José, seu conteúdo definitivamente, alterou minha visão simplista e consumista sobre as demandas tecnológicas, desde de o primeiro vídeo, seu, que eu tive o prazer de assistir, revolucionou minhas crenças e despertou em mim uma necessidade de medir minha dependência e minha coragem para buscar meios mais seguros e moderados de me relacionar com o mundo digital. Gratidão
Surreal!!!! Que conteúdo crítico, claro e que nos dá um alerta sobre nossos sentimentos mais primitivos. Mesmo com o avanço da tecnologia, o homem ainda continua a ser passivo perante sua própria ignorância.
A espécie sapiens evoluiu biologicamente, mas com tanto avanço tecnológico, em tão pouco tempo, não conseguimos evoluir mentalmente para acompanhar esse ritmo. Por isso muitas características dos tempos das cavernas ainda imperam sobre nós...
Eu NUNCA ouvi alguém discutir isso de maneira decente. Achei incrível. Vou refletir bastante sobre isso. Abordagem leve. "Complementar sua visao de mundo com opiniões diferentes". Perfeito.
Cara, esse pensamento é libertador. Mostra que Kant estava certo quando mostrava que a liberdade era o exercício voluntário de não se submeter ao que o geral recomenda como regra. Doido demais, realmente é muito mais difícil fugir do lugar comum.
Socialmente é realmente bem difícil, mas intelectualmente e espiritualmente, nem tanto... Esses últimos basta que você queira, já o primeiro.. Preciso nem falar como é complicado convencer.
Demais! Hoje mesmo, ao meio dia, eu estava a falar sobre o algoritmo. E logo de Tarde, abri o RUclips, e me apareceu esse vídeo! Meus pensamentos estão algoritimizados kkk
Pela lógica,é possível afirmar então que quanto mais diversificado forem os nossos interesses, mais difícil será para um algorítimo padronizar e definir as nossas preferências.
Vídeo extremamente necessário e excelente, meu TCC fala sobre inteligência artificial e psicologia e muitos conteúdos dos artigos que li, vi de forma sintetizada neste vídeo. A formação das bolhas eu enxergo como uma extensão da forma que formamos grupos sociais no ambiente indo para o contexto virtual, porém amplificado pelo algoritmo, no entanto mais preocupante ainda é o fato de que o as algoritmos tem reproduzido em alguns momentos pensamentos arcaicos e discriminatórios por conta daqueles que o programaram. É um discurso bem extenso e que não está tendo visibilidade, e onde poucos tem acesso a informação, principalmente em português.
O algorítimo funcionou para o bem agora ao me indicar este vídeo. este é um vídeo altamente conveniente com pensamento rápido e relevante. Pensamento racional e crítico. Minha continência ao senhor professor. Sou mestre em gestão de conhecimento e TI pela UCB, vou indicar este vídeo para aos alunos, parabéns ao canal e ao professor.
" Nós que vivíamos tranquilamente separados, deixando cada um viver com a sua própria loucura e imbecilidade, passamos a viver todos juntos numa aldeia global hiper-conectada. Passamos a exigir dos outros mais de que um acordo politico básico de convivência e passamos a exigir um regramento das ideias éticas, estéticas e morais." ( Fernando Schuler)
Toda nova tecnologia tem um impacto social. Um caso explícito, disso é o aumento do índice de divórcios, entre casais mais velhos (acima dos 60 anos) graças, ao advento do viagra.
Com relação às bolhas, considerando que a experimentação nos trás dados para aprendermos e evoluirmos, acredito que, como sociedade, precisamos reconhecer os benefícios das trocas de experiências entre os mais diversos pontos de vista. Enfim, nesse cenário de mudanças e concentrações aceleradas, a minha principal preocupação são com os extremistas e agressivos. Nesse sentido, penso que a questão central da civilização moderna é reconhecer que para haver evoluções será necessário disseminar a ideia de "intolerar os intolerantes". Que tenhamos o direito de ficarmos em nossas bolhas ignorantes às demais, mas que jamais tenhamos assanha por invalidá-las. A diversidade de opiniões nesse ambiente digital potencializa avanços sem precedentes, individuais e coletivos.
Essas transformações, a relação do sujeito-máquina (algorítimo) têm sido pensadas nas universidades. Existem muitos trabalhos na área da Ciências da Comunicação preocupados com tais efeitos, só precisam de mais diálogos, divulgação.
Eu não gostaria de viver numa "bolha", porém não sei como me aproximar de pessoas q defendem uma visão de mundo pautado no discurso de ódio, por exemplo.
a bolha é uma ampliação de uma estrutura similar a que a família. Muitos nunca ousaram deturpar aqueles valores familiares, e outros conseguem muito bem viver com o conflito do pensamento dentro da família e com o pensamento de fora dela. olhando assim, e se estiver algo de correto nisso, não tem como não viver dentro de uma bolha, mas acho que cada vez mais, alguns irão questionar o seu valor de verdade, enquanto outros não.
@@joaodossantosempessoa Engano seu, jamais vi uma família com pensamento homogêneo , acredito alias que o ideal seria conviver como uma " família " com toda as suas divergências e mesmo assim cada individuo tolerando a posição contraria do outro e convivendo no mesmo ambiente.
@@PedroECalvo Falo mais de quando se é criança, e que tudo que vem dos pais é como uma verdade absoluta. Depois vc vai a escola e descobre que nem tudo era verdade, e quando sai da escola descobre que lá também tem muita coisa que não é verdade. Acho que com nossas bolhas virtuais, em algum momento vamos supera-las, mas por ser algo novo e que exige uma superação que não é do meio físico, ainda não sabemos como fazê-la. E em relação ao seu argumento, acho que em certa medida, que pensamos de uma forma parecida. Mas a multiplicidade de significados para as mesmas palavras, tornam essa compreensão mais turva. Sera que esse é mais um efeito da bolha? de que mesmo falando a mesma língua, as mesmas frases e palavras, percebemos significados diferentes? 0.0
Ao observar as muitas decisões que as pessoas tomam sem o apoio de um algoritmo, e compara-las com as decisões assistidas por código, prefiro a segunda.
Excelente vídeo, vcs ganharam um inscrito. Só queria deixar alguns pontos. 0:52 Marquinhas ganharam em xadrez, um jogo de lógica, ganharam em Go que é um jogo de tomar decisões mesmo sem ter todas as informações, e mesmo assim foi mais eficiente. Agr estão treinando a intuição da máquina para ganhar uma partida de Dota. 1:21 Errado, códigos sim são a "opinião" do programador. Algoritmos como o que venceu jogando Go são formados atravéz de Redes Neurais, onde vc alimenta com dados e põe um obj, tipo no Go, obj é ganhar e dados são as posições atuais do tabuleiro, com isso o algoritmo vai se auto construindo para alcançar o melhor resultado mais vezes. É um sistema complicado, mas ngm edita ele. É automático, procurem Redes Neurais (Neural Network).
Penso que estamos ainda muito presos numa cultura de não participação. Existem tendencias e esforços para criação de sistemas de softwares abertos e participativos onde todo o fluxo de informações e o próprio algorítimo é acessível à todos que tiverem interesse, mas ainda assim opta-se por confiar à sistemas fechados, sejam eles corporativos ou estatais, o direito de nos guiar e nos vigiar.
Logo no início eu já consegui captar a retórica. Retirei do raciocínio dele o que foi/é relevante para mim e abstraí o resto. É assim que uma pessoa normal faz: ouve-processa-guarda-expeli. Não preciso me cercar de gente que pensa diferente. Não preciso adicionar ao meu circulo pessoas que pensam diferente. Sempre foi assim e sempre será; antigamente, no primário, chamávamos de “panelinhas”, tribos, hoje chamamos de bolhas. Esse discurso de “derrubar os muros” é obsceno, para dizer o mínimo. Polaridades opostas funcionam na química e física, sociologicamente apenas os iguais se atraem.
O problema é que no fim das contas não é só você quem "ouve-processa-guarda-expeli", antes de você fazer isso o algoritmo já fez isso pra você. O conteúdo que você avalia já foi antes avaliado. E sim, sempre foi assim, e você não precisa ser super amigo de ninguém. É como ele diz no vídeo, nunca houve tantas bolhas mas nunca houve tanta oportunidade de conhecer um pensamento diferente. Mas você tem que ir atrás do pensamento diferente se quiser evoluir, e a maioria das pessoas não faz. Ou seja, o algoritmo faz por elas.
Ou se joga pra vencer ou se joga pra agradar. Se algum algoritmo for ser utilizado pra segurança pública, acima da preocupação de justiça social deve estar a preocupação de evitar roubos, mortes e estupros. A conversa pode agradar aos ouvidos, mas na hora de conseguir um empréstimo ou você se enquadra naquilo que se espera de quem honra seus compromissos ou não terá crédito. Os bancos não estão substituindo gerentes por algoritmos a toa, as pessoas, na média, são muito mais previsíveis do que gostaríamos.
Eis o novo terror do mundo, vivemos "numa" caixa onde quem decide o que é melhor para "se" mesmos não somos mas nós. Uma IA montando um PARADIGMA individual para cada usuario etc.
Jamais que os " Algorítimos " criaram as bolhas nas Eleições de 2018, foi uma criação espontânea dos indivíduos fomentada pelo diálogo inexistente de ambas as partes.
José, seu conteúdo definitivamente, alterou minha visão simplista e consumista sobre as demandas tecnológicas, desde de o primeiro vídeo, seu, que eu tive o prazer de assistir, revolucionou minhas crenças e despertou em mim uma necessidade de medir minha dependência e minha coragem para buscar meios mais seguros e moderados de me relacionar com o mundo digital. Gratidão
Surreal!!!! Que conteúdo crítico, claro e que nos dá um alerta sobre nossos sentimentos mais primitivos. Mesmo com o avanço da tecnologia, o homem ainda continua a ser passivo perante sua própria ignorância.
pq a lapidação da tecnologia humana está obsoleta. infelizmente. esquecemos de nós pq existe gente que quer que esqueçamos de nós. enfim... Sinistro.
A espécie sapiens evoluiu biologicamente, mas com tanto avanço tecnológico, em tão pouco tempo, não conseguimos evoluir mentalmente para acompanhar esse ritmo. Por isso muitas características dos tempos das cavernas ainda imperam sobre nós...
Eu NUNCA ouvi alguém discutir isso de maneira decente. Achei incrível. Vou refletir bastante sobre isso. Abordagem leve. "Complementar sua visao de mundo com opiniões diferentes". Perfeito.
Quantas correlações importantes acerca de um tema que aparentemente parece tão redutível! Isso sim é análise crítica íntegra! Muito bom!
Cara, esse pensamento é libertador. Mostra que Kant estava certo quando mostrava que a liberdade era o exercício voluntário de não se submeter ao que o geral recomenda como regra. Doido demais, realmente é muito mais difícil fugir do lugar comum.
Socialmente é realmente bem difícil, mas intelectualmente e espiritualmente, nem tanto... Esses últimos basta que você queira, já o primeiro.. Preciso nem falar como é complicado convencer.
O cara falou tudo ai
Vddd
Demais! Hoje mesmo, ao meio dia, eu estava a falar sobre o algoritmo.
E logo de Tarde, abri o RUclips, e me apareceu esse vídeo!
Meus pensamentos estão algoritimizados kkk
Ou talvez seu celular esteja te escutando haha
Google ouviu sua conversa.
@@EddieJr_ed Ouve até pensamentos.
Pela lógica,é possível afirmar então que quanto mais diversificado forem os nossos interesses, mais difícil será para um algorítimo padronizar e definir as nossas preferências.
Difícil porém, não impossível!
Nossa!! Muito interessante esse ponto de vista. Não tinha parado pra pensar nisso... Muito obrigado!!
Excelente!
Excelente video!!!!!!!
Show de bola!!! Parabéns Casa do Saber, excelente vídeo!!!
Obrigada, CAsa do SAber!
Vídeo extremamente necessário e excelente, meu TCC fala sobre inteligência artificial e psicologia e muitos conteúdos dos artigos que li, vi de forma sintetizada neste vídeo.
A formação das bolhas eu enxergo como uma extensão da forma que formamos grupos sociais no ambiente indo para o contexto virtual, porém amplificado pelo algoritmo, no entanto mais preocupante ainda é o fato de que o as algoritmos tem reproduzido em alguns momentos pensamentos arcaicos e discriminatórios por conta daqueles que o programaram.
É um discurso bem extenso e que não está tendo visibilidade, e onde poucos tem acesso a informação, principalmente em português.
Nossa! Que cara foda!!! Mto bom o vídeo
O algorítimo funcionou para o bem agora ao me indicar este vídeo. este é um vídeo altamente conveniente com pensamento rápido e relevante. Pensamento racional e crítico. Minha continência ao senhor professor. Sou mestre em gestão de conhecimento e TI pela UCB, vou indicar este vídeo para aos alunos, parabéns ao canal e ao professor.
Fantástica reflexão!
Obrigado pela partilha!
" Nós que vivíamos tranquilamente separados, deixando cada um viver com a sua própria loucura e imbecilidade, passamos a viver todos juntos numa aldeia global hiper-conectada. Passamos a exigir dos outros mais de que um acordo politico básico de convivência e passamos a exigir um regramento das ideias éticas, estéticas e morais."
( Fernando Schuler)
Toda nova tecnologia tem um impacto social. Um caso explícito, disso é o aumento do índice de divórcios, entre casais mais velhos (acima dos 60 anos) graças, ao advento do viagra.
Excelentes reflexões!!
É a onde entra o poder da filosofia em seu questionamento e devir. Muito bom, já é um começo.
Perfeito. Estou interessada nos efeitos colaterais do uso de apps para saúde.
muito bom! colocou em palavras meus sentimentos! obrigada, parabéns! sigamos nestes questionamentos!
Muitooooo bom!
Com relação às bolhas, considerando que a experimentação nos trás dados para aprendermos e evoluirmos, acredito que, como sociedade, precisamos reconhecer os benefícios das trocas de experiências entre os mais diversos pontos de vista.
Enfim, nesse cenário de mudanças e concentrações aceleradas, a minha principal preocupação são com os extremistas e agressivos. Nesse sentido, penso que a questão central da civilização moderna é reconhecer que para haver evoluções será necessário disseminar a ideia de "intolerar os intolerantes".
Que tenhamos o direito de ficarmos em nossas bolhas ignorantes às demais, mas que jamais tenhamos assanha por invalidá-las.
A diversidade de opiniões nesse ambiente digital potencializa avanços sem precedentes, individuais e coletivos.
Essas transformações, a relação do sujeito-máquina (algorítimo) têm sido pensadas nas universidades. Existem muitos trabalhos na área da Ciências da Comunicação preocupados com tais efeitos, só precisam de mais diálogos, divulgação.
INSTIGANTE!!!
Parabéns!!!!
Muito bom cara, vc tem uma CABEÇA BRILHANTE, rsrs :)
Hahahahahah boa, concordo
@@malicefelix kkkk :)
Ahahah...
Te amo José B. Amo a casa do saber ❤
Obrigado! Só uma mente livre pode libertar uma mente presa, é isto?
Eu não gostaria de viver numa "bolha", porém não sei como me aproximar de pessoas q defendem uma visão de mundo pautado no discurso de ódio, por exemplo.
Todos nós vivemos, não tem como fugir, pois ao sair de uma a gente cria outra, menor ou maior, dependendo da mudança...
a bolha é uma ampliação de uma estrutura similar a que a família. Muitos nunca ousaram deturpar aqueles valores familiares, e outros conseguem muito bem viver com o conflito do pensamento dentro da família e com o pensamento de fora dela. olhando assim, e se estiver algo de correto nisso, não tem como não viver dentro de uma bolha, mas acho que cada vez mais, alguns irão questionar o seu valor de verdade, enquanto outros não.
@@joaodossantosempessoa O lance então é ter a liberdade de passear entre as macro bolhas com tranquilidade e sem segregação. Talvez isso?
@@joaodossantosempessoa Engano seu, jamais vi uma família com pensamento homogêneo , acredito alias que o ideal seria conviver como uma " família " com toda as suas divergências e mesmo assim cada individuo tolerando a posição contraria do outro e convivendo no mesmo ambiente.
@@PedroECalvo Falo mais de quando se é criança, e que tudo que vem dos pais é como uma verdade absoluta. Depois vc vai a escola e descobre que nem tudo era verdade, e quando sai da escola descobre que lá também tem muita coisa que não é verdade. Acho que com nossas bolhas virtuais, em algum momento vamos supera-las, mas por ser algo novo e que exige uma superação que não é do meio físico, ainda não sabemos como fazê-la.
E em relação ao seu argumento, acho que em certa medida, que pensamos de uma forma parecida. Mas a multiplicidade de significados para as mesmas palavras, tornam essa compreensão mais turva.
Sera que esse é mais um efeito da bolha? de que mesmo falando a mesma língua, as mesmas frases e palavras, percebemos significados diferentes? 0.0
Adorei! Precisamos ter uma visão crítica e também a consciência de que esses sistemas todos não são inócuos.
Muuuuuuuuuuuuuito bom!
Gostei bastante dessa visão do mundo atual. Vou ficar com esse vídeo na mente o dia todo. É um entendimento profundo sobre nossa realidade.
Perfeitas colocações. Eu precisava ouvir isso. Obrigada.
magnífica explanação, esse tema deve ser mais abordado com certeza, me colocou para pensar e esclareceu muita coisa, parabéns pelo trabalho.
Que conteúdo rico...Muito bom mesmo
Impressionante!!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
"O algoritmo, ele também é a visão do mundo que aquele profissional que está escrevendo aquelas linhas de código tem, codificada" 👏👏 Borbolla Neto
Esplêndido! Que canal maravilhoso!
Parabéns pela explicação /clap
Ae casa do Saber, excelente video!
Bom q vcs poderiam trazer mais videos relacionados a filosofia e tecnologia.
Muito bomm
Ótimo vídeo! Com meu crush então! Amooooo! Parabéns e sucesso! ♥️♥️♥️♥️😘😘😘😘😘
Tema muito atual, conteúdo excelente. Parabéns pelo trabalho.
Excelente, parabéns!
Ao observar as muitas decisões que as pessoas tomam sem o apoio de um algoritmo, e compara-las com as decisões assistidas por código, prefiro a segunda.
Incrível!!! Quero saber mais.
Genial! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente vídeo, vcs ganharam um inscrito. Só queria deixar alguns pontos.
0:52 Marquinhas ganharam em xadrez, um jogo de lógica, ganharam em Go que é um jogo de tomar decisões mesmo sem ter todas as informações, e mesmo assim foi mais eficiente. Agr estão treinando a intuição da máquina para ganhar uma partida de Dota.
1:21 Errado, códigos sim são a "opinião" do programador. Algoritmos como o que venceu jogando Go são formados atravéz de Redes Neurais, onde vc alimenta com dados e põe um obj, tipo no Go, obj é ganhar e dados são as posições atuais do tabuleiro, com isso o algoritmo vai se auto construindo para alcançar o melhor resultado mais vezes. É um sistema complicado, mas ngm edita ele. É automático, procurem Redes Neurais (Neural Network).
Você é maravilhooossoooo, amoooo !!
Aqui pensando entre as micro e as macro bolhas. O encontro onde acontece a interseção que é também, entre outros, onde habitam os conflitos.
Excelente!!! Mandou muito bem. Grato pela aula.
Olha nós aqui no RUclips assistindo tudo através das recomendações geradas pelos algoritmos.
fantastico vamos criar uma bolha dos nao bo;has fantastico voume aprofundar no assunto alguma dica de leitura em ingles espanol portugues
Preciso de livros e referenciais sobre isso. Alguém me ajuda? Que vídeo, senhoras e senhores!
Homo Deus e 21 Lições para o século 21 - Yuval Noah Harari
Penso que estamos ainda muito presos numa cultura de não participação. Existem tendencias e esforços para criação de sistemas de softwares abertos e participativos onde todo o fluxo de informações e o próprio algorítimo é acessível à todos que tiverem interesse, mas ainda assim opta-se por confiar à sistemas fechados, sejam eles corporativos ou estatais, o direito de nos guiar e nos vigiar.
Logo no início eu já consegui captar a retórica.
Retirei do raciocínio dele o que foi/é relevante para mim e abstraí o resto.
É assim que uma pessoa normal faz: ouve-processa-guarda-expeli.
Não preciso me cercar de gente que pensa diferente. Não preciso adicionar ao meu circulo pessoas que pensam diferente.
Sempre foi assim e sempre será; antigamente, no primário, chamávamos de “panelinhas”, tribos, hoje chamamos de bolhas.
Esse discurso de “derrubar os muros” é obsceno, para dizer o mínimo. Polaridades opostas funcionam na química e física, sociologicamente apenas os iguais se atraem.
O problema é que no fim das contas não é só você quem "ouve-processa-guarda-expeli", antes de você fazer isso o algoritmo já fez isso pra você. O conteúdo que você avalia já foi antes avaliado. E sim, sempre foi assim, e você não precisa ser super amigo de ninguém. É como ele diz no vídeo, nunca houve tantas bolhas mas nunca houve tanta oportunidade de conhecer um pensamento diferente. Mas você tem que ir atrás do pensamento diferente se quiser evoluir, e a maioria das pessoas não faz. Ou seja, o algoritmo faz por elas.
Keyrrisson
Ou se joga pra vencer ou se joga pra agradar. Se algum algoritmo for ser utilizado pra segurança pública, acima da preocupação de justiça social deve estar a preocupação de evitar roubos, mortes e estupros. A conversa pode agradar aos ouvidos, mas na hora de conseguir um empréstimo ou você se enquadra naquilo que se espera de quem honra seus compromissos ou não terá crédito. Os bancos não estão substituindo gerentes por algoritmos a toa, as pessoas, na média, são muito mais previsíveis do que gostaríamos.
Muito bom!!
Realidades tão profundas em telas tão planas...
Interessante...
Genial.
Incrível o poder de síntese para um tema tão complexo
👏👏👏👏👏👏👏
Eis o novo terror do mundo, vivemos "numa" caixa onde quem decide o que é melhor para "se" mesmos não somos mas nós. Uma IA montando um PARADIGMA individual para cada usuario etc.
OLOKO
Não quero conveniência. Não quero algoritmos me dizendo o que ver e ouvir, até pq eles não acertam.
Jamais que os " Algorítimos " criaram as bolhas nas Eleições de 2018, foi uma criação espontânea dos indivíduos fomentada pelo diálogo inexistente de ambas as partes.
Cabresto tecnológico...
.
Da próxima vez, cite a fonte do seu pensamento: HARARI. Abs.
Gerd Leonhard também diz a mesma coisa
go coreano ou chines?
por isso os USA serão superados por quem? xD
Excelentes reflexões!!