Fala galera, espero que este conteúdo tenha sido útil pra você. Se quiser contribuir com o projeto, pra gente conseguir produzir ainda mais vídeos como esse, faça um Pix (eltgeral13@gmail.com) ou deixe um Super Thanks de qualquer valor. Grande Abraço.
Que didática professor Tiago! Eu, 3 anos depois, assistindo esse vídeo, kkk. Sou engenheiro eletricista e tecnólogo em eletrônica. Fui projetista eletrônico da Àudio H ou Profissom (2011-2015) e desde 2018 sou projetista da Taigar System. Aprendo muito com suas vídeo aulas. Parabéns e obrigado.
Meus parabéns, gostei do vídeo. Explicação muito clara sobre cada estágio. Esse vídeo conseguiu reter minha atenção pela qualidade e pela pronúncia correta do TRANSISTOR, o qual muitos tem o mau hábito de falar "transísto ".
Nooooooa amigo parabéns 👏👏👏 pela aula . Eu já concerto e monto amplificadores a 40 anos , meu último Power montado tem 10pares de saídas c5200 e a1943 , dois trafos de 15a cada q eu mesmo enrrolei , e as placas eu mesmo confeccionei com duplo diferencial na entrada , e concerto direito módulos De automotivo
Bacana demais...mais tempo que eu tenho de vida 🤣🤣. O único amplificador duplo diferencial que eu montei foi uma decepção, achei que ia soar foda, mas ficou bem mais ou menos...mas já faz uns bons 10 anos
Olá Prof. boa dicas, na aula anterior pedir que você falasse mais sobre modulação PWM, pra você ter ideia eu sigo mais de 50 canais não tinha entendido como aumentava e diminui-a o Duty Cycle, na aula de modulação anterior que você entendi fácil e entendi sobre o índice de modulação, tudo que você explica é fácil de entender. Tenho 72 anos estou aprendendo muito com suas aulas, a maioria de canais explica bem só que fica faltando alguma coisa, exemplo na aula de modulação fez um exemplo do barramento que dava um índice de 72% isso foi show, obrigado por nos ajudar
Oi José..valeu. Como te prometi, vou fazer os vídeos de inversores na sequência (semana que vem tem vídeo do curso de amplificadores, mas na outra, faço de inversores para continuar a explicação)
Boa noite professor! Tudo bem ? Sou formado em automação e controle pela Fatec de Catanduva, atualmente no 4 ano de eng. Elétrica, gosto muito de suas aulas , tenho apreendido muito contigo. Abraço!
Pre ser bem sincero eu não aprendi muita coisa mais Sei q e pq sou muito leigo no assunto seu conteúdo e de altíssima qualidade 👏👏 obrigado por compartilhar seu conhecimento com agente
Excelente intro. Realmente o melhor lugar pra começar a entender os amplificadores em geral. Gostei muito da abordagem, e as dicas no final foi fenomenal, tentarei segui-las. Muito obrigado por dedicar seu tempo e disposição para nos trazer essas ricas informações.
Olá boa tarde! Excelente o seu material sobre amplificadores de áudio! Sou técnico em eletrônica e sou apaixonado por áudio Vou assistir todos os vídeos e tentar fazer o curso.
Seria muito bacana Professor uma série de vídeos falando sobre os amplificadores Classe D. É muito difícil encontrar algo contextualizado e confiável. Tenho certeza que para nós seria de grande valia uma explanação mais detalhada sobre o assunto. Parabéns pelo canal Professor. Por nos trazer o conhecimento e ensinamentos tão importantes e de forma gartuita. Deus o abençoe sempre. Fraternal abraço.
Uma série sobre classe d eu ainda não fiz, mas eh tenho dois vídeos sobre classe d aqui no canal: (esse é mais genérico) ruclips.net/video/EGzg2MM-ss4/видео.html E esse é sobre um UcD (Universal Class D) ruclips.net/video/Cd4QRO6A7YQ/видео.html
Agradecendo sua exposição, peço quando oportuno que se faça um vídeo sobre cada um dos 3 estágios do amplificador de áudio transistorizado. neste senti falta dos amplificadores de Classe D. Felicidades!
Olá, ótima explicação. O tr mosfet ele tem mais eficiência do que o bipolar. Por exemplo, bipolar entre 50 a 60% da tenção da fonte e o mosfet 70 a 80%?na distorção harmonica.
Oi Edu, não entendi sua pergunta direito. Mas em relação ao amplificador linear, primeiro não é toda configuração de potência que podemos usar um transistor MOSFET, como a corrente nele depende da tensão de gate-source, na configuração clássica de uma amplificador classe AB, o mosfet iria produzir muita queda de tensão. A única configuração que eu conheço que usa mosfet é uma chamada Complementary Feedback Pair (CFP). Independente do desenho do estágio de potência, a eficiência do amplificador não depende muito do tipo ou modelo de transistor, as perdas vêm da forma como o amplificador trabalha. Todo classe ab vai ter eficiência na ordem de 50%, todo classe a, na ordem de 15% a 20%...o projeto não muda muita coisa neste sentido. O aumento da eficiência vem com os amplificadores chaveados, aí conseguimos chegar nos 90% de eficiência. Neles usamos mosfet, mas é pelo fato que esses transistores atuam como chave de uma forma muito mais interessante que os tbjs.
Eu sou músico e gosto mto de eletrônica e amplificadores. Sou auto didata e tenho os livros que mencionou. Devagar vamos entendo os assuntos e colocando em prática
Se poder me ajudar em um amplificador antigo, que o sinal de 100hz sai bem baixinho em relação ao 1 kz e 10khz e ja fiz um analise no 2. Estágio que é amplificador de tensão e passa banda mas não achei nada errado obs; ele usa no 2. Estagio 1 transisto tip31C e 1 tip32c ?
Ótimo curso, para um mivel de projetista. Poderia fazer um curso baseado conceito de funcionamento de cada estágio sem a matemática somente explicando que cada etapa faz. Seria ótima ajuda.
Eu estou dando uma disciplina agora na ufmg sobre amplificadores que a abordagem é mais qualitativa na discussão e a quantificação eu faço via simulação. Meu desejo é gravar essa disciplina e deixar disponível, não seu quando eu vou conseguir fazer isso (voltando o presencial, o bicho pega), mas é um projeto
Fala Tiago muito bom dia ,eu sou hobista sua explicação foi top,porém gostaria( se possível)vc falasse um pouco mais sobre o classe h principalmente sobre o esquema do PM 5000 da polivox um amplificador da década de 70 (eu acho que é classe h mas especificamente o pm 5000)
Boa noite ,gostei muito da explicação ,gostaria de eu mesmo fazer um amplificador de áudio tem como me orientar ,tenho vários componentes, módulos , tenho vários TRÂNSITORES D718 -- B688 mais alguns tem jeito de me ajudar fazer um projeto .
Sensacional ótimas abordagens, fale tbm se possível dos classe D não se ver por ai tantos detalhes de projeto sobre eles. Esse livro do bob é fantástico... "DICA" Existe ele gratuito em PDF na internet pra quem quiser baixar.
Sim, está nos planos falar de classe d. Tenho alguns vídeos já programados no canal e outros planejados para este mês, mas em breve devo lançar um vídeo sobre isso. Sob o livro gratuito na internet...eu sou funcionário público mano, se eu recomendo isso, vai dar galho! Mas tem mesmo.
Uso Mesa de Som 12 Canais Analogica da Oneal, OMX 12 (O Nivel de Saida Master Maximo e 7 Vrms). O Prob O Importantante e qual Sensibilidade a ser usada no Amplificador Profissional. No meu Caso e um NOVIK NEO 2500. Ninguem no You Tube, soube me Responder Tal coisa. Falei em varios canais e Ninguem tem uma Resposta, Correta.
Caro professor, sou seu colega, professor da UFAPE do curso de C. Da Computação. Sempre amei eletrônica mas na hora do vestibular optei por CC. Tentei acompanhar essa aula, mas não tenho conhecimento suficiente. Você poderia indicar uma árvore bibliográfica para que eu chegue até essa aula de modo a conseguir acompanhar o curso sobre amplificadores? Estou me coçando pra não fazer outra graduação hehe, mas depois de Grad Mest e Dout a vida é curta demais pra isso! Abraços!
Fala Daliton, fazer outra graduação é foda, é o tipo de coisa que só dá pra fazer uma vez na vida. Cara, o curso que eu coloquei lá no site é de nível intermediário de eletrônica, tem que entender pelo menos os amplificadores básicos (emissor comum, base comum, coletor comum, fonte comum, dreno comum e gate comum) pra acompanhar. Esses caras tem em qualquer livro de eletrônica (Sedra, Boylestad, etc). Mas pra entender mais de eletrônica pra áudio, tem o livro do Douglas Self que eu menciono na descrição do vídeo que aborda os circuitos num nível menos puxado. Pra comprar ele é caro, mas dando uma fuçada no google, é fácil achar ele em pdf.
Obrigado pela aula, ganhou mais um inscrito. Então classe ab, onque vai limitar a tensao da saída é a tensao de entrada? Exemplo 32v na entrada, vai resultar em 32v na saida no máximo? Só podendo variar a impedância da carga? É isso ?
Oi Ariel, todos os amplificadores lineares funcionam como um amplificador de tensão, eles buscam manter a tensão de saída constante, mesmo com variação da carga. No caso, o limite de tensão na saída depende basicamente da tensão usada na alimentação do circuito e a corrente depende da carga, contudo, usamos um limitador de corrente, para não danificar os transistores de saída, de modo que se a carga demandar mais corrente do que suportado, o amplificador reduz a tensão de saída para forçar a limitação de corrente.
Eu tenho um curso aprofundado (nível avançado) que trata do estudo de cada estágio e topologia de um amplificador (tanto AmpOp, quanto Amplificador de Áudio), você pode acessar aqui: eltgeral.com.br/circuitos-eletronicos-analogicos/ Neste próximo semestre eu vou lecionar um curso sobre Amplificadores de Áudio (mais especificamente) na UFMG. Vou buscar gravar as aulas e lançar aqui no RUclips também, aí já seria um curso de nível básico-intermediário. Abraço
ola professor Thiago . assisto sempre os seus videos . pode me ajudar em uma questao ? montei o amplificador AB 100W do site do Ampletos e percebi uma queda de rendimento a partir de 8khz ... vi no osciloscopio que o problema acontece ja no VAS ....
Essa queda de rendimento que você menciona é que de amplitude? Eu dei uma olhada no site deles (eu não conhecia) e vi que nesses projetos ele usa um 741 como amplificador para o primeiro estágio, eu substituiria ele por TL071, o 741 tem uma banda passante muito baixa e um péssimo slew rate, pode ser que esteja atrapalhando. Outra questão é que vi um filtro RC na conexão do primeiro estágio com os emissores comum do segundo estágio, à medida que a frequência aumenta vai haver uma divisão de tensão nessa conexão que vai reduzir o ganho do estágio, pode estar mal ajustada.
Oi Paulo, os livros infelizmente não tem tradução em português, estão em inglês mesmo. São muito bons, principalmente o do Douglas Self, só estão um pouco caros, por causa do Dólar
Professor, alguma instituição brasileira tem alguma linha de pesquisa relacionada com amplificadores de áudio? Me refiro principalmente aos cursos de doutorado.
Como linha de pesquisa formal, não que eu saiba. Já vi trabalhos de amplificadores aqui na UFMG, na UFSC, UFScar e em alguns outros lugares, mas são trabalhos pontuais.
Professor impedancia seria um componente com oposição de passagem elétrica, uma dúvida no altofalante a bobina que define a impedanciancia altofalante e no amplificador o que define sua impedancia ? e algum transformador?
A bobina do alto falante define a sua impedância. E sim a impedância é um elemento que se opõe a passagem de corrente, contudo, quando temos sinais alternados, os elementos reativos, como indutores e capacitores produzem esse efeito de oposição, mas uma forma diferente dos resistores, pois não há perdas de energia, apenas o deslocamento da fase do sinal em relação à tensão aplicada
Professor gosto de audio tbm, mt bom seu vídeo. uma curiosidade não sei se vc já ouviu falar amplificador macintoch , sabia me dizer se ele tem as mesma característica igual amplificadores que citou no vídeo?
Pelo o que pesquisei, esse amplificador é valvulado. Eu tenho pouco conhecimento das estruturas de valvulados, mas a filosofia de amplificação deve ser semelhante, só a estrutura dos circuitos que deve ser diferente
@@lucasjosel4802 o circuito valvulado é diferente, porque não usa transistor, mas sim válvulas. Normalmente os circuitos valvulados usam um transformador para acoplar o alto-falante no amplificador, mas a ideia de classe é a mesma, só a estrutura do circuito de potência que é diferente
@@EltGeral entendi. Vou fazer curso gratuito de audio gostei mt . Professor realimentação vi vc falando seu vídeo, tem sempre fazer? Com ele diminuio ruido diatorcao e isso?
@@lucasjosel4802 resumindo, na realimentação existe um fator que a gente chama de quantidade de realimentação ou fator de realimentação que é 1+AB, onde A é o ganho em malha aberta do amplificador e B é o ganho da malha de realimentação. Como o A de um amplificador normalmente é muito grande, o fator tende a ser grande também. Esse fator afeta a maioria dos parâmetros de um amplificador, no caso da distorção e de algumas fontes de ruído, esse fator vem para reduzir a magnitude desses elementos. Então a distorção de um amplificador em malha fechada vai ser (1+AB) vezes menor do que a distorção do mesmo amplificador em malha aberta
Professor boa noite, estou querendo fazer um pedal fuzzface de guitarra esse pedal transforma onda senoidal, em triangular. Como faço transformar onda triangular com capacitor e transistor??
Gerar onda triangular de uma senoide não tem como fazer de forma simples, com transistor e capacitor aí que não tem jeito mesmo. O fuzzface, pelo o que entendi não faz esta conversão, ele é um destorcedor, um amplificador com altíssimo ganho para permitir a saturação do sinal de saida. Tem um site que faz análises desses circuitos de guitarra: www.electrosmash.com/fuzz-face
@@lucasjosel4802 isso é um tipo de realimentação de amplificadores, ele faz uma realimentação chamada de paralelo-série ou seja o circuito é um amplificador de corrente, mas o elemento que sente a corrente na saída do circuito é um potenciometro com um capacitor isso faz com que o ganho em malha fechada seja controlável e variável com a frequência.
@@lucasjosel4802 o link que eu te mandei na primeira resposta faz uma analise detalhada do fuzz face. Ele é basicamente um amplificador com alto ganho, baixa impedância de entrada e alta impedância de saída. Vc pode a partir do pot de realimentação controlar a quantidade de realimentação, então vc pode por pouco ganho ou muito ganho na realimentação. O efeito sentido é que quanto maior o ganho mais o circuito satura e mais distorção vai ser sentida. Como tem um capacitor shunt na realimentação, à medida que a frequência aumenta, menos realimentação vai ter e menos distorção nas altas frequências. Ele foi feito pra ser o primeiro pedal no board de efeitos, pois ele carrega os captadores da guitarra, se vc colocar ele depois de um pedal a baixa impedância vai atrapalhar a cadeia de som. Pelo o que o artigo fala, a montagem tb é bem chata, pois as impedância de trilhas e da própria bateria podem afetar bem o ganho.
É possível conectar o som 2.1 (2 - módulos) - ZK-TB22 - que separadamente funcionam bem, ->> pela função T W S que vem com eles? Eles então tocariam ao mesmo tempo - a mesma música? O que é o codec T W S que vem com ele? Grato pela atenção. RUclips NÃO, - POR FAVOR.
Professor, sou carioca, tenho 39 anos, trabalho com manutenção em equipamentos eletrônicos. Sou formado em engenharia elétrica e tenho 2 artigos publicados na área de engenharia eletrônica. Eu nunca fiz iniciação científica e nem monitoria, porém possuo um bom histórico escolar. Como se qualificar melhor para tentar ingressar em algum programa de mestrado na área de eletrônica(engenharia elétrica)? Sou apaixonado pela área acadêmica.
Oi João, isso vai depender do programa de pós que vc está mirando. Cada programa tem uma metodologia de seleção. Te dar um exemplo, na UFMG, junto do histórico escolar nós avaliamos também disciplinas de pós graduação (inclusive cursadas de forma isolada), assim, se vc quiser melhorar a sua pontuação, vc poderia publicar artigos e/ou fazer disciplinas isoladas e tirar boas notas nelas.
Valeu. Cara, o procedimento de projeto passa primeiro pela simulação do circuito. Nesta etapa, existem muitos softwares que podem ser utilizados e eu não sei te dizer qual que os fabricantes tem usado ou se existe um preferido por eles, mas para projetos em eletrônica analógica em geral o software mais usado é o PSpice (Orcad Cadence), seguido do LTSpice (que é gratuito). Eu já usei um chamado B2 Spice, que era interessante, porque permitia ver a evolução de alguns harmônicos interessantes, aí avaliar graficamente o desempenho da distorção, mas isso é firula. Eu, particularmente, quando faço projetos de eletrônica analógica (trabalho profissionalmente só com eletrônica de potência), uso o LTSpice. Para projeto de placas, por outro lado, o profissional é o Altium (que eu não sei usar :)), mas eu tenho usado o EasyEDA, que é online e gratuito.
Boa Tarde, Prof Thiago. Tenho um Amplificador NOVIK NEO 2500, em que possui Três Estágios de SENSIBILIDADE :. 0,77 Volt. 26dB. 1,5 Volt. ---. Qual Seria a Sensibilidade Correta a ser usada num sistema de som. 2 Caixas 8 ohms ( 1 por canal). Necessito muito matar está Dúvida. Continua abaixo
Oi essa sensibilidade tem a ver com o sinal de entrada e não coma estrutura sa saída. Normalmente os sinais de áudio comunicados entre equipamentos tem esses 3 níveis de amplitude, 0dBu (0,77V), -25dBu (Mic) e +4dBu (1,5V). Neste caso, vc tem que avaliar qual o nível de sensibilidade que o seu equipamento de áudio, anterior ao amplificador entrega, pois essas seleções buscam fazer com que a amplitude do sinal, na entrada do circuito amplificador, seja sempre a mesma. Eu dei uma olhada na mesa que vc mencionou, eu vi que a saída XLR dela tem nivel de 0dBu, quando o slide está em 0dB. Não ficou claro pra mim se o slide pode subir de 0dB, ou se esse é o máximo, se ele pode ser superior a 0dB, imagino que a configuração ideal do seu amplificador seja de +4dBu (1,5V), caso contrário, se o limite superior for os 0dB, aí, o ideal é configurar em 0dBu (0,77V)
Os resistores que colocamos no estágio de saída do amplificador são resistores de potência e são naturalmente maiores do que aqueles usados em eletrônica de baixo sinal. A função dele pode ser de sensoramento de corrente ou para compor o filtro zobel de saída.
@@lucasjosel4802 na saída dos amplificadores de áudio usamos circuitos de proteção contra sobrecorrente, esses usam os resistores shunt (em série com os transistores de saida) para medir a corrente. O filtro zobel serve para amortecer oscilações na saída do amplificador, ele normalmente é construído com um resistor de 10 ohms e um capacitor de 100n, a frequência de corte é muito alta na faixa dos MHz,
Ola amigo muito bom seu trabalho parabéns, mais eu gostei do seu canal, sou iniciante na eletrônica mas vou comprar os livros que você falou pode me ajudar a onde comprar estes livros mim mandando o link pôr favor. Um abraço Deus abençoe.
Cara os livros que comento no vídeo são esses aqui. Mas por causa do Dólar, estão bem salgados: Bob Cordell (Designing Audio Power Amplifiers) - amzn.to/3f8wLrh Douglas Self (Audio Power Amplifier Design) - amzn.to/3eEvt8G Randy Slone (High-Power Audio Amplifier Construction Manual) - amzn.to/3xW0sV8
Bom dia Thiago, Parbéns, suas explicações sao exelentes, estou procurando curso, para manutenção em amplificadores classe D, porem assisti seu video sobre o classe D ja vi coisas que ate entao nao sabia. Gostaria de saber se vc oferece um curso sobre classe D ou um curso de amplificadores que tenha enfase em classe D para me indicar seria muito grato. encontrei um curso seu sobre amplificadores nao entendi pelo que pude ver é gratuito, vou começar hj a assistir, nao entenda como critica mais sim como sugestao, gostei muito da sua didatica se o curso alem da parte teorica que é muito importante seria de grande valor um conteudo pratico para que tenhamos um perspectiva diferente que foi abordado na teoria. Como disse o sua forma de abordar e o conhecimento aprofundado é explicitamente visto durante o video. desde ja agradeço.
Oi Leonardo, eu infelizmente não tenho um curso sobre classe d. Até estava querendo fazer uma série ou e-book sobre o assunto, eu só estou com muita restrição de tempo para produzir isso no momento, com a volta das aulas na universidade no pós-covid. Eu não conheço um curso que seja muito bom sobre classe d, normalmente o pessoal aborda essa tecnologia de forma muito superficial. Sobre o curso de amplificadores, ele na verdade é uma disciplina teórica que dou na ufmg, depois eu tenho uma aula de laboratório, mais hands-on, mas que a parte de montagem eu não tenho em vídeo, pois cada dupla monta um amplificador diferente. Tem um ex-aluno nosso que fez uma série de videos sobre esse lab e deixou no youtube, vou ver se encontro e te encaminho
Acabou que o passo-a-passo da montagem, ele não chegou a mostrar, mas o desenvolvimento está nesta playlist: ruclips.net/p/PLKXpvGoecVo995eegNSVrCX2nnYtSrm8n
Olá bom dia mestre vc poderia me ajudar tenho um esquema de amplificador crown ele bem complexo vc tem um e-mail ou outra de rede social para enviar e vc analisalo tem como????
As vezes eu fico pensando nas coisas que a internet proporciona. Eu nunca que acharia alguem com teu currículo pra explicar topicos técnico , salvo como aluno ouvinte em alguma instituição de ensino superior. Alem de gente bem graduada nos mais diversos campos com canais no RUclips a internet ainda tem o xvideo.
Cara, difícil saber assim. Se ele estava funcionando bem antes, uma possibilidade é algum dos transistores do estágio de potênciater queimado (normalmente com 100w vc tem transistores em.paralelo) e a proteção de sobrecarga estar reduzindo a tensão de saída., outra é mal contato mesmo
Cara vc manja mto né acho q vc ja deve ter ouvido falar dessa nova classe de amplificador classe T,S, I e R se vc poder fazer um video explicando sobre essas né
Cara, essas classes S, I e R eu não conheço, mas viu dar uma olhada. Muitis fabricantes inventam nomenclaturas de classes de amplificação, que na prática não são nada novo, por exemplo, a classe T não é uma classe nova, é só um classe d com saída triway
@@alexvieira2600 mas é importante eu ouvir esses nomes, porque como professor é pesquisador a gente tem muito pouco contato com classificações e nomes de mercado, ficamos mais focados em textos técnicos...então tem coisas que às vezes não ouvimos falar, mas é por causa do nome usado
Olá Roberto, estranho, eu me matriculei com um outro e-mail pra ver se tinha algum link com problema, mas não verifiquei um erro. A inscrição tem duas etapas: primeiro cria seu registro no site e depois de logado vc se matricula no curso. Se der tudo certo nesse registro, você conseguirá acessar essa página aqui: cursos.eltgeral.com.br/cursos/tecnologia-amplificadores-potencia/aula/visao-geral-do-curso/
Claro, criei um site com os cursos organizados. Só tem que se inscrever, mas não tem custo. cursos.eltgeral.com.br/cursos/tecnologia-amplificadores-potencia/
Fala galera, espero que este conteúdo tenha sido útil pra você. Se quiser contribuir com o projeto, pra gente conseguir produzir ainda mais vídeos como esse, faça um Pix (eltgeral13@gmail.com) ou deixe um Super Thanks de qualquer valor. Grande Abraço.
Como tirar curto de amplificador
@@reinaldosilva7149 tirar curto? Tem que achar qual componente queimou e trocar
Que didática professor Tiago! Eu, 3 anos depois, assistindo esse vídeo, kkk. Sou engenheiro eletricista e tecnólogo em eletrônica. Fui projetista eletrônico da Àudio H ou Profissom (2011-2015) e desde 2018 sou projetista da Taigar System. Aprendo muito com suas vídeo aulas. Parabéns e obrigado.
Muito obrigado
Top demais a explicação do cara
Parabéns professor, conhecimento e didática sobrando!!
Meus parabéns, gostei do vídeo. Explicação muito clara sobre cada estágio.
Esse vídeo conseguiu reter minha atenção pela qualidade e pela pronúncia correta do TRANSISTOR, o qual muitos tem o mau hábito de falar "transísto ".
Explicação monstra. Show de bola. Muita fluência. Um dia eu chego nesse nível.
Nooooooa amigo parabéns 👏👏👏 pela aula . Eu já concerto e monto amplificadores a 40 anos , meu último Power montado tem 10pares de saídas c5200 e a1943 , dois trafos de 15a cada q eu mesmo enrrolei , e as placas eu mesmo confeccionei com duplo diferencial na entrada , e concerto direito módulos De automotivo
Bacana demais...mais tempo que eu tenho de vida 🤣🤣. O único amplificador duplo diferencial que eu montei foi uma decepção, achei que ia soar foda, mas ficou bem mais ou menos...mas já faz uns bons 10 anos
Olá Prof. boa dicas, na aula anterior pedir que você falasse mais sobre modulação PWM, pra você ter ideia eu sigo mais de 50 canais não tinha entendido como aumentava e diminui-a o Duty Cycle, na aula de modulação anterior que você entendi fácil e entendi sobre o índice de modulação, tudo que você explica é fácil de entender.
Tenho 72 anos estou aprendendo muito com suas aulas, a maioria de canais explica bem só que fica faltando alguma coisa, exemplo na aula de modulação fez um exemplo do barramento que dava um índice de 72% isso foi show, obrigado por nos ajudar
Oi José..valeu. Como te prometi, vou fazer os vídeos de inversores na sequência (semana que vem tem vídeo do curso de amplificadores, mas na outra, faço de inversores para continuar a explicação)
meu amigo cinceramente esse video é um dos melhores que já vi na net parabéns continue ensinando com esta linguagem ok
Muito obrigado
Excelente sua explicação. Realmente, além do profundo conhecimento vc tem muita didática. Parabéns e Sucesso !!!!
Muito bom pra quem está começando a entender esse mundo dos amplificadores de áudio! Parabéns!
Seu vídeos são essenciais....grato!
Boa noite professor! Tudo bem ? Sou formado em automação e controle pela Fatec de Catanduva, atualmente no 4 ano de eng. Elétrica, gosto muito de suas aulas , tenho apreendido muito contigo. Abraço!
Obrigado, fico feliz em estar contribuindo
Pre ser bem sincero eu não aprendi muita coisa mais Sei q e pq sou muito leigo no assunto seu conteúdo e de altíssima qualidade 👏👏 obrigado por compartilhar seu conhecimento com agente
Excelente intro. Realmente o melhor lugar pra começar a entender os amplificadores em geral. Gostei muito da abordagem, e as dicas no final foi fenomenal, tentarei segui-las. Muito obrigado por dedicar seu tempo e disposição para nos trazer essas ricas informações.
Valeu aí Douglas
consegui ficar mais esperto mesmo sendo um leigo no assunto parabéns pelo ensino ajudou bastante
Olá boa tarde!
Excelente o seu material sobre amplificadores de áudio!
Sou técnico em eletrônica e sou apaixonado por áudio
Vou assistir todos os vídeos e tentar fazer o curso.
Espero que auxilie
Obrigado pelo vídeo. Tenho 16 anos e graças a você eu tenho convicção que quero trabalhar na área da eletrônica. Muito obrigado ❤
Mais ou menos a idade que eu comecei a mexer com eletrônica. Curso técnico em eletrônica é um ótimo início, fica a dica!
Obrigado pelo tempo professor, aprendi bastante
Aula excelente! Muito obrigado.
Que aulão, explicações claras e precisas!!
Me ajudou bastante, obrigado!!!
Seria muito bacana Professor uma série de vídeos falando sobre os amplificadores Classe D. É muito difícil encontrar algo contextualizado e confiável. Tenho certeza que para nós seria de grande valia uma explanação mais detalhada sobre o assunto. Parabéns pelo canal Professor. Por nos trazer o conhecimento e ensinamentos tão importantes e de forma gartuita. Deus o abençoe sempre. Fraternal abraço.
Uma série sobre classe d eu ainda não fiz, mas eh tenho dois vídeos sobre classe d aqui no canal: (esse é mais genérico) ruclips.net/video/EGzg2MM-ss4/видео.html
E esse é sobre um UcD (Universal Class D) ruclips.net/video/Cd4QRO6A7YQ/видео.html
@@EltGeral Maravilha Professor. Seu canal tem agregado muito conhecimento. Irei assistir com certe. E obrigado por responder.
Jacson muito bom qualidade nota 1000
Muito bom mestre muita informação valiosas no único vídeo sou apaixonado por eletrônica parabéns professor merece 1000 likes ganhou mais um inscrito
Obrigado Josiel
Agradecendo sua exposição, peço quando oportuno que se faça um vídeo sobre cada um dos 3 estágios do amplificador de áudio transistorizado. neste senti falta dos amplificadores de Classe D. Felicidades!
Vou fazer ainda. Mas tem um vídeo no canal sobre classe d ruclips.net/video/EGzg2MM-ss4/видео.html
Gostei muito da sua aula,quero ver os outros videos que voce tem publicado.Vou recomendar a dois amigos as suas video aulas.
Valeu demais
Agora eu começo a entender o caminho, além do básico de tensão em BCE
Quê didática 👏👏👏👏
@@EuTomcosta valeu
Muito obrigado por disponibilizar seu conhecimento!
Rapaz é mestre nessa área e nao é qualquer um que vai entender, somente técnico ja atuante pois o rapaz ai já é engenheiro.
Excelente Thiago, Obrigado!
Muito boa explicação , parabéns e muito obrigado por todas dicas
muito bom!! rumo ao nosso primeiro amplificador, uma hora sai!
Ah sai sim. Na minha disciplina de lab nós montamos um classe ab, fazemos o projeto passo-a-passo e fica bom demais
Amplificadores , um sonho aprender!!!
Que aula top!!! Parabéns Prof. Thiago!
Obrigado
Valeu professor, bem explicado, Deus abençoe
O curso que não está disponível! Excelente explicação
eltgeral.com.br/curso/a-tecnologia-por-tras-dos-amplificadores-de-potencia/
Eu sou apaixonado por amplificador classe AB
Muito bom . Obrigado pela aula.
Show de bola!!!
Ótima dica!!!
Excelente explicação!!!
Muito boa a explicação, mas faltou ajustar a zero decibel o nível de áudio deste vídeo, o que é bem comum aqui no RUclips.
Muito bom, vou fazer um curso de eletrônica gosto muito.
Boa iniciativa, vale muito a pena.
Show de aula Parabéns....
Olá, ótima explicação. O tr mosfet ele tem mais eficiência do que o bipolar. Por exemplo, bipolar entre 50 a 60% da tenção da fonte e o mosfet 70 a 80%?na distorção harmonica.
Oi Edu, não entendi sua pergunta direito. Mas em relação ao amplificador linear, primeiro não é toda configuração de potência que podemos usar um transistor MOSFET, como a corrente nele depende da tensão de gate-source, na configuração clássica de uma amplificador classe AB, o mosfet iria produzir muita queda de tensão. A única configuração que eu conheço que usa mosfet é uma chamada Complementary Feedback Pair (CFP). Independente do desenho do estágio de potência, a eficiência do amplificador não depende muito do tipo ou modelo de transistor, as perdas vêm da forma como o amplificador trabalha. Todo classe ab vai ter eficiência na ordem de 50%, todo classe a, na ordem de 15% a 20%...o projeto não muda muita coisa neste sentido.
O aumento da eficiência vem com os amplificadores chaveados, aí conseguimos chegar nos 90% de eficiência. Neles usamos mosfet, mas é pelo fato que esses transistores atuam como chave de uma forma muito mais interessante que os tbjs.
Muito bom seu vídeo, valeu!
Eletrônica uma coisa muito foda véi muito exige muito estudo
Gostaria de um vídeo no RUclips que explica tudo sobre como fazer e qual erro pode causar uma perda de todo o aparelho.
Amplificador é um assunto mto top 👏👏👏
Tb acho, sou professor por causa disso, foi o primeiro tópico que eu fiz um projeto de pesquisa
Eu sou músico e gosto mto de eletrônica e amplificadores. Sou auto didata e tenho os livros que mencionou. Devagar vamos entendo os assuntos e colocando em prática
Se poder me ajudar em um amplificador antigo, que o sinal de 100hz sai bem baixinho em relação ao 1 kz e 10khz e ja fiz um analise no 2. Estágio que é amplificador de tensão e passa banda mas não achei nada errado obs; ele usa no 2. Estagio 1 transisto tip31C e 1 tip32c ?
Bom dia. bom trabalho
Excelente, professor!!!!
Ótimo curso, para um mivel de projetista. Poderia fazer um curso baseado conceito de funcionamento de cada estágio sem a matemática somente explicando que cada etapa faz. Seria ótima ajuda.
Eu estou dando uma disciplina agora na ufmg sobre amplificadores que a abordagem é mais qualitativa na discussão e a quantificação eu faço via simulação. Meu desejo é gravar essa disciplina e deixar disponível, não seu quando eu vou conseguir fazer isso (voltando o presencial, o bicho pega), mas é um projeto
Fala Tiago muito bom dia ,eu sou hobista sua explicação foi top,porém gostaria( se possível)vc falasse um pouco mais sobre o classe h principalmente sobre o esquema do PM 5000 da polivox um amplificador da década de 70 (eu acho que é classe h mas especificamente o pm 5000)
Oi Mário, não conheço esse modelo, mas vou fazer um vídeo de classe H e G
Boa noite ,gostei muito da explicação ,gostaria de eu mesmo fazer um amplificador de áudio tem como me orientar ,tenho vários componentes, módulos , tenho vários TRÂNSITORES D718 -- B688 mais alguns tem jeito de me ajudar fazer um projeto .
Muito boa explicação
Parabéns
Sensacional ótimas abordagens, fale tbm se possível dos classe D não se ver por ai tantos detalhes de projeto sobre eles.
Esse livro do bob é fantástico... "DICA" Existe ele gratuito em PDF na internet pra quem quiser baixar.
Sim, está nos planos falar de classe d. Tenho alguns vídeos já programados no canal e outros planejados para este mês, mas em breve devo lançar um vídeo sobre isso. Sob o livro gratuito na internet...eu sou funcionário público mano, se eu recomendo isso, vai dar galho! Mas tem mesmo.
@@EltGeral Sei como é 😂 por isso deixei a dica, valeu ✌️.
Uso Mesa de Som 12 Canais Analogica da Oneal, OMX 12 (O Nivel de Saida Master Maximo e 7 Vrms). O Prob O Importantante e qual Sensibilidade a ser usada no Amplificador Profissional. No meu Caso e um NOVIK NEO 2500. Ninguem no You Tube, soube me Responder Tal coisa. Falei em varios canais e Ninguem tem uma Resposta, Correta.
Caro professor, sou seu colega, professor da UFAPE do curso de C. Da Computação. Sempre amei eletrônica mas na hora do vestibular optei por CC. Tentei acompanhar essa aula, mas não tenho conhecimento suficiente. Você poderia indicar uma árvore bibliográfica para que eu chegue até essa aula de modo a conseguir acompanhar o curso sobre amplificadores? Estou me coçando pra não fazer outra graduação hehe, mas depois de Grad Mest e Dout a vida é curta demais pra isso! Abraços!
Fala Daliton, fazer outra graduação é foda, é o tipo de coisa que só dá pra fazer uma vez na vida. Cara, o curso que eu coloquei lá no site é de nível intermediário de eletrônica, tem que entender pelo menos os amplificadores básicos (emissor comum, base comum, coletor comum, fonte comum, dreno comum e gate comum) pra acompanhar. Esses caras tem em qualquer livro de eletrônica (Sedra, Boylestad, etc). Mas pra entender mais de eletrônica pra áudio, tem o livro do Douglas Self que eu menciono na descrição do vídeo que aborda os circuitos num nível menos puxado. Pra comprar ele é caro, mas dando uma fuçada no google, é fácil achar ele em pdf.
@@EltGeral Muito obrigado meu caro! vou procurar suas referências, obrigado, se vier a Pernambuco vamo tomar um café!
Gostei 👍
Curtindo pakas seu canal
Obrigado pela aula, ganhou mais um inscrito. Então classe ab, onque vai limitar a tensao da saída é a tensao de entrada? Exemplo 32v na entrada, vai resultar em 32v na saida no máximo? Só podendo variar a impedância da carga? É isso ?
Oi Ariel, todos os amplificadores lineares funcionam como um amplificador de tensão, eles buscam manter a tensão de saída constante, mesmo com variação da carga. No caso, o limite de tensão na saída depende basicamente da tensão usada na alimentação do circuito e a corrente depende da carga, contudo, usamos um limitador de corrente, para não danificar os transistores de saída, de modo que se a carga demandar mais corrente do que suportado, o amplificador reduz a tensão de saída para forçar a limitação de corrente.
Excelente!
Faz um curso com passo a passo de como fazer um amplificador.
Eu tenho um curso aprofundado (nível avançado) que trata do estudo de cada estágio e topologia de um amplificador (tanto AmpOp, quanto Amplificador de Áudio), você pode acessar aqui: eltgeral.com.br/circuitos-eletronicos-analogicos/
Neste próximo semestre eu vou lecionar um curso sobre Amplificadores de Áudio (mais especificamente) na UFMG. Vou buscar gravar as aulas e lançar aqui no RUclips também, aí já seria um curso de nível básico-intermediário.
Abraço
Eletronica é meu rob que gosto muito , tenho vontade de ser proficional , mas só vou por em pratica guando para mim não ouver mas tubos
ola professor Thiago .
assisto sempre os seus videos .
pode me ajudar em uma questao ?
montei o amplificador AB 100W do site do Ampletos e percebi uma queda de rendimento a partir de 8khz ...
vi no osciloscopio que o problema acontece ja no VAS ....
Essa queda de rendimento que você menciona é que de amplitude? Eu dei uma olhada no site deles (eu não conhecia) e vi que nesses projetos ele usa um 741 como amplificador para o primeiro estágio, eu substituiria ele por TL071, o 741 tem uma banda passante muito baixa e um péssimo slew rate, pode ser que esteja atrapalhando. Outra questão é que vi um filtro RC na conexão do primeiro estágio com os emissores comum do segundo estágio, à medida que a frequência aumenta vai haver uma divisão de tensão nessa conexão que vai reduzir o ganho do estágio, pode estar mal ajustada.
Bacana mi ajudou muito valeu
Muito bom parabéns 👏👏👏
Parabens pela video aula,quero adquirir estes livros,tenho duvida,os livros sao escritos em ingles ou estao traduzidos para o portugues.
Oi Paulo, os livros infelizmente não tem tradução em português, estão em inglês mesmo. São muito bons, principalmente o do Douglas Self, só estão um pouco caros, por causa do Dólar
Muito Bom
E dando continuidade poderia fazer uma aula sobre amplificadores digitais ou chaveados.😀
Com certeza, tá na fila, devo lançar no próximo mês.
Professor, alguma instituição brasileira tem alguma linha de pesquisa relacionada com amplificadores de áudio? Me refiro principalmente aos cursos de doutorado.
Como linha de pesquisa formal, não que eu saiba. Já vi trabalhos de amplificadores aqui na UFMG, na UFSC, UFScar e em alguns outros lugares, mas são trabalhos pontuais.
Boa tarde
Professor impedancia seria um componente com oposição de passagem elétrica, uma dúvida no altofalante a bobina que define a impedanciancia altofalante e no amplificador o que define sua impedancia ? e algum transformador?
A bobina do alto falante define a sua impedância. E sim a impedância é um elemento que se opõe a passagem de corrente, contudo, quando temos sinais alternados, os elementos reativos, como indutores e capacitores produzem esse efeito de oposição, mas uma forma diferente dos resistores, pois não há perdas de energia, apenas o deslocamento da fase do sinal em relação à tensão aplicada
@@EltGeral o que limita a impedancia de amplifocador seria transistor?
@@lucasjosel4802 limita não, define. Os transistores, componentes passivos e a realimentação
@@EltGeral os transistores define a impedancia então dos amplificadores?
@@lucasjosel4802 não só, mas também os elementos passivos e a realimentação.
Bom video !
Que bom os vídeo muito bom
Professor gosto de audio tbm, mt bom seu vídeo. uma curiosidade não sei se vc já ouviu falar amplificador macintoch , sabia me dizer se ele tem as mesma característica igual amplificadores que citou no vídeo?
Pelo o que pesquisei, esse amplificador é valvulado. Eu tenho pouco conhecimento das estruturas de valvulados, mas a filosofia de amplificação deve ser semelhante, só a estrutura dos circuitos que deve ser diferente
@@EltGeral a saida potencia ea mesma ou pre amplificação?
@@lucasjosel4802 o circuito valvulado é diferente, porque não usa transistor, mas sim válvulas. Normalmente os circuitos valvulados usam um transformador para acoplar o alto-falante no amplificador, mas a ideia de classe é a mesma, só a estrutura do circuito de potência que é diferente
@@EltGeral entendi. Vou fazer curso gratuito de audio gostei mt . Professor realimentação vi vc falando seu vídeo, tem sempre fazer? Com ele diminuio ruido diatorcao e isso?
@@lucasjosel4802 resumindo, na realimentação existe um fator que a gente chama de quantidade de realimentação ou fator de realimentação que é 1+AB, onde A é o ganho em malha aberta do amplificador e B é o ganho da malha de realimentação. Como o A de um amplificador normalmente é muito grande, o fator tende a ser grande também. Esse fator afeta a maioria dos parâmetros de um amplificador, no caso da distorção e de algumas fontes de ruído, esse fator vem para reduzir a magnitude desses elementos. Então a distorção de um amplificador em malha fechada vai ser (1+AB) vezes menor do que a distorção do mesmo amplificador em malha aberta
Professor boa noite, estou querendo fazer um pedal fuzzface de guitarra esse pedal transforma onda senoidal, em triangular. Como faço transformar onda triangular com capacitor e transistor??
Gerar onda triangular de uma senoide não tem como fazer de forma simples, com transistor e capacitor aí que não tem jeito mesmo. O fuzzface, pelo o que entendi não faz esta conversão, ele é um destorcedor, um amplificador com altíssimo ganho para permitir a saturação do sinal de saida. Tem um site que faz análises desses circuitos de guitarra: www.electrosmash.com/fuzz-face
@@EltGeral entendi, baixei projeto na Internet fuzzface, ele tem 2 transistor , o 2 transistor realimenta a base do 1 . Isso seria pq?
@@lucasjosel4802 isso é um tipo de realimentação de amplificadores, ele faz uma realimentação chamada de paralelo-série ou seja o circuito é um amplificador de corrente, mas o elemento que sente a corrente na saída do circuito é um potenciometro com um capacitor isso faz com que o ganho em malha fechada seja controlável e variável com a frequência.
@@6stringscafe783 entendi, mais como funciona circuito fuzzface?
@@lucasjosel4802 o link que eu te mandei na primeira resposta faz uma analise detalhada do fuzz face. Ele é basicamente um amplificador com alto ganho, baixa impedância de entrada e alta impedância de saída. Vc pode a partir do pot de realimentação controlar a quantidade de realimentação, então vc pode por pouco ganho ou muito ganho na realimentação. O efeito sentido é que quanto maior o ganho mais o circuito satura e mais distorção vai ser sentida. Como tem um capacitor shunt na realimentação, à medida que a frequência aumenta, menos realimentação vai ter e menos distorção nas altas frequências. Ele foi feito pra ser o primeiro pedal no board de efeitos, pois ele carrega os captadores da guitarra, se vc colocar ele depois de um pedal a baixa impedância vai atrapalhar a cadeia de som. Pelo o que o artigo fala, a montagem tb é bem chata, pois as impedância de trilhas e da própria bateria podem afetar bem o ganho.
É possível conectar o som 2.1 (2 - módulos) - ZK-TB22 - que separadamente funcionam bem, ->> pela função T W S que vem com eles?
Eles então tocariam ao mesmo tempo - a mesma música?
O que é o codec T W S que vem com ele?
Grato pela atenção.
RUclips NÃO, - POR FAVOR.
Não saberia te dizer, eu não conheço esse produto.
Ok!
Professor, sou carioca, tenho 39 anos, trabalho com manutenção em equipamentos eletrônicos. Sou formado em engenharia elétrica e tenho 2 artigos publicados na área de engenharia eletrônica. Eu nunca fiz iniciação científica e nem monitoria, porém possuo um bom histórico escolar. Como se qualificar melhor para tentar ingressar em algum programa de mestrado na área de eletrônica(engenharia elétrica)? Sou apaixonado pela área acadêmica.
Oi João, isso vai depender do programa de pós que vc está mirando. Cada programa tem uma metodologia de seleção. Te dar um exemplo, na UFMG, junto do histórico escolar nós avaliamos também disciplinas de pós graduação (inclusive cursadas de forma isolada), assim, se vc quiser melhorar a sua pontuação, vc poderia publicar artigos e/ou fazer disciplinas isoladas e tirar boas notas nelas.
Obrigado pela aula. Professor que software é usado pra projeto de amplificadores?
Valeu. Cara, o procedimento de projeto passa primeiro pela simulação do circuito. Nesta etapa, existem muitos softwares que podem ser utilizados e eu não sei te dizer qual que os fabricantes tem usado ou se existe um preferido por eles, mas para projetos em eletrônica analógica em geral o software mais usado é o PSpice (Orcad Cadence), seguido do LTSpice (que é gratuito). Eu já usei um chamado B2 Spice, que era interessante, porque permitia ver a evolução de alguns harmônicos interessantes, aí avaliar graficamente o desempenho da distorção, mas isso é firula.
Eu, particularmente, quando faço projetos de eletrônica analógica (trabalho profissionalmente só com eletrônica de potência), uso o LTSpice. Para projeto de placas, por outro lado, o profissional é o Altium (que eu não sei usar :)), mas eu tenho usado o EasyEDA, que é online e gratuito.
Boa Tarde, Prof Thiago. Tenho um Amplificador NOVIK NEO 2500, em que possui Três Estágios de SENSIBILIDADE :. 0,77 Volt. 26dB. 1,5 Volt. ---. Qual Seria a Sensibilidade Correta a ser usada num sistema de som. 2 Caixas 8 ohms ( 1 por canal). Necessito muito matar está Dúvida. Continua abaixo
Oi essa sensibilidade tem a ver com o sinal de entrada e não coma estrutura sa saída. Normalmente os sinais de áudio comunicados entre equipamentos tem esses 3 níveis de amplitude, 0dBu (0,77V), -25dBu (Mic) e +4dBu (1,5V). Neste caso, vc tem que avaliar qual o nível de sensibilidade que o seu equipamento de áudio, anterior ao amplificador entrega, pois essas seleções buscam fazer com que a amplitude do sinal, na entrada do circuito amplificador, seja sempre a mesma. Eu dei uma olhada na mesa que vc mencionou, eu vi que a saída XLR dela tem nivel de 0dBu, quando o slide está em 0dB. Não ficou claro pra mim se o slide pode subir de 0dB, ou se esse é o máximo, se ele pode ser superior a 0dB, imagino que a configuração ideal do seu amplificador seja de +4dBu (1,5V), caso contrário, se o limite superior for os 0dB, aí, o ideal é configurar em 0dBu (0,77V)
Caro mestre por favor faça um vídeo sobre amplificadores classe D
Farei, com certeza, mas tem uns vídeos programados na frente. Fica ligado que sai mês que vem
@@EltGeral b beleza, fico aguardando
Existem muitos canais bons de eletrônico no RUclips,mas confesso que nenhum deles tem tanta informação útil em um só vídeo
Valeu demais
Professor para que serve esses resistor maiores no som, tipo de potencia, quando é usado ?
Os resistores que colocamos no estágio de saída do amplificador são resistores de potência e são naturalmente maiores do que aqueles usados em eletrônica de baixo sinal. A função dele pode ser de sensoramento de corrente ou para compor o filtro zobel de saída.
@@EltGeral interessante, então toda saida amplificador vou encontrar resistor de potencia?
Só para mim entender , esse sensoramento é parar barrar corrente e estaliza lá? E esse filtro serve para cortar alguma frequência?
@@lucasjosel4802 na saída dos amplificadores de áudio usamos circuitos de proteção contra sobrecorrente, esses usam os resistores shunt (em série com os transistores de saida) para medir a corrente. O filtro zobel serve para amortecer oscilações na saída do amplificador, ele normalmente é construído com um resistor de 10 ohms e um capacitor de 100n, a frequência de corte é muito alta na faixa dos MHz,
@@lucasjosel4802 bem provavelmente
Ola amigo muito bom seu trabalho parabéns, mais eu gostei do seu canal, sou iniciante na eletrônica mas vou comprar os livros que você falou pode me ajudar a onde comprar estes livros mim mandando o link pôr favor. Um abraço Deus abençoe.
Cara os livros que comento no vídeo são esses aqui. Mas por causa do Dólar, estão bem salgados:
Bob Cordell (Designing Audio Power Amplifiers) - amzn.to/3f8wLrh
Douglas Self (Audio Power Amplifier Design) - amzn.to/3eEvt8G
Randy Slone (High-Power Audio Amplifier Construction Manual) - amzn.to/3xW0sV8
@@EltGeral valeu amigo tá salgado mesmo mas vou da um jeito de comprar obrigado por me ajudar. Um abraço Deus abençoe
@@josefernando8678 blz amigo, boa sorte na pesquisa.
vc indica um curso de eletronica, voltado para amplificadores? Ead
Fala Gilson, eu não conheço pessoalmente para falar se é bom ou ruim. Tem um do WrKits que talvez valha a pena conferir
Eu quero
@@RobertoMarcondesgomesMar-wt2py quer o quê, meu querido?
Professor, algum livro nacional de qualidade nessa área?
Cara, nacional num tem não. Tem um livro que fala muito raso sobre amplificadores que é o " Amplificadores de Áudio" do Rosalfonso Bortoni.
Bom dia Thiago, Parbéns, suas explicações sao exelentes, estou procurando curso, para manutenção em amplificadores classe D, porem assisti seu video sobre o classe D ja vi coisas que ate entao nao sabia. Gostaria de saber se vc oferece um curso sobre classe D ou um curso de amplificadores que tenha enfase em classe D para me indicar seria muito grato.
encontrei um curso seu sobre amplificadores nao entendi pelo que pude ver é gratuito, vou começar hj a assistir, nao entenda como critica mais sim como sugestao, gostei muito da sua didatica se o curso alem da parte teorica que é muito importante seria de grande valor um conteudo pratico para que tenhamos um perspectiva diferente que foi abordado na teoria. Como disse o sua forma de abordar e o conhecimento aprofundado é explicitamente visto durante o video. desde ja agradeço.
Oi Leonardo, eu infelizmente não tenho um curso sobre classe d. Até estava querendo fazer uma série ou e-book sobre o assunto, eu só estou com muita restrição de tempo para produzir isso no momento, com a volta das aulas na universidade no pós-covid. Eu não conheço um curso que seja muito bom sobre classe d, normalmente o pessoal aborda essa tecnologia de forma muito superficial.
Sobre o curso de amplificadores, ele na verdade é uma disciplina teórica que dou na ufmg, depois eu tenho uma aula de laboratório, mais hands-on, mas que a parte de montagem eu não tenho em vídeo, pois cada dupla monta um amplificador diferente. Tem um ex-aluno nosso que fez uma série de videos sobre esse lab e deixou no youtube, vou ver se encontro e te encaminho
Acabou que o passo-a-passo da montagem, ele não chegou a mostrar, mas o desenvolvimento está nesta playlist: ruclips.net/p/PLKXpvGoecVo995eegNSVrCX2nnYtSrm8n
Fala sobre amplificador classe D
ruclips.net/video/EGzg2MM-ss4/видео.html
o curso ainda está funcionando
Ele fica aberto continuamente
eltgeral.com.br/curso/a-tecnologia-por-tras-dos-amplificadores-de-potencia/aulas/revisao-de-amplificadores-transistorizados/
Olá bom dia mestre vc poderia me ajudar tenho um esquema de amplificador crown ele bem complexo vc tem um e-mail ou outra de rede social para enviar e vc analisalo tem como????
Me manda no eltgeral13@gmail.com
Quero aprender como funciona
Dá uma conferida no curso eltgeral.com.br/circuitos-eletronicos-analogicos/
As vezes eu fico pensando nas coisas que a internet proporciona. Eu nunca que acharia alguem com teu currículo pra explicar topicos técnico , salvo como aluno ouvinte em alguma instituição de ensino superior. Alem de gente bem graduada nos mais diversos campos com canais no RUclips a internet ainda tem o xvideo.
Mano Eu tenho uma amplificador de 100 da NCA que tá tocando bem baixinho. Vc sabe o que pode ser o problema?!?!
Cara, difícil saber assim. Se ele estava funcionando bem antes, uma possibilidade é algum dos transistores do estágio de potênciater queimado (normalmente com 100w vc tem transistores em.paralelo) e a proteção de sobrecarga estar reduzindo a tensão de saída., outra é mal contato mesmo
Cara vc manja mto né acho q vc ja deve ter ouvido falar dessa nova classe de amplificador classe T,S, I e R se vc poder fazer um video explicando sobre essas né
Cara, essas classes S, I e R eu não conheço, mas viu dar uma olhada. Muitis fabricantes inventam nomenclaturas de classes de amplificação, que na prática não são nada novo, por exemplo, a classe T não é uma classe nova, é só um classe d com saída triway
@@EltGeral ah entendi sou novo na área me formei a pouco tempo
@@alexvieira2600 mas é importante eu ouvir esses nomes, porque como professor é pesquisador a gente tem muito pouco contato com classificações e nomes de mercado, ficamos mais focados em textos técnicos...então tem coisas que às vezes não ouvimos falar, mas é por causa do nome usado
Esse último nunca tinha visto não
Esse qual?
@@EltGeral de 4 transistor na saída
@@electronicssolutios8335 com driver? É muito comum
Depois de chamar o classe D de digital ainda teve coragem de duvidar dos Hi - Fi 😂😂😂
Esses são os professores dessa geração.
Não consegui acessar o curso. Aparece matriculado, mas as aulas não estão acessíveis.
Olá Roberto, estranho, eu me matriculei com um outro e-mail pra ver se tinha algum link com problema, mas não verifiquei um erro. A inscrição tem duas etapas: primeiro cria seu registro no site e depois de logado vc se matricula no curso. Se der tudo certo nesse registro, você conseguirá acessar essa página aqui:
cursos.eltgeral.com.br/cursos/tecnologia-amplificadores-potencia/aula/visao-geral-do-curso/
Fazer o curso
Claro, criei um site com os cursos organizados. Só tem que se inscrever, mas não tem custo. cursos.eltgeral.com.br/cursos/tecnologia-amplificadores-potencia/