar. E depois, quando se tem a razão, fica difícil dizer que não gosta de ouvir.... Parabéns, ainda assim, por ser como é e por estar a preparar uma pessoa para o futuro (seu filho), como deve de ser. Você deve também ser uma pessoa interessante de se conhecer. E sim, sou gay, mas nem por um segundo, este discurso foi pensado como uma forma de "cantar alguém". Sou gay, e venho aqui a este canal, de Portugal, beber um pouco de sabedoria e fornecer alimento mental para o meu cérebro. Abraço irmão brasileiro. Tu pareces ser pessoa que está no trilho certo.
"O Cavaleiro preso na Armadura"... Lembrei do All irmão do Eddie em Full Metal rsrs Se trata do espírito de um menino q fica aprisionado dentro d uma armadura enorme.
Quero deixar aqui uma florzinha para quem edita esses videos 🌼
Verdadee! Amo a edição!
Florzinha pra quem edita, pra quem escreve, pra quem apresenta... cara, os vídeos da Rita são um oásis no deserto da estupidez!
Merece mesmo!!
É muito boa!!
Vou deixar tbm... 🌸
Vou deixar uma chuva de saudações a esse esforço nesse deserto que vivemos
🌹🏵💮🌸💐
Quando eu fazia palestras sobre doenças mentais em escolas eu sempre fazia um exercício meio maldoso com os alunos, porque era algo muito difícil de se fazer.
Eu pedia para que as pessoas me imaginassem como uma pessoa com deficiência visual e me explicassem uma cor, como o azul, por exemplo. Também pedia para que me explicassem o cheiro de uma rosa ou mesmo o cheiro de grama cortada.
E isso é basicamente impossível porque o azul é o azul. Como mais eu descreveria essa cor? Cor do mar? Mas qual é a cor do mar? É azul. E é aí que está a resposta. Não há como explicar o azul. Mesmo que uma pessoa cega estudasse por anos e anos tudo sobre cores, sobre o comprimento de onda de cada uma e até mesmo sobre as sensações que elas nos dão, se algum dia ela pudesse ver o azul ela não teria a mesma ideia que tinha dessa cor antes.
E nome desse fenômeno incrível e confuso é qualia. É um tipo de conhecimento que só pode ser obtido se experienciado. Não há como saber como é o azul sem ver o azul e entender que aquilo é o azul, assim como não há como explicar o azul para quem nunca o viu ou nunca o entendeu. A qualia é basicamente um conhecimento seu, uma coisa sua. Porque assim como não há como se explicar uma cor, não há como se explicar um sentimento. Assim como não há como se saber o cheiro de uma rosa sem nunca ter o sentido, também não dá para explicar a dor de uma perda sem nunca ter a sentido.
E pensar que mesmo o azul do céu que você vê, se visto por uma outra pessoa, no mesmo momento, no mesmo local, não será igual o "seu" azul. E isso não só por diferenças biológicas, mas também psicológicas e mentais. Talvez mesmo você, em um dia ruim, enxergaria nesse mesmo céu um azul acinzentado.
É nesses momentos de reflexão que percebemos o quão difícil é entender uma pessoa. Cada um enxerga o mundo de uma maneira, todos nós temos um jeito de entender e se relacionar com o mundo. Todos nós temos o nosso próprio azul. Todos nós temos o nosso próprio céu.
Excelente comentário!
todos nós temos o nosso próprio céu.
Ja vou atrás de artigos sobre qualia 😍
Que lindo isso! Você tem referências de autores ou textos seus para aprofundar essa discussão?
que incrível! obrigada por compartilhar
Gente,todo vídeo eu dou pause,anoto as frases,os livros pra ler ou seja,estou estudando por conta própria.Nada me impede de estudar
😅😊
é impressionante como todos os vídeos da Rita eu termino falando "puta merda, incrível"
Menina, eu também!
E dizendo ' Te AMO, Rita! ' ❤
Nossa.. resumiu.
Eu todaaaa
Idem!
"os limites da minha linguagem denotam os limites do meu mundo" (WITTGENSTEIN, Ludwig. The blue and brown books. New York: Harper, 1965, p. 27).
Grata pela contribuição #PollyannaSouza
Marx dizia que se o mundo se revelasse diretamente aos sentidos, nao seria necessario ciencia. Ou seja, existe mais coisa no mundo do que pensa a sua filosofia...
O mundo não foi criado pela linguagem, a linguagem é que reflete o mundo, mas nenhum reflexo é em si a realidade, ou seja, a linguagem não contem o mundo nem pode definir em si mesma os limites do mundo...
@@jocsil2466 Acho b que a linguagem não reflete o. Mundo, mas uma percepção particular sobre ele.
@@jocsil2466 Como seria a forma de revelar diretamente aos nossos sentidos? E sim, existem muito mais coisas no mundo do que pensa essa e qualquer outra filosofia, porque afinal são criações humanas e possuem limitações da visão de quem as propoem. A linguagem é unicamente uma forma de se apresentar e apreender o mundo, que é tão complexo para ser expressado de outra forma. Querendo ou não somos uma sociedade baseada atualmente na cultura letrada, que se comunica principalmente pela linguagem, sendo assim a linguagem se configura uma importante forma de difusão de informações e conhecimentos, e através delas podemos mudar ou deixar de mudar o mundo.
Ola Rita, conheci vc no canal da minha queridíssima amiga Blue Quem e logo me apaixonei por vc. Fui prof. de História 35 anos da rede pública e hoje aos quase 70 anos, terapeuta Junguiana. Quero que saiba que seu canal atinge mesmo todas as idades pela graça e conteúdos relevantes. Sua Luz deve continuar brilhando. Sou sua fã, grata!❤
Impossível não lembrar da proposta da Novifala de 1984, de George Orwell, de inutilizar palavras pra fazer as pessoas esquecerem seus significados e assim, não percebê-las mais no cotidiano. E também do filme "A Chegada", em que a medida que a linguista aprende o novo dialeto, começa a perceber a realidade de uma forma diferente. Obrigado por esse vídeo, Dona Rita!
Sim!! E o livro e filme "O Doador de Memórias" também
Grata tbm a dona Rita e a vcs pela sugestões de filmes 🥰🥰😘😘
@Charles Bukowski acredito que a
sim, pode haver a existencia sem a palavra, mas quanto mais palavras usadas, maior a realidade sobre o objeto. Certo? Quanto maior a descricao do objeto, mais perto da realidade no nosso entendimento sobre ele.
@Charles Bukowski vc diferenciaria um pinheiro de uma hortênsia se apenas a palavra "árvore" existisse? Essa é a proposta! As palavras aumentam/definem a percepção da realidade.
@Charles Bukowski Ela não está falando que as coisas não existem. Ela está falando de PERCEPÇÃO da realidade. Só que, quando a gente fala de realidade, automaticamente falamos da nossa percepção dela, porque o ser humano não consegue se desassociar de ser humano; na ficção, os seres falam em línguas como as nossas, têm a anatomia parecida com a nossa ou com a de alguma outra espécie conhecida. As pessoas dizem que fantasia é "besteira" porque "não existe", mas tudo aquilo não existe até a página 2. O ser humano não consegue criar nada do zero. Portanto, quando a gente fala da realidade, estamos falando somente da nossa percepção dela! E você nunca saberá o que não está percebendo, porque não percebe que não percebe. E, mesmo sabendo que não percebemos várias coisas, continuamos não sabendo quais são, porque NÃO PERCEBEMOS.
Essa coisa de palavras e realidade é uma coisa que ainda intriga os cientistas. É muito fácil estudar os outros animais, plantas e tecnologia. Entender a nós mesmos é o trabalho mais desafiador de todos, justamente porque temos lentes que enxergam o mundo de formas únicas com base na sociedade em que crescemos, as línguas que falamos e nossas próprias experiências e tudo o que forma nossa identidade. Existe uma outra grande questão: só os falantes maternos de português conseguem sentir "saudades"? Os falantes maternos de inglês só conseguem "sentir falta" (to miss), e """confundem""" a saudade com "sentir muito a falta" (to miss _ so much)? Eles não sabem diferenciar as duas coisas, pra eles a diferença é de intensidade, quando para nós é um sentimento inteiramente diferente. Ou será que a gente exagera e acha que é um sentimento diferente quando na verdade é só uma variação da intensidade?
Percebe?
"Quando a gente não tem a palavra para decodificar a realidade, a gente tem dificuldade de enxergar a realidade..."
É isso!
FALOU TUDOOO.. Por isso que as palavras de tipos de preconceito é tão importante como: Racismo,Machismo,Xenofobia,Homofobia, bullying e Gordofobia , porque assim você entende a realidade dessas pessoas que passam por esses preconceitos , se não tivesse esse conjunto palavras para cada definição e teoria de um preconceito , tudo seria visto como um preconceito , e teria um olhar raso sobre o assunto , sem profundidade sem teoria e não seria visto como uma realidade. E antigamente não tinha palavra para definir esses tipos de preconceitos então as pessoas não davam a mínima para a realidade dessas vitimas e não davam visibilidade porque não entendiam sua teoria em si...
Realidade sem teoria gera falta de empatia .
Muito interessante o experimento das cores, mas não é porque não temos palavras que não conseguimos distinguir os tons de verde, mas sim porque na nossa realidade esses tons não são importantes (pelo menos para a maioria das pessoas). Já para os Himbas esses tons devem ser muito importantes em seu cotidiano e por isso a necessidade de distingui-los e, assim, ter palavras específicas para cada tom. Assim, a realidade é objetiva, existem os tons diferentes de verde, o que é subjetivo (não sei se esse é o termo correto) é como cada pessoa/cultura enxerga/interpreta a realidade.
Então um surdo e mudo não "enxerga a realidade"?
@@shaianferronato eles possuem linguagem e discurso.
@@shaianferronato Opa! "Enxergam" com as línguas de sinais, bem diferentes da nossa língua (oral e escrita). Por serem bastante novas, se comparadas com as línguas escritas, estão bem menos sedimentadas e são menos compartilhadas, assim participam de menos relações sociais, ainda contam menos histórias e são usadas para discutir parcelas menores da (s) "realidade" (s).
Maravilhoso como a Rita discursa sobre a diferença nas cores azul e verde, que os povos distinguem através de suas línguas nativas, e usa como exemplo uma blusa verde que iluminada no estúdio fica no tom azul. Até nos detalhes o vídeo é PERFEITO. ❤️
É um vídeo muito interessante mesmo, mas a blusa é na verdade azul, e ao se desligar a luz de gravação do estúdio, passa a ser percebida como verde.
Mano.
Que vídeo genial.
Eu sou da filosofia, mas mesmo estando acostumado com essas coisas, fiquei chocado com esse vídeo.
Parabéns.
É de se pensar o quanto ela não estuda e busca a informação correta pra entregar pra gente, ao invés de ficar simplesmente indignada com a situação da nossa sociedade hoje e sair jogando os cachorros sem base, o que 95% dos youtubers br e criadores de conteúdo fazem por que sim.
Mas aí o que foi falado no bideo não é uma condição física/fisiológicas ou antropológica do ser humano?
Não sou da filosofia, mas acho que identifiquei Aristóteles e filosofia da linguagem aí, não? Não sou , mas gosto mto. Se vc puder passar as identificações , por favor :)
Não é físico. É psicológico.
Existe sim uma questão da filosofia da linguagem aí presente.
A teoria de Wittgenstein investiga se a linguagem representa o mundo como ele é e qual a interferência dela nos limites do nosso mundo.
Deve ser difícil discutir com a Rita kk ela tem tanto argumento que a cabeça até dá um nó
Quero ser que nem ela quando crescer
É meu sonho!!!
Real
Tenho que assistir os vídeos umas 3 vezes pra captar 100% oq ela diz
Senhor
@@thabata723 sorte tua, eu preciso de no mínimo 5 vezes pra entender 35%!
Por indicação de uma professora, cheguei a esse canal, gentee quanto conhecimento, didática, diccao um conjunto que nos leva a mergulhar em um mundo novo!!
Título: *A realidade é subjetiva*
Minha mente: E LÁ VAMOS NÓS
Pois é. A realidade não muda pelo jeito que pensamos. Muda o que conhecemos, mas não a realidade - por isso tenho receio no pós-modernismo que com o papo do subjetivismo deu muito pano pra nova-direita mundial criar discursos anti-científicos que foram o nascedouro das fake-news.
@@luansk8- é isso que eu pensei, a nossa percepção acerca da realidade é uma coisa, a realidade em si é outra.
@@andregustavo2086 E temos como falar da realidade sem estar, na verdade, falando da nossa percepção da realidade? Concordo que a realidade não muda. Mas ao pensar a sociedade e as relações entre os indivíduos, creio que podemos considerar a percepção da realidade como sendo mais importante do que a realidade em si, já que estas "lentes" vão ser usadas e abusadas para criar discursos necessários para manter o status quo - buscando o mesmo resultado, independente do referencial-real. No fim, o que está ao nosso alcance é sempre a nossa percepção.
@@eduardoclark exato, o que discute no vídeo é a percepção de realidade, que é, no fim, o que importa!
Eu genuinamente gostaria de saber quais são os indícios disso que tá sendo chamado de “pós-modernismo” e “subjetivismo” aqui fomentando as narrativas de extrema-direita. A impressão que eu tenho é que é justamente o contrário: de que o pensamento fascista / direitista presume necessariamente um real que fala por si só e que pode ser alcançado e plenamente absorvido com segurança. É a base do pensamento naturalista, mesmo. Uma natureza boa com a qual se pode ter uma relação plena e a partir da qual o indivíduo é capaz de ser perfeitamente coerente consigo mesmo. A extrema-direita não questiona a ciência: ela precisa manipular a ciência pra usar da autoridade e da retórica científicas pra impor a sua própria ideologia; e é justamente por isso que me parece importante do que nunca que se tenha um olhar crítico e cético quanto aos discursos científicos.
"É através das ciências humanas que a gente consegue expandir a nossa consciência do que é humano, do que é humanidade, e como essa humanidade se configura e se apresenta em locais e tempos diferentes. [...] é por isso que as humanidades são sempre o primeiro foco de ataque dos governos totalitárias. Instrumentalizar as pessoas para conhecimento humano é fazer um investimento humano para a nossa sociedade." Uma professora dessas, bicho.
Maravilhosa né gente 👏👏👏👏
Eu queria muito uma professora dessas 😍
😊😊😊😊
Agradeço o acesso ao conhecimento por intermédio desse canal... minha percepção é que em vinte minutos de vídeo, mergulhei em inúmeros livros, vídeos, professores, vivências desse ser maravilhoso que nos fala...o dom da comunicação, das palavras, da interpretação, da síntese... é a vocação à serviço...Lindo de ver e ouvir! Gratidão!!!!
Achei super interessante que, ao final do vídeo, quando as luzes foram apagadas, a blusa que era azul ficou verde... Mostra que a realidade não só é subjetiva como é mutável, impermanente e com muitas variáveis e nuances.
Talvez poderia também significar que, além de subjetiva, vemos fragmentos de uma única/grande verdade, de acordo com a perspectiva de quem olha. Ótimo exemplo pra esse vídeo!
Simmmm. Percebi e curti isso. Muito massa.
Penso que a blusa sempre foi verde e colocaram esse azul. Quando a sombra do braço passa pela blisa aparece o verde.
Pode ter sido a iluminação mesmo, mas não deixa de ser uma interessante "coincidência".
@@Lioman2 verdade..
Na vdd não só pra esse acredito q isso foi uma forma de amarrar esse e o vídeo anterior e mostrar justamente essa percepção de realidade. Simplesmente incrível!!
Rita, sofri a vida inteira com a (única) forma de aprendizado que nos é imposta. Tenho hoje 28 anos e continuo vendo grande inteligências sendo desperdiçadas por conta do benefício da forma mais comum de inteligência que se encaixa nos padrões. Com muita humildade peço que, se um dia, possa abordar sobre o método de ensino que impera e como ele é prejudicial pra maioria, inclusive para os professores. Como assíduo de sua pessoa, já vi abordar sobre o assunto, mas nunca (perdoe se estiver errado) vi elucidar este assunto num vídeo do Tempero Drag.
Frederick dos Santos Ferraz: ótimo tema! Me interessa o assunto já que sou professora e pedagoga da Rede Pública... estamos vivendo dias sombrios....
Também tenho interesse, afinal é uma das coisas q venho criticando a anos, o sistema educacional no Brasil.
O seu nickname já diz seu nome
@@MrBerrator EU?
Frederick, vdd! Seria muito bom! Já ouviu falar sobre Capital Cultural, Pierre Bourdieu? Acho que se encaixa um pouco no tema que vc sugeriu. Pra mim, apesar de demorar muito pra ter acesso às teorias de Bourdieu, foi muito libertador, esclarecedor (campo, habitus, agentes, capital social, etc...). Espero tbm ver um vídeo que fale sobre a estruturação social prejudicial na educação.
só lembrei de "A Chegada" quando ela começou a falar sobre a linguagem. maravilhosa, quero um dia conseguir passar o conhecimento de um modo tão didático e lindo quanto você.
Que linda, que inteligência, que senso crítico, que TUDO! Meu sonho ter 5% da inteligência dela. Amo essa Drag ❤️ 💜💙
Rita, de verdade... desejo que tudo que vc e sua equipe faz por nós chegue a vocês em forma de grana, poder e influência. Eu te amo... e que seja o amor também abundante na vida de vocês! Até Sesc Ribeirão Preto dia 29 e 30/01.❤️
Gente!! Tem como curtir mais de uma vez???
Amo muitooooo
Um salve às CIÊNCIAS HUMANAS e toda essa balbúrdia q amamos tanto.
Obrigada, rainha!❤
Amei o "final" do video, é assim q me sinto, falando do apocalipse e as pessoas dando zero impprtancia. Por favor, nao para de gravar, pq acalenta muita gente. Bjo
Que os meus óculos sejam multiocular.
Fiquei espantada por não ver a distinção dos verdes.
Ela é um espetáculo!
"Tudo o que ouvimos é uma opinião, não um fato.
Tudo o que vemos é uma perspectiva, não a verdade."
Marcus Aurelius Tulius, imperador romano
A sacada sútil de brincar com a nossa percepção sobre a cor do vestido da Rita de azul pra verde que se relaciona diretamente com a mensagem das lentes que usamos pra ver a realidade e o intertexto com o exemplo dos Himba é genial! Rita, você é muito foda!
Momento de desmonte das ciências humanas no Brasil, isso me corta o coração. 💔
Vamos viver a "sociedade sem escolas".
Vocês, células da universidade, assim como a Rita, serão a própria universidade.
Sou grato a ela pela sabedoria compartilhada comigo, um não universitário, homem, cis, heterossexual, afrodescendente, baiano ... Esse é o meu lugar de fala nessa situação crítica que o Brasil está passando.
Combinando con el video de "esperanza e imaginación en política", que Rita subió, adoro ver que la angustia y el temor, que generan el ataque a la universidad, pueda movernos hacia imaginar y crear nuevas y mejores formas de incentivar el pensamiento, a expandir conocimiento... formas que no nos saquen por la fuerza la creatividad y el arte, que no nos moldeen en competencia y jerarquía, que no separen a la ciencia y el arte de la política.
Estou vendo meu TCC em um vídeo. Minha monografia se chamava "como falar de algo que não é" e fala sobre como a construção da linguagem, dentro da lógica machista, exclui e invisibilidade a existência das mulheres pelo fato destas não existirem no nível conceitual primário da fala.
queria saber um pouco mais sobre sua monografia, ela está na internet?
O vídeo faz pensar no 1984, onde o governo estava implementando um nova língua mais "simplificada" e com isso abolir palavras como revolução, uma vez que ninguém conheça o termo e ideia de uma não prospera porque não há como expressa-la!
Exato! Pensei nesse livro tb!
Amo o geito fino e educado que você fala, argumenta e debate os temas 🥰🥰🥰🥰🥰🥰
O ponto alto do vídeo é o final mostrando que a roupa é verde
Minha cabeça explodiu e estou digitando enquanto cato os pedaços do chão
Que incrível final foi esse
Não consigo dizer se foi ensaiado ou não
Edit: MEU DEUS A RITA ME RESPONDEU AAAAAAA
Foi espontâneo, a Rita não erra, ela é perfeita
(Brinks)
Eu também quero saber. Kkkkk...
e a blusa azul que na verdade era verde?!! haahahahahhaa maravilhoso tuudo isso
@@marcelanogueira2344 Super! Será que foi só a luz ou efeito?
Foi tudo natural inclusive a blusa mudando de cor......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Espetáculo!!! Obrigada
Esse vídeo se aplica a tantas coisas que vou salvar ele pra quando estiver procurando assunto pra debater. O ato de nomear algo é o que o torna real, isso é tão importante e não nos damos conta. Quantas crianças sofrem abusos e não sabem dizer pq o abuso não foi nomeado? Adoro o livro O poder do discurso materno, da Laura Gutman, que fala um pouco sobre nomear, rotular.
Ahh, lembrando que as cores na realidade mesmo não existem, são formadas no nosso cérebro! Portanto, toda interpretação a respeito de cor é válida! 💕
Sempre me surpreende com os rumos que o roteiro toma. E como pesquisador da área de humanas acho que esse vídeo é exatamente do que a gente precisa nesse momento!!! Parabéns a toda a equipe!!!
Eu devo dizer que nunca me emocionei numa aula... Até assistir esse video. SENSACIONAL!!
Estou emocionado por encontrar alguém tão incrível. Por conseguir, trazer de forma tão clara para tantos, questionamentos que ficavam solitários nos recantos da universidade.
Isso é a coemergência, Buda explicou isso há mais de 2000 anos atrás. Q lindinha a Rita explicando isso de maneira tão clara e objetiva. 😘
Pensei a mesma coisa, pois há uma semana ouvi uma palestra do Lama Padma Samten sobre a coemergência!
@@NaveGristle Tem algum vídeo (ou derivado) dessa palestra? Me interessei pelo assunto!
@@Milena-lb4gx ruclips.net/video/RBdLBZPB5ZU/видео.html
@@Milena-lb4gx Prezada, eu comprei um conjunto de três DVDs intitulado "Psicologia Budista - Método da Mandala" com os ensinamentos dados pelo lama Padma Samten. É uma exposição sobre um tema central do budismo: os "12 elos da originação dependente" (dependent arising), às vezes traduzido de outras formas, como surgimento dependente ou interdependente. Encontrei uma playlist do assunto (mas não assisti) no canal do lama: ruclips.net/p/PLE6B4E522F9A3DA95
Vale pesquisar pelo assunto em outras fontes também
Obrigada, gente! 🖤
Rita, que aula !! Sou professora aposentada e vibro com seu trabalho. Durante muitos anos trabalhei com educação de jovens e adultos. Vc não “barateia” a discussão mas a torna acessível, sem academicismos. Adoro !!
Alice entra em um.mundo onde as coisas não tem nome. E logo passa a ter dificuldades para enxergar onde está, pra onde quer ir e como se comunicar. Isso me lembrou muito "Alice através do espelho" ....ótimo vídeo.
O filme A Chegada aborda a questão da linguagem enquanto ferramenta de interpretação da realidade de uma forma linda. Mais um vídeo maravilhoso. Assim fica difícil não endeusar a sua figura, tia Rita!!!!
Lembrei desse filme tb!
O filme da minha vida 💞
Também lembrei do filme enquanto ouvia a Rita ! Filme maravilhoso!
Excelente! Gratidão, Rita.
Ai Rita você sempre me provoca a reflexão e a angústia. Penso que precisamos sempre estudar e provocar nosso cérebro e você me auxilia muito sempre!!!!
Obrigada.
Não é mentira, o cérebro tende a seguir o caminho mais curto pras respostas, tendendo a uma zona de conforto. Precisamos sempre nos instigar proativamente pra desenvolvê-lo.
mais um vídeo maravilhoso da minha musa drag 💚
não a toa, a sociedade que Orwell descreve em 1984 tinha controle sobre a língua também. a 'novilíngua' era simplificada e reduzida com o objetivo claro de limitar o pensamento.
o bolsonarismo tem uma linguagem bastante limitada tb: o pensamento binário, a simplificação dos problemas, a redução escatológica, a argumentação pelos memes...
.... e o apontamento da "esquerda" com perpetradora de todos os males e causadora de todos os problemas.
Na vdd não é novilíngua e sim 'novafala'
Verdade. Agora ele quer ''suavizar'' os livros didáticos...
@@pattyy78 na verdade, ambos os termos estão corretos (a edição que li, por exemplo, continha o termo "novilíngua")
O que você está fazendo que ainda não foi para tv aberta e difundir mais amplamente esse trabalho ?! Maravilhoso 👏👏👏👏👏👏👏👏
A Rita faz uma pessoa totalmente de exatas como eu, gostar e ENTENDER história
Bem que eu notei que a sombra na blusa era esverdeada.
CARALHO EU IA COMENTAR A MESMA COISAAA primeiro pensei "olha escolheu uma roupa azul por causa do tema do vídeo", depois vi q tava verde e pensei "será q to confundindo escuro com verde igual o vestido branco e amarelo vs. azul e preto?" e depois buguei total ao ver q é verde haha
Igor Caetano Dias Alcarás mesma coisa aqui kkkkk notei a sombra verde e depois tudo fez sentido
Mais didática impossível!!!Por favor, sempre traga exemplos das suas aulas. É inspirador...
12:16 Em momentos de necessidade, a Rita sempre parte pro *"É importante que a gente entenda"*
e o que eu quero trazer aqui é que
Guilherme, vc desempenha seus ofícios de ator , professor e drag, brilhantemente! É sempre um deleite assistir Rita Van Hunty! Genial!!
Esse canal é tão perfeito
Quando estou em crise de ansiedade pessoas como você me ajudam a olhar fora da caixa
Infelizmente, tenho que concordar com a Rita, a situação é desesperadora.
E eu que sou das ciências biológicas estou cada vez mais interessada nas ciências humanas. Obrigada, dona Rita que hoje está de azul. Ou seria verde?
Estou na mesma, no meu segundo pós-doc em biociências, estou pensando em migrar para humanas.
Minha nossa… como esse vídeo é tão importante e necessário ainda hoje !!!! Rita sempre maravilhosa e cirúrgica no trabalho de reflexão ❤
Rita: a
Eu: rainha. Zero defeitos. Te amo.
Vale destacar aqui o papel do Psicólogo que é justamente nomear o que a pessoa está sentindo, as vezes chega alguém falando que está com uma angustia, algo dentro de si. Por nunca estarem em contato com ansiedade e depressão eles não conseguem falar o que sente.
Outra coisa no livro 1984, tem justamente isso eles excluem algumas palavras do vocabulário para que o seu sentido se perca no tempo. Vídeos sempre incríveis, Abraços!!
Tô pasmando com essa experiência social, saber os limites do meu corpo faz eu ficar cada vez mais admirado e consciente da necessidade que a interação social e a contrução de ações inclusivas nas políticas. Amo 😍 você Rita 💕
Você é um ser humano incrível e sua existência é tão necessário para esse mundo louco!
Seria um sonho poder encontrar mais facilmente pessoas como você conversar seria mais fácil e prazeroso.🥰
Em gaélico Irlandês não existe palavra para “negro”. Ao ter contato com o homem negro, eles definiam como “homem azul”
Me lembrou do filme Moonlight
né daí que vem o pirata barba azul?
Luiz Gustavo não. É francês
gente, olha, como eu aprendo aqui! É disparado meu canal favorito! Rita, você é demais!
Virada Linguística
A linguagem como ferramenta de poder, reproduzindo discursos que legitimam atitudes benéficas a elite.
Elite não, ricos. Nas próprias palavras da Rita: para ser elite eles deveriam estudar.
Kkkkkkkkk
Elite econômica apenas. Intelectual jamais.
Mal conheço o canal e já estou apaixonada! Nós, das ciências humanas, precisamos espalhar esses debates e as diferentes perspectivas pelas quais podemos observar o mundo ao nosso redor. Tudo é questionável. Incrível!!!
Diante de um panorama de medo e angústia , por conta da pandemia, achar um canal desses é acalentador. Estou apaixonada pelo trabalho e pelo canal haha🖤 tem me ajudado a estudar sem tanta pressão.
Falei sobre essa pesquisa do Gladstone em um dos primeiros vídeos do canal. É incrível.
Eu jurava que você falaria de Foucault. Fica a ideia. Não fiz isso e me arrependo.
As humanidades tem andando com um alvo nas costas nesses tempos. A gente precisa aparecer, instrumentalizar as ferramentas, se unir. Obrigado pelo trabalho.
É um deleite emocional e intelectual ver pessoas/canais que admiramos interagindo entre si. Uma sensação parecida com aquela quando a gente apresenta amigos queridos ou descobre que são amigos entre si.
Aproveita e comenta esse vídeo adicionando Foucalt no teu canal. =D
Tem alguns filósofos que falam sobre a importância da linguagem na apreensão da realidade também: Max Scheler, Hans-Georg Gadamer, Ernst Tugendhat, estudei alguns textos pontuais deles na último semestre e achei interessante a relevância que dão pra linguagem enquanto principal ferramenta de socialização humana.
@antídoto fiquei curiosa, você pensou no Foucault em qual parte?
Que Crossover é esse? 😍
Vc me faz tao feliz... pq parece q eu nao to dicando louca sozinha. Pq a maior parte do tempo minhas convivências me fazem achar q eu to ficando louca.
Eu descobri o canal ontem e não paro de assistir. Amo a edição, o áudio, sua forma de falar do conteúdo, sua histórias e sua voz.
Mano do céu...
Importante de verdade...
Vcs mudaram meu discurso e minha visão de mundo.
Muito muito grato.
Te dou algo melhor q berinjela Rita... te dou minha gratidão.
Rita amo seus vídeos!! Tenho 4 filhos, dois já são humanas espero que os outros dois também sejam. Obrigada por dividir seu modo de pensar. Aprendo sempre.
Amadaaaaa??? Socorro com podes ser tão inteligente??? To no chão com essa aula de hoje.😍😍
Chequei no Photoshop: O brilho do quadrado apontado é 0.2 mais claro que os outros quadrados verdes. E mesmo eu vendo o dado do lado não consigo ainda distinguir a diferença.
Por incrível que pareça, eu acertei após olhar por uns 5 segundos... Talvez tenha relação com eu ter formação como botânico, talvez eu tenha um repertório de verdes diferente da maioria...
@@andreluis7mmv provavelmente sim
achei a comparação um pouco forçada, não enxergar uma cor totalmente diferente é uma coisa, não distinguir um tom levemente diferente é outra, mas discutir sobre cores é sempre interessante, pois elas são um interpretação totalmente pessoal.
Pois é a pessoa forçou a barra. A menos que alguém trabalhe com cores essa diferença entre os quadrados é invisível.
Quando a gente não diferencia o item , o cérebro não tem motivo para diferenciar de um modo classificatório.
Tenho língua presa e dificuldade de produzir alguns sons, coincidência ou não, também tenho dificuldade de distinguir esses mesmos sons ouvindo as outras pessoas falarem.
Nem terminei de assistir, mas perfeita ❤️ amo!
nem assisti mas já amei
Termina de assisti primeiro para falar, vai que no meio do vídeo ela defende o atual presidente.
Gabriel Rocha hahahahaha não tem como isso acontecer com pessoas inteligentes e atentas ao que está acontecendo
Obrigada por esse vídeo, Rita. Falar sobre o desmonte das ciências humanas é de extrema necessidade. Sofri censura no final do ano passado. Censura policial dentro da escola em que atuava enquanto professora .Fui levada para uma sala fechada, onde se encontrava o policial(a paisana) e alguns membros da atual gestão. Enfim, após uma série de abusos e ameaças tive meu celular grampeado. Num momento histórico como esse precisamos urgentemente nos articular. Seu vídeo é, para mim, um momento de acolhida. Seguimos..
10:58 eis que depois de toda a discussão do vídeo, eu vejo a blusa da Rita ir de AZUL pra VERDE
Verdade!
Em 04:20 vc pode observar que a cor da blusa está azul porém onde bater a sombra da mão dela (na roupa) fica verde!
Iluminação mano! Não é ciência profunda espacial! 😉😁
cara eu também!!!
@@viniciusfelix2894 eu vi isso depois do final!! voltei para ver essa macumba!!
Menina, eu sou das naturais, na fronteira com as exatas!!!
Tico teve que descer a mão no Teco pras coisas funcionarem aqui!
Mas acho que entendi direitinho!
Parabéns por mais um vídeo maravilhoso!
Sou da area de exatas e seus videos tem me trazido muita consciencia sobre a area de humanas. E mudado a forma como eu vejo a politica. Gratidao
Aí Ritinha, não sei mais viver sem suas aulas! Deusa 🖤
Assisti o vídeo até metade pensando "mas essa brusinha não era verde?" Depois passei duas horas olhando para os quadradinhos verdes sem conseguir ver diferença alguma entre eles. Aí eu vi o vídeo pela segunda vez pra ver do que a Rita estava falando. 😅🤣😂
Meu deus, pra mim a brusinha é azul 😱😱
Printa a tela e compara o RGB dos quadradinhos no paint, eles são da mesma cor
amo pessoas com memória, por causa dos comentários fui no vídeo anterior e fiquei choquita.
Mas começa cor azul depois fica verde kkkkk
@@manoelamachado3014 começa azul e no fim fica verde não tô louca kkkkk
Rita, conheci você a alguns dias e posso dizer com a maior enfase do mundo. Obrigado... Obrigado por me instigar, obrigado pela forma que disserta cada assunto, como interpreta e propaga para que, tenhamos nossa propria interpretação, mas sem questionar o mundo, as nossas ações e escolhas.
Recebi a notificação e já vim correndo ♥️
Te amo, obrigado por cada ensinamento precioso. ❤
Perfeito! Gratidão!
Perceber que temos maneiras diferentes de interpretar os fatos. Maravilha!!
Aí está a riqueza da humanidade: DIVERSIDADE.
Demorei pra perceber a mudança na cor da blusa....
Como sempre adorei😍
Imaginando o professor entrando e saindo da sala no primeiro dia de aula...😁😘
Gente, a blusa muda de cor no final do vídeo, ou será que é a percepção que muda?
Acho q foi a luz! Mas foi um toque GENIAL.
Ela mudou a cor da blusa e eu só percebi agora, pq vc falou ... rsrs
vi duas vezes e até hoje não vi
a realidade é subjetiva
Depois que a luz apagou e a blusa ficou verde, voltei o vídeo desde o início e percebi que quando havia sombra, havia manchas tênues de verde.
Rita, comecei a seguir você faz pouco tempo mas a cada vídeo que assisto fico mais impactada com a forma e clareza que você traz tanto conhecimento para quem assiste. Estou amando cada postagem.
Você é ótima! Amo seus vídeos.
Concordooo! E sim, é subjetiva, mas socio-cultural. Aliás, a cor (em seu conceito-palavra) não é construção de um indivíduo, mas a construção de uma cultura.
"Construir um discurso que te possibilite falar sobre novas coisas de uma nova forma é uma espécie terapêutica de lidar com a nossa realidade". Isso é tão verdade, minha angústia existencial encontrou uma saída quando comecei a me enxergar como pertencente a uma classe que é sugada, sustenta esse sistema e ainda atura humilhação como se a culpa da desgraça à minha volta fosse minha, quando passei a enxergar que a culpa é da burguesia, consegui começar a trabalhar meu amor-próprio, antes eu só me enxergava como uma escória mesmo.
As vezes chega notificação de vídeo e eu tenho preguiça de ver, mas aí penso, mas é vídeo da Rita, mesmo que eu ache um tema "batido" vou ver, e BUM, uma nova perspectiva muito foda bem na minha cara!
Eu sei o que estou vendo: uma pessoa MARAVILHOSA explicando de um modo incrível um tema super complexo!!! Obrigada demais por compartilhar esses minutos preciosos!!!
Ritaaa... Quero ser sua amiga, e andar com vc no recreio da vida.
Amo seus pensamentos, reflexões.... Vc contribuir muito para a possibilidade de Pensar sobre possibilidades e para além.
"Se você não parar o segurança vai tá vindo..."
Rita continua plena: "...E a gente precisa se articular, é isso que eu acho importante de verdade!"
O problema é que a sociedade tem uma subjetividade padronizada, antropocêntrica, capitalista e globalista, que efetiva diferentes visões acerca dos diversos grupos sociais, muitas vezes distorcidas, interferindo na realidade de alguns indivíduos. Sendo que o ideal era que a humanidade entrasse em um consenso de que sua subjetividade é plural.
Basicamente,um pluriverso ou multiverso cultural
Meu Deus! Que vídeo maravilhoso! Aborda o assunto com leveza, inteligência e didática. 👏👏👏
Rita, sou formado em Letras/Inglês e quero MUITO entrar na área de Análise do Discurso. Você me dá tanta ideia legal para o Mestrado. Amo seus vídeos ❤️
Comecei esse ano meu curso em letras inglês também. Como é o mercado de trabalho? Compensa?
Gostaria de comentar algo que me passou pela cabeça enquanto assistia o vídeo. Conforme o que estudamos em uma aula de física, todo objeto que vemos reflete um comprimento de onda de luz que nele incide, por isso vemos uma folha verde, por exemplo, (aliado ao que vc disse Rita, nomeamos este comprimento de onda de luz de Verde, fizemos então o uso da palavra/do signo). Eu entendi, que algumas tribos não tem uma palavra pra azul e outra pra verde e isso distorce a realidade delas, mas também me pareceu que o segundo experimento de diferenciar tons de verde seja mais difícil, porque a diferença entre os comprimentos de onda de uma luz Verde Clara e de uma Verde escuro seja menor que a diferença entre um comprimento de onda azul e um Verde. Mas também não sei até que ponto, o conhecimento da palavra exerça mais influência do que um fato científico. Só uma reflexão mesmo. Amooooo de paixão seus vídeos e aprendo muito com eles.
Pensei o mesmo, porém de maneira menos elaborada. Nesse caso o que é subjetivo é a percepção e não a realidade em si.
Eu fico emocionada e deslumbrada com tanta sensibilidade ao compartilhar conhecimento como você faz 💛
O MELHOR canal do RUclips todinho!
Ando pensando nas mesmas coisas sob outras terminologias, como interpretação e apropriação, que é o meu modo de ver os tons de azul e verde, mas é a mesma ideia. Longa vida ao Tempero Drag! Amo e necessito.
A cena pós créditos, colocando em cheque nossa visão de realidade, pautada na cor de sua vestimenta Dona Rrrrrrita, foi absoluta e genuinamente genial.
Parabéns, viu?
Sou homem, hétero e loiro de olhos verdes. Sou seu fã e te acompanho pela inteligência do seu conteúdo e pela importância do que você produz. Sonho com o dia em que questões de gênero não sejam mais relevantes nem necessárias. Tento criar meu filho num mundo aberto, longe de macho escroto, tenho como missão ensina-lo que ser homem vai muito além de ter um pênis, e que somos todos iguais, o que muda são as nossas escolhas, e que a escolha de cada um deve ser respeitada e amada assim como é! Obrigado por tudo, continue sempre! Dica de leitura para você é um livrinho chamado "O CAVALEIRO PRESO NA ARMADURA" de Robert Fisher, trata da importância de se emocionar, chorar e dividir as emoções, pois homem também chora. Sinto falta das receitinhas! Bjos no seu coração!
Muito legal o que tem feito, torço para que seu filho cresça e se torne espelho dessa boa educação. Mas apenas faço uma pequena correção: não somos todos iguais. Somos todos diferentes, e é justamente essa diferença que devemos aceitar, e não lutar contra. Por um mundo com cada vez mais diversidade
É! Beleza e inteligência não tem orientação sexual. Você podia até gostar de trepar com uma árvore, que, se for open mind e inteligente, ainda assim vai gostar de ouvir este belo e raro exemplo de ser humano falar. E depois, quando se tem a razão, fica difícil dizer que não gosta de ouvir.... Parabéns, ainda assim, por ser como é e por estar a preparar uma pessoa para o futuro (seu filho), como deve de ser. Você deve também ser uma pessoa interessante de se conhecer. E sim, sou gay, mas nem por um segundo, este discurso foi pensado como uma forma de "cantar alguém". Sou gay, e venho aqui a este canal, de Portugal, beber um pouco de sabedoria e fornecer alimento mental para o meu cérebro. Abraço irmão brasileiro. Tu pareces ser pessoa que está no trilho certo.
"O Cavaleiro preso na Armadura"... Lembrei do All irmão do Eddie em Full Metal rsrs
Se trata do espírito de um menino q fica aprisionado dentro d uma armadura enorme.
Só não entendi o hétero, loiro de olhos azuis, mais enfim seguimos. Cada um