o melhor video sobre o assunto q vi ate agr. os outros tds pareciam q as pessoas estavam apenas lendo coisa ja vi em sites na internt. esse video n, é completo tem conteúdo mais completo e melhor abordado. vídeo muito bom.
Dr Adnet, muito obrigada pelos seus vídeos. Estou fazendo curso de psicoterapia na Alemanha, e tenho que aprender o CID-10 de cabo a rabo, mas em alemão é um verdadeiro desafio, então seus vídeos estão me ajudando a entender os detalhes do meu curso. Muito obrigada mesmo por compartilhar seus conhecimentos e ainda fazer as diferenciações necessárias.
Obrigada, Adnet. Seu canal é extremamente útil. Estou convivendo com uma pessoa que apresenta esses sintomas mencionados pelo Sr. Os exemplos de comportamentos típicos que o sr. cita nos ajudam muito a aprender.
Gostaria de agradecer pela transcrição abaixo do vídeo. Tenho anotado muito suas explicações e a transcrição facilita, Porque sou leiga, mas venho de família com muitos transtornos psiquiátricos e estudo sozinha para entender.
Ninguém nunca me entendeu ou soube lidar comigo durante a infância e sempre fui marginalizada com esse CID porque perco a paciência fácil e acredito em viagem ao passado.
Dr.Sinceramente eu gosto muito como o sr,explica.Estou no meu ultimo ano de psicologia estudio aquí no Paraguay moro aqui faz muito anos e soy do Río de Janeiro de Realengo. TE mando un ABRAZO.Discupa por o portugués.
MUITO BOA EXPLICAÇÃO DOUTOR. MUITAS VEZES TEMOS A TENDÊNCIA DE NÃO ENXERGAR ESSES COMPORTAMENTOS E MUITAS VEZES CONFUNDIR AS REAÇÕES DO TRANSTORNO ESQUIZOTÍPICO DA PERSONALIDADE INDEVIDAMENTE, CRIANDO UM LAUDO NADA POSITIVO, EM RELAÇÃO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO. OBRIGADO.
Estava procurando esse vídeo, já tinha visto outros, mas gosto da sua explicação Dr. Eu acredito que estava lidando com uma pessoa que tem essa doença, porque eu realmente não achava nada que definisse ele em outras doenças, ele não era esquizofrênico apesar de as vezes falar sozinho, porque ele sempre se expressa muito bem e lida bem socialmente com pessoas novas, eu achava por muito tempo que era narcisismo, mas existe uma diferença entre você ser apaixonado por si mesmo ou tentar se aproveitar dos outros e de você estar preso a sua própria mente, ou as suas ideias e por isso acabar não enxergando o outro acho que varia muito mesmo porque essa pessoa tem uma tendência a se vestir diferente, usa sempre chapéus grandes, não aceita ser contrariado, tem tendência a acreditar em teorias da conspiração e acha que as pessoas podem tentar espionar a vida dele, algumas vezes usa nomes falsos, não toma nenhum tipo de remédio farmacêutico porque acha que vai matar ele aos poucos apesar disso tudo parecer um tipo de esquizofrenia, eu não via ele sair completamente da realidade, só viver ela de uma maneira excêntrica, não preciso nem falar que ele é solteiro e tem problemas para se relacionar. Ele é cristão, queria muito ajudar ele e esse vídeo me fez entender que seria bom ele ir em um psiquiatra e fazer uma psicoterapia.
Fui diagnosticada com esse transtorno e estou pesquisando melhor sobre.. bem que o Dr disse que os sintomas variam, pois os meus são diferentes dos sintomas citados no vídeo. Muito obrigada por explicar sobre
Bacana o vídeo, conteudo muito completo. Uma duvida, no final vc diz sobre pleitear com o INSS, apesar de não estar previsto esse CID, é possivel realmente?
A Paz abençoado que está lendo Uhuuuuuu Deus me curou do toc aleluia 💖 me libertou do transtorno esquizotípico E me fez uma pessoa melhor Deus transforma vidas louvado seja O SENHOR
Eu mesmo, Eduardo Adnet, fui curado por Deus de uma doença crônica. Foi um milagre literal. Sobrenatural divino. Como está escrito: "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente!" Hebreus 13
No Transtorno Esquizotípico, podem estar presentes: Anomalias do pensamento e dos afetos (podendo ser semelhantes àquelas da Esquizofrenia), ideação (ideias) paranoides, transtornos do curso do pensamento, perturbações das percepções, alucinações auditivas, dentre outros. Não é Esquizofrenia! Mas pode ser incapacitante. E é incapacitante em diversas situações.
Olá Doutor, esse transtorno pode trazer delírios persecutorios e ou alucinações breves ? E como agir quando o paciente é totalmente contrário ao tratamento médico ? Muito obrigado.
Então eu sou esquizotipico. Eu rio do que eu falo, rio do meu próprio pensamento 🤣🤣🤣 mas depois de um tempo já não sinto tanta vontade de sorrir, as vezes tenho que fingir que gostei da piada ou do assunto
Oi Boa tarde meu filho tem cd10 f21 gostaria ajuda Eli mais as vezes mim sinto perdida principalmente quando Eli fica fermento e fica com a boca cheia de saliva quando vai Comer fica babado muito como posso tirá isso deli
Eu fui diagnosticado como esquisotipico tomo risperidona clonazepam e lítio todos um a noite. Mesmo assim ainda tenho muita anciedade social Várias vezes tenho uma espécie de pânico , más é meio psicótico e delirante ,no entanto eu sei oque acontece Depois de uns 40 minutos passa É normal ter tanta anciedade?
Bom dia dr. O transtorno esquizotipico pode estar associado ao autismo.tenho um filho de 4 autista mas as vezes acho ele estranho pego ele olhando pro nada como se estivesse vendo alguma coisa e uma vez que ele acordou ele me mostrou alguem ao lado da cama dele ,mais so ele via .me tira essa duvida
Eu não sou médico, mas pelo que fiquei sabendo de vários autistas, através de grupos de pessoas autistas no Facebook, é que muitos deles também sofreram alucinações, sobretudo na infância, mesmo sem ter, pelo menos diagnosticado, nenhum outro transtorno. Essas alucinações, parecem estar relacionadas ao stress intenso persistente, principalmente por causa da sensibilidade sensorial do autista, ansiedade excessiva, dificuldade no sono, e parece que até sensibilidade à certos alimentos (o cérebro tem uma relação muito íntima com intestino). E realmente, acho que qualquer pessoa, submetida a stress intenso por um longo período, pode vir sofrer alucinações momentâneas. Isso associado a imaginação da criança, cria uma combinação perfeita. Mas acho que nada impede também de um autista ter outros transtornos, aliás, no grupo mesmo, percebo que existe um numero considerável de autistas com esquizofrenia.
Como vc foi diagnosticado? Por que vc procurou tratamento mental na época? Pode ser que vc realmente não seja esquizotípico, mas que por alguma razão o médico precisaria te dar o diagnóstico para algum tratamento/benefício.
Dr como vc é também nutrologo gostaria de saber se o horário para tomar os minerais tomo de manhã em jejum lugol e selênio?está errado depois do cafe tomo vt k2 d3 calcio de para e magnésio de malária depois do almoço ômega 3 e vitamina c ?
Farei, em breve, se Deus quiser, um vídeo sobre Oligoelementos. Sobre o que você toma, antes de qualquer indicação, seja de Vitaminas, Minerais, Oligoelementos, ou de qualquer outro componente essencial à alimentação e nutrição, o Nutrólogo necessita conhecer o Perfil Metabólico e Nutricional de cada paciente. Esta é a maneira correta de buscar o equilíbrio nutricional de cada pessoa. O assunto é bastante extenso! Converse com seu médico a respeito. E, preferencialmente, pelo seu relato, busque um Especialista! Grato pela participação!
Ruminação Esquizotipica: Especulação: É provável que é um defeito de envio de memórias para o hipocampo.E a informação fica circulando procurando se tornar uma memória permanente!
Prezado Pierri, que bom que você mesmo já categorizou sua pergunta como "especulação", pois na realidade não é isso o que acontece. Mas, tem mesmo que perguntar! Estou aqui para responder, sem tecer críticas ou desmerecer ninguém. Mas valeu pela participação Pierri! Seja sempre bem-vindo no Canal!
Eu fui ao psiquiatra inicialmente para tratar meu desconforto social e paranoia e acabei sendo diagnosticado com transtorno esquizotípico. Na primeira consulta, eu não contei as minhas crenças e hábitos porque sabia que eram estranhos, aí o médico receitou só terapia, sertralina e rivotril. Mas na segunda consulta, eu tive coragem e contei todos os meus pensamentos, e então me receitaram antipsicótico. Eu senti que meu desconforto social e paranoias foram diminuidos mais pelo antipsicótico do que com o rivotril, mas eu continuo com meus hábitos "mágicos" e continuo acreditando neles. O meu hábito mágico de certa forma faz bem para mim, me ajuda a relaxar e me dá "intuição" (informações não-verbais) de certos de eventos e aspectos da realidade. Inclusive eu tenho a teoria de que esses hábitos magicos por me darem muitos benefícios e informações de outros planos, ele sobrecarrega o cérebro e tem como efeito colateral esse desconforto social. A única pessoa que sabe do meu hábito mágico é o meu psiquiatra, e ainda por cima contei muitos poucos detalhes a ele. Tenho medo de perder conexão com o outro plano se eu contar para as pessoas TODOS os detalhes do meu hábito. Os detalhes e regras que tenho que seguir para ter acesso ao outro plano são coisas que somente eu devo saber, já que eu nem sei ao certo como consegui acesso ao outro plano. Eu não tenho esses problemas de me vestir mal e nem de ficar repetindo a mesma palavra. Até já consegui emprego algumas vezes, faço faculdade etc. Se o paciente continua os hábitos mágicos, mas consegue tratar o desconforto social e as paranoias, isso é bom, certo? Eu continuo funcional e sei separar bem o que são meus hábitos mágicos e o que as pessoas entendem como real. A única coisa que me incomodava mesmo era o desconforto e pensamentos paranóicos que eu não conseguia ter controle.
Dotor gostaria de saber se tem exame como referência magnético e raio tomografia se da para descubri doenca mentais como sescresofenia , e doenca do toc e otras doença mentais
Dr porfavor mim responda tomo bup e fluoxetina tudo juntos demanha e de noite tenho depresao recorente severa porque so tive mania 2vesez na vida quando eu sai na rua pedindo voto pra vereador e depois achando que tinha super poderes espiritual so foi esses caso e numca mas tive na vida so tenho depresao tomava bup e mim recuperaava bem rapido mas agora passo 2 meses com depresao severa sem energia pra nada nem pra trabalha por isso to passando um perenge danado na minha casa dobrei o bup e a floxetina como o psiquiatra mandou mas mesmo assim nao deu certo a crise nao vai embora na tenho animo energia pra nada o que faço DR ?
Olá Porto Tx! Gostaria de poder lhe ajudar, mas por aqui não é possível. O Conselho Federal de Medicina não nos permite recomendar tratamentos ou condutas terapêuticas a pessoas que nunca avaliamos presencialmente. O que posso lhe sugerir é que busque a opinião de outro Psiquiatra. Não há nada de errado em buscar uma segunda opinião técnica. Desejo-lhe sinceras melhoras!
Eu tenho um pensamento de que estou sendo observado, mas eu tenho consciência de que não estou sendo, portanto isso não é delírio, é pensamento intrusivo, esse pensamento intrusivo que martela o tempo inteiro é o mesmo que esse pensamento ruminante? Eu achava que fosse TOC.
No Delírio, há uma crença (ou convicção) absolutamente firme e inflexível. Não é possível, por exemplo, convencer uma pessoa que delira que o que ela está experimentando trata-se de um Delírio. No Pensamento Obsessivo, o pensamento além de ser intrusivo e persistente, é indesejável, incômodo, desconfortável e é reconhecido pelo indivíduo como sendo um pensamento absurdo. O Pensamento Obsessivo é involuntário, pode ser completamente ilógico e irreal. Diferentemente do Delírio, a pessoa tem consciência do Pensamento Obsessivo, podendo estar, em muitos casos, em uma situação de impotência diante do Pensamento Obsessivo. Não consegue interromper as intrusões incômodas. É o que ocorre no Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), por exemplo.
@@DrEduardoAdnet Eu gostaria de saber se esse pensamento intrusivo pode ser característico da esquizotipia. Porque me parece que ele se relaciona com a fobia social, quando eu me sinto observado me sinto obviamente avaliado.
@@DrEduardoAdnet muito obrigada pela grande exposição. Isto nos ajuda muito. Alivia a sensação de inadequacao. Jesus te retribua muitíssimo p continuar a fazer esta caridade, q sei q dá muito trabalho. Obrigada mais uma vez.
Exatamente o que eu passo. Quando eu penso em alguém me observando, me comporto de uma determinada maneira, mesmo sabendo que aquilo é irreal. Sinto-me sendo avaliada, mesmo sabendo que não existe ninguém pra me avaliar. Eu tenho ansiedade social, e outros sintomas da esquizotipia.
Muito pouco sabe a Medicina sobre a Etiopatogenia (causa) dos transtornos do território psicótico: Esquizofrenias, Transtornos Esquizoafetivos, Transtorno Psicótico agudo do tipo Esquizofrênico (Schizophrenia-like), dentre outros. Há, contudo, um já conhecido e importante componente familiar (hereditário) envolvido na causa desses transtornos. Embora os tratamentos tenham evoluído bastante nos últimos anos, muita coisa permanece obscura sobre as reais causas desses transtornos, lamentavelmente. Grato por suas participações no Canal, Alexandre! Tenho notado! 👍
+@@DrEduardoAdnet O meu foi genético mesmo, na família do meu pai tem um histórico dessas doenças 1 tio é um primo meu que mora no interior tem esquizofrenia,tinha 1 outra tia minha que tinha más faleceu muito nova de câncer no figado com 47 anos.
Boa noite! O Sr. Pode falar nos chamados mind pops ou estalos mentais? Quando você está fazendo atividades habituais que não requer muito esforço mental, como escovar os dentes ou lavar a louça por exemplo, e do nada, palavras súbitas que não tem nada a ver com a situação vem na sua mente. Vou dá um exemplo: você lavando a louça e do nada surge a palavra "orangotango" na mente, ou então quando estiver amarrando os cadarços e vem a palavra "Acapulco". Vi que é mais comum e frequente em quem é portador de esquizofrenia. Dr. Se uma pessoa os apresenta frequente e não tem diagnóstico de esquizofrenia, ela tem mais predisposição a desenvolver esquizofrenia ou alguma outra psicose?
Oi Matheus! Os Mind-Pops (que você já definiu brilhantemente) podem ocorrer em pessoas absolutamente sadias mentalmente. Os estudos demonstram que pacientes Esquizofrênicos tendem a se assustar, ou a se alarmar (podem ficar amedrontados) com estes pensamentos, ou frases, intrusivos. Muitos estudos já foram conduzidos a esse respeito buscando associar os Mind-Pops à Esquizofrenia. Estes estudos começaram na década de 1990, mas até hoje nada pôde mostrar-se conclusivo. Aliás, muitas hipóteses já foram levantadas para tentar explicar esse fenômeno psíquico. E algumas dessas hipóteses (e estudos também) são muito diferentes entre si. O que posso lhe dizer é que a simples presença de episódios de Mind-Pops em uma pessoa *não vai levá-la a desenvolver* a Esquizofrenia!
Bom dia Dr ! Gostaria de fazer uma consulta com um Dr como o senhor pq os daqui da cidade só sabem encher de remédio é isso que o senhor faz é muito bom conversa explica analizar o que está acontecendo com o paciente !Parabéns 🙏🙌
Olá Maria Conceicao! Será uma satisfação buscar poder lhe ajudar. Não sei onde é sua cidade. Meu Consultório fica no Rio de Janeiro, em Copacabana. Vá na descrição do vídeo e acesse qualquer um dos meus sites e você poderá obter mais informações. Fico muito contente que você tenha gostado do vídeo! É para esclarecer e ajudar mesmo! Deus te abençoe Maria Conceicao!
Uma pessoa que sempre foi cética do tipo agnóstico-ateísta (que nunca acreditou em nenhuma divindade e misticismo) e nunca teve pensamentos mágicos ou algo assim pode ser esquizotípica?
Olá Cinthia! Por mais que eu tenha me esforçado, não compreendi a relação que você pretendeu estabelecer em sua pergunta. Ficou parecido com uma pergunta do tipo: "Alguém que nunca ouviu rádio pode ter uma unha encravada?".
@@DrEduardoAdnet Isso respondeu minha questão. É que sempre que eu ouvi falar sobre o transtorno, associavam-no com crenças bizarras e sobrenaturais, como telepatia.
@@DrEduardoAdnet eu entendi o que ela perguntou doutor. Ela perguntou se uma pessoa ateu e que nunca teve delírios pode ser uma pessoa que tem o transtorno esquisotipico de personalidade.
@@CristtianoZoliAmomuito Meu médico fez uma suposição de eu possuir transtorno esquizotipico, mas eu nem acredito tanto em religião, nem nada do tipo, mas eu meio que me isolo bastante e sou desleixado na aparência, poderia ser esquizotipico, mesmo não acreditando em crenças bizarras e nada de religião, sendo quase 100% ateu e lógico?
Desculpe i transtorno esquizotipico não é uma doença e sim um transtorno de personalidade. O transtorno borderline é outro transtornos personalidade. Transtorno de Personalidade não é doença, é uma maneira de ser.
Dr. Eduardo, o Sr. Pode falar do uso de antipsicóticos para ansiedade? Que algumas vezes são prescritos. Os antipsicóticos não agem na dopamina (diminuindo-a)? Já nos ansiosos graves, a dopamina também está sendo produzida em excesso?
Olá Matheus! Os Antipsicóticos são também chamados de Antagonistas de Receptores Dopaminérgicos e "reduzem a Dopamina" como você bem disse. Há medicamentos utilizados para Transtornos Ansiosos que fazem o oposto: São os Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina, Norepinefrina e Dopamina. O estado Neurofisiopatológico envolvendo a Dopamina em pacientes portadores de Transtornos Psicóticos difere bastante do que acontece com os Neurotransmissores nos Transtornos de Ansiedade. Resumindo: Antipsicóticos *não são* medicamentos de primeira linha para o tratamento de Transtornos Ansiosos. Salvo algumas exceções muito específicas e de caráter bem técnico.
Dr Eduardo Adnet mais uma vez muito obrigado, Dr. Eduardo! Então, em pacientes ansiosos, dopamina, serotonina e norepinefrina estão sendo pouco produzidos? E o que o Sr. Acha da prescrição de neurolépticos para transtornos ansiosos?
Oi Matheus! Nem Depressão ou Ansiedade são causadas por *deficiência na produção* de Neurotransmissores (Serotonina, Norepinefrina, etc.). O real mecanismo da Inibição da Recaptação de Serotonina, por exemplo, é muito menos conhecido do que se pensa. O que se tem como certeza é que os Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS) funcionam, e muito bem. Sobre os Neurolépticos (Antipsicóticos) para Transtornos Ansiosos, esta não é uma indicação formal. O efeito dos Antipsicóticos sobre os Transtornos Ansiosos é bem próximo do Ineficaz!
Transtornos da Personalidade são modos que a Psiquiatria tem de classificar tipos ou jeitos de ser diferentes e extremos. Mas as definições ainda são muito precárias. Quando muito exuberantes ou perturbadores, são incluídos na CID como doença. Mas apenas alguns deles. Diversos outros modos de ser distorcidos e perturbados ainda não estão incluídos na CID.
Você tem o Espírito Santo ? Se não tiver,busque Jesus. Você vai adquirir quando viver em Espírito,.um dom que a bíblia chama de discernimento espiritual. O endemoniado,age com certa lógica,meu ex noivo por exemplo,ficava fungando e rindo quando estava endemoniado.,ele olhava pra mim com ódio,o rosto era transtornado,eu não sei como explicar com palavras, você vai saber! Para ter o Espírito Santo,basta aceitar Jesus,entender o que é isso lendo a bíblia,se batizar nas águas e daí por diante,nunca mais parar de ler a bíblia.,pois nela Jesus vai te conduzindo no caminho Dele. Quanto mais você conhecer,melhor. Eu sou doente também,tenho personalidade borderline. E só consigo controlar,pelo poder do Espírito Santo, é impossível de outra forma. Leia a sua Bíblia na ordem,comece do novo testamento. Você vai saber identificar quando é doença,ou quando é demônio. O diabo vai fugir de você quando se sujeitar a Deus,Jesus. Ele mesmo não vai aguentar mais ficar no seu familiar se você tiver Jesus,vai ser insuportável pra ele.
Meu amigo portador disse que toma 3 remédios (olanzapina, rivotril e sertralina). Ele tá obcecado por uma garota que é amiga dele mas ela não o corresponde. Ele diz que sofre de impotência sexual devido aos remédios que toma e ter complexo de rejeição. O que fazer para ajudar uma pessoa assim?
@@DrEduardoAdnet Obrigado, ao assistir seu vídeo eu entendi porque ele sempre repete as mesmas histórias quando vem conversar comigo. Ele tem 40 anos e é formado em história e teologia mas ainda não conseguiu colocação profissional. Ele só mora com a mãe mas ela é negligente com ele. O pai faleceu há muitos anos. Tem poucos amigos. Fico triste pela situação dele.
Se a doença Esquizotipica é algo leve, espéculo que este deveria tomar ácidos graxos tipo Omega 3, para que a capa de gordura do cérebro engrossem e não dê pequenos curtos circuitos..
Olá Pierri! A utilização do Ômega 3 como auxiliar no tratamento do Transtorno Esquizotípico (ou na Esquizofrenia) é completamente inútil! Grato pela participação!
✔🔥SUPLEMENTOS E VITAMINAS COM CREDIBILIDADE 👉 tinyurl.com/4h4xuxh2
o melhor video sobre o assunto q vi ate agr. os outros tds pareciam q as pessoas estavam apenas lendo coisa ja vi em sites na internt. esse video n, é completo tem conteúdo mais completo e melhor abordado. vídeo muito bom.
Exatamente isso
Dr Adnet, muito obrigada pelos seus vídeos. Estou fazendo curso de psicoterapia na Alemanha, e tenho que aprender o CID-10 de cabo a rabo, mas em alemão é um verdadeiro desafio, então seus vídeos estão me ajudando a entender os detalhes do meu curso. Muito obrigada mesmo por compartilhar seus conhecimentos e ainda fazer as diferenciações necessárias.
@@liamari3491 olá, provavelmente voce já tenha se formado.
Conta pra gente em que área está atuando ❤️🙏
Obrigada, Adnet. Seu canal é extremamente útil. Estou convivendo com uma pessoa que apresenta esses sintomas mencionados pelo Sr. Os exemplos de comportamentos típicos que o sr. cita nos ajudam muito a aprender.
Gostaria de agradecer pela transcrição abaixo do vídeo. Tenho anotado muito suas explicações e a transcrição facilita, Porque sou leiga, mas venho de família com muitos transtornos psiquiátricos e estudo sozinha para entender.
Obrigada Dr Eduardo.
Esquisofrenia é como. Você ter e não ter alguém que ama é ver todos os dias aquela pessoa amada ir embora aos poucos.
Ninguém nunca me entendeu ou soube lidar comigo durante a infância e sempre fui marginalizada com esse CID porque perco a paciência fácil e acredito em viagem ao passado.
Dr.Sinceramente eu gosto muito como o sr,explica.Estou no meu ultimo ano de psicologia estudio aquí no Paraguay moro aqui faz muito anos e soy do Río de Janeiro de Realengo. TE mando un ABRAZO.Discupa por o portugués.
Bons estudos!
Olá Marcos, provavelmente você já tenha se formado.
Conta pra gente em área está atuando?
O protagonista daquele filme "Táxi Driver" tem essa doença.
não é uma doença, é um transtorno de personalidade.
Nn
MUITO BOA EXPLICAÇÃO DOUTOR. MUITAS VEZES TEMOS A TENDÊNCIA DE NÃO ENXERGAR ESSES COMPORTAMENTOS E MUITAS VEZES CONFUNDIR AS REAÇÕES DO TRANSTORNO ESQUIZOTÍPICO DA PERSONALIDADE INDEVIDAMENTE, CRIANDO UM LAUDO NADA POSITIVO, EM RELAÇÃO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO. OBRIGADO.
Obrigado pela participação e por sua opinião, Raquel! Participe sempre!
Exatamente, eu li artigos e já estava preocupadíssimo, a explicação do doutor me aliviou muito.
São tantos comentários (que bom!) que só li este hoje. Mas, de qualquer modo, grato pelo retorno positivo @Marcos Oliveira !
Eu tenho essas ruminações, mas não achava que era visto como estranho por parte de outras pessoas
Olá, como você está hoje?
Dr venha fazer consulta na bahia presisamos de um profissional desse aqui sou da bahia
Estava procurando esse vídeo, já tinha visto outros, mas gosto da sua explicação Dr. Eu acredito que estava lidando com uma pessoa que tem essa doença, porque eu realmente não achava nada que definisse ele em outras doenças, ele não era esquizofrênico apesar de as vezes falar sozinho, porque ele sempre se expressa muito bem e lida bem socialmente com pessoas novas, eu achava por muito tempo que era narcisismo, mas existe uma diferença entre você ser apaixonado por si mesmo ou tentar se aproveitar dos outros e de você estar preso a sua própria mente, ou as suas ideias e por isso acabar não enxergando o outro acho que varia muito mesmo porque essa pessoa tem uma tendência a se vestir diferente, usa sempre chapéus grandes, não aceita ser contrariado, tem tendência a acreditar em teorias da conspiração e acha que as pessoas podem tentar espionar a vida dele, algumas vezes usa nomes falsos, não toma nenhum tipo de remédio farmacêutico porque acha que vai matar ele aos poucos apesar disso tudo parecer um tipo de esquizofrenia, eu não via ele sair completamente da realidade, só viver ela de uma maneira excêntrica, não preciso nem falar que ele é solteiro e tem problemas para se relacionar. Ele é cristão, queria muito ajudar ele e esse vídeo me fez entender que seria bom ele ir em um psiquiatra e fazer uma psicoterapia.
Fui diagnosticada com esse transtorno e estou pesquisando melhor sobre.. bem que o Dr disse que os sintomas variam, pois os meus são diferentes dos sintomas citados no vídeo. Muito obrigada por explicar sobre
Oi Gabi, como você está hoje ?
Como vc está agora?
Dr Muito obrigado por ter me respondí ja me formei,na area de psicología.
Otimo video muito esclarecedor obrigado Dr.
Eu é que lhe agradeço por você estar sempre ativo e participando no Canal! Abraços!
Gostei do video boas palavras 🤔
Oi Lucilene! Gentileza da sua parte!
Ótimo vídeo 👏
Bacana o vídeo, conteudo muito completo. Uma duvida, no final vc diz sobre pleitear com o INSS, apesar de não estar previsto esse CID, é possivel realmente?
Obrigado pela postagem dr
JOSIAS LIMA DO NASCIMENTO, é uma satisfação ter inscritos no Canal tão participativos! Esse feedback me auxilia bastante! Abraço! 👍
Muito bom o vidios
Que bom que lhe foi de proveito Samuel! O objetivo é este: ajudar e esclarecer! Participe sempre!
A Paz abençoado que está lendo Uhuuuuuu Deus me curou do toc aleluia 💖 me libertou do transtorno esquizotípico
E me fez uma pessoa melhor Deus transforma vidas louvado seja O SENHOR
Eu mesmo, Eduardo Adnet, fui curado por Deus de uma doença crônica. Foi um milagre literal. Sobrenatural divino. Como está escrito: "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente!" Hebreus 13
Quais remédios usam pra esse transtorno ?
Pensei que o inss não concedesse aposentadoria por invalidez para transtornos de personalidade.
10 muito bom ótimo !
Obrigado 👍
Mas qual a razao especifica dessa incapacitaçao dessas pessoas?
No Transtorno Esquizotípico, podem estar presentes: Anomalias do pensamento e dos afetos (podendo ser semelhantes àquelas da Esquizofrenia), ideação (ideias) paranoides, transtornos do curso do pensamento, perturbações das percepções, alucinações auditivas, dentre outros. Não é Esquizofrenia! Mas pode ser incapacitante. E é incapacitante em diversas situações.
Dr. Por favor, poderia falar sobre o trastorno esquizóide. Obrigado.
Olá Ricardo! Sua sugestão foi anotada. Farei assim que for possível. Grato!
Dr Eduardo Adnet, muito obrigado.
Dr. Qual a percentagem desse transtorno na sua experiência que precisa ser curatelada?
Amém
Lembrei do personagem O Coringa, será q ele tinha isso?
N, ele é psicopata mesmo
Coringa apresenta algumas caracteristicas de retraimento e excentricidade mas é personagem violento, sádico e sociopata. Comparação absurda.
Olá Doutor, esse transtorno pode trazer delírios persecutorios e ou alucinações breves ? E como agir quando o paciente é totalmente contrário ao tratamento médico ? Muito obrigado.
Dr esse Cid da direito ao benefício do bpc (loas)
Então eu sou esquizotipico. Eu rio do que eu falo, rio do meu próprio pensamento 🤣🤣🤣 mas depois de um tempo já não sinto tanta vontade de sorrir, as vezes tenho que fingir que gostei da piada ou do assunto
@@CantorAndersonTchuco Estamos igual.
Oi Boa tarde meu filho tem cd10 f21 gostaria ajuda Eli mais as vezes mim sinto perdida principalmente quando Eli fica fermento e fica com a boca cheia de saliva quando vai Comer fica babado muito como posso tirá isso deli
Muito esclarecedor. Nada a ver com o transtorno de personalidade esquizoide...
Eu fui diagnosticado como esquisotipico tomo risperidona clonazepam e lítio todos um a noite.
Mesmo assim ainda tenho muita anciedade social
Várias vezes tenho uma espécie de pânico , más é meio psicótico e delirante ,no entanto eu sei oque acontece
Depois de uns 40 minutos passa
É normal ter tanta anciedade?
Bom dia dr. O transtorno esquizotipico pode estar associado ao autismo.tenho um filho de 4 autista mas as vezes acho ele estranho pego ele olhando pro nada como se estivesse vendo alguma coisa e uma vez que ele acordou ele me mostrou alguem ao lado da cama dele ,mais so ele via .me tira essa duvida
Eu não sou médico, mas pelo que fiquei sabendo de vários autistas, através de grupos de pessoas autistas no Facebook, é que muitos deles também sofreram alucinações, sobretudo na infância, mesmo sem ter, pelo menos diagnosticado, nenhum outro transtorno. Essas alucinações, parecem estar relacionadas ao stress intenso persistente, principalmente por causa da sensibilidade sensorial do autista, ansiedade excessiva, dificuldade no sono, e parece que até sensibilidade à certos alimentos (o cérebro tem uma relação muito íntima com intestino). E realmente, acho que qualquer pessoa, submetida a stress intenso por um longo período, pode vir sofrer alucinações momentâneas. Isso associado a imaginação da criança, cria uma combinação perfeita.
Mas acho que nada impede também de um autista ter outros transtornos, aliás, no grupo mesmo, percebo que existe um numero considerável de autistas com esquizofrenia.
4:17
O Doutor também falou sobre "ruminação do pensamento", que pode até ser confundido por nós pela ecolalia do autismo.
Me vejo sem essa doença me sinto mentalmente normal e perfeito e não apresento esses quadros mas fui diaguinosticado com isso....
Olá daniel! Ouvir uma segunda opinião técnica de um Psiquiatra pode ser uma opção bastante viável.
Como vc foi diagnosticado? Por que vc procurou tratamento mental na época? Pode ser que vc realmente não seja esquizotípico, mas que por alguma razão o médico precisaria te dar o diagnóstico para algum tratamento/benefício.
Dr como vc é também nutrologo gostaria de saber se o horário para tomar os minerais tomo
de manhã em jejum lugol e selênio?está errado depois do cafe tomo vt k2 d3 calcio de para e magnésio de malária depois do almoço ômega 3 e vitamina c ?
Farei, em breve, se Deus quiser, um vídeo sobre Oligoelementos. Sobre o que você toma, antes de qualquer indicação, seja de Vitaminas, Minerais, Oligoelementos, ou de qualquer outro componente essencial à alimentação e nutrição, o Nutrólogo necessita conhecer o Perfil Metabólico e Nutricional de cada paciente. Esta é a maneira correta de buscar o equilíbrio nutricional de cada pessoa. O assunto é bastante extenso! Converse com seu médico a respeito. E, preferencialmente, pelo seu relato, busque um Especialista! Grato pela participação!
Ruminação Esquizotipica: Especulação: É provável que é um defeito de envio de memórias para o hipocampo.E a informação fica circulando procurando se tornar uma memória permanente!
Prezado Pierri, que bom que você mesmo já categorizou sua pergunta como "especulação", pois na realidade não é isso o que acontece. Mas, tem mesmo que perguntar! Estou aqui para responder, sem tecer críticas ou desmerecer ninguém. Mas valeu pela participação Pierri! Seja sempre bem-vindo no Canal!
Não seria ecolalia?
Parece incapacitante mesmo...quem tem isso merece aposentadoria mesmo.
Eu fui ao psiquiatra inicialmente para tratar meu desconforto social e paranoia e acabei sendo diagnosticado com transtorno esquizotípico.
Na primeira consulta, eu não contei as minhas crenças e hábitos porque sabia que eram estranhos, aí o médico receitou só terapia, sertralina e rivotril. Mas na segunda consulta, eu tive coragem e contei todos os meus pensamentos, e então me receitaram antipsicótico. Eu senti que meu desconforto social e paranoias foram diminuidos mais pelo antipsicótico do que com o rivotril, mas eu continuo com meus hábitos "mágicos" e continuo acreditando neles. O meu hábito mágico de certa forma faz bem para mim, me ajuda a relaxar e me dá "intuição" (informações não-verbais) de certos de eventos e aspectos da realidade.
Inclusive eu tenho a teoria de que esses hábitos magicos por me darem muitos benefícios e informações de outros planos, ele sobrecarrega o cérebro e tem como efeito colateral esse desconforto social.
A única pessoa que sabe do meu hábito mágico é o meu psiquiatra, e ainda por cima contei muitos poucos detalhes a ele. Tenho medo de perder conexão com o outro plano se eu contar para as pessoas TODOS os detalhes do meu hábito. Os detalhes e regras que tenho que seguir para ter acesso ao outro plano são coisas que somente eu devo saber, já que eu nem sei ao certo como consegui acesso ao outro plano.
Eu não tenho esses problemas de me vestir mal e nem de ficar repetindo a mesma palavra. Até já consegui emprego algumas vezes, faço faculdade etc.
Se o paciente continua os hábitos mágicos, mas consegue tratar o desconforto social e as paranoias, isso é bom, certo? Eu continuo funcional e sei separar bem o que são meus hábitos mágicos e o que as pessoas entendem como real. A única coisa que me incomodava mesmo era o desconforto e pensamentos paranóicos que eu não conseguia ter controle.
Dotor gostaria de saber se tem exame como referência magnético e raio tomografia se da para descubri doenca mentais como sescresofenia , e doenca do toc e otras doença mentais
Olá caro Nilton! Já fiz um vídeo sobre esse tópico. Está aqui: bit.ly/2Ouo9Oh | Grato por sua participação!
Dr porfavor mim responda tomo bup e fluoxetina tudo juntos demanha e de noite tenho depresao recorente severa porque so tive mania 2vesez na vida quando eu sai na rua pedindo voto pra vereador e depois achando que tinha super poderes espiritual so foi esses caso e numca mas tive na vida so tenho depresao tomava bup e mim recuperaava bem rapido mas agora passo 2 meses com depresao severa sem energia pra nada nem pra trabalha por isso to passando um perenge danado na minha casa dobrei o bup e a floxetina como o psiquiatra mandou mas mesmo assim nao deu certo a crise nao vai embora na tenho animo energia pra nada o que faço DR ?
Olá Porto Tx! Gostaria de poder lhe ajudar, mas por aqui não é possível. O Conselho Federal de Medicina não nos permite recomendar tratamentos ou condutas terapêuticas a pessoas que nunca avaliamos presencialmente. O que posso lhe sugerir é que busque a opinião de outro Psiquiatra. Não há nada de errado em buscar uma segunda opinião técnica. Desejo-lhe sinceras melhoras!
ola dr Eduardo,essa doença da direito a cota de deficiente para trabalho ou loas?
Meu
Eu tenho um pensamento de que estou sendo observado, mas eu tenho consciência de que não estou sendo, portanto isso não é delírio, é pensamento intrusivo, esse pensamento intrusivo que martela o tempo inteiro é o mesmo que esse pensamento ruminante? Eu achava que fosse TOC.
No Delírio, há uma crença (ou convicção) absolutamente firme e inflexível. Não é possível, por exemplo, convencer uma pessoa que delira que o que ela está experimentando trata-se de um Delírio. No Pensamento Obsessivo, o pensamento além de ser intrusivo e persistente, é indesejável, incômodo, desconfortável e é reconhecido pelo indivíduo como sendo um pensamento absurdo. O Pensamento Obsessivo é involuntário, pode ser completamente ilógico e irreal. Diferentemente do Delírio, a pessoa tem consciência do Pensamento Obsessivo, podendo estar, em muitos casos, em uma situação de impotência diante do Pensamento Obsessivo. Não consegue interromper as intrusões incômodas. É o que ocorre no Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), por exemplo.
@@DrEduardoAdnet Eu gostaria de saber se esse pensamento intrusivo pode ser característico da esquizotipia. Porque me parece que ele se relaciona com a fobia social, quando eu me sinto observado me sinto obviamente avaliado.
É exatamente isso que me tem. Eu tenho muitos pensamentos intrusivos e isso é horrível no meu dia a dia.
@@DrEduardoAdnet muito obrigada pela grande exposição. Isto nos ajuda muito. Alivia a sensação de inadequacao. Jesus te retribua muitíssimo p continuar a fazer esta caridade, q sei q dá muito trabalho. Obrigada mais uma vez.
Exatamente o que eu passo. Quando eu penso em alguém me observando, me comporto de uma determinada maneira, mesmo sabendo que aquilo é irreal. Sinto-me sendo avaliada, mesmo sabendo que não existe ninguém pra me avaliar. Eu tenho ansiedade social, e outros sintomas da esquizotipia.
Triste doença
O que causa esse transtorno???Genética/Hereditário?????Traumas????Algum desequilíbrio químico no cérebro?????
Muito pouco sabe a Medicina sobre a Etiopatogenia (causa) dos transtornos do território psicótico: Esquizofrenias, Transtornos Esquizoafetivos, Transtorno Psicótico agudo do tipo Esquizofrênico (Schizophrenia-like), dentre outros. Há, contudo, um já conhecido e importante componente familiar (hereditário) envolvido na causa desses transtornos. Embora os tratamentos tenham evoluído bastante nos últimos anos, muita coisa permanece obscura sobre as reais causas desses transtornos, lamentavelmente. Grato por suas participações no Canal, Alexandre! Tenho notado! 👍
+@@DrEduardoAdnet O meu foi genético mesmo, na família do meu pai tem um histórico dessas doenças 1 tio é um primo meu que mora no interior tem esquizofrenia,tinha 1 outra tia minha que tinha más faleceu muito nova de câncer no figado com 47 anos.
Boa noite! O Sr. Pode falar nos chamados mind pops ou estalos mentais? Quando você está fazendo atividades habituais que não requer muito esforço mental, como escovar os dentes ou lavar a louça por exemplo, e do nada, palavras súbitas que não tem nada a ver com a situação vem na sua mente. Vou dá um exemplo: você lavando a louça e do nada surge a palavra "orangotango" na mente, ou então quando estiver amarrando os cadarços e vem a palavra "Acapulco". Vi que é mais comum e frequente em quem é portador de esquizofrenia. Dr. Se uma pessoa os apresenta frequente e não tem diagnóstico de esquizofrenia, ela tem mais predisposição a desenvolver esquizofrenia ou alguma outra psicose?
Oi Matheus! Os Mind-Pops (que você já definiu brilhantemente) podem ocorrer em pessoas absolutamente sadias mentalmente. Os estudos demonstram que pacientes Esquizofrênicos tendem a se assustar, ou a se alarmar (podem ficar amedrontados) com estes pensamentos, ou frases, intrusivos. Muitos estudos já foram conduzidos a esse respeito buscando associar os Mind-Pops à Esquizofrenia. Estes estudos começaram na década de 1990, mas até hoje nada pôde mostrar-se conclusivo. Aliás, muitas hipóteses já foram levantadas para tentar explicar esse fenômeno psíquico. E algumas dessas hipóteses (e estudos também) são muito diferentes entre si. O que posso lhe dizer é que a simples presença de episódios de Mind-Pops em uma pessoa *não vai levá-la a desenvolver* a Esquizofrenia!
Dr Eduardo Adnet és um exímio profissional. Obrigado!
E você Matheus, faz ótimas e interessantes perguntas! Parabéns e participe sempre!
Bom dia Dr ! Gostaria de fazer uma consulta com um Dr como o senhor pq os daqui da cidade só sabem encher de remédio é isso que o senhor faz é muito bom conversa explica analizar o que está acontecendo com o paciente !Parabéns 🙏🙌
Olá Maria Conceicao! Será uma satisfação buscar poder lhe ajudar. Não sei onde é sua cidade. Meu Consultório fica no Rio de Janeiro, em Copacabana. Vá na descrição do vídeo e acesse qualquer um dos meus sites e você poderá obter mais informações. Fico muito contente que você tenha gostado do vídeo! É para esclarecer e ajudar mesmo! Deus te abençoe Maria Conceicao!
Doutor meu filho tem cid10 f21 ele treme muito e baba muito tem alguma coisa que posso fazer pra tirá isso deli
Muito grave .A pessoa com esse problema tem k aposentar.
Sim, é considerado um transtorno psiquiátrico grave.
Doutor f22 o que quer dizer
F22 Transtornos Delirantes Persistentes
Eu tenho esquizotipico. E bipolar.
Está no Canal certo! Para ser acolhida e respeitada! 🌹
Uma pessoa que sempre foi cética do tipo agnóstico-ateísta (que nunca acreditou em nenhuma divindade e misticismo) e nunca teve pensamentos mágicos ou algo assim pode ser esquizotípica?
Olá Cinthia! Por mais que eu tenha me esforçado, não compreendi a relação que você pretendeu estabelecer em sua pergunta. Ficou parecido com uma pergunta do tipo: "Alguém que nunca ouviu rádio pode ter uma unha encravada?".
@@DrEduardoAdnet Isso respondeu minha questão.
É que sempre que eu ouvi falar sobre o transtorno, associavam-no com crenças bizarras e sobrenaturais, como telepatia.
@@DrEduardoAdnet eu entendi o que ela perguntou doutor. Ela perguntou se uma pessoa ateu e que nunca teve delírios pode ser uma pessoa que tem o transtorno esquisotipico de personalidade.
@@CristtianoZoliAmomuito Meu médico fez uma suposição de eu possuir transtorno esquizotipico, mas eu nem acredito tanto em religião, nem nada do tipo, mas eu meio que me isolo bastante e sou desleixado na aparência, poderia ser esquizotipico, mesmo não acreditando em crenças bizarras e nada de religião, sendo quase 100% ateu e lógico?
Se eu possuir pelo menos 1 desses sintomas, eu já sou esquizotipico? Valeu doutor, seus vídeos são ótimos.
Desculpe i transtorno esquizotipico não é uma doença e sim um transtorno de personalidade. O transtorno borderline é outro transtornos personalidade.
Transtorno de Personalidade não é doença, é uma maneira de ser.
Dr faz um video sobre aquestao da espiritualidade maligna nas doenças mentais
Mano e sinistro mas eles devem ter influencias para normais
voce descreveu um aluno tipico de ensino médio publico...
Dr. Eduardo, o Sr. Pode falar do uso de antipsicóticos para ansiedade? Que algumas vezes são prescritos. Os antipsicóticos não agem na dopamina (diminuindo-a)? Já nos ansiosos graves, a dopamina também está sendo produzida em excesso?
Olá Matheus! Os Antipsicóticos são também chamados de Antagonistas de Receptores Dopaminérgicos e "reduzem a Dopamina" como você bem disse. Há medicamentos utilizados para Transtornos Ansiosos que fazem o oposto: São os Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina, Norepinefrina e Dopamina. O estado Neurofisiopatológico envolvendo a Dopamina em pacientes portadores de Transtornos Psicóticos difere bastante do que acontece com os Neurotransmissores nos Transtornos de Ansiedade. Resumindo: Antipsicóticos *não são* medicamentos de primeira linha para o tratamento de Transtornos Ansiosos. Salvo algumas exceções muito específicas e de caráter bem técnico.
Dr Eduardo Adnet mais uma vez muito obrigado, Dr. Eduardo! Então, em pacientes ansiosos, dopamina, serotonina e norepinefrina estão sendo pouco produzidos? E o que o Sr. Acha da prescrição de neurolépticos para transtornos ansiosos?
Oi Matheus! Nem Depressão ou Ansiedade são causadas por *deficiência na produção* de Neurotransmissores (Serotonina, Norepinefrina, etc.). O real mecanismo da Inibição da Recaptação de Serotonina, por exemplo, é muito menos conhecido do que se pensa. O que se tem como certeza é que os Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS) funcionam, e muito bem. Sobre os Neurolépticos (Antipsicóticos) para Transtornos Ansiosos, esta não é uma indicação formal. O efeito dos Antipsicóticos sobre os Transtornos Ansiosos é bem próximo do Ineficaz!
Dr Eduardo Adnet no caso dos antipsicóticos para ansiedades e depressões, ou ambos, são quando há presença de sintomatologia psicótica, ou não?
O que pode causar esse transtorno?
Doutor, que alívio seu vídeo me deu.
Se transtorno de personalidade não for doença eu não sei o que é.
Pra mim é doença sim.
Já pensou se uma pessoa pensar que é uma matadora?
😮
Transtornos da Personalidade são modos que a Psiquiatria tem de classificar tipos ou jeitos de ser diferentes e extremos. Mas as definições ainda são muito precárias. Quando muito exuberantes ou perturbadores, são incluídos na CID como doença. Mas apenas alguns deles. Diversos outros modos de ser distorcidos e perturbados ainda não estão incluídos na CID.
Como podemos diferencia uma pessoa possesa do doente mental
Olá Porto! Este é um tópico um pouco amplo. Já o coloquei na lista de vídeos a serem feitos.
Você tem o Espírito Santo ? Se não tiver,busque Jesus. Você vai adquirir quando viver em Espírito,.um dom que a bíblia chama de discernimento espiritual. O endemoniado,age com certa lógica,meu ex noivo por exemplo,ficava fungando e rindo quando estava endemoniado.,ele olhava pra mim com ódio,o rosto era transtornado,eu não sei como explicar com palavras, você vai saber! Para ter o Espírito Santo,basta aceitar Jesus,entender o que é isso lendo a bíblia,se batizar nas águas e daí por diante,nunca mais parar de ler a bíblia.,pois nela Jesus vai te conduzindo no caminho Dele. Quanto mais você conhecer,melhor. Eu sou doente também,tenho personalidade borderline. E só consigo controlar,pelo poder do Espírito Santo, é impossível de outra forma. Leia a sua Bíblia na ordem,comece do novo testamento. Você vai saber identificar quando é doença,ou quando é demônio. O diabo vai fugir de você quando se sujeitar a Deus,Jesus. Ele mesmo não vai aguentar mais ficar no seu familiar se você tiver Jesus,vai ser insuportável pra ele.
K
Doutor,e verdade que essa doença afeta 4,9% da população???Acho esse numero meio inflado creio que seja mais raro
Não é uma doença.transtorno de personalidade não é doenca
Meu amigo portador disse que toma 3 remédios (olanzapina, rivotril e sertralina). Ele tá obcecado por uma garota que é amiga dele mas ela não o corresponde. Ele diz que sofre de impotência sexual devido aos remédios que toma e ter complexo de rejeição. O que fazer para ajudar uma pessoa assim?
Psicoterapia + Psicofarmacoterapia (uso de medicação) + paciência e acompanhamento com apoio e suporte da família.
@@DrEduardoAdnet Obrigado, ao assistir seu vídeo eu entendi porque ele sempre repete as mesmas histórias quando vem conversar comigo. Ele tem 40 anos e é formado em história e teologia mas ainda não conseguiu colocação profissional. Ele só mora com a mãe mas ela é negligente com ele. O pai faleceu há muitos anos. Tem poucos amigos. Fico triste pela situação dele.
Se a doença Esquizotipica é algo leve, espéculo que este deveria tomar ácidos graxos tipo Omega 3, para que a capa de gordura do cérebro engrossem e não dê pequenos curtos circuitos..
Olá Pierri! A utilização do Ômega 3 como auxiliar no tratamento do Transtorno Esquizotípico (ou na Esquizofrenia) é completamente inútil! Grato pela participação!
tomou