Eu também. Começo a ligar uns trem soltos e me sinto aos 59 anos como se estive nos meus 17 anos. Dizem que a "escola", isto é estudar, tem este poder. Tô enchendo A bolsa amarela
@@fifinas1963 é mineira, como eu kkk Ô trem bão esta sapiência toda da Rita, sô!! Veredas de saberes desbravando meu sertão das "ingnoranças"... Para homenagear Guimarães... Gratidão 😌
“- Essa blusa é de menino ou de menina, mamãe? - Essa blusa é de tecido meu filho.” Lembrei muito dessa piadinha que vi no Face uma vez rsrs adestrados desde muito cedo a esta lógica. Triste.
Pensei o mesmo! Não faria nenhum sentido, mt menos pra um vídeo da Rita, que incentiva a nossa autonomia, descrever uma bio da Ursula que a gente pode achar no Google kkkkkk
Vou encaminhar esse canal para muitas pessoas que vivem totalmente indiferentes a vida , aceitam as imposições como se fosse a única coisa , como certeza vão sair da casca usar os neurônios pensantes ....
Às vezes me pego questionando: De que forma a mente humana funcionaria se tivéssemos historicamente vivido outro contexto de sociedade? Tanto em termos neurocientíficos quanto psicanalíticos.
Espero não soar preconceituoso com gêneros, mas penso que se nós tivéssemos sido construídos sobre uma perspectiva cultural feminina, talvez o mundo foi mais sensitivo, afetivo e justo. Falo isso pq nessa sociedade patriarcal, impera muito o egoísmo, o bem estar pessoal e a exploração. Não tô falando que todo homem seja assim, assim como existem mulheres que também agem dessa forma, mas num "mundo mais feminino", acredito que as coisas seriam melhores.
@@caixadeareia6621 O problema,Seu Caixa,não é o patriarcado isolado;o capitalismo precisa dele, assim como precisa do racismo,pra subsistir.O egoísmo-ou mais tecnicamente, o individualismo, é parte importante da ideologia burguesa.Um mundo dominado por mulheres não seria capitalista,provavelmente a família nuclear como nós a conhecemos não existiria.E sem a família nuclear burguesa,o individualismo-ou o egoísmo-seria substituído por uma vida mais comunal. Vc tem razão:o mundo seria bem melhor. Ps:tem um pesquisador ótimo, Lessa(esqueci o pré-nome)tem uma obra legal sobre a origem da monogamia,fala sobre isso.
@@caixadeareia6621 Sua colocação é algo a ser refletido e está dentro do contexto da psicanálise. Mas eu quero ir mais fundo, quando o homem ainda morava nas cavernas mas, por alguma variação desconhecida na seleção natural, os animais que evoluíram para o que hoje chamamos de tigre, leão, onça-pintada e outros grandes felinos não encontraram o seu caminho para a existência nesta realidade. Outros inimigos selvagens surgiram em seu lugar, mas não é a mesma coisa. A velocidade, a forma de ataque, o habitat, a relação social - tudo diferente. Talvez milhares de anos depois a diferença na amígdala não fosse perceptível para a mente humana - se tivéssemos tal capacidade comparativa. Mas talvez para a ciência, em níveis mais precisos de detecção, fosse significativa. Tudo isso eu digo porque o medo, como conhecemos hoje, é o motivo para estarmos aqui e também a causa de todos os problemas.
@@valteraugusto6617 não posso dizer como seria o estilo mercadológico numa sociedade como essa, escambo talvez? (ou não, já que é impossível tentar prever até onde a mente humana pode evoluir quando se busca evolução). Mas pelo menos no que tange relações interpessoais, acredito que seria muito melhor sim.
Rita, tenho 84 anos, nasci no interior do RGS, bem domesticada como "menina" que senta, cruza as perninhas e puxa o vestidinho.. Cresci, corri mundo, e hoje divorciada e avó de 7 jovens.... ainda quero revolucionar o mundo...começando pela minha família... minha filha, com sua rebelião autêntica, mudou conceitos arraigados na minha formação, casada com uma jovem maravilhosa, derrubou, em sua caminhada, tábus familiares ancestrais, colocando em meus olhos uma luneta infalível, que "une" tudo o que os preconceitos sócio/políticos/religiosos e raciais esconde.... faço minha parte socializando vídeos com os seus e de outros analistas em quem confio. Renovei meu título e irei as urnas, novamente. Agradeço por compartilhar esse sendo crítico embasado em verdades que a grande mídia escamoteia... uma honra estar viva e lúcida, nesse momento tão crítico do Brasil.
Vc continua muito lúcida e verdadeira em suas posições. Vc é imprescindível para todos nós brasileiros...
2 года назад+8
Rita você simplesmente é maravilhosa! Tenho cabeça expansiva. Nos meus 61 anos, tenho certeza que no futuro não teremos gênero.Eu na juventude já tinha esta visão.Fui adolescente futurista, eu tinha comportamento liberto,fui muito julgada, mas nunca afetada por isso.Muito cedo aprendi a dar o fo4a-se.Aceitei que a minha sexualidade era mental, independente de homem e mulher. Sou casada com um homem a 33 anos, que me aceitou. Tenho 3 filhos, eduquei com liberdade total, sem o machismo. Não sou intelectual,mas na minha simplicidade respeitei o meu eu. Sou liberta de julgamento e muito cedo aprendi a aceitar a todos sem julgamento e cobranças. Vivi cada dia da minha vida, muito intensamente, respeitando minhas vontades e a dos outros. Não perco um vídeo seu, você é belíssima no físico e alma.Agradeço ao universo de ter a oportunidade de conhecer você no RUclips. Paz e bem.
13:59 "Toda narrativa é reflexo do seu tempo. Não tem como a gente romper com um tempo dentro dele. Existem certas ideias que estão inacessíveis pra gente"
Mais um ensinamento que me permite romper ainda mais com minhas "ideologias"! Parabéns, e esta cada vez mais difícil conviver, ter paciência e se relacionar com pessoas cooptadas pelo sistema! Triste mas libertador! Gratidão. ♥️🌹
Riiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita que bom que seu semblante voltou, você parecia tão tristinha. Como escreviam nos meus caderninhos de fim de ensino fundamental: Siga Sempre Sorrindo.
Embora os títulos não alcancem a grandeza deste trabalho, até pq a luta é pela superação dessas instituições estruturalmente machistas, racistas e elitistas, é preciso destronar desses espaços figuras que não contribuem nem sequer um por cento do que o Tempero Drag contribue para uma sociedade melhor! Ratifico: este canal é uma FONTE DE ESPERANÇA! Eu realmente espero que essa seja uma fonte que nos encharque cada vez mais! Estamos juntxs! É MT bom saber que não estamos sós!
"The matter of Seggri": indicação de um conto de Le Guin que também subverte as relações de gênero, ainda na ficção científica da autora sobre povos de planetas que funcionam de maneira diferente da nossa. Infelizmente, pouco da autora é traduzido aqui. Com tradução, tem um conto maravilhoso chamado "Aqueles que abandonam Omelas", disponível gratuito online no Projeto Capsula na página da editora Morro Branco. E também "A autora das sementes de acácia", na página do festival Kinobeat, também gratuito.
O trabalho de Rita von Hunt e do intelectual que dá vida a essa professora de todos, todas e todes nós, é IMPRESCINDÍVEL e EXTREMAMENTE necessário! Certamente sua obra está inscrita na história, não só do Brasil mas do mundo! A obra do Tempero Drag repercute desde os bate-papos cotidianos de quem se interessa por uma sociedade melhor, quanto em Teses nacionais e internacionais. Sou professor da UFAL e sigo o canal há muito tempo e cada vez mais aprendo mais! Sou um dos sujeitos que tomam as obras do Tempero Drag como fonte de estudo, fonte de resistência, fonte de esperança e fundamentalmente, fonte de inspiração revolucionária! Sem dúvidas esse canal é um dos instrumentos de luta mais importantes que a humanidade conseguiu produzir contra a desumanidade que está em voga. O Tempero Drag é, ratifico, referência obrigatória em todos os meus cursos! Que bom que não estou só! Parabéns Guilherme por resistir e dar vida a Rita, e parabéns a todxs aquelxs que compõem o Tempero Drag e nos ajudam a resistir tbm! O Tempero Drag é certamente uma FONTE DE ESPERANÇA!
Assistindo os vídeos da Rita ,nunca vi ela pedindo para tocar sininho,se inscrever. Também com uma didática desse naipe não precisa nem pedir .Parabéns. Dona Rita pelos milagres de inscritos.
Eu tenho 53 anos e sempre que eu e meus 2 filhos conversamos ficava tentando acompanhar a cabeça deles com suas novas ideias e maneira de pensar bem diferentes das que aprendemos ou foram incultidas na nossa cabeça, seja pelos nossos pais, seja pela igreja e por outros meios. O meio que vivo nao me permite discutir ideias "diferentes" há nao ser com meus filhos. Entao conheci seus videos e me sinto cada vez mais aberta a novas formas de ver o mundo. Esse que vc acabou de postar me deu a pequena noção de que o feminino e o masculino não deviam realmente existir , na minha humilde compreensão, e espero ter compreendido, o que devia importar em tudo, é o ser independente do gênero, assim lendo, ouvindo ou assistindo ou vendo, a gente pode se despir de qualquer preconceito e admirar sem se preocupar se por tras existe um homem ou uma mulher.
O que me chamou atenção nesse vídeo sobre "Narrador de Ficcão" foi o fato de que é possível fazer todo esse caminho ao contrário, ou seja, identificando as mentiras para não dizer "tá aí essa é a verdade", a mesma verdade que o narrador intenciona que a identifiquemos. Outra proposta também é aquela em que "o narrador" percorre todo esse caminho narrando verdades para que o Leitor acredite em uma ou diversas mentiras que ele mesmo as identificará e será mais difícil de desacreditá-las .... Obrigado Rita! Esse personagem é incrível, parabéns ao seu canal e equipe.
Ritaaaa, terminei de ler esses dias Rituais de Sofrimento e não paro de falar dele em todos os lugares, to enchendo o saco em grupo do discord até. Vou anotar mais essa autora pra listinha infinita de livros.
"... a forma natural própria ... e adequada do romance é a da sacola... um romance é uma caixa de primeiros socorros ... mantendo as coisas em relações particulares ..." Uau!!!!! Não sei expressar em palavras a emoção que senti com as palavras e os pensamentos da autora. Só tenho a agradecer.
Interessante notar o quanto a ideia de normacho está entranhado no nosso imaginário a ponto de que ao tentarmos imaginar seres "sem sexo" ou "sem gênero" os imaginamos masculinos.
Este tópico me levou direto ao "A Room of One's Own" da Virginia Woolf e o tópico dela de como a literatura feminina estava fechada no que era permitido às vivências das mulheres e especialmente em quando ela fala sobre como os textos masculinos são egocêntricos e fechados no "eu" (oi, Hemingway, tá boa?).
Com a nossa versão em português fica mais complicado ainda não pensar em Estraven como um homem, já que os adjetivos relacionados a "ele" têm desinência de gênero, ao contrário do inglês. Em outras palavras, a masculinidade "dele" é reforçada na nossa versão (e imagino que em qualquer versão de língua latina).
Um dos meus preferidos do ano - e só estamos em Abril. Agora quero ler Mulheres que Correm com Lobos para absorver o livro sob a perspectiva desse vídeo 😍😍 CABEÇA EXPLODIDA COM SUCESSO
Acabei de me inscrever no Tantaglia. Sempre me encanto e aprendo com vc. Que alegria me sentir viva! que bom te ver mais animada. Aos 62 anos ,amooo essa aprendizagem com vc. bj muito carinhoso. Viva a arte e a cultura!
Parabéns, está ainda mais aguçado o meu desejo de conhecer, refletir e absorver esses novos conhecimentos. Obrigada, seus vídeos são tudo, traz um grande significado as nossas leituras.♥️
Nossa dona Rita, nunca li dona Ursula, mas sua fala me fez lembrar do texto de dona Margareth Rago "Epistemologia, história e gênero". Ela questiona a questão da ciência escrita no "universal" que é masculino. Quando li a primeira vez, foi uma surra nas ideias, mas me abriu pra tanta coisa. Assim como seus vídeos. Um beijo 🥰
tudo tão genial, dona riiitinhaaa, tão foda, tão poderosa, tão inteligente, tão maravilhosa, tão necessária, tãooo ! thiago, tradutor de libras simplesmente magnífico, 1 bjo, e falar o que de rochele ¿ uau, inacreditável.equipe toda é tãoooo. bem, segue agradecimentos e aquele abç pra 'moçadinha' toda. muita genialidade! ♡
Rita, q vídeo sensacional! Minha cabeça explodiu, se refez, explodiu dnv em um ciclo infinito. Saio dos seus vídeos sempre impactada. É uma mistura de contemplação da minha ignorância inicial, admiração pelo oq aprendi, com uma inquietação e inconformismo profundo. Começo cheia de perguntas e termino com mais perguntas ainda. A lista de leituras só cresce. Desde q manifestei vontade de ser pesquisadora na faculdade mtos professores (homens) falam q eu tinha q estudar gênero, me indicavam essas leituras e contatos para isso. Sempre fiquei revoltada com essa percepção de q o fato de ser mulher me conectaria - necessariamente - com o assunto gênero. Certa vez comentei essa chateação com uma pesquisadora da área e ela me disse q as nossas vivências acabam nos levando para certos estudos. Apesar de muitas leituras e de compreender - de certa forma - gêneros, agora percebi q o meu imaginário da ausência de gênero era sempre masculino. Quem diria q gênero não é só feminino? Obrigada por mais essa aula.
Ritinha, vamos a um estalo: num formigueiro, talvez o "normacho" seja o macho "formigu" caçando, protegendo e trabalhando em prol da única fêmea importante: a Rainha, da qual vem as ninhadas. Talvez, em algum momento, decapitaram a rainha e pulseram em seu lugar esse macho sem luz que padroniza o mundo...
Cada vez que eu assisto Rita Von Hunty, consigo expandir ainda mais meu cérebro. São 4 anos de faculdade contidos em 30 minutos. Obrigada Rita 🌹🙋
Foda! Me impressiona DEMAIS!!!!
Eu também. Começo a ligar uns trem soltos e me sinto aos 59 anos como se estive nos meus 17 anos. Dizem que a "escola", isto é estudar, tem este poder. Tô enchendo A bolsa amarela
Digo o mesmo 💚
cara, sinto a mesma sensação.
@@fifinas1963 é mineira, como eu kkk Ô trem bão esta sapiência toda da Rita, sô!! Veredas de saberes desbravando meu sertão das "ingnoranças"... Para homenagear Guimarães... Gratidão 😌
6 meses de conhecimento em 30 minutos é de fato como me sinto assistindo as aulas.
“- Essa blusa é de menino ou de menina, mamãe?
- Essa blusa é de tecido meu filho.”
Lembrei muito dessa piadinha que vi no Face uma vez rsrs adestrados desde muito cedo a esta lógica. Triste.
A piada não deixa de estar certa kkkkk
A roupa é de quem comprar e usar
É verdade anjo, estamos permeados pela masculinidade!
Um choque de cultura. Se o sistema não fosse esse bueiro Dona Rita teria um programa em horário nobre. Obrigado sempre Ritinha
Já pensei em Tia Ritinha entre uma novela e um telejornal de rede. 😍😍😍
I agree you in gender, number and degree. Jumento from Brazil and made in Brazil. Heh!
👏👏👏👏
#DonaRitaNoHorárioNobre!
Super concordo, a Dona Rita é mais que necessária!!
ADORO que vc não subestima nossa inteligência nunca e nunca fala obviedades estilo wikipedia. Muito amor por esse canal!
Pensei o mesmo! Não faria nenhum sentido, mt menos pra um vídeo da Rita, que incentiva a nossa autonomia, descrever uma bio da Ursula que a gente pode achar no Google kkkkkk
veja só a diferença de um vídeo como esse e daquela insuportável da Gabriela Priolli, o salto é enorme!!
Como a ROCHELE trabalhou nesse vídeo hem , editou tudo o que a D. Rita falou ! PARABÉNS A TODOS !
Impossível assistir tia Rita sem fazer uma lista de livros que precisamos estudar e ter urgenteeee.
@Eliene Holanda Como ela mesmo disse " isso é tudo na vida da Patrícia ".
Simm,né muito bom,e saber que ainda precisamos saber muito mais se,muito mais conhecimento.
impossível
Simmmm
Que felicidade estarmos na lista de referência com a Editora Unesp. Obrigada e parabéns pelo excelente vídeo! Como sempre, arrasando na didática! 👏
Nota MIL!!!!
O seu conhecimento nos atravessa, e nos encoraja. Rita, não desista de mim! Você é a luz sobre o nosso caos cotidiano.
Vou encaminhar esse canal para muitas pessoas que vivem totalmente indiferentes a vida , aceitam as imposições como se fosse a única coisa , como certeza vão sair da casca usar os neurônios pensantes ....
Exatamente! Rita, não desista de mim tbm! Preciso de vc! Precisamos de vc!
O conhecimento dela é cupido.
Às vezes me pego questionando: De que forma a mente humana funcionaria se tivéssemos historicamente vivido outro contexto de sociedade? Tanto em termos neurocientíficos quanto psicanalíticos.
Espero não soar preconceituoso com gêneros, mas penso que se nós tivéssemos sido construídos sobre uma perspectiva cultural feminina, talvez o mundo foi mais sensitivo, afetivo e justo. Falo isso pq nessa sociedade patriarcal, impera muito o egoísmo, o bem estar pessoal e a exploração. Não tô falando que todo homem seja assim, assim como existem mulheres que também agem dessa forma, mas num "mundo mais feminino", acredito que as coisas seriam melhores.
De que forma a mente humana trabalhava entre os visigodos?Ou entre os povos da Costa do Marfim antes do século xvi?
@@caixadeareia6621 O problema,Seu Caixa,não é o patriarcado isolado;o capitalismo precisa dele, assim como precisa do racismo,pra subsistir.O egoísmo-ou mais tecnicamente, o individualismo, é parte importante da ideologia burguesa.Um mundo dominado por mulheres não seria capitalista,provavelmente a família nuclear como nós a conhecemos não existiria.E sem a família nuclear burguesa,o individualismo-ou o egoísmo-seria substituído por uma vida mais comunal.
Vc tem razão:o mundo seria bem melhor.
Ps:tem um pesquisador ótimo, Lessa(esqueci o pré-nome)tem uma obra legal sobre a origem da monogamia,fala sobre isso.
@@caixadeareia6621 Sua colocação é algo a ser refletido e está dentro do contexto da psicanálise. Mas eu quero ir mais fundo, quando o homem ainda morava nas cavernas mas, por alguma variação desconhecida na seleção natural, os animais que evoluíram para o que hoje chamamos de tigre, leão, onça-pintada e outros grandes felinos não encontraram o seu caminho para a existência nesta realidade. Outros inimigos selvagens surgiram em seu lugar, mas não é a mesma coisa. A velocidade, a forma de ataque, o habitat, a relação social - tudo diferente. Talvez milhares de anos depois a diferença na amígdala não fosse perceptível para a mente humana - se tivéssemos tal capacidade comparativa. Mas talvez para a ciência, em níveis mais precisos de detecção, fosse significativa. Tudo isso eu digo porque o medo, como conhecemos hoje, é o motivo para estarmos aqui e também a causa de todos os problemas.
@@valteraugusto6617 não posso dizer como seria o estilo mercadológico numa sociedade como essa, escambo talvez? (ou não, já que é impossível tentar prever até onde a mente humana pode evoluir quando se busca evolução). Mas pelo menos no que tange relações interpessoais, acredito que seria muito melhor sim.
Rita, tenho 84 anos, nasci no interior do RGS, bem domesticada como "menina" que senta, cruza as perninhas e puxa o vestidinho.. Cresci, corri mundo, e hoje divorciada e avó de 7 jovens.... ainda quero revolucionar o mundo...começando pela minha família... minha filha, com sua rebelião autêntica, mudou conceitos arraigados na minha formação, casada com uma jovem maravilhosa, derrubou, em sua caminhada, tábus familiares ancestrais, colocando em meus olhos uma luneta infalível, que "une" tudo o que os preconceitos sócio/políticos/religiosos e raciais esconde.... faço minha parte socializando vídeos com os seus e de outros analistas em quem confio. Renovei meu título e irei as urnas, novamente. Agradeço por compartilhar esse sendo crítico embasado em verdades que a grande mídia escamoteia...
uma honra estar viva e lúcida, nesse momento tão crítico do Brasil.
,,,leia-se " vídeos '...
boooooom! 🤯
Vc continua muito lúcida e verdadeira em suas posições.
Vc é imprescindível para todos nós brasileiros...
Rita você simplesmente é maravilhosa! Tenho cabeça expansiva. Nos meus 61 anos, tenho certeza que no futuro não teremos gênero.Eu na juventude já tinha esta visão.Fui adolescente futurista, eu tinha comportamento liberto,fui muito julgada, mas nunca afetada por isso.Muito cedo aprendi a dar o fo4a-se.Aceitei que a minha sexualidade era mental, independente de homem e mulher. Sou casada com um homem a 33 anos, que me aceitou. Tenho 3 filhos, eduquei com liberdade total, sem o machismo. Não sou intelectual,mas na minha simplicidade respeitei o meu eu. Sou liberta de julgamento e muito cedo aprendi a aceitar a todos sem julgamento e cobranças. Vivi cada dia da minha vida, muito intensamente, respeitando minhas vontades e a dos outros. Não perco um vídeo seu, você é belíssima no físico e alma.Agradeço ao universo de ter a oportunidade de conhecer você no RUclips. Paz e bem.
A DRAG QUEEN DE MILHÕES
PARABÉNS RITA POR 1 MILHÃO DE INSCRITOS .
13:59 "Toda narrativa é reflexo do seu tempo. Não tem como a gente romper com um tempo dentro dele. Existem certas ideias que estão inacessíveis pra gente"
Gente do céu, a Isabela Rodrigues é um diamante lapidado da edição, maravilhosaaaaa
SIMMMMM
POW!!!Grata pela explosão!
"o vídeo vai durar seis meses?" O BERRO QUE EU DEI NESSA PARTE
SERIA MARAVILHOSO!!!!! Não me cansa nunca de ouvir e estudar as referências indicadas. Não nos deixe Rita!
A cabeça "exolode" a cada vídeo
BJS
Mais um ensinamento que me permite romper ainda mais com minhas "ideologias"! Parabéns, e esta cada vez mais difícil conviver, ter paciência e se relacionar com pessoas cooptadas pelo sistema!
Triste mas libertador! Gratidão. ♥️🌹
Muito obrigado pela aula
Riiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita que bom que seu semblante voltou, você parecia tão tristinha. Como escreviam nos meus caderninhos de fim de ensino fundamental: Siga Sempre Sorrindo.
Só cuidado pra não coringar!
Por quê a Rita tava triste?
Onde fez teu EF?
A possibilidade de esperançar!
Sentia isso fundamentalmente também
Gratidão, amada Rita.
Que não demore muito para a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS convidar nossa Amada Rita Von Hunty para ocupar uma cadeira mais que merecida a sua pessoa!
@Denise acho que Rita não merece ficar lá empalhada… (nem a gente) 😘
@@sheilahansen9196 7,
dona rita é transcendental. não precisa de título algum. já é imortal.
Ou a Academia Brasileira de Ciências!
Embora os títulos não alcancem a grandeza deste trabalho, até pq a luta é pela superação dessas instituições estruturalmente machistas, racistas e elitistas, é preciso destronar desses espaços figuras que não contribuem nem sequer um por cento do que o Tempero Drag contribue para uma sociedade melhor! Ratifico: este canal é uma FONTE DE ESPERANÇA! Eu realmente espero que essa seja uma fonte que nos encharque cada vez mais! Estamos juntxs! É MT bom saber que não estamos sós!
"The matter of Seggri": indicação de um conto de Le Guin que também subverte as relações de gênero, ainda na ficção científica da autora sobre povos de planetas que funcionam de maneira diferente da nossa. Infelizmente, pouco da autora é traduzido aqui. Com tradução, tem um conto maravilhoso chamado "Aqueles que abandonam Omelas", disponível gratuito online no Projeto Capsula na página da editora Morro Branco. E também "A autora das sementes de acácia", na página do festival Kinobeat, também gratuito.
Obrigada, Rita Linda!!!!
Cómo te extrañaba, Rita! Estoy haciendo un curso de discusión literaria francesa muy femista. Hoy Olympe de Gouges!
Nossa fala espanhol!
O trabalho de Rita von Hunt e do intelectual que dá vida a essa professora de todos, todas e todes nós, é IMPRESCINDÍVEL e EXTREMAMENTE necessário! Certamente sua obra está inscrita na história, não só do Brasil mas do mundo! A obra do Tempero Drag repercute desde os bate-papos cotidianos de quem se interessa por uma sociedade melhor, quanto em Teses nacionais e internacionais. Sou professor da UFAL e sigo o canal há muito tempo e cada vez mais aprendo mais! Sou um dos sujeitos que tomam as obras do Tempero Drag como fonte de estudo, fonte de resistência, fonte de esperança e fundamentalmente, fonte de inspiração revolucionária! Sem dúvidas esse canal é um dos instrumentos de luta mais importantes que a humanidade conseguiu produzir contra a desumanidade que está em voga. O Tempero Drag é, ratifico, referência obrigatória em todos os meus cursos! Que bom que não estou só! Parabéns Guilherme por resistir e dar vida a Rita, e parabéns a todxs aquelxs que compõem o Tempero Drag e nos ajudam a resistir tbm! O Tempero Drag é certamente uma FONTE DE ESPERANÇA!
Nossa Dona Rita, doidera total! Muito loko esse video!!! Obrigado por ter piedade de nós e entregar conteúdo incrível sempre.
Te amo, Ritinha. Te amo!
Assistindo os vídeos da Rita ,nunca vi ela pedindo para tocar sininho,se inscrever. Também com uma didática desse naipe não precisa nem pedir .Parabéns. Dona Rita pelos milagres de inscritos.
Like antes de ver o vídeo... Craaaaru. 😁👍👏😁👍👏👏👏
Eu tenho 53 anos e sempre que eu e meus 2 filhos conversamos ficava tentando acompanhar a cabeça deles com suas novas ideias e maneira de pensar bem diferentes das que aprendemos ou foram incultidas na nossa cabeça, seja pelos nossos pais, seja pela igreja e por outros meios. O meio que vivo nao me permite discutir ideias "diferentes" há nao ser com meus filhos. Entao conheci seus videos e me sinto cada vez mais aberta a novas formas de ver o mundo. Esse que vc acabou de postar me deu a pequena noção de que o feminino e o masculino não deviam realmente existir , na minha humilde compreensão, e espero ter compreendido, o que devia importar em tudo, é o ser independente do gênero, assim lendo, ouvindo ou assistindo ou vendo, a gente pode se despir de qualquer preconceito e admirar sem se preocupar se por tras existe um homem ou uma mulher.
e o como a senhora tá, hoje?
19:47 aaaaaah veyyy te amo Rita 😫❤️
“O rei está grávido” foi inclusive uma passagem que me chamou atenção quando estava lendo o livro.
O que me chamou atenção nesse vídeo sobre "Narrador de Ficcão" foi o fato de que é possível fazer todo esse caminho ao contrário, ou seja, identificando as mentiras para não dizer "tá aí essa é a verdade", a mesma verdade que o narrador intenciona que a identifiquemos.
Outra proposta também é aquela em que "o narrador" percorre todo esse caminho narrando verdades para que o Leitor acredite em uma ou diversas mentiras que ele mesmo as identificará e será mais difícil de desacreditá-las ....
Obrigado Rita! Esse personagem é incrível, parabéns ao seu canal e equipe.
Adoro que a tia é drag queen e cientista, e vai publicando os artigos e escrevendo uns negocinhos nos livros.
Ritaaaa, terminei de ler esses dias Rituais de Sofrimento e não paro de falar dele em todos os lugares, to enchendo o saco em grupo do discord até. Vou anotar mais essa autora pra listinha infinita de livros.
"... a forma natural própria ... e adequada do romance é a da sacola... um romance é uma caixa de primeiros socorros ... mantendo as coisas em relações particulares ..."
Uau!!!!! Não sei expressar em palavras a emoção que senti com as palavras e os pensamentos da autora. Só tenho a agradecer.
Chique, toda trabalhada no marrom e na sabedoria. Adoro seus vídeos, dona Rita ❤
Interessante notar o quanto a ideia de normacho está entranhado no nosso imaginário a ponto de que ao tentarmos imaginar seres "sem sexo" ou "sem gênero" os imaginamos masculinos.
Apaixonada, pela Rita e pelo Guilherme. Você é muito importante pra mim.
Obrigada 🥰.
Faltam-me palavras... Rita Von Hunty a cada dia mais necessária ! Parabéns, Ritinha!
E esse livro (dos Lobos) mudou completamente a minha vida. Precisamente no capítulo da menina dos fósforos
Obrigada Dona Rita, por sempre nos instruir e instigar. A sua forma de expressar e ensinar é única e bela!!
Depois de um dia inteiro estudando átomos, ondas eletromagnéticas e niveis subatomicos, uma aulinha da dona Rita me devolve humanidade
Apaixonada com os vídeos da Rita.
Gente o tradutor de LIBRAS TA BUGADASSO KKKKK fora isso, adorei o vídeo
Como eu amo GENTE INTELIGENTE! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Esse prefácio da Ursula no livro foi um soco na cara, mudou total minha perspectiva sobre o que é ficção científica. Amo esse gênero
Este tópico me levou direto ao "A Room of One's Own" da Virginia Woolf e o tópico dela de como a literatura feminina estava fechada no que era permitido às vivências das mulheres e especialmente em quando ela fala sobre como os textos masculinos são egocêntricos e fechados no "eu" (oi, Hemingway, tá boa?).
Se querem ficar com essa pele linda igual a dela: Veganismo e esquerda radical
😂😂😂😂😂
(Peguei isso daquele dia que você foi no Provoca)
Parabéns pelo conteúdo. Comentando pelo algoritmo.
Amo este livro! Amo Ursula Le Guin! O engraçado é que comprei porque gostei do título. E a sua análise está como sempre ótima!
Nossa, cabeça explodiu demais e eu amoooo!
6 meses de video não seria nada ruim. Seriam 6 meses de conhecimento adquirido e compartilhado.
A cada vídeo mais me desconstruo.
Obrigado.
Com a nossa versão em português fica mais complicado ainda não pensar em Estraven como um homem, já que os adjetivos relacionados a "ele" têm desinência de gênero, ao contrário do inglês. Em outras palavras, a masculinidade "dele" é reforçada na nossa versão (e imagino que em qualquer versão de língua latina).
amei cada palavra cada gesto cada chacoalhada nas estruturas amei a primeira piada de abertura sem vírgula sem ponto nada só amei
Por que nunca a vi junto ao filósofo Alysson Mascaro? Já não seria tempo de unir esses gigantes do pensamento crítico?
Obrigada Dna Rita, te venero.
em parte me lembrou o anime Knights of Sidonia
, pois todo mundo é hermafrodita e quando chega a certa idade a pessoa escolhe se é homem ou mulher
Encantadora de audiência. Não tem como não amar🌹
Oba! Tempero Drag alegrando a minha sexta feira
Caramba! Que beleza! 🌻
A Rita,o intérprete,os títulos,os autores,as citações,as referências,os memes,essa edição.Mais um vídeo para se ter um orgasmo intelectual!
Sempre perfeita! 🥰
Sou apaixonado pela le guin. Tive a indicação de "os despossuídos" pela Sabrina Fernandes, e olha, esse é um dos livros favoritos da vida hahahaha.
Impossível não te amar 💕
eu amo q "em algum lugar desta tela" tem sinal próprio 💗
Como amo te ouvir 💚 obrigada Professora Rita! Missão concluída com sucesso 🤯🤯
Sempre que vejo a Rita penso: quantas horas têm o dia dela. Não é possível!!!
Uauu, ameiii.
Vi a notificação e vim correndo. Ritinha sempre essencial.
que vídeo sensacional
Minha malvada favorita!!! Minha mentora... te amo demais Dona Rita
Nossa o final foi o melhor ... dei uma pirada . Muito bom
Um dos meus preferidos do ano - e só estamos em Abril.
Agora quero ler Mulheres que Correm com Lobos para absorver o livro sob a perspectiva desse vídeo 😍😍 CABEÇA EXPLODIDA COM SUCESSO
Adoraria uma análise sua sobre o livro "Os Despossuídos". ❤
Maravilhosa!!! Um dia ainda vou participar das tuas aulas deusa! Me inspiro em vc sempre! ♥️😘
Incrível!!! 💜
Delicioso vídeo! 📚❤
Agora vou reler a Mão Esquerda com uma série de inquietações.
Acabei de me inscrever no Tantaglia. Sempre me encanto e aprendo com vc. Que alegria me sentir viva! que bom te ver mais animada. Aos 62 anos ,amooo essa aprendizagem com vc. bj muito carinhoso. Viva a arte e a cultura!
Parabéns, está ainda mais aguçado o meu desejo de conhecer, refletir e absorver esses novos conhecimentos. Obrigada, seus vídeos são tudo, traz um grande significado as nossas leituras.♥️
Nossa dona Rita, nunca li dona Ursula, mas sua fala me fez lembrar do texto de dona Margareth Rago "Epistemologia, história e gênero". Ela questiona a questão da ciência escrita no "universal" que é masculino. Quando li a primeira vez, foi uma surra nas ideias, mas me abriu pra tanta coisa. Assim como seus vídeos. Um beijo 🥰
A carinha de felicidade de Dona Ritinha falando de Ursula, ai, amei demais
Que maravilha ter oportunidade de te ouvir🌺
Aquela notificação que te enche de DETERMINAÇÃO
Como sempre ☺️ fabulosa!!!!!!!!!!.
Aprendo a cada vídeo.bjs.
Q aula maravilinda!!!!!
tudo tão genial, dona riiitinhaaa, tão foda, tão poderosa, tão inteligente, tão maravilhosa, tão necessária, tãooo ! thiago, tradutor de libras simplesmente magnífico, 1 bjo, e falar o que de rochele ¿ uau, inacreditável.equipe toda é tãoooo. bem, segue agradecimentos e aquele abç pra 'moçadinha' toda. muita genialidade! ♡
muito bom esse encontro da Rita com a Úrsula.
Rita, q vídeo sensacional!
Minha cabeça explodiu, se refez, explodiu dnv em um ciclo infinito.
Saio dos seus vídeos sempre impactada.
É uma mistura de contemplação da minha ignorância inicial, admiração pelo oq aprendi, com uma inquietação e inconformismo profundo.
Começo cheia de perguntas e termino com mais perguntas ainda.
A lista de leituras só cresce.
Desde q manifestei vontade de ser pesquisadora na faculdade mtos professores (homens) falam q eu tinha q estudar gênero, me indicavam essas leituras e contatos para isso. Sempre fiquei revoltada com essa percepção de q o fato de ser mulher me conectaria - necessariamente - com o assunto gênero. Certa vez comentei essa chateação com uma pesquisadora da área e ela me disse q as nossas vivências acabam nos levando para certos estudos. Apesar de muitas leituras e de compreender - de certa forma - gêneros, agora percebi q o meu imaginário da ausência de gênero era sempre masculino.
Quem diria q gênero não é só feminino?
Obrigada por mais essa aula.
Tú si que eres divina!!! Bli, bli, bli. Bla, bla, bla💟
Ana Rusche & Rita, que conjunção de grandes mentes, comentando a deusa Le Guin ❤️
Que maravilha de aula, PARABÉNS!!!! 😍😍😍
Ritinha, vamos a um estalo: num formigueiro, talvez o "normacho" seja o macho "formigu" caçando, protegendo e trabalhando em prol da única fêmea importante: a Rainha, da qual vem as ninhadas. Talvez, em algum momento, decapitaram a rainha e pulseram em seu lugar esse macho sem luz que padroniza o mundo...
Bem isso
😱 maravilhosa como sempre 😍
6 meses é o tempo que uso pra compreender um vídeo de 26 minutos da Ritinha
Aprendo muito contigo e fico doida para comprar e ler cada livro que indica. Obrigada!!