Importantes questões colocadas pelo Prof. José Pacheco e também em muitos dos comentários. Importantes e, muitas delas, preocupantes. Como professora e profundamente interessada em pensar sobre a Educação, compreendo que uma escola mais sensível é urgente, mas, não apenas. Precisamos de sensibilidade nas escolas e também de muito estudo. 'Pessoas mais sábias e mais felizes' precisam ter acesso mais amplo aos conhecimentos sistematizados pela sociedade historicamente - até para questioná-los, descontruí-los, construir outros novos. Precisam também de serem incluídas na educação de uma forma mais abrangente. Esses meses de pandemia, por exemplo, escancararam as desigualdades de acesso de crianças e adolescentes a educação; limitados pela falta de acesso a internet, muitos não sabem o que é escola desde março. Em minha formação, ouvi muito dizer que conteúdos não eram tão importantes e sim afeto, sensibilidade. Hoje, entendo que uma educação afetiva é importantíssima sim, e é também aquela que proporciona aos alunos acesso aos meios que lhes proporcionarão outros acessos... Por que vemos ricos ingressando nas universidades públicas e os pobres muitas vezes mal conseguindo finalizar o ensino fundamental? Há nisso uma perpetuação das desigualdades - de acessos, sociais, econômicas etc...
Fiquei com uma frase dita guardada em minha memória: "Projetos humanos são atos coletivos". Penso que somos muito individualistas como professor e como ser humano.
O vídeo do professor demonstra o quanto às escolas brasileiras necessitam de uma atenção especial......o ensino e o aprendizado diferenciado mudará o rumo da educação em nosso País....
A palestra de José Pacheco me fez refletir como o modelo tradicional de ensino está saturado. É preciso que se tenha um olhar diferente para educação, o docente precisa entender seu papel como mediador, as instituições de ensino precisam se inovar e fazer do ensino-aprendizado algo mais prazeroso e alegre para que assim os estudantes consigam ver naquele lugar um seu ponto de apoio e de esperança.
Perfeita reflexão... Estou encantada. "Não quero ter o dom da oratória, eu quero ter o dom da escutatória. Eu quero saber ouvir" "Aprender é surpreender-se com os outros" José Pacheco, também nos faz refletir sobre os quatro pilares, que infelizmente vemos acontecer na educação brasileira.
A escola é um desafio que deve nos confrontar todos os dias. Refletir sobre a pratica pedagógica para agir é o que nós, "excelentes profissionais muito mal pagos", devemos fazer para alcançar nossos alunos." Nós que temos dificuldade de ensinagem" vamos refletir, vamos observar, vamos nos colocar no lugar de desamprender e ouvir.
Excelente palestra.Temos que refletir sobre a educação brasileira. A escola é um grande desafio todos os dias.Temos que refletir sobre a nossa prática pedagógica .
Que palestra mais enriquecedora!!! As palavras usadas pelo professor José Pacheco não poderiam ser melhores, entres todas uma me chamou muito atenção o fato da Coletividade ser de suma importância para o melhor desempenho educacional. E outro destaque que para mim foi relevante e o fato de vivermos em pleno século XXI num padrão de escola ainda do século XVIII o que não faz mais nenhum sentido.
Simplesmente espetacular! O professor José Pacheco usa a criatividade para inovar ideias, para ter novos meios de ensinar e aprender, mostrando para nós que devemos ter coragem de inovar, buscar conhecimentos, tecnologias, para assim enriquecer as aulas com textos, vídeos, e outros recursos, fazendo com que ocorra uma troca de aprendizagem entre o professor e o aluno.
Excelente palestra! Prof. José Pacheco usa muito bem a criatividade para inovar, e ter novos meios de ensinar e aprender, nos mostrando que devemos ter coragem de inovar, buscar novos conhecimentos, novas tecnologias, para assim enriquecer as aulas com textos, vídeos, e outros, fazendo ocorrer uma troca de aprendizagem entre o professor e o aluno.
Como é bom ouvir alguém que tem a coragem de discordar de um sistema educacional falido e que gera exclusão. Te admiro demais professor José Pacheco!!!
Que palestra magnifica!! "aprender é surpreender-se com o outro!" Os professores precisam estar atentos às inovações tecnológicas e enriquecer suas aulas com vídeos e outros materiais produzidos para as mais diversas mídias que existem na atualidade. O professor deve ter a coragem de inovar.
A Reflexão que o Professor José Pacheco, me fez pensar e refletir sobre a questão do comodismo , muitas das vezes visamos tanto o padrão de educação que é nos proposta , e isso nos leva a não sair do lugar a educação não avança. Também me fez pensar ainda mais em qual professor quero ser temos duas opções o acomodado ou aquele que arregaça as mangas e busca passar o máximo de conhecimento para os alunos e que todos consigam absolver todo o conteúdo passado e proposto .Temos que entender os Por quê de aprender tal assunto e visar em como podemos ajudar a resolver essas questões.
Fantástico! ter Coragem para ser Mestre Escola da Vida. Que Sabedoria, que Descoberta. Isto é quase uma "Religião", todos nós merecemos ter o prazer de ouvir isto e então decidir a forma como queremos conhecer o mundo! Não percam. eu vou seguir!
Como mãe,, e como também um ser humano com traumas de Escolas por professores que não gostavam da minha forma de questionar tanto em salas de aula,,, Amaria que professores de Escolas Publicas aprendessem com esse Professor,, porque hoje em dia tá dificil,,, A Educação é do seculo 19 e os alunos do seculo 21,,,,
Realmente devemos rever a situação educacional do país em que vivemos porque muitas vezes ''a culpa é do aluno'' assim como relata o professor José Pacheco. Como podemos colocar em prática a teoria ? Reaprendendo o que nos foi ensinado, nossas ações e refletindo sobre esse processo que é feito em conjunto.
Uma pedagogia inovadora para incluir de fato as crianças. Não adianta somente apresentar conteúdo para os alunos , poi são necessários estímulos para o aprendizado ser consistente e agregar valor á vida dos alunos. A escola precisa ocupar um espaço de parceria na aquisição do conhecimento.
Me emocionei com essa reflexão, queria eu que nossas crianças sentissem essa alegria ao vir para a escola, que vissem na escola a possibilidade de um futuro melhor.
Essas experiências são muito motivadoras e nos ajudam a dar continuidade ao nosso trabalho na educação. Nem sempre os currículos permitem que os professores coloquem em prática tudo o que imaginam e pensam... precisamos reagir!
A velha teoria de que o professor é o detentor do conhecimento já não é mais bem vista pelos alunos, que preferem ver o mestre como um facilitador de discussões e compartilhamento do conhecimento. Os professores modernos também precisam estar atentos às inovações tecnológicas e enriquecer suas aulas com textos, vídeos e outros materiais produzidos para as mais diversas mídias que existem nos dias de hoje. E para que isso seja possível, cabe à direção da escola a realização de treinamentos para que os professores estejam aptos a lidar com ferramentas como o Google Drive, Dropbox, mídias sociais, entre outros. E então, está pronto para ser realmente um professor, um gestor de escola inovadora!
Muito bem Pacheco, vc usou muito bem a sua criatividade para inovar, e ter novos meios de ensinar e aprender. Isso é o que move a nossa evolução, ser criativo, inovador, e saber que temos muito para contribuir com o futuro de todos.
O estilo muito próprio de um educador, meu contemporâneo, amigo de que me orgulho, agora por terras do país irmão, um predestinado para o ato educativo, por vezes mui incompreendido pelos seus pares da Escola mais tradicional e seletiva. Podemos achar utópico, discordar de muito do que diz, mas a sua autenticidade, trabalho de equipa realizado e reconhecido, se não houver reservas mentais, na Escola da Ponte, Vila das Aves, Portugal, é, será um marco do que de bom em Educação aqui se produziu.
Me chama atenção nesse vídeo é como José Pacheco ressalta a educação brasileira dentro de um fundamento administrativo. É inegável que vivenciamos uma educação tecnicista e excludente que perpassa dos profissionais e abarca os alunos. Avançaríamos se propuséssemos na prática a teoria que a pedagogia propõe.
8 лет назад+4
Desaprender tudo para recomeçar a ver de que maneira estamos educando. Nos permitir ser mais alunos do que professores, uma vez que estando na frente de uma turma, parecemos ter o poder total. Entretanto, o ideal é o compartilhamento de ideias para crescimento total de todos.
Parabéns pela palestra, que assisto hoje, dia 01/Jan/2018 e sendo pai de uma menina que daqui a 3 dias completa 8 anos. Um pai que sabe que precisa criar uma filha para um mundo no qual conheceu por Isaac Asimov, Aldous Huxley e outros desta "patota" Uma palestra que sugiro, de importância igual e, arriscando, até maior que o da Escola do século XXI, seria abordar os "Alunos da Escolas do século XX não compreendendo as Escolas do século XXI"
Concordo, muitas vezes esbarramos com a burocracia e desistimos de fazer aquilo que idealizamos devido perder tempo preenchendo formulários que comprovem o que ensinamos.
Aurea . Aparecida Rodrigues de Lima (apenas usando o computador de Anatalia Rodrigues): Concordo, muitas vezes esbarramos com a burocracia e desistimos de fazer aquilo que idealizamos devido perder tempo preenchendo formulários que comprovem o que ensinamos.
Havia uma tiria que é assim. Estava o chico bento houvindo radio. E o locuto diz - Agora ouviremos a voz do brasil. Voz fo brasil.: - SOCORRROOOOOOO!!!
Não há formulas para formar professores assim! Não há apenas um método, não há apenas um grupo possível para obter o sucesso: Quando alguém disse que aprender é o que resta daquilo que se esquece do que nos ensinaram! É verdade; Muitos aprederiam bem mais desta forma.
A educação brasileira deve mesmo mudar. O modelo de educação que as escolas apresentam hoje não servem mais para os dias de hoje. No entanto, somos um país rico e com potencial para aplicarmos uma educação de primeiro mundo. o que falta mesmo são projetos que sejam aplicados no coletivo, com ações pedagógicas que atendam os reais anseios da sociedade e dos alunos.
Eu me pergunto continuamente:"a quem interessa que a educação brasileira fracasse ou seja defciente?"Quando começamos a responder tal questão muitas coisas se esclarecem.
É sempre falado em mudanças na educação, mas quais mudanças que devem ser feitas que sempre estão escritas em papeis, mas, muita das vezes essas mudanças não vemos na pratica das escolas e dos professores. Quando podemos dizer que a educação no Brasil mudou? O comportamento do professor faz muita diferença no ensino, assim como disse o professor José Pacheco de que devemos sempre fazer a nos mesmo questionamentos e criticas do nosso fazer como educador.
No vídeo, José Pacheco fala sobre a sua vida e como se tornou um professor. Ele cita a má remuneração no salário do professor, mas diz que faz a vida das crianças e dos jovens mais sábias e felizes. O palestrante diz que escolhemos ser professores por três grandes razões: ou por falta de empregos, ou por amor ou por vingança. Isso que ele disse me incomodou um pouco, no sentido de você fazer uma coisa que não gosta por obrigação ou para satisfazer a vontade de alguém. No que me faz pensar sobre esse assunto é a forma como ele utiliza as linguagens na sala de aula. Não se pode chamar um aluno autista de ''Deficiente''. O termo certo é crianças/jovens especiais. Ele ajuda as crianças mas de forma inadequada. Eu concordo: Não dar as respostas prontas, fazer com que a criança caminhe com seus próprios passos, sempre lembrando em repetir quantas vezes forem necessárias. Eu discordo: algumas perguntas e respostas para crianças de 10/11 anos por exemplo '' Porque a aula tem 50 minutos?''; '' Qual a carga horária da escola?'', são perguntas e respostas fora da faixa etária.
" Projetos humanos são atos coletivos " Aprender é surpreender-se com os outros " Não se deve dar respostas sem haver perguntas " " 70 % dos brasileiros não sabe interpretar um texto simples " " Essa eh nossa sina aprender até ir embora " " é preciso gerar autonomia e não dependências "
Podemos parar para analisar só um aspecto ele disse que se tornou professor por Vingança,só que ele gostaria de se vingar com o método ensino, tentando mudar ou Inovar esses métodos que ele via inútil e que lhe dava vergonha. Porque hoje não temos pessoas assim como ele por exemplo: policiais , professores , médicos, políticos e profissionais que tentam mudar o Cenário ou a Rotina que vemos. Poucos tentam inovar e se destacam, quem sabe um dia um exemplo desse pode inspirar a mais pessoas.
O que me intriga é que estes questionamento feitos pelo Prof. José Pacheco têm sido feitos há anos por vários estudiosos da área de educação e pouca coisa muda. Casos isolados de sucesso. Onde temos falhado como construtores de nosso labor e de nossos ideais?
O professor deve ter a coragem de inovar,buscar novos conhecimento novas tecnologias, se faz necessário que ocorra uma troca de aprendizagem entre o professor e o aluno
Asim que nós professores pararmos para fazer uma avaliação nossa, de como ensinamos, como resolvemos situações cotidianas dentro de sala de aula, se realmente paramos para ouvir nossos alunos e se nós, educadores saímos da nossa zona de conforto, para que assim possamos proporcionar uma educação de qualidade para nossos alunos, aí sim veremos grandes avanços na educação brasileira !!
Devemos parar para podermos fazer uma analise de como ensinamos, como estamos solucionando os conflitos dentro de sala de aula, se estamos parando para ouvir nossos alunos e se nós, futuros educadores saímos do que estamos acostumados a viver, saindo literalmente da nossa zona de conforto para que possamos proporcionar uma educação de qualidade para nossos alunos, para que possamos ver os avanços na educação brasileira.
na maioria das vezes os próprios professores são individualista, onde eles ainda acredita que as disciplinas são individualizadas e fragmentadas, não consigam entender quando mais juntos melhor terá o resultado.
Poxa Prof. Pacheco... a palestra estava ótima até o senhor falar sobre "desobedecer leis". Felizmente (ou infelizmente, dependendo do ponto de vista), não temos essa possibilidade. Leis se cumprem. Podemos apenas externar o nosso descontentamento, nas redes sociais, por exemplo.
"Venho pra Escola e... No caminho sinto, parece-me, alegria..." Lindo demais!!!!
Importantes questões colocadas pelo Prof. José Pacheco e também em muitos dos comentários. Importantes e, muitas delas, preocupantes. Como professora e profundamente interessada em pensar sobre a Educação, compreendo que uma escola mais sensível é urgente, mas, não apenas. Precisamos de sensibilidade nas escolas e também de muito estudo. 'Pessoas mais sábias e mais felizes' precisam ter acesso mais amplo aos conhecimentos sistematizados pela sociedade historicamente - até para questioná-los, descontruí-los, construir outros novos. Precisam também de serem incluídas na educação de uma forma mais abrangente. Esses meses de pandemia, por exemplo, escancararam as desigualdades de acesso de crianças e adolescentes a educação; limitados pela falta de acesso a internet, muitos não sabem o que é escola desde março. Em minha formação, ouvi muito dizer que conteúdos não eram tão importantes e sim afeto, sensibilidade. Hoje, entendo que uma educação afetiva é importantíssima sim, e é também aquela que proporciona aos alunos acesso aos meios que lhes proporcionarão outros acessos... Por que vemos ricos ingressando nas universidades públicas e os pobres muitas vezes mal conseguindo finalizar o ensino fundamental? Há nisso uma perpetuação das desigualdades - de acessos, sociais, econômicas etc...
Fiquei com uma frase dita guardada em minha memória: "Projetos humanos são atos coletivos". Penso que somos muito individualistas como professor e como ser humano.
Fiquei emocionada. Questões perfeitamente colocadas. Lindo demais!
O vídeo do professor demonstra o quanto às escolas brasileiras necessitam de uma atenção especial......o ensino e o aprendizado diferenciado mudará o rumo da educação em nosso País....
É impossível que só eu tenha e emocionado com esse final. Isso é o que todo aluno deveria sentir ao ir para escola: um caminho de felicidade.
A palestra de José Pacheco me fez refletir como o modelo tradicional de ensino está saturado. É preciso que se tenha um olhar diferente para educação, o docente precisa entender seu papel como mediador, as instituições de ensino precisam se inovar e fazer do ensino-aprendizado algo mais prazeroso e alegre para que assim os estudantes consigam ver naquele lugar um seu ponto de apoio e de esperança.
Perfeita reflexão... Estou encantada.
"Não quero ter o dom da oratória, eu quero ter o dom da escutatória. Eu quero saber ouvir"
"Aprender é surpreender-se com os outros"
José Pacheco, também nos faz refletir sobre os quatro pilares, que infelizmente vemos acontecer na educação brasileira.
Os frutos que um dia foram sementes falam baixinho com vontade de ajudar e ensinar. Brilham como estrelas no céu!
Ser professor é tornar as crianças mais sábias e mais felizes, esse seria a mais bela das metas que deveríamos seguir como professores.
A escola é um desafio que deve nos confrontar todos os dias. Refletir sobre a pratica pedagógica para agir é o que nós, "excelentes profissionais muito mal pagos", devemos fazer para alcançar nossos alunos." Nós que temos dificuldade de ensinagem" vamos refletir, vamos observar, vamos nos colocar no lugar de desamprender e ouvir.
Excelente palestra.Temos que refletir sobre a educação brasileira. A escola é um grande desafio todos os dias.Temos que refletir sobre a nossa prática pedagógica .
Que palestra mais enriquecedora!!! As palavras usadas pelo professor José Pacheco não poderiam ser melhores, entres todas uma me chamou muito atenção o fato da Coletividade ser de suma importância para o melhor desempenho educacional. E outro destaque que para mim foi relevante e o fato de vivermos em pleno século XXI num padrão de escola ainda do século XVIII o que não faz mais nenhum sentido.
Simplesmente espetacular! O professor José Pacheco usa a criatividade para inovar ideias, para ter novos meios de ensinar e aprender, mostrando para nós que devemos ter coragem de inovar, buscar conhecimentos, tecnologias, para assim enriquecer as aulas com textos, vídeos, e outros recursos, fazendo com que ocorra uma troca de aprendizagem entre o professor e o aluno.
Excelente palestra!
Prof. José Pacheco usa muito bem a criatividade para inovar, e ter novos meios de ensinar e aprender, nos mostrando que devemos ter coragem de inovar, buscar novos conhecimentos, novas tecnologias, para assim enriquecer as aulas com textos, vídeos, e outros, fazendo ocorrer uma troca de aprendizagem entre o professor e o aluno.
Como é bom ouvir alguém que tem a coragem de discordar de um sistema educacional falido e que gera exclusão.
Te admiro demais professor José Pacheco!!!
A forma como que ele fala é surpreendente , precisamos repensar sobre a educação de hoje .
Que palestra magnifica!! "aprender é surpreender-se com o outro!"
Os professores precisam estar atentos às inovações tecnológicas e enriquecer suas aulas com vídeos e outros materiais produzidos para as mais diversas mídias que existem na atualidade. O professor deve ter a coragem de inovar.
A sabedoria coroada de simplicidade é uma dádiva. Emocionante!
A Reflexão que o Professor José Pacheco, me fez pensar e refletir sobre a questão do comodismo , muitas das vezes visamos tanto o padrão de educação que é nos proposta , e isso nos leva a não sair do lugar a educação não avança. Também me fez pensar ainda mais em qual professor quero ser temos duas opções o acomodado ou aquele que arregaça as mangas e busca passar o máximo de conhecimento para os alunos e que todos consigam absolver todo o conteúdo passado e proposto .Temos que entender os Por quê de aprender tal assunto e visar em como podemos ajudar a resolver essas questões.
Alegria é o que deveríamos aprender ao ir para a escola... Deveríamos.
Essa é a mudança que o Brasil precisa. Mudando a partir daí, tudo mudaria.
Fala maravilhosa e inspiradora! Minha admiração por tudo que você representa, José Pacheco!
Fantástico! ter Coragem para ser Mestre Escola da Vida. Que Sabedoria, que Descoberta. Isto é quase uma "Religião", todos nós merecemos ter o prazer de ouvir isto e então decidir a forma como queremos conhecer o mundo! Não percam. eu vou seguir!
Como mãe,, e como também um ser humano com traumas de Escolas por professores que não gostavam da minha forma de questionar tanto em salas de aula,,, Amaria que professores de Escolas Publicas aprendessem com esse Professor,, porque hoje em dia tá dificil,,, A Educação é do seculo 19 e os alunos do seculo 21,,,,
Realmente devemos rever a situação educacional do país em que vivemos porque muitas vezes ''a culpa é do aluno'' assim como relata o professor José Pacheco. Como podemos colocar em prática a teoria ? Reaprendendo o que nos foi ensinado, nossas ações e refletindo sobre esse processo que é feito em conjunto.
Faz 12 anos e tão atual, me inspirou e comoveu! Amei!
Uma pedagogia inovadora para incluir de fato as crianças. Não adianta somente apresentar conteúdo para os alunos , poi são necessários estímulos para o aprendizado ser consistente e agregar valor á vida dos alunos. A escola precisa ocupar um espaço de parceria na aquisição do conhecimento.
Me emocionei com essa reflexão, queria eu que nossas crianças sentissem essa alegria ao vir para a escola, que vissem na escola a possibilidade de um futuro melhor.
"aprender é supreender-se com o outro!" lindo!
Essas experiências são muito motivadoras e nos ajudam a dar continuidade ao nosso trabalho na educação. Nem sempre os currículos permitem que os professores coloquem em prática tudo o que imaginam e pensam... precisamos reagir!
A velha teoria de que o professor é o detentor do conhecimento já não é mais bem vista pelos alunos, que preferem ver o mestre como um facilitador de discussões e compartilhamento do conhecimento.
Os professores modernos também precisam estar atentos às inovações tecnológicas e enriquecer suas aulas com textos, vídeos e outros materiais produzidos para as mais diversas mídias que existem nos dias de hoje. E para que isso seja possível, cabe à direção da escola a realização de treinamentos para que os professores estejam aptos a lidar com ferramentas como o Google Drive, Dropbox, mídias sociais, entre outros.
E então, está pronto para ser realmente um professor, um gestor de escola inovadora!
É muito complicador ser professor, se inventar e reinventar a cada instante. É ter orgulho da profissão e humildade em ser um eterno aluno.
Precisamos refletir mais sobre esses conceitos e decidirmos trabalhar em equipe, aprender mais com o outro.
Muito bem Pacheco, vc usou muito bem a sua criatividade para inovar, e ter novos meios de ensinar e aprender. Isso é o que move a nossa evolução, ser criativo, inovador, e saber que temos muito para contribuir com o futuro de todos.
O estilo muito próprio de um educador, meu contemporâneo, amigo de que me orgulho, agora por terras do país irmão, um predestinado para o ato educativo, por vezes mui incompreendido pelos seus pares da Escola mais tradicional e seletiva. Podemos achar utópico, discordar de muito do que diz, mas a sua autenticidade, trabalho de equipa realizado e reconhecido, se não houver reservas mentais, na Escola da Ponte, Vila das Aves, Portugal, é, será um marco do que de bom em Educação aqui se produziu.
Luís Leão z
Me chama atenção nesse vídeo é como José Pacheco ressalta a educação brasileira dentro de um fundamento administrativo. É inegável que vivenciamos uma educação tecnicista e excludente que perpassa dos profissionais e abarca os alunos. Avançaríamos se propuséssemos na prática a teoria que a pedagogia propõe.
Desaprender tudo para recomeçar a ver de que maneira estamos educando.
Nos permitir ser mais alunos do que professores, uma vez que estando na frente de uma turma, parecemos ter o poder total. Entretanto, o ideal é o compartilhamento de ideias para crescimento total de todos.
Ele disse na Vida: o nosso papel é "Aprender até ir embora".
Parabéns! Obrigado pela mensagem tão clara e realista da Educação.
Boa noite!
OBRIGADA PELA PALESTRA DE VIDA!
SENSACIONAL!
DEUS O ABENÇOE!
CONTINUE ILUMINANDO MENTES!
Parabéns pela palestra, que assisto hoje, dia 01/Jan/2018 e sendo pai de uma menina que daqui a 3 dias completa 8 anos. Um pai que sabe que precisa criar uma filha para um mundo no qual conheceu por Isaac Asimov, Aldous Huxley e outros desta "patota"
Uma palestra que sugiro, de importância igual e, arriscando, até maior que o da Escola do século XXI, seria abordar os "Alunos da Escolas do século XX não compreendendo as Escolas do século XXI"
estratégias que fortalecem o ensino e a formação das crianças.
"As escolas não funcionam segundo a lógica da pedagogia, as escolas brasileiras funcionam segundo a lógica administrativa e burocrática."
Concordo, muitas vezes esbarramos com a burocracia e desistimos de fazer aquilo que idealizamos devido perder tempo preenchendo formulários que comprovem o que ensinamos.
Aurea . Aparecida Rodrigues de Lima (apenas usando o computador de Anatalia Rodrigues): Concordo, muitas vezes esbarramos com a burocracia e desistimos de fazer aquilo que idealizamos devido perder tempo preenchendo formulários que comprovem o que ensinamos.
Esvaziar-se para dar lugar ao novo. Bela palestra!
Havia uma tiria que é assim. Estava o chico bento houvindo radio. E o locuto diz - Agora ouviremos a voz do brasil.
Voz fo brasil.: - SOCORRROOOOOOO!!!
Professor Pacheco,meu desejo é tão grande de ir conhecer o senhor e a escola da Ponte
A educação é o único caminho para a mudança, mas a mudança não é desejada por todos.
Não há formulas para formar professores assim! Não há apenas um método, não há apenas um grupo possível para obter o sucesso: Quando alguém disse que aprender é o que resta daquilo que se esquece do que nos ensinaram! É verdade; Muitos aprederiam bem mais desta forma.
Sou fã, completamente deste profissional fantástico!
Ele é a LUZ NO FIM DO FUNEL!!
Muito bom! Que em breve nossas escolas possam seguir esse modelo de educação.
A educação brasileira deve mesmo mudar. O modelo de educação que as escolas apresentam hoje não servem mais para os dias de hoje. No entanto, somos um país rico e com potencial para aplicarmos uma educação de primeiro mundo. o que falta mesmo são projetos que sejam aplicados no coletivo, com ações pedagógicas que atendam os reais anseios da sociedade e dos alunos.
Sem palavras!
Ainda atual. EXCELENTE!
Perfeito, prof. José Pacheco!
Eu me pergunto continuamente:"a quem interessa que a educação brasileira fracasse ou seja defciente?"Quando começamos a responder tal questão muitas coisas se esclarecem.
Nossa!!!! Ótima reflexão 😍👏👏👏👏
É sempre falado em mudanças na educação, mas quais mudanças que devem ser feitas que sempre estão escritas em papeis, mas, muita das vezes essas mudanças não vemos na pratica das escolas e dos professores. Quando podemos dizer que a educação no Brasil mudou? O comportamento do professor faz muita diferença no ensino, assim como disse o professor José Pacheco de que devemos sempre fazer a nos mesmo questionamentos e criticas do nosso fazer como educador.
No vídeo, José Pacheco fala sobre a sua vida e como se tornou um professor. Ele cita a má remuneração no salário do professor, mas diz que faz a vida das crianças e dos jovens mais sábias e felizes. O palestrante diz que escolhemos ser professores por três grandes razões: ou por falta de empregos, ou por amor ou por vingança. Isso que ele disse me incomodou um pouco, no sentido de você fazer uma coisa que não gosta por obrigação ou para satisfazer a vontade de alguém. No que me faz pensar sobre esse assunto é a forma como ele utiliza as linguagens na sala de aula. Não se pode chamar um aluno autista de ''Deficiente''. O termo certo é crianças/jovens especiais. Ele ajuda as crianças mas de forma inadequada. Eu concordo: Não dar as respostas prontas, fazer com que a criança caminhe com seus próprios passos, sempre lembrando em repetir quantas vezes forem necessárias. Eu discordo: algumas perguntas e respostas para crianças de 10/11 anos por exemplo '' Porque a aula tem 50 minutos?''; '' Qual a carga horária da escola?'', são perguntas e respostas fora da faixa etária.
doze anos após a conferência e cada palavra permanece atual.
impactante mesmo depois de anos este video amei
Ótima palestra, me comoveu muito.
Revejo esse vídeo. A inspiração me visita e incita a prosseguir, prosseguir e prosseguir.
6:22 - "Aprender é surpreender-se com os outros."
" Projetos humanos são atos coletivos " Aprender é surpreender-se com os outros " Não se deve dar respostas sem haver perguntas " " 70 % dos brasileiros não sabe interpretar um texto simples " " Essa eh nossa sina aprender até ir embora " " é preciso gerar autonomia e não dependências "
Como é bom aprender para aprender
Linda palestra!!!!!Amei!!
"Aprender é surpreender-se com os outros"
Perfeito!
Excelentes reflexões. Que Jesus Cristo tenha piedade de nós.
Podemos parar para analisar só um aspecto ele disse que se tornou professor por Vingança,só que ele gostaria de se vingar com o método ensino, tentando mudar ou Inovar esses métodos que ele via inútil e que lhe dava vergonha.
Porque hoje não temos pessoas assim como ele por exemplo: policiais , professores , médicos, políticos e profissionais que tentam mudar o Cenário ou a Rotina que vemos. Poucos tentam inovar e se destacam, quem sabe um dia um exemplo desse pode inspirar a mais pessoas.
Excellent palestra.
O que me intriga é que estes questionamento feitos pelo Prof. José Pacheco têm sido feitos há anos por vários estudiosos da área de educação e pouca coisa muda. Casos isolados de sucesso. Onde temos falhado como construtores de nosso labor e de nossos ideais?
Excelente!!!!!!!
Algo libertador pois a vida inteira fomos engessados
Nossa amei essa palestra!!
Perfeito...
Um ensino para a vida!
O professor deve ter a coragem de inovar,buscar novos conhecimento novas tecnologias, se faz necessário que ocorra uma troca de aprendizagem entre o professor e o aluno
Impressionado e com várias "culpas" de participar desse sistema que precisa ser desobedecido e descolarizado. Estou procurando desaprender tudo!
Muito bom, grande autor
Fantastico!
Excelente 👏😄👏
Gostei da palestra, Professor.
Maravilhoso
Asim que nós professores pararmos para fazer uma avaliação nossa, de como ensinamos, como resolvemos situações cotidianas dentro de sala de aula, se realmente paramos para ouvir nossos alunos e se nós, educadores saímos da nossa zona de conforto, para que assim possamos proporcionar uma educação de qualidade para nossos alunos, aí sim veremos grandes avanços na educação brasileira !!
Impressionante.
Excelentes reflexões!!
😑😴😑
Nós estamos sozinhos "sozinhos não podemos fazer nada"
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
SHOWWWWW!!!!!!!!!!!!!
Devemos parar para podermos fazer uma analise de como ensinamos, como estamos solucionando os conflitos dentro de sala de aula, se estamos parando para ouvir nossos alunos e se nós, futuros educadores saímos do que estamos acostumados a viver, saindo literalmente da nossa zona de conforto para que possamos proporcionar uma educação de qualidade para nossos alunos, para que possamos ver os avanços na educação brasileira.
Muito sábio 👏👏👏👏
Muitoooo bommm!!!
na maioria das vezes os próprios professores são individualista, onde eles ainda acredita que as disciplinas são individualizadas e fragmentadas, não consigam entender quando mais juntos melhor terá o resultado.
Fantástico!
Espetacular, adorei.
15:15 Aprender a desaprender
Poxa Prof. Pacheco... a palestra estava ótima até o senhor falar sobre "desobedecer leis". Felizmente (ou infelizmente, dependendo do ponto de vista), não temos essa possibilidade. Leis se cumprem. Podemos apenas externar o nosso descontentamento, nas redes sociais, por exemplo.
Talvez porque nos ensinam diariamente (na tv, na rua, em casa, nos exemplos, na maioria dos diálogos) que a vingança é algo exclusivamente destrutivo.
Estou surda ou o aúdio está ruim mesmo?:(